







Com o passar dos anos, a busca pelo ecoturismo tem aumentado cada vez maisalém de sustentável, essa prá tica também apresenta impac tos econômicos, educacionais e ambientais, sendo muitas vezes uma fonte de renda e de preservação. Quem pensa que precisa viajar para longe para aproveitar as belezas da natu reza, se engana.
O interior do oeste paulis ta, que habita cidades como Santa Cruz do Rio Pardo, Ou rinhos, Ipaussu, Piraju, den tre outras, é lar de diversos pontos de ecoturismo - que muitas vezes acabam por ser pouco conhecidos pelos mo radores das próprias cidades.
Atividades consideradas ecoturísticas podem ser das mais variadas opções, satisfa zendo todos os gostos. Entre elas, é possível citar a observa ção da fauna e flora, onde ani mais e plantas são livres e nati vos; a observação de formação geológicas, como montanhas e cavernas; a observação as tronômica, onde se enxerga estrelas e pores do sol; cami nhadas e trilhas; arvorismo; tirolesas; canoagem e rafting; cicloturismo, entre muitas ou tras - sendo possível encontrar todas em nossa região.
Visto essa necessidade, di versos projetos foram criados para realizar a divulgação desses pontos da natureza em
meio à civilização. Um deles é a parceria entre o Atual com a União dos Municípios da Mé dia Sorocabana (UMMES), através do programete cha mado “Circuito Ummes de Turismo”. Por meio dele, são publicados pequenos vídeos no Instagram de forma peri ódica, que tem como objetivo fomentar o turismo e divulgar esses lugares à população.
Por meio do Circuito, já fo ram visitados diversos locais, como o camping de Ipaussu, as cataratas de Águas de Santa Barbará e o parque ecológico de Ourinhos. Todos os recin tos são pontos ricos em cultu ra e em natureza no interior paulista.
Recentemente, Santa Cruz também recebeu um parque ecológico ás margens do Rio Pardo, para proteger os ma nanciais, preservar a fauna e a flora local e promover ativida des de educação ambiental.
Segundo Gerson Azevedo Garcia, secretário do turismo da cidade, “o interior de São Paulo, principalmente nossa região turística (Angra Pau lista) possui diversas opções para tal seguimento e cada vez mais o poder público vem tra çando estratégias para fomen tar o setor. Exemplos como a cachoeira em Aguas de Santa Barbara, tirolesa e corredei ras em Piraju, camping em Ipaussu e Timburi, passeios de
barco, trilhas e diversas outras opções. Em Santa Cruz pode mos destacar nosso Rio Pardo, que além de cortar a cidade, é local de prática de diversas ati vidades como corrida de boia, passeios de caiaque e também pesca. Outro local que vem sendo expandido para prática
do ecoturismo, com a instala ção de tirolesa e circuito de ar vorismo, é o Parque Ecológico Municipal, que já vem sendo frequentado pela população. Além disso, Santa Cruz possui diversos circuitos de ciclotu rismo com grande número de praticantes”.
No dia 06 de novem bro, a partir das 8 horas da manhã, no Recin to de Exposições José Rosso, Santa Cruz do Rio Pardo sediará o 11º Encontro de Carros An tigos. O evento, que re torna após a pandemia, espera reunir os apre ciadores de carros anti gos de toda região.
A programação deste ano conta com diversas atrações, entre elas um fusca da rádio patrulha, restaurado da época em que o veículo era uma viatura da polícia mili tar - além dos mais de 250 expositores que o evento pretende atingir.
Neste ano, a entrada será gratuita, ficando a critério dos visitantes e expositores de reali zarem a doação de um quilo de alimento não perecível que serão encaminhados para as entidades da cidade. Ao todo, aconteceram nove horas de evento, com o encerramento às 17 horas.
Quem pensa que apenas santa-cruzenses participam, se enganaPedro Figueira, organi zador do evento, conta que diversos exposito res de São Paulo e ou tros estados irão parti cipar: “Tem um pessoal
de Londrina que vai vir em comboio com mais ou menos uns 20 a 30 carros, e um dos partici pantes ele tem uma ves pa”. De acordo com ele, devem vir ao evento de seis a sete das populares motos antigas.
Além dos automó veis em tamanho real, as miniaturas também poderão ser vistas para exposição no Encontro. “Tem um pessoal de Ourinhos que vai trazer as miniaturas de Fus quinha e todos os tipos de carro na escala 1 por 64, que são as menores”, explica Pedro, “é o pes soal dos eventos de co lecionismo, um grupo lá de Ourinhos que faz todo mês um evento lá sobre o colecionismo”. Sobre vendas no local, será possível encontrar miniatura de carrinhos, barraca de camisetas e também artesanatotudo voltado aos carros antigos.
O evento irá disponi bilizar um espaço kids para as famílias, onde além de pula-pula, es corregador, piscina de bolinhas e outras atra ções infantis, a crian çada vai poder andar de mini fuscas em uma pista feita especialmen te para elas.
Para os expositores que chegarem cedo, será servido um café da ma nhã gratuito - e durante o dia serão ao todo nove foodtrucks vendendo diversas comidas para alimentar a galera, con tando com a presença da Chocolataria Frei Chico e seus doces.
Já a animação do En contro ficará por conta de três atrações: a ban da "On the Road" irá to car das 10 até às 12 ho ras, após isso Eliel Lima vai tocar das 12h30 às 14h30. Para o encerra mento, a banda Black Jack vai tocar das 15 às 17 horas.
Dia 05 de novembro é o Dia Nacional da Cultura –a data foi instituída em 15 de maio de 1970, através da Lei nº 5.579, e a escolha do dia teve como inspiração o conselheiro Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849. A cultura e suas ma nifestações são a imagem e a mais evidente da caracte rística de um povo, e a sua preservação e incentivo são mais do que necessárias.
Segundo o Art. 215 da Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos têm garantia do pleno exercício dos direitos cul turais e o acesso às fontes da cultura nacional é de ver do Estado – que deve apoiar e incentivar a sua valorização. A cultura, além de seu valor moral para a sociedade, tornou -se também um segmento que gera empregos e ren da, desenvolvendo tam bém a economia.
Renata Sartori, que é se cretária da cultura de Santa Cruz do Rio Pardo, explica que o orçamento da Secre taria Municipal de Cultura é composto apenas de re cursos do próprio muni cípio. “Ele além de custear projetos, custeia também os eventos promovidos pela pasta, além de folha de pa gamento dos funcionários e a manutenção em si da Secretaria”, conta.
Entre os projetos conso
lidados e oferecidos à po pulação, é possível citar au las de capoeira, percussão, música, fanfarra promovi das dentro de equipamen tos e escolas municipais e projetos sociais, aulas de dança do Balé Municipal, que atendem crianças a partir dos 04 anos até adul tos, e aulas de música do Projeto Guri, que se trata de uma parceria entre o Es tado e o Município.
“Além desses projetos de caráter continuo, temos os eventos promovidos regu larmente, que fomentam a cultura do município, como é o caso do Coreto Encanto e a Feira Livre”, explica Renata, “A Secreta ria Municipal de Cultura é responsável também por preparar as festividades de aniversário da cidade, carnaval popular, além de alguns projetos criados através de leis do Legislati vo tais como: Semana em homenagem a Zilo e Zalo, Semana de Teatro Amador Umberto Magnani, Sema na Mario Nelli de Música”.
“Temos em nossa grade de programação também projetos e eventos como: FEMUSAN - Festival de Música autoral de Santa Cruz do Rio Pardo, o Auê das Crianças - festividades em comemoração ao mês das crianças, Arraiá do Auê, Rock Rio Pardo, Fes ta do Peão, Comemoração ao Dia das Mães, Dia dos Pais, Semana da Consci ência Negra, Festival de dança de encerramento do ano letivo do Balé Mu nicipal, Natal Luz, dentre tantos outros projetos e eventos, além de apoio a eventos beneficentes do município. Temos parce ria também com grupos de teatro amador, onde ce demos espaço para ensaios semanais”, relata.
Embora existam dis cussões e polêmicas quan do se trata de incentivos fiscais no âmbito da cultu ra, é inegável que o incen tivo nesse setor garante a diversidade e o acesso de mocrático à cultura para a população.
Na próxima quarta-feira, 09, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Santa Cruz realizará suas eleições para definir a nova diretoria para o triênio de 2023 a 2025. Buscando trazer mais profis sionalização e fomentar o mer cado de trabalho da cidade, a chapa Avança Santa Cruz con corre para ocupar os cargos.
Em agosto, a equipe anun ciou a candidatura por meio de uma coletiva de imprensa, e desde então ela vem apre sentando algumas de suas propostas por meio de entre vistas nos programas santa -cruzenses e visitas aos mais de 700 comerciantes da cida de associados à ACE.
Dentre as mais de 25 pro postas, é possível encontrar um enfoque na profissionali zação tanto dos funcionários das empresas quanto da po pulação santa-cruzense geral. Segundo Renan Alves, presi dente da chapa, em suas visi tas aos empresários, um dos pontos levantados é a falta de mão de obra qualificada para determinados serviços ou dos que já estão empregados.
Uma novidade que chama atenção seria a implemen tação de cursos profissiona lizantes com vagas garanti das, onde de acordo com a demanda de vagas, o públi co terá a oportunidade de se inscrever e participar das atividades, e após a conclu são e entrega do certificado, o cidadão já sairia da sala de aula direto para uma vaga de
experiência de três meses na área em que realizou o curso.
Outra proposta importante seria a transparência da ACE através de contas públicas, já que mesmo existindo há quase 50 anos e sendo uma sociedade sem fins lucrativos, os próprios associados não têm acesso para saber como sua mensalidade é gasta ou quais compras são fei tas pela entidade.
A implementação da tec nologia a favor dos associados também é outra ideia discutida pelo grupo - com a moderni zação, é possível usar os meios de comunicação para ajudar na tomada de decisões da en tidade. Isso se deu pelo moti vo de que muitas pessoas não têm tempo ou disponibilidade para se locomover até o prédio da ACE quando é necessário a realização de assembleias para votar em decisões. Um exemplo recente foi a compra do prédio que a atual diretoria da associação realizou - já que muitos associados nem sabiam da reunião para a votação da compra ou não puderam parti cipar, visto que a mesma acon teceu de forma presencial.
Já demonstrando a proa tividade e luta pelos comer ciantes, na última semana a chapa protocolou um pedido para que os associados das cidades de Espírito Santo do Turvo e São Pedro do Tur vo tenham ponto de votação nestas eleições. O feito é iné dito, e está sendo implemen tado pela primeira vez. Am bas as cidades também fazem
parte da ACE santa-cruzense e ao todo somam mais de 40 empresários - o grupo alegou que o voto é direito dos asso ciados, já que a entidade os aceita em seu quadro associa tivo e disponibiliza um fun cionário mensalmente para entrega de boletos físicos.
Assim como na eleição anterior, não haverá debate entre os candidatos à presi dência da Associação. Isso acontece porque o atual pre sidente da chapa Experiência em Ação, José Sanches Ma rin, não aceitou participar mesmo sendo proposto a ele em diversas ocasiões.
Ao todo, o grupo Avança Santa Cruz é formado por 22 empresários de diversos segmentos do comércio. O presidente da chapa é Renan Alves, jornalista e fundador do Grupo Atual Comunica ção. Na vice-presidência, se encontra Francisco Junior Bibiano, advogado sócio proprietário da Francisco Advogados há mais de 10 anos. O primeiro e segundo secretário são, respectiva
mente, Luiz Henrique Pego rer (Bafari Brasil), e Caroli na Singolani Didoné (Santa Cruz Seguros). Na tesoura ria, foram escolhidos Thiago Manfrim (Special Dog Com pany) como primeiro tesou reiro, e Joira Lima (Lima Contabilidade) como segun da tesoureira.
A chapa ainda é formada por Paulo Sanchez (Tintas MC), Gisele Neves (CVC Santa Cruz), Guilherme Yo neda (Supermercado São Sebastião), Amanda Carva lho (Carlos Brusman), Sil via Sakoda (Casa do Bebê), Euclides Garcia (Sefert Ce realista), João Rafael Nantes (Imobiliária Status), Rafael Franciscon (Queen’s Santa Cruz), Bruno Vuolo (BVX), Camila Daparé (Rio Pardo Materiais de Construção), Renata Carrer (New Bike Center), José Almeida (Casa do Celular), Julinayde Ador no (Código Kid), Eliana Mendonça (Stoke Papelaria), Fernando Andrade (Majes ty Cosméticos), e Brunno Campideli (Posto Brasília).
No dia 30 de outubro, a população brasileira retor nou às urnas para decidir a presidência da república, e em 12 estados, para decisão de governadores. Luiz Iná cio Lula da Silva (PT) ven ceu o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que pleiteava a reeleição no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.
Eles receberam, res pectivamente, 50,90% e 49,10% dos votos válidos, se tornando a eleição mais acirrada para presidente desde a redemocratização, em 1989. Anterior a essa, a mais apertada havia sido a de 2014, entre Dilma Rou sseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), onde Dilma havia ganhado com uma dife rença de 3,28 pontos per centuais.
Já para governador, Tar císio Freitas (Republica nos) foi eleito governador do estado de São Paulo com 55,27% dos votos válidos, contra Fernando Haddad (PT) que obteve 44,73%.
Segundo turno em San ta Cruz
Seguindo o resultado do primeiro turno, o candida to Jair Bolsonaro foi o mais votado para presidência no segundo pleito em Santa
Cruz do Rio Pardo, obten do 18.666 (72,31%) votos, 1.782 a mais do que no pri meiro. Já Lula obteve 7.147 (27,69%), 602 votos a mais do que no primeiro turno. Apesar disso, o número de votos brancos e nulos para presidência foi maior no segundo turno do que o primeiro turno, chegando a 1.376 votos, comparado com 1.244 no anterior. Isso significa que, mesmo com uma menor abstenção, os votos válidos caíram quan do em comparação.
Quanto ao cargo de go vernador, Tarcísio também foi o mais votado na cidade com 17.930 (73,13%) vo tos, e Haddad obteve 6.587 (26,87%) - ambos também tiveram um aumento no número de votos em rela ção ao primeiro turno. O número de votos brancos e nulos diminuiu em relação ao primeiro turno, caindo de 12,83% para 9,825%.
Mesmo com o índice de abstenção acima da mé dia do país - o Brasil re gistrou uma porcentagem de 20,59% enquanto San ta Cruz ficou na casa dos 24,12% - o número ainda foi menor do que o índice registrado no primeiro tur no, onde foi de 25,44%.
Sangramento na gen giva pode ser considera do normal, mas nunca é. Na maioria dos casos, a causa desse aconte cimento é a gengivite. Segundo Vanderson Beligoli, cirurgião den tista, a gengivite é o iní cio de uma inflamação que acomete os teci dos de sustentação dos
elementos dentários, identificada pelo san gramento constante ao escovar os dentes e pas sar o fio dental e o mau -hálito.
Suas causas geral mente são a má higiene, e o acúmulo de resíduos alimentares são um dos principiais agentes des sa inflamação. Pacientes com doenças sistêmicas também tem pré-dispo sição a desenvolver essa inflamação. Por conta desses fatores, aconte ce o acúmulo de placas bacterianas, trazidos até a região bucal pelo de pósito de saliva, alimen tos e fluidos.
Segundo o dentista, existe sim tratamento. Ele se dá por meio de uma boa higiene bucal, e ele ressalta que é im
portante procurar um periodontista para que esse tratamento seja eficiente. Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e a utili zação do fio dental após as refeições, combina dos com consultas pre ventivas de seis em seis meses são maneiras de evitar a inflamação. “O paciente deve sempre lembrar que a preven ção é o melhor remédio para sua saúde bucal”, ressalta Vanderson.
Caso não tratada, a gengivite pode evoluir para doença periodon tal, chamada de perio dontite, que é a infla mação do periodonto, conjunto de tecidos que revestem os dentes. Ela pode levar à perda dos dentes e em casos mais
graves pode causar a endocardite bacteriana, quando há contamina ção bacteriana, que in fecciona as estruturas internas do coração.
É importante mencio nar que os sangramentos na gengiva podem ser causados por conta de diversos fatores, como a falta de vitamina K, má alimentação, tabagismo, baixa imunidade e uso de determinados medi camentos.
Por isso, é impor tante sempre consultar um dentista que pode instruir o paciente para outros profissionais para determinar se o sangramento não pode estar ligado há falta de nutrientes no organis mo ou doenças mais graves.
Durante o mês de novembro, a campanha “Novembro Azul” fun ciona como um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e das demais do enças que afetam os ho mens, entre elas o câncer de próstata. Segundo da dos do Instituto Nacio nal do Câncer (Inca), são estimados mais de 65 mil novos casos da doença em 2022.
Clélio Zanoni Filho, médico urologista, ex
plica que um sinal para ficar alerta quanto à pre venção é a idade. “Todo homem a partir de 40 anos com histórico fami liar de câncer de próstata e câncer de mama deve procurar o urologista, e homens acima de 45 anos sem histórico de câncer na família devem procurar o médico para realizar os exames pre ventivos”, explica. De acordo com ele, o câncer de próstata que não apre senta sintomas em fases
iniciais, apresentando-os em momentos bastante tardios da doença, onde o paciente começa a ter complicações.
Alguns desses sin tomas que aparecem, segundo ele, são sinto mas prostáticos onde o homem começa a ter dificuldade para urinar, não esvaziando comple tamente a bexiga, indo diversas vezes ao banhei ro especialmente à noite, o jato urinário diminui e ele tem uma urgência maior para urinar. Es ses sintomas acontecem pelo aumento da prós tata, chamado de hiper plasia prostática benigna – quando o paciente com câncer de próstata estiver apresentando este tipo de sintoma, é porque a doença já está avançada.
“Atualmente consi deramos que a melhor
forma de prevenir o cân cer de é tentar acha-lo o quanto antes e conduzir o tratamento da melhor forma possível”, explica o médico. Fatores genéti cos e hormonais, segun do ele, são os maiores fatores de risco, e o tipo mais comum de câncer de próstata que afeta 90% dos casos é o adenocarci noma.
“O mais importante de se frisar que o câncer é uma doença maligna que precisa ser tratado e visto o quanto antes, e muitos tipos do adeno carcinoma podem ser conduzidos de formas diferentes”, explica. Al guns desses tratamentos podem ser a simples vi gilância da doença, inter venção cirúrgica, radio terapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros.
No dia 29 de novem bro, uma terça-feira, Santa Cruz do Rio Pardo recebe a palestra de Gilclér Regi na.
A Associação Comer cial e Empresarial promo ve o evento com patro cínio do Sebrae e apoio da Ummes (União dos
Municípios da Média So rocabana) a partir das 19 horas, no salão da ACE. A entrada é gratuita, com a doação de um litro de leite a ser entregue a uma enti dade.
O palestrante falará so bre o tema: ‘Uma causa, um propósito. Seja você a diferença’.
Gilclér Regina é em presário, palestrante e
escritor de sucesso. Atua como conselheiro para várias pessoas ao redor do mundo. Com autoridade reconhecida para falar so bre temas como liderança, negociações, motivação e alto desempenho na vida e no mundo corporativo, é requisitado com frequ ência por grandes empre sas pela sua capacidade de extrair o máximo do ser humano.
Formação Bacharelado em Admi nistração
Human Dynamics (The National Value Cen ter - EUA)
TQM Total Quality Manager (American So ciety for Quality Control - EUA)
Experiência Profissio nal
Presidente da empresa CEAG Desenvolvimento
de Talentos e Editora Ltda Consultor nas áreas de Vendas, Motivação, Ges tão e Recursos Humanos
Mais de 5.000 palestras realizadas no Brasil e exte rior
Articulista de várias re vistas, jornais e sites Colaborador em pro gramas de rádio e televi são (CBN, Rede Globo, SBT, Band, Rede Vida, Novo Tempo e outras)
bate
A
“O diagnóstico é apre
sentado e não tem como ter controle, agora como você vai lidar com ele é possível saber. Todo sofrimento hu mano precisa ter sentido na nossa vida, se não ficará so mente a dor”, mencionou.
As emoções também fo ram tema da noite, no even
prêmio de R$ 2 mil e 20 vale compras de R$ 1.000.
A partir do dia 10 de novembro, os consumido res poderão participar da Campanha Natal de Lu zes, da ACE Santa Cruz. Para isso basta solicitar o cupom nas mais de 100 lojas participantes da cam panha e depositar nas ur nas disponíveis nestes es tabelecimentos.
Neste ano, serão R$ 40 mil em vale compras, sen do o 1º prêmio de R$ 10 mil; 2º prêmio de R$ 5 mil; 3º prêmio de R$ 3 mil, 4º
Os cupons podem ser preenchidos até 28 de de zembro. O sorteio será no dia 29 de dezembro.
A promoção do Dia das Mães e Dia dos Pais, nes te ano também seguiu os mesmos moldes.
“Serão R$ 40 mil em vale compras para aquisi ções no nosso próprio co mércio. Agradecemos a to das as empresas que estão conosco e colaboram para que essa campanha de in centivo às vendas seja um sucesso. Você consumidor aproveite, peça seu cupom
e
to. “As emoções são impor tantes desde que você saiba como usar”, completou An dreia.
O professor de Yoga, An dré Souza, falou sobre as emoções e como os exercí cios corretos da respiração podem ajudar no controle
emocional. “Cada respi ração é de uma forma de pendendo da emoção que está sentindo no momento. Uma dica é sempre inspirar, com uma respiração longa, fazer umas seis vezes no dia, vai diminuir o batimento cardíaco, as informações se
rão mais controladas e seu cérebro vai conseguir dire cionar melhor os seus pen samentos, assim você agirá melhor perante a situação”, mencionou
Ao final do evento acon teceu o sorteio de brindes e foi servido um coffee break.
Parabéns a você empre endedor que investiu no seu negócio no mês de ou
tubro. Desejamos sucesso e prosperidade a todos que inauguraram, mudaram de
endereço ou direção das empresas. É mesmo um avanço para nossa cidade.
Cada vez mais o merca do de trabalho pede a pro fissionalização de seus em pregados - e são através dos cursos técnicos que muitas pessoas a alcançam. Gus tavo Zacura, coordenador de curso na Escola Técnica Estadual (ETEC) Orlando Quagliato, de Santa Cruz do Rio Pardo, explica que esse fato se dá pela dura ção curta e focada do cur so na qual o aluno conse gue absorver tanto a área prática quanto a teórica da área escolhida.
“Ele faz essa parte prá
tica, e isso facilita preparar o aluno para o mercado de trabalho”, explica. “Então esse preparo é o diferen cial e por ser de curta du ração vai estar preparando o aluno o mais rápido pos sível, para atender aquela lacuna que a indústria vai estar apresentando”.
De acordo com o co ordenador, o número de alunos que saem da Etec com emprego “é de se or gulhar''. “Nós temos uma parceria de jovem apren diz, então o aluno que está cursando um curso técni
co consegue o estágio em determinadas empresas.
Na indústria são muitos efetivados, temos vários casos de alunos que come çaram nesse tipo de situa ção e foram efetivados na dentro da empresa com promoção”, conta.
Sobre o perfil do alu no, Gustavo explica que, excluindo o curso de En fermagem, todos os outros cursos técnicos oferecidos pela escola têm como re quisito que o estudante tenha apenas o primeiro ano do ensino médio com
pleto. “É comum ali alunos que estão fazendo segundo ano ingressarem no curso técnico e ao final do tercei ro ano estão concluindo o ensino médio, e de repente dando preparo para estar iniciando uma faculdade, e como também já tem um diploma por técnico, para estar é ingressando no mercado de trabalho, de repente conseguem um emprego e conseguem es tar até bancando sua facul dade”, conclui.
Serviço
Do dia 20 de outubro
até às 15 horas do dia 18 de novembro, estão abertas as inscrições para o Vestibu linho das Escolas Técni cas Estaduais (Etecs). Para participar do processo se
letivo, é necessário que o candidato preencha a ficha de inscrição a partir do site www.vestibulinhoe tec.com.br e pague a taxa no valor de R$33,00.
No último sábado, 22, a Ótica Tesouro inaugurou em sua loja um novo equipa mento para tomar medidas das lentes de forma perso nalizada para cada cliente. A máquina da marca Essi lor, permite apurar com alta precisão as medidas do rosto do consumidor, que vão das mais básicas como altura e a medida DNP (Distancia Naso Pupilar), que menciona o ta manho entre o nariz e a pu pila de cada olho, até as me
didas mais complexas, como o comportamento da visão de perto e o olho dominante.
O processo é bem simples: o cliente escolhe sua armação nas Óticas Tesouro, e se po siciona em frente ao tomador de medidas – que por con ta de seu design moderno e discreto, é possível podem confundi-lo com um simples espelho. Lá, com o auxílio de um tablet, as medidas são feitas e enviadas até a central da marca, que confecciona as
lentes sob medida e perfeita mente adaptadas à fisiologia e necessidade visual do cliente.
Adriana Bertagnoli, ge rente comercial da ótica, explica adquirir esse toma dor de medidas foi extre mamente importante para a ótica, já que ele garante uma maior segurança no resulta do final dos óculos e ajuda a facilitar a adaptação, já que traz uma maior qualidade visual das lentes. Ela ainda ressalta que a loja é a única
da região a contar com esse tipo de tecnologia.
Além da novidade, a Te souro sempre conta com pro moções imperdíveis e traba lha com marcas de grandes nomes no Brasil – além tra balhar seu sistema próprio de crediário da loja e parcelar as compras em até 10 vezes. A ótica também conta com um serviço de agendamento de consultas no oftalmologista de preferência do consumi dor, garantindo mais confor