Jornal da universidade

Page 1

JORNAL DA UNIVERSIDADE Leia a íntegra desta edição em www.jornal.ufrgs.br Ano XIII| Número 123

9912196297-DR/RS UFRGS CORREIOS

Novembro de 2009

FOTOS FLÁVIO DUTRA/PROJETO CONTATO

Porto Alegre | RS | Brasil

Impresso Especial

HISTÓRIA

20 Jahre Mauerfall No outono alemão de 1989, desmoronouse, com as paredes do seu mais simbólico representante, a separação entre dois mundos. Para muitos historiadores, a derrubada do Muro de Berlim representaria o Fim da História e a Festa da Liberdade. Celebrados como a lembrança de um recomeço, os 20 Anos da Queda do Muro são motivo de festa para a Alemanha, que ergueu unida a bandeira da reunificação. A foice e o martelo, instrumentos que construíram o regime do lado oriental do paredão berlinense, foram os mesmos que o levaram ao chão em 9 de novembro de 89.

P10

TECNOLOGIA

NASA/DIVULGAÇÃO

Fórmulas do desenvolvimento

A partir do ano que vem, duas Engenharias da UFRGS abrem suas portas para novos alunos. Os cursos de Engenharia Física e de Energia vão preparar profissionais encarregados de fomentar o desenvolvimento do país. Eles poderão atuar no setor de alta tecnologia e em grandes concessionárias, gerenciando, por exemplo, o consumo energético de uma região. No segmento de energia eólica, 2 mil novos postos de trabalho estão previstos no Rio Grande do Sul para os próximos anos. O governo do estado libera investimentos em torno de R$ 100 milhões para instalação de empresas do ramo.

Batizada com o título Grito e Escuta, a 7.ª Bienal do Mercosul, inaugurada no dia 16 de outubro, não se pauta por um tema particular. Com uma inédita curadoria em que predominam os artistas, a mostra tem como eixos o foco nos processos de criação e a exploração de tecnologias midiáticas: são abundantes os trabalhos interativos e audiovisuais. A esses últimos é dedicado um espaço à parte, na exposição Projetáveis, uma das sete mostras distribuídas entre os armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o Museu de Arte Ado Malagoli do Rio Grande do Sul e diversos pontos da capital. Esses locais foram invadidos por uma proposta que, nas bienais, já se tornou tradição: silenciar o rumor das ruas com o grito da arte.

P7

LEI ANTIFUMO

Página Central

As múltiplas vozes da Bienal ECONOMIA

Uma obra de arte como metáfora máxima do capitalismo Página 4

PESQUISA

Universidade instala Comissão de Ética no Uso de Animais Página 2

SAÚDE

A dor pela música Há séculos, se sabe que os músicos eruditos desenvolvem doenças específicas causadas pelo esforço ósseo-muscular que seus estudos exigem. Apesar disso, tratamentos direcionados a esses profissionais fazem parte de um campo ainda recente da Medicina do Trabalho. Diversos fatores de risco se somam a hábitos inadequados de ensaio e podem resultar em graves lesões. A consciência de que o músico precisa de preparo físico adequado para que a prática não traga complicações à sua saúde ainda está sendo construída. Nesse sentido, o Instituto de Artes da UFRGS organizou o I Encontro Rio-grandense de Medicina do Músico, evento que reuniu profissionais e estudantes da área médica e da música. Segundo o reumatologista Carlos Alberto von Mühlen, os principais fatores de risco para os instrumentistas são o estudo por muitas horas ininterruptas, a tensão emocional, as mudanças bruscas da técnica utilizada ou de instrumento e a exigência demasiada por parte dos próprios professores.

P11

Em nome da saúde coletiva O RS possui uma nova lei antifumo. Não será mais permitido o consumo do cigarro em ambientes fechados, como bares, restaurantes e casas noturnas, apesar de a versão aprovada pelo governo estadual não apontar nenhuma punição para quem a descumprir. Os tabagistas perdem um direito, mas os que com eles convivem ganham qualidade de vida. Na UFRGS, o Projeto Viva Mais, da PROGESP, propõe um ambiente livre de fumo, proibindo gradualmente o consumo de cigarro nos prédios. A professora da Faculdade de Medicina Marli Maria Knorst vê a medida como um processo educativo para garantir a saúde de todos.

P5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.