Issuu on Google+

JORNAL DE ARARAQUARA

Na região o bendito clima eleitoral  A

M E L H O R

Ed. Nº 953 - ARARARAQUARA, 30 E 31 DE JULHO DE 2011

F O T O G R A F I A

D A

S E M A N A 

www.jornaldeararaquara.com.br

R$ 2,00

Comércio

Em Araraquara, Américo e Santa Lúcia afloram detalhes interessantes (Editorial). Página 2

abertura sem interferência política Reunião no Paço Municipal “Pref. Rubens Cruz” com pessoas ligadas às discussões em torno de horário do comércio. No passado, o tema mereceu de-

bates acalorados até que os vereadores propuseram e o então prefeito De Santi sancionou: abertura das empresas é problema dos sindicatos da área.

Nem precisa de autorização especial. Por isso, prefeito Marcelo Barbieri acerta em cheio ao encaminhar discussão para as duas categorias profissionais.

O prazer de Zi Barbieri, presidente do Fundo Social de Araraquara, junto ao casal-simpatia: governador Geraldinho e Lu Alckmin. Os três conjugam o verbo servir.

Santa Lúcia ganha uma Rádio FM Uma audiência em Brasília para ampliar o número de procedimentos buco-faciais. Edinho Silva levou Cedeface e Centrinho para repercutir o serviço no MS.

Cedeface e Hospital Centrinho apresentam projeto para rede de capacitação na área buco-facial. Audiência no Ministério da Saúde foi articulada pelo deputado Edinho Silva que, a pedido do prefeito Marcelo Barbieri, tratou ainda sobre liberação de recursos para unidades básicas.

E

m audiência com o ministro Alexandre Padilha, em Brasília, nesta semana (28), os diretores do Cedeface de Araraquara e do Hospital Centrinho de Bauru apresentaram projeto para a criação de uma rede de capacitação de profissionais no Brasil na área buco-facial. Marcaram presença: presidente do Cedeface, Roberto Dela Coleta e, do Centrinho, Gastão José Alberto de Souza Freitas. O objetivo é ampliar a assistência via SUS (Sistema Único de Saúde) nas diversas regiões do país, hoje, desprovidas desse atendimento especializado. Atualmente, muitas pes-

soas se deslocam de regiões como Nordeste ou Norte para as capitais, quando essas possuem o atendimento, ou para os locais de referência como é o caso de Araraquara e Bauru. A ideia é que os pacientes que necessitam de tratamento na área buco-facial possam ser acolhidos nas suas regiões de origem. No Brasil não há uma rede sistematizada de atendimento que dê conta das demandas nessa área. Muitas vezes, sequer existem profissionais especializados para o atendimento. Somente o Cedeface atende uma média de 1.500 pessoas por mês. Muitas delas, vindas de

outros estados. Já o Centrinho possui em seu cadastro 80 mil pacientes. Por isso, a proposta do Cedeface e Centrinho de desenvolver juntos uma rede de capacitação, fazendo com que os profissionais se desloquem para outras regiões não só fazendo atendimentos, mas capacitando outros. Na avaliação do deputado Edinho, o Ministro ficou muito bem impressionado com a proposta das instituições. “Ele solicitou ao Cedeface e ao Centrinho detalhes do projeto para que possa encaminhar o mais rápido possível. É de grande interesse para o Ministério executar”, disse Edinho.

João Galhardo foca o grande momento do rei na questão entre duas mães. Página 6

Para ambulantes e futuros contratados do Sebrae. Inscrições abertas. Página 3

Dificuldade em realizar sua tarefa onde coloca a vida numa roleta. Página 2

Salomão

Trabalho

Delegado

O prefeito Antonio Carlos Abuabud Júnior está feliz em oferecer presente nobre à população que vive um excelente processo de desenvolvimento. Página 4


02

OPINIÃO

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

Vereadores

Terminou o prazo regimental da Emenda Organizacional que fixa em 18 o número de vereadores da Câmara Municipal de Araraquara a partir de janeiro de 2013.

Assinaturas

Moradores e comerciantes em volta do cruzamento da Avenida 15 de Novembro com a Rua 9 de Julho, no centro, estão organizando abaixo-assinado para reivindicar medidas urgentes no trânsito devido ao alto número de acidentes.

Reforma

Escola Técnica Estadual (Etec) “Professora Anna de Oliveira Ferraz”, a tradicional Escola Industrial, passa por uma série de reformas, ampliações e melhorias. A escola possui dois mil alunos distribuídos em 14 cursos e Ensino Médio.

Castração

O trabalho de castração de cães e gatos, realizado em conjunto pelo Orçamento e Participação da Secretaria Municipal do Meio ambiente e Associação Araraquarense de Proteção aos Animais, nesta semana, esteve na Escola de Ensino Fundamental “Hermínio Pagotto”, no Assentamento Bela Vista. Aproximadamente 60 animais foram castrados.

Arena

Marcelo Barbieri foi conferir as obras de adequação na Arena da Fonte que vão permitir shows. Forma de conseguir a autossuficiência daquele local.

Denúncia

Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) denuncia que uma facção criminosa estaria formando agentes penitenciários para servir como facilitadores das ações do grupo. Segundo o Sindicato, o Governo do Estado já foi comunicado sobre delitos praticados por alguns agentes que vendem celulares sob encomenda de presos.

Alternância de poder

Editorial

O

clima começa a ser vivido na região onde nosso J.A. tem uma presença maximizada. Araraquara, Américo Brasiliense e Santa Lúcia, como exemplo positivo da força democrática, em qualquer grupo de pessoas vira e mexe chega o tema preferido: eleição do próximo ano. Marcelo Barbieri e Ademir Gouvêa, ao que tudo indica, são candidatos à reeleição (Júnior, em Santa Lúcia, não vai concorrer). Os dois agentes vão colocar para o

julgamento o seu primeiro mandato. Mas, na mesma pista de corrida objetivando conseguir a maioria de votos, outros candidatos e algumas surpresas de vários partidos inclusive de “nanicos” sempre prontos a servir um mais forte, de preferência o ganhador. A escalação de interessados pode ser alterada, mas, faz bem à democracia toda essa movimentação que tem sua marca inquestionável, a alternância de poder.

Criminalização da homofobia

A

Antonio Gonçalves (*)

sociedade brasileira tem se notabilizado por maior abertura ao reconhecimento dos direitos dos homossexuais. É indiscutível que o aumento de casais homossexuais aumentou exponencialmente nos últimos vinte anos. Por conseguinte, é natural que esses casais conclamem proteção jurídica de seus interesses. Com isso algumas soluções foram criadas, pois, nossos Códigos ainda não possuem qualquer tipo de previsão legal sobre a matéria. As inserções foram feitas através de Leis de adequações a uma realidade que o legislador não pode mais ignorar.

V

Dirceu Cardoso Gonçalves (*)

Até a Corte maior do País, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável homossexual. Portanto, a realidade está aí. Antes disso, a Receita Federal do Brasil já admitia o abatimento de plano de saúde de parceiro na declaração de imposto de renda de pessoa física, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, no âmbito civil, passou a ser possível, apenas para citar alguns avanços. No entanto, na seara penal, a resistência é clara e notória. O legislador não disciplinou nenhum tipo de proteção aos homossexuais, talvez, por entender que os crimes possíveis como agressão, homicídio, lesão corporal, dentre outros já existem no diploma penal,

logo, a questão do gênero possa ser incorporada ao tipo penal por extensão. O caso é que, de fato, os crimes possíveis contra os homossexuais estão previstos no Código Penal, contudo, não protegem a esse gênero na velocidade ou na eficiência devida. São cada vez mais frequentes os casos de violência contra homossexuais, e a prevenção penal? Segue inócua. Pessoas inocentes sendo agredidas por questões atinentes ao preconceito. O legislador brasileiro se mostra tão sensível quanto as necessidades sociais, então, já é chegada a hora de criar um tipo protetivo específico para os homossexuais, ou acrescer

uma possibilidade de aumento de pena quanto ao gênero. Não podemos mais assistir impassíveis pais sendo agredidos por serem confundidos com homossexuais e pessoas andando na rua sendo espancadas sem motivo algum. O Direito Penal pode e deve reforçar esse novo viés protetivo dos novos direitos que vêm sendo criados para os homossexuais.

meça a tão esperada “faxina”. Já demitiu dois ministros comprometidos (Antonio Palocci e Alfredo Nascimento) e quase duas dezenas de auxiliares, que também terão de responder judicialmente pelos atos cometidos. Isso empresta ao governo uma credibilidade há muito tempo não conhecida ou, pelo menos, não reconhecida pela população. Diferente do seu antecessor e padrinho político, que preferiu o subterfúgio do “não sei” para não cumprir a sua obrigação de apurar e punir safadezas, Dilma está agindo exemplarmente ao demitir os implicados e entregá-los à apuração judicial. É preciso que essa prática, até agora sonhada mas não instalada nos escaninhos do poder, se torne rotina. Todos os ocupantes de cargos públicos ou pessoas e empresas que transacionam com o governo têm de

agir com lisura e respeito. Aqueles que se desviarem que sejam alijados do processo e compelidos a responder judicialmente pelos seus atos. Mais ainda: que toda denúncia seja apurada à exaustão e, concluídas as apurações, sejam punidos os responsáveis e, em caso de denúncia falsa, os denunciantes sejam responsabilizados e obrigados a promover as devidas reparações. Num regime democrático, a participação do Congresso, das casas legislativas e dos partidos no processo político-administrativo é inevitável. Nos regimes parlamentaristas, os partidos formam coalizões e governam juntos. No presidencialismo, como o brasileiro, as coalisões são para o apoio legislativo. Mas não podem escravizar o governo a ponto de os indicados dos partidos cometerem irregularidades e não poderem ser punidos porque, nesse caso,

o governo perde os votos partidários. Somos de opinião que a presidente Dilma, agindo como nos últimos dias, terá a representatividade suficiente para encarar os aliados e promover os expurgos, quando necessários. A administração pública é sagrada. Carece de muito respeito, honra e determinação de seus executores. Não é lugar para corruptos ou quadrilheiros que, quando localizados, têm de ser alijados e entregues às autoridades competentes para processá-los e promover as reparações exigidas por cada caso. É assim que se passa o país a limpo...

covarde de mais um Delegado de Polícia do Estado de São Paulo. Mataram, de forma indireta, a sociedade e o Estado, reféns da violência e da insegurança instalada em São Paulo, onde o cidadão permanece encarcerado, vitimizado e preso dentro de sua casa ou trabalho, sem gozar das garantias dadas àqueles que ferem, de morte, os nossos direitos fundamentais e que se refugiam nas normas e lei que lhes asseguram proteção e sensação de impunidade, enquanto nós... Assassinaram, de forma covarde, um garantidor do

Estado Democrático de Direito, representante legal do Estado, operador do Direito e defensor da legalidade. É inversão de valores. Enquanto isso, outros Leonardos vão surgir e a carreira se desfazendo por falta de reconhecimento do próprio Estado. Até porque, se Leonardo não tivesse a polícia no sangue talvez estivesse vivo neste momento. Era vocacionado e apaixonado pela profissão. A sociedade precisa pedir um basta a essa Política de Segurança equivocada, onde a sensação de insegurança só tende a aumentar em São

Paulo. Nenhum cidadão de bem merece morrer desta maneira. Não estou falando apenas pelo Delegado. Choro a morte dele por três vezes: como cidadã, como mãe e como Delegada de Polícia. Este é um momento de dor, mas, acima disso, de reflexão para que outros Leonardos não paguem com a vida a irresponsabilidade do Estado.

(*) É advogado criminalista, pós-graduado em Direito Tributário (FGV) e Direito Penal Empresarial (FGV), dentre outras competências.

Dilma resgata Jânio

oluntária ou, talvez, involuntariamente, mas com determinação, Dilma Rousseff vem cumprindo uma promessa feita ao eleitorado brasileiro há mais de meio século. Ao “varrer” para fora do governo os implicados nas irregularidades do Ministério dos Transportes, a presidenta, de certa forma, resgata o compromisso do ex-presidente Jânio Quadros, eleito em 1960, cujo mote de campanha era a vassoura e a música prometia varrer “a bandalheira” porque “o povo já está cansado de sofrer dessa maneira”. Jânio renunciou, segundo disse, devido às “forças ocultas”. Seus sucessores, por diferentes razões, também não tiveram como fazer a varrição por ele prometida. Mas agora, Dilma, com a autoridade decorrente de sua trajetória, co-

(*) É dirigente daASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)aspomilpm@terra.com.br

Delegado paga com a vida

Marilda Pansonato Pinheiro (*)

U

m anúncio no jornal, algumas manifestações, o choro daqueles que de alguma forma conviveram com o colega. O tempo vai aplacando a dor, enxugando as lágrimas e o nome Leonardo Mendonça Ribeiro Soares se junta na “pedra preta” a tantos outros heróis mortos defendendo a sociedade e o Estado, a quem representam e honram com a própria vida. Neste momento, cabe uma reflexão do significado da morte prematura, violenta e

(*) É presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP).

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Queimada

Legislação de combate às queimadas deve tornar-se mais rigorosa na aplicação de multas a proprietários que não cuidarem adequadamente de seus terrenos. O projeto está em fase de elaboração técnica.

União

Os deputados estaduais Edinho Silva (PT) e Roberto Massafera (PSDB) discutiram uma agenda conjunta de atuação para garantir investimentos em Araraquara.

Reprovação

Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), a principal e mais famosa da cidade, apresentou o maior índice na taxa de reprovação de alunos do Ensino Médio em 2010. Ministério da Educação informa que 29,2% dos alunos não foram aprovados no ano passado.

Curso

Com o apoio da Prefeitura e Uniara a Defensoria Pública do Estado de São Paulo promove, 5 de agosto nesta cidade, um curso que debaterá crianças em situação de vulnerabilidade social e jovens com problemas na Justiça. É aberto ao público em geral e contará com a presença de diversos especialistas. As inscrições pelo e-mail: aidem@defensoria. sp.gov.br

Construção

O gerente de empreendimentos da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Paulo Campos, assegurou R$ 350 milhões para revitalizar área do Centro de Eventos de Araraquara (CEAR) e garantiu o inicio do hotel para este semestre. O projeto inclui um shopping, um prédio empresarial, duas torres residenciais com 600 apartamentos destinados à classe média e um centro de eventos.

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX:(0xx16) 3332-1002 End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br Impressão: Jornal “O Liberal” de Americana


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

+ Ercilia da Silva Schio, 61 anos. Sepultada, dia 22, em Américo Brasiliense.

+ Thereza Testae Piase, 88 anos. Sepultada, dia 22, em Santa Lúcia.

Sorteio para ambulantes I

nteressados em explorar comércio ambulante, durante eventos do aniversário de Araraquara, devem se inscrever até 17 de agosto. A prefeitura começa a rece-

ber inscrição a partir do dia 1º no Ceat/PAT à Rua Voluntários da Pátria, 2310, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 16h. O sorteio para o preenchimento das va-

+ Antonio Bento Rodolpho, 76 anos. Viúva Anelis Bortoleto Rodolpho. Sepultado, dia 23, em N. Europa.

+ Alberto Moreira da Silva, 34 anos. Sepultado, dia 23, em Américo Brasiliense.

+ Carolina Lima Ciarlo, 93 anos. Sepultada, dia 23, Cemitério São Bento.

+ Carlos Henrique Falcone, 53 anos. Viúva Silvia Ap. Bessi. Sepultado, dia 23, em Matão.

+ José Leonilson dos Santos Silva, 33 anos. Viúvo Almei Pereira Silva. Sepultado, dia 25, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Antonio Lima, 75 anos. Sepultado, dia 25, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Anna da Costa Amâncio, 94 anos. Sepultada, dia 25, Cemitério São Bento.

+ Neide Aparecida da Silva, 47 anos. Sepultada, dia 25, em Boa Esperança do Sul.

+ Maria Sueli Trindade Almeida, 44 anos. Viúvo Gilson de Souza Almeida. Sepultada, dia 25, em Boa Esperança do Sul.

+ Ana Aparecida Guimarães Rodrigues, 46 anos. Viúvo Antonio Rodrigues. Sepultada, dia 25, em Américo Brasiliense.

+ Benedicta da Silva, 71 anos. Sepultada, dia 25, Cemitério das Cruzes.

+ Helena de Mello Wandich, 83 anos. Viúvo Walter Wandich. Sepultado, dia 26, Cemitério São Bento.

+ Rogério Armendroz Ruiz, 81 anos. Viúva Delza Maria de Jesus. Sepultado, dia 26, em Boa Esp. do Sul.

+ Maria do Carmo Crespo Mecene, 73 anos. Viúvo Benedicto Mecene. Sepultada, dia 26, Cemitério São Bento.

+ Maria Benta Garcez Lozana, 95 anos. Viúvo Luis Piquera Lozano. Sepultada, dia 26, Cemitério São Bento.

gas será dia 18 de agosto, às 15h, na sede da Coordenadoria de Economia Executiva Social e Solidária, no mesmo endereço com a presença dos interessados.

Transporte F

+ Iracema Parussolo Gaspar, 78 anos. Viúvo Joaquim Gaspar. Sepultada, dia 22, Cemitério das Cruzes.

oi entregue, nesta semana, microônibus para o transporte dos profissionais até a Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF do Campo “Hermínio Pagotto”, do Assentamento Bela Vista, zona rural de Araraquara. O veículo foi adquirido seguindo as orientações do Programa de Transporte escolar da Secretaria Municipal da Educação. “Estes são automóveis próprios para

P

rofissionais interessados em se tornarem consultores do Sebrae têm até 5 de agosto para se inscreverem no Processo de Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria da instituição. A seleção é para 11 áreas diferentes: recursos humanos e empreen-

dedorismo, educação, marketing e vendas, comércio exterior, planejamento empresarial, sustentabilidade, inovação, desenvolvimento territorial, agronegócios, desenvolvimento setorial e políticas públicas. Dentro de cada área, há subáreas. O edital está publicado no Portal Sebrae. Para integrar o ca-

Nos últimos anos, o setor de negócios entrou em ebulição e se tornou um mercado extremamente promissor. Atividade intimamente relacionada à capacidade econômica de um país, a produção de eventos tem se expandido, e só em 2010 movimentou cerca de 30 bilhões de reais no Brasil. E a tendência para os próximos anos é o aumento desses números, justificado pela realização de eventos de grande porte como a Copa do Mundo, em 2014, e

as Olimpíadas em 2016. Com tantos projetos em vista, será necessária uma grande quantidade de mão de obra especializada. É o que afirma o professor Paulo Henrique Ribeiro Cardozo, que ministra as disciplinas de Marketing, Mercadologia e Opinião Pública e Web Marketing na Uniara. “Não há dúvida de que a próxima década será a do Brasil, seja no aspecto econômico, na visibilidade internacional e principalmente no tu-

Turismo

dastro da instituição, é necessário ser pessoa jurídica. O resultado final do processo de credenciamento será divulgado no dia 20 de outubro. Os nomes dos selecionados passarão a constar no banco de dados do Sebrae Nacional e poderão ser convocados pelas unidades estaduais em qualquer tempo, se

rismo de negócios e eventos”, afirma Cardozo.

campeão nos Jogos Regionais

• • •

+ Aparecida Conde Paura, 81 anos. Sepultada, dia 28, Cemitério das Cruzes.

+ Creusa Vasquez Coutinho, 77 anos. Sepultada, dia 28, Cemitério das Cruzes.

Às famílias enlutadas, o pesar do J.A.

Programação até 04 de Agosto

Capitão América Cine Jaraguá 4 - Dublado (3D) : Sex, Seg. à Quinta-feira, sessões às 14h e 16h35. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 14h e 16h35. Cine Jaraguá 4 - Legendado (3D) : Sex, Seg. à Quinta-feira, sessões às 19h10 e 21h45. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 19h10 e 21h45. Cine Lupo 2 – Legendado: Diariamente, sessões às 16h, 19h e 21h30.

O Ursinho Pooh Cine Lupo 1: Diariamente, sessão às 15h.

+ Josephina Gualandi Montoto, 84 anos. Sepultada, dia 27, Cemitério São Bento.

A

SESC - Música: Orquestra Jazz Sinfônica com direção de João Maurício Galindo e regência de Fábio Prado, às 19h na Rua Ivo Dall’Acqua (atrás do Sesc). Grátis. - Cinema e Vídeo: Um quarto em Roma, direção de Julio Medem, às 14h com cenas de nudez. Ingresso, 1h antes na Central de Atendimento. - Infanto Juvenil – Teatrada: Gigantes de Ar inspirado nas populares apresentações de circo-teatro. Na Convivência Interna, às 11h. Grátis. Retirada de ingresso individual a partir das 9h30. - Intervenção: Expressões / Impressões Itinerantes. Uma “árvore” percorre praças e parques buscando retomar a poesia. Neste domingo, Rua Ivo Dall’Acqua (abertura do Festival de Inverno).

Choro das Águas - Lazer e cultura com artesanato e alimentos. Show com Jussara Vargas (MPB).

Segunda (1º)

SESC - Intervenção: Expressões / Impressões Itinerantes. Uma “árvore” percorre praças e parques buscando a poesia. Roteiro: Praça de Santa Cruz.

Casa da Cultura - Cinema em Série: Santo Antônio e vaca com direção de Wallace Leal, às 20h. Livre, na Sala Jean Paul Sartre. Grátis.

Terça (2)

SESC - Expressões / Impressões Itinerantes na Praça do Carmo.

Quarta (3)

SESC - Uma “árvore” itinerante na Praça Pedro de Toledo. - Espetáculo “Tão Próximo” com Quasar Cia. de Dança, às 20h no Ginásio. Grátis. Ingressos (2 por pessoa) a partir do dia 2 às 13h30. Censura: 14 anos.

Cinema

A Casa Cine Lupo 3: Diariamente, sessão às 21h30.

Pela quarta vez a equipe conquista a medalha de ouro da competição. A técnica Sandra Mara Leão disse que a equipe jogou muito bem e, apesar do nervosismo inicial, as meninas da Uniara/Júlia Moraes dominaram a partida. "Fomos coroadas com primeiro título depois de muito trabalho; foram cinco meses de treinamento intenso, e agora estamos co-

Domingo (31)

Teatro Municipal - De 4 a 27 de agosto, a exposição “Poética da Driver-Cidade”, às 20h no Saguão do Teatro Municipal. Grátis. Recomendação etária livre.

Prof. Paulo Henrique Ribeiro Cardozo (Uniara).

Vôlei Uniara/Júlia Moraes sagra-se

equipe de vôlei Uniara/Júlia Moraes levou o troféu do 55º Jogos Regionais contra a equipe de Taquaritinga por 3 sets a 0. A disputa aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29 de julho, em Taquaritinga. O time fez ótima campanha nos Jogos e venceu de forma invicta as donas da casa. A final dos Jogos teve parciais de 25 a 11, 25 a 10 e 25 a 10.

Agenda

SESC - Expressões / Impressões Itinerantes na Praça da Matriz.

+ Adalton Cirilo de Lima, 57 anos. Viúva Marlene Alves. Sepultado, dia 27, Cemitério São Bento.

houver demanda. O credenciamento não obriga o Sebrae a efetuar a solicitação de serviços. Todo o processo de credenciamento será feito pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). Mais no http://www.fapetec.org.

03

Quinta (4)

+ Maria Luiza da Silva Guimarães, 76 anos. Sepultada, dia 28, Cemitério São Bento.

atender o campo, com estrutura adequada para trafegar em solo sem asfalto. Além destes dois microônibus, compramos ainda três peruas escolares, uma van, dois veículos para atendimento de supervisão, dois utilitários sendo um com furgão e um caminhão para o setor de suprimentos porque sabemos que o acesso à escola é extremamente importante”, contou Marcelo.

Sebrae contrata consultores Barbieri investe na educação.

+ Wilson Martins, 53 anos. Sepultado, dia 27, Cemitério São Bento.

+ João Celestrine, 78 anos. Sepultado, dia 27, em Nova Europa.

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

lhendo os frutos” afirmou. Sandra complementa que, após a conquista desse título, a equipe está mais preparada para enfrentar os próximos desafios. “Esse resultado positivo mostra o quanto a equipe vem evoluindo ao longo do ano”. A capitã da equipe, Ana Paula, afirmou que é muito importante começar a temporada de jogos vencendo.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (Parte 2) Cine Jaraguá 1: Sex, Seg. à Quinta-feira, sessões às 16h10, 18h50 e 21h30. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 13h30, 16h10, 18h50 e 21h30. Cine Lupo 1: Diariamente, sessões às 16h30, 19h e 21h30.

Assalto ao Banco Central Cine Jaraguá 3: Sex, Seg. À Quinta-feira, sessões às 16h50 e 19h. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 16h50 e 19h. Cine Lupo 3: Diariamente, sessões às 17h e 19h. Qualquer gato vira-lata

Cine Jaraguá 2: Sex, Seg. à Quinta-feira, sessões às 15h15, 17h20, 19h30 e 21h40. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 15h15, 17h20, 19h30 e 21h40.

Carros 2 Cine Jaraguá 3: Sex, Seg. à Quinta-feira, sessão às 14h30. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 14h30. Cine Lupo 3: Diariamente, sessão às 15h.

Transformers O Lado Oculto da Lua Cine Jaraguá 3: Sex, Seg à Quinta-Feira, sessão às 21h10. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 21h10.

Preços - Cine Jaraguá: Seg, Ter e Quinta R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Quartafeira - R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Sexta, sábado, domingo e feriado - R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Beneficio eZip: Segunda a Quinta Feira: R$ 6,00. Sexta, Sábado, Domingo e Feriados: R$ 9,00. Preços 3D Seg, Ter, Quarta e Quinta R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia), Sex, Sábado, Domingo e Feriado R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia). - Cine Lupo: Segunda, Terça, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo, R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Quarta-feira (exceto feriados) Preço Único R$ 5,00. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.


Uma rádio de Santa Lúcia 04

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Dia 20 de agosto, às 9 horas, ligue o rádio na frequência da comunidade. No ar, as notícias, as músicas que dizem respeito às famílias que compõem a “Cidade das Palmeiras”. É a rádio do progresso, do desenvolvimento na educação, lazer e saúde. É a emissora que vai ligar todos nós

Rádio Progresso

Título brasileiro e 5 medalhas no Regional K

aratê de Santa Lúcia foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil de Campina Grande (Paraíba), dias 22 e 23 de julho, junto à delegação paulista. Nossos atletas retornaram com medalhas de ouro e bronze conquistadas nas categorias Kumite (luta) e Kata (demonstração) e com o titulo brasileiro da Seleção Paulista na competição. Santa Lúcia está em ascensão no esporte atuando nacionalmente. Foram 25 estados com 725 atletas. Números que

engrandecem as conquistas dos atletas de Santa Lúcia, enobrece a cidade colocando-a no cenário esportivo nacional. O karatê de Santa Lúcia se destaca, há alguns anos, com conquistas importantes como o Sul-americano em 2008/2009, campeonatos Paulistas, e consequentemente 2 títulos Brasileiros. Felipe Bergamim, no ano passado, sagrou-se campeão de luta e ainda trouxe a medalha de bronze no kata. Este ano, Adriel Soares foi o grande Campeão de Luta, Fe-

lipe Bergamim trouxe novamente o Bronze de Kata e ainda tivemos o atleta de 9 anos, Itamar soares Junior, campeão paulista. Ele ficou com a sexta colocação no brasileiro no kata entre 30 atletas da categoria.

JOGOS REGIONAIS

Karatê conquista 5 medalhas para Santa Lúcia: 4 prata e 1 ouro. Os detalhes estão no site do J.A. acompanhados de fotos e comentário do Prof. Claudinho.

No esporte, o aprendizado que demarca limites e ensina a respeitar o semelhante. Um jeito de educar para a vida. Karatê, um jeito inteligente de atingir esses objetivos.

O secretário geral da Rádio Progresso, Adriano Gabriel, com muita alegria diz que “tudo começou com uma simples palavra. Deus permitiu, o homem sonhou, o projeto nasceu e o que era apenas um sonho, hoje, se torna uma grande realidade: isso mesmo, essa palavra foi a alavanca do início de um grande trabalho, com par-

ceiros-empresários que nos permitiram chegar à etapa final das reformas da querida e poética `Estação do Trem´. Agora vamos realizar a tão sonhada inauguração que acontecerá no dia 20 de Agosto, às 9 horas, com a presença do prefeito Júnior, vereadores e convidados especiais”.

Comandante

Numa hora tão importante,

quando os sonhos de uma comunicação efetiva se transformam em realidade, o diretor-geral Luisinho Noli, que é vice-prefeito de Santa Lúcia, convida a população para sintonizar a FM 104,9 mHz. “A partir da inauguração de nossa rádio, sem dúvida, vamos ter uma fonte permanente para trabalhar visando a união de nossa gente. Sempre com olhos voltados para o progresso”.

Telecentro: Acesso a TI: democracia!

inclusão digital em Santa Lúcia

I

nclusão digital é o nome do processo de democratização às tecnologias da Informação. Permite a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar sua rotina diária, maximizar o tempo e potencialidade. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem para trocar emails, mas, aquele que usufrui desse suporte para melhorar suas condições de vida. A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos: computador, acesso à rede e domínio dessas ferramentas. Não basta apenas o cidadão possuir um computador conectado à internet, ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Hoje, no telecentro de Santa Lúcia, o Monitor Bruno auxilia a todos a utilizar o computador, dando noções básicas de digitação, Windows, internet, Word e várias outras ferramentas para facilitar o trabalho, abrindo a mente para novos conhecimentos. Todos os cidadãos podem ser incluídos na era digital, jovens e adultos com oportunidade de conhecimento.

Monitor Bruno: dedicação!


Nariz estética facial

Menopausa

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

risco de glaucoma

A

idade da menarca (primeira menstruação) e o uso prolongado de contraceptivos orais são fatores que podem influenciar no desenvolvimento do glaucoma primário de ângulo aberto. Os dados são de uma pesquisa realizada por Louis R. Pasquale, diretor de Serviço de Glaucoma do Massachusetts Eye and Ear Infirmary, em Boston. O estudo é fruto de uma pesquisa anterior de Pasquale, onde sua equipe havia avaliado a relação entre o envelhecimento reprodutivo feminino e o aparecimento do glaucoma primário de ângulo aberto. O pesquisador já havia descoberto que a entrada na menopausa representa um risco maior para o aparecimento deste tipo de glaucoma nas mulheres. No estudo anterior, os pesquisadores também descobriram que o uso de hormônios pós-menopausa foi associado a um risco menor de aparecimento do glaucoma. Partindo desse estudo, os pesquisadores liderados por Pasquale buscaram identificar outras conexões possíveis para o surgimento do glaucoma, a partir dos fatores reprodutivos femininos. E para esmiuçar estas novas conexões foram analisados dados de todos os membros do Nurses’ Health Study, entre 19802006. Os participantes fazem parte de um grupo de enfermeiros americanos, que forneceram dados sobre sua saúde reprodutiva, a cada 2 anos, a partir de 1980. Além de dados sobre a saúde reprodutiva, os participantes informaram também todas as

doenças que haviam desenvolvido, incluindo o glaucoma. A partir desta base, os pesquisadores fizeram análises estatísticas para avaliar a relação entre os atributos femininos de reprodução e o risco de desenvolvimento de glaucoma primário de ângulo aberto. Após analisar as informações coletadas, os pesquisadores descobriram uma possível conexão entre os fatores reprodutivos femininos e o aparecimento de glaucoma. A equipe de Pasquale descobriu que mulheres cuja menarca havia acontecido antes do 13 anos tinham um aumento do risco da variação da pressão intra-ocular e de desenvolver glaucoma. Os pesquisadores também descobriram que o uso de contraceptivos orais desempenharam um papel importante no aparecimento da doença. O uso de anticoncepcionais por 5 anos ou mais foi associado a um risco aumentado de desenvolver glaucoma primário de ângulo aberto. Segundo Pasquale, os níveis de estrogênio desempenham um papel importante, a longo prazo, no desenvolvimento do glaucoma, pois as estruturas oculares, incluindo o nervo óptico, são sensíveis ao refluxo fisiológico e ao fluxo de estrógeno presente no ciclo menstrual. A hipótese dos pesquisadores é que a interrupção do fluxo menstrual e o refluxo de estrogênio alteram um mecanismo fisiológico importante, que coloca as mulheres em risco de serem acometidas pelo glaucoma.

Veja mais sobre essa relação no gênero feminino.

Acesse o site do J.A.

Câncer: na boca a boa prevenção

O

portador de câncer deve ter um cuidado especial com sua saúde bucal. Para o paciente com indicação de quimioterapia e também radioterapia na região da cabeça e do pescoço, uma consulta prévia com o dentista especializado em tratamento oncológico é fundamental para assegurar qualidade de vida e segurança durante o tratamento. Cerca de 40% dos pacientes em quimioterapia podem apresentar algumas complicações como mucosite (inflamação da mucosa bucal), xerostomia (boca seca) e infecções. Na unidade São Paulo do Instituto Paulista de Cancerologia, do Grupo IPC, todos os pacientes admitidos em quimioterapia devem passar por uma consulta odontológica prévia gratuita. ‘Nesta

consulta, avaliamos a saúde bucal e orientamos sobre as possíveis reações adversas da quimioterapia. Medidas simples, como as de higiene, podem fazer a diferença entre o paciente apresentar ou não complicações’, informa Ana Paula Venturini Ribeiro, dentista especializada em estomatologia do IPC - São Paulo. Em casos de mucosite, a utilização do laser - laserterapia - apresenta ótimos resultados. É fundamental lembrar que o acompanhamento odontológico realizado no IPC de São Paulo não inviabiliza o tratamento com o dentista do paciente. ‘Em alguns casos, o dentista do paciente entra em contato conosco para trocar informações’, comenta Romano Mancusi Sobrinho, dentista do IPC.

Acesse o site do J.A. e conheça influência de drogas compostas.

05

Os resultados da rinoplastia causam uma grande mudança para saúde ou autoestima.

M

uito solicitada, a cirurgia no nariz, também chamada de Rinoplastia, muda a estética facial como um todo. Por se localizar no centro do rosto, o nariz causa grande impacto na aparência, positivo ou não. Há um equilíbrio estético entre o nariz e o rosto diferente para cada pessoa. Portanto o cirurgião deve estudar cada caso atenciosamente para que a cirurgia seja realizada da melhor forma, de acordo com as necessidades do paciente. Como em todo procedimento estético, o objetivo da cirurgia é dar um aspecto natural ao indivíduo, e na rinoplastia isso não é diferente. Essa operação não é realizada apenas com finalidades estéticas, mas também para corrigir anomalias funcionais como, por exemplo, o desvio de septo. “A Rinoplastia tam-

bém visa melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original.”, explica Arnaldo Korn, do Centro Nacional. “Nos dias atuais, a cirurgia plástica no nariz ou em outras partes do corpo não são mais assustadoras, pois, fazem parte da vida das pessoas que se ainda não fizeram uma cirurgia, ao menos conhecem alguém que já passou pelas mãos de um especialista. Os resultados, na maioria das vezes, causam uma grande mudança para saúde ou para autoestima do paciente”, declara Korn. A Rinoplastia dura de 1 a 2 horas, com anestesia local e sedação. Após o procedimento, a pessoa deve ficar com um molde de gesso ou de plástico por uma semana e não fica com cicatrizes visíveis.

Como e quando pagar?

rg.br cpa@progresso.o -0733 - e-mail: 22 33 6) (1 : ne Fo

Veja no site do J.A.

O seu filho ainda vai estudar aqui

R

Bebida

ecentemente foram divulgados dados sobre o consumo de álcool na população brasileira. Obtidos por estudo realizado pelo sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde. Dentre os 54.339 adultos entrevistados, 18% relataram ter consumido álcool de forma abusiva*, nos últimos 30 dias que antecederam a entrevista. Em relação aos dados coletados em 2006, houve aumento significativo de 2,4% na proporção de mulheres que admitiram ter bebido neste padrão (8,2% em 2006 e 10,6% em 2010). Outro estudo, realizado com universitários entre 18 e 25 anos e divulgado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), sugeriu que, entre as mulheres, os indicadores de problemas relacionados ao consumo de bebida alcoólica estão mais fortemente associados à esfera afetiva (bebem para lidar com situações estressantes ou para aliviar sintomas depressivos), enquanto entre os homens estaria mais associado a motivações sociais (beber em festas ou na companhia de amigos, para ser aceito por amigos ou pelo grupo). Ambos os gêneros também bebem motivados pelos efeitos eufóricos do álcool.

As mulheres, no entanto, são mais vulneráveis aos efeitos da bebida alcoólica que os homens após consumirem a mesma quantidade desta substância, mesmo quando diferenças no peso corpóreo são levadas em conta. Isso ocorre porque o álcool se mistura facilmente com a água do corpo, e como as mulheres possuem proporcionalmente menos água do que os homens, o álcool se torna muito mais concentrado, tornando os efeitos mais agravantes entre as mulheres. Além disso, elas também apresentam menores níveis das enzimas aldeído desidrogenase e álcool desidrogenase, responsáveis pelo metabolismo do álcool – ou seja, o álcool permanece no corpo por mais tempo. De acordo com a médica psiquiatra e coordenadora do CISA, Dra. Camila Magalhães Silveira, “estudos científicos apontam que, nas mulheres, o uso de álcool está associado ao desenvolvimento de câncer de mama, principalmente se associado ao uso de reposição hormonal na pós menopausa. Outros prejuízos decorrentes do consumo nocivo de bebida alcoólica por mulheres são: suscetibilidade de sofrer abusos sexuais, sexo desprotegido, violência, efeitos negativos sobre o casamento e o desenvolvimento dos filhos, entre outros”.

Quer saber sobre os efeitos do álcool durante a gestação?

Acesse o site do J.A.


06

A

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

O julgamento

de Salomão

João Baptista Galhardo

história é conhecida. Duas mulheres moravam na mesma casa e tinham filho de peito nascidos no mesmo dia. Eram do sexo masculino. Na terceira noite uma das crianças morreu. E a que acordou com o filho morto ao lado acusava a outra de ter substituído o falecido pelo vivo, colocando ao seu lado o que morrera, levando o outro. Na discussão disse uma delas: - O vivo é meu filho e teu filho, o morto. - Não, o morto é teu filho e meu filho, o vivo. Ouvindo ambas, disse o Rei Salomão: - Esta diz: o que vive é meu filho, e teu o morto. E a outra diz: não, por certo, o morto é teu filho e meu, o filho vivo. Pediu o Rei: -Traga-me uma espada. Divida em duas partes o menino vivo e dai metade para cada suplicante. Uma dizia: - Nem meu. Nem teu. Divida-o ao meio. Porém, a mulher cujo filho era o vivo disse ao Rei: - Meu senhor, entregue a ela o menino. Não o mate, por favor.

Porém, a mulher cujo filho era vivo disse ao Rei: “Meu Senhor, entregue a ela o menino. Não o mate, por favor”. Então sentenciou Salomão: - Dê a esta o menino vivo e de maneira nenhuma o mate, porque ela é a sua mãe. Esta criança não saiu do ventre daquela que preferiu sua morte. E o Rei ficou famoso com esse julgamento. O reinado de Salomão foi glorioso. Foi sob seu governo, diz a História, que se construiu o primeiro templo de Jerusalém, no século X a.C. Porém, é sempre lembrado por sua grande sabedoria e senso de justiça, principalmente pela decisão mencionada. Muito tempo depois Nasrudim, o Mestre do Sufismo, foi nomeado Juiz de sua comunidade. E o primeiro caso para

julgamento o fez lembrar-se da sabedoria de Salomão. Dois homens compareceram à sua presença acompanhados de uma mulher que eles juravam ser a sogra. Casaram numa mesma época com mulher do mesmo nome e lugar. Mudaram para longe e ambos ficaram viúvos. Retornaram a cidade de origem a procura da sogra. As falecidas tinham mãe com o mesmo nome. Na presença do Juiz os dois sustentaram que eram genros daquela mulher. Nasrudim com a sabedoria de grande julgador e plagiando Salomão pediu ao Assessor: - Vá buscar minha espada. Corte a mulher ao meio, dando metade para cada litigante. Um deles gritou: - Por Deus deixe a mulher viver. O outro, porém, retrucou: - Corte-a em dois pedaços. Nesse momento sentenciou Nasrudim: - Entregue a mulher para este que pediu a sua morte. A sogra é dele.

Bastidor es

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Geraldo Polezze - jornalista -

Marcelo Barbieri está corretíssimo O

prefeito Marcelo Barbieri se reuniu com as diretorias do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araraquara e Região (Sincomerciários), do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) e também com o vereador Serginho Gonçalves (que anuncia projeto para disciplinar horário de funcionamento do comércio. Um tema bastante discutido no passado e que motivou lei dispondo que tal discussão é exclusiva das categorias, através dos sindicatos, tirando a participação da prefeitura). O tema retorna, com a desnecessidade explícita. Mas, do encontro buscou uma solução entre os sindicatos sobre a aludida abertura do comércio aos sábados. Para o prefeito Marcelo, a

reunião foi positiva, pois contribuiu para o início do entendimento entre os sindicatos. “As partes devem buscar um ponto de equilíbrio nesta discussão, a fim de encontrar uma solução que atenda aos interesses dos comerciantes, comerciários e da população, levando em consideração o desenvolvimento de Araraquara que depende também do comércio”, ressaltou. O prefeito acertou na mosca, o tema pertence aos sindicatos e não aos políticos. Ainda mais que os tais sindicatos têm, há anos, conversado e tomado decisões que beneficiem as partes. Sem esquecer do povo que é a razão de todos.

Decisão

O vereador Serginho Gonçalves, autor do projeto que propõe limitar o horário de abertura do comércio aos sá-

bados, ficou satisfeito com a reunião. “Os dois sindicatos irão debater o assunto e chegar a um acordo”. O presidente do Sincomércio, Antônio Deliza Neto, e o presidente da Acia, Renato Haddad, ressaltaram que discutir o assunto é a melhor maneira para se chegar a um consenso. “O comércio de Araraquara é forte e representativo na economia, vamos buscar a melhor forma para não prejudicar o desenvolvimento da cidade”, disseram.

Trabalhadores

Segundo o presidente do Sincomerciários, José de Mattos Filho, a expectativa para o entendimento é grande. “Essa é uma discussão importante, que interessa a todos. Vamos, em conjunto, determinar o melhor para as partes e para a população”.

jbgalhardo@uol.com.br

Reunião na prefeitura discute horário do comércio que interessa diretamente aos sindicatos das respectivas categorias.

Uniara faz bem A

estudante do curso de Farmácia da Uniara, Denise Cristina Zafallon, conquistou uma vaga de estágio na multinacional Buckman, especializada no aper-

feiçoamento e desenvolvimento geral de empresas. Vai estagiar no controle de qualidade da água em um dos equipamentos da multinacional, na Usina Santa Cruz. Denise deve co-

meçar sua nova função até 10 de agosto e explica que a Buckman atua principalmente no interior do estado de São Paulo, devido a quantidade de usinas de cana-de-açúcar.

Cartório

Registre o seu imóvel.

É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

Panificadora Cristal

Tecidos e confecções

Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

Cama, mesa, banho, e calçados

Rua Alm. Tamandaré, 367 -

Av. Feijó (esquina da rua 1) Fone: (0XX16) 3336-2707

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

Os 10 tópicos

BARBIERI pode não 1 ser candidato à reeleição.

Tem ficado ausente de eventos de indiscutível e imperdível visibilidade e tem permitido falhas de comunicação. Será que suas palavras, emitidas há algum tempo afirmando não saber se sairá candidato para tentar segundo mandato, eram verdadeiras?

2 FALTA de pagamento

para o Instituto Acqua, “pelo segundo mês consecutivo” seria mais uma prova de que Marcelo Barbieri não está se preocupando com a imagem de quem aspira segundo mandato. A falta de limpeza da cidade é outro fator contra para quem deseja participar de eleições. Um banho de loja não seria tão difícil, nem custoso. Em que pese o fluxo de caixa municipal.

3 ATIVIDADE política,

viagens seguidas para buscar benefícios à cidade, união com portadores de mandato eletivo para fortalecer reivindicações e outras ações positivas têm merecido as energias do prefeito Barbieri.

REGITRO de que Bar4 bieri tem “garrafas para

dar e vender” visando um pleito. Essa, a razão de se apostar na sua presença no ano que vem. Juntamente com a Márcia Lia, em nome da oposição. Ela que foi preterida pelo PT, na disputa com

Edna Martins, é presença constante junto à comunidade. Presentemente com ações sociais da periferia para o centro, no que está absolutamente certa na construção de sua imagem de candidata ao Executivo.

DILMA faz limpeza no 5 Ministério dos Transpor-

tes e melhora sua imagem presidencial. Um jogo democrático, com apoio da mídia. Na comparação com Lula, ela vence de goleada. Lula sempre teve receio de mexer na sua base de sustentação. “Não sei de nada” ficou sua marca pessoal quando de acontecimentos negativos envolvendo políticos amigos e companheiros do velho PT às portas das montadoras de veículos em São Bernardo do Campo.

FATURAR é o espírito 6 do secretário de trans-

porte de Araraquara. Há alguns dias disparou: “os semáforos da Via Expressa estão sendo desativados porque o condutor dirige devagar quando chega perto deles”. Mas, isso não é excelente? É que o radar móvel permite faturar mais... Lamenta-se que exista pensamento tão pequeno num integrante de governo democrático e popular.

DIMAS foi apunhalado, 7 na edição de sábado da

FSP que coincidiu com a visita do governador Alckmin. Ele e um outro deputado estariam

lutando para ocupar lugar no Tribunal de Contas do Estado. Quem deu a notícia ao jornalista? Sem dúvida, algum “amigo” do deputado que tem interesse na investidura.

8 DEPUTADO

federal Dimas Ramalho afirma ao J.A. que sua preocupação é cumprir bem, muitíssimo bem mais um mandato que o povo lhe concedeu. Deixou evidente que não pode falar sobre o futuro porque “pertence a Deus”. Está certo o nobre e sempre leal deputado da região.

9 NELSON JOBIM é o

político que joga perigosamente, mas, de forma inteligente para evitar eventual demissão ministerial. Anunciou pela imprensa que votou em José Serra e que Dilma sabe disso. Um jeito de inibir a canetada presidencial, pelo menos, por tempo determinado. Motivo de se esperar outras pérolas semelhantes que serão produzidas para diluir, quer dizer, afastar o cálice contendo o vinho da saída, da despedida.

10 IDIOTAS, quando Mi-

nistro Jobim saudou recentemente FHC, continua até hoje sem o significado no contexto. Foi pensando nos jornalistas, disse ele. Sei não!!! Bem, aos que chegaram até aqui Obrigado e bom final de semana.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Saúde

Ao menos quatro das 14 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Araraquara estão sobrecarregados. Atendem mais do que as mil famílias preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Agenda conjunta:

Edinho e Massafera

Coleta

Cooperativa Acácia, responsável pela coleta de lixo reciclável em Araraquara, quer a revisão do contrato com o Daae. Segundo sua presidência, o valor pago pelo trabalho é fixo e está defasado.

Educação

A taxa de abandono escolar no ensino Médio de Araraquara aumentou 2,7 pontos percentuais entre 2009 e 2010, segundo dados apresentados pela pesquisa do Censo Escolar 2010 do Instituo Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais.

ODONTOLOGIA INTEGRADA

Prevenção, Odontopediatria, Cirurgia Endodontia, Implantes, Prótese sobre Implantes Crosp 34622

A

Drª Sandra Fernandes de Andrade Crosp 43615

Rua Barão do Rio Branco - 1049 - 3332-0021

Dr. Roberto

Dela Coleta Crosp - 12.234

O

Os dois deputados da região de Araraquara, cadeira na capital, definem rol de investimentos que será encaminhado ao governador Geraldo Alckmin

deputado estadual e presidente do PT de São Paulo, Edinho Silva, recebeu nesta semana em seu escritório a visita do seu colega na Assembleia Legislativa, o também araraquarense Roberto Massafera (PSDB). Os parlamentares discutiram a composição de uma agenda conjunta de atuação visando garantir investimentos e a inclusão de Araraquara em projetos do governo estadual. A primeira ação de Edinho e Massafera será uma tentativa de reinserção de Araraquara entre as cidades candidatas a subsedes de seleções na Copa do Mundo de 2014. Os dois deputados entendem que a cidade possui infraestrutura para abrigar confortavelmente uma delegação e que poderia formalizar parceria com a iniciativa privada para a criação de um centro de fisioterapia, por exemplo, uma das causas de exclusão da cidade apontadas no relatório do Comitê Organizador da CBF. “Além disso, nenhuma das outras cidades candidatas dispõe de um estádio como a Arena da Fonte, onde a equipe pode treinar em condições muito parecidas com as dos gramados que serão usados na Copa 2014”, disse Edinho. Os parlamentares araraquarenses também vão atuar na busca de recursos para obras de reforma do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, e de infraestrutura, com

prioridade para pavimentação asfáltica. Em relação ao Gigantão, a agenda inclui audiências na Secretaria de Esportes do Estado e no Ministério dos Esportes, uma vez que a prefeitura não dispõe dos recursos necessários para recuperação do ginásio, fechado desde novembro do ano passado, por conta do desabamento da marquise de concreto nos fundos do prédio. No caso da infraestrutura, a prioridade é conseguir recursos para a sequência das obras de construção da Marginal das Cruzes, que vai ligar a região norte da cidade a rodovia Washington Luiz, a partir da represa de captação das Cruzes. Iniciada na administração de Roberto Massafera, como prefeito, a via ganhou melhorias na gestão Edinho Silva, como ponte ligando os bairros Santa Angelina e Jardim Paraíso, mas a prefeitura não teve dinheiro para tocar o projeto de construção das pistas. “Temos que pensar o futuro, essa obra é fundamental para que a nossa cidade cresça com qualidade de vida”, afirmou Edinho. “Essa é uma obra importante porque vai desafogar o trânsito na região central da cidade, uma vez que a avenida começa justamente onde desemboca o tráfego de veículos vindos da vicinal Araraquara-Bueno de AndradeMatão, usada como rota de fuga da rodovia Washington Luiz por

centenas de automóveis”, argumentou Massafera.

Mesmo discurso

Os deputados estiveram juntos, no último sábado, acompanhando a visita do governador Geraldo Alckmin a Américo Brasiliense e, na ocasião, destacaram em discurso a atuação conjunta das forças políticas de Araraquara em defesa dos interesses da cidade. “Quando envolve o interesse público as questões de interesse social têm que ser o que nos unifica, mesmo que os projetos políticos sejam diferentes”, disseram.

Com Dimas

Edinho Silva também vem atuando de maneira conjunta com o deputado federal Dimas Ramalho, em ações junto ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Os dois parlamentares já participaram, juntos, de várias audiências em Brasília para tratar de questões relativas a investimentos e projetos para Araraquara e região. A agenda conjunta de Edinho e Dimas inclui a busca de verbas para a saúde, educação, programas sociais e infraestrutura, incluindo a própria Marginal das Cruzes, cujo projeto de expansão encontra-se em análise no Ministério das Cidades desde a administração de Edinho na prefeitura. (imprensa@edinhopt.com.br)

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

material escolar”. A diversão da garotada continuará no domingo, 31, com apresentação de peça teatral com a Cia Burucutu (11h), “Oficina de origami” (inscrições das 12h às 14h) e prova do dia “Bicho de pelúcia”.

Diversão

Os eventos culturais têm espaço aberto na programação do Náutico. Neste domingo, a Cia teatral Burucutu estará em cena em três sessões: 10h e 14h, no salão do restaurante, e 11h, no Espaço Brincar. Fundado em 2002, o grupo vem se destacando no meio teatral com montagens contemporâneas e inovadoras, tendo como objetivos a formação de público teatral e o resgate de obras literárias fundamentais.

Rec

Cia teatral Burucutu promete muita diversão neste domingo

reação e lazer

O programa de recreação e lazer prevê ateliês de arte “Tartarugas” (10h e 14h, salão do restaurante); recreação “Vamos colorir” (10h30 e 14h30, salão do restaurante) e a prova relâmpago “Dominó” (15h45, salão do restaurante), entre outras no-

vidades. Já as práticas de Pilates e Yoga estão previstas para acontecer, respectivamente, às 9h e 10h, no conjunto de piscinas.

Jovem Guarda A agenda musical nauticana deste domingo reunirá sucessos dos anos 60, época da Jovem Guarda, com o músico e cantor Ziquito, a partir das 12h, no bar das pedras. O encerramento da programação do mês prevê ainda show dançante com a dupla Romeu e Renato, às 14h, no bar da mata.

“Cereais com ” chocolate quente

Cursos variados e dicas de culinária também estão inseridos na programação do Náutico. Neste domingo, 31, a professora Patrícia Barreto vai ensinar como preparar uma deliciosa tigela de cereais com chocolate quente

Ortodontista

(16) 3336-6663 e 3336-8626

Avenida Cristovão Colombo, 614

(entre ruas 2 e 3) Araraquara - SP

CIRURGIA PEDIÁTRICA

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058 AV. BANDEIRANTES, 831 FONE: 3336-9381

Oração ao Poderoso Santo Expedito Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia. Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: “fazer o pedido”. Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. (C.G.B.)

Atrações no Náutico

trações agitam o final do mês das férias no Clube Náutico. Neste sábado, 30, o Espaço Brincar terá várias atividades, como “Desenho livre” (10h às 16h), “Joquem pô” (14h) e prova do dia “Kit

07

Profissional Drª Rosana Maria F. de Andrade

Equipes ESF

As equipes sobrecarregadas: Vale do Sol que atende a duas mil famílias, Jardim Ieda, Assentamento Bela Vista e Jardim Biagioni. Secretaria Municipal da Saúde informa que a ampliação do programa se dará até maio do ano que vem com 42 equipes.

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

ividades t a , o r t a e t , Música e esporte agi d e r ec r e a ç ã o ana nauticano m e s e d m i f m a t

– para os associados que se inscreveram na secretaria do clube. ITÃS PARALAMA S E T

O Baile da Arara Vermelha programado para o dia 17 de setembro reunirá em um mesmo show dois ícones do mundo artístico: Paralamas do Sucesso e Titãs. Os convites antecipados já podem ser adquiridos, mediante a apresentação de um sócio maior de 18 anos, na secretaria do Náutico.

Esporte Vem aí o inovador campeonato de futebol “Junto e misturado” do Clube Náutico. O certame, que será disputado aos sábados à tarde, está com inscrições abertas na secretaria do clube. O objetivo do evento é reunir as famílias nauticanas em momentos de esporte, recreação e lazer.

a” “Quinta noturn

O Náutico prepara a realização do próximo campeonato de futebol “Quinta noturna”. A competição, que mescla experiência e juventude, é um dos sucessos do calendário esportivo do clube. As inscrições estão abertas na secretaria nauticana.

Inscrições

Os associados já podem se inscrever também para os campeonatos de futebol do segundo semestre nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, feminino, livre, veterano, master e super master.

Torneios

A programação esportiva deste domingo prevê – além das semifinais dos campeonatos de futebol master e super master –torneios de tênis e bocha – ambos a partir das 9h; futebol de salão pré-mirim e mirim (10h); truco (13h); basquete e vôlei de praia, com início previsto para as 14h.


ANIVERSARIANTES

Bom Dia! Rita Mucio

Ao governador de São Paulo que deu um show de comunicação em Américo Brasiliense. Da chegada ao lanche, sua predisposição em falar com o povo foi espetacular.

Elegância Encontro de Lu Alckmin e Zi Barbieri no Palácio dos Bandeirantes. As presidentes do Fundo Social de Solidariedade de dezenas de cidades compareceram para trocar experiências.

Prefeito Marcelo Barbieri prestigiou o estacionamento de carros antigos. Matou a saudade.

Gustavo, Bruno e Fabrício na loja “World Tintas” que abre as portas nesta segundafeira, à Rua 9 de Julho, 1497. No sábado, um delicioso café de inauguração.

Banco do Brasil Edinho Silva destaca papel de fomento do Banco do Brasil ao receber, em seu escritório regional, a nova diretoria do Banco do Brasil. Estiveram o Superintendente Regional, Paulo Luiz Fuza, o Gerente Geral da Agência Araraquara Carlos A. Estevam de Oliveira e o Gerente da Agência da Avenida Brasil, Oscar Zanelatto. Edinho agradeceu também o patrocínio à 16ª Tanabata Matsuri que recebeu mais de 10 mil visitantes.

Mais uma loja para fortalecer o comércio araraquarense.

30- Ricardo Caparelli, Moacyr Carlos Júnior, Eneida Miranda Toledo, Anália Pestana Vicente e Maria Scabelo 31- Ignácio de Loyola Brandão, Ivo Pregnolato, Eusa Fátima Gibeli Fuzari. 01- Osmar Luis Caires, Paula Heloisa F. Alboy, Luis Carlos Ligabô, Gilmara Scafi e Ivo Lister Galli 02- Antônio César Nunes, Ariovaldo Sedenho, Renato Barbieri Rodella, Walter Francisco Orloski e Arnaldo Christofoletti Júnior 03- Ricardo Scarpa Júnior, Raimundo de Oliveira e Nair Salomão Martinez 04- Mírian Santini, Maria Ap. Lopes Guimares, Sônia Regina P. Pereira, Maria Heloisa S. Fernandes e Ronaldo Gentile. 05- Marco Aurélio Ramaza, Bibiana Cucci Silvestre, Edival Luis Vasconcelos e Antônio Luiz Garutti 06- Pedro Bonini, Maria Lúcia Pires Tacão, Deodata Toledo do Amaral, Francisco Ilba 07- Jefferson Talel Haddad, Luciene C. T. Ferreira, Luiz Celso de Aquino, Marcelo de Aquino, Rodolfo Fioravanti Arroni, Cristiana Cury Lia e Rafael P. Fernandes

Na terra onde cresceu participando de ações sociais da Igreja do Jardim Imperador, deputado Edinho Silva e a esposa Andréa Túbero prestigiaram a festa julina organizada pela Paróquia da Sagrada Família.


SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

09

Deputado Massafera, prefeito Marcelo Barbieri e governador Geraldo Alckmin, após audiência efetivada na primeira quinzena deste julho quando foi solicitada duplicação do acesso da SP-255 a IESA ( que fecha convênio com Hitashi para construção de carros ferroviários), voltam a se encontrar no Hospital Estadual de Américo Brasiliense.

Deputado Roberto Massafera agradeceu o apoio constante do governador Alckmin e discorreu sobre a história do Hospital “Nestor Goulart Reis” que pertencia a Araraquara quando Américo era um progressista distrito. Deputado Edinho Silva foi elegante em sua fala e defendeu aprimoramento do SUS para uma assistência eficiente e rápida aos trabalhadores.

Ademir Gouvêa, prefeito de Américo Brasiliense, com um discurso elaborado pelo coração reuniu palavras bonitas para agradecer a presença honrosa do governador e demais convidados.

Governador Geraldo Alckmin, sempre simpático e aberto às manifestações públicas, valoriza o eleitorado e, em contrapartida, fortalece a imagem de um grande estadista que trata de temas importantes com a máxima transparência. Deixou saudade em mais uma visita à região de Araraquara. Mas, já avisou que retorna dia 10 de agosto e depois na comemoração do aniversário da “Morada do Sol” cujo programa será comandado pelo prefeito Marcelo Barbieri.

Duarte Nogueira, enquanto deputado federal, cumprimentou o governador que transforma positivamente São Paulo.


10

Ferroviária

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

recebe a Francana

Wilson

N

AFE estavam tentando transferir o jogo do Campeonato Paulista para a próxima semana.

Com todo o esforço concentrado nos Jogos Regionais, em Taquaritinga, as comandadas de Douglas Onça jogam pela manhã em Taquaritinga e à tarde, enfrentam o líder do Campeonato Paulista, Rio Preto E.C. Até ao encerramento desta edição, os diretores da

O Secretário de Esportes e Presidente da Fundesport, Jair Martineli, teve “sinal aberto” pelo prefeito Marcelo Barbieri para tentar junto à Secretaria de Esportes do Estado o direito de sediar os Jogos Regionais2013. No ano que vem, Bebedouro terá essa incumbência. No Congresso solene de escolha, realizado em Taquaritinga, não surgiu nenhum município interessado em ser sede da competição. Por isso, aumenta a probabilidade araraquarense.

Silveira Luiz

este domingo (31), a tarde na Arena da Fonte, a Ferroviária vai tentar melhorar sua posição na Copa Paulista diante da Francana. O técnico Paulo César Catanoce pede calma à torcida, pois, o seu trabalho é novo e a equipe deve melhorar. É bom lembrar que a Copa Paulista é “laboratório” visando o Campeonato Paulista da Divisão A-2.

Feminino

A sede dos Regionais?

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Te s t e o s e u

Po r t u g u ê s

Teresinha Bellote Chaman (*)

Retornará com sua coluna em agosto.

Atletismo PCD

Danilo Sampaio, cadeirante da equipe PCD de Atletismo da Fundesport teve atuação brilhante nos Regionais de Taquari-

tinga. Ele está convocado para disputar a Olimpíada Escolar em São Paulo, no mês de agosto.

Danilo atuando na pista de atletismo em Taquaritinga.

Na Moldura

Equipe de handebol masculino categoria livre - vice-campeão dos Regionais. Nas atividades esportivas, há que ter muita gente trabalhando para execução dos vários programas. No Melusa Clube, está sempre colaborando com diversas promoções esportivas o conhecido Pelé.

Nos últimos campeonatos internos de futebol, Pelé foi massagista e uma espécie de “anjo da guarda” dos atletas por ocasião de jogadas mais ríspidas. É de gente como o Pelé do Me-

lusa que o esporte precisa para continuar agitando os campos, quadras e instalações esportivas. A homenagem do J.A. ao esforçado esportista Pelé do Melusa.

(Apoio cultural: Paraty)

Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

Proc. 01313/2010 - EDITAL DE CITAÇÃO de WALDEMAR CAMARGO DA SILVA e EVA RACHEL CAMARGO DA SILVA com prazo de 20 dias. O Dr. JOÃO BATTAUS NETO, MM. Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível e Cartório respectivo, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele tomarem conhecimento, especialmente EVA RACHEL CAMARGO DA SILVA e WALDEMAR CAMARGO DA SILVA que por este Juízo e Cartório se processam os autos de ação ORDINÁRIA DE RESCISÃO DE CONTRATO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA C.C. REINTEGRAÇÃO DE POSSE (Proc.1313/2010), promovida por COMPANHIA DE HABITAÇÃO POPULAR BANDEIRANTE “COHAB- BD” em face de WALDEMAR CAMARGO DA SILVA e EVA RACHEL CAMARGO DA SILVA alegando na inicial o seguinte: “a Requerente construiu e comprometeu-se a vender aos Requeridos o imóvel sito no Jardim Roberto Selmi Dei - 3ª Etapa, à Avenida Luciano Cumpri, nº 652, Araraquara/SP, mediante contrato particular de compra e venda celebrado em 31/07/1997, cuja cláusula 17ª, alínea “a”, prevê como motivo de rescisão do mesmo a falta de pagamento de 03 prestações consecutivas ou alternadas do preço de venda. Ocorre entretanto, que o referido contrato não está sendo cumprido, já que os Requeridos devem 58 (cinqüenta e oito) prestações, correspondentes aos meses de janeiro/1999 a maio/2011, somando seu débito, incluídos encargos contratos contratuais e legais decorrentes da mora, na data de 03/06/2011 um total de R$ 52.688,76 (cinqüenta e dois mil, seiscentos e oitenta e oito reais e setenta e seis centavos). E constando dos autos que os Requeridos encontram-se em lugar incerto e não sabido, é expedido o presente edital com prazo de 30 dias, em virtude do qual, ficam os Requeridos devidamente citados para que no prazo legal respondam aos termos da presente Ação Ordinária de Rescisão de Contrato c.c. Reintegração de posse sob as penas da revelia e confissão, ação esta que, devidamente processada e provada, deverá ser julgada procedente, para declarar rescindido o referido contrato de promessa de compra e venda, com a conseqüente reintegração de posse do imóvel em favor da requerente, condenando-se os Requeridos a devolverem o bem nas mesmas condições em que foi comercializado, respeitando se os desgastes normais de uso; mediante a compensação dos valores pagos, consideradas as parcelas de amortização e juros, pela legítima disponibilização efetiva do uso e gozo do imóvel, pelo período em que lá residiram até a reintegração do mesmo em favor da Requerente; condenando-o, ainda, ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, além das demais cominações legais.” E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente, que será devidamente afixado e publicado, na forma da Lei. Dado e passado nesta comarca de Araraquara, aos 27 de junho de 2011.

(Filmagens)

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr. Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Deputado Massafera, prefeito Ademir e governador Alckmin descerram placa de inauguração.

11

No hospital de Américo, governador anuncia investimentos e inaugura serviços paliativos.

Governador adora recepção de Américo (Jornalista-assessor da prefeitura) Governador Geraldo Alckmin, último sábado, esteve em Américo Brasiliense para anunciar investimentos na via de acesso José Barbanti Netto e inaugurar novas alas e serviços do Hospital Estadual (HEAB). Recepcionado pelo prefeito Ademir Gouvêa e acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, Alckmin recebeu pedidos de novas verbas para a “Cidade Doçura”, além de garantir que o convênio para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será oficializado em breve. O chefe do governo paulista chegou ao município por volta das 13h30 e foi direto para o HEAB onde diversas lideranças políticas da região

e convidados o aguardavam. No Hospital, Alckmin inaugurou novos serviços e leitos da unidade de saúde considerada a 2ª melhor do estado.

Obras SP-255

Na passagem por Américo, Geraldo Alckmin ainda anunciou um investimento de R$ 14,5 milhões na reforma do Acesso José Barbanti Netto (SP-255), estrada que fica na divisa da “Cidade Doçura” com Araraquara e liga o terminal da Petrobrás até a SP-255 beneficiando os produtos da Iesa. O acesso, que tem mais de 5 km, será totalmente recapeado, ganhará rotatórias, acostamentos, passarela de pedestres e terá um trecho duplicado. “Licitaremos essa obra agora em

agosto e, se não houver problemas, já estaremos com as máquinas trabalhando logo”, anunciou o governador. As melhorias devem começar em novembro deste ano e ficarão prontas em 10 meses. “Esse investimento é de suma importância para a cidade e a região. Vai beneficiar em muito nossa população, bairros e as empresas instaladas próximas ao acesso”, destacou o prefeito Ademir.

Estação de Tratamento

Uma das expectativas da visita do governador era sobre novidades relacionadas à liberação da verba destinada para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Américo. Neste ponto,

Vereador Zé da Auto Escola comandou uma sessão de fotos.

Local escolhido pelo prefeito para recepcionar governador.

Américo vive Conferência de Assistência Social

D

epartamento de Promoção Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Conselho Municipal de Assistência Social promoveram a VIII Conferência tendo por local a Câmara Municipal objetivando discutir e criar novas políticas públicas para a área. Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência So-

cial (SUAS) e valorizar seus trabalhadores”, a Conferência reuniu profissionais de assistência social que trabalham em Américo, além de representantes da sociedade, vereadores e diretores de departamentos. O prefeito Ademir Gouvêa levou sua mensagem de otimismo nesse campo da ação municipal. Como lastro das discussões,

quatro subtemas foram abordados: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; Fortalecimento da participação e do controle social; e centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. A conferência ameriliense avançou na proposição de apri-

morar gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programa, projetos e benefícios. “Um espaço propositivo e deliberativo para o debate e a avaliação da política de assistência social, a fim de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários”, afirma Elizabeth Bombo, diretora de Promoção Social.

Alckmin se mostrou otimista, esperando um desfecho positivo. “Com relação à ETE, já estamos definindo prioridades para início do ano que vem e licitando as obras, contratando, para ganhar tempo”, comentou o governador. Para ele, tratando o esgoto a partir de cidades como Américo, várias bacias hidrográficas acabam beneficiadas. Após as formalidades no HEAB terem sido concluídas, Alckmin, Ademir, vereadores, deputados e prefeitos da região tomaram café na Padaria Pão Nosso, uma das mais tradicionais da cidade e localizada no Centro. No local, o governador interagiu com a população por cerca de 30 minutos e depois foi embora, encerrando a visita.

Cidão da Fonteri, Massafera, Marcelo Barbieri e Alckmin.

Pa n i fi c a d o r a D o ç u r a

A cada dia mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870

Governador foi gentil com quem quis registrar o evento.

Apoio

Cultural

Vice-prefeito Tércio e presidente Cidão no “até logo”.

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

Parabéns aos aniversariantes 30- Jorge Augusto Leite Zbeidi 31- Carlos Alberto Mauricio, Reginaldo Barros dos Reis e Graciele Ribeiro dos Santos 01- Amanda Gonçalves de Arruda

02- Adriana dos Santos Seves 04- Maria Ap. F. Bononi 06- Sueli Bolato e Suzinei Rios da Silva 07- Denilson Ap. Franciscato


12

SÁBADO E DOMINGO 30 E 31 DE JULHO DE 2011

Encontro

Prefeito Marcelo Barbieri e presidente da Câmara, Aluísio Braz, prestigiaram 14º Encontro de Carros Antigos de Araraquara. O encontro reuniu mais de 15 mil pessoas para ver 2560 carros de várias marcas e modelos.

AFE-Fundesport faz bonito Taquaritinga aplaude a arte e ginga do futebol feminino de Araraquara

Conveniência

Câmara Municipal aprovou projeto de lei do vereador João Faria (PRB) que prevê fechamento de lojas de conveniência de postos de combustíveis, entre meia-noite e 6 horas, de segunda a quinta. Caso recebam duas autuações por perturbação do sossego público.

Atraso

Especulações dão conta de que a Prefeitura estaria mais de dois meses sem pagar o Instituto Acqua. Segundo assessoria de imprensa da prefeitura, houve prorrogação de seis meses no contrato assinado com Instituto Acqua para serviços na Saúde.

Promessa

A reforma e ampliação da Maternidade Gota de Leite são promessa de campanha do prefeito Marcelo Barbieri. Passado um ano do prazo de entrega, o hospital não ficou pronto.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Devagar

Oito das nove obras em execução pela Prefeitura de Araraquara estão atrasadas em relação aos prazos de entrega. Segundo novos prazos apresentados pela Administração Municipal, elas só ficam prontas até dezembro deste 2011. Somam R$ 15 milhões, com aditamentos.

Arrecadação

Brado Logística em Américo O

prefeito Ademir Gouvêa confirmou a instalação da Brado Logística, que atua na distribuição de cargas por meio de contêineres transportados pela ferrovia, após reunião com um representante da empresa, Alessandro

Bernardi. “Este é um momento muito importante. A vinda da Brado Logística para Américo Brasiliense sinaliza que a Prefeitura possui uma política que estimula o desenvolvimento econômico e

social”, comentou o chefe do Executivo. Ademir também destacou que esse processo não ocorre de uma hora para outra, mas que quando finaliza, traz inúmeros benefícios para a cidade e moradores.

A estimativa é que a empresa invista, inicialmente, algo em torno de R$ 15 milhões na instalação e infraestrutura. Será instalada ao lado do terminal da Petrobrás, na mesma estrada (SP-075/255) que será duplicada em breve.

Sonho: sub-sede das Olimpíadas

A

raraquara mostrou interesse em receber competições das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. Tema tratado durante a visita do gerente da Área de Empreendimentos Imobiliários da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Paulo Campos, ao CEAR (Centro de Evento de Araraquara), onde está sendo construído um complexo de turismo, eventos e negócios. O presidente da Câmara

de Vereadores, Aluisio Braz, junto com os parlamentares Édio Lopes e Márcia Lia, acompanharam a visita à Arena da Fonte que encantou o visitante da Funcef. “É muito importante que as cidades se interessem e busquem objetivos”, salientou Campos. A coordenadora de Turismo, Eneida de Toledo, explicou que Araraquara se candidatou para ser sub-sede nos campeonatos olímpicos, com grandes chances, já que

entre suas estruturas estão a Arena da Fonte, o CEAR, Gigantão, Ginásios e Pinheirinho. “Enviamos a proposta, agora faltam alguns documentos e torcer para que a cidade receba os jogos“, disse.

Novo hotel Campos afirmou que até final deste ano deve ter início a construção do hotel e, “pode atender sugestão do Governo Municipal para começar já em agosto, mês do aniversário de

Araraquara”. A primeira etapa do projeto: hotel com 204 apartamentos, office park com 112 salas comerciais, duas torres de apartamentos de 140 m² cada unidade e primeira fase do shopping center que terá inicialmente 18.100 m² e previsão de chegar a 54.800 m² ao final da terceira etapa. Vice-prefeito Valter Merlos, deputados Edinho Silva e Roberto Massafera, dentre outros convidados, vibraram com as notícias.

Uma queda na Receita está levando a Administração Municipal a cortar gastos neste inicio de semestre. A informação é do prefeito Marcelo Barbieri. Por exemplo: arrecadação do ICMS prevista para R$ 120 milhões não chegará a R$ 100 milhões.

Indefinido

O 10º Araraquara Rock continua sem data. Evento tradicionalmente realizado em julho, por conta do mês do rock, o festival foi marcado e remarcado por quatro vezes deixando a comunidade roqueira indignada. Prefeitura diz que o principal motivo do adiamento foi a falta de parcerias e apoios.

Liquidação

Sentindo os primeiros efeitos das medidas do Governo Federal para arrefecer o consumo e, consequentemente, a inflação, os comerciantes de Araraquara estão apostando nas liquidações para impulsionar vendas.


Jornal de Araraquara - ED. 953 - 30 e 31 de Julho de 2011