Jornal da Universidade - Edição 176

Page 1

JORNAL DA UNIVERSIDADE

Mala Direta Postal

Básica 9912315177/2012/DR/RS UFRGS

/jornaldauniversidade

GUSTAVO DIEHL/JU

Porto Alegre | RS | Brasil

Ano XVIII | Número 176

Mudar o quê?

CORREIOS ISSN 2237- 4086

Dezembro de 2014 Reforma política Procurando refletir sobre os desdobramentos da atual crise de representação, que colocou novamente em pauta a necessidade de uma mudança no sistema político brasileiro, o JU conversou com cinco professores da Universidade. Entre as questões apontadas pelos especialistas está o regime de coalizão, que cria uma dependência exagerada do Poder Executivo em relação ao Legislativo, e a forma de eleger deputados e vereadores.

ACREDITAÇÃO

O certificado concedido pela Royal Society of Chemistry a dois cursos de bacharelado do Instituto de Química abre novas opções para os estudantes graduados na Universidade, como a revalidação automática de seus diplomas em países da Europa e da Ásia e nos Estados Unidos. Outros cursos da UFRGS já possuem reconhecimento internacional pelo sistema Arcu-Sul, que contempla nações do bloco sul-americano.

P7

GUARDA COMPARTILHADA

Cartazes de propaganda eleitoral no centro de Porto Alegre durante a campanha de 2010

Especialistas se dividem quanto ao Projeto de Lei que propõe a adoção da guarda compartilhada nos casos em que não houver acordo entre os pais. A exceção será quando um dos progenitores declarar que não deseja ficar com o filho. Para o professor da Faculdade de Direito Jamil Bannura, na prática, a lei será impossível de ser executada em todos os casos. De acordo com o docente, trata-se de mais uma norma inútil, pois além de exigir um grau de maturidade entre os casais, o judiciário não tem estrutura para examinar os conflitos em tempo hábil.

P5

EDUCAÇÃO INFANTIL

Obrigatoriedade causa polêmica

DEPRESSÃO

Coreia do Norte Docentes relatam impressões sobre um país isolado P10

Urbanismo A UFRGS e a cidade têm uma construção entrelaçada P13

FLÁVIO DUTRA/JU

P4

Desde que a Lei n.º 12.796 tornou obrigatório o ensino dos 4 aos 17 anos, educadores e profissionais da área têm debatido os desdobramentos da medida. Para alguns, a decisão não garante a qualidade do ensino oferecido pelas escolas de educação infantil. Outros defendem a necessidade de uma legislação que considere a diversidade socioeconômica das diferentes regiões do país. Além disso, para criar vagas, algumas escolas reduziram a oferta de matrículas de turno integral, o que prejudica as crianças cujos pais precisam trabalhar.

P8


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.