JornalCana 263 (Dezembro/2015)

Page 39

JC 263

11/30/2015

2:59 PM

Page 39

TECNOLOGIA INDUSTRIAL

Dezembro 2015

39

Manutenção Avaliação criteriosa define viabilidade do uso de aço inoxidável requer controle O uso de diversos tipos de aço inoxidável, disponíveis no mercado, pode se tornar uma alternativa interessante em diversos pontos da planta industrial de usinas e destilarias, porque proporcionam maior disponibilidade e durabilidade de equipamentos, além de reduzirem custos de manutenção. Para isto, precisam ser selecionados e aplicados corretamente. O aço inoxidável pode ser utilizado em tubos, conexões, chapas e estruturas, diferenciando-se de outros materiais devido a alta resistência à corrosão e abrasão. As aplicações de inox em equipamentos e em diversas etapas do processo de produção de unidades sucroenergéticas incluem laterais das mesas alimentadoras, esteiras de transporte dos setores de recepção e extração, coletores de caldo das moendas, chute donelly, difusores, aquecedores de caldo, evaporadores do pré ao último efeito, cozedores, fermentadores, caldeiras, entre outros itens. Critérios técnicos e financeiros devem avaliar as vantagens que podem ser obtidas com a utilização do aço inoxidável em substituição a outros tipos de material – observam especialistas da área. Nesta análise, devem ser consideradas a vida útil do material já utilizado – o aço carbono, por exemplo – em diversas etapas do processo industrial, as frequências das

do processo de soldagem

intervenções para a realização da manutenção e as perdas decorrentes do uso de uma solução de baixa eficiência. A escolha do tipo de aço inoxidável que apresenta a melhor relação custo-benefício precisa considerar variáveis das condições operacionais, como: temperatura, pressão, ph, umidade, tipo de fluido, entre outros aspectos. A partir disso, é necessário verificar qual tipo de aço inoxidável possui características mais apropriadas a diferentes

aplicações. Devem ser levados em conta, por exemplo, soldabilidade, resistência à abrasão e à corrosão. No caso de tubulações, dependendo da etapa do processo, é preciso avaliar a performance do aço inoxidável na troca térmica. Há soluções no mercado que possibilitam a obtenção de um tubo de baixa rugosidade. Essa característica facilita a limpeza e diminui a formação de incrustações que são também prejudiciais à troca térmica. (RA)

Para as manutenções que envolvem tubos, chapas e estruturas metálicas, o gerente industrial das usinas Santa Cândida e Paraíso, Antonio Viesser, destaca a necessidade da realização de um melhor controle sobre a qualidade do processo de soldagem. Segundo ele, as operações nessa área devem observar as diretrizes previstas na QPS - Qualificação do Procedimento de Soldagem, EPS - Especificação do Procedimento de Soldagem e QS Qualificação do Soldador. Durante a manutenção na entressafra – destacam profissionais da área – deve ser realizada inspeção no sistema de tubulação para verificar se ocorreu deformação, vazamento e qualquer outro tipo de falha. Além disso, problemas que foram corrigidos de maneira emergencial, durante o período de moagem, poderão ser solucionados de forma mais adequada na entressafra. Nesse período, pode haver também a necessidade de substituição de componentes do sistema de tubulação devido a desgastes causados pelo processo de corrosão. (RA)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.