Page 1

JORNAL DE ARARAQUARA  A

M E L H O R

F O T O G R A F I A

D A

S E M A N A 

Marcelo Barbieri, pela ótica republicana, fala sobre as dúvidas advindas da refrega eleitoral Ed. Nº 1.017 - ARARAQUARA, 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

mandato

Dizem que seu mandato perdeu unidade porque foi loteado, como será este segundo?

solapado

Alguns fiscais s.m.j. abusaram do direito de multar, ações denotaram vontade de ferrar?

advocacia

A prefeitura tem vários profissionais, por que teve de contratar um escritório jurídico?

www.jornaldeararaquara.com.br

saúde

P.S. Melhado saiu, abriria por sugestão do mesmo Ministério da Saúde. Existem dois?

merenda

Uma porção de carne sem etiqueta foi suficiente para as críticas. Nossa merenda é boa?

R$ 2,00

lousa

Ficou registrado que lousa de Araraquara tem o preço de carro novo. Qual a diferença?

Prefeito reeleito, com larga margem, explica pontos que se assentaram na dúvida. Página 4

Hospital do Coração

Marcelo Barbieri divide alegria de uma reeleição inquestionável em visita ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Eduardo Ramalho. Duas grandes forças da região de Araraquara.

Representação em Santa Lúcia P or uma questão de perfumaria jornalística, nosso J.A. é solicitado

a esclarecer quem o procurou para dar notícia sobre Casa Própria. Um tema de in-

teresse público. Por outro lado, prefeito Júnior responde ao candidato-eleito

(Antonio Sérgio Trentim) sobre as propostas administrativas. Página 5

enado discute salário de vereadores em cidades com menos de

50 mil habitantes. Existe uma vontade de voltar ao tempo em que vereador não

recebia salário, apenas uma ajuda de custo. Vereador não é profissão, tema que conti-

nua chamando a atenção dos cidadãos de bem. É munus público. Página 11

Edinho Silva é recebido pelo provedor da Santa Casa, Dr. Valter Curi, e diretor Othon Amaral, a

fim de dimensionar o hospital em busca da autossuficiência financeira. Vale pelo coração. Página 2

Obrigado, Senhor!

Vereadores com barba de molho S

Open de Kart

P

enúltima temporada de Kart, neste final de semana, no Kartódromo “Adalberto Nenê Cattani” (Pinheirinho). Neste sábado (20), treino livre das 9 às 17 horas. Domingo (21), das 9 às 11h30, treino livre; das 11h30 às 12h30, tomada de tempo; e a partir das 12h30 competição oficial.

Delegado

da PF toma posse

Semana Jurídica Fernando da Costa Tourinho (Neto e Filho), com Fernando Passos no encerramento da Semana Jurídica que homenageou o mestre processual. Uniara, sucesso absoluto.

Na Matriz de N.S. Aparecida, em missa celebrada pelo Padre Nelson Ramos, prefeito Marcelo e Zi Barbieri dão graças a Deus e pedem força para cumprir missão administrativa e social do tamanho de 8 anos.

Deputado Edinho foi abraçar o novo delegado da Polícia Federal de Araraquara, Alexandre Custódio Neto. Seu mandato foi colocado ao dispor da autoridade.

Progresso estimula valores humanos (Página 8)

Carlos Alberto Chaman, publicitário de larga experiência e comprometido com a vida da televisão essencialmente de Araraquara, embarca na editoria “Protagonista da História” para inserir empresários que valorizam o trabalho exemplar. Quase 1 ano e a empresa do Carlos Alberto chega para multiplicar os efeitos. Assim, chame o Chaman e faça excelente negócio: um estímulo com três respostas.


02

OPINIÃO

Duas mãos

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

Castração

O contrato entre a Prefeitura e a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (Aapa) venceu, último sábado, sem atingir a meta de cães castrados. A responsável pela associação, Adriana Mattos, afirma que o serviço de castração não foi suspenso, mesmo com o vencimento do contrato.

Editorial

N

a última edição o J.A. enumerou seis pontos que ficaram necessitando de esclarecimentos. O prefeito Marcelo Barbieri visitou nossa redação para espalhar luz pertinente e salutar. As respostas, à página 4, mostram aos leitores a be-

Artesãos

Há três meses, o Departamento Autônomo de Água e esgotos (Daae) proibiu artesãos retirarem objetos recicláveis dos bolsões de entulho. Continuam barrados.

Reclamação

As instituições financeiras lideram o ranking no Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e Mutuário de Araraquara (Codecom), seguidas por telefonia móvel e fixa.

Barrada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, em setembro do ano passado, a decisão de suspender programas de recuperação fiscal com redução total ou parcial de juros e multa de dívidas de impostos em anos eleitorais. Várias Prefeituras abrem de outubro a dezembro essa possibilidade aos contribuintes. Com a proibição, neste ano, em Araraquara estima-se que a Prefeitura deixe de arrecadar R$ 6 milhões.

Passarela

O 1º Eco Pet atraiu centenas de pessoas e seus cachorros para uma caminhada entre o Teatro Municipal e a Praça Scalamandré Sobrinho. O evento, último domingo, foi organizado pelo Grupo Protetores dos Animais e do Meio ambiente (Proamma) com apoio da Prefeitura e empresas.

Terezinha Bellote Chaman (*)

Perigo

leza da democracia, uma estrada de duas mãos que dá segurança ao estado de direito. J.A. sente-se feliz em ser ponte entre leitor e autoridades, notadamente as que são escolhidas pelo canal eletivo que deságuam nas respeitáveis e incontestáveis urnas.

Unidade, uma utopia?

“Só é possível conhecer uma sociedade seriamente renovada, se se formarem ‘homens novos’, renovados pelo Evangelho. Cada um deles, então, em seu ambiente, manifestará a própria fé, cumprindo os seus deveres, e as estruturas válidas já existentes adquirirão novo valor, as ineficientes cairão e as que faltam germinarão”. (Lubich). Reunimo-nos em 1º de outubro, como divulgado, para mais um encontro da Palavra de Vida. Assistimos ao vídeo: O Brasil de Chiara Lubich – 50 anos do Movimento dos Focolares no Brasil. Nos idos de 1959, oito focolarinos, vindos da Europa, chegaram a Recife. A partir das sementes aí lançadas, o Ideal vivido por Chiara Lubich dilatou-se por todo o Brasil. Centros do Movimento dos Focolares nasceram em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Bauru...

Chiara no início da caminhada

Chiara revelava: “Amo mui-

to o Brasil”. “Maria olhou para ti, Brasil, com imenso Amor”. Pela Palavra de Deus foram lançadas as redes, tal qual na pesca de Simão (Pedro), em que as redes vieram lotadas, o Brasil tornou-se, a partir da 1ª semente lançada em Recife, uma terra fecunda de vivência do Evangelho. Todos os meses procuramos refletir juntos uma palavra do Evangelho, livro dos livros. Refletida a Palavra, buscamos vivê-la. Como? Como colocar em prática a Palavra de Vida do mês de outubro? “Pela tua palavra, lançarei as redes”. Tomando também nós a mesma decisão de Pedro: “Pela tua palavra, lançarei as redes”. Confiar na Palavra de Jesus; não duvidar daquilo que Ele pede. Pelo contrário, basear nosso comportamento, nossa atividade, nossa vida, na sua Palavra. Dessa forma, colocaremos os alicerces da nossa existência sobre o que há de mais sólido e seguro. E contemplaremos, admirados, que justamente lá onde se esgotam todos os recursos humanos, DEUS intervém; e que lá onde é humanamente impossível, nasce a vida. (Lubich).

Deputado Edinho Silva, Provedor Walter Cury e Dr. Othon Amaral, da Santa Casa que foi credenciada para novo serviço de cirurgia cardiovascular.

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara foi credenciada pelo Ministério da Saúde para uma nova técnica em cirurgia cardiovascular. No interior do estado de São Paulo, o procedimento de alta complexidade era realizado somente em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, para onde se deslocavam os pacientes. O deputado estadual e presidente do PT Paulista, que trabalhou a habilitação do hospital no novo serviço junto ao Ministério da Saúde, foi recebido na Santa Casa. Cirurgião cardiovascular da Santa Casa, Othon Amaral, afirma que o credenciamento possibilita ao hospital a utilização da cirurgia endovascular já aplicada há mais de 15 anos em hospitais universitários ou grandes centros. “Vai permitir que a Santa Casa trate em Araraquara aneurismas de aorta

com endopróteses, tratamento muito menos invasivo e hoje de difícil acesso, mesmo com regulação”, explicou. Segundo Amaral a incidência da doença é alta e até então o hospital não podia tratar de forma eletiva. Quando havia uma emergência, com a impossibilidade de enviar o paciente para outras cidades, tratava-se com a cirurgia convencional, mais agressiva e com mais exposição do paciente a riscos. “Vamos agora, com o credenciamento, trocar essa abordagem por duas pequenas incisões perto da virilha. Um procedimento que dura cerca de duas horas e, em três ou quatro dias o paciente já está em casa. É um salto muito importante ao nosso serviço”. Além dos benefícios na modernização do atendimento, na área cardiovascular, o novo

Estudo realizado na região canavieira de Araraquara apontou que a atmosfera apresenta um aumento de 70% na concentração das partículas inaláveis no período de safra de cana-de-açúcar. As partículas finas, que são as mais perigosas porque podem alcançar os alvéolos pulmonares, representam quase metade do material particulado recolhido nas amostras.

Elogios

A população de Araraquara observa que após o pleito eleitoral a movimentação de funcionários da Prefeitura pelas ruas, parques e praças aumentou consideravelmente. Buracos estão sendo tapados, parques e praças recebendo a atenção do poder público.

Embate

Chiara no início da caminhada Nosso próximo encontro acontecerá em 5 de novembro, às 20h, no Centro de Pastoral da Igreja N. Srª. das Graças. P.S. A Palavra de Vida é suplemento mensal da Revista Ci-

dade Nova. Você poderá ler na íntegra o comentário desta palavra, acessando o site: www.cidadenova.org.br ou www.focolares.org.br

Hospital do Coração

A

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

serviço vai representar mais recursos repassados à Santa Casa. A Diretoria ainda não consegue dimensionar, uma vez que dependerá da quantidade de procedimentos realizados e da própria DIR (Divisão Regional de Saúde), mas a expectativa é bastante positiva em termos financeiros. “Esse é o ponto muito importante, pois, esse é um recurso que não existia e está sendo incorporado. Tratase de um aumento real de teto. Esse é o perfil de apoio que temos que trabalhar”, disse o cirurgião. Amaral ressaltou que desde 2011 a Santa Casa buscava esse credenciamento e que a transformação da instituição em Hospital Escola no início do ano, graças também ao trabalho de Edinho, foi um passo fundamental. “Com isso, abriuse um leque importante de possibilidade de agregar novos serviços à instituição. Tínhamos iniciado esse projeto de habilitação da Santa Casa há mais ou menos um ano e meio. Reivindicamos o serviço do Edinho e foi uma feliz surpresa vermos, em pouco mais de um mês, publicado no Diário Oficial”. A portaria foi assinada em 28 de setembro e desde então quatro pacientes já passaram pelo procedimento. O provedor, Valter Curi ressaltou o trabalho de Edinho na conquista do mais moderno Centro de Diagnóstico de Imagem do interior do estado. O parlamentar conseguiu junto ao

(*) É do Movimento dos Focolares

Governo Dilma R$ 6,3 milhões para aquisição de equipamentos de última geração que tornarão o hospital referência na área de imagem como videolaparoscopia, laringoscópio e ultrassom, raio x telecomandado, raio x móvel, sistema de broncofibroscopia, videoendoscópio, monitores para imagens radiológicas, digitalizador de imagens, aparelhos de raio x fixos, aparelho de ressonância nuclear magnética, tomógrafo computadorizado entre outros. O convênio foi assinado na presença do Ministro Alexandre Padilha recentemente e o recurso já está na conta da Santa Casa. “Esse foi um dos maiores feitos do deputado Edinho. Somos muito gratos”, disse Valter Curi que revelou a aquisição de equipamentos que nem mesmo grandes centros, como Ribeirão Preto, possuem. Para Edinho é gratificante colaborar com a Santa Casa, possibilitar melhorias no serviço a uma população de mais de 600 mil habitantes, incluindo Araraquara e todas as cidades da região para as quais o hospital é referência. “O Ministro Padilha endossou a importância desse serviço na área de cirurgia cardíaca, uma vez que nossos pacientes eram obrigados a se deslocarem para outras cidades. É uma grande vitória e com isso, a nossa Santa Casa, dá mais um passo para se tornar referência regional”.

Secretários, representantes do Governo e da oposição travaram o primeiro embate sobre o orçamento do Município para 2013. Os oposicionistas questionaram a capacidade de investimentos e a dívida pública enquanto governistas destacaram o bom momento vivido por Araraquara projetando perspectivas positivas.

AME

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu secretária de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, e o provedor da Santa Casa, Dr. Valter Cury visando fomentar parcerias para implantar o AME Municipal. A intenção é trabalho em conjunto entre Prefeitura, Gota de Leite e Santa Casa, a fim de que Araraquara ofereça à população o maior número de especialistas em exames de diagnóstico.

JORNAL DE

ARARAQUARA

Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX:(0xx16) 3332-1002 End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br Impressão: Jornal “O Liberal” de Americana


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

+ Prescilda Baltazim Dias, 91 anos. Sepultada, dia 12, Cemitério S. Bento.

+ Aparecida Messiano Semensato, 81 anos. Viúvo Olindo Antonio Semensato. Sepultada, dia 13, Cemitério das Cruzes.

+ Oswaldo Grossi, 80 anos. Sepultado, dia 13, em Rincão.

+ Nair Guiomar Traldi Pinotti, 97 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério das Cruzes.

+ Fausto Gomes Padial, 67 anos. Viúva Maria Bonora Gomes Padial. Sepultado, dia 13, Cemitério das Cruzes.

+ Francisca Nogueira Leonardi, 93 anos. Sepultada, dia 13, em Boa Esperança do Sul.

+ Luiz Gino de Jesus, 55 anos. Sepultado, dia 14, em Matão.

+ Afreu Alves Coutinho, 63 anos. Viúva Nair Edina Martins. Sepultado, dia 14, em Santa Lúcia.

+ Oscar Pagliarini, 81 anos. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Maria Lima Santos Laurindo, 76 anos. Viúvo Domingos Laurindo. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Bento Marques Luiz, 79 anos. Viúva Dirce M. Marques Luiz. Sepultado, dia 14, Cemitério das Cruzes.

+ Sueli Regina Lopes Buzo, 52 anos. Viúvo Leonel Buzo. Sepultada, dia 14, Cemitério da Ressurreição.

+ Noemia Baptista de Castro Toloi, 95 anos. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Elvira Monteiro de Castro Berti, 72 anos. Viúvo Osvaldo Berti. Sepultada, dia 15, Cemitério São Bento.

+ Maria Luisa Stigliano Scarpa, 80 anos. Sepultada, dia 15, Cemitério S. Bento.

+ José do Nascimento, 68 anos. Viúva Maria Aparecida Barbosa Nascimento. Sepultado, dia 15, em Matão.

+ Luis Carlos Machado, 65 anos. Sepultado, dia 15, Cemitério São Bento.

+ João Luiz da Silva, 69 anos. Viúva Rosa Francisco da Silva. Sepultado, dia 16, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Sebastião de Campos, 76 anos. Viúva Zilda Cristiano de Oliveira Campos. Sepultado, dia 16, Cemitério das Cruzes.

+ Maria Aparecida de Almeida Alves, 68 anos. Viúvo Benedito Alves. Sepultada, dia 16, Cemitério São Bento.

+ Isaura de Freitas Bonifácio, 71 anos. Sepultada, dia 17, Cemitério São Bento.

+ Luiz Dada, 100 anos.

Mais 1000 vagas R

ede Tonin Atacadista e Supermercados inicia processo de seleção para contratar 250 pessoas para Araraquara, investimento de R$ 25 milhões. Os interessados devem levar currículo ou fa-

zer cadastro no PAT (Rua 5, 2310). Já o Atacadão Distribuição Comércio e Indústria, do grupo Carrefour, está investindo R$ 30 milhões na unidade local e contratou 70% do seu quadro de fun-

cionários. Os interessados devem entregar o currículo na Avenida Duque de Caxias. 731. Segundo o coordenador de Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura de Araraquara, Marcos Bispo,

a economia local deve gerar mais de mil postos de trabalho até o final do ano devido a investimentos das duas redes e às contratações do comércio. Somente no comércio, 500 vagas abertas.

Operador de empilhadeira A

Prefeitura de Araraquara e o Senai abriram 16 vagas para o curso de operador de empilhadeira, com início previsto para se-

gunda-feira (22). O curso será realizado no Senai, no Quitandinha, durante onze dias úteis, das 19h às 22h.

A qualificação de trabalhadores visa atender demanda de empresas atacadistas e distribuidoras de Araraquara e região.

Dicas para noite de sono D

Doutora Angela Beatriz Lana (*)

ormir é uma necessidade, porém, muitos sentem dificuldades para ter uma noite de sono tranquila, o que provoca um estado de nervosismo e dificuldade de concentração. Como otorrinolaringologista e médica especialista em sono, posso afirmar que as pessoas que sofrem de insônia, ou aquelas que dormem pouco ou ainda as pessoas privadas de sono, como as mães de recém-nascidos, por exemplo, costumam ser irritadas e impacientes, e o trabalho e o relacionamento dessas pessoas com outras podem se tornar impossíveis. Erros no trabalho são mais comuns, as atividades são realizadas com maior dificuldade e demandam mais tempo para serem finalizadas, pelo raciocínio estar mais lento. O am-

biente de trabalho e o familiar ficam tumultuados por brigas sem sentido, causadas por assuntos que seriam banais em situações de menos estresse. Por isso a necessidade de dormir bem. Se não é possível evitar certas situações de estresse do dia a dia, que fazem com que as pessoas percam o sono (afinal todo mundo já teve os seus dias de insônia), é possível fazer pequenos ajustes na rotina e no ambiente de dormir, a fim de melhorar o sono. Por exemplo, muitas pessoas optam por praticar exercícios à noite, porém, quando eles são muito intensos não devem ser praticados logo antes de dormir, pois diminuem o sono, já que o corpo leva mais tempo para desacelerar. Já a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade ajuda a pessoa a ter um

sono mais profundo. O travesseiro e o colchão também são dois fatores importantes. Eles devem ser escolhidos de acordo com o gosto pessoal, mas, vale lembrar que os alérgicos devem evitar materiais de preenchimento, como penas e plumas, que pioram a rinite alérgica. Outro ponto importante é que travesseiro tem prazo de validade, fique de olho no seu. A temperatura também exerce uma importante influência na manutenção do sono. Extremos de temperatura provocam uma maior movimentação do corpo e a sensação de sono não reparador; por isso a temperatura do quarto deve ser amena. O consumo de bebidas alcoólicas também pode fazer a pessoa não dormir bem. Na verdade, ela pode ajudar a pessoa a iniciar o sono, mas geralmente leva a um sono fragmentado,

Commodity

A

soja já é o segundo item de exportação de Araraquara no valor adicionado de 2012, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério

Sepultado, dia 17, Cemitério São Bento.

+ Geraldo Aparecido Ferreira, 42 anos. Viúva Maria Tereza Levada. Sepultado, dia 17, Cemitério São Bento.

+ Miguel Jafelicci, 90 anos. Sepultado, dia 17, Cemitério São Bento.

+ Donizete Souza Barbosa, 47 anos. Viúva Eulina Fontes Barbosa. Sepultado, dia 17, em Motuca.

+ Eliab Souza Rios Ramos, 8 anos. Sepultado, dia 18, em Américo Brasiliense.

+ Carmem Lucilla Garcia Rosse, 85 anos. Sepultada, dia 18, Cemitério das Cruzes.

+ Julio Mistrão, 59 anos. Viúva Ermelinda Beretella Mistrão. Sepultado, dia 19, em Matão.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O produto representa 21,51% do total exportado pela cidade e está ajudando a aumentar em 12,82% o valor total exportado, até setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Em junho, a commodity representava apenas

10,2%. A liderança na pauta de exportações continua com o suco de laranja não fermentado, que representa 28,85% do total, embora apresente retração de 14%. Suco de laranja congelado não fermentado representa 19,42% e passou para terceira colocação.

com muitos despertares, e quando acorda o indivíduo tem a sensação de estar ainda cansado. O ideal é evitar bebidas alcoólicas perto do horário de dormir. Deve-se evitar a exposição à luz forte. O hábito de usar o computador na cama realmente atrapalha o sono. A luz emitida pelas telas é recebida pelos nossos olhos na retina e reduz a produção da melatonina (hormônio regulador do sono. Assim, o melhor é evitar o computador pouco antes de dormir, pois, pode lhe tirar o sono. A dica final é manter uma rotina. A escuridão e o silêncio do quarto somados a uma rotina de sono, ou seja, acordar e levantar na maioria dos dias nos mesmos horários, também são importantes para assegurar uma boa noite de sono. (Saiba mais através no www.beatrizlana.com.br)

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

03

Agenda

Sábado (20)

Teatro Wallace -Às 20h Pocket Show: 9º Encontro Regional de Hip Hop de Araraquara. Grupo Inquérito, DJ, Ciphers/ Breaking, MC/Rap, Grafite e apresentação dos alunos de capoeira das Oficinas Culturais da cidade.

SESI - Espetáculo: Paranoia (Companhia de Danças de Diadema), às 20h não recomendado para menores de 14 anos. Grátis e convite, 1 hora antes.

SESC - Narração de histórias - Um, dois, três, contando... “Pesadelo Fast-Food”, às 14h com a Cia. Cínica. Área de Leitura, grátis. - Dança – espetáculo 6 Instantes de Solidão, às 20h no Teatro. Grátis.

Domingo (21)

SESC - Show de domingo – “One Love Marley Prpject” – Convivência. Grátis. - Teatrada – “Viva o Paiaço” com Cia. Megamini, às 11h no Teatro. Ingresso a partir das 9h30. Choro das Águas - Das 16 às 20h diversão. Às 18h Paula Crespo com Música Infantil e MPB.

Segunda (22)

Casa da Cultura - Até dia 31 Bienal da Gravura “Lívio Abramo”. Grupo de gravura “Mariana Quito” - Projeto Cinema em Série - “Mês das Crianças” e “James e o Pêssego Gigante”.

Palacete da Rosas - Até dia 18 de dezembro (terças-feiras 14h às 17h), Oficina: “Artes Visuais: Técnica, Função e Mensagem” com Wanda Salgado para adultos iniciantes na área. Inscrições de agora até 18/12 com 20 vagas. Biblioteca Mário de Andrade - Até dia 31 - Exposição de Aniversário. Painel ilustrativo sobre mesa original onde o autor escreveu “Macunaíma”. - Exposição de poesias de Felipe Frezzatti.

Terça (23)

SESC - Cinema - “Rock Brasília - Era de Ouro”, às 20h no Teatro. Ingresso, 1h antes.

Quinta (25)

SESI - Espetáculo: “Para onde leva o rio?”, às 14h, grátis. Convite, 1 hora antes.

Cinema

Programação até 25 de Outubro

Atividade Paranormal Moviecom 1 - Legendado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 17h20, 19h30 e 21h40. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40. Até que a sorte nos separe Moviecom 2 - Nacional: Seg. à Sexta-feira, sessão às 19h20. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h40 e 19h20.

Hotel Transilvânia (3D) Moviecom 4 - Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 17h, 19h10 e 21h20. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h50, 17h, 19h10 e 21h20. Cine Lupo 1 - Dublado. Diariamente, sessão às 16h, 19h e 21h. Ted Moviecom 2 - Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 16h50 e 21h30. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 16h50 e 21h30. Looper - Assassino do Futuro Moviecom 3 - Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessão às 21h10. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 21h10. Cine Lupo 3: Diariamente, sessões às 16h15 e 21h.

E a Vida continua... Moviecom 3 - Nacional: Seg. à Sexta-feira, sessões às 16h40 e 19h. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 16h40 e 19h. O Diário de Tati Cine Lupo 2 - Dublado: Diariamente, sessão às 19h. Poder Paranormal Cine Lupo 2 - Diariamente, sessões às 16h e 21h.

A Tentação Cine Lupo 3: Diariamente, sessão às 19h. Preços

- Moviecom: Seg, Ter e Quinta R$ 13,00 (inteira) e R$ 6,50 (meia). Quarta-feira - R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia). Sexta, sábado, domingo e feriado - R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Preços: 3D Seg, Ter, Quarta e Quinta R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia), Sex, Sábado, Domingo e Feriado R$ 19,00 (inteira) e R$ 9,50 (meia). Promoção: Segunda Maluca: Inteira R$ 8,00 R$ 4,00 Meia (exceto feriados e filmes em 3D). - Cine Lupo: Segunda, Terça, Quinta, R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Sexta, Sábado e Domingo, R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Quarta-feira (exceto feriados) - Preço Único R$ 5,00. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.


04

Prefeito Marcelo Barbieri esclarece SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

seis pontos na reportagem da semana

,

3- Escritório de Advocacia contratado junto ao INSS

escolar

5- Merenda

,

Com as denúncias formuladas, eu ouvi muita reclamação das merendeiras que são mulheres e homens altamente responsáveis que fazem comida de 36 mil crianças e adolescentes. Nossas merendeiras é que fazem a alimentação também das Escolas Estaduais dentro de um convênio que temos com o Estado. Nós fornecemos a merenda de todas as escolas de Araraquara. Então temos um grupo de profissionais altamente qualificados e, como tal, não podemos aceitar que esses profissionais

gado. Matão, por exemplo, de um partido de oposição ao de Araraquara ganhou a causa. Com o mesmo advogado que o nosso. Ele pertence a um partido que nos criticava, mas, lá foi feito. O prefeito Adauto, que eu considero, impetrou a mesma ação com sucesso. Houve uma paranóia muito grande em relação a isso. O certo é que temos o direito e o fizemos dentro da lei que prevê a dispensa de licitação por notório saber. É o caso, esses advogados são especialistas na área. Nosso trabalho está sendo questionado, vamos responder e vamos ganhar como já foram ganhos vários casos semelhantes em outras cidades. Agora, como prefeito, tenho que pensar primeiro na cidade, no interesse do Município, depois no interesse da União, do Estado. Percebo no entanto que pessoas que queriam chegar ao cargo de prefeito, não estavam preocupadas em defender o Município, mas, em ganhar a eleição. Nós ficamos com a vitória, vamos continuar a defender nosso município.

se permitissem fazer coisas ruins para essa população. Isso não aconteceu, se a merenda não estivesse boa eu não poderia andar na rua: seriam milhares de reclamações. Essa questão da carne foi uma perseguição política, motivada por uma questão político-eleitoral que já passou, a eleição já foi resolvida. Nós tivemos 54% praticamente dos votos, a maioria absoluta dos votos foi favorável a nossa proposta e acredito que a merenda só tende a melhorar cada vez mais. Se Deus quiser.

,

A minha palavra é que não há nada errado, nós fizemos um convênio com o projeto de uma lousa que tem sistema complexo de informática. Não é apenas a lousa em si. Um comparativo com a lousa que Ibitinga comprou o próprio prefeito daquela cidade deu depoimento ao Ministério Público reconhecendo que a lousa que nós compramos não tem nada a ver com a lousa que ele comprou. O Ministério Público não acatou a denúncia de comparativos da lousa de Ibitinga com a lousa de Araraquara. Há um questionamento do Ministério Público sobre o treinamento dos professores... com tranquilidade será respondido, pois, está dentro dos parâmetros de mercado. Vamos responder sem nenhum problema, estamos tranquilos. Haverá uma perícia judicial sobre a lousa, sobre o treinamento com documentações, tudo certo. Nós temos lousas eletrônicas na Rede Municipal de Ensino que ajudam muito as nossas crianças a melhorar a qualidade do ensino e aprovada pelos professores, pelos diretores, pelos alunos. Tanto que a nossa Educação tem tido um grande avanço na sua qualidade. Com o Sistema Sesi, com as novas creches, com a qualificação profissional cada vez melhor e nós temos fortalecido muito esse segmento e vamos fortalecer muito mais. Nós informatizamos todas as escolas que não tinham internet, que não tinham laboratório de informática adequado, ad-

nhum interesse em lotear nada. O critério vai ser uma composição de governo, com quadros técnicos. Hoje, a grande maioria dos cargos da Prefeitura, os secretários são técnicos. Eventualmente alguns ligados a partidos, mas, o critério não pode ser esse. Vale quem vai desempenhar melhor a função, esse o critério de escolha. Não quer dizer que vamos proibir alguém de se filiar a qualquer partido. Agora o nosso critério vai ser de pessoas que tenham competência para me ajudar a governar.

2- Trabalhando contra

Claro que tem, não vou citar partido. Mas, claro que tinha gente que boicotava, gente que tentou prejudicar, gente que não foi trabalhar quando tinha que trabalhar, gente que exacerbou na sua condição de fiscal da lei que as vezes não precisava autuar, mas, autuava para criar animosidade. Infelizmente numa eleição municipal isso acontece, não há como agradar

4- Prontosocorro do Melhado

,

,

Já deu muito resultado, deixamos de recolher para a União que fica com a parte do leão. Não é à toa que o símbolo da Receita é o leão, nós somos um gatinho bem pequenininho. Mas. o Município arca com tudo, cuida da saúde... é o prefeito quem vê se a pessoa vai fazer a cirurgia ou se não; é o prefeito que cuida da saúde do povo embora fique com poucos recursos enviados pela União. Então, o INSS que a gente não precisa pagar totalmente merece o investimento em profissionais de notório saber. A própria Presidenta Dilma Rousseff mandou uma lei para a Câmara Federal dizendo que não ia mais recolher o INSS sobre hora-extra, periculosidade, insalubridade essas coisas que não vão se incorporar à aposentadoria do trabalhador. Assim, eu também acho que tenho o direito, em nome do Município, de não recolher e para isso precisava pegar um escritório especializado que já defendeu mais de quatrocentas causas, com tese vencedora inclusive em cidades próximas de Araraquara cuja sentença já transitou em jul-

,

1- Loteamento da administração

Temos a maioria dos vereadores. Sempre trabalhei com a necessidade de governar com a Câmara. Não se governa sem a Câmara, prefeito que fica brigando com os vereadores prejudica a cidade. Tem que ter harmonia com os partidos que compõem a Câmara. Nós elegemos 14 vereadores em 18 e temos a possibilidade de receber o 15º, vereador do PR, Buchechinha que já esteve comigo se oferecendo para apoiar nossa administração. Obviamente é bem-vindo, mas, não há ne-

Dilma Rousseff, a Presidente da República tem o Ministro Padilha que é o Ministro da Saúde. Pois bem, foi o Ministro da Saúde quem determinou por texto, não foi verbal, foi num relatório feito por uma Comissão de Brasília que analisou (tenho esse relatório em mãos, 50 folhas de relatório com fotos) e determinou que eu não fizesse a UPA no Melhado. Foi determinado por quem tem o dinheiro, a União quem me repassou o dinheiro para fazer a UPA, o dinheiro não é do Município. Município constrói, faz o projeto e administra, mas, quem manda o di-

quirimos muitos computadores novos para atender melhor inclusive no campo. Temos hoje no Assentamento Bela Vista, Assentamento Monte Alegre, lá em Bueno de Andrada temos laboratório de informática com internet nas escolas de campo que nós não tínhamos. Essa questão da lousa vai ser esclarecida porque nós não fizemos nada, absolutamente nada de errado; tudo certinho dentro do Direito, dentro da lei de licitações... foi uma licitação pública, tudo de acordo com a norma, tudo de acordo com a lei e nós temos pareceres jurídicos que embasaram a decisão. Eu na minha administração não tomo nenhuma decisão sem ouvir meu jurídico. Pois os membros do jurídico são pessoas que fizeram concurso público e são especializadas em assuntos de administração pública. Quando eles me dão um parecer concordando que aquilo lá está correto eu faço; quando eles me dão um parecer contrário, eu não faço. Temos que seguir a lei, eu me baseio nos pareceres dos meus juristas para tomar uma decisão e, no caso, todos os pareceres foram absolutamente de acordo com o que foi feito. Isso posto, não tenho motivo nenhum para me preocupar porque está tudo dentro da norma, dentro da lei e nós estamos absolutamente tranquilos para esclarecer tudo, deixarmos as claras, com transparência como é a nossa prática de gestão em Araraquara.

a todos. Confesso que a grande maioria dos funcionários públicos municipais me apoiou. Tenho essa consciência, eles sabem o que eu fiz, como eu trabalhei para melhorar, para avançar na qualificação profissional e na remuneração. É evidente que nós temos muito para avançar, eu reconheço. Mas, senti um apoio muito forte da categoria como um todo.

nheiro é o Governo Federal. Eu não poderia fazer num lugar reprovado. Era impossível fazer. Por outro lado o Ministro da Saúde aprovou a UPA aonde ela está e virá inaugurá-la em janeiro junto com o vice-presidente da República Michel Temer. Eles vão inaugurar a UPA-Central depois da nossa posse. Vamos trazer o Ministro da Saúde para inaugurar a UPA dentro do prazo legal eleitoral. Pelas regras eleitorais, hoje, ainda não posso inaugurar essa obra. O Ministro me orientou claramente, segui a orientação técnica, estou tranquilo. Lá no prédio, no antigo PS do Melhado que funciona a UMED e a parte de saúde bucal nós vamos fazer uma reforma forte. O prédio precisa passar por uma ampla reforma e lá vai ser utilizado também para saúde, para exames, para atendimento da população de outra forma com outra qualidade, mas, não a parte de pronto-atendimento 24 horas que ficou na UPACentral e na UPA-Vila Xavier, 24 horas do Selmi-Dei e no Vale do Sol.

6- Lousa a custo de carro zerinho

Veja a entrevista do prefeito MARCELO BARBIERI no site do J.A. (vídeo do advogado João Milani Veiga)


Prefeito Junior “preocupado” JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Antonio Carlos Abuabud Junior (PSDB), único Prefeito reeleito em Santa Lúcia cumpre seu mandato ate 31 de dezembro de 2012. Traz esclarecimentos sobre matéria veiculada, dia 14 de outubro, no Jornal Tribuna Impressa, em entrevista com o candidato eleito para a gestão 2013 a 2016 em Santa Lúcia.

Prefeitura Municipal de Santa Lúcia DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

DESPACHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE SANTA LÚCIA OUTUBRO /2012

CANCELAMENTO DE CADASTRO CEVS:

DEFERIDA:17/10/2012

RAZÃO SOCIAL/NOME: TELMA REGINA ALBINO TORTURA END: RUA SÉRGIO MARGIONTE - 115 Nº CEVS: 354690020-561-000054-2-8 PROCESSO: 46900/0145/2011 RESPONSÁVEL LEGAL: TELMA REGINA ALBINO TORTURA ATIVIDADE: AMBULANTE RAZÃO SOCIAL/NOME: PAULO SALVAGER DOS SANTOS END: PRAÇA PADRE PATELLA S/N Nº CEVS: 354690020-561-000037-0-0 PROCESSO 46900/ 0103/2009 RESPONSÁVEL LEGAL: PAULO SALVAGER DOS SANTOS ATIVIDADE: AMBULANTE LICENÇA INICIAL DE FUNCIONAMENTO

RAZÃO SOCIAL/NOME: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUCIADISPENSARIO DE MEDICAMENTOS END: RUA CORONEL LUIZ PINTO,155 CENTRO Nº CEVS: 354690020-861-000001-1-6 PROCESSO: 46900/0167/2012 - VALIDADE 18/10/2013 RESPONSÁVEL LEGAL: VERA LUCIA BERGAMIN CASTERETE RESPONSAVEL TECNICA: LUCIANE CRISTINA JOAQUIM ATIVIDADE: DISPENSARIO DE MEDICAMENTOS MARCIA H. S. RAPATÃO DIRET. ADM . VISA

Cumpre esclarecer que Santa Lúcia, hoje, já se encontra na rota do desenvolvimento e progresso, pois, existem empresas interessadas em instalarse na cidade. São duas grandes Empresas cujo nomes, por clausulas contratuais, tem que ser preservados. Elas darão inicio ao Distrito Industrial alavancando a economia da cidade e região. O documento está na posse do Executivo Municipal, da mesma forma, desde janeiro de 2012, negociação para aquisição de área para construção de casas populares. Esse documento divulgado em meios de comunicação. Nesta administração, no setor de Educação, foi implantado material didático, merenda escolar de qualidade, vários veículos para o transporte escolar, garantindo segurança e qualidade no ensino da rede municipal. Da mesma forma no setor de saúde onde ampliamos, modernizamos e equipamos o Pronto Socorro Municipal; estamos refor-

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

mando e equipando o Centro de Saúde, no centro da cidade; com ambulâncias novas, médicos 24 horas, funcionários capacitados, remédios, programas para diabéticos, hipertensos e muito mais. No setor de meio ambiente, construímos a Estação de Tratamento de Esgoto que garante 100% de esgoto tratado, possibilitando, hoje sim, a instalação de empresas e construção de novos loteamentos populares. Por outro lado, também entregaremos projeto executivo para retirada da Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Nova Santa Lúcia, construída na gestão do prefeito eleito, que hoje causa muitos transtornos aos moradores daquele bairro. Ainda estaremos entregando este ano a Central de Triagem de Material Reciclado, com caminhão, esteira, prensa e demais equipamentos para separação do reciclado em nossa cidade. Nesta administração também construímos a Aterro Sanitário Municipal, há quase dois anos em funcionamento, localizado ao lado da E.T.E. que garante uma economia ao município na ordem de R$ 10.000,00 ao mês, pois, há

quase dois anos não necessitamos mais transportar o lixo domestico para Guatapará. Entregaremos também nossa cidade com 100% de asfalto, reforma da praça central, todos os bairros receberam investimento em infraestrutura. Para finalizar, entregamos em todas as casas de nossa cidade uma revista prestando conta de todo nosso trabalho, com fotos ilustrando as realizações. Podemos, assim, comprovar tudo que fizemos por Santa Lúcia, com investimentos chegando a R$ 10 milhões. Marca nunca vista antes na história de nossa cidade.

Finalizando

Agradeço a oportunidade de destacar algumas realizações de nossa administração e mostrar nosso espanto e tristeza ao saber que a pessoa que irá governar nossa cidade está desatualizada, desinformada. Eu nem acredito em má fé, mas, fica a preocupação ao ler que o vitorioso das urnas irá fazer obras que, hoje, estão em fase de inauguração ou já concluídas. Um forte abraço a todos”.

Festa em Santa Lúcia A

s crianças de Santa Lúcia, dia 12, se divertiram com o 1ª Passeio Ciclístico Criança Feliz organizado pela Bicicletaria Nanico Bike com apoio da Prefeitura Municipal. Teve sorteio de brindes doados pela Radio Mo-

rada, Assistec Informática, Perfumaria da Toco, Academia Movimento, Opções Variedades, Mil Coisas Artesanato, Loja da Zá e Leletrica Hidráulica. Após o passeio, com muita alegria, as crianças tiveram recreação na Praça

Matriz organizada pela Empresa Alyne Eventos e supervisão da Prefeitura: brincadeiras, pula-pula, tobogã, 2 camas elásticas, escorrega, pipoca e algodão-doce. Cerca de 1500 crianças participaram desse acontecimento festivo.

05

Contratação

Já é possível notar em fachadas anúncio de vagas de emprego. De acordo com o presidente do Sincomércio, Antonio Deliza Neto, algumas empresas iniciaram contratações como forma de treinamento e observar a aptidão da mão de obra temporária.

Comemoração

Dia Mundial da Alimentação (16), o Restaurante Popular de Araraquara em parceria com o Centro Paula Souza realizou workshop de culinária espanhola para alunos do centro e servidores do restaurante.

Devolução

A Câmara Municipal prevê devolver aos cofres públicos aproximadamente R$ 1 milhão, após fechar o orçamento de 2012. A estimativa é do presidente Aluisio Braz, conhecido Boi.

Plenário

Os vereadores utilizarão o Centro de Convenções para as sessões ordinárias, anuncia o presidente Boi. Se não houvesse tantos assessores parlamentares nem haveria necessidade de sair do Palacete “Vereador Carlos Manço”.

CRAS

Com 210 mil habitantes, censo do IBGE, Araraquara possui oito unidades do centro de referencia da assistência social (Cras). A mesma quantidade sugerida para uma metrópole – cidade com mais de 900 mil pessoas. Ribeirão Preto, com 640 mil habitantes, possui cinco unidades.

Verba

O Ministério da Saúde libera R$ 68 mil para próteses em Araraquara. A medida reforça as ações da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e do Plano Viver sem Limite.


06

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE SETEMBRO DE 2012

Médicos com drágea salarial

Alckmin anuncia novo plano de carreira que remunera até R$ 14,7 mil na rede

O

governador anunciou nesta semana que o salário pago aos médicos que trabalham nos hospitais e serviços de saúde de administração direta do Governo do Estado de São Paulo poderá chegar a R$ 14,7 mil. É o que prevê proposta do novo plano de carreira da categoria que será submetida à Assembleia Legislativa de São Paulo. Hoje, o salário médio de um profissional médico da rede estadual é de R$ 3,7 mil. (Do editor do J.A.: um salário anêmico que agora sai da UTI). Geraldo Alckmin ressalta a importância da iniciativa. "Eu diria que é um grande avanço. Acho que é uma atividade de vanguarda no Brasil para valorizar a saúde pública e beneficiar a população que mais necessita. Precisamos de médicos, de bons médicos para atender SUS". Pelo novo plano, as faixas salariais irão variar não somente pelo número de horas semanais trabalhadas, mas também conforme a capacitação dos profissionais para o desempenho das atividades. Será criada a categoria de 40 horas semanais de trabalho, com objetivo principal de fixar os médicos nas unidades de saúde. Haverá três classes: Médico

I, Médico II e Médico III. O valor da remuneração de até R$ 14,7 mil será para o profissional de classe III com carga horária semanal de 40 horas e que receba o teto do Prêmio de Produtividade Médica, além de outras gratificações. Esse prêmio será pago conforme avaliação da produtividade, resolutividade, assiduidade, qualidade dos serviços prestados, responsabilidade e eficiência na execução das atividades profissionais. O valor do prêmio será computado para o cálculo de férias e décimo-terceiro salário. Os médicos enquadrados na classe III receberão, com teto de produtividade, até R$ 7,5 mil por jornada de 24 horas semanais, R$ 6,3 mil por 20 horas semanais e R$ 3,8 mil por jornada reduzida de 12 horas semanais. Da mesma forma, os médicos enquadrados na classe II irão receber, pelo teto da produtividade, até R$ 14,3 mil por jornada de 40 horas semanais, R$ 7,3 mil para 24 horas semanais, R$ 6,1 mil para 20 horas e R$ 3,7 mil por jornada reduzida de 12 horas semanais. Já os médicos enquadrados na classe I irão receber até R$ 13,9 mil por jornada de 40 horas semanais, R$ 7,2 mil para

Para o governador Geraldo Alckmin, os profissionais ainda poderão incrementar rendimento mensal com atividade docente. 24 horas, R$ 6 mil e R$ 3,6 mil para jornada reduzida de 12 horas semanais. Os médicos com cargos de chefia, como diretores, supervisores e encarregados, receberão remuneração diferenciada. Além da remuneração prevista no novo plano de carreira, os médicos da rede estadual poderão receber rendimento extra mediante atividade docente. Conforme forem permanecendo no serviço público, os médicos irão receber acréscimos em suas remunerações, chegando a R$ 18,5 mil mensais. (www.saopaulo.sp.gov.br)

Doença silenciosa, que atinge 1 em cada 33 pessoas no planeta, é alvo da campanha do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

P

Dicas para evitar Hepatite C

A incidência de hepatite C pode ser reduzida pelo rastreamento adequado de doa-

Geraldo Polezze - jornalista -

Envelhecer dignamente M

à Hepatite C Vale registrar que o CROSP oferecerá exame gratuito a todos os cirurgiões dentistas do estado nesta campanha que começa agora e se estenderá às demais regiões de São Paulo já nos primeiros meses de 2013. “A detecção precoce amplia as chances de cura”, informa Emil Razuk, presidente do Conselho. “É um exame rápido, com resposta em menos de dez minutos. É imprescindível que todos façam; lembro que também estaremos realizando o teste para os familiares dos nossos colegas gratuitamente, assim como para auxiliares e TSP’s”.

Bastidor es

Conselho Federal de Medicina proíbe uso das terapias antienvelhecimento

Guerra

rofissionais de saúde, como os cirurgiões-dentistas, expostos ao risco ocupacional formam um dos grupos de alto risco da Hepatite C. Preocupado com essa questão, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo promove de 22 a 27 deste mês campanha gratuita para detecção do Vírus da Hepatite C em vários pontos de São Paulo. O exame também poderá ser realizado sem custos por seu cônjuge, auxiliares e TDP’s. A Hepatite é propagada pelo vírus VHC, transmitido quando o sangue contaminado entra na corrente sanguínea. Entre 70% a 85% das infecções pelo vírus da Hepatite C se transformam em casos crônicos, podendo até evoluir para doenças importantes, como cirrose e câncer de fígado.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

dores de sangue nas últimas décadas. Hoje, apenas 5% dos novos casos são adquiridos dessa forma. A melhor forma de prevenção reside no combate ao uso de drogas endovenosas. Ainda não há perspectiva de uma vacina eficiente. Porém, há alguns cuidados básicos de prevenção: - Não compartilhar escovas de dentes, equipamentos dentários e lâminas de barbear - Ter seu próprio kit de manicure e evitar compartilhar alicates de unha - Cobrir qualquer sangramento - Evitar o uso de drogas e o compartilhamento de seringas, agulhas, algodão... - Descartar seringas e agulhas de forma segura

édicos brasileiros que prescreverem terapias com o objetivo específico de conter o envelhecimento, práticas conhecidas como antiaging, estarão sujeitos às penalidades previstas em processos éticoprofissionais. No caso de condenação, após denúncia formal, eles poderão receber de uma advertência até a cassação do registro que lhes autoriza o exercício da Medicina. A Resolução 1999/2012, aprovada pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), determina a proibição da adoção destas práticas pelos médicos. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (19), se baseia em extensa revisão de estudos científicos que concluiu pela inexistência de evidências científicas que justifiquem e validem a prescrição destas práticas. A nova regra reforça limitação imposta pelo Código de Ética Médica, em vigor desde 2010, que também desautoriza o emprego de téc-

1

Penalidades

Em agosto passado, o CFM divulgou parecer produzido pela Câmara Técnica de Geriatria que propunha um parâmetro normativo sobre a questão. Apenas de seu caráter orientador, o documento não tinha função normatizadora. Com a nova Resolução, o médico fica o impedido de praticar a terapia, sob pena de ter seu registro profissional cassado. Segundo dados da corregedoria do CFM, nos últimos

Esta senhora até final de seus dias acreditou na vida, no amor. Foi presidente da Terceira Idade e deixou exemplos dignificantes. Cumpriu sua missão. quatro anos, a entidade já cassou o registro profissional de cinco médicos que praticavam os procedimentos sem comprovação científica. Outras dez punições (como suspensão e censura pública) também foram dadas a outros médicos. Os Conselhos Regionais de Medicina também apuram outros casos. (imprensa@portalmedico.org.br)

Os 10 tópicos

PARABÉNS ao prefeito Marcelo Barbieri pela vitória nas urnas e espírito objetivando esclarecer dúvidas. O jornalista é sempre, ou deveria sê-lo, ponte entre o eleitorado e o agente político investido na função disputada.

2

PENSAMOS em mostrar oportunamente como funcionários da municipalidade podem perseguir pessoas que, enquanto contribuintes, deveriam merecer respeito. Diferença individual deve ser respeitada, sem se apoiar em instrumentos públicos, pois, no caso se configura abuso de poder.

3 PODER DE POLÍCIA quando exercido de maneira afoita, descomunal e pessoal beija a excrescência da relação social. Servidor que persegue, em nome de um poder que é alimentado pelos contribuintes, não merece ser tachado de cidadão. Um tolo com lápis na mão com a faculdade de multar.

4

nicas sem comprovação cientifica. A Resolução também dialoga com os conteúdos das Resoluções 1938/2010, que alerta para a ineficácia das práticas ortomoleculares com o intuito de combater processos como o antienvelhecimento, e mesmo a 1974/2011, que trata de publicidade médica. Esta regra proíbe os médicos de anunciarem e prometerem resultados aos pacientes e também de anunciarem o uso de métodos sem comprovação cientifica.

PARTIDO DA REGIÃO vai sofrer remodelação considerando os últimos acontecimentos. Por exemplo, a inserção de Dimas Ramalho no Tribunal de Contas do Estado. O essencial é perseverar na proposta de não se dividir o eleitorado. Sa-

bemos que muitos candidatos pulverizam a candidatura com potencial de vitória.

5

TREVAS da representação, citada na arte publicada à página 12, significa que por muitos anos a região de Araraquara ficou sem representante na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. O resultado não foi favorável às reivindicações de nossa gente. Não vale a pena ver de novo...

6

DOUTOR RAUL é advogado do povo e, como tal, defende interesse difuso, o direito de uma população. O promotor não é inimigo de ninguém, apenas acredita que onde há fumaça pode existir fogo. É sua função primordial afastandose da ótica linear e simplista de que gosta ou desgosta de alguém. Faz bem à cidadania testemunhar servidor público que se esforça para cumprir sua missão.

7

PREFEITO GESSADO, ainda mais em época eleitoral. Não pode nem abrir programa para estimular pagamento de imposto que convenhamos acaba gerando prejuízo à coletividade que conhece cofres raspados em final do exercício. Por causa de alguns “gersianos” todos pagam o pato. E a máxima: todos são inocentes até que se prove o contrário?

8

PORSANI, vereador de várias legislaturas e gente nossa, com história respeitada e exemplar, ficou emocionado ao ser objeto de homenagem como titular da Secretaria da Promoção Social. Talvez por isso a votação tenha sido insuficiente. Cabeça erguida do Zé da Farmácia, ele pode.

9

TINTA AZUL foi bastante falada na recente campanha eleitoral. Há anos, a protagonista foi a TINTA AMARELA que, em grande quantidade, foi liberada para Araraquara. O que fazer com a sobra? Embelezar equipamentos de trânsito é uma das opções. No centro e periferia obviamente. Mas, aqui pra nós, tema mais sem importância, não é mesmo?

10

ADVOGADOS têm eleição no final de novembro. De novo... tempo passa celeremente e eventuais realizações ficam para a história analisar se merecem registro. Sandra Galhardo Esteves foi presidente da OAB e, ato contínuo, escolhida Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foi exemplar e agora surge sua irmã, a não menos notável advogada Adriana Galhardo Antonietto na chapa do Veiga. Eles estão na TVARA (canal 31), neste sábado (20), a partir do meio dia, também na Net (canal 15) e site do J.A. Aos que chegaram até aqui, OBRIGADO e bom final de semana.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Na rua

De acordo com a Prefeitura, Araraquara tem 158 moradores de rua. “Destes, 69 têm família em Araraquara”, revela a secretária da pasta. Grande parte dos usuários da Casa Transitória e do Centro Pop já conseguiu um emprego.

Os animais

protocolo de atendimento

A

vereadora Juliana Damus recebeu na reunião do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (Comdedia), o texto do Protocolo de Atendimento do Centro de Proteção a Animais Domésticos em Araraquara. Na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, os integrantes do Comdedia fizeram uma análise e discussão do conteúdo. A medida é um procedimento a ser adotado pelo setor, aprovada pelos conselheiros passa a ser aplicada imediatamente. “A implantação deste protocolo significa um grande avanço na política pública de cuidados e proteção aos animais domésticos”, ressalta Juliana. A medida aborda de forma ampla os procedimentos de acolhimento, identificação, avaliação das condições de saúde, denúncia, tratamento e adoção dos animais. “A cidade deixa de usar medidas paliativas e passa a ter uma política pública com critérios uniformes e bem definidos, desde o resgate dos animais até ao encaminhamento para adoção”, afirmou José R. Santos Filho, Secretário do Meio Ambiente.

Pobreza

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Araraquara possui 10.415 famílias consideradas de baixa-renda (vivem com até meio salário mínimo por pessoa).

Queda

O nível de emprego industrial medido pelo CIESP, diretoria regional de Araraquara que engloba 17 municípios, apresentou resultado negativo no mês de setembro. Perda aproximada de 500 postos de trabalho. Ainda assim, no ano há o acumulado de 3,9 mil postos.

2006. Naquela ocasião, 58 carroceiros participaram do programa de identificação das pessoas que prestam serviços com veículos de tração animal com colação de chips nos animais; vistoria, emplacamento e sinalização refletiva das carroças, cadastramento dos animais, além de apresentação de informações sobre procedimentos de trânsito, transporte de carga, lixo e entulho, de acordo com o Código de Posturas, e a verificação das condições higiênico-sanitárias do local onde são guardados os animais. Além de o programa não ter alcançado todas as pessoas, não foi mais aplicado deixando

de controlar a atuação desses prestadores de serviço. “O programa é uma proteção para as pessoas que atuam no setor e seus animais, garantindo que possam continuar trabalhando, mesmo numa sociedade que passa por diversas transformações. É uma proteção social para este grupo de pessoas, proteção ao meio ambiente e segurança no transito para a população em geral e os próprios carroceiros”, destacou Juliana. O assunto será retomado na próxima reunião quando serão elencadas as ações para aplicação desta lei. (Chico de Assisassessoria da CM)

07

Profissional ODONTOLOGIA INTEGRADA

Prevenção, Odontopediatria, Cirurgia Endodontia, Implantes, Prótese sobre Implantes

Drª Rosana Maria F. de Andrade Crosp 34622

Drª Sandra Fernandes de Andrade Crosp 43615

Rua Barão do Rio Branco - 1049 - 3332-0021

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

DR. CARLOS

FERNANDO CAMARGO

CIVIL - TRABALHISTA -

CRM: 35.058

DIREITO IMOBILIÁRIO

AV. BANDEIRANTES,

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

831

FONE: 3336-9381

Advogado

Benedito Teixeira Ferreira OAB 146023

Fone: (16) 3332-7115 - 8125-0636

Av. Espanha, 761 - Sala 11 - Centro - Araraquara e-mail: bferreira@oabsp.org.br

Dr. Roberto

Dela Coleta

Carroceiros

Na reunião, Juliana Damus apresentou proposta para a retomada do programa de política pública para o serviço de carroceiros de Araraquara. A lei que regula a atuação dos serviços com tração animal é de autoria da Juliana aplicada a partir de

Crosp - 12.234

Ortodontista

(16) 3336-6663 e 3336-8626

Avenida Cristovão Colombo, 614

(entre ruas 2 e 3) Araraquara - SP

Oração ao Poderoso Santo Expedito

Cartório

Roubo

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

Registre o seu imóvel.

É questão de segurança.

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia. Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: “fazer o pedido”. Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. (C.T.R.)

Lazer e natureza no Náutico

Entre janeiro e outubro, deste ano, Araraquara registrou 70 roubos a residências.

A

(Campanha do J.A.)

Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

Programação contempla atividades integradas ao paisagismo do clube

maior parte das atividades e eventos promovidos pelo Clube Náutico acontece em meio à natureza. As caminhadas, passeios e brincadeiras do programa de recreação, por exemplo, proporcionam o contato direto do associado nauticano com os jardins e as áreas preservadas pelo clube. O esporte também apresenta seus eventos integrados ao paisagismo do clube.

A propósito, vem aí a mais uma edição da Copa Náutico de mountain bike. A prova está prevista para acontecer no próximo dia 28. Participarão competidores da região nas categorias junior; sub 25 – 30 – 35 – 40 – 45 – 50; over 50; estreante e feminino. A competição terá um total de seis voltas no circuito de nove quilômetros em meio a muito verde. Os associados nauticanos po-

dem se inscrever até o dia 26 na secretaria do clube.

Fim de semana

O criativo programa de recreação e lazer apresenta novidades a cada etapa.Confira o que acontece neste domingo.

Atividades

Estão previstos ateliê de arte

‘Pintura em cerâmica’, às 10h, e ‘Jogos de mesa’, às 10h30 e 15h30, ambos no salão do restaurante. A prova do dia ‘Quanto pesa?’ também promete divertir a partir das 10h.

Cultural game

O animado jogo de perguntas e respostas promete divertir toda a família a partir das 14h15 no salão do restaurante.

Hidroginástica

A diversão no conjunto de piscinas ficará por conta da ‘Hidro Kids’ a partir das 11h.

Pilates e Yoga

Tendo a nova estação como tema, as aulas de Pilates ‘Força da primavera’ e Yoga ‘Equilíbrio da primavera’ têm início previsto, respectivamente, às 9h e 10h, no salão do restaurante.

Associados participam de aula de dança na região dos lagos

Espaço brincar

As crianças vão se divertir com as atividades coordenadas pelos

monitores do clube, como ‘Desenho assoprado’ e a brincadeira ‘Rei da macarronada’, a partir das 10h30, entre outras novidades.

s Shows nos bare

Vale a pena conferir as atrações da agenda do terceiro domingo do mês. Bar da praia, 12h

Chicos. O repertório bem cuidado do grupo reúne composições inesquecíveis da bossa nova e MPB.

17h, André Brinquedos x Cochar Som. Campo 2 - 16h, Balaska/Fone Serv x Sem Limites Fashion Wear; 17h, Hidrosol x Areia Munhoz. Campo 3 - 16h, Extintores Aratestes x Imobiliária Santa Maria; 17h, Solssia Seguros x Milanos Grill. Campo 5 - 16h, Casa Inovare x Recar Veículos.

Campeonatos

Branco e Bruno. Show dançante com os sucessos da música sertaneja.

O show de futebol do Náutico terá sequência neste domingo com partidas dos campeonatos pré-mirim, mirim, infantil, feminino, livre, veterano, master e super master. A tabela e as equipes podem ser conferidas no site www.clubenauticoararaquara.com.br

Junto e Misturado terá rodada hoje A quarta rodada da primeira fase do inovador campeonato de futebol Junto e Misturado prevê a disputa de sete partidas. Confira os jogos deste sábado: Campo 1 - 16h, Pupin Plast x Imobiliária São Paulo/WR Spa;

Hoje - 13h, futebol (‘Vem jogar comigo’) e bocha (‘Caldeirão’ de duplas); 14h, tênis (‘lousa competitiva’ de simples/duplas). Amanhã - 9h, tênis e bocha; 13h, truco; 14h; basquete (‘Lousa competitiva’) e vôlei de praia (‘Caldeirão’ com participação de equipes mistas com quatro integrantes cada).

Bar da mata, 15h

Esporte

Torneios


08

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

O Colégio Progresso faz homenagem

às crianças num dia de muita reflexão

E

Saber, visão e valores humanos: cidadania plena!

Progresso é a base do futuro

nquanto alguns discutem como ensinar a criança, partindo-se da ideia de que sua cabeça está ávida por conhecimentos, a diretora Leliana Serafim defende que a aprendizagem deve ser oferecida de forma lúdica: aproveitar as brincadeiras, os joguinhos, o divertimento, estímulos de extrema aceitação para transmitir saberes e valores que, bem sedimentados, serão fixados por toda a vida. Na recente “Festa das Nações”, sucesso interativo de famílias e alunos, as crianças pequenas e grandes participaram com alegria contagiante. A turminha da Educação Infantil e turmas do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio deram um mergulho na arte e cultura de Portugal, Inglaterra, França, Espanha, Estados Unidos e obviamente o nosso Brasil. Foram dois dias de culinária deliciosa e um show nota 10 a cargo de nossos alunos-artistas. “Vale sublinhar a participação efetiva de todos os alunos que agregaram experiência e energia ao evento”, afirma o coordenador Fábio Donisete Pezzuto de Andrade. De certa maneira, corroborando com a afirmação inicial deste textohomenagem, a coordenadora Sandra Regina Feres salienta que essa festa, fincada em nações diversificadas, tem tudo a ver com a criança que “é um ser feito para brincar, pois, é por meio da brincadeira que ela se apropria da sua realidade, expressando sentimentos, medos, desejos e fantasias e o Progresso tem espaços que permitem esse desenvolvimento”. Por tudo isso, em mais um “Dia da Criança” contemplamos o futuro através desses seres extraordinários que merecem o nosso máximo: no trabalho com amor.


ANIVERSARIANTES

Bom Dia!

Ao pessoal que batalha para o bom funcionamento do Orfanato Renascer com a presidência do Ricardo Caparelli e apoio de diretores, dentre os quais, Gilmar Margonar.

Rita Mucio

Uniara é SUCESSO

U

niara participou da 9ª Feira do Vestibular – VestFair, em São José do Rio Preto. Com grande interesse, as palestras dos professores da instituição foram um sucesso. Os docentes Nádia Pizzolito (Eventos), Eduarda Escila Ferreira Lopes (Publicidade e Propaganda e Turismo), Elivanete Zuppolini Barbi (Jornalismo), Andreia de Haro Moreno (Farmácia), Vivian Huss (Design de Moda), Juliana Silva Oliveira (Biomedicina), Creusa Meirelles (Enfermagem), Beatriz Ramalho (Terapia Ocupacional), Marcelo Wilson Anhesine (Engenharia Bioenergética) e Adilson José Rocha Mello (Engenharia Agronômica) explicaram as funções de cada profissão, além de falar sobre

setores de trabalho. A “Liga de Humanização Medicina Uniara: Cura-Dores” participou do evento como atração artística, atuando como “clowns” colocando em prática tudo o que aprenderam no atendimento e tratamento de pacientes, ministrado pelo coordenador do Grupo Aberto de Teatro da instituição, Alcindo Sabino. No estande da instituição, o representante do setor de eventos do Centro Universitário, David Ferreira, falou para os alunos sobre a estrutura da Uniara, seus cursos e tirou dúvidas sobre o processo seletivo que será realizado neste sábado (20), para os cursos tradicionais, e 27 de outubro, para Medicina com 400 inscrições.

Polezze-entrevista Veiga

Adriana

Neste sábado (20), a partir das 12h, chapa da OAB

Adriana

e esclarecimentos do prefeito Marcelo Barbieri sobre

Tiago

Marcelo

6 (seis) pontos relacionados na reportagem do J.A.

TVARA (canal 31); NET (canal 15) e SITE do J.A. (www.jornaldeararaquara.com.br)

CHICOS no NÁUTICO Bar da praia neste domingo 21 de outubro de 2012, a partir das 12 horas

Corpo de Bombeiros

Conciliações firmadas perante o MPT tiveram a destinação de R$ 160 mil em verba indenizatória à instituição, que agora conta com novos equipamentos de informática, além de carros, motos e outros utensílios.

O

Ministério Público do Trabalho estabeleceu a destinação de verbas indenizatórias previstas em dois acordos firmados com empresas ao Corpo de Bombeiros de Araraquara. A corporação já recebeu R$ 60 mil em equipamentos doados pela Usina Santa Fé S/A, e outros R$ 100 mil em bens ad-

quiridos pela rede supermercadista Patrezão. No primeiro acordo, firmado por celebração de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Santa Fé, em novembro de 2011, está prevista a aferição das temperaturas nas frentes de corte de cana manuais, assim como a concessão de medi-

das de segurança, como pausas ou intervalos aos trabalhadores, para prevenir acidentes ou doenças ocupacionais decorrentes da exposição ao calor extremo.

Patrezão

O acordo firmado com o Patrezão, vias judiciais, decorre de uma ação civil pú-

blica movida pelo MPT na qual era pleiteada a regularização do pagamento de auxílio-refeição. Dele resultou a doação de um montante de R$ 100 mil também ao Corpo de Bombeiros de Araraquara. Foram entregues à corporação bens como carros, motos e equipamentos de mergulho.

20- Eduardo Octaviano Diniz Junqueira, Maria Regina R. Francisco Chediek, Marcelo de Almeida Benatti, Luciana Izuldina Tolino Bozelli, Agostinho Toscano, Luis Alberto e Silva, Fernando Cláudio Bazzoli, Ruben Videla, Antônio Victuri Júnior, Marcelo Fernandes Pires e Nadir Brancalion Alves Ferreira 21- Antonio Sérgio Hubinger, Débora Caramuru, Luiz Carlos Paravani, Maria do Carmo Garcia, Abdala Jorge Lauand Neto, Geraldo Antônio Barbieri e Paula Vitória Turato Suzano

22- Anapaula de Oliveira Bueno dos Santos, Abel Trizolio Júnior, Jorge Luis da Silva, Rui Segnini, Claudionor Pereira Araújo, Salma Cruz, Mercia Camargo S. Moura, Zubeide Garcia Cattani, Marinho Luis de Oliveira, Carlos Eduardo Nunes, Fábio Martinez Alonso Machado e Denise Martinez Alonso Machado

23- Ana Aparecida Cezar Pisani, Moacir Adão Crepaldi, Werner Sundfeld, Carla Cecília Corbi Missorini, Luis Monteiro, Emilio Carlos Montoro, Valter Rodrigues, Rosa Nóbrega, Caio Luiz Chaves de Miranda, Guiuliano Costa Morvillo, Marcos Santana, Roberto Clarete Pessota e Celso do Carmo Vieira Coelho 24- Elcio Bernardi, Justiniano Coutinho Pereira, Jandira Clarisse Sylvestre, José Luiz Pinto, Giovana Bedran, José Borsato, Paulo de Tarso Passeto, Renato Accetosi e Osvaldo Raymundo 25- Eduardo Haddad, Luzon Jane Colino, José Geraldo Penitente, Carlos Eduardo de Oliveira Porto, Márcia Satico Iamada, Flávio Regina Rapatoni, Wellington José Pinto de Souza e Silva, Alda Catalão, Marcos Campos Machado e Odair Cardia

26- Caio Girardi Calderazzo, Luiz Fernando Romando Modolo, Geraldo Neves, Leopoldo Andrião, Ivanildo Nunes da Silva, José Luís Passos, Marly Teresa Gonçalves Basso, Francisco Maiello Neto, Aroldo Lins Machado e Sandro Donizeti Franciozi 27- Alberto Ozório Medrado Aguiar, João Bortolotti, Maria de Lourdes Cabau, Ivo Cardilli, Sidney Gouveia, Célia Abi, Reginaldo Pires Gonçalves André, Luis Antônio Barroso e Marizete Quiles 28- Wagner José Rizzo, Francismara J. S. Cruz Tfaile, Isabel Cristina Dias da Costa, Luis Alberto Cosenza, Wagner José Rizzo, Maurício Tadeu Frajacomo e Alexandre Ferrenha


10

AFE quer

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

Wilson

N

Silveira Luiz

este domingo (21), às 10 horas a Ferroviária realiza a primeira partida da terceira fase da Copa Paulista (série mata-mata) enfrentando o Grêmio de Osasco naquela cidade da Grande São Paulo. Por ter sido campeã de seu Grupo, a AFE joga por dois resultados iguais para chegar às semifinais.

AFE na Taça São Paulo

A Ferroviária foi convidada a tomar parte da Copa São Paulo de futebol Júnior. A Federação formou mais um grupo que terá como sede Novo Horizonte. Novo Horizontino, Figueirense, Desportiva Ferroviária do Espirito Santo e a nossa Ferroviária de Esportes fazem parte desse Grupo. Serão 100 clubes nesta competição que é a maior "vitrine" para empresários.

Araraquara não

Inteligentemente Araraquara abriu mão de realizar essa Copa. Seriam gastos 120 mil reais que, com hotéis, refeições e transporte, chegaria a R$ 300 mil. Araraquara pretende se preparar para sediar os Jogos Abertos do Interior, em 2014. No Estádio Municipal do Botâ-

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Te s t e o s e u

Po r t u g u ê s n º 2 4 3

"matar"a primeira

nico há urgência para a construção de gramado adequado. O Botânico, como é chamado, foi concebido sem drenagem adequada para o gramado. Ali será gasta uma baita verba. A reforma estrutural do Gigantão também vai exigir muito dinheiro. E há ainda a necessidade de construção de pista sintética para o atletismo. O Parque Pinheirinho, projetado para ajudar a AFE nos treinamentos e o futebol amador, precisa de novos investimentos. A Copa São Paulo seria um desperdício. A simples participação da AFE no Torneio em Novo Horizonte será suficiente para continuar a preparação de novos valores para a equipe principal.

Confederações

Com o atraso nas obras de vários estádios para a Copa das Confederações, em 2013, Araraquara passa a ser considerada "PLANO B" para a FIFA. É só aguardar.

Torneio do Melusa

Na próxima semana, o Melusa Clube promove um torneio de duplas masculinas de bocha para comemorar o seu aniversário. E na semana seguinte fará um torneio individual feminino.

A Seleção de bocha da Fundesport esteve em Bauru num amistoso contra a Seleção da “Cidade sem limites”. Placar final: Bauru 6 x Fundesport 6. As duplas: com a inserção extra de Santo Zampieri, ex-jogador de Araraquara e agora radicado em Bauru, os resultados foram os seguintes:

Vitórias da Fundesport: Neno e Bolão - 18 a 04; Amaral e Flaviano - 18 a 8; Doca e Santo Zampieri - 18 a 6; Amaral e Almir - 18 a 16; Thiago e Adalberto 18 a 4; Reginaldo e Thiago - 18 a 04.

As derrotas: Adalberto e Doca - 16 a 18; Tannure e Almir - 14 a 18; Adalberto e Paulinho Lourencetti 16 a 18, Neno e Bolão - 16 a 18; Amaral e Santo Zampieri - 10 a 18; Paulinho Lourencetti e Gasparone - 16 a 18.

Valeu!

Segundo o técnico Adalberto Cavalheiro, esse amistoso valeu muito, não só pela união dos integrantes da nossa Seleção, mas, também pelo conhecimento das canchas do Clube Luso onde serão disputados os Jogos Abertos do Interior.

Olimpíada: Desfile de emoção

Araraquara sediou, nesta semana, a Olimpíada Estadual Escolar Infantil de Esportes. Desde o Congresso Técnico, a abertura solene e depois as competições, foi só emoção. Meninos e meninas de 15 e 16 anos mostraram através da disputa esportiva que o Mundo tem salvação, sim. Num trabalho do fotógrafo da Secretaria Estadual, Antonio Duarte (Jabiraca), alguns lances dessa promoção que vai deixar saudade.

Excelente

A Olimpíada não estava na agenda de Araraquara, até há bem pouco tempo. Atendendo solicitação do Governo Estadual, a Prefeitura de Araraquara aceitou a incumbência, apesar das dificuldades de momento, principalmente com o Gigantão

em reformas, além das obras necessárias no Ginásio da Pista e a quase acabada construção de uma quadra coberta ao lado do "Ferrão". Enfrentando as naturais dificuldades, o pessoal da Fundesport e da Secretaria de Esportes e Lazer de Araraquara peitou a tarefa. E deu no que deu. Trabalho diuturno para solucionar pendências e a Olimpíada foi realizada. Com sucesso absoluto. Citar nomes pode "melindrar". Mas, todos que de uma forma ou de outra se empenharam com garra para mostrar que Araraquara sabe realizar e receber bem. Parabéns!!! Alô Prefeito Marcelo Barbieri, pode pleitear a realização dos Jogos Abertos do Interior, em 2014, que a nossa gente está super bem preparada. (WSL)

Fotos: Antonio Duarte

Na Moldura

Bocha

Terezinha Bellote Chaman (*)

Com Cosac (2012), reflitamos: “O Prof. Dr. Pe. Mário José Filho continua vivo em nossos corações e, como muitos acreditam, protegendo o campus da UNESP de Franca”. Quando fé e razão se cruzam...

[...] a estrada é esta: não perder a paixão pela verdade última, nem o anseio de pesquisa, unidos à audácia de descobrir novos percursos. É a fé que incita a razão a sair de qualquer isolamento e a abraçar de bom grado qualquer risco por tudo o que é belo, bom e verdadeiro. Deste modo, a fé torna-se advogada convicta e convincente da razão. (Fides et Ratio) Perguntamos: torna-se possível ser pai e mãe de almas e de intelectos? A corrente agostiniana já intuíra a profunda inquietude do coração humano. Inquietude essa que só plenifica o “ser homem” na doação ao “outro”; na vivência em sociedade com os outros. Assim, não são as pessoas que nascem da sociedade, mas é a sociedade que nasce das pessoas. Precisamo-nos: ao nascer; no decorrer da vida buscamos “o outro”, seja formando uma família, seja consagrando-nos a uma vida celibatária; no final da estrada, na velhice, certamente os filhos serão portos seguros, até que mãos piedosas nos estendam no túmulo, num derradeiro ato que implicará, mais uma vez, a necessidade da convivência, da comunhão, da sociedade. Foresi (1977, p. 26) pontua-nos: É, portanto, intrínseca à concepção cristã do homem, uma filosofia da história, ou melhor, uma teologia da história, ainda antes da existência de qualquer historicismo idealista ou materialismo histórico. Isto dito, fica-nos clara a necessidade que o homem tem de encontrar-se na humanidade. Taparelli, filósofo e sociólogo, reiterando o referido, assim se manifesta: [...] a sociedade nasce “da unidade de fins, derivada da unidade de conhecimento, que produz união de vontades... Tirai um destes elementos e a sociedade desaparece”. (apud FORESI, 1977 p. 81).

Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP/Franca-SP. Teste o seu Português

1 - Hoje em dia, fumante ___________ é o que mais existe? a ( ) pasivo; b ( ) pacivo; c ( ) pascivo; d ( ) passivo.

2 – Dizem que o chá de __________ acalma os nervos. a ( ) alecrim; b ( ) arlecrim; c ( ) arlequim.

3 - Há pouco tempo, fiz um cruzeiro e fiquei hospedada em uma __________ especial. a ( ) cabini; b ( ) gabine; c ( ) cabina; d ( ) cabine.

4 - Aquele cidadão começou a ___________, depois de comer dois pratos de feijoada. Ufa!!! a ( ) soluçar; b ( ) solussar; c ( ) solusar. 5 - Tomou sorvete demais e ficou com as ________inflamadas. a ( ) amígdalas; b ( ) amiguidalas; c ( ) amídalas. 6 - Devemos estudar os peixes em seu ___________ natural. a ( ) habitat; b ( ) hábitat; c ( ) habitá; d ( ) habitate.

7 - Às vezes eu utilizo ________ em minhas receitas. a ( ) colorante alimentar; b ( ) colorante alimentício.

8 - Essa ________________ não quer me deixar em paz! a ( ) inchaqueca; b ( ) enchaqueca; c ( ) inxaqueca; d ( ) enxaqueca.

9 - No cafezinho, você coloca açúcar e mexe com a _________. a ( ) colherinha; b ( ) colherzinha. Como ficamos: colher (inha) ou (zinha)? 10 - Abri o forno e ouvi um ___, quando peguei a travessa. a ( ) estalo; b ( ) estralo.

musical que diz: quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé? Quem trabalha no esporte amador oficial do Estado de São Paulo e não conhece o "Jabiraca", tá por fora. Incompreendido, às vezes, o nosso considerado "el bigodon Jabiraca" é um dos mais competentes fotógrafos esportivos deste nosso país. Jabiraca, você é o nº 1 do pódio da competência.

(Apoio cultural: Paraty)

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO - Prazo de 30 dias. Processo nº0021060-35.2011.8.26.0037. O(A) Doutor(a) CARLOS EDUARDO ZANINI MACIEL, MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara Cível, do Foro de Araraquara, do Estado de São Paulo, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a(o) REGINALDO DE SOUZA LIMA, CPF: 115.156.288-25, que lhe foi proposta uma ação de NOTIFICAÇÃO por parte de AJAF INCORPORAÇÕES LTDA, alegando em síntese: o requerido adquiriu da requerente, um terreno no loteamento denominado Jardim dos Industriários, situado na Av. Antonio Carlos Nogueira, quadra B, lote 22, nesta cidade de Araraquara. Conforme demonstram os documentos juntados aos autos, o preço ajustado foi de R$ 7.200,00, sendo uma entrada de R$ 100,00, e o saldo em 71 (setenta e uma) parcelas mensais e consecutivas no importe de R$100,00. O requerido não cumpriu o pactuado, deixando de efetuar o pagamento das parcelas contratuais vencidas desde outubro de 2.003. Requer seja o requerido notificado para pagamento da quantia de R$ 20.165,38, referentes as parcelas em atraso, sob pena de constituir-se em mora e sujeitar-se as medidas judiciais cabíveis. E, constando dos autos que o requerido, encontra-se em lugar incerto e não sabido, é expedido o presente, com o prazo de trinta (30) dias, em virtude do qual, fica o requerido REGINALDO DE SOUZA LIMA, portador do CPF nº115.156.288-25, devidamente notificado, para que no prazo de trinta (30) dias purgue a mora, pagando suas prestações em débito, e também aquelas que venceram até a data do efetivo pagamento, acrescidas as custas desta notificação e encargos contratuais e legais, devidamente atualizados, sob pena de constituição em mora e sujeitar-se as medidas judiciais cabíveis. E para que este chegue ao conhecimento de todos e não se alegue ignorância, vai ele devidamente afixado e publicado na forma da Lei. Nada mais. Araraquara, 30 de maio de 2.012.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO da requerida MARLENE MAXIMINO GOMES, com prazo de trinta (30) dias. O Dr. SÉRGIO CESAR MEDINA, Juiz de Direito da 5ª Vara cível de Araraquara/SP. FAZ SABER a todos quantos do presente edital virem ou dele tomarem conhecimento, em especial MARLENE MAXIMINO GOMES, brasileira, do lar, RG: 18.143.309, CPF: 066.668.198-88, que por este Juízo e Cartório, se processam os termos de NOTIFICAÇÃO JUDICIAL (processo nº. 000331542.2011.8.26.0037 n/ordem 196/2011), promovida por COHAB BANDEIRANTE em face de SEBASTIÃO VANDERLEI GOMES E MARLENE MAXIMINO GOMES, no qual alega, em síntese, construiu e comprometeu-se a vender aos requeridos, o imóvel situado na Avenida Olimpio Bolzan nº. 790, Jardim Roberto Selmi Dei II, em Araraquara, mediante contrato particular de promessa de compra e venda, celebrado em 30/11/1992; no entanto os requeridos estão inadimplentes com 157 parcelas, correspondentes ao período de março de 1999 a março de 2012, somando seu débito, incluídos encargos contratuais e legais decorrente da mora, em abril de 2012, um total de R$ 32.002,71; a cláusula 27ª, letra a do referido contrato prevê a rescisão contratual, quando ocorrer a falta de pagamento de três(03) ou mais prestações; requer notificação dos requeridos para pagamento das prestações vencidas, no prazo de 30 dias, sob pena de constituição em mora, com a conseqüente retomada do imóvel; formula os requerimentos de estilo. E, constando dos autos que a requerida encontra-se em lugar e não sabido é expedido o presente, com o prazo de trinta dias, em virtude do qual, fica a mesma devidamente notificada quanto aos termos da presente. E, para que este chegue ao conhecimento de todos e não se alegue ignorância, vai ele devidamente afixado e publicado na forma da Lei. Araraquara, 010 de outubro de 2012.

Respostas: Resp 1.: d - Hoje em dia, fumante passivo é o que mais existe? Passivo (= que sofre uma ação, que não age e nem reage). Resp 2.: a - Dizem que o chá de alecrim acalma os nervos. Alecrim (= arbusto de cheiro forte e agradável, usado como remédio e como condimento). Arlequim (= pessoa fantasiada de traje multicor, em geral de losangos). Resp 3.: c - d - Há pouco tempo, fiz um cruzeiro e fiquei hospedada em uma cabina ou cabine especial. Cabina ou cabine (= refere-se a um compartimento para passageiros, em navio ou trem; camarote). Resp 4.: a - Aquele cidadão começou a soluçar, depois de comer dois de pratos de feijoada. Ufa!!! Soluçar (= emitir ruído devido à contração do diafragma). Resp 5.: a - c - Tomou sorvete demais e ficou com as amígdalas ou amídalas inflamadas. Amígdala ou Amídala (= cada uma das glândulas ovóides, em forma de amêndoa, existente à entrada da garganta). OBS.: Usa-se especialmente no plural e com maior frequência: amígdalas. Resp 6.: b - Devemos estudar os peixes em seu habitat / hábitat natural. Obs.: A forma portuguesa dicionarizada, mas pouco usada, é hábitat. O que mais se vê é a palavra latina habitat = “(ele) habita”. O plural de hábitat é hábitats. Resp 7.: a – b - Ao dizer colorante alimentar ou colorante alimentício, estou usando dois adjetivos com o mesmo significado. Portanto, no caso, podemos usar tanto um como o outro: colorante alimentar ou colorante alimentício. Resp 8.: d - Essa enxaqueca não quer me deixar em paz! Enxaqueca (= dor de cabeça muito forte). Resp 9.: a - b - No cafezinho, você coloca açúcar e mexe com a colherinha ou colherzinha. Colher mais o sufixo - inha = colherinha. Colher mais o sufixo - zinha = colherzinha. Portanto, as duas palavras colherinha e colherzinha significam a mesma coisa. Resp 10.: a - b - Abri o forno e ouvi um estalo ou estralo, quando peguei a travessa. Estalo ou estralo = são formas variantes. Desta forma, você poderá usar estalo ou estralo.

Durante a Olimpíada Escolar Infantil em Araraquara centenas de professores e profissionais ligados ao esporte desfilaram pelas praças esportivas de nossa cidade, cada um desenvolvendo a sua missão. Entre eles, a coluna destaca Antonio Duarte. É aquele famoso "bigodudo", fotógrafo consagrado desde os tempos da Secretaria do Interior (época de Chopin Tavares de Lima). Lembram daquela frase

Sim, reiteramos, quando fé e razão se cruzam... e se harmonizam... criam raízes e permitem voos... muitos voos... frutos... muitos frutos... advindos de um grão-de-trigo maturíssimo: Prof. Dr. Pe. Mário José Filho. Então, se pode à indagação inicial responder, sem medo de errar: é possível ser pai e mãe de almas e de intelectos, quando se é um homem de comunhão. Por derradeiro, adentremos à reflexão de um fragmento de Fides et Ratio: É ilusório pensar que, tendo pela frente uma razão débil, a fé goze de maior incidência; pelo contrário, cai no grave perigo de ser reduzida a um mito ou superstição. Da mesma maneira, uma razão que não tenha pela frente uma fé adulta não é estimulada a fixar o olhar sobre a novidade e a radicalidade do ser... Ao desassombro (parresia) da fé deve corresponder a audácia da razão. (Fides et Ratio http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/e ncyclicals/documents/hf_jpii_enc_15101998_fides-etratio_po.html#t0) CHAMAN, Terezinha de Jesus Bellote Mestre em Comunicação Social (UNESP–Bauru). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em

(*) Professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística de Texto. Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru - SP, Doutoranda em Serviço Social pela UNESP de Franca - SP, Jornalista e produtora do quadro “Teste o seu Português”, Programa Mestre-Cuca durante 14 anos na exRede Mulher de TV e posteriormente CNT - Central Nacional de Televisão. Até agosto /2012, foi veiculado de 2ª a 6ª feira, às 9h30m, no programa Delícias do “Chef ”, na TV Gazeta.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr. Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Vereador sem salário Atendendo sugestões:

S

er político não é profissão. É encargo. Encargo passageiro de quem se comprometeu a servir ao próximo, a representar a vontade popular, a colaborar com o país. Alvissareira, por isso, a proposta de emenda constitucional (PEC) 35/2012, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Resgatando, em parte, o modelo do art. 16, § 2º, da Constituição de 1967, ela propõe a extinção, nos municípios com população inferior a 50 mil habitantes, dos subsídios dos vereadores, limitando-os, ainda, nos municípios de até 100 mil, 300 mil e 500 mil habitantes. A iniciativa visa a conferir um novo papel aos vereadores desses pequenos municípios. A atividade não remunerada

resgatará o verdadeiro papel honorífico e social do exercício a política local. Afastará do cenário político, ainda, uma série de figuras pitorescas -bem identificadas na propaganda eleitoral-, cujo intento de ingresso nas câmaras municipais é unicamente fundado no percebimento de subsídios (nem sempre módicos) pela participação em duas a quatro sessões mensais. A Constituição Federal (artigo 38), diversamente de outros cargos eletivos, não impede, como regra, que os vereadores exerçam, concomitantemente, sua profissão. Veda, apenas, a acumulação da vereança com o cargo púbico, mas exclusivamente quando haja incompatibilidade de horários (algo raro nos municípios meno-

Agora é o momento de apoiar a PEC pelo fim dos subsídios aos vereadores na maior parte das cidades. Ela vai afastar certas figuras pitorescas e indesejáveis

res). Logo, o ocupante do cargo de vereador não deve depender dos subsídios na Câmara para manter sua vida independente. Dados do IBGE de 2010 revelam que o Brasil tem aproximadamente 5.500 municípios, praticamente 90% deles com população inferior a 50.000 habitantes. Levando-se em consi-

deração que cada câmara desses municípios menores (geralmente os de menor orçamento) tem entre 9 e 13 vereadores, fácil concluir a economia de recursos com a extinção dos subsídios. Certamente, bem administrados, esses valores poderão ser vertidos em favor da saúde, obras públicas, projetos sociais etc. -ou do próprio propósito fiscalizador das Câmaras Municipais. A extinção ou a redução dos subsídios das câmaras municipais, contudo, não precisa esperar o beneplácito do Congresso Nacional com a aprovação da PEC 35/2012. É plenamente possível que as próprias câmaras municipais aprovem leis extinguindo ou reduzindo os subsídios dos vereadores para valores módicos, simbólicos, verda-

deiras ajudas de custo. Para isso, é fundamental que a sociedade civil e, principalmente, os eleitores destes pequenos municípios, se posicionem, exigindo de seus candidatos recémeleitos efetivo compromisso com a extinção ou redução dos subsídios logo no início próxima legislatura. Só assim seremos capazes de conquistar, em breve intervalo, profundo avanço na representação política municipal e na qualidade dos vereadores de nosso país. FERNANDO DA FONSECA GAJARDONI, 37, é professor doutor de direito processual da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e juiz eleitoral. (Folha de São Paulo, dia 08/10/12).

Dinheiro do ameriliense gasto também com Assessor Parlamentar, foi causa de rejeição de alguns vereadores? Pa n i f i c a d o r a

Doçura

Prefeitura valoriza prevenção

11

Radares

A Prefeitura abre, no final do mês, licitação para alugar, implantar e fazer a manutenção de radares de velocidade e de sinal vermelho.

Matrículas

A Prefeitura de Araraquara abre inscrições para crianças, de até 5 anos, nos 40 Centro de Educação e Recreação (CER). As unidades receberão também inscrições de mulheres gestantes que pretendem manter a criança na creche no ano letivo de 2013.

Contas

A Secretaria Municipal de Saúde prestou contas do segundo quadrimestre de 2012. Regina Barbieri Ferreira destacou como o fator mais positivo do período a ampliação da oferta de serviços, especialmente na Gota de Leite.

Denúncia

Moradores do Assentamento Bela Vista (Chibarro), protocolaram denúncia no Ministério Público acusando a Cooperativa Unificada dos Trabalhadores Rurais de desvio de dinheiro público.

Transporte

A cada dia mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870 Parabéns aos aniversariantes

20- Maria Ap. L. Becassi Michelutti 23- Liliana G. Mauricio e Lucia Ap. da Silva 24- Marcelo Antonio Crescenzio e Lucas Henrique Crescenzio 26- Izolda de Campos

Apoio

Cultural

Brizolari e Badia Maria de Moura 28- Aparecida Maria Dias Bortolo, Agnaldo Carvalho de Oliveira, Cristiane Fernandes, Heitor Spagnol e João Pedro Carrasco

A

Evento comemora bons resultados junto aos trabalhadores.

1° Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), concluída na sexta (19) e promovida pela prefeitura de Américo, tratou de temas importantes como saúde do trabalhador, conscientização sobre os malefícios do uso de drogas, gravidez precoce, prevenção a acidentes e primeiros socorros. Leonardo Aparecido Florido, articulador da SIPAT “transmite gratidão aos fun-

cionários que compareceram e a diretora de Saúde Lúcia Ortiz que viabilizou a presença dos servidores”. O palestrante Eli Schiavi, Delegado de Polícia, professor efetivo da Academia de Polícia de São Paulo e Secretário Municipal de Segurança Pública de Araraquara ministrou palestra sobre prevenção ao uso de drogas e seus efeitos sobre o corpo e a mente. Relatou que a principal mensagem é

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

“que cada um saiba se cuidar para evitar acidentes não usando drogas e controlando o uso de bebidas alcoólicas, os maiores causadores de acidentes no trânsito e trabalho”. Fernanda Cristina Seixas Faitanini lamentou a ausência de muitos companheiros “talvez desconhecendo a importância de uma Sipat que é voltada aos trabalhadores da Prefeitura de Américo Brasiliense”.

Os deslocamentos dos passageiros do transporte coletivo de Araraquara estão sendo mapeados numa pesquisa CTA-Unesp. Pesquisa origem-destino deverá ser feita até abril do próximo ano.

Abacaxi

As boas condições de clima e solo de Araraquara fizeram a produção de abacaxi aumentar e deixam assentados em boa posição no mercado.


12

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE OUTUBRO DE 2012

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Antídoto às trevas

Prefeito Marcelo Barbieri, Provedor Walter Cury e secretária Regina Barbieri Ferreira, além de convidados, discutem implantação de ambulatório.

Partido da Região de Araraquara

AME Municipal M

arcelo Barbieri recebeu, nesta semana, no Paço Municipal “Prefeito Rubens Cruz”, a secretária de Saúde Regina Barbieri Ferreira acompanhada do provedor da Santa Casa, Valter Cury com a finalidade de fomentar parcerias para a implantação do AME Municipal. A intenção do prefeito Marcelo é, com trabalho conjunto de Prefeitura, Gota de Leite e Santa Casa, colocar à disposição da população o maior nú-

mero de especialidades em exames de diagnóstico. “Queremos firmar parcerias para que o atendimento em saúde ganhe em qualidade e eficiência. Vamos otimizar os serviços definindo o que será oferecido para a população no AME Municipal, na Santa Casa e também na Gota de Leite em relação aos exames de alta complexidade”, explicou Marcelo. A parceria entre Prefeitura e Santa Casa para a construção do AME Muni-

cipal prevê que não sejam adquiridos os mesmos equipamentos que estarão disponíveis no hospital que vai implantar o Centro de Imagem com a liberação de R$ 6 milhões pelo Governo Federal.

Gota de Leite Durante a reunião, a Santa Casa propôs ajudar a Gota de Leite a se credenciar como hospital-escola materno infantil, em parceria com a Faculdade de Medicina da Uniara.

Cada agente, ligado à Região de Araraquara, tem um partido, mas, quando está em jogo o interesse do povo todos eles se unem para o sucesso da reivindicação. Esse, o segredo de viver, na prática, o “Voto Distrital”. Tem dado certo!!!

Jornal de Araraquara - ED. 1017 - 20 e 21 de Outubro de 2012  

Jornal de Araraquara

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you