MACIEL DELFINO
Westfália
Uma vida dedicada à fotografia Quinta-feira, 4 de agosto de 2016
1483
Página 5
Ceat ajusta detalhes para inaugurar teatro Novo local de espetáculos será inaugurado dia 18 durante 35º Encore e 16ºEncorse CÁSSIA COLLA
Lajeado
A
cidade contará com um novo espaço para promoção cultural. O Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) será inaugurado no dia 18, durante o 35º Encore e 16º Encorse. O teatro segue os moldes das casas de grandes espetáculos. Segundo o diretor da instituição, Rodrigo Ulrich, para concretizar a ideia, o investimento supera os R$ 4 milhões. O palco foi projetado em estilo italiano, com área total de 92,5 metros quadrados, tendo altura de boca de cena de 6 metros, largura de 9,7 metros e profundidade de 6,25 metros. O espaço para apresentações tem uma área de quartelada com 25 peças removíveis, além de um elevador de orquestra com 25 metros quadrados. A construção conta com foyer (inferior e superior) com 120 metros quadrados para recepção do público e um backstage que comporta três camarins, dois deles individuais e um coletivo, com capacidade para receber até dez pessoas. Conforme Ulrich, a promoção da cultura é uma tradição da instituição. Em 2006, o projeto do novo prédio já previa a construção do teatro. Enquanto o novo complexo foi inaugurado em 2013, apenas a estrutura externa foi concluída.
ao dançarino dançando, mas é importante perceber os elementos que estão fora do palco principal.” A enxada é um elemento que também vai ao encontro da história secular da escola, em especial, ao trabalho dos antepassados ligado à agricultura. “É simbólico, mas nossos antepassados capinaram muito para que hoje pudéssemos colocar os projetos em prática.”
Agenda de eventos
Trabalhadores cuidam de pequenos detalhes técnicos, equipamentos, limpeza e pintura do ambiente
“Em 2015 começamos a trabalhar na parte interna com os projetos acústicos, cenotécnicos e de áudio e vídeo”. As obras iniciaram em janeiro e levaram cerca de oito meses para serem concluídas.
Aposta na cultura A instituição usa a cultura como ferramenta de formação dos estudantes. Por isso, estimula o desenvolvimento de habilidades individuais por meio de aulas de música, teatro, coral e conjuntos instrumentais. “A escola faz um investimento
deste porte porque o Ceat acredita nas atividades artísticas como formadores de sujeitos para nossa sociedade.” Os eventos pretendem integrar e estar abertos à sociedade do Vale do Taquari. “Se queremos desenvolver uma sociedade culta, não podemos trabalhar apenas com nossas crianças, jovens e pais.” O local também estará disponível para locação e realização de eventos. Além do conforto e potencial técnico da infraestrutura interna, o ambiente oferece estacionamento fechado com cem vagas.
Raízes Ontem à tarde, estavam sendo feitas a limpeza, pequenos ajustes e testes dos equipamentos. O grupo trabalhava na instalação de uma obra de arte do artista lajeadense Alessandro Cenci, no foyer do teatro. A escultura feita com enxadas faz referência à plateia. Segundo Ulrich, cada enxada representa as reações dos rostos das pessoas que prestigiam o espetáculo. “A obra mostra o outro aspecto do ambiente cultural. A referência comum que fazemos está ligada ao ator em cena, ao músico tocando,
A escola trabalha em uma agenda cultural até o fim do ano. Para inaugurar o palco, o teatro recebe, no dia 18, a 35ª edição do Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (Encore) e o 16º Encontro Nacional de Corais (Encorse) da Rede Sinodal de Educação. O evento já conta com cerca de 800 inscritos. As atividades ocorrem de forma simultânea, entre os dia 18 e 19, nas três instituições da rede – no Ceat em Lajeado, no Colégio Martin Luther de Estrela e no Colégio Teutônia. No dia 20, os três grupos se reúnem no Ginásio do Complexo Esportivo da Univates, quando fazem um concerto. A apresentação é um culto festivo aos 500 anos da Reforma Luterana.