Jornal Candeia 11-02-2023

Page 1

Candeia

Jorn. Resp.: Rosana Ap. A. Dalla Coletta

Bariri, 11 de fevereiro de 2023

Ano 51 R$ 3,00

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem nº 2664 www.jornalcandeia.com.br

Justiça põe fim à ação que cobra vagas em creche

O juiz da 2ª Vara Judicial de Bariri, Maurício Martines Chiado, declarou extinta a execução de cumprimento de sentença que cobrava da prefeitura a obrigação no fornecimento de vagas para crianças em idade de creche. O magistrado acolheu pedido feito

pelo Ministério Público (MP), que requereu o fim da demanda judicial por conta do cumprimento da obrigação. A Promotoria citou que os autos poderão ser desarquivados caso o município deixe de oferecer vagas em creche para crianças.

07

Hoje (11) será realizada a 10ª edição do Carnaval Abre Alas, em prol da Apae. O evento ocorre a partir das 22h no Umuarama Clube de Bariri, que iniciou nessa semana os preparativos para o Carnaval do Rei, que ocorre do dia 18 a 21. A decoração do salão social está a todo vapor (foto). No Lago Municipal Prefeito Accácio Masson, a prefeitura realiza o Carnaval Família Folia de 18 a 20 de

Pág. 05, 07 e 08

MP questiona contratações temporárias pelo município

Promotoria de Justiça cita na ação judicial que contratos temporários foram feitos pelo Executivo mesmo havendo concurso público em vigência

O Ministério Público (MP) ingressou com ação judicial contra o município de Bariri questionando uma série de contratações temporárias feitas pelo Executivo,

Entrevista

Santa Casa inicia estudo para mudança do prontosocorro

No cargo de gestora da Santa Casa de Bariri, Marina Prearo diz que está em estudo, juntamente com a prefeitura, a mudança de local do pronto-socorro. Ela comenta as medidas tomadas desde que assumiu a administração do hospital, incluindo a tentativa de equilibrar as contas, e como pretende obter mais recursos.

Pág.

mesmo havendo concurso público em vigência. Segundo a Promotoria de Justiça, seriam mais de 150 pessoas com contratos temporários.

O prefeito Abelardo Mau-

Legilslativo

rício Martins Simões Filho (MDB) relatou que não iria comentar o assunto porque não tinha conhecimento do teor da ação. Anteontem (9) o juiz da 2ª Vara Judicial de

Jovens participam do grupo Gerados pela Imaculada no Santuário

Página 03

estão participando desde o fim do ano passado do grupo Gerados pela Imaculada, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Os encontros após a missa das 19h aos domingos tiveram início logo após a celebração da crisma em 2022

Pág. 06

Prefeitura fará processo seletivo para cargos no setor de Educação

A Prefeitura de Bariri realizará processo seletivo simplificado para contratação de cargos na área da Educação. Ele terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O processo seletivo destina-se ao preenchimento, mediante con-

tratação temporária, dos cargos de coordenador pedagógico, cuidador, diretor de escola (educação infantil e ensino fundamental) e vice-diretor de escola. Mais informações pelo link https://www. bariri.sp.gov.br/portal/editais/0/3/1978/

Página 03

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 Página
Bariri, Maurício Martines Chiado, decidiu apreciar o pedido de liminar somente após o município de Bariri ser ouvido, o chamado contraditório. Presidida pelo vereador Airton Luis Pegoraro (MDB) com nova formação da mesa diretora (foto), a primeira sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (6), foi marcada por intensas críticas de vereadores da oposição e também da situação quanto ao mato alto na área urbana do município e o estado em que se encontram algumas estradas rurais Página 04 Aproximadamente 40 jovens de 13 a 18 anos de idade Robertinho Coletta/Candeia
Na primeira sessão do ano, oposição e situação criticam mato alto e estradas rurais
Alcir Zago/Candeia
11
Página
Arquivo/Candeia Carnaval Abre Alas acontece hoje no Umuarama Social Clube se prepara para o carnaval Banda Abadah animará o carnaval no Lago Municipal Leia também:

Impessoalidade na administração

Vai e vem a questão da impessoalidade – ou falta dela – volta à tona em Bariri. Nessa semana o Ministério Público (MP) ajuizou ação civil pública contra o município questionando uma série de contratações temporárias feitas pelo Executivo, mesmo havendo concurso público em vigência.

Em resumo, Executivo e Legislativo devem contratar servidores ou adquirir produtos e serviços sem qualquer tipo de direcionamento e apadrinhamento.

No caso dos funcionários, a medida correta a ser adotada é a realização de concurso público. Quanto a produtos e serviços, o contratante deve buscar o que é mais vantajoso para o poder público, tanto em termos de preço, quanto de qualidade.

Por vezes, um material pode até ser mais barato que o do concorrente, no entanto, pode ter uma durabilidade menor ou não atender aos requisitos mínimos de qualidade.

Fazendo um breve histórico, nos últimos anos a Justiça foi acionada diversas vezes pelo fato de na prefeitura haver uma enxurrada de cargos comissionados, em que não se exige o concurso público.

Após uma série de decisões do Judiciário (em Bariri e em São Paulo), a Prefeitura de Bariri limitou os cargos comissionados somente aos diretores de serviço. No Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba) são três as funções que não exigem a realização de concurso.

Conforme a ação ajuizada pelo MP nessa semana, o município estaria driblando a norma legal.

“Seja pelo regramento municipal, federal ou constitucional, não pode o administrador, sob falsas e genéricas alegações, manter anualmente mais de 150 pessoas com contratos temporários, sem qualquer e mínima justificativa idô-

nea para tanto”, ressaltam os promotores de Justiça que assinam o processo.

De acordo com a demanda judicial, o atual governo tem optado por contratos temporários de serviço, mesmo com concurso público vigente. Um dos casos que exemplificariam essa situação é a contratação de empresa para fornecimento de serviço de fisioterapia.

Uma das profissionais que trabalham na firma foi aprovada no concurso. Ou seja, presta o serviço pela empresa e não pela classificação no concurso. Em outro caso mencionado na ação, uma professora recorreu ao Judiciá-

“No caso dos funcionários, a medida correta a ser adotada é a realização de concurso público. Quanto a produtos e serviços, o contratante deve buscar o que é mais vantajoso para o poder público”

rio para ser nomeada efetivamente. A administração municipal havia feito contrato temporário.

Obviamente, os contratos temporários devem existir. Imagine-se uma professora que acabou de ter bebê. Ela ficará afastada pelo período de seis meses e depois deverá retornar à sala de aula. Nesse período é normal que seja substituída temporariamente.

Voltando à ação judicial, o juiz que recebeu a demanda decidiu ouvir o município antes de tomar uma decisão (liminar). O Executivo terá a oportunidade de tentar justificar porque optou por alguns contratos temporários e contrapor o que está sendo alegado pelo MP.

DE SAÍDA

O presidente da Câmara, Airton Pegoraro (MDB), foi autor de moção de aplausos a Róbinson Alexandre Milani. Ele atuava como auxiliar de secretaria na Câmara de Bariri e agora passará a trabalhar no INSS, após aprovação em concurso. Airton e Ditinho foram alguns dos vereadores a cumprimentar Róbinson.

HOLOCAUSTO BRASILEIRO

O Clube do Livro realizará hoje (11), às 16h30, na Associação Cultural Quilombo, encontro para debater sobre o livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex. Haverá presença da médica psiquiatra Rebeca Mendes de Pau-

la Pessoa. A associação fica na Avenida Claudionor Barbieri, 1.246.

SHOW DE PRÊMIOS 1

A entidade Focinho Carente irá realizar tômbola no dia 12 de março, às 14h30, no Clube da Melhor Idade, para arrecadar recursos para a instituição. O convite custa R$ 25,00 (equivale a 10 cartelas, com 10 rodadas).

SHOW DE PRÊMIOS 2 Haverá muitos prêmios, como fogão, panela de pressão, batedeiras, churrasqueira elétrica, liquidificador, processador de alimentos, air fryer. bicicleta, ventilador, secador de cabelo, jogo de cama e mais. Também serão comercializada cartelas extras na hora. Convites podem ser adquiridos na Akilan Pet (Rua Campos Sales, 351, no centro) ou pelo telefone (14) 99843-9955.

CEBAS 1

Por meio da Portaria nº 127, de 2 de fevereiro, o Ministério da Saúde renovou o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) à Santa Casa de Bariri. Isso se deveu à prestação anual de serviços do SUS em no mínimo 60%.

CEBAS 2

A renovação vai até 31 de dezembro de 2024. A obtenção do Cebas possibilita às entidades a isenção das contribuições sociais e a celebração de convênios com o poder público, dentre outros.

ALVO ERRADO

Ao falar do mato alto em Bariri, o vereador Ricardo Prearo dirigiu-se ao diretor municipal de Infraestrutura, Fredy, que estava no Legislativo. Fredy tentou alertar o vereador que o serviço agora é da alçada de Obras e Meio Ambiente, mas não conseguiu. Foi Airton Pegoraro que falou a respeito da mudança.

FUTEBOL VETERANO 1

O Setor de Esportes receberá até o dia 3 de março inscrições para o Campeonato Regional de Futebol de Veterano “A Milionária do Vale” 2023. Podem se inscrever atletas nascidos até 1983, ou seja, que tenham mais de 40 anos ou que completam a idade em 2023.

FUTEBOL VETERANO 2

Os interessados devem procurar o Clube Municipal José Giaconi. No momento da inscrição, é necessário que cada equipe doe uma cesta básica tamanho grande. Podem participar times de Bariri e de toda região.

INDICAÇÕES COMENTADAS

Airton Pegoraro, na primeira sessão ordinária como presidente da Câmara, permitiu que algumas indicações fossem comentadas por vereadores logo após serem lidas. Normalmente, os comentários de indicações são feitos na Palavra Livre.

RACISMO EM DEBATE

A Diretoria Municipal de Ação Social realizou na terça-feira (7) grupo de estudos para servidores da pasta. Na ocasião, a diretora municipal de Educação, Stefani Borges, discorreu sobre o tema “Vamos falar sobre racismo”. O objetivo foi provocar reflexões sobre o papel da Assistência Social como multiplicadora de informações para repressão de práticas racistas.

Arquivo/Candeia

MAMOGRAFIA ESTENDIDA

Em sua página no Facebook, o coordenador de Saúde em Bariri, Fábio Zenni, informou que a carreta da mamografia ficará por mais uma semana no município. Inicialmente os exames preventivos seriam realizados até hoje (11), no entanto, a carreta permanecerá no largo da Praça da Matriz até sexta-feira (17).

EDUCAÇÃO POPULAR

Na noite de terça-feira (7) as promotoras legais populares que concluíram o curso de Educação Popular em 2022 se encontraram para retomada dos trabalhos. A atividade teve como pauta o fortalecimento do coletivo, abertura de nova turma, acolhida das novas alunas e conteúdo programático das aulas.

SEM EMENDA

Na sessão de segunda-feira (6) foi lido ofício da prefeitura a respeito de impedimento de ordem técnica de emenda impositiva em prol do Grupo Escoteiros de Bariry. O motivo é que o Fundo Municipal de Assistência Social só permite a transferência de recursos para organizações da sociedade civil credenciadas no Conselho Municipal da Assistência Social. O grupo não possui o credenciamento.

XADREZ DE VOLTA

O prefeito Abelardo Simões publicou em sua página no Facebook que as aulas de xadrez estão de volta no município. Os treinos de iniciação são realizados no salão do Clube Municipal de Bariri às segundas-feiras (a partir das 14h30) e às quartas-feiras (a partir das 15h).

RECAPE 1

A comissão de licitação da Prefeitura de Bariri classificou seis propostas em concorrência (nº 4/2022) para recapeamento asfáltico de diversas ruas do município, na Vila São José, Jardim Maria Luíza e Jardim Nova Bariri. Foi dado prazo para eventuais recursos.

RECAPE 2

A classificação ficou assim: 1º lugar Dalpino Terraplenagem (R$ 2,663 milhões); 2º lugar NJ Caetano Empreendimentos Imobiliários (R$ 2,819 milhões); 3º lugar Total Pav Construção e Locação (R$ 3,059 milhões); 4º lugar Fortpav Pavimentação e Serviços (R$ 3,095 milhões); 5º lugar: Construtora Axor (R$ 3,194 milhões); e 6º lugar Céu Azul Terraplenagem e Pavimentadora (R$ 3,396 milhões).

ESTÁGIO NO TRE

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) abriu inscrições para processo seletivo de estágio voltado a estudantes de ensino médio. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da UPA (Universidade Patativa do Assaré), no link www.universidadepatativa.com. br, até sexta-feira (17).

Página Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem SAMBURÁ CHARGE 02 Semanário fundado em 18/11/1972 Registro de Títulos e Documentos - Bariri - 316 - F. 1866 Circula aos sábados, com páginas de seis colunas. Diretor: José Roberto Dalla Coletta Redatora-Chefe e Jornalista Responsável: Rosana Aparecida Acçolini Dalla Coletta - MTB 26.213/SP Jornalista Fundador: Pe. Luiz Cechinato - MTB 10.007/SP FiliaDo à CNJI - CADASTRO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR Periodicidade verificada em Brasília - Registro nº 00607 Jornalista: Alcir Everaldo Zago - MTB 52.164/SP Diagramadora: Marcia Regina Luppi Cardoso - MTB 56.711/SP Diretor Comercial: José Roberto Dalla Coletta Filho - MTB 82.615/SP Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do Jornal. Redação: Rua Rui Barbosa, 441 - Centro - Fone (14) 3662-2916 CEP 17.250-000 - Bariri/SP - E-mail: jornalcandeia@jornalcandeia.com.br impresso por: NSA Gráfica e Editora Ltda. ME. A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem EDITORIAL
Alcir Zago/Candeia Divulgação

Em ação, MP questiona contratações temporárias pelo município

Alcir Zago - O Ministério Público (MP) ingressou com ação judicial contra o município de Bariri questionando uma série de contratações temporárias feitas pelo Executivo, mesmo havendo concurso público em vigência.

Assinam o processo os promotores de Justiça Nelson Aparecido Febraio Junior e Gabriela Silva Gonçalves Salvador.

Contatado pelo jornal, o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) relatou que não iria comentar o assunto porque não tinha conhecimento do teor da ação, não foi citado e o processo ainda não tinha sido recebido pelo Judiciário. Conforme a demanda judicial, as eventuais irregularidades ocorreram em cargos de fisioterapia, professor de futebol e de vôlei, enfermeiro padrão, motorista, agente comunitário de saúde, auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI), professor auxiliar de educação infantil, professor auxiliar de educação básica 1 e 2, professor de educação infantil, professor de educação básica 1 e 2, dentista PSF, orientador de projetos so-

POLÍCIA

ciais, assistente social, cuidador e vice-diretor de escola de ensino fundamental.

“Seja pelo regramento municipal, federal ou constitucional, não pode o administrador, sob falsas e genéricas alegações, manter anualmente mais de 150 pessoas com contratos temporários, sem qualquer e mínima justificativa idônea para tanto”, ressaltam os membros do MP na demanda judicial.

Também teria ocorrido falha na contratação de empresa para mão de obra de serviços gerais de manutenção (tapa-buraco), em que trabalhadores da empresa vencedora atuaram juntamente com funcionários públicos na execução do serviço.

Em pedido liminar, os promotores de Justiça requerem que o município se abstenha de firmar contratos temporários, encerre os contratos após o vencimento a fim de verificar se existe ou não concurso público vigente, deixe de transferir para particulares atividades-fim, suspenda os processos licitatórios para contratação de serviços de fisioterapia e suspenda contratação de professor de vôlei.

inquéRiTo Civil

Conforme os promotores de Justiça, o ajuizamento do processo surgiu de elementos coletados em Procedimento de Investigação Criminal para apuração de eventuais fraudes, fracionamentos e direcionamento de contratos administrativos, inclusive com participação de ocupantes de cargos públicos de alto escalão.

Ainda segundo a ação, os fatos revelados no inquérito serão objeto de investigações mais aprofundadas na esfera criminal. Eles apontam para possível ausência de impessoalidade na administração pública. Por esse motivo, o MP está realizando varredura em todos os contratos administrativos celebrados.

A Promotoria de Justiça de Bariri recebeu representação em julho do ano passado, em que o autor questionava a contratação de empresa de fisioterapia, mesmo o município tendo concurso público para esse tipo de cargo.

A apuração, inclusive com elementos obtidos junto ao site da Prefeitura de Bariri, per-

DIG irá investigar morte de homem em Boraceia

Da Redação - A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jaú irá investigar a morte de homem de 76 anos que foi encontrado morto, já em estado de decomposição, na noite de domingo (5) na vicinal que liga Boraceia a Arealva.

O corpo foi localizado pelo neto da vítima por volta das 17h30, o qual mora em Bauru e foi até Boraceia para visitar o avô.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima residia perto do local onde houve o crime.

A cerca de 100 metros dali foi encontrada a caminhonete que pertencia ao homem, sem bateria e com o capô aberto. No veículo havia marcas de sangue e de barro.

A PM esteve no local e deteve dois suspeitos, que moram nas proximidades. Um deles ti-

nha ferimentos. Os homens foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Jaú, foram ouvidos e liberados em seguida. Os aparelhos celulares deles foram apreendidos. O caso é tratado inicialmente como latrocínio (roubo seguido de morte).

mitiu verificar que o Executivo presta as chamadas atividadesfim por meio de empresas terceirizadas e contratos temporários, desconsiderando concurso público.

O MP relata que buscou articulação com a prefeitura para ajustes necessários. “O município, na pessoa de seu Prefeito Municipal, embora advertido da necessidade de regularização de tais circunstâncias fáticas, manteve-se inerte, demonstrando não existir vontade na regularização dos

fatos, impondo a necessidade de ajuizamento da presente ação civil pública”, relatam os membros do MP.

ConTRaDiTóRio

Na tarde de anteontem (9) o juiz da 2ª Vara Judicial de Bariri, Maurício Martines Chiado, decidiu apreciar o pedido de liminar somente após o município de Bariri ser ouvido, o chamado contraditório. De acordo com decisão do magistrado, os cargos questio-

nados fazem parte de áreas sensíveis da administração pública, sendo que algumas contratações ocorreram no primeiro semestre do ano passado.

“Entendo temerária antecipar os efeitos da tutela sem a oitiva da Prefeitura, uma vez que a exoneração indiscriminada e proibição genérica de contratação de funcionários temporários poderiam gerar inúmeros prejuízos à continuidade dos serviços públicos e prejudicar, ainda mais, a população”, escreveu Chiado.

Prefeitura fará processo seletivo para cargos na Educação

Da Redação - A Prefeitura de Bariri realizará processo seletivo simplificado para contratação de cargos na área da Educação.

Ele terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O processo seletivo destinase ao preenchimento, mediante contratação temporária, dos cargos de coordenador pedagógico, cuidador, diretor de escola (educação infantil e ensino fundamental) e vice-diretor de escola.

A inscrição é gratuita e deve ser feita na Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Espor-

te, localizada na Avenida 15 de Novembro, 505, até o dia 9 de março. A prova será realizada no dia 26 de março.

Mais informações podem ser obtidas pelo link https:// www.bariri.sp.gov.br/portal/ editais/0/3/1978/

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 Página 03 JUSTIÇA
Inscrições devem ser feitas na Diretoria Municipal de Educação até 9 de março Divulgação Corpo do homem de 76 anos foi encontrado na vicinal que liga Boraceia e Arealva Prefeitura de Bariri: Justiça quer ouvir o Executivo antes de decidir sobre pedido feito pelo Ministério Público Arquivo Divulgação
EDUCAÇÃO Arquivo Candeia

POLÍTICA

Oposição e situação criticam mato alto e estradas rurais

Da Redação - A primeira sessão ordinária do ano, realizada na segunda-feira (6), foi marcada por intensas críticas de vereadores da oposição e também da situação quanto ao mato alto na área urbana do município e o estado em que se encontram algumas estradas rurais.

No início da reunião legislativa, o vice-prefeito Luis Fernando Foloni (Cidadania) fez uso da palavra (confira box) . Estiveram na sessão dois membros do primeiro escalão do governo, Paulo Egídio Grigolin (chefe de Gabinete) e Claudenir Rodrigues, o Fredy (diretor municipal de Infraestrutura).

O problema foi comentado pelos vereadores em plenário e no encaminhamento de um requerimento e de cinco indicações.

Num dos requerimentos, o vereador Francisco Leandro Gonzalez (Podemos) requereu informações da prefeitura sobre a quantidade de autuações emitidas aos proprietários de terrenos com mato alto.

Em relação às indicações, Benedito Antonio Franchini (PTB) pediu a limpeza e roçagem nas dependências do cemitério. Evandro Folieni (PP) solicitou da administração municipal fiscalização em loteamentos quanto à limpeza e colocação de muretas e poda em

árvores perto do antigo Tiro de Guerra.

O vereador Ricardo Prearo (PDT) solicitou manutenção das estradas vicinais da zona rural devido ao estado precário em que se encontram.

A vereadora Myrella Soares da Silva (União Brasil) pediu manutenção da área verde localizada no cruzamento entre a Avenida Professor Carlos Ferreira de Moraes e a Rua Mário Simoneti.

PalavRa livRE

Na discussão de requerimentos e na Palavra Livre os

Alcir Zago/Candeia ses a prefeitura teria feito apenas 18 notificações aos proprietários.

O vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB) criticou a empresa terceirizada que realiza o serviço de capina em Bariri. Em seu entendimento, a prefeitura deveria elaborar protocolos de atendimento envolvendo todas as diretorias e setores e a elaboração de licitação

para contemplar mais serviços. Vereadores do mesmo partido do prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) também não pouparam críticas.

O presidente da Câmara de Bariri, Airton Pegoraro, por exemplo, disse que a limpeza pública no município não está a contento. De acordo com ele, a própria prefeitura não dá

Vice-prefeito comparece à sessão

O vice-prefeito de Bariri, Luis Fernando Foloni (Cidadania), que atuou como vereador de 2013 a 2016, compareceu à sessão da Câmara de segunda-feira (6).

vereadores falaram a respeito dos problemas.

O primeiro a se pronunciar foi Prearo. Disse que a reclamação é generalizada quanto à zeladoria e manutenção da cidade, especialmente mato alto e falta de conservação das estradas rurais. Para ele, o excesso de chuvas não pode ser uma desculpa da administração municipal. Cobrou mais agilidade do Executivo na resolução do problema.

O vereador Francisco Leandro Gonzalez (Podemos) comentou que o abandono é total com relação às áreas verdes. De acordo com ele, em dois me-

PREFEITURA MUNICIPAL DE BORACEIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2023

A Prefeitura Municipal de Boracéia CONVOCA(M) o(s) candidato(s) aprovado(s) abaixo relacionado(s) para comparecer(em) na sede da Prefeitura Municipal, situado à Praça Eugênio Burjato, nº 93, Boracéia-SP, para apresentar(em) cópias autenticadas dos documentos e requisitos exigidos no Edital do Concurso Público nº 001/2022, do Processo Seletivo nº 01/2020, do Concurso 01/2019 e demais que forem solicitados:

A reunião legislativa foi a primeira sessão ordinária presidida pela nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024, composta pelo presidente, Airton Luis Pegoraro (MDB), primeiro secretário, Benedito Antonio Franchini (PTB), e primeira secretária, Myrella Soares da Silva (União Brasil).

Foloni ressaltou que o vereador trabalha todos os dias, cobrando, fiscalizando e atendendo a população.

Desejou bom trabalho a todos e um ano de realizações. Destacou que Executivo e Legislativo precisam caminhar juntos.

O vice-prefeito colocou-se à disposição dos vereadores no

que for necessário, inclusive para visitas conjuntas a São Paulo e a Brasília em busca de recursos financeiros. Em relação a requerimentos, Foloni disse que demanda tempo para o encaminhamento de algumas respostas. A ideia do Executivo é que os diretores de serviço compareçam ao Legislativo para dar explicações e esclarecimentos assim que houver solicitação.

Vice-prefeito

o exemplo no cuidado com áreas públicas e não dispõe de servidores suficientes para as notificações necessárias a donos de terrenos com mato alto.

Luis Renato Proti, também do MDB, disse que a cidade está abandonada e que os vereadores são cobrados diariamente. Para ele, se a mão de obra é insuficiente, é preciso contratar mais.

O local e horário de trabalho será determinado pelo responsável do setor onde o convocado será lotado. O não comparecimento até dia 15/02/2023 às 17h com a documentação implicará na desistência do classificado, podendo a Prefeitura convocar o imediatamente posterior, obedecendo à ordem de classificação.

Boracéia, 09 de Fevereiro de 2023.

VALDIR DE SOUZA MELO - Prefeito Municipal

Informe publicitário

fisioterapeuta Luana carlini

domiciliar

Luana Carlini Moço é formada em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Pós-Graduada em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva (FIB).

Realizou cursos complementares de Dry Needling, Auriculoacupuntura, Ventosaterapia e Liberação Miofascial. A Fisioterapia é cuidado, paciência e dedicação por cada movimento na

prevenção e reabilitação.

Luana faz atendimento em clínica e domiciliar na área de ortopedia e pilates solo, com bola e equipamentos.

O atendimento clínico é na Galeria Felipe, localizada na Avenida General Osório, 330. O telefone para contato é (14) 99636-6890 (WhatsApp).

juntos

Página Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem 04
Paulo Egídio Grigolin (chefe de Gabinete) e Claudenir Rodrigues, o Fredy (diretor municipal de Infraestrutura, acompanharam sessão de segunda-feira, dia 6
Divulgação
de Bariri, Luis Fernando Foloni, disse que Executivo e Legislativo precisam caminhar
CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2022 Nome Cargo RG Classificação AMANDA CAMILA DE NEGRI PROFESSOR DE ARTE 44805758X 2º PROCESSO SELETIVO Nº 01/2020 MARIA MARGARETE DE FREITAS IONTA PROFESSOR PEB I 215355510 6º MELISSA GASPAROTO NASCIMENTO PROFESSOR PEB I 288069353 7º GABRIELA GASPAROTO ZANUTTO PROFESSOR PEB I 445712818 8º CONCURSO PÚBLICO Nº
REGINALDO DA SILVA MOTORISTA 267386187 19º ELIETE AREAS FERREIRA BUENO PROFESSOR PEB I 303012171 18º MONISE APARECIDA SLOMPO BICUDO PROFESSOR PEB I 447982655 19º
01/2019
moço realiza atendimento clínico e

Carnaval Abre Alas acontece hoje

Arquivo/Candeia

Sistema Belluzzo e Jornal Candeia farão cobertura do carnaval

Da Redação - Hoje (11) será realizada a 10ª edição do Carnaval Abre Alas, em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bariri (Apae).

O evento ocorre no Umuarama Clube de Bariri, a partir das 22h. O tema este ano é “Rumo ao Jubileu da Apae”, em homenagem aos 50 anos de fundação da entidade.

A animação é da Banda Agagê, que tem no repertório as tradicionais marchinhas de carnaval e frevos.

As mesas estão sendo vendidas pelo valor de R$ 250,00, com direito a quatro ingressos. Os convites individuais custam R$ 50,00 antecipados (na hora será R$ 80,00).

Menores de 12 anos não entram e de 12 a 16 anos somente acompanhados de pais e/ou responsáveis.

Hoje (11) os ingressos e mesas podem ser encontrados no Buteco do Luizinho, no centro

de Bariri. DESFilE DE Rua

Como já é tradicional, a folia do Abre Alas começa na manhã de hoje (11), a partir das 10h, com o desfile de carnaval pelas ruas centrais da cidade.

A concentração e saída do corso ocorre no Buteco do Luizinho. O desfile vai contar com

a animação da Escola de Samba Ponte Preta de Itapuí e a participação de integrantes da Associação Cultural Quilombo de Bariri. Toda a população está convidada a participar junto aos atendidos da Apae e organizadores.

Da Redação - Mais uma vez o Sistema Belluzzo de Comunicação e o Jornal Candeia se juntam para a cobertura de um evento.

As equipes irão transmitir e registrar o carnaval do Lago e do Umuarama Clube de Bariri.

A cobertura será feita de 18 a 21 de fevereiro em tempo real, com flashes ao vivo através das páginas do Facebook dos meios de comunicação envolvidos e também pela 91 FM e Rádio Cultura. Também haverá fotos e reportagens publicadas no Jornal Candeia impresso e no site www.jornalcandeia. com.br/galeria.

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 Página 05
Corso na manhã deste sábado, dia 11, dá o pontapé inicial ao Carnaval Abre Alas
SOCIAL

Jovens participam do grupo Gerados pela Imaculada no Santuário

Da Redação - Aproximadamente 40 jovens de 13 a 18 anos de idade estão participando desde o fim do ano passado do grupo Gerados pela Imaculada, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Bariri.

Os encontros dominicais, após a missa das 19h no Santuário, tiveram início logo após a celebração da crisma em 2022. Boa parte dos jovens que participam das atividade religiosas foi crismada naquela oportunidade.

A coordenação do grupo está a cargo de Saulo Paderna, 47 anos, que tem muita experiência no trabalho com os jovens.

Ele conta com o auxílio de João Pedro (animação e formação), Maria Clara e Raquel na música, com auxílio de Pedro Bianco.

Saulo explica que o objetivo é que os encontros sejam agradáveis e atrativos para os jovens se encontrarem e conhecerem a

proposta cristã. Conforme vão permanecendo, “vão avançando para águas mais profundas”.

“Queremos que sejam jovens autênticos onde eles vivem: na escola, no lazer, no dia-a-dia deles. Queremos que compreendam que nas pequenas coisas podemos mudar o mundo”, ressalta o coordenador.

“O jovem não precisa se isolar da realidade, mas saber enfrentá-la com coragem e com os princípios de Jesus.”

Normalmente os encontros começam com bastante animação musical, seguidos de momentos de oração e reflexão. Sempre há exposição de algum para reflexão, com partilhas em grupo. Além dos encontros, também há organização de dias de lazer.

“Já temos algumas lideranças despontando, vamos amadurecendo e fortalecendo essas li-

deranças. Vamos pensando em retiros, encontros de formação. Com o tempo, certamente, iremos abraçar algumas causas, dentre elas alguma coisa na área social, que é muito importante. Não devemos ficar só dentro da Igreja, é preciso sair”, destaca o coordenador.

vivênCia na igREJa

Saulo conta que foi convidado pelo padre Leandro da Silva Pimentel para montar o grupo de jovens.

“Eu resistia um pouco para aceitar por entender que não tenho mais todo o gás necessário para um trabalho tão dinâmico, mas como meu filho seria

crismado, e consequentemente seria um dos integrantes do novo grupo, isso me animou bastante”, relata ele.

“Confesso que é uma correria só, mas cada encontro é renovador, é restaurador, pois a energia e alegria deles são contagiantes.”

Saulo iniciou sua trajetória na Igreja Católica com o encontro Escalada, do Grupo Solcris, da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Depois, tornou-se coordenador do grupo. Perma-

neceu no movimento por aproximadamente 15 anos.

Depois que se casou, passou a atuar na Paróquia de Santa Luzia, auxiliando na crisma e na montagem do grupo Pescadores de Jovens. Com a chegada do primeiro filho (Felipe, hoje com 14 anos) passou a dedicar o tempo mais para a fa-

mília.

Retornou para participar das atividades paroquiais para ajudar nas músicas da missa, a convite da amiga Talita Basso, desta vez em outra paróquia (Santuário Nossa Senhora Aparecida). E agora passou a coordenar novo movimento, novamente com os jovens.

Página Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem 06
CIDADE
Fotos Divulgação
Encontro do grupo, visita com a Pastoral da Criança e confraternização dos jovens

Clube Amigos da Bola realiza campeonato

Da Redação - O Clube Amigos da Bola está realizando a 1° Copa Amigos da Bola 2023 no campo do antigo Monte Cristo. Segundo o organizador, Luizinho Jholi, o objetivo é incentivar a prática esportiva para os amantes do futebol

municipal e regional.

Foram convidadas quatro equipes, sendo três de Bariri e uma de Bocaina. Pelo regulamento, todos jogam contra todos. Os dois melhores fazem a final.

As partidas acontecem nas noites de segunda-feira, às 19h e às 20h, com rodada dupla. O campeonato tem o patrocínio de Rei das Rações, Rossi Madeiras, Ivana Alimentos, Sor-

Umuarama se prepara para o carnaval

Da Redação - O Umuarama Clube de Bariri iniciou nessa semana os preparativos para o Carnaval do Rei (em homenagem ao Rei Pelé). A decoração do salão social está a todo vapor.

Para aquecer os foliões, na sexta-feira (17) haverá pré-carnaval com a Banda Samba ou Travessuras, a partir das 20h. Sócios não pagam entrada. Para visitantes o ingresso custa R$ 25,00.

veteira Itapolitano de Jaú, Auto Escola Nova Geração e Agropecuária Caçador.

A primeira rodada aconteceu na segunda-feira (6). O Joga Quem Quer venceu o Boleiros FC por 1 a 0. Na outra partida, o Amigos de Bocaina fez 4 a 2 no Amigos FC.

A próxima rodada será na segunda-feira (13). Às 19h entram em campo Amigos de Bocaina x Boleiros FC. Em seguida, enfrentam-se Joga Quem Quer FC x Amigos FC.

A Banda Tropicália animará as noites de sábado (18 de fevereiro) e segunda-feira (20), com início a partir das 22h, e a matinê do domingo (19). Na matinê da terça-feira (21) deverá ser executado som mecânico. As matinês começarão às 15h.

O Umuarama terá DJ, ambiente especialmente decorado e praça de alimentação. O clube tem tradição em realizar um dos bailes de salão mais concorridos da região.

ingRESSoS

Três pontos estão comercializando os ingressos para o carnaval do Umuarama.

Visitantes podem adquirir os bilhetes na secretaria do Umuarama, Papelaria Nota 10 e Eldorado Móveis. Associados do clube não pagam entrada.

O primeiro lote de ingressos está esgotado. O segundo lote tem as duas noites por R$ 60,00 e cada uma delas por R$ 35,00.

Em relação às matinês, crianças até 5 anos de idade não pagam ingresso. De 6 a 12 anos a entrada sai por R$ 15,00. Pessoas acima de 13 anos pagam R$ 30,00. Mais informações podem ser adquiridas na secretaria do clube ou pelos telefones 3662-1283, 36626565 e 98196-0611 (WhatsApp).

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 Página 07 SOCIAL
Fotos divulgação Arquivo/divulgação
Banda Tropicália se apresenta nas duas noites e em uma das matinês realizadas pelo clube

Banda Abadah animará o carnaval no Lago Municipal

Da Redação - A Banda Abadah irá animar o carnaval no Lago Municipal Prefeito Accácio Masson. O grupo, composto por 17 integrantes, está de “cara nova” para a festa do momo.

A banda está realizando os ensaios para fazer a alegria dos foliões no local.

O repertório é composto por marchinhas, pagodes, samba, axé, entre outros. O grupo irá se apresentar ao vivo em duas noites (18 e 20 de fevereiro – sábado e segunda-feira) e uma matinê (19 de fevereiro – do-

mingo).

A ideia é realizar um carnaval mais voltado para a família, iniciando o som às 20h e encerrando à meia-noite. No caso da matinê o horário é das 15h às 20h.

Em vez de caminhão-palco, a administração municipal de-

Banda Abadah é composta por 17 integrantes e está de “cara nova”: repertório terá marchinhas, pagodes, samba, axé, entre outros

verá arcar com a instalação de um palco ao lado da cachoeira que fica na Rua Rui Barbosa. Também haverá colocação de tendas para que os foliões pos-

Amarrio de Bariri participa de palestra sobre tradição

do artesanato

Divulgação Da Redação - O grupo “Arte em Amarrio” de Bariri participará hoje (11) do encontro “O fazer têxtil na região de Bauru”, no Sesc Bauru, onde ocorre a exposição Entre Meadas.

Entrando na programação das 16h30, com a palestra sobre tradição e inovação, as artesãs Maria Da Dalto, Regiana Bueno e Oris Nascimento relatam a respeito da técnica barirense, sobre sua história e como o amarrio foi resgatado na cultura do município.

O encontro tem como objetivo trazer a riqueza dos bens na região e permitir a troca de experiências entre os integrantes dos grupos, os convidados e participantes presentes.

sam brincar em caso de chuva. Além do espetáculo, a população poderá aproveitar a variedade de comidas e bebidas da Praça de Alimentação, instalada no local e que contará com barracas das entidades de Bariri.

“Queremos estimular a troca de aptidões, saberes e reflexões entre pessoas que atuam na área do fazer artesanal na região de Bauru”, diz Adélia Borges, curadora do evento e da exposição.

A visibilidade tanto da exposição como da palestra para o amarrio da cidade é essencial

para resgatar ainda mais o reconhecimento do modo de fazer amarrio declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Bariri desde 2020, pela Lei Municipal nº 4999. O encontro será realizado no auditório do Sesc Bauru, das 10h30 às 18h30. Representantes de dez municípios (Agudos, Bauru, Bariri, Botucatu, Ibitinga, Indaiatuba, Ourinhos, Presidente Alves, São Paulo e Tupã) falarão sobre suas experiências, farão

demonstrações de técnicas e terão bate papo para tirar dúvidas com o público. A participação é gratuita e conta com o apoio da Ativaz Produções.

Página Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem 08
Divulgação SOCIAL
Encontro ocorre hoje no Sesc Bauru

POLÍTICA

Executivo encaminha sete projetos na 1ª sessão ordinária do ano

Da Redação - O prefeito

Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) encaminhou sete projetos de lei ao Legislativo. As matérias foram apresentadas na primeira sessão ordinária de 2023, realizada na segunda-feira (6).

A reunião legislativa foi presidida pelo vereador Airton Luis Pegoraro (MDB), eleito no fim de 2022 para o cargo, após apresentação de chapa única. Também fazem parte da Mesa Diretora o primeiro secretário, Benedito Antonio Franchini (PTB), e a primeira secretária, Myrella Soares da Silva (União Brasil). A reunião legislativa foi marcada por uma série de críticas à administração municipal

(leia matéria nesta edição)

Um dos projetos (de lei complementar) pretende criar na administração direta duas vagas de assistente social, uma de psicólogo e dez de agente administrativo. Conforme mensagem encaminhada pelo prefeito à Câmara, o intuito é atender demanda reprimida na rede municipal e em face da nova Lei de Licitações.

Outra proposta (projeto de lei nº 6/2023) pretende alterar a execução do Programa Emergencial de Acesso ao Trabalho (Peat). Ele foi criado em outubro de 2021 a fim de selecionar moradores do município para atuarem junto aos órgãos da administração municipal e autar-

confira o resumo da sessão

PROjETOS APRESENTADOS

Projeto de Lei Complementar

1/2023 – De autoria do Poder Executivo, dispõe sobre a criação de duas vagas de assistente social, uma de psicólogo e dez de agente administrativo.

Projeto de Lei 5/2023 – De iniciativa da prefeitura, dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 350 mil para recape asfáltico parcial das Ruas José Bonifácio, Gonçalves Dias e Antonio Garcia Borges. O recurso é proveniente do governo estadual.

6/2023 – Do Executivo, trata de alteração no Programa Emergencial de Acesso ao Trabalho (Peat).

7/2023 – Da prefeitura, dispõe da abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 3.156.278,57 para atender a diversas ações do município.

8/2023 – De autoria do Executivo, trata do Programa Municipal de Assistência Estudantil (PMAE)

a fim de conceder benefício de auxílio pecuniário para transporte de estudantes.

9/2023 – De iniciativa da prefeitura, altera as tabelas constantes nos anexos IV e V da Lei n° 4.111, de 2011, majorando em 4% os vencimentos para diretor de escola, vice-diretor de escola e coordenador pedagógico.

10/2023 – Do Executivo, dispõe sobre o procedimento de dação em pagamento de bens imóveis para a extinção de débitos de natureza tributária inscritos em dívida ativa.

MOÇÃO

3/2023 – De autoria do vereador

Airton Luis Pegoraro, concede moção de aplausos a Róbinson Alexandre Milani pela competência demonstrada no exercício de suas atribuições legais no cargo público de Auxiliar de Secretaria e pela aprovação e convocação junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Aprovada por unanimidade.

REqUERIMENTOS

quias, realizando serviços relacionados a zeladoria, limpeza, conservação e manutenção dos prédios, espaços e vias públicas.

Entre as mudanças estão a incorporação de R$ 100,00 referente ao vale-alimentação no valor da bolsa, permitir que pessoas selecionadas participem por mais 12 meses do programa, conforme critérios da lei, ampliar a idade de 50 anos para 70 anos, padronizar o cumprimento da jornada de trabalho, entre outras.

O Legislativo recebeu também o projeto de lei nº 8/2023, que diz respeito ao Programa Municipal de Assistência Estudantil (PMAE) a fim de conceder benefício de auxílio pecuniário para

4/2023 – De iniciativa da vereadora Myrella Soares da Silva, requer informações da Diretoria de Saúde sobre a fiscalização dos trabalhos domiciliares das equipes de ESF no município de Bariri. Aprovado por unanimidade.

5/2023 – A mesma vereadora pede informações sobre a existência ou não de processo administrativo com relação à Rua Luiz Piotto. O objetivo é verificar se há estudos para a implantação de galerias para águas pluviais no local. Aprovado por unanimidade.

6/2023 – O vereador Francisco Leandro Gonzalez requer informações sobre a quantidade de autuações emitidas aos proprietários de terrenos, com mato alto, no período compreendido entre 1º de novembro do ano passado até o momento atual. Aprovado por unanimidade.

7/2023 – O mesmo vereador solicita informações sobre o cumprimento das seguintes leis municipais: 4.828/2018; 5.003/2020; 5.006/2020; 5.102/2021; e 5.143/2022. Aprovado por unanimidade.

Primeira sessão ordinária do ano contou com nova Mesa Diretora, composta por Franchini (primeiro secretário), Pegoraro (presidente) e Myrella (segunda secretária)

transporte de estudantes.

O Executivo pretende substituir duas leis anteriores que tratam do programa (de 2015 e de 2017), “considerando as de-

INDICAÇÕES

1/2023 – O vereador Edcarlos Pereira dos Santos pede ao Executivo que realize manutenção nos bebedouros públicos de água.

2/2023 – O mesmo vereador solicita da prefeitura alterações no decreto que estabelece as regras para o recebimento do vale-alimentação.

3/2023 – O vereador Benedito Antonio Franchini indica à administração municipal que proceda, em caráter emergencial, a realização de limpeza e roçagem nas dependências do cemitério.

4/2023 – O vereador Evandro Antonio Folieni pede providências junto à Diretoria Municipal de Educação em face do ocorrido a respeito da Creche Carmen Sola Modolin Aquilante, da falta de vagas para as crianças, fechamento do Projeto Sol Maior e adoção do período integral nas Emeis e no Ensino Fundamental.

5/2023 – O mesmo vereador solicita que seja feita fiscalização mais

mandas identificadas durante a execução do programa nos moldes da atual lei, em especial aos critérios excludentes para estudantes de baixa renda, necessi-

abrangente nos loteamentos municipais e que se cumpra a legislação de limpeza nesses locais, bem como a instalação de calçamento e mureta.

6/2023 – Em outra indicação, Folieni pede a realização de estudos com relação ao plano de carreira dos servidores do Saemba.

7/2023 – Folieni requer ainda a instalação de cobertura em área do cemitério para a celebração de missas e eventos religiosos.

8/2023 – O vereador solicita também a instalação de cobertura nas entradas das creches Leonor Mauad Carreira e Nelly Chidid.

9/2023 – Em mais uma indicação, Folieni pede a realização de podas nas árvores da Rua Armando Tessaroli, perto do antigo Tiro de Guerra.

10/2023 – Nessa indicação, Edcarlos pede à prefeitura a instalação de iluminação na parte não contemplada com a instalação de luzes da Avenida Domingos Libonati.

tando de tal regularização”. Todas as matérias foram remetidas às comissões para análise. Em seguida, serão discutidas e votadas em plenário.

11/2023 – O mesmo vereador requer a instalação de cobertura, o mais breve possível, na quadra da Escola Professora Angela Maria Prearo Fortunato.

12/2023 – O vereador Ricardo Prearo solicita do Executivo que realize, através da Diretoria de Infraestrutura, a manutenção das estradas vicinais da zona rural devido ao estado precário em que se encontram.

13/2023 – A vereadora Myrella Soares da Silva pede à administração municipal a manutenção da área verde situada na esquina da Avenida Professor Carlos Ferreira de Moraes com a Rua Mário Simoneti.

14/2023 – A mesma vereadora requer a reforma e a manutenção do Clube Recreativo, localizado na Vila Santa Helena.

15/2023 – Myrella solicita ainda a adequação da praça que circunda a Igreja São José, viabilizando uma rampa de acessibilidade para os munícipes com necessidades especiais.

ANIVERSARIANTES

DIA 11/02 - Fernanda Cristina Gimenes, Lourdes de Alice, Pedro João Migliorini Júnior, Domingos José Aquilante, Geraldo José Fiorin, Suzana M. Felipi, Ana M. Teixeira Fanton, Claudete Maria Antoniassi, Nair Fenólio Galdino, Neusa Maria Polônio, Idelza Isabel Modolin Digieri, Larissa Bonini Possetti, Euclides D. do Nascimento e Marcio Giacon Ferreira;

DIA 12 - João Campos Granado, Leni Terezinha Freitas Ferrari, Marisa Salina, Dr. Luís Eduardo Büttner, Diolinda A. S. Moretto, Jorge Ivã Cassaro, Margareth Vargas Galves, Florinda Aquilante Ticianelli, Fabíola Almeida

de Carvalho, Moacir Aguiar Júnior, Júlio César F. Prestes, Henrique Aparecido Paleari, Adriana Monteiro Diniz, Luís Antonio Contiero, Angelo Antonio Moreira, Janete Valério, Marta Christina dos Santos, Marcia Regina dos Santos, Beatriz Aparecida Muzzardo, Elisabete M. Batista Sanchez, Benedita Spinelli, Janaína Amanda Paleari, Maria Aparecida Rosa, Letícia Moço Morales, Homero Donizete Rabello, Vinicio Muzardo de Oliveira, Carla Andréa Capana Soriani, Marcia Ribeiro Sadi e Nicolas Gabriel Leoni Migliora;

DIA 13 - João Marcos de Carvalho Lopes, Maria de Lourdes R. da

Silva, João Daniel Regina, Arno Augusto dos Santos Júnior, Maria de Lourdes Morales Martinelli, Luzia Aparecida Viccari, Patrícia Sanchez, Heloísa Oréfice Ferrine, Antonia Schiavon Cassiola, Ari Osvaldo Romero, Luís Carlos Pastrelo, Maria de Lourdes Gonçalves Canal, Dr. Achiles Vicentini Júnior, Adenilsen Ap. Filenga, Luíza Helena Benatti Muzardo, Felipe Penachi de Mello, Cristiano Rossi Vieira, Leonice Alves Martins e Eunice Ribeiro Sadi;

DIA 14 - Vera Alice Tebaldi, Gerson Luís da Cunha, Carlos Alberto Além, Creuza Maria Moretto, Nilda Maria Pacheco Gonzales, José Roberto Romero, Roseli Fontes Ma-

noel Ferrari, Maria de Lourdes Martins, Maria do Carmo Martins, Antonio Assumpção Netto, Maria de Lourdes Moraes Cepeda Basso, Fernando Elias Paulino, Silvia Galhardo, Franco Genoves Gomes, Marcio Boconcelo, Vera Luiza Fazolo, José Lupércio Valverde, Guilherme Santana Mazotti, Gisele Maria Palaro, Luís Otávio Modolo, Guilherme Luis Pesutto e Eliane Sola Gimenes;

DIA 15 - Aparecida de Lourdes Salina, Luís Domingos Borim, Andréia G. Mantovani, Marco Antonio Camargo Guimarães, Marilea Beltrame Benatti, Angelina Augusta Saleze, Manoel Pereira Brasil Filho, Ra-

fael Cruz Fávaro, Célia Regina Spigolon Gasparotto, Tadeusa M. Fortunato Bim, Andréa Macena, Irene Brice Rabello, Sandra M. Slompo Cava, Marici Rovari Ricci, Rafael Tanganeli Pallamin, Érica Roberta Ferrari, José Piotto Filho, Davi Victor Polla Foloni, Viviane Beatriz Bonatti, Adenir Fazolo, Igor Bassi Scandolera, Icaro Bassi Scandolera e Marlene Aparecida Sola Brabo;

DIA 16 - José Mazoti Neto, Silvana Galbeti, Nelson José Piana, Tatiana Pultrini, Gisela E. Fortunato Foloni, Thaís de Magalhães, Wanda Brice Kronka, Ana Carolina Cardoso Figuera, Dario Ferraz de Aguiar, André Guerta de Souza,

Marcelo da Silva, Gabriel Pignatari Pesuto, Mateus Forti Firmani, Sarah Fernanda Crepaldi, Fernando Henrique Stefanutto e Josefina Costa Pereira;

DIA 17 - Evandro Luís Ferreira Dugnani, Reinaldo Domingues Ferreira, Vanusa Aparecida Colombaro, Margareth Villas Bortolluce, Washington Luís F. da Silva, Maria Aparecida Gentil, Maria Inês Barbieri, Thiago André Gonçalves Romero, Jorge Marcos Videira, Alcebíades Bollini, Francisca dos Santos de Azevedo, Thiago Ticianeli Pitton, Henrique Martins, Elaine Martins, Sonia Ferreira e Guilherme Rafael Cocia;

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 Página 09
Alcir Zago/Candeia

Prefeito de Boraceia vai a Brasília protocolar pedidos de recursos junto a deputados

Da Redação - Perto de fechar o prazo para protocolar os pedidos de emendas e recursos do governo federal, o prefeito de Boraceia, Valdir de Souza Melo, Di Picapau, acompanhado do vereador Daniel Cantarella, representando a Câmara de Vereadores, esteve nessa semana em Brasília visitando deputados com relação direta com o município solicitando a inclusão de emendas no orçamento direcionada as várias áreas do município.

Eles se reuniram com o deputado federal Arnaldo Jardim, um dos mais votados na cidade nas eleições de 2022, solici-

tando recursos para execução de obras de infraestrutura e outras áreas da cidade.

Eles visitaram ainda o gabinete do deputado federal Jeferson Campos solicitando recursos para a cidade. “Fomos muito bem recebidos pelo deputado que com certeza estará incluindo Boraceia para a liberação das emendas solicitadas.”, afirmou Di Picapau.

Ainda na quarta-feira (8) estiveram com o deputado federal Capitão Augusto que tem trabalhando bastante para a região e se comprometeu a ajudar o município com a liberação de recursos auxiliando a adminis-

tração Di Picapau e Marlete na execução de obras e manutenção dos serviços de atendimento à população.

“Aproveitamos ainda para passar no Senado Federal e visitar o gabinete da senadora Mara Gabrilli, que nos ajudou no passado com a liberação de recursos. Dessa vez fomos recebidos pela chefe de gabinete que também protocolou o recebimento de nossas solicitações”, completou o prefeito de Boraceia.

São Paulo

Antes de se dirigirem até a

Prefeito Di Picapau e vereador Daniel Cantarella com deputado federal Arnaldo Jardim e chefe de gabinete da senadora Mara Gabrilli

capital federal, o prefeito Di Picapau e o vereador Daniel Cantarella estiveram em São Paulo para uma reunião com Rubens

Cury, que integra a equipe do governador Tarcísio de Freitas.

Cury tem um estreito relacionamento com os municípios do interior do Estado e um

carinho especial por Boraceia. Ele recebeu do prefeito e do vereador de Boraceia a solicitação de recursos voltados para saúde, infraestrutura e turismo na cidade.

Legislativo de Boraceia aprecia dois projetos do Executivo

Da Redação - Os vereadores de Boraceia retornaram aos trabalhos legislativos na segunda-feira (6) após o fim do recesso parlamentar. Na primeira sessão ordinária do ano eles apreciaram dois projetos de autoria do Poder Executivo.

Foi aprovada a implantação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal), que oferece até 100% de desconto nos juros e mora ao cidadão que quitar suas dívidas com o município em parcela única ou em até três vezes.

O programa ainda oferece a possibilidade de parcelar em 12, 24 ou 36 vezes, com desconto nos juros e mora de 85%, 75% e 40% respectivamente. Mantendo a correção monetária dos valores originais em todas as situações. O cidadão tem até 30 de setembro para fazer a adesão ao programa, caso deixe de pagar três parcelas, o parcelamen-

to será automaticamente extinto e a partir daí o valor deverá ser pago de forma única com a inclusão de multas e mora.

Caso isso não ocorra, o município poderá acionar a dívida para cobrança judicial. Estão incluídas no Refis dívidas ativas até 31 de dezembro de 2022, com Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), ISSQE (fixo e variável) e taxa de licença.

Na mesma sessão só vereadores aprovaram ainda adequação salarial do magistério para os professores da rede municipal PEB 1, artes, educação física, informática, inglês e música. Esses profissionais deixam a referência 8,1 e passam para a recém criada referência 8.3 para 30 horas semanais com vencimentos no valor de R$ 2.884, 22 de salário. Os dois projetos foram aprovados apreciados com pedido de urgência e aprovados

pela unanimidade dos vereadores presentes.

Moção DE PESaR

O vereador Ricardinho apresentou moção de pesar pelo falecimento do médico Ênio de Arruda Falcão Filho, Dr. Ênio, vítima de um infarto aos 57 anos. O medico trabalhava no município desde 2013 e era responsável pelo atendimento da população no PSF (Programa Saúde da Família) e mantinha uma estreita relação de amizade e carinho com a população.

inDiCaçõES

O vereador Ricardinho também foi o autor da indicação 01/2023 que pede a construção de rampas de acesso no Lago Municipal, facilitando o acesso ao local de idosos e pessoas que

fazem usos de cadeiras de roda ou equipamentos ortopédicos. O vereador Prof. Carlinhos apresentou duas indicações, a primeira 02/2023 solicitando que o Executivo promova a reforma do prédio onde antigamente funcionava a Creche Paula Frachin Burjato e atualmente esta instalada um incubadora com diversas empre-

sas no local. Segundo vereador o prédio é histórico e ficaram bem melhor recebendo melhorias.

Ele também através da indicação 03/2023 solicitou a execução de reparo e melhorias na pista de caminhada as margens da vicinal que liga Boraceia ate a travessia da balsa para Itapuí. De acordo com o vereador,

a pista com cerca de 4,5 quilômetros está com o leito danificado em alguns locais além de ser necessário corte a grama que cresceu muito com as últimas chuvas no município.

A próxima sessão ordinária em Boraceia será excepcionalmente no dia 22 de fevereiro, já que na segunda-feira (20) será carnaval.

Itaju envia para Câmara projeto que institui Refis no município

Da Redação - O prefeito de Itaju, Jerri de Souza Neiva, enviou para a Câmara Municipal um projeto visando instituir a criação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal) no município. O projeto foi aprovado e contemplará os débitos ajuizados e inscritos em dívida ativa e atenderá tanto pessoa fí-

Informe publicitário

sica quanto jurídica. A adesão ao programa deverá ser formalizada de 1º de março até 31 de agosto. Para o pagamento à vista o contribuinte terá desconto de 100% sobre multas e juros moratórios. Para o pagamento parcelado, em seis vezes, o desconto oferecido é de 50% em multas e juros de mora.

A adesão ao Refis proposto implica na renúncia a qualquer outro parcelamento firmado com o município relacionados aos débitos atendidos. O parcelamento será estornado no momento da adesão ao programa.

Poderão ser inclusos ao Refis os débitos em aberto até o momento da adesão ao progra-

cuidados com alimentação no

Está chegando o carnaval, muitos aproveitam para curtir, dançar, pular, se divertir. Nesses dias de folia várias pessoas vão sair da rotina, inclusive com a forma de se alimentar durante este período. Pensando nisso, preparei algumas dicas para manter a dieta e saúde, para ter energia e evitar a desidratação nesses dias.

É preciso ressaltar a importância do equilíbrio. Bebidas alcoólicas ou energéticas não precisam ser evitadas, porém, o excesso pode fazer com que você não consiga aproveitar.

Evite alimentos gordurosos durante o dia e de difícil digestão. Aumente a quantidade de proteínas magras, como ovos, peixes, frango.

Se for beber controle a quantidade e o teor alcoólico, intercale com água para não desidratar.

carnaval

Alimente-se antes de sair de casa, faça um lanche leve e energético; exemplo: lanche natural, suco energético, açaí, salada de frutas com granola.

Tente se alimentar a cada 3 horas, beba muita água ou isotônicos, sucos.

Dica: suco antioxidante e energizante para aumentar a energia. Ideal tomar de manhã ou antes da folia.

Ingredientes:

• 200ml de água de coco;

• 5 morangos;

• 1 fatia de abacaxi;

• 1 folha de couve;

• 1 rodela de gengibre;

• 1 maçã com casca.

• Modo de preparo:

• Bater tudo no liquidificador; o ideal é não coar.

ma de recuperação fiscal proposto pelo município.

“O programa visa tanto o reforço para o orçamento municipal, quanto para o auxílio aos contribuintes que desejam regularizar suas dívidas com a cidade”, afirmou o prefeito Jerri.

Vista aérea de Itaju: adesão ao programa deverá ser formalizada de 1º de março até 31 de agosto

Página Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem 10 REGIÃO
Divulgação
Vereadores de Boraceia retornaram ao trabalho após o recesso parlamentar Divulgação
DRA
jOSEANE DE GASPARI nutricionista Atende na Clínica Espaço ComVida • Rua Prudente de Moraes, 278, Bariri • Telefone para contato (14) 98145-7793 (WhatsApp)
Arquivo Candeia

ENTREVISTA DA SEMANA

Santa Casa inicia estudo para mudança do pronto-socorro

Arquivo/Candeia

marina prearo

“Hoje o PS está instalado em um local pequeno, que não comporta mais o fluxo diário, pois o PS é a porta de entrada das urgências e emergências para todas as pessoas”

No cargo de gestora da Santa Casa de Bariri desde outubro de 2022, Marina Prearo diz que está em estudo, juntamente com a prefeitura, a mudança de local do pronto-socorro. “Já iniciamos estudos para verificarmos as possibilidades de um novo local dentro do hospital para mudarmos o pronto-socorro”, diz ela. Na entrevista, Marina, que antes ocupou o cargo de diretora municipal de Saúde, menciona as medidas tomadas desde que assumiu a administração do hospital, incluindo a tentativa de equilibrar as contas, e como pretende obter mais recursos. Fala também de ações para evitar que objetos pertencentes à Santa Casa sejam desviados.

Candeia – a senhora assumiu a intervenção da Santa casa em outubro do ano passado. até o momento quais as medidas mais importantes tomadas na gestão

do hospital?

Marina Prearo – Isso mesmo, assumi a gestão da Santa Casa dia 11 de outubro do ano passado, desde então estamos trabalhando para buscar melhorias no hospital. Dentre algumas ações posso citar como medidas mais importantes o levantamento de dados para efetivamente ser demonstrado o custo real do hospital; o recolhimento dos encargos trabalhistas referente à parte de pessoal (FGTS, INSS, IRRF, sindicato e associação); a realização de redimensionamento da equipe; o inventário dos bens da instituição; o acompanhamento dos processos jurídicos; o fortalecimento do Conselho Superior de Administração; a implantação de processos de trabalho; além de iniciarmos investimentos visando melhorar o atendimento aos usuários.

Candeia – atualmente, o resultado dos exames laborato-

PROGRAMAÇÃO

paróquia

riais é encaminhado de forma digital. Quais os ganhos para a equipe de trabalho e para os pacientes com essa medida?

Marina Prearo – Desde que assumi a gestão do hospital, verifiquei que um dos apontamentos feitos pelos profissionais colaboradores era na questão para o acesso aos resultados dos exames, pois havia necessidade de esperar o laboratório que presta serviço trazer os resultados impressos e deixar em cada ala que solicitou. Portanto, acredito que um dos principais ganhos é a questão da agilidade em acessar os resultados dos exames, possibilitando ter o diagnóstico com rapidez. Um exemplo que deixa claro o ganho é quando o paciente estava internado ou mesmo aguardando para realizar uma cirurgia de urgência, anteriormente a equipe precisava aguardar a chegada do resultado impresso para depois dar segmento no procedimento necessário. Hoje, com o exame disponibilizado de forma digital, o médico consegue ter acesso mais rápido ao resultado, verificando e realizando o segmento pertinente ao caso. É um ganho de tempo que em certas circunstâncias geram resultados positivos para o paciente e para a equipe.

Candeia – a Santa casa tem constantes déficit financeiros. Que medidas pretende tomar para equilibrar as contas?

Marina Prearo – Assim como uma empresa, uma casa ou qualquer outra instituição, para que a

“conta feche” no final do mês devemos sempre acompanhar os nossos gastos, visto que devemos trabalhar como sendo um valor fixo da receita mensal. Visando ajustar esses gastos para serem compatíveis com as receitas, sem que prejudique o atendimento à população, comecei a observar alguns pontos e realizar os ajustes. Nesse sentido, posso informar que já obtivemos uma redução em torno de R$ 60 mil por mês, mas ainda são necessários mais ajustes para balancear as contas. As mudanças realizadas nesse período, que ocasionaram essa redução de gasto mensal, foram principalmente voltadas nos ajustes e melhorias dos processos de trabalho.

Candeia – De que forma o hospital trabalha com a perspectiva de obter mais recursos via convênios ou particulares?

Marina Prearo – Além dos repasses públicos, muitos hospitais têm como fonte de renda a venda de serviços como procedimentos, exames, entre outros. Nesse cenário, nota-se que uma possibilidade para aumentar a renda é a venda de procedimentos cirúrgicos, no entanto, para que isso ocorra como uma perspectiva se faz necessário a reestruturação e modernização do centro cirúrgico, além de outras alas. Vale ressaltar que quando se fala em vender procedimento cirúrgico não se restringe necessariamente à pessoa física, ou seja, vender diretamente ao paciente, mas há possibilidades de serem firmadas parcerias com municípios,

Estado e União na realização convênios que visam atender a população na questão de procedimentos eletivos, conforme demanda.

Candeia – Há perspectivas em curto e médio prazo para a mudança de local do pronto-socorro?

Marina Prearo – Sim, a mudança de local do pronto-socorro é uma questão muito importante. Hoje o PS está instalado em um local pequeno, que não comporta mais o fluxo diário, pois o PS é a porta de entrada das urgências e emergências para todas as pessoas. Proporcionar um local com melhor infraestrutura, tanto para a população ser atendida, quanto para a equipe trabalhar, é uma das metas que pretendemos alcançar. Inclusive, visto que o pronto-socorro é um serviço que a Santa Casa presta ao município através do convênio firmado, cabe ressaltar sobre esse assunto que em conjunto com o prefeito Abelardo e a equipe da administração municipal já iniciamos estudos para verificarmos as possibilidades de um novo local dentro do hospital para mudarmos o pronto-socorro, local esse que proporcione o me-

lhor custo/benefício a todos, em especial à população.

Candeia – Recentemente itens pertencentes ao hospital foram localizados na residência de dois funcionários. Que medidas o hospital está tomando para evitar que fatos como esse ocorram novamente?

Marina Prearo – Primeiramente cabe colocar que fatos como esse não deveriam acontecer. No entanto, para que não ocorram novamente estamos realizando ações voltadas ao controle de bens como a implantação efetiva de inventário, que consiste no cadastro e emplacamentos de todos os bens da instituição; estabelecemos processos de trabalho, em especial o que tange ao controle de acesso ao hospital, restringindo e controlado as entradas e saídas de pessoas. Foram instaladas câmeras de monitoramento em locais estratégicos, como portão que dá acesso ao pátio do hospital. Também foram trocadas algumas fechaduras e restringidas as cópias das chaves, entre outros pontos que vêm ao encontro de um bom monitoramento e controle.

coronaVÍrus 146

e peLÉ

No dia 29 de dezembro de 2022, morreu Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do Futebol. Em 1988, o Palavra Cantada, já o havia homenageado por meio da música Pelé, aqui transcrita:

Você aí que diz que sabe tudo de bola

Que é craque até em jogo de botão

O que eu vou te contar

Não se aprende na escola

São coisas de uma outra dimensão

Aconteceu no tempo em que seu pai

Ainda era um garotão

E o futebol passava só no rádio

Nem tinha televisão

Era um moleque negro

Que brilhava nos campos

Tão pobres lá de Três Corações

Foi contratado pra jogar no time dos Santos

E convocado pra seleção

Com dezessete anos era um craque Como nunca ninguém viu

E o mundo inteiro descobriu o Brasil

às 18h Adoração ao Santíssimo Matriz

15/02 19h Missa e Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro Matriz

18/02 7h30 Santa Missa dedicada a Nossa Senhora Matriz

Início Escola de Formação Teológica. Aula inicial 27 fevereiro, às 19h30 no

C.C.E. Inscrições na secretaria paroquial

Inscrições para Crisma, 14 anos completo até julho 2023, Xérox Certidão Nascimento ou RG, colaboração 35,00. Na Secretaria Paroquial das 8h às 18h

Por que nesse momento

Todo mundo sabia

Que com ele era pra valer

Tinha goleiro que até rezava

Para ele não se aproximar

Tinha zagueiro mau que quando entrava

Era pra machucar

Nenhum grandão inglês

Nem cabra pernambucano

Ninguém intimidou nosso rei

E ainda mais se o cara fosse corintiano

Aí ele entortava de vez

Se ele decidia ir sozinho

Não dava pra segurar

Mas era generoso e dava a bola

Pr’um companheiro marcar

(Refrão)

Como é que uma canção pode contar a magia

Da cada toque que ele inventou

Num monte de palavras e numa só melodia

Num dá pra descrever nem um gol

E olhe agora o que eu vou te dizer

Você não vai acreditar

Porque ele marcou mil e tantos gols

E foram todos de arrasar

E pra comemorar ele saía correndo

Com todo time dele atrás

No auge da alegria ele vibrava pulando

No alto dava um soco no ar

Um soco da glória da vitória

De quem sabia ganhar

E pra ganhar tem que saber perder

Para poder se superar

Ele é ele é ele é

O nosso rei da bola, o rei Pelé

Ele é ele é ele é

O rei de toda a Terra

Que conquistou a coroa

Pelo toque de seu pé

(Refrão) Ele é ele é ele é

O nosso rei da bola, o rei Pelé

Ele é ele é ele é

O rei de toda a Terra

Que conquistou a coroa

Pelo toque de seu pé

Quando ele entrava no campo

O outro time tremia

Só de ver o rei se aquecer

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 Página 11
POR GISA GASPAROTTO gisagasparotto@uol.com.br
mundo mundo Vasto mundo ou peLos Vãos da janeLa espia a Vida ou o dentro de tudo
de santa LuZia DIA HORA EVENTO LOCAL
DAS PARóqUIAS DE BARIRI paróquia de nossa senhora das dores DIA HORA EVENTO LOCAL Missas diariamente na igreja Matriz às 19 horas 11/02 17h15 Santa Missa São Francisco 19h Santa Missa Matriz 12/02 7h Santa Missa Matriz 8h20 Santa Missa Santo Expedito 9h30 Santa Missa das crianças = (doação de alimentos) Matriz 19h Santa Missa Matriz 13/02 19h30 Terço dos homens São Francisco 18h Segunda, quarta, quinta e sexta-feira = Oração do Santo Terço Matriz 14/02 13h
13/92 19h30 Reunião MECE Santa Luzia 14/02 07h Missa Capela São José 19h30 Reunião - Comissão de Festa Santa Luzia 15/02 19h30 Missa e Novena Santa Luzia 16/02 19h30 Missa Capela São José 17/02 20h Noite de Oração-Grupo de Oração São Bento Santa Luzia 18/02 19h Missa Santa Luzia 19/02 7º DOMINGO DE TEMPO COMUM 07h Missa Capela São José 09h Missa - Celebração do Batismo Santa Luzia 18h Missa Santa Luzia

Justiça põe fim à ação que cobra vagas em creche

Da Redação - O juiz da 2ª Vara Judicial de Bariri, Maurício Martines Chiado, declarou extinta a execução de cumprimento de sentença que cobrava da prefeitura a obrigação no fornecimento de vagas para crianças em idade de creche.

O magistrado acolheu pedido feito pelo Ministério Público (MP), que requereu o fim da demanda judicial por conta do cumprimento da obrigação.

Ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça contra o município havia transitado em julgado (quando não são aceitos mais recursos), no entanto, no ano passado chegou

ao conhecimento do MP a existência de fila de espera para vagas em creche.

O vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB) chegou a comentar numa das sessões do Legislativo a existência da lacuna. Na época, a fila era superior a 130 vagas. Na sequência, o MP requereu da Justiça a execução do processo que já havia sido julgado. Na recente manifestação ao Judiciário, a Promotoria citou que os autos poderão ser desarquivados futuramente caso o município deixe de oferecer vagas em creche para crianças no município.

DiligênCiaS

No fim de setembro do ano passado, a administração municipal encaminhou documentos à Justiça relatando que havia efetivado todas as matrículas pendentes em lista de espera para vagas em creche.

O Judiciário havia determinado ao Executivo o fornecimento de 134 vagas em creche no prazo de 15 dias, atendendo pedido do MP para execução de ação civil pública já transitada em julgado.

O prazo dado pela Justiça para o cumprimento da determinação estava prestes a terminar quando a administração municipal conseguiu atender todas as vagas em fila de espera. Uma das sanções era a aplicação de multa

no valor de R$ 5 mil ao prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB).

Na manifestação à Justiça, o Executivo pediu a extinção do processo, já que havia ocorrido a efetivação das matrículas em lista de espera.

A administração municipal remeteu nos autos lista das crianças matriculadas por creche/pré-escola, comprovante de matrícula de todas as crianças remanescentes, inclusive com a assinatura do responsável legal e composição das salas, berçários e creches e ata da reunião realizada entre o prefeito Abelardo Simões Filho e as diretorias envolvidas.

Na reunião, foram discutidos remanejamentos e adequações nas listas de vagas em

Creche Carmen Sola Modolin Aquilante foi uma das unidades a receber crianças para atendimento da demanda

lista de espera, convocando-os para a efetivação de matrícula. O MP informou na ocasião que pretendia realizar diligências para certificação do efetivo cumprimento da obrigação, o que foi comprovado posteriormente.

Página Bariri, 11 de Fevereiro de 2023 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem 12 EDUCAÇÃO
creches. Mais duas salas foram abertas na creche Carmen Sola Modolin Aquilante. Também houve pedido à Creche Madre Leônia para abertura de 10 vagas de berçário 2. Terminada a reunião, houve contato com todos os pais em Arquivo Candeia

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.