A Voz do Povo - Edição 234

Page 1

Gravatal/SC

Jaguaruna/SC

Aeroporto Regional recebe pouso inaugural

Página 10

Jor nal

Página 06

Comissão ira captar recursos para instalação de câmeras

VOX POPULLI, VOX DEI

Ano X - n

o

234

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

É GRATIS, É DO POVO!

Armazém - Braço do Norte - Capivari de Baixo - Gravatal - Jaguaruna - Laguna - Pescaria Brava - Sangão - Treze de Maio - Tubarão Imposto de Renda 2014

Prazo para a declaração do IR segue até dia 30 de abril Página 13

Capivari de Baixo/SC

Aldeia Sesc segue com apresentações gratuitas até Domingo (13) A peça teatral que está percorrendo o país, ‘Sargento Getúlio’ será apresentada no Sábado (12) 20h. Página 05

Especial

Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos Página 08


02 Jornal A VOZ DO POVO

EDITORIAL

Direto da Redação jornalavp@yahoo.com.br

O ovo ou o chocolate... Ilustríssimos senhores leitores, sejam muito bem vindos à mais esta edição da principal ferramenta impressa de manifestação popular em nossa região (Jornal A Voz do Povo). É com imensa satisfação que volto a dirigir-me à sua pessoa através destas poucas linhas escritas, ou melhor, digitadas. Estamos em meio ao mês de abril e a tal da Páscoa já está chegando. Páscoa essa, que tem os ovos mais caros da história, ganhando inclusive dos ovos de ouro da galinha inanimada. Será possível que um ovo de chocolate que pesa pouco mais que uma barra do mesmo chocolate tenha valor 6 vezes superior ao dito cujo? Aqui é possível sim. Afinal estamos no país dos impostos. Aliás, o Brasil está entre os dez mais em arrecadação e entre os dez menos em aplicação dos recursos. Tirando por base o gasto triplicado em infraestrutura somente com aditivos e atrasos nas obras, saímos bem à frente dos países de 'outro' mundo. Na edição desta semana trazemos assuntos de maior interesse das comunidades. Em Tubarão destaque para a morte de um cidadão e o estado grave de outro em um acidente de trabalho, onde o andaime no qual trabalhavam caiu sobre os cabos de alta tensão do poste próximo onde estavam. Em Capivari está acontecendo grandes apresentações culturais com o Palco Giratório e Aldeia Sesc, que acontece gratuitamente no Parque Ambiental Tractebel. Em Gravatal a bola já está rolando para o campeonato municipal que conta com 7 equipes na edição 2014. Em Jaguaruna foi confirmada a homologação da pista do Aeroporto Regional junto a INFRAERO, sexta (04) seis aeronaves tripuladas por 'homens grandes' do estado barriga verde, pousaram sobre a pista Humberto Bortoluzzi. Em Laguna a prefeitura anuncia mais de 170 novas moradias em um conjunto habitacional financiado pelo programa 'Minha Casa, Minha Vida' do governo federal. Ainda nesta edição publicamos informações a respeito da declaração do IR 2014 que se estende até o final deste mês. Tem Também uma matéria especial que vem de encontro com a semana mundial da saúde e trás dados horrorizantes dos alimentos e os níveis de agrotóxicos que eles contem no Brasil. Temos ainda as análises e artigos dos melhores colunistas da região e o quadro 'O Povo tem Voz' trazendo a cada edição três opiniões a respeito de determinado assunto ou polêmica. Espero que todos tenham uma boa leitura e uma excelente semana.

As Tiras de Maurício Nunes vulgonunes.blogspot.com

Escrito

A VOZ DO POVO THAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22 Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos e Marcelo Correia / Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller / Tiragem: 2.000 exemplares / N° de páginas: 16 a 20 / Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Laguna, Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, e Gravatal. Colaboradores: Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Léo Rosa de Andrade, Marcelo Correia, Haydée F. V. Moura e Natália Maximiano. Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: jornalavp@yahoo.com.br Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SC OBS: Cada artigo ou texto de opinião é de responsabilidade de seu autor

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

A Voz do Polvo!

“O Polvo foi visitar o bairro Três de Maio em Capivari de Baixo e se indignou com a situação da principal via de acesso. A rua Manoel Pedro Flor está em estado de calamidade pública. Na situação da foto, o asfalto de péssima qualidade cedeu e formou um buraco de 2m, seguido de uma duna de asfalto de 20cm de altura, bem em frente à igreja da comunidade”


Opinião

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Espaço reservado para a ‘massa’...

Jornal A VOZ DO POVO

03

Governador no Sul do Estado “Sou a favor de que durante a Copa a população saia às ruas para protestar devido aos gastos excessivos com a organização do evento. A saúde e a educação

deveriam ser prioridade.”

Edilon Cascaes Nunes – Garçom “Durante a Copa o Brasil estará com uma visibilidade para o mundo que deve servir para que seja mostrado o que há de melhor no país. A população deve sair às ruas para festejar as vitórias da seleção, com certeza com a conquista do hexa.”

Jessé de Oliveira Brighenti – Professor “O que foi gasto de recursos públicos para realizar a Copa ultrapassou o que foi gasto nas três últimas Copas. O governo atendeu a todos os pedidos da FIFA, inclusiva a venda de cerveja nos estádios, o que já era proibido. A incompetência da organização merece que a população saia às ruas para protestar.”

Allan Knaben – Comerciante

Dando sequencia ao trivial trabalho de visitações e liberações de obras, que é praxe em ano eleitoral, o Governador Raimundo Colombo estará mais uma vez na cidade de Tubarão, agora para lançar o edital de repavimentação asfáltica da rodovia SC-370, antiga SC-438. A reforma será no trecho que interliga os municípios de Tubarão a Gravatal. Entre outros compromissos, Colombo selará também o lançamento dos editais para a 'famosa' ponte de Congonhas e para o acesso norte que ligará a SC-370 à BR-101. Os três convênios somam R$ 71,5 milhões. Também será assinado o protocolo de intenções para a instalação de uma unidade da empresa Intelbrás.

Visita Ilustre O Hospital Nossa Senhora da Conceição está recebendo A médica colombiana Dra. Juliana A. Rojas Neira, especialista em Ortopedia/Traumatología que está acompanhando, durante todo o mês de abril, as microcirurgias de plexo braquial e de tetraplegia desenvolvidas pelos neurocirurgiões de renome internacional, Dr. Marcos Ghizoni e Dr. Jayme Bertelli em Tubarão e Florianópolis. A médica que estudou na Universidade de Boston (EUA), também realiza cirurgias microcirurgias reconstrutiva das mãos e dos membros periféricos.

Nova Unidade de Saúde na Barranceira A comunidade da Barranceira receberá um posto de saúde ampliado. A obra agregará um novo consultório médico, sala de atividades coletivas, sala de agentes comunitários, banheiros adaptados e recepção. A área construída será de 87m2 e está orçada em R$120.471, recursos federais e municipais. Enquanto o local estiver em obras, os usuários serão atendidos num espaço adaptado pela Secretaria de Saúde, cedido pela comunidade. A empresa responsável pela execução será a Vitória Construções Ltda. O prazo para construção é de 120 dias.

Jardim das Azaleias é apresentado em Capivari Em visita de cortesia ao prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo da Silva, representantes da Habitare Participações apresentaram nesta segunda-feira (07), o projeto do Loteamento Jardim das Azaleias, empreendimento que começa a ganhar forma na cidade. Localizado no bairro Santa Lúcia, o loteamento, com 123 lotes, tem o propósito de oferecer aos futuros clientes, moradia de qualidade. O projeto que será colocado no mercado imobiliário de Capivari de Baixo tem características inovadoras, e diferencia-se dos empreendimentos similares disponíveis no mercado do município, por oferecer infraestrutura completa.

Juventus da Garopaba reformará sua sede Com presenças ilustres e autoridades como o prefeito Luiz Napoli, o vice Gilberto, o Dep. José Nei, o presidente da CERGAL Gelson Bento, entre outros. O Juventus de Garopaba do Sul realizou reunião na noite de sexta-feira (04) para tratar da reforma na sede do clube. Com subvenção do Dep. Zé Nei e apoio da prefeitura e Cergal, em breve, acontecerá um jogo festivo para reinaugurar a sede.

''Faltam médicos nos postos de Tubarão'' O vereador do PP, Júlio César Angelo Rodrigues, o Kuriskinho, questionou a falta de médicos nos postos de saúde da cidade, na sessão da última segunda-feira (07). Citou o posto do bairro Monte Castelo que recebe o 'Doutor' apenas uma vez na semana e em meio período, atendendo apenas 10 pacientes. O nobre edil pediu explicações do executivo, em especial do Diretor Presidente da Fundação Municipal de Saúde .


04 Jornal A VOZ DO POVO

Tubarão/SC

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Trânsito

Segurança

JB Guedes / Divulgação / AVP

Acidente de trabalho mata um e Frota tubaronense atinge a deixa outro em estado grave marca de 80 mil veículos

Avenida Patrício Lima terá mão única no sentido Centro-BR 101

Estrutura do andaime caiu sobre os fios de alta tensão A falta de noções de segurança no trabalho, gerou um grave acidente, na tarde desta terça-feira no centro de Tubarão. Por volta das 13:30 horas, dois homens trabalhavam na pintura e reparo externo, no segundo piso de um prédio na rua Augusto Severo. A cerca de um metro de distância da parte mais alta do andaime passava uma rede de alta tensão com 13.000 volts. O andaime de material metálico foi atraído pela rede de alta tensão, entrando em contato com os cabos, resultando num curto circuito, os homens receberam uma forte descarga elétrica. Após o estouro, uma fumaça branca cobriu o local do acidente. Um dos trabalhadores ficou no andaime, e o outro caiu

na marquise. O que ficou preso ao andaime, Luis Ângelo Machado Francisco, 38 anos, morreu no local. O outro trabalhador, de 46 anos, teve queimaduras de terceiro grau, com ferimentos graves na perna direita, foi encaminhado ao HNSC, em Tubarão. Diante do acidente que vitimou Luis Ângelo e deixou outro com queimaduras de 3º grau no início da tarde de ontem, em Tubarão, o engenheiro eletricista e segurança do trabalho da Celesc, Claudionor Souza dos Santos, afirma que a fatalidade poderia ter sido evitada. “Antes de começar o trabalho, os responsáveis pelo prédio deveriam ter acionado a Celesc para uma vistoria do local”, antecipa o engenheiro. “Assim que chegamos lá (rua Augusto Severo), percebemos a primeira irregularidade.

O espaço era muito próximo à fiação elétrica da rua. Em casos como esses, o primeiro procedimento a ser tomado é comunicar a Celesc. Em seguida, uma equipe vai ao referido local onde será executado o trabalho e analisa quais medidas de segurança devem ser tomadas”, avalia o engenheiro. Entre os principais procedimentos está o isolamento do local para que se possa executar o trabalho. “Fica o alerta para os demais empreendimentos em caso de fazer este mesmo tipo de trabalho. Procurem a Celesc e faremos a vistoria, bem como serão repassados os cuidados para que se possam evitar tragédias”, recomenda o engenheiro.

Dr. Cleberson José Garcia Diretor Técnico - Médico CRM 7252

Contato: 48 3628-2919 Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC psicomedclinica@hotmail.com

Estacionamento ao lado do ginásio da Unisul Em consulta ao banco de dados do Denatran, conferimos que a frota de veículos de Tubarão ultrapassou a surpreendente marca de 80 mil veículos. Em 2010 este número chegava a 65 mil, o que representou um aumento de 22% em quatro anos. Transitando pelas avenidas e ruas da cidade, podemos compreender que esse número de fato é real, o que justifica que um dos empreendimentos de maior cresci-

mento são os estacionamentos privados. Considerando que o estacionamento rotativo no perímetro central precisa de aperfeiçoamento, os motoristas e motociclistas tem avaliado de ruim a regular a prestação desse serviço. A frota em 2014 chegou a marca de 81.637 veículos, desse número 41.805 são automóveis, com 2.400 caminhões, 4.892 caminhonetes, 16.610 motos, 7.748 motonetas, 377 ônibus, 2.010 reboques e semirrebo-

ques, 902 utilitários, 90 micro ônibus, estão entre as categorias mais expressivas. A concentração de veículos coloca Tubarão entre as cidades do país com índices alarmantes, quase um carro por habitante. O poder público municipal precisa revitalizar as políticas públicas de incentivo ao uso de transporte público e bicicletas, atualmente absolutamente nada tem sido feito nesse sentido.


A VOZ DO POVO 05

Capivari de Baixo/SC

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Cultura

Aldeia SESC segue com apresentações até Domingo (13) O Sesc, em parceria com o Parque Ambiental Tractebel, está promovendo em Capivari de Baixo o "Projeto Cultural Aldeias". O evento, que está acontecendo no Teatro do Parque Ambiental, é gratuito e promove o encontro de diferentes manifestações artísticas, com produções nacionais, que contam com apresentações teatrais, oficinas de música, contação de histórias entre outras atrações. Confira a programação: Sexta-feira (11) Palco Giratório Espetáculo "Sargento Getúlio", 20h com classificação 14 anos. Getúlio Santos Bezerra, sargento sergipano, recebe a missão de prender alguém e levar esse preso político de Paulo Afonso, na Bahia, a Ara-

caju, em Sergipe. É sua última missão, antes da pretensa aposentadoria. Sábado (12) Apresentação musical com Alyson Oliveira, 19h com classificação livre. Show Voo Livre. Multi-instrumentista, Alyson Oliveira traz para esse show chamado VOO LIVRE um repertório onde o objetivo é mostrar a liberdade de criação e expressão musical. Loops eletrônicos, instrumentos de percussão, voz e violão somam-se ao ambiente proporcionando uma viagem musical rumo a imaginação. Apresentação Musical com Cavaleiros Marginais, 20h com classificação livre. Cavaleiros Marginais apresentam show do disco homônimo, lançado em dezembro do

ano passado. Este foi o primeiro registro em estúdio da banda tubaronense. Domingo (13) Oficina de Ritmos e Percussão Afro Brasileira com o Grupo Caxambu, das 14h às 18h. Expressão corporal, ritmos, dança Afro Brasileira e Capoeira. Espetáculo Muzambê com o Grupo Caxambu Dança e Percussão Afro Brasileira, 20h com classificação livre. O grupo Caxambu é um grupo que toma por base os ritmos e movimentos corporais da cultura afrobrasileira, para numa releitura, transformá-los em espetáculo. Em Muzambê, trabalha com movimentos bruscos e intensos, trazendo vigor e energia do início ao fim no embalo da percussão ao vivo. ‘Sargento Getúlio’ esta percorrendo todo o país

Esporte & Saúde

Engenharia Elétrica 48.3623-5472

Divulgação / AVP

jphiluminacaopublica@hotmail.com jpheletronica@hotmail.com

Etapa Regional dos Jogos da 3ª Idade acontecem, hoje (10), em Capivari

Rua João Rodrigues Martins, 198 - Sala 02 Centro - Capivari de Baixo - SC - Cep:88745-000

MBC

As partidas de Dominó e Canastra serão disputadas no Centro de Convivência do Idoso A delegação de Capivari de Baixo disputará os Jogos Abertos da Terceira Idade - Jasti em três modalidades esportivas na etapa microrregional, que acontece no município, no próximo dia 10. O município participa

com 11 atletas nas modalidades de bocha (masculino), dominó (masculino e feminino) e canastra (feminino e masculino). Os municípios participantes dessa etapa são: Capivari de Baixo, Gravatal, Pedras Grandes, Treze de Maio e

Tubarão. Os classificados da região disputarão a etapa estadual entre os dias 12 e 17 de maio, em Canoinhas. Acompanhe abaixo a programação da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade:


06

Jornal A VOZ DO POVO

Jaguaruna/SC

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Infraestrutrura

Aeroporto Regional: Mais uma etapa cumprida Aconteceu na manhã de sexta-feira (4), a solenidade que marcou o início das operações do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Um avião tripulado pelo governador do Estado desceu às 9h15min da manhã, marcando o pouso inaugural. Também foi entregue a autorização emitida pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA). A homologação publicada no Diário Oficial da União, na última quarta-feira, 2 de abril, permite a operação de Aeronave do governo do Estado pousou às 9h15min no Aeroporto Regional de Jaguaruna vôos regulares. Na opordo um grande momento, tunidade o governador e o comandante Carmelo dos incentivadores da to. “O Sul está viven- com a otimização das opevice, homenagearam o Mário Faraco Júnior, um implantação do aeropor-

rações do porto, o andamento das obras da BR101 e agora o aeroporto de Jaguaruna. São vetores fundamentais do desenvolvimento e essa independência de infraestrutura irá produzir riqueza, desenvolvimento e maior qualidade de vida para a região”, disse Colombo. O Aeroporto de Jaguaruna foi homologado para operação visual diurna e noturna. Com a autorização emitida pelo ICA, o local está autorizado para pouso e decolagem de aeronaves com capacidade de até 190 passageiros, podendo ter voos comerciais regulares.

Sangão/SC

Município adquire um Caminhão Compactador para coleta de lixo O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, fez a entrega na última terça-feira(09/04) aos Secretários de Agricultura e Obras, de um caminhão Compactador de Lixo, que foi adquirido através de emenda do Secretário de Agricultura, João Rodrigues no valor de R$ 142.000,00 e contrapartida do Município no valor de R$ 134.520,00, totalizando R$ 276.520,00. “Temos que agradecer ao Secretário João Rodrigues que vem apoiando nosso Município e a

todos os contribuintes que pagam seus impostos (IPTU e ISS), para que desta forma, possamos estar melhorando cada vez mais o sistema de coleta de lixo ”.comentou o prefeito. O veículo compactador, produzido pela Librelato, em Capivari de Baixo, já foi entregue estilizado. O caminhão chegou plotado com o Brasão do município e o slogan da campanha municipal de conscientização ‘’Lixo tem dia Certo’’. Prefeito Castilho fez a entrega na terça-feira (09) aos secretários de Agricultura e Obras


Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

A VOZ DO POVO 07

Laguna/SC

Habitação - Minha Casa, Minha Vida

Economia

Inscrições para habitação popular Pescadores esperam frio e fim do Defeso começam dia 24 de abril para iniciar a pesca da Tainha Mayra Lima / Secom PML / Divulgação / AVP

Pescador Róbson José de Oliveira

Apartamentos serão construídos no bairro Mato Alto O sonho da “casa Que moram em ro Mato Alto em Laguna, o própria” será realizado Laguna há mais de três condomínio terá 11 prédios, para 176 famílias lagunen- anos; com 16 apartamentos em ses em 2014. De 24 de abril Que contenham a cada. As 176 moradias a 23 de maio, das 13h30min composicao familiar míni- estão sendo oferecidas pela às 18h30min, acontecerão ma de duas pessoas, prefe- Caixa Econômica Federal, as inscrições para o Con- rencialmente com gestan- através do programa domínio Henrique Paes de tes, criancas, adolescentes Minha Casa Minha Vida e Medeiros, que vão aconte- ou idosos que residem no tem a parceria com a Prefecer no andar térreo do Cen- mesmo domícilio; itura Municipal de Laguna, tro Administrativo TordeNão possuem imó- que fará os cadastros. silhas (ao lado da Rodoviá- vel próprio, exceto os resi- Todas as unidades tem ria). Dia 23, terá lançamen- dentes em área de risco, cerca de 42m² e deverão ser to oficial do programa. insalubres ou que tenham entregues ainda em 2014. Todos os cadas- sido desabrigadas; Sobre os Pagatros irão passar pela filtra- Para a inscrição, os interes- mentos: Mesmo sendo um gem dos critérios exigidos sados precisam ter acima valor considerado baixo, pela Caixa Econômica de 18 anos e trazer os docu- todos os beneficiados com Federal (Lei 11.977 – 07 de mentos abaixo relaciona- as moradias assumirão um julho de 2009), em conjun- dos, não devem estar no financiamento e pagarão to com os definidos pelo SPC/SERASA e precisam mensalmente um valor Conselho Municipal de comprovar renda familiar fixo, dependendo da renda Habitação de Laguna. bruta de no MÁXIMO R$ declarada, pelo período de Assim, serão favorecidas as 1.600,00. 10 anos. Além disso, por se famílias que: Obs: Vale lembrar tratar de um condomínio, Possuem mulhe- que pessoas que já foram os moradores deverão ter res responsáveis pela uni- contempladas em algum também uma taxa condodade familiar; outro programa habitacio- minial, que será discutida Que contenham algum nal de interesse social, não entre os contemplados dos membro familiar com defi- poderão se inscreverem. prédios. ciência; Localizado no bair-

OPORTUNIDADE DE TRABALHO A INDUPROL abre vagas para revendedor de produtos de limpeza. Seja dono do seu próprio negócio, trabalhe quando quiser! Saiba mais pelo fone (48) 36441749 ou no site http://www.induprol.com.br.

Não perca esta oportunidade! Induprol Produtos Químicos Ltda. - Tv. Radialista Nelson Almeida, 31 - Portinho - Laguna/SC

“O movimento ainda está fraco”, afirma o pescador Robson José de Oliveira. No último final de semana, ele e seus parceiros conseguiram pescar algumas tainhotas, entretanto, a safra vai crescer mais para o final do mês de abril. “O vento sul chegando, nossas tainhas começam a aparecer”, conta o pescador que costuma pescar nos Molhes da Barra. Os nativos pescadores costumam dizer que o peixe chega no terceiro vento sul forte mais frio. É quando o tempo esfria que os cardumes vêm em busca de águas mais quentes. Os pontos de partida são o litoral do Rio Grande do Sul e a bacia do Rio da Prata, entre Uruguai e Argentina, grandes berçários do peixe. Mais de 50% dos cardumes acabam

nas redes dos pescadores catarinenses. Segundo o secretário da pesca, José Carlos Mendes Neto, a expectativa para a chegada da época mais farta de peixes do município é grande entre os que vivem da prática. “O nosso verão foi forte relacionado a pesca do peixe parati, entretanto, nada é comparado à temporada da tainha, que é um dos principais elementos da economia lagunense”, conta o secretário. Em Laguna, a tainha é pescada em tarrafas nas encostas, nas praias e nos Molhes, com auxílio dos botos. Na região do Farol de Santa Marta a captura se faz através de arrastão, com o cerco do cardume feito pelos barcos, onde um olheiro pescador visualiza os peixes do alto das encostas. As tainhas são vistas em cardumes, pois é uma característica da fecundação, onde as fêmeas lançam os óvulos no

mar e estes se encontram com os espermas por acaso, e por isso elas nadam tão juntas. O pescador Robson José está no aguardo da liberação e da vinda das tainhas. “São elas que garantem nossa época maior de vendas. Estamos preparados para a chegada delas, nossas redes estão prontas e ansiosas”, brinca Robson. A abertura para a pesca da tainha na região, ou o fim do Defeso, está marcada para o dia 15 de maio. Entretanto, existe um pedido entre os pescadores para a antecipação desta data. De acordo com a superintendência do Ministério da Pesca e da Aquicultura em Santa Catarina, a decisão está em Brasília, mas não há nada concreto sobre a antecipação do término do defeso.

Super Promoção!


08

Jornal A VOZ DO POVO

Especial

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Semana Mundial da Saúde

Brasil é o líder mundial no uso de agrotóxicos Lista elaborada pela Anvisa trás percentual dos alimentos considerados inadequados para o consumo De acordo com o Idec, nosso país tem levado o vergonhoso título de campeão mundial no uso de agrotóxicos nos últimos anos. Os brasileiros consomem, em média, 5.2 litros de agrotóxicos anualmente, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a ANVISA. Dentre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, verifica-se, além de efeitos imediatos (como a intoxicação), doenças crônicas como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos e neurológicos a longo prazo. O pior de tudo é que mesmo os bebês, sem ingerirem verduras e legumes contaminados, podem ser expostos aos agrotóxicos através do leite materno. O uso intensivo de defensivos agrícolas na produção de alimentos no Brasil tem gerado preocupações no âmbito da saúde pública. Pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou níveis elevados de resíduos agrotóxicos em um terço das frutas, vegetais e hortaliças analisadas. Pior, um a cada três exemplares avaliados apresenta ingredientes ativos não autorizados, entre eles dois agrotóxicos que nunca foram registrados no Brasil: o azaconazol e o tebufempirade. Isto sugere que os produtos podem ter entrado no Brasil por contrabando, segundo a Anvisa. Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) mostram que é preciso investir na formação dos produtores rurais e no acompanhamento do uso de agrotóxicos, destaca a Agência. Segundo a Anvisa, 30 por cento dos alimentos analisados na pesquisa apresentam quantidades de agrotóxicos bem acima do permitido: o campeão foi o pimentão. Além dele, foram citados: morango, uva, pepino, couve, abacaxi, mamão, alface, tomate e beterraba. Diante dessa situação surge a pergunta: como evitar que esses venenos cheguem à minha mesa? Bom, como você deve imaginar, uma boa saída é comprar alimentos orgânicos. Se você não puder comprar tudo orgânico, compre pelo menos os alimentos que foram citados ao longo da ilustração, principalmente pimentão, pepino, morango e cenoura. Sei que o preço não anima, mas a médio e longo prazo você previne gastos com saúde, por exemplo. Fora que você estará cuidando de si, não é um dinheiro jogado fora. Outra saída não tão eficaz porém válida é sempre higienizar muito bem os alimentos, principalmente a casca, que recebe mais agrotóxicos. Lave-os com água corrente, com uma escovinha de preferencia. Deixá-los de molho por algumas horas também ajuda. Além disso, confira a procedência dos alimentos que você está comprando, se eles são certificados. Como já foi dito, várias frutas e verduras podem conter agrotóxicos proibidos, altamente tóxicos, fora outros problemas como uso excessivo dos mesmos.


Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Receitas Práticas

Variedades

por Jaque Espíndola e Camila Teixeira

Peixe Light ao Forno Ingredientes 4 filés de peixe branco (limpos - sem pele e sem espinha grande)  1 pimentão amarelo  1 cebola grande  1 pimentão verde pequeno  1 tomate pequeno  3 colheres de azeite  1 limão  sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo “Estamos viabilizando recursos” Luis Carlos Brunel Alves, ex-prefeito de Capivari de Baixo, ao ser questionado sobre sua candidatura a Dep. Estadual pelo PMDB.

“Eu respeito o Justin Bieber. Ele conseguiu uma legião de fãs e depois se transformou em um bad boy. E aí chega uma geração como a minha, cujos ídolos eram drogados, assassinos e esse tipo de coisa, e começa a criticar Bieber. O problema é a nossa sociedade que, infelizmente, se tornou mais careta", diz

Paulo Coelho

Noé - 3D Noé vive com a esposa Naameh e os filhos Sem, Cam e Jafé em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém. Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila, que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

09

Frases da Semana Ele é o MacGyver da televisão brasileira... eu vou participar de algum programa daqueles bem anos 80 que o Seu Sílvio apresenta no SBT! Quero que ele seja o mais Silvio Santos possível, para eu poder dizer pros meus netos que eu conheci o cara mais incrível da televisão brasileira. – Fábio Porchat

Lave e seque os files em agua corrente, seque com papel toalha e tempere com limão, sal e pimenta Em um refratário que possa ir ao forno coloque o azeite e por cima arrume os files, uma ao lado do outro Corte a cebola, pimentão e tomate em quadradinhos e arrume por cima do peixe Se quiser pode mudar o tipo de pimentão (vermelho, amarelo, verde), o legal é ficar bem colorido e nutritivo. Tempere essa cobertura com sal, um pouco de azeite e pimenta.Se quiser pode colocar um pouco de ervas finas ou salsa seca. Coloque no forno médio por 15 minutos. Abra o forno e com uma colher pegue o caldo que vai se formando e regue o peixe. Coloque no forno alto por mais 15 minutos, sem deixar secar completamente. Fica uma delícia. É muito fácil de preparar e é uma receita muito leve. Sirva com salada verde e (se sua dieta permitir) purê de batatas. Se quiser ficar ainda mais saudável use tomates e pimentões orgânicos

Jornal A VOZ DO POVO

Cantora Ana Carolina: "A humanidade inteira poderia ser bissexual".

Receita de Bem Viver Ingredientes: Muita calma Um pouco de coragem Uma pitada de fé, de qualquer marca 3 momentos de alimentação (sadia de preferência) 1 momento de descanso ½ falar e ½ ouvir 100 gramas de grama, céu, rio, mar ou um passarinho avistado ao longe Sorrisos e gargalhadas a gosto Afeto com gosto Modo de preparo: Calma na hora de levantar, pensar, falar, agir Sempre mesclando com coragem e fé, para render Se alimentar é o recheio, porque saco vazio não para em pé Descansar como massa de pão é indispensável Falar e ouvir sem exagerar para não desandar Contatos com a natureza são o glacê Sorrisos e gargalhadas dão cor a vida E afeto dá a liga (Tina Bau Couto)


10

Gravatal/SC

Jornal A VOZ DO POVO

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Segurança Pública

Formada Comissão para captar recursos para instalação de câmeras de segurança

Suellen Honorato de Souza / Assessoria PMG / Divulgação / AVP

Uma comissão foi formada em Gravatal com a missão de angariar recursos para a instalação de onze câmeras de videomonitoramento. O município foi contemplado pelo programa “Bem-Te-Vi”, do Governo do Estado, mas, para ter as câmeras instaladas, precisa depositar uma contrapartida de pouco mais de R$ 100 mil. As definições foram firmadas durante uma reunião na última sexta-feira(04), na Secretaria de Turismo. Integram a comissão, que visitará os empresários e empreendimentos da cidade, o vice-prefeito Álvaro José de Medeiros Júnior, o vereador Edvaldo de Oliveira Bez, o “Vardo”, o presidente da CDL, Wanderley Marega, um representante da Cergral, um

Reunião aconteceu na sexta-feira (04) na Secretaria de Turismo

Futebol Amador

Iniciado o Campeonato Municipal

Atual campeão, o Indaial goleou o São roque por 5x1 na partida inaugural Após a solenidade de abertura do Municipal de Futebol de Campo, que tem em disputa a taça João de Oliveira Martins, o “Tico-tico”, a noite foi marcada por redes balançadas. Já na primeira partida da rodada, o atual campeão do Citadino, o Indaial, goleou a equipe do São Roque por 5 a 1. A segunda partida da primeira rodada do

Municipal de Gravatal aconteceu na tarde de sábado, 05 de abril, quando o Termas recebeu a Seri. A partida encerrou com o empate em 3 a 3. Gustavo, com dois gols, e De Brida anotaram para o time da casa. Já os gols da Seri foram marcados por Jean Marcelo que também balançou as redes duas vezes e Rodrigo Motta

fechou a conta. Camboim e Riacho fecharam a primeira rodada no domingo, 06 de abril, no Campo da Seri, em Pouso Alto. Israel abriu o placar para o Camboim, mas a equipe não segurou o resultado positivo e foi derrotada, de virada, pelo Riacho. Altair marcou os dois gols da vitória da equipe do técnico Chero.

representante dos hotéis e o empresário Adalmício Lapa Cargnin. “A nossa intenção é que a comunidade participe e que se sinta parte desta conquista. Vamos ver de que maneira a colaboração pode ser feita e esperamos que a comunidade abrace esta causa, que é muito importante”, salienta o vice-prefeito Júnior, que declara que a prefeitura também dará a sua contribuição para que o “sonho” se torne realidade. Por enquanto, não há um prazo préestabelecido para as câmeras serem instaladas. “Precisamos primeiro depositar o recurso para que o convênio seja garantido. O que não podemos é perder esta oportunidade”, completa.


Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Pela Amurel

O PESADO CUSTO DA DÉBIL REPRESENTAÇÃO POLÍTICA Prof° Maurício da Silva Mestre em Educação

mauricio.silva@unisul.br

11

Semana da Saúde

Saúde e qualidade de vida em pauta na FTC Vanessa Mendes / FTC / Divulgação / AVP

Que a nossa região se desenvolve, muito lentamente, devido a debilidade de nossa representação política, todos sabem. Que perdemos oportunidades, investimentos, vidas, emprego e renda, devido à forma medíocre como somos representados, também é sabido. Aos poucos, o pesado custo desta representação pífia está sendo quantificado. Sabe-se, por exemplo, o quanto, de fato, a região perde, apenas com a demora da duplicação da BR 101, sem contar outras obras que andam a passos lentos, como é o caso do Aeroporto Regional. Ele levou 14 anos até receber a autorização da ANAC, faltando ainda o acerto com as empresa aéreas. Não se está fazendo referência à qualidade e ao valor da obra e aos terrenos não pagos aos respectivos proprietários. (Quando fui vereador, participei de Sessões das Câmaras, de diversos municípios, para sensibilizar os vereadores a autorizarem os seus respectivos prefeitos para pagarem. Quando fui prefeito interino, paguei a parcela de Tubarão que vencia). Pela importância do empreendimento, para a redenção econômica da Região e melhoria da qualidade de vida das pessoas, em qualquer outra parte do mundo, seria pago, construído, autorizado e funcionando para voos regulares em bem menos tempo. Louve-se, no entanto, os pioneiros e os abnegados. Retornando à duplicação da Br 101, estudos da UNISUL, solicitados pela FIESC, concluíram que houve perdas de 32,714 bilhões de reais, graças à demora para duplicação. Sem contar as vidas perdidas, que jamais serão recuperadas. Estudos do instituto Jordam, publicado no Jornal Diário Catarinense, mostraram que as cidades ladeadas ou cindidas pela BR101 - entre Palhoça e Joinville, ou seja, o trecho duplicado - obtiveram crescimento no PIB, nos últimos 10 anos, de 476%, praticamente o dobro do Estado, que no mesmo período, foi de 276%. Quanto aos empregos (janeiro a dezembro de 2013), enquanto a Grande Florianópolis criou 14.052; Itajaí, 6.083 e Joinville, 7.868 - todos duplicados - o Grande Sul criou apenas 5.058. Barra Velha recebeu a Havam e outros investimentos (crescimento do PIB , 599%, em 10 anos); Garuva, a fábrica de tratores LS Mtron ( 944%); Itajaí, graças ao porto, a APM Terminals (986%); Araquari, que em breve receberá a primeira fábrica da BMW na América Latina (536%). E Tubarão? Salvo, exceções de praxe, vive de anúncios e recusas de empresas, como foi o caso da italiana Cimolai e tantas outras. Mais do que natural. Quem vai instalar o seu empreendimento num local, que em determinada época do ano, precisa de três ou até quatro horas, para vencer um trecho que em situação normal levaria trinta minutos, como é trecho Tubarão-Laguna no verão? É evidente: o Eixo Norte que puxa o crescimento da economia catarinense em três polos - o metal mecânico de Joinville, o logístico portuário da foz do rio Itajaí-Açu e o econômico diversificado da Grande Florianópolis – conta, além da duplicação da 101, também com portos (São Francisco, Itajaí, Itapoá) e aeroportos (Navegantes, Joinville e Florianópolis). Quer dizer, qualifiquemos nossa representação política, por meio do voto, ou continuaremos caminhando a passos de tartaruga, enquanto problemas de toda ordem se agravam.

Jornal A VOZ DO POVO

Colaboradores participaram de diversas atividades relacionadas à saúde Com o objetivo de promover hábitos saudáveis e incentivar os cuidados com a saúde do corpo e da mente, a Ferrovia Tereza Cristina e a Transferro Operadora Multimodal realizam, nesta segunda (07), a 9ª edição da Feira da Saúde e Qualidade de Vida. Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde, colaboradores, familiares e empresas parceiras terão uma tarde especial. Orientações sobre o câncer de próstata,

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), doação de sangue, uso de drogas, programas antitabagismo e alcoolismo, além de avaliação física, acuidade visual, verificação da pressão arterial, teste de glicemia estarão à disposição dos visitantes. Serviços como maquiagem, limpeza de pele, SPA das mãos, design de sobrancelha, massoterapia, análise capilar também integram as atividades. Segundo a gerente do Departamento de Gestão de Pes-

soas, Eliane Maria Fernandes de Souza, a proposta das empresas é alertar sobre a importância de realizar exames com frequência. “A Feira da Saúde e Qualidade de Vida é uma oportunidade para contribuir com o bem-estar de nossos colaboradores e seus familiares. No período da tarde, diversos profissionais, nos respectivos estandes, vão dar atenção especial aos visitantes”, destaca Eliane.


12

Jornal A VOZ DO POVO

Pelo Estado

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Clima

Fome e Obesidade Frente Fria chega a SC Luiz Henrique da Silveira Senador da República O mundo vive uma triste dicotomia. Nos países ricos, avança o sobrepeso das pessoas. Nos países pobres, a fome ainda é um flagelo, afetando 900 milhões de habitantes, sobretudo nos grotões e nas periferias das megacidades sulamericanas, em países sub-desenvolvidos da Ásia e da África subsaariana. O flagelo oposto é o da obesidade, que cresce na mesma proporção em que proliferam os “fast foods”, franquias de sanduiches, que são verdadeiras bombas de calorias. As grossas fatias de pão, que revestem aquelas “montanhas” calóricas, aumentam ainda mais a “explosão” de gordura. Numa das vezes em que participei, em Los Angeles, da Conferência Mundial promovida pelo Instituto Maicoln Milken, assustei-me com as alarmantes estatísticas da obesidade, que já atingia (isso, há uns cinco anos) 30% da população norte-americana. No verdadeiro tratado sobre o que está por vir, que denominou “O Futuro”, Al Gore escreve: “ Nos Estados Unidos, fonte de várias tendências mundiais, o peso do cidadão médio aumentou cerca de 9 quilos, nos últimos 40 anos. Um estudo recente estima que metade da população adulta do país será obesa em 2030, sendo um quarto desse grupo acometido por obesidade mórbida”. E acrescenta: “Num momento em que a fome e a desnutrição mantêmse em proporções ainda inaceitáveis nas regiões mais pobres do planeta (e em alguns bolsões geográficos dentro dos países ricos), não deixa de ser tristemente irônico que a obesidade atinja níveis recordes no mundo industrializado e esteja em franco crescimento nas nações emergentes.”(...) a obesidade quase que dobrou, nos últimos 30 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quase um bilhão e quinhentos milhões de adultos com mais de 20 anos de idade estão acima do peso. E mais de um terço deles já são considerados obesos”. No Brasil, principalmente nos centros urbanos, o sobrepeso das pessoas aumentou consideravelmente. Como, por força do cinema, do rádio, da TV e da internet, nós copiamos o “way of life”do povo norte-americano, deixamos de praticar a alimentação saudável, substituindo proteínas por calorias. Isso vem pressionando as emergências dos hospitais, pela disseminação de doenças que reclamam tratamentos longos e caros, como as diabetes, e que matam violentamente, como as cardio-vasculares: o AVC – acidente vascular cerebral, e o infarte. A pessoa obesa fica sujeita à artrite, aos problemas musculares e ósseos; e a deformações na coluna vertebral, nos quadris e nos joelhos. Ficam mais sujeitas a vários tipos de câncer, como o de cólon, de mama e endométrio. Entre 10% a 20% dos orçamentos do Ministério da Saúde já são gastos com doenças decorrentes da obesidade, o que é um alerta para conter essa verdadeira marcha da insensatez. Mais trágica que a obesidade adulta é a obesidade infantil. Dia desses, viajando de volta para Joinville, vi embarcar no avião, em Brasília, um grupo de adolescentes de um colégio particular em feriadão escolar. Eram quase todas gordas, umas quatro a cinco dezenas de colegiais. Fiquei triste com aquela cena. A obesidade é, para nós, brasileiros, um problema recente. Ainda é tempo de corrigir. Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Temperatura começa a cair em todo o estado neste fim de semana Uma frente fria prevista para chegar ao estado neste final de semana nos dias 12 e 13 de abril, devem marcar o início dos dis de frio em todo o estado. Na quarta-feira, 9, uma onda de frio avançou rapidamente por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva com trovoadas e temporais localizados na maioria das regiões, sobretudo na madrugada e manhã. A temperatura permaneceu elevada com sensação de ar abafado no período. O meteorologista

da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, informa que a partir de hoje, 10, o tempo melhora em todo o Estado, com a volta do sol. Entre o fim do sábado e o domingo (dias 12 e 13) há previsão da chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Estado, com declínio de temperatura em todas as regiões e condições de geada nas áreas altas do Planalto Sul entre os dias 13 e 15. Quando há previsão de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina faz o monitoramento e retransmite os avisos

meteorológicos da Epagri/Ciram, para os coordenadores regionais e municípios da região que poderá ser afetada. O técnico em meteorologia da Defesa Civil, Carlos Rocha, explica que caso algum município seja atingido, o coordenador é comunicado para ir a campo fazer o levantamento. “Temos em todo o Estado, 18 coordenadores regionais e se algo ocorrer em algum município, o mais próximo se desloca até o local para avaliar a situação e tomar as providências”.


Geral

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Jornal A VOZ DO POVO

13

Consumidor

Imetro inicia operação especial para fiscalizar produtos de Páscoa

TABULEIRO

Por Marcelo Corrêa

Ovos à preço de ouro

Assessoria PMSC / Divulgação / AVP

Mais aguardada por fabricantes de chocolate do que por crianças, a Páscoa permite um aumento exponencial do preço do chocolate. Os ovos de páscoa chegam a custar até 4,3 vezes mais do que as versões em barra do mesmo produto. É o caso do ovo Diamante Negro com 320g, da Lacta, que custa 38,37 reais. Com esse valor, seria possível comprar 8,1 barras de 170g do produto da mesma marca, que somariam 1,37kg de chocolate. Entre outros produtos pesquisados, o ovo Alpino, da Nestlé, custa 3,4 vezes mais do que a barra, enquanto o Talento, da Garoto, custa 2,5 vezes mais.

Faltou o domínio do inglês

Consumidor tem de atentar para o peso do produto O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) inicia, nesta quarta-feira, 9, a Operação Especial Páscoa. Ovos, chocolate, peixe e camarão, produtos mais consumidos nesta época, serão fiscalizados em todo o comércio do Estado. A fiscalização

segue até quarta-feira,16. O objetivo do órgão é verificar a veracidade do peso informado na embalagem do produto e a segurança dos brinquedos que vêm dentro dos ovos de chocolate. “O consumidor deve ficar atento para o peso do produto e não para a numeração, pois em

caso de dúvida procure uma balança eletrônica no próprio estabelecimento, verifique se existe o selo do Inmetro que é a garantia que esta balança passou pelos testes e está correta, e em seguida faça uma simples pesagem”, comenta o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva.

Pelo menos 110 bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), terão que voltar ao Brasil por não terem conseguido nível de proficiência em inglês. Os estudantes estão morando no Canadá e na Austrália desde setembro de 2013 e já custaram mais de 2,6 milhões de reais aos cofres públicos — cada um deles recebeu 12.000 dólares, além de passagens aéreas e seguro saúde. Esse investimento não retornará ao país em forma de capacitação profissional e acadêmica, que seria a contrapartida do programa. Atualmente, cerca de 12.000 universitários estão fora do Brasil pelo Ciência sem Fronteiras. Os 110 bolsistas, que já receberam o aviso para voltar, foram aprovados em edital para universidades de Portugal, aberto em 2012.

De olho na inflação O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador de inflação no Brasil, de março foi de 0,92%, maior avanço para o mês em onze anos e acima do resultado de fevereiro (0,69%). O dado foi divulgado na manhã desta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado fez o acumulado dos últimos doze meses alcançar 6,15%, bem próximo ao teto da meta do governo, de 6,5%, e também maior do que o acumulado de 12 meses até fevereiro (5,68%). No primeiro trimestre, a inflação soma 2,18%. A expectativa do mercado era de uma alta de 0,85% em março e 6,08% em 12 meses. Na prévia de março, divulgada pelo IBGE há duas semanas, o índice havia subido 0,73% e 5,9% em 12 meses.

Imposto de Renda

Desvio de foco

Declaração do Imposto de Renda segue até dia 30 de abril

Com maioria das cadeiras na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a base do governo Dilma Rousseff conseguiu ampliar nesta terça-feira o foco da CPI da Petrobras para investigar contratos do Porto de Suape, em Pernambuco, e denúncias de formação de cartel no sistema metroviário de São Paulo. O objetivo da manobra governista é atingir os adversários políticos de Dilma em ano eleitoral, especificamente Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Sob protesto dos partidos de oposição, os governistas aprovaram um relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) propondo a ampliação do escopo da CPI. O PSDB se recusou a votar e abandonou a sessão. O parecer ainda será submetido ao aval do plenário do Senado, mas a chance de ser revertido é quase nula.

A Receita Federal segue recebendo as declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, ano-base 2013. O prazo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. A Receita espera receber cerca de 27 milhões de declarações. Neste ano também está permitida a entrega por meio de tablets e smartphones desde o início do prazo legal. Não será mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, como aconteceu até 2013. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sin-

dicont), Lecir dos Passos Ghisi, salienta que a declaração é obrigatória para: quem obteve rendimentos tributáveis superior a R$ 25.661,70; quem obteve rendimentos isentos, nãotributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superior a R$ 40.000,00; quem obteve receita bruta superior a R$ 128.305,50 de atividade rural, para compensar prejuízos; teve posse ou a propriedade em 31/12/2013, Bens ou Direitos, inclusive Terra Nua superior a R$ 300.000,00. “É importante que a pessoa que for declarar tenha em mãos o comprovantes de rendimentos, comprovantes de pagamentos referente a educação, plano de saúde, despesas médicas, odontológicas, laboratórios, comprovante

de compra de imóveis, automóveis, motocicletas, extrato bancário para Imposto de Renda”, destaca o presidente. “Lembrando sempre que,estes documentos devem estar todos em nome do titular e/ou seus dependentes”. Ghisi salienta ainda para o fato de que a Receita Federal tem mecanismos próprios e apoio de diversos organismos e entidades para identificar a movimentação financeira dos contribuintes. “Quem sabe que precisa declarar não pode esconder esta condição. A Receita Federal tem padrões para identificar todos os contribuintes que estão obrigados ao ajuste de contas”, revela.

Quebra do decoro parlamentar O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira processo disciplinar para avaliar a conduta do deputado André Vargas (PT-PR). O colegiado terá prazo de noventa dias para decidir se a estreita relação do petista com o doleiro Alberto Youssef, preso por comandar um esquema de lavagem de dinheiro, configura quebra do decoro parlamentar. Com abertura do processo, mesmo que ele renuncie ao mandato agora, já pode ser considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa – só poderá concorrer nas próximas eleições se for absolvido. Ontem, ele pediu licença do mandato por sessenta dias, mas mantém o cargo de vice-presidente da Casa.


14 A Voz do Povo

Geral

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Campanha Social

Maconha

Leo Rosa de Andrade www.leorosa.com.br

Nos anos 1960/70, quando se pretendia desmerecer alguém, se o chamava de maconheiro. Maconheiro era um insulto usado ao fim das desqualificações gerais, um arremate para lançar o injuriado ao rés do chão. Olha que cachaceiro era ofensa pejorativa, e dizia muito sobre um indivíduo valer pouco, mas maconheiro era pior: comportava uma ideia de sujo, de má influência, de crime. Ser maconheiro era ser mau, vil, delinquente, numa palavra de então, um desviado. Desconfio que essa acepção desabonadora, ainda hoje, muitos a usam. Aqueles eram anos de Guerra Fria. Em resumo, era um estado de ameaça, de tensão permanente entre nações alinhadas aos Estados Unidos da América e países que compunham a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, liderados pela Rússia. Os primeiros eram capitalistas, os segundos, comunistas. O capitalismo derrubava governos democráticos e financiava ditaturas militares. O comunismo era ele mesmo uma ditadura burocráticomilitar. Vivia-se no meio disso, ou vítima disso. A CIA, agência de espionagem norte-americana, convenceu-se de que uma das armas comunistas para desestabilizar o chamado mundo livre era justamente a maconha, que foi elevada a insidioso instrumento de influência na composição geopolítica do mundo. A maconha seria um projeto de destruição da juventude ocidental. Os EUA criaram, então, uma campanha difamatória da erva e uma legislação antidrogas que exportaram para os países sob sua influência. Nixon, quando presidia aquele país, declarou guerra às drogas, prometendo eliminá-las do Ocidente. Não era nada seguro fumar maconha nesse estado de beligerância. Não obstante, parte significativa da juventude deu-se a contestar o way of life norteamericano. Cabelos, roupas, higiene, sexualidade, tudo mudou. E se fumava maconha, muita maconha. Maconha era como que um transporte à contracultura, uma erva mágica que abria a imaginação. Quem usava a droga formava um tipo distinto, era facilmente reconhecido e acabava ainda mais estigmatizado. Formavam-se, então, tribos que, se proporcionavam amparo, autoexcluíam-se, nutrindo preconceitos entre os caretas. Desse tempo restaram convicções que ainda fundamentam não só opiniões vulgares, mas, inclusive, decisões que formulam políticas públicas. Ora, essas convicções são tolices que não se sustentam. Senão, veja-se: “Pesquisadores liderados pelo professor David Nutt, ex-chefe de conselheiros de drogas para o governo britânico, pediram a especialistas em danos causados por drogas para avaliar 20 drogas (legais e ilegais) em 16 medidas de dano ao usuário e à sociedade como um todo, tal como dano à saúde, dependência de droga, custos econômicos e crime” (http://migre.me/iEX9r). Que concluíram? O já sabido: a droga mais nociva de todas, seja para o consumidor, seja para a sociedade, é o álcool. O álcool é muito mais danoso do que a heroína, ou o crack. E sem licença: o bom whisky ou o sofisticado vinho são álcool. E a maconha? A pobre da maconha está lá para o meio da relação, depois, inclusive, do tabaco. Esses estudos parecem-me consistentes, mas, ainda assim, um bom pai com uma taça de vinho na mão, ou uma autoridade qualquer, depois do seu whisky, continuarão argumentando que a maconha é um risco para a sociedade. Bem, estamos em discussão sobre descriminalizar ou não o uso da maconha. Psiquiatras, sobretudo, argumentam que a erva agrava quadros psicóticos. É verdade, mas, ora, qualquer droga agrava quadros psicóticos, inclusive (eu diria principalmente) o álcool, o que torna o argumento insubsistente. Ademais, o psicótico que buscar droga vai obtê-la, sofrerá o mesmo dano individual e ainda causará dano social por alimentar o tráfico. Melhor legalizar esse negócio, não? E que cada qual, sem hipocrisia, fique com a droga que lhe apeteça. Eu prefiro vinho e companhia.

Léo Rosa de Andrade Doutor em Direito pela UFSC. Psicólogo e Jornalista. Professor da Unisul

Nesta Copa, faça um gol pela infância brasileira

Camiseta da campanha tem o autógrafo de mais de 150 personalidades do futebol A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou em todo o Brasil mais uma importante mobilização social. Trata-se da edição de 2014 da campanha Fiz um gol pela infância brasileira!, realizada a cada quatro anos, na torcida pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo da FIFA. A iniciativa recebeu a adesão de diversos craques que atuam no futebol brasileiro e no exterior. Engajaram-se nesta ação solidária os mais de 100 jogadores consagrados como os

selecionáveis Daniel Alves e Neymar do Barcelona/ESP, Ronaldinho Gaúcho do Atlético/MG, Rogèrio Ceni do São Paulo/SP entre outros. Na camisa, ainda há as participações especiais de ex-atletas e personalidades do esporte que vêm representando o Brasil nos mundiais e em outros torneios internacionais: como Carlos Alberto Parreira, Dunga, Juninho Pernambucano, Marcos, Pelé, Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno e Zico entre outros.

Todos atletas e ex-atletas cederam, integralmente, à LBV os direitos de imagem e o cachê a que fariam jus pela participação na iniciativa, com o objetivo de que estes sejam revertidos em favor da manutenção e do aprimoramento dos programas socioeducacionais desenvolvidos pela Instituição no país. Quem quiser colaborar para a campanha e garantir uma camisa autografada pode fazer sua doação pelo site www.lbv.org/doe.


Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Geral

Jornal A VOZ DO POVO

15

Economia

Librelato aumenta 40% de sua receita no último ano Fabrine Jeremias / Librelato / Divulgação / AVP

A Librelato S.A. Implementos Rodoviários continua em ritmo de expansão. A empresa conta com 11% de market share (participação de mercado), capacidade produtiva de 50 implementos/dia e cinco unidades produtivas. Adquiriu recentemente dois imóveis para continuar sua expansão fabril, um deles em Linhares – Espírito Santo, com área de 560.000m², e outro às margens da BR 101 em Criciúma, com área de 600.000m². E, ainda anunciou no final do ano, uma joint venture com a empresa italiana Themac International S.A, passando a contar com uma nova empresa, a Libremac Ambiental Implementos Rodoviários Ltda que começa a produzir no mês de junho. Hoje a Librelato S.A. possui um quadro efetivo de 2.055 profissionais. Em 2013, a receita da Librelato apresentou

Infográfico Librelato um crescimento de 40% em relação a receita de 2012, superando os R$ 600 milhões. Apresentando um aumento de produção da linha pesada na casa dos 53%. Junto a isso, o projeto de internacionalização da marca Librelato vem ganhando força através do crescimento das exportações dos produtos. Em 2012 as vendas foram de R$ 4 milhões e chegaram a R$ 22 milhões em

2013. Entre os destaques, a Librelato conquistou o 1ª lugar em vendas de semirreboques no Paraguai além de se consolidar como a segunda maior empresa exportadora de semirreboques para a América do Sul. Dos principais players, a Librelato foi a que mais aumentou a participação no mercado no primeiro bimestre de 2014. Com capacidade produtiva de

13.000 implementos/ano entre linha leve e pesada, a Librelato está entre as maiores empresas do Brasil. Lidera o mercado, em primeiro lugar, nos estados de Santa Catarina, Tocantins, Piauí e, em segundo lugar nos estados do: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte e Roraima. Em busca de aperfeiçoar produtos e serviços,

oferecendo qualidade de vida e crescimento profissional e pessoal aos colaboradores, a empresa ganha a cada ano maior destaque no mercado. Para 2014, a projeção da receita é de, aproximadamente, R$ 800 milhões, um crescimento em torno de 35% em um ano que o mercado tende a recuar. “Nossos números são resultado do trabalho da melhor equipe desenvolvi-

da por mais de 2.000 profissionais, 3.000 fornecedores, 10.000 clientes ativos que acreditam e investem em nossa marca, além das comunidades que sempre nos recebem muito bem em todas as cidades onde nossas fábricas estão instaladas”, pontua o CEO da companhia, José Carlos Sprícigo. Recentemente, a Librelato conquistou o prêmio Campeãs da Inovação na qual foi listada as 50 empresas mais inovadoras dentre os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, pelo Grupo Amanhã. A Librelato investe fortemente em novas teconologias e design diferenciado, através de estudos e pesquisas do setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e Engenharia do Produto. O projeto Caravana Librelato vem ao encontro com a característica de empresa inovadora.

Educação

Udesc Laguna está com inscrições abertas para pré-vestibular gratuito até hoje (10) Interessados tem até as 17:30h de hoje para ir à unidade de Laguna realizar a inscrição O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, fará inscrições para mais uma edição do curso gratuito Pré-Vestibular Comunitário até esta quinta-feira, 10, das 7h30 às 18h, na Direção de Extensão, que fica na Rua Coronel Fernandes Martins, nº 270, Bairro Progresso. As vagas são oferecidas para estudantes de ensino médio de instituições públicas do município e da região que queiram complementar as

aulas curriculares e se preparar para o Vestibular de Inverno 2014 da Udesc. O curso, que integra o projeto de extensão Pré-Vestibular Comunitário, terá aulas de Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Redação entre 14 de abril e

30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na sede da Udesc Laguna. Os interessados devem levar cópias da identidade e atestado de matrícula em escola pública ou certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3647-4190.


Jornal A VOZ DO POVO

Contracapa

Imagens

z do Povo A Vo

da

Quinta-feira, 10 de abril de 2014.

Semana Fotos: Divulgação / AVP

Tio Anderson Teixeira (Mala) desceu a serra (Lages) para visitar os sobrinhos Vinícius (foto) e Heloísa

Primeira Tela das alunas do Curso de Pintura em Tela, desenvolvido no Salão da Igreja da Passagem.

Grupo Caxambú ensaiando para a apresentação deste fim de semana no Parque Ambiental

O amigo Agnaldo Silva, locutor da Nativa 98,9 FM completa ano Sábado dia 12, felicidades e sucesso!

Dia 28/03 nasceu a Helen, afilhada de William Constante (foto) e Yomma Domingos. Os pais Luana e Gilson Paes estão felizes demais.

Giselle Paes apresentando o espetáculo ‘Árvores que Falam’, no Palco Giratório Sesc

Ação da Secretaria de Saúde de Gravatal no Dia Mundial da Saúde (07/04)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.