Issuu on Google+

Esportes

Tubarão/SC

Comitiva vistoria a praça Matriz em oficinas

Capivari recebeu etapa do estadual de Karatê

Página 06

Página 15

A VOZ DO POVO

Vox populli, vox Dei Ano IX - n

o

@jornalavp

216

/jornalavp

jornalavp.com

jornalavp@yahoo.com.br

R$ 1,75

Quinta-feira, 24 de outubro de 2013.

Capivari de Baixo - Tubarão - Jaguaruna - Braço do Norte - Gravatal

Shell, Total, Petrobras e chineses vencem leilão do Pré-sal, sob regime de partilha

-

Sangão - Armazém

Caderno Especial

Parque Ambiental Tractebel

Página 03 Capivari de Baixo/SC

Jaguaruna/SC

Juíz mantém eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores Página 04

Orquestra Louvor e Adoração oferece concerto ao HCJ Página 11

Página 07


02 Jornal A VOZ DO POVO

EDITORIAL

Direto da Redação jornalavp@yahoo.com.br

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

www.DIRETODAINTERNET.com

Era uma casa muito engraçada... Prazer em recebê-los novamente para uma rápida leitura de profunda reflexão. Nessa semana muitos acontecimentos marcaram o início de novos tempos para as terras tupiniquins. Leilão de libras, sanção do 'Mais Médicos', libertação dos cães, o Real se tornou a moeda mais valorizada dos últimos meses, Pelé completou idade nova, Vinícius de Morais completaria 100 anos, enfim diversos fatos marcantes. Escolhi o centenário de Vinícius para refletirmos juntos, por diversos motivos: Sou fã, sou fã e sou fã. Para iniciar nossa prosa vou citar um poema infantil e de muita reflexão: “Era uma casa muito engraçada. Não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, porque pinico não tinha ali. Mas era feita com muito esmero. Na rua dos bôbos, número zero.” Você agora se pergunta: 'O que tem de reflexivo nesta singela cantiga infantil?' A casa não existe, é imaginária. É a casa do brasileiro, de sonho. Existente somente na imaginação da grande maioria da população. É a casa da favela, feita de restos de placa e compensado. É a casa do morador de rua, que faz do beco sua suíte privativa. É a casa da faxineira que não cansa de limpar a casa dos outros. É a casa jardineiro que embeleza o jardim de tantas casas. É a casa do pedreiro, que constrói casas e não consegue ter uma casa. Apesar de ter sido composta há muitos anos atrás, o poema retrata uma triste realidade do setor de moradia do país. Uma desigualdade gritante que precisa ser escutada. Uma boa leitura a todos. E uma ótima e produtiva semana.

As Tiras de Maurício Nunes vulgonunes.blogspot.com

Pizza

A VOZ DO POVO THAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22 Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller Tiragem: 1.000 exemplares. N° de páginas: 16 a 20 / Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Armazém e Gravatal. Colaboradores: Chirle Ponciano, Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Eduardo Titon, Antônio Faustino, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Leo Rosa e Marcelo Corrêa da Silva. Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: jornalavp@yahoo.com.br Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SC

Navegando pelas redes sociais, encontrei essa postagem que, no mínimo, nos fará refletir muito!a


Geral

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Jornal A VOZ DO POVO

03

Pré-Sal

Shell, Total, Petrobras e chineses vencem leilão de Libra, sob regime de partilha

Paulo Paim

Divulgação / AVP

Esteve em Capivari de Baixo, a convite do vereador Farinheira, o Senador da República Paulo Paim. Entre os muitos objetivos de sua visita, esclareceu alguns dados a respeito da previdência social na sessão extraordinária, convocada para recebe-lo na quinta-feira (17). A sessão foi muito prestigiada por políticos, autoridades e população geral.

Parque Ambiental Tractebel Já está em funcionamento a maior praça de lazer verde do sul do estado. A estrutura é magnífica! Somente visitando para ter a real noção de tudo que o parque proporciona. A estrutura está disposta no centro de Capivari de Baixo e tem acesso fácil .Vale a pena conferir.

Concurso Literário O estudante Adriel de Moraes da Silva, do 8º ano do Ensino Fundamental e aluno da professora Daniele Pereira da Rosa, da Escola Municipal Vitório Marcon, ganhou o concurso literário promovido pela Tractebel Energia, no começo do mês de outubro. O concurso "Eu vi um Pau Brasil", foi o tema das redações. A entrega do prêmio será no dia 12 de novembro, às 10h nas instalações do Projeto de Educação Ambiental, em Capivari de Baixo. Além do aluno, a professora e a diretora da Escola, também serão premiadas.

Frente a Frente Petrobrás entrou com 10% mais os 30% previstos em lei, totalizando a maioria com 40% dos direitos sobre o consórcio formado Apesar de estar com o caixa enfraquecido, a Petrobras terá de pagar R$ 6 bilhões ao governo daqui a 30 dias. O valor é equivalente a 40% do bônus de assinatura pela exploração de Libra, que deverá ser pago pelo consórcio vencedor, formado pela estatal brasileira mais quatro empresas.

Durante coletiva de imprensa com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse que a situação financeira não preocupa: - Não preocupa. O bônus de assinatura a ser pago é equi-

valente à participação de cada empresa no consórcio vencedor. A Petrobras tem participação de 10% acrescida da fatia de 30% obrigatória, prevista no edital. Total e Shell, têm participação de 20%, cada uma. Já as chinesas CNPC e CNOOC completam o consórcio, com participação de 10%, cada.

Nesse sábado o programa Frente a Freente da Rádio Bandeirantes AM 1090, apresentado pelo prof° e jornalista Ildo Silva, terá como convidados políticos que mudaram de partido para concorrerem às eleições 2014. Entre os convidados estará o professor Maurício da Silva, pré candidato a Deputado Estadual pelo PR. O programa é neste sábado às 10 horas na Rádio Bandeirantes AM 1090.

Prêmio Itaú Unicef A Associação Palmares de Ilhotinha recebe hoje (24), em Porto Alegre, premiação pelo projeto “Baú de Histórias na Arca das Letras - o Rap é o Mapa, o livro é o Tesouro”, que foi semifinalista no Prêmio Itaú Unicef, cujo tema em 2013 é: Educação Integral: “Crer e Fazer”. O prêmio será recebido pelo presidente da Associação Palmares José Carlos Mendes (Tinho) e pela diretora da EMEB Vitório Marcon, professora Rosa Rocha Luciano.

Emergênciado HNSC não atende Capivari de Baixo O setor de emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição não está atendendo os casos oriundos de Capivari de Baixo. Ao procurar os responsáveis para averiguar o porque da situação ninguém pode nos atender e ficamos sem respostas. Outro dia eu precisei de atendimento e fiquei mais de 5 horas esperando até desistir. Fui discriminado por ser morador de Capivari e mau atendido na recepção da emergência e no SAC. Tive de procurar atendimento particular e despender de um dinheiro que na hora não tinha. Sei que existe uma tentativa de novo acerto de valores do repasse do município, por conta do aumento de demanda decorrente do fechamento do 24h. Mas e aquele 'papo' de que a vida é prioridade? Além do mais, o SUS é um plano de saúde nacional. Portanto, quem paga o INSS em dia, tem direito ao atendimento. E o voto de caridade irmã?


04 Jornal A VOZ DO POVO

Capivari de Baixo

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Parajasc

Superação e motivação são duas similaridades que caminham juntas e que acabam transformando o jeito de agir e de pensar das pessoas. Com este pensamento e com o apoio do poder público municipal, os para-atletas de Capivari de Baixo viajaram para participar do Parajasc. A competição acontece nas cidades de Joaçaba, Herval d' Oeste e Luzerna. Capivari de Baixo está sendo representada por nove atletas da Apae, eles disputarão as modalidades de atletismo de 100m e 200m, arremesso de peso, salto a distância e bocha paralímpica. Os alunos foram acompanhados pelo professor de Educação Física da instituição, Maicon Willian e o secretário de Esporte e Turismo, Adam Dutra Machado. "Participar sempre, ganhar às vezes, desistir nunca", diz o professor orgulhoso pelo desempenho de seus atletas.

SECOM / PMCB / Divulgação / AVP

Apae de Capivari de Baixo participa do Parajasc

Atletas na cerimonia de abertura, no ginásio da Unoesc Mais de 1,8 mil atletas, representando 60 municípios, participam da competição, que encerra no domingo, 27. As disputas acontecem

em 10 modalidades, nos segmentos deficiência física (D.F), auditiva (D.A), visual (D.V) e intelectual (D.I), no feminino e masculino:

atletismo, bocha, basquete, futsal, handebol cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, ciclismo, xadrez e goalball. Além da

premiação por modalidade, por naipe e por segmento de deficiência, estarão em disputa troféus para os três primeiros colocados na

classificação geral dos Parajasc. A disputa dos Parajasc começou em 2005, com a realização do evento em Chapecó. No ano seguinte, a sede foi Joaçaba. A competição tem como finalidades favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às necessidades especiais. O evento ainda promove o esporte adaptado em Santa Catarina. Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e prefeituras. O cerimonial de abertura aconteceu nesta terça-feira, 22, no Centro de Eventos da Unoesc.

Justiça

Juíz mantém presidentes eleitos na Câmara de Vereadores

MBC

O meritíssimo Sr. Juiz da Comarca de Capivari de Baixo Dr. Antônio Carlos Angelo, deferiu na segunda-feira (21), decisão favorável ao presidente da Câmara de Vereadores Manoel Guimarães na ação impetrada pelo vereador José Nazareno Corrêa alegando ter sido ilegal as eleições para a presidência da casa legislativa para o quadriênio 2013-2016.

tulando a anulação da eleição da Mesa Diretora realizada no dia 1° de janeiro de 2013, alegando que a mesma teria sido inconstitucional. Pois o presidente, na ocasião recém empossado, convocou as eleições assim que o nobre edil havia se ausentado do plenário e sem notificação prévia. Alegou também, que o regimento interno da casa prevê que as eleições da mesa diretora para os anos subsequentes ao Entenda o Caso: O vereador Naza- decorrente, seja realizareno entrou com um Man- da na última sessão ordidado de Segurança pos- nária do mês de agosto.

A Decisão: O juiz alegou que o presidente agiu dentro da Lei pois o Regimento Interno é claro ao afirmar que os componentes da Mesa eleitos para o 1° ano ficarão automaticamente empossados, outorgando por consequência, poderes ao presidente eleito para convocar eleições para os anos subsequentes. Assim sendo, não enxergou quaisquer irregularidade a ensejar a anulação da eleição realizada.


Capivari de Baixo

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Jornal A VOZ DO POVO

05

Segurança

Defesa Civil

Onássis da Silva é eleito presidente do Prefeito Moacir recebe Comandante do Exército Colegiado de Defesa Civil da Amurel

Integrantes do colegiado de Defesa Civil da Amurel, reuniram-se na última quinta-feira (17), para eleger os representantes do colegiado da nova diretoria de coordenação de atividades no âmbito regional. O presidente eleito foi o coordenador da Defesa Civil de Capivari de Baixo, Onassis da Silva (tibica), o vice é o coordenador Joceoni Lunard Pickler, do município de Braço do Norte, já como primeira secretária, a eleita foi Ketlyn Sônia de Mello, do município de Laguna. Na ocasião todos os coordenadores presentes reafirmaram o compromisso de

Comandante tomou um café no gabinete

Colegiado se reuniu na última quinta-feira (17) dar continuidade nas atividades de estruturação e prevenção que vêm desenvolvendo em seus

municípios. Nesta nova fase, os representantes buscam estabelecer os parâmetros necessários

Turismo

Município e Tractebel firmam parceria para renovar sinalizações turísticas

Em parceria com a Tractebel Energia e Prefeitura Municipal, Capivari de Baixo foi contemplada com placas de sinalização turística, com a fixação de placas físicas, que devem informar sobre distâncias, percursos e existência de atrativos

turísticos, para facilitar a orientação do visitante. A medida visa atualizar as informações de orientação aos munícipes e visitantes do município e incerir o Parque Ambiental recententemente inaugurado na cidade.

“Implementações como estas são importantes na medida em que estimulam a movimentação turística. São obras que facilitam o acesso dos visitantes aos atrativos”, concluiu o prefeito Moacir Rabelo.

para a efetiva atuação preventiva ao nível municipal e regional.

O prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, recebeu uma visita de cortesia na manhã desta terça-feira (22). Moacir recepcionou o capitão Gilson Tomelin e major Ricardo Serrazes, comandante da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria de Tubarão. Tomelin, oriundo do Paraná, irá assumir no dia 13 de dezembro o posto de comandante do Exército no lugar de Serrazes. Em uma conversa informal, o prefeito destacou a importância do trabalho do Exér-

cito na cidade e também em todo país. "Agradeço a visita e desejo muito sucesso no novo desafio", destaca o prefeito. "Quero dar continuidade ao bom trabalho que já tem sido desenvolvido e buscar melhorar todas as ações", afirmou o futuro comandante. Estiveram também presentes no encontro, o secretário de Obras, Atamir Brunel Alves, viceprefeito, Sebastião da Rocha Costa e chefe de Gabinete, Carlos Salvador.


06

Tubarão

Jornal A VOZ DO POVO

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Infraestrutura Educação

Comitiva vistoria o Chafariz Fundador da Unisul recebe prêmio da praça de Oficinas Educador Elpídio Barbosa

Vistoria foi feita na segunda-feira (21) A ideia de se reaO prefeito Olavio proveitar o local. Isto porque os proveitar o chafariz como Falchetti visitou na tarde desta segunda-feira (21), a residentes do bairro e a uma floreira, ou um cantepraça da Igreja Matriz de própria Igreja reclamam, iro de flores está em debaOficinas, onde vistoriou já há algum tempo, do cha- te, e é, inicialmente, a mais as atuais condições do cha- fariz, que em época de viável. verão, como a que se aproNos próximos fariz ali existente. xima, concentrava criandias, os profissionais da Acompanhado do vice-prefeito, Akilson ças que acabavam por secretaria de Urbanismo Machado, do secretário tomar banho no local, o voltarão ao local para dar de Urbanismo, Vânio de que poderia ocasionar aci- início às medições do espaFreitas Junior, e do arqui- dentes. Além disto, o acú- ç o , e n q u a n t o n o v o s teto da pasta Diego Mora- mulo de sujeira acaba por encontros com a comunies, Olavio discutiu com atrair insetos, como mos- dade e a Paróquia São José sua equipe, e com alguns quitos “borrachudos”, Operário deverão ocorrer moradores do bairro, a outra reclamação da comu- para discutir o reaproveitamento do local. melhor forma de se rea- nidade.

Osvaldo Della Giustina expõe a placa que recebeu

Dr. Cleberson José Garcia Diretor Técnico - Médico CRM 7252

Contato: 48 3628-2919 Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC psicomedclinica@hotmail.com

Ao receber ontem à noite o prêmio Educador Elpídio Barbosa, do Conselho Estadual de Educação, o professor Osvaldo Della Giustina conclamou o executivo, legislativo e judiciário do estado a se unirem à sociedade em defesa das universidades comunitárias do Sistema Acafe. “Elas estão sendo inviabilizadas pela intervenção nociva do governo federal através do MEC, querendo cobrar dívidas duvidosas e impagáveis”. Por duas vezes Della Giustina foi interrompido por aplausos e no final do dis-

curso ovacionado por mais de 300 pessoas que lotaram o teatro Álvaro de Carvalho. “É emocionante”, disse o ex-reitor Gerson Luiz Joner da Silveira e vice-presidente do CEE, ao ver as centenas de pessoas em pé aplaudindo o homenageado. “Isto resume o quanto Della Giustina foi importante para o crescimento e sedimentação da educação com qualidade”, pontuou. - Uma nação que perdoa dívidas de clubes de futebol e que ainda é incapaz de enxergar a importância da educação continua mergulhada no paradoxo, que gera uma dívida social astronômica,

salientou Della Giustina. Para ele, Santa Catarina não seria hoje o modelo de desenvolvimento cobiçado pelo restante do país se não houvesse o trabalho microrregional das fundações educacionais, “que são públicas, porém não-estatais”. E acusou o governo de deturpar o conceito de instituição pública: “se as fundações cobram mensalidade é para subsistirem e por que o governo usa viseiras para negar acesso a essas instituições aos jovens carentes.”m a falar melhor”.


Caderno Especial

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Jornal A VOZ DO POVO

Infraestrutura Verde: Parque Ambiental Tractebel Localizado no centro de Capivari de Baixo, O Parque Ambiental Tractebel oferece uma infraestrutura surpreendente aos usuários, tais como: 3,6 km de pistas de caminhada; Lago de 10 km²; Anfiteatro a céu aberto; Concha Acústica; Cantina; Horto Florestal; Museu Termelétrico ao ar livre; Centro de Cultura e Sustentabilidade com área para eventos e Teatro para 350 pessoas; Parque Infantil; Aparelhos de Ginástica; Estacionamento e muita área verde. Na construção dos prédios foram usados mecanismos sustentáveis, como a utilização de blocos de concretos feitos das cinzas de carvão geradas no complexo, substituindo boa parte do cimento.

Histórico

Redação

Possui captação de água da chuva e aquecimento solar. Outra novidade é a construção de uma unidade piloto de energia solar fotovoltaica, com capacidade de atender 30% da demanda da energia de todo o parque. O módulo de avaliação faz parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e liderado pela Tractebel, que estuda qual a melhor tecnologia para usinas solares no Brasil. O horário de funcionamento do Parque Ambiental Jorge Lacerda, será de terça a domingo, das 7h às 22h, na vigência do horário de verão e das 7h às 21h em horário normal.

“A GDF SUEZ está entre as maiores do mundo porque investe em projetos vencedores feitos com seriedade e responsabilidade. Esse Parque é um grande exemplo do comprometimento de nossos parceiros com a região onde atuamos.” Jan Flachet, Presidente do Grupo GDF SUEZ na América Latina.

A recuperação dos 50 Hectares de terra estéril do antigo depósito de carvão do Lavador de Capivari de Baixo, iniciou ainda em 1990 pela antiga Eletrosul e foi concluída em 2008, pela Tractebel Energia. Após a recuperação, a Tractebel Energia idealizou a construção de um parque ambiental e coube à UNISUL com a coordenação do Eng° Rodrigo Althoff, elaborar um projeto para tal feito. Em 2009 foi lançada a Pedra Fundamental do Parque Ambiental Jorge Lacerda. Em 2010 foi criada a Associação Jorge Lacerda, composta por integrantes da Unisul , Fucap , Ases (Associação de Funcionários da Tractebel), Amurel e Tractebel Energia. A associação tem a função de gerir as atividades e dar manutenção ao parque. Hoje ela é presidida pelo Ex-Diretor Administrativo do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, Paulo César da Rosa. Ainda em 2010 iniciaram as obras de aterro, terraplanagem, plantio de mudas e adaptação do solo para a construção do parque. Foram plantadas 20 mil mudas nativas da mata atlântica, como ingazeiros, gabirobeiras, ipês e paineiras, produzidas no horto da empresa. Em 2013 foi entregue à população do sul de Santa Catarina o Parque Ambiental Tractebel. A criação do parque e do centro cultural faz parte da política de sustentabilidade da Tractebel, maior empresa privada de geração de energia elétrica do Brasil. O objetivo é ampliar o relacionamento com as comunidades onde está inserida.

Thayus Domingos / AVP

O Parque

“Preocupamo-nos em gerar energia com eficiência e de forma sustentável, para atendermos tanto os interesses da empresa e seus acionistas quanto os anseios e necessidades da comunidade envolvida.” Manoel Arlindo Zaroni Torres, Diretor Presidente da Tractebel Energia.

“Nos sentimos lisonjeados e privilegiados, o Parque Ambiental é um verdadeiro presente que estamos recebendo da Tractebel. Só temos de agradecer à empresa e todos os envolvidos” Moacir Rabelo da Silva, Prefeito de Capivari de Baixo.


Caderno Especial

Jornal A VOZ DO POVO

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Vamos ao Parque? Agora você não pode mais dar aquela velha desculpa para fugir da caminhada ou deixar de fazer aquele belo passeio com a família. Com uma gama considerável de opções de entretenimento e lazer o Parque Ambiental Tractebel já é, sem dúvidas, o principal complexo ambiental de lazer de todo o sul do Estado. Com atrativos que envolvem o meio ambiente, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, o parque promete ser um dos locais mais concorridos nos finais de semana. Para que as pessoas possam usufruir melhor do parque, o empreendimento oferece uma enorme infraestrutura com estacionamento para 310 veículos, concha acústica, Centro de Convivência, Lago Artificial, Pistas de Caminhada, Aparelhos de Ginástica, Museu ao ar livre, Auditório, Ciclovia, Centro de Cultura e Sustentabilidade, Cantina e muitas árvores nativas. Venha conhecer o parque. Faça uma visita.

Concha Acústica

Lago Artificial

Em meio a uma ilha, é o local ideal para grande apresentações culturais como um show musical. A estrutura possui palco de 96m² e comporta um público de até 30 mil pessoas.

São mais de 14.500m² que envolvem toda a estrutura de prédios do parque. Sua presença transforma a paisagem dando a real sensação de contato com a natureza.

Pista de Caminhada e Ciclovia

Centro de Cultura e Sustentabilidade O prédio possui área de 730m² para exposições e eventos e um salão de atos para 382 pessoas. A frente do prédio ficam as peças do Museu Termelétrico ao ar livre.

A melhor maneira de manter uma vida saudável é praticando atividades físicas. O parque possui 4.000m de pistas para caminhadas e 3.500m de ciclovias.

Cantina O parque oferece total estrutura para um dia completo de lazer. Para a alimentação tem uma cantina com capacidade para 120 pessoas sentadas. A praça de alimentação fica à beira do lago semelhante a um deck. “O desafio maior ainda está por vir! Precisamos fazer com que este parque cumpra com seu ideal de fomentador e incentivador da cultura, educação, meio ambiente e lazer, e faça valer todo o investimento nele aplicado.” Paulo Cesar da Rosa, Presidente da Associação Jorge Lacerda, gestora do parque.

Área de Convivência Para quem preferir fazer um piquenique no parque ou jogar cartas com os amigos, o local oferece uma área coberta com estrutura completa para proporcionar uma bela atividade.

“O estado sempre soube reconhecer os serviços sociais que esta empresa presta, não somente aqui no sul, mas em todo o território Barriga-Verde. Temos de agradecer mais uma vez à Tractebel Energia por todo incentivo social que nos dispensa.” Eduardo Pinho Moreira, Vice-Governador do Estado de Santa Catarina.

“Este espaço de integração e lazer foi pensado e elaborado para a comunidade. Ficará aberto ao público em seu horário de funcionamento e qualquer pessoa poderá usufruir da estrutura. Aproveitamos para convidar a toda a região para conhecer esse empreendimento.” Sézio Saturno, Presidente da ASES, Assoc. dos Funcionários da Tractebel.


Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Caderno Especial

Jornal A VOZ DO POVO

Evento de inauguração do Parque Ambiental Tractebel Recepção de artistas, malabares, músicos e palhaços. Solenidade de inauguração. Show com Chitãozinho e Xororó.

“Minha família já está ansiosa para passear pelo parque. Estamos fazendo planos de passeio e um cronograma de atividades físicas. Esse empreendimento vai mudar a rotina de muitas famílias da região em especial dos capivarienses e tubaronenses pela proximidade.” Sebastiao da Rocha (Tião da Telha), Vice-Prefeito de Capivari de Baixo.

“Este parque é o resultado de uma área anteriormente considerada inapta para qualquer tipo de atividade e que foi totalmente recuperada. Decidimos fazer essa transformação como forma de agradecimento ao sul de Santa Catarina pela maneira que tem nos acolhido durante os 15 anos de história da empresa na região.” Alexandre de Souza Thiele, Coord. Meio Ambiente da Tractebel.

A região só tem a agradecer e ressaltar a importância desta empresa para toda a Amurel. Além do impacto econômico, também gera benefícios ambientais, culturais, educacionais e sociais aos municípios envolvidos .’’ Everaldo dos Santos, Prefeito de Laguna e Presidente da Amurel.


Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Jaguaruna / Sangão

Concerto Beneficente

Orquestra Louvor e Adoração oferece concerto ao HCJ

Apresentação foi na assembléia de Deus de Jaguaruna A Orquestra Louvor e Adoração, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Jaguaruna, ofereceu a toda a população um lindo concerto em benefício do Hospital de Caridade de Jaguaruna. Nas dependências da Igreja, cerca de quatrocentas pessoas prestigiariam a apresentação, que ocorreu no sábado (19). Após a apresentação, uma Paella foi preparada pelo Chefe Motta, da cidade de Criciúma.

Toda renda do evento foi revertida para reforma de um quarto do hospital de caridade de Jaguaruna, adotado pela instituição. Durante duas horas, a orquestra atentou autoridades e demais cidadãos presentes. Destaque para a presença do então Prefeito interino Alicio da Cruz Bitencourt e dos vereadores Geraldo Garcia, Milton Goulart Ricardo e José Gonçalves Guimarães. Alicio, na oportunidade, fez

a entrega de uma subvenção social para a orquestra. A direção do HCJ, em nome da diretora Ozaida de Carvalho Nandi, agradeceu a todos os componentes da orquestra pelo belo gesto de querer ajudar a instituição, que possui uma dívida que se arrasta a vários anos. Também agradeceu a Igreja por abrigar o evento e a todos que contribuíram, adquirindo o ingresso, para participar do evento.

Jornal A VOZ DO POVO

11

Religião

Diocese elege as prioridades para 2014 Lideranças leigas e religiosas de toda a Diocese de Tubarão participaram no último fim de semana, na Casa de Encontros Dom Anselmo - CEDA, da Assembleia Diocesana de Pastoral. Na sexta-feira, 18, antes do início da Assembleia, o professor da Unisul, Osvaldo Della Giustina, fez o lançamento oficial do livro Zilda Arns, uma grande História de Amor. Logo em seguida foram dados os primeiros encaminhamentos da Assembleia. Uma reflexão à luz de velas foi realizada no fim das atividades de Sexta. O dia de sábado foi marcado com debates em grupo e avaliações. Após votadas as prioridades para o próximo ano, foram aprovadas as seguintes: Família, Formação e Cate-

quese. Em seguida foram discutidas as metas para cada prioridade. Para finalizar os trabalhos da manhã de sábado, foi celebrada uma missa presidida por Dom João Francisco Salm e concelebrada pelo padre Antônio Hemkemeier, que estava completando 33 anos de vida sacerdotal. Os jovens seminaristas e a Banda Tons de Deus animaram os dias encontro. A Assembleia teve o término às 17h de sábado com a benção proferida

pelo Bispo Dom João Francisco Salm. "Acredito que foi uma assembleia bastante proveitosa, agora é trabalhar as prioridades em 2014", finalizou Dom João. De Jaguaruna participaram representantes dos Grupos de Família, Dízimo, Pastoral Vocacional, Pastoral da Comunicação, Apostolado da Oração, Setor da Juventude e Mãe Peregrina, além dos padres Nilo Buss e Antônio Hemkemeier.

Sangão/SC

Prefeito analisa plano de carreira da educação

Encontro foi na terça-feira (22) Na tarde de José Scremim, o vereador terça-feira (22) o pre- Rinaldo Santa Ana e a feito de Sangão Casti- secretária de Educação lho Silvano Vieira, Silviane, estiveram em juntamente com o reunião com uma comispresidente da Câmara são de professores da de Vereadores Rides rede municipal e diretoras

das escolas, para fazer algumas reivindicações e sugestões para melhorar cada vez mais o ensino no município e analisar o plano de Carreira do magistério. “Estou a disposição para discutirmos o melhor para a educação do município, com isso conto com a ajuda dos vereadores, assistentes de educação, diretoras e professores, para juntos chegarmos num entendimento”, conclui Castilho.


12

Pela Amurel

Jornal A VOZ DO POVO

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Laguna/SC

A China de Deng Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Divulgação / AVP

Todas as pessoas que vão à China ficam boquiabertas, assustadas, aturdidas com tanto progresso, tanto crescimento, tantas obras espetaculares. Há mais de quatro décadas a China é um imenso canteiro de obras, que se expressa em rodovias de oito ou mais pistas, viadutos e pontes magníficas; portos e aeroportos gigantescos; escolas, universidades, hospitais de alta qualidade. A China é um show! Um show de Deng Xiaoping! Tive o privilégio de manter longa conversa com ele, em seu gabinete, no Palácio do Povo. Na época (1988), o Produto Interno Bruto do Brasil era de 276 bilhões de dólares. E o da China, 413. Deng me disse que o PIB chinês seria multiplicado por 10, até o ano 2000. Pois bem, hoje o PIB da China é de sete trilhões 204 bilhões de dólares, contra dois trilhões 477 bilhões, do Brasil. Enquanto o nosso PIB cresceu nove vezes, o chinês aumentou 17 vezes mais. Isso quer dizer que, no período dos últimos 25 anos, a economia chinesa aumentou o dobro em relação à nossa. Hoje, ao ler o “best seller” “Sobre a China”, de Henry Kissinger, percebo que o notável Chanceler norte-americano teve, sobre Deng, a mesma impressão que tive, ao conhecê-lo. Deng demonstrou, em todas as conversas, uma firmeza sobre o que estava fazendo e uma visão clara sobre o que queria para o seu País. Foi ele quem comandou a abertura econômica que determinou o extraordinário sucesso que aquela nação vem obtendo. Foi ele quem teve a visão de fazê-la caminhar para a economia social de mercado, o novo capitalismo que concilia o investimento lucrativo com o incremento social. No Brasil, a não ser os políticos mais intelectualizados, poucos sabem sobre a trajetória política de Deng, cuja sensibilidade social foi despertada quando trabalhou na Fábrica de automóveis Renault. Operário metalúrgico daquela indústria, não só percebeu as mazelas como as vantagens do capitalismo. As condições insalubres dos empregos que tinha a França naquela época (1919/1920) levou-o à adoção do Marxismo. Foi um dos líderes da Longa Marcha, episódio histórico que o conduziu, posteriormente, à conquista do poder. Sua ascensão foi marcada por muitos episódios heroicos, como a Guerra Civil (1934/1936) e a Sino-Nipônica (1937/1945). Mas, também, sofreu perseguição odiosa, durante a chamada Revolução Cultural. Sem idiossincrasia quanto ao capital estrangeiro, pôs em prática o pensamento irônico de Mao Tse Tung: “não importa a cor do gato, desde que ele seja capaz de pegar o rato.” “Pegar o rato”, nesse caso, seria valer-se dos êxitos do capitalismo, criando uma base industrial forte na China, com a presença de organizações transnacionais de todo o mundo, inclusive as nossas Embraco e WEG, que lá estão fazendo sucesso. Na Praça da Paz Celestial, figura, na entrada da Cidade Proibida, uma enorme foto de Mao, celebrado como o grande líder da China. Não tenho dúvida de que Deng foi mais importante. É dele o retrato da China de hoje. Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Licença ambiental para dragagem do rio Campos Verdes �� liberada

Foz do Rio na Carniça em Laguna A Fundação Lagunense do Meio Ambiente entregou para a Secretaria Municipal da Pesca a licença ambiental para a dragagem do rio Campo Verde, popular Carniça. Agora, a licença segue para autorização também da Marinha. Em maio deste ano, o governador Raimundo Colombo autorizou o serviço em audiência com o prefeito Everaldo dos Santos, secretário da Pesca e Aquicultura, Aderbal Moreira e deputados da bancada sul catarinense:

Joares Ponticelli, Valmir Comin, Zé Nilton Scheffer, Manoel Motta, Nei Ascari e Altair Guidi. “Moradores solicitavam o serviço há muito tempo. O rio em muitos trechos está com 30 centímetros de lâmina de água”, declarou o prefeito ao governador. Para o secretário da Pesca, Aderbal Moreira, a dragagem deverá trazer mais espécies de peixes para a localidade. “Além de facilitar a entrada e saída das embarcações dos pes-

cadores. Ótima notícia para a região da Ilha”, disse. A draga utilizada será da Cidasc, disponibilizada através da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca. A dragagem será num trecho de 1,5 mil quilômetros com 20 de largura. Nesta semana, a documentação será entregue ao órgão estadual. A expectativa é para o início da obra nos próximos meses.


Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Geral

Bônus Eficiente

Celesc lança 2ª edição de projeto que incentiva troca de eletrodomésticos

Jornal A VOZ DO POVO

TABULEIRO

13

Por Marcelo Corrêa

Amurel na rota da modernidade Com a inauguração do Parque Ambiental Tractebel, no município de Capivari de Baixo, a região da AMUREL passa a ter a disponibilidade de um aparelhamento que será regido pelo princípio da sustentabilidade. Aliando desenvolvimento econômico com o equilíbrio ambiental e social a Tractebel cumpre, em relação ao Complexo Jorge Lacerda, o propósito de oportunizar qualidade de vida a população regional.

Coragem pra decidir A cultura administrativa do setor público requer que os gestores municipais, na figura dos prefeitos, sejam tomadores de decisões muitas vezes indesejáveis. Atualmente, em Capivari de Baixo, o prefeito Moacir Rabelo tem passado por verdadeiras provas de fogo quanto às tomadas de decisões necessárias para a condução da gestão municipal segundo a disponibilidade orçamentária. O chefe do executivo tem dado a demonstração de que coragem não lhe falta quando precisa decidir pelo interesse da coletividade capivariense. Na quarta-feira (23) a Celesc Distribuição lançou a segunda edição do projeto Bônus Eficiente, que tem como objetivo a substituição de eletrodomésticos antigos e ineficientes por eletrodomésticos contemplados com Selo Procel de Economia de Energia. O Projeto vai oferecer aos clientes residenciais a chance de adquirirem geladeiras e freezers com até 50% de desconto em relação ao valor praticado pelo mercado. O produto a ser

trocado precisa estar funcionando, ter mais de cinco anos de uso e não possuir o Selo Procel. Quanto menor o consumo do produto escolhido, maior será o desconto. Na primeira edição do Projeto, realizada em 2012, foram substituídos 26.194 eletrodomésticos antigos por novos em todo o Estado. Nesta edição, a Empresa estima um volume ainda maior de troca. O evento de lançamento da campanha aconteceu na sede da

Empresa, com a presença do Governador do Estado, João Raimundo Colombo, e de representantes de dez entidades beneficentes que serão contempladas com doações a serem feitas pelos consumidores na hora da compra dos produtos. No ano passado, o Bônus arrecadou mais de R$ 1 milhão em doações, que foram repassados à Federação das APAEs de Santa Catarina. Nesta edição, outras nove entidades serão beneficiadas pela iniciativa.

Vai pesar no bolso do brasileiro 1 A pressão sobre o governo para um reajuste nos preços da gasolina e do diesel aumentou após o leilão do pré-sal no campo de Libra. As autoridades na equipe econômica que já defendiam alta nos preços antes mesmo da licitação acreditam no reajuste dos combustíveis até o fim do ano, e pressionam para que ocorra nos próximos dias. O argumento, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, é o de que o reajuste daria uma folga de recursos à Petrobras, forçada a importar combustível mais caro do que vende no Brasil, onde o preço é controlado pelo governo para não aumentar a inflação.

Vai pesar no bolso do brasileiro 2 Com o alívio no caixa, a estatal teria "condições totais" de pagar integralmente a parte que lhe cabe no bônus de assinatura do contrato entre a União e o consórcio que venceu o bloco de Libra. Dentro de 40 dias, a Petrobras terá de pagar 6 bilhões de reais à vista, por deter 40% do consórcio. O bônus total é de 15 bilhões de reais. O jornal apurou que um reajuste de um dígito, na faixa de 5% a 7% para os preços da gasolina e também para o diesel nas refinarias, já tem o sinal verde da equipe econômica, mas aguarda uma decisão política do Palácio do Planalto quanto ao momento mais adequado.

Papa ordena saída de "bispo do luxo" de diocese alemã O papa Francisco ordenou que o bispo alemão Franz-Peter Tebartz-van Elst se afaste por tempo indeterminado da sua diocese, informou o Vaticano nesta quarta-feira. Conhecido como "bispo do luxo, Tebartz-van Elst gastou cerca de 31 milhões de euros (mais de 90 milhões de reais) em uma residência oficial em Limburgo, no oeste da Alemanha. A moradia episcopal foi inicialmente orçada em 5,5 milhões de euros (16,4 milhões de reais).A decisão, que representa quase uma demissão, foi tomada contra o bispo de Limburgo dois dias após um encontro dele com o papa para discutir o escândalo na Igreja da Alemanha, num momento em que o pontífice busca ressaltar a importância da humildade e de servir aos

pobres.


14 A Voz do Povo

Geral

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Economia

Crises de estar no mundo Librelato e Themac firmam acordo Leo Rosa de Andrade

para atuarem juntas em Capivari

www.leorosa.com.br O pensamento de Heráclito é complexo. Ao conhecimento popular chegou que “não se pode percorrer duas vezes o mesmo rio”. Heráclito entendia que a realidade era dialética: o real era resultado do conflito, da tensão entre contrários. Ora, em sendo a realidade um resultado, então ela estaria sempre no devir. A parábola do rio traduz seu pensamento: ao se retornar a um rio, ela já não terá as mesmas águas, então se estará a entrar no que o rio tornou-se, não no que o rio era quando nele se entrou. O Livro de Areia, conto de Borges, me diz que eu posso tentar decifrar o livro que comprei do vendedor que me bateu na porta. Leio-o, tento decifrá-lo. Mas ele me diz infinitas coisas; e se volto a ele, percebo dizeres que antes não percebera; e se não cuido, escapam-me aspectos que antes notei. Parece que caio em uma trama: o livro e eu jamais chegaremos a uma conclusão sobre o que ele quer me dizer, ou sobre as leituras que faço dele. Heráclito fala das mudanças nas coisas do mundo, nunca me permitindo encontrá-lo igual. Borges diz das relações necessariamente instáveis da minha relação com tudo, inclusive com as ideias que se me foram entranhando. Mas eu gostaria de falar ainda de uma terceira coisa que creio que existe: o eu de uma natureza humana que nunca está pronta; o eu resultante do meu passado, mas que também é o meu devir. O mundo não para de se modificar (Heráclito). As certezas com que eu poderia compreender o mundo não se estabelecem (Borges). E eu mesmo? Fico eternamente inconcluso? Não é nada simples jamais estar rematado, pois nunca nos sabemos o suficiente para nos apaziguar. Isso me faz pensar sobre mim a partir de mim mesmo: nunca estou na condição de compreender o mundo, as coisas e as ideias, porque jamais permaneço igual a mim. Então, acabo não me entendo a mim. Eu, que me quero indivíduo único, penso que sou inexplicável, acredito que isso só acontece comigo. Mas minha instabilidade, minhas incertezas, minhas emoções alteradas, meus sentimentos me traindo, isso tudo é exatamente o que sou, mas também é o que é toda a humanidade. Sim, temos algo de particular, mas mesmo nisso entra a tentação da estrutura social, que me oferece modelos de adaptação às ideologias dominantes, aos modos de produção, aos costumes formatados. Eu quero ser eu, mas quero ser eu com reconhecimento dentro de um sistema estabelecido: se sou um ser social, quero uma receptividade pública. Para isso, sem contar com a estabilidade das coisas (Heráclito) em um mundo sempre se me apresentando de maneira diversa (Borges), não me reconhecendo igual a mim mesmo, tenho que me impor socialmente. Não suporto a tarefa, entro em crise. Essa natureza humana move a História. Mas me interessa como me movo a mim mesmo. Não gostamos de admitir, mas nossas crises têm um padrão. As sociedades primitivas tinham rituais de passagem. Os indivíduos submetiam-se a celebrações que marcavam o seu status na comunidade. Sua condição social lhe era dada pelo rito. A sociedade contemporânea não tem ritos que nos leve a algum lugar, mas competição anônima por um lugar não sabido. Pomo-nos a competir por uma posição no sistema, mas não sabemos exatamente o que disputamos, nem com quem. Tenho, em crise, que me fazer guerreiro e disputar meu lugar social incerto. Não será simples me governar quando, na puberdade, meu corpo mudar de repente; ou quando, adolescente, me exigirem os códigos de ingresso na vida adulta; ou quando, adulto, me ditarem as normas impessoais do que se chama de “ganhar a vida”, ou quando, depois de contribuir com o “mercado”, me pedirem para cair fora. Agora, se eu souber que não devo nada disso nem a mim nem a ninguém, tudo será mais divertido, até as crises de estar no mundo.

Leo Rosa de Andrade Doutor em Direito pela UFSC. Psicólogo e Jornalista

Assessoria de Imprensa - Criações e Artes Visuais - Consultoria Rua Santa Lúcia, 378 - Capivari de Baixo/SC - (48) 3623-3548 / 9936-5810

A fusão entre as empresas criou a Libremac A empresa Librelato S.A. Implementos Rodoviários, investida pelo Fundo CRP VII, com sede em Orleans/SC, divulgou dia 21 de outubro de 2013, o acordo assinado no dia 06 de setembro de uma joint venture com a empresa italiana Themac International S.A. A nova sociedade é denominada Libremac Ambiental Implementos Rodoviários Ltda. e, conta com participação societária de 60% da Librelato e 40% da Themac. A Librelato agrega assim sua capacidade técnica e industrial e a Themac a tecnologia dos produtos e seu canal de vendas. Desta forma deuse início a Libremac,

empresa que produz soluções de última geração para a higiene urbana. A parceria é resultado de um esforço conjunto para oferecer produtos inovadores voltados ao cuidado do meio ambiente das cidades. A Libremac alia a força da Librelato em soluções de transporte rodoviário de qualidade com o conhecimento especializado da Themac, líder latinoamericano em tecnologia para a coleta automatizada de resíduos sólidos. O objetivo da parceria é a fabricação de equipamentos e complementos no segmento ambiental de coleta de lixo, com foco em coletores de carga lateral e contêineres para

resíduos. Essa associação busca reforçar o posicionamento da Librelato no segmento ambiental, agregando tecnologia amplamente reconhecida no mercado europeu, preparada para as cidades brasileiras. A Libremac é pioneira e única no país a ofertar ao mercado nacional, tecnologia de automatização na coleta de resíduos urbanos. O investimento estimado das duas empresas para operacionalização do projeto é de R$ 29 milhões de reais, sendo a produção realizada em Capivari de Baixo - SC.


Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Esporte

Natação

Tubaronense é convocado para os Jogos Universitários Brasileiros O nadador Tubaronense Thales Antunes Amorim, aluno do Curso de Medicina da Unisul e atleta da Associação Tubaronense de Natação-ATN, foi convocado pela Federação Catarinense do Desporto Universitário FCDU para compor a Delegação Universitária Catarinense para representar Santa Catarina nos 61º Jogos Universitários Brasileiros - JUBs 2013. Thales viaja nesta terça feira (22/10) com toda a delegação, para disputar a competição de natação O universitário da Unisul defenderá que acontece na cidade de a seleção catarinense na competição Gôiania/GO entre os dias 23/10 a 27/10. O evento, Sul, irá reunir cerca de 5 com as outras modalidaconsiderado o maior no mil atletas de 27 estados des até o dia 03/11. esporte da América do brasileiros e prossegue

Karatê

Capivari de Baixo recebeu etapa do Catarinense de Karatê O ginásio Juan Manoel dos Santos, em Capivari de Baixo, abrigou no último sábado (19), a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê, divisão B, evento da Federação Catarinense de Karatê, organizado pela Associação Impacto, com apoio da Prefeitura de Capivari de Baixo. Atletas de vários níveis, de iniciantes a olímpicos, de 12 associações de karatê de Santa Catarina povoaram os tatames do ginásio ao longo do sábado. Parte desses atletas era da escolinha dekaratê mantida pela Prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Esporte e Turismo, que a partir deste ano passou a incentivar mais esta modalidade esportiva. "Apoiar a realização deste evento aqui em Capivari não é novidade alguma, afinal já apoiamos a prática de karatê faz tempo. Este evento certamente é mais um passo para a projeção de Capivari de Baixo rumo à consolidação de uma imagem de município que apoia o

Jornal A VOZ DO POVO

15

Esporte Regional por Antônio Faustino - antoniofaustino@bol.com.br

Sem inscrição O que está acontecendo, o Atlético Tubarão, não consegue inscrever seus principais atletas, para a copa Santa Catarina, jogadores como o goleiro Geovane, o volante Jesiel e o atacante Felipe Oliveira, ainda não foram publicados no BID para poder entrar em campo, o clube culpa a FCF, que apresentou uma divida antiga, na última sexta feira, após o fechamento dos bancos e por isso não pode quitar a tempo, a explicação em relação a primeira rodada era que a assinatura do médico foi errada, o CRM de um e assinatura de outro, a segunda foi divida, entendo que a direção do peixe deve uma explicação convincente para o seu torcedor e seu associado, assim não dá.

Sem inscrição II Se tinha este problema da divida, como pode a FCF, inscrever os atletas oriundos do Marcilio Dias, Leandro Branco, João Vitor são exemplos deles, o que está acontecendo, se a culpa é da FCF, é preciso cobrar dela, pois as federações existem para facilitar a vida dos clubes e não para complicar, e é bom saber que os clubes não precisam de federação para promover competições, podem contratar uma empresa para organizaras suas competições, exemplo foi a copa união realizada a anos atrás pelo clube dos 13, em vários módulos atingindo todas as equipes brasileiras, o que eu não aguento mais, é ver os clubes culpando o presidente da FCF, anos seguidos, afinal, o homem está lá a quase 25 anos, com aval e voto dos clubes, então ele é o cara.

Leão O Hercilio Luz, com suas escolinhas está na semifinal do campeonato da liga verde vale, sub-13 e sub-15, no sub-13 os pequenos leões enfrentam o Gremio de Gravatal, já no sub-15, o adversário será o Água Verde de Pescaria Brava, o time colorado ainda tem suas escolinhas no estadual e disputa as competições de suíço sintético, ou seja, o Hercílio Luz, está investindo forte na preparação de atletas, uma atitude correta para times menores que precisam contar com suas bases para ter sucesso, se o trabalho continuar, não tenho dúvida, daqui a pouco descobrimos mais algum Zenon por ai.

Tigre O bicho pegou de vez para o Criciúma, após uma semana de dispensas, entre eles, Daniel Carvalho que era um quase titular, quando não saia jogando entrava em todos os jogos, o time voltou a perder, desta vez para o Corintians, por 1x0 em Itú no último sábado, que pode e deve ser considerado um resultado normal, mas em virtude da posição na tabela, a semana no tricolor é tensa, e o pior é que o próximo adversário é o Cruzeiro o provável campeão brasileiro de 2013, e na casa do oponente, o estádio do Mineirão, e mais, o time da raposa vem de derrota 2x1 para o Coritiba, e certamente a torcida vai exigir uma vitória, ou seja, só me resta dizer a boca não é boa, tigre, a cada rodada fica mais difícil, é bom se preparar para o pior.

Liga O campeonato das ligas de Tubarão e Laguna, teve prosseguimento no último fim de semana, Barreirinho 3x0 Água Verde, provando que clássico é clássico e com clássico não se brinca, em Congonhas, mesmo não jogando uma grande partida o Palmeiras venceu o Vila Real por 2x1, estes resultados põe todo mundo na briga, senão vejamos, o Água Verde tem 6 pontos, os demais tem 3, na ordem, Três Maiense, Barreirinho, Palmeiras e Vila Real, a rodada do fim de semana tem no domingo, Três Maiense x Palmeiras, em Capivari de Baixo e Barreirinho x Vila Real, em Santiago, folga o Água Verde, os classificados, podem ser definidos já nesta rodada.

Recadinho O deste fim de semana, vai para José Acco Junior, presidente da fundação municipal de esportes, estive conversando com ele no fim de semana e vi, que o homem está com vontade de melhorar o esporte tubaronense, mas não está fácil...

esporte. Sintam-se em casa", disse o prefeito Moacir Rabelo da Silva, presente à abertura e ao fechamento da competição. O presidente da Federação catarinense de Karatê, Durcí da Silva Nascimento também enalteceu a participação e apoio do poder público municipal para que o evento pudesse ser realizado em Capivari. "Os atletas carecem de investi-

mentos e patrocínio e se o poder público não contribuir fica praticamente impossível a realização das competições. Agradeço ao prefeito pela sensibilidade de nos apoiar", disse. O secretário de Esporte e Turismo Adam Machado e o professor da escolinha de karatê de Capivari de Baixo Alex Nascimento estavam entre as autoridades presentes ao evento.


Jornal A VOZ DO POVO

Contracapa

Imagens

z do Povo A Vo

da

Capivari de Baixo, 24 de outubro de 2013.

Semana Fotos: Divulgação / AVP

Obras de recuperação das vias nas Termas de Gravatal/SC

Senador Paulo Paim partricipou de Sessão Extraordinária a convite do presidente da câmara de Capivari de Baixo, Manoel Guimarães. A sessão aconteceu na Quinta-feira (17)

Delegação de Capivari de Baixo nos Parajasc

Ademir Matos e os campeões do Festival Estudantil da Canção de Braço do Norte, em comemoração aos 58 anos do município

Marcos Vinícius completou nova idade dia 18. A mamãe Vanessa Bardini e a dinda Ana Gabi desejam todas as felicidades do mundo.

Dia 28 Júlia completa mais um ano de vida. Quem manda os parabéns é o Avô (foto) que aniversaria no dia seguinte 29. Parabéns para a dupla!

Meninas do Dom Anselmo Pietrulla, de rosa em outubro.


A Voz do Povo - Edição 216