Seg, 13/05/2024

Page 1

13 DE MAIO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA

 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

NACIONAL

#SOSRS

Ministério da Saúde finaliza mapeamento dos serviços mais atingidos para reestruturação no RS. Ao menos 290 estruturas de saúde, como hospitais e UPAs, foram, de alguma forma, atingidas pelo desastre causado pelas chuvas

Página 02

ALOBRASÍLIA

PRODUTORES DO DF PARTICIPAM DE OFICINA PARA APERFEIÇOAR CULTIVO DE PITAYA

Altamente nutritiva, de sabor e formato peculiares, a pitaya aos poucos tem conquistado o paladar do brasiliense. A fruta exótica chama a atenção dos consumidores nos pontos de venda, e representa uma alternativa rentável para diversas famílias e pequenos produtores do Distrito Federal.

PÁGINA 06

DESENROLA PARA MEI E MICRO E

PEQUENAS

EMPRESAS COMEÇA HOJE

ECONOMIA: A ação faz parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, uma iniciativa do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Essa parcela atendida é a mesma que precisa de ajuda para renegociar as dívidas e obter recursos para manter as atividades / PÁGINA 06

COLETIVO INSTRUMENTO SE

Depois de percorrer 5 países, 35 cidades e lotar dezenas de teatros mundo afora, com cerca de 30 mil espectadores, o espetáculo circense “23 fragmentos desses últimos dias” volta ao seu país de origem para se despedir do palco, ou melhor, do picadeiro

PÁGINA 07

FORMAÇÃO TEATRAL COM OFICINAS GRATUITAS NO GO

Até junho deste ano, o projeto promoverá cinco oficinas e uma montagem teatral na Vila de Olhos D’Água, em Alexânia

PÁGINA 08

CCBB BRASÍLIA PARTICIPA DA NOVA

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS 2024

PRORROGADO PARCELAS DE CRÉDITO RURAL NO RS

Os produtores agropecuários e agricultores familiares afetados pelas enchentes terão quase três meses para pagarem o crédito rural

PÁGINA 06

Entre os dias 14 e 19 de maio, o CCBB Brasília participa da Semana Nacional de Museus 2024, que ocorre em celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio

PÁGINA 08

HRT JÁ REALIZOU MAIS DE 1,2 MIL CIRURGIAS GRAVES E ELETIVAS EM 2024

Mobilização das equipes garante uma média de dez operações por dia no Hospital Regional de Taguatinga. Unidade é referência em procedimentos ortopédicos. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o hospital realizou, em 2023, um total de 4.273 cirurgias

PÁGINA 04

Ano 17 - Nº3903 @alobrasilia /alobrasilia @alobrasilia 61 9147-5714
APRESENTAM EM BRASÍLIA
WWW ALO COM BR APROXIME A CÂMERA DO CELULAR E ACESSE:
JORNAL

Nacional

On-line

LULA fala sobre ajuda ao RS

Compartilhe a verdade. O governo federal vai liberar mais de R$ 50 bilhões em ações emergenciais para trabalhadores, beneficiários de programas sociais, empresas, municípios e produtores rurais. Estamos trabalhando em todas as frentes: salvando vidas, levando mantimentos e doações e garantindo ajuda financeira para todo o estado do Rio Grande do Sul.

@LulaOficial

Alô Brasília Comunicação Ltda.

CNPJ: 09612937/0001-92

Matriz: SRES Área Especial Bloco L, S/N, Lote 09 Parte B, Cruzeiro Velho, Brasília, DF -

CEP: 70.070-050

Telefone: 98565-6473

comercial@alo.com.br publicidade.alo@gmail.com presidencia@alo.com.br

Tel: 3223-3410

O Ministério da Saúde registrou mais de mil atendimentos no Rio Grande do Sul. As unidades de assistência foram montadas para o socorro emergencial das pessoas atingidos pelas severas enchentes dos últimos dias. Segundo o balanço mais recente da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foram 786 atendimentos na unidade médica; 293 atendimentos volantes; e 21 atendimentos aeromédicos. No total, são 1,1 mil atendimentos.

O balanço é o registro do acumulado entre 5 de maio, início das operações, e sábado (11). A es-

trutura do Ministério da Saúde conta com 134 profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, equipes aeromédicas e psicólogos, entre outros.

Além do atendimento do Hospital de Campanha, a Força Nacional do SUS realiza diariamente atendimentos em abrigos. A mais recente missão, neste sábado (10), no município de São Leopoldo, distante 40 quilômetros da capital gaúcha, conta com dois médicos e dois enfermeiros. Os atendimentos ocorrem a partir das solicitações das secretarias.

O coordenador da Força Nacional do SUS, Faus-

to Soriano Estrela Neto, explica que os atendimentos estão sendo ampliados diariamente. Outra frente de atuação é a recuperação das estruturas que foram atingidas pelas chuvas, mas que têm a possibilidade de voltarem a atender.

A chegada de módulos para a montagem de novos três hospitais de campanha é um reforço no atendimento no estado. A montagem das novas estruturas começa a ser feita deste sábado (11).

“Estamos disponibilizando as condições logísticas para garantir segurança aos profissionais e qualidade de atendimen-

Ministério da Saúde facilita acesso da população do RS a medicamentos

Foi flexibilizou a retirada de medicamentos pelo programa Farmácia Popular no Rio Grande do Sul. O estado sofre com severas enchentes devido às chuvas dos últimos dias. Desta forma, fica dispensada a apresentação dos documentos oficiais com foto, CPF e receita ou prescrição médica para acessar medicamentos para tratamento de asma, hipertensão e diabetes.

Farmacêuticos que atenderem pessoas com a documentação incompleta deverão fornecer uma declaração (disponível na página do programa) para preenchimento e assinatura do paciente ou seu repre-

DIREÇÃO

IMPRESSO

Presidente: Guilherme Nascimento

Editor Chefe: Hélio Queiroz

Subeditor: Reynaldo Rodrigues

Comercial: Francis Leandro

Circulação: Marco A. Queiroz

Colunista social: Marlene Galeazzi

sentante legal, bem como do farmacêutico responsável técnico.

No âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os cidadãos poderão manter seus tratamentos por seis meses sem necessidade de renovar as receitas, contanto que a dose e o tipo do medicamento permaneçam os mesmos.

Além disso, aqueles que perderam medicamentos no intervalo de até dois meses antes do reconhecimento oficial da calamidade podem solicitar uma nova retirada. Para os indivíduos residentes no Rio Grande do Sul e que precisaram

PORTAL

Presidente: Guilherme Nascimento

Comercial: Francis Leandro

 A unidade de emergência conta com 134 profissionais da saúde. Ministério vai instalar mais 3 módulos

se deslocar para outros estados, a legislação garante que as unidades federativas receptoras possam solicitar ao Ministério da Saúde a reposição dos estoques medicamentosos.

Em casos de perda ou dano de documentos físicos oficiais, os pacientes têm a opção de apresentar documentos digitais com foto, validados pelo governo federal. Caso haja dificuldade de acesso digital, a Secretaria de Saúde do Estado pode intervir, verificando a autenticidade dos dados através dos documentos arquivados e a confirmação por um servidor público.

CERTIFICADO DIGITAL

ALOBRASÍLIA

Força Nacional do SUS atinge mais de mil atendimentos no RS

to das pessoas. Estamos, também, fazendo missões nos municípios”, comenta.

O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, explica que o ministério, nos próximos dias, irá desenvolver uma série de ações para fortalecer o atendimento no Rio Grande do Sul.

“Sabemos o quanto dessas pessoas estão em abrigos e a população que não teve casa atingida, mas que precisam de suporte. Estamos avaliando as melhores localizações e quais serviços foram afetados para instalar novas estruturas”, adianta.

Passa de 700 o número de abrigos temporários no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul contabiliza, até o momento, 722 abrigos temporários, montados em decorrência das fortes chuvas, inundações e enxurradas que atingem o estado desde o fim de abril.

O levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do estado foi feito com base em informações das secretarias municipais de Assistência Social. Segundo as informações oficiais mais recentes, há um total de 81.170 pessoas em abrigos no RS. O número de cidades afetadas chega a 446 dos 497 municípios gaúchos. O número de abrigos e de desabrigados ainda pode flutuar, explicou o secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, à medida que algumas pessoas voltam para suas casas ou as deixam, conforme a passagem das águas. “Os abrigos funcionam conforme a demanda dos atingidos, que varia de forma constante”, explicou.

Saúde elabora plano para atendimento de saúde mental

O Ministério da Saúde elabora um plano para atendimento de saúde mental no. O estado sofre com severas enchentes devido às chuvas dos últimos dias. O documento, que vai balizar toda a assistência, será divulgado nos próximos dias e terá três eixos: um totalmente focado na população; outro cuidará da saúde mental dos trabalhadores que estão atuando na tragédia; e o terceiro com diretrizes para os gestores do estado e dos municípios, para que possam estabelecer uma rede de atendimento continuada.

No último sábado (11),

Jornal assinado eletronicamente por Certi cação Digital ALÔ BRASÍLIA COMUNICAÇÕES LTDA: 0961937000192

chegaram a Porto Alegre mais quatro psicólogos que vão atuar nos atendimentos da população gaúcha.

Os profissionais chegaram a Canoas (RS) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Desde o início da tragédia, o Ministério da Saúde tem disponibilizado atendimento psicossocial no Rio Grande do Sul. O trabalho é feito por equipes volantes em unidades médicas e abrigos. O coordenador da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Fausto Soriano Estrela Neto, adianta que o plano trará balizas como a comunicação adequada sobre o evento; o atendimento indicado para crianças, idosos e pessoas em vulnerabilidade social; e comunicação de massa. Além disso, o documento vai estruturar os canais de informação para as pessoas pedirem ajuda. Um dos pontos definidos é o uso da telessaúde.

 S EGUNDA - FEIRA , 13 DE MAIO DE 2024 2 www.alo.com.br
JORNAL
ALO
BRASÍLIA
JORNAL
POR UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL RECICLE. PASSE ESTE JORNAL

Distrito Federal

As inscrições para o Processo Seletivo Estudantil 2024 da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes/ UnDF foram prorrogadas até o dia 19 de maio. Interessados em participar devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet. O novo cronograma da seleção está disponível no site da universidade. De acordo com o edital, a seleção dos candidatos será feita com base na nota de uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. A nota a ser consi-

derada ficará a critério do candidato. Para o processo seletivo deste ano são ofertadas 620 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Pedagogia, Matemática, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Gestão Ambiental, Produção Cultural, Serviço Social, Gestão Pública e Gestão da Tecnologia da Informação. Há vagas também para as cinco novas graduações lançadas pela UnDF: Letras-Inglês, Atuação Cênica, Letras-Português, Dança e Ciência da Computação. O edital foi publicado no dia 22 de abril e, segundo a norma, os candi-

datos poderão concorrer nas modalidades ampla concorrência (30% das vagas) e sistemas de cotas. “Neste ano de 2024, teremos a reserva de 40% das vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escola pública. Vamos reservar, ainda, 30% das vagas para pessoas com deficiência, pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas”, detalha João Felipe de Souza, presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo para o Ingresso de Estudantes – COPSIE.

AJUDARS

EDUCAÇÃO  As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de maio. São ofertadas 620 vagas para ingresso nos cursos de graduação

Prorrogado o prazo para a seleção estudantil da UnDF

www.alo.com.br  S EGUNDA - FEIRA , 13 DE MAIO DE 2024 3 ALOBRASÍLIA JORNAL
Paulo H.
Faça parte desta rede de solidariedade. ENCONTRE LOCAIS PARA DOAR. ALOBRASÍLIA JORNAL E-mail: ligadobem@senado.leg.br

Distrito Federal

Mobilização

Os procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ultrapassaram a marca de mil operações somente em 2024. O número representa mais de dez cirurgias por dia. Até maio deste ano, foram contabilizados 1.219 procedimentos. Segundo dados da Secretaria de Saúde do

Distrito Federal (SES-DF), o hospital realizou, em 2023, um total de 4.273 cirurgias, sendo 2.848 eletivas e 1.425 de urgência. “Atualmente, conseguimos fazer de dez a 12 operações eletivas diárias. Separamos dias da semana para realizar procedimentos específicos. Por exemplo, de quarta à sexta, focamos

em cirurgias ortopédicas. Isso sem deixar de lado as eletivas de outras especialidades e as mais graves”, explica o diretor do HRT, José Henrique de Alencar.

Para ele, o número representa o esforço dos profissionais em busca de uma gestão e organização para desafogar longas filas de espera. “Nos-

EDUCAÇÃO

Reprodução Estudantes de Ceilândia recebem certificados em projeto

HRT já realizou mais de 1,2 mil cirurgias graves e eletivas em 2024

so pronto-socorro tem uma característica ímpar, porque entram pacientes graves e de cirurgias eletivas, sem contar as diversas enfermarias. Durante um bloco cirúrgico usamos a classificação de risco, em que os mais graves precisamos atender primeiro”, detalha o diretor. Nesta semana, para melhor evolução e apri-

moramento das cirurgias na rede pública, a SES-DF entregou seis equipamentos criostatos ao HRT, ao Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e aos hospitais regionais de Sobradinho (HRS), Ceilândia (HRC), Gama (HRG) e Asa Norte (Hran). O investimento total foi de R$ 762 mil.

A Secretaria de Justiça e Cidadania realizou duas cerimônias de entrega dos certificados do Programa Cidadania nas Escolas aos estudantes participantes. Os eventos ocorreram simultaneamente nos CEUs das Artes da QNM 28 e da QNR 02, em Ceilândia. Foram contempladas 11 escolas de Ceilândia: Centros de Ensino Médio 02 e 10; Escolas Classe 03, 10, 65 e 68; Centro Educacional 15 e Centros de Ensino Fundamental 02, 10, 16, 27. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, explicou que o Cidadania nas Escolas atua em conjunto não só com os professores, mas também com os pais na missão de educar as crianças e adolescentes. “Projetos como esse vêm para dizer que nós estamos juntos aprendendo a lidar com nossas crianças e adolescentes.”

www.alo.com.br ALOBRASÍLIA JORNAL  S EGUNDA - FEIRA , 13 DE MAIO DE 2024 4
DF
das equipes garante uma média de dez operações por dia no Hospital Regional de Taguatinga

Coluna Flash

ALOBRASÍLIA

MARLENEGALEAZZI@GMAIL.COM

MARLENEGALEAZZI

TRUDY

DFESTEJADA

urante o aconchegante happy hour regado a delícias gastronômicas e o calor da amizade, a querida Trudy Mathias festejou a troca de idade. O encontro, que se estendeu pela noite, foi no salão de festas onde ela mora. Cercada pelas pessoas que fazem parte da sua vida, ela não escondeu a alegria e a felicidade de junto com elas comemorar data tão importante. Nas fotos, alguns registros do momento inesquecível. Fotos de: Paulo Lima.

 S EGUNDA 5
JORNAL
Isabel Cristina, Ianthe Eichhorst e Janice Kass Bernadete Bombarda e Cleusa Carvalho Rute Gonçalves, Edina Costa Pinto e Carmenisia Jacobina Dani Antoni, Trudy Mathias, Carminha Antoni e Tathny Monteiro Clotilde Chaparro e Amarilis Prado Alexandre e Acsa Vasconcelos, Emmily, Trudy e Lisete Carneiro. Amigos e familiares Divanda Pereira, Maryvan Rossi, Ester Campante e Andrea Barrozo

DF  Fruta tem alta rentabilidade e não demanda grandes áreas para cultivo

Altamente nutritiva, de sabor e formato peculiares, a pitaya aos poucos tem conquistado o paladar do brasiliense. A fruta exótica chama a atenção dos consumidores nos pontos de venda, e representa uma alternativa rentável para diversas famílias e pequenos produtores do Distrito Federal. Na última sexta-feira (10), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) recebeu cerca de

Edital

30 agricultores e especialistas para uma oficina sobre técnicas de poda e cultivo da espécie, na sede da Embrapa Cerrados, em Planaltina. Esta foi a sétima oficina do tipo, voltada para os interessados na fruta tropical. O mercado em ascensão e as facilidades no cultivo têm incentivado o crescimento do número de produtores de pitaya no DF, que entregam qualidade. Apenas nos últimos oito anos, o número de pes-

Jornal assinado eletronicamente por Certi cação Digital ALÔ BRASÍLIA COMUNICAÇÕES LTDA: 0961937000192

COOPERATIVA HABITACIONAL DOS SERVIDORES E EMPREGADOS DA SAÚDE-COOHASES

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELEITORAL

A COOPERATIVA HABITACIONAL DOS SERVIDORES E EMPREGADOS DA SAÚDE-COOHASES, entidade social, registrada na Junta Comercial do Distrito Federal sob o NIRE nº. 53.4.00002128, inscrita no CNPJ sob o nº. 37.086.741/0001-47, com sede no SDS, Edifício Venâncio III, Sala 209, Brasília/DF, CEP 70.393902, na presente data contando com duzentos e vinte e cinco cooperados, na pessoa do seu Diretor Presidente - CARLOS JOSÉ AMÂNCIO DE OLIVEIRA, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 62 e demais artigos do Estatuto Social, declara aberto o processo Eleitoral e convoca todos os cooperados quites com suas obrigações estatutárias para participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELEITORAL, para escolha dos membros da Diretoria da Cooperativa e do Conselho Fiscal, a ser realizada no dia 19 de maio de 2024, às 08hs em primeira convocação com a presença de 2/3 dos cooperados, às 08:30hs em segunda convocação com a presença de metade mais um dos cooperados ou às 09hs em terceira e última convocação com a presença de dez cooperados, no mínimo, na Sede da COOHASES, ficando estabelecido: a) Período de Registro de Chapas para Diretoria e Conselho Fiscal: 14 a 18 de maio 2024, das 9hs às 12hs, de segunda a sábado, na sede da entidade, no endereço acima citado; b) A chapa deverá indicar candidatos para o preenchimento dos cargos de: Diretor Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Conselho Fiscal (3 efetivos e 3 suplentes); c) Requisitos: INão poderá participar da Assembleia e, consequentemente, votar e ser votado, o cooperado que tenha sido admitido depois de convocada a Assembleia ou que esteja em situação de inadimplência com a Cooperativa; II – A eleição dos Membros da Diretoria da Cooperativa será feita mediante escrutínio direto e secreto, por votação dos associados em dia com as obrigações financeiras; III - Registro prévio e indicação pelas chapas de candidatos a todos os cargos da Diretoria, sendo vedadas candidaturas isoladas, acompanhado de formulário individual de inscrição fornecido pela Comissão Eleitoral devidamente assinado por cada candidato; IV- Indicação pela chapa dos membros (titular e suplente) que irão integrar a comissão eleitoral; d) Além dos artigos descritos neste edital, deverão ser observados igual e rigorosamente todos os demais dispositivos constantes do estatuto social da entidade, acrescentando que os casos omissos serão decididos pela Comissão Eleitoral; d) São membros escolhidos pela Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 24/03/2024, que integrarão a Comissão Eleitoral: Titulares: 1 - LIZIOMAR JOSÉ DE SOUZA - CPF nº. 610.560.651-68, 2 – LEONARDO FARIAS DAS CHAGAS – CPF nº. 992.533.051-34, Suplentes: 1. ABÍLIO CASTRO FILHO – CPF nº. 225.218.521-04; 2 - ANDRÉ BRANDÃO PAES – CPF nº. 239.248.531-34. Brasília–DF, 10 de maio de 2024. CARLOS JOSÉ AMÂNCIO DE OLIVEIRA. Diretor Presidente

soas que investem na espécie saltou de quatro para 55 agricultores, com 17 hectares plantados. Segundo o coordenador de fruticultura da Emater, Felipe Camargo, a chamada “fruta do dragão” oferece uma série de benefícios, especialmente porque produz um número significativo de frutos em áreas menores de plantio, com venda a preços atrativos. Em média, o quilo da pitaya é comercializado entre R$ 20 a

Conselho prorroga até agosto parcelas de crédito rural no RS

Os produtores agropecuários e agricultores familiares afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul terão quase três meses para pagarem o crédito rural. O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou até 15 de agosto, as parcelas que vencem de 1º de maio a 14 de agosto.

A medida vale para qualquer tipo de crédito rural – custeio, investimento e comercialização – dos municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública decretados entre 30 de abril e 20 de maio. Os decretos precisam ser reconhecidos pelo governo federal.

O pagamento tanto do valor principal do

crédito como dos juros será suspenso. As prestações serão corrigidas pelos encargos financeiros usados em situação de normalidade, podendo ser mantidas as fontes de recursos originalmente contratadas. No caso de crédito rural com recursos controlados (com condições definidas pelo governo federal), podem ser prorrogados os empréstimos com as prestações em dia até 30 de abril.

Presidido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o CMN também é composto pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Mães empresárias

Produtores do DF participam de oficina de cultivo de pitaya

R$ 30 no DF.

O plantio da pitaya é uma alternativa de renda e de diversificação de cultivo até na própria propriedade. Você pode produzir em um espaço pequeno e ter uma boa rentabilidade”

ECONOMIA

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas

A partir desta segunda-feira (13), os bancos começam a oferecer uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais. Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024. Essa renegociação é importante para o pequeno empreendedor e o empreendedor individual possam obter recursos para manter as suas atividades. A ação faz parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, uma iniciativa do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Essa parcela atendida é a mesma que precisa de ajuda para renegociar as dívidas e obter recursos para manter as atividades. Para aderir ao programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve contatar a instituição financeira onde tem a dívida. A orientação é buscar os canais de atendimento oficiais disponíveis (agências, internet ou aplicativo) e, assim, ter acesso às condições especiais de renegociação dessas dívidas. As condições e prazos para renegociação serão diferenciadas e caberá a cada instituição financeira, que aderir ao programa, defini-las. De acordo com a Febraban, somente os bancos cadastrados no programa ofertarão condições de renegociação de dívidas. Caso contrário, a sugestão é renegociar dívida mesmo assim ou, então, fazer a portabilidade da dívida para uma instituição financeira cadastrada.

Ser mãe e empresária é um desafio que atravessa gerações, mas a forma como encaramos essa jornada mudou drasticamente ao longo do tempo. Como mães e profissionais, vivenciamos as demandas do dia a dia e aprendemos a equilibrar os papéis que desempenhamos na vida pessoal e profissional.

Antigamente ser mãe e empresária era uma tarefa árdua, marcada por desafios que pareciam intransponíveis. Uma das maiores dificuldades era a constante sensação de culpa ao deixar os filhos para dedicar-me às atividades comerciais ou acadêmicas. A pressão era imensa e, muitas vezes, a gente questionava se estava fazendo o suficiente como mãe e profissional.

O incentivo para seguir em frente vinha do desejo profundo de oferecer aos filhos as melhores oportunidades possíveis. A maternidade é uma jornada abençoada, mas também repleta de desafios. No entanto, a maior alegria sempre vem quando vemos nossos filhos adultos, fortes e independentes.

Já ser mãe e empresária, nos dias de hoje, traz desafios únicos, mas também oportunidades de crescimento e aprendizado. Uma das principais dificuldades é conciliar a dedicação aos filhos com as demandas do trabalho, sem comprometer a qualidade em nenhum dos dois âmbitos. É preciso um planejamento cuidadoso do tempo para evitar falhas e garantir que todas as tarefas sejam cumpridas com excelência.

Geral www.alo.com.br ALOBRASÍLIA JORNAL
 S EGUNDA - FEIRA , 13 DE MAIO DE 2024 6
Camargo, coordenador de fruticultura
Felipe
Janine Brito e Natália Brito CEO da Pinheiro Ferragens e Gerente de Marketing da Pinheiro Ferragens
Divulgação

Vida & Lazer

LOCAL  Após três anos de temporadas na Europa, o coletivo se despede do espetáculo

Depois de percorrer 5 países, 35 cidades e lotar dezenas de teatros mundo afora, com cerca de 30 mil espectadores, o espetáculo circense “23 fragmentos desses últimos dias” volta ao seu país de origem para se despedir do palco, ou melhor, do picadeiro. As últimas apresentações da obra franco-brasileira, idealizada pelas artistas circenses do coletivo Instrumento de Ver e pela circógrafa francesa Maroussia Diaz Verbèke, acontecem em Brasília, cidade natal do coletivo, nas datas 1 e 2 de junho e em São Paulo, de 14 a 30 de junho.

Desde que chegou ao país, em abril deste ano, o espetáculo percorreu importantes festivais de circo de cidades icônicas: Recife, no Festival de Circo do Brasil, e Rio de Janeiro no Festival do Teatro Brasileiro. Em Brasília, as apresentações acontecem no âmbito do 3º Arranha-Céu - Festival de Circo Atual. Em cena, o circo, os ritmos e as expressões culturais como o forró, o maracatu, o frevo e até o passinho carioca se unem a temáticas relevantes como a democracia, a demarcação de terras indígenas e o racismo. Tudo acontece em meio ao impres-

Brasília Game Festival anuncia a participação

Brasília vai receber entre os dias 17 e 19 de maio, o Brasília Game Festival. A segunda edição do evento vai receber grandes estrelas do universo digital e das mesas de sinuca. Com muitos seguidores, visualizações e um enorme engajamento, a programação do BGF conta com as participações de atletas, como Thurzin e Bak, que fazem parte da Loud e o melhor jogador de bilhar do país Baianinho de Mauá.

“Nós pensamos em um line-up completo e com novidades, por isso trouxemos os melhores jogadores de cada esporte. Temos os melhores do Free Fire, do Honor of Kings e até os melhores jogadores de sinuca do país. As atrações são para todas as idades, desde as crianças, teens e adultos”, explica Eduardo Lima, organizador do evento.

Somando mais de 14 milhões de seguidores, Bak e Thurzin são dois dos melhores jogadores de Free Fire do país. Mito e Ghost fazem parte da Flu-

de jogadores

xogg, time que soma quase 4 milhões de seguidores no instagram. E para os fanáticos por times, o time do Flamengo do jogo também participará do evento.

Sempre inovando, o festival apostou também nos melhores jogadores de sinuca do país, Baianinho de Mauá, é o jogador de bilhar mais seguido do mundo, e já tem quase 2 milhões de fãs. Cobrinha e Felipinho também são grandes nomes que vão passar pelo evento.

Em 2023, o festival foi um verdadeiro sucesso, esgotando os ingressos dos 3 dias de evento. Este ano, reforça seu propósito de ser ponto de encontro para a comunidade gamer do Centro-Oeste, e promete agitar o quadradinho.

A programação contempla campeonatos de games, de dança, cosplayers e muitas outras novidades.

A BGF continua sendo gratuita, com inscrições limitadas. Os ingressos já estão liberados no site oficial do evento, www.brasiliagamefestival.com.br

sionante manejo de objetos não descartáveis. E, para completar a mistura, a trilha sonora, composta apenas por músicas nacionais, foi cuidadosamente pensada para compor com os fragmentos, criando ritmo e envolvendo a plateia. A playlist, resultado da curadoria cuidadosa do brasiliense Cícero Fraga e do francês Loïc Diaz Ronda, celebra a música brasileira e contagia gringos e brasileiros em cada apresentação. No picadeiro, as artistas Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes, integrantes do coletivo Instrumento de Ver, compartilham a cena

Técnica

Coletivo Instrumento de Ver volta ao Brasil para última turnê

com um trio brasileiro e bem variado: o dançarino carioca André Oliveira, o frevista e contorcionista pernambucano Lucas Maciel e Marco Motta, circense baiano radicado na Espanha. “Tudo começou com essa vontade de falar com o corpo, com garrafas, com vidro, lâmpadas e o plástico bolha. É impossível identificar de onde vem esse desejo que tanto movimenta. Mas, olhando para trás, podemos ver as montanhas que ele moveu e as pontes que construímos para atravessar mundos”, relembra Maíra. Após uma circulação de três

anos, realizada em parceria com a companhia francesa Le Troisième Cirque, que resultou em um grande sucesso de público, de críticas e uma pertinente repercussão na imprensa internacional, o espetáculo segue provocando reflexões sobre temas agudos. E, como não poderia ser diferente, em se tratando do time de artistas que compõe a obra, “23 fragmentos desses últimos dias” continua impressionando a plateia com apresentações ousadas e performances circenses arriscadas como o equilibrismo, o faquirismo, o contorcionismo e a acrobacia.

Cantor Johnny Gomes lança projeto punk gospel

Johnny Gomes se converteu e trouxe toda a sua bagagem do rock independente para o universo cristão. Compôs louvores em seus projetos anteriores, Red Coins e Tourrets, iniciando uma nova fase na música brasileira: o rock gospel com peso punk, stoner e grunge, sem rodeios, direto da garagem.

O primeiro álbum do atual projeto solo “João e o Verbo”, contêm músicas de guerra, como “Um preparo”,

e também crônicas, como em “Balada de Cefas”; todas para a glória de Cristo. Em abril deste ano, lançou o primeiro single deste projeto, a canção “Sempre foi o mesmo Deus”, e nesta sexta-feira 10/05 o público poderá conferir o videoclipe do segundo single, “Caleb e Josué”.

Sobre o cantor

Johnny começou cedo na música e já compôs can-

da repetição espaçada para estudar

Estudar, às vezes, é um desafio. Mas um desafio maior é se lembrar de tudo o que você estudou. Já passou pela seguinte situação: estudou história, por exemplo, e após um tempo esqueceu boa parte do conteúdo?

É valido explicar que essa perda de memória não surge do nada. No século dezenove o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, explicou um fenômeno chamado “Curva do Esquecimento”. Hermann percebeu que a curva funcionava da seguinte forma: depois de vinte minutos que estudamos, esquecemos 42% do que aprendemos. Depois de uma hora, não lembramos de 56%. Após 30 dias, esquecemos 80% de tudo o que a gente aprendeu!

ções com influências de bandas como Nirvana, Queens of the Stone Age, Sublime, NOFX e Led Zeppelin. Mesmo se especializando em canto, aprendeu a tocar múltiplos instrumentos, alguns com amigos e outros de forma espontânea como autodidata o que facilitou sua performance, muitas vezes, substituindo colegas de banda.

Contato para Eventos: 11 4172-2380.

Artista Plástica Brasiliense “Inventa Moda” Com Estamparias Autorais em Tecidos Exclusivos

A jovem artista plástica brasiliense Isadora Maia reuniu convidados para apresentar sua nova coleção, Surrealista, de estamparias autorais em tecido. O evento aconteceu na Confraria Studio, no Lago Sul, tendo como anfitriãs a diretora de criação da Confraria, Ana Paula Ávila, e a jornalista Cecília Maia. Isadora primeiro cria as estampas em aquarelas, faz uma intervenção digital nas imagens e, em seguida, estampa tecidos fluidos. Muitos deles retratam a textura do papel em cada estampa. O resultado é uma explosão de cores, tendo o vermelho e o azul em detaque. A novidade, nesta coleção, é a série de

modelos desenvolvidos para a marca Meu Kimô, com quimonos e chemise, calças, cangas, lenços e pareôs. Durante o evento, coquetel e champanhe acolhiam os convidados. A artista plástica fez demonstrações de como fazer inventivas amarrações com os lenços, como utilizar os quimonos de maneira inovadora e como combinar a gama de tonalidades com looks casuais, praia, social, descolado e também em ambientes formais. SOBRE ISADORA MAIA - Isadora Maia é uma jovem brasiliense com formação em artes visuais e uma trajetória profissional multifacetada. Já recebeu prêmio por sua produção cinemato-

gráfica, na Califórnia (EUA). Cria instalações e obras de arte contemporâneas, e se dedica à estamparia autoral em tecidos exclusivos. “Herdei o apreço por tecidos de uma tia, que fazia figurinos cênicos na França. Quando ela faleceu, recebi de presente todo o acervo de tecidos e de retalhos que ela deixou no ateliê de Paris”, revela Isadora Maia.

Nós como seres humanos evoluímos para ter a memória seletiva. Ou seja, só retemos aquilo que vai nos ajudar naquele momento. O resto descartamos. É por isso que para aprender uma matéria precisamos memorizar. Para ter um desempenho melhor devemos praticar o método da repetição espaçada. Essa técnica funciona como revisões do que estudamos em espaços de tempo diferentes. Começa com intervalos menores, até chegar nos maiores. A repetição espaçada é dividida em: 24/7/30. O número “24” representa 24 horas depois que você estudou. Ou seja, um dia depois que você aprendeu algo é necessário fazer uma revisão. Já o “7” representa a semana. Depois de todo dia ter estudado e revisado, no final da semana deve-se fazer uma revisão maior. O “30” representa um mês. Logo, tudo o que aprendeu em um mês precisa ser revisado.

www.alo.com.br ALOBRASÍLIA JORNAL  S EGUNDA - FEIRA , 13 DE MAIO DE 2024 7
O conteúdo do artigo é responsabilidade de seu autor e não representa a opinião deste jornal. LEONARDO CHUCRUTE Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum Reprodução

Vida & Lazer

Olhos D’Água em Cena segue sua formação teatral com ofi cinas

O circuito formativo do projeto Olhos D’água em Cena segue durante os meses de maio e junho, com oficinas gratuitas no distrito de Olhos D’água, em Alexânia (GO). De 13 a 17 de maio, acontece a Oficina Palhaço Musical, com a facilitação de Marcelo Beré, doutor em Filosofia do Palhaço e cofundador do Circo Teatro Udi Grudi. São apenas 20 vagas disponíveis para pessoas a partir dos 12 anos. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 06 de maio, pelo WhatsApp (62 9.9311.9148).

Olhos D’Água em Cena é uma iniciativa do Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), realizada em parceria com a companhia Inventor de

Sonhos, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Secult-GO). As oficinas formativas são realizadas na sede do Naco, em Olhos D’água, com a facilitação de artistas cênicos convidados, vindos de Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Bahia. O projeto iniciou em abril, com a Oficina Criação e Confecção de Máscaras Cênicas, facilitada por Murilo de Paula. Entre os dias 20 e 31 de maio será realizada a Oficina de Montagem de Teatro de Rua, com o poeta e diretor da Cia Inventor de Sonhos Sebastian Marques. Em junho, acontecem as formações de Figurino, com Angela Alexsander, e Deslocamentos: convergências e divergências migratórias, com Romualdo Lisboa.

Peça de Hugo Rodas celebra 30 anos

Estreia no próximo dia 15 de maio, quarta-feira, a edição comemorativa de 30 anos do espetáculo “O Olho da Fechadura”, que reúne todas as 17 obras que Nelson Rodrigues (1912-1980) escreveu para o teatro ao longo da carreira. Nelson foi escritor, jornalista, e é considerado o maior dramaturgo do Brasil. A concepção do espetáculo é do diretor uruguaio, naturalizado brasiliense, Hugo Rodas (1939-2022). O nome da peça é uma alusão à frase repetida inúmeras vezes pelo próprio Nelson: “Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura”. A produção fica em cartaz no Teatro Paulo Gracindo, no SESC Gama, de 15 a 19 de maio, com entrada gratuita para todas as sessões.

Na quarta-feira a sessão única é às 20h. De quinta-feira até sábado as apresentações são às 16h e às 20h. No domingo, às 16h e às 19h. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

“O Olho da Fechadura” está na quinta encenação desde a clássica montagem, em 1994, quando Rodas ocupou todo o Departamento de Artes Cênicas da UnB, do jardim às salas de aula. Já em 2000 o diretor levou a peça para Goiânia, sendo encenada no Museu de Arte Contemporânea de Goiás e no Hotel Glória. No marco dos 25 anos da estreia, em 2019,

Rodas readaptou a peça com um novo elenco, quando foi apresentada no Espaço Cultural Renato Russo. Essa nova versão foi resultado da oficina ministrada pelo diretor e viabilizada pelo grupo veterano dirigido por Rodas, a Agrupação Teatral Amacaca (ATA). Na ocasião, Rodas fundou com o novo elenco d’O Olho da Fechadura mais um coletivo teatral, o Grupo Oficinão (www.instagram. com/olhodafechadura), responsável pela montagem de 2024. A realização é feita com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Com a morte de Rodas em 2022, o ator e também diretor Abaetê Queiroz, membro da ATA e colega de profissão de Hugo por mais de 20 anos, assume a direção da nova temporada junto ao Grupo Oficinão. A montagem de 2024 conta com a atuação de Bruno Gurgel, Cristiano Moutella, Cynthia Araújo, Du Oliveira, Duda Marques, Gabriel Paes, Gigi Duarte, Hugo Rodrigues, Ingrid Soares, Kalebe Lizan, Leonardo Rodrigues, Leticia Coralina, Letícia Abadia, Luciana Lobato, Luciana Rodrigues, Marcellus Inácio e Nicolly Miriã.

O Olho da Fechadura

15 a 19 de maio de 2024 (de quarta-feira a domingo)

Teatro Paulo Gracindo, no SESC Gama (SIND QI 1 - Gama)

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: 18 anos

CCBB Brasília participa da Semana Nacional de Museus 2024

Entre os dias 14 e 19 de maio, o CCBB Brasília participa da Semana Nacional de Museus 2024, que ocorre em celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.

A 22ª edição tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”, confira a programação do CCBB Brasília:

Exposições

Améfrica: instalada nos jardins, criação da artista plástica Deni-

se Milan, busca sintetizar nessa composição a mudança da vida por meio das pedras, que mudam de forma com o passar do tempo.

Casulo: conjunto de obras sensoriais denominadas Navete, Lagarta, Colmeia e Casulo, idealizado por Darlan Rosa, instaladas no jardim, que dialogam com a arquitetura do prédio, projetado Niemeyer.

A.R.L.Vida e Obra: exposição do potiguar Antônio Roseno de Lima, reconhecido como expoente

da arte bruta brasileira, com pinturas de frente e verso e fotografias. Coleção de Arte Banco do Brasil: apresenta parte da exposição Acervos do Brasil do Museu Banco do Brasil e conta com expressões da arte nacional do século XX, especialmente do modernismo.

De terça a domingo, das 9h às 21h Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília Consulte a programação em www.bb.com.br/cultura

Festival Trilha da Inclusão abre inscrições para cursos de acessibilidade

O Festival Trilha da Inclusão, que conta com realização da Guia Acessibilidade Inclusiva e recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, realiza sua primeira etapa promovendo atividades formativas gratuitas em formatos online e presencial. São três cursos de capacitação: Acessibilidade Cultural, Audiodescrição para Eventos Culturais e Braile, destinados a gestores culturais, artistas, pesquisadores e público interessado no tema. As inscrições começam no dia 9 e vão até 22 de maio e devem ser feitas pelo link na bio do instagram do projeto @trilha.dainclusao.

O Curso de Acessibilidade Cultural será ministrado por Cássia Lemes, de 27 de maio a 19 de junho, em formato online. Serão dez encontros com duração de 2h por aula, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.

A proposta é a capacitação e sensibilização de agentes culturais, identificando as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência, abordagem das leis vigentes, recursos de acessibilidade e exploração de estratégias para tornar os eventos culturais mais acessíveis. Cássia é produtora cultural e consultora em acessibilidade. À frente do Curso de Audiodescrição, o consultor Anderson Tabuh que ensinará a técnica de extrema importância para pessoas com deficiência visual,

baixa visão, idosos, dentre outros grupos que são beneficiadas com o método. Os participantes deverão ter noções básicas de informática. A especialização é gratuita e com aulas online, de 28 de maio a 25 de junho, das 19h às 21h. Tabuh atua na área de inclusão de pessoas com deficiência há 20 anos. Criou a Sinal de Afeto em junho de 2019, por acreditar que a acessibilidade deve ser garantida em benefício de todas as pessoas, afetando-nos positivamente e transformando a sociedade onde vivemos. Na modalidade presencial, o Curso de Braile será realizado aos sábados, de 25 de maio a 07 de julho, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul). Viviane Santos será a facilitadora dessa qualificação de aperfeiçoamento do sistema de escrita tátil, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, composto por combinações de pontos em relevo que representam letras, números e símbolos. Participantes com deficiência visual deverão ter noções básicas da técnica. Segundo o IBGE, somente no Brasil, há mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. A critério da coordenação dos cursos, 20% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e poderão ser priorizadas inscrições de pessoas não brancas, mulheres e pessoas da periferia, seguindo esta ordem de priorização.

Projeto +LAB - GESTÃO DE NEGÓCIOS

Fomentar a economia criativa com oficinas voltadas para profissionais que atuam no segmento da arte urbana e da produção cultural. Em sua primeira edição, o projeto +LAB - GESTÃO DE NEGÓCIOS NA ECONOMIA CRIATIVA visa oferecer cursos gratuitos realizados por profissionais reconhecidos da cena cultural local e nacional. Os gestores culturais Cleber Lopes, Carol Peres, Luciana Alencar – também idealizadora da iniciativa - e os convidados Fernando Lackman e Bárbara Barbosa irão lecionar e passar seus conhecimentos no Curso Gestão de Negócios na Economia Criati-

va. As aulas começam no dia 4 de junho e acontecerão durante todo o mês no Sesc Newton Rossi - Ceilândia. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www. soulaprendizagem.com.br até o dia 28 de maio. O projeto foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações: Instagram : @labaudiovisualdf. A iniciativa visa atender diretamente 30 profissionais da cultura com 40h aulas e estima-se um público on-line de 1.500 profissionais da cultura, acessando os conteúdos no site e redes sociais do projeto.

www.alo.com.br ALOBRASÍLIA JORNAL  S EGUNDA - FEIRA , 13 DE MAIO DE 2024 8
 Se
da vida
trata de uma produção que reúne toda a obra que Nelson fez ao longo
Divulgação
Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.