Nova Geração - 02/09/2022

Page 1

Legado da

Após primeira edição do Estrelas do Conhecimento, alunos da rede municipal de ensino se preparam para dar continuidade aos projetos de pesquisa. Secretaria de Edu cação planeja regionalizar evento em 2023.

BOM RETIRO DO SUL Município já instalou 300 lâmpadas de LED Página 19 FAZENDA VILANOVA Projeto capacita jovens ao trabalho Página 20 IMIGRANTE Ruas são preparadas para obras da ciclovia Página 18 ESTRELA Plataforma aproxima candidato e empresa Página 8 Fundado em 13 de Janeiro de 1966 Jornal Nova Geração, sexta-feira, 2 de setembro de 2022 • Estrela • Bom Retiro do Sul • Fazenda Vilanova • Colinas • Imigrante 51 3712.1250 51 98650.5460 Avulso: R$ 5,90 FAÇA SUA ASSINATURA
EDUCAÇÃO FREDERICO SEHN CACO MARIN Compromissos assumidos com a região DEBATE INÉDITO Programação na manhã dessa quinta-feira reuniu sete candidatos ao governo do estado no Teatro Univates para a discussão de propostas à Região dos Vales. Evento promovido pelo Grupo A Hora, em parceria com o Grupo Folha do Mate, de Venâncio Aires, agitou a campanha eleitoral Páginas 6 e 7
feira

CAFEZINHO

O proprietário da Kunrath Automóveis, José Kunrath, participa desta edição do Cafezinho com o NG. Ele conta os desafios em estar à frente do empreendimento há quase 30 anos.

Como surgiu a Kunrath Automóveis?

José Kunrath - Eu fui funcionário de uma empresa em Lajeado durante 14 anos. Em algum momento decidi que queria enfrentar novos desafios. O problema é que eu só tinha dois carros, um que eu usava e o outro tava sobrando. Esse que eu usava, deixava na loja durante o dia para vender. Um amigo meu que tinha um dinheiro sobrando, investiu em mais carros, e assim as coisas começaram a ficar mais movimentadas. Com o tempo, ele não quis mais, pois tinha outros investimentos. Fiquei trabalhando sozinho e surgiu uma oportunidade de vir pra Estrela. Mudei de lugar algumas vezes e hoje temos nossa clientela. As pessoas sempre voltam para comprar com a gente. Temos alguns clientes há mais de 20 anos.

Como é empreender há quase 30 anos em Estrela?

José KunrathCompletei 28 anos aqui e o que percebo é que as pessoas compram mais em Lajeado. Mas apesar das dificuldades, eu gosto daqui. Nossos clientes estão sempre presentes. Nos estabelecemos aqui.

Qual o segredo para se manter tantos anos no mercado?

José Kunrath – Temos que gastar menos do que ganhamos e manter o negócio girando. É necessário pensar além do dinheiro. Manter uma loja bonita, atendimento

personalizado e preço competitivo. Sempre procuro manter os carros bonitos e novos. Isso atrai o público.

Quais foram os maiores desafios ao longo dos anos?

José Kunrath – Tivemos algumas crises, como essa do período da pandemia. Mas em 2009, passamos por situações de comprar o carro, não ter cliente e ficávamos com as despesas. Quando vendia, já estava desvalorizado. Era prejuízo, mas conseguimos superar e nos adaptar ao mercado. Na pandemia, as pessoas queriam vender os carros, estavam baratos, mas não tinha dinheiro para comprar e o comércio estava fechado. Isso resultou no encarecimento do carro usado. Agora os preços estão caindo novamente. É um comércio desparelho.

Como enxerga o futuro da Kunrath Automóveis?

José Kunrath – Depois dessas crises, acredito que vem um período muito promissor. Mesmo dependendo de fatores externos, a economia de modo geral me deixa animado. Creio que serão anos de boas vendas.

O Cafezinho com o NG é publicado toda a semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

OVale

do Taquari viveu uma semana singular. Pela primeira vez, candida tos ao governo do estado estiveram juntos na região para debater ideias, visões e propostas. O debate com sete postu lantes de diferentes partidos e ideologias, reali zado pelo Grupo A Hora no Teatro da Univates, durou pouco mais de duas horas e foi sufi ciente para apresentar diversos motivos pelos quais os eleitores devem escolher um nome.

Além do Grupo A Hora, a iniciativa teve como parceira a Folha do Mate, de Venâncio Aires, com transmissão ao vivo nas rádios e ca nais dos veículos. A realização do debate inte gra o projeto “Pensar eleições – Desperta, Vale do Taquari”, cujo objetivo é criar uma agenda proposita para o pleito nacional que se apro xima, e criar uma cultura de maior valorização da classe política e sua importância para o de senvolvimento regional.

Por meio da iniciativa, o grupo de comuni cação também reafirma o compromisso com a democracia, a liberdade de expressão e a cida dania. Afinal, neste cenário de campanha polí tica em meio à polarização em nível nacional, a sociedade tem o dever de valorizar o diálogo, o respeito a quem pensa diferente e defender o ato do livre votar. E os debates urgem como os mecanismos para a saudável e plural troca de ideias entre os candidatos.

É fato. A democracia representativa que im pera nos países desenvolvidos pressupõe co nhecimento. Logo, a escolha consciente preci sa estar alicerçada em determinados preceitos políticos e sociais. Dar espaço ao contraditório, saber ouvir e extrair o que é mais significativo são algumas das responsabilidades do eleitor consciente. E, também, dos veículos de comu nicação.

REDAÇÃO

Vitória da democracia e da imprensa mais

O debate desta semana concretizou o nos so propósito. Os candidatos foram específicos para mostrar o que conhecem sobre os vales do Rio Pardo assertiva e próxima para tornar essas comunidades mais prósperas, igualitá rias e competitivas. (51) 3712-1250 e 9 8651-0980

José Kunrath está há 28 anos no mercado de automóveis
2 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022 CONTATOS E-MAIL: comercial@jornalng.net.br redacao@jornalng.net.br assinaturas@jornalng.net.br financeiro@jornalng.net.br conexao@jornalng.net.br FONE:
CIRCULAÇÃO • Estrela • Bom Retiro do Sul • Fazenda Vilanova • Colinas • Imigrante Disponível para verificação junto ao impressor (Gráfica Zero Hora) Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss Diretor de Conteúdo Editorial: Rodrigo Martini Um semanário doFundado em 13 de Janeiro de 1966 EXPEDIENTE Rua Treze de Maio, nº 360 Bairro Centro - Estrela/RS CEP: 95880-000 EDITORIAL FAÇA JÁ SUA ASSINATURA: 3712.1250 - VALOR ANUAL: R$ 230,00 À VISTA - CONSULTE VALORES A PRAZO Dar espaço ao contraditório, saber ouvir e extrair o que é mais significativo são algumas das responsabilidades do eleitor consciente. E, também, dos veículos de comunicação”
As pessoas sempre voltam para comprar com a gente. Temos alguns clientes há
de 20 anos”
Editor-chefe: Alexandre Miorim Jornalista responsável: Rodrigo Martini
COM
3Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Câmara aprova projeto para facilitar abertura de empresas

Atividades de baixo risco, como restaurantes, lanchonetes, padarias e comércio em geral, passam a ser dispensadas de alvarás de vigilância sanitária. Governo garante manter a fiscalização, mesmo com as novas medidas

Omunicípio

apenas, a inscrição municipal para início das atividades.

avan

ça para facilitar o processo a empre endedores come çarem a atuar. Os vereadores aprovaram na sessão dessa segunda-feira, 29, a Declara ção Municipal de Direitos de Liberdade Econômica. Mes mo com a unanimidade no Legislativo, a pauta motivou comentários sobre preocupa ções de alguns parlamentares.

A cidade passa a estar ade quada a uma lei federal de 2019, que garante a livre ini ciativa para empreendimen tos considerados de baixo risco. As empresas com essa classificação ficam dispensa das de ter Alvarás de Vigilân cia Sanitária, Meio Ambiente e/ou Funcionamento e Lo calização, sendo necessária,

As atividades de baixo risco ficam as definidas pelo gover no federal, mesmo que alguns municípios possam fazer adaptações. De acordo com o diretor da Vigilância Sani tária, Carlos Diedrich, a lista abrange uma grande quanti dade de empreendimentos.

“Do ponto de vista sanitário, se enquadram os restauran tes, lanchonetes, padarias, bares, óticas, entre outros.”

Outro objetivo é facilitar o processo de inscrição muni cipal pelo Tudo Fácil. “É uma plataforma online, integrada com a Junta Comercial do Es tado, que permitirá inscrever empresas em minutos”, explica Diedrich. Com as mudanças, os empreendedores e escritó rios de contabilidade não pre cisarão ir à prefeitura para pro tocolar e entregar documentos.

Com o ambiente virtual dis ponível para anexar documen

tos, não é necessário uma estru tura física, embora a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) ofe reça a Central das Empresas. “O espaço foi implantado para faci litar os processos das empresas, o que permite ao empresário desburocratizar o atendimen to”, diz Diedrich.

Fiscalização garantida

Na tribuna da câmara, al gumas manifestações cha

Município atualiza informações sobre os servidores públicos

Definir o perfil dos funcionários do município e evitar prejuízos pela perda de dados. Esse foi o objetivo do censo previdenciário, que terminou no dia 18, e listou os mais de 1,5 mil pessoas, entre ati vos e aposentados. Levantamento serviu também para vincular in formações trabalhistas ao sistema do governo federal.

A pesquisa foi feita em três etapas e teve um mês de dura ção. O servidor fez uma triagem das informações, que foram ve rificadas pelo setor de recursos humanos, passou para o aten dimento, onde tirava as dúvi das, e por fim teve os documen tos digitalizados.

A consulta foi a primeira em

mais de 10 anos. Com ela, o go verno buscou saber a formação dos servidores, situação habita cional, entre outros. Conforme o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augus to Pereira da Silva, a iniciativa foi para cumprir com a necessidade de manter os dados do e-social em dia. “Não foi para causar tra balho ou algum constrangimen to para o servidor, pelo contrário, foi para ter esses dados até no sentido de ajudá-los.”

As informações ficam no banco de dados interno do município, que se comprometeu a utilizar os dados apenas para o censo.

“A atualização desses dados nos ajuda a traçar um perfil real e atual do servidor público e abre a possibilidade de apresentar pro jetos que beneficiem também o restante da população”, explica a servidora Daiana de Ávila.

Agilidade nos processos

Situações delicadas, como o pedido de uma pensão após a morte de um servidor, por exem plo, tendem a ser menos buro cráticas a partir da atualização dos dados. O cadastro correto dos dependentes é medida fun damental para repassar à família os valores a que tem direito.

Em outros casos, como enca minhar uma aposentadoria, o governo muitas vezes precisava procurar o servidor para confir mar determinadas informações. Com a atualização mais comple ta, os processos serão acelerados.

Possibilidade de não receber

Um aspecto sobre o censo

maram a atenção, como a do vereador Volnei Zancanaro (União Brasil). “Quando ex plicaram (o projeto) para nós, ficamos e estamos com medo. Ele permite que não se fiscali ze mais os restaurantes, quem trabalha com comida.” Ele ainda cogita pedir revogação da lei, se houver problemas.

O parlamentar Luís Fernando Kalsing (PTB) foi na mesma li nha, ao sinalizar a necessidade de um cuidado maior com as questões que envolvem alimen

Projeto foi aprovado na sessão desta semana. Um dos principais comentários sobre a pauta foi do vereador Volnei Zancanaro (União Brasil)

tação. A promessa da vigilância é manter a fiscalização, pelo menos é o que garante o diretor do departamento. “As empresas continuarão sujeitas à fiscaliza ção de rotina ou em razão de denúncia”, finaliza Diedrich.

Atendimentos para aposentados e pensionistas são feitos na sala do Funprev, na prefeitura

previdenciário que gerou ques tionamentos por parte dos apo sentados e pensionistas foi a retomada da prova de vida. Em junho foi aprovada uma lei que autoriza a suspensão dos bene fícios para as pessoas que não comprovem que estão vivas. Na

justificativa, o governo queria “evitar fraudes e pagamentos in devidos”.

O secretário explica que o não pagamento seria em últi mo caso. Ele lembra de casos onde funcionários do setor de recursos humanos precisaram ir para Porto Alegre, em busca dos familiares de servidores que ha viam falecido. “Isso é uma coisa que eu já passei na Brigada. Se eu não fizesse a prova de vida no mês do meu aniversário, no ou tro deixaria de receber.”

JHON WILLIAN TEDESCHI JHON WILLIAN TEDESCHI
4 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Leilão suspenso abre chance de unidade regional sobre o plano de concessões

Setor produtivo reafirma necessidade de usar adiamento das concessões para buscar alternativas frente a proposta do Estado

Naprimeira análise do setor produtivo, a suspensão da con corrência das rodo vias estaduais do bloco 2, trou xe alívio. Passada uma semana da decisão, líderes locais estão em compasso de espera para os próximos passos.

“Na prática, para nós, ter pa rado o processo foi o ideal. Es távamos 100% focados no as sunto concessões. Haveria, sem dúvida, um envolvimento disso no processo eleitoral”, diz o pre sidente da Câmara da Indústria e Comércio da região (CIC-VT), Ivandro Rosa.

Para alguns, é a chance de re alinhar as bases locais e, de fato, conseguir a unificação regional. “Fragmentar o Vale só nos en fraquece. Não sei se consegui remos reunir todas as institui ções, mas pelo menos, temos mais tempo para apresentar de forma mais estruturada as nos sas demandas”, reforça o presi dente do Conselho de Desen volvimento (Codevat), Luciano Moresco.

Ainda que com posições di vergentes em alguns aspectos, o representante dos prefeitos, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), e chefe do Executivo de Colinas, Sandro Herrmann, também destaca o maior tempo como uma oportunidade para “reconstruir pontes.”

Como a temática pedágios interferiu nas relações institu cionais, inclusive com a des filiação de 12 municípios da Amvat, mantém a posição: “em nenhum momento nos organi

Nova data para o leilão é avaliada e, por enquanto, não há alterações no projeto

zamos enquanto região e leva mos uma alternativa ao plano do Estado. Por vezes ficamos na crítica pela crítica de setores bem específicos.”

O presidente da CIC-VT con corda com parte dessa análise. Na avaliação de Rosa, cada líder local se preocupou com seus limites e o olhar macro, para o todo da região, ficou distante.

“O Estado aceitou muitos pe didos de municípios. No texto final, houve inclusive o aumen to dos custos com impacto na tarifa.”

O Estado havia antecipado o interesse em reagendar o leilão logo quando retirou o edital, na quarta-feira da semana passa da, 24 de agosto. Caso tivesse sido mantido o cronograma, o resultado seria conhecido hoje, perto das 14h. A nova data ain da não foi confirmada, nem mesmo se haverá um momento para rediscussão da proposta.

O bloco compreende trechos das ERSs 128, 129, 130 e 453, no Vale do Taquari, e das 135, 324 e BR-470, que conectam Nova Prata a Erechim, no norte gaú cho. A futura concessionária terá a obrigação de duplicar

282,7 quilômetros de rodovias.

Pelo plano, há uma previsão de construir 48 passarelas e 173 intersecções. Entre os des taques das obras, está a dupli cação da ERS-130, entre Lajea do e Arroio do Meio.

Incerteza sobre revisão no plano

Desde a nota pública emitida sobre a interrupção do proces so, o Estado não voltou a falar sobre o assunto. No documen to, o motivo alegado para tal de cisão se sustentava no “pedido das empresas interessadas em ter mais tempo para estudo do projeto.”

Em nenhum momento é cita do o momento político, as críti cas ao modelo feita em especial pelas forças produtivas regio nais e pelo Codevat, a abertura de processos judiciais por três associações ligadas ao comér cio, indústria e serviços.

A dúvida central dos repre sentantes de instituições locais é quanto ao prazo de reaber tura do processo. “Sou muito franco. Não tenho certeza se o leilão não será logo após a elei ção. Não temos muitas garan tias, mas gostaria que o Estado não fizesse isso”, afirma Rosa e realça: “não temos nenhuma si

nalização de que haverá espaço para alguma mudança na pro posta.”

Para o presidente da CIC-VT, o ideal seria uma rediscussão do cronograma de obras, com a suspensão do fundo garan tidor (depósito antecipado de R$ 6,7 milhões para cada ponto percentual de deságio) e a pre visão em contrato de implanta ção do free flow (cobrança por quilômetro rodado) .

Tapa na cara

A justificativa apresentada pelo Piratini é criticada pelo Codevat. Para Moresco, as ma nifestações populares, do em presariado regional e a própria consulta pública que apontou mais de 98% dos entrevistados contra o pacote não foram sufi cientes para sensibilizar o poder público. “Só ouviram o pedido dos consórcios interessados em participar do leilão? Esse foi o critério para suspender? Isso é um tapa na cara da sociedade.”

A reportagem entrou em con tato com a Secretaria Extraor dinária de Parcerias, do gover no do Estado, responsável pelo acompanhamento dos estudos e da modelagem do edital de li citação. A resposta foi a seguin te: “Neste momento, o Estado vai se reservar à nota publicada

sobre o adiamento. Estamos avaliando uma nova data para o leilão e, por enquanto, não há alterações no projeto.”

Mais aceitação entre prefeitos

O presidente da Amvat, San dro Herrmann, destaca que entre os prefeitos lindeiros há menos resistência à proposta do Estado. “Dos nossos associa dos, há mais ressalvas em Cru zeiro do Sul. O restante apoia o formato da concessão.”

De acordo com ele, o leilão vai acontecer, tendo ou não re visões. “A EGR não se justifica. É preciso investimentos para qualificar nossa infraestrutura. Olha o que está acontecendo na BR-386. Daqui a pouco podere mos ter movimentos similares nas estradas estaduais.”

Para Herrmann, o imbróglio principal se deve ao custo final da tarifa. “Da forma que está, é muito caro, concordo. Se ficar mos acrescentando obras, será ainda mais alto.”

Processos

Das três ações propostas pelas associações comerciais de En cantado (Aci-E), Lajeado (Acil) e Arroio do Meio (Acisam), duas foram encaminhadas para o Foro Central de Justiça de Porto Alegre (Lajeado e Encantado). O pedido de liminar perdeu for ça devido ao cancelamento do leilão. Com isso, os prazos para algum despacho judicial foram revistos.

O advogado e integrante da Acil, João Pedro Arruda, destaca que o entendimento era de que as ações deveriam ficar em âmbito regio nal. “Como essa discussão sobre quem deve julgar é secundária, entendemos que não vale a pena recorrer e prolongar o debate, de modo que se optou por aguardar a manifestação da Vara da Fazen da Pública do Foro Centra”. De acordo com Arruda, pelos prazos, a manifestação da Central de Li citações do Estado tem como data limite o dia 13 de outubro.

FILIPE FALEIRO
5Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
02 a 05 de setembro FINDIIMBATÍVEL Promoções válidas o período de 02 a 05/09/2022 ou enquanto durarem os estoques. Taxa de juros: 12x (0+12) 2,9% a.m. e 40,92% a.a., nos cartões de crédito. Vendas a prazo sujeita à análise de crédito. Imagens meramente ilustrativas. Compre pelo WhatsApp 51 99288 7463 *220V *220V FREEZER CONSUL 451973 Parcela de R$ 379,90 | Total a prazo (0+12) R$ 4.558,80 3.799,00 à vista 4.269,00 R$ R$ 470,00 DE DESCONTO FROST FREE 400 LITROS 534 LITROS REFRIGERADOR BRASTEMP 451977 Parcela de R$ 359,90 | Total a prazo (0+12) R$ 4.318,80 3.599,00 à vista 4.029,00 R$ R$ 430,00 DE DESCONTO

Candidatos discutem propostas e assumem compromissos com os Vales

Debate ocorreu no Teatro Univates na manhã dessa quinta-feira. Sete concorrentes ao cargo máximo do RS compareceram ao evento. Temas como a infraestrutura e educação predominaram nos discursos

Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br

Necessidade de me lhorias na infraes trutura regional, investimentos em educação, finanças públi cas e qualificação da mão de obra. Alguns dos temas que predominaram no debate com os candidatos a gover nador do Rio Grande do Sul, ocorrido nessa quinta-feira, 1º. Sete postulantes compa receram ao encontro, que ocorreu nas dependências do Teatro Univates.

O evento foi organizado numa parceria entre os gru pos A Hora e Folha do Mate e a Fundação Univates, e bus cou dos candidatos o com promisso com o desenvolvi mento dos vales do Taquari e Rio Pardo. Houve transmissão ao vivo pelas rádios A Hora e Terra, e também em vídeo nas redes sociais dos dois grupos.

Estiveram presentes Vicen te Bogo (PSB), Roberto Argen ta (PSC), Luis Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo), Eduardo Leite (PSDB), Viei ra da Cunha (PDT) e Edegar Pretto (PT). Dos convidados, apenas Onyx Lorenzoni (PL) não compareceu. A organiza ção estabeleceu como critério a representatividade dos par tidos no Congresso Nacional.

O debate foi estruturado em cinco blocos e permitiu o enfrentamento direto entre os candidatos, em perguntas com tema livre e sobre áreas e setores específicos. Entidades dos dois Vales também tive ram a oportunidade de ques tionar os concorrentes sobre projetos e demandas locais. Todos os postulantes tiveram o mesmo espaço para apre sentar propostas e ideias.

Sobre o debate

- Ao todo, o debate com os candidatos a governador foi dividido em cinco blocos.

No primeiro, os candidatos responderam a uma pergunta elaborada previamente pela organização;

- No segundo bloco, os candidatos escolhiam adversários para responderem perguntas sobre temas específicos propostos pela organização;

- O terceiro bloco teve enfrentamento entre os candidatos, com tema livre;

- No quarto bloco, cada candidato respondeu a uma pergunta elaborada pelas entidades regionais;

- O último bloco foi destinado às considerações finais

- Em todos os blocos, a ordem de apresentação foi definida por sorteios prévios;

“Se eleito, que atenção seu governo dará às demandas e

Estive aqui na região em janeiro para acompanhar a angústia dos nossos agricultores, que viveram a maior estiagem dos últimos anos. Fomos ao MP e fizemos com que a RGE assumisse compromisso de investir R$ 430 milhões nos próximos cinco anos. Quero ser governador para acompanhar de perto e impedir que essa região seja novamente desrespeitada”.

Edegar Pretto , PT

“Vemos a força que o turismo nessa região vai adquirindo e, por isso, nós temos investido forte em projetos em parceria com os municípios, como a ciclovia entre Estrela, Imigrante e Colinas. Também a orla do rio Taquari, aqui em Lajeado e projeto de qualificação da estação ferroviária em Muçum. Então, vamos dar muito apoio para que se consolide essa vocação turística da região.”

O ecossistema de inovação implantado aqui em Lajeado é um modelo que queremos levar para todo o Rio Grande do Sul. Precisamos fortalecer nossas cooperativas e destravar o processo produtivo para quem quer empreender, sem as amarras que o Estado coloca. Vou unir as regiões. Nada de baixo ou alto Vale do Taquari”.

Temos pautas importantes para essa região, sobretudo nas concessões das rodovias estaduais. Primeiro, vamos defender a união das regiões baixa e alta. Até porque a concessão da ERS-129, ERS-130 e Rota do Sol foi feito sem nenhum diálogo. Isso é um problema muito sério. Quem tem que dizer como vai ser, quais os detalhes, é a região produtiva”.

Na abertura do debate, os sete candidatos responderam a uma pergunta. Veja o que cada um respondeu:
6 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
PP

desafios dos Vales do Taquari e Rio Pardo?”

PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES

Infraestrutura e pedágios

No quarto bloco, os sete candidatos responderam perguntas previamente ela boradas por entidades das duas regiões. A ordem foi de finida por sorteio. Vieira da Cunha foi questionado sobre o potencial inexplorado das hidrovias nos dois Vales e so bre como pretende destravar este modal de transporte.

“Sou de Cachoeira do Sul, uma cidade portuária. Temos imenso potencial a ser ex plorado aqui no RS. E somos muito dependentes do trans porte rodoviário. Temos que investir em outros modais, de maneira planejada. Pre cisamos transformar o Pelt (Plano Estadual de Logística de Transportes) em um pro grama de estado”.

Já o questionamento a Ri cardo Jobim foi sobre que modelo de pedágio pretende ria implantar caso seja eleito. “Um modelo que a sociedade queira, voltado às pessoas que frequentam e que o setor produtivo utilize. O que foi proposto aqui não atende aos anseios da região. Tem que consultar quem é usuário. Do contrário, não tem sentido”.

Luis Carlos Heinze foi per guntado sobre como garantir melhores condições às rodo vias não pedagiadas. “Eu de fendo as concessões, com isso vamos diminuir a demanda das estradas. Mas um modelo democrático, como foi feito aqui na BR-386, e não impos to. As que não forem pedagia das terão nossa atenção. Mui tas estão abandonadas”.

Qualificação e eficiência

A pergunta que Roberto

Argenta respondeu foi volta da a consolidação dos Vales como um destino turístico. “É um setor gerador de em pregos. Sei porque faço isso. Vamos trabalhar muito nis so, com os novos pontos tu rísticos que se criam aqui. Mas também precisamos pensar no emprego. É o que dá autoestima e dignidade às pessoas”.

Vicente Bogo foi questio nado sobre como tornar o Estado mais eficiente e efi caz, com menos impostos. “Hoje, o que mais pesa é o custo com inativos. Para so brar dinheiro, tem que conter despesas e aumentar receita, mas não com a inflação, que é um ganho ao Estado sobre o empobrecimento da popu lação. É preciso fazer revisão completa disso”.

Desenvolvimento

Edegar Pretto respondeu uma pergunta voltada ao fortalecimento do setor pri mário na região. “Se produz muito aqui, apesar das difi culdades. Vamos potencia lizar isso. Precisamos de um novo programa para fortale cer a geração de energia para o campo, colocar nossos ban cos, a estrutura do RS para aumento da produção e bara tear custo da comida”.

O espaço aos coredes e abertura de diálogo do go verno com as regiões foi o questionamento direcionado a Eduardo Leite. “Sentamos, conversamos e chamamos regiões, dialogamos com pre feitos e setores econômicos. Alteramos a consulta popular para que fiquem apenas os projetos de desenvolvimento regional, que interferem dire tamente na economia local”.

Me identifico muito com essa região. Temos quatro fábricas aqui, investimos e geramos empregos há mais de 30 anos. Temos que duplicar a ERS-130, de Venâncio a Encantado, pois a produção aumenta a cada dia. E para manter a produção e geração de empregos, temos que duplicar ao menos esse trecho. Não podemos esperar mais 30 anos para isso”.

Roberto Argenta,

A primeira coisa é definir um projeto de futuro ao nosso Rio Grande do Sul, com investimento ambiental, em saneamento básico, controle e tratamento de dejetos maior segurança na aplicação de quimos na lavoura de fumo.

Outro eixo é a indústria de alimentos. Precisamos agregar mais valor à nossa produção, seja de frangos, suínos, de leite ou erva-mate”.

Conheço bem a região e a cidade onde fui mais votado proporcionalmente na minha última eleição, em 2010, foi Taquari. Me sinto não só identificado, mas comprometido com os Vales. Se tiver a honra de ser governador, podem ter certeza que os gargalos que impedem o crescimento das duas regiões serão resolvidos. Seremos parceiros”.

Vieira da Cunha,

Vicente Bogo ,
7Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
PSC
PSB
PDT
Pedágios, setor primário e turismo foram temas abordados pelas entidades aos candidatos FOTOS CACO MARIN

Plataforma de currículos busca aproximar candidatos e empresas

Como cadastrar

Na avaliação do diretor, a faci lidade de acessar a plataforma, seja pelo computador ou celu lar, deve impulsionar o número de cadastros. “Queremos pro porcionar uma ferramenta que não seja difícil de mexer. O fato de estar na palma da mão ajuda bastante”, afirma. Ele também reforça que há uma sala para atendimento aos que precisa rem de auxílio.

Silva ressalta a possibilida de de a plataforma chegar aos jovens que estão prestes a in gressar no mundo do trabalho.

O cadastramento ocorre de forma gratuita, tanto para candidatos, quan to para as empresas. A plataforma solicita o preenchimento de dados que possam facilitar a comunicação com os empreendimentos. Desta forma, a empresa poderá ter contato de forma direta com o candidato, além de saber possibilidades de deslocamento e personalizar o banco de vagas de acordo com a oferta. Acesse o site pelo QR CODE:

Uma

plataforma para aproximar candidatos às vagas de trabalho e as empresas deve ser lançada nos próximos dias pela administração municipal.

O “Conecta Estrela” é uma ferra menta em que os moradores da cidade podem cadastrar o cur rículo de forma interativa e os estabelecimentos controlam as buscas por meio de filtros.

Com o objetivo de qualificar e aproximar as duas partes, o Exe cutivo estabeleceu diálogo com

os empresários para entender quais são as necessidades do mercado de trabalho. Da mesma forma, traçou perfil do candi dato que busca atendimento de forma frequente. A plataforma faz parte do Programa de Traba lho do município.

O diretor do Setor de Trabalho da Secretaria de Desenvolvi

mento, Inovação e Sustentabi lidade (Sedis), Daniel da Silva, destaca que hoje as duas pon tas estão distantes e isso resulta em vagas abertas e pessoas fora do mercado de trabalho. Com a plataforma, que terá gerência da administração municipal, é pos sível aprimorar a comunicação entre empresa e candidato.

Ele destaca que a procura nesta fase pode ser complicada pela dificuldade de elaborar currícu los ou por falta de orientação. “Eles estão fora da nossa bolha de atendimento. Como estão sempre conectados, o site pode chegar até eles”, avalia.

Melhora na qualificação

De acordo com o diretor, a movimentação da plataforma

permitirá que o Executivo con ceitue os cursos de qualificação.

As capacitações também fazem parte do Programa de Trabalho Conecta Estrela e seguem em fase de elaboração.

Ele explica que por meio dos currículos ofertados e vagas ofere cidas, será possível adaptar a de manda dos cursos de acordo com as necessidades. “Podemos ter um percentual exato de números, tanto positivos, quanto negativos. Isso nos permitirá trabalhar em cima do déficit e vamos ficar mais assertivos”, avalia Silva.

“Conecta Estrela” permite cadastros de forma gratuita e auxilia na busca de empregos e profissionais
KARINE PINHEIRO Plataforma auxilia no contato entre candidato e empresa
8 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Valorizar a vida é a melhor prevenção

Campanha mundial de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo ocorre no Brasil desde 2014. Município organiza ações para integrar equipes de saúde, pacientes e a comunidade

Diego(nome fictício) tem 24 anos e che gou pela primeira vez no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Estrela em 2017. Sua mãe o deixou no local e foi trabalhar. Naquele momento, ele já ha via passado cerca de dez anos entre diferentes tratamentos psicológicos.

“Era uma tristeza enorme. As coisas não fazem muito sentido. A vida era meio cin za”, admite. Segundo ele, ape sar de todo o tratamento an terior, era difícil se abrir pelo julgamento que as pessoas ainda têm da depressão e da ansiedade.

Após passar uma manhã inteira na instituição, Diego ainda não sabia, mas havia tomado o primeiro passo para superar pensamentos e ideias de suicídio. Para ele, os remé dios ajudam, mas o tratamen to no Caps mudou sua vida. “A vontade de viver tinha sumi do. É como se ela brotasse de novo a partir daí.”

A mãe de Diego sempre o apoiou em seu tratamento. Segundo ele, perceber que pelo menos uma pessoa se importa foi o suficiente para seguir em frente.

Um dia de cada vez

Diego acredita que, num primeiro momento, é neces sário encontrar motivos para viver todos os dias. “Focar na quilo que é bom, adia os pen samentos ruins. Cada vez que você se prende a um momen to, tem mais oportunidade de perceber que é possível viver sem esse peso”, aponta.

A assistente social do Caps, Lori Braun, explica que pes soas próximas são importan tes para a continuidade no tratamento dos pacientes. “É necessário o envolvimento de uma rede de apoio quando uma pessoa não tem energia para dar o primeiro passo e buscar ajuda”, afirma.

A enfermeira Débora Mar tins lembra que não é apenas o Caps que pode atender essa demanda. “Qualquer um está sujeito a ter um sofrimento psíquico. Essa pessoa nessa si tuação precisa de alguém para conversar, e isso pode ser feito também no posto de saúde”,

diz. Em alguns casos, a equipe faz o primeiro atendimento e pode redirecionar o tratamen to para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A campanha

O Setembro Amarelo ocor re em 78 países. Dentre eles, o Brasil. Em 2022, o tema é “Criando esperança através da ação”. O objetivo é refletir

a necessidade de ações coleti vas para lidar com essa ques tão de saúde pública.

Uma das psicólogas do Cen tro de Atenção, Maria Angéli ca Hartmann Gräeff, ressalta a necessidade de o poder pú blico investir na promoção da saúde mental. “Falam em pós-pandemia. Mas antes da pandemia, a depressão já era a maior causa de afastamen to do trabalho. Com a Covid, aumentou muito a nossa de manda, em especial dos casos de ansiedade na população mais jovem”, argumenta.

Autocuidado

A psicóloga Ana Júlia Knack lembra que o paciente precisa também fazer mudanças na sua rotina para valorizar sua própria vida. “É hoje confirma do que o exercício físico ajuda muito quem tem ansiedade.”

Setembro Amarelo em Estrela

Roda de Conversa Dia: 4/09/22

Horário: 15h

Local: Escadaria da Polar Público alvo: comunidade em geral Organização: Caps e equipe de saúde mental da atenção básica

Seminário “Saúde Mental e Prevenção do Suicídio” Dia: 14/09/22

Horário: 8h

Local: Câmara de Vereadores de Estrela Mediação: psiquiatras Clara Rohrsetzer Sfoggia e Luciana Silveira Público-alvo: profissionais da rede intersetorial Organização: Caps

Seminário “Valorização da vida”

Dia: 26/09/22

Horário: 13h30min

Local: Câmara de Vereadores de Estrela Público-alvo: comunidade em geral e convidados Organização: Caps e equipe de saúde mental da atenção básica

Ana Júlia afirma que uma série de atitudes pode contri buir para o autocuidado. Ela aponta que atitudes como cuidar da beleza e comer me lhor não servem apenas para isso, mas também para se sen tir bem consigo mesmo, o que complementa o tratamento e a medicação.

Diego trabalha para se ocu par sempre. Ele tem como paixão a arte gráfica. Há al guns anos, não tinha vontade de desenhar. Hoje, ele pega o lápis todo dia para produzir algo quando está em casa e, a partir disso, faz planos para o futuro. “Eu ainda vou montar um estúdio de tatuagem, te nho certeza”, completa.

Débora Martins enfermeira Maria Angélica Hartmann Gräeff psicóloga Ana Júlia Knack psicóloga Além das ações externas, oficinas do Caps reforçam ações pelo autocuidado no mês de setembro O Caps promoveu, em maio, uma passeata para chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental FOTOS: MARCELO GRISA
9Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realiza, no dia 16 de setembro, mais uma reunião-almoço. E o convidado para palestrar no tradicional encontro da entidade é o superintendente de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Fábio Furst de Loreto, que abordará o tema “Inovação e cuidado na gestão de pessoas”.

Na oportunidade, associados da Cacis e comunidade regional poderão conferir dicas sobre o assunto. “A Cacis está sempre atenta às necessidades dos seus associados. A gestão de pessoas faz parte do cotidiano da classe empresarial, sendo uma área que constantemente precisa estar se adequando.

Por isso, a sua participação é muito importante”, convida o presidente da Cacis, Gerson Strehl.

A reunião-almoço inicia às 11h45min e ocorre no Estrela Palace Hotel. O investimento para sócios da Cacis é de R$ 60 e não sócios R$ 70. É necessário confirmar presença até o dia 14 de setembro, pelo telefone (51) 3712-1900 ou, ainda, pelo e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br.

A reunião-almoço é uma realização da Cacis Estrela, com apoio da Unimed VTRP. O patrocínio é de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas e Grupo A Hora.

Venda mais

O próximo evento da Cacis Mulher será no dia 13 de setembro, a partir das 18h30min, no auditório da La Salle, buscando trazer orientações para que as mulheres consigam vender mais na prática. Os consultores Mario Robertho e Francis Kettner vão falar sobre rotinas diárias que vão fazer vender mais todos os dias.

Associadas da Cacis Mulher têm acesso gratuito e demais interessadas podem aderir com investimento de R$ 15. Inscrições podem ser feitas na secretaria da Cacis, pelo whatsapp (51) 98633-0021.

Região celebra 200 anos da independência do Brasil

Municípios mobilizam escolas e entidades para o bicentenário da formação do país na próxima quartafeira, 7 de setembro. Tradição de bandas marciais vem desde o começo dos anos 1960

VALE DO TAQUARI

Leônidas

Erthal, 79, se lembra bem de como eram os desfiles de 7 de setembro há mais de 60 anos. Em 1959, ele e colegas da Escola Normal Rural Estrela da Manhã, em Estrela, começavam a treinar com um grupo de ins trumentos de banda marcial.

Em 1960, começaram as apresentações, no centro da cidade. “Nós já sabíamos músi ca por termos harmônios para tocar”, relembra o professor de história aposentado.

Leônidas tocou na banda até completar os estudos. Depois disso, passou a trabalhar na mesma escola. Por isso, pode acompanhar os trabalhos da banda até meados dos anos 1970, quando foram encerra das as atividades.

Apesar de as bandas que se apresentam hoje nos eventos

ESTRELA

Mateada da Independência

• 7 de setembro, às 14h, no Parque Princesa do Vale Atividades

• Brinquedos infláveis

• Oficinas lúdicas com as escolas

• Apresentações culturais

• Apresentação de bandas marciais escolares

Exposições

• Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

• Oficinas esportivas com a Setcel

• Venda de lanches pelos CPMs das escolas

• Ervateiras

• Participação das cooperativas escolares

da Semana da Pátria serem centrados nos músicos adultos, o professor é otimista. “Hoje te mos projetos, como na Casa de Cultura, para que os mais no vos possam aprender e quem

sabe a gente ter mais ação das crianças em idade escolar nos desfiles”, projeta.

Confira abaixo a programa ção dos 200 anos de indepen dência do Brasil na região.

FAZENDA VILANOVA

• 4 de setembro, 9h, na Avenida Rio Grande do Sul

• Desfile com Escolas municipais e estadual, associações esportivas, clubes e comunidades, banda marcial, banda Portal da Fazenda, CTGs, coral, Corpo de Bombeiros e a banda EEEM Pedro Rosa, de Tabaí

IMIGRANTE COLINAS

•7 de setembro, 8h30min, na Av. Dr. Ito João Snel

• Hora cívica

• Orquestra Municipal de Imigrante

• Percurso às 9h15min

• Participam crianças de EMEIs, EMEFs e da Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio

• Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 10

• 7 de setembro, 9h30min, na Praça dos Pássaros

• Desfile de escolas e entidades

• Hora cívica no Ginásio Municipal às 10h30min

• Lanche para alunos e professores

BOM RETIRO DO SUL

• 7 de setembro, 8h, na Escola Yraja Luiz Barros de Moraes

• 8h30: abertura oficial, com início do passeio

• Trajeto: saída pela Rua Jorge Fett, segue pela Rua Peri Ribeiro, após Av. Senador

Pinheiro Machado até o parque

• Sorteio de brindes no Parque Pôr do Sol

Próxima reunião-almoço da Cacis abordará a inovação e o cuidado na gestão de pessoas
Palestra será ministrada pelo superintendente de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Fábio Furst de Loreto
Marcelo Grisa marcelogrisa@jornalng.net.br
Aos 79 anos, Leônidas Erthal ainda recorda dos desfiles da década de 60 Instrumentos foram obtidos com verbas federais, pelo então deputado João Lino Braun MARCELO GRISA ARQUIVO PESSOAL
10 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
11Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

DÁLIA APRESENTA PRODUTOS E PLATAFORMA DIGITAL NA EXPOAGAS 2022

Nesta edição da feira, a cooperativa lançou os queijos Dália, a linha gourmet e apresentou a plataforma de e-commerce

Torneio regional promove integração na terceira idade

Pela sétima vez con secutiva, a Dália Ali mentos participou da ExpoAgas 2022 rea lizada pela Associação Gaúcha de Supermercados após um hiato de três anos sem a maior feira supermercadista do Cone Sul. O evento reuniu 458 expo sitores entre os dias 23 e 25 de agosto no Centro de Eventos na Fiergs, em Porto Alegre.

A cooperativa apresentou aos visitantes do evento o ca tálogo de produtos que levam a marca Dália, com destaque para a apresentação da nova linha de queijos, que são cinco tipos: muçarela, prato, provo lone, coalho e queijo colonial, que chegaram recentemente ao mercado, sendo o muçarela, reconhecido como um dos me lhores durante concurso esta dual em Carlos Barbosa. Ainda no setor lácteos, o Leite Dália UHT Integral, zero lactose, des natado, semidesnatado e na li nha Sabor da Fazenda, integral e zero lactose, além dos treze pratos prontos e congelados da linha Gourmet. Já na área da avicultura, o “Pollo D’oro”, assi natura para a carne de frango Dália, do Programa Frango de Corte, que vem se consolidan do e ganhando mercado inter nacional. No portfólio, tem ain da os variados cortes suínos.

Além dos produtos, a coope rativa apresentará a plataforma de e-commerce que inclui todos os produtos Dália. Conforme o supervisor de vendas, Elton Lima, essa é a oportunidade de aproximar a indústria e o vare jo. “A feira nos possibilita o con tato pessoal com os clientes, mostrar nossa linha de queijos em grande escala e ainda, apre sentar o nosso e-commerce, plataforma que atualmente alguns representantes já utili

zam, mas a intensão é termos uma expansão gradual”, afirma.

Para o supervisor, a ExpoA gas é um momento importante para fortalecer a marca Dália, pois a feira recebe visitas de representantes varejistas de outros estados também.

SEMPRE SER LEMBRADO

Para o gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Weingartner, o evento é a principal feira do setor varejis ta do RS. “É importante estar presente para ser visto pelos clientes. É o momento de fa zer contato com fornecedores, ver os lançamentos, novidades e participar de diversas pales tras. Além disso, a Dália é uma marca tradicional do RS e por isso precisa estar presente para sempre ser lembrada”, finaliza.

AGAS JOVEM

A Dália Alimentos, como nos anos anteriores, segue sendo uma das patrocinadoras da AGAS Jovem, que ocorreu no dia 23 de agosto, às 15h, no Auditório do Sesi. A palestra foi proferida pela diretora de marketing dos Supermercados Dalben, Fernanda Dalben, que abordou a palestra “É tempo de olhar dentro da Caixa”. Em seguida, um debate sobre lide ranças entre a jornalista Giane Guerra, o Presidente da Neu gebauer, Ricardo Vontobel e o Diretor Executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério.

A ExpoAgas reconheceu os melhores estandes sendo que a Dália conquistou o terceiro lugar na categoria grande por te. Ao longo dos três dias de evento, foram mais de 55 mil pessoas que estiveram pre sentes na Fiergs.

Competição de esporte adaptado contou com equipes de dez municípios. Atividades integram projeto voltado à promoção da saúde

ESTRELA

equipes), Indústrias, Linha Wink e Distrito de Glória.

Apesar de apontar times cam peões, o evento visa a integra ção. Medalhas de participação e brindes foram distribuídas a todos os atletas.

A classificação geral ficou: 1ºLanguiru “A”; 2º - Languiru “B”; 3º - Wink; 4º - Boa União “A”; 5º - Amigos do Câmbio; 6º - Cana barro “A”; 7º - Westfalia; 8º - Ca nabarro “B”; 9º - Boa União “B”; 10º - Glória.

Vida Saudável nos bairros

Segunda-feira

8h – Boa União

9h20 – Auxiliadora

Terça-feira

8h – Novo Paraíso

9h30min – Glória

14h – Linha Wink

Mais

uma edição da Integração Re gional de Câmbio da Terceira Idade ocorreu nessa terça-feira, 30. O evento tem promoção da Se cretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Se tcel), e faz parte das atividades do Programa Vida Saudável.

Dez equipes participaram da competição: cinco de Estrela, quatro de Teutônia e uma de Westfália. Com isso, mais de 120 atletas com 45 anos ou mais jo garam durante o dia.

Os times de Estrela represen tam os núcleos do Vida Saudá vel nos bairros Boa União (duas

Vida Saudável

O Vida Saudável de Estrela promove atividades de integra ção. O projeto é direcionado a pessoas acima dos 45 anos e é gratuito.

São oito núcleos com aulas uma vez por semana. É permiti do e incentivado que moradores de outros bairros ou localidades frequentem aulas dos núcleos já existentes. São três no interior: Glória, Novo Paraíso e Wink. Nos bairros, há núcleos no Indús trias, Imigrantes, Oriental, Boa União e Auxiliadora.

O onjetivo é proporcionar ati

Quarta-feira

8h – Oriental 9h20min – Imigrantes

Quinta-feira 14h – Indústrias

vidades físicas e de lazer, de se gunda a quinta-feira, nos dois turnos, conforme uma agenda fixa (veja o quadro).

Interessados nas vagas podem obter mais informações na sede da Setcel e nos próprios núcle os. É possível falar de forma di reta com o professor orientador Alex Galla Kranz pelo telefone e WhatsApp 98165-0931.

Campanha nacional contra pólio segue até a próxima sexta-feira

Secretaria planeja ação especial, após o término da campanha, no bairro Nova Morada

ESTRELA

A Campanha Nacional de Va cinação contra a Poliomielite ocorre até a próxima sexta-fei ra, 9 de setembro. Entretanto, a Secretaria Municipal da Saú de planeja ações mesmo após o fim da iniciativa de maior abrangência.

Além da imunicação de crian ças de zero a 5 anos nas Uni dade Básica de Saúde (UBS)

Central e do bairro Boa União,

ações especiais têm sido feitas nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O cronograma prevê mais duas iniciativas. Na próxima terça-feira, 6, das 8h às 10h, na ESF Indústrias, e outra no dia 12 de setembro, segunda-feira, das 11h às 14h30min, no bairro Nova Morada.

Para tentar atingir os índices previstos na campanha nacio nal, a pasta fez ainda mutirões em escolas e na feira Estrelas do Conhecimento, no porto de Estrela.

Iniciativa busca reforçar cobertura vacinal contra doença erradicada DIVULGAÇÃO Evento ocorreu no Ginásio Municipal Ito Snel nessa terça-feira, dia 30
12 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
DIVULGAÇÃO
INFORME COMERCIAL
Produzido por: AI da Dália Alimentos
13Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

ILMA SAND WAHLBRINCK, 85, morreu na quarta-feira, 31. Se pultamento foi na Capela Mortuá ria de Linha Ano Bom, em Colinas.

JOÃO BATISTA DA ROCHA, 89, mor reu na quarta-feira, 31. Sepultamento foi na Comunidade do Faxinal da Silva Jorge Bragantino, em Bom Retiro do Sul.

OTAVIO GUILHERME DIENST MANN, 77, morreu na terça-feira, 30. Sepultamento foi no Cemitério Evan gélico Linha Geralda Alta, em Estrela.

MARIA CECILIA DRES CH, 95, morreu na terça-feira, 30. Sepultamento foi no Ce mitério Católico, em Estrela.

WILMA PORT MESSER, 93, morreu na segunda-feira, 29. Sepultamento foi no Cemitério Evangélico Luterano, em Colinas.

ILTON MILDNER, 85, mor reu no sábado, 27. Sepultamen to foi na Sociedade Cemitério Arroio da Seca, em Imigrante.

• Fone: (51) 3712-1250

• WhatsApp: (51) 9 8650-5460

• E-mail: recepcao@jornalng.net.br

JOSÉ HENRIQUE BLAU, 72, morreu na sexta-feira, 26. Translado ao Memorial e Crematório Jardim Monta nha dos Vales, em Santa Cruz do Sul.

14 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022 NG ANUNCIE AQUI! CLASSIFICADOS
OBITUÁRIO
Para informar falecimentos: ROD. BR 386, KM 350 - ESTRELA/RS CONCRETIZE ARTEFATOS DE CIMENTO 51 9.9373-7615 ESPECIALISTA EM BLOCOS E PAVIMENTOS DE CONCRETO

Preparativos para obras da ciclovia começam em Daltro Filho

Ordem de início para construção de trajeto, que vai de Estrela a Imigrante, foi dada no dia 20. Dois trechos no município somam investimento de R$ 4,7 milhões

Equipes já trabalham para abrir ruas no bairro Daltro Filho desde a última sema na. O local será o ponto final do trajeto de 37 quilômetros de ciclovia, que ligará as ci dades de Estrela, Colinas e Imigrante.

O custo total é de R$ 12 milhões, entre recursos do programa Avançar no Turis mo e contrapartida das três prefeituras.

Em Imigrante, são R$ 4,7 milhões para um trecho de 11,5 km, entre Seca Baixa e Daltro Filho, até as imadia ções do Convento São Boa ventura. Desses, R$ 2,4 mi lhões são do município, com o aporte de R$ 2,3 milhões do governo estadual.

A ação começou após a as sinatura, no último dia 20 de agosto, da ordem de início dos trabalhos para a obra. O evento teve presença dos prefeitos e do governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior.

Números da Ciclovia

Estrela

R$ 4,8 milhões km

Colinas

R$ 2,5 milhões km

Imigrante

R$ 4,7 milhões km

Total

R$ 12 milhões km

Trecho próximo do Convento São Boaventura já pode receber obrasMáquinas atuam no local desde a semana passada CARLOS EDUARDO SCHNEIDER/DIVULGAÇÃO
17Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
13
12,5
11,5
37
18

Governo avança na instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade

Nove vias da área urbana já receberam melhorias na iluminação. Cerca de 1,5 mil pontos devem ser substituídos. Investimento é de R$ 1,3 milhão

bém tem o fato de que a ci dade fica mais bonita se bem iluminada”, afirma.

Amodernização

da ilu minação pública deve contemplar toda a ci dade. Até o momento, cerca de 300 pontos de lâmpa das de LED foram instalados nas principais vias da cidade. O Executivo planeja trocar ao menos 1,5 mil lâmpadas no restante da área urbana e territórios rurais. A estratégia tem o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica e proporcionar maior seguran ça aos moradores.

de Desenvolvimento do Ex tremo Sul (BRDE) no valor de R$ 1,3 milhão para finan ciamento da renovação foi aprovado pelos vereadores em sessão nessa terça-feira, 30. Entre as localidades be neficiadas estão Pinhal, Cruz das Almas e Faxinal.

O prefeito Edmilson Bu satto destaca que a nova estrutura apresentará mais eficiência se comparada com as antigas. “Não temos uma iluminação de qualidade nos bairros. São lâmpadas fracas com voltagens baixas. Tam

Por este motivo, as melho rias também estão atreladas a segurança dos moradores. O chefe do Executivo comenta que algumas ruas da cidade ficam muito escuras, o que di ficulta a circulação de veículos e pedestres, além de facilitar roubos e assaltos.

Outro ponto avaliado pelo Executivo é a economia com iluminação pública. De acor do com Busatto, a contenção de gastos pode chegar a 60%, entre consumo energético, materiais e mão de obra, ain da que as lâmpadas LED du ram mais tempo que as con vencionais. Ele destaca que a empresa vencedora ficará

responsável pela manutenção durante cinco anos.

O projeto que autoriza a administração municipal a contratar operação de cré dito com o Banco Regional instaladas

“Já temos as principais ruas da cidade contempladas e percebemos uma redução

com os custos na área pú blica”, comenta o prefeito. A previsão é que em até três meses a instalação das novas lâmpadas iniciem.

Na primeira etapa, 300 pontos foram instalados DIVULGAÇÃO
19Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
1. Senador Pinheiro Machado 2. Cecília Koch Brackmann 3. Arlindo da Silva 4. Osvaldo Aranha 5. Waldemar Arnt 6. Mathias Vicente Diedrich 7. Álvaro Haubert 8. Reinaldo Noschang 9. Trecho de 2 km da ERS-129 1 2 9 8 7 6 5 3 4 Lâmpadas já
na área urbana

Projeto oferece qualificação a estudantes do Ensino Médio

Parceria entre câmara de vereadores e Senai, Trilhas da Aprendizagem prepara alunos para o mercado de trabalho. Aulas ocorrem na sede do Legislativo

significa também impulsionar o futuro da cidade.

O chefe do Executivo apon ta que Fazenda Vilanova é um dos municípios com maior crescimento, desta forma é necessário melhorar as estru turas. “Conhecimento é algo que rompe diversas barreiras. Com o desenvolvimento da cidade, precisamos de mão de obra qualificada para atuar em diversas frentes”, afirma.

Para a diretora da escola, Iara Reis, é necessário que os alu nos apresentem esse diferen cial nos currículos. Ela destaca que por meio do curso, os estu dantes terão melhores oportu nidades de contratação.

Aaula

inaugural do pro jeto Trilhas da Apren dizagem, que tem por objetivo qualificar e preparar os alunos para o mer cado de trabalho, reuniu estu dantes, familiares e autoridades na câmara de vereadores nessa terça-feira, 30. A iniciativa é do Legislativo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendiza gem Industrial (Senai) de Lajea do e deve formar pelo menos 20 jovens até o fim do ano.

As aulas de robótica e inser ção no mercado são gratuitas e ocorrem às terças e sextas-

feiras no turno da manhã, nas dependências da câmara. O projeto é voltado aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) Fazenda Vila nova e o investimento por es tudante é cerca de R$ 1 mil.

De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Senai, após a conclusão da Educação Profis sional, é possível perceber um acréscimo de 17,7% na renda.

O presidente do Legislativo, Sérgio Cenci Sobrinho, destaca que oferecer os cursos aos jo vens que estão prestes a se for mar na escola é uma forma de incentivar a continuidade dos estudos. Segundo ele, além de agregar novos conhecimentos, os alunos também sairão com uma formação complementar. “Tínhamos diversas opções para aplicar esse orçamento.

Mas investir na educação e nas pessoas pode resultar em outras diversas áreas”, aponta.

Até o momento, 16 alunos estão matriculados nas aulas de capacitação. Para facilitar o acesso deles ao local do curso, uma parceria com a administra ção municipal garante o trans porte, sobretudo aos que vêm do interior. O prefeito Amarildo da Silva ressalta que este apoio

Segundo o gerente de ope rações do Senai Lajeado, Jer ry Hibner, hoje o jovem deve pensar na inserção no merca do como uma prioridade, mas é necessário oferecer qualifi cação. Por este motivo, o pro jeto Trilhas da Aprendizagem é oferecido aos alunos que estão próximos de adentrar o mundo profissional. “Vamos oferecer conhecimento, ati tude, habilidade e trabalhar fatores comportamentais. O mercado é dinâmico e neces sita e necessita capacitação”, comenta Hibner.

Para participar do projeto, é necessário que os alunos do Ensino Médio façam a inscri ção na câmara de vereadores.

Vereadores se posicionam contra fechamento de escritório da Corsan

BOM RETIRO DO SUL

Uma moção de repúdio con tra o fechamento do escritório da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no muni cípio foi aprovada pelos verea dores durante a sessão na câma ra dessa terça-feira, 30. Segundo o autor da proposta, João Batista Ferreira (PSB), caso ocorra o encerramento das atividades, moradores de Bom Retiro do Sul terão que se deslocar até Estrela para tratar dos assuntos relacio nados à autarquia.

O documento destaca que há tempos o escritório não recebe nenhum tipo de manutenção. Durante o uso da tribuna, o par lamentar ainda aponta a falta de preservação como uma forma de coagir o fechamento. “Isso tudo vai esbarrar em uma pos

sível privatização. Vamos conti nuar lutando para que isso não aconteça”, afirma.

O gerente da unidade da Cor san de Estrela, Alexandre Scheid, afirma que não há nenhuma in formação sobre o fechamento do escritório em Bom Retiro do Sul. Ele ressalta que por vezes a unidade fica sem atendimento devido a falta de servidor para atendimento, mas que deve continuar em funcionamento.

Ação popular

As interrupções das obras na ERS-128 ainda causam revolta nos parlamentares e na comuni dade. Em 11 de agosto, o Depar tamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) afirmou que um novo cronograma de obras deveria ser apresentado no pra zo de 15 dias. No entanto, uma data para retomada ainda não foi definida.

Devido aos perigos causados pela falta de sinalização na via, os vereadores João Ferreira Ba tista e Astor José Ely (PTB), pro puseram que os parlamentares, de forma conjunta, ingressem com uma ação judicial contra o Daer. Os vereadores também in dicaram uma ação popular.

Ely aponta a iniciativa como forma de a comunidade cola borar com o resultado das co branças. Ele também afirma que a autarquia mente ao explicar a falta de cumprimento do cro nograma. “Queremos evitar um acidente grave e esperamos há muito tempo”.

Já Batista destaca que o pe dido de informação acerca do assunto solicitado ao Ministério Público (MP) não foi respondi do. Ele ainda reforça que a pre visão de retomada seria no mês de agosto. “Até hoje só tem meia dúzia de remendos. Estamos iniciando setembro e não reto

maram os reparos”, comenta.

Projetos da saúde

O projeto que autoriza o Exe cutivo a firmar convênio com o Hospital de Caridade Sant’Ana, que consiste no repasse men sal de R$ 29,9 mil por mês, foi aprovado pelos parlamentares.

O valor é destinado à manuten ção do Centro de Diagnóstico e Sala de Urgência e Emergência,

visto que agora a casa de saúde é referência no atendimento em cirurgias gerais pelo SUS.

A nova tabela de preços de ser viços médicos e procedimentos e a abertura de crédito no orça mento no valor de R$ 27,9 mil para suportar as despesas da emenda do parlamentar João Ferreira Batista para a Liga de Combate ao Câncer também fo ram aprovadas em unanimida de pelos vereadores.

Acompanhados pelos pais, alunos assistiram aula inaugural do projeto, nessa terça, na câmara de vereadores Moção de repúdio foi aprovada por todos os vereadores DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
20 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Estrelense se destaca no Rio de Janeiro

Paulo Birck conquistou duas medalhas de bronze na modalidade rifle 22

Oestrelense Paulo Birck subiu duas vezes ao pódio no 2º Meeting Para límpico Loterias Caixa de tiro esportivo. A competição foi disputada por 22 atletas em provas de carabina, pistola e tiro ao prato (trap), nesse fi nal de semana, em dois locais do Rio de Janeiro.

Apesar dos bons resultados, Birck comenta que tem muito a aprender. “Estou evoluindo a cada prova e evento, conse guindo resultados melhores.”

O atleta comenta que gra ças ao esforço e dedicação na modalidade conseguiu se tornar um paratleta ligado ao Comitê Paralímpico Brasi leiro, o que o orgulha muito. “Não é muito comum e nada fácil chegar tão longe. Hoje vislumbro que tenho condi ções para estar representan do a seleção brasileira em modalidades internacionais.”

Na competição do fim de semana, Birck ficou atrás apenas de Carlos Garletti, medalhista de prata nos Jo gos Parapan-americanos de Lima, e Sandro Santorum.

Agora Birck vai usar as pro vas do Gaúcho para se pre parar para final do Campeo nato Brasileiro, onde os três melhores colocados em cada prova recebem bolsa atleta. “A minha meta é terminar entre os três, isso me deixará muito feliz.”

Resultados

R6 Carabina .22

50m – Posição

Deitado Misto SH1

1º lugar – Carlos Garletti – 604,6

2º lugar – Sandro Santorum – 574,2

3º lugar – Paulo Birck – 509, 3

R7 Carabina .22

3×40 50 m Masculino SH1

1° lugar – Carlos Garletti – 1094 – 24x

2° lugar – Sandro Santorum – 1034 – 11x

3° lugar – Paulo Birck – 834 – 3x

FOTOS: DIVULGAÇÃO Paulo Birck participou do 2º Meeting Paralímpico Loterias Caixa de tiro esportivo no fim de semana Atleta terminou a participação na competição com duas medalhas de bronze
| ESPORTES 21Sexta-feira, 2 de setembro de 2022 TIRO ESPORTIVO

Última rodada da fase classificatória

da Copa Soges ocorre neste sábado

ACopa Soges/386 Bu siness Park promove neste sábado a últi ma rodada da fase classificatória. Os jogos vão definir o futuro das equipes nas séries Ouro e Prata.

Na primeira divisão, Só Re senha, Super 10, Sombras, Brocadores e Diretoria bri gam pelas últimas quatro va gas para Série Ouro. Apenas Saidera e Xtotz United es tão garantidos na principal competição.

Na segundona a situação está mais definida. Três ti mes disputam as duas últi mas vagas. Cevadera United, Bud e Os Kururus NC (13).

Classificação

Primeira divisão

Xtotz United: 28 pontos

Saidera: 25 pontos

Só Resenha: 18 pontos Sombras: 17 pontos Super 10 Original: 17 pontos Brocadores: 16 pontos

Diretoria: 15 pontos

Demonhos: 12 pontos

Super 10 Original A: 11 pontos

Só Pela Cerveja: 9 pontos

Interditados: 7 pontos

Estrelas do Futuro: -3 pontos

Segunda divisão

Galácticos: 30 pontos

Meia Boca Juniors: 28 pontos

Firma: 22 pontos Nárnia: 18 pontos

Cevadera United: 15 pontos Bud: 14 pontos

Os Kururus NC: 13 pontos

Manguaça: 10 pontos

Super 10 Original B: 9 pontos Tsunami: 7 pontos Dinos: 7 pontos Hops Haus: 1 pontos

Agenda

Primeira divisão 12h30min

Xtotz United x Saidera 13h40min

Estrelas do Futuro x Diretoria 14h50min

Brocadores x Sombras

16h

Só Resenha x Demonhos Jr 17h10min

Só Pela Cerveja x Super 10

Original A 18h20min

Super 10 FC x Interditados

Segunda divisão 11h20min

Meia Boca Juniors x Galácticos 12h30min

Firma x Os Kururus NC 13h40min

Hops Haus x Tsunami 14h50min

Manguaça x Nárnia

16h Bud x Dinos 17h10min

Cevadera United x Super 10 Original B

Vale vaga na Série Ouro Centauros perde em Bento Gonçalves

Próximo compromisso da equipe é contra o URTC, em Estrela, no dia 18 de setembro

Depois de vencer na estreia, o Centauros Rugby comheceu o primeiro tropeço no Gaúcho de Rugby. Nesse domingo, a equipe jogou contra o Farra pos, em Bento Gonçalves e perdeu por 78 a 7.

Para o técnico Uary Gon dim, a equipe suportou bem os primeiros 30 minutos de jogo, onde se defendeu bem e atacou quanto teve possibi lidade. “Com o Farrapos não dá pra errar. Eles estão muito bem preparados e jogando em um outro ritmo.”

O técnico comenta que o placar não ilustra como foi a partida. “Como comen tei com o plantel, fizemos a nossa parte da melhor forma

possível, e apesar do resulta do temos que sair de cabeça erguida sabendo que deixa mos tudo em campo.”

O próximo compromisso do Centauros é no dia 18 de se tembro, em Estrela, contra a equipe do URTC.

Saidera disputa com o Xtotz United a liderança da primeira divisão. Jogo ocorre às 12h30min Foi a primeira derrota da equipe na competição estadual EZEQUIEL NEITZKE MARCELO GRISA
22 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022| ESPORTES MINIFUTEBOL RUGBY

Equipes jogam em casa neste domingo

Ecas recebe o Fortes e Livres, no titular e aspirante.

Rudibar joga contra o Fluminense, no veterano

ORegional Asliva ta promove neste domingo a quarta rodada da compe tição. Os jogos na categoria titular e aspirante podem apontar mais algumas equi pes classificadas para as oita vas de final.

Representante de Imigran te, o Ecas pode confirmar a classificação na categoria ti tular em caso de vitória sobre o Fortes e Livres. Aliado a isso, o time torce por derrotas de Canabarrense e Ouro Verde.

No aspirante a situação é um pouco diferente. O Ecas tem quatro pontos e para confirmar a vaga terá que vencer e torcer por derrota do Boavistense e que haja um derrotado no embate entre Canabarrense e Forquetense.

Outros destaques

Nos titulares apenas o Estu diantes está classificado para as oitavas de final. A rodada desse domingo pode confirmar mais 11 equipes. Já no aspiran te, o Missões, de Soledade, é o único garantido. A rodada pode classificar mais seis.

Veterano

Líder da competição, o Rudibar estreia em casa na competição. A equipe recebe o Fluminense, se vencer en caminha a classificação para semifinal, uma vez que vem de duas vitórias consecutivas.

Série B Região Baixa

Os jogos ocorrem na co munidade de Nova Berlim, Canudos do Vale. O primeiro jogo é entre Botafogo x Bom Fim. Já o Nova Berlim encara o Guarani. União, de Teutô nia, e Rudibar, de Bom Retiro do Sul, estão de folga.

Agenda Aspirante Veterano Veterano Série B - Região Baixa Série B - Região Alta
| ESPORTES 23Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
ClassificaçãoTitular/Aspirante Titular
REGIONAL ASLIVATA
Lajeado Estudiantes X Ouro Verde Westfália Juventude X Rui Barbosa Cruzeiro do Sul São Rafael X Taquariense Arroio do Meio Forquetense X Canabarrense Soledade Missões X 7 de Setembro Imigrante Ecas X Fortes e Livres Guaporé Juventude X Fluminense Marques de Souza Brasil X Minuano Venâncio Aires Palanque X Boavistense Equipes PG SG Disc Estudiantes 9 5 190 7 de Setembro 7 6 40 Palanque 7 3 160 Rui Barbosa 6 0 30 Juventude Westfália 6 4 70 Forquetense 5 1 90 Fortes e Livres 4 0 90 Ecas 4 0 120 Boavistense 4 0 130 Juventude Guaporé 4 0 140 Missões 4 -2 140 Brasil 4 0 160 São Rafael 3 -1 130 Taquariense 3 -3 160 Minuano 2 -2 50 Fluminense 2 -1 80 Canabarrense 0 -5 130 Ouro Verde 0 -5 180 Equipes PG SG Disc Missões 9 4 100 Minuano 7 2 30 Rui Barbosa 6 1 100 Taquariense 6 2 130 Estudiantes 6 4 180 Fortes e Livres 6 1 190 Fluminense 5 1 90 Brasil 4 0 130 Ecas 4 1 140 Palanque 4 1 150 7 de Setembro 4 0 200 Juventude Westfália 3 -3 10 Ouro Verde 3 -1 60 São Rafael 3 -3 120 Juventude Guaporé 3 -2 130 Boavistense 1 -2 70 Canabarrense 1 -4 80 Forquetense 1 -2 90 Equipes PG SG Disc Rudibar 6 3 40 Assespe 4 2 40 Unidos do Copo 3 1 0 Ouro Verde 3 -1 20 Estudiantes 1 -1 30 Fluminense 0 -1 10 Fortes e Livres 0 -3 10 Lajeado Estudiantes X Ouro Verde Lajeado Unidos do Copo X Assespe Bom Retiro do Sul Rudibar X Fluminense 13h30min Botafogo X Bom Fim 15h30min Nova Berlim X Guarani Folga: União e Rudibar 13h30min Atlético Caçadoren se B X Chapecó 15h30min Pouso Novo X Juventus Folga: Atlético Caçadorense A, São José e Relvado Nova Berlim/Canudos do Vale Pouso Novo Rodada deste domingo pode confirmar 17 equipes nas oitavas de final na categoria aspirante e titular Rudibar tem a melhor campanha na categoria veterano. Equipe se classifica para semifinal em caso de vitória neste domingo DIVULGAÇÃO EZEQUIEL NEITZKE

Entre os melhores clubes do Brasil

AECA termina em sexto lugar no Campeonato

Brasileiro

tremamente positivos.”

O desempenho individual e coletivo dos atletas da Aeca fize ram com que a equipe terminas se em sexto lugar geral entre 37 Equipes, de 15 Estados, mais o Distrito Federal. Na última tem porada, o time do Vale havia ter minado em 10º lugar.

Dos 14 atletas da Aeca que participaram do campeonato, 13 chegaram na final nas categorias

AAssociação

Ecologia e Canoagem (Aeca) está retornando de Santo Es têvão, Bahia, com bons resultados na bagagem. Além da sexta colocação geral, a equipe teve seis atletas medalhistas.

Entre os destaques estão Lu zia Dullius Arnhold e Gabriele Vitória Maron Oestrae campeãs na categoria K2 500m Menor. Já Jéssica Ströher volta com duas medalhas de prata. Uma na ca tegoria K1 500m Sênior e outra na K1 200m Sênior.

Segundo Marco Edson Car valho da Silva, coordenador da equipe, dos 14 atletas da AECA que participaram do campeo nato, 13 chegaram na final nas categorias. “São resultados ex

O coordenador comenta que esses resultados representam a conquista da inclusão de qua tro novos atletas no progra ma do Governo Federal, Bol sa Atleta, além da renovação de uma. Além disso cita que é uma prestação de contas para os dois projetos que ocorrem em parceria com os governos de Estrela e Lajeado. Da equipe que participou do Campeona to Brasileiro, seis pertenciam aos projetos sociais, sendo que quatro foram medalhistas.

Para o decorrer do ano, o ob jetivo da Aeca é renovar os pro jetos para captar mais alunos e lapidar novos atletas. “Quere

Resultados

K2 500m Menor Fem

Gabrielle Vitória Maron Oestrae e Luzia Dullius Arnhold (campeãs)

K2 500m Menor Masc

Calebe de Almeida e Thiago Eckhardt (medalha de bronze)

K1 500m Sênior Fem Jéssica Ströher (vice-campeã)

K1 500m Menor Fem Gabriele Ostrae (vice-campeã) e Luzia Arnhold (bronze)

K1 200m Sênior Fem

Jéssica Ströher (vice-campeã)

K1 200m Sênior Masc

Willam (5° lugar)

K1 500m Sênior Masc

Daniel Diedrich (6° lugar) e William (7° lugar)

K2 500m Sênior Masc

Daniel Diedrich e Willam (4° lugar)

K1 200m Cadete Masc

João Pedro Prestes Garcia (6° lugar)

Mini K1 500m Masc João Baldissera (4° lugar)

K1 500m Cadete Masc

João Garcia (5° Lugar)

K1 500m Junior Masc

Zinedine Zidane Pereira (8° lugar)

K1 200m Junior Masc

Gabriel Knebel (8° lugar)

K4 500m Junior Masc

João Baldissera, Zinedine Zidane, Gabriel Knebel e Samir Souza (5° lugar)

Colocação geral por equipe: AECA (6° lugar) – 147 pontos

Utilizado para cobertura do solo e pastagem. Alta produção de forragem. Alto grau de perfilhamento. Semeadura precoce. Ciclo longo de utilização.

Utilizado para cobertura do solo e pastagem.

Crescimento rápido. Adaptado para produção de massa em sistemas de plantio direto. Bom potencial de produção de grãos. Alta resistência à seca.

Milheto BRS 1501
Na Cooperagri você encontra as principais marcas e os melhores produtos para sua lavoura
Capim Sudão BRS Estribo (Aveia de Verão)
24 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022 NGESTRELA CANOAGEM
DIVULGAÇÃO
SEMENTES DE PASTAGENS DE INVERNOSEMENTES DE PASTAGENS DE INVERNO SEMENTES DE SOJA DAS MARCASSEMENTES DE SOJA DAS MARCASEM BREVE NA COOPERAGRI:EM BREVE NA COOPERAGRI: Rações Rações Peletizadas Peletizadas Milhos em Sacaria de 5Kg:Milhos em Sacaria de 5Kg: Milho GrãoMilho Grão Milho MédioMilho Médio Milho MoídoMilho Moído Milho VentiladoMilho Ventilado (51)3762 6447 (51)98208 3664 cooperagrisaojaco www.cooperagri.com.br Linha São Jacó Teutônia RS NOVIDADE: NOVIDADE:
Sonora Artesanal Aniversários Parque Pôr do Sol concentra lazer e cultura em Bom Retiro do Sul Idosos relembram a história e exercitam a dança e o teatro TURISMO COMUNIDADE Página 3 Páginas 6 e 7 VITRINE SOCIAL Por Karine Pinheiro Legado da experiência Explorar, pesquisar e descobrir. Alunos da rede municipal de ensino se aventuraram no mundo da ciência. Feira Estrelas do Conhecimento está com a segunda edição confirmada para 2023 Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Da exploração de curiosidades à resolução de desafios

Uma formiga viajan te que parou no caderno em um aluno garantiu o prêmio de 1° lugar à turma de 1° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas com o trabalho “O mistério do formigueiro: o fantástico universo das for migas” na primeira edição da Feira Estrelas do Conheci mento. A história da formiga que viaja empolgou os pe quenos para que desvendas sem como funciona o interior de um formigueiro.

A professora da turma, Graciela Tieze, conta que as crianças de 6 e 7 anos vira ram exploradoras e desco briram diversas funções do inseto. Entre as atribuições, eles falam um de cada vez na sala de aula, que as formigas têm olhos múltiplos, abdo me transparente, três patas de cada lado, afofam a ter ra, espalham sementes e, o mais importante, trabalham em equipe.

“Eles traziam formigas para a sala de aula. Todos se em penharam e os pais ajudaram em casa. Todos aprendemos juntoos”, destaca a professora. Graziela destaca que as crian ças possuem essa curiosida de nata e que esta é a melhor faixa etária para instigar a ci ência. Felizes com o resulta do, os pequenos contam que os avaliadores “choraram de felicidade” com o trabalho. E a expectativa para a próxima edição da feira é continuar ex

Alunos se transformaram em exploradores e descobriram como funciona o formigueiro

plorando.

Além de estimular a criati vidade, a supervisora da Leo Joas, Ângela Schossler, relata que foram muitas surpresas desde as etapas iniciais do projeto. “Eles apresentaram trabalhos relevantes e que trazem bons resultados. Eles aprendem a falar em público

Quem foram os vencedores

Anos Iniciais

1. O mistério do formigueiro: o fantástico universo das formigas

– EMEF Leo Joas (1º ano). Orientadora: Graciela Inês Tieze

2. A origem da língua brasileira de sinais – EMEF Leo Joas (4º ano). Orientadora: Jeanquele Nicolini Speth

3. Encantamentos da cultura negra – EMEF Pedro Jorge Schmidt (1º ano). Orientadora: Janaína Costa

Anos Finais

Alfabetização de crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, uma análise em nossa escola – EMEF Leo Joas (8º ano). Orientadora: Rosemeri Dilkin Os impactos na saúde devido ao uso de agrotóxicos – EMEF Arnaldo José Diel (8º ano). Orientadora: Erica Francieli Vargas Gonçalves

A mumificação no Egito Antigo: podemos realizar esta experiência na prática? – EMEF Odilo Afonso Thomé (7º ano).

Orientadora: Cíntia Sousa

e melhoram o vocabulário”, afirma. Em especial, ela des taca as alunas Maria Clara Maron, Lauren Rayssa Panichi Alves e Lara Stefany Oestrae Rodrigues, vencedoras da ca tegoria dos Anos Finais.

O trabalho “Alfabetização de crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, uma análise em nossa escola”, que surgiu da curiosidade de ana lisar o desempenho, apontou diversos fatores a serem ana lisados pelas estudantes. A supervisora destaca que tra balhos que agregam e geram conhecimentos são resulta dos também do empenho dos professores.

Como método de pesquisa, elas utilizaram folhas com gra vuras para os alunos das séries iniciais preencherem. Como resultado, constataram que, devido a pandemia, alunos do 3° anos estavam prejudicados

em relação à alfabetização. “Vamos aprofundar o tema e dar continuidade. Queremos sugerir oficinas extracurricu lares”, prospectam as alunas.

A professora orientadora, Rosimeri Dilkin, destaca que esses trabalhos geram um senso crítico, além da busca veemente por fontes de pes quisas confiáveis. ‘Foi um de safio muito bom de enfrentar. É algo diferente nesse âmbito e estávamos voltando de uma pandemia. Temos a sensação de que nosso trabalho dá cer to”, afirma.

“Queremos nos comunicar com ele”

Com o objetivo de se comu nicar com o colega que possui deficiência auditiva, os alunos do 4° ano tiveram como tema “A origem da língua brasilei ra de sinais”, vencedor do 2° lugar. A professora Jeanquele Speth, ressalta que além do aprendizado em sala de aula, eles puderam aprofundar o conhecimento e estabelecer uma melhor comunicação com o colega.

Os alunos explicam que buscaram toda a história da linguagem para apresentar. Atividades em sala de aula que envolve a Libras tam bém estimulam a prática

entre a turma. “Ele se sente valorizado e incluído. Que remos nos comunicar de forma que ele entenda tudo”, aponta uma aluna.

Feira para a região

Os três dias de evento foram um sucesso e a expectativa de público alcançada. Mais de 10 mil estudantes e 11,4 mil pes soas passaram pelos estandes de 60 trabalhos no Porto de Estrela. Mais de 35 municípios compareceram ao evento.

A secretária da Educação, Elisângela Mendes, afirma que devido ao êxito do even to, o Executivo planeja a feira de 2023 em âmbito regional. Ela destaca que o efeito cau sado na vida dos estudantes é imensurável. “Assistir às crian ças dando entrevistas, falando com propriedade, foi muito emocionante. “Esses frutos nós colheremos mais a fren te com uma cidade melhor e com seres humanos melho res”, afirma.

Devido a magnitude, o projeto foi apresentado em Brasília, com a presença do diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciên cia, Daniel Fonseca Lavouras, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “É um evento pioneiro no estado do RS”, afirma.

Grupo constatou déficit de aprendizagem em alunos do 3º ano devido à pandemia

Após reunir mais de 11 mil pessoas no Porto, organizadores da feira Estrelas do Conhecimento já iniciam preparativos para a edição de 2023. Docentes destacam comprometimento e criatividade dos estudantes
REPRODUÇÃO KARINE PINHEIRO
Sexta-feira, 2 de setembro de 20222

Parque Pôr do Sol

Ingredientes

1 peito de frango

1 creme de leite

1 pote de requeijão

2 tomates (médios)

2 cebolas (pequenas)

Modo de preparo

Cozinhe o peito e desfie.

2 colheres de sopa de extrato de tomate 300 g de queijo fatiado

1 pacote de batata palha

1 pacote de queijo ralado

Pique as cebolas e refogue com um pouco de óleo até ficar dourado. Acrescente os tomates picados. Mexa até se dissolverem.

Acrescente 2 colheres de extrato de tomate e um pouquinho de água Deixe cozinhar por uns 10 minutos e mexa para não queimar.

Desligue o fogo, acrescente a galinha desfiada e misture bem. Acrescente o creme de leite e misture novamente.

Em um refratário, despeje o molho com a galinha desfiada e o creme de leite.

Faça uma camada de requeijão em cima e depois outra com as fatias de queijo. Coloque no forno por uns 15 minutos até derreter o queijo. Tire do forno, acrescente a batata palha e o queijo picado e deixe por mais 5 minutos no forno.

Sede de diversas atividades culturais em Bom Retiro do Sul, o Parque Pôr do Sol possui playground para as crianças, quadra de futebol, espaço para corrida e caminhada, horta comunitária, academia ao ar livre e é um centro de lazer frequentemente visitado pela comunidade. Também abriga a Feira do Produtor e Espaço Mais Cultura.

Para quem gosta de curtir com a família e fazer um piquenique, também há um bosque com espaço para estender a toalha e sentar para aproveitar os lanches.

Também é o lugar ideal para tomar um chimarrão e curtir o pôr do sol com os amigos. A entrada no local é gratuita e o parque abre diariamente das 7h às 22h.

Por: Giulia da Costa
ESPAÇO Gastronomia Galinha escabelada Sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Herbert Bergesch

Literatura

A professora aposenta da Lélia Bergesch Barth, falou sobre os três livros de autoria do seu pai, escritor Herbert Berges ch - História e Memória (Volume 1 publicado em 2000); História e Memó ria (Volume 2 - publica do em 2003); e As Esco las do Passado.

Herbert Bergesch nasceu em Corvo, Es trela, hoje município de Colinas. Casou-se com Leda Birkheuer em 1952. O casal teve três filhos: Heleno, Lélia e Gildor. Os

Lucas Brolese e Amigos no Memorial de Estrela

Lucas Brolese e amigos estiveram no Memorial de Es trela para uma noite de canto. Na oportunidade o cantor apresentou diversas composições autorais, encantando os participantes do encontro.

Lucas Brolese, atualmente trabalha em São Pauloartista com formação em arte, música e educação. Can ta em seis idiomas e é compositor. Já levou sua música autoral e a música instrumental brasileira para 16 países. Trabalha com arte terapia e com deficientes visuais.

Estrela em 1942

O município de Estrela era essencialmente agrícola no ano de 1942. População de 28,8 mil habitantes, sendo que 4 mil pessoas (13,92%) resi diam na área urbana, 1,4 mil (5,09%) moravam na suburbana e 23,3 mil (80,99%) habitavam na zona rural do município.

Em 1942, foi instalado na cidade o Banco Agrícola Mercantil S.A. É construído um novo reservatório para o poço artesiano da Vila, assim como uma nova caixa d’água de cimento com capacidade para 50 mil litros em substituição a um velho tanque de ferro cuja capacidade era para 2 mil litros do líquido.

São construídos ainda o Abrigo Municipal na Praça Benjamin Constant (hoje Menna Barreto) e a Escadaria do Ziguezague. O Intendente Municipal era o poeta, Cláudio Toledo Mércio.

Maria Cecília Dresch “Sempre Tive Coragem”

Maria Cecília Dresch, nascida em Venâncio Aires, filha de Pedro e Leocádia Dresch, re sidia em Estrela desde 1949, e se considerava estrelense de coração. Casada com Fredolino Schmachtenberg, mãe de Maria Cristina e avó de Ana Luísa Wollmuth. Morreu no dia 30 de agosto de 2022.

Juntamente com seu irmão, Ito Dresch, abriram uma empresa especializada em vidros e tintas, a loja dos “Ir mãos Dresch”. A empre sa iniciou as atividades em 1951, na Rua da Praia (atualmente Arnal do José Diel). Mais tarde mudou-se para Rua Tiradentes em prédio do antigo Hotel Stein.

Foi a primeira mulher a dirigir veículos em Estrela. Fazia entrega de produtos em toda região numa caminhonete da empresa. Disse em entre vista para o Memorial de

Estrela: “Sempre tive cora gem”. Dona Maria sempre foi muito solidária com os mais necessitados. Gos tava de afirmar: “Fazer o bem sem olhar a quem”.

O Casarão em estilo enxaimel, na Avenida Rio Branco, foi idealizado

após sua saída da em presa. Tinha um terreno com prédio onde fun cionava antigamente um Salão de Baile, e resolveu construir uma edificação diferente no local. Con siderava o casarão um presente para Estrela.

livros estão à disposição para consultas no Memo rial de Estrela.
Sexta-feira, 2 de setembro de 20224 MEMÓRIAS DE aepan.ong@gmail.com COM AIRTON

Paróquia Santo Antônio de Estrela

A comissão construtora do prédio da primeira igreja foi nomeada pelo governo provincial em 1873, estava assim composta: Major Antônio Vítor de Sampaio Mena Barre to, Carlos Altmayer, Paulo Mallmann, Valentim Schossler e João Eckert. A igreja foi construída com recursos públi cos, mormente da loteria provincial. Na foto: padres da Paróquia Santo Antônio que atuaram entre 1873-1923.

Cipa da Prefeitura atuando em diversas frentes

Em recente reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) com o Controle Interno da Prefeitura de Estrela, foram destacadas as ações desenvolvidas para prevenir acidentes no trabalho dos servidores municipais.

Medidas que possam evitar completamente

os riscos de acidentes estão sendo sugeridas aos diversos órgãos públicos municipais. Debates sobre os acidentes ocorridos; Auxílio aos funcionários na prevenção de acidentes; A importância sobre a utilização do Equi pamento de Proteção Individual. A próxima reunião da Cipa ocorre no mês de setembro.

Desfile Cívico de 2007

Cerca de sete mil pessoas desfilaram em Estre la, no dia 7 de setembro de 2007, demonstrando seu patriotismo no Dia da Independência do Bra sil. O desfile, que ocorreu na Rua Júlio de Casti lhos, contou com representantes de 64 entidades. O prefeito Celso Brönstrup recebeu o Fogo Simbólico das mãos de um cavalariano do CTG Estrela do Rio Grande, que representou os patrio tas estrelenses.

Apresentação para 600!

Mais

uma apre sentação dos Grupos Fol clóricos de Estrela ocorreu em 27 de agosto. A categoria Ofi cial A, com seus 20 com ponentes, se apresentou para mais de 600 pessoas em uma confraternização da empresa BRF. O evento foi realizado no pavilhão do Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela.

Para este sábado, 3, ocorre mais duas apresen tações com as categorias Master e Sênior. O evento

é um Fandango de Forma tura de Danças de Salão na Sociedade Rio Branco, com uma bonita confra ternização de folcloristas alemães e gaúchos juntos mais uma vez.

Dia 7 de setembro, os Grupos Folclóricos de Es trela farão uma oficina pública de danças tipicas no Parcão. Quem dese jar, poderá experimen tar as divertidas e alegres danças alemãs. O evento ocorre a partir das 14h e é aberto a todos!

Sexta-feira, 2 de setembro de 2022 5

ESTRELAS DO CONHECIMENTO

A verdadeira festa do saber. A primeira edição da Feira Estrelas do Conhecimento, além do sucesso em público, instigou os alunos da rede municipal de ensino. Diversos projetos brilhantes, elaborados pelos es tudantes, chamaram a atenção de quem circulava pelos estandes.

Ivete, Mari, Fabíola, Bernardo, Lara e Amanda Sofia da Veiga, Bernardo Storck, Mariah Horn e Yohanna Pereira Prof Priscila Pedrosos, Ágatha Fontoura, Bianca Feil e Telmo Nunes Neto Mônica Lisik, Silvana Bueno, Sophie Osterkamp, Thaís Ritter e Marcelo Osterkamp Gabrieli Voss, Sofia Santos, Amanda Silva, Amanda Victoria, Jordana Leal Mossate e Emely Emanuelle Vivian Aline dos Santos, Vinicius Gabriel Gehlen, Aline Oliveira e Marisa Moraes Milena Markus, Natieli Bogner e prof Vitória Fell Dirceu, Miguel, Vicente e Rosângela Natinelly Matos, Emanuela Machado, Antônia Portes, Angélica da Costa, João Victor de Borba, Kemilly Fernandes, Karoline Pinto, Pâmela Vitória Erichsen e Ana Laura Vogt Jonatas da Silva, Maria Carolina Mallmann, Carina Hartmann, Valentina Fell e Rafaela da Rosa
COMUNIDADE Sexta-feira, 2 de setembro de 20226

Artes Cênicas aos idosos

Um dia para incentivar a cultura. Em parceria com a prefeitura, o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Iacen) ofereceu oficina de teatro e dança no dia 30 de agosto. A iniciativa faz parte do projeto “Artes Cênicas 60+” para valorização do envelhecimento ativo e saudável.

Memórias e histórias

Com o tema Cida dania e Ética, o mu nicípio de Bom Reti ro do Sul promoveu rodas de conversas e oficinas em alusão ao 4° Dia Estadual do Patrimônio Cultu ral, no espaço Mais Cultura. Com parti cipação da melhor idade, as memórias da cidade foram pauta do evento.

Amigos do Baile, da Linha Delfina Irani e Ivani Reinaldo e Olga Paula, Isadora, Kaya e Inês Noici e Ilga Terezinha, Nadir, Lourdes e Celita
Sexta-feira, 2 de setembro de 2022 COMUNIDADE 7

O Emílio Egewarth celebrou os 70 anos no dia 27 de agosto. A comemoração ocorreu na Casa Prediger, em Colinas, onde amigos e familiares se fizeram presente. Felicidades!

O fim de semana no Sonora Artesanal reuniu grande público. O pub localizado na Linha Chá da Índia, Distrito de Costão, em Estrela, conta com espaço ao ar livre, o novo ambiente Bier Haus, bebidas artesnais e culinária típica alemã.

A Karin Kern festejou seus 50 anos em 26 de agosto. Para cele brar o momento especial, ela organizou uma festa e recebeu suas amigas. Na foto, a aniversariante feliz pela data. Parabéns!

Por Karine Pinheiro karine@jornalng.net.br A pequena Elisa Cecília Hauschild recebeu a bên ção do Batizado no dia 20 de agosto na Igreja Matriz Santo Antônio. Seus pais Talyssa Valerius e Daniel Hauschild e seus familiares celebraram o momento. Karin Kern Talyssa, Elisa e Daniel Diogo Fagundes, Marco Aurélio Hauschild e Sônia Silva Angela Von Mühlen, Juliana Maria Spaniol, Maria Kunzler e Adriano Plentz Agnes Sulzbach, Fuca, Hilário Schneider, Maria Inês Verruck e Terezinha Strehl Prediger Emílio Egewarth ISMAEL ISMAEL
Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
8
DIEDRICH
DIEDRICH
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.