


42%

42%
Maioria dos inadimplentes está com mais de três parcelas atrasadas
SAÚDE POLÍTICA
MP pede que Pacheco seja inscrito em cadastro de condenados por improbidade
Pág. 3
Saiba como envelhecer de forma saudável com procedimentos estéticos
Pág. 7
Vendedora coleciona mais de 100 fotos com celebridades
EDUCAÇÃO GENTE DA GENTE SOCIAL
Inscrições para Alimentos e Administração vão até 9 de maio
Artesão transforma madeira reciclada em obras de arte
Projeto prevê a volta do Cine São Pedro com sessões noturnas e matinês
Pág. 5 Pág. 10 Pág. 4
É crime enterrar animais de estimação no quintal de casa?
Pág. 10
Você sabe sobre a importância da Saúde Mental no trabalho?
Pág. 12 Pág. 6
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Dados informados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) a pedido do Atual no dia 16 de abril mostram que 42% dos contratos das casas financiadas em Santa Cruz do Rio Pardo estão com uma ou mais parcelas atrasadas. Atualmente, a carteira de mutuários do município, ou seja, pessoas que realizaram o financiamento da casa, é de
Maioria dos inadimplentes está com mais de três parcelas atrasadas
285. Destes 163, (58%) estão com os pagamentos em dia e 122 contratos tem algum tipo de atraso. 39 (13,68%) contratos estão com uma prestação em atraso, 15 (5,26%) com duas, 3 (1,05%) com três, e 65 (22,80%) com mais de três prestações com pagamento pendente.
Segundo a Companhia, a falta de pagamento caracteriza quebra de contrato. Quando isso ocorre, o programa notifica o mutuário, e
toma medidas legais para a cobrança do débito. Se a dívida persistir, poderá entrar na justiça com ação de retomada do imóvel. Quando questionado sobre negociações, o CDHU informou que oferece alternativas de renegociação de dívidas no Postos de Atendimento, através da central de atendimento telefônico ‘Alô CDHU’, no 0800 000 2348 ou pelo site cdhuonline.cdhu. sp.gov.br.
“A situação da cidade é complicada sim, e tem grandes chances de quebrar até o final deste ano”
João Zarantonelli
MP pede que Pacheco seja inscrito em cadastro de condenados por improbidade
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Nesta última terça-feira, dia 23, o Ministério Público de Santa Cruz do Rio Pardo solicitou que o nome de João Adirson Pacheco, ex-prefeito de Espírito Santo do Turvo, fosse inscrito no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade, por uma simulação de licitação de uma empresa para realização de obras asfálticas no município. Na ocasião, a empresa realizou o serviço antes que houvesse o processo licitatório.
Em sua sentença, é proferido: “Trata-se de fase de cumprimento de sentença prolatada nos
Inserção do nome pode causar impugnação caso ele decida concorrer a cargos nas eleições
autos de ação de improbidade, em que os ora executados foram condenados ao pagamento de multa civil e à proi-
bição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, conforme sentença
e acórdão copiados às fls. 05/24 e 25/38, não tendo havido condenação em verbas sucumbenciais”, por conta disso, seu nome deveria ser inserido no Cadastro, fato que não ocorreu.
Segundo especialistas consultados pelo Atual, tal cadastro não é 100% confiável, e há falhas que vão desde a inserção incorreta de nomes e a falta de inserção, mesmo com condenação. Um caso que ocorreu em Santa Cruz, foi a inserção indevida do nome do ex-prefeito Adilson Mira pela Justiça de Santa Cruz. Na época, ele solicitou a remoção do seu nome, e o juiz registrou que havia ocor-
rido uma irregularidade no cadastro do nome de Mira, e seu nome foi excluído.
O ato, porém, não torna Pacheco inelegível caso deseje concorrer a um cargo nas eleições municipais, para que o ex-prefeito não pudesse se tornar candidato, ele teria de perder os direitos políticos. A inserção do nome pode, porém, causar a impugnação de uma possível candidatura do ex-prefeito, que pode ser solicitada, por exemplo, por outros candidatos e partidos políticos. A partir disso, o juiz eleitoral verifica e decide se há ou não a presença de um impedimento ou inelegibilidade.
GENTE DA GENTE
Ana Castela, Cristiano Araújo, entre outros nomes, estão contemplados no álbum
Oano era 1992. O que não passava de um registro no “Xou da Xuxa” viria a se tornar uma aventura toda vez que Anne Lorenzetti Silva, 47, cruzasse caminhos com uma celebridade - fosse um cantor, uma cantora, ator, atriz ou até jogador de futebol. Hoje, a santa-cruzense coleciona, além de lembranças de petulâncias para alcançar um famoso, centenas de fotogra as tiradas em shows da região.
Entre as páginas do álbum que guarda a coleção de fotos reveladas, diversos nomes se destacam. Mesmo celebridades já falecidas estão nos registros históricos da vendedora autônoma - Alok, Pedro Sampaio, Teodoro e Sampaio, Jorge e Matheus, Simone Mendes, Milionário e José Rico, Naiara Azevedo, Fábio Júnior, “Dinei” do Corinthians, Fernando e Sorocaba, Ziraldo, Almir Sater, Ney Massa e Ratinho, Fiduma e Jeca, Pitty, CPM 22 e uma lista extensa de personalidades que não cabem só nesta matéria. Atrevida, Anne descre-
ve um episódio quando os produtores de Maiara e Maraisa não permitiram que ela entrasse no camarim das cantoras de sertanejo. Ainda assim, ela deu um jeito de conseguir a foto. “Fiquei esperando elas saírem e, quando vi passando pela escada, as chamei e fotografamos ali mesmo”, recorda. Além disso, a carismática revela fotos do começo dos anos 2000 com festivais animados em Marília, Bauru, Ipaussu, Bernardino e Santa Cruz do Rio Pardo, no Icaiçara Clube e Salão de Festa 3 Irmãos. “Antigamente o interior paulista movimentava muitos shows, hoje, nem tanto. Eu e meu grupo da organização te-
mos planos de trazer de volta essa alegria para a cidade”, enfatiza.
A paixão por eventos é tanta que Anne passou a trabalhar com a organização de shows na preparação dos camarins de artistas. Ela já ajudou o Rock Rio Pardo e a Festa do Peão em anos passados e atualmente convive com o clima festivo trabalhando no Athenas - um bar de entretenimento em Santa Cruz - no período noturno.
Em todos os eventos, Anne sempre está acompanhada de amigos. Fã de sertanejo e pagode, ela revela que o próximo desa o é ir a um show de Roberto Carlos e tirar uma foto com o rei da música latina.
Hoje com 73 anos, Maria relembra da juventude em meio à fama
Numa casa de tijolinhos de esquina, desde 2010, em Santa Cruz do Rio Pardo, vive Maria Aparecida Klescke, uma mulher natural de Paraguaçu Paulista que já foi modelo fotográfica e trabalhou na televisão, no antigo programa de auditório “Clube do Bolinha” entre os anos de 1976 e 1977. Maria conta que começou a carreira de modelo em São Paulo, na década de 70, quando se mudou para um apartamento com uma amiga. Antes disso, ela trabalhava na cidade natal em um consultório dentário. Foi numa das festas que frequentava na época que conheceu o ex-presidente e então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros. “Ele me viu andando pra lá e pra cá e perguntou se eu gostaria de trabalhar na televisão. Quando disse que sim, ele me escreveu um endereço e um nome”, revela. O nome era de ninguém menos que Édson Cury, o prestigiado “Bolinha”, apresentador do programa exibido às tardes de sábados na Rede
Bandeirantes. A ex-bolete acrescenta que entrava às 10h da manhã e saía às 19h da noite. “O programa começava às 13h e era ao vivo. Eu acompanhava os artistas e celebridades até o palco, na linha de frente, dançava e segurava o microfone”, enfatiza.
Fotos com Pelé, Sidney Magal, Nilton Cézar e outros artistas renomados estão guardadas em álbum. Muitas foram perdidas. Maria foi capa de discos e alcançou colocação em 3º lugar no Miss São Paulo. “Foi um momento emocionante. Recebi o prêmio de Miss Simpatia”, destaca.
São Paulo, que desde o censo de 1960 é a cidade mais populosa do Brasil,
era sedutora para os jovens da época, que migravam do interior paulista para descobrir as possibilidades da capital, como descreve Maria. “Arrumei um serviço no bairro Bom Retiro. Eu era como uma secretária e garota propaganda de exposições. Fazia des le interno de roupas, automóveis e utilidades domésticas”, descreve. Quando Maria se casou, com um homem agrônomo da cidade em que nasceu, abandonou a carreira de modelo e se tornou dona de casa. Hoje aposentada, solteira e distante dos filhos, contempla dias tranquilos dentro de casa, toma remédios e vive ao lado de sua gata de estimação.
ASSOCIAÇÃO
TORNA PÚBLICO a reti cão do ofício Nº: 29/2024, para conhecimento dos interessados que, na data 22 a 30 de abril de 2024, será realizada licitação para a oferta de terceirização da CANTINA ESCOLAR da Escola Estadual Leônidas do Amaral Vieira na modalidade de MAIOR LANCE ou OFERTA, por meio da abertura dos envelopes com as propostas que deverão ser entregues na secretaria da escola, no horário das 9h às 12h e 13h às 16h. Para mais informações em relação as propostas consulte o documento na íntegra que encontra-se divulgado no Painel da escola e nas redes sociais. Santa Cruz do Rio Pardo, 19 de abril de 2024. Jussara Pedro -Diretora de Escola.
Fazenda da Esperança é uma das beneficiadas
OMoto Clube Ratel, fundado em Santa Cruz no ano de 2017, é um grupo de motociclistas com 39 membros o ciais, que promove viagens e irmandade entre os integrantes. Para a sociedade, o clube tem tido destaque nas ações sociais, que englobam arrecadações para a Fazenda Esperança de Sodrélia e Lar da Criança Fermino Magnani, além de ações o ciais promovidas pela Prefeitura e entidades, como explica Gustavo Terezan, 32, membro do MC Ratel. No Dia das Crianças, Natal, Páscoa e des le de 7 de setembro o clube também participa.
Criado em 10 de agosto de 2017 por Alexandre Salaro, segundo Gustavo, o grupo é composto por uma hierarquia: presidente, vice-presidente, diretor social, diretor de patrimônio, diretor de festivais, diretor de disciplina e capitão de estrada. Os demais integrantes são membros do clube, que acompanham as reuniões, eventos e ações promovidas entre os líderes.
Para participar da Ratel, Gustavo explica que é preciso pagar uma taxa
mensal e car um período de teste para ver se é o que deseja. “Não aceitamos pessoas com má conduta ou com pendências com a justiça”, enfatiza. Além da sede em Santa Cruz, no Parque das Nações, o clube tem uma lial em Tupã. “A Ratel cresceu e hoje também temos membros em Ourinhos, São Pedro do Turvo, Canitar, Chavantes e até no Paraná, em Ribeirão Claro”, conta. Além disso, todo mês é realizada uma reunião entre todos os membros do clube para discutir tudo o que passa dentro das regras e aprimorar melhorias. Ainda, segundo o en-
EMPREENDEDORISMO
Criações são usadas para decorações de festas e eventos
trevistado, a identi cação é primordial, uma vez que o colete usado pelos membros carrega o nome do Moto Clube, data de fundação e também o nome e função do membro. O símbolo do clube tem o signi cado de força e união, de acordo com Gustavo. O número “7” indica a quantidade de membros de quando o clube ainda estava iniciando. O motoqueiro enfatiza que os membros são como uma irmandade e atuam para contribuir para uma sociedade justa para todos. “Ouso dizer que a Ratel é 50% moto-clube e 50% ação social”, conclui.
Filho de peixe, peixinho é. Com Zélio Chagas, 57,lho de uma mãe artesã e neto de um avô construtor, não foi diferente - o idealizador da loja de artesanatos “Atenas” começou o negócio logo após a aposentadoria, aos 47 anos de idade. “Fui policial militar e, como comecei a trabalhar muito cedo, me aposentei relativamente jovem. Nessa época, estava em São Paulo já pensando no que fazer ao voltar para Santa Cruz. Foi, então, que decidi: trabalhar com artesanato”, conta. Com experiência prévia na pintura e montagem de placas para a Prefeitura do município, o artesão se instaurou de imediato.
A princípio, eram artefatos simples, como cadeiras infantis com desenhos de personagens animados, caixotes para plantas e artigos de decoração expostos na tradicional Feira da Lua da cidade. Zélio e a esposa notaram uma crescente nos pedidos e demanda por objetos maiores, por exemplo, as casas de boneca. “Se a cadeira exposta não tivesse o desenho desejado pela criança, os pais pediam como encomenda, fosse Mickey, Minnie, Peppa, entre outros. Então, nós fazíamos e levávamos na feira seguin-
te. Foi assim até o Atenas se tornar conhecido”, revela. A última vez que Zélio expôs no local foi em 2017, visto que hoje a maioria das solicitações são feitas via Instagram, Facebook e, principalmente, WhatsApp. Dos pedidos comuns, o artista avança para encomendas cada vez maiores. “Tenho orgulho de criar maquetes, animais e outros objetos de madeira decorativos para o Centro Cultural Special Dog e a Festazi Bu et Infantil Eventos. Geralmente, os artigos são utilizados em aniversários e comemorações. As crianças adoram”, aponta. Zélio revela ter pedidos vindos de Bauru, Ourinhos e São Pedro do Turvo, mas a cidade líder continua sendo Santa Cruz. Certa vez, o santa-cruzense teve de produzir um playground, um trabalho enorme que lhe custou
35 dias de preparação e muito suor.
Dentre os materiais utilizados, estão: a madeira reciclada ou descartada, chapas de MDF, ferramentas de diversos formatos, lixadeiras e tintas automotivas, especícas para madeira. “Adoro misturar cores. Geralmente, faço um fundo com tinta a base de água e depois o acabamento, com vernização”, destaca. Hoje, Zélio trabalha sozinho em todas as etapas: atendimento, separação de materiais, organização de ferramentas, montagem, pintura e nalização. Esporadicamente, o artesão solicita ajuda do irmão e da esposa. “Gosto de fazer sozinho porque o artesanato é, para mim, uma terapia. Consigo ter sustento só com a renda da aposentadoria, então não faço por dinheiro, é por amor”, conclui.
Nathalia Franqlin jornalismo@jornalatual.info
No dia 17 de abril, a prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo aprovou a Lei Complementar n° 839, autorizando o município a conceder o espaço da sala de cinema do Palácio da Cultura para ser utilizado de forma comercial na exibição de lmes.
O antigo projeto de lei, agora aprovado, prevê a reativação do espaço Cine São Pedro, inativo desde 2020. A secretária de cultura, Renata Sartori, em entrevista ao Atual, a rmou que existe a pretensão de voltar a ter sessões de cinema comercial no Palá-
AGROTERENAS S/A – CITRUS, convoca o Sr(a)s. abaixo relacionados a comparecer em sua sede no prazo máximo de 03 (três) dias a contar desta publicação, a m de retomar suas atividades e/ou apresentar justi cativas pelas faltas cometidas, sob pena de con gurar abandono de emprego, sujeito as penalidades previstas no art. 482, “i” da CLT.
CARLOS ANTONIO TEIXEIRA GOMES CTPS nº 7191983/1401 Não comparece desde 01/03/2024
DION DE MELLO JACINTHO CTPS nº 31877/354 Não comparece desde 01/02/2024
GUILHERME ALVES NUNES VITURINO CTPS nº 4351506/6870 Não comparece desde 08/01/2024
LOURRANA REGINA STOCO DE SOUZA CTPS nº 3900875/1895 Não comparece desde 06/01/2024
MARCIO ADRIANO DA SILVA AZEVEDO CTPS nº 73622/0354 Não comparece desde 24/01/2024
MATHEUS PEREIRA DOS SANTOS CTPS nº 5438782/7840 Não comparece desde 13/02/2024 NOTIFICAÇÃO DE
Secretaria de Cultura abrirá edital para escolher a empresa responsável pela exibição de filmes
cio. “Nossa intenção é intercalar sessões de cinema de lmes-lançamentos nos
intervalos das demais programações culturais existentes, tais como teatro,
danças, shows e outros”. Com a reativação, as sessões acontecerão em
horários noturnos e em matinês aos finais de semana. Ainda de acordo com Renata, é previsto que a disputa pela concessão seja dada pelo menor preço de ingresso proposto, portanto é esperado preços condizentes com os do mercado da região. Vale ressaltar que, de acordo com a Ancine, o preço médio atual de um ingresso de cinema é de R$19,10. Quanto aos dias e horários para as exibições, a empresa escolhida e a prefeitura precisarão chegar a um consenso para a montagem do calendário. Ten-
do em vista que o Palácio se mantém funcionando de forma plena, com outras atividades acontecendo no espaço. Nas palavras da secretária “Na última sessão da Câmara conseguimos a votação favorável à permissão de exploração, então nosso primeiro passo foi dado”. A reativação do Cine será uma grande melhoria na manutenção do lazer e da cultura para os santa-cruzenses. Mas cabe ressaltar que ainda há, de forma esporádica, a apresentação de sessões de lmes de forma gratuita para a população.
Nathalia Franqlin jornalismo@jornalatual.info
Apodóloga santa-cruzense Rita de Cássia Crespe, contou para o Atual sobre a recém adquirida especialização em laserterapia. A pro ssional explica que já fazia o tratamento com laser há cerca de sete anos quando decidiu se especializar na cidade de Ourinhos. “O treinamento foi maravilhoso”, comenta sobre o certi cado emitido pelo Instituto Daniela Bernardi de Estomaterapia e Medicina Integrativa.
A laserterapia é uma técnica que utiliza da luz de laser para bioestimular células no organismo, buscando a recuperação do tecido em que ela é aplicada. Ela também pode utilizar de técnicas da terapia fotodinâmica, e, nesse caso, é aplicado um corante não tóxico sensível à luz e ao oxigênio para estimular a
Especialista em saúde dos pés agora também é habilitada como laserterapeuta
inativação com isolamento e aplicação de luminosidade, tratando de infecções por ácaros e fungos na pele, como a micose, por exemplo.
Vale lembrar que ambos são tratamentos simples e não invasivos. Mas, apesar da simplicidade, os efeitos são muito bené cos. Rita explica que os pacientes que procuram por essa técnica, geralmente querem tratar de tendinites, tendão de aquiles e até de pés diabéticos. A alta demanda pela laserterapia existe pelo fato de que o laser é prático e não gera dor, além dos benefícios já citados. Nos dias de hoje, o tabu que existia na introdução do laser no mercado de estética foi combatido com a disseminação de informações verídicas e não alarmistas sobre o tema, hoje é de conhecimento geral que
a frequência de luminosidade utilizada nas sessões é baixa, não representando perigo nem para o paciente e nem para a pro ssional. Para a ciência, é importante investir em novas tecnologias para combater as bactérias, considerando que é preocupante o número crescente de bactérias malé cas para
a nossa saúde no mundo todo. Cada vez mais elas evoluem, cando mais resistentes aos antibióticos. Mas, com técnicas como as utilizadas com o laser, ainda é possível o combate a estes microrganismos, por isso é tão relevante que haja cada vez mais pro ssionais dispostos a se especializarem.
Cássia Peres jornalismo@jornalatual.info
No Brasil, a busca por procedimentos estéticos tem ganhado cada vez mais força. É o que a rma a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao revelar, em pesquisa recente, aumento de 390% na procura por tratamentos. Bianca Vitória Vicente Bussi de Souza, 27, esteticista e biomédica em formação, conta que muitas pessoas acreditam que só devem procurar ajuda pro ssional quando identicadas condições desfavoráveis na pele, sendo que, na verdade, a preocupação deve ser o quanto antes.
“Quando a pele está em estágio avançado de envelhecimento, o tratamento é mais exigente, progressivo e demorado. Como a face está em constante perda de sustentação, é mais e caz amenizar a perda de colágeno, gordura e elastina com procedimentos preventivos do que esperar até que a pele que na e sensível para só depois tratá-la. O “diamante”
Tratamentos podem começar na juventude, segundo esteticista
da estética é a prevenção”, enfatiza. Além disso, a pro ssional de Santa Cruz do Rio Pardo destaca a limpeza de pele e o uso de ltros solares como cuidados fundamentais para prevenir manchas. O objetivo dos procedimentos estéticos, de acordo com a especialista, não é solucionar, mas controlar o envelhecimento com naturalidade. Bianca atende em consultório clínico e oferece diferentes tipos de procedimentos de embelezamento, como preenchimento labial, botox, up glúteos, peeling, drenagem linfática, entre outras. “A toxina botulínica é indicada para tratar as linhas de expressão, enquanto o bioestimulador de colágeno serve para fortalecer e sustentar a pele. Para dar volume à face, utilizamos o ácido hialurônico”, esclarece. Bianca também destaca que a genética in uencia em cada caso.
Os procedimentos esté-
ticos não-invasivos, como limpeza de pele e drenagem linfática, podem começar na adolescência, segundo a esteticista. A pro ssional indica, a partir dos 20 anos, a toxina botulínica e, aos 30, o bioestimulador. No corpo, o up glúteos é alternativa para quem tem insatisfação com os glúteos, seja em assimetria, celulites, acidez ou depressão trocantérica,
que são os intervalos nas laterais do quadril.
Quanto aos riscos na saúde, Bianca reforça que não há se um pro ssional é competente, esclarece dúvidas, faz uso de materiais adequados e trabalha com procedimentos autorizados. Há nove anos na área da beleza, a pro ssional, apaixonada por harmonização facial, se mantém atualizada e é comunicativa com o público nas redes sociais.
Romano Paschoarelli
Romano Paschoarelli
AACE Santa Cruz
divulgou os resultados do estimado concurso Mamãe Bebê ACE 2024 no dia 18 de abril. Com a participação de 17 mães e seus bebês, o concurso foi um verdadeiro sucesso, marcado por momentos de ternura e vínculo familiar.
O resultado foi revelado em um elegante coquetel, realizado na sede da ACE, que contou com a presença das participantes e patrocinadores do concurso. O evento pro-
Resultado foi divulgado em coquetel realizando na sede da ACE
da feira de artesanato, apresentando os mais variados produtos elaborados por artesãos e artesãs santa-cruzen-
porcionou um ambiente acolhedor e festivo, repleto de alegria e emoção.
O resultado Após uma intensa disputa, a mãe Fabiana Nicolini e sua lha Eloá foram as grandes vencedoras. Por terem representado perfeitamente a beleza do vínculo materno, Fabiana e Eloá conquistaram o prêmio de R$1300 para usar nos estabelecimentos patrocinadores. Além disso, as vencedoras irão estampar o material de divulgação da
No último domingo, 20, o Recinto de Exposições José Rosso recebeu um evento inédito para a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo: o 1º Festival Gastronômico “Santa Gastronomia”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Não há como descrever a realização do evento, senão como um absoluto sucesso! Do início ao m, a população santa-cruzense esteve presente em grande escala e os estabelecimentos tiveram que se virar para atender a todos os pedidos. A todo momento, os empresários precisavam sair em busca de mais ingredientes, a m de manter a produção dos pratos a todo vapor.
Romano Paschoarelli
As apresentações musicais, por sua vez, garantiram o entretenimento do festival, agradando desde os fãs de pagode até os rockeiros de plantão. A abertura dos shows cou por conta do grupo
campanha de Dia das Mães da ACE. O segundo lugar cou com Jéssica Nardo e Lorrany, enquanto Bruna e João Lucas completaram o pódio. A ACE Santa Cruz agradece a todas as participantes, patrocinadores e colaboradores que tornaram possível o sucesso deste evento. Nossos sinceros agradecimentos também vão para a comunidade local, cujo apoio contínuo é fundamental para o fortalecimento de iniciativas tão signi cativas como esta.
To No Meio. Ao longo da tarde, a banda No Fate fez as cabeças balançarem, com uma setlist baseada em algumas das principais faixas do rock clássico. Para nalizar, o grupo Sambô colocou a
galera para dançar até o encerramento do evento.
Além dos shows e dos comes e bebes, que conquistaram o paladar das pessoas, o “Santa Gastronomia” contou também com o setor
da de brindes. A atração foi recebida com muito carinho pelos participantes, especialmente as crianças, que corriam atrás de seus pais para
responderem ao jogo de perguntas e respostas. A realização do 1º Festival Gastronômico “Santa Gastronomia” consolidou-o como mais um evento abraçado ta Cruz do Rio Pardo, mas edições com muito anseio. Elaborado com o intuito de desenvolver a interatividade com o público e promover as cimentos gastronômicos da cidade, abordando o âmbito social, cultural e mar que o objetivo foi alcançado. A cada dia que passa, nosso município se coloca cada vez mais como uma referência regional para diversos setores do comércio.
Metodologia idealizada pela ONU é de exclusividade do Sebrae no Brasil
mercado atual.
ARomano Paschoarelli
Chegou a hora das crianças assumirem o protagonismo! Após o sucesso dos concursos Tal Pai, Tal Filho e Mamãe Bebê, a Associação
Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo, para comemorar o Dia das Crianças, realizará o concurso ACE Kids 2023. A dis-
Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo, em conjunto com o o Sebrae SP, promoveram com sucesso o Empretec, que foi realizado entre os dias 8 e 12 de abril. O Empretec, uma metodologia implantada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reconhecida internacionalmente, é um seminário imersivo que busca potencializar a mudança comportamental dos empreendedores, visando o sucesso de seus negócios.
Durante cinco dias intensivos, os participantes tiveram a oportunidade de explorar e aprimorar suas habilidades empreendedoras, desenvolvendo competências essenciais para enfrentar os desafios do
puta concederá ao vencedor o prêmio incrível de R$1000,00 para gastar em qualquer estabelecimento associado à ACE. Fiquem atentos aos prazos e ao regulamento para participar.
Quem pode participar?
Serão aceitas apenas as inscrições de crianças residentes nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo,
Conteúdo do Empretec O evento contou com a participação de um número considerável de empreendedores, desde pequenos empresários até potenciais líderes do mercado regional, todos em busca de aprimoramento pessoal e profissional. Sob a orientação de facilitadores experientes, os participantes mergulharam em uma jornada de conhecimento, aprendendo a identificar e superar limitações pessoais, além de desenvolverem habilidades fundamentais como persistência, resiliência, liderança e capacidade de inovação. Ao longo dos cinco dias de imersão, os empreendedores foram de-
safiados a refletir sobre suas estratégias de negócio, a identificar oportunidades de crescimento e a traçar planos de ação concretos para alcançar seus objetivos empresariais. Por meio de dinâmicas, palestras e trocas de experiências, os participantes foram incentivados a pensar de forma estratégica.
Uma grande ação
Espírito Santo do Turvo e São Pedro do Turvo. Outra exigência para participar é estar dentro da idade limite de até 12 anos incompletos e entregar, juntamente com a cha de inscrição, uma autorização da mãe, pai ou responsável, além do pagamento de uma taxa no valor de R$10,00. O período de inscrição começa no dia 28 de agosto e termina em
8 de setembro. Também é preciso entregar uma foto feita por um prossional até dois meses atrás. Os interessados devem comparecer à sede da ACE para retirar a cha de inscrição e a autorização, bem como o regulamento completo do concurso, onde estão listadas todas as especi cações da foto, como a dimensão e a resolução da imagem.
O Empretec não apenas proporcionou aos participantes uma experiência enriquecedora e transformadora, como também contribuiu para fortalecer o ecossistema empreendedor da região de Santa Cruz do Rio Pardo, incentivando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.
Desta forma, a ACE Santa Cruz e o Sebrae SP
reafirmam seu compromisso em apoiar e capacitar os empreendedores locais, oferecendo ferramentas e recursos para impulsionar o sucesso de seus negócios. Através de
iniciativas como o Empretec, a ACE continua promovendo a cultura empreendedora e a estimulando o crescimento do empreendedorismo da cidade e região. Para
mais informações sobre os próximos eventos e programas de capacitação oferecidos pela ACE Santa Cruz e pelo Sebrae SP, acompanhe as redes sociais.
T
Cássia Peres jornalismo@jornalatual.info
No Brasil, a aposentadoria por idade é de nida aos 65 anos de idade para homens e 62 para mulheres, ambos com tempo mínimo de contribuição exigido de 15 anos, de acordo com a reforma da Previdência. Em 2022, uma pesquisa apontou que 33,9% dos brasileiros aposentados com mais de 60 anos continuam trabalhando, o que representa 14,7% da população brasileira. Os dados, que são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), re etem em Santa Cruz do Rio Pardo. Vicente Miranda tem 67 anos e trabalha para a
As justificativas são pelo prazer, costume e renda extra
Prefeitura Municipal de Santa Cruz desde 1979. O ajudante de obras revela que se aposentou em 2016. Com orgulho da trajetória, Vicente a rma que gosta da função porque já está acostumado e, dessa forma, consegue complementar a renda. “Enquanto eu puder, vou continuar trabalhando”, declara.
Nascido no bairro Água da Onça, zona rural do município, Vicente veio de família humilde e não pôde concluir os estudos porque teve de ajudar os pais na roça. Na infância, estudou em uma escola de sítio até a terceira série e, depois, quando entrou na Prefeitura, a rotina passou a ser do trabalho para a
casa, de casa ao trabalho. “Há tantos anos aqui nas obras e nunca fui chamado atenção porque nunca foi preciso”, contempla, orgulhoso.
Das obras, Vicente não voltou mais para a roçadiferentemente de Vitor Messias, também conhecido como “Seu Bernardo” do Posto Kafé. Vitor, aos
82 anos, planta, rega e colhe hortaliças vibrantes no terreno localizado atrás do prédio do Graal. “A gente não põe veneno nenhum nas plantas, é tudo da terra. Venho aqui todos os dias, até aos domingos, só que aí eu não bato o ponto”, conta. Não se pode aproximar muito do idoso sem receber um alerta de “Caramelo”, o cãozinho que o acompanha.
Nascido em Minas Gerais, Vitor foi criado no Paraná, em Ribeirão do Pinhal. Viúvo e aposentado desde 2002, chegou em Santa Cruz do Rio Pardo na década de 70, pelo rádio, através da oferta de trabalho de cortador de cana na Usina São Luiz. O contador de histórias a rma que nunca foi para a escola e começou a trabalhar aos sete anos de idade, cuidando de jardim e pomar. O maior orgulho dele é a terra que pisa e as plantas que colhe.
Na cidade, quem se des-
taca é Waldomiro Picinin.
Aos 80 anos, o diretor administrativo da Associação dos De cientes Físicos Santa Cruzense (ADEFIS) brilha os olhos ao citar as conquistas e o empenho dos 11 funcionários xos da associação. “Minha equipe é uma maravilha e a cidade também ajuda muito. As entidades cooperam entre si”, realça. Nascido em Santa Cruz, na zona rural, “Miro”, como é apelidado, estudou em um colégio de padres e na Escola de Comércio, depois se formou em economia e administração em Marília. O carismático se justi ca ao revelar que é aposentado desde 1993 e ainda continua em atuação. “A gente ca velho no corpo, não na mente. Trabalho porque a entidade precisa disso. Além disso, é muito bom ajudar as pessoas. Tenho um lho de ciente, então sei a diferença que isso faz na vida das pessoas”, conclui.
Cursos da Etec tem duração de um ano e meio
As inscrições para o Vestibulinho dos cursos técnicos de Administração e de Alimentos da Etec Orlando Quagliato, em Santa Cruz do Rio Pardo, estão abertas desde o dia nove de abril e irão até às 15 horas do dia 9 de maio. Para realizar a inscrição, basta os candidatos preencherem uma cha no site eetecsantacruz.com. br e pagar uma taxa mínima de 40 reais. O curso de técnico em Enfermagem também se encontra disponível. O curso de Administração é coordenado pela Rita de Cássia Mendonça Biancon e, segundo a pro ssional, mais de 10 turmas se formaram e os alunos saíram totalmente preparados para o mercado de trabalho. “O curso se divide entre aulas teóricas e práticas onde os alunos aprendem a utilizar aplicativos informatizados, participam de visitas técnicas a empresas e de projetos que trazem convidados da área de gestão e
negócios para dentro da sala de aula.”, a rma Rita. Administrado pelo Gustavo Zacura Morbi, o curso técnico de Alimentos, de acordo com ele, forma, em média, 30 alunos por turma que podem trabalhar em indústrias de alimentos e bebidas, laboratórios, institutos de pesquisa, órgãos de scalização sanitária e entre outros. “As aulas são divididas entre teóricas e práticas, com matérias sobre alimen-
tos de origem animal, vegetal e sobre ética dentro das áreas de atuação, além disso, temos uma boa relação com as indústrias que con am em nossos alunos e abrem as portas para eles atuarem lá dentro ”, disse Gustavo. Os dois cursos possuem a duração de 3 semestres, com aulas no período noturno das 19h às 22h55 de segunda a sexta. Além do mais, a Etec ainda oferece um programa de estágio chamado Aprendiz Paulista. Diversas empresas e indústrias parceiras estão de portas abertas para receber e ajudar os alunos a se quali carem pro ssionalmente. O local de exame será divulgado no dia 5 de junho e as provas estão agendadas para o dia 9 de junho, com início às 13h30. Os gabaritos serão disponibilizados dia 12 de junho e a lista de classi cação em 10 de julho. Para mais informações, contacte os números (14) 33722011 ou (14) 99705-1960.
É crime enterrar
No interior, prática ainda é muito comum entre população
Para muitas pessoas, os pets são como membros queridos da família, e quando chega o momento de dizer adeus, há o desejo de proporcionar um enterro digno ao animal.
No entanto, a questão de enterrar animais de estimação não é tão simples quanto parece. Para alguns tutores, sepultar os bichos no quintal de casa ou em terrenos pode parecer uma opção mais econômica e rápida, além do valor emocional, porém o enterro de qualquer animal está enquadrado no Art. 54 da Lei Federal 9605/1998, considerado um crime ambiental que prevê multa que varia entre R$ 500 e R$ 13 mil ou até quatro anos de prisão.
Em entrevista para o Atual, o secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz do Rio Pardo, Renato Emiliano Rosa, alertou sobre os riscos que essas práticas trazem à natureza e consequentemente: “Apesar de ser uma
prática ilegal, as pessoas costumam fazer isso por conta do apego ao animal, mas o certo é não fazer esse tipo de serviço nunca, porque o corpo em decomposição dos pets libera chorume, que possui salmonela, putrescina e cadaverina, substâncias que contaminam diretamente o solo e os lençóis freáticos.”, pontua Renato. Segundo o secretário, assim que o pet vier a falecer,
o correto é ligar para a Secretaria do Meio Ambiente no número (14) 3332-2310 e depois que uma equipe especializada irá até a residência recolher o animal, para que ele seja encaminhado para Piratininga (SP), onde o descarte é realizado de maneira adequada. Ele nos informou também que a prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo conseguiu uma licença ambiental para a construção de um cemitério público de animais na cidade e acredita que até 2025 o local já esteja pronto. Existem outras alternativas disponíveis de forma privada, como pet shops e empresas que oferecem serviços de cremação para pets. Perder um animal de estimação pode ser uma experiência emocionalmente desa adora e buscar aconselhamento pro ssional, pode ajudar a lidar com a perda e a celebrar a vida do animal de estimação de uma maneira signi cativa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o colaborador é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a empresa. O bem-estar no ambiente de trabalho se torna fundamental em uma sociedade onde as pessoas passam mais tempo nas empresas do que em suas próprias casas. Um ambiente organizacional saudável é aquele no qual existe uma identi cação do colaborador com a cultura da empresa e onde há uma relação de compa-
Segundo especialistas, o ambiente saudável mantém a fidelidade e aumenta a produtividade
nheirismo e con ança entre os colaboradores dentro da equipe. Isso é o que se chama Employee Experience.
Uma pesquisa realizada no Instituto Britânico de Saúde Mental revela que 15% dos colaboradores sofrem algum transtorno, e aponta que a maioria que contou sobre seus problemas para seus empregadores, foi discriminado ou até mesmo dispensado.
Devemos oferecer um ambiente de trabalho saudável, já que é uma forma de manter a delidade do trabalhador na empresa, e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe. Por isso, é essencial
que a empresa abra espaço para contar com uma equipe de saúde mental para tratar seus colaboradores adequadamente, um tratamento terapêutico e psi-
quiátrico. Além do tratamento de equipe multidisciplinar para montar palestras e dinâmicas aos colaboradores com temas dos transtornos,
para cada um se identi car com sua doença. Alguns exemplos de transtornos são compulsão alimentar; dependência química; alcoolismo; transtorno de personalidade; bipolaridade; transtorno de dé cit de atenção (TDAH); autismo; procrastinação; depressão pós parto, libido baixo; dependência emocional; pessoa narcisista; depressão pós isolamento social; pensamentos obsessivos; síndrome de burnout; esquizofrenia; transtorno opositor desa ador (TOD); transtorno obsessivo compulsivo (TOC); e síndrome borderline.
Esses são os mais conhecidos dentro de um
amplo quadro de transtorno, onde eu como teraeuta comportamental e em dependência química, junto com o psiquiatra Dr Alceu Coqueiro, atendemos nas empresas ou consultório para proporcionar ao colaborador melhor qualidade de vida no trabalho, pois consequentemente, melhora significativamente sua capacidade cognitiva. Estamos à disposição para responder ou atender qualquer empresa ou pessoa que necessite do nosso trabalho. Interessados podem solicitar uma visita sem compromisso pelo WhatsApp (14) 996488549.
A loja Parafusos e Tals veio para trazer inovação a Santa Cruz do Rio Pardo, oferecendo aos seus clientes uma grande variedade de produtos, desde parafusos e EPI'S, até artigos para jardinagem e piscina. O estabelecimento garante também um ótimo atendimento, espelhado nos grandes mercados de autoatendimento na capital paulista. No dia da inauguração, amigos, famílias e clientes puderam conhecer um pouco mais do novo e amplo espaço, localizado na Avenida Clementino Gonçalves, 1491, e prestigiar o evento. Para conhecer mais, é possível entrar em contato através dos telefones (14) 3372- 5005 e (14) 99900-0400.