2 minute read

Congresso “Convictos” aquece trabalho dos jovens Batistas no Piauí

e Maranhão

Jhussyenna Reis jornalista, presidente da Juventude Batista Piauiense

Advertisement

Qualquer ser humano tem a capacidade de sonhar, mas sonhar os sonhos de Deus é um dom e viver os sonhos dEle em planos concretos é um privilégio inigualável. Nos dias 07, 08 e 09 de abril, a Juventude Batista Piauiense (Jubapi) realizou seu primeiro congresso estadual pós-pandemia. Denominado de “Convictos”, o evento foi pensado com o objetivo de promover reflexão sobre a fé cristã e os princípios Batistas frente às adversidades enfrentadas pela juventude no mundo atual.

“A ideia do Convictos foi um sonho literalmente compartilhado. Desde que assumimos a diretoria da Jubapi nós visualizamos a necessidade de fazer algo impactante, não para entreter jovens, mas para causar transformação na vida de adolescentes e jovens que ainda não experimentaram as maravilhas de Deus com profundidade na Palavra. É preciso que a juventude saia de um relacionamento raso e se aprofunde na intimidade com Deus, pois apenas raízes fortes podem garantir uma vida plena ao lado de Cristo, sendo de fato instrumentos na obra”, comentou a atual presidente da Jubapi, Jhussyenna Reis.

O pastor Pedro Pamplona, da Igreja Batista Filadélfia, em Fortaleza - CE, abriu o Congresso com a mensagem:

Foi o primeiro congresso realizado pós-pandemia.

truturação do ministério de dança nas Igrejas; “Pequenos Espiões”, ministrada pela irmã Amanda Rêgo, que abordou o evangelismo infantil e por fim, a oficina “Stranger Things”, ministrada pelo irmão André, que é líder do projeto missionário N’ativa no Piauí e abordou o tema evangelismo criativo.

“Quem é você nas redes sociais”. O pastor Ramon Laquedem, da Igre ja Batista Memorial em Timon - MA fez uma reflexão profunda sobre a “A influência do mundo e apostasia na juventude” tocando em temas delicados e necessários que precisam ser pensados todos os dias pelos jovens e adolescentes. Já o pastor Vinícius Vargas, conselheiro emérito da Juventude Batista Brasileira (JBB), ficou com a missão maravilhosa de compartilhar seu conhecimento sobre a história dos Batistas através do tema “Que Batista você é”.

A última plenária do Convictos foi o Painel “Jovens Batistas influentes no dia a dia”. O bate-papo foi mediado pelo pastor de jovens Yúre Mota, da Primeira Igreja Batista de Teresina - PI com a participação de três convidadas: a presidente da Aliança Bíblica Universitária (ABU) em Teresina - PI, Betânia Barros; a presidente da Mocidade para Cristo em Teresina - PI, Raylanne Ribeiro e a missionária Carla Raquel, que compartilhou sua experiência no projeto Radical Amazônia. Assim, a ideia foi encerrar o congresso focando nas possibilidades de servir a Deus todos os dias, como estudantes, como missionários e no próprio mercado de trabalho.

A programação também ofereceu aos congressistas seis opções de oficinas que chamaram muita atenção: “Defesa contra as artes das trevas”, ministrada pelo pastor Augusto Sales, abordou o tema apologética; “Quem quer ser um milionário”, ministrada pelo irmão Karl França, tratou de finanças à luz da Bíblia; “100 Palavras”, ministrada por Matheus Mendonça, abordou a Língua Brasileira de Sinais como instrumento social e de evangelismo; “Mais que dancinhas” ,conduzida pela ministra de dança Jhussyelle Reis, que tratou da arte através do corpo e es-

O Congresso contabilizou 48 Igrejas representadas e 204 participantes, contando com uma abençoada equipe de voluntários com 33 jovens de várias Igrejas Batistas do Piauí e Maranhão. Uma marca dessa gestão tem sido a busca pela unidade e ficou evidente que esse caminho agrada ao Senhor pois muitas foram as bênçãos derramadas até agora. “Foi espetacular, pregações maravilhosas. A boa comunhão alimentou mais ainda nosso espírito!”, palavras do seminarista Morisjance da SIB Lourival Parente, em Teresina - PI, que participou como congressista. “Foram dias de renovo, crescimento espiritual, aprofundamento nas Escrituras e de comunhão entre irmãos e nosso Deus. Nos divertimos, louvamos a Deus, sorrimos, choramos e, dentre tantas boas experiências, creio que saímos CONVICTOS do que é ser jovem Batista e da nossa soberana vocação missionária. Louvado seja o Senhor por cada envolvido nesse congresso”, comentou também o congressista Marcos Vinícius da PIB em União - PI. n

Obadias Brelaz