JORNAL DA UNIVERSIDADE ISSN 2237- 4086
Mala Direta Postal
Básica 9912315177/2012/DR/RS UFRGS CORREIOS
Distribuição Gratuita
Ano XX | Número 195
Outubro de 2016
FLÁVIO DUTRA/JU
Porto Alegre | RS | Brasil
Segurança e paz
Violência Estatísticas alarmantes e acontecimentos cotidianos têm levado a população brasileira a uma forte sensação de insegurança. Esse clima traz à tona debates acirrados sobre
soluções para a violência: posturas ostensivas e preventivas se contrapõem. Pesquisadores dedicados ao tema na Universidade e agentes ligados às forças policiais, no entanto, dizem ser preciso
superar a cultura da violência – traço comum no Brasil. Eles recomendam, então, um pacifismo ativo baseado na educação e numa nova forma de encarar a democracia e a própria sociedade.
PROJETO DE LEI
Desengajamento e redução da cooperação
Reação a conquistas da escola democrática
Para o cientista político André Luiz da Silva, a queda do governo Dilma pode enfraquecer a participação do país nos BRICS, bloco considerado entrave aos interesses dos EUA. Assim, muitas das parcerias e grupos de coalizão articulados pelo Brasil nos últimos anos poderiam retroceder. “Esse desengajamento, reduziria a presença internacional do Brasil para os parceiros tradicionais, retirando do país a capacidade de barganha e projeção.”
Doutor em Educação pela UFRJ e criador da página Professores Contra Escola Sem Partido, Fernando Penna considera que iniciativas como o PL 867/2015 constituem-se numa reação a recentes conquistas. “Ao longo dos dois últimos anos tivemos leis importantes que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-indígena. Aí eles vêm e dizem que isso é doutrinação religiosa de candomblé e umbanda. É uma reação.”
P10
CIÊNCIA
O subestimado potencial das frutas nativas
P9
LEGISLATIVO
ROCHELE ZANDAVALLI/JU
Não basta comparecer às urnas A Câmara de Vereadores não tem poder para aumentar o número de policiais nas ruas, nem para construir postos de saúde. Mesmo assim, a cada eleição, promessas voltam a circular nos discursos dos candidatos aos legislativos municipais. Com uma nova leva de vereadores eleitos, 4.904 nos municípios gaúchos, o que os eleitores podem e devem cobrar dos empossados? Para especialistas, o compromisso com o voto não esgota nas urnas, implica um acompanhamento das ações parlamentares até mesmo pelas redes sociais.
P5
P11 Criações coletivas A transformação das ruas em palco de histórias P13
Feira do Livro Editora da UFRGS expõe na Praça da Alfândega P12
FLÁVIO DUTRA/JU
POLÍTICA EXTERNA
CadernoJU