A Voz do Povo - Edição 227

Page 1

Entrevista

Capivari de Baixo/SC

Edson Cardoso Duarte é empossado na câmara

João Vânio Mendonça presidente da CERGRAL

Página 04

Página 15

A VOZ DO POVO

Vox populli, vox Dei Ano X - n

o

227

@jornalavp

/jornalavp

jornalavp.com

jornalavp@yahoo.com.br

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Capivari de Baixo - Tubarão - Jaguaruna - Braço do Norte - Gravatal

-

Sangão - Armazém

Páginas 07 à 10


02 Jornal A VOZ DO POVO

EDITORIAL

Direto da Redação jornalavp@yahoo.com.br

E a luta continua...

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.

A Voz do Polvo!

Estamos chegando com a edição de número 227 da Voz do Povo, no seu ano 10. Fortalecidos pelo bom combate, buscamos exercer a nossa maior vocação, ser um veículo sintonizado às aspirações populares, queremos traduzir o grito dos excluídos na voz forte e implacável daqueles que clamam em ser ouvidos. Enquanto no eixo Rio-São Paulo as manifestações populares estão sendo sufocadas por radicais inconsequentes que ocasionaram a perda irreparável de um profissional de imprensa. O corpo do cinegrafista Santiago de Andrade, morto após ser atingido por um rojão durante um protesto, será velado e cremado na próxima quinta-feira (13) no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária. A família de Santiago, mesmo a distância, fica registrada a nossa solidariedade. Estamos ainda mais motivados para apurar e trazer a tona situações que representam verdadeiros absurdos, como os congestionamentos que tem virado rotina no acesso ao município de Laguna via BR 101. Até quando a população receberá será tratada com descaso, sendo manipulada como um fantoche. Queremos externar o nosso muito obrigado a todos os nossos colaboradores e apoiadores, reforçando: A luta continua!

As Tiras de Maurício Nunes vulgonunes.blogspot.com

Foca

A VOZ DO POVO THAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22 Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos e Marcelo Correia / Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller / Tiragem: 1.000 exemplares. N° de páginas: 16 a 20 / Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Armazém e Gravatal. Colaboradores: Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Eduardo Titon, Antônio Faustino, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Leo Rosa e . Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: jornalavp@yahoo.com.br Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SC

O Polvo está indignado com a demora de mais de 10 anos na Duplicação da BR 101. Para percorrer todo o trecho Sul da rodovia, o que normalmente seria feito em 3:30h, os motoristas estão levando até 9 horas. Ao todo são quatro pontos críticos de congestionamento e o pior deles é o trecho entre Pescaria Brava e Laguna ilustrado na foto do Polvo.


Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.

Geral

Jornal A VOZ DO POVO

03

Encontro Municipalista

James Tavares / SECOM / Divulgação / AVP

Começou o XII Congresso Catarinense de Municípios

CEI das Águas Opinião do Povo – Valter Matos ''Eu acredito que essa comissão é necessária para que a gentew revolva de uma vez a situação da água na cidade de Capivari, independente de quem é a culpa. Precisamos de seriedade na gestão pública!”

Horário de Verão Atenção para o término do horário de verão neste sábado para domingo às 00h. Todos devem adiantar os seus relógios em uma hora. Ou seja, à meia noite pulamos para 01h da madrugada, menos uma horinha de sono.

Braço do Norte O município de Braço do Norte foi o destaque do sul do estado na conferência catarinense dos municípios. A cidade do vale levou o troféu de melhor gestão social do estado e destaque da Amurel. Parabéns ao prefeito Ademir Mattos.

Ponticeli Mais de 250 prefeitos participam do XII Congresso Catarinense de Municípios A 12ª edição do Congresso Catarinense de Municípios deve reunir Prefeitos das 293 cidades do Estado até a próxima sexta-feira (14) na Capital. Eles devem discutir alternativas para as dificuldades financeiras, segundo eles, enfrentadas nas prefeituras Para Hugo Lembeck, novo Presidente da Federação Catarinense de Municípios, A FECAM, e também prefeito de Taió, todas as cidades catarinenses enfrentam o mesmo problema: não conseguem economizar recursos para investimentos municipais. Saúde e saneamento básico são considerados os piores pontos, dentre outros que as pre-

feituras têm dificuldades para manter. Reunidos no Congresso Estadual de Prefeitos, os gestores também realizaram uma mobilização em prol dos municípios. A FECAM defende o aumento do repasse arrecadado pelo país com impostos e contribuições. Para a entidade, a partilha ideal entre os 5.568 municípios brasileiros seria 45% para a União, 25% para os Estados e 30% para as cidades. Diferente dos 60% da União, 23% dos Estados e 17% dos municípios praticados hoje. De acordo com a FECAM, 254 municípios catarinenses tiveram, nos últimos três anos, um

incremento de 10% em suas despesas. Para a entidade, medidas do governo brasileiro, como a desoneração da folha de pagamento, ajudam a economia nacional, mas impactam diretamente os caixas municipais. Só no ano passado a redução do IPI, por exemplo, afetou em 60 milhões de reais o repasse feito aos municípios. Para o Secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, convidado a ouvir as reivindicações dos prefeitos, as demandas são necessárias e serão levadas adiante. Segundo ele, o Governo do Estado deve facilitar às cidades o acesso a recursos financeiros para investimentos locais.

Em meio a sua já iniciada caminhada rumo ao senado federal, o Deputado Joares Ponticeli encontrou um espaço na agenda para brindar idade nova com a amada. A celebração foi na segunda-feira dia 10 de fevereiro. O político do sul do estado completou 61 anos de existência. Parabéns.

Celesc É grande a reclamação por parte dos usuários da Celesc nos municípios de Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Laguna. Segundo seus clamores, a fatura de energia não está chegando em suas residências. Os reclamantes ainda informam que ao procurar o posto de atendimento da empresa a mesma informa não ser responsável pela entrega das fatura e informa que o serviço é terceirizado.

Celesc II Ao que me consta, os usuários do serviço contrataram a Celesc e não a terceirizada, quem negocia com a terceirizada é a própria empresa. Portanto é de responsabilidade da Celesc sim entrar em contato com a empresa e se responsabilizar pela situação. Encontrando uma solução é claro.

Telefone Mudo Está cada vez mais difícil completar uma chamada de celular ultimamente. Quando conseguimos completar a ligação o som é de péssima qualidade e quase não conseguimos ouvir ou ser ouvidos. Quem poderá reivindicar nosso direitos de usuários? O Procon está com os arquivos entulhados de processo contra as operadoras de telefonia tanto móvel quanto fixa e infelizmente a grande maioria não obtém sucesso. Eita Brasil sô!


04 Jornal A VOZ DO POVO

Capivari de Baixo

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.

Câmara de Vereadores

Edson Cardoso é o primeiro presidente do PDT no legislativo capivariense O vereador Edson Duarte Cardoso (PDT), foi empossado no último dia 04 de fevereiro como presidente da Câmara Municipal de Capivari de Baixo. É a primeira vez que um militant do partido do saudoso Brizolla assume o legislativo do município. A posse foi prestigiada por muitos cidadãos e diversas autoridades como o prefeito municipal Moacir Rabello da Silva e o viceprefeito e presidente municipal do PDT capivariense, Sebastião da Rocha o Tião da Telha, que não escondeu a alegria e satisfação pela conquista. ‘‘O Édson é um homem trabalhador e de muito respeito em nossa cidade, é a pessoa certa para representar o povo. A Câmara não poderia estar em melhores mãos e quanto ao partido, estamos buscando nos envolver cada vez mais com o município e seus cidadãos. Fazendo com que o números de simpatizantes do nosso trabalho venha a aumentar a cada dia’’, finalizou o

Édson Cardoso Duarte, conhecido como Édson da elétrica, foi empossado presidente da câmara de vereadores de Capivari de Baixo na terça-feira (04) pedetista. Em meio ao seu discurso de posse, o novo presiden-

te destacou o apoio recebido pelo partido e pelos pares da casa. ‘‘

Quero agradecer primeiramente a ‘Deus’ e à

minha família que tem me dado todo o apoio, ao meu

partido, aos meus colegas vereadores e principalmente à população de Capivari por ter me dado esta oportunidade. Estou ciente da responsabilidade que tenho a partir de agora e vou me dedicar ao máximo para fazer a diferença em favor dos capivarienses’’, ponderou. Já o prefeito municipal parabenizou o edil e destacou a participação do PDT no atual governo municipal, ‘‘Quero deixar aqui exposta a minha alegria e satisfação de poder dividir esse momento com o nosso amigo Edson e desejar-lhe sucesso em sua empreitada. O município está ganhando com essa posse e o governo municipal do qual o PDT também faz parte está à disposição da ‘Casa do Povo’ para trabalharmos em conjunto em prol da cidade de Capivari de Baixo. Parabéns’’, destacou Moacir. Edson Cardoso terá muito trabalho à frente do legislativo, tendo como um dos primeiros desafios a polêmica CEI das Águas.

Águas de Capivari

Sessão tumultuada marca o início da CEI das águas em Capivari de Baixo

MBC

Após o adiamento ocorrido no ano passado, a Comissão Especial de Investigação (CEI) das águas voltou a causar polêmica na sessão da Câmara de vereadores. O vereador Nazareno (PT) apresentou um requerimento solicitando a abertura do processo, que apesar de conter um abaixo assinado com 850 assinaturas de populares e conter assinatura de quatro vereadores, foi rejeitado com votos contrários dos vereadores Jean, Mael, Farinheira, Arleis, Eltinho e Jonas. Os vereadores

Jeison Santana, 18 anos expondo seu manifesto justificaram a decisão aprovando o requerimento feito pelo líder de governo Mael, que a pedido do prefeito municipal, também pediu a abertura do processo de investigação. O vereador Nazareno considerou a situação uma afronta ao regimento

da casa e houve breves momentos de discussão entre os edis. A grande quantidade de populares presentes, fizeram diversas manifestações, algumas até um pouco exageradas forçando a suspensão da sessão por duas vezes.


A VOZ DO POVO 05

Tubarão/SC

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.

IPTU 2014

Formar bons leitores Prof° Maurício da Silva Mestre em Educação

mauricio.silva@unisul.br

“As tecnologias exigem saber ilimitado, significativo e impulsionador de um novo fazer, necessariamente, ético. Possível com adequações nas metodologias de ensino e de avaliação, na postura docente e com ajuda mútua entre professores de todas as disciplinas e família, ou, mesmo com toda tecnologia na escola, estar-se-á ensinando para o passado ou formando meros 'papagaios', os perdedores atuais e do futuro”. Far-se-ia da seguinte forma: 1) Em vez de conteúdos sem significado, “prontos e acabados”: a) Problematizados, para que o aluno comprove a necessidade de aprendê-lo; b) Historicizados, para que se compreenda que foi construído por alguém (autor), num determinado lugar (geografia), numa determinada época e contexto social e econômico (história), com o objetivo de resolver determinado problema e, que nem sempre foi como se apresenta (evolui a partir de necessidades sociais) e, sistematizados e transmitidos, até então, somente pela escola. Rompe-se, desta forma, o limite artificial entre disciplinas para melhor compreendê-las (interdisciplinaridade); c) Abordados na forma investigativa, para que o aluno perceba as regularidades e construa as abstrações e, não na forma ilustrativa, que induz à estanque decoreba de conceitos e fórmulas, o que dificulta a aplicação; 2) Trabalhar o significado dos conceitos e as respectivas aplicações em todas as disciplinas, em vez de ensinar apenas os mecanismos de resolução, com o habitual “é assim que se faz”, sem que se compreenda “por que se faz assim”; 3) Boa leitura e boa escrita constituem requisitos imprescindíveis à aprendizagem de todas as disciplinas. Para tanto, devem ser ensinadas por todos os professores e não só os de Língua Portuguesa. Alunos não resolverão um só problema de Matemática (para ir ao extremo) ou de outra disciplina, se não compreenderem os enunciados. Cálculos, as máquinas resolvem. O aluno deve aprender a pensar e decidir pelo cálculo adequado para a resolução; 4) A troca de acusações entre professores ou entre estes e alunos e pais, sobre a responsabilidade de alfabetizar, piora o que está ruim. Todos devem se ajudar e se exigir; 5) Desenvolver no estudante o hábito e a necessidade de não prosseguir leitura enquanto a palavra desconhecida não se revista de sentido. Se prosseguir, naturaliza a mera decoreba; 6) Os dicionários devem permanecer sobre a carteira dos alunos e serem utilizados por todos os que educam, e não na biblioteca da escola, para uso exclusivo dos professores de Língua Portuguesa; 7) Formular questões de provas - coerentes com os exercícios de aula e tarefas de casa - que exigem resolução de problema, compreensão de conceitos, discernimento dos fatos e suas relações, vivência das atitudes e dos valores” e não apenas, memória, sorte, ou 'cola', para resolvê-las. O aluno modula a forma de estudar pela forma de o professor avaliar; 8) Orientar os pais sobre como podem ajudar, criando em suas casas um ambiente alfabetizador. Ou, reforça-se: mesmo com toda tecnologia na escola, estar-se-á ensinando para o passado ou para formar meros 'papagaios', os perdedores atuais e do futuro.

Dr. Cleberson José Garcia Diretor Técnico - Médico CRM 7252

Contato: 48 3628-2919 Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC psicomedclinica@hotmail.com

O contribuinte já pode solicitar o carnê para pagamento do IPTU em cota única

O interessado deve se dirigir ao setor de arrecadação da prefeitura ou solicitar pelo site Já está disponível pela internet o carnê do IPTU para pagamento da primeira cota, com vencimento no dia 10 de março. Quem optar por esta modalidade de quitação do imposto terá 20% de desconto. Pela internet é possível imprimir o carnê já com os descontos. O contribuinte poderá ter

acesso ao seu carnê do IPTU com desconto no endereço www.prefeituramoderna.com.br. Quem não tem acesso à internet pode também retirar o seu carnê diretamente na Central do Cidadão, das 8 às 18 horas. De acordo com o secretário da Fazenda Romilton Nunes, a expectativa para

este ano, é que sejam arrecadados R$ 12 milhões. No site, o contribuinte pode ainda verificar débitos, obter certidão negativa, verificar características do imóvel ou terreno, consultar valores venais do terreno e do imóvel e alterar endereço para correspondência.

Educação

Vagas para o PRONATEC no IFSC

Os profissionais interessados em atuar como orientadores de cursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) podem realizar suas inscrições para bolsas até o próximo domingo (16). São cinco vagas,

distribuídas entre os municípios de Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, São José e Tubarão. O edital que rege o processo seletivo foi publicado nesta segunda-feira (10), com o candidato sendo submetido a etapas de análise de currículo e entrevista

para a seleção. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível neste link, onde também encontrase o edital. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 26 de fevereiro.


06

Jaguaruna/SC

Jornal A VOZ DO POVO

Infra-estrutura

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Defesa Civil

Reforma do Terminal Greison Rocha Bitencourt é o Rodoviário é discutida novo coord. da Defesa Civil

O diretor do DETER, Pepê Collaço esteve no local fazendo uma averiguação O Prefeito de Jaguaruna Luiz Arnaldo Napoli recebeu, em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (10), uma grande comitiva do PSD, liderada pelo Presidente da sigla no município Adriano Souza dos Santos, juntamente com o Vice-Prefeito Gilberto Souza dos Santos, a Vereadora Joelma Miranda Cruz, o Vereador Sérgio Luiz de Bitencourt, o Secretário de Educação Vanderlei Mergínio dos Santos e o Engenheiro Claudionor Souza dos Santos com representantes do sul do município. Além disso, esteve presente o Deputado

Estadual José Nei Ascari e o Diretor do Deter Pepê Collaço. Durante a reunião, foram reafirmados alguns pedidos para o Deputado Zé Nei. Entre eles, está a cobrança maior sobre a obra dos molhes da parte norte da barra do camacho, além de entrega de um pedido de convênio no valor de R$ 180.000,00 para equipar os bombeiros voluntários. Da mesma forma, também foi solicitado uma maior atenção para que Jaguaruna tenha o seu segundo acesso e a cobrança ao deputado para uma audiência com o diretor do Deinfra Paulo Meller, com o objetivo de

reivindicar a realização da obra do trevo alemão na curva do morretes, bandeira de luta da Vereadora Joelma. Após a reunião na sede da prefeitura, o Prefeito e toda comitiva levaram o diretor do Deter para visitar o terminal rodoviário e ver a atual situação. Assim, devido a problemas, entre eles com o telhado da estrutura, foi também solicitada uma reforma, com ênfase a oferecer segurança aos usuários do terminal. Pepê solicitou que seja feito o projeto para que, futuramente, possa ocorrer a reforma no terminal.

O município de Jaguaruna conta, a partir deste ano de 2014, com um novo Coordenador de Defesa Civil. Trata-se de Greison Rocha Bitencourt, bombeiro militar e biólogo. A posse ocorreu no gabinete do Prefeito Luiz Arnaldo Napoli nesta segundafeira (10). No ato, se fizeram presentes os pais do novo coordenador,

Alicio Luiz Bitencourt e Valdineia Barbosa Rocha, o Comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Tubarão Djalma Alves e o excoordenador da defesa civil de Jaguaruna e Major Anderson Mattos Costa. A intenção de Greison, em sua gestão, primeiramente, é seguir o bom trabalho que Anderson vinha desenvolvendo. Após isso, pretender dar prosseguimento na

melhora da dinâmica de atuação do órgão frente aos cidadãos e a sociedade como um todo. O Prefeito Luiz, por sua vez, destacou que espera de Greison a mesma disposição do excoordenador. Da mesma forma, oferecerá todo o indispensável para que a Defesa Civil siga atuante em Jaguaruna.


Caderno Especial de Verão

Mar Grosso é o principal balneário do sul do Estado Distante 4 km do centro da cidade, a praia do Mar Grosso é uma das mais conhecidas e procuradas pelos turistas. O balneário possui Diversos atrativos e opções de lazer para os turistas e veranistas. Durante o dia o lazer está garantido nas areias da praia ou sobre a prancha, principalmente na parte sul do balneário, onde se encontra o

Molhes da Barra. Com 1 km de extensão que avança para dentro do mar, o local permite a perfeita formação de ondas, e garante ao visitante a observação da pesca com ajuda dos botos, além de um bonito visual. A orla é o ponto de encontro da juventude, com bares com música ao vivo e casas noturnas. Praças e o calçadão

Molhes da Barra

também são freqüentadas pelas famílias para passeios. Considerado um dos destinos mais famosos da cidade, essa bela praia costuma receber um grande número de turistas todos os anos. É durante a alta temporada que o movimento de visitantes aumenta, que chegam ao lugar e aproveitam para relaxar, tomar banho de mar e

praticar esportes. Seu clima agradável e bela paisagem fazem dessa praia um cenário ideal para passar alguns dias de férias, seja com a família ou amigos. Conta com uma grande faixa de areia dourada batida, o mar é levemente agitado, apresentando movimento a maior parte do tempo. De águas claras e limpas, é

propício para o banho e prática de esportes náuticos, como bodyboard. Com diversos prédios em sua orla, o lugar possui boa infraestrutura turística com hotéis, pousadas, restaurantes, mercados, postos de combustíveis, bares, danceterias, sorveterias, lojas de souvenirs e vestuário, emfim uma série de estabelecimentos que garantem a como-

didade dos turistas. Entre os atrativos de verão o grande destaque fica por conta do carnaval e da virada do ano, onde grandes eventos artisticos agitam a praia. o ponto alto do movimento é durante o carnaval em especial nos dias de apresentação dos blokos de rua que chegam a atrair quase 500 mil pessoas durante os 4 dias de folia.

Passagem do Bloko Rosa

Praça de Anita


08

Jornal A VOZ DO POVO

Especial de Verão

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Apoiadores: Jornal

A Voz do Povo Agora também em Laguna!

Todas as + de 140 pontos Quintas-Feiras de distribuição Leia a Voz do Povo. É grátis, é do POVO!

MERCADO E AÇOUGUE

LONGO O CLIENTE EM PRIMEIRO LUGAR

Fone: (48) 3647-0365 Av. João Pinho, 959 - Mar Grosso - Laguna|SC

Fone:

|48| 3647.6300 Loterias Caixa - Pagamentos - Financiamento Habitacional Av. Senador Galotti, 680 - Galeria Flipper Center - Sl. 10 - Mar Grosso - Laguna|SC


Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Especial de Verรฃo

Jornal A VOZ DO POVO

09

Mar Grosso - Laguna|SC Rede de Farmรกcias

ForteFarma Farol Farma |48| 3644-4141 Av. Senador Galotti, 313 - Mar Grosso - Laguna |SC


Jornal A VOZ DO POVO

Laguna/SC

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Carnaval 2014

Laguna apresenta o Carnaval 2014 A cidade já está se preparando para receber o carnaval 2014. Este ano ,a grande novidade é a parceria com a iniciativa privada. Laguna passa a integrar o seleto grupo, junto com outras sete cidades do país, do Skol Folia. Em Santa Catarina, Laguna segue ao lado de Joaçaba e Florianópolis, que também farão parte do calendário da marca. O carnaval de rua foi lançado nessa terça-feira (11), no hotel Majestic, em Florianópolis. Segundo Mariana Senna, gerente corporativa da Skol, a relação com Santa Catarina é especial. “Com o sucesso que foi a parceria entre nossa marca e Florianópolis, resolvemos ampliar para todo o estado. Este ano, Joaçaba e Laguna também farão parte do carnaval da Skol. Queremos fazer o melhor carnaval de todos os tempos”, afirma. Para o prefeito Everaldo dos Santos a parceria vai trazer grandes resultados para a cidade. “Esperamos receber mais

Florianópolis representa o estado e concorre com Salvador, Recife, Olinda, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Outro Preto, São Luiz do Paraitinga e São Paulo. Quem decidirá a cidade ganhadora será o próprio consumidor, por meio de um quiz no portal da marca (www.skol.com.br/diadofico). O resultado sai no dia 21/02 e será anunciado no mesmo portal. Parceria Ambev Através de um credenciamento com a empresa Creative Way Produções, a Ambev entrou como parceira e está trazendo para o carnaval de Laguna seus produtos e serviços. Em troca, a cidade oferece o espaço publicitário para O grande diferencial do evento deste ano é a participação da iniciativa privada, sua marca, a Skol. que custeará os shows e a estrutura A Ambev investipessoas que no último car- grupo Art Popular e Bon- ca também patrocinará os existe a possibilidade do rá no marketing do evento naval. Ano passado foram de do Tigrão, além da pre- principais blocos da cida- estado ganhar mais um em mídia nacional, shows 350 mil pessoas presentes sença vip no camarote dos de: Skentaí (Sexta), Bloko dia de folia, ou seja, será o nacionais, pagará o trio na cidade”, afirma. artistas Tiaguinho e Léo Rosa (sábado), Bloco da fim da nostalgia da quar- elétrico, que antes era cusA programação Santana. Na terça-feira de Pracinha (domingo), Blo- ta-feira de cinzas. Isso por- teado pelo município e oferecerá um camarote folia, o show do Jeito co Pangaré (segunda). que, a Skol lançou uma pretende, desta forma, exclusivo da Skol, com Moleque vem em cima do D i a d o F i c o - promoção que dará um oficializar sua marca na capacidade para 800 pes- trio elétrico, arrastando o Além de toda a programa- dia a mais de carnaval em cidade. soas, show nacional do bloco do Skol Folia. A mar- ção de sexta à terça-feira, alguma cidade brasileira.

Saneamento Básico

Alimentação

Praia do Mar Grosso: Esgoto ‘irregular’ está com os dias contados

Feira da Agricultura Familiar

Foi realizada nesta segunda-feira (10) uma audiência promovida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laguna, do Ministério Público de Santa Catarina, com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama, Procuradoria do Município, Casan, Polícia Militar Ambiental e Fatma, com o objetivo de definir soluções para a poluição na praia do Mar Grosso, causada pelo esgoto clandestino lançado na rede pluvial. O encontro aconteceu devido um

inquérito civil instaurado pela promotoria da comarca de laguna, para apurar as causas da poluição na praia. De acordo com o chefe da agência da Casan em Laguna, Renato Lopes, nem toda área do Mar Grosso é atendida por rede coletora de esgoto. “O esgoto nesta região é lançado por meio de emissário submarino”, afirma. Por isso, com as obras de ampliação da rede coletora de esgoto no município, toda a praia do Mar Grosso será contemplada. A previsão é que a estação de tratamento seja finalizada ainda este ano, conforme o

cronograma da Confer. Na audiência, ficou definido que a prefeitura, através da Vigilância Sanitária, com apoio da Casan, Polícia Militar Ambiental e Flama, irão realizar um mutirão para fiscalizar o lançamento de esgoto clandestino na praia, nos próximos sessenta dias. A Casan também se comprometeu em contratar uma empresa para fiscalizar e investigar as ligações clandestinas. A vistoria será feita por amostragem, em condomínios e estabelecimentos comerciais, em áreas que não possuem ligação de esgoto da Casan.

Um relatório sobre o mutirão será encaminhado à promotoria até o final do mês de abril, quando será marcada audiência para estabelecer novas estratégias. Segundo a promotora de justiça, Fernanda Broering Dutra, se constatados os casos de ligação direta de esgoto no sistema de drenagem pluvial, o município deverá conceder um prazo para regularização. “Caso isso não ocorra, deverá lacrar, demolir ou interditar as atividades poluidoras”, disse.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca, a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Rio Fortuna e Região (Cooperfamília) está realizando todos os finais de semana, a Feira da Agricultura Familiar, na praia do Mar Grosso. Esta semana, a feira também se estendeu para o centro histórico, todas as segundas-feiras, em frente ao Mercado

Público. Os produtos comercializados são: geléias, pães, sucos, verduras, frutas, licores, conservas, queijos e peixes. No Mar Grosso/Praça do Vila a feira acontece aos fins de semana, Sábado à tarde e Domingo o dia inteiro. Já no Centro Histórico/Em frente ao Mercado Público acontece na Segunda-feira durante o dia inteiro.


Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Pela Amurel

Jornal A VOZ DO POVO

11

Braço do Norte/SC

A miopia do imediatismo BN tem o melhor Índice de Luiz Henrique da Silveira Senador da República Ao longo de nossa história, temos procurado reproduzir a forma como os Estados Unidos se governam. Nossa República já foi chamada, durante décadas, de “Estados Unidos do Brasil”. E chamamos o governo Federal de União, como se ele resultasse, como lá, de uma reunião de Estados autônomos e descentralizadores da gestão pública. Adotamos, como lá, o regime presidencialista; e, instituímos, como lá, eleições a cada dois anos. Também como lá, aqui os candidatos a cargos públicos têm suas campanhas financiadas por empresas privadas. Os graves defeitos da política norte-americana manifestam-se aqui, em intensidade maior. Aqui, como lá, eleições bianuais e financiamento privado das campanhas, submetem a política à miopia do imediatismo. No seu alentado livro “O Futuro”, All Gore, ex vice- Presidente da República dos Estados Unidos, deplora essa realidade: “a lógica imediatista tornou-se, há tempos, uma tendência da moda nos círculos empresariais; e tanto nos negócios como na política predomina a tomada de decisões a curto prazo”. (...) Quando os políticos eleitos atuam sob um stress sistêmico constante para se concentrar em horizontes curtos, o futuro ganha uma dimensão reduzida”. No Brasil, estamos sempre na emergência de uma nova eleição. Mal saímos do pleito municipal, já mergulhamos nas tratativas para escolha do Presidente e de Governadores. Não há espaço para cogitações nem planos de longo prazo. Toda a ótica e a energia da política está sempre voltada para a próxima eleição. A outra distorção, que copiamos dos norte-americanos, é a forma como as eleições são financiadas. Normalmente, quem paga a conta das campanhas são pessoas endinheiradas e empresas, o que reduz a independência dos eleitos. Sobre isso, Al Gore também comenta: o “Congresso, no mundo moderno -- um avatar de legislaturas democraticamente eleitas – hoje não consegue aprovar leis sem anuência dos lobbies e de outros setores interessados, usuais financiadores de campanhas eleitorais”. A praça da democracia grega é, hoje, a tela da televisão. O comício das ruas virou palanque eletrônico. Assim, leva vantagem (e votos) quem contar com mais recursos para se apresentar melhor na TV. No Brasil, a veiculação é gratuita, mas a confecção dos programas e dos comerciais tem custos incalculáveis. Isso reclama muito dinheiro. Vejamos o que acontece nos Estados Unidos. Segundo Al Gore, “A televisão ainda é, de longe, o meio de comunicação dominante no mundo moderno. (...) Em média, (as pessoas) assistem a cinco horas de transmissão por dia. Isso explica porque um candidato a Deputado ou Senador investe 80% de seu fundo de campanha em propagandas com a duração de trinta segundos na TV.” Em 1970 e 1974, quando fiz minhas primeiras campanhas (para Deputado Estadual e Federal), a gente se apresentava ao vivo, sem nenhum truque ou maquiagem. Temos que retornar à propaganda ao vivo, e fazer a coincidência geral das eleições a cada seis anos. Isso reduzirá em, no mínimo, 60% o seu custo, e nos arrancará dessa triste visão míope do curto prazo! Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Participação Social de SC

Ademir Mattos expõe as duas conquistas de Braço do Norte Braço do Norte recebeu nesta quarta-feira, 12, dois importantes prêmios oferecidos pela Federação Catarinense de Municípios – Fecam, em solenidade realizada no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis, durante o XII Congresso Estadual dos Municípios. O 1º Prêmio Município Sustentável, é oferecido pela Fecam aos municípios catarinenses que se destacaram no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável. Braço do Norte ficou em primeiro lugar em duas categorias, no Índice de Participação Social e em primeiro lugar no índice geral na região da Amurel. O Índice de Participação Social é identifica-

do através de quatro indicadores: Capital Social, Gestão Democrática, Participação Eleitoral e Participação Feminina. Braço do Norte apresentou índice de 0,879 na Participação Social, um aumento de 45,77% em relação ao índice de 2012 (0,603). Esse aumento se dá através dos resultados de cada variável, como a Existência de Conselhos Municipais Paritários, as Organizações Representativas da Sociedade Civil e a Participação Eleitoral e Participação Feminina. Na existência de Conselhos Municipais Paritários, Braço do Norte apresentou 8 tipos de conselhos. Esse valor é 48,70% maior do que a média dos municípios de Santa Catarina. Na exis-

tência de Organizações Representativas da Sociedade Civil, o município apresenta seis tipos de organização, índice 18,34% maior que a média dos outros municípios. Para os indicadores de Participação Eleitoral e Participação Feminina Braço do Norte apresentou um indicador de 0,761 e 1,000, respectivamente. A variável compõe-se na Participação Eleitoral a variável Percentual de Participação nos Pleitos Eleitorais e na Participação Feminina a variável Percentual de Mulheres Vereadoras. O município apresentou 36,36% de mulheres eleitas em relação ao número total de assentos para vereadores, 165,21% a mais que a média dos municípios do estado.


12

Jornal A VOZ DO POVO

Geral

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Defesa Civil

Capivari de Baixo sediará a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil A região da Amurel tem dado uma demonstração de organização quando se trata da estruturação dos municípios quanto à preparação do atendimento preventivo e de urgência relacionados às catástrofes naturais. Nesse sentido deve acontecer a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil – 2ª CIMPDC, a ser realizada no município de Capivari de Baixo com o tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, como etapa preparatória da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. A 2ª CIMPDC terá como objetivos: I – Avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – 1ª CNDC; II – Promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil; III – Avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instru-

ria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio, Tubarão e também os Municípios de Garopaba e Paulo Lopes que fazem parte da Coordenadoria Regional de Proteção Defesa Civil da nossa região. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo, segundo o prefeito Moacir Rabelo, “estamos trabalhando com afinco nessa área, queremos resguardar a população capivariense das situações críticas geradas por catástrofes naturais, esse é o nosso principal objetivo.” A Conferência acontece no auditório principal da Tractebel no dia 26 de fevereiro a partir 13:30 horas. Diversos repreEquipe da Defesa Civil de Capivari de Baixo Boca, Tibica e o Coord. Regional Anderson Cardosol sentantes da sociedade mentos jurídicos e dema- tema Nacional de Protenal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Elna civil, assim como agenis dispositivos trazidos ção e Defesa Civil – Civil - CONPDEC. Fatima Pires de Olivei- te s público s, d e ve m pela Lei nº 12.608 de 10 SINPDEC. A 2ª CIMPDC ra. participar de uma de abril de 2012. VI – Fortalecer e será presidida pelo Está prevista a extensa programação I V – P r o p o r estabelecer formas de Coordenador Munici- participação de 20 muni- com palestras e debates princípios e diretrizes participação e controle pal de Capivari de bai- cípios: Armazém, Braço sobre o aprimoramento para a implementação social na formulação e xo, Onassis da Silva, de Norte, Capivari de da Proteção e Defesa da Política Nacional de implementação da Polícom a coordenação na Baixo, Grão-Pará, Gra- Civil nos âmbitos muniProteção e Defesa Civil; tica Nacional de Proteresponsabilidade da vatal, Imaruí, Imbituba, cipal e regional. V – Promover o ção e Defesa Civil, incluCoordenadora Munici- J a g u a r u n a , L a g u n a , fortalecimento do Sis- sive do Conselho Naciopal de Proteção e Defesa Pedras Grandes, Pesca-


Geral

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Jornal A VOZ DO POVO

13

O Povo tem Voz

Espaço reservado para o Povo... TABULEIRO 1. Cidadão Indignado: O morador do bairro São João ME, de Tubarão, João Adão Mendes, 60 anos, aposentado. "Estou aposentado desde 1998, desde então o poder aquisitivo do meu salário já caiu em 50%, é uma vergonha! Não temos a quem recorrer, é uma situação desesperadora, vamos morrendo dia a dia, vivemos no limite." 2. Na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores de Tubarão os moradores das comunidades do Fábio Silva e Cruzeiro aproveitaram para expressar através de uma faixa as dificuldades enfrentadas pela comunidade no dia a dia quanto a precariedade da infraestrutura. 3. Prejuízos sem precedentes: os congestionamentos já fazem parte da rotina de quem tem que transitar na BR 101 tanto no sentido sul-norte, como no sentido norte- sul do acesso á Laguna. A presidente da Petrobrás M. A. Foster tem dado pulinhos de alegria pelo consumo desnecessário de combustível que é gasto na travessia do deserto (quer dizer: dos engarrafamentos).

Por Marcelo Corrêa

Médicos Cubanos O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que 27 médicos cubanos abandonaram o Mais Médicos, programa federal que será bandeira de campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Desse total, o governo afirmou ter sido notificado nesta semana de três novas ausências – na semana passada, eram 22 desistências –, além dos já conhecidos casos de Ramona Rodriguez e Ortelio Jaime Guerra. Esses cinco casos são diferentes dos 22 contabilizados até então, porque eles não retornaram para Cuba. Atualmente, o Ministério da Saúde não tem um protocolo para definir prazos nem regras sobre o afastamento dos participantes do programa. Diante da debandada, o ministro Arthur Chioro disse que nesta quinta-feira serão publicadas no Diário Oficial da União as normas para definir o processo de desligamento. Também nesta quinta será divulgada a lista de 89 profissionais considerados faltosos. Caso eles não retornem aos postos, a pasta iniciará o processo de desligamento com a convocação de substitutos.

Caso Ramona O Ministério da Saúde também informou nesta terça o desligamento definitivo da médica cubana Ramona Rodriguez, que fugiu da cidade paraense de Pacajá no dia 1º deste mês e denunciou o contrato diferenciado firmado entre os profissionais cubanos. O afastamento será publicado no Diário Oficial da União desta quarta. Ramona teve concedido o pedido de refúgio provisório no país e começa a trabalhar nesta quarta na Associação Médica Brasileira (AMB). Além do salário diferenciado aos profissionais cubanos, Ramona denunciou que tinha de pedir autorização para supervisores cubanos para sair de casa. O ministro da Saúde rebateu as acusações: “Não me consta que nenhum profissional tenha restrição de ir e vir. Eu posso dizer porque me relaciono desde o início do programa com médicos que vão para onde querem. O que fazem depois que saem das unidades básicas compete a cada um deles. Posso dizer que na minha cidade eles iam a festas, estavam vivendo um processo de integração sem nenhum tipo de cerceamento”, afirmou Chioro. Sobre o salário reduzido aos cubanos, o ministro sinalizou que pode negociar com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) o aumento da remuneração.

Detido Caio Silva de Souza, o suspeito de acender e disparar o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, da Rede Bandeirantes, durante protesto no Rio de Janeiro, foi preso na madrugada desta quarta-feira. Ele foi detido em Feira de Santana, na Bahia, segundo informações do canal Globo News. Com prisão temporária decretada pela Justiça desde a noite de segunda-feira, Caio Silva de Souza foi localizado em uma pousada perto da rodoviária da cidade, que fica a 116 quilômetros da capital Salvador. A prisão foi feita por volta das 3 horas (2 horas na Bahia) pelo delegado Maurício Luciano, responsável pelo caso. Ele estava acompanhado pelo advogado Jonas Tadeu Nunes, defensor de Souza e do tatuador Fábio Raposo, que o reconheceu por fotografias e está preso no Rio de Janeiro. Em entrevista à Globo News, o delegado afirmou que o suspeito estava sozinho no quarto da pousada no momento da prisão, assustado e nervoso. "Com ajuda do advogado (Jonas Tadeu), ele se entregou. Não houve resistência".

Tudo Passa

Assessoria de Imprensa - Criações e Artes Visuais - Impressos Gráficos Rua Santa Lúcia, 378 - Capivari de Baixo/SC - (48) 3623-3548 / 9936-5810

Após uma série de rumores e idas e vindas nos últimos meses, agora é oficial: o namoro entre Bruna Marquezine e Neymar chegou ao fim. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da atriz ao site de VEJA. Nesta terça-feira, o jogador do Barcelona publicou uma foto em seu perfil no Instagram, exibindo a tatuagem no pescoço em que se lê a frase “Tudo passa”. Na legenda, um trecho da letra de Tá Escrito, hit do grupo de pagode Revelação: “Quem cultiva a semente do amor / Segue em frente, não se apavora / Se na vida encontrar dissabor / Vai saber esperar sua hora”. Bruna preferiu não se manifestar nas redes sociais, mas, assim como o jogador, apagou as fotos do casal de seu perfil do Instagram.


14 A Voz do Povo

Geral

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.

Horário de Verão

Neste Domingo (16) encerra o horário especial de Verão

À zero hora de domingo, 16, o Horário de Verão (HV) chega ao fim, e os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem atrasar o relógio em uma hora. Essa edição começou no dia 20 de outubro e teve duração de 119 dias. Seguindo a tendência dos últimos anos, até o fim do período o consumo em Santa Catarina deve cair 0,5% na área de concessão da Celesc, o que significa uma economia de 39,2 gigawatts/hora na vigência do HV. A redução da carga deve fechar em 4,8% (173 megawatts). A estimativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que o País economize cerca de R$ 400 milhões em carga de energia elétrica nos 11 estados participantes e no Distrito Federal. Os dados preliminares indicam economia similar à ocorrida no último

horário de verão. A redução de 173 megawatts equivale a 74,5% da carga demandada por Florianópolis ou 37% da carga de Joinville durante o período do HV. Em relação à redução no consumo, o valor representa aproximadamente o consumo de energia, durante o mesmo período, de um município como Araranguá, com 25.946 unidades consumidoras, ou 10,4% do consumo de Blumenau, com 131.111 UCs, ou ainda 35,6% do consumo de Lages, com 61.847 UCs. Com os dias mais longos, se reduz o consumo de energia e se aproveita mais a luz do sol durante o verão. A mudança de comportamento dos consumidores residenciais e o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associados ao atraso no início da iluminação

pública, acarretam uma diminuição na demanda máxima no horário de ponta de cada distribuidora de energia (entre 18h e 22h) e, por consequência, do Sistema Interligado Nacional (SIN), ao qual a Celesc está conectada. “Ou seja, temos uma demanda por energia melhor distribuída ao longo desse horário”, esclarece o engenheiro Gustavo Rocha, da Divisão de Mercado da Celesc. Para o consumidor final, as vantagens se traduzem com menores índices de aumento da tarifa, decorrência direta da postergação de investimentos para atender o acréscimo da demanda no horário de ponta e da economia com o dispêndio de combustível na geração térmica, o que também pode impactar na tarifa.


Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014.

Entrevista

Jornal A VOZ DO POVO

15

João Vânio Mendonça Cardoso, Presidente da CERGRAL


Jornal A VOZ DO POVO

Contracapa

Imagens

z do Povo A Vo

da

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014.

Semana Fotos: Divulgação / AVP

A jovem modelo fotográfica Isadora, 4 anos, de Florianópolis para Tubarão curtindo suas férias na casa dos tios Nivaldo e Fátima. Contato (48) 9929-3757.

Ao transitar pelo Vidal Ramos, centro de Tubarão, no final da tarde de terça-feira, 11, o motorista deste veículo foi surpreendido com a queda de um tronco de eucalipto do quarto andar da obra nas proximidades da sinaleira, o vidro traseiro ficou estilhaçado. Funcionários presentes no edifício em construção não apareceram para justificar o acidente. A polícia militar, foi acionada, mesmo assim ninguém apareceu, houve a confecção de um boletim de ocorrência.

Aniversariou no último dia 10 o pré candidato ao senado por Santa Catarina, Joares Ponticeli


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.