Jornal A Crítica - Edição 2137 - 26/02/2023

Page 1

CONVITE EM MÃOS

n O presidente do SindicatoRuraldeCampoGrande, Alessandro Coelho, entregou o convite em mãos para a senadora Tereza Cristina participar do 3º Interagro,quediscutirátemas importantes para o agro negócio. O evento, que ocorrerá em junho, busca tornar a produçãoagropecuáriadoestado mais competitiva e sustentável. Inscrições estão abertas no site do evento: www.interagro2023.com.br.

Com a confirmação de um caso de mal da “vaca louca” no País, e a suspenção das exportações para China, a população segue apreensiva com o possível aumento no preço da carne vermelha.

Presidente da Fiems, Sérgio

Longen estreita laços institucionais com o Comando Militar do Oeste

n O presidente da Fiems, Sérgio Longen, foi recebido na quinta-feira (23) pelo Comandante Militar do Oeste, general de Exército Anisio David de Oliveira Junior, em visita oficialàsededoCMO,emCampo Grande. A visita teve por objetivo conhecer as atividades e operações realizadas pela organização militar em toda sua jurisdição, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e MatoGrosso.Avisitafoiacompanhada pelo chefe do Centro de Coordenação e Operações do CMO, general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho,

e pelo chefe do Estado-Maior do CMO, general de brigada Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira. Ao agradecer pela oportunidade de conhecer de perto a atuação do Exército Brasileiro, em especial na área social, o líder empresarial destacou a parceria de longa data entre a Fiems o CMO.

Reconheço a importância dos trabalhos que foram e são construídos em parceria com o CMO. Vamos avançar em convêniosdosmaisvariados,como energia fotovoltaica e qualificação profissional, que têm dado muito certo”, afirmou.

Veja na página 4•A

Indústria de MS apresenta crescimento na linha de produção

Abertura de empresas no Estado registra recorde

Veja na página 6•A

Porém, segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, há boatos propagados pelas redes sociais de que a doença ajudaria o governo a manipular o mercado do alimento. “Esse é um discurso, de quem não quer o bem do Brasil, de quem gosta de plantar fake news. Peço à população. O Brasil é um país eficien-

te, moderno, transparente, com regras claras. Não acreditem em mentiras”, pediu Fávaro. Em entrevista à CNN na quinta-feira (23), a senadora e exministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que não vê espaço para redução no preço da carne bovina devido ao caso de mal de vaca louca identificado no Pará. O Governo vem

seguindo as recomendações sanitárias do Ministério da Agricultura. Na sexta-feira (24), o governador Eduardo Riedel recebeu o relatório do impacto causado no mercado do Estado devido ao embargo das exportações para China e também o resumo das ações da Iagro quanto ao sistema de vigilância interna. 3•A

Veja na página 2•B
RESUMO EDIÇÃO Nº 2.137 • R$ 1,50 • CAMPO GRANDE-MS, 26 DE FEVEREIRO DE 2023 DIRETOR EXECUTIVO: JORNALISTA LUIZ CARLOS FEITOSA • EDITADO DESDE: 01 DE AGOSTO/1980 Mesmo com confirmação de “vaca louca”, preço da carne não deverá subir ou diminuir VEJA NA PÁGINA 6•A Com gestão financeira eficiente, Adriane Lopes impulsiona crescimento da Capital Conselheiro Jerson Domingos é eleito por unanimidade para presidir TCE-MS FOTOS: DIVULGAÇÃO Veja na página 3•A Veja na página 6•A Cada vez mais em alta, Bonito recebe
34 mil turistas em janeiro
FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

SOCORRO:

n Tem razão o deputado Pedrossian Neto (foto) sobre a falta de recursos públicosàsentidadesassistenciaisefilantrópicas. Um exemplo é a nossa Santa Casa (como todas no país). Como a tabela do SUS está há 20 anos sem atualização, fica difícil cobrir os custos. Lembro: a hora em que a pessoa está mais fragilizada é o da doença.

PESQUISA: A politização cresceu após as últimas eleições. As pessoas assumiram posição. Em 2021, 55% dos brasileiros diziam que não eram nem de direita (ou de centro) e nem de esquerda. Mas em 2022 esse percentual caiu para 38% - mais brasileiros se definiram como de direta (31%) e de esquerda (17%). Portanto houve a consolidação do eleitorado da direita.

RÓTULOS: Nesta pesquisa recente do ‘DataSenado’ os temas debatidos nas eleições incentivaram a tomada de posição. Um dos mais influentes foi em relação as questões demoralecostumes.Percebe-seocrescimentodoantipetismo. Muita gente, antes neutra politicamente, saiu da toca e hoje exibe orgulhosamente o rótulo de direita.

O TROCO: Com o centro e a direita fortalecidos, ganha apoio no Congresso a PEC que acaba com o mandato vitalício e aposentadoria aos 75 anos dos ministros do STF. A ideia é cortar o ativismo político da corte e recuperar as prerrogativas do legislativo. A matéria tem o aval do presidente/senador Rodrigo Pacheco e roubará a cena política neste ano.

OPOSIÇÃO: Em todos os níveis os oposicionistas dependem da postura do Governo, dos situacionistas que detém o poder. Seria como a Terceira Lei de Newton onde toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade no sentido oposto. Afinal, as opiniões divergentes aquecem os debates e deles, às vezes, afloram boas ideias e até soluções.

EXEMPLO: Quem não se lembra do discurso de posse de WilsonB.MartinsnoGovernoem1983?Nolugardoconvite à oposição para a reconciliação em prol do Estado ainda de fraldas, acabou ‘cutucando a onça com vara curta’ fazendo críticas desnecessárias ao antecessor Pedro Pedrossian. Essa fala foi o combustível para fomentar a oposição.

DIFERENTE: Atento, Eduardo Riedel seguiu a cartilha de conduta de seu antecessor desde a posse. Um discurso técnico abrangente, sem ironias e indiretas, mostrando a importância de se aproveitar o bom momento econômico do Estado e falando em união da classe política sem discriminação partidária. Foi a antítese de Wilson B. Martins.

GRANDEZA: Riedel soube neutralizar setores da oposição e atraiu inclusive o PT ao Governo com cargos compatíveis a vocação da sigla. O gesto agradou inclusive ao Palácio do Planalto, aprovando a convivência do PT com o Governo (PSDB) oposicionista em nível nacional. Como se diz: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

SINAIS: Nas sessões do Legislativo é visível a postura dos integrantes dos deputados petistas nas tratativas de diferentes temas. Nota-se o comprometimento do PT em deixar sua marca em setores da administração do PSDB, da qual participa com cargos. Não foi por acaso que o PT foi contemplado com cargo na mesa diretora da Assembleia.

MATURIDADE: É visível nos debates da Assembleia Legislativa e ações do Governo. A fala pacífica e técnica de Riedel agrada a sociedade e adversários. Não por acaso que ao aceitar o cargo de líder do Governo na Assembleia o deputado Londres deixou claro em seu pronunciamento muito aplaudido: “ Não quero ser líder do confronto”.

INDEFINIÇÃO: Deputado Lídio Lopes resiste a ideia de seu ‘Patriota’ se fundir ao PTB de Delcídio do Amaral. Seu partido elegeu 4 deputados federais e o PTB só um. Mas juntos ultrapassariam o mínimo de 2% dos votos válidos no Brasil - atendendo a clausula de barreira. Sobre o seu futuro político e da sua mulher Adriane, Lídio disse-me que essa pauta não é prioridade.

OBA OBA: Especulou-se na eventual ida de Lídio e Adriane para o PP da senadora Tereza Cristina. Até o Clã Trad foi muito citado como protagonista nesta parceria para 2024. Mas analisando friamente esse cenário, acho que tudo isso não passa de efeitos carnavalescos. É o pessoal dando asas à imaginação como no comercial do ‘Red Ball.’

ATTENTION PLEASE: Como 2+2 é 4, as eleições na capital continuam decisivas para os projetos de todas lideranças e partidos. Daí - não é obra do acaso os flertes e namoros que gradativamente ganham espaço na mídia. Os eleitores também sabem que os políticos conversam entre si paracosturarapoios,aliançasecoligações.Fazpartedojogo.

Fundado em 01/08/1980

Editado por:

Empregado (a) doméstico (s)

Jornal afiliado a

EFC - Empresa Feitosa de Comunicação CNPJ-MF 00.586.945/0001-37

Jornalista profissional LUIZ CARLOS FEITOSA - DRT/MS 105/L.1/F.53

Diretor Executivo

ELIZETE CONCEIÇÃO RODRIGUES FEITOSA

Diretora Financeira

FONE: (67) 3317-7890 FAX: (67) 3317-7894

Redação, Administração, Departamento Comercial e Parque Gráfico:

Av. Júlio de Castilhos, 1747 • Sede própria - 79100-901 - C. Grande-MS

Representante: TÁBULA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

São Paulo - (0xx-11) 5507-5599 - Brasília - (0xx-61) 3242-7460

Whatsapp: (67) 99974-5440 Facebook: /acritica.jornal

Youtube: /wwwacriticanet Instagram: /acriticadecampogrande

Oartigo 7º, alínea “a” da CLT conceitua como empregados domésticos as pessoas (físicas e não jurídicas) “[...] que prestam serviços de natureza não-econômica à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas.” Na forma da lei, é proibida a contratação de menor de 18 (dezoito) anos para desempenho de trabalho doméstico. Assim, a prestação de serviços é de natureza contínua, subordinada, onerosa (recebimento de salário) e de finalidade não lucrativa à pessoa física ou àfamília,noâmbitoresidencialdestas,pormaisde dois dias por semana. Ex: babás, motoristas particulares, jardineiros, lavadeiras, cozinheiras, etc.

Olucrodoempregadorimpossibilitaafigurado empregado doméstico. Assim, o empregador, não poderá, por exemplo, exigir que o empregado doméstico, cozinhe para festas e restaurantes em que são cobrados um determinado preço de entrada ou pelos almoços ou jantares servidos. Quando o trabalhador presta serviços em chácara, fazenda, sítio, etc, se há objetivos econômicos ou comerciais, será considerado empregado rural e não doméstico. Por ex: somente tirar leite para o consumo da família do empregado e empregador é doméstico; tirar leite para vender para terceiros, é rural.

Em relação ao condomínio, porteiros, zeladores, faxineiros, motoristas e serventes de prédios de apartamentos se trabalharem no âmbito da residência do condômino (área particular) serão considerados como domésticos. Se trabalharem a serviço da administração (área comum) não é relação empregatícia doméstica.

São direitos do empregado doméstico: Salário mínimo nacional (ou da categoria); obrigatoriedade da adoção do controle individual de frequência; a jornada deve ser especificada no contrato de trabalho; recebimento de horas extras com adicional de 50%; regime de compensação de horas extraordinárias (banco de horas); remuneração de horas trabalhadas em viagem a servi-

ço; intervalo para refeição e/ou descanso; adicional noturno; descanso semanal remunerado; direito de folgar nos feriados nacionais, estaduais e municipais; férias + 1/3; 13º salário; licença-maternidade com duração de 120 dias; estabilidade da gestante (da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto;vale-transporte;FGTS+40%;seguro-desemprego (três parcelas no valor de um salário mínimo); salário-família (filhos com até quatorze anos de idade); aviso prévio; relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa; anotação do contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social; pagamento de INSS; aposentadoria; serinscrito/anoSimplesDoméstico(eSocial).Cumpre ressaltar que o PIS é único direito que o empregado doméstico não tem. Isso ocorre porque o emprego doméstico é regido por uma lei própria, a Lei Complementar 150/2015 (que prevê que a empregada doméstica não tem direito ao abono salarial do PIS).

Com o reconhecimento do vínculo dos empregados, os empregadores também tem a segurança e a garantia de preservação de direitos para ambos na relação contratual, principalmente em caso de possível acidente de trabalho ou doença equiparada, amparando o trabalhador perante o INSS.

Ainda estamos em pandemia. Cuide de você e da sua família!!!! (*) O autor ée advogado Trabalhista. Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de Direito da UNAES. Pós-graduado em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU São Paulo. Curso de Direito Jurídico do Mercosul pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS.

O perigo dentro da escola

Wilson Aquino (*)

Embora o conceito de que a escola é a segunda casa do aluno é verdadeiro e justo, pois é onde ele é educado e formado durante um longo período de sua vida, para poder um dia enfrentar o competitivo mercado de trabalho, carregando na memória e no coração a passagem de grandes e especiais professores e professoras, lamentavelmente alguns profissionaisdaeducaçãotemabusadodessarelaçãoemsala de aula e procurado executar um insistente plano de doutrinação de crianças, jovens e adolescentes às suas ideias e ideais de esquerda.

Nos últimos anos tem aumentado no Brasil o númerodedenúnciasdepaisealunosaesserespeito. Existem inclusive vídeos gravados pelos próprios alunos, em salas de aula, registrando os mais absurdos procedimentos desses profissionais que não têm nenhuma base legal para fazer isso. Apesar de ser uma minoria absoluta que insiste, de vez em quando, ao longo do período escolar, doutrinar sim estudantes, o assunto merece a atenção não só das autoridades, mas especialmente dos pais.

A introdução do celular em sala de aula facilitou o registro desses episódios, mostrando o radicalismo daqueles que deveriam se limitar a ensinar a sua disciplina para a qual foi contratado.

Mesmo sendo poucos episódios registrados e partindo de uma expectativa de que não são muitos profissionais da educação determinados a promover a doutrinação de seus alunos para que sejam, no futuro, seus aliados num viés político/social, os pais devem ter uma atenção redobrada com seus filhos matriculados em escolas públicas ou privadas. São suas obrigações acompanhar os conteúdos fornecidos aos seus filhos e observar com mais atenção os livros didáticos e outros impressos, recomendados por professores e até pela própria escola.

Rodoval Ramalho, doutor em ciências sociais e professor da UFSE,éumguerreironalutacontraadoutrinaçãoemsaladeaula. Ele diz que felizmente muitos alunos não só resistem a essas influências negativas, como procuram contestá-las e registrá-las, para expor via internet, a situação vexatória de muitos profissionais em sala de aula.

O doutor em ciências avalia também que esse mal é gerado na universidade. Segundo ele, é lá que tudo começa. “Existe ali uma profunda doutrinação dos acadêmicos” para que eles, quando forem para as escolas, comecem a fazer exatamente aquela perspectiva ensinada nas universidades, voltada para a esquerda.

Ele lamenta que esse sistema esteja enraizado profundamente na sociedade. Reconhece que mudar isso não é fácil, mas é

necessário. Uma das formas é exatamente esta, de trazer o assunto à tona para a reflexão da sociedade.

O renomado professor Olavo de Carvalho vai mais além. Diz que a fase da doutrinação nas escolas acabou há muito tempo e que eles (profissionais da educação) estão usando agora é a “manipulação do comportamento do estudante”. Diz que é um plano que transcende partidos políticos de esquerda e que é algo muito maior e mais poderoso, envolvendo grandes grupos financeiros em todo o mundo. São esses grupos que estão por trás desse interesse de domínio do indivíduo, buscando o enfraquecimento da sociedade para os fins mais absurdos.

Oproblemaseagravaquandovemosoutrasdenúncias(mesmo em número muito pequeno, insisto), de desrespeito à família e à igreja, também dentro de sala de aula.

Diante de toda essa triste realidade, podemos ver como Deus é mesmo incrível, pois por intermédio das Escrituras Sagradas, Ele já alertava as famílias para a necessidade da boa educação e formação dos filhos. Não é à toa que diz: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov. 22:6).

Muitos pais, obedientes aos ensinamentos e mandamentos do Senhor, fazem isso, criam seus filhos para que se tornem bons Cristãos, honrados, honestos, trabalhadores e virtuosos. Isso tem efeito imediato na formação da criança, dos jovens e dos adolescentes, pois quando se deparam com qualquer ensinamento que não são compatíveis com os que receberam em casa, desde pequeninos, conseguem contestar e recusar com firmeza. Nãoéàtoaquealgunscasosdeconflitosemsaladeaulavieram à tona, pois esses pequenos futuros cidadãos, com uma educação muito bem alicerçada no lar, souberam debater e contestar falsos conceitos e doutrinas que lhes foram aposentados como verdadeiras.

A educação dos filhos é uma dura tarefa que Deus confiou aos paisesomenteaeles.Eissonãoéfácil.Aindamaisnessesúltimos tempos excessivamente maus, onde influências malígnas como essas, até mesmo em salas de aula, ocorrem sem nenhum respeito ao indivíduo e à família. Certamente é por isso que o Senhor sempre nos alertou: “Orai e vigiai”.

(*) O autor é jornalista e professor

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 2•A OPINIÃO

Cada vez mais em alta, Bonito recebeu 34 mil turistas em janeiro

n O ecoturismo continua aquecido em Bonito, atraindo cada vez mais visitantes, conforme constata o Observatório do Turismo e Eventos (OTEB).

Em janeiro, Bonito voltou a bater recorde de turistas em nove anos: 34.800 pessoas passearam na cidade, número superior aos períodos de 2022 (30.220) e 2016 (28.414).

Os dados foram divulgadospeloBonitoConvention &VisitorsBureau(BCVB), associação mantida pelo setor privado que assumiu em 2022 a gestão e coordenaçãodaRotaTurísticaPantanal Bonito, integrada por 11 municípiosdasregiõesOeste e Sudoeste do Estado. A coleta de informações mensais pelo OTEB tem o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e da prefeitura de Bonito.

“Os números positivos demonstramqueosetorestá aquecido e em crescimento na Capital do Ecoturismo, superando 2016, que foi até então o melhor ano do turismonaregião”,atestaJanaína

Mesmo com confirmação de “vaca louca”, preço da carne não deverá subir ou diminuir

Mainchein, coordenadora do OTEB.

O turismo em janeiro teve uma ocupação hoteleira de 79%emBonito,enquantoem 2022 foi de 74%, com o preço médio de um apartamento duplo oscilando entre R$ 249,13(1estrela)eR$755,20 (4 estrelas). Os hotéis alcançaram notas próximas da máxima medidas pelo TripAdvisor e Booking. O aeroporto local registrou 2.224desembarques.Oprincipal meio de acesso ao destino ainda é o rodoviário.

Anuário estatístico - O número de visitações aos mais de 40 atrativos também estáemalta,comnovorecorde em janeiro: 137.678, com turistas realizando entre dois ecincopasseios.Noanopassado, no mesmo período foram registradas 123.989 visitações. Os atrativos mais procurados continuam sendo os balneários (63.919 visitações), flutuação (21.973), cachoeiras (14.950) e Gruta do Lago Azul (11.750, corres pondendo a 82% de sua ocupação).

Com a confirmação de um caso de mal da “vaca louca” no País, e a suspenção das exportações para China, a população segue apreensiva com o possível aumento no preço da carne vermelha.

Porém, segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, há boatos propagados pelas redes sociais de que a doença ajudaria o governo a manipular o mercado do alimento. “Esse é um discurso, de quem não quer o bem do Brasil, de quem gosta de plantar fake news. Peço à população. O Brasil é um país eficiente,moderno,transparente,comregrasclaras.Nãoacreditem em mentiras”, pediu Fávaro.

Em entrevista à CNN na quinta-feira (23), a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que não vê espaço para redução no preço da carne bovina devido ao caso de mal de vaca louca identificado no Pará.

O Governo de Mato Grosso do Sul vem seguindo as recomendações sanitárias do MinistériodaAgricultura.Nasexta-feira (24), o governador Eduardo Riedel recebeu o relatório do impacto causado no mercado do Estado devido ao embargo das exportações para

China e também o resumo das ações da Iagro quanto ao sistema de vigilância interna. A intenção é enviar ao Mapa (Ministro da Agricultura e Pecuária) um ofício com sugestões para o imediato restabelec imento do comércio com aquele País.

"O Ministério da Agricultura e Pecuária vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras, porém entendemos que as ações necessitam de muita agilidade por parte de nossos governantes, dado ao impacto econômico", afirma o secretário da Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovaçao), Jaime Verruck. Foi feito o comunicado à OMSA (Organização MundialdeSaúdeAnimal)eas amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o casoéatípico.Oanimal,criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local.Oserviçoveterinárioofi-

cial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado.

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro.

Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China foram temporariamente suspensas desde quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.

Efeitos para o MS - O embargo sobre a carne bovina vai impactar o mercado local já que três importantes plantas frigoríficas de Mato Grosso do Sul exportam para a China: o Naturafrig(Rochedo);FrigoSul (Aparecida do Taboado); e

Agroindustrial (Iguatemi). Segundo o secretário da Semadesc,JaimeVerruck,mesmo sendo poucos frigoríficos no Estado, o embargo vai afetar os preços do boi gordo e consequentemente a renda dos produtores, já que a composição de preço do boi China tem um peso extremamente grande paraomercado."Adecisãocria um impacto de redução na demanda internacional por carne. Então sobrará mais produto no mercado interno. Com isso o preçotendeacair.Ealémdisso a remuneração do mercado China é superior ao mercado local e de outras localidades. Então isso faz com que tenha umaquedanaremuneraçãodos produtores do Mato Grosso do Sul", explicou. No entanto, a produção de carne para outros mercados internacionais e locais deverá continuar normal no Estado. De acordo com dados da CartaConjunturadaSemadesc, Mato Grosso do Sul exportou no ano passado US$ 395,5 milhões e 61,5 mil toneladas de carne bovina para a China.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 3•A Geral
FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China foram temporariamente suspensas

MS registra oito mortes e 963 novos casos de Covid na última semana

Estado já tem mais de 600 notificações de pessoas hospitalizadas com SRAG

n MSjátem634casosnotificados de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados.

Um aumento de 18,28% se comparado com semana passada, quando haviam 536 notificações. Os dados foram divulgados no dia 22 pela Gerência Técnica de Influenza e DoençasRespiratóriasdaVigilância em Saúde.

Desses números, quatro fo-

ram confirmados, sendo 2 para Influenza A e 2 para Influenza B. Ainda não há óbitos pela doença. Agora se tratando das notificações, Campo Grande é líder com 354 casos. Dourados (25), Corumbá (25), Sidrolândia (19) e Três Lagoas (15) são as cinco cidades com os maiores índices. A maioria das notificações é em mulheres com 319 casos e em homens com 315.

Nacional - Os casos de Covid-19 ainda predominam entre as ocorrências da Síndrome Respiratória Aguda Grave em pessoas com mais de cinco anos de idade, especialmente entre os adultos.

Porém, existe a manutenção de um cenário positivo para outros tipos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves no país. Há queda na maioria das unidades da Federação quando comparado com o histórico dos últimos anos. A informação foi divulgada pelo Boletim Infogripe da Fiocruz e se refere ao período entre 22 a 28 de janeiro.

Cinco das 27 unidades federativas, no entanto, apresentam crescimento na tendência de longo prazo. São elas: Macapá (no AP), Manaus (no AM), Palmas (em TO), Rio Branco (no AC) e Vitória (no ES). Em Rio Branco, o crescimento se concentra principalmente entre crianças pequenas.

Mato Grosso do Sul notificou oito mortes e 963 novos casos de Covid-19 na última semana.

Estes dados fazem parte do boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) na úiltima terça-feira (21) de Carnaval. Também foi divulgado que oito pessoas estão internadas devido a doença no Estado.

Das oito mortes, três foram em Campo Grande e as demais nos municípios de Sidrolândia, Aquidauana, Caarapó, Aparecida do Taboado e Jardim. A lista tem dois homens de 49 e 51 anos, respectivamente de Sidrolândia e Aquidauana que apresentavam comorbidades e os outras vítimas são acima de 78 anos.

Valor do litro do leite cresce 5,15% em janeiro no Estado

n O índice do leite, calculado pela SEMADESC, apresentou crescimento de 5,15% em janeiro de 2023.

Tornando possível a evolução no preço médio do litro de leite pago ao produtor de R$ 2,09emdezembrode2022para R$ 2,20, no mês de janeiro. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, a elevação é de aproximadamente 20%.

“A principal razão para a valorização no preço do leite é a oferta restrita. Não houve aumento de produção e isso limitou a captação “, explica a consultora técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.

No primeiro mês de 2023 o volume captado foi de 15,1 milhões de litros, apresentando queda de 0,61% em relação aos 15,2 milhões de janeiro de 2022.

Um levantamento feito pelo departamento técnico do Sistema Famasul avaliou as cadeias produtivasnabovinoculturade leite e corte em Mato Grosso do Sul.

Entre 2015 e 2022 o leite registrou valorização de 185,76%. De acordo com a consultora técnica, Eliamar Oliveira, anualmente, apresenta-se uma distinção clara entre período de safra e entressafra. “Este é um comportamento padrãonoano.Nosmesesmais chuvosos, em que o pasto apresentamelhorqualidade,aquan-

tidade de alimento para as vacas é abundante e propicia aumento da produção, o preço médio do leite é menor. Quando ocorre a redução das chuvas, há o prejuízo no desenvolvimento dos pastos, diminui a capacidadedealimentaçãopara o rebanho, consequentemente reduz a produção e os preços se elevam”, detalha. Em sete anos de observação, os preços dos meses mais secos do ano superam em média12,4%osvaloresdosmeses mais chuvosos. A produção de leite sofreu redução significativa de 45,42% neste período, entre 2015 e 2022. As razões da queda podem estar relacionadas à falta de estímulo ao produtor que decide migrar para uma atividade mais rentável e a predominância de pequenas áreas e baixa escala de produção.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 55% da produção de leite em Mato Grosso do Sul é oriunda de áreas até 50 hectares, segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE. “As atividades da cadeia produtiva nessas áreas, necessitam de desenvolvimento de sistemas produtivos aprimoradosemdisponibilidadede alimentação para o rebanho, manejoreprodutivoemelhoramento genético para garantir volume de produção constante”, destaca a consultora.

Entre os novos casos registrados nos últimos sete dias Campo Grande lidera com 399 ocorrências, seguido por Santa Rita do Pardo (91), Jardim (68), Caarapó (67), Ivinhema (54), Anastácio (45),

Três Lagoas (45), Paranaíba (25), Cassilândia (20) e Ponta Porã (15). Ao todo 47 cidades do Estado tiveram casos da doença neste período.

O boletim mostra que oito pessoas estão internadas no

Estado devido a covid, sendo cinco em leitos clínicos e três precisam de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Neste momento 1.310 pessoas estão em isolamento domiciliar devido a doença.

Capital amplia públicos para aplicação de vacina bivalente contra a Covid-19

Desde a última sexta-feira (24), a vacina bivalente contra a Covid-19 já está disponível para novos públicos.

Além dos idosos com 70 anos ou mais, o reforço estará liberado para imunocomprometidos, índigenas aldeados e quilombolas com 12 anos ou mais. As doses estão disponíveis durante a manhã e tarde em mais de 50 locais.Conformepreconizado pelo Ministério da Saúde, para receber o reforço é necessário estar com o esquema primário completo e terrecebidoaúltimadosehá pelo menos quatro meses.

A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi especialmente produzida em cima de duas variantes da Ômicron, da última grande onda que tivemos no Brasil e que até hoje são as responsáveis pelo maior número

Quais são os públicos imunocomprometidos?

de casos. Os frascos se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.

Já a monovalente é a vacina que vem sendo utilizada durante toda a pandemia. Para a estratégia de vacinação contra a covid-19 ela tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pelo covid-19. Por isso, são chamadas de vacinas ancestrais.

Demais públicos - A vacinação segue disponível para crianças de seis meses a menores de 1 anos sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 03 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem

n Transplante de órgãos sólidos ou medula óssea; n HIV; n Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de predinisona ou equivalente por pelo menos 14 dias; n Uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;

n Imunodeficiências primárias; n Doença renal crônica em hemodiálise; n Tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos contra câncer nos últimos seis meses; n Neplasias hematológicas ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário pré-estabelecido pela Sesau. Aaplicaçãodasegundadose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforçobastaacessarocarteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br. Durante a semana, a vacinação é os testes para detecção da Covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo crono grama da Sesau.

Bitto Pereira deixa mensagem de otimismo em entrega de carteira a 48 novos advogados

n “Na advocacia não importa onde você nasceu, o que importa é que a advocacia sorri paraquemtrabalha.Acreditem, o sucesso vem com trabalho, disciplina e dedicação”.

Com uma mensagem de otimismo, o presidente da OAB/ MS Bitto Pereira recebeu 48 advogados, no último dia 17.

A Secretária-Adjunta Maria Clara Cintra convidou os advogados a participarem da Comissão,apresentandoaCartilha daJovemAdvocacia.“Hojeéa realização de um sonho, e sei que vocês renunciaram muitas noites estudando para estarem aqui hoje. Lançamos a cartilha daJovemAdvocacia,quevocês receberam quando entraram, que traz as principais dúvidas e serviços oferecidos pela OAB/ MS. Neste mês, a nossa reunião será dia 17 e dia 23 haverá

uma palestra com o advogado Rafael Cândia sobre prospecção de clientes. Sejam bem-vindoseesperamosvocês lá”.

O presidente Bitto Pereira resumiu seu discurso em dois conselhos aos novos advogados. “Na advocacia, primeiro distanciem-se dos pessimistas e segundo não acreditem que as situações de êxito e sucesso não são possíveis. Na advocacia não importa onde você nasceu, o que importa é que a advocacia sorri para quem trabalha. A lei mais importante da vida é a lei da reciprocidade, uma lei bíblica, você colhe o que você planta. Não se deixem levar pelas falsas promessas e pelos atalhos. Quando disserem que o mercado está saturado, não acreditem porque quem se dedica tem sim

espaço na advocacia. Então tenham disciplina e nunca parem de estudar. Não há exercício da advocacia sem estudo perene, essa equação não existe. Acreditem, o sucesso vem com tra-

balho, disciplina e dedicação”. A solenidade de hoje foi a terceiradestasemana,nasquais somaram 136 carteiras entregues a novos advogados e advogadas.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 4•A Saúde
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
GERSON WALBER O boletim mostra que oito pessoas estão internadas no Estado devido a covid Presidente da OAB/MS Bitto Pereira recebeu 48 advogados

AssembleiaLegislativacriaFrenteParlamentarque irá acompanhar a implantação da Rota Bioceânica

Aumento de casos de violência sexual contra crianças é debatido na ALEMS

n Deputados estaduais falaram sobre aumento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul.

O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) levou o assunto à tribuna e compartilhou informações contidas na Cartilha sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, distribuída nas escolas do Estado. Ele observou, por meio dos indicadores oficiais e da mídia, o expressivo aumento nos crimes ligados à violência sexual infanto-juvenil.

“Três crianças são estupradas por dia em Mato Grosso do Sul. Somente neste ano, já foram registrados 182 casos de violência sexual contra crianças. Por isso, é importante alertar quais condutas caracterizam abuso ou exploração. Combater esse crime é dever de todos. É preciso orientar e conscientizar mais pessoas a respeito dos males de atos que visam a satisfação sexual por meio de violência, ameaça, sedução ou estimulação pre-

coce”, disse Rinaldo. O parlamentar ressaltou que a característica do criminoso continua a mesma: homem e conhecido da vítima. O local da violência também permanece o mesmo: dentro de casa. “Essas informações nos chamam a atenção de incluir a escola como elemento fundamental para o enfrentamento do estupro de vulnerável. Dentro da sala de aula podemos identificar as vítimas e denunciar os crimes, mas, sobretudo, é onde deve ser iniciado o processo de prevenção”, afirmou. PedroKemp(PT)representou ontem à Assembleia Legislativa na audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande, onde se discutiu a rede de proteção às crianças e adolescentes. “A luta é constante para coibir e enfrentar o abuso e exploração sexual. Estou assustado com os números de casos noticiados nos últimos meses. A situação requer uma força-tarefa do poder público e da sociedade”, falou.

Projeto prevê transporte gratuito a candidatos em dias de provas do Enem

n Candidatos inscritos no Enem ou vestibulares poderão contar com transporte coletivo gratuito nos dias das provas. É o que determina o Projeto de Lei 22/2023, protocolado noúltimodia16naAssembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo deputado Lucas de Lima (PDT).

Agratuidadeprevistanaproposta é assegurada, exclusivamente, nas datas em que serão aplicadasasprovaspresenciais.

Para ter direito ao benefício, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição nos exames (Enem ou vestibulares) e documento com foto que permita a sua identificação.

O objetivo do projeto, conformeafirmaodeputadoLucas deLimanajustificativa,é“dispor de medidas que possibilitem o acesso da população estudantil à educação superior, e dentreestasotransportecoletivo e essencial”. A gratuidade,

ainda segundo o parlamentar, possibilita“odeslocamentodos estudantes, ida e volta, até os respectivos locais de prova, apostando no sucesso acadêmico-profissional dos jovens sul-mato-grossenses”.

De grande importância ao Estado e a quatro países sulamericanos, a Rota Bioceânica terá, na ALEMS, um espaço especial para acompanhamento de investimentos, debates e definições de ações.

Trata-se da Frente ParlamentarparaoAcompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, instituída pelo Ato 04/2023 da Mesa Diretora, publicado no Diário Oficial da Casa de Leis da última quintafeira (23). A previsão é que o Estado receba do Governo Federal quase R$ 1 bilhão para investimento nas estradas da Rota.

O requerimento para criação da Frente foi feito, na semana passada, pelo deputado Zeca do PT (PT) em conjunto com outros parlamentares. Conforme o Ato, além do Zeca do PT, farão parte do grupo os deputadosAmarildoCruz(PT), Antonio Vaz (Republicanos), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), João Henrique (PL),

João César Mattogrosso (PSDB),JuniorMochi(MDB), Lia Nogueira (PSDB), Lidio Lopes (PATRI), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), MarcioFernandes(MDB),PauloCorrêa(PSDB),PedroKemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União).

O Ato também informa que a nova frente tem como objetivo“acompanharosinvestimentoseaçõesparaimplantaçãoda Rota Bioceânica, bem como, propor e discutir as políticas públicas relacionadas a este projeto”. De acordo com a justificativadorequerimento,apenas neste ano são esperados R$ 93 milhões em investimento para a conclusão da alça que

interligará a BR-267 à ponte binacional, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. OdeputadoZecadoPTtambém informa, no requerimento,queoGovernoFederal,através do Ministério dos Transportes, já apresentou ao governador Eduardo Riedel (PSDB) previsão do aporte de quase R$ 1 bilhão para a manutenção de estradas federais e estaduais que serão essenciais para a logística da Rota.

“Em razão da importância da Rota Bioceânica para nosso Estado,esteParlamentodevecumprirsuaresponsabilidadeconstitucional de acompanhar e fiscalizar a utilização correta dos recursos públicos que serão investidos para a realização das obras de implantação, bem como, discutir as políticas públicas relativas a este grande projeto, para que beneficiem toda a população sul-mato-grossense”, argumentaodeputadoZecadoPTno requerimento.

Fórum reuniu representantes de quatro países n A ALEMS realizou no ano passado, nos dias 26 e 27 de maio, o 1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”. No evento, foram realizados painéis com especialistas, empresários e autoridades dos quatro países para a discussão de transporte rodoviário, ferroviário, exportações e importações,oportunidades de investimentos, portos, mineração, turismo, entre outras pautas de relevância aos quatros países que compõem a Rota.

Deputados criam comissão que discutirá políticas públicas para a cadeia da pesca

DIVULGAÇÃO

n O setor da pesca de MS terá as discussões de suas pautas e demandas intensificadas na Assembleia Legislativa.

A Casa de Leis instituiu a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca, por meio do Ato 03/2023 da Mesa Diretora, publicado na edição da última quinta-feira (23) do Diário Oficial do Legislativo.

Requerida pelo deputado Amarildo Cruz (PT) com assinaturas de outros parlamentares, a Frente objetiva propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas à cadeia produtiva da pesca de Mato Grosso do Sul. A criação da Frente ajudará no fomento do setor, que tem grande importância na economia estadual e participação significativa nas exportações brasileiras.

AlémdodeputadoAmarildo Cruz, que será o coordenador,

a Frente terá participação dos deputados Antonio Vaz (Republicanos), Jamilson Name (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique (PL), Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Pro-

fessor Rinaldo Modesto (Podemos), Roberto Hashioka (União) e Zeca do PT (PT).

O grupo também contará com a participação de vereadores das cidades pesqueiras, representantes das colônias de pescadores artesanais profissi-

onais, representantes dos catadores de isca, representante do setor do turismo e da pesca e demais atores sociais da cadeia produtiva da pesca. MS é o segundo maior exportador de tilápia - De acordo com o último Informativo de ComércioExteriordaPiscicultura, publicado em janeiro deste ano pela Embrapa Pesca e Aquicultura, as exportações brasileiras de peixe aumentaram 15% em 2022, atingindo US$ 23,8 milhões. A tilápia representou 98% do total exportado, somando US$ 23,2 milhões. Mato Grosso do Sul é o segundo maior exportador de tilápia do país, superado apenas pelo Paraná. As vendas externas do peixe geraram ao Estado receita de US$ 4,2 milhões em 2022. O volume exportado por Mato Grosso do Sul de tilápia e seus derivados foi,noanopassado,de1,48mil toneladas.

Projeto de lei disciplina aplicação de impedimentos aos invasores de propriedades

n O Projeto de Lei 25/ 2023, de autoria do deputado JoãoHenrique(PL),iniciasua tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A matéria dispõe sobre impedimentos aplicados aos ocupantes e invasores de propriedades em âmbito estadual e segue para

análise da Comissão de Constitução, Justiça e Redação (CCJR). O objetivo é disciplinar a aplicação de impedimentos aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas particulares. Proibiçõesserãoaplicadasaos invasores das faixas de domínio das rodovias estaduais e

das rodovias federais delegadas ao Estado, entre elas a proibição de recebimento de auxílios, benefícios e programas sociais do Governo (do Estado). Também será vedada a participação em concursos públicos, contratação com o poder público e nomeação em cargos comissionados aos

ocupantes e invasores de propriedadesruraiseurbanasparticulares no estado de MS.

“Mato Grosso do Sul é um dosdezestadosemqueaFrente Nacional de Luta [FNL] realizou ações do ‘Carnaval Vermelho’, conjunto de ocupações de terras pelo Brasil. Ademais existe o crescente

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST], com o surgimento diário de novos acampamentos no Estado. As ocupações e invasõesdeterraprejudicamaprodutividade e o fomento e impedem o cumprimento das exigênciaslegaisporpartedos proprietários. Assim, faz-se

necessário impedimentos que coadunam com a ordem social, para contribuir com a defesa dos legítimos interesses frente a quaisquer tipos de ameaças depredatórias ou de esbulho em propriedades rurais”, justifica o autor da matéria, deputado João Henrique.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 5•A Legislativo
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
O requerimento para criação da Frente foi feito, pelo deputado Zeca do PT em conjunto com outros parlamentares Deputado Lucas de Lima (PDT). Deputado Amarildo Cruz (PT)

Indústria de MS apresenta crescimento na linha de produção em janeiro

n Mais empresas apresentaram crescimento ou estabilidade na produção no mês de janeiro em Mato Grosso do Sul. Conforme as informações do Radar Fiems, 70% das empresas industriais do Estado apontaram estabilidade ou crescimento da produção, sinalizando aumento de seis pontos percentuais, quando comparado com o mês imediatamente anterior. Quanto à utilização da capacidade instalada, 61% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês, já a utilização média da capacidade total de produção encerrou mês em 66%. Ainda de acordo com o levantamento, os índices de confiança e intenção de investimento recuaram pelo segundo mês seguido, refletindo o aumento do pessimismo reportado pelos responden tes principal-

mente em relação às atuais condições da economia brasileira. “Ainda assim, 55% dos empresários afirmaram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende. Por fim, para esse mesmo período, 49% dos participantes disseram que a demanda por seus produtos deve ficar estável, enquanto 32% acreditam que deva aumentar. Em relação à quantidade de funcionários, o quadro total deve permanecer o mesmo para 70% dos respondentes, já 15% esperam elevar o número de colaboradores no intervalo considerado. Quanto à compradematérias-primas, 50% disseram que o volume deve ser o mesmo nos próximos seis meses, enquanto 24% pretendem aumentar as aquisições nesse período.

Abertura de empresas no Estado registra recorde no 1º mês do ano

Mato Grosso do Sul registrou novo recorde na abertura de empresas no primeiro mês de 2023.

Conforme balanço divulgado pela Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), foram abertas 744 empresas em janeiro, número 10,4% superior ao apurado no mesmo mês do ano passado (674). O resultado já era esperadoevemnumasequência de bom desempenho da economia sul-mato-grossense, ponderouosecretáriodeMeioAmbiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, pasta à qual a Jucems está vinculada.

No ano passado Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 9.602 empresas, número 3.55% acima do registrado em 2021, quando 9.273 novas firmas foram abertas e que já era

recorde. Medidas de incentivo e proteção dos negócios adotadas pelo Governo do EstadoduranteapandemiaCovid19 foram fundamentais para preparar a retomada do crescimento econômico de Mato Grosso do Sul no período póscrise,oqueestáocorrendonum vigor surpreendente, frisou Verruck. Entre as medidas adotadas

pelo Governo durante a pandemia, ele cita a dilatação dos prazos para pagamento de financiamentos e de impostos, tratativascomasempresaspara manter os postos de trabalho, garantia de circulação das mercadorias, revisão de alíquotas, entre outras. Na distribuição por setores da economia, os "Serviços" responderam por 73,39% do total de empresas

abertas em janeiro (546), seguidospeloComércio(23,92%, ou 178 empresas) e Indústria (2,69%, totalizando 20 empresas). Na distribuição geográfica, Campo Grande lidera com 298 empresas seguido de Dourados (74), Três Lagoas (34), PontaPorã(23),NaviraíeNova Andradina (19 cada), Chapadão do Sul, Corumbá e Maracaju(16)eParanaíba(15).

Blocos e desfiles das escolas reúnem mais de 85 mil foliões no Carnaval

A maior festa popular de Campo Grande, o Carnaval 2023, ocorreu em quatro dias de muita alegria para a população. Mais de 60 mil foliões passaram pelos blocos desde sábadoatéontem.Jáosdesfiles das escolas de samba, na Avenida Alfredo Scaff, atraíram pelo menos 25 mil pessoas nos dois dias. Os foliões curtiram as manifestações espalhadas pelos quatro cantos da Capital. Por meio do trabalho da Guarda Civil Metropolitana,

o Carnaval foi considerado tranquilopelosfoliõesquecontaram com o efetivo da GCM e policiamento da Polícia Militar.Foramcolocadosàdisposição dos foliões cerca de 100 guardas civis, mais de 40 viaturas, drones, além da tecnologia de câmeras instaladasaolongodaRua14dejulho já revitalizada, que provou ser eficaz com vários flagrantes durante esses festejos. Além disso, a Gerência do Centro de Controle de Operações disponibilizouocanaldeemer-

Comgestãofinanceiraeficiente,Adriane LopesimpulsionacrescimentodaCapital

Compromisso com a eficiência e a transparência são marcas da gestão econômica de Adriane Lopes.

Com um faturamento recorde tanto nas receitas do cofre municipal quanto na soma total de todas as fontes, a prefeitura de Campo Grande apresentou um balanço financeiro impressionante. O valor de R$ 2,3 bilhões arrecadados em receitasprópriasdaprefeituraem 2022 é um aumento de 10,39% em relação ao ano anterior.

Além disso, a soma total de todas as fontes, incluindo repasses do estado e do governo federal, chegou a R$ 5,3 bilhões em 2022, um crescimento de 13,78% em comparação a 2021. Esses números refletem uma gestão focada em aumentar a eficiência e a produtividade, reduzindo custos e promovendo o desenvolvimento econômico da cidade.

A prefeita Adriane Lopes tem buscado constantemente

diminuirosgastoscompessoal e custeio, e essa estratégia tem sido bem-sucedida, como evidenciado pelo aumento da receita corrente líquida em 2022. A secretária de Finanças, Márcia Helena Hokama, destacou durante a apresentação do balanço financeiro, na manhã da última desta última sexta-feira (24), a importância dessa medida para garantir uma gestão financeira saudável e sustentável a longo prazo. Além disso, a prefeitura de Campo Grande tem investido em programas e projetos que visam estimular o crescimento

econômico da cidade, como a criação de empregos e o aumento da arrecadação tributária. Esses investimentos têm um efeito positivo na economia local, atraindo mais investimentos e fomentando o desenvolvimento de negócios locais.

A administração da prefeita

Adriane Lopes em Campo Grande tem sido exemplar em termos de gestão financeira e econômica.Osresultadosapresentados no balanço financeiro refletem uma gestão responsável, eficiente e voltada para o bem-estar da população.

gência 153 para denúncias.

O trânsito também passou por policiamento do Batalhão dePolíciaMilitaredaAgetran, que fez as interdições e organizou o fluxo de veículos no entorno dos locais de festejos. O SAMU(ServiçodeAtendimentoMóveldeUrgência)também sefezpresentenoseventospara assegurar atendimento aos foliões.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande,MaraBethâniaGurgel, avalia positivamente o Carna-

val deste ano. “O Balanço é bastante positivo! Tivemos um carnaval do jeito que os foliões campo-grandenses buscavam, com segurança, harmonia, inclusivo e envolvendo todas as idades. Movimentamos economicamente nosso município, trouxemos fluxos turísticos de outras cidades para prestigiar nosso Carnaval. O respeito prevaleceu e foram dias de muita alegriaediversão,pelosquais os campo-grandenses estavam saudosos.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 6•A Economia
FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Mato Grosso do Sul registrou novo recorde na abertura de empresas no primeiro mês de 2023. Conforme balanço divulgado pela Jucems 744 empresas em janeiro FOTO: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Adriane Lopes é destaque por gestão financeira eficiente.

Nova tarifa do vale transporte passa a valer nesta quarta-feira em Campo Grande

A nova tarifa de ônibus, de R$ 4,65, entra em vigor a partir desta quartafeira (1º).

O

valor só foi possível após ser feita uma composição para subsídio que envolveu os executivos municipal e estadual. No último dia 13, o governador Eduardo Riedel anunciou o valor do repasse de pouco mais de R$ 10 milhões (R$ 10.017.180,00) para a PrefeituradeCampoGrande,queserá usado para arcar com os custos

do transporte público coletivo dosalunosdaRedeEstadualde Ensino. A Prefeitura já subsidia a tarifa dos estudantes da Rede Municipal de Ensino e das pessoas com deficiência. O custeio das gratuidades traz justiça social ao valor da tarifa, que antes tinha em sua composição as gratuidades, penalizando o cidadão e em-

DIVULGAÇÃO

MS tem o sétimo maior rendimento domiciliar per capita do País

n OIBGEdivulgounasexta-feira (24), os valores dos rendimentosdomiciliarespercapita referentes ao ano de 2022. Nos dados calculados com base nas informaçõesoriundasdaPesquisa Nacional por Amostra e Do-

micíliosContínua(PNADContínua), apontou que MS tem o sétimo maior rendimento médio per capita do país, tendo o Distrito Federal registrado o maior (R$2.913) e Maranhão, o menor (R$ 814).

Nacional - O rendimento domiciliar per capita do Brasil ficou em R$ 1.625 em 2022.

O valor é 18,8% maior que o rendimento médio nacional nominal registrado em 2021, de R$ 1.367.

O rendimento domiciliar per capita é calculado como a razão entre o total dos rendimentos domiciliares nominais e o total dos moradores de cada Unidade da Federação. São consideradostantoosrendimentosdetrabalhocomodeoutras fontes.

A maior renda per capita do país segue sendo a de moradores do Distrito Federal, que acumulam R$ 2.913 mensais. O pior resultado é do Maranhão, com R$ 814 per capita ao mês.

presáriosqueacabavamporpagar a conta.

“Montamos uma Comissão de Transporte para tratar da tarifa e também de outras melhoriasnotransportenanossa cidade buscando o menor impactoparaapopulação.Desde o início, nós trabalhamos em equipe para chegar no menor impacto possível no bolso da população e buscando subsídio estadual e a isenção de ISS, chegamos a esse valor, quegaranteummínimoimpacto para os usuários”, disse a chefe do Executivo Municipal. Além desta ferramenta, o

poderexecutivomunicipalvem desde o ano de 2022 fazendo todo o possível para não aumentar a tarifa e ainda assim garantir que o consórcio pudesse arcar com seus compromissos.

O socorro vindo do poder público começou com o apoio daCâmaradosVereadores,que aprovou projeto do poder executivo para isentar o consórcio de pagar o ISS.

Aprefeituradesenvolveuum sistema de compensação entre o valor que o usuário paga e uma tarifa técnica mais alta, no valor de R$ 5,15 que é reem-

No total foi injetado em 2022, para manutenção dos serviços de transporte público, R$ 31,3 milhões, sem levar em conta a bilhetagem antecipada.

Subsídio municipal R$9,7 milhões

Subsídio estadual R$7,2 milhões

Subsídio federal R$11,7 milhões

Perdão ISSQN (2021) R$2,7 milhões

TOTAL R$ 31,3 milhões

bolsada pelo município, com a intenção de manter estável o valor do passe para o usuário. Alémdissoemdezembrode 2022, o consórcio recebeu um repasse de R$ 11 milhões do

Governo Federal, por intermédio da prefeitura, para custear as gratuidades de idosos, portadores de necessidades especiais e acompanhantes que usam o sistema de transporte.

Construções de mais de 300 estacas da ponte Bioceânica estão em 65% no lado do Paraguai

Principal ligação para concretizar o Corredor Bioceânico, a construção da ponte entre Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho segue em ritmo acelerado.

Do lado paraguaio, a implantação das estacas está 65%concluída,deacordocom o MOPC (Ministério de Obras

DIVULGAÇÃO

Públicas e Comunicações), do país vizinho. De acordo com o engenheiro residente Pedro Martínez,

a obra é composta basicamente por três partes: dois viadutos de acesso nas duas margens do rio Paraguai, mais a própria ponte estaiada, que terá 650 metros de extensão.

“Do lado paraguaio é onde se tem o maior avanço na parte das estacas (65%); depois há os cabeçotes que atingiramaproximadamente50%de avanço, acrescentando que

também está avançando na construçãodospilaresdaponte, estimando sua conclusão em quatro meses”, afirmou. Serão construídas 300 estacas. São cilindros de betão armado que servem de fundação à ponte a uma profundidade entre 33 e 43 metros que estão embutidos no maciço rochoso denominado xisto.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 7•A Transporte
FOTO: DIVULGAÇÃO
Principal ligação para concretizar o Corredor Bioceânico, a construção da ponte entre Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho segue em ritmo acelerado

PresidentedaFiems,SérgioLongenestreitalaços institucionais com o Comando Militar do Oeste

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, foi recebido na quinta-feira (23) pelo Comandante Militar do Oeste, general de Exército Anisio David de Oliveira Junior, em visita oficial à sede do CMO, em Campo Grande.

A visita teve por objetivo conhecer as atividades e operações realizadas pela organização militar em toda sua jurisdição, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A visita foi acompanhada pelo chefe do Centro de Coordenação e Operações do CMO, general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, e pelo chefe do Estado-Maior do CMO, general de brigada

Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira. Ao agradecer pela oportunidade de conhecer de perto a atuação do Exército Brasileiro, em especial na área social, o líder empresarial destacou a parceria de longa data entre a Fiems o CMO. Reconheço a importância dos trabalhos que foram e são construídos em parceria com o CMO. Vamos avançar em con-

vêniosdosmaisvariados,como energia fotovoltaica e qualificação profissional, que têm dado muito certo”, afirmou Longen. Da mesma forma, o Comandante Militar do Oeste citou o estreitamento de laços entre a organização militar e a Fiems, com foco na qualificação profissional.

“Hoje é um dia de festa para a gente, estar recebendo o presidente Sérgio Longen. Temos essa parceria que é bastante longeva, mas hoje marcamos um avanço maior. Fechamos uma aproximação maior com a capacitação dos nossos soldados que deixam o serviço militar. Contaremos com essa parceriadeformaraindamaismão de obra qualificada para o progressodeMatoGrossodoSul”,

declarou o general David. Ao término do encontro, Longen retribuiu o gesto e convidou o alto comando do CMO

paraumavisitaàsededaFiems, com o intuito de apresentar as ações desenvolvidas pelo Sistema Indústria nas mais diver-

sas áreas, como educação, saúde, segurança do trabalho, comércioexterior,pesquisaeinovação industrial, entre outras.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 8•A Entidade
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Sérgio Longen, foi recebido pelo Comandante Militar do Oeste, general de Exército Anisio David de Oliveira Junior

ConselheiroJersonDomingoséeleitoporunanimidade parapresidiroTribunaldeContasdeMSem2023a2024

Jerson Domingos ocupava provisoriamente a presidência da Corte desde dezembro do ano passado.

Na manhã da última sexta-feira (24), o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realizou uma Sessão Especial para eleger os Membros do Corpo Diretivo para o biênio 2023-2024. A chapa composta pelos conselheiros Jerson Domingos, Flávio Kayatt e Osmar Domingues Jeronymo foi eleita por unanimidade dos votos. Logo após a apuração dos votos, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Junior, parabenizou o novo presidente e destacou os desafios que se apresentam. "Cabe nesse momento a construção da nossa nova nação e quando me refiro a nossa nação, quero dizer, especi-

Secretária de Finanças aponta crescimento nas receitas do Executivo em 2022 n Asecretáriamunicipalde FinançasePlanejamentodaPrefeitura,MárciaHelenaHokama, prestou contas aos vereadores, na última sexta-feira (24).

A Audiência foi convocada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Casa de Leis, composta pelos vereadoresBetinho(presidente),Papy (vice-presidente), Ademir Santana,LuizaRibeiroeRonilço Guerreiro, e contou ainda com a presença de representantes dos servidores e presidentes de sindicatos. Os números mostram que as receitas arrecadadas de todas as fontes passaram de R$ 4.674.781.976,74 em 2021 para R$5.318.842.450,43noanopassado,umincrementode13,78%.

Já as receitas do Tesouro passaramdeR$2.142.199.877,51para

R$ 2.364.819.807,73, o que representou um aumento de 10,39% de um ano para outro.

“Se queremos escola melhor, saúde melhor, temos o dever de contribuircomnossosimpostos.

Tivemosumcrescimentorealna

nossa arrecadação, mesmo com o congelamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Isso significa que nossas receitassecomportaramumpouco melhor”, disse a secretária.

As despesas, por outro lado, também subiram no período: no Tesouro, passaram de R$ 2.284.891.518,02 no ano de 2021

paraR$2.612.573.964,76,aumento de 14,34%%. E em todas as fontes aumentaram 16,36%, passandodeR$4.770.966.909,91para

R$ 5.551.643.165,59. Atualmente, ainda conforme a secretária, os gastos com pessoal consomem 57,02%dosrecursosdaPrefeitura

– o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal é de 51,30%.

ficamente, o Tribunal de Contas do Estado. Sob seu controle, sua diretriz estão mais ou menos 180 jurisdicionados, entre municípios, fundações, autarquias e secretarias de governo. Vossa Excelência traz na alma a sabedoria e o eterno dom da boa governança".

O conselheiro Jerson Domingos, presidente eleito do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, agradeceu aos servidores presentes e ressaltou que é muito bom ver o brilho nos olhos de cada um.

"A vinda a esse Plenário mostra que todos acreditam que esse Tribunal é muito grande e têm orgulho de ser servidores". Ele afirmou ainda que "o desafio quanto mais difícil,

mais honroso e me cabe nesse momento honrar mais do que nunca o nosso Tribunal, que todos nós nos orgulhamos. Quero conclamar, nesse momento, todos os servidores dessa Casa. A responsabilidade não recai apenas sobre a minha pessoa, mas sim sobre cada um de vocês. Acredito que nós teremos dois anos repletos de resultados positivos, respondendo aos nossos jurisdicionados com a possibilidade de desenvolver um grande trabalho".

O novo presidente reafirmou que o TCE-MS é um órgão auxiliar da administração pública e que é preciso ter uma cumplicidade com os jurisdicionados para colaborar no bom aplicar do dinheiro público. "Temos que nos somar a administração pública para que ela possa cada dia mais aplicar o dinheiro para melhorar a qualidade de vida do cidadão".

Jerson Domingos foi

empossado no cargo de conselheiro do TCE-MS em 2015 e ocupava provisoriamente a presidênciadaCortedesdedezembro do ano passado. Além

disso, ele também foi deputado estadual por cinco mandatos e presidiu a Assembleia por quatro vezes, de 2007 a 2014. Com sua experiência e

compromisso com a boa governança, espera-se que Jerson Domingos conduza o TCE-MS de maneira exemplar nos próximos dois anos.

Com casos de invasões em propriedades rurais, Riedel afirma que irá manter a ordem em conflitos no campo

Governador Eduardo Riedel afirma que não aceitará invasões de fazendas pelo movimento dos trabalhadores rurais semterra

Em uma declaração feita na última sexta-feira (24) afirmouquenãopermitiránenhum tipo de desordem, mas não fechou as portas para o diálogo. Riedel, que já foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju e comandouaFederaçãodaAgricultura e Pecuária de MS, destacou que buscará soluções e conversará com aqueles que buscam ser ouvidos.

Recentemente, o Estado de Mato Grosso do Sul foi palco de episódios de tensão entre trabalhadores rurais sem-terra

Riedel destacou

e fazendeiros. No fim de semana de Carnaval, integrantes da Frente Nacional de Luta ocuparam uma propriedade rural em Japorã, mas foram expulsos pelos fazendeiros da re-

vai buscar soluções conjuntas em relação ao tema e que está aberto ao diálogo

gião. Os invasores não tinham ordem judicial e os barracos queimados, mas não houve registro de feridos.

O MST (Movimento dos TrabalhadoresRuraisSemTerra) anunciou a retomada de açõespelareformaagrária,com a formação de acampamentos em Ponta Porã e nas regiões de Rochedo e Corguinho, com a arregimentaçãodecercade400 famílias. Riedel afirmou que a solução para o conflito não passa por adotar práticas de 30 anos e que buscará conversar com os eventuais invasores para entender suas motivações, além de conversar com o governo federal para saber qual política querem adotar. Ele destacou ainda sua preocupação com o aumento dos acampamentos às margens das rodovias, que

põem em risco a vida das pessoas que estão lá. “Temos uma posição muito clara que precisamos manter a ordem. Não podemos titubear diante de invasões quais quer que sejam. Vamos garantir o direitodepropriedade.Estamos abertos para dialogar com todos, inclusive com o governo federal, sobre que políticas que eles vão adotar”, afirmou o governador.

Riedeldestacouquevaibuscar soluções conjuntas em relação ao tema e que está aberto ao diálogo. “Se for discutida reforma agrária, como a compra de terras, o Estado vai ser parceiro do processo, mas não podemos aceitar desordem e invasões. Existe uma preocupação pelo aumento de acampamentos nas beiras das rodovias, que colocar em perigo

inclusive as pessoas. Vamos buscar solução dentro da legalidade”.

Durante o evento na Acadepol (Academia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul),ogovernadoraindadestacou que vai trabalhar pela integração das forças de segurança, para que estes resultados sejam efetivos à população. “Somos o quinto estado maissegurodoPaís.Setratade umtrabalhoemconstrução,que precisa chegar ao cidadão de bem, que espera um local mais seguro e melhor para se viver”, concluiu.

Ogovernadorcumpriuagenda na Academia de Polícia Civil de Campo Grande, onde participou da posse do presidente do Conselho Superior da Polícia Civil e do novo coordenador-geral de Perícias.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 9•A Tribunal de Contas
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO Governador Eduardo Riedel afirma que não aceitará invasões de fazendas que Conselheiro Jerson Domingos

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul anuncia a construção de novo fórum para município de Maracaju

Construção do novo fórum em Maracaju faz parte dos esforços para modernizar estrutura do Judiciário em todo o Estado.

OTribunal de Justiça de MatoGrossodoSulanuncioua construção de um novo fórum em Maracaju, como parte dos esforços para modernizar a estrutura do Judiciário em todo o estado. O terreno para a construção já foi definido e o projeto está no orçamento da administração,comaexpectativade que a obra seja concluída durante a gestão do atual presidente do TJ-MS, Desembargador Sérgio Martins. A construção do novo fórum deve trazer uma estrutura moderna e adequada para

500 famílias sem receber o benefício

Com o ‘pente fino’ do GovernoFederalnoCadastroÚnico (CadÚnico), 596 famílias de Mato Grosso do Sul vão deixar de receber o Bolsa Família.

Segundo a pasta, cerca de 23% dos beneficiários em todo o País não estão mais aptos para receber o benefício. Só na Capital foram 139 famílias a menos recebendo a ajuda federal.

Conforme o Governo Federal, o sinal de alerta foi dado no fim de 2022, ainda durante a transição de governo: o crescimento do número de famílias que se registraram como unipessoais no CadÚnico foi o que primeiro chamou a atenção.

É a primeira vez desde 2021 que houve essa redução em Mato Grosso do Sul, enquanto que,emjaneirodesteano,eram

216.537 famílias que receberam a ajuda de R$ 600 do governo federal, o número caiu para 215.940 em fevereiro.

Entre outubro de 2021 e o fim do ano passado, o percentual de famílias formadas por única pessoa inscritas no Cadastro Único passou de 15% para 26%. De acordo com o governo, hoje são quase 5 milhões.

Em uma auditoria do ano passado, o Tribunal de Contas da União constatou que as regras do então Auxílio Brasil, implementadas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, geraram um incentivo a declarações falsas sobre a composição familiar, permitindo que integrantes de uma mesma família conseguissem se registrar separadamente, recebendo mais recursos públicos.

atender às demandas da região, além de gerar empregos e movimentar a economia local.

Além disso, o desembargador destacou a importância de manter as estruturas dos fóruns em boas condiçõesparagarantirumambiente adequado para o trabalho dos servidores e para o atendimento aos cidadãos. Como parte desses esforços, o fórum de Campo Grande, em funcionamento há mais de 22 anos, passará por uma reforma completa para atender às necessidades atuais do Judiciário. A reforma

deve incluir a reestruturação interna do prédio para garantir um ambiente adequado para o trabalho dos servidores e para o atendimento aos cidadãos.

Outro projeto em andamento é a instalação de células fotovoltaicas para geração de energia solar em fóruns e prédios do Judiciário em todo o estado, reforçando o compromisso do Judiciário em oferecer serviços de qualidade e garantir o acesso à justiça para todos. O desembargador ressaltou a importância de modernizar a estrutura do Judiciário para acompanhar as demandas da sociedade e garantir um serviço de qualidade e eficiente. O anúncio foi feito pelo DesembargadorSérgioMartins durante entrevista à Rede Educativa nesta última sextafeira (24).

Com fim da desoneração, litro da gasolina deverá subir R$ 0,68 a partir de março

A equipe econômica sinalizou que o governo irá voltar mesmo a cobrar os impostos federais sobre combustíveis em março.

Amedida provisória (MP)quedesoneraPISeCofins sobre a gasolina e o álcool, editada no governo Bolsonaro e prorrogada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, termina no dia 28 de fevereiro. Com o fim da desoneração, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos, segundo cálculos da Associação Brasileira dos ImportadoresdeCombustíveis(Abicom).

Na quarta-feira, 22, em entrevistaaoEstadão,onúmero2 da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou que, até agora, a decisão é pela reoneração. “A informação que nós temos hoje é de que sim, a desoneração termina agora no dia 28", disse.

“No momento, como está no ponto de vista legal, no dia 28 se encerra o subsídio sobre gasolina. É isso que a gente tem colocado no momento. Mas sempre essas avaliações são considerando uma série de ou-

tras perspectivas para além da econômica”, afirmou.

Nestaquinta-feira,23,ochefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal,ClaudemirMalaquias, afirmou que, conforme a MP editada pelo governo federal no início de janeiro, a reoneração da gasolina está prevista para o começo de março.

A desoneração de impostos federaissobrecombustíveisfoi aprovada no ano passado, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a fim de minimizar a alta de preços em meio à corrida eleitoral. A medida foi prorrogada por dois meses pelo presidente Lula no dia 1º de janeiro.

A medida, porém, pode enfrentar resistência da ala política do governo e pressão do Congresso Nacional. O deputado Danilo Forte (União-CE) afirmou que “causa enorme

preocupação o iminente aumento no preço dos combustíveis”. “A inércia observada em relação aos combustíveis é um convite inaceitável à volta da inflação e da carestia, problemas que o consumidor supunha estarem resolvidos a partir daLeiComplementar194(teto do ICMS) e do esforço do Congresso Nacional em conter a disseminação inflacionária”, afirmou o deputado, em nota. Ele é autor da lei complementar 194, que limita a cobrança de ICMS sobre combustíveis.

Forte afirma ainda que o Congresso “continuará empenhadoemreverterareoneração dos combustíveis, apesar de toda insegurança jurídica que foi criada neste momento”.

Com o fim da desoneração, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos, segundo cálculos da Associação Brasileira dos ImportadoresdeCombustíveis(Abicom). O aumento acontece em um momento em que a Petrobras tem alguma gordura para quei-

mar, por praticar preços mais altosdoqueomercadointernacional.

Suaconcorrenteprincipalno Brasil,aRefinariadeMataripe, na Bahia, reduziu na última quarta-feira o preço da gasolina em R$ 0,29 por litro. Nas contas da Abicom, sem a prorrogação da isenção, o impacto da volta dos impostos no preço da gasolina nas refinarias será de R$ 0,79 pelo PIS/Cofins e de R$ 0,10 pela Cide. Nos postos, após a mistura do etanol, o impacto total do retorno dos impostos na gasolina será de R$ 0,68 por litro.

Já o etanol hidratado, com a mistura de 27% por litro de gasolina, deve subir R$ 0,24 porlitronospostos.Nacomparação com os preços praticados no mercado internacional, a venda da gasolina nas refinarias da Petrobras está em média 8% mais cara, enquanto o diesel está com o preço 7% superior. Essa diferença corresponde a uma possível queda de R$

0,23 por litro no caso da gasolina e de R$ 0,25 no diesel. Se levado em conta apenas o mercado da Bahia, onde opera da única refinaria relevante privada, a Refinaria de Mataripe, a alta em relação ao mercado externo chega a 10%, informa a Abicom, mesmo após a redução da semana passada.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 10•A Justiça
FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
“Pente fino” em Bolsa Família deixa mais de
Presidente do TJ MS, Sergio Martins A desoneração de impostos federais sobre combustíveis foi aprovada no ano passado A medida, porém, pode enfrentar resistência da ala política do governo e pressão do Congresso Nacional

Prefeitura realiza força-tarefa para zerar fila de emissão da Carta de Habite-Se

Nova direção da Escola

Judicial de MS fala sobre metas para o biênio

n Desde o dia 1º de fevereiro,aEscolaJudicialdeMato Grosso do Sul (Ejud-MS) tem novos diretores. Com a posse da nova administração do Poder Judiciário de MS assumiram os destinos da escola o desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa (diretorgeral) e o desembargador Marco André Nogueira Hanson (vice-diretor).

Nobiênio2023/2024,ajuíza

KellyGasparDuarteNevesresponde pela Coordenadoria Pedagógica; a juíza Joseliza AlessandraVanzelaTurinepela Coordenadoria de Projetos, e o juiz Vinícius Pedrosa Santos pela Coordenadoria de Ensino a Distância.

A Ejud tem suas ações educacionais alinhadas às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) nos cursos para magistrados, e as do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos cursos de servidores e demais colaboradores da justiça.

Questionado sobre planos e metas estabelecidas para sua gestão, o desembargador Odemilson Fassa explicou que a Ejud desenvolverá as ações educativas seguindo o Planejamento Estratégico e o Plano de Trabalho da Presidência do TJMS, na busca constante pelo aperfeiçoamentodosmagistrados e servidores.

“Temos excelentes formadores e as ações terão como

prioridade capacitar juízes e servidoresparaaprestaçãoadequada, célere e efetiva da justiça e desenvolvimento de competências. Nossa intenção é caminhar junto para o cumprimento das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico 2021/2026”, explicou o desembargador. SegundoFassa,aEjudiniciará uma nova fase com quatro ramos de ensino:

1) a formação continuada dos magistrados (formação inicial e cursos de aperfeiçoamento),2)formação dos servidores;

3) os cursos abertos a toda a comunidade jurídica (cursos autoins trucionais na plataforma digital) visando o aprimoramento do Judiciário como um todo e a 4) biblioteca digital, com cursos disponibilizados por outras escolasjudiciaisedegovernoe obras com impacto na prestação jurisdicional. “A tecnologia digital, como não poderia deixar de ser, será importante ferramenta na ampliação das atividades da EjudMS, aumentando a eficácia das ações sem acréscimo efetivo de custos. E mais importante: os novos cursos serão desenvolvidos de acordo com a real necessidade de todas as áreas do TJMS”, completou o diretor-geral. As áreas de pesquisa e editorial/publicação serão ampliadas, além do fortalecimento de parcerias já estabelecidas e celebração de novas parcerias, objetivando-se desenvolver o trabalho em rede.

Oferta restrita impulsiona valorização do leite em Mato Grosso do Sul

n O preço médio do litro do leite pago aos produtores em Mato Grosso do Sul teve um aumento de 5,15% em janeiro de 2023, segundo dados divulgados pela SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento,Ciência,Tecnologia e Inovação). Isso permitiu que o preço médio do litro de leite subisse de R$ 2,09 em dezembro de 2022 para R$2,20emjaneirode2023.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o aumento é de cerca de 20%. De acordo com a consul-

D

Para atender a demanda reprimida que envolve a emissão da Carta de Habite-se, a Prefeitura de Campo Grande, realiza força-tarefa há quase um mês para zerar a fila de espera da emissão do documento.

e acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), a operação era uma das maiores demandas da pasta. Com isso, cerca de 500 processos que aguardavam emissão foram concluídos.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, ressaltou a importância da ação para garantir agilidade à população.

“A Carta de Habite-se, que antes demorava cerca de 70 dias para ser emitida, passará a ser expedida em cerca de 15 dias, após a realização da nossa forçatarefa.Estamoszerandoessa

demandaqueanteschegaamais de dois meses de espera”.

Francisco Carlos Siliano, responsável técnico pela execução de diversas obras na cidade relatou sua visão enquanto profissional da área da construção.

“Dentreosmuitosempreendimentos que executamos foi realizada a vistoria fiscal em específico neste loteamento fechado tipo L3, com 93 lotes que estamos finalizando e o qual solicitamos à Semadur a emissão do Habite-se. Sabemos da dificuldade relacionada a quantidade de servidores que não chega a ser suficiente

para a demanda de toda a cidade, mas ficamos sabendo dessa boa notícia, o mutirão, que será ótimo para as incorporadoras, para os empreendedores. Pois sabemos que uma vez aprovado, qualquer empreendimento, seja ele a forma de lote, em forma de edificações, reflete também não só para quem incorpora como também na receita do município. Há toda uma cadeia da construção envolvida e todos saem ganhando”. A secretária também exemplificou alguns pontos importantes relacionados à emissão da Carta de Habite-se

e da cadeia da construção civil “A Carta de Habite-se é o documento final que atesta que a obra está de acordo com a legislação. E até chegar à conclusãodessaconstruçãohátodo um setor produtivo da economiasendofomentado,quegera emprego e renda, que aquece as vendas e especialmente os financiamentos imobiliários, além de gerar receita para o município.Teroimóvellegalizado estimula a economia e traz benefícios. E o mais importante para a grande maioria dos brasileiros, a oportunidade do financiamento da casa própria”.

Morte de Therezinha Mandetta Trad, matriarca da família Trad, comove MS

Homenagens e condolências marcam despedida de Therezinha Mandetta Trad em Campo Grande.

tora técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, a principal razão para a valorização no preço do leite é a oferta restrita. "Não houve aumento de produção e isso limitouacaptação",explicou.

No primeiro mês de 2023, o volume captado de leite foi de15,1milhõesdelitros,uma queda de 0,61% em relação aos 15,2 milhões de litros captados em janeiro de 2022.

Levantamento feito pelo departamento técnico do Sistema Famasul avaliou as cadeias produtivas na bovinocultura de leite e corte em Mato Grosso do Sul nos últimos sete anos.

A cidade de Campo Grande amanheceu de luto na última quinta-feira (23), com a notícia do falecimento de uma das figuras mais icônicas da política local: Therezinha Mandetta Trad, matriarca de uma das famílias mais populares do estado. Aos 86 anos, a professora deixou um legado inspirador para seus filhos, netos e bisnetos, que tiveram na figura materna uma fonte de amor, força e sabedoria.

Therezinha era casada com o ex-deputado federal Nelson Trad, com quem teve cinco filhos, incluindo o atual senador Nelsinho Trad e o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. Sua trajetória foi marcada pela dedicação à família e à educação, tendo atuado como

Na foto, a matriarca aparece ao lado de seu filho mais velho, o senador Nelson Trad Filho, em um momento de cumplicidade e carinho. Além do filho, Therezinha deixa também quatro outros filhos, 19 netos e 10 bisnetos, que tiveram na figura materna uma fonte de inspiração e força ao longo de suas vidas.

professora por muitos anos. Além disso, acompanhou de perto a carreira política de seus filhos, sempre com muita serenidade e sabedoria.

Seu legado, no entanto, vai muito além da esfera familiar. Therezinha foi uma figura admirada por muitos, que sempre soube lidar com os percalços da vida pública com muita dignidade e positividade. Seus ensinamentos e exemplos de vida são uma inspiração para todos aqueles que tiveram a

oportunidade de conhecê-la. A notícia da morte de Therezinha deixou muitos familiares e amigos comovidos, que manifestaram suas condolências e homenagens através das redes sociais. O senador Nelsinho Trad, um dos filhos da matriarca, destacou a importância de sua mãe em sua vida e agradeceu pela sua presença doce, alegre e sempre cheiadeenergia.JáFábioTrad, outro filho de Therezinha, destacou a trajetória positiva de

suamãe,quesoubelidarcom os desafios da vida política com muita sabedoria e dignidade.

Therezinha Mandetta Trad deixa um legado inspirador para todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Seu exemplo de amor, dedicação e positividade certamente será lembrado por muitos, e sua ausência será sentida por toda a comunidade de Campo Grande.

Empresas e bancos devem fornecer informe de rendimentos até o fim do mês para seus clientes

O período de entrega das declaraçõesdeImpostodeRenda da Pessoa Física 2023 está chegandoeéimportantequeos contribuintes fiquem atentos aos prazos e aos documentos

necessários para preencher a declaração de forma correta e evitar problemas com a Receita Federal. As empresas e bancos devem fornecer informe de rendimentos aos seus clientes

até o final de fevereiro para auxiliar na declaração de Imposto de Renda, cujo prazo de entrega ocorre entre 15 de março e 31 de maio de 2023. A Receita Federal disponibiliza a

declaraçãopré-preenchidacom base em informações já existentessobreocontribuinte,mas é importante verificar e complementar as informações na declaração, já que a responsa-

bilidade é do próprio contribuinte. A obtenção do comprovante de rendimentos pode ser feita online pelos aposentados e pensionistas do INSS, o que facilita o processo. É funda-

mentalqueoscontribuintesestejam atentos aos prazos e reúnam todos os documentos necessários para preencher a declaração corretamente e evitar problemas com a Receita Federal.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 11•A Cidade
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Carta de Habite-se é o documento final que atesta que a obra está de acordo com a legislação

Mais de 200 servidores da Segurança Pública sãoconvocadosparaprimeirosemestredoano

Após passar por curso de formação, escrivães de Polícia Judiciária, peritos Papiloscopistas, peritos Criminais e agentes de Polícia Científica serão convocados ainda no primeiro semestre de 2023.

Oanúncio foi feito pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na manhã de sextafeira (24), durante solenidade de posse na Acadepol (Academia de Polícia Civil Júlio César da Fonte Nogueira). De acordo com o governador, os 69 Escrivães de Polícia Judiciária, 47 Peritos Papiloscopistas, 53 Peritos Criminais e 34 Agentes de Polícia Cientifica serão convocadosemcomemoraçãoaos 100 dias de gestão.

“A segurança de um Estado é feita com pessoal qualificado e com equipamentos para a modernização e atuação efetiva da polícia, garantindo assim o serviço eficaz à população. Com grande alegria anuncio, que ao celebrar os 100 dias de nosso governo, em breve, iremos convocar os aprovados no concurso da Polícia Civil que aindaaguardamnomeaçãopara completar o efetivo e aproveito a oportunidade para parabenizar a atuação da secretária Ana Carolina Nardes, que à frente

DIVULGAÇÃO

Presidente do IDAMS reforça importância da eleição de Jerson Domingos para presidir TCE-MS

João Paulo Lacerda acredita que o novo presidente vai contribuir para colocar a Corte de Contas em papel de destaque

n Na últimaa sexta-feira (24/02), o TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) escolheu os novos ocupantes para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral para o biênio 2023-2024. Na eleição, foram definidos os conselheiros Jerson Domingos, como presidente, Flávio Kayatt, como vice-presidente, e Osmar Domingues Jeronymo, como corregedor-geral.

O presidente do IDAMS (Instituto de Direito AdministrativodeMatoGrossodoSul), João Paulo Lacerda da Silva, reforçou a importância da confirmaçãodoconselheiroJerson Domingos como presidente, cargo que assumiu interinamente desde o último dia 8 de dezembro de 2022.

“Nesse período em que ocupou o cargo de forma interina, o presidente Jerson Domingos demonstrou excelentes sinais de que os próximos dois anos dele à frente do TCE-MS serão

da Secretaria de Estado de Administração não mede esforços para equipar e modernizar a Segurança Pública de Mato Grosso do Sul”, declarou Riedel.

Publicado na edição do Diário Oficial do Estado de 26 de outubro de 2021, o certame foi assinado pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

O anúncio da convocação dos novos membros do efetivo da Policia Civil de Mato Grosso do Sul ocorreu durante a solenidade de posse do delegado-geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, como presidente do CSPC (Conselho Superior da Polícia Civil), realizada na manhã desta sexta-feira e que contou com a presença do

governadorEduardoRiedel,da titular da SAD, secretária Ana Carolina Nardes, assim como de demais autoridades militares, civis e do Executivo e Legislativo Estadual.

Mais de mil contribuintes já utilizaram o autoparcelamentoparaquitardébitosfiscais

n A Secretaria de Estado de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul (SEFAZ-MS) disponibiliza o Autoparce lamento eletrônico de débito fiscal para contribuintes que desejam quitar seus débitos refe-

rentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A modalidade já corresponde a 70% dos parcelamentos efetivados no estado e já há 1.353 autoparce

lamentos em andamento, o que demonstra a praticidade e agilidadedaferramenta.Aferramenta é regulamentada e segue as regras estabelecidas no ANEXO IX ao RICMS e é acessível pelo Portal ICMS

Transparente. A solução inteligente promove flexibilidade e qualidade de atendimento, para auxiliar os contribuintes que desejam quitar seus débitos, tornando o processo mais ágil e eficiente.

Comunidades do Pantanal recebem doação de geladeiras e energia em projeto da Energisa

FOTO: DIVULGAÇÃO

exemplares.Elejámostrouque deve atender os interesses de toda a comunidade jurídica, contribuindo para colocar em destaque as ações da Corte de Contas”, declarou João Paulo Lacerda.

Ele lembrou que recentemente esteve reunido com o presidente Jerson Domingos para tratar da manutençãodoTermodeParceria firmadoentreoIDAMSeoTCEMSparapromoveracooperaçãoe ointercâmbioacadêmico,científico, técnico e cultural, visando o desenvolvimentodeaçõesconjuntas e coordenadas de interesse institucional comum, voltadas à capacitaçãoeaperfeiçoamentoprofissional. João Paulo Lacerda ressaltou queodesejoéestreitaresserelacionamentoparaqueasduasinstituiçõespossamrealizarmaisatividades em conjunto, levando para o TCE-MSgrandespalestrantespara discutirtemasrelevantesdaadministração pública, especialmente cursosecapacitaçõesdirecionadas aos jurisdicionados.

O Projeto de Eficiência Energética em Mato Grosso do Sul é um exemplo de iniciativa que não só promove a eficiência energética, mas também a inclusão social em áreas remotas do Pantanal. A parceria entre a Energisa e o Instituto Homem Pantaneiro tem permitido que famílias ribeirinhas tenham acesso à geladeira, um item essencial para armazenar alimentos e

facilitar o trabalho diário. A logística para entregar esses equipamentos em regiões remotas é um desafio, exigindo viagens de até 36 horas entre trechos terrestres e fluviais. No entanto, graças à união de esforços entre a Energisa e o IHP, mais de 220 geladeiras já foram doadas para comunidades do Paraguai Mirim, Serra do Amolar, Castelo e colônias

do rio Taquari. Além da doação das geladeiras, o Projeto de Eficiência Energética também incentiva o uso adequado e eficiente da energia elétrica. Desde 2021, ele vem sendo executado no território, complementando as ações do Ilumina Pantanal. Esse projeto tem como objetivo levar energia elétrica para regiões remotas do Pantanal e já beneficiou 2.826 unidades consumidoras em sete regiões. Com a instalação de placas solares e a viabilização do acesso à energia elétrica, essas comunidades agora têm mais qualidade de vida e de-

senvolvimento econômico. O Projeto de Eficiência Energética é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é uma iniciativa que merece ser elogiada. Além de promover a eficiência energética, ele também contribui para a inclusão social em áreas remotas do Pantanal. A chegada da geladeira às famílias ribeirinhas muda a realidade da comunidade, que passa a contar com mais praticidade e comodidade no dia a dia. É um exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 26 de fevereiro de 2023 12•A Justiça
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
Mais de 220 geladeiras já foram doadas para comunidades do Paraguai Mirim, Serra do Amolar e outras regiões Governador Eduardo Riedel

Pets estão presentes em pelo menos 70% dos lares brasileiros

neste sábado em Campo Grande

Associação Comercial de Campo Grande promove evento de lazer e networking para empresários

„ Está chegando a hora! Acontece no próximo sábado (4) a apresentação do tributo ABBA THE MUSIC em Campo Grande.

O show conta com belos figurinos, interpretações marcantes e uma avalanche de emoções para todos os amantes do fenômeno sueco.

A sorocabana Mari Moraes, que marcou presença em programas de TV como “Máquina da Fama”, “Programa Raul Gil”, “Domingo Espetacular”, “Domingão do Faustão” e, mais recentemente, “Programa Silvio Brito Em Familia”, interpreta Agnetha – e acumula mais de 200 cidades em sua trajetória de shows.

“Eu trabalho com música profissionalmente há 15 anos, comecei a fazer alguns bares regionais na região de Sorocaba e São Paulo. Entrei numa banda de Sorocaba e lá eu tive um aprendizado muito grande.

Entre as músicas que praticava tinha um repertório dos anos 70. Esse bloco fazia minha noite e parecia que mexia comigo diretamente”, afirma. O quarteto é completado por Talina Correa, Thay Henrique, intérpretes de Frida e Björn, respectivamente; e Davi Fernandes, diretor musical, representando Benny

Andersson no vocal, teclados e piano.

Campo-grandenses poderão curtir em 1h30 os maiores sucessos da banda: I Have a

Dream, Super Trouper, Gimme! Gimme! Gimme! (A Man

After Midnight), Chiquitita, Fernando, Mamma Mia e o grande clássico Dancing

Queen.

Ingressos - Após o sucesso de vendas, o show ganhou sessão extra que está com ingressos à venda. A sessão extra será realizada no dia 4 março, às 19h, no Teatro Glauce Rocha.

No próximo dia 30 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizará a 2ª edição da Costelada da Colônia de Férias. O evento, que acontecerá na Colônia de Férias da ACICG, será uma oportunidade para os diretores associados e não associados se descontraírem e aproveitarem um dia diferente em um ambiente agradável. Com um clima familiar e descontraído, o evento oferecerá uma boa música, comida deliciosa e muita animação. Além disso, a Colônia de Férias da ACICG, que é um lugar amplo e aberto, propício para passar

toboáguas e parque aquático, além de música e comida deliciosa em um ambiente agradável.

Evento da ACICG na Colônia de Férias oferece oportunidade para empresários se descontraírem e aproveitarem um dia diferente um dia diferente com amigos e colegas, estará à disposição dos participantes, com piscinas, parquinhos, toboáguas e parque aquático.

O evento é uma oportunidade para os empresários e empreendedores que ainda não fazem parte da ACICG conhecerem a entidade e seus benefícios. A associação é uma entidade forte que representa os lojistas e que oferece momentos de lazer importantes para o equilíbrio entre o trabalho e o dia a dia. O valor do convite é de R$55,00 para associados e R$69,00 para não associados.

O grande churrasco oferecido aos sócios já é uma tradição esperada por todos

Crianças de 1 a 5 anos não pagam, e crianças de 6 a 10 anos pagam meia entrada. O valor inclui acesso às piscinas, parquinhos, toboáguas e parque aquático, além de música e comida deliciosa em um ambiente agradável.

A ACICG convida todos os empresários e empreendedores

a se unirem para fortalecer a entidade e ter mais força e defesa de seus interesses. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-5043 e (67) 9 9820-9584. Aproveite a oportunidade para relaxar e aproveitar o sol à beira da piscina na Colônia de Férias da ACICG!

MARÇO LILÁS - MÊS DO COMBATE E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO Edição 2137 • Campo Grande,MS 26 de fevereiro de 2023 Editor Enrico Feitosa (DRT MS 148/L2/F74) PÁGINA 02 REPRODUÇÃO
O valor inclui acesso às piscinas, parquinhos,
Tributo ao ABBA se apresenta
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO

Campo Grande recebe campeonato de boxe que irá reunir mais de 120 lutadores

Cassems realiza transplante de medula óssea e consolida procedimento em MS

O Hospital Cassems de Campo Grande realizou mais um transplante de medula óssea bemsucedido

Hoje (26) acontece a terceira e última, a partir das 9h30 e com previsão de término às 14h30

„ Campo Grande está recebendo a 24ª edição da Copa Primeira Hora de Boxe até hoje (26). As disputas estão acontecendo no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), em Campo Grande.

São mais de 120 boxeadores de 13 municípios sul-mato-grossenses: Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rochedo, Sidrolândia e Três Lagoas, além de atletas convidados de Cuiabá (MT), Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Puerto Quijarro (Bolívia).

Hoje (26) acontece a terceira e última, a partir das 9h30 e com previsão de término às 14h30. Para assistir às lutas no Guanandizão, basta levar três quilos de alimento não-perecível. Os mantimentos serão doados a entidades filantrópicas.

De acordo com a Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDBMS), a Copa será dividida em dois níveis de competidores: iniciante (para quem fez até três lutas) e intermediário (entre quatro e cinco combates no currículo). As lutas serão nas classes cadete, juvenil e elite.

A competição é responsável por revelar grandes atletas do boxe sul-mato-grossense, que já despontam no cenário

nacional, como Paulo Coene e Luis Cláudio, o “Punhos de Aço”. Ambos são campeões brasileiros e com vasto cartel de lutas. “Mato Grosso do Sul é um dos destaques nos esportes de luta, e no boxe não é diferente. A Primeira Hora, que vai completar 25 anos, é uma competição muito tradicional do nosso calendário esportivo e importante principalmente para aqueles que estão iniciando na modalidade”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.

Segundo a FDBMS, o evento ainda terá como atração dois desafios internacionais envolvendo os “irmãos Brito”, Paulo e Davy. Estes enfrentarão adversários da Bolívia e Paraguai. Também haverá um desafio feminino na programação. “É um momento muito especial do boxe em Mato Grosso do Sul. No ano passado, sediamos, após quatro anos, o Campeonato Centro-Oeste de Boxe, reunindo os melhores lutadores da região. Este será mais um ano promissor da modalidade, começando pela Copa Primeira Hora, que a cada edição recebe mais inscritos, de vários municípios do estado, e evolui tecnicamente”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Krav Maga realiza aulão

de defesa pessoal para mulheres em MS

REPRODUÇÃO

Hoje, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres,

„ No dia 12 de março, todos os instrutores habilitados pela Federação Sul Americana de Krav Maga irão realizar uma aula aberta e gratuita às mulheres de defesa pessoal O seminário que também irá acontecer Mato Grosso do Sul, será ministrado simultaneamente em todo o Brasil, Argentina, Canadá, México e Portugal.

“Quando a mulher adquire autoconfiança para vencer o medo, ela fica mais atenta aos sinais, consegue antever a violência e deixa de ser um alvo fácil. O Krav Maga dá a elas essa condição, a partir de treinamentos orientados por profissionais habilitados para isso”, explica a maior autoridade do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre

Dessa vez foi o paciente Paulo César Rodrigues dos Reis, de 64 anos, que voltou para casa junto com a família. O sucesso de mais um procedimento de alta complexidade, realizado no início do mês, consolida o projeto de ampliação do serviço de transplante iniciado pela Caixa dos Servidores.

“Pouco mais de dois anos atrás, nós estávamos comemorando a autorização dada pelo Ministério da Saúde para realizarmos transplantes de medula óssea e, hoje, estamos celebrando o segundo transplante feito, com sucesso, no Hospital da Caixa dos Servidores de Campo Grande. Então, para todos nós da família Cassems, diretoria, conselheiros, colaboradores e médicos, é uma enorme satisfação divulgar essa notícia. Quando a gente ouve a frase: ‘a medula pegou’, um sentimento de gratidão toma conta de todos nós”, celebra o presidente da Cassems, Ricardo Ayache.

A médica hematologista e responsável técnica pelo transplante de medula óssea no Hospital Cassems de Cam-

COMÉRCIO

po Grande, Soraia Romanini também comemora o sucesso de mais um transplante. “Estamos felizes por mais um paciente ser beneficiado por esse procedimento. Tudo isso vem coroar um trabalho que estamos realizando muito antes de todo o transplante acontecer”, destaca.

O paciente - Paulo foi diagnosticado com mieloma múltiplo ano passado, quando começou a sentir dores nas pernas. Com o diagnóstico teve início o tratamento e a preparação para o transplante.

O paciente conta que foi o trabalho da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar que deu força para enfrentar e vencer a doença. “Um trabalho espetacular, da equipe de enfermagem, da equipe de fisioterapia, de dentistas, de todo mundo, uma equipe multidisciplinar que funciona,

que te põe para cima e que faz com que você possa ter fé de que daqui você vai sair curado”, relata.

Durante os 24 dias de internação o filho de Paulo, Marcelo Andrade Rodrigues Reis, acompanhou todo o procedimento ao lado do pai e detalhou a importância atuação de cada um dos profissionais da equipe. “Desde a enfermagem, nutrição, fisioterapia, sem contar a parte médica. Teve momentos que meu pai não conseguia comer e ter esse acompanhamento ajudava muito. Meu papel de acompanhante foi só dar força e acho que consegui cumprir”, afirma.

“Agora é vida nova”.

De Aquidauana a família acompanhou cada etapa do procedimento e a esposa de Paulo, Sandra Reis, emocionada fala do alívio ao rever o marido. “Nós nunca perdemos

a confiança e nos sentimos muito acolhidos por toda a equipe, que nunca nos deixou perder a esperança. Só tenho a agradecer”.

Ao deixar o Hospital, Paulo ressalta a importância do serviço próximo aos sul-mato-grossenses. “Quero mostrar para Mato Grosso do Sul que é possível, é necessário ter um serviço como esse implantado aqui. E deixar uma mensagem de esperança, lógico que eu confio muito no meu Deus, mas acima de tudo o trabalho científico que foi feito aqui”, finaliza.

O Hospital Cassems de Campo Grande é primeiro do Mato Grosso do Sul autorizado a realizar transplante de medula óssea. O primeiro procedimento de alta complexidade ocorreu em agosto de 2022. Com isso MS se tornou o 11º estado do Brasil autorizado a fazer esse tipo de transplante.

Pets estão presentes em pelo menos 70% dos lares brasileiros

„ Eles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, principalmente após a pandemia do Covid-19, quando mais famílias passaram a adotar ou comprar cães e gatos.

Atualmente, o IBGE estima uma população de cerca de 149,6 milhões de animais de estimação, colocando o Brasil como terceiro país no ranking mundial. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, pelo menos 70% da população possui pet em casa.

Kobi Lichtenstein, presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga. Neste seminário, além de conhecer sobre a filosofia do Krav Maga, a mulher vai vivenciar situações como roubo de bolsa, puxão de cabelo, enforcamento, tentativa de estupro e outras, e testar as diversas possibilidades de defesa do Krav Maga. Hoje, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres, que se identificam com essa técnica por não ser um esporte e sim uma modalidade defesa pessoal, sem campeonatos ou competições. São esperadas mais de 10 mil mulheres nos seminários. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

SERVIÇO:

SEMINÁRIO DE KRAV MAGA PARA MULHERES

Data: 12/03/2023 Horário: 9h

Local: Centro de Krav Maga e Lutas de Mato Grosso do Sul (Rua Rui Barbosa, 4430, Centro, Campo Grande, MS) Inscrições: (67) 3253-4905 ou (67) 99221-7470 EVENTO GRATUITO – VAGAS LIMITADAS!

O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, acima de setores como utilidades domésticas e automação industrial. O maior faturamento vem da alimentação, com 73,9% do faturamento. A venda de ração passou a ser uma das prioridades de mercados e atacadistas, que passaram a focar em espaços destinados não apenas à alimentação, mas a itens de higiene, limpeza e até itens como brinquedos, coleiras, entre outros.

“No setor destinado aos pets, contamos com um mix variado de marcas de ração para cães, gatos e pássaros. Esse é um espaço que foi sendo ampliado para atender essa demanda cada vez mais crescente na socieda-

de”, diz a gerente do Fort Atacadista Cônsul Assaf, Viviane Casado Silva. Nas gôndolas é possível encontrar alimentações específicas por idade e tamanho e até as enriquecidas para os bichinhos de quatro patas, isso porque cada pet possui necessidades baseadas no porte, tempo de vida, estilo de vida e condições de saúde.

Na hora de escolher, é preciso atenção aos ingredientes para levar para casa mais saúde para os pequenos. Uma das dicas é observar os rótulos e evitar os que contam com co -

rantes artificiais, que podem ser prejudiciais, com exceção dos naturais. Adoçantes também devem ser evitados pois podem resultar em diabetes e outras doenças. Na tabela nutricional, a carne e farinha de carne devem aparecer no início, porque contém uma grande concentração de água e trazem os nutrientes, vitaminas e minerais necessários.

“Dentre as marcas, estão disponíveis basicamente quatro tipos de classificações: econômica, standard, premium e super premium, sendo essas

duas últimas com ingredientes e maior qualidade e valor nutricional”, complementa Viviane.

Em Mato Grosso do Sul são dez unidades do Fort Atacadista: Loja Cafezais, Cônsul Assaf, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União. No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com. br/nossas-lojas/

2 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande,26 de fevereiro de 2023 A CRÍTICA SAÚDE ESPORTE REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO
Dessa vez foi o paciente Paulo César Rodrigues dos Reis, de 64 anos, que voltou para casa junto com a família
gratuito
que se identificam com essa técnica
REPRODUÇÃO
O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, acima de setores como utilidades domésticas e automação industrial

Capital recebe em julho segunda edição da “Maratona Campo Grande” com 42km

Campo Grande recebe neste ano a segunda edição da Maratona de Campo Grande. Será no dia 2 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da Afonso Pena, que terá vários atrativos e será aberta ao público de 30 junho a 2 de julho.

“Este ano vamos realizar a Cidade da Maratona, um espaço inteiro com lojas, palestras, shows e com entrada franca. Além da corrida, o objetivo é ofertar conteúdo para as pessoas que queiram iniciar no esporte e para atletas amadores e profissionais de todas as idades, buscando a promoção da saúde em primeiro lugar. A Prefeitura de Campo Grande e o Governo de Mato Grosso do Sul são grandes parceiros da Maratona de Campo Grande e estão nos ajudando a viabilizar esse evento”, comenta Kassilene Cardadeiro, responsável pela organização.

Apesar de ter a maratona como grande destaque, a prova, com organização da H2O Ecoturismo e realização da Adac, terá também percursos de 7 km e 21 km (meia maratona), para abranger todos

CARNAVAL

os tipos de corredores, e uma versão kids, para crianças de 3 a 13 anos. O percurso da maratona será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). Na primeira edição, foram mais de mil participantes, e para 2023 a expectativa é de dobrar o número de inscritos, com 2 mil corredores esperados em todas as modalidades e cerca de 7 mil pessoas circulando pelo evento.

“A Maratona de Campo Grande, pela forma como foi organizada em 2022, tem tudo para se tornar uma prova importante do calendário nacional, incentivando os atletas de MS, bem como atraindo atletas de fora do Estado, gerando um maior fluxo turístico na nossa capital. Apoiaremos em tudo que for possível, garantindo um evento de qualidade, fazendo

com que os visitantes queiram voltar todo ano para a prova”, comenta Marcelo Ferreira Miranda titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).

A prova já está em seu terceiro lote de inscrições. O primeiro lote, disponibilizado no início do ano, esgotou em menos de 24 horas, antecipan-

do a grande expectativa do público de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil. “Mudamos o local de largada e chegada para os altos da Afonso Pena, facilitando a logística e o estacionamento dos atletas e do público em geral e fazendo com que o percurso passe por pontos estratégicos da cidade. Teremos oferta de alimentação

e bebidas no local do evento e ampliamos a premiação de faixa etária da maratona e da meia maratona”, detalha Kassilene.

“A maratona é uma prova emblemática entre as provas de

corrida. Ela carrega um peso histórico, pois diz a lenda que Filipedes, guerreiro grego, correu 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, por volta de 490 a.C., para repassar urgentemente a notícia da batalha aos gregos que habitavam a cidade de Atenas. A realização de uma maratona em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é motivo de orgulho, pois trata-se de um evento esportivo reconhecidamente importante no Brasil e no mundo entre os corredores, sejam eles profissionais ou amadores”, resume Mônica Riedel, primeira-dama de Mato Grosso do Sul e também corredora.

A Maratona de Campo Grande será realizada pelas ruas de Campo Grande e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids, especial para crianças de 3 a 13 anos. Além das provas, haverá também outras programações no evento na Cidade da Maratona (Cidade do Natal, altos da Afonso Pena). As inscrições já estão no terceiro lote e as vagas são limitadas.

SERVIÇO:

Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br

Deixa Falar de Campo Grande e Mocidade de Corumbá são as campeãs dos desfiles em Mato Grosso do Sul

a representande da Cidade Branca, este é o bi-campeonato da agremiação que atingiu 158,3 pontos.

„ Sob o som dos sambas-enredos das escolas de samba

Deixa Falar e Mocidade da Nova Corumbá que se consagraram as campeãs dos desfiles de Carnaval em Campo Grande e Corumbá, respectivamente.

Ambos os eventos foram apoiados pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Os desfiles aconteceram no último domingo (19) e segunda-feira (20) em Corumbá, e na segunda e terça-feira (21) em Campo Grande. No município pantaneiro, a Mocidade da

Nova Corumbá levou o título ao atingir 158,3 pontos na classificação geral.

Esse é o bicampeonato da escola, que desfilou com 750 componentes em 22 alas e quatro carros alegóricos. Também pelo segundo ano seguido, a escola

Major Gama aparecer na segunda posição, com 157,5 pontos. O terceiro lugar neste ano ficou com A Pesada, que somou 157,4 pontos no Carnaval mais tradicional de Mato Grosso do Sul.

Já em Campo Grande, o título ficou pela quarta vez com a Deixa Falar, escola da

Vila Nasser, na região norte da capital sul-mato-grossense. A apuração campo-grandense ocorreu na Praça do Rádio Clube, e assim como a corumbaense, foi realizada na noite de quarta-feira (22), levando vários adeptos das escolas para acompanhar o evento.

Sem atender aos critérios técnicos da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), a Unidos do Aero Rancho foi eliminada da disputa antes do início da contagem dos pontos, ficando apenas seis escolas na corrida.

A Deixa Falar ficou com o título somando 269,4 pontos, enquanto as tradicionais Vila Carvalho e Igrejinha - maior campeão do Carnaval campo-grandense - ficaram em segundo e terceiro, respectivamente, com 268,2 e 263,9 pontos.

Na quarta colocação ficou a Cinderela Tradição do José Abrão, com 262 pontos, seguida pela Os Catedráticos do Samba, com 261,7 pontos, e pela Unidos do Bairro Cruzeiro, que fechou a lista de escolas com 259,1 pontos conquistados.

3 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande,26 de fevereiro de 2023 A CRÍTICA
ESPORTE
REPRODUÇÃO
A Maratona de Campo Grande será realizada pelas ruas de Campo Grande e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids
Foto: Diogo Gonçalves/PMCG
Deixa Falar e Mocidade da Nova Corumbá desfilaram com quatro carros alegóricos. Para

H6 GT roda

BMW X1 2023: luxo e potência a partir de R$ 296.950

A chegada do novo BMW X1 2023 ao mercado brasileiro, com preços entre R$ 296.950 e R$ 349.950, foi muito aguardada pelos clientes da marca. Embora a produção nacional do SUV compacto ainda não tenha iniciado, a BMW optou por importar as primeiras unidades para garantir um estoque independente e evitar paradas de produção por falta de componentes. Com um design agressivo, uma lista de equipamentos repleta de itens de conforto e tecnologia e motores potentes, o X1 tem tudo para manter o seu sucesso no mercado brasileiro.

CURTINHAS

► F-150 parte de R$ 470 mil e primeiro lote já se esgotou

AFord, enfim, revelou a tabela da picape F-150. Feita nos Estados Unidos, a novidade chega ao Brasil nas versões Lariat, por R$ 470 mil, e Platinum, a R$ 490 mil. As diferenças estão restritas ao acabamento, uma vez que ambas vêm com o motor V8 a gasolina de 405 cv de potência e 56,7 mkgf de torque, além do câmbio automático de 10 marchas. Segundo a marca, as 500 unidades que fazem parte do primeiro lote já foram vendidas.

Primeiro modelo da GWM vendido no Brasil, SUV híbrido chinês une motor 1.5 a gasolina e dois elétricos, além de baterias que podem ser recarregadas em tomadas

Omercado de automóveis no Brasil ganha um novo integrante em 2023, o Haval H6 GT (pronuncia-se “rával”), SUV híbrido da fabricante chinesa Great Wall Motors. O modelo é um híbrido plug-in com estilo de cupê e une motor 1.5 a gasolina e dois elétricos, além de baterias que podem ser recarregadas em tomadas convencionais de 220 V. Uma das principais características do Haval H6 GT é a autonomia, que pode chegar a 1.052 km, segundo a marca, e

a possibilidade de rodar até 170 km no modo 100% elétrico. Além disso, o carro oferece tecnologias como o sistema de reconhecimento facial, que inclui detector de fadiga e distração, e dispositivo para ajuste automático do som, luminosidade das telas e temporizador dos faróis ao identificar um dos cinco motoristas cadastrados.

O trem de força une motor

1.5 turbo a gasolina e dois elétricos, sendo um em cada eixo, o que confere ao SUV tração

4x4. O Haval H6 GT possui po-

tência total de 393 cv e torque de 77,7 mkgf, o que se traduz em arrancadas e retomadas de velocidade vigorosas, além de ultrapassagens sem sustos.

O carro também oferece diversos itens de segurança, como controle de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop & Go e frenagem automática de emergência que reconhece pedestres, motos e bicicletas, além de sistema que lê placas de trânsito, percebe mudanças involuntárias de direção, faz ajustes automáticos de rota e monitora os pontos cegos.

O Haval H6 GT tem design moderno e esportivo, com faróis de LEDs e rodas de liga leve de 19 polegadas com acabamento escurecido. Na cabine, os bancos são revestidos de couro sintético e suede, com ajustes elétricos nos dianteiros e inscrição “GT” em vermelho nos encostos.

A Great Wall Motors promete produzir o Haval H6 GT na

► 3008 E 5008 HÍBRDIOS.

A Peugeot deu mais um passo em seu plano de eletrificação veicular. A marca acaba de lançar na Europa os SUVs 3008 Hybrid e o 5008 Hybrid. Segundo dados da empresa, com o sistema híbrido a redução do consumo de gasolina pode chegar a 15%. Os dois modelos têm tecnologia híbrida leve, com baterias de 48V. Além disso, há novo motor a gasolina com potência de 136 cv, assim como câmbio automatizado de duas embreagens. As novidades devem chegar ao Brasil entre o fim de 2023 e o início de 2024.

► HYUNDAI COM DESCONTÃO.

fábrica que comprou da MercedesBenz, em Iracemápolis (SP), a partir de 2024. Enquanto isso, o modelo virá da China. Com boa dirigibilidade e um desempenho promissor, o Haval H6 GT é um modelo que promete ser competitivo no mercado brasileiro de SUVs híbridos.

ONDE ENCONTRAR

EM MS

A Great Wall Motors nomeou o Grupo Bamaq como parceiro no Mato Grosso do Sul e a empresa optou por construir uma loja do zero em Campo Grande, com previsão de conclusão até o final do ano. Enquanto aguardam, a Bamaq abrirá uma operação de vendas no Shopping Campo Grande e planeja expandir suas operações para Dourados no próximo ano, inaugurando uma nova loja durante o lançamento da picape Poer que será produzida no Brasil.

Fiscais da AGEMS reforçam combate ao transporte

clandestino

Drone e viatura caracterizada são utilizados para reforçar fiscalização da AGEMS

Durante o Carnaval, os fiscais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) tiveram uma atuação fundamental para coibir o transporte clandestino e garantir a segurança dos passageiros. As abordagens foram intensificadas na BR 060, uma das principais rodovias do estado, e também nas redes sociais, onde é comum encontrar pessoas oferecendo carona amiga.

A coordenadora da fiscalização, Aline Melo, alerta que o transporte clandestino não se resume apenas aos veículos em situação irregular, mas também às ofertas de carona nas redes

durante o Carnaval

sociais, que podem colocar a vida dos passageiros em risco. Por isso, é fundamental que todos os veículos estejam em conformidade com as normas e que os passageiros utilizem apenas serviços regulamentados e autorizados pelos órgãos competentes. A AGEMS tem sido bastante atuante em suas operações, apreendendo 7 veículos em situação irregular e emitindo 35 autos de infração em cerca de 300 abordagens nos pontos de fiscalização desde o início do ano. Para reforçar a fiscalização, a assessoria militar da AGEMS conta com um drone e uma viatura caracterizada, que são utilizados durante as blitzes.

A coordenadora da fiscalização da AGEMS, Aline Melo, verifica documentação e condições dos veículos em blitz contra transporte clandestino na BR 060, rota turística do Mato Grosso do Sul, durante o Carnaval.

A parceria entre a fiscalização e a polícia militar tem sido fundamental para garantir a segurança dos passageiros. O transporte clandestino é um problema que precisa ser combatido, e a AGEMS está

Chefe da assessoria militar da AGEMS, Cel. Waldir Acosta, destaca a importância da parceria entre a fiscalização e a polícia militar para combater o transporte clandestino

trabalhando incansavelmente para tirar de circulação os veículos que não estão de acordo com as normas e garantir que os passageiros possam viajar com segurança e tranquilidade.

Para limpar os estoques da linha 2022, a Hyundai oferece valorização de até R$ 6 mil no usado que entrar na troca pelos modelos HB20 e Creta. Além disso, a marca tem planos de financiamento com condições especiais, incluindo taxas de juros reduzidas. A ação vai até o dia 28 de fevereiro. Curiosamente, ao mesmo tempo a Hyundai reajustou sua tabela de preços. Como resultado, o HB20 Sense tem preço sugerido de R$ 79.490 e o Creta Ultimate parte de R$ 172.790.

► MOBI E KWID FICAM MAIS CAROS.

Os dois carros mais baratos do Brasil tiveram as tabelas reajustadas. Para o Renault Kwid, a maior alta, de R$ 1.600, foi aplicada ao preço da versão de entrada, Zen. Assim, o carro agora parte de R$ 68.190. Para as opções intermediária e de topo, o aumento foi de R$ 750. Em 12 meses, o preço do Kwid subiu quase 40%. Já no caso do Mobi, a alta foi de até R$ 1.500. Assim, a versão Like, de entrada, agora parte de R$ 68.990. Para a de topo, Trekking, o preço foi reajustado em R$ 1.300 e começa em R$ 72.290.

SEM SUCESSOR DO AUDI TT

O fim da produção do Audi TT com a série especial Final Edition para o mercado britânico marca o encerramento de uma era de 25 anos do icônico esportivo que atravessou três gerações. Com detalhes exclusivos, como rodas de 20 polegadas e revestimentos em Alcantara com costuras em vermelho, a série final vem equipada com o pacote Comfort, que inclui som premium, câmera de estacionamento e sistema de navegação MMI. A ausência de um sucessor ao modelo, por enquanto, deixa uma lacuna no segmento de coupés esportivos da marca.

FOTO: REPRODUÇÃO 4 www.acritica.net Campo Grande,26 de fevereiro de 2023 A CRÍTICA CADERNO LIGHT
Haval
170 km no modo elétrico e tem autonomia de 1.052 km
Novo SUV híbrido chinês chega em abril com muito espaço interno e até reconhecimento facial Porta-malas do GWM Haval H6 GT tem espaço para 517 litros de carga Interior do GWM Haval H6 GT é minimalista e tem bons materiais

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.