Qui, 21/03/2024

Page 1

STF ADIA NOVAMENTE JULGAMENTO SOBRE REVISÃO DA VIDA TODA

GERAL: A Corte vai decidir se haverá alterações na decisão do próprio tribunal, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida. Até o momento, os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, que votou antes da aposentadoria, e Cármen Lúcia votaram para estabelecer como marco para o recálculo o dia 17 de dezembro de 2019, data na qual o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o mesmo direito de revisão a um segurado do INSS / PÁGINA 02

Acusada

Nos

ALOBRASÍLIA JORNAL EQUIPAMENTOS PARA DIAGNÓSTICOS MAIS RÁPIDOS DE DENGUE EM BRASÍLIA @alobrasilia /alobrasilia @alobrasilia 61 9147-5714
Point of Care entrega resultados em, aproximadamente, 30 minutos. Aquisição foi feita por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde Página 03 21 DE MARÇO DE 2024  QUINTA-FEIRA  DISTRIBUIÇÃO GRATUITA WWW.ALO.COM.BR APROXIME A CÂMERA DO CELULAR E ACESSE: Ano 17 - Nº 3869 FAUNA SILVESTRE TERÁ LOCAL DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL FIDÚCIA NEGA VAZAMENTO DE PIX, MAS RESCINDE CONTRATO COM CLIENTE CIA DE CANTORES LÍRICOS DE BRASÍLIA APRESENTA LA BOHÈME O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), inaugura neste sábado (23) o Hospital e Centro de Reabilitação
O
da Fauna Silvestre (HFAUS)
mais
chaves
negou que os dados tenham vazado
pelo Banco Central (BC) de ter permitido a violação de dados de
de 46 mil
Pix, a Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia)
não possuem
PÁGINA 07 PÁGINA 06 PÁGINA 08
subúrbios de Paris de 1830, o poeta Rodolfo e seus amigos artistas
dinheiro
para pagar o aluguel, mas sonham com fama e sucesso. Um dia, a costureira Mimi bate à porta de Rodolfo e revira a vida de todos

Nacional

On-line

Presidente fala sobre Prêmio

Mulheres das águas

É a primeira vez que participo, como presidente, de um prêmio para valorizar as mulheres pescadoras e ribeirinhas. Mulheres das Águas. Uma ação do @MPA_Br para visibilizar as cerca de 500 mil pescadoras profissionais, que são quase metade do total de profissionais da área e que ainda são pouco valorizadas no mercado de trabalho. É das mãos dessas mulheres que vem o peixe que chega no prato e a proteção das nossas águas. Parabéns a todas as premiadas e viva as pescadoras do Brasil.

BRASÍLIA

Alô Brasília Comunicação Ltda.

 Nova data ainda não foi confirmada

CNPJ: 09612937/0001-92

Matriz: SRES Área Especial Bloco L, S/N, Lote 09 Parte B, Cruzeiro Velho, Brasília, DF -

CEP: 70.070-050

Telefone: 98565-6473

comercial@alo.com.br publicidade.alo@gmail.com presidencia@alo.com.br

Tel: 3223-3410

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez na quarta-feira (20) a retomada do julgamento sobre a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O processo que trata do tema estava na pauta de julgamentos de hoje, mas não foi chamado. A sessão foi dedicada ao julgamento de processos que tratam do combate a queimadas no Pantanal. A nova data ainda não foi confirmada.

A Corte vai decidir se haverá alterações na decisão do próprio tribunal, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

Apesar da decisão, a revisão ainda não é aplicada devido a um recurso do INSS. O órgão quer restringir os efeitos da validade da revisão. O INSS quer

STF adia mais julgamento sobre revisão da vida toda

excluir a aplicação da revisão a benefícios previdenciários já extintos, decisões judiciais que negaram direito à revisão conforme a jurisprudência da época e proibição de pagamento de diferenças antes de 13 de abril de 2023, data na qual o acórdão do julgamento do STF foi publicado. O último andamento do processo ocorreu no dia 1° de dezembro do ano passado, quando o ministro Alexandre de Moraes interrompeu o julgamento do re-

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (20), por 9 a 2, que Robson de Souza, nome do ex-jogador de futebol Robinho, deve cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo ao qual foi condenado na Itália. Pela decisão, assim que o processo de homologação encerrar sua tramitação no STJ, Robinho deve ser preso em Santos, onde mora. O ex-jogador ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de um habeas corpus ou de um recurso extraordinário.

DIREÇÃO

IMPRESSO

Presidente: Guilherme Nascimento

Editor Chefe: Hélio Queiroz

Subeditor: Reynaldo Rodrigues

Comercial: Francis Leandro

Circulação: Marco A. Queiroz

Colunista social: Marlene Galeazzi

no Brasil

“Entendo que não há óbice constitucional ou legal para a homologação da transferência da pena solicitada pela Justiça da Itália”, afirmou relator do caso, ministro Francisco Falcão, primeiro a votar. Para Falcão, como a Constituição não permite a extradição de brasileiro nato, não resta alternativa se não a transferência da pena. “Quando a extradição não for cabível, impõe-se a incidência da transferência de execução da pena, justamente para que não haja impunidade decorrente da nacionalidade do indivíduo”, pontuou. “Defender que não se pos-

PORTAL

Presidente: Guilherme Nascimento

Comercial: Francis Leandro

curso no plenário virtual da Corte. Com a decisão, o julgamento foi suspenso e terá continuidade na modalidade presencial.

Até o momento, os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, que votou antes da aposentadoria, e Cármen Lúcia votaram para estabelecer como marco para o recálculo o dia 17 de dezembro de 2019, data na qual o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o mesmo direito de revisão a um segurado do INSS.

sa executar aqui a pena imposta em processo estrangeiro é o mesmo que defender a impunidade do requerido pelo crime praticado, o que não se pode admitir, sob pena de violação dos compromissos assumidos pelo Brasil em plano internacional”, complementou Falcão.

Isso porque o ordenamento jurídico brasileiro também impede que alguém seja julgado duas vezes pelo mesmo crime, frisou Falcão. Por esse motivo, se a sentença não for transferida para o Brasil, isso resultaria na impunidade.

CERTIFICADO DIGITAL

Indígenas fazem ato contra Marco Temporal em frente ao STF

Indígenas do Paraná e do Mato Grosso do Sul realizaram nesta quarta-feira (20) um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei do Marco Temporal. Os indígenas defendem que a Corte mantenha seu posicionamento contra o marco apesar de a Lei 14.701/2023, aprovada pelo Congresso, ter restabelecido a tese de que somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal. A aprovação da lei pelo Congresso ocorreu após a decisão do Supremo, em setembro do ano passado, que derrubou o marco temporal. Em dezembro do ano passado, os deputados e senadores também derrubaram o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao marco. Durante o ato, indígenas das etnias Avá-Guarani, Terena, Kinikinau e Kadiwéu defenderam a demarcação de suas terras, exibindo faixas contra a “Lei do Genocídio”, como consideram a lei do marco temporal.

Fiocruz é candidata a Patrimônio Mundial pela Unesco

O conjunto histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, é candidato a Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A instituição passou a integrar a lista indicativa de locais que podem se tornar Patrimônio da Humanidade Cultural, Natural e Misto, etapa primordial e obrigatória para qualquer bem iniciar um processo de reconhecimento.

Diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Marcos José Pinheiro destaca que a inscrição

do conjunto histórico de Manguinhos é um ineditismo na lista da Unesco.

“A candidatura da Fiocruz é singular na medida em que se propõe a preencher uma lacuna de reconhecimentos pela Unesco, relativa ao patrimônio da saúde. A recente pandemia mostrou o quanto a saúde – em suas diferentes dimensões – é um tema relevante e impregnado de significados para a população mundial”. O conjunto histórico da Fiocruz em Manguinhos é testemunho da institucionalização da ciência na América Latina e exemplar na apropriação da linguagem do ecletismo arquitetônico e das mais modernas tecnologias construtivas do início do século 20.

Criado com o objetivo inicial de produzir soros e vacinas para combater as epidemias da época, o instituto dirigido por Oswaldo Cruz representou um tipo de organização científica original, baseado na confluência da medicina tropical com a microbiologia.

 Q UINTA - FEIRA , 21 DE MARÇO DE 2024 2 www.alo.com.br
ALOBRASÍLIA JORNAL
ALO
JORNAL
Jornal assinado eletronicamente por Certi cação Digital ALÔ BRASÍLIA COMUNICAÇÕES LTDA: 0961937000192
@LulaOficial Agência Brasilia

SAÚDE  O Point of Care entrega resultados em, aproximadamente, 30 minutos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio de acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), adquiriu 185 Point of Care, um equipamento que realiza exames mais rápidos para diagnóstico de dengue. O anúncio foi feito, na terça-feira (19), pela secretária da pasta, Lucilene Florêncio. A compra dos equipamentos é, segundo a gestora, estratégica para suprir um gargalo identificado no atendimento de pacientes com a doença. Atualmente, as amostras de sangue colhidas nas unidades básicas de saúde (UBSs) ou nas tendas de acolhimento precisam ser levadas ao hospital, pelos próprios servidores. Os resultados levam, em média, de 3 horas a 4 horas para saírem. “O aparelho traz celeridade ao diagnóstico de gravidade do paciente

e da condução do caso. Por meio do resultado, é possível identificar se a pessoa precisa de remoção, se já está com grande hemoconcentração ou com queda de plaquetas. Ele facilitará o cuidado e o plano terapêutico”, detalhou a secretária. Portátil, o Point of Care permite que exames e resultados ocorram no mesmo local de atendimento – UBS ou tenda -, com diagnóstico pronto em aproximadamente 30 minutos. Além da compra dos novos equipamentos, a secretária de Saúde explicou que o atual cenário epidemiológico indica uma estabilidade nos casos de dengue no DF. Segundo a gestora, há duas semanas foi observada a constância nos registros de ocorrências, cerca de 14 mil. Por dia, a média de atendimentos de pacientes com dengue está em 4 mil.

GDF adquire 185 equipamentos para diagnósticos mais rápidos de dengue

Peças feitas com fibra de bananeira geram renda para artesãs de Planaltina

É do tronco de uma bananeira que vem parte do sustento de 12 mulheres que integram o Grupo de Artesanato do Assentamento Pequeno William, em Planaltina. Com a fibra da árvore, elas criam uma variedade de peças, como cestos, caixinhas e bandejas, que, ao serem comercializadas sob encomenda e em feiras, complementam a renda das famílias. Essa tradição existe desde 2011, quando a comunidade ainda passava pelo processo de consolidação agropecuária. Sem poder plantar nos terrenos, as mulheres foram orientadas por extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)

Distrito Federal www.alo.com.br ALOBRASÍLIA JORNAL  Q UINTA - FEIRA , 21 DE MARÇO DE 2024 3
GERAL
Agência Brasilia

Para comemorar o Dia Nacional da Ouvidoria, celebrado em 16 de março, uma série de posts nas redes sociais da Controladoria-Geral do DF terão o objetivo de destacar as conquistas e desmistificar a imagem de que a ouvidoria é só um canal de atendimento. A reflexão deixada pela instituição é: vire a chave para fazer acontecer. A expressão “virar a chave” é comumente utilizada quando uma pessoa passa por uma mudança de perspectiva após a compreensão de novos fatos. As chaves representam também as mudanças implementadas na ouvidoria para cumprir com o papel de incentivar a participação e receber bem o cidadão. “Essa virada de chave tem a ver com mudança de pensamento, mas também de atitude. A partir do momento em

que o cidadão passa a utilizar a ouvidoria do GDF, ele dá uma chance para o governo trazer a solução”, destaca o controlador-geral do DF, Daniel Lima. A ação demonstra o funcionamento de serviços da ouvidoria do GDF dividido em quatro pilares principais: participação, modernidade, acolhimento e inclusão. Uma das ideias é que a iniciativa explique o que acontece com o registro feito pelo cidadão em qualquer uma das ouvidorias do DF, e o que os ouvidores fazem para concluir o pedido com uma resolução satisfatória. Em maio de 2021, sendo pioneira no uso da Inteligência Artificial nas ouvidorias, foi lançado pela Controladoria-Geral do DF a robô Iza, treinada pelos próprios ouvidores para auxiliar os cidadãos na classificação de demandas.

DF  Posts nas redes sociais da CGDF terão o objetivo de destacar as conquistas e desmistificar a imagem da ouvidoria

Ação em redes sociais orienta sobre trabalho das ouvidorias

GDF Mais Perto do Cidadão tem mais uma edição de combate à dengue

O GDF Mais Perto do Cidadão segue com edições semanais de combate à dengue. Nesta sexta (22) e sábado (23), o programa estará em Sobradinho, conscientizando os moradores de Nova Colina II e arredores sobre a importância de se prevenir da doença.

Durante os dois dias, haverá testagem rápida, hidratação intravenosa e informações sobre prevenção e combate à dengue.

Os atendimentos vão das 9h às 16h na sexta-feira (22), e das 9h às 12h no sábado (23). Órgãos como Na Hora e Procon-DF, da Sejus, além de Polícia Ci-

vil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e outros, também estarão à disposição da população.

Ao mesmo tempo, o programa oferece atividades artísticas e de lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico e assistência social, serviços de beleza, aplicação de vacina antirrábica, consultas veterinárias e muito mais. “Somamos cerca de 175 mil atendimentos em 24 edições do GDF Mais Perto do Cidadão. Para nós, é uma alegria circular pelo DF promovendo cidadania, saúde e lazer para a população”, afirma a secretária de Justiça e Cida-

dania, Marcela Passamani. Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois ou três dias, atender a população daquele local. As regiões já contempladas foram Ceilândia (duas vezes), Planaltina (duas vezes), Recanto das Emas (duas vezes), Sol Nascente (duas vezes), Santa Maria (duas vezes), Sobradinho, Sobradinho II, Riacho Fundo II, Samambaia, Brazlândia, Itapoã, São Sebastião, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Paranoá, Água Quente, Vicente Pires, Cidade Estrutural e Varjão.

Mais 850 abrigos de ônibus vão ser instalados em todo o DF

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) publicou na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) extrato do contrato que prevê a construção de 850 abrigos reduzidos de passageiros. O investimento será de R$ 12.192,39 em cada unidade (um total de R$ 10.363.531,50), e o serviço será prestado pela empresa As Engenharia LTDA.

Os abrigos serão instalados em locais que não comportam as paradas convencionais e possuem dois módulos – cada um com três metros de comprimento e dois de largura.

Programa Quadra Lixo

Zero terá projeto-piloto no CLS 404/405

Em breve, o Distrito Federal terá a primeira quadra comercial lixo zero. Representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) reuniram-se com comerciantes da CLS 404/405, conhecida como Rua dos Restaurantes, para apresentar o Programa Quadra Lixo Zero. Os objetivos do programa são aprimorar a gestão de resíduos da quadra e, potencialmente, criar a primeira quadra comercial lixo zero do Distrito Federal. Para atingir a meta, o SLU vai instalar seis papa-lixos na quadra. Quatro deles receberão apenas materiais recicláveis e dois serão locais de

acondicionamento de rejeitos, aqueles materiais que não podem ser aproveitados pela reciclagem. O SLU fará, diariamente, a coleta dos resíduos acondicionados nos papa-lixos. Os resíduos orgânicos, como restos de comida, serão coletados por empresas de compostagem parceiras. Uma das razões do encontro foi esclarecer dúvidas dos empresários e donos de restaurantes. “Houve uma ótima adesão dos comerciantes da quadra. É um programa piloto que o SLU está desenvolvendo e a ideia é que os resíduos dessa quadra não sejam mais encaminhados para o aterro sanitário”.

Hospital Regional de Santa Maria estende horário para troca de acompanhantes

Os horários de visitas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) sofreram algumas alterações para melhor atender ao público. Desde a última quarta-feira (13), a troca de acompanhantes ficou estendida ao longo do dia, podendo ser

realizada das 5h às 23h, sendo permitidas duas trocas neste período.Antes da mudança, as trocas de acompanhantes eram das 6h às 11h e das 18h às 23h. O horário de visita nas enfermarias do 1º ao 4º andar também sofreu alteração e ficou das

14h às 18h, ganhando uma hora a mais de tempo disponível para realizar a entrada. O visitante tem uma hora de permanência a partir do horário do cadastro na recepção central. É permitida a entrada de no máximo dois visitantes por dia para

cada paciente, sem necessidade de revezamento. A recepcionista Débora Melo, de 48 anos, está satisfeita com a mudança nos horários. Há 20 dias ela está sendo acompanhante da tia, Isolina Fernandes, de 62 anos, internada no 3º andar.

www.alo.com.br  Q UINTA - FEIRA , 21 DE MARÇO DE 2024 4 ALOBRASÍLIA
Distrito Federal
JORNAL
Agência Brasília
Agência Brasília

Coluna Flash

ALOBRASÍLIA

Bebê à vista. A alegria tomou conta da vida da querida Antonieta Silva. A cegonha mandou recado que está com data marcada para chegar no mês de agosto, trazendo o primeiro netinho. É o esperado e já amado primogênito do advogado e assessor legislativo, Bruno César,e da dermatologista,Dra. Andressa Alcântara.

Logo mais, às 19 horas, o famoso chef Guga Rocha, do restaurante João Brasileiro, dará uma aula show, no Boulevard Shopping . Uma experiência única e irresistível para mergulhar nos sabores do Brasil. Evento para convidados.

Comemoração dupla no clã Benevides. Mauro Benevides, político que marcou época com sua grande atuação na presidência do Senado, e a filha Gláucia hoje trocam de idade. Sem festa, mas na intimidade da família eles vão comemorar a data . Sem dúvida, muitos serão os telefonemas e as mensagens de amigos e políticos dos aniversariantes, pessoas conhecidas e muito queridas em todos os lados do Brasil. Parabéns da coluna com votos de que Deus continue iluminando o caminho dos aniversariantes.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal, Henrique Severien,na foto com o empresário Paulo Octávio, está convidando para o almoço debate em defesa do PERSE, com a Frente Parlamentar do DF. Segunda-feira, dia 25, às 13 horas no Windsor Brasília Hotel.

A movimentação da sociedade e do mundo jurídico da capital na noite de hoje gira em torno do advogado Estenio Campelo que receberá convidados no Iate Clube de Brasília, a partir das 19 horas. Noite para comemorar seu aniversário e o lançamento de sua biografia “Estênio Campelo-Trajetória de Sucesso”. Livro elaborado por Edmar Santos e Magno Martins. Haverá coquetel e animação musical. Parte da venda da obra será revertida para o Lar dos Idosos da Casa do Ceará. Imperdível.

LETRAS E LIVROS

Nesta quinta-feira, às 15h30, no Programa 17, Pedro César Batista entrevista ao vivo a escritora e poeta Gracia Cantanhede , autora de diversos títulos.

MANTENDO ATRADIÇÃO

O lançamento da linha de produtos especiais para a Páscoa das sócias Fabiani Christine e Luiza Lima ,da Loja Remembear, encantou a todos. Com produtos personalizados e pequenos detalhes que já fazem parte da tradição da marca, o evento contou com a participação da linha de produtos parceiros. Entre eles, a renomada grife Tânia Bulhões, com opções de mesas postas, Gracco Magalhães e seus apetitosos chocolates e as saborosas pipocas e delícias da Tribeca NY.

Fotos de: Gilberto Evangelista

 QUINTA - 5
Patrícia e Maria Eduarda Bontempo. Eduardo Durval Filho entre Luiza e Júlia. As sócias, mãe e filha, Luiza Christine e Fabiani.
MARLENEGALEAZZI MARLENEGALEAZZI@GMAIL.COM
JORNAL

DINHEIRO  Haddad participou de encontro de Lula com o governador do Rio

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará a governadores, na semana que vem, a proposta de negociação das dívidas dos estados com a União. Segundo ele, a reunião está pré-agendada para o dia 26 e o projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional já recebeu aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Haddad participou de encontro do presidente Lula com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palá-

cio do Planalto, para tratar da situação da dívida do estado. “É a quarta reunião que a gente faz sobre a questão da dívida. Já fiz com o governador [do Rio Grande do Sul] Eduardo Leite; com [o governador de Minas Gerais, Romeu] Zema; com o presidente [Lula], Zema e Cláudio Castro, mas semana que vem nós vamos ter uma reunião, vamos apresentar a proposta da União para os governadores”, disse Haddad, ao chegar na sede do Ministério da Fa-

zenda, após o encontro. O endividamento dos estados com a União é devido a empréstimos diretos feitos pelo governo federal a esses entes ou nas situações em que os estados contratam crédito no mercado financeiro, tendo a União como garantidora. Em fevereiro de 2024, por exemplo, o Tesouro Nacional pagou R$ 1,22 bilhão em dívidas atrasadas de estados, de acordo com o Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito.

Edital

Taxa de inovação das empresas foi de 68,1% em 2022

No ano de 2022, das 9.584 empresas brasileiras, com 100 ou mais empregados, pertencentes às indústrias extrativas e de transformação 68,1% introduziram algum produto novo ou substancialmente aprimorado e/ ou incorporaram algum processo de negócios novo ou aprimorado para uma ou mais funções de negócios da empresa. Na comparação com o ano anterior, houve decréscimo de 2,4 pontos percentuais (70,5%). Os dados estão na Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral) 2022 divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No período de avaliação, 33% das empresas inovaram tanto em produto quanto em processo de negócios, percentual menor do que o observado em 2021 (37,8%). Contudo, IBGE destaca que ao se observar os dados separados (de processo e de produto) o percentual em 2022 aumentou em relação ao ano anterior.

Dívidas dos estados: proposta de renegociação só na semana que vem

Fidúcia nega vazamento de Pix, mas rescinde contrato com cliente

Acusada pelo Banco Central (BC) de ter permitido a violação de dados de mais de 46 mil chaves Pix, a Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) negou que os dados tenham vazado. Em nota divulgada à imprensa, a instituição financeira afi rmou que um cliente pediu informações em grande escala, mas foi bloqueado.

De acordo com o comunicado, não houve o vazamento de nenhum dado bancário, informações cadastrais nem de chaves Pix. O que aconteceu, segundo a instituição, foi um pedido de um único cliente que usou uma “base de dados proprietária” para

fazer uma consulta. “Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada”, informou a Fidúcia. “O cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente”, acrescentou o comunicado.

A nota destacou que nenhum cliente foi vítima de movimentação financeira indevida e que nenhum saldo foi subtraído ou alterado. No comunicado emitido na noite desta segunda-feira (18), o próprio BC tinha informado que o incidente não resultou em movimentações de dinheiro.

A Fidúcia também informou ter tomado as providências preventivas, alinhadas com o Banco Central, para impedir que consultas indevidas voltem a ocorrer. A instituição financeira destacou que está usando o recurso de ocultação parcial de dados de chaves Pix, pedido pela autoridade monetária.

Segundo o BC, 46.093 chaves Pix cadastradas na Fidúcia tiveram dados cadastrais vazados. O incidente, informou a autoridade monetária não resultou na exposição de dados sensíveis, como como senhas, informações de movimentações ou saldos fi nanceiros ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

Economia www.alo.com.br  Q UINTA - FEIRA , 21 DE MARÇO DE 2024 6 ALOBRASÍLIA JORNAL
Agência Brasília Agência Brasília Jornal assinado eletronicamente por Certi cação Digital ALÔ BRASÍLIA COMUNICAÇÕES LTDA: 0961937000192

Cidades

GERAL  Estão previstas vivências com fotografia, roda de conversa e oficinas

O mês de março, em Brasília, ganha novas cores e perspectivas com o encerramento do Brasília Photo Show, um evento que já se consolidou como um dos maiores Festivais de Fotografia da América Latina. Este encontro, aberto a fotógrafos profissionais e amadores, nacionais e internacionais, é uma celebração da arte da imagem que, ao longo de suas nove edições, recebeu quase 100 mil fotos de participantes de mais de 60 países, consagrando mais de 3.100 delas como vencedoras e resultando na publicação de oito livros com as fotografias ganhadoras. O evento não poderia encon-

trar um palco mais propício para a suas atividades do que o Museu de Arte de Brasília (MAB), uma instituição que desde 1985 tem sido um ponto de referência para a apreciação das artes visuais na capital brasileira. Localizado às margens do Lago Paranoá, o MAB abriga não apenas um acervo significativo da produção artística local e nacional, mas também se tornou um espaço de diálogo e experimentação cultural.Este ano, o BPS traz consigo uma série de atividades que prometem cativar e inspirar tanto os entusiastas da fotografia quanto o público em geral. Entre as iniciativas, destaca-se a homenagem especial a Aldi-

vo Mendes e Wander Rocha, dois ícones do BPS que deixaram um legado marcante na comunidade fotográfica. Além disso, haverá uma exposição dos vencedores das Estatuetas de todas as nove edições do evento, proporcionando um mergulho nas narrativas visuais que marcaram o festival ao longo dos anos. As oficinas oferecidas durante todo o mês de março são uma oportunidade única para todos os interessados em aprimorar suas habilidades e explorar novas técnicas. Desde oficinas de colagem fotográfica até visitas mediadas e experiências sensoriais para bebês, o programa abrange uma ampla gama de idades e

Atividades movimentam o Museu de Brasília até o final de março

As mulheres são maioria no Gama. Elas representam 52,3% dos moradores da região administrativa, segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Pensando em atender essa parte da população, o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, na quarta-feira (20), o evento Mulheres Dinâmicas na cidade. O projeto reuniu uma série de serviços gratuitos no estacionamento da administração regional.

“Estamos fazendo essa ação no mês da mulher e chamamos o evento de

Mulheres Dinâmicas tendo em vista essa característica que as mulheres têm. Dinâmicas também são as ações que trouxemos para a comunidade prestando serviço gratuito”, explicou a administradora regional do Gama, Joseane Feitosa. O ônibus do Hemocentro foi um dos espaços mais visitados. Foram liberadas 100 vagas para a doação de sangue que puderam ser feitas tanto por agendamento, quanto por ordem de chegada. Após a coleta, os cidadãos tinham direito a um lanche. A monitora escolar Leticia Azevedo,

25 anos, conta que já queria doar sangue e quando viu que a carreta estaria no evento logo agendou a doação. “Fiquei sabendo pelas redes sociais, marquei e vim. Desde que minha avó precisou de sangue eu faço a doação quando posso, até porque meu sangue é o A+. Gostei muito porque foi rapidinho”, comentou. Para ela, também foi uma oportunidade de conferir outros serviços montados no espaço. A dona de casa Kamila Maciel, 31, foi até o evento para se inscrever em um curso de capacitação do programa Qualifica-

interesses, conectando pessoas de diferentes perfis com o universo da arte e da cultura.

Mês da mulher é celebrado no Gama com serviços gratuitos

DF, ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Desempregada, ela busca recolocação no mercado de trabalho. “Gosto muito de fazer esses cursos, porque trazem novos aprendizados. Eu já fiz outros dois cursos do programa, um de RH e outro de maquiagem profissional. Agora me inscrevi no curso de design gráfico”, revelou. A moradora do Setor Leste do Gama elogiou a iniciativa: “É muito bom ter ações como essa perto de casa, porque fica mais fácil e mais acessível para todos”.

Fonoaudiólogos orientam sobre o risco de engasgar com alimentos

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou atividade de conscientização e informação quanto ao Dia Nacional da Atenção à Disfagia. A data alerta para a dificuldade de engolir alimentos, líquidos e saliva. No ambulatório, crianças e adultos conheceram o trabalho da equipe de fonoaudiologia do HCB no acompanhamento a casos da doença. “Se você apresenta dificuldade ao engolir,

sensação de alimento parado na garganta durante ou após a refeição, tosse ou engasgo, procure um fonoaudiólogo para avaliação da sua deglutição”, orienta a fonoaudióloga e coordenadora de Reabilitação do HCB, Milena Fleury. Destacando que vários casos de engasgo têm sido noticiados na imprensa nos últimos meses, ela afirma que episódios repetitivos de engasgo, independentemente da consistência

do alimento ingerido, demandam atenção. “A disfagia pode estar relacionada a uma alteração neurológica ou da musculatura da região, fraqueza e rigidez; é importante fazer uma avaliação para checar o motivo dessa alteração. O paciente, muitas vezes, não tem queixa nenhuma, mas a mastigação é ineficiente”, explica. Enquanto aguardava o atendimento da filha Luiza Ramos, 5 anos, Juliana Ramos levou

a menina para conhecer o estande de orientações. Com o retorno dado por Natasha e Juliana, a coordenadora Milena Fleury reforça que o Dia Nacional de Atenção à Disfagia é importante para divulgar os sinais de alerta aos responsáveis pelas crianças: “Se os pais observam engasgos frequentes, necessidade de manobras de desengasgo, vale levar a queixa ao pediatra, que indicará um profissional para avaliar”.

Aprovada reestruturação da carreira de assistência social na CLDF

O projeto de lei que reestrutura a carreira de assistência social foi aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por unanimidade, nesta terça-feira (19). A nova lei atualiza o nome da carreira, que passa a ser de Desenvolvimento e Assistência Social, amplia as políticas públicas executadas pela categoria, implementa a incorporação de uma gratificação aos servidores, bem como cria uma nova gratifi cação, e estabelece novos padrões de progressão na carreira. A medida é uma resposta do Governo do Distrito Federal (GDF) às reivindicações da categoria visando fortalecer não apenas os servidores, como as políticas de assistência social e, consequentemente, a popula-

ção atendida. A proposta vale não só para a carreira de assistência social, mas também para os servidores dos órgãos distritais responsáveis pela execução das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional; de enfrentamento à violência contra a mulher e de promoção à mulher; direitos da criança e do adolescente; direitos do idoso; direitos humanos; promoção e igualdade racial; e política de inclusão da pessoa com defi ciência.

Fauna silvestre local com atendimento emergencial

O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), inaugura neste sábado (23) o Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (HFAUS). O evento será realizado às 10h30, na sede do hospital, localizado no Setor Hoteleiro de Taguatinga. Segundo o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, o empreendimento veio para suprir uma necessidade existente no DF durante as operações relativas à fauna silvestre. “O HFAUS será um local exclusivo para o atendimento emergencial da fauna nativa livre do Distrito Federal, atendendo demandas provenientes de resgates e apreensões de animais em situação de maus-tratos ou mesmo mantidos de forma irregular. Ele vai dar suporte aos órgãos de governo

que realizam esse tipo de operação e cuidará dos animais silvestres que necessitem de atendimento médico veterinário e acondicionamento temporário”, explicou o dirigente.

O Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre irá fazer recepção, triagem, marcação, transporte, atendimento veterinário, acondicionamento, reabilitação e apoio à destinação da fauna silvestre no Distrito Federal. Nesse primeiro momento, o local terá a capacidade de atender até 100 animais feridos por mês. O diferencial do serviço prestado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) é o fato de o HFAUS funcionar 24 horas, durante os sete dias da semana, ou seja, atender e prestar assistência durante as noites/ madrugadas, finais de semana e feriados.

www.alo.com.br  Q UINTA - FEIRA , 21 DE MARÇO DE 2024 7 ALOBRASÍLIA JORNAL
Divulgação
Divulgação

Vida & Lazer

CINEMEIAUM CINE61.COM.BR/ MICHEL TORONAGA

Kung Fu Panda 4 desperdiça uma boa chance

Kung Fu Panda 4 desperdiça uma boa chance

Oito anos se passaram desde a última aventura do urso Po e agora ele está de volta em Kung Fu Panda 4, que estreia hoje nos cinemas do Espaço Itaú de Cinema (shopping CasaPark) e demais redes. Dirigido pela dupla Mike Mitchell (de Shrek Para Sempre) e Stephanie Stine (da série She-Ra e as Princesas do Poder), o longa-metragem tem como objetivo continuar a história do protagonista, que enfrenta um novo desafio. Ele deve seguir seu destino e ser o líder espiritual do Vale da Paz, além de encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro.

A questão é que uma nova ameaça pode fazer com que Po adie um pouco o momento de pendurar as chuteiras. Uma perigosa feiticeira tem um plano maligno. Ela pretende trazer de volta à vida todos os vilões-mestres já derrotados por Po do reino espiritual. A Camaleoa (dublada aqui no Brasil pela atriz Taís Araujo) quer se tornar forte o bastante para dominar várias cidades. Com isso, Po parte em uma jornada para impedir o objetivo da vilã. Em sua jornada, ele conta com a ajuda da ladra Zhen (Danni Suzuki), uma raposa malandra.

Quem for aos cinemas certamente vai sentir falta dos personagens que sempre acompanharam Po nas aventuras anteriores. Infelizmente nenhum dos mestres participa da missão. Tigresa, Víbora, Macaco, Louva-a-Deus e Garça aparecem apenas em cenas breves que servem para justificar suas ausências. Os cinco furiosos sempre foram importantes para o universo da animação, principalmente por serem carismáticos e representarem as técnicas da arte marcial. Desta vez, o roteiro investe em novos personagens e em coadjuvantes.

O divertido ganso Sr. Ping, pai adotivo de Po, tem um destaque maior. Bem como seu pai biológico. Ainda que a narrativa avance um pouco na cronologia da franquia, mostrando o futuro de Po numa posição mais sábia, o filme parece ser uma aventura menor e menos memorável que as anteriores. Esse recorte enxuto passa a impressão de uma produção menor, como um especial feito para a televisão. A Dreamworks deveria ter apelado para a nostalgia e usado o elenco completo para fazer uma história que não fosse tão esquecível. Mesmo não sendo tão bom quanto os outros, Kung Fu Panda 4 tem seus momentos engraçados e pode até divertir os mais novos.

Adriana Nunes e Marcello

Linhos apresentam

“Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho/ Voou, voou, voou, voou/ E a menina que gostava tanto do bichinho/ Chorou, chorou, chorou, chorou”. Os versos de “Sabiá Lá na Gaiola” se tornaram universais desde o lançamento da canção, em 1951, quando Hervê Cordovil cantou a composição de Mário Vieira. A obra chamou a atenção da multiartista e atriz premiada Adriana Nunes (Cia. Os Melhores do Mundo) e do reconhecido músico e irmão Marcello Linhos que, com a parceria da designer Claudia El-Moor, lançaram o livro “Sabiá”, em 2016. A iniciativa se reverberou em oficinas de sucesso pelo Distrito Federal em 2023 e, agora, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, retorna em 2024 com o nome “SABIÁ – OFICINA DE LEITURA E CRIATI-

“SABIÁ”

VIDADE COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”.

Os irmãos

Adriana Nunes e Marcello Linhos vão realizar 12 oficinas, a começar no dia 2 de abril na Biblioteca Pública de Ceilândia – Carlos Drummond de Andrade. No dia 3/04, na Escola Classe 01 da Estrutural. Ainda, dia 4/4, na Biblioteca Pública de Samambaia. Horários em cada local: De 8h às 9h30, 9h30 às 11h, 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. Cada oficina tem capacidade para 40 crianças. Mais informações no Instagram: @ adriananunes. Em “SABIÁ

– OFICINA DE LEITURA E CRIATIVIDADE COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”, Adriana e Marcello resgatam esta canção que é passada através de gerações e mostram o livro adaptado de uma forma lúdica e performática, transformando a música em um teatrinho. “Vamos cantar, pintar e contar histórias com as crianças, que espero que saiam de lá com uma doce canção na cabeça, um brinquedinho nas mãos e um mundo na imaginação”, adianta Adriana Nunes, entusiasmada.

Cia de Cantores Líricos de Brasília apresenta La Bohème

Nos subúrbios de Paris de 1830, o poeta Rodolfo e seus amigos artistas não possuem dinheiro para pagar o aluguel, mas sonham com fama e sucesso. Um dia, a costureira Mimi bate à porta de Rodolfo e revira a vida de todos. Com esta temática, a Cia de Cantores Líricos de Brasília abre a temporada de espetáculos de 2024 com a famosa ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Em grande elenco local/nacional, a ópera aborda o amor, a paixão e o ciúmes e estreia no Distrito Federal em março para homenagear os 100 anos do falecimento do eterno compositor italiano. A produção que foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF estará em cartaz nos dias 27 e 28 de março, sempre às 20h, no Teatro da Caesb de Águas Claras. Logo após, segue para o Teatro do Sesc Gama nos dias 29 e 30 de março, também às 20h e dias 06 e 07 de abril, às 19h, no Teatro da Escola Parque Anísio Teixeira,. Entrada gratuita com retira-

da mediante Sympla do evento ou 1h antes na bilheteria do teatro. Não recomendado para menos de 12 anos. Mais informações no Instagram: @ ciadecantoresliricos. A Ópera –La Bohème é uma ópera de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no romance de Henri Murger, Scènes de la vie de bohème. Retrata a história da costureirinha Mimi e do poeta Rodolfo na Paris boémia do século 19.

Rodolfo é um poeta parisiense pobre que se apaixona por Mimi. Marcelo é pintor e companheiro de moradia de Rodolfo. Já Colline é filósofo e Schaunard, músico. Ambos também dividem a casa com os colegas. Mimi é uma pobre florista que sofre de tuberculose.

Musetta é uma jovem namoradeira que ama Marcello, mas sempre tenta deixá-lo com ciúmes. Há ainda Benoit, locador fracassado que mora no mesmo prédio de Rodolfo, Marcello, Colline e Schaunard. Outro personagem é Alcindoro, velho rico e um dos admiradores

de Musetta. Para completar a trama, o vendedor de brinquedos Parpignol. Todos estes personagens dão vida à produção considerada a mais melodiosa de Puccini.

“Vamos homenagear os 100 anos da morte de Puccini com uma equipe renomada de cantores líricos de Brasília , do Rio de Janeiro e São Paulo. Será uma montagem linda, com cenários e figurinos de época. E sempre de graça”, celebra a atriz, produtora e uma das fundadoras da Cia de Cantores Líricos de Brasília, Renata Dourado.

Data: 27 e 28 de março

Horário: 20h

Local: Teatro da Caesb de Águas Claras

Data: 29 e 30 de março

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Gama Entrada gratuita com retirada mediante Sympla do evento ou 1h antes na bilheteria do teatro.

Não recomendado para menos de 12 anos Mais informações no Instagram: @ciadecantoresliricos.

www.alo.com.br ALOBRASÍLIA
JORNAL
 Q UINTA - FEIRA , 21 DE MARÇO DE 2024 8 Coluna voluntária, o conteúdo do artigo é responsabilidade de seu autor e não representa a opinião deste jornal.
passará por Escolas Públicas e Bibliotecas do DF com 12 oficinas
DF  Iniciativa
Divulgação Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.