JornalCana 264 (Janeiro/2016)

Page 29

JC 264

12/23/2015

12:38 PM

Page 29

TECNOLOGIA AGRÍCOLA

Janeiro 2016

29

Informação é arma poderosa contra a baixa eficiência Coleta, transmissão e gerenciamento de dados possibilitam otimização de operações e processos agrícolas RENATO ANSELMI, DE CAMPINAS, SP

O uso das telecomunicações agrícolas e outros recursos tecnológicos para a coleta e transmissão de dados, associado à utilização de sistemas da área de TI Tecnologia da Informação, tem sido uma “arma” poderosa contra o desperdício e a baixa eficiência das operações no campo. A adoção de soluções nessa área, que inclui o uso de softwares específicos para as atividades agrícolas, tem criado condições para a realização de uma gestão voltada à redução de custos, à elevação da eficiência operacional e ao aumento da produtividade agrícola. Os dados coletados no campo demoravam até um ou dois dias, em diversos casos, para chegarem à área administrativa das unidades e grupos sucroenergéticos há mais de dez anos. A transferência das informações é feita, atualmente, em tempo real, em poucos minutos ou, no máximo, no mesmo dia no final do expediente, dependendo da tecnologia utilizada.

O equacionamento dos recursos existentes, como veículos, máquinas e mão de obra, nas operações de colheita mecanizada tem sido, por exemplo, uma das soluções mais adotadas para o

gerenciamento das atividades agrícolas no setor sucroenergético. Com a transmissão de dados em tempo real, tornou-se possível também a adoção imediata de medidas voltadas à otimização das operações, caso as metas não estejam sendo cumpridas. Os ganhos com essas intervenções podem ser bastante significativos em diversas situações, pois os procedimentos de corte, carregamento e transporte representam aproximadamente 25% dos custos totais de produção. O mercado disponibiliza soluções para a coleta e transmissão de informações referentes a diferentes processos da área agrícola, como tratos culturais, plantio, colheita, possibilitando o levantamento de dados sobre operações mecanizadas, abastecimento da frota, aplicação de insumos, entre outras. De acordo com especialistas, é importante que os programas de gestão para a área agrícola – e para as demais áreas – ofereçam condições para uma total integração às ferramentas de gerenciamento da empresa, inclusive ao ERP - Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Algumas soluções possibilitam que usuários de dispositivos móveis – smartphones, tablets – tenham um retorno das informações enviadas da área agrícola para a administrativa da empresa, recebendo orientações e indicadores referentes às operações que estão sendo realizadas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.