Santa-cruzenses já pagaram mais de 8 milhões em impostos em 2023
8 de março: durante o ano de 2022, todas as formas de violência contra a mulher aumentaram
Apenas em Santa Cruz, 104 boletins de ocorrência sobre violência doméstica foram registrados
Cachorro-quente inova com o tradicional em Santa Cruz
Em março, programação de eventos são voltados para as mulheres
Com três anos de pandemia, sequelas ainda são visíveis e culpados não responsabilizados
Grupo de Gestantes oferece apoio para futuras mães
CRIANÇAS
“Troninho”: ensinar a criança a usar o banheiro não precisa ser difícil
SOLIDARIEDADE
Amor de quatro patas: jovens contam como pets influenciam no bem estar e dia a dia
No mês da mulher, direitos sexuais e reprodutivos garantem vitória
UniFSP recebe alunos americanos da University of Arizona
Academia promove o esporte entre santa-cruzenses de todas as idades
Centro Cultural Special Dog da ínicio a oficina de Ovos de Páscoa
11
Alunos da ETEC realizam arrecadação de alimentos
Santa Cruz ganha novo prédio residencial com nove andares
Pág. 02
Santa Cruz do Rio Pardo | Ano IX | Edição 253 | 04 de Março de 2023 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Pág.
04
Pág. 03
Pág. 02
COVID-19 GASTRONOMIA ESPECIAL SAÚDE
Pág.
Pág.
Pág. 05 Pág.
Pág.
05
03
07
07
UNIVERSIDADE
CONQUISTAS
PETS
ECONOMIA
Pág.
Pág. 09 Pág.
Pág.
Pág.
10
10
11
Academia promove o esporte entre santa-cruzenses de todas as idades
Que os exercícios físicos fazem bem a saúde, todos já sabem - uma pessoa ativa cuida do físico e do mental, tratando doenças e ajudando a viver uma vida mais longa e de qualidade. Como cada pessoa é única, suas preferências para se exercitar também acabam sendo. Pensando nisso, em Santa Cruz do Rio Pardo, a academia Moovit oferece aos seus alunos esportes como o Jiu-jitsu, o Karatê e a Corrida de Rua, através de aulas semanais, que os levam a competir em eventos por diversas cidades da região. No mês de fevereiro, em apenas um final de semana, seus alunos subiram mais de 15 vezes ao pódio.
Guilherme Alves, coordenador da academia, explica que são oferecidos tanto a parte didática do esporte, para aqueles que querem praticar uma modalidade procurando saúde, quanto o lado de rendimento, para quem competir em torneios. “Isso é muito legal, pois muitas vezes as pesso-
as querem competir ou conhecer alguma modalidade nova e não sabem por onde começar e aqui nós iniciamos elas no esporte. Hoje nossos atletas participam durante o mês todo de um calendário de competições e treinam para elas utilizando todo nosso suporte técnico”, conta. Para quem tem curiosidade e pensa em começar a praticar um desses esportes, o coordenador explica que é possível agendar aulas experimentais: “É bom para que a pessoa conheça, veja se é realmente aquilo que ela quer, e se gosta da modalidade”.
Para o Karatê e Jiu-Jitstu, alunos a partir de quatro anos já começam a iniciação no esporte, em aulas feitas especificamente para as crianças. Segundo Guilherme, ambas modalidades ajudam e influenciam muito na disciplina e organização dos pequenos.
Já para Corrida de Rua, jovens de 15 anos já conseguem participar de treinos para competições, já que as categorias se iniciam a partir dos 16.
Santa Cruz ganha novo prédio residencial com nove andares
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Com mais de 30 metros, ao todo foram construídos 38 apartamentos
Apesar disso, alunos menores também são incentivados a participar do esporte.
Serviço
Interessados em agendar aulas experimentais devem agendar um dia a horário através do telefone (14) 99198-8877, ou em uma das unidades da Moovit, na Av. Batista Botelho, 726 Centro (Unidade I) ou na Rodovia Plácido Lorenzetti, KM 01, Jardim Brasília (Unidade II). A academia também está presente no Instagram, através do @moovitacademia.
Alunas subiram mais de 15 vezes ao pódio durante competição.
Foto: Pedro Figueira
Cada vez mais o oeste do estado de São Paulo vem se tornando menos “interiorizado” com o crescimento da economia, sendo necessário que os espaços se adaptem para receber os fluxos de novos moradores – e em Santa Cruz do Rio Pardo não poderia ser diferente. Com mais de 30 metros e nove andares, o recém-inaugurado prédio do Residencial Ingá significa tempos de evolução para a cidade. A obra, que se iniciou em dezembro de 2020 ainda em plena pandemia, levou pouco mais do que dois anos para ser construída, e carrega 38 apartamentos residenciais com vistas privilegiadas para o município.
O Residencial Ingá oferece apartamentos com dois ou três quartos, que contam com uma ampla varanda e área com churrasqueira. Para quem prefere ainda mais conforto, a cobertura conta com unidades duplex, com uma belíssima vista da
TRIBUNALDEJUSTIÇADOESTADODESÃOPAULO COMARCADESANTACRUZDORIOPARDO FORODESANTACRUZDORIOPARDO 2ªVARACÍVEL Av.Dr.CyrodeMelloCamarinha,Nº606,Centro-CEP18900-073, Fone:(14)2227-1405,SantaCruzdoRioPardo-SP-E-mail: stacruzpardo2cv@tjsp.jus.br HoráriodeAtendimentoaoPúblico:das13h00minàs17h00min pleitear diretamente averbação relativa à existência presente demanda distribuída. 4.- Expeça-se edital para conhecimento geral desteprotesto, prazo de trinta dias, oficie-se Detran/SP, para que proceda à anotação no registro de veículos automotores existentes em nome dos réus. Extraia-se certidão, a fim de que as autoras possam, querendo, diligenciar junto ao CRI. 5.- Caso não ingresse recurso, tutela estará estabilizada (art. 304 CPC). 6.- Eventualmente ingressado, passa para autoras, partir de intimação, prazo de quinze dias destinado aditamento da petição inicial (art. 303, § 1º, I, CPC). 7.- Caberá análise quanto à conveniência da audiência de conciliação na hipótese de interposição de recurso e após aditada a peça vestibular. Em seguida à audiência a ser eventualmente designada, e caso não obtido acordo entre as partes, terá início prazo de contestação pedido, para oferecida quinze dias, por intermédio de advogado (art. 303, § 1º, III, art. 335, I, CPC). 8.- Citem-se oportunamente réus, advertências legais, a fim de que possam contestar a demanda a tempo devido, querendo, e articular defesa que lhes pareça cabível, e intimem-se sobre a ordem judicial liminar. Int.". Será o presente edital, por extrato, afixado publicado forma da lei (arts. 257 258 do CPC). NADA MAIS Dado passado nesta cidade de Santa Cruz do Rio Pardo 12 de janeiro de 2023
ANTÔNIO JOSÉ MAGDALENA Juiz de Direito
cidade. O prédio ainda possui áreas de lazer compartilhadas, um salão de festas e uma academia, além de dois subsolos para garagem, que variam de uma a duas vagas por apartamento.
Aníbal Junior, um dos responsáveis pela obra, conta que o Residencial surgiu da necessidade de se criar um prédio na cidade. “Gostamos da cidade e realmente achamos que daria certo. A localidade é muito boa, ficamos perto do centro, da rodoviária, e de frente para o Rio Pardo”, explica. O local é equipado com sistemas de segurança, com dois elevadores, gás encanado – e se a preocupação é sobre a segurança de crianças ou animais, ele conta que o morador pode realizar a instalação de telas de proteção ou até mesmo proteções com vidro.
A praticidade de apartamentos com conforto de uma casa já conquistou diversos santa-cruzenses, e
Aníbal explica que os primeiros moradores já devem se mudar para o prédio a partir do próximo mês. Além disso, o Residencial ainda com unidades disponíveis para compra e aluguel. Serviço Interessados em saber mais sobre os apartamentos podem entrar em contato através do WhatsApp (14) 99738-9399, ou ir diretamente até o escritório localizado na Rua Joaquim Manoel de Andrade, número 360, Centro.
anos para ser concluída.
Foto: Pedro Figueira
(um mil duzentos noventa seis reais), representada pela emissão de três cheques, sendo deles emitido 01/07/2019, valor de R$ 242,00, outros dois emitidos em 07/01/2019 no valor de R$ 527,00 cada. Que ao serem apresentados à instituição financeira foram devolvidos sem compensação permanecendo o requerido inadimplente até a presente data. Encontrando-se
inscrito CPF/MF 004.245.206-64; ERNANE RODRIGUES MAIA, brasileiro, casado, empresário, portador do RG n. 42.819.443-6 SSP/SP, inscrito no CPF/MF 337.907.648-17, na qual restou decidido que: Vistos. 1.-Recebo emenda à petição inicial (fls. 647/652). Proceda-se às alterações anotações necessárias. 2.- Indefiroodesfundamentado pedido para tramitação do feito em segredodeJustiça,pois não há nos autos comprovação dos requisitos exigidos pelo art. 189 do Código de Processo Civil, especialmente. Ademais, os documentos entendidos pelas demandantes sendo sigilosos já encontram assim classificados por elas autos. Portanto, retire-se tarja indicativa de segredo de Justiça, igualmente aquela referente à tramitação prioritária, porque também não é o caso. 3.- Cuida-se de demanda por intermédio da qual pretendem as autoras protestojudicialcontraalienaçãodebens, medida que, segundo afirmam, visa prevenir responsabilidades, conservar e ressalvar direitos. Documentos trazidos com petição inicial revelam-se suficientes para instalar, preliminar exame, conclusão de estarem preenchidos requisitos elencados no art. 300 do Código de Processo Civil, necessários à antecipação da pretendida tutela judicial. Com efeito, há indícios de prática ilícita que levam à probabilidade do direito a indenização. A par disso existe, diante da hipótese de esvaziamento de patrimônio, risco à eficácia de resultado final de mérito que vier eventualmente favorável às autoras. Vale ressaltar que presente procedimento intenta tão somente conservação de direitos, daí porque dele não decorre potencialidade litigiosa. Portanto, relevante a pretensão autoral de que o protesto contra alienação de bens tenha, desde logo, publicidade, dada a perspectiva de insolvência dos réus. Desse modo, defiro caráter liminar tutela antecedente, de cunho cautelar, para publicação de edital anotação registro de veículos automotores registrados dos réus. Perante o Cartório Registro de Imóveis, poderá a parte demandante, munida de certidão,
o
sendo contestada a ação, o réu será considerado revel. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS Dado e passado nesta cidade de Santa Cruz do Rio Pardo 18 de outubro de 2022. ANTÔNIO JOSÉ MAGDALENA Juiz de Direito
2 25 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info Expediente Circulação regional Distribuição Gratuita * A empresA AtuAl ComuniCAção AtrAvés do impresso JornAl AtuAl não se responsAbilizA pelo Conteúdo dos espAços publiCitários e ColunAs publiCAdAs que são de inteirA e exClusivA responsAbilidAde de seus Autores Contatos (14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31 Email jornalatual@jornalatual.info EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP FOTOGRAFIA Pedro Figueira MTB 65.709/SP /jornalatual DESIGNER André Ribeiro ASSESSORIA JURÍDICA Carlos Henrique R. Nascimento OAB/SP 328.529 IMPRESSÃO GrafiPress CIDADE ESTAGIÁRIA Giovana Dal Posso
Obra levou pouco mais de dois
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FORO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO 2ª VARA CÍVEL Av. Dr. Cyro de Mello Camarinha, Nº 606, Centro - CEP 18900-073, Fone: (14) 2227-1405, Santa Cruz do Rio Pardo-SP - E-mail: stacruzpardo2cv@tjsp.jus.br Horário de Atendimento ao Público: das 13h00min às17h00min 502440 - Edital - Notificação e Interpelação - Para Conhecimento - NOVO CPC EDITAL Processo Digital nº: 1003088-95.2022.8.26.0539 Classe: Assunto: Procedimento Comum Cível - DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO Requerente Cidal Indústria Comércio de Insumos Derivados de Arroz Ltda Me outro Requerido Fernando Teixeira de Menezes e outros EDITAL PARA CONHECIMENTO GERAL DE PROTESTO CONTRA ALIENAÇÃO DE BENS - PRAZO DE 30 DIAS. PROCESSO Nº 1003088-95.2022.8.26.0539 O MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro de Santa Cruz do Rio Pardo Estado de São Paulo, Dr. Antônio José Magdalena forma da Lei, etc. FAZ SABER ao público em geral, nos termos do artigo 301 do Código de Processo Civil, que tramita neste Juízo a ação de AÇÃO CAUTELAR DE PROTESTO CONTRA ALIENAÇÃO DE BENS, proposta por CIDAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE INSUMOS DERIVADOS DE ARROZ LTDA ME CNPJ 05.276.312/0001-46 CORVEL COMÉRCIO DE RESÍDUOS VEGETAIS LTDA, CNPJ 09.095.681/0001-93 contra FERNANDO TEIXEIRA DE MENEZES, brasileiro, casado, empresário, portador do RG n. M8745675 SSP/MG, inscrito no CPF/MF 001.064.236- 65; RAFAELY MEDEIROS MENEZES, brasileira, casada, empresária, portadora do RG 42990694-8 SSP/SP, inscrita CPF/MF 357.414.668-00; ANDERSON TEIXEIRA DE MENEZES, brasileiro, casado, empresário, portador do RG 56.141.725-8 SSP/SP,
Para conferir original, acesse
site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe o proces so 1003088-95.2022.8.26.0539 e código C5799FA. Este documento cópia do original, assinado digitalmente por ANTONIO JOSE MAGDALENA, liberado nos autos em 17/01/2023 às 17:56 fls. 672
DOCUMENTOASSINADODIGITALMENTENOSTERMOSDALEI11.419/2006, CONFORMEIMPRESSÃOÀMARGEMDIREITA CompostoedigitadoporJulianaGarciaDuarte,Escrevente,Matrícula358965 Para conferir o original, acesse site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe o proces so 1003088-95.2022.8.26.0539 e código C5799FA. Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por ANTONIO JOSE MAGDALENA, liberado nos autos em 17/01/2023 às 17:56 fls. 673 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FORO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO 2ª VARA CÍVEL Av. Dr. Cyro de Mello Camarinha, Nº 606, Centro - CEP 18900-000, Fone: (14) 3372-4077, Santa Cruz do Rio Pardo-SP - E-mail: stacruzpardo2cv@tjsp.jus.br Horário de Atendimento ao Público: das 13h00min às17h00min EDITAL DE CITAÇÃO Processo Digital nº: 1000536-31.2020.8.26.0539 Classe: Assunto: Procedimento Comum Cível - Cheque Requerente: Auto Posto Ouro Branco de Santa Cruz Ltda Requerido: Rodrigo Stefano EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 20 DIAS. PROCESSO Nº 1000536-31.2020.8.26.0539 O MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, Dr. ANTÔNIO JOSÉ MAGDALENA na forma da Lei, etc. FAZ SABER ao requerido RODRIGO STEFANO, Brasileiro, Casado, CPF 691.368.401-06, que lhe foi proposta uma ação de Procedimento Comum Cível - Cobrança por parte de Auto Posto Ouro Branco de Santa Cruz Ltda alegando em síntese: o requerente diz ser credor do requerido da quantia nominal de R$ 1.296,00
Não
DA LEI 11.419/2006,
IMPRESSÃO À MARGEM
Composto digitado por Regiane Venturini, Técnico Judiciário, Matrícula Para conferir original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe proce sso 1000536-31.2020.8.26.0539 e código BDCD898. Este documento cópia do original, assinado digitalmente por ANTONIO JOSE MAGDALENA, liberado nos autos em 21/10/2022 às 14:41 fls. 271
o réu em lugar incerto e não sabido, foi determinada CITAÇÃO por EDITAL, para atos termos da ação proposta para que, prazo de 15 dias, que fluirá após decurso do prazo do presente edital, apresente contestação ao pedido inicial, a ser oferecida em quinze dias, por intermédio de advogado (art. 335, I, CPC).
DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE NOS TERMOS
CONFORME
DIREITA
Em média, Moovit conta com 230 pessoas em três modalidades diferentes Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Cachorro-quente inova com o tradicional em Santa Cruz
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Sabia que a capital do cachorro-quente do país pode estar mais perto do que você imagina? O recém inaugurado Dogão 90 é a nova aposta para trazer o tradicional lanche da cidade de Osasco, São Paulo, para Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo um dos idealizadores, a ideia surgiu da vontade de inserir um diferencial no mercado alimentício do município, que não traz muitas opções da comida “raíz”.
“Eu sou de Osasco e gosto muito do cachorro-quente de lá, e sempre falei para amigos e familiares que gostaria de fazer o lanche com purê de batata, porque aqui não tem”, explica. “É um lanche versátil, gostoso, bem
Dogão 90 é a nova aposta do mercado de lanches da cidade
caprichado e rápido de se fazer”. Como um dos diferenciais da marca é seu trabalho apenas com delivery e retirada, a praticidade e agilidade para atender os clientes também foi considerada na hora da escolha. Os preços também são amigáveis a carteira do consumidor, já que se encontra no cardápio uma das versões do lanche a partir de 12 reais, o “Borso Curto”, feito com pão macio, salsicha, ketchup, mostarda, maioneses, batata palha e vinagrete. Outras opções do cardápio são o “Doguinho Caramelo” e o “Dogão de Oz”, que fazem referência ao famoso cachorro caramelo e a cidade de Osasco. Há ainda opções de combo que
Santa-cruzenses já pagaram mais de 8 milhões em impostos em 2023
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Em comparação com o mesmo período em 2022, aumento é de 5,52%
trazem vantagens e foram pensadas para noites com a família e amigos. Falando em nomes, o Dogão 90 também é cheio de significados. O “90” faz alusão aos anos considerados por muitos como a década de ouro, e afeta diretamente a estética do restaurante, que aposta em um design retrô para suas redes sociais. Falando em redes sociais, Giovana é uma das clientes que conheceu o estabelecimento por lá. “Os nomes, são muito criativos e isso faz total diferença, depois eu me encantei só de olhar nas fotos, fiquei uma semana morrendo de vontade, mas o que mais me chamou atenção mesmo foi quando eu finalmente pedi, e o lanche era exatamente igualzinho o da foto”, finaliza a jovem.
Serviço
Os pedidos podem ser feitos pelo IFood, Goomer ou via WhatsApp, através do número (14) 991494062. O Dogão 90 se encontra na Avenida Pedro Catalano, número 90, na Chácara Peixe, e seu Instagram pode ser acessado através do @dogao_90.
Em um período de dois meses, do dia 1º de janeiro até 1º de março de 2023, os santa-cruzenses já pagaram mais de 8 milhões de reais em impostos (R$ 8.069.533,42). A informação é do Impostômetro, um serviço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que mede em tempo real a arrecadação de impostos, taxas e contribuições nas esferas federal, estadual e municipal - caso de Santa Cruz do Rio Pardo, o somatório foi apenas das arrecadações de tributos municipais. Comparando, nesse mesmo período no ano de 2022, o município havia arrecadado um total de R$ 7.624.682,30, o que significa um aumento de quase 445 mil reais.
Já durante o ano 2022, foram arrecadados no município R$42.366.938,79 em impostos - na última estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tinha 48.207 habitantes, significando que no ano cada cidadão, de bebês a idosos, teria pago em média R$878,85 em
tributos. Há menos de um mês atrás, em 23 de fevereiro, a ACSP informou que o total de impostos arrecadados em todo país já atingia, somente em 2023, a marca de R$500 bilhões. Segundo a associação, houve crescimento na arrecadação em razão do aumento nos preços e inflação acumulada para o período, já que a marca foi atingida quatro dia antes da data de 2022.
No site, ainda é oferecido um serviço de calculadora pessoal de impostos, onde através do preenchimento de alguns campos, é possível estimar o quanto cada indivíduo paga de tributos sobre seus bens, salário e consumo do dia a dia.
Impostômetro Em 2005, o Impostô-
metro foi implantado em 2005 pela ACSP com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Para o levantamento das arrecadações federais, se utiliza dados da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. Já as arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados. Confira quanto imposto foi arrecadado em Santa Cruz por ano:
04 de Março de 2023 www.jornalatual.info 3 GERAL
Valor em m lhões valores aproximados 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 75 50 25 0 V l i hõ 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 75 50 25 0 Valores arrecadados em Santa Cruz por ano.
Antenado, os lanches podem ser adquiridos via plataformas digitais.
Foto: Pedro Figueira
ESPECIAL
8 de março: em 2022, todas as formas de violência contra a mulher aumentaram
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
No último dia 02 de março, foi lançada a quarta edição da pesquisa “Visível e Invisível”, que traz dados sobre diferentes formas de violência física, sexual e psicológica sofridas por mulheres com 16 anos ou mais durante o ano de 2022. Segundo o relatório, em comparação com as pesquisas anteriores, todas as formas de violência contra a mulher apresentaram crescimento acentuado. Nos últimos 12 meses, 18,6 milhões de mulheres relataram ter sido vítima de algum tipo de violência ou agressão.
A pesquisa descreve que, diariamente, quase 51 mil mulheres sofreram violência, o equivalente a um estádio de futebol lotado ou a uma média de
Apenas em Santa Cruz, 104 boletins de ocorrência sobre violência doméstica foram registrados
35 agressões por minutos. O levantamento, aconteceu entre os dias 9 e 13 de janeiro deste ano, e ouviu pessoas acima de 16 anos em 126 cidades do Brasil, realizando mais de 2 mil entrevistas.
Seguindo com números inéditos, no primeiro semestre de 2022, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, média de quatro mulheres por dia, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O aumento da violência contra a mulher estaria ligado à queda de financiamento de políticas públicas ligadas a proteção dessas mulheres. O Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESE) apontou que o orçamen-
to federal para combater a violência contra a mulher em 2022 foi o menor dos últimos quatro anos. A precarização dos serviços também teria sido afetada pela pandemia. Quem fornece essas informações é Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Para ela, o movimento ultraconservador que cresceu nos últimos anos também pode ser ligado ao aumento desses números.
Em santa Cruz do Rio Pardo, segundo levantamento feito pelo Atual, 104 boletins de ocorrência sobre violência doméstica foram registrados em 2022. As naturezas jurídicas das ocorrências mais registradas foram, respectivamente,
Ameaça, Injúria e Lesão Corporal. A maioria das vítimas tinha algum tipo de relacionamento amoroso com o agressor, e as violências aconteceram em sua residência, e com majoritariamente as vítimas brancas.
É importante ressaltar que o número de boletins não significa o número de agressões. Ainda segundo a pesquisa “Visível e Invisível”, a maioria das mulheres que sofreram agressões e responderam à pesquisa que não tomaram uma atitude após ter sofrido a agressão mais grave. A resposta com maior percentual foi “não fez nada”, com 45%. "Procurou ajuda da família" aparece com 17,3% e procurou a ajuda de amigos com 15,6%. Apenas 4,8%
acionaram a Polícia Militar, e 1,7% denunciaram via registro eletrônico.
Três crimes chocantes marcaram a cidade de Santa Cruz nos últimos meses. O primeiro caso é de Jéssica Rodrigues da Silva, que em dezembro de 2022 foi sequestrada e morta por Rodrigo Gonçalves da Silva, ex-companheiro da vítima. Já nas vésperas do ano novo, uma mulher de 43 anos foi imobilizada pelo próprio marido a estuprasse. A Polícia foi acionada pelo filho da vítima e havia prendido os dois homens em flagrante. No final de janeiro, um homem foi preso em flagrante suspeito de tentativa de feminicídio, onde ele proferiu ao menos duas facadas no ombro
da vítima. A polícia não informou o tipo de relacionamento entre o suspeito e a vítima.
Como denunciar
190 – Nos casos de emergência, é possível pode ajuda por meio do telefone 190, onde uma viatura da Polícia Militar deve ser enviada imediatamente até o local para o atendimento.
180 - A Central de Atendimento à Mulher é um canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. Por meio do número 180, o serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.
4 04 de Março de 2023 www.jornalatual.info
Durante os últimos anos, Santa Cruz desenvolveu leis e promoveu palestras sobre violência contra a mulher. | Fotos: Jornal Atual
Em março, programação de eventos são voltados para as mulheres
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
GERAL Desde a década de 1970, o dia da mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, simbolizando a luta das mulheres por seus direitos. Como de costume, durante esse mês são realizados diversos eventos voltados para elas. Confira os eventos em Santa Cruz do Rio Pardo:
Na Associação Comercial e Empresarial da cidade, o Sebrae promoverá no dia 7, a partir das 19 horas, o curso gratuito e aberto ao público com o tema
Palestras e apresentação poderão ser desfrutadas pelas munícipes
“Faça o preço certo e não perca dinheiro”. Seu objetivo é o empreendedor a precificar seus produtos e serviços, usando uma abordagem prática e simples, visando praticidade no dia a dia das empresas. Nos dias 8 e 9 de março, exclusivo para associadas, acontece o especial “Mulheres em ação” às 19h na sede da instituição, contando com palestras e mini-oficinas sobre Defesa Pessoal para Mulheres - com Erik Garcia dos Santos, professor da Associação Lenwakan de Aiki-
dô, Educação Financeira e Finanças Pessoais - com Amanda Armudi, gerente de Produção do Conglomerado Alfa, Mecânica básica para mulheres -com Pellegatti Manutenções, Clínica Automotiva, Oficina do Carlão e Mecânica Vicentim, e Churrasco por mulheres: Do acender do fogo aos cortes ideais - com chef de cozinha Otávio Rosalem.
A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, por meio da Secretaria de Cultura, também anunciou que promoverá apresenta-
ções especiais no Coreto Encanto em comemoração ao mês das mulheres. Serão realizados na Praça Deputado Leônidas Camarinha show a partir das 20 horas, todos os domingos, conforme grade abaixo:
05/03 – Música de Boa
12/03 – Joyra Carrer
19/03 – Dani Beneducci
26/03 – Cibele Moraes
No dia 8 de março, quarta-feira, haverá o campeonato de truco feminino às 18h30, no Ginásio de Esportes. Não haverá inscrição prévia, e as interessadas deverão
chegar no local e horário definido para sorteio das duplas e posterior início do campeonato. Já na manhã do dia 10 de março, a partir das 8 horas, have-
rá uma recepção especial com café da manhã, palestras e aulas de dança e pilates para todas as mulheres santa-cruzenses, também no Ginásio de Esportes.
Com três anos de pandemia, sequelas ainda são visíveis e culpados não responsabilizados
No dia 26 de fevereiro de 2020, o Ministério de Saúde confirmava o primeiro caso de Covid-19, o então novo coronavírus, no Brasil. Um senhor de 61 anos, com histórico de viagem para Itália, deu entrada no hospital no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde foi confirmada a doença. Menos de um mês depois, em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia em relação a doença, e, no dia seguinte, o Brasil tinha sua primeira vítima fatal do vírus: uma senhora de 57 anos.
De lá pra cá, se passaram três anos nas vidas dos brasileiros, já foram registrados mais de 37 milhões de casos, correspondendo a cerca de 17% da população e 698 mil óbitos, o equivalente a mais de 3 mortes para cada mil habitantes do país. A pandemia fez o país bater o recorde de morte e em 2022, ter o menor número de nascimento dos últimos 70 anos, e passar por diversas consequências econômicas e sociais. Além da Covid, a população precisou enfrentar outra pandemia: as
das fake news. Com o isolamento social, o uso da internet e das redes sociais teve um enorme aumento, deixando a população exposta a diversos tipos de falsas informações sobre o que estava acontecendo, muitas delas relacionadas a tratamento contra a doença. A própria Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, conforme noticiado em abril de 2020 pelo Atual, utilizou a cloroquina ou hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com suspeita de coronavírus, mesmo que a sua eficácia ainda estivesse sendo
estudada cientificamente no momento. E não havia eficácia.
Apesar de criadas ações para tentar conter os danos, como o CPI da Covid, que buscava investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia, nenhum dos 81 indiciados foi condenado por negacionismo ou corrupção.
Vacina
Era domingo, 21 de março de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Atualmente, segundo a Our
World In Data, 88,4% da população tomou pelo menos uma dose da vacina, e 82,1% estão totalmente vacinadas.
Economia
Recentemente, o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 do Brasil foi divulgado. Apesar de ter recuperado as perdas sofridas em 2020, no primeiro ano da pandemia, o acumulado de 2020 até 2022 mostra que o país está muito distante de ficar entre os que mais cresceram no período, já que a economia do país somou um crescimento de 4,5% nesses três anos, resulta-
do que coloca o PIB do país apenas como o 30º melhor desempenho no período em uma lista de 53 nações.
Santa Cruz do Rio
Pardo
Em números totais, até agora a cidade teve 17.346 casos positivos notificados, sendo o primeiro em 05 de abril de 2020. Desde então, se somam 210 óbitos confirmados da doença no município, com quase 44 mil pessoas a partir dos 06 meses vacinadas com ao menos uma dose da vacina. Confira a seguir a linha do tempo da doença na cidade:
5 04 de Março de 2023 www.jornalatual.info
Uma das palestrantes, Amanda, é gerente de Produção.
Foto: Arquivo Pessoal
Santa Cruz, se somam mais de 200 óbitos e 17 mil casos de Coronavírus
Em
05/04/2020 Primeiro caso de Covid-19 – Homem 35 anos 19/05/2020 Cem primeiros casos são confirmados 14/07/2020 Primeiro óbito da doença – homem de 88 anos 21/01/2021 Dr. Jonas é o primeiro vacinado contra a Covid-19 07/05/2021 100º óbito pela doença é confirmado – mulher de 56 anos 13/02/2023 210º e último óbito por covid até a data
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Grupo de Gestantes oferece apoio para futuras mães
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Visando dar apoio às futuras mães, a saúde pública de Santa Cruz do Rio Pardo oferece todo apoio às grávidas um acompanhamento através do Grupo das Gestantes. Segundo Maíra Scucuglia, que coordena os cursos para gestantes, as atividades em grupo já são preconizadas pela política de atenção básica há muitos anos para colaborar com a promoção de saúde e prevenção de doenças.
Encontros acontecem no Centro da Mulher e na UBS da Estação
“Antes de termos o Centro de Saúde da Mulher, o grupo de gestantes já era realizado nas Unidades de Saúde. Quando iniciamos o atendimento do Centro de Saúde da Mulher, estávamos em meio à pandemia da Covid-19, e as atividades em grupo estavam suspensas devido a indicação de isolamento e distanciamento social. Assim que os casos de Covid-19 começaram a diminuir, já inicia-
mos o planejamento para retomar as atividades em grupo, e com isso em abril de 2022 começamos as atividades e denominamos de Curso de Gestantes, por estar organizado de uma forma mais programada e sistematizada”, explica.
Segundo ela, essa atividade em grupo com as gestantes se apresenta como uma estratégia importante para proporcionar um apoio além do atendimento ambulatorial, sendo um espaço para além de fornecer informações, proporcionando troca de experiências e criação de vínculo entre as gestantes que estão participando e a própria equipe do Centro de Saúde da Mulher.
Atualmente, as reuniões estão acontecendo em dois locais: no Centro de Saúde da Mulher, todas às sextas-feiras às 14 horas, e na Unidade Básica de Saúde
da Estação às quartas-feiras, a cada 15 dias, também às 14 horas. A participação é de forma espontânea, desde que descoberta a gestação, bastando apenas comparecer nos dias e locais programados para realização dos encontros.
“Os profissionais que participam são enfermeira, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, dentista, educadora física e nutricionista. Fornecemos um kit enxoval para todas as gestantes que participam do curso com uma presença mínima de 70% dos encontros”, conta Maíra.
Além disso, as gestantes do município também têm direito a acompanhamento pré-natal com atendimento médico obstetra, de enfermagem, nutricionista, exames laboratoriais e ultrassonográficos periódicos, atendimento odontológico e pilates.
“Troninho”: ensinar a criança a usar o banheiro não precisa ser difícil
Uma das grandes transições da infância é quando a criança sai da fralda e começa a utilizar o vaso sanitário, já que isso significa o começo de sua independência. Porém, alguns acontecimentos podem deixar o período um pouco perturbado. Em conversa com o Atual, a psicopedagoga Rita Tomaz dá dicas para ajudar na adaptação.
Atual: A saída da fralda para as crianças costuma ser um grande passo. Como os pais podem começar a prepará-la para isso? É possível ter essa preparação?
Rita: Sabemos que o
momento do desfralde é de muita expectativa na vida dos pais. Antes de qualquer coisa, é preciso que os pais identifiquem os sinais de prontidão, para que, assim comecem a preparar a criança para esse momento. Para que esse processo seja iniciado é preciso que a criança tenha conquistado algumas habilidades, como imitar o comportamento dos pais ou cuidadores, andar e estar apta a sentar de modo estável e sem ajuda, pegar pequenos objetos e entender e responder a instruções, seguir comandos simples. Assim que esses sinais forem
percebidos, os pais já podem começar a preparar a criança para o processo.
Atual: Quais são as melhores formas de ensinar a criança a comunicar suas necessidades?
Rita: Acredito que a melhor forma de ensinar a criança a pedir para usar o banheiro é começar pela aproximação: apresente o banheiro, vaso ou penico, explique o processo de uma maneira lúdica, deixe que ela explore o ambiente, coloque-a no caso e perceba se ela está confortável, quando a criança evacuar na fralda, leve-a ao banheiro e deixa que ela assista você jogar no vaso, para que faça a identificação da utilidade do banheiro.
Atual: O processo pode demorar de acordo com criança para crianças, o que pode gerar uma frustração nos pais, e consequentemente na criança também. Para isso, é necessário que os adultos trabalhem com
as expectativas que se tem sob a criança. Qual a melhor maneira de lidar com essa frustração?
Rita: A melhor maneira de lidar com as frustações é entender que existe um processo e nem todos os processos serão iguais para todas as crianças. Cada criança é única dentro de suas particularidades.
Atual: Existem casos em que a criança pode precisar de uma ajuda profissional para lidar com essa mudança? Como os pais podem perceber isso?
Rita: Existem muitos casos que o processo do desfralde vai precisar de uma intervenção profissional. Quando se torna algo estressante e sofrido para família no geral, é sempre bom procurar ajuda. Lembrando que, uma vez iniciado o desfralde, não se pode voltar atrás. O profissional mais indicado para ajudar nesse processo, é o Terapeuta Ocupacional.
04 de Março de 2023 www.jornalatual.info 7
SAÚDE
Temas das reuniões variam com dicas e cuidados para as mamães. | Foto: PMSCRP
Psicóloga compartilha dicas para auxiliar nessa fase
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
É preciso que os pais identifiquem os sinais de prontidão para começar o desfralde. | Foto: Pedro Figueira
Associação Comercial realiza programação especial para as mulheres no dia 8 de março com muitas novidades
Marcos Pellegatti
Em 2023, o Dia Internacional da Mulher comemorado em dia 8 de março, está repleto de novidades na Associação Comercial e Empresarial. O dia será recheado de homenagens começando às 10h com uma surpresa para as mulheres que estiverem no comércio de Santa Cruz. A noite a programação continua na sede da Associação, com palestras e mini o cinas voltada para empresárias e colaboradoras das empresas associadas.
O evento “Mulheres em Ação” acontece nos dias 8 e 9 de março às 19h. O primeiro dia se inicia com uma mini o cina de defesa pessoal para mulheres com Erik Garcia dos Santos, professor da Associação Lenwakan de Aikidô, em seguida uma palestra sobre educação nanceira e nanças pessoais com Amanda Armudi, gerente de Produção do Conglomerado Alfa. Já no dia 9, haverá um bate-papo sobre mecânica básica para mulheres, mediado por Lays Santana, da loja Majesty, junto com os proprietários das
o cinas Clínica Automotiva, Mecânica Vicentim, O cina do Carlão e Pellegatti Manutenções. Finalizando o evento com uma mini o cina sobre “Churrasco por mulheres: do acender do fogo aos cortes ideais” com o
chefe Otávio Rosalem e o empresário José Eduardo Resende Alves. Haverá happy hour para as participantes e as inscrições podem ser feitas através do telefone 14 3332-5900.
O evento acontece graças as empresas que
apoiaram e patrocinaram esta ideia, são elas: Alfa Financeira, Alvorada Supermercados, Arrazus moda íntima e acessórios, Bafari Brasil, Cleavers & Co, Clínica Automotiva, Dia-Dia enxovais, Imobiliária Status, Magrass,
Majesty, Marrero Rodeio, Mecânica Vicentim, New Bike Center, O cina do Carlão, Pellegatti Manutenções, Picinin Alimentos, Ponto do Cartucho, Queen’s, Solução Contabilidade, Stoke Papelaria e Wizard.
Curso de gestão de estilo foi realizado na sede da ACE
Marcos Pellegatti
Nesta semana aconteceu na sede da ACE o curso “De vendedor de loja à gestor de estilo”, ministrado por Fernando Demarchi. O curso teve uma duração de cinco dias e reuniu diversos vendedores e lojistas de Santa Cruz, as lojas participantes receberam uma visita e consultoria gratuita do professor do curso. Em entrevista à IBTV nesta semana, Fernando falou sobre a impor-
tância de conhecer o produto que está sendo vendido, “vender não é simplesmente empurrar um produto, é preciso conhecer aquilo que está vendendo e
criar conexão, quando procuramos uma roupa não é simplesmente pela peça, mas sim pelo simbolismo e o que ela está comunicando. Então entender estes sig-
nos e dominar essas ferramentas é o primeiro passo para auxiliar uma compra assertiva, permitindo alcançar mais sucesso e aumentar as vendas”, disse.
O ato de vestir é algo antropológico, sendo feito desde o dia em que nascemos até o dia de nossa morte. Sendo importante a dominação de técnicas para entender melhor como o outro gosta de se vestir, isso podendo ser feito através de elementos visuais presentes em uma pessoa, como linhas, formas, cores e texturas.
A proprietária da loja Saint Tropez, Josi Gonçalves Pinto, falou em
entrevista a importância de participar de um curso como este, sendo aproveitoso não só para as vendas também para gerir o próprio estilo.
“A gente procura buscar conhecimento, mas é diferente quanto tem a orientação de um pro ssional como o Fernando, é como se iluminasse. Isso in uencia tanto que a gente passa a olhar as coisas com outros olhos, passa a ser mais crítica, pois o curso é bem abrangente”, declarou.
04 de Março de 2023 www.jornalatual.info 8 8 04 de Março de 2023 www.jornalatual.info
Curso foi realizado na sede da ACE com participação de vendedores e emprsárias de Santa Cruz
Foto: Marcos Pellegatti
Programação especial abrange diversos assuntos em palestras e mini oficinas
Amor de quatro patas: jovens contam como pets influenciam no bem estar e dia a dia
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Os bichinhos de estimação trazem a alegria de muitas pessoas, substituindo em alguns casos até mesmos as crianças, já que há quem opte por ser pai ou mãe de pet. A verdade é que ter um animal de estimação promove um ciclo de amor, já que a troca entre bichinho e dono é sem fim.
Quem gosta de ter um companheirinho peludo sabe a alegria que esses bichinhos são capazes de trazer para a rotina. Diversos estudos analisam o impacto de ter um pet, que não surpreendem ninguém ao ter um resultado positivo – a relação pode entre tutor e animal pdoe aliviar os sintomas da ansiedade, depressão e estresse, assim como incentivar a prática de atividades físicas.
Maria Clara Bianchi é estudante, e atualmente tem cinco animalzinhos de estimação: três gatos e duas cachorras. Segun-
Gatos e cachorros as ajudam a lidar com momentos marcantes e de safiadores em suas vidas
do ela, apenas a primeira cachorrinha não foi fruto de adoção. Ela explica que seu primeiro gato, Salomão, teve uma adoção surpresa pela família. “Havia aparecido um gato na vizinha, era um gato grande e bem cuidado.
Minha mãe foi olhar, pois a vizinha havia perguntado se era nosso, e decidiu adotá-lo”, explica, “O levamos para a veterinária e ela estimou que fosse um gato com cinco ou seis anos, o que já é considerado adulto. Minha vó foi quem escolheu o nome, pois todos nós achávamos que ele tinha um ar de rei, e ela sugeriu o nome de Salomão”. Pouco depois veio Mel, uma cachorrinha e durante anos, a família permaneceu com apenas com dois bichinhos.
Há quatro anos atrás, Maria conta que Salomão estava meio doente, e em uma noite ele acabou fugindo de casa. Na época, sua mãe havia
lhe contato histórias sobre animais que fugiam quando estavam doentes para que o dono não os visse mal, o que a deixou desolada. Seu avô, então, sugeriu que adotassem outro pet, e segundo ela, foi assim que surgiu o Loki.
“Um pouco tempo atrás, pouco antes do Salomão sumir, três gatinhos haviam sido abandonados na casa de uma conhecida da família, e
pets, a casa seria mais arrumada, mas ao mesmo tempo, mais vazia. “Desde que sou pequena tenho uma conexão muito forte com bichos, sempre gostei muito e até cogitei fazer veterinária, mas descobri que teria que lidar com bichinhos doentes e perda de animais, o que é algo que não ligo muito bem, então acabei desistindo e não lembro como é a vida antes deles”.
estavam para adoção”, explica. Após o sumiço do bichinho, a família foi então visitar os gatinhos abandonados e brinca que foi ele que a escolheu. “Quando peguei o Loki, ele deitou no meu colo, ficou confortável e dormiu. Quando acordou, já estava na minha casa”, conta. Nesse mesmo dia, para a surpresa de todos, o gatinho fujão, Salomão, voltou pra casa.
De lá pra cá, a família foi só aumentando. Ela brinca que sem os
Ela se diz extremamente grata por ter seus bichinhos, e disse que eles a ajudaram em momentos difíceis da sua vida, como na época da perda da sua avó. “Eles me ajudaram a seguir em frente com o carinho e apoio deles, me permitiram ver cor nas coisas de novo e ver que a vida segue e que ela continua aqui comigo”, relata. Em agosto do ano passado, Salomão se foi. Maria conta que sente que a dor de perder um pet não é muito mencionada, e
de certa forma continua sendo um tabu. “Estamos acostumados a falar da dor de perder um ente querido, e claro que é uma dor avassaladora, mas não podemos desprezar a dor que sentimos de perder um bichinho. Não lembrava como era a minha vida sem o Salomão, e nesses sete meses precisei reaprender o que significava viver sem ele. Ele era uma das últimas ligações do que eu tinha com a minha infância e até mesmo com a minha avó, então também foi muito significativo por conta disso”, conta. “Muitas pessoas falam que depois que perderam um bichinho, não querem mais adotar, mas acho que devemos continuar a proporcionar a vida que dávamos a ele. De certa forma eles voltam pra gente”, finaliza.
O caso da Maria e seus pets é mais um exemplo da realidade de milhares de brasileiros que são apaixonados por
animais. Thais Antunes é outra santa-cruzense que adotou seu bichinho de estimação, e que eles também a ajudou em momentos difíceis: “Quando eu resolvi adotar, estava passando por um momento difícil da minha vida, início de depressão e síndrome do pânico. Me sentia muito sozinha, então um dia eu estava no Facebook e apareceu um cachorrinho pra adoção, em Bernardino, de Campos, e então fui buscá-lo.”, conta. O cachorrinho, Tubarão, foi o primeiro pet que adotou, e ela explica que foi um processo tranquilo, já que adotou de maneira autônoma e não em um canil. “Ele mudou minha vida, não me senti mais sozinha, me ajudava nas minhas crises, e me sentia muito bem por dar um lar, amor e comida pra ele. Tantos animais nas ruas, e as pessoas ainda preferem comprar!”, complementa.
9 04 de Março de 2023 www.jornalatual.info
PETS
Aisha. | Foto: Arquivo Pessoal
Maria e Chico. | Foto: Arquivo Pessoal
Loki. | Foto: Arquivo Pessoal
GERAL
Aprovada em setembro de 2022, a Lei 14.443 que modifica aspectos importantes que dizem respeito a procedimentos como a laqueadura e a vasectomia, entrou em vigor nesse mês de março. Anteriormente, para solicitar um desses procedimentos, era necessário ter acima de 25 anos ou dois filhos vivos, além de ser necessária a aprovação do cônjuge para a realização da intervenção cirúrgica. Com as novas mudanças, ainda que um dos parâmetros necessários seja a existência de dois filhos, a idade para a realização
Consentimento do cônjuge não é mais necessário para o procedimentos
da laqueadura ou vasectomia passa a ser 21 anos, e não é necessário mais o consentimento do cônjuge para a realização da cirurgia. A execução da laqueadura também apresentou mudanças com a Lei de Planejamento Familiar. Anteriormente a ela, não era possível a realização da esterilização em outras cirurgias, como a de parto ou aborto. Agora, a partir do dia 5 de março, a laqueadura poderá acontecer logo após o nascimento de um bebê, por exemplo. A permissão para laqueadura durante
UniFSP recebe alunos americanos da University of Arizona
o parto aumenta o acesso ao método, e ajuda a evitar que mulheres se submetam a duas internações, o que reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares. Essa nova lei significa um grande avanço para o acesso aos direitos reprodutivos no Brasil. Esses direitos asseguram a livre tomada de decisão do indivíduo sobre a sua própria fecundidade, gravidez, educação dos filhos e saúde reprodutiva, com base em informações seguras e livre de discriminação, coerção ou violência. Alguns dos exemplos são os direitos das pessoas de decidirem, de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, a quantidade e em que momento de suas vidas, direito a informações, meios, métodos e técnicas para ter ou não ter filhos, e direito de exercer a reprodução livre de discriminação, imposição e violência.
A UniFSP em parceria com a Universidade do Arizona CAST (Estados Unidos – IC CAE) irá receber alunos americanos do curso Study Abroad (Estude no Exterior).
O programa iniciou em janeiro de 2023, e tem um semestre de duração, com o objetivo de aprimoramento das suas técnicas profissionais. Durante a estadia no Brasil, os alunos frequentarão aulas presenciais no campus e professores da UniFSP e participarão de atividades extra curriculares com os alunos da
UniFSP.
As aulas do programa Study Abroad serão ministradas em formato híbrido, para que os alunos possam usufruir de forma efetiva do conteúdo oferecido durante todo o semestre.
Sendo a primeira parceria internacional de duas instituições de ensino de Avaré e região, o curso também promoverá aos alunos uma imersão cultural em um país estrangeiro, com a finalidade de desconstruir estereótipos, preconceitos e desinformação.
04 de Março de 2023 www.jornalatual.info 10 Anúncio Dia das Mulheres | Sefert - 15cm X 15cm Anúncio Dia das Mulheres | crescer juntos é crescer sempre. grupo ® sefert.com.br ACESSE dia 08 de março, dia internacional da Mulher MULHER força que move o mundo. MY A i di I t i lM lh S f t i 1 27/02/2023 18 36 Anuncio_diaInternacionalMulher_Sefert.ai 1 27/02/2023 18:36
No mês da mulher, direitos sexuais e reprodutivos garantem vitória
Mudanças na lei facilitam acesso a laqueadura e vasectomia.
Foto: Giovana Dal Posso
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Parceria de sucesso!
CIDADE
Centro Cultural Special Dog da ínicio a oficina de Ovos de Páscoa
Na noite do último dia 8, quarta-feira, o Centro Cultural Special Dog realizou uma oficina de ovos de páscoa, com o intuito de auxiliar mulheres a terem uma renda extra, já que durante essa época é comum que muitas pessoas invistam na confecção e vendas desses produtos. Durante as três horas de curso, as doze alunas participantes tiveram consultorias sobre fabricação, embalagem e precificação.
Elas também aprenderam a fazer barras de chocolates trufadas ar-
tesanais, calcular o custo de venda, e fazer embalagens artesanais. O objetivo é capacitar mulheres para que elas possam empreender e gerar renda. O curso foi ministrado pela Gastrônoma Maíra Oliveira e professora de Costura e Moda Kelce Lima Bachiega
"Foi um evento muito importante e especial, principalmente se levarmos em consideração que estamos no mês de março, que é o mês da mulher. O foco do curso foi em empreendedorismo, falando sobre comercialização e
Alunos da ETEC realizam arrecadação de alimentos
precificação do produto. As alunas aprenderam sobre temperagem do chocolate, cálculo de preços, apresentação e embalagem, técnicas de venda, entre outros ensinamentos com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino”, conta Juliana Manfrim, gestora operacional do Centro Cultural Special Dog.
Conforme já noticiado pelo Atual , em 2022 Santa Cruz contava com 209 Microempreendedores Individuais cadastrados que atuavam na área alimentícia da cidade. Em 2022, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou que as vendas de Páscoa deveriam movimentar cerca de R$ 2,160 bilhões no varejo, atingindo grandes e pequenos empreendedores.
Nos próximos dias, os alunos da ETEC Orlando Quagliato estarão realizando a arrecadação de alimentos para o tradicional trote solidário, em prol de entidades e famílias carentes de nossa de Santa Cruz do Rio Pardo e região. Segundo Francielen Ferreira, professora responsável pelo projeto, a ação promovida pela escola irá mobilizar dezenas de alunos, além de toda a comunidade.
O projeto, que acontece há mais de 10 anos, envolve alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio da escola, e tem objetivo “estimular o envolvimento de jovens alunos em ações cidadãs, como forma de despertá-los para o protagonismo social, além da socialização entre os alunos ingressantes e veteranos”. As atividades, que geralmente aconteceriam na primeira semana do ano letivo, foram mudadas para 23 e 24 de março, integrando o calendário de eventos do aniversário da escola.
Nesses dias, através de uma atividade de integração chamada de "Leilão de Bichos", alimentos arrecadados serão utilizados como moeda de troca para a realização do “arremate” dos calouros pelos veteranos.
Em 2022, a ação arrecadou três toneladas de alimentos, beneficiando nove instituições: Rede do Câncer, Frei Chico, Santa Casa, Asilo, Fraternidade Servos de Maria, APAE, Pastoral da Sobriedade, AAPIC (Igreja Santo Antônio) e Campanha de Alimentos para Minas (Santa Cruz abraça Minas). A professora explica que até o dia 22, os alunos
estarão visitando as casas de diversos bairros, supermercados e comércio local, solicitando os alimentos. Cada sala é responsável pela sua arrecadação, através de uma competição, onde a que mais arrecadar alimentos, será considerada a campeã.
No dia 11 de março, em frente à escola Sinharinha Camarinha, onde também fica e ETEC, será realizado um pit-stop para arrecadação de alimentos, das 9 ás 12 horas. Os alimentos a serem arrecadados serão arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo, fubá, farinha de trigo, leite em pó e de caixinha e bolacha de maisena e água e sal.
04 de Março de 2023 www.jornalatual.info 11
Evento já é tradição na escola e acontece há anos. | Foto: Arquivo Pessoal
Produção, embalagem e precificação foram temas tratados no curso.
Foto: CCSD
Evento teve como objetivo incentivar mulheres a conseguirem renda extra Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
EVIDÊNCIA
Inauguração Cooperativa Cresol
No dia 15 de fevereiro, quarta-feira, a Cresol Liderança inaugurou sua primeira agência no Estado de São Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo, com um coquetel de inauguração. Já na quinta-feira, 16, foi realizada uma palestra sobre finanças com a economista Patrícia Palermo na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo, com um jantar aos convidados. Desejamos a Cresol boas-vindas a Santa Cruz!
Fotos: Pedro Figueira
12 04 de Março de 2023 www.jornalatual.info