Candeia


Bariri, 25 de março de 2023
Ano 51
Bariri, 25 de março de 2023
Ano 51
Gleba onde serão construídas 80 moradias junto ao CDHU está localizada no Bairro Mil Alqueires, perto da antiga Creche Carmen
A Prefeitura de Bariri definiu a área onde devem ser construídas 80 unidades habitacionais, projeto executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão do governo estadual. O prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB)
solicitou de três corretores de imóveis a avaliação de gleba com 3,7 hectares, localizada no Bairro Mil Alqueires. O terreno fica perto da antiga olaria do Ananias e também do prédio desativado da Creche Carmen Sola Modolin Aquilante, no final da Avenida Orlando Belluzzo.
A Câmara de Bariri rejeitou na segunda-feira (20), por maioria de votos, projeto de lei do Executivo para permitir ao contribuinte pagar débitos tributários com a doação de bens imóveis. Confira nesta edição outros assuntos da reunião legislativa
Entrevista
Peças em sítio arqueológico em Bariri são muito antigas
O educador patrimonial
André Chagas realizou durante a semana palestra junto a alunos de Bariri para falar do sítio arqueológico no Bairro Queixadinha. Ele destaca que as peças encontradas no local são muito antigas.
Educação
Página 04
A diretoria administrativa da Santa Casa de Bariri e o Conselho Superior de Administração do hospital verificaram inconsistências no faturamento e recebimento de valores referentes a algumas cirurgias e procedimentos particulares. Há fortes indícios de que fun -
cionários do hospital tenham se apropriado dos recursos. O levantamento é relacionado ao ano passado. Na terça-feira (21) o caso foi levado ao conhecimento do Ministério Público (MP) para investigação e, se for o caso, ajuizamento de ações judiciais.
Página 03
O juiz da 2ª Vara Judicial de Bariri, Maurício Martines Chiado, extinguiu ação de responsabilidade civil por eventuais atos de improbidade administrativa contra o exprefeito Francisco Leoni Neto (PSDB), o ex-assessor de Gabinete Olavo Gomes Nunes e o ex-superintendente do
Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba) Heliton Cristiano Albranti. Em sua decisão, o magistrado considerou a falta de interesse processual. Levou em consideração mudanças na Lei de Improbidade Administrativa implementadas pela Lei nº 14.230, de 2021.
Pág. 03
Santa Casa verifica desvios de dinheiro por funcionários e leva casoRobertinho Coletta/Candeia
Guilherme & Benuto e Fernanda Brum se apresentam com entrada francaCultura Fotos Divulgação
Nos últimos anos inúmeras matérias e editoriais foram estampados no Jornal Candeia em relação à Santa Casa de Bariri, muitos deles com viés negativo para a credibilidade da entidade. Não é diferente na presente edição.
Nessa semana, a diretoria e o Conselho de Administração do hospital encaminharam nota à imprensa relatando que foram encontradas inconsistências no faturamento e recebimento de valores referentes a algumas cirurgias e procedimentos particulares.
Em resumo, o lançamento das notas fiscais não conferia com os valores que deveriam ter sido recebidos pela Santa Casa.
O caso foi levado ao Ministério Público (MP) para investigação de possíveis crimes. Também em nota, a Promotoria de Justiça informou que foram feitas investigações preliminares e instauração de Procedimento Investigatório Criminal (PIC).
O MP apreendeu documentos, ouviu 16 pessoas, realizou acareações (colocar depoentes frente a frente) e analisa relatórios.
Como a direção da Santa Casa verificou balanços contáveis relativos a 2022, agora irá estender o trabalho a partir de 2018 até os dias atuais. Caso surjam novos indícios de irregularidades, o MP deverá ser acionado novamente.
Fazendo um rápido retrospecto, recentemente a gestão do hospital verificou que alguns itens estavam em poder de funcionários. Nesse caso, a Promotoria de Justiça ingressou com ação criminal por peculato – delito praticado por servidores públicos em benefício próprio ou de terceiros. A questão das cirurgias e procedimentos particulares pode ter o mesmo destino.
Diante desses dois casos, é preciso considerar que a atual gestão da Santa Casa decidiu fazer varredura interna e, além disso, tornar o fato público (via imprensa) caso sejam detectadas irregularidades. Uma opção seria tentar resolver as falhas (e até mesmo crimes) de forma interna.
O resultado da “faxina” pode ser interpretado de várias formas. Há quem considere que realmente a direção da Santa Casa deve fazer pente fino e tornar as ações públicas.
Outros podem entender que ações desse tipo resultam numa perda de credibilidade da instituição. Como pedir a contribuição da população com ajuda financeira ou produtos diante de constantes irregularidades?
É preciso reconhecer que a atual gestão tem coragem em apurar e dar transparência a isso. E de se perguntar se antes os administradores tinham conhecimento ou não de irregularidades. Em caso positivo, por que medidas não foram tomadas?
Uma coisa deve balizar o trabalho daqui em diante, seja o hospital mantido pela prefeitura, sob requisição administrativa, ou futuramente
“A manutenção de uma instituição como a Santa Casa é feita com o suor dos impostos de todos, do mais rico ao mais pobre”
se voltar a ser uma irmandade. É necessário haver maior controle sobre entrada e saída de recursos financeiros e produtos.
Não dá para imaginar que numa empresa privada algo semelhante poderia ocorrer. Não é porque o recurso é público que não tem dono. Pelo contrário, a manutenção de uma instituição como a Santa Casa é feita com o suor dos impostos de todos, do mais rico ao mais pobre.
Como o hospital possui dívidas com a Receita, ex-funcionários e funcionários e fornecedores, diariamente é feito um trabalho exaustivo para obtenção de mais recursos e quitação dos débitos. Eventuais desvios tornam essa missão ainda mais árdua.
ENCONTRO COM SECRETÁRIO 1
Terça-feira (21), José Augusto Barboza Cava, curador do Museu Mario Fava, – acompanhado do prefeito de Bariri, Abelardo Mauricio Martins Simões Filho, e do empresário Cláudio Denti Masson – se encontrou com secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, Edson Aparecido.
ENCONTRO COM SECRETÁRIO 2
Houve descontraído bate-papo e o secretário pode conhecer mais sobre a história da Carretera Panamericana. Os baririenses agradeceram Edson Aparecido pelo importante apoio nas tratativas em relação a prorrogação do contrato de concessão do Ford T, que integra o acervo do Museu Mário Fava.
FESTIVAL DE SORVETE
Dia 16 de abril, domingo, será realizado o 1º Festival de Sorvete do LAV - Lar, Amor e Vida (Casa Abrigo), no Espaço Amigo (antigo prédio do Sesi), das 14h às 17h. O ingresso tem valor de R$ 20, com consumo a vontade de sorvete.
SACOS DE RAÇÃO
Ação de responsabilidade social do Setor de Esportes de Bariri arrecadou sacos de ração para a Associação Focinho Carente. A campanha foi feita através do Campeonato Municipal de Futsal, quando para a inscrição do time foi solicitada do-
ação de embalagem de 15 kg de ração. O campeonato começa segunda-feira (27).
PENEIRA DO SANTOS
Dia 11 de abril, terça-feira, o Projeto Arrudão traz para Bariri o observador técnico do Santos, Ecinho. Na oportunidade, serão feitos testes com garotos de 10 a 17 anos para eventual seleção para o time praiano. Para participar da seletiva é preciso levar um quilo de alimento não perecível. (Fonte: Clube FM 100,7)
DEFESA
PESSOAL
Encerrando a programação especial do “Março das Mulheres”, quarta-feira (29), a Diretoria de Ação Social e a Casa da Mulher Mariana Forti Bazza promovem workshop sobre defesa pessoal feminina. A atividade ocorre às 19h na Praça da Juventude Prof. Claudinei Assad. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
DIA DA ÁGUA 1
Quarta-feira (22), crianças do projeto Espaço Amigo visitaram o Paço Municipal 16 de Junho para ação alusi- va ao Dia Mundial da Água. Durante a visita, entregaram a servidores e usuários uma nuvem de papel, ilustrando parte do ciclo da água, que foi confeccionada nas atividades do projeto.
DIA DA ÁGUA 2
Na ocasião, estavam acompanhados da psicóloga Lara Rufatto e foram recepcionados pelo chefe de Gabinete, Paulo Egídio Grigolin. As crianças ainda visitaram outras unidades municipais, como a Diretoria de Ação Social e a de Educação, Cultura e Esporte. (Fotos: Mauê Duarte - Fonte: Assessoria de Comunicação)
CONCURSO DA EDUCAÇÃO 1
Neste domingo (26), a Diretoria de Educação realiza a prova do processo seletivo simplificado para vagas na pasta, conforme o edital 02/2023. A prova será realizada na escola Profª Rosa Benatti,
nos altos da cidade, a partir das 9h da manhã. Os candidatos devem chegar uma hora antes do início da prova.
CONCURSO DA EDUCAÇÃO 2
Neste processo seletivo, os candidatos concorrem a vagas para cadastro reserva de coordenador pedagógico, cuidador, diretor de escola de educação infantil, diretor de escola de ensino fundamental, vice-diretor de escola de ensino fundamental. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
BOLSA FAMÍLIA 1
A Diretoria de Ação Social realizou acolhida às 52 novas famílias de Bariri que passam a receber o benefício de transferência de renda, o Bolsa Família. Na ocasião, a servidora Adriana Me-
negassi recepcionou e apresentou as condicionalidades do programa aos novos beneficiários.
BOLSA FAMÍLIA 2
Para se inscrever e receber o benefício, a família elegível precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Mais informações entrar em contato com a Diretoria de Ação Social pelo (14) 3662-8477. (Fonte: Assessoria de Comunicação).
BELEZA DA GRAVIDEZ
Quarta-feira (22), a Diretoria de Ação Social de Bariri e Casa da Mulher Mariana Forti Bazza realizaram roda de conversa com o tema “A beleza da gravidez”.
Houve enfoque nas mudanças corporais atreladas a gestação, empoderamento feminino, além da importante troca de experiências entre as participantes. (Fonte: Diretoria de Ação Social).
TERÇA CAIPIRA
No próximo dia 28, a partir das 19h, a dupla João Luiz & Rei Divino é a atração musical do Terça Caipira, no Pub do Jahu Club (Avenida João Ferraz Neto, 1220). O evento reúne o melhor da música caipira, com cardápio típico, que inclui galinhada, polenta com frango e pernil de panela. Convites a R$ 49,90, somente com reservas.
VACINA DE GRAÇA 1
Neste domingo (26), na feira dos altos da cidade, a Vigilância Epidemiológica vai distribuição vacina antirrábica de graça para cães e gatos. Também será possível fazer o cadastro para castração apenas para cachorros, fêmeas e machos.
VACINA DE GRAÇA 2
Os interessados que não puderem comparecer à feira no domingo, podem realizar o cadastro na própria Vigilância Epidemiológica. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, à Rua Campos Salles, 642. (Fonte: Assessoria de Comunicação).
R$ 150 MIL
A senadora Mara Gabrielli (PSD) anunciou emenda que beneficia a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bariri (Apae), no valor de R$ 150 mil. Os recursos foram obtidos junto ao Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Segundo a senadora, o benefício atende solicitação feita pelo vereador Edcarlos Pereira dos Santos e pela diretoria da entidade.
O ENCONTRO
Bariri deve sediar no dia 15 de abril evento intitulado
O Encontro. Haverá apresentação de música gospel, com bandas de Bariri e da região, na Praça Joaquim Lourenço Corrêa (Praça da Matriz).
LOTAÇÃO NO PS 1
Entre os dias 16 e 22 de março o pronto-socorro de Bariri registrou aumento de 60% nos atendimentos. Algumas pessoas chegaram a esperar até 3h para serem atendidas. A gestora do hospital, Marina Prearo, diz que não houve uma causa específica para o aumento nos atendimentos.
LOTAÇÃO NO PS 2
Em geral, as pessoas que procuraram o pronto-socorro tiveram sintomas leves, como dores no corpo, dor de cabeça e de barriga e crianças com febre. Marina relata que as equipes atenderam normalmente, inclusive médicos ficaram sem almoçar em alguns dias para dar conta do aumento no fluxo de usuários.
OVOS DE PÁSCOA
A empresa Divino Alimentos Ltda-ME foi a vencedora de licitação para fornecimento de ovos de Páscoa para alunos da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Bariri irá pagar R$ 75,1 mil por 4.978 ovos.
Da Redação - A diretoria administrativa da Santa Casa de Bariri e o Conselho Superior de Administração do hospital verificaram inconsistências no faturamento e recebimento de valores referentes a algumas cirurgias e procedimentos particulares. Há fortes indícios de que funcionários do hospital tenham se apropriado dos recursos.
O levantamento é relacionado ao ano passado. Na terçafeira (21) o caso foi levado ao conhecimento do Ministério Público (MP) para investigação e, se for o caso, ajuizamento de ações judiciais (leia box). Funcionários e outras pessoas foram ouvidos pela Promotoria de Justiça nessa semana.
A direção da Santa Casa informa que no início do ano, ao verificar as planilhas relativas ao custo hospitalar, constatou que havia inconsistências de valores, sendo que nos relatórios aparecia um pequeno nú-
JUSTIÇA
mero de cirurgias e procedimentos hospitalares realizados. No ano de 2022 foram constatadas 17 “lacunas” e ausência de notas fiscais, com desfalque estimado de R$ 40 mil.
Nesses tipos de procedimentos, o paciente efetua o pagamento dos serviços médicos diretamente aos profissionais. Já o custo hospitalar é pago à Santa Casa – aí que as inconsistências foram detectadas.
A direção da Santa Casa informa que pretende apurar todos os procedimentos particulares realizados no período de 2018 a 2021 até os dias atuais e aprimorar os mecanismos de controle das receitas, com a integração da informação e atuação de vários setores em conjunto.
“O objetivo é dar sequência ao trabalho de recuperação financeira e moral da instituição, que teve início com a atual intervenção municipal, sempre de comum acordo com o
Ministério Público, que é o órgão legitimado para fiscalização da entidade através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 24 de maio de 2021”, cita a nota assinada pela diretora administrativa, Marina Prearo.
REoRganização
De acordo com ela, a apuração dos eventuais desvios de verbas é mais uma etapa da reorganização administrativa da Santa Casa de Bariri, com o objetivo de aprimorar a gestão financeira e ampliar os mecanismos de fiscalização das receitas.
“O Conselho Superior de Administração, a direção administrativa e técnica da Santa Casa e a Prefeitura de Bariri (interventora) reiteram seu compromisso com a transparência nas questões referentes ao hospital de Bariri, sempre no intuito de fortalecer o am-
plo trabalho de recuperação e melhoria da entidade que está sendo observado nos últimos anos”, consta na nota.
A reorganização administrativa seguirá apurando as práticas e rotinas administrativas do hospital para aprimorar os sistemas de controle e garantir mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e particulares que mantêm a entidade.
O Ministério Público (MP) está apurando eventuais crimes cometidos contra a Santa Casa de Bariri.
Em nota encaminhada à imprensa, os promotores de Justiça Nelson Aparecido Febraio Junior e Gabriela Silva Gonçalves Salvador relatam que tomaram conhecimento dos supostos delitos na terça-feira (21).
Santa Casa de Bariri: no ano passado foram constatadas 17 “lacunas” em cirurgias e procedimentos hospitalares
Em nota, mP confirma invEstigação dE dEsvios dE dinhEiro mal instauração de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) nesta Promotoria de Justiça. Desde ontem (dia 21), já houve apreensão de documentos, tomada de depoimentos de 16 pessoas, acareações e relatórios de análises de material”, citam os membros do MP.
cação de casos similares em outros anos, bem como na identificação de outros envolvidos e responsáveis.
“De imediato, determinamos investigações preliminares que, após confirmadas, ensejou for-
Segundo eles, a primeira etapa da investigação foi concluída na quarta-feira (22), com a tomada de medidas judiciais cabíveis.
A segunda etapa da investigação prossegue. Consiste na verifi-
“O objeto da investigação é a apuração e responsabilização em desvio de valores que seriam destinados à Santa Casa como contrapartida de internações clínicas para tratamentos hospitalares ou procedimentos cirúrgicos, bem como gastos com insumos no período”, finalizam Febraio Junior e Gabriela Salvador.
Alcir Zago - O juiz da 2ª Vara Judicial de Bariri, Maurício Martines Chiado, extinguiu ação de responsabilidade civil por eventuais atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB), o ex-assessor de Gabinete Olavo Gomes Nunes e o ex-superintendente do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba) Heliton Cristiano Albranti.
Em sua decisão, o magistrado considerou a falta de interesse processual. Levou em consideração mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, implementadas pela Lei nº 14.230, de 2021.
“De modo que já não mais existe a figura do ato culposo de improbidade administrativa, que o dolo exigido pela lei anterior era o genérico, e que não há elementos nos documentos anexados à inicial para se imputar o dolo específico nos termos da nova lei”, citou Chiado em sua decisão.
O processo foi ajuizado pelo Ministério Público em maio de
2021. Conforme a ação, o Saemba estaria em dificuldade financeira, mas a situação teria se agravado a partir da gestão de Neto Leoni na prefeitura.
“Entre o final dos anos de 2017 e 2020, concomitantemente à significava diminuição da arrecadação, houve drástico aumento das despesas da autarquia, o que levou – gradativamente –, a expressivos saldos negativos. O período indicado, ademais, coincide com o do mandato exercido pelo requerido Francisco Leoni Neto”, mencionou a Promotoria de Justiça na ação judicial.
O problema teria aumentado
com a revogação do artigo 44 do Decreto nº 2.979, de 1998, que regulamenta o Saemba. A norma trata do pagamento pelos proprietários como contribuição de melhoria para serviços de prolongamentos de rede de água e esgoto em vias desprovidas desse melhoramento.
Segundo a denúncia, o exprefeito teria atentado contra o patrimônio da autarquia ao revogar dispositivo relativo à arrecadação de tarifa, e, por conseguinte, criou despesa não autorizada, sem estimativa do impacto orçamentário-financeiro e à revelia da Procuradoria Jurídi-
Fundado em 24 de Fevereiro de 1965
Rua Floriano Peixoto, 1080 - Jardim Umuarama
CNPJ: 51.496.412/0001-03 | INSCRIÇÃO ESTADUAL: 201.003.501.110
17.250-000 - Bariri - Estado de São Paulo
EditaL dE convocação dE assEmBLEia gEraL
O Presidente do Conselho Deliberativo do Umuarama Clube de Bariri, no exercício de suas atribuições, com fundamento nos artigos 151, alínea “a” e nos termos do disposto no artigo 150, I, “a” e seu Parágrafo único, todos do Estatuto Social, CONVOCA OS ASSOCIADOS FUNDADORES E PATRIMONIAIS, “com pelo menos um ano de ingresso no quadro de associados” (artigo 144) para COMPARECEREM EM REUNIÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA, A REALIZAR-SE 02/04/2023, COM INÍCIO ÀS 9:00 HORAS E ENCERRAMENTO ÀS 12:00 HORAS, CUJA FINALIDADE CONSISTE, EM CARÁTER ORDINÁRIO votarem as contas da Diretoria Executiva referente ao ano de 2.022 e, EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, votarem propostas de alteração pontual de dispositivos do Estatuto Social, visando a necessária adequação com a realidade atual experimentada pela Associação.
Esclarece ainda, segundo os termos do que dispõe o artigo 152 e seus parágrafos, incisos e alíneas, que o “associado que não comparecer a Assembleia Geral terá 10 (dez) dias para justificar sua ausência e, não o fazendo, arcará com o pagamento de multa de 10% (dez por cento) do valor da taxa base de ma-
nutenção, a ser cobrada na mensalidade seguinte”.
Ficam, os Associados, cientes ainda de que a segunda convocação (se necessária) “se realizará meia hora após o horário marcado para a primeira e a terceira (se necessária), meia hora após esse segundo prazo e que, não obtido o quórum necessário, será realizada nova assembleia em até 10 (dez) dias, independentemente da publicação de novo edital convocatório, com quórum do artigo149 reduzido de metade.
Por derradeiro, comunicamos que se acham a disposição dos sócios, na secretaria da Sede Social, as contas a serem votadas bem como as novas redações dos dispositivos estatutários cuja alteração se propõe.
Isto posto, para que se produza os devidos efeitos, publique-se o presente Edital na imprensa local, bem como no mural da Sede Social.
Bariri, 15 de março de 2.023.
JOSÉ EDUARDO VIDA
ca do Município e da atividade fiscalizatória do Poder Legislativo.
Mesmo contando com equipe jurídica, o então prefeito optou por acolher sugestão emitida pelo assessor de Gabinete para revogar o artigo do decreto.
Em janeiro de 2019, Olavo assinou parecer citando ao prefeito que o artigo, que trata de contribuição de melhoria, estava em contraste com as normas vigentes porque deveria ser disciplinado por lei e não por decreto. A revogação ocorreu por meio da publicação do Decreto nº 5.195, de 8 de janeiro de 2019.
Posteriormente à exclusão, o Saemba realizou prolongamento de água a pedido de moradora de Bariri, tendo de pas-
sar a tubulação por calçada pertencente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mais tarde, o órgão estadual autorizou a realização da obra. O custo do serviço teria sido absorvido pela autarquia.
ouTRo laDo
O Candeia entrou em contato com a defesa das partes envolvidas na ação judicial.
Neto Leoni aponta que: “A decisão proferida foi corretíssima, pois verdadeiramente foi feita a justiça. A bem da verdade, essa era uma ação que nem deveria ter existido, pois não houve qualquer fato ilícito nem mesmo erro nos atos praticados. Muito pelo contrário, os procedimentos adotados foram para corrigir um equívoco do passado e atender a comunidade, dentro dos princípios que regem a administração pública. Dessa forma, a notícia foi rece-
Dia 25 - Vanderlei Luís Kefraus, Ruy Cláudio Kefraus, Regina Celi Gatto, Dra. Maria Clélia Giaconi, Flávio José Fazzolo, Fátima Aparecida Mattiuso Forseto, Antonio Galbier, Carlos Nello, Maria Deize Brocco Ferrari, Eloísa Bonatti, Martistela Ferrari Masson da Rocha Neves, Maria Helena Oréfice, Luís Alfredo Digiéri, Maria Encarnação Cruz, Humberto Moretto Gallo, Wilma Veri Balini, João Marcos Bueno Biondi, Angélica Veri Polônio, Maria Solange de Oliveira, Thomaz Miller Alves, Arly Maria Corrêa Boteon, Vanda Maria Mazza Pastrello, Edson Aparecido Santinon, Eleonora Fortunato Rodrigues, Antonio Previde, Maria Ap. de Almeida Baza, Gabriel Marcelino Trovareli Rodrigues, Guilherme Ferrari Andreoli, Fernando de Antonis Moço, Benedito T. Campos, Thaissa Dantas Bussolini e Heloísa Tessaroli Ret;
Dia 26 - Gilson Risatto Guermandi, José Newton Faria, Jussara Prearo, João Gomes Gimenes, Luciane de Cássia Regina, Sidneia de Azevedo Ferraz de Aguiar, Paulo Campos Granado Zerbinatti, Maria Ap. Moço Pultrini, Joana Lourenço de Matos, Antonio Roberto de Souza Aranha, José Roberto Pereira, Vania Maria de Carvalho, Maria Julia Baylão, Luzia Ap. de Paula Contiero, Satiko Akashi Silva, Angela Filomena Devito, Vilma Scacchetti Salina e Maria
Helena S. Navarro;
Dia 27 - Maria Inês Pitton, João
Alfredo Boline, Pedro Donizete Della
Coletta, Junia Glaura Del Bianco, Maria Lucélia Gonçalves Felippe, José Munhoz Júnior, Ralf Bonini, Márcia Bonatti, Izidro Bargas Vasques Neto, João Henrique da Silva, Roniel Jones Prudente, Lincon Dian Marino, Heloísa Viccari Jugeick, Luís Fernando R. da Silva, Sabrina Spalone Caetano, Vlademir Fodra, Tamiris Isabela Barreto, Marco A. Rodrigues Costa e Aparecido Burian Celarino;
Dia 28 - Nilce Soraia Salomão, José Paschoal Moretto, Adriana Oréfice Perrone, Maria Ap. Andolfatto, Aparecida de Fátima Gimenes Sóla, Dr. José Carlos Forseto, Ediberto de Magalhães, Valdemar Bollini, Valentim Roberto Bissi, Claudio Eduardo de Carvalho, Alessandra Juliana dos Santos, Izauro Sinegali, Silvia Alessandra Gregório, Maria da Glória Ferrari, João Antonio Dassie Felippi, Marlene de Lourdes Silva, Nivelton Guido Piotto Brocco, José Escola, Iago Breda Piotto e Marcos Antonio Ribeiro Spoli.
Dia 29 - Silvana Ap. de Oliveira, Joselene Ap. de Arruda Carneiro, Marlene Ap. de Alice, Henrique Luís Facin, Santa Lavagnini Barbieri, Rosa Sola Guerta Budin, Valdivia Bertin Pereira, Dalton Guilherme, Esiquiel Ap. Bargas
bida com naturalidade e só temos que parabenizar o magistrado pela justa decisão. Depois de tantas acusações infundadas que tentaram inviabilizar nosso último mandato, essa vitória judicial restabelece a verdade enquanto nossos detratores estão sendo desmascarados em ilícitos que envergonham a comunidade baririense”.
O advogado Evandro Demetrio cita que “a defesa do requerido Heliton reitera a ausência de qualquer responsabilidade do mesmo pelos fatos outrora narrados. Entendo que o juízo procedeu com acerto na análise da questão inerente às alterações introduzidas na Lei de Improbidade Administrativa, eis que em nenhum momento houve dolo da parte do mesmo, na gestão dos atos de administração da autarquia.”
A defesa de Olavo não retornou ao jornal até o fechamento da edição.
Venturini, Magda Colachiti Moretto, Carlos José de Castro, Adauto Guilherme Ponga, Antonio José Giraldi, Marcelo Januário, Jéssica Martins Floret, Cleonice Isabel Cardoso Antonelli, Ivan dos Santos Maurício, Rafael Gonzales, Maísa Luci Durante, Rafael Roberto Gonzalez e Carlos Roberto Caponi;
Dia 30 - Rejano Cristino Garcia, Marcia E. Della Coletta Dalalio, Maria Conceição Tentor Moraes, Sandra Lúcia Testa, José Francisco de Carvalho, Maria Célia Penachi, Rejane Cristina Lopes, Zelinda Maria Dalberto Piotto, José Luís Dal Poz Floret, João Nelson Trovarelli, Gustavo Migliorini Arruda, Maria da Glória Braga Basile, Terezinha de Fátima Brito, Neusa Magri Justulin, Tiago Bonatelli Polycarpo, Raimundo Anibal Sibinel, Amauri José Giaconi, Adriano F. Giacomini, Dr. Neder Moustafa Yaktine e Renata Cristiane Cava;
Dia 31 - Osmar Cavalheiro, João Baratela, Eliana Maria Ormelezi, Vera Márcia Canizeli, Luís Roberto Canizeli, José Roberto Della Coletta, Paulo André Camuri, Maria Zenaide Sanches Slompo, Rita de Cássia Salomão, Daniel Pastrello Giraldi, Vagner Ap. de Oliveira Junior, Rita de Cássia Muzardo Manin, Marisete de Carvalho Souza, César Augusto Moretto Júnior, Camila da Silva, José Luís Botura Júnior e Marcia M. Alexandre de Andrade.
Da redação - Apresentado na sessão de segunda-feira (20), requerimento da vereadora Myrella Soares da Silva (União Brasil) questionou postagem nas redes sociais do prefeito
Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB), por ocasião do início das atividades da unidade de Poupatempo em Bariri.
O documento ainda rebate falas de diretores municipais, em especial de Fernanda Cavalheiro Rossi, que hoje responde pela pasta de Finanças. Myrella também critica posicionamento da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anaí Lagata Padovani Martins Simões.
A vereadora utilizou Datashow para reproduzir e comentar comentários publicados na página pessoal do prefeito Abelardo e incluídos no requerimento. Outros vereadores repercutiram a iniciativa de Myrella e o debate ocupou boa parte da segunda sessão do mês de março.
No requerimento aprovado – que foi subscrito por todos os vereadores presentes (Ricardo Prearo (PDT) estava ausente) – a vereadora quer saber do prefeito se os diretores devem dar satisfação de seus horários e trabalho; se estão autorizados
a defender o prefeito em redes sociais em detrimento aos vereadores; se o prefeito concorda com o posicionamento da diretora; e qual medida será tomada em relação ao suposto desrespeito para com a vereadora.
Ego políTiCo
Ao comentar na postagem do prefeito, a vereadora afirmou que – diferente do afirmado - o Poupatempo não foi promessa de campanha de Abelardo, mas sim uma tratativa liderada pela então vice-prefeita Maria Pia Betti Pio da Silva Nari (PP), junto ao governo do Estado, ainda em 2020.
Fez relato sobre eventuais dificuldades surgidas – além da demora - para implantação da unidade em Bariri, segundo ela, provocadas por “ego político”. E afirmou que trabalhou para que Poupatempo fosse hoje uma realidade e que o fez “para as pessoas que precisam”.
Em dado momento da postagem, há registro de um bateboca entre Myrella e Fernanda. A diretora ressalta que opinou por convicção própria, que atua com competência e que não trabalha para eleger políti-
co. A vereadora não gosta da forma como a diretora se dirige a ela, chama de zombaria e pede respeito ao Legislativo.
Em plenário, Myrella reforçou a tese de que a atitude da diretora representou uma afronta à Casa de Leis, uma vez que desconsidera o trabalho de fiscalização do Legislativo e o fato de serem eleitos. Também ressaltou a atitude da primeiradama, que desmereceu seu comentário por ser da oposição. Afirmou que “o prefeito é covarde uma vez que coloca mulheres para brigar comigo”.
DEFESa DoS vEREaDoRES
Demais vereadores saíram em defesa de Myrella. Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB) concordou com a tese de que a atitude do prefeito é covarde ao permitir que mãe e esposa se exponham para defendê-lo. O chama de “falso, mentiroso e mal na essência”, uma vez que se utiliza de símbolos religiosos para parecer piedoso. Afirmou que espera que através de meio jurídico a diretora seja punida pelas afirmações nas redes sociais.
Evandro Antonio Fiolieni (PP) reforçou as informações de que a vinda do Poupatempo
foi resultado de empenho liderado por Maria Pia e criticou a atitude de se desmerecer o papel do vereador, que “coloca a cara a bater e enfrenta o eleitorado durante a campanha”.
Outro apoio para Myrella veio do vereador Francisco Leandro Gonzalez (Pode), que também ressaltou o trabalho de seu grupo na busca pelo Poupatempo. Chamou os diretores de “apadrinhados, que se sujeitam a ser soldados da administração para garantir um emprego”.
Para o presidente da Casa, Airton Luís Pegoraro (MD), a pessoa tem que saber o tamanho da cadeira que ocupa. “Tem que ter dignidade para exercer o cargo para o qual foi eleito”. E propôs que todos os vereadores subscrevessem o requerimento em sinal de repúdio às falas da diretora.
ouTRaS pRopoSTaS
Durante a sessão, a vereadora Myrella foi autora de mais dois requerimentos, questionando atos administrativos do prefeito. Um deles defende a implantação do piso salarial da enfermagem da rede municipal de Bariri e requer informações sobre medidas que visem con-
cretizar a aspirações da categoria. Outro, pede informações sobre processo administrativo que conste solicitação de providências relativas à Rua Luiz Piotto. Ambos foram aprovados por unanimidade.
Também foi iniciativa de Myrella moção de repúdio contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que ironizou mulheres transexuais ao
discursar na tribuna da Câmara dos Deputados no dia 8 de março. O congressista usou uma peruca para ter “local de fala” ao falar no Dia da Mulher. Por fim, a vereadora encaminhou ao Executivo indicação de obra de recape asfáltico no cruzamento da Avenida Padre João Eid coma Rua José Manoel de Goy, próximo à unidade do PSF 2.
Da Redação - A Câmara de Bariri rejeitou na segundafeira (20), por maioria de votos, projeto de lei de autoria do Executivo para permitir ao contribuinte pagar débitos tributários com a dação de bens imóveis.
Em dezembro do ano passado proposta semelhante tam-
bém foi barrada pelos vereadores, naquela oportunidade por unanimidade de votos.
Na discussão da matéria, o vereador Benedito Antonio Franchini (PTB) apresentou requerimento verbal para retirada do projeto da pauta. Segundo ele, a expectativa é
Programação das Paróquias de Bariri
Paróquia dE santa LuZia DIA HORA EVENTO LOCAL
Paróquia dE nossa sEnhora das dorEs DIA
que a administração municipal enviasse nova proposta com adequações e melhorias, no entanto, como isso não foi feito sua proposta era acolher as sugestões dadas pelas comissões da Câmara.
O requerimento de Franchini foi rejeitado por maioria de votos. Dessa forma, o projeto foi encaminhado para discussão e votação.
Teceram comentários a respeito da matéria os vereadores Evandro Antonio Folieni (PP), Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB), Francisco Leandro Gonzalez (Podemos) e Franchini. Em resumo, criticaram o Executivo por não ter feito as alterações necessárias, como ocorreu no fim de 2022 na dis-
cussão de matéria semelhante.
Outros apontamentos são que o texto deveria conter ferramentas para tornar a negociação mais impessoal e avaliar o real interesse do município em dispor de uma área em troca de débitos fiscais.
Na votação, foram favoráveis
à proposta apenas Franchini e Luis Renato Proti (MDB). O presidente da Casa de Leis, Airton Pegoraro (MDB), não votou e o vereador Ricardo Prearo (PDT) não compareceu à sessão.
O projeto rejeitado pela Câmara pretendia fixar critérios e requisitos mínimos para que o contribuinte pudesse extinguir o crédito tributário por meio da dação de bens de imóveis. Entre as condições para que a troca da dívida por imóvel fos-
se aprovada, estavam:
- A dação deve ser precedida de avaliação do bem ou bens ofertados, e estes devem estar livres e desembaraçados de qualquer ônus;
- Além dos débitos, a dação abrange a incidência de juros, multas e encargos;
- O devedor tem a possibilidade de complementação em dinheiro de eventual diferença entre o valor da dívida e do imóvel;
- O imóvel doado deve ser de interesse do município.
Da Redação - A dupla Ulisses e Moisés é a atração do Baile de Aleluia do Umuarama Clube de Bariri.
O evento será realizado no dia 8 de abril, a partir das 21h. Sócios não pagam entrada.
Bariri rodEio show tErá 3 noitEs Bariri.
Para visitantes o primeiro lote de ingressos custa R$ 30,00. O segundo lote sai por R$ 40,00. A mesa para visitantes custa R$ 150,00 (quatro lugares).
Guilherme e Benuto irão se apresentar no dia 16 de junho, aniversário de Bariri
Da Redação - O município de Bariri terá no mês de junho shows da dupla sertaneja Guilherme e Benuto e da cantora gospel Fernanda Brum. Assim como no ano passado, a Prefeitura de Bariri prepara para o mês de aniversário da cidade uma programação especial. Os shows são parte dos eventos planejados.
A cantora gospel Fernanda Brum irá se apresentar na Praça Joaquim Lourenço Corrêa
A dupla Guilherme e Benuto foi confirmada para se apresentar no Bariri Rodeio Show, que será realizado de 15 a 17 de junho no Estádio Farid Jorge Resegue. Os artistas farão o show na sexta-feira, dia 16, aniversário da cidade, com entrada gratuita para o público. O show será custeado pela Prefeitura de
(Praça da Matriz) no dia 10 de junho, com início previsto para as 20h.
Com um repertório que inclui “Espírito Santo”, “Onde o fogo não apaga” e “O que tua glória fez comigo”, o show é aberto ao público.
A dupla Guilherme e Benuto irá se apresentar no dia 16 de junho, dia do aniversário do município. Eles contam com sucessos como “Haja colírio”, “3 batidas” e “Assunto delicado”.
Outras atrações devem ser Zé Neto e Cristiano na noite de 15 de junho (quarta-feira) e Edson e Hudson na noite de 17 de junho (sábado). Assim como no ano passado, Bariri fará parte da Liga Nacional de Rodeio (Circuito Brahma). Serão três noites com montarias em touro e shows musicais.
Da Redação - A Prefeitura de Bariri definiu a área onde devem ser construídas 80 unidades habitacionais, projeto executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão do governo estadual.
O prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) solicitou de três corre-
tores de imóveis a avaliação de gleba com 3,7 hectares, localizada no Bairro Mil Alqueires. O terreno fica perto da antiga olaria do Ananias e também do prédio desativado da Creche Carmen Sola Modolin Aquilante, no final da Avenida Orlando Belluzzo. De acordo com o prefeito Abelardo Simões, no momen-
to a administração municipal trabalha somente com essa área para a construção das unidades. Diz que vários terrenos foram sugeridos ao governo estadual, mas o situado no Bairro Mil Alqueires foi considerado o melhor.
O convênio entre Estado e prefeitura foi assinado em 28 de novembro do ano passado. Ele trata do programa Nossa Casa - CDHU. O município fornece a área e a CDHU constrói as casas e a infraestrutura
no local.
O financiamento dos imóveis seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.
Da redação - Dia 28 de março, terça-feira, das 19h às 21h, parceria traz palestra com o tema “Empreenda na Economia Criativa”, no Centro Educacional, Cultural e de Exposição Mário Fava.
O evento está sendo promovido pelo Setor de Cultura da Prefeitura de Bariri, em parceria com o projeto Sebrae Aqui. Para participar, é necessário se inscrever através do link https://bit.ly/economiacriativa2803, até o dia 27 de março.
A palestra vai abordar temas como os desafios do empreendedorismo, e ainda serão pas-
sadas orientações para que os empreendedores consigam alcançar os resultados que almejam dentro da área da Economia Criativa.
EConomia CRiaTiva
Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Grande parte dessas ativida-
des vem do setor de cultura, moda, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular.
Também estão incluídas as atividades de televisão, rádio, cinema e fotografia, além da expansão dos diferentes usos da internet (desde as novas for-
Para participar, é necessário se inscrever através do link https://bit.ly/ economiacriativa2803, até o dia 27 de março mas de comunicação até seu uso mercadológico), por exemplo. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
Da Redação - Em maio acontecerá o vestibular anual da Universidade Virtual de Estado de São Paulo (Univesp). Os cursos são ofertados na modalidade do ensino a distância com credenciamento pelo MEC. O polo da Univesp em Bariri foi inaugurado em 2018.
Em parceria com a administração de Bariri serão ofertadas 30 vagas, sendo 10 para cada eixo: Licenciatura, Computação e Ne-
gócios e Produção.
A aplicação do vestibular será feita pela Vunesp – prova objetiva e redação – e acontecerá em 28 de maio em local a ser divulgado, no dia 19 de maio no site vestibular.univesp.br, na área do candidato.
As inscrições encerram-se na sexta-feira (30). Aos aprovados, o ano letivo iniciará no segundo semestre de 2023.
Alunos formandos das turmas de 2021 e 2022 estiveram no Polo Bariri na terça-feira (21) para comentar suas experiências pessoais de estudar na Univesp, suas motivações, seus desafios e os méritos profissionais, familiares e pessoais.
Ao lado da orientadora de pólo, Dayane Fonseca da Silva, alunos formandos das turmas de 2021 e 2022 comentaram experiências pessoais sobre o curso
Da Redação - A Associação Cultural Quilombo de Bariri realizará palestra étnico-racial na terça-feira (28), às 19h.
O tema é “Direito ao trabalho: como enfrentar o racismo institucional?”
O palestrante é Paulo H. R. Floriano, advogado e ativista do movimento negro de São Paulo.
O evento é gratuito e
aberto ao público em geral. Acontece na sede da associação
Umuarama - A quarta rodada do Campeonato de Futebol Misto do Umuarama Clube de Bariri tem como destaque a partida entre Camisetas Kezo e RP Galante, hoje (25), às 16h30.
A Camisetas Kezo tem 9 pontos, contra 7 da RP Galante. Quem vencer assume a liderança isolada da competição.
Antes desse confronto haverá o jogo entre Wagner Adestramento e Café Aroma – hoje (25), às 15h15.
Completando a rodada, amanhã (26), às 9h, entram em campo Cine Belluzzo x Silvio Corretor.
No fim de semana passado, em partidas válidas pela terceira rodada, a RP Galante venceu o Cine Belluzzo por 3 a 1. Em seguida, Palácio dos Esportes x Café Aroma empataram por 2 a 2. Os dois
Café Aroma entra em campo na tarde deste sábado, dia 25
ocorreram no sábado (18). No domingo (19) a Camisetas Kezo derrotou o Wagner Adestramento por 1 a 0.
Da Redação - O Campeonato Municipal de Futsal, que na edição de 2023 leva o nome de Almir Aparecido Fachetti (Almir Pardal), tem início na segunda-feira (27) com jogo único.
Irão se enfrentar a partir das 20h30 Fiel Bariri x Tec Car. O Fiel Bariri é o atual campeão.
A competição conta com a participação de 17 equipes, divididas em três grupos. Os grupos A e C têm seis times cada. O grupo B conta com cinco equipes.
Os jogos acontecem nas noites de segunda, quarta e sexta-
Migliorini. A final marcada para o dia 7 de junho.
Da Redação - A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoverão no dia 5 de abril palestra sobre sucessão familiar para pequenas pro-
priedades.
O evento terá início às 19h na sede da Assobari. O palestrante é o consultor de negócios Leandro Vilela Ribeiro. As inscrições podem ser feitas na associação pelos telefones (14) 3662-6180 ou 98106-0888.
tão em laboratório para análise.
Candeia – Qual o trabalho que a empresa a Lasca desenvolve na área de arqueologia?
“Material lítico significa que aquele sítio arqueológico, aquela região teve um povoamento muito antigo”
Durante a semana a empresa A Lasca Arqueologia, que faz assessoria arqueológica para obtenção de licenças ambientais, realizou projeto educacional na escola municipal Professora Joseane Bianco junto aos alunos do 6º ano das escolas públicas e particulares de Bariri. Eles puderam conferir o “Projeto Arqueologia na EscolaPrograma de Gestão do Patrimônio Arqueológico no Município de
Bariri e Região - Iphan-SP”. Tratase de peças encontradas no sítio arqueológico no Bairro Queixadinha, próximo da Usina Hidrelétrica Álvaro de Souza Lima. No intervalo entre uma apresentação e outra o educador patrimonial André Chagas, da A Lasca Arqueologia, atendeu à reportagem do Candeia. Segundo ele, foram encontradas em Bariri peças líticas, utilizadas por povos muito antigos. Os itens es-
ALUGA-SE sobrado de 230m2, na Av. 15 de Novembro, 1081 (Antiga Farmácia Medicarium) podendo ser adaptado para em-
presas com outro ramo de ativiades. Tratar pelo cel. (14) 998118933, com Luis
André Chagas – A A Lasca desenvolve um trabalho de educação patrimonial e arqueologia preventiva. Em empreendimentos de médio ou grande portes é necessário ter um trabalho de arqueologia. No trabalho de movimentação de terra podem ser encontrados vestígios arqueológicos, caracterizando um sítio arqueológico, o que ocorreu em Bariri. O Sítio Arqueológico Queixadinha foi descoberto com material lítico, mostrando uma grande parte da história da região de povoamento indígena.
Candeia – a a Lasca foi contratada por uma empresa local por conta de uma legislação que trata da localização e preservação desses vestígios...
André Chagas – Será feita uma olaria no Bairro Queixadinha. Na medida em que é feito o empreendimento, o empreendedor contrata uma empresa de arqueologia para
realizar o trabalho. Num outro momento, o trabalho é levando para as escolas.
Candeia – a localização desses vestígios causa uma surpresa num primeiro momento? Qual o encaminhamento do material?
André Chagas – Material lítico significa que aquele sítio arqueológico, aquela região teve um povoamento muito antigo. Geralmente são encontrados materiais como louças, porcelana e cerâmicas, que não são tão antigos. A partir do momento em que se encontra material lítico é sinal de que é bem antigo. Depois que é feito o resgate do material, as peças são levadas ao laboratório e em seguida vão para o museu. No caso de Bariri, as peças vão ser encaminhadas para o município de Monte Mor. Na arqueologia não há uma datação precisa desse material.
Candeia – o município pode requisitar essas peças para montagem de um museu?
André Chagas – As peças serão encaminhadas para museu na
cidade de Monte Mor, que tem preparo e curadoria para recebê-las. Se Bariri tiver um espaço que possa receber o material, é possível fazer o pedido.
Candeia – Como os leigos no assunto devem ficar atentos à localização de material antigo?
André Chagas – É um trabalho de formiguinha. Não há como você andar e encontrar um objeto e achar que se trata de peça arqueológica. Quando é feito estudo arqueológico, a área é limitada. No caso de Bariri, foi limitado exatamente o espaço que será utilizado pela olaria. São feitos sondagens e buracos para as escavações, normalmente num espaço de um ou dois quilômetros. Se encontrarmos um objeto, temos de chamar um arqueólogo ou outro profissional para fazer o reconhecimento.
Candeia – Qual a profundidade em que as peças normalmente são encontradas?
André Chagas – Normalmente um metro de profundidade. Quanto mais para baixo, mais antigo é o material.
Candeia – Que outros trabalhos a empresa realizou no estado de são Paulo?
André Chagas – Há trabalhos que estão em encaminhamento, como em Rio Claro. Em Jaú também será feito um trabalho. Fizemos estudos também em outras partes do Brasil, de material cerâmico e lítico.
Candeia – É recente o cuidado com a arqueologia em empreendimentos econômicos?
André Chagas – Trabalho na A Lasca há mais de 12 anos, mas esse trabalho existe há mais de 20 anos, em empreendimentos de médio e grande portes. Existe a legislação, conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que exige esse trabalho de educação patrimonial e arqueologia.
E rEvista BaBadEira
E se a dramaturga (e minha inesquecível professora de Teatro Brasileiro/Unicamp) Neyde Veneziano buscasse compreender a nova identidade brasileira e de que modo o teatro de revista poderia retratá-la?
E se a partir da resposta que encontrou, nascesse o espetáculo “Revista Babadeira”, formado por dez drag queens?
A Prefeitura Municipal de Boracéia CONVOCA(M) o(s) candidato(s) aprovado(s) abaixo relacionado(s) para comparecer(em) na sede da Prefeitura Municipal, situado à Praça Eugênio Burjato, nº 93, Boracéia-SP, para apresentar(em) cópias autenticadas dos documentos e requisitos exigidos no Edital do Processo Seletivo nº 01/2020, do Concurso Público nº 01/2019 e do Concurso Público nº 01/2022 e demais que forem solicitados:
PROCESSO SELETIVO Nº 01/2020
Tamires Oliveira da Silva Professor PEB I 489864673 19º
Aline Pessuto Giacomini Professor PEB I 408017351 20º
Patricia Rovari Bianco Professor PEB I 335928808 22º
CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019
João Aparecido Meneghello Motorista 1231102 23º
José Aparecido Camponez Motorista 23350836 24º
CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2022
Vanessa De Melo Cuidador de Crianças, Adolescentes e Jovens 2956897203 3º
O local e horário de trabalho será determinado pelo responsável do setor onde o convocado será lotado.
O não comparecimento até o dia 29/03/2023 às 17h com a documentação implicará na desistência do classificado, podendo a Prefeitura convocar o imediatamente posterior, obedecendo à ordem de classificação. Boracéia, 23 de Março de 2023.
VALDIR DE SOUZA MELO - Prefeito Municipal
“Eu já estava de olho nas drags, porque acho que muda completamente. A drag é a comunicação do exagero, é a hipérbole da mulher. Mas ninguém está querendo fazer o tipo de gracinha que faziam com as mulheres. Não temos piadas apoiadas nos atributos femininos, embora seja um espetáculo sensual e glamouroso”, afirma Neyde. De acordo com ela, a montagem
brinca com o duplo sentido dentro da arte drag sem jamais oferecer munição para que a figura feminina ou o corpo da mulher sejam estereotipados.
“As revistas faziam com que as vedetes tivessem a imagem de burras e gostosas, e elas nunca foram burras, mas faziam essa caricatura.”
Escreve Bruno Cavalcanti: “Em cena, duas drags seguem em busca de um tema sobre o qual possam escrever para um projeto contemplado com um fomento. Após trocar ideias com os deuses do Olimpo, a dupla se depara com um sertanejo universitário à procura de seu tio, expulso da cidade por causa da homofobia. O espetáculo enfileira músicas e quadros que resultam numa celebração à liberdade.
Para completar, a montagem também explora as feridas sociais deixadas pela pandemia e pelos anos de governo Bolsonaro”.
“Nós rimos das nossas injustiças, dos nossos problemas, é uma característica brasileira e de resistência também”, declara Neyde Veneziano. Imperdível!
Revista Babadeira é musical LGBT que celebra a liberdade - Alexia Santana/Divulgação
Teatro:Revista Babadeira
Ano: 2023 • Direção: Neyde Veneziano • Nacionalidade: Brasil
sindicato dos EmPrEgados rurais dE Bariri E itaJu - assEmBLéia gEraL
EXtraordinaria - EditaL dE convocação
Ficam convocados todos os empregados rurais assalariados, definida nos termos do artigo 2º da Lei nº 5.889/73, representados por este sindicato, estatutariamente, a reunirem-se em assembleia geral extraordinária, na forma do artigo 612 da CLT e nas disposições estatutárias atinentes no próximo dia 12 de Abril de 2023,as 17:00 hs em primeira convocação ou por falta de quórum as 18:00 hs em segunda convocação com qualquer número de presentes, sito a Rua José Bonifácio., nº171 - centro, Município de BARIRI/SP, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
1) Deliberar sobre as reivindicações econômicas e sociais para celebração de Acordo e/ou Convenção Coletiva de Trabalho ou eventual instauração de Dissidio Coletivo para o setor canavieiro data base 01-05-2023 a 30-04-2024; 2) Autorizar ou não a diretoria do sindicato, outorgando-lhe poderes especiais, a firmar ACORDOS e/ou CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO ou instaurar eventual DISSIDIO COLETIVO DE TRABALHO para o respectivo setor para vigorar aos integrantes da base territorial desta entidade; 3) Deliberar sobre normas de custeio sindical a ser instituída, para toda categoria, por esta entidade representada. As deliberações serão tomadas estatutariamente. BARIRI-SP, 21 de março de 2023. adÃo aPareCido aLVes - Presidente
mundo mundo vasto mundo ou PELos vãos da JanELa EsPia a vida ou o dEntro dE tudo
Da redação - Na sessão de Câmara realizada segunda-feira (20), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei complementar do prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB), que eleva o número de empregos de assistente social, psicólogo e agente administrativo no quadro de pessoal da Prefeitura de Bariri.
A proposta inicial enviada ao Legislativo previa a criação de 02 cargos de assistente social; 01 de psicólogo; e 10 de agente administrativo. Os empregos são de provimento efetivo, ou seja, através de concurso público.
Os ocupantes das novas funções vão atuar em futura unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), a ser criada no Bairro do Livramento.
Houve questionamento quanto à quantidade de cargos de agente administrativo. Os vereadores foram informados que somente um iria para o Cras-Livramento; os demais seriam alocados em outras unidades da administração (educação, saúde e ação social), carentes desses profissionais.
Então os integrantes das comissões permanentes acharam por bem propor substitutivo ao projeto, reduzindo de 10 para um emprego previsto. Para eles, os demais cargos de agente administrativo devem ser contemplados em
outro projeto a ser enviado pelo Executivo. O parecer do relator Francisco Leandro
PROJETOS APRESENTADOS
Gonzalez (Pode), efetivando a redução, foi aprovado por unanimidade.
Outra matéria de iniciativa do prefeito Abelardo recebeu parecer desfavorável à aprovação das comissões e foi rejeitado em plenário. A proposta permitiria dação
em pagamento de bens imóveis para pagamento de dívida ativa de natureza tributária. (Confira matéria completa nesta edição).
ouTRaS pRopoSTaS
Dois novos projetos de iniciativa do chefe do Executivo iniciaram tramitação na sessão de segunda-feira (20). Um trata de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 427.345,28, e outro permite ceder veículo Fiat/ Mobi à Santa Casa de Bariri. Ambos foram encaminhados às comissões permanentes para emissão de parecer e devem ser votados nas próximas sessões.
Airton Luís Pegoraro(MDB) e Myrella Soares da Silva (União Brasil) apresentam cinco requerimentos questionando atos administrativos do prefeito, todos aprovados por unanimidade.
Os requerimentos de iniciativa do vereador versam sobre seguro e rastreamento da frota de veículos municipais. Os da vereadora tratam de piso salarial da enfermagem; recape asfáltico de via pública e suposto desrespeito ao Legislativo, através das redes sociais. (Confira matéria completa nesta edição). Myrella ainda foi autora da moção de repúdio contra o parlamentar mineiro, Nikolas Ferreira (PL), que desrespeitou mulheres transexuais.
14/2023 - Autoriza crédito adicional suplementar, no valor de R$ 427.345,28, destinados a atender diversas ações da gestão municipal.
15/2023 - Autoriza ceder veículo Fiat/Mobi Like, lotado na Diretoria de Saúde, para a Irmandade da Santa Casa de Bariri.
PROJETOS VOTADOS
01/2023 - Projeto de Lei Complementar – cria vagas de assistente social (2); psicólogo (1) e agente administrativo (10) no quadro de pessoal da Prefeitura de Bariri. Aprovado por unanimidade, com substitutivo.
10/2023 - Permite dação em pagamento de bens imóveis para pagar dívida ativa de natureza tributária. Rejeitado por maioria de votos.
REQUERIMENTOS
1/2023 - Airton Luís Pegoraro requer informações se a frota de veículos municipais está coberta com seguro veicular e, caso afirmativo, a lista de veículos segurados. Aprovado por unanimidade.
14/2023 - O mesmo vereador requer informações se a frota de
veículos municipais conta com rastreadores e se existe sistema de controle de gestão dos veículos. Aprovado por unanimidade.
15/2023 - Myrella Soares da Silva requer informações sobre medidas que visem a implantação do piso salarial da enfermagem da rede municipal de Bariri. Aprovado por unanimidade.
16/2023 - Mesma vereadora requer informações sobre processo administrativo que conste solicitação de providências relativas à Rua Luiz Piotto. Aprovado por unanimidade.
16/2023 - Myrella – subscrita por todos os vereadores - requer informações sobre eventuais medidas a serem tomadas pela gestão no que diz respeito a suposto ato de desrespeito de diretores municipais em re-
lação ao Legislativo, em especial a vereadora, em postagem no Facebook. Aprovado por unanimidade.
07/2023 - Myrella Soares da Silva apresenta moção de repúdio contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que ironizou mulheres transexuais ao discursar na tribuna da Câmara dos Deputados no dia 8 de março. O congressista usou uma peruca para ter “local de fala” ao falar no Dia da Mulher. Aprovado por unanimidade.
25/2023 - Myrella Soares da Silva indica recape asfáltico no cruzamento da Avenida Padre João Eid coma Rua José Manoel de Goy, próximo à unidade do PSF 2.
Processo eleitoral vai até outubro e elegerá 05 conselheiros para o período 2024-2027 As inscrições vão de 25 de abril a 02 de junho de 2023
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Boraceia no dia 25 de abril as inscrições para a eleição para os cargos de Conselheiro Tutelar.
Os interessados deverão fazer sua inscrição presencial, no período de 25/04/2023 a 02/06/2023. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital mediante ato declaratório de próprio punho e deverá ser realizada no Setor Social, cito à Rua Antônio de Freitas Pereira, 350, de segunda a sexta feira, das 8h00 as 11h00 e das 14 às 16h00.
Para participar processo de escolha, o interessado deve preencher os seguintes requisitos legais:
a) Ter reconhecida idoneidade moral
b) Ser Brasileiro nato ou naturalizado
c) Idade superior a 21 anos no ato da candidatura.
d) Estar em dia com as obrigações eleitorais e ter domicílio eleitoral no município.
e) Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.
f) Não registrar antecedentes criminais estando em exercício de seus direitos civis e políticos.
g) Ter concluído o Ensino Médio até a data da inscrição.
h) Residir no município num período mínimo de 03 anos.
i) ter disponibilidade de dedicação exclusiva para
trabalho em regime de plantão.
j) ter experiência na promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente
k) ter noções básicas de informática.
i) ter disponibilidade de dedicação exclusiva para trabalho em regime de plantão.
j) ter experiência na promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente
k) ter noções básicas de informática.
A eleição do Conselho Tutelar do Município de Boraceia será realizada no dia 01 de outubro de 2023, das 8h às 17h.
Os documentos necessários para o registro da candidatura e mais informações sobre o trabalho dos conselheiros estão disponíveis no site do PREFEITURA MUNICIPAL, onde está publicado o Edital de Abertura do Processo Eleitoral:
https://www.boraceia.sp.gov.br/
Sobre o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos definidos no ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente. O processo de escolha para Conselheiros Tutelares ocorre a cada quatro anos, sendo eleitos os cinco(05) candidatos mais votados e cinco (05) suplentes, por ordem de classificação.
Função Vaga Escolaridade/ Pré Requisitos Vencimentos Vale alimentação Jornada de trabalho Valor inscrição
Conselheiro Tutelar
Titular: 05
Suplentes: número de candidatos aprovados no processo unificado
2º Grau completo R$ 1.400,34 Salário R$ 400,00 40 horas Gratuita
Boracéia, até 28 de março de 2023.
ELIANA APARECIDA MARTINS COELHO GÓES - Presidente do CMDCA
Críticas na Palavra Livre - Na sessão de Câmara, realizada segunda-feira (20), três vereadores fizeram uso da Palavra Livre e a tônica foram críticas à gestão do prefeito Abelardo Martins Simões (MDB).
O primeiro a falar foi Evandro Antonio Folieni (PP), que abordou temas como quiosque nos altos da cidade (Avenida Orlando Belluzzo), que estaria sendo utilizado para uso de drogas e prostituição. Ele propôs a demolição e substituição por playground. Criticou sistema de atendimento de médicos plantonistas no Pronto Socorro da Santa Casa. E, por fim, comentou o empenho de vereadores na busca de recursos para o município.
Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB) fez severas críticas à suposta falta de projetos que contemplem crianças de quatro a
dez anos, que sejam oriundas de famílias de pais trabalhadores. Segundo ele, a atual gestão municipal promoveu desmonte de projetos como Sol
Maior e Espaço Amigo 1 e 2, que atendiam esta faixa etária no contraturno escolar. Disse que os programas hoje existentes – como o LAV – Lar, Amor e Vida e os serviços de convivência – atendem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Segundo ele, exatamente as famílias de pais e/ou responsáveis trabalhadores não contam com programas de apoio no atual governo municipal. Propôs que seja uti-
Folieni, Edcarlos e Myrella apontaram irregularidades e má gestão em alguns setores da administração municipal
lizada parte da verba de cultura para criação de projeto que contemplem esse segmento, através da abertura de editais na área de esporte, cultura e lazer. Ressaltou que o espaço do antigo Tiro de Guerra pode ser utilizado para essa finalidade.
A vereadora Myrella foi a terceira a utilizar a Palavra Livre. Deu continuidade às críticas em
decorrência das postagens em redes sociais, quando do início das atividades do Poupatempo. Acusou de falsidade o atual grupo que está no poder, porque, segundo ela, “vomitam civilidade e bom-caratismo, pregam santidade e ausência de corrupção, mas os fatos divulgados falam por si”. A vereadora fez relato da sua trajetória como servidora municipal e como agente político. Destacou a luta contra preconceito e discriminação e afirmou que nunca recebeu benesses para ganhar ou permanecer em cargo público.
Questionada pelo Candeia a respeito da acusação do vereador Edcarlos Pereira dos Santos de falta de atendimento às crianças de 04 a 10 anos, no contraturno escolar, a diretora de Ação Social, Suzane Dinis Albranti, rebateu as informações.
Segundo ela, o projeto Sol Maior era um projeto vinculado à Diretoria Municipal de Educação e no retorno pós pandemia, os atendidos foram absorvidos pelo Projeto Social Espaço Amigo. Este, por sua vez, é o nome fantasia do serviço so-
Segundo Suzane Dinis, o Espaço Amigo não deixou de existir, somente passou por reordenamento cioassistencial tipificado, chamado “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos”.
Ainda de acordo com a diretora, nesta gestão o Espaço Amigo teve sua capacidade de atendimento ampliada para 250 vagas e atualmente é executado por mútua cooperação entre poder público e uma organização da sociedade civil (OSC), conforme Lei
Da redação - Neste sábado (25), das 9h às 13h, o Poupatempo de Bariri realiza o último mutirão de março para renovação de CNH. Os agendamentos são gratuitos e podem ser feitos de forma gratuita nos canais digitais do programa.
É necessário esclarecer, porém, que para a renovação da CNH ou emissão de qualquer outro documento no Poupatempo, o cidadão deve pagar as taxas habituais.
Em todo estado, o Poupatempo vai oferecer cerca de 11 mil vagas para o primeiro mutirão de renovação de CNH neste mês de março. A ação é uma parceria com o Detran.SP, voltada para atender motoristas com a habilitação vencida em julho de 2022 e que precisam regularizar a situação até o próximo dia 31.
Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Quem tem a habilitação válida em março deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento. A renovação também
pode ser feita nos 30 dias que antecedem a validade.
O prazo máximo para regularização das CNHs vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
O agendamento é gratuito, porém, há taxas para a renovação da CNH ou emissão de qualquer outro documento no Poupatempo
Acham-se abertos na Prefeitura Municipal de Bariri, os seguintes processos licitatórios:
Concorrência nº 07/2023, tendo por objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra, com fornecimento de materiais, máquinas e equipamentos necessários para a obra de PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA, em diversas vias do município de Bariri, conforme projetos, memorial descritivo, cronograma físico-financeiro e planilha orçamentária. Encerramento dia 25 de abril de 2023, às 09h00 horas.
Concorrência nº 08/2023, tendo por objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra, com fornecimento de materiais, máquinas e equipamentos necessários para a obra de RECAPEAMENTO ASFALTICO, em trecho da Rua José Bonifácio do município de Bariri, conforme projeto, memorial descritivo, cronogra-
ma físico-financeiro e planilha orçamentária. Encerramento dia 26 de abril de 2023, às 09h00 horas.
Concorrência nº 09/2023, tendo por objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra, com fornecimento de materiais, máquinas e equipamentos necessários para a obra de RECAPEAMENTO ASFALTICO, nas Ruas Gonçalves Dias (parcial) e Antonio Garcia Borges (parcial) do município de Bariri, conforme projeto, memorial descritivo, cronograma físico-financeiro e planilha orçamentária. Encerramento dia 27 de abril de 2023, às 09h00 horas.
Concorrência nº 10/2023, tendo por objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra, com fornecimento de materiais, máquinas e equipamentos necessários para a obra de SUBSTITUIÇÃO DE LUMINÁ
ro Conjunto Habitacional Osório Oréfice, do município de Bariri, conforme projeto, memorial descritivo, cronograma físico-financeiro e planilha orçamentária. Encerramento dia 27 de abril de 2023, às 14h00 horas.
Concorrência nº 11/2023, tendo por objeto a contratação de empresa para prestação de serviços de mão de obra, com fornecimento de materiais, máquinas e equipamentos necessários para a INSTALAÇÃO DE ELEVADOR NO PAÇO MUNICIPAL “16 DE JUNHO”, localizado na Av. Francisco Munhóz Cegarra, nº 126, no município de Bariri, conforme projeto, memorial descritivo, cronograma físico-financeiro e planilha orçamentária. Encerramento dia 28 de abril de 2023, às 09h00 horas.
Os editais na íntegra serão fornecidos aos interessados na Rua Francisco Munhoz Cegarra, nº 126, ou através do site: www.bariri.sp.gov.br
13.019/14. “Ou seja, o Espaço Amigo não deixou de existir, apenas passou por reordenamento, afim de atender aos objetivos do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, enfatiza Suzane. E acrescenta: “vale ressaltar que a demanda de 4 e 5 anos é atendida em contraturno escolar através de parceria com a Creche Madre Leônia. Essa interação é coordenada pela Diretora de Educação”.
Sou MEI. Estou obrigado a fazer a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física?
Existem duas metodologias para o microempreendedor individual declarar seus ganhos no IR 2023. A primeira delas é a metodologia contábil, voltada ao empreendedor que mantém escrituração contábil e envidencie lucro. Calculando a diferença entre faturamento e custos, o MEI chega ao seu ganho real. Esse lucro é declarado no IRPF, na categoria de “Rendimentos isentos e não tributáveis”.
A segunda metodologia é a de presunção, e serve para o empreendedor que não tem contabilidade. O governo assume percentuais de rendimentos isentos com base na atividade desempenhada pelo MEI: 8% do faturamento é isento para
comércio, indústria e transporte de cargas; 16% para transporte de passageiros; e 32% para serviços em geral. Por exemplo: um microempreendedor individual que atua com serviços faturou R$ 60 mil em 2022. Ele deve calcular a parcela do seu faturamento isenta de impostos: R$ 60 mil x 32% = R$ 19,2 mil. Esse valor deve ser declarado no IRPF, também na categoria de “Rendimentos isentos e não tributáveis”, linha 13.
Dessa forma, o MEI não precisa conhecer suas despesas. As duas metodologias são aceitas pela Receita Federal – mas a primeira é melhor por dar uma dimensão real do lucro do microempreendedor individual. Os valores distribuídos relativos à parcela não isenta são tributáveis, devendo ser informado na
Ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”, assim como o pro labore.
O MEI só é obrigado a declarar se tiver rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$ 40 mil ou se recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. Mesmo assim, a recomendação é para que o microempreendedor individual sempre preencha o IRPF – essa declaração de rendimentos pode ajudar na hora de obter um crédito no banco, por exemplo.
Base legal: Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, art. 14, caput e §§ 1º e 2º; e Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, art. 145, caput e §§ 1º, 2º e 3º. Matheus G. Franchin, contador
SINDICATO
Pelo presente edital ficam convocados todos os empregados rurais, associados ou não, vinculados a Fazenda São Francisco - Eduardo De Paula Machado e Outros – para reunirem-se em Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 31/03/2023, ás 15h00min, em, primeira convocação, na sede do sindicato, sito à Rua José Bonifácio, nº 171 ou no local de trabalho com todos os trabalhadores presentes no Município de Bariri/SP, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1) Deliberar sobre reivindicações econômicas e sociais para celebração de Acordos Coletivos de Trabalho ou eventual instauração de Dissídio Coletivo de Trabalho (data-ba-
se: 01/04/2023 á 31/03/2024); 2) Autorizar a diretoria do Sindicato, outorgando-lhe poderes especiais, a firmar ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO, ou a instaurar eventual DISSÍDIO COLETIVO DE TRABALHO para o respectivo setor, para vigorar aos integrantes da base territorial deste Sindicato dos Empregados Rurais de Bariri e Itaju, 3) Discutir e Deliberar sobre as contribuições sindicais, não havendo quórum em primeira convocação os trabalhos reiniciarão uma hora após a primeira, ou seja, ás 16h00min. As deliberações serão tomadas na forma estatutária. Bariri 21 de março de 2023. adÃo aPareCido aLVes - Presidente
Poupatempo promove último mutirão de março para renovação de CNHDivulgação
Da Redação - A Prefeitura de Bariri firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP) para a adoção de medidas de proteção de animais domésticos.
Uma das medidas tomadas em curto prazo pela administração municipal é a divulgação dos canais próprios de denúncia contra maus-tratos. São três formas para realizar a ocorrência: pessoalmente, por telefone ou por e-mail.
Pessoalmente, é possível abrir um protocolo no Paço Municipal, situado à Rua Francisco Munhoz Cegarra, 126, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A denúncia por telefone pode ser feita nos mesmos dias e
horários pelo número (14) 3662-8001.
Já por e-mail, pode ser feita a qualquer momento, destinando a ocorrência para o e-mail denunciaanimais@bariri.sp.gov.br
Da redação - A Diretoria de Educação, Cultura e Esporte de Bariri anunciou projeto Escola de Robótica em parceria com o Centro Educacional Sesi.
O objetivo é promover cursos de iniciação em programação, automação e princípios da robótica, atendendo à necessidade de ampliar o desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Os interessados devem se inscrever na própria unidade do Sesi, das 7 às 16 horas, sendo necessário apresentar RG do responsável e e-mail para contato.
Serão três meses de aula com os seguintes públicos-alvo e cronograma:
manter o animal preso a correntes ou cordas, deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo, manter o animal em locais não-arejados (sem ventilação ou entrada de
São considerados maustratos aos animais domésticos, como cães e gatos, abandonar, não oferecer assistência médica-veterinária, não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade, agressões físicas, luz), manter os pets em lugares anti-higiênicos, submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças, e usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.
A formação vai trabalhar competências como pensamento científico, crítico e criativo; pensamento computacional; resolução de situações-problema; e trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia, etc).
Durante as aulas, os alunos têm acesso ao material didático desenvolvido pela Fundação Micro: bit e adaptado pelo SESI São Paulo.
Curso Kids com início dia 29 de março para crianças entre 8 a 11 anos, sendo no máximo 30 alunos por turma, com aula toda quarta-feira das turma, sendo as aulas de sexta-feira das 13h30 às 15 horas, com início dia 31 de março. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
13h30 às 15 horas; Curso Teens com início dia 31 de março, para adolescentes entre 12 e 15 anos, também com máximo de 30 alunos da