A Voz do Povo - Edição 239

Page 1

Capivari de Baixo/SC

Lançada a campanha: ‘Eu cuido do que é meu’

Jor nal

Página 05

VOX POPULLI, VOX DEI

Ano X - n

o

239

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

É GRATIS, É DO POVO!

Armazém - Braço do Norte - Capivari de Baixo - Gravatal - Jaguaruna - Laguna - Pescaria Brava - Sangão - Treze de Maio - Tubarão Pelo Vale

Comitê denuncia PCH ao Ministério Público Página 10

Laguna/SC

Tubarão

Ivete Scopel assume o executivo municipal

Quando a rua vira palco e incrementa a renda

Página 05

Pela Amurel

Página 04

Matéria Especial

Do céu ao inferno:

Drogas e seu ciclo vicioso

Página 08

Geral

Pacto Federativo: A luta pela ‘independência administrativa’ Página 15

Amurel participa da Marcha dos Prefeitos Página 11


02 Jornal A VOZ DO POVO

Editorial

Direto da Redação jornalavp@yahoo.com.br

O país do futuro ‘distante’ Mais uma vez, é com imensa satisfação que lançamos mais uma edição do Jornal A Voz do Povo. Na última semana, muita coisa tem acontecido, principalmente nos bastidores da política. Afinal, 2014 é ano eleitoral e a cada dia nos aproximamos ainda mais do pleito presidencial e estadual. Nunca em toda a história deste país, a política ficou tão subjugada e e egoísta. Visivelmente, os ‘senhores do paletó’ estão agindo em benefício próprio. Sempre estiveram, mas desta vez o negócio está escancarado. Ninguém mais respeita ideologia partidária, e chegamos ao cúmulo de exibir coligações do tipo PMDB-PT, PT-PSDB, PSDB-PMDB, PSD-PP, PP-PMDB, PT-PSD, PSB-PSDB, PCB-PSDB e também algo do tipo PT-PSDB-PMDB-PSD-PDT-PP-PSB-PCdoB-PV... O eleitor não aguenta mais tanta ‘esculhambação’, a orgia partidária de interesse é tamanha que ficamos sem opção. Votos como do palhaço Tiririca, do ex-jogador Romário e outras figuras folclóricas, expressam bem o desprazer que se tornou participar de uma eleição no Brasil. Recentemente o presidente do IBOPE, empresa de pesquisas, declarou que os eleitores estão evoluindo e os políticos parados no tempo, praticando as mesmas ‘tramóias’ de antes. Segundo ainda o IBOPE, se as eleições não fossem obrigatórias, 60% do eleitorado não sairia de casa para votar. A reforma política é eminente, precisamos de maneira emergencial colocar esse tema em prioridade absoluta , para que a partir de um sistema mais funcional possamos evoluir e explorar todo o potencial que temos. Do contrário continuaremos a ser pra sempre o país do futuro. Um futuro longínquo, aliás, um futuro que não chegará jamais. Reflita sobre seu voto, ele vale muito mais do que parece. Uma excelente semana a todos e uma revigorante leitura!

As Tiras de Maurício Nunes vulgonunes.blogspot.com

Mundo Cão

A VOZ DO POVO THAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22 Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos e Marcelo Correia / Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller / Tiragem: 2.000 exemplares / N° de páginas: 16 a 20 / Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Laguna, Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, e Gravatal. Colaboradores: Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Léo Rosa de Andrade, Marcelo Correia, Haydée F. V. Moura e Natália Maximiano. Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: jornalavp@yahoo.com.br Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SC OBS: Cada artigo ou texto de opinião é de responsabilidade de seu autor

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

A Voz do Polvo!

O Polvo se revoltou com um apêlo de uma moradora de Tubarão. Ela postou no Facebook uma foto da sua rua. A rua Lúcio Geremias Teixeira, no bairro São Martinho, em Tubarão. A comunidade protesta nas redes sociais e na imprensa local. O grande detalhe é que não se trata de um buraco, é uma verdadeira cratera no asfalto. Até agora o poder público nada fez. Apenas promete fazer...


Opinião

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Espaço reservado para a ‘massa’...

Jornal A VOZ DO POVO

03

Campanha de Vacinação adiada Fotos e Entrevista: Marcelo Corrêa / AVP

“Estamos sediando a Copa, o Brasil joga em casa, e conta com o apoio da torcida. Não Haverá surpresa, após a final tudo é festa. Brasil hexacampeão!

Por meio da Assessoria de Comunicação o governo federal anunciou que prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe 'Inflenza A', que se encerrava na última sexta-feira (09), para o final do mês de maio, mais precisamente até o dia 30 de maio.

Concurso em Capivari Seguindo determinação do Ministério Público, em cumprimento de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) acordado entre as partes, a Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo está devolvendo o dinheiro daqueles que fizeram inscrição no concurso não realizado em 2012. Para garantir a restituição do dinheiro, o titular da inscrição deve comparecer na prefeitura com documentos, preencher um formulário, apresentar o comprovante da inscrição e o cartão da conta a ser depositado o dinheiro até o dia 08 de junho.

Concurso em Capivari II

Zuleide Soares – Vendedora

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prevê ainda, que a prefeitura lance um novo edital de realização do concurso até o final de agosto deste ano. A maioria das vagas previstas deverão ser destinadas a área da educação, deverá ter algumas vagas para áreas técnicas específicas.

Passeio Ciclístico “Quando o Brasil entra em campo somos um só coração, duzentos milhões em ação. Confio na seleção, o caminho será esse: Brasil campeão!

Vanderlei Extrekoetter – Motorista Vivemos um momento especial para todos os brasileiros, como país sede, temos o dever de acreditar e torcer pelo Brasil. Vamos em frente, um futuro glorioso nos aguarda, em nosso destino mais uma estrela será conquistada. Todos juntos, vamos, a taça é nossa!

Nice Fernandes – Dona de casa

São Pedro não ajudou e o Passeio Ciclístico que estava previsto para o último domingo (11), não aconteceu. Mas acontecerá, será no próximo domingo (18). O inicío está marcado para as 9 horas com saída da praça da Bandeira e com mesmo trajeto projetado inicialmente. Lembrando que o objetivo é arrecadar cobertores. Haverá premiação e distribuição de brindes.

Secretaria de Saúde em novo endereço Desde segunda-feira, 14 de maio, a Secretaria de Saúde de Gravatal está atendendo em novo endereço. O prédio, localizado no Centro, foi instalado para oferecer mais conforto e acessibilidade para a população gravatalense. Na nova sede estão concertados os serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Controle e avaliação, assistência social, farmácia, autorização de exames,encaminhamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de cartão do SUS, além do atendimento do secretário de Saúde, Ailton Moraes, o “Ito”.

Homenagem O cabelereiro Aílton Corrêa do bairro São Martinho, presta homenagens ao vereador Carlos Alexandre das Neves (PSDB), o Xandão, pela passagem de seu aniversário domingo dia 18. Parabéns ao nobre edil.

Feijoada Beneficente Acontecerá no próximo Domingo (18) a tradicional Feijoada Beneficente do Rotary Club de Jaguaruna em parceria com os Bombeiros Voluntários. Novamente o almoço acontecerá no CTG Estância do Retiro e beneficiará, além dos próprios Bombeiros Voluntários, uma instituição educacional do município.


04 Jornal A VOZ DO POVO

Tubarão/SC

Cotidiano

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Agricultura Familiar

Daniel Paes / Redação Online / Divulgação / AVP

Quando a rua vira Palco e ajuda na renda familiar

Estado lança edital de compra para Merenda Escolar As empresas interessadas em participar desta concorrência pública deverão ficar atentas aos prazos:  Entrega dos envelopes: até às 13h30min. do dia 23/05/2014.  Abertura: 14 horas do dia 23/05/2014. A entrega e Mylene Salgado/20ª SDR ar e de empreendedor abertura deverão ser A Secretaria familiar rural ou de suas feitas na sede da 20ª de Desenvolvimento organizações, visando SDR na Rua José AcáRegional de Tubarão atender as necessida- cio Moreira, 1469, em comunica que abrirá des da alimentação esco- Tubarão – SC, Maioo Edital para o cha- lar dos alunos matricu- res informações pelo m a m e n t o p ú b l i c o l a d o s n a s U n i d a d e s telefone: (048) 3631p a r a a q u i s i ç ã o d e Escolares da Educação 9100 ou 3631-9126. gêneros alimentícios Básica da Rede Estaduda agricultura famili- al de Santa Catarina.

Esporte e Educação A diarista encarna o personagem quando não ‘pinta’ uma faxina Daniel Paes

Quando a luz vermelha do semáforo se acende é hora do “show” começar. Sobre um banco de madeira e intacta feito estátua; ela prende a atenção dos motoristas. Natural de São Joaquim, Cleusa Fátima de 38 anos diz fazer duas

apresentações por semana nos semáforos de Tubarão e dali tira parte de seu sustento “Sobrevivo também com esse trabalho e gosto quando as crianças param e ficam observando”. Ela relata que leva cerca de meia hora para se produzir “Eu che-

go pronta para o trabalho. O povo de Tubarão valoriza os artistas de rua”. Ela mora no bairro São João e revela que também trabalha de diarista “Quando estou sem faxina venho para rua e isso ajuda na despesa de casa ”; finaliza.

Escolas municipais realizam o 2° Festival de Mini Atletismo

Infraestrutura

Av Rodovalho finalmente será aberta

Atividades aconteceram nas dependências da Unisul O festival contou E s t i m u l a r a com a participação de prática esportiva de aproximadamente 200 forma saudável e diver- alunos de escolas públicasdemunicipais Tubatida. Esteirá foimelhorar o objetivo Abertura o fluxo veículos node centro do 2º Festival de Mini rão. Um circuito com Atletismo que ocorreu nove atividades foi realina tarde desta segun- zado para proporcionar da-feira (12), na pista aos alunos à vivência de de atletismo do Com- provas de atletismo coloplexo Esportivo da cando em prática todos os Unisul. O evento é uma movimentos da modalirealização da Funda- dade de forma lúdica, ção de Cultura e Espor- compatíveis a faixa etária te juntamente a Funda- do público-alvo. De acordo com a ção de Educação em pareceria com a Unisul professora de Educação Física da escola Maria e o Sesc. Tainá Rosick/PMT

Dr. Cleberson José Garcia Diretor Técnico - Médico CRM 7252

Contato: 48 3628-2919 Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC psicomedclinica@hotmail.com

Emília Rocha, Juliana Modolon Nandi, o projeto incentiva a prática esportiva com atividades atraentes. “Com o espaço limitado nós não temos como aplicar atividades diferentes aos alunos além das já executadas. A participação neste festival faz com que apreciem a modalidade e pratiquem atividades diferenciadas que atraem a atenção das crianças”, afirma a professora.


Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Capivari de Baixo/SC

A VOZ DO POVO 05

Mulheres Mil

Abertas inscrições para curso de ‘recicladora’ Secom/PMCB .

As mulheres interessadas no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Reciclador do Programa Mulheres Mil já podem procurar o Centro de Assistência de Referência Social (Cras) de Capivari de Baixo, de segunda a sexta-feira para realizarem suas inscrições. O curso é gratuito e faz parte do

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e E m p r e g o ( P r o n atec/Mulheres Mil). Será realizado pelo Instituto Federal de Santa CatarinaIfsc, Câmpus de Tubarão em parceria com a Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo. O curso tem o objetivo estimular e capacitar a atuação das mulheres no beneficiamento de

materiais reaproveitados como matéria-prima para novos produtos, auxiliando na gestão do lar e incentivando a geração de renda. Serão oferecidas 25 vagas no período da tarde, na Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla. As mulheres interessadas deverão ter no mínimo 16 anos de idade, e ter concluída a 5ª série do ensino fundamental.

Engenharia Eletrônica 48.3623-5472 jphiluminacaopublica@hotmail.com jpheletronica@hotmail.com

Rua João Rodrigues Martins, 114 - Centro Capivari de Baixo - SC - Cep:88745-000

Educação Ambiental

Campanha ‘Eu cuido do que é meu’ Capivari inicia campanha “Eu cuido do que é meu”, pelo não despejo de entulho nas ruas e terrenos baldios Jogar entulho e lixo em locais inapropriados é um problema nacional, entretanto em Capivari de Baixo o péssimo hábito ganhou proporções inaceitáveis. A Prefeitura recolheu em apenas um dia, 22 caminhões caçamba de

entulhos e restos de construção jogados nos passeios públicos, ruas e em outros locais inapropriados. A falta de educação e civilidade chega a tal ponto que moradores demolem parte de suas residências e os restos das mesmas são jogados inadvertidamente na calçada em frente às próprias casas. Embora a destinação correta do material seja de responsabilidade dos moradores - que precisam contratar uma

empresa de recolhimento de entulho licenciada pelos órgãos competentes – a maioria das pessoas descarta esses materiais de maneira irregular. Grande parte da população desobedece o Código de Posturas do município e despeja o entulho nas ruas e terrenos sem edificações. Não bastasse a infração, ainda cobra do poder público o recolhimento imediato do entulho.

MBC


06

Laguna/SC

Jornal A VOZ DO POVO

Habitação

Economia

Proibido surfar na temporada de pesca da tainha

Marco Bocão / PML / Divulgação / AVP

Naufrágio de 1912 serve de inspiração na sala de aula

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Secom/PML .

Projeto foi realizado na Escola da Ponta da Barra Secom/PML

am os barcos saindo para alto-mar em busca do peixe. O filme atiçou a curiosidade dos estudantes. Nos mapas descobriram o local do acidente nas aulas de geografia. Sobre os costumes da época do naufrágio 1912 aprenderam na disciplina de história. Sobre pressão, água e peso passaram pelas aulas de ciências para descobriram os motivos do acidente. A linguagem, utilizada no enredo do filme, serviu de inspiração para a língua portuguesa. Motivados em aprender, eles decidiram confeccionar seu próprio Titanic com papelão. Os alunos Caio Vieira de Andrade e Carlos da Silva

criaram o projeto, com ajuda dos colegas Taina Rosa e Davi Duarte estão colocando na prática as teorias, com supervisão da professora Fabrícia Rosa. Para aguçar, ainda mais a vontade em aprender, os estudantes irão conhecer o Farol de Santa Marta, poucos quilômetros da localidade, explica o diretor Júlio Cruzz David. “Os navios que passam pelo nosso município pelo oceano atlântico são guiados pela luz do Farol. Não temos icebergs como no filme, mas com a luz do farol, eles sabem a distância com a costa”, conta o diretor para os estudantes atentos as explicações e loucos por mais uma aventura.

Super Promoção!

pesca da tainha, fica proibida a prática desses esportes nos costões da Prainha do Farol de Santa Marta e Praia do Cardoso. Isso porque, nestas regiões ocorre a pesca de cerco com barcos. Nos costões de outras praias, como a Praia do Gi e Itapirubá por exemplo, não há restrições. Toda a Praia do Mar Grosso, Praia do Iró, Galheta,

Gravatá e algumas outras também ficam liberadas. Em dias de ressaca, quando não há possibilidade de lançamento dos barcos ao mar, o surfe pode ser praticado livremente. A determinação é válida desde maio de 2013, através da lei municipal nº 1588/13.

Paço Municipal

Ivete assume a prefeitura Divulgação / AVP

Como incentivar os alunos aos estudos ? Primeiro dar uma olhada na paisagem do cotidiano das crianças, depois conhecer a história dos pais dos alunos e, principalmente, identificar a realidade dos meninos e meninas. Respondendo todas estas perguntas, os professores e a direção da Escola de Educação Básica Francisco Zezuino Vieira, na Ponta da Barra, em Laguna, elaboraram um projeto pedagógico com o tema do filme Titanic para os alunos do 5º ano, grande maioria, filhos de pescadores, vizinhos da lagoa Santo Antônio e do canal dos Molhes da Barra. Todos os dias, as crianças presenci-

A temporada da tainha começa oficialmente nesta quintafeira (15) e os praticantes de surfe, bodyboard, kitesurf, windsurf, jet ski e outras modalidades aquáticas realizadas no mar, precisam ficar atentos às restrições. Até o dia 15 de julho, temporada de

Ivete em recente visita ao palácio do Governo do Estado Hoje, quintafeira (15), às 10h, a vice prefeita Ivete Scopel toma posse no gabinete do prefeito. A transmissão de cargo ocorrerá devido à licença do prefeito

Everaldo dos Santos para participar de uma missão internacional promovida pela Amosc e Amurel. De 16 a 30 de maio, Everaldo viajará à Europa para tratar de assuntos ligados a energia

eólica, resíduos sólidos e patrimônio histórico. Durante esse período, a vice Scopel assume o governo e as agendas da administração municipal.


Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Jaguaruna/SC

A VOZ DO POVO 07

Saneamento Básico

Jaguaruna é o único município da Amurel que recebeu recursos de saneamento do PAC2 . Secom/PMJ O Prefeito Municipal de Jaguaruna Luiz Arnaldo Napoli, acompanhado do Secretário de Administração e Finanças Rogério Vieira e do Diretor do Samae Alexandre Rodrigues Martins esteve em viagem à Brasília nesta semana. Na capital federal, Luiz participou da cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, de lançamento da terceira etapa do PAC2, voltadas para obras de saneamento em cidades com até 50 mil habitantes. Jaguaruna foi o único município da Amurel (Associação dos Municípios da Região da Laguna) que foi contemplado com esta etapa do programa. Foi possível obter a quantia de R$ Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Redação

Daniel Paes

Marcelo Correa

Vanessa Mendes/FTC Elke Schuch/Acit

Cilene Macedo/Unisul JB Guedes/CDL TB JB Guedes/CDL TB

Luiz Henrique Fogaça/IF Suellen Honorato/PMG

Daniel Paes / Redação Online / Divulgação / AVP

Fabrine Jeremias/Librelato Chênia Cenci/SDR BN

Mylene Salgado/20ª SDR

Suellen Honorato/PMG Secom/PML

Secom/PMCB Secom/PMJ

Alma Flora/Comitê Rio Tb

Fabiana Pangrácio/Plantão Assessoria Priscila Ladislau/PMT Amanda Menger/PMT Daniela Goulart/PMT Tainá Rosick/PMT

Adriana Oliveira/PMT

Diretor do Samae Alexandre Martins, prefeito Luiz Napoli e secretário de Administração Rogério

3.655.675, 66 (três milhões seiscentos e cinquenta e cinco mil seiscentos e setenta e cinco reais e sessenta e seis centavos). O Prefeito Luiz, no local, não escondeu a satisfação ao assinar os contratos e viabilizar para Jaguaruna recursos de grande valor para investimento em Saneamento Básico. Além do cerimonial, Luiz visitou a Câmara dos Deputados para buscar recursos: “Além de assinarmos este convênio do Saneamento, durante a visita na capital federal realizei algumas visitas nos gabinetes dos deputados, onde pude realizar mais algumas solicitações de projetos para nossa cidade” finalizou o chefe do executivo jaguarunense.

Assistência Social

Ação em prol das Gestantes Secom/PMJ

A Prefeitura Municipal de Jaguaruna em parceria com a Secretaria de Assistência Social, através do trabalho da Primeira Dama Salete Napoli e sua equipe, vem realizando um trabalho social, que merece destaque. No inicio do ano como de costume os grupos receberam os materiais para suas devidas atividades, entretanto a novidade é que os grupos aderiram

uma proposta de ação conjunta para confeccionar toalhinhas, as quais serão distribuídas em kits bebê, para as gestantes atendidas pelos programas vinculados a Secretaria de Assistência Social.

Queremos registrar aqui o nosso agradecimento a todos os grupos que se dispuseram a colaborar para realização deste trabalho.


08

Especial

Jornal A VOZ DO POVO

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Reportagem Especial

Daniel .Paes

Cabisbaixo em um ponto de ônibus em Tubarão, R.L.P, 23, apresenta sinais claros de alteração. Dependente químico há três anos, o jovem demonstra sinais visíveis de estar exausto: olheiras, magro e roupas surradas. R, conta que começou a fumar maconha com os "amigos" e não sabia que iria tão longe “Tento levar uma vida normal. Mais quando bate a vontade, eu fico dias fora de casa”. Ele diz que mora com seus pais e trabalha para tentar controlar o vicio “Eu uso pó (cocaína) e isso vem acabando comigo”. Questionado sobre um possível tratamento ele tenta fugir do assunto “Quando acaba o efeito bate a depressão;

Daniel Paes / Redação Online / Divulgação / AVP

Do céu ao inferno: Drogas e seu ciclo vicioso

R.L.P. está ciente que precisa de ajuda, esse é o primeiro passo para a recuperação

Tipos de serviços oferecidos pelo Caps AD Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção básica à saúde; em janeiro de 2008 o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O NASF é uma estratégia inovadora, constituído por uma equipe na quais profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais da Estratégia Saúde da Família; com objetivo de apoiar, ampliar e aperfeiçoar a Atenção Básica em Saúde, compartilhando as práticas em saúde nos territórios de sua responsabilidade.

O NASF está dividido em oito áreas estratégicas de atuação: atividade física/ práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação/ saúde integral da pessoa idosa; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/ adolescente/ adulto jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica. São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais do NASF: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coleti-

vidade, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes da ESF, entre outras. Todas estas atividades podem ser desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, academias da saúde ou em outros pontos do território. Áreas de atuação: ESFs SAIS/ Dehon, Morrotes, Humaitá de Cima/CAIC, Humaitá, São Martinho I e II, São João I e II, Guarda ME, Bom Pastor e Vila Esperança. Responsável: Carmela De Patta. Endereço: Rua Altamiro Guimarães, 864. Telefone: (48) 3621-9612

nunca pensei em tratamento”. A cocaína é uma droga intensa e de rápida euforia que é seguida imediatamente pelo oposto; uma intensa depressão, tensão e avidez por mais droga. A droga pode fazer a pessoa sentir–se paranoica, zangada, hostil e ansiosa. Em Tubarão; o Centro de atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é uma unidade de saúde que presta atendimento às pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e seus familiares. A unidade é composta por uma equipe interdisciplinar com assistente social, enfermeira, psicólogo, médico psiquiatra, clínico geral, técnico de enfermagem, artesão e auxiliar administrativo.


Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Receitas Práticas

Variedades

Frases da Semana

Rocambole Prestígio Ingredientes 2 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 colher (sopa) de fermento 6 ovos 100 g de coco ralado 7 colheres (sopa) de chocolate em pó 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Cobertura: 8 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparo

Cobertura: Leve os ingredientes ao fogo, mexendo até engrossar ligeiramente. Deixe esfriar e cubra o rocambole com essa mistura. Sirva em seguida.

por Jaque Espíndola

Literatura Fim - Fernanda Torres O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação, densidade sem chatice: de que mais precisa um romance para dizer a que veio?

Cinema Mulheres ao Ataque

Recheio: 100 g de coco ralado 1 lata de leite condensado

Recheio: Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo até obter um creme. Reserve.

09

por Jaque Espíndola e Camila Teixeira

'Tenho o maior amor por esse País, mas não está dando para viver aqui. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas estou gostando que meu próximo projeto vai me tirar do Brasil por uns dois anos', diz o ator Wagner Moura, ele lança o filme 'Praia do Futuro' e deixa o Brasil por dois anos.

Bata os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma assadeira média (30 x 20 cm) untada, forrada com papel-manteiga também untadoe leve ao forno, preaquecido em temperatura média, até assar. Desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido e polvilhado com açúcar, espalhe o recheio e enrole usando o pano. Reserve.

Jornal A VOZ DO POVO

Todos são bem-vindos: Papa Francisco diz que batizaria ET se um alienígena o pedisse. "Quem somos nós para fechar as portas do Espírito Santo para alguém?" 'Enquanto o eleitor evoluiu, o político brasileiro parou no tempo', diz presidente do Ibope. Para Carlos Augusto Montenegro, brasileiro nunca esteve não enojado com a política: 'Se não houvesse voto obrigatório, 60% da população não compareceria às urnas'.

Quando Carly (Cameron Diaz) descobre que seu namorado, Mark (Nikolaj CosterWaldau), é casado com outra mulher, Kate (Leslie Mann), as duas se unem contra ele em nome da vingança. Uma estranha amizade começa a nascer entre elas, mas a situação fica ainda pior quando elas descobrem que uma terceira mulher está envolvida, a jovem Amber (Kate Upton). Logo, a terceira pretendente se une ao grupo, para dar uma lição no marido infiel.

Música Maria Rita – Coração a Batucar Novo CD de uma das maiores cantoras da MPB, Maria Rita lança “Coração a Batucar”. O álbum vem recheado de sambas. O disco reúne sambas de compositores renomados como: Arlindo Cruz, Noca da Portela e Serginho Meriti, e autores contemp orâneos, como Rodrigo Maranhã o, Xande de Pilares e Fred Camacho.


10

Pelo Vale

Jornal A VOZ DO POVO

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Braço do Norte/SC

Comitê denuncia PCH ao Ministério Público

Governo do Estado autoriza recursos à FEAGRO

Divulgação / AVP

Chênia Cenci / SDR BN / Divulgação / AVP

Rio Fortuna/SC

Vice governador veio garantir o aporte do Estado para a Feagro Chênia. Cenci/SDR BN

PCH fica na divisa entre Rio Fortuna e Sta. Rosa de Lima Alma Flora/Comitê Rio Tb

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, através da Câmara Técnica que trata das Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs enviou ofício recentemente ao Ministério Público Estadual das comarcas de Tubarão e Braço do Norte, denunciando a PCH Barra do Rio Chapéu, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima devido à forma como a empresa gerencia as águas

do Rio Braço do Norte para a obtenção de energia elétrica. A decisão de levar o problema ao Ministério Público foi tomada depois de uma vistoria técnica feita pela Câmara Técnica das PCHs ter constatado desconformidade entre a Licença Ambiental de Operação – LAO do empreendimento e as vazões efetivamente praticadas pela empresa. Este foi um dos assuntos tratados, no último dia 7, na reunião mensal que a

Câmara Técnica promoveu, nas dependências da Unisul, em Tubarão. Outro tema da pauta foi o Plano de Conservação e Uso do Entorno dos Reservatórios Artificiais – Pacuera, da PCH Capivari. Na pauta também constou uma discussão a cerca da permissão e acesso ao rio e aos lagos formados pelas PCHs, das responsabilidades pelo uso destes espaços em caso de acidentes em eventos de canoagem, rafting e outros tipos de esportes.

O Governo do Estado autorizou na tarde desta terça-feira, 13, recursos no valor de R$ 135 mil para a realização da Feagro, em Braço do Norte. O anúncio foi dado, durante reunião, pelo vicegovernador, Eduardo Pinho Moreira, ao secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino. Esses recursos somam aos R$ 150 mil já descentralizados pelo Governo, nas últimas semanas. Valores que são provenientes da Secretaria de Agricultu-

ra e emendas parlamentares dos deputados estaduais José Nei Ascari e Joares Ponticelli, chegando a um total de R$ 285 mil. A Feagro é realizada no Parque de Exposições Huberto Oenning, de 5 a 8 de junho, com exposições, venda de produtos agrícolas, seminários e julgamento de gado leiteiro. “É um evento grandioso. Mostra a força da economia do município e região e auxilia no desenvolvimento do agronegócio em Santa Catarina”, afirmou o secretário Regional. O movimento econômico da feira deve

superar R$ 18 milhões entre comercialização de gado, leilões e equipamentos para agroindústria. “A Feagro se projeta por ser a maior feira da raça jersey da América do Sul. A feira é uma mostra do que a região produz", completa Marcelino. Ainda participaram da reunião, parte da comissão organizadora da feira, a presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) Maria Rosinete Effting, o secretário de Agricultura de Braço do Norte Wolnei Schueroff e o veterinário Diego Heinzen.

Gravatal/SC

XVII Encontro de Mulheres Agricultoras e Pescadoras Suellen. Honorato/PMG

As mulheres que trabalham na agricultura têm um encontro marcado hoje (15), em Gravatal. A cidade é a sede do XVII Encontro de Mulheres Agricultoras e Pescadoras da região, que será realizado no Salão Comunitário de Termas do Gravatal. De acordo com a extensionista da Epagri de Gravatal, Marta de Oliveira, 800 mulheres são espera-

das para o dia de conhecimento e confraternização. “Está confirmada a participação dos municípios de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Grão-Pará, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa De Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio, Tubarão e, claro, a cidade sede. O evento terá início às 08h30min, com recepção

e lanche, e segue até as 16 horas”, detalha Marta. O evento, de acordo com Marta, tem o objetivo de reunir as agricultoras e pescadoras para confraternizar, trocar experiências e vivências, ampliar conhecimentos e os horizontes. “Durante o evento, as mulheres participarão de uma palestra Motivacional, com Caroline Penteado, apresentações artísticas e recreativas, Sorteio de brinde, além de almoço”, completa.


Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Pela Amurel

Jornal A VOZ DO POVO

11

Marcha dos Prefeitos

Divulgação / AVP

Amurel está presente na Marcha dos Prefeitos

Maior reividicação dos municípios é o aumento do FPM Fundo de Participação dos Municípios Adjori .SC tramitar e ser votado parar no STF depois de ainda este ano”, explica o uma liminar do Estado de Foi dado mais um passo em favor do aumen- presidente da Federação Rio de Janeiro, que paralito dos 2% no Fundo de Catarinense de Municípi- sou a distribuição até a Participação dos Municí- os (Fecam) e prefeito de apreciação do Tribunal. A pios (FPM), reivindicação Taió, Hugo Lembeck. O data marcada para entraprincipal na pauta de percentual representaria da da pauta é 28 de maio. necessidades municipais um aporte de cerca de R$ De janeiro de 2013 até listada na Marcha em 290 milhões por ano para maio deste ano, os municíDefesa dos Municípios, os municípios catarinen- pios de Santa Catarina já deixaram de receber mais que ocorre no Centro ses. Internacional de ConvenO u t r a n o t í c i a de R$ 55 milhões caso a lei ções do Brasil, em Brasília satisfatória, segundo o dos royalties já estivesse entre 13 e 15 de maio. Na presidente, foi a inclusão valendo. abertura do evento, na da questão dos royalties Mais de 200 premanhã desta terça-feira do petróleo na pauta do feitos catarinenses parti(13), o presidente da Câma- Supremo Tribunal Fede- cipam do evento, reprera dos Deputados, Henri- ral (STF). Depois da apro- sentando a Amurel o preque Eduardo Alves, assi- vação da distribuição mais feito de Capivari e presinou a instalação da justa e igualitária dos dente da entidade, está Comissão Especial para recursos dos royalties pelo acompanhado do diretor estudar o assunto. “Com Congresso e da derrubada executivo Celso Heidesta resolução acredita- do veto da presidência da mann e do prefeito de mos que o aumento possa República. A questão foi Gravatal Nardo Nesi.

Educação 01 Prof° Maurício da Silva Mestre em Educação

mauricio.silva@unisul.br

O pífio desempenho dos alunos brasileiros nas avaliações escolares, nacionais (Prova ABC, Prova Brasil e Enem) e internacionais (Pisa), mesmo com o aumento dos gastos na Educação (revista The Economist, abril de 2014), de professores habilitados e de produções acadêmicas, evidenciam, dentre outros aspectos, que o que se ensina e a forma de ensinar, no Brasil, tornaram-se inadequados. Mesmo com a imposição da Aprovação Compulsória (ou facilitada), em determinados séries do Ensino Fundamental (Resolução N/7/14/12/2010/CNE e outras estaduais e municipais), as taxas gerais de reprovação escolar no Brasil caíram entre 2007 e 2010, mas permanecem altas (de 4,0% para 2,6%, no 1º ano do fundamental; de 12,1% para 10,3% no Ensino Fundamental e de 12,7% para 12,5% no médio). As de abandono escolar, também, no mesmo período (de 3% para 1,6% no 1º ano do fundamental; de 4,8% para 3,1% no Ensino Fundamental e de 13,2% para 10,3% no médio). Na prova ABC 2013, aplicada pelo MEC, em alunos do 3ª ano do Ensino Fundamental, 66,7% estavam com aprendizado inadequado em Matemática; 69,9% em escrita e 55,5% em leitura. No SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2009, houve melhora no rendimento, comparado ao de 2007, mas não atingiu o patamar de 1995, quando iniciaram as aferições. Período que coincide com o forte ingresso de alunos pobres nas escolas públicas. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) perdeu credibilidade ao “combinar” o desempenho da Prova Brasil com Aprovação Escolar. Muitos estados e municípios o inflaram artificialmente quando impuseram, em algumas séries, a Aprovação Compulsória. Na edição 2012 do Pisa (Programa internacional de avaliação de alunos, de15 anos de idade), divulgada no dia 1º de abril de 2014, em teste de solução de problemas de Matemática, os alunos brasileiros, mesmo apresentando pequena melhora, permanecem, como desde a 1ª edição (no ano 2000), nos últimos lugares (38º entre 44 países). Tal desastroso desempenho constitui-se na principal causa intraescolar de evasão educacional, de manutenção do ciclo da pobreza e numa das razões do estacionamento da produtividade brasileira nos últimos 50 anos, ainda segundo a citada revista The Economist. Para o empresário norte-americano, Blake Watkins, dono de restaurante em São Paulo, ouvido pela citada revista, um trabalhador brasileiro de 18 anos tem habilidades de um norte-americano de 14 anos - para citar um dos reflexos deste desastre educacional. As novas formas de produção e de gestão da economia, determinadas pelas novas tecnologias, a nova clientela da escola pública formada, principalmente, pela bem-vinda diversidade que se desenvolve em meio a vultoso e veloz número de informes nunca visto, consumismo e outros, o momento social e político brasileiro, conquistado pós 1985, em que a autoridade vem do exemplo e do argumento e não da força, e a exacerbação da desfaçatez e da violência, determinam a necessidade de evoluir no que e como se ensina. Do contrário, a escola permanecerá aquém do seu tempo, quando foi instituída para estar além.


12

Jornal A VOZ DO POVO

Pelo Estado

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Empreendedorismo

A Humanidade Enlouqueceu? Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Jaime Batista da Silva / Divulgação / AVP

Manifestações violentas sacodem algumas das nossas maiores metrópoles. Por incrível que pareça, o País do futebol virou-se contra a Copa do Mundo. E para tentar inviabilizá-la (ou, pelo menos, atrapalhá-la), umas duas mil pessoas ocuparam um terreno contíguo ao novo Estádio do Corinthians, onde está previsto o jogo inaugural, entre o Brasil e Croácia. A mesma insanidade levou centenas de militantes, não sei de que ideologia, a ocuparem um imóvel urbano, na avenida que dá acesso às praias do litoral norte da Capital do Estado. Era para impedir o evento que reunia todos os técnicos das seleções nacionais, no Costão do Santinho. No Rio de Janeiro, centenas de ônibus são incendiados. Em São Paulo, os viciados em crack ocupam ruas e praças. E a Ucrânia, em vias de absoluto fracionamento, balança no vai-e-vem de forças entre Rússia, União Europeia e Estados Unidos. A toda hora, somos sacudidos por fatos insanos, como o do jovem guarda que estuprou, matou e esquartejou uma jovem na pacífica Joinville, que foi palco inocente de um mútuo linchamento de torcidas organizadas, vindas do Rio e do Paraná para “apoiar” o Vasco da Gama e o Atlético. Boko Haram, um fanático militante, não sei de que seita ou grupo terrorista, sequestra e mantém em cárcere privado mais de 200 jovens estudantes. E ainda anuncia que as moças se converteram, por livre e espontânea vontade, ao Islam. Em plena luz do dia, a presidente da Região de León, na Espanha, foi assassinada a tiros de revólver pela mãe de uma funcionária, que teria sido demitida do emprego público. Outro crime, inteiramente filmado, aconteceu no centro de São Paulo. Um trio de meliantes tortura e mata uma vizinha, alegando que esta lhes teria furtado algum dinheiro. Todos os dias, a mídia – especialmente os noticiários de TV – registra vários outros atos de barbárie máxima, como este da paulicéia. Os atos de racismo, nos estádios de futebol, vão se tornando corriqueiros, enquanto o consumo desregrado de bebidas alcoólicas vai sendo responsável pela morte de três milhões e 300 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A violência nas ruas e nas rodovias, o câncer, o infarto e o acidente vascular cerebral (derrame) são as consequências mais diretas do alcoolismo. Homs, uma cidade síria quase totalmente destruída, é símbolo de mais um caso das lutas fundamentalistas que levaram Irã e Iraque a uma guerra de 10 anos, e a uma violência sistêmica no Egito, no Afeganistão, no Paquistão, no Iêmen, em Ruanda e vários outros países africanos. Sem falar no conflito interminável entre palestinos e judeus. Por falarmos na diáspora africana, mais um navio, carregado de ansiosos imigrantes ilegais, afundou próximo à ilha italiana de Lampedusa. Muitos morreram, umas duas centenas foram resgatados. É a dramática fuga da miséria e da violência, e o sonho de uma vida melhor nos países desenvolvidos que motiva hispano-americanos, asiáticos e sub-saharianos a abandonarem seus países. Será que a humanidade, realmente, enlouqueceu? É a sensação que a gente tem, lendo diariamente os jornais e os blogs, ou assistindo às reportagens da TV.

Programa Juro Zero bate recorde em abril

O Juro Zero é um aporte financeiro para o Microempreendedor Individual Michelle Nunes/Secom SC nova economia catari- R$ 60 mil. O valor pode O J u r o Z e r o , nense por beneficiar a ser parcelado em até oito programa da Secretaria base da pirâmide econô- vezes. Caso os sete prid o D e s e n v o l v i m e n t o mica”, revela a secretária m e i r o s p a g a m e n t o s Econômico Sustentável da SDS, Lucia Dellagnelo. sejam feitos em dia, a (SDS) para microempreDesde o lança- última parcela será isenendedores individuais mento, em novembro de ta, o que equivale aos (MEIs), concedeu 1.097 2011, foram realizadas juros da operação. O empréstimos em abril, o 24.255 operações, movi- programa da SDS conta que corresponde a mais m e n t a n d o R $ com parceria do de R$ 3 milhões. É o maior 68.514.938,50. O Juro Sebrae/SC, a Associação número mensal de opera- Zero abre uma linha de das Organizações de ções da história do pro- crédito especial de até R$ Microcrédito de Santa grama. “Este recorde 3 mil para Microempre- Catarina (Amcred/SC) e aponta o sucesso do Juro endedores Individuais a Agência de Fomento do Zero, programa que já (MEIs) formalizados, Estado de Santa Catarina tem papel de destaque na com receita anual de até (Badesc).


Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Geral

Economia

AMBEV terá de repassar alta para o preço final do produto A Ambev afirmou durante essa semana, que terá que aumentar o preço das cervejas das suas marcas após a decisão do governo federal ter elevado a tributação incidente sobre a bebida. A empresa não quis comentar, porém, quando será feito o repasse e o que pode ocorrer com a campanha "Copa sem Aumento", anunciada pela companhia em abril, na qual a Ambev assumiu o compromisso de não reajustar os preços das cervejas que fabrica até o final da Copa do Mundo, evento que será encerrado em 13 de julho. O diretor vice presidente financeiro da companhia, Nelson

Daniel Paes / Redação Online / Divulgação / AVP

Daniel Paes

Jornal A VOZ DO POVO

TABULEIRO

13

Por Marcelo Corrêa

O gato comeu A partida entre Santos e Flamengo, em maio de 2013, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, entrou para a história do futebol nacional. A começar pelo fato de ter marcado a inauguração do novo Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O antigo estádio foi colocado abaixo e deu lugar a uma arena de alto padrão, bancada pelo governo do Distrito Federal. É a arena mais cara entre as doze que serão usados na Copa – o Tribunal de Contas do DF calcula que ele tenha consumido 1,6 bilhão de reais. Realizado num estádio com capacidade para quase 70.000 pessoas e com ingressos bastante caros, o jogo teve todos os bilhetes vendidos e transformou-se na maior renda da história do futebol brasileiro: nada menos de 6,9 milhões de reais.

O gato comeu 2 Alíquota do imposto vai pesar no bolso do consumidor Jamel, disse que a empresa ainda não definiu se haverá algum repasse antes do início da Copa. O portifólio de cervejas da companhia reúne as marcas Skol, Antarctica, Brahma, Bohemia e Original. A Associação Brasileira da Indústria da

Cerveja (CervBrasil) afirmou ter sido surpreendida com a segunda alta dos tributos em menos de um mês e disse que contabiliza em mais de 30% o aumento de impostos do produto desde abril do ano passado.

Até aí, nada de anormal: além de marcar a inauguração de um estádio da Copa, o duelo incluía o time de maior torcida do país num de seus principais redutos. Para completar, a partida também acabou sendo a despedida de Neymar do futebol brasileiro: o principal craque do país na atualidade fazia seu último jogo pelo Santos antes de estrear pelo Barcelona. Os problemas começaram a aparecer na hora de repartir os recursos milionários arrecadados naquela tarde, encerrada com um empate sem gols. Desde então, o destino da maior parte do dinheiro obtido com a partida mais lucrativa já realizada num estádio brasileiro segue uma incógnita. Os 63.501 bilhetes, que custavam entre 80 e 400 reais, foram emitidos pela Federação Brasiliense de Futebol (FBF). O nome e o CNPJ da entidade aparecem em cada ingresso, o que significa que os recursos referentes à comercialização das entradas deveriam ter passado pelo caixa da federação. O borderô com a contabilidade do jogo também ficou a cargo da entidade distrital. Na prestação de contas anual da FBF, contudo, os recursos não aparecem.

Balanço O governo brasileiro deu números do investimento na Copa do Mundo de 2014, que começa dentro de 30 dias. Segundo o balanço oficial, foram 25,6 bilhões de reais gastos em obras para o torneio, entre obras de estádios e infraestrutura. Deste valor, 83,6% saíram dos cofres públicos, sendo que apenas 4,2 milhões de reais são da iniciativa privada. A maior parte dos gastos foi feita para o transporte e aeroportos. Somadas, as obras de vias e transporte público e dos aeroportos dá 60,1% dos investimentos. São 33,6% (ou 8,6 bilhões de reais) com transporte terrestre e 26,5% (6,8 bilhões de reais) com o transporte aéreo. Os portos ainda somaram 2,6% do total dos investimentos, enquanto a infraestrutura das telecomunicações receberam 1,4% dos investimentos. Estes foram os gastos que ficarão como legado após o torneio. O segundo maior gasto foi com os estádios. 27,7% dos 25,6 milhões de reais foram investidos nas reformas e construção dos 12 estádios do Mundial, totalizando 7,09 bilhões de reais. Outros 7,3% foram utilizados para segurança pública, enquanto o turismo recebeu 0,8%. Ainda segundo os dados oficiais do governo brasileiro, as obras da Copa do Mundo geraram um total de 3,6 milhões de empregos diretos.

Tristes jovens A depressão é a principal causa de doença e de inaptidão entre os adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS). O documento divulgado pelo órgão destaca que os três principais motivos de morte no mundo nesta faixa de idade são "os acidentes de trânsito, a Aids e o suicídio". Em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram no mundo. Esta é a primeira vez que a OMS publica um relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes. Para elaborar o documento, a organização utilizou os dados fornecidos por 109 países. Os problemas nesta faixa de idade estão relacionados, com o cigarro, o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, a Aids, os transtornos mentais, a nutrição, a sexualidade e a violência. "O mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes", declarou a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS. Os homens sofrem mais acidentes de trânsito que as mulheres, com uma taxa de mortalidade três vezes superior. A morte durante o parto é a segunda maior causa de mortalidade entre as jovens com idades entre 15 e 19 anos, depois do suicídio, segundo a OMS. Entre 10 e 14 anos, a diarreia e as infecções pulmonares representam a segunda e quarta causas de falecimento. O documento destaca ainda que pelo menos um adolescente em cada quatro não realizam exercícios físicos suficientes, pelo menos uma hora por dia, e que em alguns países um em cada três é obeso.


14 A Voz do Povo

Geral

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Música

Medo, meu íntimo Leo Rosa de Andrade www.leorosa.com.br

Léo Rosa de Andrade Doutor em Direito pela UFSC. Psicólogo e Jornalista. Professor da Unisul

Cilene Macedo/Unisul

O cantor Rubens Daniel estará na Unisul de Tubarão hoje (15) para participar de um bate-papo com alunos do curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Conhecido nacionalmente depois de ter sido um dos finalistas do programa The Voice Brasil 2013, da Rede Globo, o catarinense concede entrevista coletiva no auditório do Bloco Cettal, às 19h20. O evento é aberto ao público. O cantor afirmou que será um prazer conversar com os estudantes do curso. “É sempre bom estar perto dessa galera jovem e antenada, que são futuros formadores de opinião. Espero que nosso bate-papo seja bastante descontraído e proveitoso”, comentou. O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Divulgação / AVP

Ele se faz escasso, ele nos toma. O tempo é sovina com a vida da gente. Conversar pede tempo, e nem sempre o tempo nos dá tempo para uma conversa desapressada, sem tempo de acabar. Na falta de tempo para conversa, muitas vezes não ouvimos o suficiente, não dizemos o bastante. Somos econômicos, breves: não nos entregamos de todo, não recebemos tudo o que alguém pode nos dar. Por falta de tempo, encaixamos nossos sentimentos em mensagens, já não escrevemos cartas. Abstraímos dizeres, falamos catando o mínimo necessário. Pois quero contar um estranho caso de rebeldia: sentimentos estavam sendo impedidos de conversar, então, algo mais fundo se revelou; uma expressão de certo sentimento contido insurgiu-se e se narrou por escrito. Tive a boa sorte de, escarafunchando uma vida, encontrar o que vai: Medo, meu íntimo, É um tanto difícil, assim, dizer as coisas de frente. As palavras não surgem… E não suporto a tua presença por muito tempo! Então, escrevo. Escrevo, pois quero que me entendas, quero te dizer sobre mim. Tenho comigo que se realmente me soubesses, tu não complicarias tanto. Talvez assim não tenhas tanto medo de mim, Medo! Olha, eu sou aquilo que faz alguém se encantar por tantas coisas de outro alguém. Tantas coisas, qualquer coisa: o jeitinho de se mexer, algum cheirinho aqui ou ali. É engraçado, sou também a irritação com um detalhe, como a alergia a um cheiro acolá; sim, tudo em uma mesma pessoa. Nota, eu mesma me posso fazer cheiro, e como cheiro, aproximo e distancio. Brinco com essas coisas; às vezes provoco tragédias. Sabes o vinho? Também sou aquilo que está no vinho e que entristece, e enquanto entristece, alegra e até te faz sair de ti. Sou isso que está no vinho, que aconchega e afasta os dois que o bebem! Sabes um pedaço de gelo sendo feito correr pelo corpo? Eu sou o desejo pelo arrepio que o gelo traz. E já mesmo ao arrepio de frio, eu sou o desejo pelo calor que só acontece no encontro dos corpos. É, eu sou o que funde os corpos, e sou o que releva as singularidades de cada corpo. E há em mim umas coisas loucas! É que eu sou a mão leve, suave, que te acaricia, e sou a mão que sabe te dar prazer enquanto te machuca. Sou mesmo aquilo que te faz fugir da mão, mas fuga de provocação, para que ela vá mais e mais forte ao teu encontro. É, eu sou essas contradições que carregamos em nós! Olha só: sabes isso de um corpo ser desejado todo, e, rsrs, uma parte deste corpo ser o todo desejado? Pois sou eu! E sou, entre dois, as palavras. E, nota, palavras aproximam… E separam. Sou bem simples, não? Sei, é verdade, é meio complicado ser o que incomoda e refestela; ser o que faz temer e o que faz tentação. Às vezes eu sou o ensaio de uma despedida, na desesperada tentativa de pedir carinho, ou até de negar a saudade de quem atende desejos… Eu sou mesmo complicada. Vê: sou um intermeio. Sou o que faz alguém, sendo uma coisa, sentir que também é outra. Faço até com que alguém, sendo isso, sinta vontade de experimentar como seria sendo aquilo. Mesmo sendo Beleza, não sou bela nem feia, sou gosto. E sou cada gosto! Até eu mesma me surpreendo. E nunca estou, não sou encontrável, não sou afastável; apenas, simplesmente, aconteço. Agora, eu sou uma coisa maravilhosa: eu faço com que o erotismo não se reduza ao romantismo; estou depois do limite do romantismo, estou onde o romantismo falha e pede que venha o erotismo, que é muito mais. Começo a me despedir. Intuo que me queres longe, porque me queres demais. Mas saibas que isso adianta pouco, pois sou justamente o que transforma o dever de “não mais” em um relutado “ainda mais”. Todos sempre querem um pouco mais. Isso sou eu: esse mais que queremos não querer. Hehehe, eu tiro as certezas, não é? Ah! Eu sou, sempre serei, tua melhor companhia. Sem medo, Medo, me responde, está? Beleza.

Rubens Daniel na Unisul

Rubens foi um dos finalistas do ‘The Voice Brasil 2013' da Unisul, professor Mário Abel Bressan, destaca que o evento é uma oportunidade muito interessante para os acadêmicos colocarem em prática o que estão aprendendo em sala de aula, de acordo com o professor, a iniciativa é ainda uma forma de valorizar o talento local. “O Rubens Daniel é da nossa região e, além disso, tanto a sua assessora de comunicação, Samira Salib, quanto o seu produtor, Sandro Ramos, são

ex-alunos de comunicação. São talentos daqui que estão ganhando reconhecimento”, destaca. Rubens Daniel é catarinense e vive na cidade de Araranguá. Além dos estudantes de comunicação, alunos de todos os cursos da Unisul e comunidade externa podem participar do evento. “A ideia é fazer um bate-papo, e não um show, mas ele (Rubens Daniel) garantiu que vai trazer o violão”.


Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Geral

Jornal A VOZ DO POVO

15

Tributação

Pacto Federativo: A luta pela ‘independência administrativa’ Entre os temas debatidos no Seminário Nacional do Pacto Federativo, realizado na última semana na Fiesc em Florianópolis, destaca-se a criação da Frente Parlamentar do Pacto federativo, visando dar maior agilidade e efetividade ao movimento. É unânime a ideia de que o atual modelo de gestão da arrecadação e distribuição dos recursos está defasado e injusto. “Precisamos de uma meta factível de progresso. Tenho viajado o Brasil todo e posso afirmar que este modelo não presta para ninguém. Não é ruim só para Santa Catarina. É ruim para todos” defendeu o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, durante a sua exposição. “Lá em Brasília as coisas só se resolvem quando o governo federal quer”,

Louise Franções / Adjori SC / Divulgação / AVP

Adjori/SC

Evento reuniu lideranças políticas de todo o país complementou. “É inaceitável que um Estado vocacional como o nosso dependa da boa vontade do Governo Federal para colocar em prática suas próprias demandas. Isso devido ao centralismo que temos o país. Atualmente, precisamos ir a Brasília, bater na

porta dos ministros, quando deveria ser o contrário. Precisamos de um novo pacto federativo, com distribuição mais justa da riqueza do nosso país”, disparou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte. Para o economista

Fernando Rezende, o pacto, que é de 1988, época da Constituinte, precisa ser revisto com atenção: “Precisamos olhar para o que foi decidido em 1988. Sugiro três movimentos: debater a guerra fiscal e resolver o conflito entre os estados, dividir responsabilidades e arranjar solu-

ção para descentralização. Assegurar mais recursos com equilíbrio entre eles”. Em tese, o Pacto Federativo já existe e está firmado na Constituição de 1988: é um acordo firmado entra a União e os Estados federados. Este acordo estabelece as funções, direitos e deveres da

União e dos Estados. E por ser uma união federativa, teoricamente, o governo deveria ser descentralizado, assim como a arrecadação tributária. Ao Governo Federal caberiam funções como a defesa nacional, emissão da moeda e a política externa, como nos Estados Unidos. Porém o Pacto Federativo brasileiro centraliza o poder na capital federal, e distribui os recursos arrecadados de maneira injusta, gerando guerras fiscais entre os Estados. Hoje a União fica com 60% da arrecadação, enquanto os Estados recebem 25% e os municípios apenas 14%. O que se propõe é uma “reforma” no Pacto previsto na Constituição de 88, dando prioridade aos municípios, para que eles possam administrar uma fatia maior do que é produzido no próprio município.


Jornal A VOZ DO POVO

Contracapa

Imagens

z do Povo A Vo

da

Quinta-feira, 15 de maio de 2014.

Semana Fotos: Divulgação / AVP

Os pais Rob e Amanda celebraram o batizado do pequeno Enzo. Que ‘Deus’ abençoe

Patricia Espindola homenageia sua Bisavó Maria Vieira Nazário, que no último Domingo (11) em Armazém, festejou mais um ano de vida. Parabéns à vovó centenária!

Diretoria do Rotary Club participaou da Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Tubarão

Pedro Comemorou 02 aninhos com os mimos dos pais Gabriela e Xina. Parabéns e muitas felicidades...

Brenno Collucci clicado por Rafaele Sampaio Fotografia

Jonas Cardoso de Abreu, policial militar de Tubarão, exibe as conquistas no Campeonato de Halterofilismo da PMSC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.