Já para homens, títulos e honrarias somam 63 ao longo desse período
POLÍTICA
De pizza à xingamento, em seis meses SAMU recebeu 16 trotes
APRESENTAÇÃO
Centro Cultural lança sua 3ª edição da Mostra de Artes Cênicas
MULHERES
Em parceria com Sindicato Rural, programa oferece mamografias
Síndrome da Pessoa Rígida: conheça a doença rara de Celine Dion
Projeto Kika Agbara realizará mostra de documentários para alunos
Sábado, 20 de julho de 2024 | Santa Cruz do Rio Pardo | São Paulo |
Ano XI | Edição 287
Personagem
“Vocês são a favor da ponte, mas contra o Diego iniciar”
Adilson Simão, durante sessão da Câmara
• Sucesso de público, o Rock Rio Pardo atraiu multidões para Santa Cruz no último final de semana. Apresentando uma boa estrutura e organização, o único pecado na edição ficou por conta do próprio público que frequenta o evento. O festival, que tem como intuito ser beneficente, arrecadou apenas cinco toneladas de alimento - em média, apenas 17% de quem foi realizou algum tipo de doação. Por isso, fica a dica: antes de cobrarem, vocês também precisam fazer.
• Um projeto de lei da vereadora Mariana Fernandes busca vedar a nomeação para cargos comissionados de pessoas condenadas pela prática de maus-tratos contra os animais. Aqueles que já ocupam tais cargos e sejam condenados, serão exonerados. A ideia do projeto é ótima, mas do jeito que as coisas andam, vai ficar cada vez mais difícil achar quem trabalhe.
• E a saga do led no Tokomoto parece estar chegando ao fim. Quem acompanha as rádios da cidade, já deve ter topado com um comentário do Carlos, morador do bairro, que questiona o poder público desde a primeira semana de março sobre o assunto. Após meses sendo ignorado, e finalmente notado durante o Quase Lá, um programa do Atual surgirá na próxima sessão da Câmara um requerimento do vereador Cristiano Tavares sobre o assunto. Estamos na torcida por você, Carlos!neficentes de Santa Cruz como os pré-candidatos estão nas últimas semanas. É post, live, vídeo - enfim - tudo o que dê pra usar como autopromoção. Acho que, no final, há males que realmente vem pro bem.
DESCE
• Ser político realmente deve ser muito vantajoso para as pessoas. Recentemente, na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Tio Carlinhos se mostrou especialista em medicina ao tentar dar uma aula de cirurgia aos demais políticos presentes. Muito médico assistiu, e olha...
• Já o vereador Cristiano Miranda pegou o costume de querer responder instantaneamente a todos os discursos e reclamações dos vereadores, principalmente da oposição, durante a sessão da Câmara, quase que um assessor voluntário do executivo. Alguém lembra o pré-candidato à vice que de boa vontade, tem um lugar cheio.
• Enquanto isso, o vereador psolista, também chamado de Duzão, voltou a defender a imprensa na última semana, nem parecia o mesmo que há algumas semanas ativou o modo ‘bolsominion’. Parece mesmo que ele já recebeu a vacina do efeito eleições. Aqui, tomo a liberdade de plagiar Rita Lee. Ah, ele é todo bonzinho, ele é todo do bem, ele é tão galera, ele é jovem, sabe…
Desigualdade
Em 10 anos, vereadores homenagearam apenas 9 mulheres na Câmara
Já para
homens, títulos e
Renan Alves | jornalismo@jornalatual.info
Entre 72 homenagens com o título de cidadania santa-cruzense, cidadão emérito ou comenda feitas nos últimos 10 anos, apenas 9 foras destinadas para mulheres na Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo.
O levantamento foi feito pelo Atual através de solicitação para a Câmara Municipal e do portal da transparência do órgão. No consolidado de 2014 a julho de 2024, as mulheres representaram 12,5% do total de títulos. Segundo o último Censo, realizado em 2022, elas são 51,4% da população local. Entre as poucas homenageadas estão atuais vereadoras, ex-secretária de saúde e educação, professora e atuais pré-candidatas à vereança. Das 9 homenageadas, 6 delas foram homenageadas
honrarias somam 63
nos últimos três anos.
A Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo tem três tipos de honraria: cidadão santa-cruzense (para nascidos em outra cidade), cidadão emérito (naturais de Santa Cruz do Rio Pardo) e comenda (para classes profi ssionais, acadêmicas, culturais ou esportivas). Cada vereador pode homenagear até quatro pessoas por mandato. Cada homenagem se torna um projeto de decreto legislativo, que precisa ser aprovado em plenário. Depois, é realizada uma sessão solene para entrega de um certifi cado ao homenageado. Os custos de impressão, estrutura e pessoal são do próprio órgão.
Segundo Hannah Maruci Aflalo, pesquisadora em gênero e política na
Universidade de Humboldt, mestra e doutoranda em Ciência Política pela USP e co-diretora do projeto A Tenda das Candidatas, a maioria do Legislativo é composta por homens, e portanto reproduzem uma “perspectiva masculina”. Há uma reprodução
de uma visão histórica e tradicional que privilegia e dá mais visibilidade a feitos de homens, em todos os espaços, principalmente públicos.
De 2014 em diante, o vereador que mais protocolou homenagens foi Cristiano Miranda: 6 ao todo, sendo apenas um
para mulher. Cristiano Tavares e Luiz Carlos Novaes Marques, o Psiu, aparecem em seguida com cinco homenagens cada. Tavares não homenageou nenhuma mulher, Já Psiu, apenas uma.
A Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo é, majoritariamente, masculina, apenas Mariana Fernandes e Professora Roseane ocupam cadeiras atualmente. Mesmo entre as parlamentares femininas, os homenageados homens prevalecem. Mariana Fernandes homenageou quatro pessoas, todos homens. Já Professora Roseane, homenageou quatro pessoas, entre eles, uma mulher. Em outros mandatos, a ex-prefeita Maura Macieirinha, e Cleuza Soares, homenagearam duas pessoas cada, todos homens.
Das 9 homenageadas, 6 aconteceram nos últimos três anos.
Foto: Giovana Dal Posso
De pizza à xingamento, em seis meses SAMU recebeu 16 trotes
Social
Em menos de dois anos prefeitura já enviou 1.530 andarilhos para outras cidades
Renan Alves | jornalismo@jornalatual.info
Renan Alves | jornalismo@jornalatual.info
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, que realiza atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência recebeu 16 trotes nos últimos seis meses. Ligações falsas, que variam de brincadeiras como “pedir pizza” a interações desrespeitosas ou até mesmo pessoas que ligam por solidão.
Segundo a coordenadora, Karla Albieri, destas situações, apenas duas houve o envio da viatura. A especialista ressalta a importância de usar a ligação 192 gratuita apenas em situações de urgência e emergência.
O SAMU Regional, gerido pelo consórcio UMMES, completa neste mês 11 anos de atu-
ação, durante os quais realizou mais de 257.200 atendimentos. Neste ano, já foram contabilizados 7.200 atendimentos, mesmo após a saída dos municípios de Ourinhos e Salto Grande.
O SAMU Regional Santa Cruz do Rio Pardo está qualificado junto ao Ministério da Saúde e continua a atender os municípios de Santa Cruz do Rio Pardo, Óleo, Canitar, Chavantes, Bernardino de Campos, Timburi, Ribeirão do Sul, Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo e Ipaussu. “O serviço conta com uma unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) e cinco unidades de suporte básico, com planos de expansão que incluem a implantação de mais cinco unidades de supor-
te básico nos municípios de Óleo, Canitar, Espírito Santo do Turvo, Chavantes e no distrito de Caporanga”, destaca a coordenadora.
O SAMU é caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita
o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento adequado. O serviço é gratuito, acessado pelo número 192, funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada.
Em menos de dois anos a prefeitura municipal de Santa Cruz do Rio Pardo já enviou 1.530 pessoas em situação de rua ou imigrantes para outras cidades. Esse é o numero de um levantamento feito pela Secretaria de Assistência
Social a pedido do Atual Segundo o órgão, em 2023 foram concedidas 985 passagens com destinos para diversas cidades como Ourinhos, Bauru, Ipaussu, Chavantes, Espirito Santo do Turvo, Canitar, Piraju, São Paulo, Campinas, Sorocaba e Avaré. Já neste ano, até o momento foram financiadas 545 passagens com destinos para as mesmas cidades.
As verbas para passagens são de fontes federais, estaduais ou municipais, mas a prática de enviar pessoas vulneráveis para outras cidades
sempre gerou controvérsia. Procurada para explicar como funciona o processo de triagem e de escolha da cidade, a secretaria não foi localizada. Recentemente um caso chamou a atenção na cidade quando Leonardo dos Santos, 58 anos, de Cambará (PR), foi encontrado morto na Santa Casa de Misericórdia. O morador de rua era atendido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e, no último contato com a equipe responsável, recebeu doações de roupas e cobertores novos, segundo informações da Secretaria de Comunicação. Além disso, de acordo com a equipe técnica, Leonardo havia recusado o benefício oferecido de estadia para hospedagem e não quis as passagens para retornar à sua cidade de origem.
Centro Cultural Special Dog apresenta
Em duas ocasiões de trote, SAMU chegou a enviar viaturas. | Foto: Jornal Atual
Especial Rock Rio Pardo
O amor está no… Rock Rio Pardo!
Pedido de casamento ocorreu durante o show da banda Landau 69
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
“Lembro daquela quarta feira de fevereiro, nunca imaginei que a mesma pudesse mudar tanto a minha existência mundana, foi com uma conversa agradável que eu consegui conquistar algo mais cobiçado que o ouro, mais duradouro que o diamante, e mais puro que a água, foi aquele sorriso, tão lindo quanto sincero, tão único quanto os olhos que o acompanham”. Para quem estava presente no show da Landau 69, na sexta-feira do festival, 12 de julho, esse foi
o primeiro verso ouvido de um poema recitado pelo vocalista da banda, Tiago Cachoni. Foi nesse momento que João Pedro Lanini pediu sua namorada, Yasmin de Souza, em casamento.
Juntos há pouco mais de um ano, o casal do Paraná que se conheceu na faculdade protagonizou um dos momentos mais marcantes da edição. A ideia do pedido, segundo Pedro, surgiu há alguns meses atrás. Durante uma conversa, Yasmin havia expressado o desejo de, um dia, ser pedida em casamento du-
rante um show. “Fiquei pensando em como eu poderia realizar esse pedido, como eu iria fazer, o que iria falar, e principalmente, como eu iria fazer ser especial”, comenta o noivo.
Entre tantos questionamentos e planejamentos, uma coisa, porém, já era certa para ele. O pedido aconteceria no Rock Rio Pardo, já que o festival, em 2023, havia sido a primeira viagem dos dois como um casal. Já a escolha do momento, veio da amizade entre Pedro e Tiago. Os dois se conheceram também na faculdade, onde cursaram História
juntos. “Tanto eu quanto minha noiva somos fãs dele. Eu ouvi ele cantar pela primeira vez em um trabalho de libras, onde ele cantou e traduziu a música do Belchior, Sujeito de sorte. Foi incrível, eu nunca havia visto alguém cantar tão bem assim, na época eu não sabia que ele era vocalista de uma banda”, explica o noivo. “Quando eu vi que a banda dele iria tocar no Rock Rio Pardo, eu achei que seria perfeito, pois além de apreciarmos o trabalho dele, ele é um amigo”.
E assim começaram os preparativos para o grande dia. Em conta-
to com o amigo, Pedro apresentou a ideia para Tiago, que logo topou. Segundo o noivo, ele não conseguia conter a ansiedade na espera daquela sexta-feira - seu maior medo era “travar” ou gaguejar no momento. Apesar disso, todos os sentimentos negativos foram embora após o pedido. “Me sentia muito mais leve, já ela me contou que estava feliz, e que chorou, estava
bastante emocionada. Raramente algo consegue surpreendê-la, mas ela ficou maravilhada, isso me deixa muito feliz”, conta. Em 22 anos de banda, o acontecimento também foi algo inédito para a banda Landau 69. “Tocamos em todo tipo de evento. Muitos casamentos, festas de 15 anos, noivados, encontros de colegial, encontros de carros, aniver-
sários. Só que, pedido de casamento, no meio de um show nosso, isso nunca tinha acontecido. Eu até comentei isso no palco, que o momento que estava acontecendo, entrava para a história da banda, e do evento do Rock Rio Pardo”, explica Tiago. Pelo que o vocalista se lembra, apenas um outro pedido de casamento já havia acontecido no festival, alguns anos atrás.
“Viramos uma banda meio casamenteira nos últimos anos”, brinca Tiago. Ele explica que muitos casais que se formaram ou se beijaram pela primeira vez nos shows da banda, nos anos 2000. “Quando esses casais vão se casar,
muitos deles passaram a chamar a banda para tocar no casamento, então temos muitas histórias nesse sentido. Pegamos uma geração saindo na adolescência, no começo da vida adulta, e depois casamos essa geração”. Segundo o cantor, o convite de João Pedro, o qual o descreve como “um cara extremamente apaixonado”, o pegou de surpresa. “Eu achei até que ele queria subir no palco, mas ele só queria que eu lesse o poema, e ia pedir ela em casamento na plateia. Foi um momento muito emocionante, entrou na história do festival. Eu fiquei muito feliz, pra gente foi um ponto alto do show”, finaliza.
Evento reuniu cerca de 30 mil pessoas
Por três dias, Santa Cruz se tornou a capital do rock
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Na edição de 2024, os três dias de Rock Rio Pardo 2024 arrastaram cerca de 30 mil amantes e simpatizantes do rock para o Recinto de Exposições José Rosso com shows de grandes artistas brasileiros, como Fresno, Paulo Ricardo, e Frejat.
Segundo Luciano Pimentel, um dos organizadores do evento, o maior público foi registrado no sábado, dia dos shows de Dead Fish e Paulo Ricardo, com cerca de 10 mil pessoas. A arrecadação de alimentos, porém, ficou abaixo das expectativas com cinco toneladas coletadas, número inferior aos anos anteriores. De acordo com ele,
essa edição ficou marcada pela maior estrutura do Rock Rio Pardo. “Acreditamos que esta foi a edição com maior estrutura de todos os tempos. Os telões e a transmissão foram muito elogiados,” disse. No entanto, ele menciona que o formato com duas atrações principais por dia não será mantido nas próximas edições, devido à pouca adesão aos shows que ocorreram mais tarde da noite. “Mesmo tendo rolado dentro dos horários, o horário tardio ainda assim teve pouca adesão”, comentou.
Isabela Araújo, moradora de Santa Cruz do Rio Pardo, aproveitou o evento com seu filho Levi
e compartilhou sua experiência. “Escolhi levar ele no domingo porque é um dia que o evento começa mais cedo, assim ele conseguiu aproveitar bastante e não voltamos tarde para casa,” explicou. Isabela acredita que o evento estava preparado para receber crianças, apesar de algumas limitações. “Apesar da área kids ser paga e nem todo mundo ter acesso, acho que o evento em si já diverte as crianças o suficiente.”
Mesmo pequeno, Levi já é um veterano do Rock Rio Pardo, tendo participado desde os três meses de idade. “É o terceiro ano de Rock do Levi. No primeiro ele tinha 3 meses, no ano passado 1 ano e 3 meses e agora 2 anos e
3 meses,” contou Isabela. E para quem trabalha no evento, a euforia de participar não é nem um pouco menor. Rosana, proprietária da Johnny's Burger, relatou a preparação para o evento. “O Rock exige uma preparação especial. Semanas antes já começamos a pensar no evento, preparar os alimentos, comprar a decoração, encomendar faixas e banners. Há um gasto de energia e tempo. Na semana do Rock, a gente não dorme, ficamos sempre tensos. É um evento especial e diferente, que atrai muitas pessoas e tem uma energia única, um volume de vendas diferente,” explicou Rosana.
Sonhos do passado também foram realizados no festival em 2024
Com show de Paulo Ricardo, moradora de Garça realiza desejo dos pais
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Que o Rock Rio Pardo atrai multidões de pessoas, todo mundo já sabe. Por isso, é comum encontrar no festival pessoas não só de Santa Cruz, mas também de diversas regiões e estados. Uma dessas pessoas é Milena - moradora da cidade de Garça, ela marca presença todo ano no evento desde 2016. Apaixonada por rock, ela organiza excursões e vem em peso com outros roqueiros de sua cidade. Este ano, porém, foi ainda mais especial para Milena, que realizou um grande sonho dos seus pais: assistir ao show de Paulo Ricardo, ex- vocalista da banda RPM, que aconteceu no segundo dia do festival, no sábado, dia 14. Em entrevista com o Atual, Milena compartilhou como tudo começou. "Conhecemos o Rock Rio
Pardo por meio de uma postagem que vimos na internet. No dia em questão, o show principal era da banda Velhas Virgens. Como sempre fomos em vários amigos e nem todos tinham carro, pegamos nossa primeira van. No ano seguinte, organizei outra van para assistir ao Matanza, depois Sepultura, Detonautas, Charlie Brown e Supla, que foram as atrações do ano passado. Este ano foi especial", conta. Milena contou que especialmente o show de Paulo Ricardo teve um significado especial para ela. "Minha mãe e meu pai eram apaixonados por RPM. Sabemos todas as músicas porque, quando éramos crianças, era quase um ritual ouvir as músicas da banda todos os dias. Meu pai dizia que 'Olhar 43' era para mim, por-
que tenho um olhar diferente, meio de lado já saindo", brinca. Ela nunca tinha assistido a um show do cantor antes, o que tornou o momento ainda mais emocionante: "Acho que por isso chorei".
Sobre a edição de 2024 do festival, Milena afirmou: "Amamos muito esse evento”. Ela e os amigos, apaixonados pela música, também organizam e marcam presença em diversos outros eventos de rock. “Também vamos para outros festivais, como o Moto Rocks Tríplices e o João Rock", dis-
se. Mas como tudo começou? Segundo Milena, seu amor pelo rock começou na infância, influenciada pelos pais. "Sempre rock, dia e noite", lembrou. Apesar do momento especial com o show do sábado, a garcense revela que o seu show favorito do Rock Rio Pardo tem outro dono: a banda Sepultura. “O show do Paulo Ricardo foi ótimo, mas o show do Sepultura foi para guardar para sempre. O sangue fluía mais rápido nas veias, o coração acelerava a cada batida do tambor, cada grave foi espetacular, finaliza.
Apresentação
Centro Cultural lança sua 3ª edição da Mostra
Os Saltimbancos, O Mágico de Ozz e Pinocchio estão entre as apresentações
Da redação | jornalismo@jornalatual.info
2024 é um ano muito importante para o Centro Cultural que vem apresentando ao público um calendário repleto de eventos especiais para comemorar seus 10 anos de existência e a Mostra de Artes Cênicas é um dos pontos altos dessa programação, que ocorre de 26 de julho a 10 de agosto. Entre as atrações deste ano está agendado para os dias 26 e 27 de julho, às 20 horas, o “Musical da Década”, um espetáculo inusitado e muito aguardado que tem a participação especial do famoso regente chileno Frederico Trindade. Na sequência, nos dias 02 e 03 de agosto, às 20 horas estreia o musical “Os Saltimbancos”; um espetáculo inspirado na fábula dos Ir-
mãos Grimm, “Os Músicos de Bremmen” e recriado musicalmente por Chico Buarque de Holanda. O espetáculo será reapresentado no final de semana seguinte. Duas outras apresentações estreiam trazendo novidades para a Mostra de Artes Cênicas: O Mágico de Ozz no dia 07 de agosto às 20h e Pinocchio, no dia 08 de agosto. Denominados de “Ensaios Abertos”, essas são duas experiências inovadoras de palco, realizadas pelo departamento de circo para mostrar a plateia como funcionam os bastidores da produção de um musical. Sob a direção de Fernando Milani o processo de criação circense é desvendado ao público, ao vivo, demonstrando
todos os atores e seto res do Cento Cultural. | Foto: CCSD
como as cenas são criadas e como as coreografias são montadas para contar a história. A Mostra acontece no Salão do Circo, do Centro Cultural Special Dog e a entrada é aberta ao público que pode trazer como doação 1 kg de alimento não perecível. A área de alimentação do espaço também terá caráter beneficente, funcionando todas as noites.
Mulheres
Programa oferece mamografias para mulheres do agro
No total, serão 50 combos de exame oferecidos a mulheres SUS dependentes
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Oprojeto “Semear é Cuidar,” que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo”, realizado em parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, Comissão Semeadoras do Agro, ONGs Orientavida e Pense Rosa, foi lançado em Santa Cruz do Rio Pardo no último dia 17, em conjunto com o Sindicato Rural e Prefeitura do município. Por meio do projeto, mulheres do campo que não tenham plano de saúde serão contempladas, de forma gratuita, com 50 exames de mamografia.
Segundo Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, muitas mulheres acabam não realizando exames preventivos, e quando descobrem algo, 76% delas já está em um estágio avan-
çado da doença, quando já não há mais possibilidades de tratamento. Além de disponibilizar exames, o “Semear é Cuidar” proporciona às produtoras rurais uma rede de apoio e informação sobre cuidados com a saúde.
“Isso a gente entende que vai servir para várias pessoas, é mais uma oportunidade para ajudar
alguém”, comenta o presidente do sindicato, Antônio Consalter. “Então o impacto que a gente vê desse programa, é de quem às vezes nunca fez um tipo desse exame, vai poder. Por isso que nós nos empenhamos em fazer essa essa ação”. Ele também ressalta que as ações serão para todas as mulheres do agro, e não só para as sindicalizadas.
Programa beneficiará todas as mulheres do campo, não só as sindicalizadas. | Foto: Giovana Dal Posso
Síndrome da Pessoa Rígida: conheça a doença de Celine Dion
Síndrome pode ser causada por diversos fatores e não tem garantia de cura
Mariana Chagas | jornalismo@jornalatual.info
Em 2022, a cantora e atriz Celine Dion compartilhou seu diagnóstico do Síndrome da Pessoa Rígida. Desde o final de junho, quando lançou um documentário da sua vida após descobrir a doença, o interesse de muitos internautas em saber mais sobre a condição da artista aumentou.
A Síndrome da Pessoa Rígida é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio organismo cria anticorpos contra alguma parte do corpo. Assim explica Valdinei Garcia, especialista em endocrinologia e metabologia.
Os fatores que acometem a doença são diversos. Pessoas já diag-
nosticadas por doenças autoimunes, como hipotiroidismo, vitiligo ou doença celíaca, podem ser mais suscetíveis a essa síndrome rara.
“Aparentemente, a causa principal é uma hiperatividade da parte nervosa que controla o músculo. Alguns casos podem surgir em pessoas com algum tipo de câncer, e há casos em que não se encontra nenhum fator de risco ou associação”, explica Valdinei.
A síndrome é caracterizada por uma rigidez muscular progressiva e espasmos que acometem a musculatura do tronco e dos membros, conforme aponta o médico. A rigidez pode variar de
acordo com estresse físico e mental, com frio ou alguma infecção.
“Já os espasmos musculares são episódicos e altamente dolorosos, podendo resultar em queda” comenta o endocrinologista. Segundo o especialista, a dor dos episódios e a perda do equilíbrio e coordenação causam profunda perda
da qualidade de vida do paciente. “E é comum haver deformidades nos braços e nas pernas devido à presença destes espasmos, se a doença não for tratada”.
A doença não possui um tratamento específico, mas o médico acredita que alguns cuidados podem ser efetivos, como medicar o paciente com relaxantes musculares indicados ou tratar com um processo de troca plasmática, retirando os anticorpos causadores da doença.
“É importante salientar que a evolução é imprevisível e a cura é incerta. Pode haver períodos de melhora e piora da doença”, finaliza Valdinei.
Água: sua aliada no processo de emagrecimento
Matheus Braga | jornalismo@jornalatual.info
Éde conhecimento da grande maioria das pessoas que água é uma prática essencial para a manutenção da saúde geral do corpo, sendo crucial para a eliminação de resíduos e toxinas através da urina, suor e respiração. Mas e quando se trata de emagrecimento, será que ela é verdadeiramente uma aliada?
Para responder a essa pergunta, o Atual entrou em contato com Laura Teixeira, formada em nutrição, que explicou como a água pode ser uma aliada na perda de peso. “Apesar de ser essencial para o bom funcionamento do organismo e para o processo de emagrecimento, a água sozinha não é capaz de gerar a redução de peso corporal, e sim, se aliada a hábitos de vida saudáveis e práticas regulares de ativi -
dade física.”, explica. Uma das maneiras mais diretas pelas quais a água contribui para o emagrecimento é aumentando a sensação de saciedade. Beber água antes das refeições pode ajudar a consumir menos alimentos, já que o estômago estará parcialmente preenchido. Esse efeito pode ser uma estratégia eficaz para quem está tentando reduzir a ingestão calórica sem sentir fome excessiva. Além disso, a água é fundamental para a eliminação de resíduos do corpo.
Beber água também melhora a performance em atividades físicas. A desidratação pode prejudicar o desempenho físico, tornando o exercício mais difícil e menos eficaz. Manter-se hidratado é, portanto, essencial para quem deseja
Foto: Arquivo Pessoal maximizar os benefícios da prática de esportes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de 30 a 35ml de água por quilo de peso corporal. Beber mais água do que o recomendado pode causar hiponatremia, enquanto o consumo insuficiente pode levar à desidratação e seus sintomas associados. Laura alerta sobre o excesso de consumo ou a falta de água: “Beber mais água do que
o recomendado, pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente do sódio, isso é chamado de hiponatremia. Já o consumo de água abaixo do recomendado pode levar a uma desidratação ou em casos mais graves a hipernatremia, o que pode levar a sérios problemas no organismo.”.
E para aqueles que têm dificuldade em beber água, ela sugere algumas estratégias práticas: “Tenha sempre uma garrafinha de água por perto e varie o sabor da água com frutas ou ervas, como as águas saborizadas. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença na hidratação e, consequentemente, no processo de emagrecimento”, finaliza.
Segundo a OMS, a recomendação é de 30 a 35ml de água por quilo de peso corporal. |
Valdinei Garcia, membro da Associação Americana de Diabete e da Sociedade Europeia de Endocrinologia, explica a síndrome | Foto: Maria Luiza de Carvalho
Comemoração
Esfiharia santa-cruzense
comemora 18 anos
Comércio começou com 10 sabores
Matheus Braga | jornalismo@jornalatual.info
Nos dias 29 e 30 de julho, alunos do ensino médio de escolas estaduais santa-cruzenses assistirão a documentários que tratam sobre a cultura hip hop e seus elementos, através do projeto Kika Agbara: Deixando Rastros Negros. Será exibido o documentário “Os Quatro Elementos do Hip Hop”, dirigido por João Gabriel Polizelli. Pedro de Andrade, idealizador do projeto, teve a ideia pensando em uma possibilidade de ampliação cultural para Santa Cruz. “Eu morei em muitos locais e países diferentes ao longo da minha vida e isso me fez perceber o quanto a cultura do ambiente que estamos envolvidos enriquece”, acrescenta. “Sempre converso com minha irmã, sobre a importância de partici-
parmos mais de projetos culturais, para aprender e propagar cultura para todos. Através dela, conheci o juny kp, que tem uma história de circulação por diversos países a partir da cultura hip-hop, e considerou que seria interessante, a partir da iniciativa do edital, oferecer para os jovens do ensino médio de Santa Cruz”. Sobre a escolha do público alvo, Pedro também explica. “Eu estudei em escola pública. Por ter experimentado diversos espaços e países, trago comigo reflexões sobre a necessidade de democratização de espaços e saberes e combate ao racismo, à xenofobia, aos preconceitos de modo geral e de como posso contribuir, mesmo que pouco a pouco”. Já a conexão de juny kp,
que também está por trás do projeto Kika Agbara, com o hip-hop se iniciou ainda nos anos 90. Em 1994, estreou como rapper no coletivo KINDERGARTEN PLAYGROUND, com hits independentes que criticavam o transporte público e o sistema educacional. Juny ganhou festivais em Santos e Rio Preto e participou do projeto municipal “Adote um Mural e Ganhe Dez Pixadores”.
ACasa da Esfiha celebra em julho 18 anos de história. Fundada em 2006 por Ivanete Pereira e seu marido Adriano dos Reis Gonçalves, a esfiharia cresceu e se tornou um estabelecimento tradicional em Santa Cruz.
Em conversa com o Atual, Ivanete contou um pouco sobre o desejo de abrir o próprio comércio e o começo da realização do sonho. “Comecei a trabalhar desde muito cedo com cozinha e sempre tive o sonho de abrir meu próprio restaurante e lanchonete. Quando surgiu a oportunidade em 2006 abri a esfiharia, começamos com 10 sabores e fomos inovando ao longo dos anos”, relata, relembrando o início de sua jornada.
Permanecer no mercado durante 18 anos não é
uma tarefa fácil. A empresária contou sobre épocas em que teve que se superar: “Crescer nesse mercado é muito desafiador. Passamos por uma crise financeira em 2014, mas o pior, sem dúvidas, foi o da pandemia em que tivemos que ficar com o estabelecimento fechado por alguns períodos”, revela Ivanete.
Ao longo desses 18 anos, a Casa da Esfiha se destacou pela capacidade de inovar, mas mantendo a tradição. As esfihas mais vendidas são as tradicionais de carne e a de queijo, mas os sabores diferenciados como camarão, brócolis e estrogonofe se destacam, além dos mais de 100 sabores disponíveis. No geral, o cardápio hoje possui lanches, pizzas, pizzas fritas, pastéis, porções e fogazzas.
O estabelecimento agora terá uma
Durante esses anos, o estabelecimento se destacou como uma empresa sólida. Ivanete que está de olho no futuro, falou sobre seus planos: “Acabamos de vender uma licença da Casa da Esfiha para Garça, e a longo prazo queremos expandir para mais locais”.
filial em Garça. | Foto: Renan Alves
Juny, um dos idealizadores do projeto. | Foto: GGONE.
Empresários de Santa Cruz participam do curso “Organize seu Negócio”
O curso teve como objetivo incentivar o conhecimento sobre empreendedorismo
Romano Paschoarelli
AACE Santa Cruz, em parceria com o Sebrae Aqui e a Prefeitura Municipal, promoveu nos dias 15 a 18 de julho o curso “Organize seu Negócio”, destinado a empresários e gestores.
Realizado na sede da ACE, o curso teve como objetivo incentivar o conhecimento sobre empreendedorismo, destacando a importância do
autoconhecimento do perfil empreendedor e a aplicação de boas práticas empresariais. Durante os quatro dias de evento, os participantes exploraram temas essenciais para o sucesso de um negócio, incluindo “Empreendedor de Sucesso”, “Formação de Preço”, “Fluxo de Caixa” e “Marketing Digital”. Essas abordagens proporcionaram
uma visão abrangente e prática, fortalecendo a capacidade dos empresários locais de enfrentarem desafios e impulsionarem seus negócios.
A ACE Santa Cruz reafi rma seu compromisso com o desenvolvimento empresarial da cidade, oferecendo oportunidades valiosas para a capacitação e o crescimento dos empreendedores locais.
Tal Pai, Tal Filho: Conheça o ganhador do nosso concurso
Um evento memorável na Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz
Romano Paschoarelli
N o último dia 17 de julho, a Associação
Comercial e Empresarial (ACE) de Santa Cruz do Rio Pardo, promoveu um coquetel especial para a divulgação do ganhador do Concurso Tal Pai, Tal Filho. O evento, que já havia sido um grande sucesso em 2023, reuniu novamente pais e filhos em uma confraternização cheia de emoção.
A NOITE DO ANÚNCIO
O coquetel realizado na sede da ACE, contou com a presença dos participantes e dos patrocinadores do concurso. A escolha do vencedor
ficou a cargo do Diretor Comercial Jonathan Roberto, das Revistas Assim Mais, Ourinhos Mais e Santa Cruz Mais, e da Comunicadora e Editora Comercial Rosangella Mazuad.
O GRANDE VENCEDOR
Unindo carisma e espontaneidade, o ganhador do concurso deste ano foi João Amaro Junior com seus filhos Gabrielly e João Davi. O trio conquistou os jurados e como prêmio receberam um vale-compras no valor de R$ 1.000,00, que poderá ser utilizado nos estabelecimentos patro-
cinadores do concurso. Além disso, eles estamparam a campanha do dia dos pais da ACE.
AGRADECIMENTOS
E RECONHECIMENTO
A ACE de Santa Cruz do Rio Pardo agradece a todos os participantes, colaboradores e aos nossos patrocinadores: H.Majoni, Mercadão dos Óculos, Casa do Celular, Calçados São Lucas e Lella’s Cosméticos, que contribuíram para o sucesso do concurso. Eventos como esse reforçam os laços comunitários e valorizam as relações familiares, essenciais para a nossa sociedade.
OUTRAS INICIATIVAS
A ACE conta com diversas iniciativas para fortalecer o comércio
local e promover a integração entre os moradores da cidade. Fique atento às nossas redes
sociais e ao site da ACE para mais informações sobre futuros eventos e atividades.