Jornal da Universidade /ufrgsnoticias
Porto Alegre | RS | Brasil
Ano XVIII | Número 184
Mala Direta Postal
Básica 9912315177/2012/DR/RS UFRGS CORREIOS
ISSN 2237- 4086
Setembro de 2015
fotoS: flávio dutra/ju
Renovação pelas cotas Egresso da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, José Roberto da Cruz Júnior tem 20 anos e cursa o sexto semestre de Ciências Sociais. Ele e a irmã ingressaram na UFRGS através do sistema de cotas raciais.
Inclusão Ao completar oito anos de implantação
em 2016, o Programa de Ações Afirmativas da UFRGS destinará 50% de suas vagas a alunos provenientes de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda. Desde o início do projeto, 191 negros e 4 indígenas graduaram-se. Dados preliminares de um relatório de desempenho produzido na Universidade revelam que não existem diferenças significativas entre a performance escolar dos oriundos da reserva de vagas e os demais estudantes. Mas, para além das estatísticas, o relato de histórias pessoais de alguns desses alunos ao JU deste mês contribui para ilustrar o impacto do Programa em suas vidas e no cotidiano da academia.
CadernoJU
redenção
Cercamento polêmico Pesquisadores do Laboratório de Paisagem do Departamento de Geografia da UFRGS assinam artigo sobre os diferentes aspectos que caracterizam a presença da Redenção na capital. Eles trazem os resultados de uma enquete entre os frequentadores do parque, indagados sobre suas sensações frente a possível transformação desse cenário cotidiano. Ao ponderar as manifestações populares e as considerações técnicas, o grupo avalia que o cercamento, entre outros quesitos, reduz a sensação de liberdade e desconfigura um local de referência para a cidade.
P4
PATRIMÔNIO e ACESSIBILIDADE
Reformas que desafiam Quando se necessita adaptar uma construção tombada às exigências atuais de acessibilidade surgem dúvidas de toda ordem. As maiores queixas dos proprietários se concentram na subjetividade do critério para avaliar a possibilidade de reforma: a não descaracterização da edificação. Na UFRGS, que tem dois prédios tombados como patrimônio nacional – a Faculdade de Direito e o Observatório Astronômico – e outros tantos com algum tipo de proteção estadual ou municipal, o maior problema tem sido proporcionar uma entrada única.
P5
Câmpus litoral norte
Formação interdisciplinar
ASTRONOMIA
Descoberta de exoplaneta gêmeo de Júpiter teve a participação de pesquisadores da UFRGS Entrevista Valter Hugo Mãe e a busca da redenção por meio da lucidez P9
P11
Diplomacia Um balanço do papel das Nações Unidas em seus 70 anos de atuação P10
P7