1 minute read

Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça importância do exame

O dia 06 de junho foi instituído como o Dia Nacional do Teste do Pezinho, através da Lei nº 11.605/2007, com o objetivo de conscientizar a população sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal, a importância do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos. O termo popular "Teste do Pezinho" refere-se à coleta de sangue no calcanhar dos bebês para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. O tratamento precoce dessas condições possibilita o desenvolvimento físico e mental adequado das crianças. Juarez Tavares, pediatra de Santa Cruz do Rio

Pardo, explica que entre as doenças que podem ser detectadas estão a fenilcetonúria, fibrose cística, hemoglobinopatias, anemia falciforme, hipotireoidismo, hiperplasia adrenal, deficiência da biotinidase, entre diversas outras.

O exame deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, após 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém, o médico explica que por se tratar de um teste de prevenção para indicar doenças que podem ser tratadas previamente, a realização tardia ou falta do procedimento pode acarre - tar no aparecimento de complicações.

Juarez esclarece que o exame é realizado através da retirada de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, a região é escolhida por facilitar a coleta, e o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor.

Por fim, após a realização do teste, ele finaliza dizendo que o responsável deve “mostrar o mais breve possível ao pediatra para o mesmo tomar as providências, e ter o diagnóstico, pois se algum dos exames está com os resultados alterados, o tratamento tem que ser feito o mais breve possível”.

This article is from: