Issuu on Google+

JORNAL DE ARARAQUARA  A

M E L H O R

F O T O G R A F I A

Barbiere pensa que imprensa é bexigosa Ed. Nº 963 - ARARARAQUARA, 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

R

oque Barbiere recuou da acusação contra colegas deputados da AL de São Paulo que fariam negociata

com emendas do orçamento. Em depoimento escrito ao Conselho de Ética disse que foi mal interpretado, criticou a im-

prensa e voltou a atacar Governo Alckmin. Ele é do PTB que poderá dobrar com PT nas próximas eleições.

D A

S E M A N A 

www.jornaldeararaquara.com.br

R$ 2,00

Prefeito ficou com receio de decidir Patrezão-Vila Xavier, quinta-feira (6) outro acidente. Motos em número elevado, preço mensal mais barato do que passagens da CTA, mas, autoridades não sabem o que fazer.

Abertura do comércio complica Barbieri (Bastidores). Página 6

Brincando com o fogo

Willian Oliveira (TVARA) levantou delicada carência dos bombeiros

Uma voz oficial do município diz que a escada quase não é usada

TVARA mostra fragilidade do efetivo (de 25 só 12 hoje) e equipamentos sucateados. Prefeitura, sobre a escada tipo Magyrus há meses levada para conserto, diz que ela quase não é usada. Ora, com incêndio em Edifício de Aparta-

População pode mais que vereadores

Vereadores ganham mandato de 4 anos e pensam que podem tudo: aumentar número

de cadeiras, majorar salários, contratar assessores (caboseleitorais de luxo), mordo-

mias e ainda não dar satisfação à fonte geradora do poder: o eleitor. Em Ribeirão Preto vá-

rias entidades começam a questionar o poder outorgado. Editorial indaga se Arara-

quara fica omissa diante da realidade legislativa. Sem discutir a qualidade. Página 2

mentos (acima de 50 metros) quem repetirá tamanha leviandade? Prefeito Marcelo Barbieri como fica a segurança vertical? Pode-se dormir sabendo-se que o Corpo de Bombeiros está arrebentado? E os vereadores calados.

Merlos

Está retornando da capital onde foi recebido pelo Kassab e Afif. Chega confiante no sucesso do novo partido. Página 6

Balada

Rock mexe e balança coração em Araraquara (Agenda). Página 3

Bactéria

Remédio a torto e direito e o bichinho se fortalece. Cuidado, hein! Página 5

Massafera

Qualidade indiscutível, você pode ter um. Página 12

Dr. Clara

“Polezze- entrevista” pela TVARA, sexta-feira (14), às 22h50 e sábado a partir das 12h30. Programa do Dr. Roberto Dela Coleta foi bastante aplaudido. Canal aberto (31) e pela Net (15). História é fundamental, um paradigma afetivo e efetivo.


02

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

Segurança

As principais ruas e avenidas de Araraquara, nesta semana, receberam grande número de policiais para ronda preventiva. Sensação de segurança à população notadamente aos que se dirigiram a Caixas Eletrônicos de Bancos e Casas Lotéricas.

Sinalização

De 2009 a 2011, a quantidade de semáforos em Araraquara aumentou em proporção superior à frota de veículos. Superou São Carlos e Rio Claro, municípios do mesmo porte. Para os motoristas, o equipamento causa congestionamento e lentidão.

Malara

Na avaliação do suplente Mário Joel Malara, na expectativa de vaga deixada pelo Pastor Raimundo (hoje no PRB), a tutela antecipada lhe daria a possibilidade de assumir a vaga durante o julgamento do processo. Malara é um profundo conhecedor do cargo legislativo.

Tempo

O vereador Pastor Raimundo que recentemente deixou o PP do ex-prefeito Valdemar De Santi e se filiou ao PRB (liderado pelo João Farias), terá cinco dias para apresentar justificativas que o levaram a deixar o partido pelo qual se elegeu.

Expectativa

O comércio de Araraquara terá horário especial no Dia das Crianças. Na véspera fica aberto até 22 horas. Shopping e supermercado terão horário normal. Antonio Deliza, presidente do Sincomércio, acredita que “é a terceira data do ano, só perdendo para o Natal e Dia das Mães”.

OPINIÃO

Procuram-se líderes

Editorial

Na vizinha Ribeirão Preto tem vereadores que desejam aumentar o número de cadeiras e valor do salário. Só que a sociedade civil, representada pela Maçonaria, Associação Comercial, Rotary Club e Ciesp, não aceita passivamente e se rebela pela imprensa. O bloco reclama, entretanto, que não consegue espaço para exibir mensagem em outdoor nem panfletos. Mas, continua debatendo meios para mostrar aos representantes do povo que eles necessitam atuar de acordo com a aspiração dos eleitores que deram mandato com tempo pré-determinado. Obviamente se houver interesse de ambas as partes poderá ser renovado por igual período visando bons serviços e remuneração condizente. Em Araraquara os vereadores não só aumen-

C

Liberdade de imprensa

ostumo acessar diversos sites de noticias, tento assistir noticiário de vários canais principalmente os abertos e cheguei a uma conclusão: não dá para acreditar quando um determinado órgão começa a desmoralizar concorrente. Seja escrito ou falado. Dia desses assistindo a Record vi uma entrevista do Bispo Edir Macedo metendo a boca na Revista Veja. Acessei o site da revista e outros mais. Falavam do envolvimento da Igreja Universal em mandar dinheiro de fiéis para fora do País. Inclusive um deles trazendo a notícia de uma ex-se-

C

tam o número de cadeiras, como também, discutem se o salário passará para 7 ou 9 mil mensais. Afora o monte de assessores e gastos inerentes à representação. Sem muita conversa, para não estressar os leitores do J.A., uma verdade que precisa imperar: representar a comunidade é uma honra e o salário deveria ser simbólico. Não se pode pensar em profissionalizar agentes políticos, pois, no caso fariam um serviço pelo dinheiro e isso não faz bem ao estado democrático de direito. A maneira de exercer a vereança precisa ser rediscutida, com urgência antes que a população fique odiando todos os que se disponham a defendê-la com olhar comunitário. Até como missão, efetivada com amor.

cretaria da Igreja que deverá ser julgada dia 12 de outubro, nos Estados Unidos. Exatamente pela vultosa quantia mandada ao exterior. Nesses mesmos sites aparece que Edir Macedo vai ser julgado pelo nosso Supremo Tribunal Federal. Agora, Record e Record News estão atacando a Revista Veja. Dizem que está em situação financeira difícil e que a Editora Abril, a qual a revista pertence, está atolada em dívidas. Se não bastasse acusam a Veja de divulgar em sua capa remédio milagroso de emagrecimento, que serve somente aos diabéticos tipo 2. Se-

gundo a Record News, esse medicamento após a matéria da revista, se esgotou nas farmácias. As matérias editadas pelas TVs tomam a maior parte do horário, dá para perceber a intenção. As TVs do Bispo, a meu ver, estão tentando derrubar a Editora Abril que publica suas verdades que tem aprovação da maioria. Aliás, isso ocorre quando muitos da imprensa escrita e falada se calam. Um canal de notícias, que dá oportunidade aos internautas ao vivo e convidados do programa, a expor suas opiniões sobre qualquer assunto, é a TV Cultura. Um pouco

mais confiável. Como podem perceber, não dá para ficar só com um canal de informação. Há muita coisa por trás de uma acusação. O brasileiro precisa se informar mais. Deixar a preguiça de lado, assistir menos novelas e acessar a internet, buscando sites sérios para tirar suas conclusões. Nunca ficar só com um lado da noticia. Precisamos nos politizar, jeito de maior patriotismo. Acontece que a maioria dos brasileiros só é patriota durante a Copa do Mundo. Estou errado? (Fábio Thomaz é leitor do J.A. e agradece espaço democrático)

Colégio São Bento, o melhor

om mensalidade de R$ 2.140,00, recusando matricula de meninas, o Colégio São Bento (Rio de Janeiro), ficou pela quarta vez na primeira colocação do Enem. A prova, aplicada pelo Ministério da Educação, avalia o desempenho de estudantes da rede publica e privada em todo o país. Administrado por monges beneditinos, o colégio ficou cerca de 300 pontos à frente do ultimo colocado no estado - uma escola publica. A Supervisão Pedagógica atribui o bom resultado ao ambiente de ensino "com excelentes professores" e a dedicação dos alunos, que têm aulas entre 7h30 e 16h30, durante a semana e, aos sábado pela manha, longe de meninas.

Estudo realizado pela Universidade de Radboud, na Holanda, e publicado no Jornal of Experimental Social Psychology sugere que os homens "perdem a cabeça" quando estão na presença de uma mulher bonita. De acordo com os cientistas, o publico masculino usa uma porcentagem tão grande da sua função cerebral ou de seus recursos cognitivos para impressionar a mulher que ficam restritos para realizar outras tarefas, por mais simples que elas sejam. A pesquisa aconteceu com voluntários heterossexuais que precisavam soletrar um grupo de letras o mais rápido possível. Depois do teste, eles ficavam 7 minutos, em media, conversando com uma mulher

bonita e atraente e então repetiam o teste em frente da mulher. De acordo com os cientistas, quanto mais os homens tentavam impressionar a companheira, menor era a pontuação e rapidez para desenvolver o teste. Chegando a um numero 30% menor na pontuação. De acordo com os pesquisadores, é possível afirmar que os homens apresentam um forte declínio cognitivo quando estão na presença de uma mulher bonita. O mesmo teste também foi realizado com o público feminino. Porém, elas não apresentaram uma queda na pontuação e nem na velocidade das respostas. Na minha opinião as me-

ninas podem sim atrapalhar os garotos, já que estas com seus 10 anos já querem ser mocinhas, deixando a infância de lado. Infelizmente de forma prematura. Quem são os culpados? Não sei. Talvez o mundo da comunicação. Tudo está à disposição na TV e Internet. É só acessar. O que não se pode imaginar é separar homem de mulher. O homem precisa aprender que a escola é para estudar e não paquerar. Deixe a paquera para a saída da escola ou durante entretenimentos. E viva a democracia!

Um passado de glória

Rejeitado

Câmara de Araraquara rejeitou, 9 a 2, projeto de lei que estabelecia cota mínima de 5% para mulheres vítimas de violência doméstica nos projetos habitacionais de interesse social. Apenas a bancada do PT votou a favor do projeto de Márcia Lia.

Sara de Oliveira, leitora propondo tema para ser debatido no site do J.A.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Concurso

A realização das provas objetivas do concurso público da prefeitura de Araraquara (funções de médico, procurador, auditor fiscal e cargos técnicos), está confirmada para dia 16 de outubro (domingo), na Uniara central.

Contra

Entidades civis de Araraquara declaram-se contrárias ao aumento de 60% nos salários de vereadores. O reajuste está sendo negociado, mas, o povo entende como inconcebível.

Educação

O aumento médio nas mensalidades das escolas particulares para 2012, em Araraquara, será de 8,16%. Abaixo da média estadual entre 10% e 12%.

Paralisação

Embora a população entenda a paralisação dos bancários como legítima, vem sofrendo com a greve. Não somente falta de atendimento, mas, de juros de contas atrasadas.

Parceria

O prefeito Marcelo Barbieri fechou parceria com a Cutrale para revitalizar a principal rotatória de acesso (a segunda entrada pela via Washington Luiz). O projeto apresentado pelo diretor da empresa, Carlos Otero, inclui iluminação, paisagismo e melhoria da sinalização.

Reciclagem

Alunos do Curso de Engenharia Ambiental do Logatti vão promover na Câmara um projeto de reciclagem do lixo como extensão de curso. Para ampliar a participação e promover o intercâmbio, o vereador Elias Chediek propôs orientar ações de coleta seletiva no Jardim das Hortênsias com inúmeros bolsões de lixo.

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”.

Respeito aos que construíram nossa cidade, inclusive, através do leonismo. Na foto, da década de 1970: Mário Marques da Silva, Fernando Cláudio Bazzolli, Mário Augusto de Toledo, Antonio Marcos Guimarães Aiello e José Carlos da Rocha Barros. Gente boa da “jaula” Santa Cruz.

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX:(0xx16) 3332-1002 End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br Impressão: Jornal “O Liberal” de Americana


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

+ Antonio Marcos Ramos, 40 anos. Sepultado dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ Maria Aparecida Lopes Cassoni, 81 anos. Sepultada dia 30, Cemitério São Bento.

+ Osvaldo Aparecido Bido, 60 anos. Sepultado dia 30, em Matão.

Esporte de Araraquara: a galinha cisca pra frente?

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

I

Lineu Carlos de Assis (*)

nfelizmente o PODER PÚBLICO e o PODER EMPRESARIAL da cidade nunca deram atenção para o nosso esporte. Repito, nunca!!! Se fosse outra cidade, a FERROVIÁRIA não ficaria 16 anos longe da principal divisão do futebol paulista. Se fosse outra cidade, o basquetebol masculino estaria em melhores condições, e se ainda persiste a duras penas, é por causa de quatro cidadãos malucos (bom sentido) que enfrentam bater de portas municipais e empresariais, tocam o sonho. ESTAMOS NA LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL a principal divisão do basquetebol brasileiro. Quantas cidades gostariam de ter esse privilégio? Quando as emissoras de televisão transmitirem, não será ABA o nome pronunciado. Mas, ARARAQUARA. Essa mesma ARARAQUARA virá as costas.

Bem, se fosse, o voleibol fe-

+ Pedro Burone, 84 anos. Sepultado dia 30, Cemitério São Bento.

+ Luzia Colombini de Melo, 80 anos. Sepultada dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ José Averaldo de Jesus (conhecido Zinhão), 47 anos. Sepultado dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ Josete Ribeiro Pimentel, 76 anos. Sepultada dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ Nicolau Cortez Filho, 80 anos. Sepultado dia 1º, Cemitério São Bento.

+ João Batista de Lucca, 75 anos. Sepultado dia 1º, em Taquaritinga.

+ Judith Nakasone, 69 anos. Sepultada dia 1º, Cemitério São Bento. + João Aparecido Frota (conhecido Cidão), 63 anos. Sepultado dia 1º, Cemitério das Cruzes.

Se fosse outra cidade

minino que no suor e lágrimas classificou a equipe para SUPER LIGA NACIONAL DE VOLEIBOL FEMININO (nunca antes acontecido), iria disputar a competição (sublinho: conquistada na raça, suor e lágrimas em quadra), e, mas mais uma vez os PODERES PÚBLICO e EMPRESARIAL viraram as costas obrigando a equipe a abdicar-se de participar e, não restando alternativa, oferecendo a vaga para uma equipe de Recife (PE). É lógico que se participasse da competição, não seria dito o nome do patrocinador nas transmissões de televisão. Mas, o de ARARAQUARA sim.

Se fosse

Outra cidade, o voleibol masculino, que disputava os Campeonatos Paulista e Liga Nacional, não teria acabado. Se fosse outra cidade as demais modalidade de esporte estariam vivas. Hoje se encontram mortas.

Criminoso

Se fosse outra cidade te-

ríamos um CT de Treinamentos para a nossa digna FERROVIÁRIA que, hoje, vive com o pires na mão pedindo esmolas. Criminoso aliás foi vender a área de baixo da hoje Arena da Fonte. Lá, senhores, deveria ser o CT do futebol. Uma inconsequência que a história vai cobrar.

Devagar...

Se fosse outra cidade teríamos ginásios decentes para a prática esportiva. Certamente teríamos boa vontade em reformar os que se apresentam deteriorados e construir outros locais para a prática salutar. Se fosse outra cidade teríamos uma pista de atletismo digna... e não um atalho como pseudo pista dessa modalidade básica.

Pelo social

Se fosse outra cidade os PODERES PÚBLICOS e EMPRESARIAIS cuidariam do SOCIAL através da prática de esportes. Nossos jovens, muito antes que atletas olímpicos... seriam formados CIDADÃOS

plenos com notáveis valores humanos através do esporte que ensina a interagir, perder e ganhar. Como no sempre intenso e complexo mercado de trabalho.

Pilar central

O esporte-competição estimula o esporte-formação e, juntos, formam o Esporte-cidadão que absorve o tempo e não permite variáveis perniciosas. Hoje, lamentavelmente perdemos para as drogas. Na ociosidade nossos jovens se entregam e poucos têm a felicidade do recomeço em base mais sólida.

Incapacidade

Os Poderes Público e Empresarial de Araraquara precisam analisar a melhor postura (ou falta dela) no que concerne ao futuro de nossos jovens que são o horizonte amplo desta terra do sol. Não se pode conceber como verdadeiro o que andam dizendo por aí: - Em ARARAQUARA... GALINHA CISCA PRÁ FRENTE".

+ Doralice Magdalena Furlan, 83 anos. Sepultada dia 2, em Matão.

+ Antonio Elias da Cunha, 62 anos. Sepultado dia 2, Cemitério São Bento.

• •

+ Maria Clarisse da Costa Beraldo, 79 anos. Viúvo Antonio Beraldo. Sepultada dia 3, em Boa Esperança do Sul.

+ Pedro Demambro, 82 anos. Viúva Sofia Afonso Bernardo Demambro. Sepultado dia 3, Cemitério das Cruzes.

+ Antonio Baldassari, 77 anos. Viúva June Maria Barreto Baldassari. Sepultado dia 3, Cemitério São Bento.

+ Daisy Borghi Manzoli, 80 anos. Sepultada dia 3, Cemitério São Bento.

+ Antonio Pedro Cororate, 60 anos. Viúva Margarida das Dores Marques Cororate. Sepultado dia 3, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Maria de Lourdes Martins de Campos, 85 anos. Sepultada dia 3, em Boa Esperança do Sul.

+ Santa Fernandes Lom-

Araraquara Rock - Edição Especial: 10 anos, no Teatro de Arena “Pref. Benedito de Oliveira”. Entrada: 1kg de alimento não perecível. - 18h - Slasher - Itapira - SP. - 18h30 This Grace Found - São José dos Campos. - 19h - Awaken - Araraquara. - 19h30 Richard Ramirez - Limeira. - 20h - Desecrated Sphere - Mogi Guaçu. - 20h30 Pleiades - Belo Horizonte (MG) - 21h - Prey of Chaos - 22h - CLAWN - 23h – HANGAR Teatro “Wallace” - Às 9h o Teatro Pós Dramático. Palestra com Renata Pallotini. Grátis. Informações pelo 3324-8783.

Teatro Municipal - Às 20h “O Piloto e os Tutti-Frutis”. Estúdio Moema: inteira 30, meia 15 e antecipado R$ 15,00.

Melusa Clube - Baile a partir das 23hs com o grupo Inter-Pretando. Apresentação do sambista Arlindo Cruz no show “Batuque e Romances”.

Domingo (9)

- A Montanha do Meio do Mundo, às 16h, livre. Ingresso, uma hora antes.

Araraquara Rock - Teatro de Arena “Pref. Benedito de Oliveira”. Entrada: 1kg de alimento não perecível. - 17h - Cardiac - Campinas. - 17h30 - Livora - Araraquara. - 18h - Metrópole XVI - Araraquara. - 18h30 - História - Campinas. - 19h - Rosemary - Araraquara. - 19h30 Effusa - Araçatuba. - 20h - Tokyo Savannah - São Paulo. - 20h30 - Desgraciado - São Paulo. - 21h - RAIMUNDOS

Segunda (10)

Sesi - Espetáculo: MMM - A Montanha do Meio do Mundo, às 20h, livre. Ingresso, uma hora antes.

Choro das Águas - Das 16 às 20h lazer e cultura para a família. Às 18h: Emílio Carlos, Morgana Kurmann e Tavinho Gomes. Homenagem ao Dia das Crianças e Sucessos da MPB.

+ Lauro Pereira Aires, 40 anos. Viúva Maria Madalena Pentiado. Sepultado dia 2, em Ibaté.

Sábado (8)

Teatro Municipal - Às 20h “O Piloto e os Tutti-Frutis”. Estúdio Moema: R$ 30 e 15.

+ Sérgio Bologniesi, 70 anos. Viúva Zilda Salgado Bologniesi. Sepultado dia 2, Cemitério São Bento.

+ Francisco Flávio Malara, 71 anos. Viúva Luzia Ignes Pereira Malara. Sepultado dia 2, Cemitério São Bento.

Agenda

SESC - Infanto - Juvenil “Chapeuzinho Vermelho” no Teatro. Grátis. Ingresso individual a partir das 9h30. - Música - Show de domingo – “Canaiera e Quinteto D. Zaira”, às 16h. Grátis.

+ Antonia Fernandes Soares, 64 anos. Viúvo Francisco Soares Colaço. Sepultada dia 2, Cemitério das Cruzes.

+ Carlos Henrique de Lorenzo, 70 anos. Viúva Tereza Leonice de Lorenzo. Sepultado dia 2, Cemitério São Bento.

03

Casa da Cultura - Até 19 exposição de artes plásticas do projeto “Núcleo de Formação” dos professores Luís Luccas, Maria Helena Piratelli e Ruy César. - Cinema em Série - “Velha Infância” 20h, direção de James Algar.

(*) É empresário do segmento publicitário e esportista desde tenra idade. Amante de Araraquara e sabe que esporte é alavanca eficiente desta “Morada do Sol”. Na foto, com os secretários Domingos Carnesseca Neto e José Roberto Cardozo.

Cinema

bardi, 92 anos. Sepultada dia 3, Cemitério das Cruzes.

Programação até 13 de Outubro

+ Zilda de Mesquita Alfonsete, 97 anos. Sepultada dia 4, Cemitério São Bento.

O Zelador Animal Cine Jaraguá 1: Sex, Seg a Quinta-feira, sessões às 16h40, 19h e 21h10. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h30, 16h40, 19h e 21h10. Cine Lupo 2: Diariamente, sessões às 16h, 19h e 21h.

+ Anésio Argenton, 80 anos. Viúva Antonia Aparecida Porta Argenton. Sepultado dia 4, Cemitério São Bento.

Gigantes de Aço Cine Jaraguá 3: Ter, Quar e Feriado, sessão às 14h20.

+ José Nunes Machado, 74 anos. Viúva Maria da Paixão da Silva. Sepultado dia 4, em Américo Brasiliense.

+ Mário de Abreu Jesus, 80 anos. Viúva Segunda Aparecida Zanon de Jesus. Sepultado dia 5, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Benedito Galhardi, 79 anos. Sepultado dia 5, em Matão.

+ Domingos Aureliano Biagioni, 69 anos. Viúva Tereza Garcia Biagioni. Sepultado dia 5, Cemitério São Bento.

+ Laert Machioni, 75 anos. Viúva Doraci Marroco Machioni. Sepultado dia 6, Cemitério São Bento.

Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

+ Nazira Barbosa Ianusckiewicz, 73 anos. Viúvo Jerri Adão Ianusckiewicz. Sepultada dia 7, Cemitério dos Lírios.

Às famílias enlutadas, o pesar do J.A.

Eu Queria Ter a Sua Vida Cine Jaraguá 3: Sex, Seg a Quinta-feira, sessões às 17h, 19h20 e 21h40. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 17h, 19h20 e 21h40. A Hora do Espanto Cine Jaraguá 4: Sex, Seg e Ter, sessões às 16h50, 19h10 e 21h20. Sáb e Dom, sessões às 14h40, 16h50, 19h10 e 21h20. Qua, Qui e Feriado, sessões às 14h40 e 19h10. Os Três Mosqueteiros Cine Jaraguá 4: Qua, Qui e Feriado, sessões às 16H50 e 21h20.

Sem Saída Cine Jaraguá 2: Sex, Seg à Quinta-feira, sessões às 16h30 e 21h. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 16h30 e 21h. Kung Fu Panda 2 Cine Lupo 1: Diariamente, sessão às 16h.

prolimplimpezaemgeral@gmail.com

Rua 3, nº 561 - Jd. Iedda - Tel: 3332-2073

Larry Crowne - O Amor Está de Volta Cine Lupo 3: Diariamente, sessão às 21h15.

Manda Chuva - O Filme Cine Lupo 3: Diariamente, sessão às 16h15.

Premonição 5 Cine Lupo 1: Diariamente, sessões às 19 e 21h. Os Smurfs Cine Jaraguá 3: Sáb e Dom, sessão às 14h50.

O Homem do Futuro Cine Jaraguá 2: Sex, Seg à Quinta-Feira, sessão às 18h45. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h10 e 18h45. Família vende tudo Cine Lupo 3: Diariamente, sessão às 19h. Preços

- Cine Jaraguá: Seg, Ter e Quinta R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Quarta-feira - R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Sexta, sábado, domingo e feriado R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Preços 3D Seg, Ter, Quarta e Quinta R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia), Sex, Sábado, Domingo e Feriado R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia). Promoção mês de outubro, às segundas-feiras - R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 (meia): Promoção não válida para os filmes em 3D. - Cine Lupo: Segunda, Terça, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo, R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Quarta-feira (exceto feriados) - Preço Único R$ 5,00. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.


04

Brilho de Santa Lúcia

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

Perda

Faleceu, segunda-feira (3), o ex-atleta Anésio Argenton. Nascido em 1931 em Boa Esperança do Sul, vivia em Araraquara desde criança, quando se apaixonou pelo ciclismo ao fazer entregas para armazém. Foi considerado um dos maiores atletas do século 20.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Esporte une e estimula esportistas da “Cidade das Palmeiras”

Risco

Estado vê risco de nova epidemia de dengue em Araraquara em 2012. A cidade está entre as 283 com risco de epidemia na próxima temporada. Quem já teve dengue se cuida e... reza pedindo para Anjo da Guarda não tirar férias. Por misericórdia. Amém!!! De 2500 pacientes com medo.

Presente

A proposta orçamentária da União para 2012, apresentada no Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, contempla Araraquara com recursos de R$ 35 milhões para as obras de construção do contorno ferroviário e do pátio de manobras de Tutóia; outros R$ 98.664.196,00 para implantação da Inversora da Subestação Araraquara 2.

Asfalto

O prefeito Marcelo Barbieri assinou dois convênios para pavimentação e recapeamento. Os recursos de R$ 6 milhões foram liberados pelo Governador Geraldo Alckmin, sendo R$ 1 milhão pedido pelo deputado Dimas Ramalho. Prefeito afirma que recursos de uma emenda do deputado Roberto Massafera, liberados no mês passado, no valor de R$ 7,4 milhões, serão canalizados para asfalto.

Autuação

O Ministério Público do Meio ambiente entrou com ação contra dois rapazes flagrados com som alto no carro: multados em R$ 52.000,00 por poluição sonora. Durante uma audiência de conciliação, o promotor José Carlos Monteiro propôs aos acusados, de 19 e 29 anos, multa no valor de R$ 2.000,00. Não aceitaram e a sentença condenatória foi de R$ 52.000,00, com agravo por danos morais e transtornos. Os infratores têm direito a recurso.

Equipe Delt de Futsal adulto representou Santa Lúcia na copa TV Record de futsal. Professores Juliano Alves e Marcão, responsáveis pela equipe, estão satisfeitos pelo que a equipe apresenta em campeonatos. Sempre mantendo a equipe constituída somente por atletas da cidade.

Equipe Delt de Futsal Sub-10 e 11, participante do Campeonato promovido pela Liga Araraquarense de Futsal, se apresenta em campeonatos dificultando adversários. Entrosamento de nossa equipe é diferencial. Prefeito Junior e vice Luizinho parabenizam Atletas e Professores.

Inscrições no Ensino Fundamental C

omeça o prazo para a segunda etapa da matrícula antecipada nas escolas da rede pública para vagas no Ensino Fundamental para ano letivo-2012. O cadastramento vai até 4 de novembro, uma nova chance para aqueles que não fizeram sua inscrição na primeira etapa encerrada em 30 de setembro. Na ocasião, foram contabilizados 397 mil inscritos. O procedimento é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de todo o Estado. O objetivo da chamada escolar é antecipar o cadastro para identificar a demanda e planejar a oferta de vagas na rede pública de forma a assegurar o

atendimento efetivo desse nível de ensino, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cadastro

Deverão se cadastrar todos aqueles a partir de 7 anos de idade, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, inclusive na EJA, que em 2011 não estão matriculados na rede pública. Também serão cadastradas crianças com idade mínima de seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2012 ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública ou conveniada atualmente. Esse prazo pode ser estendido aos candidatos que completa-

rão seis anos até 30 de junho de 2012, conforme acordos firmados entre as secretarias municipais e as respectivas Diretorias Regionais de Ensino.

Inscrição

Para fazer a inscrição basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer as informações necessárias (nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato). É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. A programação conjunta da oferta de vagas será feita no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, respeitando os

critérios definidos conjuntamente entre o Estado e municípios. A chamada escolar é destinada aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos/séries desse nível de ensino, inclusive a EJA e que não efetuaram a inscrição no mês de setembro.

Dispensa

No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Estes têm garantida a continuidade de estudos na rede pública automaticamente. A divulgação da escola em que foi efetivada a matrícula

será feita no período de 16 a 30 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública ou conveniada, o resultado será divulgado na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos/séries que não frequentam a rede pública atualmente poderão verificar a matrícula na unidade escolar em que o cadastramento foi efetuado. Para os candidatos cadastrados no mês de setembro será enviada também correspondência endereçada aos pais ou responsáveis, informando a unidade na qual o candidato teve a matrícula efetivada para o ano letivo de 2012. (Secreta-

Santa Lúcia e Dia do Idoso A

Prefeitura Municipal de Santa Lúcia DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

DESPACHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE SANTA LUCIA SETEMBRO/2011

DATA DEFERIMENTO: 29/09/2011 RENOVAÇÃO DE LICENÇA

NOME: ALMIR JOSÉ DO NASCIMENTO - ME END: RUA BENEDITO MARTINS -1442 – J. ESPERANÇA Nº CEVS: 354690020- 561-000027-1-2 PROCESSO: 46900/0083/2008– VALIDADE: 29/09/2012 RESPONSÁVEL LEGAL: ALMIR JOSÉ DO NASCIMENTO ATIVIDADE: BAR

NOME: CORETTI & MATTOS DE SANTA LUCIA LTDA - ME END: RUA JULIO STUCHI – 120 – N.S.L. Nº CEVS: 354690020-561-000026-1-5 PROCESSO: 46900/0082/2008 - VALIDADE: 29/09/2012 RESPONSÁVEL LEGAL: BENEDITO ALVES DE MATTOS ATIVIDADE: BAR MARCIA H. S. RAPATÃO DIRET. ADM . VISA

Prefeitura, através da Saúde, Esporte, Fundo Social e Escola da Família (EEBA), comemorou o Dia do Idoso. Com a participação de muitos Idosos e do Grupo da Saúde Hiperdias Felizes, as atividades foram iniciadas com aferição da pressão e fazendo o dextro para prevenção de diabete e hipertensão. Em seguida foi oferecido um café preparado pela nutricionista do município, adentrando às atividades de pintura em tecido, ginástica oriental Tai Chi Chuan, corte de cabelo e manicure. Ao depois uma caminhada pelo centro da cidade, com a participação do Prefeito Antonio Carlos Abuabud Junior e do vice Luizinho Noli. Valorização No evento a pessoa com mais idade se sentiu valorizada diante da comunidade. A diretoria de Saúde ampliou o Projeto Hiperdias Felizes com frequência de 75 participantes. A cada 15 dias é realizado encontro com palestras sobre saúde, atividades físicas, passeios, comemoração de datas festivas e tudo o mais para deixar o grupo bem feliz, reafirmando a qualidade de vida.

Prefeitura Municipal de Santa Lúcia AUDIÊNCIA PÚBLICA

SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO CONVITE

A Prefeitura Municipal de Santa Lúcia convida os Senhores Vereadores, associações de bairros, representantes de classe e munícipes em geral, para AUDIÊNCIA PÚBLICA em face dos termos do artigo 51 da Lei 11.445, de 05 de janeiro de 2007, na qual objetiva apresentar as diretrizes e propostas do Plano Municipal do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Santa Lúcia SP. Dia: 13 de outubro de 2011

Local: Salão de Festas de Santa Luzia Horário: 19:30 horas

Prótese Dentária

C

ria de Estado da Educação)

om a solicitação do Prefeito Júnior Santa Lúcia recebeu recursos para atender a população na área de Saúde Bucal. Sendo assim, inscrição aberta para a população que necessita de Prótese Dentária (dentaduras). Até ao momento, 90 pessoas estão esperando a vez. Nessa semana, 20 foram atendidos pela dentista do Centro de Saúde: moldes e encaminhamento ao protético para a preparação das próteses. O atendimento será mensal e a demanda será atendida. As inscrições na Diretoria de Saúde: segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Santa Lúcia, 01 de outubro de 2011


INFARTADOS Só 2% reconhecem sintomas

A

Orientação do Ministério da Saúde é que a população mantenha um hábito saudável de alimentação. Quando houver indícios de problema, vá ao serviço médico.

perto no peito espalhando para o braço esquerdo, suor em excesso e perda da consciência. Esses são os sintomas clássicos de um infarto, que nem sempre são identificados, de acordo com pesquisa do Datafolha a pedido da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Dos mais de 600 entrevistados que já sofreram um infarto, apenas 2% souberam reconhecer os indícios problema. De acordo com o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo Abrahão, nem sempre é fácil reconhecer a situação. Para ele, a melhor opção é ligar para o Samu 192. Os profissionais do Samu chegam ao local, com a ambulância, e conseguem fazer o atendimento e o tratamento precoce também. As unidades do serviço também estão sendo equipadas com o teleeletrocardiograma que transmite por celular as informações cardíacas do paciente.

Uma parceira com o Hcor (Hospital do Coração) permite a leitura e o envio de diagnóstico em instantes. A enquête da SBC foi, realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, em seis capitais (SP, RJ, PR, BA, PA e GO) Quem possui problemas cardíacos, é diabético, obeso ou leva uma vida sedentária tem sempre mais chances de sofrer um infarto. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão é igual ou superior a 14 por 9.

COMO EVITAR

Um quarto da população brasileira tem pressão alta, segundo o Ministério da Saúde. A proporção de hipertensos é maior entre as mulheres. Mas o problema pode ser evitado com a mudança de hábitos alimentares.

Mais dicas para evitar pressão alta:

Halitose

A

Dr. Paulo Velho

Fone: (16) 3322-0733 - e-mail: cpa@progresso.org.br

O seu filho ainda vai estudar aqui

dermatologia é uma importante questão de saúde pública. É certo que, nos dias atuais, a fama dessa especialidade médica está mais ligada à estética do que a problemas de saúde. No entanto, a dermatologia precisa ser encarada mais seriamente pela sociedade. Cerca de 10% dos usuários de unidades básicas de saúde procuram assistência por uma queixa dermatológica e um em cada quatro indivíduos que vão a Centros de Saúde tem uma lesão de pele que requer atenção. Outro exemplo da relevância da dermatologia na saúde coletiva é o uso indiscriminado de antibióticos para o tratamento, tópico ou sistêmico, de transtornos cutâneos. Muitas vezes, os problemas tratados são frequentes como a acne, que chega a acometer 80% da população. O uso indiscriminado de produtos à base de antibióticos pode provocar resistência bacteriana. E é papel do dermatologista coibir essa prática e colaborar para a sociedade saber. Ocasionada principalmente

www.jornaldeararaquara.com.br

A

halitose também chamada de mau hálito é uma doença bastante antiga que se caracteriza pela liberação de odores desagradáveis provenientes da cavidade bucal, por meio da respiração. Por ser uma doença, sinaliza que algo está errado no organismo necessitando de adequado diagnostico e tratamento. Atinge cerca de 30% da população brasileira. Um fator agravante é que o portador da halitose muitas vezes sofre adaptação que o torna incapaz de perceber sua própria condição. Quando o problema é constatado os pacientes ficam envergonhados e retraídos, afastando-se do convívio social, temendo serem chamados de “Bafo de Gibóia”. As principais causas da halitose são as seguintes: - Higiene bucal precária; - Presença de lesões cariósas nos dentes; - Placa bacteriana e gengivite - Periodontite, inclusive com

reabsorção óssea; - Ausência de alimentação prolongada; - Saburra lingual ou língua suja; - Alimentos como alho, cebola etc... - Amigdalite - Refluxo gastroesofágico Dentro do contexto da halitose destaca-se a higiene bucal como prioridade, pois o mau hálito aumenta quando resíduos alimentares se acumulam entre os dentes, nas gengivas, no palato e na língua, decompondo-se em produtos de fermentação. Por essa razão o uso do fio dental, a escovação correta e o uso do enxaguatório bucal, produzem excelentes resultados. Alem disso a higiene adequada tende eliminar também a chamada placa dental ou biofilme bacteriano que é uma película firmemente aderida à superfície do esmalte dos dentes. Nos casos de pacientes que usam próteses ou aparelhos ortodônticos o processo de higienização deve ser redobrado.

Saiba fazer a limpeza de sua lingua:

www.jornaldeararaquara.com.br

Automedicação

O Brasil é campeão da automedicação. Genéricos ou de marca, com ou sem prescrição, comprados em farmácias reais ou virtuais, o que não faltam são opções de medicamentos e diversas facilidades para adquiri-los, até mesmo no conforto de casa, sem precisar se locomover. A opção é muito mais

atraente e simples do que marcar uma consulta médica para, só então, tomar conhecimento do medicamento mais indicado, posologia, contraindicações e possíveis efeitos colaterais. Isso se o caso realmente necessitar de terapia medicamentosa, pois, muitas vezes, até chegar ao médico aquele sintoma já passou.

Saiba sobre intoxicação acessando:

www.jornaldeararaquara.com.br

05

BACTÉRIA combate à resistência SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

pelo uso inadequado de antibióticos, a resistência bacteriana pode acarretar a ineficácia desses medicamentos em tratamentos futuros, o que dificulta o controle de infecções e propicia o surgimento das temidas superbactérias. Na dermatologia, o uso de antibióticos para tratar doenças comuns merece atenção redobrada. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Atualmente, entre os medicamentos tópicos utilizados no Brasil para o tratamento da acne, aproximadamente 40% contêm antibióticos. Para a acne, assim como outras doenças, o mercado já disponibiliza opções livres da substância. E, nesse caso, o tratamento com cremes ou pomadas com antibiótico é muito mais relacionado à resistência bacteriana que o tratamento oral, exceto quando o último é usado de forma inadequada. É fundamental que a classe médica esteja bem preparada e constantemente atualizada para utilizar a melhor alternativa.

O problema é maior, veja no site do J.A.

www.jornaldeararaquara.com.br

L

Câncer de boca

30% vem do HPV

evantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, 30% dos pacientes operados em decorrência de tumores que afetavam a região da cabeça e pescoço, desenvolveram o câncer em decorrência de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV). O estudo aponta, também, que a grande maioria dos pacientes afetados (70%) é do sexo feminino, com idade entre 40 e 50 anos. Anualmente, o Icesp recebe cerca de 1.200 novos casos cirúrgicos na especialidade de cabeça e pescoço. Embora os tumores relacionados ao HPV sejam menos agressivos, respondendo bem ao tratamento,

eles podem ser evitados com o uso de preservativos nas relações sexuais. “A grande maioria dos pacientes do Instituto descobre a doença quando ela já está em estágio bastante avançado”, diz o oncologista do Icesp, Marco Aurélio Kulcsar. Ele alerta que a infecção pelo papiloma vírus, quando associada ao tabagismo, aumenta o risco de morte. Alguns dos sintomas manifestados por esses tipos de câncer podem ser manchas brancas na boca, dor, lesão com sangramento e cicatrização demorada, nódulo no pescoço presente por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir. (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

Alzheimer

Família ainda é a melhor solução diz Coordenadora de Psicologia da Uniara (21 de setembro) Na data considerada “Dia Mundial do Alzheimer”, determinada pela Organização Mundial da Saúde, foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a doença. A coordenadora do curso de Psicologia daq Uniara, professora Simoni de Cássia Haddad Penteado, vê na família a base de tudo para ajudar no tratamento da doença de Alzheimer. “É importante que os familiares estejam atentos a problemas de memória que começam a ficar recorrentes, assim como a perda de habilidades motoras, que se manifestam em dificuldades para se vestir, cozinhar e dirigir, por exemplo”. Para ela, alterações

nas atividades de vida diária do indivíduo são motivos de atenção. A doença de Alzheimer foi caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer, em 1907. “Trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo e irreversível, de aparecimento insidioso, que acarreta deterioração da memória, da cognição e das atividades da vida diária, bem como está associada a uma variedade de sintomas psiquiátricos e a distúrbios comportamentais como confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor e perda de contato com a realidade”, explica.

Para fases leves existem medicamentos. Saiba mais acessando site do J.A.

www.jornaldeararaquara.com.br


06

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

Bom Dia!

Aos aniversariantes Rita Mucio 08- Mario Celso Zanin, Ronaldo Smirne, Isabele Bou Assi Dahab, Elaine de Fátima Costa Sgobbi, Sérgio de Camargo Osório, João Falchi e Ana Paula Cunha 09- Eliseu Nonino, Neil dos Passos, Miguel Pierri Júnior, Márcio Araújo, José Franciscato, Gabriel Zampieri de A. Amado e Omar Osvaldo Zago Júnior. 10- Luiz Fernandes, Carlos Fernando Camargo, Irene Martins, André S. Soares, Carlos Maximiliano N. Oliveira, Maria Ap. Ramos da Silva, Maria T. de Lima Macalli, Luiz Carlos Mendonça e Michel Cappato 11- Marcos Mariano Masonetti, Ricardo Chahud, Renato Rodrigues de Rizzo, Gustavo César Gandolfi, Mauro Palomino, Eduardo Delfino Filho, Carlos Alberto Moura, Cleide Maria Duque Aranha, Kátia

deste final de semana: Regina Comito, Rosane Vieira Machado, Maria Therezinha Pereira Ultramari, Maria Madalena Stafuza Ruim, Sônia Terezinha Vieira Deliza, Odail Salgado, Eva Caraccioli Sandretti e Ivan Roberto Peroni 12- José Roberto Caiano, Roberto Pereira do Prado, Marco Antonio Marin, Cláudio Zambom, Lázaro Tolentino Ometo, Katia Mara do N. B. Delbon, Wanderson Cândido Leite, Edson Carlos Alves Bezerra, Darci Aparecida Fernandes e Tiago Antônio Rinaldi 13- Natália Pedroso de Oliveira, Alcindo Luiz Pesse, Rosecler Ferreira de Miranda Asturiano, Sonia Regina de Souza Pinheiro, Bruno Piva Antonio Garcia, Marco Antônio Estrella, Valnei Rosendo Cosma e Marcos Antônio B. Amador 14- Augusto da Silva Filho, Fa-

bíola Machado de Almeida Santos, Cristina Silveira do Valle, Rudney Pestana, Marta Haddad, Aparecida Camargo Fernandes, Francisco Airton Silva e João A. Ramiro Bezerra. 15- Mirna Campos Palomino, Paulo Augusto de Souza Arruda, Rosa Maria Américo, Antonio Fernando Massud, Wanderley Gomes, Luis Carlos Dela Rovere, Antonio José Cardoso, Matilde Julien Ferraz, Cervantes Cardoso Júnior, Armando Sambataro, Suzana Terezinha Zuolo Ferro, Nelcides José Mendes, Paulo Afonso Monteiro Delfini e Diego Bertoline. 16- Cássio Alves Longo, Vincenzo Morvillo, Wilson Silveira Luiz, Geraldo Henrique Passos, Regina Vicente, Elenir de Barros e Geraldo José Cataneu.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Bastidor es

Geraldo Polezze - jornalista -

Definição: PSD é contra Marcelo Fortes Barbieri

Valter Merlos com apoio de Kassab e Afif lidera novo

M

partido em Araraquara. Mais um grupo contra Barbieri.

arcelo Barbieri tem a capacidade de fazer inimigos figadais, pessoas frustradas com a sua maneira de agir. Um exemplo que parece uso indevido de amigo para

atingir metas pessoais e, ao depois, é deixado de lado, no meio do caminho: Valter Merlos ajudou Barbieri a se eleger e ganhou exoneração. Convenhamos, não é um régio presente...

Mas, Marcelo Barbieri tem mais “amigos” que se sentem constrangidos em sua presença e isso pode ser fulminante às pretensões de permanecer chefe do Executivo no ano que vem.

1

ofende o marketing que exige uniformidade para fomentar a praxe, o costume de comprar. O consumidor teria que telefonar antes... (impraticável, não é mesmo?).

pado pela “esverdeada” Edna Martins? Barbieri até véspera das próximas eleições terá que administrar pêlos em ovo.

Os 10 tópicos

SILÊNCIO é direito do

S

Prefeito remete Lei do Comércio para um reestudo dos vereadores

ecretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Araraquara informou, quinta-feira (6), que não chegou a um consenso sobre a constitucionalidade da lei que regulamenta o horário de funcionamento do comércio. O jurídico apresentou dois pareceres, um contrário e um favorável ao projeto de lei do vereador Serginho Gonçalves. Diante dessa situação, o prefeito decidiu encaminhar o assunto de volta à Câmara para promulgação ou não da lei. O parecer favorável considera que o município tem competência para legislar sobre o funcionamento do comércio, mas ressalta que o único ponto que poderia gerar dúvida acerca da constitucionalidade é se a lei estaria interferindo na jornada de trabalho dos comerciários, já que o município não pode legislar sobre assunto relacionado ao Direito do Trabalho. Mas a conclusão deste parecer é que a matéria define tão somente o horário de abertura e fechamento do comércio, e não há interferência na

(Filmagens)

legislação trabalhista, respeitando, inclusive, o limite diário e semanal da jornada de trabalho prevista na CLT. O outro parecer defende que o projeto de lei afronta os princípios da generalidade e da isonomia, sendo, portanto, inconstitucional. E como ponto principal da análise é colocado que o texto limita o funcionamento de lojas que possuem empregados formais, contratados com vínculo trabalhista, mas permite ampla atividade das lojas familiares, tratando de forma desigual quem está em situação de igualdade.

Empresários

de Bueno

Outro ponto apontado no parecer que defende a inconstitucionalidade é a distinção feita entre comerciários de Araraquara e do distrito de Bueno de Andrada, cujo comércio fica fora dos termos da lei. O prefeito Marcelo Barbieri disse que decidiu não vetar a lei em respeito ao vereador Serginho e por acreditar que a

Câmara pode corrigir as eventuais falhas existentes.

Acordo

"Sempre trabalhamos para que houvesse um entendimento entre os sindicatos, dos comerciantes e dos comerciários. Mas infelizmente isso não aconteceu. Diante da complexidade da matéria e como houve essa divisão de opiniões no departamento jurídico, devolvemos o projeto para que a Câmara possa definir pela aprovação ou não”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri.

Divergência

A Secretaria de Negócios Jurídicos também apontou que existem divergências entre a lei do vereador Serginho e outra aprovada em 1992, de autoria do então vereador Geraldo Polezze, que faculta o horário de funcionamento do comércio além do horário previsto em lei, desde que estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho. (Secretaria Municipal de Comunicação-foto de Sérgio Pierri)

prefeito, mas, do jeito que a “novelinha” foi escrita surgiu o excesso de cuidado para esconder eventual medo de ofender vereadores da base. Uma espécie de omissão que não faz bem à imagem de político-administrador.

2

JOÃO FARIAS havia dito

que se Barbieri promulgasse a Lei do Comércio, de imediato, deixaria a liderança do governo. O João é especialista na construção de fatos políticos. Basta lembrar quando a imprensa foi convocada para uma “coletiva” com o fito de se anunciar a saída do então chefe de gabinete de Edinho Silva. Muita pompa e circunstância para demissão de um servidor comissionado, oriundo do PT-Matão.

3 SERGINHO, como autor da lei impertinente, ficaria chateado com o “veto do prefeito”. Por isso, Barbieri levou até o último momento a “batata quente” a fim de tentar um acordo milagroso entre empresários e trabalhadores.

4

ACORDO simplório, é verdade. Foi defendido pelo prefeito através de seu líder João Farias. Inoportuno logisticamente para vender mais e atender rotineiramente a região. Durante o mês, dois sábados com o comércio aberto até 17h e dois até 14h. Não emplacou,

5

BOM SENSO tiveram os

vereadores, década de 90, ao apreciar matéria semelhante: comércio abre quando quiser bastando acordo entre as partes diretamente interessadas: sindicado patronal e o dos trabalhadores. Ponto final, com a paz desejada pelos agentes que são responsáveis pela circulação de mercadorias.

6

BARBIERI ao demorar

para lavar as mãos (como Pilatos?) ficou aprisionado pelo tempo legal do projeto e devolveu. Agora resta contabilizar perdas e danos à sua (frágil e loteada) base governamental. Serginho promete visitar lojas para comentar sobre o “veto” do prefeito.

7

COM BASE desse quilate,

que aprisiona o prefeito em clima de reeleição, melhor conviver com os “inimigos” do PT. Pelo menos se sabe que são contra e pronto. Loteamento político não dá certo e o Barbieri, velho na prática política inclusive de Brasília, sabe disso.

8

NAPELOSO vai ou não

retornar ao Legislativo? Seu lugar, na secretaria da agricultura, será ou não ocu-

9

SURPRESA, no entanto, pode ocorrer. Barbieri não precisa de política para viver. É rico e ainda tem aposentadoria como deputado federal. Com base de governo construindo problema ele pode ficar saturado e mandar a reeleição para a beira do rio.

10

COMO? Bem, ele já tentou

fazer isso quando da última campanha vitoriosa para deputado federal e nosso “Jornal de Araraquara” foi obrigado a lembrá-lo de que a cadeira era da região e, inopinadamente, ele não deveria sair de campo após 20 anos de trevas na representação federal e estadual. O bom senso venceu, mas, Barbieri com a costumeira “cabeça quente” pode surpreender. Aliás, o grande amigo Barbieri não esqueceu a mágoa de ser contraditado em sua vontade. Tanto que, há pouco tempo, não aceitando comentário sobre concentração de rádios (comprou a Rádio Cultura AM e FM da família Lupo e vendeu-a para a família Montoro), ajuizou ação patrocinada pelo agora secretário jurídico (Ricardo dos Santos), reivindicando do nosso humilde “Jornal de Araraquara” cerca de R$ 300 mil como ressarcimento de supostas perdas e danos morais. O leitor está lembrado? Aos que chegaram até aqui, obrigado e bom final de semana.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Salários

Em Araraquara, prefeito Marcelo Barbieri já teve um aumento salarial de 63% passando de R$ 9.800,00 para R$ 16.000,00. O vice-prefeito Valter Merlos passou a ganhar R$ 8.000,00 e os secretários R$ 7.000,00. Os salários de vereadores araraquarenses deverão ser reajustados também em 60%. Ainda em discussão.

Fórum Trabalhista:

atendimento suspenso

Inquérito

Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura tem reunião com o promotor público Raul de Melo Franco Júnior para tratar do inquérito que investiga os cargos comissionados na administração Barbieri. Há o temor de ser avaliado como nepotismo o cargo de secretária da Saúde ocupado pela prima Regina Barbieri. O Ministério Público analisa e pode pedir o desligamento da chefe daquela pasta que, tudo indica, será ocupada pelo Dr. Annuar M. Lauar.

07

Profissional ODONTOLOGIA INTEGRADA

Prevenção, Odontopediatria, Cirurgia Endodontia, Implantes, Prótese sobre Implantes

Drª Rosana Maria F. de Andrade Crosp 34622

Drª Sandra Fernandes de Andrade Crosp 43615

Rua Barão do Rio Branco - 1049 - 3332-0021

Dr. Roberto

Dela Coleta

Transporte

Companhia Troleibus Araraquara (CTA) recebeu o primeiro ônibus de um lote de dez, mecânica Mercedez e carroceria Caio com rampa para deficientes e sistema de segurança denominado ‘anjo da guarda’ (porta aberta impede ônibus de se movimentar).

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

Ortodontista

(16) 3336-6663 e 3336-8626

Avenida Cristovão Colombo, 614

(entre ruas 2 e 3) Araraquara - SP

Crosp - 12.234

A

Advogado Sidnei Mastroiano; farmacêutica, Ana Lucia dos Santos Martins Fernandes; gerente CAASP-Araraquara, Érica de Castro Celli; presidente OAB-Araraquara, João Luiz Ultramari; atendente odontológica, Elaine Viruel Sarbo; cirurgiã-dentista, Ana Paula Coan Pierri; auxiliar geral, Elisabete Baptista Ferreira; e secretário geral da 5ª subsecção, José Manuel Perosso Coutinho e Castro.

diretoria da 5ª subsecção OAB-Ararquara, através do presidente João Luiz Ultramari, comunica que conforme portarias TRT da 15ª região o atendimento ao público nas secretarias das varas e postos avançados está suspenso de 03 (três) a 11 (onze) de outubro de 2011. Sem prejuízo dos serviços de protocolo e audiências designadas e apreciação de medidas urgentes. Os prazos processuais ficarão suspensos no mesmo período, retomados no primeiro dia útil subsequente. (Leiam as portarias no site do

TRT - www.trt15.jus.br.)

Inauguração

Na última semana, na livraria da sede regional de Araraquara 5ª subsecção, houve a inauguração da seção de “novos mercados de trabalhos” das livrarias CAASP. Contemplou obras relativas a mercados jurídicos com demanda por novos profissionais, representando oportunidades aos colegas, constituindo mais um serviço prestado à classe. Essa inauguração foi simultânea nas 35 livrarias CAASP em todo o estado de São Paulo. trata-se de uma iniciativa pioneira

Falecimento

Advogado Carlos Henrique de Lorenzo, no final da semana passada, o qual durante muitos anos foi procurador do município de Araraquara, de onde se aposentou. O presidente João Luiz Ultramari esteve no funeral representando a classe e a 1ª turma de direito de Araraquara da qual o falecido foi integrante.

Tecidos e confecções

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

voltada a ampliação do mercado de trabalho e oportunidades de sucesso profissional, com a consequente valorização da advocacia.

Cama, mesa, banho, e calçados

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

CIRURGIA PEDIÁTRICA

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058 AV. BANDEIRANTES, 831 FONE: 3336-9381

Advogado

Benedito Teixeira Ferreira OAB 146023

Fone: (16) 3332-7115 - 8125-0636

Av. Espanha, 761 - Sala 11 - Centro - Araraquara e-mail: bferreira@oabsp.org.br

Oração ao Poderoso Santo Expedito Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia. Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: “fazer o pedido”. Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. (K.P.)

Náutico sedia Brasileiro de esqui aquático O

Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

Av. Feijó (esquina da rua 1) Fone: (0XX16) 3336-2707

Música ao vivo e atividades de recreação também agitam fim de semana nauticano

Náutico preparou programação repleta de opções interessantes para os associados que forem neste fim de semana à sede de campo do clube. Na área esportiva, destaque para o inovador campeonato de futebol “Junto e Misturado”, que prevê rodada neste sábado com a participação de associados de várias gerações. A sequência esportiva terá mais campeonatos de futebol amanhã, e torneios de bocha, tênis, truco, basquete e vôlei de praia. Destaque para a etapa do Campeonato Brasileiro de esqui aquático.

Vale a pena conferir também as atividades de recreação e a agenda musical. Programe-se.

e Recreação e laz

r

A etapa prevê sessões do ateliê de arte “Ateliê kids” (10h e 14h, salão do restaurante); prova do dia “Só Criança” (10h, salão do restaurante, campos de futebol e bocha; 14h, cachoeiras e bar da mata); recreação infantil (10h30 e 14h30, salão do restaurante); prova relâmpago (11h45, Espaço Brincar; 15h45, salão do restaurante); hidrogi-

nástica “Hidro-folia” (10h, conjunto de sauna) e passeio de trenzinho (saída às 14h do balão do restaurante), entre outras novidades.

Oficina solidária

As ações sociais fazem parte da programação do Náutico. Neste domingo, 09, haverá oficina solidária “Boneca portaacessórios”, a partir das 10h, no salão do restaurante – o curso será ministrado pela professora Célia Castro.

Espaço Brincar

quinho e Vinícius, Benito de Paula, Paulinho da Viola, Originais do Samba, Adoniram Barbosa, Cartola, Chico Buarque, Roberto Carlos, Djavan e Zé Ramalho, entre outros. Formado por amigos de infância que hoje se reencontram através da música, “Os Quarentões” passaram a ocupar os palcos e dividir o prazer de tocar e cantar com os apreciadores da boa música. O grupo conta com Alexandre Bellarde (percussão e voz), Carlão Hummel (percussão e voz), Elcio Borghi (pandeiro e voz), Irá (cuíca, pandeiro e voz), João Paulo (percussão e voz), Toni (cavaco, violão, banjo e voz) e Wilsinho Tellaroli (violão, cavaco, banjo e voz).

A criançada vem fazendo a maior festa no novo espaço de lazer na sede de campo nauticana. A etapa deste domingo terá ativiShow dançante dades e brincadeiras coordenadas pela equipe de monitores do A dupla Caio César e Fernandes também agita a programação clube a partir das 9h30. musical nauticana, a partir das 14h, no bar da mata. entões”

“Os Quar

Os melhores esquiadores do Brasil competem neste fim de semana no Náutico

O grupo “Os Quarentões” será uma das atrações da programação. A partir das 13h, no bar das pedras, os associados poderão acompanhar o repertório variado do grupo, recheado com sucessos de grandes artistas, como To-

s Dia das Criança

O Náutico irá comemorar o Dia das Crianças com programação repleta de atividades e atrações. O tema da festa deste ano será o “Sítio do Picapau Amarelo”. Imperdível.

” “Acampa-Náutico

Vem aí mais uma edição do divertido “Acampa-Náutico”, nos dias 22 e 23 deste mês, com programação especial. Inscrições (limitadas) com a presença dos pais ou responsável na secretaria mediante apresentação da carteira social.

Esqui aquático

A etapa do Campeonato Brasileiro de Esqui Aquático no Clube Náutico será um dos destaques do esporte do interior paulista neste fim de semana. Hoje e amanhã, a partir das 9h, os principais atletas da modalidade no país estarão competindo em busca dos primeiros lugares do ranking na temporada. Os irmãos Felipe e Fernando Simioni, de Sertãozinho, e Juliana Negrão, de Campinas, competem em águas nauticanas e depois embarcam para Guadalajara onde vão representar o esqui aquático brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Além de sediar o campeonato, o Náutico participará com atletas experientes, como Eugênio Albiero Neto e Jorge Eduardo Aguiar de Barros Filho (Dadinho), e também com representantes da nova geração de es-

quiadores do clube, como os irmãos Eduardo e Henrique Jopert Campos, de 13 anos.

ado” “Junto e Mistur

O inovador campeonato de futebol “Junto e Misturado” terá sequência neste sábado com doze partidas. Estão programados jogos simultâneos em seis campos.

Torneios

Simultaneamente ao futebol, a programação deste sábado prevê torneios de bocha e tênis, respectivamente, a partir das 13h e 14h. As duas modalidades serão retomadas amanhã, a partir das 9h, em programação que terá ainda o “caldeirão” de duplas de truco, às 13h; “lousa competitiva” do basquete e “caldeirão” do vôlei de praia, ambos a partir das 14h.

Campeonatos

O festival de futebol nauticano terá também rodada dos campeonatos pré-mirim, mirim, infantil, feminino, livre, veterano, master e super master. A tabela e as equipes podem ser conferidas no site www.clubenauticoararaquara.com.br


08

Sテ。ADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br


Anésio Argenton JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Ciclista internacional formou família e honrou Araraquara

Edinho presta homenagem na Assembleia Legislativa

O

deputado Edinho Silva apresentou requerimento de pesar à Assembleia Legislativa pela morte de Anésio Argenton. O ex-ciclista, representante do Brasil em duas Olimpíadas e ganhador da medalha de ouro no Pan-Americano de Chicago, em 1959, morreu na noite de segunda-feira, em Araraquara. Argenton, 80 anos, estava internado no Hospital São Paulo devido à hemorragia causada por câncer no intestino. Ele lutava contra a doença havia oito anos. Na justificativa, Edinho ressalta a trajetória do ex-atleta desde garoto, em Boa Esperança do Sul, onde nasceu e iniciou a carreira no ciclismo, até a consagração como um dos maiores nomes do esporte brasileiro nos anos 1950/60. Foi tetracampeão brasileiro, bi-sul-americano e participou de duas Olimpíadas – Melbourne, em 1956 e Roma, 1960. Em Roma, foi quinto colocado na prova de velocidade, resultado só superado por outro brasileiro 20 anos depois. Em 1996, foi considerado pela revista Época, em matéria sobre as Olimpíadas de Atlanta, um dos 100 maiores atletas do século XX.

História

Deputado Edinho registra que Argenton também fez história como o único ciclista brasileiro a conquistar Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos. Foi na prova do quilômetro contra o relógio, em Chicago, no ano de 1959. O atleta abandonou as pistas após o Pan de Winnipeg, no Canadá, não sem antes conquistar outra medalha de bronze para o Brasil, nos Jogos Pan-americanos de São Paulo.

Edinho Silva relata que Anésio Argenton veio para Araraquara ainda jovem e, apesar do sucesso no ciclismo, levava vida modesta como funcionário da antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde se aposentou. Hoje, é nome de tradicional prova ciclística realizada anualmente pela prefeitura.

Comunicação

A manifestação do Deputado Edinho é informada ao prefeito Marcelo Barbieri, ao presidente da Câmara, Aluisio Braz, à senhora Antonia Aparecida Argenton (esposa de Anésio Argenton), e às suas filhas Marcia Argenton e Marisa Argenton

Aielo, moradoras em Araraquara.

Paradigma

“Anésio Argenton é um exemplo para a nossa juventude. Ele enfrentou adversidades financeiras e, mesmo muitas vezes não dispondo da estrutura necessária, levou o nome de Araraquara e do Brasil a ser respeitado no ciclismo mundial. Aos familiares deixamos nossos votos de pesar e nossa homenagem a tão bravo guerreiro da modalidade esportiva. Que seu exemplo sirva de estímulo para os sonhos de muitos outros ciclistas brasileiros”, conclui o deputado araraquarense. (imprensa@edinhosilva.com.br)

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

09


Wilson

Silveira Luiz

A

Ferroviária, neste sábado (8), às 18h30, na “Arena da Fonte” inicia a segunda fase da Copa Paulista enfrentando o Ituano. Depois de cumprir campanha invicta no segundo turno, da primeira fase, os comandados de Paulo César Catanocce aumentam a confiança do torcedor. No jogo da semana passada, contra o Comercial, 1002 torcedores pagaram ingresso para ver o duelo regional. O jogo deste sábado, em horário diferenciado, ou seja, tarde/noite, pode significar a presença de muito mais torcedores. Pelo menos é o que esperam dirigentes afeanos.

Preliminar

Neste sábado, às 10 horas também na Arena, jogarão Ferroviária/Fundesport x São Bernardo (São Bernardo do Campo), iniciando a série matamata da segunda fase do Campeonato Paulista de Futebol masculino sub-20.

Futsal

Na categoria Sub-20 masculino, a AFA/Fundesport es-

SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

Ferroviária começa "novo campeonato"

treiou em São Carlos vencendo por 6 a 4. Neste sábado (8), às 17h, em sua casa, Sertãozinho x AFA/Fundesport. O time comandado pelo técnico Renê Tadeu Benacci tem apoio da Academia Natural Forma.

Jogos da Primavera

Nas dependências da Fundesport estiveram reunidos representantes das Escolas que disputarão os 41º Jogos da Primavera e Comissão Organizadora da grande competição de voleibol. O certame começará dia 17 deste outubro (segundafeira).

Estadual de ciclismo

10ª Etapa, promoção da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado com apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara e supervisão técnica da Federação Paulista de Ciclismo. Quarta-feira (12), às 8 horas na Área de Lazer do Jardim Botânico (Rodoanel “Dr. Octávio de

Na Moldura

Não poderia ser outro o tema para a coluna desta edição: ANÉSIO ARGENTON (o popular Balão). Nascido há 80 anos em Boa Esperança do Sul, Anésio veio criança para Araraquara. Viveu quase que toda a sua vida aqui tendo merecido a outorga do título de “Cidadão Araraquarense”. O seu falecimento foi na última segunda-feira. Muito se falou sobre a sua maravilhosa carreira no ciclismo. Dentre tantas glórias, destacamos duas. Argenton corria as provas de velocidade com bicicleta de catraca fixa. Era uma mão de obra rodar com tanta velocidade. Não dá para imaginar o que ele faria com a tecnologia das bikes atuais. Seria um raio. Um episódio sensacional ocorreu em 1959 no Velódromo de Caracas com as disputas do Campeonato Sulamericano. O Regulamento determinava a participação de um ciclista por vez na prova do Km contra o relógio. Pela escala, o penúltimo a se apresentar era o

venezuelano campeão mundial de velocidade, Antonio Demichelle. Ele correu e obteve um excelente tempo. Para que a festa se completasse e Demichelle recebesse as glórias, faltava apenas o brasileiro de pernas compridas, Anésio Argenton. O nosso Balão então rodou pelo velódromo e ao final a sua marca era superior à de Demichelle. A Gazeta Esportiva destacou em manchete o grande feito do brasileiro, apontando-o como desmanchador da festa nacional venezuelana. Esse era o grande Anésio Argenton que honrou a camiseta esportiva de Araraquara, da Ferroviária e do Brasil. NA MOLDURA mostra a última foto em público do Argenton. Foi em Agosto de 2010, na Via Expressa quando foi homenageado pela Secretaria de Esportes de Araraquara. A prova “22 de Agosto” coloca sempre em disputa o “Troféu Anésio Argenton”. A sua grande arma era a simplicidade. Exemplo para todos nós.

(Apoio cultural: Paraty)

Arruda Camargo”, bem próximo à represa do DAAE). Categorias masculino e Feminino: Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos).

Sertãozinho

O Secretário de Esportes, Luiz Antonio Capelli (foto), convida secretários de esportes, coordenadores e demais interessados em mudanças nos Regulamentos dos Jogos Regionais e Jogos Abertos. Com a criação de duas divisões nos Regionais e Abertos, uma das mudanças importantes foi a de que pequenos municípios finalmente tivessem acesso aos Jogos Abertos do Interior. Entretanto existem outras mudanças comentadas por ocasião dos Jogos.

Nas Edições do J.A., dos dias 7 e 27 de agosto, aqui na página de esportes nós comentamos diversos assuntos que ainda apresentam divergências. O experiente Capelli espera os interessados nesta importante reunião, próxima terçafeira (11), em Sertãozinho.

Karatê

Os 13 karatecas da Fundesport afivelam malas para a viagem para Natal no Rio Grande do Norte objetivando as disputas do Campeonato Brasileiro. A Delegação viaja neste dia 12 saindo do Aeroporto de São José do Rio Preto para competições dias 14, 15 e 16 deste outubro. Os atletas da Fundesport/Bushido-kai: Patrícia Amanda de Melo, Larissa Ghering Borges, Natália Martins da Silva, Roberta Cristina Rodrigues Machado, Gabriel Carlos Câmara dos Santos, Rodrigo Custódio Ferreira de Lima, Aguinaldo dos Santos, Edemir de Matos, Márcio Coito, Eryel-

ton Menegossi e Valentim Rodrigo Pires. O técnico Edson Petroni faz questão de agradecer às empresas e pessoas que colaboram com a viagem desses 13 atletas: Fundesport, Secretaria de Esportes e Lazer, Jair Martineli, Deputado Estadual Roberto Massafera, Meias Ratimbum, Centro Assistencial Batuíra/Lar Rita Maria de Jesus, Empresa Cruz, Retífica Morada do Sol, Elite, Sindicato dos Comerciários, Oxi Maq, Scangil, PHD em Pinturas, Têxtil Abril, Líder Telecom, World Games, Marka Diesel, Montreal Magazine, Pizzaria Bela Massa e Perfumaria Emy.

Malha

Neste domingo (9), às 9 horas a valorosa equipe de malha da Fundesport inicia a fase semifinal do Campeonato Estadual promovido pela Federação Paulista de Malha. Os comandados de Paulinho Maradona jogam no Sesi da Vila Xavier contra São Manoel.

Bem na foto o elenco araraquarense.

Palmeiras

Na tradicionalíssima festa anual do Palmeiras, Araraquara marcou presença no

congraçamento sadio e gostoso daqueles que torcem pelo Verdão.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Te s t e o s e u

Po r t u g u ê s

Teresinha Bellote Chaman (*)

Teste o seu Português nº 199 Nos dias de hoje, o Cristão tem de ser e fazer a grande diferença.

Neste último dia 27/09/11, celebramos mais uma vez nossa já conhecida (graças a DEUS), Missa em Condomínio. Fomos recebidos com extremo, carinho, no Ed. Faveral, pelo casal Antônio e Vânia Eulália Moreira e pelo síndico Marco Aurélio Delle Piagge e sua esposa. No salão aconchegante, Pe. Ferrari (São Geraldo) celebrou

a 20ª edição de nossa Missa. Iniciou lembrando que aquele dia era dedicado a São Vicente de Paulo. Nascido de família muito pobre, seu pai não mediu esforços para que estuda-se e viesse a abraçar o sacerdócio. Em sua santa missão, sempre teve o respeito de todos, por onde andava. Era muito amigo dos poderosos do local e com seu jeito “santo”, sempre conseguia tirar algum provento dos ricos e entregar aos mais necessitados. Isto lhe rendeu o título de “Pai dos Pobres”.

Em sua homilia, Pe. Ferrari destacou que era tempo de Jesus voltar a casa do Pai. Partiu para Jerusalém, enviando mensageiros à sua frente. Estes entraram num povoado de samaritanos a fim de arranjar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam. Vendo isso, Tiago e João disseram a Jesus: “Senhor, queres que mande descer fogo do céu para destruí-los?” E Jesus os repreendeu. Em primeiro lugar é preciso querer bem a todos. Devemos compreender os que não compreendem e não amam a gente. Devemos lembrar sempre do primeiro mandamento do pai: “Amaivos uns aos outros como eu vos amei”. E continuou Pe. Ferrari: Amar é difícil, causa sofrimento, dor, angústia, as vezes até a morte. Não é fácil ser cristão. É justo pensar que temos de amar nossos inimigos? Sim, devemos amar nossos inimi-

gos. O mal deve ser pago com o mal? Não. O mal deve ser pago com o bem. Nos dias de hoje, o Cristão tem de ser e fazer a grande diferença. No seu condomínio, no seu trabalho, na sua casa, no trânsito, na escola, no futebol, na reunião de amigos... em todo lugar. O mundo de hoje está se tornando pagão. Vive-se como se a presença de DEUS fosse totalmente dispensável, como se os valores humanos fossem os mais importantes. É uma pena que todo progresso tem o seu preço. O que observamos é que o homem de hoje não liga para o seu próximo. Com certeza estamos nos esquecendo do que Jesus disse: “Quem não comer da minha carne e não beber do meu sangue, não tem parte comigo”. Temos de ser a diferença, viver tal qual uma pessoa de DEUS, a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim encerrou sua homilia.

Temos dito que, a cada Missa em Condomínio, acontecem fatos até emocionantes. Talvez pela intimidade entre os condôminos, pela proximidade das pessoas, muitas delas conhecidas. Desta feita não foi diferente. A Vivian (do conjunto de músicos), pediu a palavra: “Está aqui entre nós uma pessoa, que talvez não vá se lembrar, mas há 22 anos protagonizou um milagre a meu namorado Thiago. Na ocasião com 5 anos de idade, sofria de um grave problema no coração. Parentes me contaram que um determinado dia essa pessoa, conhecida da família, foi visitá-lo. Estando em seu quarto, pediu a todos para se retirarem. Ela ficou com o então garoto, por uns cinco minutos, deixou com ele uma medalha do Menino Jesus de Praga. E como um milagre, dias depois, Thiago estava curado. Eu estou falando da Srª. Iraci Hagge”. Depois disso, vieram a emoção, as lágrimas e a alegria. DEUS é verdadeiramente incrível. E desta vez, o nosso grupo musical Euclides e Cristina (Ig. São Geraldo), Thiago e Viviam (Ig. Santa Ângela), que abrilhantaram com músicas e cânticos, mais essa celebração, contaram com a simpática participação do Sr. Antenor (morador do Ed. Faveral), com seus 82 anos, deu-nos um show à parte com seu pandeiro. Nossa próxima missa será em outubro, no Ed. Don Benedette, onde o Sr. Sebastião Santana vai recepcionar os convidados. A data será definida pelo Pe. Marcelo (São Bento). Todos serão informados a tempo. Desejando que seja realizada uma missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman - 16 – 3331-3707 – 9782-6116 – celp@terra.com.br

Teste o seu Português

1 - Não gosto daquela __________ que ela tem na ponta do nariz. a ( ) verruga; b ( ) berruga; c ( ) virruga; d ( ) birruga.

2 - Na alta gastronomia, costumase dizer que um chef de cozinha é _____________ de outro. a ( ) cumpincha; b ( ) cumpinxa; c ( ) cupincha; d ( ) cupinxa;

3 - Para a parede da cozinha ficar ________, precisa colocar __________, diz o pedreiro. a ( ) massia - massa; b ( ) macia - massa; c ( ) macia - maça; d ( ) massia - maça.

(*) Professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística de Texto. Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru - SP, Doutoranda em Serviço Social pela UNESP de Franca – SP, Jornalista e produtora do quadro “Teste o seu Português”, Programa Mestre-Cuca durante 14 anos na ex-Rede Mulher de TV e posteriormente CNT - Central Nacional de Televisão. Atualmente, de 2ª a 6ª feira, às 10h45m, no programa Manhã Gazeta na TV Gazeta. Respostas: Resp 1.: a - b - Não gosto daquela verruga / berruga que ela tem na ponta do nariz. Verruga ou berruga (= Formas variantes). Berruga - forma popular (= pequena saliência cutânea, geralmente nas mãos e no rosto, de origem virótica). Resp 2.: c - Na alta gastronomia, costuma-se dizer que um chef de cozinha é cupincha de outro. Cupincha (= protegido, afilhado, comparsa). Resp 3.: b - Para a parede da cozinha ficar macia, precisa colocar massa, diz o pedreiro. Macia (= sem aspereza).

10

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

C artório

Registre o seu imóvel.

É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr. Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


SÁBADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

11

Governo de Américo não faz acordo político “A transparência das ações públicas é garantida por lei, uma conduta amplamente defendida pelo Partido dos Trabalhadores nas cidades em que governa. Não é diferente em Américo Brasiliense, cidade governada por uma Administração petista. Todas as ações administrativas do governo são periodicamente divulgadas em jornais e também na página oficial da Prefeitura

N

na internet. Outro assunto recorrente é o preenchimento de cargos comissionados e/ou de confiança, que também são garantidos por lei e de livre nomeação do prefeito. Em Américo Brasiliense, o PT reafirma que a Administração selecionou pessoas com perfil adequado para ocupar esses cargos que, além do conhecimento técnico, também atuam com-

prometidos com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria da prestação do serviço público. No governo do PT de Américo Brasiliense não existe “loteamento de cargos”. Prova disso é que muitos cargos criados em administrações anteriores se encontram vagos na atual. O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Américo reafirma que não fez

nenhum acordo político para preencher os cargos de livre nomeação. Os trabalhadores foram escolhidos de acordo com sua competência e dedicação pela cidade. Essa conduta levou, por exemplo, a Administração Municipal ter em seu quadro de funcionários comissionados e/ou de confiança trabalhadores de várias siglas partidárias, inclusive do PSDB. Portanto, o texto assinado pelo senhor

Orfanato Renascer

recebe Núcleo de Dança “Renata Pestana”

o ultimo domingo (2), 60 pessoas entre alunos, pais e professores do Núcleo de Dança “Renata Pestana” visitaram o Orfanato Renascer em Araraquara. Uma tarde repleta de atividades para as crianças. A trupe de dança chegou ao local por volta das 14 horas e permaneceu até 16 horas. Foram duas ho-

ras de musicalização, dança e brincadeiras. “Maravilhoso, foi ótima visita, as crianças interagiram bem e nós só temos a agradecer à Renata Pestana e ao Núcleo de Dança dela” disse Valdete, a Auxiliar Social do Orfanato. Atualmente o orfanato Renascer atende 25 crianças, de até 16 anos e a iniciativa foi

proporcionar lazer e comemorar a chegada do mês das crianças. “Acredito que proporcionamos diversão a todo mundo, é legal testemunhar essa troca de amizade, carinho e solidariedade. Já fizemos um lanchinho com as crianças e vamos concluir a apresentação” disse Renata Pestana que é diretora, pro-

fessora e coreógrafa do Núcleo de Dança. No final do dia o Professor de Sapateado, Geraldo Junior, fez uma apresentação com seus alunos e logo em seguida as crianças assistiram a uma improvisação de dança contemporânea.

com a Prefeitura de Américo. Os 30 alunos foram selecionados pelos coordenadores do Via Rápida, e estão sendo convocados pela equipe do CEAT, onde serão efetuadas as matrículas. Além de aprender uma função, vão receber três parcelas de bolsa

auxílio de R$ 210,00. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. As aulas acontecem na Escola “João Batista Pereira

de Almeida”. Esta será a segunda turma de alunos a ser beneficiada pelo Via Rápida Emprego. A Escola Técnica Estadual “Anna de Oliveira Ferraz”, de Araraquara, está sendo a responsável pela aplicação dos cursos.

fessores Aloísio Sérgio Rezende Silveira (juiz de Direito e coordenador da Escola Paulista da Magistratura); Diego Francisco José López Fernández (assistente do Tribunal Constitucional do Chile); Ramón Alvarez Bangueses (Juiz Nacional do Trabalho da Argentina); David Montoya Medina (advogado); Manoel Carlos Toledo Filho (Desembargador Federal do TRT – 15 Re-

gião); e Édis Milaré (advogado e autor de várias obras).

tas. A Uniara honra a tradição de trazer o melhor para seus alunos, homenageando o reitor Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro com palestrantes internacionais e grandes doutrinadores do país. O evento será realizado no Gran Hotel Morada do Sol, sempre às 19h15. Para participar é preciso se inscrever até 14 de outubro, no endereço http://virtual.uniara.com.br/ eventos.php?evento=13. As vagas são limitadas.

(Vinícius Salvino Spolaor)

Curso de Soldador nesta semana

V

em o curso de Soldador, promovido por meio do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, desenvolvido em parceria

José Vitor Barbieri (publicado em vários jornais), não tem relação com a verdade. Talvez o senhor José Vitor Barbieri deva ter se confundido com situações ocorridas no passado, quando foi vereador e presidente da Câmara Municipal em período de outra Administração, que não esta. Ao senhor José Vitor Barbieri resta dizer que insinuações e acusações sem prova e sem nenhum compromisso

com a verdade correm o risco de responder ao Conselho de Ética do partido. O PT reafirma seu compromisso com a transparência e também com a lisura de suas ações, não apenas na condução administrativa, mas também aliado com os interesses de todos os moradores que trabalham por uma cidade melhor. (Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores)

Ademir Gouvêa em encontro estadual

O

evento que contou com a ministra de Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff, Ideli Salvati, reuniu prefeitos e vices do PT no Estado de São Paulo. Os petistas debateram a unidade partidária, ações efetivas para ampliação de prefeituras petistas nos 645 municípios do Estado e a terceira edição da Marcha Paulista em Defesa dos Municípios. Pelo menos 20 prefeitos e 10 vices participaram da reunião que contou com deputados estaduais e federais. O deputado Edinho Silvia, que também preside o Diretório Estadual do partido, participou ativamente. Segundo Ademir Gouvêa,

assunto tratado durante o encontro foi uma pauta de reivindicações para ampliação de recursos do governo federal em projetos de pavimentação, abastecimento de água, tratamento de esgoto, saúde, habitação e educação. Ressalte-se que ao encontro também participou Olavo Noleto Alves, subchefe de Assuntos Federativos. “Foi bastante positivo, permitiu que os administradores públicos pudessem trocar experiências sobre avanços e as dificuldades enfrentadas pelas cidades. A participação de representantes do governo federal ajudou porque pudemos cobrar mais recursos para os municípios”, afirmou o prefeito de Américo.

Pa n i fi c a d o r a D o ç u r a

Uniara faz “Semana internacional”

O

curso de Direito da Uniara promove entre 17 e 21 de outubro a XL Semana Jurídica “Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro” que tem por objetivo ampliar a discussão de temas de interesse geral dos alunos e profissionais da área jurídica. Contando com palestrantes internacionais: Chile, Argentina e Espanha. Entre os palestrantes, pro-

Apoio

Cultural

Interação

De acordo com a coordenadoria de extensão universitária, sob orientação de Carlos Fazoli e Fernando Rugno, a Semana Jurídica da Uniara é uma tradição do curso e possibilita maior interação entre os alunos, profissionais e os renomados palestrantes. Fernando Passos, coordenador do curso de Direito, afirma que poucas instituições de ensino do país promoveram 40 semanas jurídicas ininterrup-

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

Mais informações pelo (16) 3301-7173.

A cada dia

mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870 Parabéns aos aniversariantes

08- Eliana de O. Marsili e Dra. Vanessa Martelli 09- Marilza Gonzales Geraldo, Maria Elizabete F. Beline e Gabriela Bombarda 10- Antonio José Laurindo, Shirley Pavani, Yolanda Barbieri C. Pereira, Fabiana Cristina Silva e Antonio Peres Hervias 11- Rosane Aparecida Quadrado

12- Mariza Ap. da Silva Cruz 13- Jennifer Fosaluza 14- Devid Antonio Franciscato 15- Isabela Bombarda 16- João Luiz Luppi, Fábio do Espírito Santo dos Reis e Maria Júlia Fachinette Ottani 17- Danilo Crescenzio Brizolari


12

Sテ。ADO E DOMINGO 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br


Jornal de Araraquara - ED. 963 - 08 e 09 de Outubro de 2011