Jornal de Araraquara - ED. 939 - 23 e 24 de Abril de 2011

Page 1

JORNAL DE ARARAQUARA A

M E L H O R

F O T O G R A F I A

D A

S E M A N A

Onda de bate-estaca invade cidade

Ed. Nº 939 - ARARARAQUARA, 23 E 24 DE ABRIL 2011

www.jornaldeararaquara.com.br

R$ 2,00

Comentário adicionado pelo Lineu Carlos de Assis (wlpublicidade@uol.com.br)

U

ma onda invadiu cidade, o som “Bate Estaca”. Esse som indesejável (tun... tun... tun...) saído na maioria das vezes de camionetinhas, invade os dias e principalmente noites/madrugadas deixando as famílias incomodadas. Se não souber administrar as emoções, o estresse explode. A lei do sossego público é atropelada, tripudiada e não se fiscaliza porque estaria faltando um medidor de decibéis? Para quem sofre o tun... tun... tun... isso soa como desculpa.

Se existe lei contra essa transgressão, por que não punir quem a desrespeita? Obviamente se em dias sequenciados se fizer arrastão policial, multando o proprietário que desrespeitar a lei, pode acreditar: a cidade conseguirá acabar com essa farra. Um convite ao bom senso: vamos fazer valer a lei, senhores responsáveis vamos fazer valer o direito dos cidadãos e deixar de privilegiar os infratores?

Globo critica fora do horário nobre

CER “Jardim Paraíso” Uma demonstração de que o prefeito Marcelo Barbieri prioriza a educação. Mas, a saúde, outro pilar importantíssi-

mo, também merece atenção especial. O dinheiro público está sendo bem empregado. Isso faz bem.

Junção da AFE

2

O processo exige boa vontade. Página 6

Coelho visita crianças de Américo (Fundação Reviver). Página 11

Comentário de Arnaldo Jabor, no Jornal da Globo, segunda-feira (18), foi ao ar exatamente aos 27 minutos de terça-feira (19). Um jornalista brilhante, que conhece a história e articula as palavras como cenas de um filme da vida. Chama a atenção, ganha audiência, mas num horário desses? Pergunta um leitor do J.A. enviando o aludido comentário em sua íntegra:

Afinal por que esta maldita divisão entre público e privado? Por que os empreendedores que fizeram o país são tratados como ladrões e, os políticos, como guardiões do patrimônio nacional? O governo Lula conseguiu demonizar a palavra privatização. O caso da Vale foi exemplar, os soviéticos do PT não engoliram que uma empresa privatizada virasse a segunda do mundo. Agora será controlada pelos donos do poder - leia-se aliados e conveniências políticas. Mesma coisa a Infraero. Como estão as investigações do desfalque de muitos milhões que o Ministério Público apontou em 2007? Há razões culturais para isso. A coroa portuguesa perseguia os empresários para que só trabalhassem para o bem do rei e sobre as razões coloniais e culturais portuguesas somou-se um leninismo de galinheiro que acha que o Estado tem de controlar tudo. Como em Cuba, Coréia do Norte e outros paraísos. Quase mataram Fernando Henrique quando privatizou a telefonia. Hoje, todos os que me veem, têm celular e não vamos esquecer as razões sórdidas também. É muito mais fácil roubar, digamos, os Correios do que uma empresa privada. Lula é filho da iniciativa privada, se não houvesse o capitalismo do ABC o Lula estaria lá em Garanhuns. Enquanto não entenderem que quem move o país é a sociedade democrática e, que, cabe ao Estado regular e organizar, viveremos esse pântano feito de incompetência, burrice e roubalheira”.

Dimas e Massa com Alckmin Página 2

Edinho nas eleições Página 2

Náutico comemora Páscoa Página 7

Santa Lúcia é saúde Página 4

Imperdível. Página 12

Prefeitura de Araraquara canaliza esforços para preencher uma lacuna das mais sensíveis: saúde do povo. Na inauguração da UPA a certeza de que o caminho está correto. Página 8

A infecção da garganta pode virar conjuntivite

V

ermelhos, lacrimejantes e sensação de areia nos olhos. Podem ser alguns dos sintomas da conjuntivite. Disseminado pelo contato com pessoas infectadas e, devido à umidade, o vírus da doença é muito comum nesta época. Que a melhor forma de evitar conjuntivite é não ter contato com os acometidos pela doença todo mundo sabe. Mas, o que a maioria desconhece é que nem sempre a alternativa é válida, o vírus fica encubado cerca de cinco dias, quando já é transmissível, ainda sem apresentar sintomas. Além disso, há outras formas de contrair a conjuntivite. Uma infecção na garganta, por exemplo. É o que explica a médica Ana Luiza Prado Perlingeiro, oftalmologista do Hospital Amaral Carvalho. "Até mesmo uma infecção recente nas vias aéreas superiores pode evoluir para uma conjuntivite, ou então o mesmo vírus que se apresenta em uma pessoa como uma infecção de garganta em outra pode se manifestar como conjuntivite", diz. O número de casos tem aumentado cada vez mais com a chegada das chuvas. "Nessa época de calor, praia, piscinas, associada às chuvas, a propagação do vírus é muito comum e está bem acentuada. O causador desta conjuntivite epidêmica geralmente o Adenovírus", explica.

Sintomas

Olhos vermelhos, secreção e lacrimejamento, pálpebra colada pela manhã, sensação de corpo estranho(semelhante a areia), coceira e ardência. Há casos que evoluem com mais severidade e mais secreção. A conjuntivite pode ocasionar uma doença mais grave, mas não de forma irreversível. "Em alguns casos a pessoa desenvolve uma ceratite intersticial que são manchas esbranquiçadas na córnea que atrapalham a visão, causadas pelo Adenovírus. Esse processo inflamatório intracorneano embaça a visão e incomoda bastante. Pode durar um ou dois meses, como pode levar até dois anos para uma resolução ou melhora completa. Mas isso não ocorre com a maioria dos casos", afirma a médica. "Outra complicação é a

pseudomembrana ou membrana verdadeira da conjuntiva tarsal, que é a porção interna da pálpebra, e precisa ser removida pelo médico para resolução do quadro".

Prevenção

Como não é possível saber quem está contaminado pelo vírus antes da manifestação, a prevenção ocorre por meios básicos de higiene. Fique atento em épocas de maior incidência, evite levar as mãos aos olhos, lave-as com mais frequência principalmente após entrar em lugares públicos (shoppings, academias, clínicas, hospitais e transporte coletivos). Caso saiba que alguém está contaminado, tome cuidados extras.

Depois dela

Você está com o vírus? Então é hora de redobrar a atenção aos hábitos de higiene, já que o ciclo dura 15 dias em média. De acordo com a gravidade de cada caso pode se arrastar por mais tempo. Evite objetos de uso comum, separe toalhas, travesseiros, e tome cuidado ao deitar em sofás ou almofadas que são utilizados por outras pessoas. Lave as mãos e evite levá-las aos olhos. Tente se isolar de ambientes que possuam muita gente, se ausente do trabalho ou da escola. Permaneça a maior parte do tempo em lugares arejados com ventilação natural. Evite agrupamentos em ambientes fechados com ar-condicionado. Vale usar o álcool 70% para melhor desinfecção das mãos. Faça compressas de água gelada. Lubrifique os olhos sempre que possível com lágrima artificial e se o processo inflamatório for muito acentuado, um médico oftalmologista deverá ser consultado. Evite: - Coçar os olhos; - Nadar em piscinas públicas; - Dividir lençóis, travesseiros e toalhas; - Usar maquiagem de outra pessoa ou emprestar a sua; - Ficar em ambientes fechados, quentes e úmidos.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.