JORNAL DA UNIVERSIDADE Leia a íntegra desta edição em www.jornal.ufrgs.br Ano XII | Número 120
9912196297-DR/RS UFRGS CORREIOS
Agosto de 2009 CADINHO ANDRADE/JU
Porto Alegre | RS | Brasil
Impresso Especial
Na corrida pela ética PESQUISA
Mudança na legislação dos licenciamentos ambientais em debate
Farmácia-Escola comemora dois anos qualificando o atendimento Página 7
FOTOS FLÁVIO DUTRA/PROJETO CONTATO
Página 4
SERVIÇO COMUNITÁRIO
COMPORTAMENTO
Maturidade precoce ameaça infância
“Eu diria que um brasileiro na França em pouco tempo passa a ser francês, e um francês no Brasil em pouco tempo passa a ser brasileiro.” A frase do cônsul honorário da França em Porto Alegre, Roner Guerra Fabris, resume bem a nossa relação com o país que este ano festejamos. O legado francês salta aos olhos, com relfexos em nossa língua e literatura. Segundo a professora Rosa Maria de Oliveira Graça, do Instituto de Letras da UFRGS, além de tomarmos “emprestadas” algumas palavras, adaptamos alguns termos à nossa ortografia. E, se falarmos em artes, também não restam dúvidas. A exposição “Arte na França 1860-1960: o Realismo”, no Margs até o dia 30 deste mês, é uma chance para compreender a importância da terra da Marselhesa para o Brasil e para o mundo.
Página 3
Página 5
Página Central
A força da influência francesa na língua, na literatura e nas artes
UFRGS adere ao Enem e lança novos cursos de graduação
Universidade terá Centro de Investigação em Educação Básica
Relevância do tema, definição do objeto, objetivos, hipóteses, metodologia e amostras não são as únicas preocupações de um pesquisador. Os projetos desenvolvidos com humanos exigem comprometimento ético com os seus voluntários. Investigando os efeitos de um anti-inflamatório no corpo de atletas profissionais, a pesquisa de Eduardo Ramos, doutorando da Esef, é um exemplo de proposta que necessita de avaliação por Comitês de Ética.
CULTURA
VESTIBULAR 2010
CIÊNCIA
Ciência e a responsabilidade com os seres humanos
P13
PALEONTOLOGIA
Legislação federal insuficiente deixa patrimônio fóssil nacional desprotegido Considerados bens culturais da União, os fósseis encontrados em território brasileiro passam agora por disputa judicial. Uma lei estadual de Minas Gerais, criada em 1994, exige que pesquisadores da USP devolvam à região fósseis de crocodilos encontrados em Campina Verde. Tal decisão gera polêmica entre os especialistas, que questionam a capacidade local de preservação dos itens. Como a legislação nacional é imprecisa, os estados brasileiros tentam preservar seus patrimônios com leis regionais. É o caso também do Rio Grande do Sul, que possui regras semelhantes para proteger os materiais encontrados no estado.
P11
Meninas trocam bonecas por maquiagens, meninos abandonam os carrinhos. A inserção das crianças no mundo adulto tem influência da mídia, por meio da programação e das publicidades voltadas ao público infantil. Especialistas apontam que o problema coloca em questão o conceito de infância e que a sociedade vive um perigoso processo de pedofilização.
P12
POLÍTICA
O Irã em mais de um minuto Vestígios de fraude eleitoral provocam protestos nas ruas de Teerã, enquanto líderes ocidentais pedem respeito à democracia. Sob o véu das notícias imediatas, a história recente iraniana mostra que o regime sempre foi muito pouco democrático; que o candidato “reformista”, Mousavi, já esteve à frente de um governo sanguinário; que as manifestações populares não atacam a teocracia; e que, no Irã, os “líderes do mundo livre” já fomentaram uma ditadura e derrubaram os princípios de uma democracia.
P10