Jornal da Universidade - Edição 138

Page 1

JORNAL DA UNIVERSIDADE Porto Alegre | RS | Brasil

Ano XIV| Número 138

Impresso Especial 9912196297-DR/RS UFRGS CORREIOS

Junho de 2011

Arte dos mestres

A contribuição da UFRGS para o campo artístico ACERVO PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO DO INSTITUTO DE ARTES

Cultura Na Porto Alegre do início do século XX, o campo das artes visuais ainda era incipiente: havia pouca produção, a formação dos artistas se dava com iniciativas independentes de pintores locais e o comércio de obras ainda era pequeno. Nesse contexto, o pintor Libindo Ferrás tinha uma carreira consolidada e sua obra movimentava o mercado de arte. Imbuído do espírito de um grupo de intelectuais da cidade, deu início, em 1910, ao curso de artes visuais na escola que desde 1908 oferecia aulas de música e que, mais tarde, seria o embrião do atual Instituto de Artes da UFRGS. Os artistas contratados a partir de então para compor o corpo docente da instituição desempenharam papel fundamental na formação da classe artística portoalegrense. Fernando Corona, por exemplo, foi decisivo para a carreira da maioria dos escultores que passaram pelo Instituto. Além disso, o campo artístico da capital se constitui, em alguma medida, a partir da crítica de arte feita por Ângelo Guido na imprensa e da fundação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul por Ado Malagoli. Também nomes como João Fahrion, reconhecido nacionalmente por seus retratos e figuras femininas, e a desenhista Alice Soares, cuja contribuição maior foi a legitimação do desenho como forma artística autônoma, foram definidores para a consagração da produção local e para o desenvolvimento de linguagens menos atreladas à tradição acadêmica e mais sintonizadas com o que se produzia naquele momento em outros lugares. Reunia-se, então, no futuro IA, a maior parte dos agentes responsáveis pela movimentação cultural em Porto Alegre.

Página Central A obra de João Fahrion serviu de referência a toda uma geração de artistas formada pelo IA. Ao lado, o guache sobre cartão Gente que passa

AMÉRICA LATINA

Ollanta Humala deve favorecer os setores nacionais

P10

política O Movimento da Legalidade 50 anos depois P4 aids Distribuição de coquetel não impede disseminação P2

MILTON SANTOS

INFRAESTRUTURA

O legado do geógrafo que criticou a globalização

Começam as obras do Hospital Universitário Odontológico

A capacidade de fazer relações interdisciplinares, levando teorias de outras áreas para a Geografia, garantiu ao baiano Milton Santos (1926-2001) um lugar de destaque entre os intelectuais brasileiros. Neto de escravos e filho de professores, ele atuou na política estudantil, trabalhou em um jornal ligado à esquerda e tornou-se professor universitário. Preso logo após o golpe de 1964, saiu da cadeia para o exílio na França. Em sua volta

No primeiro semestre de 2013, Porto Alegre deverá ganhar seu primeiro Hospital Universitário Odontológico, voltado para o atendimento dos pacientes do Sistema de Único de

ao Brasil, defendeu a discussão dos problemas dos espaços subdesenvolvidos do terceiro mundo. Ao sugerir a subversão das premissas da globalização, Milton Santos foi na contramão do pensamento único, denunciando o discurso segundo o qual todos os países deveriam se abrir ao mercado, ainda que submetidos ao que o geógrafo chamava de “mais-valia globalizada”, prejudicial aos subdesenvolvidos.

P11

Ensino Especialistas analisam a polêmica em torno do livro do MEC P5

FLÁVIO DUTRA/JU

A vitória do nacionalista nas eleições do Peru simboliza a esperança de um futuro melhor para um país sem um sistema político estável. Conforme Rodrigo Gonzalez, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade, Humala suavizou seu discurso, afirmando que irá respeitar a empresa privada e os tratados de livre-comércio. Já a professora Cláudia Wassermann, do Departamento de História da UFRGS, considera que a vitória do líder peruano resulta de um trabalho partidário que se assemelha em muito à trajetória do ex-presidente Lula, pois houve um amadurecimento do sistema político e dos partidos.

Saúde (SUS). A construção teve início no mês de junho e terá capacidade para atendimento de 700 pessoas por dia, inclusive no turno da noite.

P7


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.