Edição 127

Page 10

10

07 de julho de 2018 www.jornalatual.info

EDITAIS JURISTUALIZANDO

Foto: Jornal Atual

Carlos Henrique Rodrigues Nascimento OAB/SP 328.529 Advogado e consultor jurídico chrn.nascimento@gmail.com

Vou casar! E o regime de bens? No Brasil, quando duas pessoas vão se casar (casamento civil), elas escolhem um regime de bens, que nada mais é que o conjunto de regras que visa definir como os bens do casal serão administrados. Os regimes existentes são: a) comunhão parcial de bens: os bens adquiridos após a data do casamento serão comuns ao casal, enquanto que os adquiridos por cada um antes do casamento permanecem sendo somente daquele que os adquiriu; b) comunhão universal de bens: todos os bens atuais e futuros serão comuns ao casal. Antes de optar por esse regime, é necessário que o casal compareça a um tabelionato de notas e faça uma escritura de pacto antenupcial; c) separação de bens: todos os bens atuais e futuros permanecerão sempre de propriedade de cada um. Aqui também se faz necessária a escritura de pacto antenupcial; e d) participação final nos aquestos: tanto os bens adquiridos antes do casamento quanto os adquiridos após permanecem próprios de quem os adquiriu, como no regime da separação de bens, todavia, se houver a dissolução do casamento, os bens adquiridos na constância do casamento serão partilhados em comum. É importante pensar bem antes de escolher o regime, pois, para modificá-lo após o casamento é necessária autorização judicial. Vale lembrar que as pessoas maiores de 60 anos e as menores de 16 anos só podem casar com separação de bens, conforme prevê o Código Civil. Um abraço. Deus o abençoe. “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2.24)

Foto: Claudio Antoniolli

O profissional de Educação Física, Bruno Kogi Tamura Amenya, 27 anos, é o novo Diretor de Esportes de Santa Cruz do Rio Pardo. O cargo estava vago desde que o então titular, Carlos Eduardo Bocetto Rosin, assumiu a Secretaria de Esportes. Chegou a ser cogitado que Bruno estaria assumindo a Diretoria de Lazer, após a saída de Exedil Magnani. “Na verdade, o Bruno assumiu a Diretoria de Esportes, mesmo enquanto o Exedil estava conosco. Eu já pensava no nome do Bruno, e com a saída do Exedil vamos ficar com a vaga de lazer aberta, não estamos pensando em chamar ninguém por enquanto” disse Carlos Eduardo. O secretário também explicou a escolha do novo diretor. “A gente estava procurando alguém da área, já conheço o Bruno e acredito ser um bom nome, conversei com o prefeito e após uma conversa entre os dois deu tudo certo”, finalizou. Bruno é formado em Educação Física pela UENP de Jacarezinho, e é a primeira vez que ocupa um cargo público. “Fiquei surpreso quando o prefeito me ligou e fez o convite, mas desde o início disse a ele que tinha sim o interesse em ocupar o cargo” comentou.

Foto: Reprodução

O Rotary Club de Santa Cruz do Rio Pardo realizou no dia 28 de junho, a entrega de leites especiais indicados para o tratamento dietético da obstipação ligeira para crianças recém-nascidas atendidas pela Casa de Apoio a Criança e ao Adolescente Adelina Aloe, os leites servirão para alimentação por quatro meses. A renda obtida para a compra do alimento foi através da ajuda dos rotarianos. Já na quarta-feira, 4, o Rotary Club realizou a segunda etapa da entrega de leites especiais para as crianças. Desta vez, foram entregues 29 latas de um leite que oferece um mix de imunonutrientes, que ajudam a fortalecer as defesas naturais, com combinação de fibras que contribui para o funcionamento do intestino, maior quantidade de cálcio, sendo importante para a formação de ossos e dentes, com fonte de ferro de melhor absorção, que ajuda na redução do risco de anemia ferropriva. A Casa de Apoio atende crianças e adolescentes de ambos os sexos de 0 à 18 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Fórum de Santa Cruz e região e busca oferecer apoio às famílias para que as crianças e adolescentes atendidos pela entidade possam retornas as suas casas ou para adoção.

COLUNA DO PATO Por Antônio Roberto de Paula

Receita de Bolo O filho chega em casa chateado e desabafa com sua mãe. Conta como as coisas tem dado errado na sua vida Ele foi mal nas provas da escola, A namorada resolveu terminar com ele O seu melhor amigo tinha traído sua confiança, Aquele emprego, que parecia estar certo, deu tudo pra trás. Em horas de amargura, a mãe sabia que poderia Agradar o filho fazendo um dos seus bolos. Naquele momento não foi diferente. Abraçou o filho fazendo um dos seus bolos. Naquele momento não foi diferente. Abraçou o filho e o levou à cozinha, Conseguiu arrancar do rapaz um sorriso. Logo que a mãe separou os utensílios e ingredientes Que usaria e os colocou na mesa, perguntou ao filho: -Meu filho, quer um pedaço de bolo? -Mas já, mamãe? É claro que quero. Seus bolos são deliciosos... -Então está bem, respondeu a mãe. Tome um pouco desse óleo de cozinha! Intrigado, o rapaz respondeu: - Que isso mãe!

-Que tal então comer ovos crus, filho? -Que nojo, mãe! -Quer então um pouco de farinha de trigo ou fermento? -Mãe, isso não dá para comer! A mãe então respondeu: -É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quanto as colocamos juntas, na medida certa... Elas fazem um bolo delicioso! Você já percebeu que Deus trabalha do mesmo jeito? Às vezes a gente se pergunta por que Ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, Mas Deus sabe que, quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, Elas sempre nos farão bem. A gente só precisa confiar nele E todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico! Essas coisas que parecem sem sentido acabam sendo os ingredientes na sua mão para que você faça dar certo. Percebe como Deus te ama? Ele te manda flores em todas as Primaveras, O nascer do sol todas as manhãs, E sempre que você quiser conversar, Ele vai te ouvir! Ele pode viver em qualquer lugar do universo, E Ele escolheu o seu coração!

A Ourimadeiras de Santa Cruz do Rio Pardo realizou uma especialização para 80 profissionais do ramo de construção civil em parceria a empresa Cimentolit na última semana. Durante a noite os construtores falaram sobre o assentamento cerâmico e a variedade de argamassas. “O processo de evolução da indústria e a variedade de produtos são enormes e tentamos trazer essa capacitação sempre que possível. O nível de conhecimento que os participantes ganharam nos últimos anos é notório”, disse o sócio-proprietário, Fernando Macedo. A empresa que realizou o treinamento, Cimentolit, é especializada em fabricar argamassas, rejuntamentos e soluções para colagem de pisos e revestimentos. O gerente da Ourimadeiras, Luiz Fernando Costa e Silva afirma que os profissionais interessados em participar das capacitações devem ir até à loja, procurar um vendedor e se cadastrar no Clube dos Amigos. “Ao participar, o profissional recebe benefícios como cursos, eventos, treinamentos e ainda concorre a prêmios”, finalizou.

José Aparecido Sônego Ex-gerente do Banco do Brasil Sócio da SZB Consultores Associados sonego@argon.com.br

EDUCAÇÃO FINANCEIRA TAXA SELIC 6,5% aa ONDE INVESTIR? Caro leitor (a), Com a manutenção da taxa SELIC em 6,5% aa, impactando os investimentos, a pergunta que todos fazem: Onde buscar melhores opções de investimentos? A maioria dos brasileiros são avessos a correrem riscos em seus investimentos. Por isso, as aplicações financeiras mais procuradas são poupança e investimentos em renda fixa. Contudo, a queda acentuada da taxa Selic, que despencaram de 14,25 % aa para os atuais 6,5% aa, tem impactado diretamente na remuneraçãodas diversas opções de investimentos. Tenho acompanhado artigos de empresas especializadas em investimentos, em sua maioria consideram que investimentos em poupança não é a melhor opção. Hoje, investimentos em poupança estão remunerando 4,55 % aa equivalente a 0,37% ao mês, ou seja, perdeu da inflação do mês de maio/2018 que foi de 0,40%. É cômodo manter investimento na velha poupança. Não dá trabalho e não é necessário recolher Imposto de Renda. Mas, infelizmente tendo a remuneração de 70% do CDI, fica difícil realizar seus sonhos guardando dinheiro tendo uma remuneração assim tão baixa. Entãopodemos pensar, vou buscar outras, como Fundos de Investimentos. Fundos de renda fixa, fundos multimercados, fundos de ações e fundos imobiliários. Todas são opções de investimentos que, com uma boa análise, podem trazer bons retornos para o seu dinheiro. Pode ser uma opção, porém alguns cuidados devem ser observados, já que os Fundos têm incidência de IR e taxa de administração e não possuem a garantia do FGC. As aplicações em CDB podem ser uma boa alternativa. Os CDB são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos, investimentos em CDB possuem a garantia do FGC em caso de falência da instituição financeira. Pesquisando em corretoras poderá encontrar boas remunerações em CDB, superiores ao 100% do CDI. Outra boa opção são os títulos do Tesouro. No Tesouro Direto, os títulos que mais se adequam ao cenário de queda de Selic são, Tesouro pré-fixado e o Tesouro IPCA. No Prefixado você recebe uma taxa já acordada no momento da aplicação e no IPCA ele é indexado à inflação e por isso você recebe a variação do IPCA e mais uma taxa. Até mais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.