4 minute read

Convenção Batista do Planalto

Central promove 61ª Assembleia Geral Campanha de Missões Estaduais 2023 também teve abertura oficial.

Advertisement

Luís Claudio Pessanha

Nos dias 31 de março e 01 de abril foi realizada a 61ª Assembleia Geral da Convenção Batista do Planalto Central (CBPC), no auditório da Universidade Estadual do Goiás (UEG) em Formosa - GO. O clima de comunhão foi evidente desde a abertura, que foi feita pelo presidente da CBPC, pastor Benilton Custodio. Foi um evento emocionante, onde os corações foram tocados pela presença de Deus. Tivemos o privilégio de ter como preletor o pastor Doronezio Pedro de Andrade, pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória - ES e segundo vice-presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), que pregou uma série de mensagens no tema da nossa Mobilização Missionária 2023: “Avante Igreja”.

No segundo dia, as atividades foram intensas e repletas de aprendizado. Durante a apresentação dos relatórios do Conselho de Administração da Convenção Batista do Planalto Central, apresentado pelo nosso diretor executivo, pastor Luís Cláudio Pessanha, da União Feminina Missionária Batista do Planalto Central (UFMBPC), apresentado pela diretora executiva interina, Kelleen Karlla Leite Gomes, e da União Missionária de Homens Batistas do Planalto Central (UMHBPC), apresentado pelo executivo, irmão Jairo de Souza Peixoto, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as ações e projetos realizados pela CBPC e suas organizações. Ainda ouvimos uma palavra de saudação, dos presidentes das referidas organizações, irmã Dilme Coutinho da Rosa Missias e irmão Victor

Ribeiro de Oliveira. Foi um momento de reflexão e gratidão pelo trabalho dedicado e comprometido da nossa denominação.

Além disso, a eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da CBPC foi um momento importante; a escolha dos representantes mostrou a força e a união das Igrejas Batistas do nosso campo.

Na noite de encerramento contamos com a apresentação do Grande Coro da Associação de Músicos Batistas do Planalto Central e a abertura oficial da Campanha de Missões Estaduais da CBPC 2023, feita pelo nosso diretor executivo, pastor Luís Cláudio Pessanha, sendo apresentada a música e o tema “Avante Igreja”. Entre os objetivos a alcançar nessa mobilização missionária estão o fortalecimento do evangelismo nas Igrejas e cumprir a missão dada por Jesus: Ide e façam discípulos. Foi um momento de muita alegria e entusiasmo para todos os presentes que puderam sentir o ardor e a paixão pela obra missionária. Agradecemos o modo hospitaleiro com que fomos recebidos na cidade de Formosa, pelo pastor Iamandro Duque Porto Pessoa Silva e sua Igreja. De forma especial, agradecemos a Universidade Estadual do Goiás em Formosa - GO, na pessoa da irmã Arlete de Freitas Botelho, diretora da UEG Campus Formosa por nos permitir realizar nossa Assembleia em suas dependências.

Certamente, a 61ª Assembleia Geral da Convenção Batista do Planalto Central ficará gravada na memória de todo o povo Batista no coração do Brasil, como uma oportunidade de reflexão, comunhão, crescimento espiritual, renovação da fé e sobretudo, com os corações ardendo em cumprir a missão que nos foi dada por Jesus: Avante, Igreja! n

Seminário do Sul e CB Norte Riograndense firmam parceria para criação de polo em Natal

Seminário Teológico Batista Potiguar receberá a unidade.

Comunicação do Seminário

Teológico Batista do Sul do Brasil

O Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) | Faculdade Batista do Rio de Janeiro está em ampla expansão para melhor os Batistas brasileiros e o Reino de Deus!

No último mês, na semana da reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB), foram assinados os documentos para a criação de mais um polo, desta vez, no Seminário Teológico Batista Potiguar, em Natal - RN.

O momento contou com a presença do pastor Alanar Romão, presidente da Convenção Batista Norte-rio-grandense, do pastor Isaias Herculano, executivo da Convenção Batista Nor te-rio-grandense, do professor mestre Lucas Rangel, coordenador do núcleo EAD do Seminário do Sul, do professor mico do Seminário do Sul, e Eduardo Andrade, responsável pelos Polos do Seminário do Sul. n

Pensar e agir em educação cristã inclusiva é urgente. No Brasil temos cerca de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência segundo o PNS (Programa Nacional de Saúde 2019).

Atualmente, as Igrejas vivem o desafio de incluir crianças com deficiência nos grupos com assertividade, equidade e amor. É necessário fazer com que todas as crianças se sintam parte da comunidade. São três pilares essenciais para um projeto de inclusão:

Acolher: Entender as necessidades de cada pessoa para que possam sentir-se à vontade em permanecer.

Ensinar : Ensinar com equidade, adaptar, reforçar para que o ensino seja aplicado e compreendido.

Pertencer: Conquistar a confiança e o amor tanto dos pais quanto das crianças, para que elas sintam o desejo de voltar e tornar-se parte da comunidade.

Quando Jesus diz em João 3.16: “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jesus diz todo; então podemos afirmar que a Igreja é uma ferramenta pela qual Deus pode fazer com que todos tenham a oportunidade de conhecer e aprender sobre Jesus.

Algumas iniciativas são importantes para iniciar um projeto sólido de inclusão em nossas Igrejas, a começar pelas crianças. Nosso compromisso é fazer com que as crianças tenham participação plena e efetiva nas atividades da Igreja.

Nove atitudes práticas para iniciar um projeto de inclusão:

1º: Criar um grupo dedicado : a implantação de um projeto de inclusão deve ser planejada por um grupo focado nos processos e responsável em dar os primeiros passos. É interessante esse grupo ser composto por algum integrante de uma família com experiência diária com criança com algum tipo de deficiência e se possível algum profissional da área. A experiência dessas pessoas pode tornar o projeto mais assertivo.

2º: Elaborar um questionário: desenvolver uma pesquisa que tenha como objetivo conhecer o público da Igreja, suas necessidades, ter dados para contato das famílias e informações específicas de cada criança. Dispare essa pesquisa na Igreja. Explore as redes sociais, canais oficiais e caso