Jornal Cultural

Page 1

24

Nov. 2015 20 mil exemplares (Comprovados)

Despejados e sem moradia No dia 29 de outubro a Subprefeitura de Perus realizou, em conjunto com a Policia Militar e GCM, a desocupação de terreno municipal na área da Favela Bamburral. Os moradores esperam a conclusão das moradias prometidas na área, que estão paradas faz mais de quatro anos.

CEU Perus tem programação para comemorar o Dia da Consciência Negra. Pág. 9

Musical do Colégio Ana Tavares alerta para problemas do Meio Ambiente Pág. 11


2

Histórias e opiniões de mulheres da periferia viram arte na exposição multimídia Vinicius Boppre

Quem Somos (Por Nós)

O principal objetivo é discutir e contestar estereótipos construídos pela mídia; o lançamento é aberto ao público e acontece dia 21 de novembro no Centro Cultural da Juventude (CCJ)

O

coletivo “Nós, mulheres da periferia”, grupo de comunicadoras que propõe promover a representatividade e o protagonismo feminino, com um recorte de classe e raça, abre no dia 21 de novembro a exposição multimídia QUEM SOMOS [POR NÓS], no Centro Cultural da Juventude (CCJ), Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. A proposta é inédita e usa a fala das mulheres como elemento artístico, além de ter sido criada de forma coletiva durante oficinas realizadas em diferentes bairros das periferias de São Paulo.

Jornal Cultural é uma publicação da Editora Locomotiva Paulista Circulação: Perus e Anhanguera

* Jessica Moreira

No mesmo dia, haverá um debate com as idealizadoras e produtoras. A exposição será um convite para adentrar ao mundo das mulheres da periferia a partir de suas próprias perspectivas. Com fotografias, autorretratos e registro audiovisual, a mostra é resultado de quatro meses de encontros do projeto Desconstruindo Estereótipos, que percorreu seis bairros da capital paulista. A iniciativa é financiada pelo Programa de Valorização das Iniciativas Culturais (VAI), da Prefeitura de São Paulo. Neste período, mais de 100 mulheres foram envolvidas, entre 17 e 92 anos, com predominância de negras, contemplando a intersecção entre classe, raça e gênero. A dinâmica envolveu debates, exercícios e ensaios com máquinas fotográficas e telas de pintura. O intuito foi abrir um espaço de troca de percepções, em parceria com associações e escolas públicas, sobre as abordagens jornalísticas, publicitárias e de programa de entretenimento sobre o ser mulher na periferia, com foco na construção de um novo lugar de fala. Em um segundo ciclo do processo, nove destas mulheres foram entrevistadas individualmente, em vídeo, e de forma mais aprofundada. Os discursos, majoritariamente, refletem o desafio de enfrentar uma sociedade racista, machista e soci-

almente desigual, mas também a irreverência, força e os embates necessários para sobreviver neste ambiente. A instalação promove um diálogo entre narrativas femininas do bairros Campo Limpo (ZS), Capão Redondo (ZS), Jardim Romano (ZL), Jova Rural (ZN), Guaianazes (ZL) e Perus (Noroeste), todos na capital de São Paulo. A proposta é extrapolar as paredes da casa, lugar historicamente destinado à mulher, mas que também representa limitação, e inspira novos canais para a repercussão da luta e sobrevivência de mulheres como Rosana Alves de Castro, uma das entrevistadas e produtoras da exposição, que ainda “só vê mulher da periferia na página policial”. Com a exposição QUEM SOMOS [POR NÓS], o coletivo Nós, mulheres da periferia busca ultrapassar sua atuação no campo virtual e encontrar formas de atingir um público maior, ocupando espaços públicos e de convivência, tornando o acesso a esses discursos ainda mais próximos do dia a dia. Serviço: Exposição QUEM SOMOS [POR NÓS] Abertura: 21/11, sábado, 15h. Visitação: de 21/11 a 17/12, de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Local: CCJ - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha F a c e b o o k : h t t p s : / / w w w. f a c e b o o k . c o m / nosmulheresdaperiferia

Jornalista Responsável Paulo Eleutério MTB 11550

Av. Mutinga, 1451 - Sala 1 - Pirituba - 05110-000

Dir. Comercial Irinéia Martins

Impressão - Gráfica Mar Mar Contato - Renato (11-98878-7308 e 11-3941-6140) E-mail: renatomarinho@graficamarmar.com.br

Email: jornalzinhocultural@yahoo.com.br

Tel.: 2876-2774


3

Subprefeitura realiza manutenção na região obras. A CET poderia ter invertido o sentido da rua do Colégio Suzana de Campos, mais preferiu cruzar os braços. Lamentável. Outro fato positivo foi a intervenção realizada na rua Domingos Antonio di Sandro, próximo à ponte do Valença, onde havia um ponto viciado de lixo. A Subprefeitura fez muro calçada e escada para acesso a ponte. O fato negativo fica por conta de alguns moradores que insistem em colocar lixo e entulho no local.

O cruzamento da Av. Dr. Silvio de Campos com a Ylidio Figueiredo, que há muito tempo vinha tirando sono de motoristas e pedestres, pois colocava em risca a segurança de ambos, finalmente recebeu obra da Subprefeitura com a realização de reparo e construção de uma sarjeta para drenagem de águas pluviais. O fato negativo se deu pela não colaboração da CET, que nada fez diante dos congestionamentos durante as

Obras na Silvio de Campos (acima) e na Domingos Antonio di Sandro eliminaram problemas antigos

Peruense faz sucesso na Virada Esportiva Nos dias 24 e 25 de outubro aconteceu a virada esportiva, na pista de atletismo do Ceret Leste, uma prova de 24 horas de duração, da qual participou o atleta de Perus Edélcio Caraça (foto), sócio da banca de jornal do Tadeu, na Fiorelli Pecciccaco, e que terminou na nona colocação, depois de percorrer 82,4 km, ou seja, 206 voltas na pista do Ceret.


4

Por Irinéia Martins

Tapióca Paulista

Tapiocaria Paulista, agora no Jaraguá. O morador do Jaraguá não precisa mais se deslocar até Perus apenas para saborear uma deliciosa tapioca. A Paulista agora atende com a mesma qualidade, de segunda a sábado, das 9:30 às 19h., no Restaurante Xodó, na Estrada de Taipas n° 685.

Nova loja da Dubai Açai Dubai Açaí tem nova loja, mas mantém a mesma qualidade. O novo endereço é na Praça Inácia Dias s/nº, ao lado do Cartório.

Campanha para Pastoral do Menor As proprietárias da doceria Romeu & Julieta, agradecem a todos que participaram da campanha, em prol da Pastoral da Criança e compraram um brigadeiro tradicional, durante o mês de outubro. Foram comercializados 190 brigadeiros, que totalizaram R$ 570,00 .


5

Bolo Minas completa um ano de delícias caseiras no bairro

P

atrícia começou em casa com apenas quatro formas e fazendo os bolos. O de maçã, um dos mais procurados e o que mais fazia em casa, era uma receita da sua mãe Maria do Carmo (já falecida). “Sempre quis trabalhar em casa ou próximo, para conciliar família e trabalho. Contei com a valiosa ajuda do meu irmão Fábio para montar a loja” diz Patrícia, que reafirma que os bolos são realmente caseiros e sem conservantes. Segundo ela, a ideia do nome veio por conta de seus pais nasceram em Brazópolis, no sul de Minas e onde mora atualmente seu pai. Patrícia acredita que sua mãe esteja orgulhosa do que ela e sua família estão conquistando, com o sucesso das com receitas caseiras, feitas com muita dedicação e carinho.

Patrícia, Edmilson e Vânia ...

“Aqui (... na Bolo Minas) as pessoas se sentem em casa” Edmilson - o marido – destaca ainda: “estou com minha família e temos um grande circulo de confiança e acho muito bacana ajudar o crescimento de Perus que não tinha uma loja aconchegante com bolos caseiros”, diz. “As pessoas chegam aqui e se sentem em casa como se estivesse na cozinha da casa delas e queremos trazer um pouco da cultura e das delicias de Minas Gerais”, prossegue. Edmilson diz que um cliente chegou e falou: “nossa tem o cheiro da cozinha da minha vó“, o que reafirma o caráter do empreendimento Entre outros cuidados com a qualidade dos seus produtos, a equipe do Bolo Minas também se pre-

...fazem delícias caseiras

ocupa com o meio ambiente e com o social. As embalagens são encaminhadas para o Ecoponto. Além disso, duas vezes por semana eles fornecem bolos para um local que abriga crianças em processo de adoção no bairro. Bolos de fubá, de cenoura, de banana, de maças, de mandioca, tudo com aquele jeitinho e sabor da vovó. Um ano de muito sucesso. Parabéns!


6

Artista da região expõe pela 2a. vez no Louvre, em Paris

Arquiteta por formação, artista plástica por vocação, Patii Domingues, nascida e criada na nossa região, foi um dos destaques em exposição de artistas brasileiros no Museu de Louvre, em Paris. Essa é a segunda vez que ela mostra seu trabalho onde os maiores pintores do mundo, como Renoir, Van Gogh e tantos outros iniciaram suas carreiras. Para o especialista e marchand Hélio Neves, a artista tem um olhar bem peculiar. “Ela trata as cenas urbanas de forma subjetiva, ou seja, sem compromisso com o realismo”, diz ele. Para o técnico em artes, para Patií, “as coisas representadas, são menos importantes que a forma”. Em suas telas sentimos a força da cidade que emerge do caos, com suas ruas tortas, figuras

Pattí (ao lado, acima)apresenta seus trabalhos com grupos de jovens pintores brasileiros alongadas, onde não vemos fluxo de veículos e pessoas; isso com certeza é um universo particular e surreal, diz Hélio Neves. E ele conclui: “por tudo isto podemos dizer que esta jovem paulistana se trata de uma artista de muito talento.

Câmara homenageia Maurício de Souza, o pai da Mônica, do Cebolinha, do Cascão, do Bidu ... Por iniciativa do vereador Paulo Frange, a Câmara Municipal prestou homenagem ao escritor e cartunista Mauricio de Souza, criador da turma da Mônica, hoje sucesso em mais de 35 países. Durante a homenagem, onde foi entregue um diploma concedido pelos vereadores, Frange, destacou que pela primeira vez, em uma sessão da Câmara a mesa foi composta pelos filhos e esposa do homenageado. Frange ainda lembrou que ele foi muito influenciado pelo trabalho de Mauricio de Souza. O parlamentar diz que os cachorros que tinha em sua casa quando criança, sempre se chamaram Bidu, o primeiro personagem do criador. Mauricio devolveu e chamou o vereador de Paulo Franjinha, arrancando risos da platéia. Bastante emocionado, Mauricio destacou que “Ser homenageado pela Câmara da cidade onde plantei a semente de toda minha obra artística é para ficar muito honrado, satisfeito e feliz, e atento para continuar fazendo por merecer esse reconhecimento”. Ao final, entraram no recinto quatro personagens consagrados da Turma da Mônica. Mauricio e família atenderam a todos pre-

sentes tirando foto, dando autógrafos, inclusive a uma comitiva de Perus.

Homenagem reconhece trabalho de um dos maiores criadores brasileiros


7

Na defesa, Hélio Milano fez fama na várzea de Perus

N

osso papo desta edição é com o Hélio Milano, 74 anos, filho do maestro Luiz Milano. Hélio, que começou a jogar no Portland com 17 anos, era um lateral direita de destaque. Ele também jogou esporadicamente por outros times, mas foi no Portland que se destacou, desde as equipes juvenis até o esporte e o time de veteranos, carinhosamente chamado de “Mata o Véio ”. Hélio lembra com saudades da Perus que não existe mais: “inocente”. “Aqui tinha até bailes de debutantes”, lembra ele. Sempre na Porcelana, “onde hoje é a quadra da Porcelana Ball”. “O estádio do Portland vivia lotado e os jogos começava às 8:30 e ia até tarde, famílias passavam o dia assistindo jogos. Conta ele. Naquela época, segundo “Mata o Véio” Perus tinha campeonato só com times daqui: Corintinha, Hercules, Florestal, Cimento, Congregação, Mineração e – claro – o Portland. E ele lembra que para jogar no Portland tinha peneira, e só com indicação.

Hélio recorda amigos que já foram Hélio também recorda de amigos que já se foram: o Valter da Lotérica, o Mané Cachorro que era como irmão (“ a gente não se desgrudava, gente boa”). Ele prossegue com as lembranças do amigo: “ no campo o cara era um cavalinho, a bola passava e jogador não”. Ainda nessas recordações ele lembra do Luiz da Ótica Tókio, que quando chegou no bairro não falava português, mais que logo se enturmou no time de futebol. “Eu ensinava palavrões para ele, que não sabia o significado e repetia, aí minha mães via e falava para que eu parasse de ensinar palavrões para o Teda”. Em pé, da esquerda para direita: André Penha, Nilton Bertachini, Rubão, Rubens Martins, Hélio, Celso, Rolando e Sebastião Pessoa. Agachados: Norival, Mãozinha, Arnaldo, Zé Rubens, Gazeta, Atilio, Valmir e Etore. Esta coluna tem o patrocínio da Porcelana Ball


8

Casarão da Prefeitura preocupa Adelfiore Invasão na Mogeiro Subprefeitura afirma que autuou ocupantes de áreas municipas. estamos de olho! Abandonado e depredado, um casarão da Prefeitura, utilizado anteriormente pela comunidade, foi transformado na mais nova preocupação para os moradores da rua Canhoba, no Jardim Adelfiore. Moradores afirmam que o abandono do equipamento aumentou significativamente a insegurança na região: “estamos cansados de reclamar e nenhuma providência foi tomada até hoje”, diz um comerciante da região.

Área de risco ameaça famílias no Recanto Risco de desabamento é eminente e pode ocasionar uma tragédia de grandes proporções

Uma tragédia com dia e hora marcados: área de risco no Recanto dos Humildes. A construção de residências sobre o córrego na Rua Salmistas a cada dia está mais precária. O medo toma conta a cada chuva, afirma Luciana Barbosa, que vive com a mãe e três filhos numa pequena casa nas proximidades da cratera. “É só promessa, pobre não tem para onde correr”, afir-

ma ela totalmente desolada. A Subprefeitura de Perus ainda não tem uma programação para realizar as obras e a proximidade da estação das chuvas aumenta o risco de desmoronamento.


9 Programação no CEU em homenagem à Consciência Negra Uma extensa programação cultural durante novembro marcará as comemorações do Dia da Consciência Negra no CEU Perus. O Teatro Kiriku com o filme “Os Homens e as Mulheres”, nesta sexta, dia 20, às 15 é a primeira atração a destacar nessa programação. No dia 24 começam três atividades: a Exposição Foyer que vai até dia 28), a Oficina de Grafiti e o show “Noite dos Tambores ao Som dos Batuques. No dia 26 as atrações uma oficina de artesanato (manhã) e uma de grafite após as 13 horas. No dia seguinte, a partir das 14 horas, estão programadas oficinas, desfiles e um show de hip hop com o Zé Brown, nas dependências do teatro. No dia 28 uma exibição do filme “Sabotage: Maestro do Canão”, às 18 horas. Estão programadas ainda duas outras oficinas de grafites, às 13 horas dos dias 1º e 3 de dezembro. Serviço – CEU Perus Rua Bernardo José de Lorena, s/nº

Conselho Participativo Municipal Perus e Anhanguera Pela Regularização do Comércio e Criação de Zonas Industriais em Perus e Anhanguera.

Daniela Santana, Paulinho Rodrigues e Eva Aparecida Krist

Recordar

O Time Vila Perus, vice campeão do Campeonato de Perus de 1982

Em pé Luciano (técnico), Chocolate, João Carlos, Marrom, Romualdo, Zé Maria, Nenê, Pardal Louco. Agachados: Geraldo, Zezé, Gilmar, Preguinho, Titi e Gilson.


10

Pulgas, do desespero à coceira

e estão preparadas para pular até 18 cm de altura, diz o veterinário Roberto Cruz Santos. Como verificar se o animal está com pulga?

P

ulgas ou Siphonaptera: uma coceira deses perada pelo corpo do animal que incomo da o cão e o dono; sim você deve se incomodar, caso se importe com a saúde do seu pet. O verão é a estação preferida das pulgas, altas temperaturas e ambientes com muita umidade tendem a ser “a casa” perfeita para que as pulgas se proliferem. O inseto tem a capacidade de pular de hospedeiro em hospedeiro e sua picada causa uma coceira que pode levar desde a perda de pelos, infecções de pele e até alergia grave (dermatite

Dr. Roberto da Cruz Santos: “checagem no pelo do animal” alérgica à picada de pulga), pois há casos em que o pet é sensível à saliva da pulga. As pulgas são ágeis

A melhor forma de verificar se seu pet está com pulga é fazer uma checagem no pelo do animal. Quando o pelo tiver pequenos pontos pretos, significa que ele está com pulga. Estes pequenos pontos pretos são o material fecal da pulga e consistem de sangue seco do animal. Se você analisar bem de perto, perceberá que esses pontos são pretos com um tom avermelhado. Você pode facilitar essa checagem utilizando um pente fino. Seu cãozinho sem pulgas é garantia de que ele terá uma boa noite de sono. O consultório fica na Praça Vigário João Gonçalves de Lima, 636. (Praça do Samba) - Tel.: 3918 6553


11

Meio Ambiente em 2070, alerta musical do Colégio Ana Tavares

De Volta Por Um Futuro”, um musical com alu nos do Colégio Anna Tavares, encenado no dia 12 de outubro, lotou o teatro do CEU Perus lotado. A iniciativa além de despertar atividades culturais entre os alunos, também é uma atividade lúdica para que os estudantes possam entender de forma ativa alguns dos principais problemas da nossa época. Sinopse: Um grupo de jovens estudantes se interessa pelas aulas do novo professor de Física do Colégio. As aulas relacionam essa disciplina com formas para preservação do meio ambiente.

Alunos do Anna Tavarees denunciam riscos ao Meio Ambiente

O grupo descobre um experimento surpreendente, uma máquina do tempo que os leva ao ano de2070. No futuro, eles constatam a catástrofe ambiental e vão tentar transformar a situação. A começar pelo agora.


Moradores lotam primeira audiência pública do IFSP Próxima fase da audiência pública acontece no dia 28 de novembro no CEU Perus; estudantes respondem questionário com sugestões nas escolas da região A primeira etapa da audiência pública que trata da instalação do Campus Pirituba do IFSP lotou o auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Atlântica, no último sábado. A comunidade da região e o Movimento de Luta pela Universidade Pública da Zona Noroeste compareceram em peso para participar das discussões, que ajudarão a definir os eixos tecnológicos e os cursos a serem ofertados pelo campus. Nessa fase, denominada audiência de apresen-

Grande participação da população na audiência pública para implantação do IFSP em Pirituba, comandada pela direção do órgão em São Paulo (ao lado, abaixo)

tação, a diretora-geral do Campus Pirituba, Cynthia Fischer, fez uma rápida exposição do que é o IFSP: “esse é o momento de apresentar o Instituto e iniciar um diálogo com a comunidade”, explicou. O reitor do IFSP, Eduardo Modena, garantiu que as sugestões da comunidade serão levadas em consideração, já que “o Instituto é coletivo, não tem pai nem mãe”. Quem esteve na audiência pôde fazer perguntas e esclarecer dúvidas, que foram respondidas por uma mesa de trabalho, coordenada por Fischer e composta pelos membros da Comissão de Audiência Pública do Instituto Federal. Questionário

As respostas de um questionário distribuído aos presentes na audiência e em diversas escolas da região norteará a escolha do eixo tecnológico e dos cursos que vão ser ofertados pelo Campus Pirituba. Os dados serão apresentados na 2ª etapa, a chamada audiência de definição, marcada para o dia 28 de novembro, no CEU Perus.Uma etapa final com uma devolutiva também acontecerá proximamente. Está prevista ainda uma 3ª etapa, a audiência de consolidação, para o dia 12 de dezembro, quando serão apresentados a consolidação dos dados colhidos no questionário e as conclusões com encaminhamentos ratificando os trâmites para im-

plantação do primeiro curso do campus.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.