A Voz do Povo - Edição 243

Page 1

CASA DA CARNE Bovinos - Suínos - Aves GAME TABLET CELULAR CONTROLES SMARTPHONE

|48| 9631-6212 Joarez Rod. SC 487 (frente à Semacon) - Camacho - Jaguaruna/SC

|48| 3623-2316 Nessa Copa

NÃO TEM IMAGEM RUIM Rua Machado de Assis - Centro - Capivari de Baixo

Jor nal

Av. General Osvaldo Pinto da Veiga, 664 - Centro - Capivari de Baixo/SC

VOX POPULLI, VOX DEI

Ano X - n

o

243

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

É GRATIS, É DO POVO!

Armazém - Braço do Norte - Capivari de Baixo - Gravatal - Jaguaruna - Laguna - Pescaria Brava - Sangão - Treze de Maio - Tubarão

‘Quase’ tudo pronto para o início da Copa do Mundo Página 07 Metereologia

Defesa Civil alerta para mais chuvas na Sexta e Sábado

Artigo de Opinião por Professor Marcílio Alano

Parreira o Profeta do Calçadão Página 11

Página 12

Capivari de Baixo/SC

Gestores vistoriam o loteamento Jardim das Azaleias Página 05

Especial

Tabelão da Copa e muitas curiosidades...

Página 08


02 Jornal A VOZ DO POVO

Editorial

Direto da Redação jornalavp@yahoo.com.br

E a bola rola... Olá caros leitores do jornal semanal mais querido (talvez o mais lido também) da Amurel. É com grande regozijo que lançamos mais uma edição deste nobre veículo das massas. O assunto não poderia render mais debates, falaremos da polêmica Copa do Mundo de Futebol, que tem sua abertura oficial nesta Quinta (12) a partir das 17 horas com a partida entre Brasil e Croácia, no inacabado, mas já pago com nosso dinheiro, Itaquerão. Pela primeira vez na história do torneio a competição vai se realizar com estádio improvisado. Com arquibancadas provisórias e com a grande maioria das obras de infraestrutura em andamento. Não consigo aceitar o fato de uma seleção desembarcar em um aeroporto fechado, em reformas. É inadmissível que um país com a economia que tem o Brasil, com o potencial de investimentos e com a capacidade de atrair investidores que tem, consiga fazer ainda mais feio que a desmilinguida e praticamente falida Africa do Sul. É inaceitável um país com um sistema de saúde pífio, educação ruim, distribuição de renda injusta, segurança instável, saneamento precário, estradas e vias intransitáveis, transporte público insatisfatório, crescimento desordenado, desmatamento incontrolável, entre tantos outros problemas, dispender mais de R$ 12 bilhões para receber um evento de 30 dias. E isso vai ficando ainda pior quando vemos onde foi investido o dinheiro. As obras que deveriam dar suporte para a logística do evento em questão, nem ficarão prontas a tempo de serem usadas (como os R$ 72 milhões que foram gastos no porto de Natal/RN que não será utilizado por conta de uma ponte inacabada que não lhe permite acesso). Mas, de fato a Copa vai começar, então vamos fingir que nada disso está acontecendo e vamos torcer pelos meninos do Brasil, rumo ao HEXA! Boa leitura e excelente semana a todos.

As Tiras de Maurício Nunes vulgonunes.blogspot.com

Altruísmo

A VOZ DO POVO THAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22 Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos e Marcelo Correia / Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller / Tiragem: 2.000 exemplares / N° de páginas: 16 a 20 / Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Laguna, Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, e Gravatal. Colaboradores: Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Léo Rosa de Andrade, Marcelo Correia, Haydée F. V. Moura, J. Paiva Netto. Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: jornalavp@yahoo.com.br Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SC OBS: Cada artigo ou texto de opinião é de responsabilidade de seu autor

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

A Voz do Polvo!

O POLVO anda preocupado com a reação da população brasileira com relação à Copa do Mundo 2014. No portal do governo federal, para a divulgação do evento, foi publicada uma arte que retrata como as coisas devem acontecer, com os brasileiros vibrando com os jogos e torcendo pelo Brasil. Mas o POLVO anda cansado dessa ladainha de festa e quer saber porque as compras do mercado dobraram o valor de um ano pra cá, e a inflação anunciada é de 5 a 10%. Será que já estamos pagando por essa festa toda?


Opinião

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Espaço reservado para a ‘massa’...

Jornal A VOZ DO POVO

03

CEI das Águas em Capivari de Baixo Fotos e Entrevista: Marcelo Corrêa / AVP

O que precisa melhorar em Capivari de Baixo para elevar a qualidade de vida da população? “Falta tudo! A prefeitura tem feito muito pouco nas áreas básicas, como saúde, educação e segurança por exemplo, por isso precisa melhorar a administração do município.”

Crescêncio Duarte – Aposentado “Tenho ouvido vários relatos de pessoas reclamando sobre a precariedade do atendimento na área da saúde, graças a Deus ainda não precisei! Mas a qualidade de vida está comprometida sem o P.A. 24 horas.”

Ivo Furlan – Sapateiro “Eu me pergunto sobre as dificuldades de quem precisa de atendimento médico de emergência durante a noite em Capivari de Baixo, e não tem onde recorrer, é desumano, a população merece ser respeitada. A prefeitura precisa garantir o direito de um atendimento digno ao cidadão.”

Toninho Dedé – Empresário

Os membros da Comissão Especial de Inquérito - CEI, da Câmara Municipal de Capivari de Baixo, objetivando verificar a situação da água no município, prosseguem com os trabalhos, analisando todos os fatos e documentos desde o início da municipalização da água.

Levantamento de Obstáculos no Aeroporto Regional Oficiais do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) realizam o levantamento topográfico de obstáculos no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. De acordo com o gerente de navegação da RDL Aeroportos, Pedro Luiz Machado de Machado, este processo faz parte das etapas finais para o pleno funcionamento do aeroporto. “A visita faz parte do processo de homologação para voos por instrumento, isso vai oferecer uma segurança maior aos voos regulares que poderão operar sem restrições em Jaguaruna”, destaca Pedro. O capitão Lino Lorenzoni, da subdivisão de aeródromos do Cindacta II, acompanha a equipe do ICA e ressalta que o trabalho é fundamental para que as aeronaves possam efetuar os procedimentos de descida com segurança.

Entrega dos cobertores do Passeio Ciclístico A Prefeitura de Capivari de Baixo entregou quarta-feira (11) a maior parte dos mais de 100 cobertores arrecadados durante o passeio ciclístico no último dia 18 de maio. O coordenador da campanha Wagner Zopelaro pediu às pessoas contempladas para que valorizem o donativo. “Os cobertores que vocês estão recebendo não são simples pedaços de pano. Quem doou, fez com amor, então valorizem esse cobertor e pensem que quem deu o fez com carinho, pensando em quem precisa mais do que ele", disse.

Ponte de Congonhas O governador Raimundo Colombo estará novamente na região para assinar ordens de serviço. Desta vez estará no Sábado dia 14 no Salão Paroquial de Congonhas em Tubarão para assinar a ordem de serviço da obra da ponte que liga a comunidade ao município de Jaguaruna. A solenidade acontecerá as 16:30h.

Segundo Turno á vista para presidente A eleição presidencial está caminhando rapidamente para ser decidida apenas no segundo turno, a julgar pelos progressivos índices de rejeição popular à presidente Dilma Rousseff e pelo crescimento dos candidatos oposicionistas na preferência do eleitorado, particularmente o senador Aécio Neves, o principal nome da oposição. A mais nova manifestação de descontentamento da sociedade foi revelada por pesquisa divulgada pelo Ibope. Segundo a pesquisa, Dilma oscilou negativamente em relação ao último levantamento, saindo de 37% das intenções de voto em abril para 40% em maio e voltou a 38% em junho, enquanto Aécio Neves saiu de 14% em abril para 20% em maio e agora alcança 22%. O précandidato do PSB, Eduardo Campos, soma 13% ante 11% em maio e 6% em abril.

Unisul lança curso para setor supermercadista A Unisul Virtual lança o curso superior de complementação de estudos em Gestão de Supermercados. Este curso foi pensado visando as necessidades e desafios diários dos profissionais da área supermercadista. Desde proprietários, até gerentes e responsáveis por áreas mais técnicas, como segurança alimentar e legislação sanitária. O curso é fruto de uma parceira com a Associação Catarinense de Supermercados, a Acats.


Tubarão/SC

Saúde

HNSC realizará o Dia D da Oncologia O Hospital Nossa Senhora da Conceição prepara o ‘Dia D da Oncologia’. O evento irá ocorrer no dia 20 de junho, das 8 às 18 horas. A iniciativa visa oferecer aos pacientes que aguardam atendimento consultas e avaliações através de uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, entre outros. Além do atendimento em diversas áreas, um profissional da 20ª Regional de Saúde estará à disposição destes paci-acontece na Praça Sete de Setembro Evento entes, para agendamento e autorização de exames. Ao mesmo tempo produtos de higiene pes- rar, as doações poderão em que esta ação social é soal, que serão distribuí- ser entregues diretamente planejada, a direção do dos aos pacientes de acor- na recepção da direção do HNSC também lança uma do com avaliação do Ser- hospital, até o dia 20 de campanha para arrecada- viço Social da instituição. junho. ção de cestas básicas e Para quem quiser colabo-

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Saneamento Básico

Tubarão Saneamento instala um ‘macromedidor’ modernizando o sistema Uma modernização no sistema de abastecimento de água da Tubarão Saneamento vai garantir que a Concessionária mantenha a gestão eficiente do controle de perdas do volume de água captado, produzido e distribuído no município. A ação será realizada nesta quintafeira (12), e consiste na instalação de um

macromedidor, equipamento que se assemelha a um hidrômetro residencial comum, porém em maior proporção. “O macromedidor mede o volume consumido para uma grande região”, explica o diretor operacional Antonio Hercules Neto. Durante a execução do serviço, o abastecimento será interrompido nos bairros Cruzeiro, parte alta do Fábio Silva e parte alta do Monte Cas-

telo, das 5 às 20 horas. A Concessionária recomenda que o usuário feche o registro do cavalete, às 23 horas de quarta-feira (11), e abra a partir das 23 horas de quinta-feira (12). O diretor destaca que, com a instalação do equipamento, a empresa terá uma gestão ainda mais eficiente do controle de perdas.

Serviços Essenciais

Horários especiais em função da Copa do Mundo

Divulgação / AVP

04 Jornal A VOZ DO POVO

Em função dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014, repartições públicas, comércio e bancos funcionarão em horários especiais. Estes locais terão os expedientes de trabalho alterados para que os funcionários possam torcer pela Seleção Brasileira que entrará em campo nesta quinta-feira (12), e também nos dias 17 e 23 deste mês. O expediente nas repartições públicas municipais será das 7 às 13 horas. O horário não se aplica aos serviços considerados essenciais, como ambulâncias, manutenção de semáforos, Guarda Municipal e

vigilância, que seguirão horários próprios estabelecidos pelo secretário da pasta. Os bancos também farão horários especiais em dias de partidas da Seleção Brasileira. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras atenderão ao público das 8h30 às 12h30. A mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos foi autorizado pelo Banco Central, desde que seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) comunicou que o comércio também funcionará em horários modificados. A orientação é de

que os lojistas liberem os funcionários 30 minutos antes das partidas, permanecendo com o comércio fechado. O Farol Shopping ficará aberto em horário normal, sendo que algumas lojas farão intervalos opcionais de 30 minutos, antes e após as partidas. As empresas de transporte públicos municipais realizarão horários normais em dias de jogos da Seleção Brasileira, com exceção da empresa Transgeraldo. Os ônibus do transporte coletivo realizarão horários especiais nas margens esquerda e direita do município.

Dr. Cleberson José Garcia Diretor Técnico - Médico CRM 7252

Contato: 48 3628-2919 Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC psicomedclinica@hotmail.com


A VOZ DO POVO 05

Capivari de Baixo/SC

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Infraestrutura

O canteiro de obras do Loteamento Jardim das Azaleias impressiona pela agilidade dos trabalhos. Quem passa pelo local, pode identificar a qualidade do empreendimento, que já ganha forma no município de Capivari de Baixo. Nesta quarta-feira (11), os gestores da Habitare Participações, empresa responsável pelo loteamento, vistoriaram as obras e comemoraram os resultados. Localizado no bairro Santa Lúcia, o loteamento, com 123 lotes, tem o propósito de oferecer aos futuros clientes, moradia de qualidade. O projeto que será colocado no mercado imobiliário de Capivari de Baixo tem caracterís-

Divulgação / AVP

Gestores do Loteamento Jardim das Azaleias vistoriam obras

Loteamento fica entre o Parque Ambiental Tractebel e a Gruta N. Sra. da Saúde ticas inovadoras, e diferencia-se dos empreendimentos similares disponíveis no mercado do município, por ofere-

cer infraestrutura completa. Para o superintendente da Habitare Participações, Jaime

Ramos, mesmo com a instabilidade do tempo, o ritmo dos trabalhos atendem ao cronograma da equipe de engenharia, o

que também é motivo de comemoração. “Estamos ansiosos para lançar a primeira etapa do Loteamento Jardim das Azalei-

as. A visita nos deixou ainda mais satisfeitos porque a celeridade nas obras vai proporcionar que a entrega seja antecipada”. Segundo o superintendente, o loteamento oferece a certeza para quem investe, de que poderá construir seu imóvel imediatamente, já que a pavimentação asfáltica, rede de esgoto, iluminação e, inclusive, o paisagismo, já estarão concluídos. E ainda, o plano de zoneamento que determina o que poderá ser edificado em cada espaço, evitando conflitos entre residências e imóveis comerciais. A comercialização dos lotes será de responsabilidade da Imobiliária Vendelar.

Cultura

Iniciado mutirão de pintura das vias

MBC

Pinturas vão reacender as sinalizações nas vias públicas A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras começou na manhã de terça-feira (10) a fazer pinturas de sinalização de trânsito na Avenida Nereu Ramos. Nos próximos dias os profissio-

nais trabalharão em outras vias do município. Entre os serviços estão: pintura de faixas de pedestres, de faixas amarelas que indicam que no local é proibido estacionar e pintura de

meio fio. “Esses serviços visam promover maior segurança e melhores condições de tráfego às pessoas e automóveis nas ruas e avenidas da nossa cidade”, destacou o secretário Atamir Alves.

Engenharia Elétrica 48.3623-5472 jphiluminacaopublica@hotmail.com jpheletronica@hotmail.com

Rua João Rodrigues Martins, 114 - Centro Capivari de Baixo - SC - Cep:88745-000


06

Jaguaruna/SC

Jornal A VOZ DO POVO

Assistência Social

Sessão Extraordinária

Câmara de Vereadores realiza Sessão Extraordinária alusiva ao Mundial Dia do Meio Ambiente

Assessoria PMJ / Divulgação / AVP

Novo veículo vai atender famílias da Secretaria de Assistência Social

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

O veículo é proveniente de recursos do Governo Federal O prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, recebeu na manhã desta terça-feira o veículo Palio Fire 0 Km que vai atender a Secretaria de Assistência Social do município. “Esse veículo é importante porque dará um suporte maior para secretaria que vai atender todas as famílias que precisam”, ressalta o prefeito. O veículo foi

adquirido com recursos Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família, através do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal. Segundo a secretária da pasta, Valéria França Pereira, o município recebe uma quantia mensal através do IGD, e com esses valores foi possível adquirir o veículo. “A nossa prioridade era um

segundo veículo. Economizamos um ano e meio para ter o veículo agora temos dois, o que vai facilitar o e melhorar o atendimento as famílias”, afirma. A entrega do veículo foi em frente a prefeitura com a presença do prefeito da secretária e da diretora de Assistência Social, Arlete Rosa Medeiros.

A Câmara de Vereadores de Jaguaruna realizou na noite de quinta feira(05) nas dependências do centro Comunitário Maria Cândida, uma sessão especial com a presença maciça dos vereadores e um grande número de presentes, entre os quais, alunos e diretores das Escolas Municipais, além de representantes de associações de moradores e clubes de serviços de Jaguaruna e entidades governamentais e não governamentais.

O Presidente da Câmara, Geraldo José Garcia, abriu os trabalhos dando as boas vindas a toda as autoridades e convidados presentes, e em seguida passou a palavra ao Prefeito Municipal Luiz Napoli que também fez menção a data que comemora o dia municipal do meio ambiente, em seguida foi a vez do Vereador José Gonçalves Guimarães, o proponente da sessão extraordinária, dar as boa vindas a todos os presentes e falar do verdadeiro significado do evento .Após a composição da mesa e as

apresentações teve início a palestra alusiva ao dia municipal meio ambiente com o professor Doutor Vladilen dos Santos Villar que possui um vasto currículo na área ambiental. Após a explanação do palestrante deixou aberto um espaço para perguntas dos participantes que foram respondidas pelo professor finalizando o evento deixando a todos um grande conhecimento sobre o tema escolhido e data que foi comemorada.

ESTADO DE SANTA CATARINA SAMAE - SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO AVISO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO N.º 009/2014 PREGÃO PRESENCIAL N.º 003/2014/PR O Diretor do SAMAE de Jaguaruna - SC, torna público para o conhecimento de quem possa interessar que às 10:00 horas do dia 27/06/2014, no Setor de Contabilidade do SAMAE, situado na Rua Laguna, 235 - Centro de Jaguaruna - SC, estará realizando o Pregão Presencial nº 003/2014/PR, do tipo Menor Preço Por Item, cujo o objetivo é a CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE TUBOS DE PVC, PARA USO NA MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DE REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO SAMAE DE JAGUARUNA/SC, SENDO QUE AS ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS, QUANTIDADES E PREÇOS MÁXIMOS ESTÃO CONTIDOS DO ANEXO II, DO EDITAL. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (48)3624-0089, na sede do SAMAE no período das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 horas, ou pelo email: samaejg@brturbo.com.br. Jaguaruna(SC), 06 de Junho de 2014 Alexandre Rodrigues Martins Diretor do SAMAE


A VOZ DO POVO 07

Especial Copa do Mundo 2014

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Copa do Mundo Fifa 2014

No dia 30 de outubro de 2007 o Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014. As autoridades brasileiras comemoraram muito a escolha e o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, assegurou que tudo estaria pronto para a grande festa do futebol mundial. Quase sete anos se passaram e o torneio começa nesta quintafeira (12), com o jogo entre a Seleção Brasileira e a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Porém, o clima ainda não é de festa. Isso porque as incertezas sobre falhas na organização e temores de violentos protestos, semelhantes aos vistos na Copa das Confederações do ano passado, tiram um pouco do brilho do encontro entre a Copa do Mundo e o País do Futebol.

Divulgação / AVP

Tudo ‘quase’ pronto para a abertura da Copa do Mundo no Brasil

A ‘inacabada’ Arena Corinthians será o palco de abertura do Evento "Não tenho dúvidas de que esse encontro será um grande sucesso, uma grande festa. O torcedor brasileiro sabe o que representa ter uma Copa do Mundo em seu

país e vai corresponder ao que se espera deste alegre povo", disse Joseph Blatter, presidente da Fifa. O otimismo de Blatter contrasta com o

clima das ruas. Em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, palco da grande decisão, encontrar ruas pintadas não chega a ser uma tarefa fácil, algo pouco comum

Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo/SC Av. GENERAL MENDONÇA LIMA - 400 - ED. VER. ROBERTO PEDRO PRUDÊNCIO - FONE: |48| 3623-1599 CEP 88745-000 - CENTRO - CAPIVARI DE BAIXO - SANTA CATARINA

Sessão Ordinária de 09/06/2014 VER. AILTON BITENCOURT – PSD Requerimento Ao Prefeito Municipal, solicitando: Explicações de como estão sendo realizados os atendimentos de urgência e emergência com ambulância de socorro aos acamados do nosso município: Qual setor responsável por este atendimento? Especificar o nome do funcionário responsável? Se existe um numero de telefone para esta solicitação de emergência? Justificativa: Houve reclamação que a população esta desprovida deste atendimento e que o setor de transportes não tem realizado estes serviços às pessoas que tem procurado, devido as suas diversas necessidades.

Requerimento: Ao Prefeito Municipal, solicitando: A possibilidade de fazer duas lombadas no cruzamento da Rua Manoel Pedro Flor sentido Norte e na Manoel Pedro Flor sentido Sul com a Avenida Salvador Joaquim Nunes até o desnível do trilho.

VER. FERNANDO OLIVEIRA DA SILVA – PMDB

Requerimento Ao Prefeito Municipal, solicitando: Que realize estudos no sentido de regularizar os imóveis que ainda não estiverem legalizados (escriturados) em todo Bairro Três de Maio. Faço este requerimento, devido à procura dos moradores ao Nobre Vereador aqui citado, pois muitos querem fazer financiamentos e o critério para conseguir o empréstimo são que os imóveis estejam legalizados (escrituras), pede-se em regime de urgência. Que requeira ao setor competente, a possibilidade de implantar escola de ensino fundamental (1ª a 4 ª serie) no Bairro Três de Maio. Justifica-se o requerimento devido o deslocamento das crianças, sendo que os mesmos tendem a deslocar-se aos bairros vizinhos, VER. ARLEIS FLÁVIO NUNES RIBEIRO – PV Centro e Vila Flor e, com uma escola no Bairro diminuiria também, os gastos com transporte público. Requerimento: Ao Prefeito Municipal, solicitando: Que requeira ao setor competente, a possibilidade de construir ou até mesmo A Vossa Excelência junto ao setor competente, a realização de manutenção e reparos nos alugar uma sala comercial para implantar uma creche e um posto de saúde, no final da Rua Elias brinquedos instalados na Praça Jacó Locks. Assim como também nas demais praças do município. A referida praça é freqüentada por várias pessoas todos os dias e encontra-se Maciel, Bairro Três de Maio, próximo ao carvão. com alguns brinquedos danificados, o que pode ocasionar algum tipo de acidente no local, Estudos para asfaltar e fazer saneamento básico na Rua Doracy de Medeiros Paes, no Bairro Três de Maio. A Rua encontra-se com muitos buracos e poeira, ficando intransitável, gerando assim grandes riscos para seus frequentadores, que em sua maioria são principalmente em dias de chuva. crianças.

VER. ELTO AGUIAR RAMOS – PDT Requerimento: Ao Presidente da Câmara, solicitando: Que envie ofício ao Senhor José Fernandes de Oliveira, mais conhecido como Padre Zezinho, cumprimentando-o, parabenizando-o, e desejando-o paz, luz e muita saúde. Padre Zezinho comemorou mais um ano de vida no dia de ontem, 08 de junho, sendo merecedor não só de cumprimentos e homenagens, mas principalmente de reconhecimento e agradecimento, por tudo que fez pela religião, pela família, pelo coração, pelo amor, pela paz, pela espiritualidade e pelo povo de Deus. Parabéns e muito, muito obrigado, pelas bênçãos e tempo nos dedicado! O povo, Capivari de Baixo/SC, o Brasil e Deus o abençoam! O envio de ofício cumprimentando e parabenizando JOÃO DA CRUZ, o popular “Dão”, pela conquista de medalha de ouro na modalidade bocha no PARAJASC, realizado no final do mês de Maio em Chapecó/SC. João da Cruz é um exemplo de ser humano, de desportista, de cidadão e exemplo de vida. Parabéns! Ao Prefeito Municipal, solicitando: A instalação de placas de sinalização e redutores de velocidade na Rua João Goulart, principalmente no trecho que inicia na Rua Manoel Pedro Flor até o entroncamento com a Av. Machado de Assis, a pedido dos moradores, que elaboraram um abaixo assinado. Os moradores argumentam que os motoristas conduzem seus veículos em alta velocidade, muitas vezes excedendo a marca dos 80km/h, aumentando as chances de acidentes graves. Para ressaltar a importância da tomada de providências urgentes, destaca-se que em determinado dia, por volta das 19h00min, fora observada a passagem de aproximadamente 42 (quarenta e dois) veículos por minuto, naquele trecho.

VER. EDISON CARDOSO DUARTE – PDT

VER. JEAN CORREA RODRIGUES – PSDB Requerimento: Ao Prefeito Municipal, solicitando: A V. Exª. e extensivo a Direção das águas Capivari, para que tome providencia urgente devido a um buraco na Rua Laercio José Clarin (Rua situada a área Industrial de Capivari de Baixo). Justifica-se este requerimento devido às águas de Capivari ter feito a manutenção e deixado entulhos na rua, podendo causar acidente.

VER. JOSÉ NAZARENO CORRÊA - PT Requerimento: Ao Prefeito Municipal, solicitando: Informações detalhadas dos contratos de locação de automóveis no valor de R$ 309.583,36 (trezentos e nove mil, quinhentos e oitenta e três reais e trinta e seis centavos), e R$ 82.083,95 (oitenta e dois mil e oitenta e três centavos), entre o Executivo e a empresa Guia Locadora de Veículos Ltda., assinado em 05 de março de 2014, quanto aos seguintes itens: Cópia dos referidos contratos: Quais das partes terá a responsabilidade pelos gastos com óleos lubrificantes, mão de obra, peças de reposição e acessórios dos veículos locados; e Se os veículos, objeto dos contatos de locação, estão cobertos por seguro contra terceiros e danos matérias. Ao Presidente da Câmara, solicitando: O envio de ofício ao senhor Edson Souza de Oliveira, Presidente do Rotary Clube de Capivari de Baixo, parabenizando-o pela organização da XVI Conferência Distrital do Rotary Clube, ocorrida no Teatro do Centro de Cultura e Sustentabilidade do Parque Ambiental da Tractebel, entre os dias 06 a 08 passados. Importante destacar que a Conferência Distrital, mesmo com a extensa programação de trabalho, contou com várias atividades culturais, dentre elas as oportunizadas

se compararmos a edições anteriores. A l g umas FanFestas, eventos populares organizados pela Fifa, foram cancelados e no exterior turistas acusaram o golpe das

imagens que correram o mundo no ano passado, durante a Copa das Confederações. Apesar disso, os ingressos foram vendidos em sua maioria. Parte dos protestos da população se referem ao legado que a Copa vai deixar. Outros criticam a falta de investimento em setores importantes, como saúde e educação. A resposta do Governo Federal, por meio de números, foi desanimadora. No mês passado foi anunciado que o país gastou 25,6 bilhões de reais em obras para o torneio, entre obras de estádios e infraestrutura. Deste valor, 83,6% saíram dos cofres públicos, sendo que apenas 4,2 bilhões de reais são da iniciativa privada.




Festa de

São João Batista

e do Sagrado Coração de Jesus Dias 21, 22, 23 e 24 de Junho de 2014 Capivari de Baixo/SC

Programação: 21/06 - Sábado  18:30h - Transladação das imagens de S. J. Batista e do Sagrado Coração de Jesus, saindo da Igreja de Três de Maio até a Igreja Matriz, com bênção dos carros.  19:30h - Missa da Unidade com todas as Comunidades.  21:00h - Apresentação Cultural com o Grupo Energia e a Banda Mensageiros de Cristo de Araranguá. 22/06 - Domingo  08:00h- Missa e Batizados  12:00h- Almoço festivo  19:30h- Missa e apresentações culturais com a Banda Santa Cecília e a Banda Tons de Deus de Imbituba.

23/06 - Segunda-feira  19:30- Missa com bençãos, queima da fogueira de S. João e apresentação culturais com a Banda Unidos em Cristo de Gravatal. 24/06 - Terça-feira  19:30- Missa festiva, sorteio da rifa e apresentação cultural com a banda Atos II

Apoio Divulgação:

|48| 3623-2316


Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Pela Amurel

Comunicação

Divulgação / AVP

2ª Insônia Produtiva agita cursos de Comunicação

Flyer de divulgação e convite exibido no Facebook dos Cursos de Comunicação Social da Unisul A segunda edição da Insônia Produtiva, competição promovida entre os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, promete esquentar a madrugada desta sexta-feira, 13/6 Na noite da próxima sexta-feira, 13/6, acontece a segunda Insônia Produtiva, gincana dos cursos de Comunicação Social do campus Tubarão. A ideia surgiu no ano passado por iniciativa de alunos do atual sétimo semestre de Publicidade e Propaganda, que perceberam a necessidade de um evento que integrasse os estudantes e os colocasse em contato com a prática da profissão. A disputa, que já foi sucesso em sua primeira edição, volta este ano com a participação de

seis equipes. A proposta é reunir os participantes nas salas do Cettal logo após as aulas do período noturno, e estender as atividades madrugada adentro. Todas as equipes receberão um mesmo briefing e, a partir dele, simularão a realidade de uma agência de comunicação, realizando os desafios propostos pela organização do evento. No início da manhã de sábado os grupos apresentarão seus projetos para o júri, composto de profissionais de Jornalismo e Publicidade da região. Para o coordenador dos cursos de Comunicação Social, Mario Abel Bressan Junior, a Insônia Produtiva é uma ótima oportunidade para

que os alunos conheçam a realidade com a qual conviverão no trabalho, já que é uma simulação bastante realista. “Também é importante que os alunos aprendam a se engajar, trabalhar em equipe e lidar com prazos e pressão”, destaca o professor. Ao fim da competição, as quatro categorias mais pontuadas de cada curso serão premiadas com troféus. A equipe que obtiver o maior número total de pontos será nomeada “o melhor time de comunicação”, sendo que cada participante ganhará como prêmio uma diária no Hotel Rossomã, na praia do Rosa, e uma vaga nos cursos de Ilustração Digital, After Effects ou InDesign.

Jornal A VOZ DO POVO

11

Artigo de Opinião por Professor Marcílio Alano

Parreira o Profeta do Calçadão Há um velho ditado, com fundamento bíblico que diz: ‘’não julgues para não seres julgado” e na vida, sempre encontramos exemplos claros, aos quais podemos adaptar essa máxima. Pois muito bem! Dito isso, vamos ao nosso personagem dessa semana: Carlos Albert Parreira. Quem é ele? Mais um dos muitos que perambulam pelas ruas de Tubarão. Quando jovem, era operador de áudio na Rádio Tabajara. Sempre brincalhão, era sonoplasta muito eficiente, mas um tanto irresponsável. Hoje, na rua, é um dos que abordam as pessoas pedindo ajuda, que brinca com as crianças ou aborda os transeuntes pedindo uma moeda. Quando está sob efeito alcoólico, faz suas profecias no calçadão, diz frases sem lógica, raciocínios exacerbados sobre a vida, abordagens irracionais... Alguns diriam: Mas ele é anormal e deveria estar num sanatório. Talvez, mas nem mesmo o Parreira não tem a mínima noção, nem culpa de seus atos. É considerado jovem ainda para os padrões cronológicos e estéticos. Tem mais ou menos 40 anos, não apresenta nenhuma deficiência física. Outros diriam: é um preguiçoso que fica apenas na bebida, ganha algumas moedas e vai para o boteco mais próximo. Se é verdade ou mentira, não cabe a nós, membros da parcela considerada “normal” apresentar qualquer parecer sobre o personagem em questão, afinal, quem somos nós para julgá-lo? Alguém, por acaso conhece as causas que o fizeram se entregar às bebidas, às drogas, à rua... ? Alguém conhece seus vínculos familiares, suas origens? Não importa o que fez, o que faz. Só o que se sabe é que seu presente é cruel. Dorme nas ruas, jogado à sarjeta. É mais um ser humano tubaronense, cuja carência está estampada em sua fisionomia. Precisa de ajuda, mas, não de uma doação material. Precisa sim de uma atenção especial dos órgãos competentes. Para ele e tantos outros que precisam de um direcionamento para sua vida. Onde estão os programas de Assistência Social de nossa cidade? Alguns poderiam responder: Mas, são muitos andarilhos e pouca verba, pouco pessoal capacitado, não há locais, não há isso, não há aquilo... O que há, na realidade, é falta de vontade política para minimizar esses pobres miseráveis, pessoas jogadas à margem da sociedade. Pessoas que a própria sociedade os discriminam. Parreira não é um bandido, nem um tarado, muito menos um corrupto que desvia dinheiro público. É alguém que, por motivos diversos, desacreditou a própria perspectiva de vida. Se tem algum descontrole psíquico-emocional, se é um maníaco, não importa, nem devemos dar crédito às suas profecias, frases com ou sem sentido que pronuncia em alta voz no calçadão. A questão básica é: Quem poderá julgá-lo? Atirem a primeira pedra! Quem se habilita condenar ou absolver o Parreira dos seus tropeços que deu na vida ou de suas profecias ? Deixo a resposta com o leitor!


12

Jornal A VOZ DO POVO

Pelo Estado

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Metereologia

O Bêbado e o Candidato Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Luiz Henrique da Silveira Senador da República

James Tavares / Secom SC / Divulgação / AVP

Tenho muitas estórias a contar das 24 campanhas eleitorais de que participei, ao longo de meus 44 anos de vida pública. Quando eu deixar a atividade política, quero resumi-las num livro, que, sem dúvida, vai exaltar a inteligência e a criatividade do nosso povo. Neste início de inverno, vou contar a do bêbado, que me abordou, depois de uma reunião com o povo do Jativoca (um bairro distante e carente de Joinville, a uns dez quilômetros do centro da Cidade). Era uma noite fria e chuvosa. Saí de casa com a certeza de que a reunião, marcada no galpão da Igreja católica, seria cancelada. Eu era candidato (pela segunda vez) a Prefeito. Mesmo que não houvesse alguém me esperando, eu tinha a obrigação de ir até lá. Naquela noite (embora estivesse em terceiro lugar, nas pesquisas de opinião pública) senti que iria ganhar a eleição. Encontrei umas trezentas pessoas entusiasmadas, entupindo o pequeno salão paroquial. Fui recebido por crianças descalças, mulheres com filhos recémnascidos no colo, operários de chinelo de dedo. Aquela gente humilde me abraçava calorosamente, pedindo que voltasse à Prefeitura. O que me provocou emoção é que povo do Jativoca desconheceu a chuva. Não reconheceu o frio. O que aconteceu, ali, é o que mais a gratifica a gente na atividade política. Recebi, naquela noite, o que mais afaga o âmago do homem público: um show de confiança, entusiasmo e calor humano. Ao final do comício, já por volta das 23 horas quando eu me despedia das últimas pessoas, um bêbado, velho conhecido, aproximou-se de mim e gritou: - Careca! Tu vais me levar em casa! Eu chamei o Manoel Mendonça, que coordenou as minhas campanhas, e lhe pedi que arranjasse algum companheiro que lhe desse uma carona. Ele, então vociferou: - negativo, Careca! Você não quer levar meu voto!? Então, me leva em casa! Entrando no meu carro, ele o “pesteou” com a inhaca, o mau cheiro de quem não toma banho há bastante tempo e o forte bafo de cachaça. Perguntei-lhe: - Onde é a sua casa? - Não esquenta, careca. Vai levando (descobri, depois, que ele morava no Jardim Paraíso, a uns quinze quilômetros dali). Durante o trajeto, mandou que eu entrasse num outro bairro (a Comasa do Boa Vista) e parasse de fronte ao posto policial. Desembarcou, entrou e já voltou correndo do cabo da Polícia Militar, que vinha “voando” atrás dele. Antes que o pegasse, o bêbado conseguiu sentar, de novo, ao meu lado. O policial veio com tudo para arrancá-lo, à força, do meu carro. O bêbado abriu a janela e disse, irônica e triunfalmente: - Olha aqui, seu Cabo! Veja com quem é que eu ando! Mais tarde, eu soube que o cabo era desafeto do bêbado.Já o havia prendido várias vezes...

Defesa Civil alerta para mais chuvas Sexta e Sábado

Residencia tomada pelas águas da chuva em Rio Negrinho Entre sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, volta a chover em Santa Catarina, por influência de uma nova frente fria que avança pelo Sul do Brasil. No momento, os acumulados de chuva esperados são menores em relação ao fim

de semana passado. Porém, em alguns momentos a intensidade da chuva pode ser forte a moderada, especialmente do Oeste ao Planalto Sul. Como o nível dos rios ainda está elevado e diminuindo lentamente,

qualquer quantidade de chuva é preocupante. Além dos alagamentos, técnicos da Defesa Civil alertam também para a possibilidade de deslizamentos de terra, já que o solo está encharcado.


Geral

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Jornal A VOZ DO POVO

13

Comércio Varejista

Camisa da Seleção vira opção de TABULEIRO presente nesse dia dos namorados

Por Marcelo Corrêa

Descontentes em ação

Uma das alternativas encontradas pelos namorados nesse 12 de junho, dia de abertura da Copa do Mundo e Dia dos Namorados, foi assistir o jogo à tarde e comemorar a dois à noite. Sem esquecer, é claro, de um bom presente. Outro dado bastante importante é a escolha do presente e para a empresária do ramo esportivo Tatiane Dornelles, a camisa da Seleção Brasileira tem sido um dos itens mais procurados para presentear o amado ou amada, “ As vendas aumentaram naturalmente por causa da Copa, mas os pedidos de embrulho e cartões de amor que acompanham o presente tem nos surpreendido, ao questionarmos os cliente confirmam se tratar do presen-

Camisa da Seleção é opção de presente te do dia dos namorados'. Uma boa opção para a data são os barzinhos temáticos que oferecem uma programação específica para a copa e para os casais unido as duas paixões, como é o caso do estabelecimento Na Banca AnaGabi, em

Capivari de Baixo que oferecerá um brinde especial para os namorados e terá diversas promoções durante o jogo que será exibido em telão.

Além da possibilidade do início de uma nova greve do Metrô, uma manifestação promete tumultuar São Paulo nesta quinta-feira (12), abertura da Copa na Arena Corinthians. O protesto chamado "Grande Ato 12 de Junho Não Vai Ter Copa!" pretende sair da Estação Carrão do Metrô e seguir para o Itaquerão, palco da estreia do Brasil no mundial. A concentração está programada para começar às 10h. Até as 12h desta quarta-feira (11), 8 500 pessoas já confirmaram participação na manifestação na página do ato criada no Facebook. No total, 180 900 usuários da rede social foram convidados. Na página, os organizadores fazem diversas acusações contra o mundial, como a utilização do dinheiro público para a realização do evento . “A Copa foi construída com o dinheiro de todos nós, mas os poucos que são a favor vão assistir pela TV.”

Pivô do esquema O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, apontado como um dos pivôs do esquema de lavagem de 10 bilhões de reais descoberto pela operação Lava-Jato, foi preso por volta das 16h desta quartafeira, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo procurador Carlos Fernando Santos Lima. O mandado de prisão contra Costa foi expedido pela Justiça a partir da descoberta de 23 milhões de dólares – ou cerca de 51 milhões de reais – em bancos suíços, em contra atribuídas ao ex-diretor pelo Ministério Público Federal. Autoridades brasileiras receberam, do Ministério Público da Suíça, a informação de que houve bloqueio das contas, determinado administrativamente. Autoridades suíças também descobriram no país cerca de 5 milhões de dólares depositados em contas atribuídas a parentes do ex-diretor. A partir de agora, o Ministério Público Federal pretende pedir à Justiça Federal o bloqueio judicial dos valores encontrados no exterior. Os valores depositados no exterior foram descobertos a partir do programa de cooperação internacional mantido pelo Ministério Público Federal com outros países.

Bate boca O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira que seguranças da Corte retirassem do plenário o advogado do ex-presidente do PT, José Genoino. Quando os ministros se preparavam para julgar três processos que questionam o tamanho das bancadas de treze estados na Câmara dos Deputados, o advogado Luiz Fernando Pacheco pediu a palavra para questionar por que não havia sido pautada a análise do pedido de Genoino para cumprir a pena a que foi condenado no julgamento do mensalão em prisão domiciliar. Barbosa e Pacheco, então, começaram um bateboca. Da tribuna, Pacheco afirmou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já deu parecer favorável a Genoino por considerar que o quadro de saúde do mensaleiro permite que a pena seja cumprida fora do presídio da Papuda. A despeito da manifestação do Ministério Público, porém, o presidente do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, não pautou o caso para análise em plenário. Barbosa deve permanecer no Supremo apenas até o final do mês, quando pretende se aposentar.

Eles chamam a responsabilidade A pouco mais de 24 horas para a estreia na Copa do Mundo, a seleção brasileira não consegue mais conter a ansiedade – e espera que a torcida que virá ao Itaquerão na tarde de quinta-feira esteja tão empolgada quanto os atletas e a comissão técnica. Antes do treino de reconhecimento do gramado, nesta quarta, o técnico Luiz Felipe Scolari e o craque Neymar falaram sobre o clima na concentração nos momentos que antecedem o jogo contra a Croácia. Eles reconheceram que a expectativa pela partida já causa um certo frio na barriga, mas mostraram bom humor e muita confiança para a partida de abertura. O treinador iniciou sua entrevista coletiva agradecendo às autoridades que enviaram mensagens de apoio à equipe e aos torcedores que aplaudiram o grupo nos treinos, nos dois amistosos de preparação e em todas as viagens da seleção desde o início da preparação, no mês passado. “A todos eles, e a todos os brasileiros, eu quero dizer: chegou a hora, vamos todos juntos, é o nosso Mundial”, discursou Felipão.


14 A Voz do Povo

Geral

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Música

A arte do Possível Leo Rosa de Andrade www.leorosa.com.br

Léo Rosa de Andrade Doutor em Direito pela UFSC. Psicólogo e Jornalista. Professor da Unisul

Divulgação / AVP

Há várias pesquisas de opinião pública trazendo informações bem mais significativas do que a indicação de queda das intenções de voto na presidenta atual do Brasil. Vistas em conjunto, estas enquetes nos informam sobre o que pensa o brasileiro acerca de governo, política, políticos, economia etc. Elas indicam que há um estado de desinteresse geral cada vez mais acentuado pela coisa pública. Quanto aos candidatos à Presidência, desgosta-se de Dilma, mas não se pretende votar em Aécio e menos ainda em Eduardo. A população gostaria, parece, de um candidato “de outro tipo”, com “outras propostas”. A questão é descobrir quem seria esse candidato e o que, exatamente, ele deveria propor. E depois, por fim e por mais importante, como o candidato, em sendo eleito, poderia cumprir o que prometesse. Fernando Henrique Cardoso, ao seu tempo de governante, costumava citar a frase de Otto Von Bismarck: “política é a arte do possível”. O exercício do poder é mesmo isso: a articulação do possível em busca do desejável. Ocorre que o possível articulável nem sempre é o possível suficiente para realizar o desejo do governante e, muito menos, o do povo. É que temos nas subjacências das relações de poder o que Jânio Quadros chamava de “forças ocultas”. As forças ocultas brasileiras não são novas nem ocultas. Getúlio Vargas já as denunciava enquanto serenamente saía da vida para entrar na História: “Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho”. Se acompanho a história e a contabilidade da nação, não me restam dúvidas de que, com um tanto de erros e outro bem mais de acertos, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio da Silva disseram a que viriam e mostraram em boa parte a que vieram. No mais, não vejo outro presidente com densidade pessoal, percepção das circunstâncias e senso de oportunidade para ser mais do que medíocre. O pior é que, além de não termos um elenco muito digno, tivemos muitos governantes que, em defesa do atraso, se escolheram a si próprios comandantes de ditaduras e se impuseram sobre a Pátria. Esses déspotas são repudiáveis não só pelo que fizeram de ruim, mas também pelo que impediram que se fizesse de bom. Uma ditadura nunca é má somente pelos seus desmandos, mas sobretudo pela interrupção mesma da experiência democrática. Isso tudo, entretanto, é História, e não creio que se a leve em conta quando se decide sobre voto, eleição, escolha de candidatos. Parece que as pessoas se enfastiaram. Para o povo, danem-se todos os políticos. Estamos despegados do Estado, perdemos o compromisso com a coisa pública. Ao mesmo tempo, não temos uma voz revolucionária, de superação do que existe. Em resumo, nem gostamos do presente, nem projetamos um futuro. Eu diria, sociologicamente, que restamos desacreditados de nós mesmos. Sim, há culpados disso e sabemos de quem se trata, mas a confrontação nunca nos interessou, nossos males são sempre relegados ao esquecimento. Ao povo, portanto, sobra, na medida em que não sumiremos com o nosso sistema político-eleitoral, inteirar-se e tomar posição: se já não podemos escolher o melhor, trabalhando com a arte do possível, que escolhamos os médios ou mesmo os menos ruins. Agora, política é uma relação que começa com o ato do eleitor. Sim, não temos muitos políticos bons, sobram políticos ruins, mas há um tanto de médios por aí. Sobre a qualidade do eleitor, como a desconheço, não trato do assunto. Quem me lê é bom? Acaso se acha ruim? Espero estar falando com a cidadania média. A ela desejo um bom voto e até uma boa campanha, se houver disposição cívica de ajuda maior que a de só reclamar.

Aprovada a CEI para investigar a Revista Gestão Cidadã

A criação da CEI foi uma proposição do vereador tucano Lucas Esmeraldino Na sessão desta segunda-feira, 09.06, foi aprovado por 12 votos favoráveis, o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI), aberta pela Câmara de Tubarão através do vereador Lucas Esmeraldino (PSDB), para investigar possíveis irregularidades na prefeitura em função da publicação da revista Gestão Cidadã. O relatório propõe o encaminhamento do inquérito legislativo para o Ministério Público Esta-

dual, e a devolução ao erário de todo dinheiro gasto com a publicação. O vereador Joel Geraldino de Almeida (PMDB) faltou, Eraldo Pereira (PPS) se absteve e os três vereadores petistas foram contrários ao relatório. De acordo com o documento, foi pago o valor de R$ 4.980,00 para a distribuição da publicação, realizada pelos Correios. Além disso, foi realizado o pagamento de R$ 12.448,50 para a gráfica Humaitá, que fez a

impressão da revista. De acordo com o relatório da CEI, os processos licitatórios seguiram as normas legais. A nota fiscal da gráfica Humaitá, porém, não foi apresentada para a comissão. Conforme a CEI, a revista tem claro caráter de propaganda institucional. Segundo a conclusão, os textos e imagens veiculados mostram o caráter de propaganda, violando a Constituição Federal no artigo 37 e também a Lei Orgânica do Município.


Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Adjori/SC

Jornal A VOZ DO POVO

15


Jornal A VOZ DO POVO

Contracapa

Imagens

z do Povo A Vo

da

Quinta-feira, 12 de junho de 2014.

Semana Fotos: Divulgação / AVP

Alunos do Maternal II do CEI Betildes Xavier empolgados para torcer pelo Brasil!

O dir. de Desporto William Constante entregou ao ‘Cabelo’ o troféu de artilheiro do Mun. de Futsal de Jaguaruna

Em reconhecimento aos serviços prestados a Junta Militar, Hélio Salvador recebeu o Título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro na Câmara de Tubarão-SC

Novo grupo do Hercílio realizou o primeiro trabalho com bola visando a Divisão de Acesso do futebol catarinense

Enzo nasceu dia 06 de junho sob o mimo dos pais Jaine Costa e Rodrigo Mendes da Silva


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.