Edição 293

Page 1


PROJETO

Zcom.Pet doa 175 garrafas de lacre para Rede do Câncer

CULTURA

Arnaldo Moraes Ribeiro realiza 1ª edição do Show de Talentos

ESPORTE

Fisiculturista comenta desafios e planos no bodybuilding

SAÚDE

Microagulhamento: entenda como microlesões beneficiam a pele

Raul Rock Reunion chega a 9ª edição no dia 9 de novembro

Perfil no Campo traz entrevistas inéditas com produtores agropecuários

Alunos da ETEC Orlando Quagliato adaptam livro em peça teatral

Rotary Club realiza plantio de 3.500 mudas em Santa Cruz

REGIÃO

Supla agita os 9 anos da Cervejaria Ficus em Bernardino de Campos CULTURA

COMPORTAMENTO

Apostas online: prazer, vício e seus efeitos psicológicos

Relembre mulheres santa-cruzenses com visibilidade internacional

Sábado, 19 de outubro de 2024 | Santa Cruz do Rio Pardo | São Paulo | Ano XI | Edição 293

Seu filho da puta. Seu merda. Seu cafajeste. Seu amoral. Seu anticristo. Seu imbecil”.

Otacílio Assis durante entrevista na Difusora, sobre vazamento de fotos de sua esposa

SOBE

após as

vê que ele, apesar de perder a reeleição, aparenta estar mais tranquilo psicologicamente do que esteve nos últimos meses (ou anos), embarcando até na sua era “blogueiro” e apostando em novos visuais.

• No momento onde diversas nomeações estão acontecendo, a vereadora Mariana Fernandes (MDB), reeleita para segundo mandato, arredou o pé e não aceitou o convite para ser secretária de Assistência Social. A vereadora parece ter escolhido honrar o voto de seus eleitores. Caso aceitasse, quem entraria em seu lugar era Luizão da Onça (MDB), deixando a vereadora eleita Laura Assis (AGIR) como a única representante feminina no legislativo.

• Não dá pra negar: o Dia das Crianças foi muito bem comemorado em Santa Cruz, onde os cidadãos não mediram esforços para realizar a doação de doces e brinquedos em diversos bairros da cidade. É tanta gente querendo fazer festa, que algumas tiveram até que ser adiadas para o final de semana seguinte. Se o prefeito era festeiro… o povo também é!

DESCE Personagem

• Na última semana, o vazamento de fotos íntimas da esposa de Otacílio (PL) abalou a família Parras Assis. O celular da futura primeira dama havia sido hackeado, e as imagens logo se espalharam pela cidade. O ato é considerado como um crime virtual no Brasil desde 2012, com a promulgação da Lei “Carolina Dieckmann”, que teve suas fotos íntimas divulgadas após um grupo de hackers invadir seu computador pessoal.

• Já em clima de transição de governo, muitos setores da prefeitura parecem estar em chamas - e os funcionários já não estão dando conta de apagar. A última polêmica seria a suspensão das férias de todas as merendeiras da prefeitura, informação que supostamente saiu de dentro da própria secretaria de Educação. No momento onde o prefeito parece estar tranquilo (até demais), os funcionários não refletem tanto dessa calma…

• O distrito de Caporanga foi essencial para que Otacílio Assis (PL) consolidasse sua vitória - o sorriso de um, é a lágrima de outro. Opositores do futuro prefeito, porém, parecem estar descontando o amargo da vitória no lugar errado, e culpando o distrito, chegando a levantar uma espécie de “segregação” contra o local, esquecendo-se que Caporanga ainda é parte de Santa Cruz. Será que o próximo passo é ir pra frente dos quartéis?

Você sabia que Santa Cruz do Rio Pardo possui a maior empresa produtora de babosa do Brasil? Ou que no distrito de Caporanga há uma empresa de envase e distribuição de água há pelo menos 15 anos? Na segunda temporada do Perfil no Campo, produzida pelo Atual, essas e outras histórias serão abordadas ao longo de 12 episódios inéditos. O programa estreia nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, às 19 horas, e trará uma entrevista com

Magno Alves, proprietário da empresa Aloe Fértil Brasil, sobre a produção de biofertilizantes e extratos vegetais à base de babosa. Durante o episódio, além de conhecer sobre a história de Magno e seu empreendimento, o espectador passará por todo o processo de plantio e extração do produto, conhecendo mais a fundo esse processo.

O Perfil no Campo também abordará temas como plantio em estufas, envase de água mineral e criação de abelhas. Os

episódios sairão todas as quintas-feiras, no Instagram, Facebook e Youtube do Atual

Se você conhece algum produtor ou produção agropecuária que pode se tornar um episódio interessante em nosso programa, indique através do WhatsApp (14) 3372-0679.

Perfil no Campo

O Perfil no Campo mostra e conta histórias de projetos empreendedores, produtores, empresários e agricultores

Santa Cruz do Rio Pardo e toda região.

Na manhã da última sexta-feira, dia 18, o projeto Zcom.Pet, da escola estadual Prof. Zilda Comegno Monti, realizou a doação de 175 garrafas pet de dois litros, cheias de lacre, para a Rede do Câncer de Santa Cruz do Rio Pardo, conquistando uma cadeira de rodas para a instituição. Para obter a cadeira são necessárias 140 gar-

rafas, que correspondem a aproximadamente 90 kg de alumínio. Segundo Adelita Renata, professora e coordenadora do projeto, a arrecadação ultrapassou as expectativas. “Já havíamos realizado anteriormente a doação de 11 garrafas, então resolvemos esperar e juntar a quantidade necessária. Tivemos de ‘sobra’ 35 pets”, explica.

Ao todo, o material foi arrecadado ao longo de dois anos pelo projeto, nos diversos pontos de coleta. “Além da ajuda dos alunos para a arrecadação, temos pontos de coleta espalhados pela cidade toda, onde as pessoas depositam suas doações”, complementa Adelina. Durante a manhã, foi realizado um ato solene com a participação

de membros do Rotaract, Talita e Matheus, e um representante da Rede do Câncer. Segundo a coor-

denadora, o projeto ressalta o compromisso com o meio ambiente e a educação de qualidade.

Arrecadação do material durou dois anos. | Foto: Arquivo Pessoal
que vivem da agropecuária em
A primeira temporada pode ser acessada através do QR Code.
Ao todo, serão 12 episódios | Foto: Arquivo pessoal

Cultura

Alunos da ETEC Orlando Quagliato adaptam livro em peça teatral

A obra escolhida foi “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto

Na sexta-feira, dia 11, os alunos do 3º EMIF da Etec Orlando Quagliato apresentaram no Palácio da Cultura uma encenação do livro “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto. Janice Pedroso, coordenadora de projetos da escola, conta que a ideia surgiu a partir da proposta do conteúdo do

projeto a ser desenvolvido no segundo semestre do ano letivo. “A proposta surgiu primeiramente através do estudo literário das obras que fazem parte dos conteúdos de vestibulares e Enem, em função dos alunos estarem cursando o 3° ano do Ensino Médio. Dessa forma, a escolha feita por eles

foi a obra Morte e Vida Severina, por retratar a trágica existência do retirante Severino, cercado da pobreza causada pela seca nordestina. Para contextualizar a obra, trabalhamos o projeto através das linguagens do teatro, associadas à dança e ao canto”, explica. A peça faz parte do Projeto da disciplina de Estudos Avançados, ministrada pela professora Franciele Ferreira.

Os ensaios iniciaram no mês de agosto e foram realizados nas dependências da escola, com adaptações nos corredores, salas de aula e praça. Para o grande dia, um ensaio geral no Palácio da Cultura também foi realizado. Ao todo, estavam envolvidos 29 alunos, além da professora Franciele, juntamen-

te com o apoio da coorde nação e direção escolar. Segundo Janice, desen volver um projeto com uma sala de 29 alunos é bem desafiador. “No iní cio eles têm receio, não entendem muito a pro posta, mas depois que vamos trabalhando as habilidades de cada um e mostrando como eles possuem um grande po tencial as coisas vão acon tecendo. É gratificante vê-los unidos, trabalhando em equipe e cooperando um com o outro”.

A coordenadora também ressalta que todo o projeto foi realizado com poucos recursos, já que a sede urbana da Etec continua sem um prédio próprio, e há anos divide espaço com a escola Sinharinha Camarinha. “Mesmo sem um local es-

pecífico para os ensaios e produção de cenário, nos adaptamos na sala de aula, na praça e nos corredores. Mais uma vez conseguimos apresentar como nossa escola procura fazer de tudo pelos nossos alunos e por uma educação de qualidade”.

“Ser professor é mais do que ensinar conteúdos, é sobre também

aprender, participar da formação, transformar realidades, incentivar o desenvolvimento de habilidades que nem imaginam ter, é contribuir no desenvolvimento de novas gerações e despertar sonhos. Sou imensamente feliz em ter feito parte dessas memórias construídas junto a eles”, finaliza Janice.

Ao todo, 29 alunos participaram da produção. | Foto: Arquivo Pessoal
Alunos comemoram sucesso da peça | Foto: Romano Paschoarelli

Cultura

Arnaldo Moraes Ribeiro realiza

1ª edição do Show de Talentos

Evento contou com apresentações musicais, dança e até skate

Na quarta-feira, 16, EMEF Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro viu sua quadra poliesportiva se transformar no palco da 1ª edição do Show de Talentos da escola. O evento, idealizado em 2023 pela professora de Língua Portuguesa Rosangela Maria Zanzarini, em conjunto com a equipe escolar, se concretizou este ano como uma oportunidade de descoberta e celebração de habilidades artísticas dos alunos. Segundo a diretora Ana Cristina Muniz dos Santos, o Show de Talentos tem como objetivo revelar os talentos que, muitas vezes, permanecem desconhecidos no ambiente escolar, além de incentivar o protagonismo e a participação coletiva dos estudantes.

“Toda iniciativa que envolva o coletivo da escola trabalha habilidades emocionais e cognitivas que são muito importantes para a vida adulta”, destaca a diretora.

Diferentemente de

competições tradicionais, o Show de Talentos da EMEF não segue um modelo competitivo. Não foi estabelecido um sistema de pódio e categorias, uma escolha que reflete o compromisso em proporcionar um ambiente de descoberta, onde cada apresentação é valorizada. Ao todo, 22 crianças e um professor subiram ao palco para mostrar as mais diversas habilidades, como instrumentos musicais, dança, skate e muitas outras. O evento causou entusiasmo em toda a escola, especialmente das crianças que não participaram ativamente nesta edição, mas que, como espectadores, foram inspiradas

a participar no futuro. “Com certeza as crianças que não participaram terão mais coragem para o próximo ano e estarão torcendo pelos colegas da escola. O evento pode, sim, estimular muitos alunos a despertar para a música e a arte”, comenta. A diretora também exalta o envolvimento dos professores, funcionários e até dos pais, que abraçaram a iniciativa de maneira positiva. “Os pais da escola são bastante receptivos a essas atividades diferenciadas, e inclusive tivemos pais como parceiros neste evento”, revela Ana Cristina, que reforça a importância do apoio familiar em projetos culturais.

Esporte

Fisiculturista comenta desafios e planos no bodybuilding

Atleta santa-cruzense tem se destacado em competições regionais

Com apenas 17 anos, João Pedro Bianchi, de Santa Cruz do Rio Pardo, já se destaca no fisiculturismo, que faz parte de sua vida desde criança. Ele conta que sempre acompanhou o esporte, desde os 10 anos de idade. No entanto, mesmo precisando esperar até os 14 anos para começar a treinar, a paixão nunca diminuiu.

Sua jornada no fisiculturismo ganhou mais impulso com o apoio de seu treinador, Richard Araújo, que o acompanha desde o início. João Pedro se inspira em grandes nomes da modalidade, como Gabriel Zancanelli e Rafael Brandão – ícones do esporte na atualidade.

A rotina de um fisiculturista não é fácil, especialmente para alguém tão jovem. “É uma rotina bem puxada, com treino e cardio praticamente todo dia. Com o tempo, aprendi a conciliar com a vida pessoal, não que seja fácil, mas eu me adaptei”, revela. Para ele, o mo-

mento mais desafiador da preparação é a fase de “secagem”, onde o corpo é levado ao limite físico e mental. “Isso mexe muito com o psicológico. É muita cobrança, fome, fraqueza”, admite. Apesar das dificuldades, João Pedro descreve a sensação de competir como algo único. “É inexplicável. É gratificante ver onde toda a disciplina

te levou”. Ele destaca que o fisiculturismo ensina lições valiosas, como a importância da preparação. “Eu aprendi que o corpo não mente, e se errar na preparação, mesmo que você negue, estará enganado a si mesmo”, reflete. Os desafios financeiros também são uma realidade. João destaca o custo de 25 a 30 mil reais por preparação. Nada, porém, impede seu sonho de se tornar profissional e competir no Mr. Olympia, o maior evento de fisiculturismo do mundo. Seu próximo desafio será o Arnold Classic Brasil 2026. Para o futuro, João Pedro é claro: “Eu pretendo seguir carreira. Quero ser um atleta profissional e ensinar as pessoas”. Ele acredita que a chave para o sucesso está na disciplina e resiliência. E finaliza com um conselho para quem deseja seguir o mesmo caminho: “Sempre tenha um acompanhamento, pois nada se conquista sozinho”.

Romano Paschoarelli | jornalismo@jornalatual.info
Romano Paschoarelli | jornalismo@jornalatual.info
Estudante se apresenta ao lado do professor. | Foto: Romano Paschoarelli
João Pedro é destaque no fisiculturismo regional. | Foto: Arquivo pessoal

Saúde

Microagulhamento: entenda como microlesões beneficiam a pele

Especialista desmistifica o tema e aborda riscos

Omicroagulhamento, uma técnica de rejuvenescimento que tem ganhado destaque no mundo da estética, ainda gera dúvidas e curiosidade entre quem busca melhorar a aparência da pele. Para desmistificar o assunto, o Atual conversou com Tânia Matsura, farmacêutica e especialista em acupuntura e estética, que atua na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo.

Tânia explica que o microagulhamento é um procedimento estético realizado com ferramentas como o dermaroller – um rolo com agulhas – ou o dermapen, uma caneta equipada com uma ponteira também repleta de agulhas. Há ainda a possibilidade de utilizar agulhas simples em alguns casos. "Essa técnica é usada para tratar estrias, manchas, flacidez e promover a renovação celular".

A especialista detalha que o procedimento fun-

ciona criando micro furos na pele, o que estimula a circulação sanguínea. "Com essas microlesões, o organismo reage produzindo mais colágeno, promovendo a renovação celular e melhorando a aparência da pele", acrescenta. Segundo Tânia, o microagulhamento pode ser utilizado tanto no rosto quanto no corpo. “A técnica é muito eficaz no tratamento de cicatrizes de acne, manchas, linhas de expressão e flacidez. Mas é essencial uma avaliação prévia para montar um protocolo de tratamento personalizado", orienta. Embora o microagulhamento traga diversos benefícios, ele não é indicado para todos os tipos de pele. Tânia alerta para as contraindicações: "Pessoas com tendência a desenvolver queloides, rosácea, peles com acne ativa ou com problemas de cicatrização devem evitar o procedimento". Por isso, ela enfatiza a importância

de buscar um profissional qualificado antes de iniciar qualquer tratamento.

O processo de recuperação também exige cuidados rigorosos. "Nos primeiros dias, é fundamental evitar exposição ao sol, calor e o uso de protetor solar ou maquiagem. Isso porque a pele, após o procedimento, está com os poros abertos e microlesões, e o uso de cosméticos pode causar irritações", explica Tânia. Ela ainda reforça a necessidade de uma boa higiene e o acompanhamento de um profissional para evitar complicações como infecções.

Para finalizar, Tânia

Cigarro Tradicional ou Eletrônico: duelo de danos à saúde

Odebate sobre os malefícios do cigarro tradicional e do cigarro eletrônico tem ganhado força à medida que o uso de dispositivos eletrônicos ou “vapes”, aumenta entre os brasileiros, especialmente os jovens. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontam uma redução no consumo do cigarro convencional no Brasil nos últimos anos, reflexo de campanhas e políticas públicas. No entanto, o cigarro eletrônico tem tomado o lugar desse hábito, trazendo novos riscos à saúde. Em entrevista para o Atual, o pediatra e pneumologista Dr. Glauber César Cardin cita que o cigarro eletrônico pode ser

ainda mais prejudicial à saúde que o cigarro tradicional: "O cigarro eletrônico possui substâncias em muito maior quantidade, como o caso da nicotina", destaca o especialista. Ele explica que, diferentemente do cigarro convencional, os vapers possuem maior concentração de nicotina líquida, o que facilita a ingestão de doses elevadas e aumenta a dependência. Segundo o Ministério da Saúde, o uso de cigarro convencional caiu para cerca de 9,2% da população adulta em 2021. Em contrapartida, o uso de cigarros eletrônicos vem crescendo, já que o uso desses dispositivos dobrou nos últimos cinco anos no Brasil. Esses produtos são muitas vezes vistos

como "alternativas seguras" ou "menos nocivas".

Entretanto, essa percepção está longe de ser verdadeira: "O cigarro eletrônico tem alguns riscos ocultos que acabam até sendo maiores que o cigarro tradicional. Além das doenças como câncer, infarto, enfisema pulmonar, você tende a ter uma dependência muito maior do que o cigarro tradicional", alerta o pneumologista. A facilidade com que

reforça a necessidade de realizar o microagulhamento em um consultório especializado. "O procedimento feito da forma errada, ou em uma pele que não tem indicação, pode causar complicações como infecções. Por isso, o acompanhamento por um bom profissional é essencial para garantir a segurança e eficácia do tratamento", conclui. O microagulhamento, embora popular, deve ser encarado com seriedade e cautela. Com a ajuda de especialistas como Tânia Matsura, fica claro que a técnica oferece grandes benefícios, desde que realizada com critério e por profissionais habilitados.

se consome os vapes em qualquer lugar, por não emitirem o cheiro característico do cigarro, colabora para o aumento do uso, e, consequentemente, para a dependência mais rápida. Além dos riscos conhecidos, como doenças respiratórias graves e cardiovasculares, os cigarros eletrônicos apresentam um agravante: o desconhecimento a longo prazo dos efeitos das substâncias inaladas.

Para aqueles que desejam abandonar o cigarro, seja ele eletrônico ou tradicional, Glauber Cardin recomenda mudanças de hábitos. "Praticar atividades físicas, evitar gatilhos que levam a pessoa a fumar, meditar e buscar terapia é essencial para quem quer parar de consumir qualquer tipo de cigarro", afirma o médico.

Técnica realiza microlesões na pele, estimulando a circulação sanguínea. | Foto: Arquivo Pessoal
Matheus Braga | jornalismo@jornalatual.info
Glauber destaca como os “vapes” são ainda mais prejudiciais que o cigarro comum. | Arquivo Pessoal

ACE apoia caminhada “Passos que Salvam” no combate ao câncer infanto-juvenil

Camisetas estão à venda para arrecadação de fundos

ACE Santa Cruz

Ase une ao Hospital de Amor de Barretos na mobilização

“Passos que Salvam”, uma importante iniciativa voltada para o combate ao câncer infantojuvenil. A caminhada, que acontece no dia 30/11, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e arrecadar recursos para o tratamento de crianças e adolescentes.

A saída será às 10:00 horas, na Praça N. Sra. de Fátima, onde acontece a Feira da Lua, com encerramento na praça do jardim. Como parte do apoio à causa, a ACE é um dos pontos de venda oficial das camisetas, que estão disponíveis por R$40,00. Ao adquirir a sua, você contribui diretamente para essa nobre causa e ainda participa dessa ação solidária. A caminhada “Passos que Salvam” simboliza

não apenas uma mobilização de recursos, mas também de solidariedade e esperança para milhares de famílias. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura, e o seu apoio faz toda a diferença. Venha caminhar conosco e dar passos em direção a um futuro com mais vidas salvas. Junte-se à ACE Santa Cruz, adquira sua camiseta e participe dessa causa.

ACE traz diversão e personagens para comemorar o Dia das Crianças no comércio

Ação movimentou o sábado com doces, fotos e muita alegria

No sábado, 05/10, o comércio de Santa Cruz se transformou em um verdadeiro palco de diversão com a ação especial de Dia das Crianças promovida pela ACE Santa Cruz. A presença dos personagens da Patrulha Canina encantou as crianças, que aproveitaram para tirar fotos, ganhar doces, iogurtes e os tradicionais beguetinhos.

A ação envolveu tam-

bém os adultos, que entraram no clima festivo, posando para fotos com os personagens e acompanhando a alegria das crianças. Enquanto os pequenos se deliciavam com as guloseimas distribuídas, as famílias registravam esses momentos especiais, transformando o sábado em uma grande festa. A realização dessa ação foi possível graças ao apoio de parceiros que compartilham o

compromisso de promover momentos de alegria na cidade. A ACE Santa Cruz agradece especialmente ao Sicoob Paulista, ao Sorvetes Beguetto e ao Laticínio Fazenda Botelho, que, com sua colaboração, ajudaram a tornar essa celebração ainda mais especial, proporcionando momentos inesquecíveis para todos.

A celebração do Dia das Crianças foi um verdadeiro sucesso, es-

palhando sorrisos e criando lembranças marcantes. A ACE Santa Cruz agradece a todos que participaram e contribuíram para o evento. Seguimos firmes no compromisso de continuar promovendo ações que aproximam o comércio e a comunidade, sempre com foco em oferecer experiências de alegria e integração para todos. Foi um Dia das Crianças inesquecível, e a ACE já está de olho nas próxi-

mas oportunidades para continuar promovendo ações que não só levam

alegria à comunidade, mas também fortalecem o comércio local.

Raul Rock Reunion

chega a 9ª edição

Festival será realizado no dia 9 de novembro

ORaul Rock Reunion retorna para sua 9ª edição, com uma noite repleta de rock, reencontros e muitas histórias. Idealizado e organizado por Fran e Raul Caverna, o festival ocorrerá no dia 9 de novembro, no Recinto de Exposições José Rosso – Expopardo, com entrada e estacionamento gratuitos.

Em sua criação em 2015, o Raul Rock nasceu como um encontro de amigos na Praça Carlos Queiroz, porém, evoluiu e conquistou os amantes do rock. “Começamos em 2015 com encontros, e em 2018 o evento tomou forma. No ano seguinte, o público pediu mais, então realizamos dois eventos no mesmo ano, cada um com um tema diferente. A pandemia nos forçou a uma pausa, mas voltamos em 2022, e agora em 2024 celebramos a nona edição”, relata Raul.

Este ano, o festival traz uma line-up eletrizante com seis bandas. A aber-

Curse, de Ourinhos, até a lenda do punk rock nacional, Ratos de Porão, que encerrará a noite. Outras atrações incluem a banda Ruby Woo, de Tatuí, trazendo o empoderamento das mulheres no rock, e a prata da casa Hell Haze, fiel ao estilo metal. O casal também enxerga o evento como um importante espaço para a cultura. “Eventos culturais são fundamentais, pois movimentam a economia, a educação e o turismo. O Raul Rock, além de proporcionar

a chance que muitos músicos de garagem estavam esperando”, explica Fran. A organização do festival reforça que a entrada será gratuita, com áreas acessíveis para pessoas com deficiência (PCD), praça de alimentação e área kids. “Nosso evento é livre de cobranças, e queremos que continue assim. Mas para isso acontecer, precisamos da ajuda do público. Então convidem todos, compartilhem nas redes sociais e venham para a roda punk!”, finalizam.

Supla agita os 9 anos da Cervejaria Ficus em Bernardino de Campos

Made in China e DJ completam a noite

Romano Paschoarelli | jornalismo@jornalatual.info

EFicus completará 9 anos de existência e, para comemorar, contará com um show exclusivo do Supla. O evento será realizado no Clube Igarapé, no dia 30 de novembro. Os convites podem ser obtidos pelas redes sociais. prietário da Cervejaria Ficus, a escolha de Supla foi certeira. “O Supla no Rock Rio Pardo fez um baita show. Sempre buscamos trazer novidades para Bernardino de Campos, e nesse marco de 9 anos, trazer um artista como o Supla é incrível”, comenta. O cantor, conhecido por seu estilo único e irreverente, promete conquistar o público com seu carisma e performance enérgica.

A noite também contará com a participação da banda Made in China, de Santa Cruz do Rio Pardo, que fará a abertura do show, além de

um DJ tocando rock nos intervalos. A expectativa, segundo Diogo, é proporcionar uma experiência inesquecível para todos os presentes. “Queremos que o Supla, a Made in China e todo o público tenha uma experiência incrível”.

Natale destaca que a reação do público ao anúncio do show foi de

surpresa e entusiasmo. “Muitos se espantam com a ideia de o Supla vir a Bernardino de Campos, perguntam por que não fazer em Ourinhos ou Santa Cruz, mas a ideia sempre foi trazer algo para cá”, explica o proprietário, ressaltando que o espaço da cervejaria seria pequeno para a quantidade de pessoas aguardadas, o que motivou a mudança para o Igarapé.

A Cervejaria Ficus, que começou como um hobby, hoje é referência na produção de cervejas artesanais, com mais de 15 mil litros produzidos por mês. “Ver essa história de 9 anos é muito gratificante”, afirma Diogo. Além de ampliar a visibilidade da marca, o show de Supla promete colocar Bernardino de Campos no mapa dos grandes eventos de rock. “Quem sabe não sai um Bernardino Rock Fest em breve”, brinca o cervejeiro.

Garotos Podres fazem apresentação memorável no Raul Rock. | Foto: Flávia Manfrim
“Garota de Berlim”, “Green Hair (Japa Girl)” e “O Tempo Não Vai Curar” são sucessos do artista.
| Foto: Tatiana Prudencio

Comportamento

Apostas online: prazer, vício e seus efeitos psicológicos

Método conquista cada vez mais consumidores e causa danos financeiros e psicológicos

| jornalismo@jornalatual.info

Nos últimos anos, as casas de apostas online têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, de acordo com o levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mercado de apostas online movimentou cerca de R$12 bilhões em 2022. Devido ao forte apoio de campanhas publicitárias que envolvem influencers, comerciais de TV e até patrocínios de grandes times de futebol, essa tendência só vem a crescer. No Campeonato Brasileiro de 2023, 19 dos 20 clubes tinham como principal patrocinadora uma bet ou casa de apostas online, demonstrando o quanto esse mercado está inserido no cotidiano dos torcedores e consumidores em geral. Mas o que leva tantas pessoas a se envolverem com essas

plataformas além da propaganda massiva?

Em conversa com o Atual, Gabriella Chaves Oliveira, psicóloga organizacional, explica que muitos consumidores são atraídos por fatores emocionais. "As principais causas que levam as pessoas a usarem essas plataformas estão relacionadas à busca de satisfação emocional, alívio do estresse e excitação. Além disso, a desigualdade e a insegurança financeira fazem com que boa parte dessas pessoas se viciem, já que buscam ganhar recompensas", ressalta a profissional.

De fato, a estrutura dos jogos de azar é desenhada para estimular o sistema de recompensa do cérebro. O simples ato de apostar e a possibilidade de obter um ganho,

ainda que pequeno, desencadeia na liberação de dopamina, o hormônio ligado ao prazer. Essa sensação reforça o comportamento, incentivando o usuário a continuar jogando. "A dinâmica das recompensas imediatas dos jogos de azar estimula diretamente o sistema

que produz dopamina. Isso faz com que mesmo em pequenos ganhos e na maioria das vezes perdas a pessoa se satisfaça", explica Gabriella. Outro ponto relevante é a crescente exposição de jovens a essas plataformas. A psicóloga alerta que os jovens são mais

suscetíveis aos efeitos negativos dos jogos de azar. "O cérebro se desenvolve até os 25 anos, então os jovens que têm menos que essa idade estão mais vulneráveis aos efeitos dos jogos online. A longo prazo, o envolvimento contínuo nessas plataformas pode prejudicar capacidades cognitivas, como a impulsividade que a pessoa não consegue controlar". Além das “bets”, nesse último ano a popularidade de plataformas como “Jogo do Tigrinho” vem se destacando entre todas as faixas etárias, trazendo milhares de prejuízos financeiros a diversas pessoas. Em pesquisa, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revelou que os jogos de azar online se tornaram uma das principais causas de endividamento

no Brasil. O levantamento aponta que 63% dos apostadores relataram ter comprometido até mesmo o orçamento doméstico devido à prática. Os efeitos negativos são evidentes e a necessidade de compreender e intervir para minimizar os danos causados por essa prática é essencial. "Para minimizar os danos, é necessário uma abordagem terapêutica eficaz, campanhas de conscientização e entender quais razões levam a pessoa a jogar e apostar nessas plataformas".

Diante desse cenário, é essencial que a sociedade e os órgãos reguladores acompanhem de perto o avanço das apostas online, equilibrando a liberdade de consumo com a necessidade de proteção da saúde mental dos consumidores.

Gabriella cita os perigos para o cérebro a longo prazo das apostas online. | Foto: Arquivo pessoal

Geral Cultura

Rotary Club realiza plantio de 3.500 mudas em Santa Cruz

Organização completa 60 anos

Romano Paschoarelli | jornalismo@jornalatual.info

Em uma ação de responsabilidade ambiental e social, o Rotary Club de Santa Cruz do Rio Pardo, em parceria com a Usina São Luiz e a escola Genésio Boamorte, promoveu o plantio de 3.500 mudas de árvores em uma propriedade da usina, conhecida como Terra Nobre. O evento, realizado na quinta-feira, 17, na semana do aniversário de 60 anos do Rotary Club, marca uma importante contribuição para o meio ambiente na cidade e região.

O plantio ocorreu durante a Semana Governador José Eduardo Piedade Catalano, que homenageia um dos sócios fundadores do Rotary Club e se destaca pelo engajamento dos jovens. O Rotaract Club, formado por jovens que buscam desenvolver habilidades de liderança e resolução de problemas, também participou ativamente da ação.

“Estamos muito felizes com o sucesso desta iniciativa, que não apenas comemora nosso aniver-

sário, mas também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma Joaquim Netto Andrade, presidente do Rotary Club, destacando a importância do trabalho em equipe das organizações envolvidas. As mudas, selecionadas para promover a biodiversidade local, foram plantadas por voluntários que, além de contribuir para o meio ambiente, vivenciaram momentos de união e aprendizado sobre sua importância na preservação dos ecossistemas. O evento contou com a presença de membros do Rotary e

cola Dr.

Boamorte e funcionários do setor ambiental da Usina São Luiz, todos unidos por uma causa comum.

O Rotary Club de Santa Cruz do Rio Pardo dá continuidade à sua trajetória na cidade, demonstrando que ações conjuntas podem gerar grandes mudanças. Outros eventos foram realizados ao longo da semana, celebrando não apenas os 60 anos de história, mas também o compromisso com o bem-estar de Santa Cruz. É possível conferir todo o trabalho através das redes sociais do Rotary.

25 de outubro: o Dia Internacional das Artistas

Confira quatro artistas renomadas que nasceram em Santa Cruz do Rio Pardo

Romano Paschoarelli | jornalismo@jornalatual.info

Odia 25 de outubro, em que é celebrado o Dia Internacional das Artistas, está chegando. A data exalta a contribuição de mulheres na arte e na cultura ao redor de todo o globo. Diversas artistas talentosas de diferentes áreas nasceram em Santa Cruz do Rio Pardo e o Atual destacou quatro delas. Confira! Nascida em 1957, Regina Rheda é uma escritora que mistura suas experiências em cinema e televisão com uma prosa rica e envolvente. Seus contos e romances exploram temas como migração, conflitos de classe e direitos animais. Ela venceu o prêmio Jabuti em 1995 com sua antologia “Arca sem Noé – Histórias do Edifício Copan” e partici-

pou da direção de um episódio do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”. Regina mora hoje em Santa Cruz, mas no Estado da Califórnia (EUA).

Outra figura icônica é Cléo Ventura. Formada na Escola de Arte Dramática da USP em 1969, já atuou em produções da RecordTV e SBT, como “Cúmplices de um Resgate” e “Uma Rosa com Amor”. Cléo se destacou como empreendedora com a Cléo Ventura Comunicação e Arte, onde criou espetáculos e eventos para grandes marcas, conquistando prêmios no setor. A cantora lírica e compositora Giovanna Maira é um exemplo de superação e talento. Desde um ano de idade, Giovanna vive com a cegueira cau-

sada por retinoblastoma, mas isso não a impediu de brilhar nos palcos, incluindo o Palácio do Planalto. Sua vitória no concurso Rosemary Kennedy, que reuniu 86 países, abriu portas para sua carreira internacional. Ela acumula dois álbuns lançados, “Um Outro Olhar” e “A Look Beyond”. Mayara Nardo, pintora e mestra em Artes Visuais, tem se destacado por sua abordagem crítica à modernidade e sua fascinação pelas cores. Doutoranda em Poéticas Visuais pela UNICAMP, ela já expôs suas obras no renomado Museu do Louvre em Paris. Mayara destaca que sua técnica busca uma mediação entre o “ver”, o “perceber” e o “transformar”.

Rotaract e alunos da Es-
Genésio
Organizações se unem para plantio de mudas de árvore. | Foto: Rotary Club Santa Cruz
Artistas nascidas em Santa Cruz com visibilidade internacional. | Foto: Reprodução

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.