Jornal da Universidade - Edição 134

Page 1

JORNAL DA UNIVERSIDADE Leia a íntegra desta edição em www.jornal.ufrgs.br

FOTOS FLÁVIO DUTRA/JU

Porto Alegre | RS | Brasil

Ano XIII| Número 134

Água de beber

É importante beber água sabendo a procedência. E, ao contrário do que se imagina, é mais seguro ingerir o líquido que chega às nossas casas pela torneira do que o envasado por empresas de água mineral. Informações sobre sua captação e tratamento e dicas para evitar a contaminação podem ser conferidas em matéria especial. Na opinião de Carmen Castro e Antônio Benetti, professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, a qualidade da água deve ter vigilância permanente desde o manacial até a torneira do consumidor.

Página Central

Impresso Especial 9912196297-DR/RS UFRGS CORREIOS

Janeiro e Fevereiro de 2011

DIPLOMACIA CULTURAL

Reitores debatem internacionalização Dirigentes de mais de 40 universidades brasileiras e europeias, reunidos na III Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, discutiram formas de integração interinstitucional e internacional. Para a presidente do Grupo Coimbra europeu, Dorothy Kelly, os câmpus universitários tendem a tornar-se cada vez mais permeáveis e a dar maior visibilidade às culturas que neles circulam. Segundo o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Costa, essa é uma evolução que ocorre no mundo todo, e o modelo de mobilidade acadêmica de redes deve estimular uma agenda de diplomacia cultural. Tal instrumento deverá permitir às universidades relacionarem-se entre si, lançando projetos de interesse comunitário e social que venham complementar a diplomacia política. A UFRGS foi uma das instituições selecionadas para o Programa de Licenciatura Internacional e já enviou sete alunos de três diferentes cursos à Portugal.

P7

COMÉRCIO INFORMAL

A globalização que vem da China A circulação de mercadorias no circuito China-Paraguai-Brasil foi o tema da tese em Antropologia de Rosana Pinheiro Machado. O trabalho, que recebeu o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), estudou a rota do comércio informal desde o sul do país asiático até a porção meridional das Américas, comprovando que a informalidade é transnacional. Na opinião de especialistas, uma série de fatores históricos contribui para que os três países se envolvam nesse fluxo informal e globalizado de bens de consumo.

P5

VIOLÊNCIA

CIÊNCIA

Carlo Ginzburg e a História na era Google “A ideia de que algum tipo de conhecimento altamente sofisticado possa ser imediatamente transmitido a um público maior me parece irrealista.” A afirmação foi feita pelo historiador, que apresentou a conferência de encerramento do ciclo Fronteiras do Pensamento. Um dos pioneiros da micro-história, Ginzburg entende que o Google é, ao mesmo tempo, “um poderoso instrumento de pesquisa histórica e um poderoso instrumento de cancelamento da história. E essa contradição já está modificando o mundo”.

P10

Sociólogo analisa possibilidades e limites das UPPs no combate ao tráfico Página 4

CULTURA

Música popular conquista mais atenção e espaço na Universidade Página 13

PESQUISA

Projetos de jovens cientistas para um mundo melhor Eunice Maria Vigânico (foto) e Cleiton Cristiano Spaniol, alunos da UFRGS que venceram o Prêmio Jovem Cientista 2010, apresentam suas soluções para o futuro em termos de energia e meio ambiente. Cleiton, estudante de Engenharia de Produção, desenvolveu um sistema adaptável ao chuveiro ou ao aquecedor para reduzir o desperdício de água tratada. Eunice, mestre em Química, criou um método para o reaproveitamento dos rejeitos do carvão.

P11


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.