Edição 243

Page 1

Veja os resultados da cidade

CULTURA VESTIBULAR ESPECIAL

Entre aquarela e animais, jovem já pintou mais de 500 quadros

Enem a um mês: veja como estão os preparativos

SOCIEDADE

Xenofobia é crime: prática pode levar à reclusão

ESPORTES

CIDADE

Profissões: crianças compartilham sonhos para o futuro Pág. 03

Sport Sindical é campeão na Copa Piratininga

02 Pág. 02 Pág. 04 Pág. 05

Santa Cruz tem finais de semana com brincadeiras em outubro Pág. 05

SAÚDE BEM ESTAR HONRARIA

Seletividade Alimentar é comum entre crianças

Socialização infantil tem impacto importante no desenvolvimento

SUPERAÇÃO

Devota de Nossa Senhora Aparecida conta milagre intercedido pela santa

POLÍTICA

CURIOSIDADES

Igreja santa-cruzense ganha título de santuário Pág. 09

Títulos voltarão a ser emitidos em novembro: tire suas dúvidas

07 Pág. 07 Pág. 10 Pág. 12

Conheça fatos e curiosidades sobre Nossa Senhora de Aparecida Pág. 09

quem a gente ama é Alimentar demonstrar amor

Santa Cruz do Rio Pardo | Ano IX | Edição 243 | 08 de Outubro de 2022 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Eleições 2022:
Pág. 06
Pág.
Pág.

Entre aquarela e animais, jovem já pintou mais de 500 quadros

Coloridas, cheias de vi das e realistas – é assim que se podem definir as pintu ras da paranaense Raissa Araújo. Aos 23 anos, ela é residente de Santa Cruz do Rio Pardo desde os 6, e atualmente já eternizou mais de 500 animais por meio de suas pinturas.

“Desde criança eu sem pre gostei muito de dese nhar, era o melhor hobby que eu tinha e a coisa que mais gostava de fazer, além de brincar”, explica. Ela conta que sempre se destacava na escola nas aulas de arte, e o incentivo e elogios de colegas e pro fessores a motivou nunca parar de desenhar.

Raissa relata que nun ca fez nenhum curso quando pequena, e que apenas tentava reproduzir o que via: “Quando eu era pequena, pesquisava mui to no YouTube e na inter net sobre como desenhar um olho, como desenhar mangás, como desenhar pessoas – foi assim que fui aprendendo”.

Conforme foi cres cendo, ela explica que as responsabilidades foram surgindo e o tempo para se dedicar a arte foi dimi nuindo, desenhando ape nas aos finais de semana e horários livres. A ideia de trabalhar com quadros já existia naquela época, mas

a jovem não acreditava que era possível.

Em 2020, pouco an tes da pandemia, Raissa conta que decidiu pedir demissão do seu serviço e resolver tentar vender alguns quadros que já ti nha pronto. “Eu pensei: bom, vou apagar as coi sas do meu Instagram e começar um perfil novo com os seguidores que já tenho mostrando meu trabalho e o que eu faço”. Ela então fez sua primeira postagem mostrando os quadros que havia pinta do, explicando que segui ria a carreira de artista e que estaria também acei tando encomendas.

A partir dali foram aparecendo suas primei ras encomendas, como customização em roupas e tecidos e alguns quadros. Tudo mudou quando um dia um cliente a pediu para pintar um quadro de seu cachorro, e a artista pensou “Porque não? Va mos tentar!”. Após pronto, o cliente adorou o qua dro – e foi então que sur giram as encomendas de quadros de pets, que é seu foco atualmente.

No início, ela pintava em telas e suas pinturas não eram tão realistas, já que usava cores fantasias. Depois de um tempo, com a experiência que foi

adquirindo, ela passou a se aventurar com a tinta aquarela e a pintura no papel, dessa vez usando as cores reais dos ani mais, o qual ela também usa hoje em dia.

Além dos pets, ela tra balha também com a pin tura de murais e paredes, e

na Feira do Livro de Santa Cruz (FLISC), que aconte ceu em setembro, Raissa participou dando oficinas de pintura orgânica. Sua meta como profissional e artista é dar cursos de pin tura e aquarela para passar seus estudos e ensinamen tos para outras pessoas.

Vestibular Enem a um mês: veja como estão os preparativos

Faltam menos de qua renta dias para o Exa me Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. A época de final de ano para muitos estudantes é sinônimo de nervosismo e ansiedade, visto que a partir de ou tubro começa a reta final para os tão temidos ves tibulares, sendo a porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Lívia Nicoletto, 17, é estudante do terceiro ano do ensino médio e faz parte das mais de três milhões de pessoas que irão realizar o vestibular do Enem em 2022. Ela vai realizar a prova pela se gunda vez, já que no ano anterior havia feito como ‘treineiro’, modalidade

Vestibulanda compartilha expectativas e estudos

que serve para os alunos que ainda não termina ram o ensino médio ou que querer fazer para trei nar para a prova.

Em entrevista ao Atu al, ela conta que está se preparando e que acha essa fase importante –“Estudar várias horas por dia sem conseguir um bom desempenho não é o mais proveitoso, então decidi guiar meus estudos colocando metas, peguei provas passadas do vesti bular que eu quero pres tar, o da UNESP, e todos os dias faço de dez a cinco questões, marcando todas as minhas dúvidas. Assim que termino de responder a prova, leio-as e estudo em cima do que acho que tive mais dificuldade du rante o processo, fazendo

isso não deixamos o estu do maçante”, explica.

A estudante irá prestar o vestibular para psicolo gia, e diz que começou a gostar da área quando fez terapia: “Me auto avalio como uma pessoa comu nicativa, crítica, que gos ta de prestar atenção no comportamento das pes soas e sempre quis fazer algo que pudesse ajudá -las, sendo assim me en contrei nessa profissão”.

Contando os dias para as provas, ela diz que apesar da ansiedade, o sentimento também é de muita felicidade. “Tento me controlar, a grande expectativa que coloquei no meu futuro durante minha vida de fazer um curso superior está pres tes a se concretizar, afinal

serei uma das poucas pes soas dentre meus familia res que terá oportunidade de se formar”, conta.

Ricardo Rosa é coor denador do Ensino Mé dio da ETEC Orlando Quagliato, de Santa Cruz. Para ele, existem algumas dicas a serem seguidas na reta final, como pesqui sar provas anteriores dos vestibulares e ver o nível de complexidade e o peso de cada disciplina, além de que na internet e no YouTube existem muitas pessoas que ajudam a es tudar e muitos bons ma teriais para estudos.

Ele ressalta que as fon tes devem ser sempre pesquisadas e confirma das, para que o aluno não aprenda informações er radas, e que checar os edi

tais das provas também é importante. “Com relação aos estudos não existe má gica, nem receita: é preciso sentar e estudar”, conta.

No dia da prova, Ricar do explica que é impor tante ir tranquilo, pois o nervosismo é um grande inimigo nessas horas. “É importante chegar com antecedência, não portar nada eletrônico nos bol

sos, e ter uma alimenta ção leve e saudável”.

O coordenador finaliza que o vestibulando pre cisa estar a par dos acon tecimentos que houve no ano – outras dicas que ele dá são “O aluno estar con fiante e ter autocontrole, para isso ele pode procu rar relaxar a cabeça rea lizar uma atividade que gosta na véspera da prova”.

2 08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Paranaense conta sobre sua trajetória como artista Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Expediente Circulação regional Distribuição Gratuita * A empresA AtuAl ComuniCAção AtrAvés do impresso JornAl AtuAl não se responsAbilizA pelo Conteúdo dos espAços publiCitários e ColunAs publi CAdAs que são de inteirA e exClusivA responsAbilidAde de seus Autores Contatos (14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31 Email jornalatual@jornalatual.info EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP JORNALISTA Thaís Balielo MTB 46.761/SP FOTOGRAFIA Pedro Figueira MTB 65.709/SP /jornalatual DESIGNER André Ribeiro ASSESSORIA JURÍDICA Carlos Henrique R. Nascimento OAB/SP 328.529 IMPRESSÃO GrafiPress
CIDADE
Raissa durante uma de suas oficinas na FLISC. | Foto: Giovana Dal Posso ESTAGIÁRIA
Giovana Dal Posso
Ansiedade e felicidade definem as emoções da vestibulanda. Foto: Giovana Dal Posso

Xenofobia é crime: prática pode levar à reclusão

Você já ouviu falar so bre a xenofobia? O termo vem do grego “xenos”, que significa estranho, mais “phobos”, que signi fica medo. O substantivo então é um conceito que define as manifestações de aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras ou vistas como forasteiras em uma comunidade. Pessoas como imigrantes de países da Ásia e Áfri ca são grandes vítimas dessa prática no mundo ocidental, mas esse pre conceito não está restrito apenas a vítimas externas - dentro de uma nação, a xenofobia pode existir.

No Brasil, migran tes nordestinos que vi vem em outras regiões, principalmente no Sul e Sudeste, costumam en frentar diariamente essa situação. A xenofobia, assim como outras ma nifestações preconceitu osas, pode ser direta ou velada, vinda através de “brincadeiras”, apelidos e agressões verbais.

O preconceito con tra o Nordeste tem suas origens nas migrações internas que acontece

Promotor de Justiça explica a pena

ram no Brasil a partir de 1950, devido a um inten so processo migratório. Muitas pessoas se muda ram para regiões como o Sudeste para trabalhar nas fábricas, construções e no trabalho domés tico. Outro fator desse preconceito, segundo pesquisadores, é a racia lização dos migrantes, já que muitas pessoas das regiões em que eles mi gravam tem uma identi dade europeia e por se rem brancas, existe um preconceito em relação aos próprios brasileiros.

Nos últimos dias, após o resultado das eleições, diversos comentários preconceituosos contra eleitores nordestinos fo ram publicados nas re des sociais - apenas na segunda-feira, 3, foram registradas 14 denúncias de xenofobia por hora.

Marcelo Saliba, pro motor de Justiça de Santa Cruz do Rio Pardo, expli ca que a xenofobia é cri me. “Existe crime e está previsto na Lei 7716/89 - Art. 20. Praticar, indu zir ou incitar a discrimi nação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião

ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa. Se a conduta for praticada em redes sociais, meios de comunicação, a pena aumenta para 2 a 5 anos e multa”, conta. Ainda, segundo ele, as pessoas podem também ser ata cadas, discriminadas, ofendidas, individual mente, e há outros crimes a depender da conduta do agressor, previstos na mesma Lei 7716/89.

O promotor explica que aquele que se sen tiu ofendido, agredi do, deve lavrar boletim de ocorrência na Polí cia Civil: “Se está sen do ofendido, agredido, chamar a Polícia Mili tar para as providências e, até mesmo, prisão em

flagrante do agressor”.

A exclusão social e a marginalização, que contribuem para um tratamento desigual, produzem efeitos não só socioeconômicos, mas também psicológicos na pessoa que sofre esse pre conceito. A aversão a es trangeiros também pode dificultar a inclusão no mercado de trabalho.

Para Marcelo, a edu cação é uma maneira de lutar contra a xenofobia: “Para combater a xeno fobia precisamos usar a única arma que está dis ponível para todos: edu cação! Armar as pessoas com livros, oportuni dade de estudo, escolas adequadas, preparadas, sem barreiras, com in clusão de todos”.

VIVENDO INTENCIONALMENTE.

É obvio que as priori dades são determinadas e determinantes para o modo como consideramos e gastamos nosso tempo, e no final, todos tem o mesmo número de minu tos no dia.

Não há nada que possa mos fazer para aumentar a duração desse tempo para 25 horas, quanto mais che gar a 30, 40, ou 50 horas, ainda que por vezes alme jássemos tal situação, isso para manter tudo dentro de um cronograma pré-es tabelecido mentalmente.

O fato, por mais com plexo que seja a sua com preensão, é que, estamos presos em 24 horas e, o modo como investimos essas horas, e nessas horas, é o que realmente fará a diferença entre sen so e realização.

E é ai que veremos se es tamos realmente vivendo aquilo, e para aquilo, para o qual fomos criados ou planejados pelo Criador...

Ou haverá nesse ponto um profundo arrependimento.

Se quisermos viver sem

arrependimentos, se faz necessário e com urgência, que se faça um "inventário" da vida e uma observação com responsabilidade como estar sendo o geren ciamento do tempo.

Às vezes é preciso ir mais fundo nessa análise, e fazer uma observação do tipo custo-benefício do tempo para descobrir se a maneira que como se passam os dias, se produz o que deseja.

O tempo desperdiçado não volta não se pode o recuperar mais, porém se pode redimir o tempo que nos resta.

A sabedoria diz em Efé sios 5:15-17

Portanto, tenham cuida do com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus.

Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a von tade do Senhor Criador. Que o bom Deus nos abençoe.

08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 3
PALAVRAS DE ESPERANÇA
SOCIEDADE
Marcelo diz que a educação é um meio para combater a xenofobia. Foto: Jornal Atual Enio André Policante Bacharel em Teologia pelo Seminário Nazareno do Brasil eniopolicante@gmail.com

ESPECIAL

Profissões: crianças compartilham sonhos para o futuro

Conforme vão crescendo e compre endendo cada vez mais o mundo ao seu redor, as crianças co meçam a imitar ações de adultos. Esses ges tos estão presentes

Nossa reportagem ouviu os pequenos da OAPEC sobre a vida adulta

em brincadeiras e fa zem parte do proces so de aprendizagem da criança. É logo cedo, também, que os pequenos têm contato com diferentes profis sões, através do con

vívio com a família, comunidade e escola. Eles começam então, nas brincadeiras, a re produzirem os ofícios de um determinado profissional, como quando brincam de

médico e professor.

Nessa fase, tam bém, eles já começam a pensar em suas fu turas profissões - por mais que o universo do trabalho esteja dis tante de suas realida

des, a pergunta “O que você quer ser quando crescer?” começa a aparecer em conver sas com familiares, professor e até com os próprios amiguinhos.

O Atual conversou

com uma turma de alunos do 3º ano do ensino fundamental da OAPEC sobre seus desejos de profissões sobre o futuro. Veja a seguir algumas das respostas:

Sandra Saqueti, é a professora da turma. Para ela, a importân cia de discutir sobre o assunto com os pe quenos é para que eles criem respeito pelas profissões. “Todas as profissões hoje em dia são importantes, seja ela qual for, então te mos que dar oportuni dade para as crianças conhecerem e saber

com o que elas traba lham”, explica.

Para ela, a influência da escolha dos alunos vem de diversos luga res. “Eu gosto muito de matemática, e isso aca ba influenciando-os”, conta Sandra sobre muitos alunos terem escolhido como profis são serem professores de matemática. Além disso, toda a sala gos

ta muito da matéria, o que gera um interesse ainda mais de seguir a profissão. “A escolha também vai das ha bilidades: se eles têm mais afinidade com determinada matéria, eles podem acabar se guindo determinadas profissões”, explica. A professora também acredita que a maior parque da influencia

vem da casa, com a profissão que os pais exercem.

“Nós podemos in centivar as crianças a pensarem no futuro e seguirem seus sonhos dessa maneira: expli cando para eles, con versando e pesquisan do juntos sobre o que é cada profissão”, con ta. Apesar da turmi nha de alunos serem

novos, com as idades entre oito e nove anos, o contato com o mun

4 08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
do das profissões pode ajudar em suas esco lhas no futuro. Emanuele: Cantora, ginasta e médica. Guilherme: Professor de mate mática. João Ricardo: Pintor, jogador de fute bol e vendedor de sapato. Olívia: Escritora. Lorenzo Rafael: Desenhista e profes sor. Maria Eduarda: Médica. Crianças e professora. | Foto: Gioavana Dal Posso

ESPORTE

Sport Sindical é campeão na Copa Piratininga

O futebol é um dos es portes mais populares no Brasil – onde torcedores e jogadores se unem pela paixão que sentem pelo jogo. Entre as crianças, não é muito diferente, os pequenos vão desde jogadores por hobby até aqueles que sonham em ser estrelas do futebol.

O Sport Sindical, es cola e projeto social de Santa Cruz do Rio Pardo, é o lar de muitos sonhos e crianças apaixonadas por futebol. Exedil Mag nani é um dos professo res do projeto, e conta que o time atende cerca de 100 crianças dividi das em quatro categorias: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Recentemente, o time jogou a 18ª Copa Pi ratininga, tradicional da região, e foi campeão em duas categorias: a Sub-11

e Sub-13.

“Na Sub-13 fizemos uma campanha impecá vel, de oito jogos e oito vitórias”, conta Exedil, “e na Sub-11 fizemos uma campanha de sete jogos e cinco vitórias, um em pate e uma derrota”. Um desses pequenos jogado res é Felipe Mobile, de 13 anos, que está no time há 6 anos e atualmente joga na categoria Sub-13.

Para ele, o time repre senta uma família: “To dos nós somos unidos e sempre tentarmos dar o melhor de cada um, sem pre fazendo sua função e tentando melhorar a cada dia. Em minha opinião o que fez nós ganharmos a Super Copa Piratininga foi a energia dentro de campo, a vontade de ven cer, a dedicação mesmo com tempo de chuva ou

chuviscando sempre indo treinar, marcamos treinos de sábado também para não ficarmos parado e sempre tentando evoluir como jogador individual e como equipe”, conta.

“E também todo méri to dos professores que nos ajudaram e nos incentiva ram e nos proporciona rem essa oportunidade de jogar”, relata Felipe. Os trabalhos dos professores Luan, Lorival e Exedil, que treinam as crianças, é realizado de forma com pletamente voluntária.

O adolescente treina três vezes durante a se mana e joga nos finais de semana aos sábados ou domingos. “Como estudo apenas no período da ma nhã, a tarde tenho o tem po para treinar, porém até o horário dos treinos faço as obrigações da escola

como tarefa, trabalhos e provas. Sempre tento manter a responsabili dade de treinar e estudar pois mesmo que eu goste de jogar futebol preciso estudar”, conta Felipe.

Por conta de um aci dente em uma partida, o atleta acabou jogando apenas duas rodadas da fase de grupo da Copa, mas mesmo assim não deixou de torcer pelos companheiros do time da arquibancada. “Mesmo com a nossa grande fase de grupos tivemos que jogar a quartas de finais contra uma equipe bem forte, neste jogo já esta va jogando novamente e conseguimos classificar. Também vencemos a se mifinal num clássico da nossa cidade e ganhamos na final contra o time da casa do campeonato. Isso

mostra o quanto nosso time foi unido e como não foi fácil vencer o campeo nato”, relatou o jovem.

Para Exedil, o projeto tem uma relevância enor me para os jovens. “A im portância do nosso proje to na vida das crianças é poder dar oportunidades para elas terem uma ati vidade extracurricular de forma gratuita para que elas evitem ficar na rua e com a cabeça vazia, e que elas tenham a opor tunidade de praticar um esporte: o futebol. Para as crianças que se destacam, conseguimos dar conti nuidade dentro do fute bol”, explica.

Ele também conta que atualmente a escola tem uma parceria com a Es portiva Santacruzense que visa dar a oportuni dade de disputar cam

peonatos de categoria de base futuramente, como o Campeonato Paulista de base Sub-11, Sub-13, Sub 15 e Sub 17.

Serviço

Aos que desejam apoiar o projeto com al gum tipo de doação, o contato deve ser feito através da Associação Desportiva e Recreativa Sport sindical pelo telefo ne (14)3372-5836.

Santa Cruz tem finais de semana com brincadeiras em outubro

O Dia das Crianças é sempre uma ótima oportu nidade para valorizar e tra zer de volta à infância, que por muitas vezes atualmen te, acaba por ficar um pouco perdida. Para comemorar o mês das crianças, a Prefeitu ra de Santa Cruz do Rio Par do organizou um calendário de brincadeiras para diver tir os pequenos. O “Auê das Crianças” irá acontecer nos próximos quatro sábados de outubro, nos dias 08, 15, 22 e 29, das 14 às 17 horas, em diversos bairros da cidade.

Renata Sartori, Secre taria de Cultura, explica

Sete bairros e dois distritos serão contemplados

que o projeto se iniciou em 2021. “Fizemos um piloto à época em quatro bairros da cidade e nos dois distri tos - Caporanga e Sodrélia. Vimos que deu super certo e resolvemos ampliar em 2022. Vamos para sete bair ros dentro da cidade e os dois distritos novamente.

Procuramos fazer em bair ros diferentes esse ano para de certa forma atingir mais crianças”, explica.

Entre as brincadeiras re creativas estão corrida do saco, pega-pega, circuitos com cones, cordas, bolas, queimadas e futebol. Além

disso, nos locais terá brinca deiras com giz de cera, lápis e tinta, pintura facial e brin quedos infláveis. “As ativida des serão desenvolvidas por profissionais da prefeitura. Estão envolvidas as Secre tarias de cultura, educação, social, esportes, pessoas com deficiência e comunicação”, conta Renata.

As atividades são aber tas para o público geral, e para participar basta che gar no horário indicado no dia e local referente ao bairro. A ideia esse ano, se gundo ela, era “descentrali zar o máximo possível para

os bairros para que um número maior de crianças consiga participar”.

Sobre a importância de projetos como esse, Renata explica que é sobre acreditar no poder de uma criança. “A criança tem direito de brin car, tem direito a acessar o lúdico, o social, a educação, a cultura, o esporte, a aces sibilidade. Portanto acredi tamos que ações como essa são necessárias para garantir uma infância mais feliz para nossas crianças. Esperamos que elas possam usufruir um dia prazeroso e inesquecível. Nossa missão enquanto po

der público é poder oferecer isso a elas”, finaliza.

Serviço Confiras as datas e lo cais do projeto: 08/10

Sodrélia (Capela Nossa Senhora Aparecida); Caporanga (E.E Biécio de Britto); Parque das Nações (Esco la Frei José Maria Lorenzetti); 15/10

Estação (Campo da Abrae) Vila 80 (Campo da Vila 80); 22/10

Centro (Praça São Se bastião); Jardim Santana (Praça

Agostinho Santana); 29/10

São José (Campo XX de Janeiro); Parque São Jorge (Cam po do Paulistinha).

5 08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Times ganharam nas categorias Sub-11 e Sub-13
Time da Categoria Sub-13. Foto: Arquivo pessoal Brincadeiras e gincanas serão oferecidas as crianças. Foto: Giovana Dal Posso

Eleições 2022: Veja os resultados da cidade

No último dia dois de outubro, acontece ram as eleições gerais no Brasil para definir presidente e vice-pre sidente, governadores, senadores, congres so nacional e o sena do. Pra presidência, os candidatos Luiz Iná cio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), vão disputar o segundo turno das eleições, sen do que em âmbito na cional receberam res pectivamente 48,43% e 43,20% dos votos.

Em São Paulo, o cargo de governador também será decidi do no segundo tur

no, entre Tarcísio de Freitas (REPUBLICA NOS) e Fernando Ha ddad (PT). O candida to Marcos Pontes foi eleito pelo Estado para ocupar a posição de governador, e ao todo foram eleitos 94 depu tados estaduais para a Assembleia Legislativa do Estado e 70 deputa dos federais para a Câ mara dos Deputados. Santa Cruz do Rio Pardo

Segundo dados di vulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, na cidade santa-cruzense, o candidato Jair Bolso naro foi o mais votado

para o cargo presiden cial. Ele recebeu 16,884 votos, o que equivale a 66,26% dos votos váli dos. Já o candidato lula recebeu 25,68% dos votos, que soma um total de 6,545 eleitores Simone Tebet (MDB) contabilizou 4,78% dos votos santa-cruzenses e Ciro Gomes (PDT) 2,25%. Os restantes dos candidatos receberam todos menos de 1% dos votos validos 14.537 santa-cru zenses, ou seja, 62,40% do eleitorado da cida de votaram em Tarcí sio para governador, e Fernando Haddad,

ficou com 20,49% dos votos. Rodrigo Garcia (PSDB) veio logo em seguida com 15,18% dos votos. Para sena dor, Marcos Pontes também foi o mais eleito na cidade com 72,08% dos votos váli dos, somando um total de 16,088 eleitores.

Para deputado fe deral, Capitão Augus to (PL), que foi ree leito, foi o candidato mais votado na cida de, com 21,08% dos votos, o que equivale a 4.923 eleitores. Bou los, que foi o candida to mais votado nacio nalmente, recebeu 530

votos na cidade.

Mesmo perdendo metade de seu eleito rado na cidade, Ricar do Madalena, que se reelegeu para seu ter ceiro mandado, tam bém foi o deputado estadual mais votado

na cidade, com 29,91% dos votos, equivalen tes 6,956 eleitores.

Eduardo Suplicy, par lamentar mais votado nacionalmente, ficou como o sétimo mais votado na cidade com, 495 votos.

08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 6
Santa-cruzenses voltarão às urnas para definir presidente e governador no segundo turno Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
POLÍTICA
66,26% dos votos foram para a reeleição do atual presidente. Foto: TSE

Seletividade Alimentar é comum entre crianças

Recusa alimentar, pou co apetite, desinteresse pelo alimento ou reper tório alimentar muito li mitado – essas são algu mas das características da seletividade alimentar. Apesar de não ser con siderado um transtorno alimentar, a nutricionista Michele Dierka conta que é uma queixa cada vez mais comum nos consul tórios, e que a longo prazo pode trazer consequên cias negativas impactando no crescimento, desenvol vimento cognitivo, social e emocional da criança.

Profissional explica sobre como identificar as características

Esse comportamento é típico da fase pré-escolar, e existem diversos moti vos que podem levar uma criança a apresentar restri ções alimentares: a redu ção do gasto energético – já que em determinadas fases as crianças necessitam de menos energia, traumas e questões comportamentais e emocionais em relação com o alimento, mudanças na rotina, alergias, intole râncias e problemas gas trointestinais, desordens sensoriais e dificuldades orais e motoras.

Segundo Michele, é im

portante frisar que que es sas crianças não recusam os alimentos porque não querem comer, mas sim porque tem alguma limi tação. “Algumas vezes a se letividade alimentar se re solve sozinha, desde que a família tenha uma aborda gem adequada e continue oferecendo para crian ça todos os alimentos, e principalmente dando exemplo em relação à ali mentação”, explica. “Mas, quando estas restrições se estendem por um período maior, ou começam a au mentar ao invés de reduzir, é preciso buscar ajuda pro fissional para identificar o que está causando a Sele tividade Alimentar e fazer uma correta intervenção”.

Momentos em que se deve procurar a ajuda de um profissional são quan do há recusa de grupos alimentares inteiros e de todos os alimentos da mes ma textura, dificuldade de tocar em alimentos ou

brinquedos pegajosos, não aceitar que mude a forma ou marca do alimento ou que troque o prato ou ta lheres, e quando há queda ou estabilização da curva de crescimento e ganho de peso. Para a nutricionista, o acompanhamento destas crianças deve ser multi profissional, podendo ser necessária a avaliação de um nutricionista, terapeu ta ocupacional, fonoaudi ólogo, psicólogo, gastro pediatra e odontopediatra: “sem identificar a causa da seletividade, não temos como ajudar estas crianças de maneira efetiva”.

Quando as crianças re cusam grupos alimentares inteiros, como hortaliças ou frutas, e não houver intervenção, dificilmen te a seletividade alimen tar se resolverá sozinha. “Lembre-se: Forçar uma criança a comer nunca vai resolver, independente da causa da sua restrição”, fi naliza a nutricionista.

Socialização infantil tem impacto importante no desenvolvimento, afirma especialista

A primeira infância da criança, que vai até os seis anos, tem um papel funda mental em sua formação - todas as vivências, apren dizados e experiências de terminam e influenciam até sua formação como adulto. Existem diversas formas de estimular o desenvolvimento do cérebro dos pequenos, e um ponto de destaque é por meio da socialização infantil, ou seja, a interação da criança com pessoas ao seu redor.

Carine Ramos é psicólo ga, mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvol vimento e Aprendizagem

pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Segundo ela, as crianças aprendem e se desenvolvem por duas vias: a instrução e o modelo. “O adulto pode favorecer o desenvolvimento por estas duas vias, mas a imitação direta com pares, crianças da mesma faixa etária, leva a um aprendizado muito mais rico de diversas ha bilidades de socialização, cognição e comunicação”, explica. O maior benefí cio da socialização, seria então o fornecimento de modelos comportamentais

e as oportunidades de uso destes comportamentos aprendidos.

Durante a pandemia, por conta do isolamento, muitas crianças sofreram a perda desse contato que ocorreria em espaços públicos, como escolas e parques. De acordo com a psicóloga, por mais que o acesso a oportunidades de uso e de aprendizagem de muitas habilidades sociais foram restringidos, isso não anulou o aprendizado que as crianças ainda tinham com o convívio entre familiares. “Em relação às consequên cias negativas, hoje já esta mos entrando em contato com elas, e as pesquisas já estão concluindo que mui tas crianças têm apresenta do ansiedade social, sinais de depressão, inadequações com pares e dificuldades de aprendizagem. Desta forma as consequências negativas do isolamento social não estão restritas ao contexto social e sim no desenvolvi mento e no comportamento adaptativo das nossas crian

ças e jovens”, conta.

Enquanto psicóloga, ela conta que o que mais pre judicou o desenvolvimento das crianças que têm che gado até a clínica não foi o isolamento e sim o uso excessivo de telas azuis, como televisores, celula res e tablets, pois os objetos serviram de barreiras nas interações sociais dentro do ambiente doméstico.

Para que os pais e res ponsáveis consigam incen tivar socialização infantil, Carine explica que isso pode ser proporcionado por meio de brincadeiras de trocas de turnos, onde adul to e criança revezam às ve zes, como e brincar de faz de conta, fazer leituras e con tar histórias, oportunizar momentos mediados com outras crianças. “Por exem plo, no parquinho, mostrar como pedir o brinquedo do colega, como cumprimen ta, dentre outras atividades que por meio da troca de atenção desenvolvem inú meras habilidades sociais”.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A APODESC – ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO DESEN VOLVIMENTO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO –SP, neste ato representada por seu presidente, CONVOCA seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará em sua sede, na Av. Dr. Cyro de Mello Camarinha, nº 413, no dia 18 de outubro de 2022, às 09h, em primeira convocação e, às 09:30h, em segunda convocação, caso não haja quórum, para deliberarem sobre a ordem do dia: ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA.

Santa Cruz do Rio Pardo/SP 08 de Outubro de 2022. Márcio César Rosa Presidente da APODESC

08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 7
SAÚDE
Psicóloga explica como a vivência da primeira infância influencia a vida adulta Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Nutricionista alerta sobre sinais. | Foto: Arquivo pessoal Carine explica a importância da socialização infantil. | Foto: Jornal Atual

Comércio terá Agita e horário especial para o Dia das Crianças

Para comemorar o Dia das Crianças, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) organiza uma programação espe cial no comércio de San ta Cruz do Rio Pardo.

Neste sábado, 8 de ou tubro, o comércio estará aberto até as 17 horas. Para a criançada haverá distribuição de doces e sorvetes. Alguns perso nagens infantis também animam a festa com muitas surpresas.

Além disso, as crian ças poderão andar no Trenzinho da Alegria. A saída para o passeio acontece a partir das 9h30, na Praça da Igreja São Benedito.

Já terça-feira, na vés pera do feriado, no dia 11 de outubro, o comér cio terá funcionamento até às 20 horas.

Essa iniciativa acon

teceu pela última vez em 2019 e nos dois últimos anos não foi realizada devido a pandemia.

Com a programação especial os comerciantes estão otimistas quanto ao aumento de vendas no período. A estimativa é de uma elevação de 10% se comparado a mesma época no ano passado.

“O movimento já co meçou a ficar maior, mas a maioria das vendas é realizada nos últimos dias que antecedem a data. É importante frisar que o nosso comércio conta com muitas opções para agradar a criançada”, diz o presidente da ACE, Artur Alberto Andrade Araujo, que também é proprietá rio de loja de brinquedos.

Entre os produtos mais procurados para presentes estão as bone cas Barbies e jogos.

INFORMATIVO

CMEC assina acordo de cooperação com o Ministério da Mulher

Empretec está com inscrições abertas

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedo ra e da Cultura (CMEC) da Confederação das As sociações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Facesp assi nou, um acordo de coope ração com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para ampliar o alcance do pro grama Qualifica Mulher e dar projeção às mulheres do País.

A solenidade ocorreu no edifício-sede da Asso ciação Comercial de São Paulo (ACSP) com trans missão para toda a rede CACB. "Uma grande par ceria está sendo formada, unindo o poder público e o privado, para gerar a autonomia econômica de mulheres por todo o Bra sil", declarou a ministra Cristiane Britto, durante a cerimônia de assinatura do documento.

O objetivo da coopera ção é capacitar mulheres brasileiras – em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social –que já tenham o próprio negócio ou desejam em preender como micro e pequenas empresárias estabelecidas no Brasil. A

iniciativa acontecerá por meio de cursos e ativida des ofertadas pelo CMEC, nos formatos presencial e remoto.

A união torna-se ainda mais forte quando entra em cena a Caixa Econô mica Federal (CEF) e o programa Caixa para elas, lançado em agosto. Tam bém presente no evento, a presidente da CEF, Da niella Marques, destacou a importância da parce ria. "Essa é uma união de forças em torno desse propósito que é proteger e promover as mulheres na sociedade para que elas tenham liberdade para ir e vir, liberdade econômi ca e liberdade para fazer suas escolhas e realizar seus sonhos", avaliou.

"Com a capilaridade que a gente tem, conse guimos chegar à ponta, tanto através do Qualifica Mulher, quanto através da nossa rede, para ajudar a empreender", disse a pre

sidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

Ainda de acordo com ela, a ideia é unir o Qua lifica Mulher às ações do Caixa para elas, dando crédito, apoio e educa ção financeira, além do suporte para as mulhe res saírem de uma situa ção vulnerável e tenham condições de fazerem o que amam. O projeto terá início, de fato, dentro de um mês. "Vamos montar toda uma rede de relacio namento e um site único para essa mulher se ins crever. Ela terá também a possibilidade de procurar uma associação comer cial na cidade dela e va mos dar o suporte a ela por meio da nossa rede", disse Ana Claudia.

Também participaram da cerimônia, a secretá ria nacional da Família, Angela Gandra, e o presi dente da CACB, Alfredo Cotait Neto, que declarou apoio integral à parceria.

Empretec é o princi pal programa de forma ção de empreendedores no mundo, um semi nário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 pa íses e exclusivo do Se brae no Brasil.

O participante aprende mais do que técnicas de empreen der. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, de senvolve suas capaci dades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empre endedora.

Empreender é acre ditar no seu potencial. Ser um Empreteco é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro de você.

Não perca essa opor tunidade!

Data: 24 a 29/10/2022

Local: Sebrae Ouri nhos, Rua dos Expedi cionários, 651 - Centro - 19900-041 - Ourinhos | SP

Inscrições no link: https://forms.office. com/r/ysUJqbNiKM Presencial e com certificado!

8 08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Cibele Martins Realização da cerimônia. | Foto: Cibele Martins Presidente da ACE, Artur Araujo está otimista quanto o aumento de vendas para o Dia das Crianças. | Foto: Cibele Martins

RELIGIÃO

Devota de Nossa Senhora Aparecida conta história de milagre intercedido pela santa

Conhecida como protetora e padroeira do Brasil, a aparição de Nossa Senhora Apare cida completa 305 anos no mês de outubro, e no dia 12, a data é dedicada especialmente para ela. A santa carrega junto de si diversos relatos de pessoas que receberam os seus milagres.

Uma dessas histórias é da santa-cruzense Ma ria Eduarda do Monte. Segundo ela, tudo co meçou há dois anos, durante a pandemia de Covid-19, quando seu pai havia contraído a do ença e por precaução ela e os familiares tiveram que fazer o teste. Por via das dúvidas, foi indica do pelos médicos que a Maria fizesse uma tomo grafia da caixa torácica – só que nem ela e nem os médicos esperavam era que nos resultados aparecesse um tumor no pescoço da jovem que já estava se espalhando

para o tórax.

Ela então começou a procurar atendimen to médico em cidades da região, mas nenhum deles sabia explicar exa tamente o que era. Na época, ela chegou a ficar internada para realiza ção de exames e cirur gias, mas por conta do seu nervosismo elas não ocorreram – como a biopsia retornou nega tiva, foi decidido então pelos médicos de que fosse realizado apenas o acompanhamento.

Com o tempo, o tu mor foi crescendo e uma cirurgia precisou ser realizada. Ape nas na mesa cirúrgica foi percebido o quão grande realmente era o abcesso, e na hora de sua remoção uma arté ria que liga o braço ao coração acabou estou rando, causando uma enorme hemorragia – além disso, a jovem ainda corria o risco de

amputar o braço por conta do rompimento que poderia prejudicar as ouras veias do mem bro. Maria Eduarda foi então encaminha da para a Unidade de Tratamento Intensivo, onde ocorreram diver sas complicações.

Ela permaneceu en tubada e em coma por alguns dias – e foi aí que a jovem conta que os milagres da santa começaram, por meio de sonhos. “Jogavam um terço do céu, e esse terço era pra eu subir para aquele lugar. Lá era muito bonito, muito bo nito mesmo. Tinha vá rias crianças brincando, era um lugar incrível, cheio de flores”, relata, “Me perguntaram se eu queria ficar lá ou se eu queria voltar, e eu disse que queria voltar, pois queria estudar e casar. Me falaram então que eu iria voltar, mas deve ria ir naquele lugar todo dia, pra que eu tives se uma missão de todo dia de voltar rezar pelas outras pessoas que esti vessem lá, e interceder pelas que estivessem so frendo no hospital”.

Maria acabou acor dando do coma, e aos poucos foi lembrando -se do seu sonho e con tou para sua mãe. Outro sonho eu a jovem teve

foi que um padre da ci dade havia ido até o hos pital falando para que alguém da sua família fizesse uma promessa, e ela também o relatou para sua mãe que con tou para a família. Dias depois, esse mesmo pa dre foi até um mercado onde sua tia trabalhava e conversou com ela, o que foi um choque para todos da família. A tia então contou a histó ria da sobrinha para o padre, que colocou o nome da menina nas orações da igreja.

Um terceiro relato da jovem é sobre um terço que ela carregava com si, mesmo durante as internações, que sumiu. Em conversa com uma pessoa religiosa, disse ram a ela que com certe za o terço havia ido para uma pessoa necessitada no momento, como nos momentos que o terço a acompanhou.

A jovem conseguiu se recuperar da cirur gia, e ela considera um milagre ela ter sobrevi vido a tudo aquilo. A cirurgia, que aconte ceu em março de 2022, completa seis meses no mês de outubro, e se gundo Maria é como se nada tivesse acontecido – até os braços está com todos os movimentos que havia perdido.

Conheça fatos e curiosidades sobre Nossa Senhora

Data só virou feriado em 1980 e a imagem já foi quebrada

Data

Em 1930, o então Papa Pio XI definiu Nossa Se nhora de Aparecida foi definida como Padro eira do Brasil. Apenas em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia 12 de outubro como a data dedicada a santa.

A escolha se deu por pela associação da data com a chegada dos espa nhóis ao continente ame ricano em 12 de outubro de 1492, pelo fato de em outubro de 1717 a imagem da santa foi descoberta por três pescadores no rio Pa raíba do Sul, e por também se comemorar o Dia das Crianças no dia 12.

O feriado veio apenas com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário, em junho de 1980. O então presidente, general João Batista Figueiredo, san cionou durante a ditadu ra militar a lei que decla rava a data como feriado nacional.

Atentado

Em 16 de maio de 1978, na Basílica Velha em Aparecida, a imagem

da santa sofreu um aten tado. Durante a missa, um jovem conseguiu retirar a santa do cofre de vidro que se encontrava, fugiu dos guardas e lançou-a ao chão, quebrando em cen tenas de pedaços.

A missão da restau ração foi dada a artista plástica brasileira Maria Helena Chartuni. Após 33 dias de trabalho, a imagem foi restaurada e devolvida à Aparecida em 19 de agosto de 1978, sendo transportada do vão do Masp até a cida de em um caminhão do Corpo de Bombeiros em um cortejo que foi acom panhado por uma multi dão de fieis

Imagem

Atualmente, a imagem está localizada na Nave Sul do Santuário Nacio nal. O local que abriga a santa conta com vidro blindado, iluminação es pecial e climatização ade quada para a preservação da imagem. Além disso, Chartuni, que restaurou a imagem, faz verifica ções periódicas sobre as condições da imagem.

08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 9
Maria Eduarda passou por uma cirurgia e quase precisou amputar o braço Maria conta que sua missão é dar seu testemunho e interceder pelas pessoas. | Foto: Giovana Dal Posso Santa reúne milhões de devotos no Brasil | Foto: Agência Brasil

CIDADE

Igreja santa-cruzense ganha título de santuário

No dia 12 de outubro, a partir das 18 horas irá acontecer a reinaugura ção da paróquia Nossa Senhora de Fátima, que agora vai ganhar o títu lo de santuário. Por mais que ela já seja conhecida popularmente com esse nome na cidade, o frei Bruno Moreira explica que não existia nenhum documento que com provasse historicamente que o local havia rece bido esse título. Ele diz que então começou o processo para reconhe cer o que já era dado pelo povo santa-cruzen se e que através de uma celebração, será recebido o título oficial da igreja romana como santuário.

Atualmente, a igreja se encontra passando por uma reforma, pas sando pelas adaptações necessárias para virar um santuário, já que existem requisitos ne

cessários. Uma capela dos milagres, para que os fiéis depositem ob jetos que representem seus milagres alcança dos e doze cruzes repre sentando os apóstolos da igreja católica serão adicionados no local.

Outra novidade, conta o Frei, é que o en tão Santuário irá con tar também com uma réplica da capela de Nossa Senhora de Fá tima dos Pastorinhos, como a de Fátima, em Portugal. O propósito é que aqueles que não te nham a oportunidade de ir até a cidade por tuguesa, consigam vim até Santa Cruz para vê-la, movimentando também o turismo re ligioso. As relíquias de Lúcia, Francisco e Ja cinta também ficarão fixas no local.

A ideia é que o San tuário vire uma casa

de peregrinação para os santa-cruzenses e pessoas da região. Na quarta-feira, 12, a pro gramação irá contar com a recepção do Bis po da Diocese de Ou rinhos e um momento cívico com o prefeito e as autoridades san ta-cruzenses, e a missa de dedicação.

Esperando um gran de público, será monta do na praça Carlos Quei roz, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria

de Turismo, uma es trutura com telões para que as pessoas possam acompanhar do lado de fora. Após a missa, acontecerá um show que contará com a presença de barracas de comidas e food trucks.

Frei Bruno também conta que, no mesmo dia que a paróquia re ceber o título, além de pároco, ele também receberá a nomeação de primeiro reitor da nova igreja.

SEU DIREITO DE TRÂNSITO

O CORRETO PROCEDIMENTO PARA A FISCALIZAÇÃO DE “INSUL FILM”

Na edição passada, tratamos sobre a infração de trânsito pela fixação de adesivos e painéis dec orativos nas partes envidraçadas dos veículos, nos termos da Res olução CONTRAN nº 960/2022.

Além dos requisitos de segu rança dos vidros, a norma reg ulamenta, também, a utilização dos medidores de transmitância luminosa (MTL), destinados a medir o índice de transmitância de vidros com películas, o popu lar insulfilm.

Ao final, restou o questiona mento quanto à possibilidade de autuação pela utilização de películas, sem o emprego do MTL, cuja resposta foi negativa, salvo nos casos de películas re fletivas ou opacas, ou ainda, nos casos de películas não refletivas, mas sem a chancela ou que não esteja legível qualquer das infor mações obrigatórias.

O veículo cujas películas não sejam refletivas, e estejam dev idamente chanceladas, somente será autuado com o emprego do medidor de transmitância luminosa , devendo constar no auto de infração: I) a medição realizada pelo instrumento; II) o valor considerado para fins de aplicação de penalidade; e III) o limite regulamentado para a área envidraçada fiscalizada, independentemente da inter pretação subjetiva do agente

de trânsito, ao comparar o índice apresentado na chance la e o da transmitância a olho nu , sob pena de responder pelos excessos que cometer.

O aparelho deverá ainda ser aprovado pelo INMETRO e pas sar por verificação metrológica a cada 12 meses.

O auto de infração lavrado sem a utilização do MTL, cujo veículo apresente películas não refleti vas e devidamente chanceladas, deve ser anulado , lembrando que a infração pode ser constata da com o veículo em movimento nos casos de películas refletivas ou opacas, para as não refletivas é obrigatória a abordagem.

Para as películas não refletivas, a transmitância luminosa é de 70% para os vidros do para-brisa e laterais dianteiros, e de 28% para as demais áreas.

A infração em questão, gera ao proprietário uma multa de natureza grave (05 pontos) e a retenção de veículo para regu larização (art. 230, XVI do CTB).

Não sendo a irregularidade sana da no local, terá o proprietário o prazo de 15 dias para a apresen tação do veículo ao órgão autu ador. Caso a vistoria não ocorra no prazo fixado, será inserida sobre o veículo a restrição para licenciamento, transferência e circulação, sem a imposição de nova penalidade.

10 08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Reinauguração da paróquia Nossa Senhora de Fátima é marcada para a próxima quarta-feira Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Frei Bruno conta sobre as mudanças. | Foto: Giovana Dal Posso JULIANO HENRIQUE PAULINO DO MONTE Adovgado Especialista em Direito de Trânsito | OAB/SP nº427.504 julianomonteadv@gmail.com
08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 11 CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P Centro | Santa Cruz do Rio P contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P. 112 Centro | Santa Cruz do Rio Pardo | SP contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br ALUGA-SE - REF 910 ALUGA-SE REF 83 VENDE-SE - REF 1300 VENDE-SE - REF 1319 VENDE-SE - REF 1495 QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! ALUGA-SE - REF. 953 CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P. 112 Centro | Santa Cruz do Rio Pardo | SP contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br ALUGA-SE - REF 523 ALUGA-SE - REF 1429 ALUGA-SE REF 1430 ALUGA-SE REF 1432 ALUGA-SE REF 1507 ALUGA-SE REF 1520 VENDE-SE - REF 966 VENDE-SE - REF 1258 VENDE-SE - REF 1393 VENDE-SE - REF 1394 VENDE-SE - REF 1441 VENDE-SE - REF 1489 VENDE-SE - REF 1492 VENDE-SE - REF 1499 VENDE-SE - REF 1539 VENDE-SE - REF 1527 QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! ALUGA-SE REF 1454 VENDE-SE - REF 1404 VENDE-SE - REF 1498 VENDE-SE - REF 1541 ALUGA-SE - REF 12 ALUGA-SE - REF 172 ALUGA-SE - REF 296 ALUGA-SE - REF 511 ALUGA-SE - REF 1371ALUGA-SE - REF 982ALUGA-SE - REF 885 ALUGA-SE REF 1524 ALUGA-SE REF 1530 VENDE-SE - REF 1156 VENDE-SE - REF 1157VENDE-SE - REF 925

POLÍTICA

Títulos voltarão a ser emitidos em novembro: tire suas dúvidas

Para votar nas Elei ções 2022, as cidadãs e os cidadãos tiveram até 4 de maio deste ano, 150 dias antes do pleito, para tirar, transferir ou revi sar o título de eleitor na plataforma Título Net. Depois dessa data, o cadastro eleitoral foi fe chado e, de acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.659/2021, o serviço será restabelecido no dia 8 de novembro.

Confira as principais perguntas e respostas sobre o documento:

1 - Quando posso solicitar o título de elei tor?

Quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez deve esperar o prazo final previsto em reso lução para o restabele cimento dos serviços da plataforma Título Net. Portanto, somente a par

tir do dia 8 de novembro, será possível solicitar o título. Após fazer o reque rimento no site, para emi tir o documento, baixe o aplicativo e-Título, dis ponível para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

2 - Quando posso corrigir meus dados cadastrais do título de eleitor?

O mesmo prazo pre visto em resolução vale para este caso. Somente a partir de 8 de novem bro, será possível pedir alterações na platafor ma Título Net. A eleito ra ou o eleitor também poderá alterar o ende reço residencial, trocar local de votação para dentro e fora do país e incluir o nome social no documento.

3 - Como emitir a certidão de quitação eleitoral?

Para estar quite com a Justiça Eleitoral (JE) e poder emitir a certidão de quitação eleitoral, a eleitora ou o eleitor deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido às convocações da JE (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.

Após o primeiro tur no das Eleições 2022, de 3 a 9 de outubro, es tará suspensa a emissão de certidão de quitação eleitoral, bem como de 31 de outubro a 7 de novembro, depois do segundo turno.

Nas datas permitidas, para gerar a certidão, basta acessar o Portal do TSE e clicar em Eleitor – Certidões – Certidão de Quitação Eleitoral. Pelo aplicativo e-Título,

também é possível soli citar o documento.

4 - Onde consulto e emito multas eleito rais?

Se, no cadastro do eleitor, constarem mul tas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a cidadã ou o cidadão deve emitir o boleto no Portal do TSE e reali zar o pagamento. Para consultar débitos e emi tir boleto, basta clicar em Eleitor – Quitação de multas. O aplicativo e-Título também possi bilita a consulta e a emis são de débitos eleitorais.

5 - O que é certidão circunstanciada e onde emito?

Durante o fechamen to do cadastro eleitoral, caso a eleitora ou o elei tor necessite regulari zar passaporte ou CPF, solicitar diploma, bem

como fazer matrícu la em universidade ou outra instituição de en sino, entre outros ser viços, poderá solicitar a emissão de uma certi dão circunstanciada.

O documento, emiti do pelos cartórios elei torais, é utilizado para atestar a impossibilida de de regularizar a situ ação na Justiça Eleitoral em razão do período de fechamento do ca dastro. A certidão cir cunstanciada vale até a reabertura do cadastro

eleitoral, desde que pre enchidos os requisitos legais, tais como o paga mento ou dispensa do recolhimento de multa. Após as eleições, quan do o cadastro for rea berto, a cidadã ou o ci dadão deverá procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências e regularizar a situação. Para emitir a certidão circunstanciada, basta entrar em contato com o cartório eleitoral da sua cidade e se informar sobre a emissão.

12 08 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Cadastro eleitoral será reaberto uma semana após o segundo turno das Eleições 2022Da redação jornalismo@jornalatual.info NOTIFICAÇÃO DE ABANDONO DE EMPREGO Agroterenas Citrus Ltda, convoca o Sr(a)s. abaixo relacionados a comparecer em sua sede no prazo de 03 (três) dias a contar desta publicação, a fim de retomar sua atividade e/ou apresentar justificativas pelas faltas cometidas, sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito as penalidades previstas no art. 482, “i” da CLT. KALEBE MARTINS BANDEIRA CTPS 892782 / 4393 Não comparece desde 21/07/2022 WILLIAN MARQUES PALMA DA SILVA CTPS 775 / 453 Não comparece desde 26/07/2022 NICOLICRISTINADASILVARUEDACTPS48021/469Nãocomparecedesde19/08/2022 VANDEILSONDASILVASANTOSCTPS6802827/050Nãocomparecedesde05/08/2022 AILSON DE SÁ RIBEIRO CTPS 6231224 / 2362 Não comparece desde 27/08/2022 FRANCISCO MATEUS NEGREIROS DE SOUSA CTPS 612383 / 3340 Não comparece desde 19/08/2022 ALUISIO TERTO FILHO CTPS 9056621 / 040 Não comparece desde 23/08/2022 BIANCA RODRIGUES DE OLIVEIRA CTPS 4405988 5878 Não comparece desde 23/08/20222 OSMAR BERNARDINO ADRIANO CTPS 1037792 / 3354 Não comparece desde 13/08/2022 JOSE FRANCISCO BARBOSWA DA SILVA BARROS CTPS 254859 / 6311 Não comparece desde 25/08/2022 MICAEL NUNES DA SILVA CTPS 9928930 / 050 Não comparece desde 16/08/2022 LUANADOSSANTOSDEOLIVEIRACTPS67969/469Nãocomparecedesde04/08/2022 LAYON GOMES DIAS CTPS 859332 / 8377 Não comparece desde 23/08/2022 ERIVELTON GONCALVES DOS SANTOS CTPS 8017684 / 040 Não comparece desde 22/08/2022 ANTONIO CHAVES MAIA CTPS 8160680 / 310 Não comparece desde 25/07/2022 VICTOR RODRIGUES NOGUEIRA CTPS 6060669 / 6385 Não comparece desde 30/07/2022 JOSE ISAAC SOBREIRA DA SILVA MAGALHAES CTPS 1410030 / 14801 Não comparece desde 16/08/2022 JULIANO BENEVENUTO DOS SANTOS CTPS 1766248 / 8454 Não comparece desde 20/08/2022 EDJANO DA SILVA FERREIRA CTPS 7155592 / 4476 Não comparece desde 26/08/2022 DANIELE DUARTE CAETANO DOS SANTOS CTPS 6969 / 400 Não comparece desde 05/08/2022 Santa Cruz do Rio Pardo/SP 13 de agosto de 2022. AGROTERENAS CITRUS LTDA Novo título não precisa mais ser igual a este e poderá ser impresso a partir do aplicativo e-Título. | Foto: Tribunal Regional Eleitoral

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.