1 minute read

Como vivermos de forma destemida

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10).

Seria possível viver sem medos e assombros no contexto do mundo atual? Cercados por injustiças, incertezas, inseguranças, ameaças, sem ter a quem recorrer, interferências na forma de educarmos nossos filhos, desagregação da família? Essa é a realidade do tempo atual, por mais que tentemos dissimular, muitas vezes nos sentimos assustados frente a essas e outras ameaças.

Advertisement

Também diante de uma realidade semelhante que vivia a nação de Israel, Deus lhes enviou essa palavra reanimadora, da qual tiro algumas lições para nós, nesse tempo.

A primeira, consiste em jamais esquecermos que temos a companhia do Deus Todo Poderoso que, além de ser o Criador de todas as coisas, também reina sobre elas, e que nos diz: não temas, porque eu sou contigo.

Segundo, Ele diz: não te assombres, em sentido de espanto, tristeza, melancolia. Isso, porque Ele nos convida a saber que é o nosso Deus, ou, o Todo Poderoso, imbatível, portanto, um intransponível escudo. Eu sou o teu Deus.

Terceiro, Ele nos mostra como será Sua ação para nos fazer viver de forma destemida, nessa atmosfera de ameaças e perigos: eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel, ou com toda a habilidade e poder exclusivos dele, para suplantar tudo o que for impossível para nós.

Aqui destaco duas particularidades:

A promessa é feita na forma individual: sou o teu Deus; e te fortaleço; e te ajudo; e te sustento.

A segunda é, para que essa promessa se cumpra a cada um de nós, precisamos elegê-lo ou tê-lo como nosso único e soberano Deus. A Bíblia diz: “Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus. Eu sou o Senhor e não há outro” (Is 45.18).

Se, assim crermos e buscarmos a esse Deus, e não a outros que não existem, certamente viveremos de forma destemida, haja o que houver. n