Mercadão
OMercadãocontinuarácom suas atividades e atendimento aos seus clientes, uma vez que o local comercializa itens de primeiranecessidade.Entretanto, o local implantou um Plano de Ação que estabelece normas e procedimentos a serem seguidos com medidas de prevenção, controle e contenção da disseminação da doença.
Doação
O estoque de sangue no Hemosul Campo Grande está em baixa. O órgão estará agendando as doações para evitar aglomeração de pessoas e conter o avanço do Coronavírus no Estado e na Capital.Quem quiser realizar a doação, basta estar realizando o agendamento pelo telefone (67) 3312-1516.
Cinema Com o fechamento das salasdecinema,aNetflixseleciou um Top 10 de filmes e séries no Brasil. Entre as opções estão as séries; Elite, Toy Boy, O Chefinho de Volta aos Negócios, Pandemia, The Circle, Troco em Dobro, O Assassino de Valhalla, Epidemia, Lost Girl –Os crimes de Long Island
A medida foi tomada após sete casos confirmados na cidade e outras dezenas sendo investigados
A Prefeitura de Campo Grande decretou na última quarta-feira (18), situação de emergência no município em virtude dapandemiadonovocoronavírus
COVID-19. A medida foi publicada no Diogrande pelo prefeito Marquinhos Trad após sete casos confirmados na cidade e outras dezenas sendo inves-
tigados. O decreto n.º 14.195 de 2020 traz determinações para as ações de saúde pública, além de recomendações para o setor privado, em casos onde ocorrem aglomerações de pessoas. Ele determina que a Secretaria de Saúdeadoteasmedidasparaefetivo cumprimento das recomendações para minimizar os riscos
de propagação do vírus (capacitação de servidores, orientação de prevenção, triagem e isolamento com suspeita de infecção,ampliaçãodonúmerode leitos, etc). A Secretaria de Educação terá que buscar alternativas para fornecimento de alimentação aos estudantes de famílias em situação de vulnera
bilidade social; orientar as escolas privadas a adotarem o mesmo procedimento da rede municipaldeensino,comcapacitação dos professores sobre os riscos e medidas de prevenção a serem adotadas, manutenção da suspensão das aulas já decretada anteriormente.
Continua na página 3•A
Indústrias de alimentação do Estado não podem parar para evitar desabastecimento
ÁGUAS: CG tem 100% de atendimento e o menor índice de perdas no Brasil
n CampoGrandeéumadas cidades do Brasil com o melhor índice de atendimento total de água de acordo com o Ranking de Saneamento Básico 2020 do Instituto Trata Brasil. O estudo
aponta a capital sul-matogrossense como uma das cidades que já atinge 100% dos indicativos de universalização dos serviços de água, superando a média nacional de 83,6%.
AVISO DE SUSPENSÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS EXEMPLARES IMPRESSOS DO JORNAL A CRÍTICA
n De forma a resguardar nossos colaboradores e leitores, e em respeito às recomendações dos órgãos de saúde, comunicamos que a partir desta edição 1985 (22/03/2020) daremos prioridade à distribuição online do periódico “A Crítica”. A medida visa cooperar com os esforços de proteção aos maisvulneráveis.Assim,estásuspensaporprazoindeterminado a distribuição dos exemplares na confluência da Rua 14 de Julho e Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Para ter acesso à edição impressa, é fácil. Basta enviar um
Camelódromo e feira paralisam os atendimentos; mercadão aberto
Plenário decide pelo fechamento da Assembleia por 15 dias
Preço do pão tem reajuste de 7,4% puxado pela alta do dólar
Governo Presente de R$ 4,2 bi foi feito por todoseéparatodos,salientaogovernador
Veja na página 2•B
WhastApp para o número (67) 99974-5440 com o seguinte texto “Me inclua na lista” para efetuarmos o seu cadastro e conquistar a sua edição virtual. Para outras dúvidas, estaremos com os nossos atendimentos nos canais abaixo citados. Esses procedimentos serão adotados até que as autoridades sanitárias estabeleçam a suspensão das medidas de contenção em razão do COVID-19. Ainda assim, respeitaremos a opção daqueles leitores que fizerem questão do impresso. Ele poderá ser encontrado facilmente em pontos de distribuição como: Panificadoras, conveniências, postos de combustíveis e restaurantes, além de bancas de jornal. Junte-se a nós para protegermos vidas.
ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO:
Avenida Júlio de Castilho, 1747 – CEP 79100-901
Campo Grande/MS
Fone (67) 3317-7890
E-mail: redacao.acritica@gmail.com
WhatsApp: (67) 99974-5440
ATENDIMENTO PRESENCIAL SUSPENSO
n Em atenção ao decreto do prefeito Marcos Trad, a partir de segunda-feira, 23 de março de 2020, o atendimento presencial estará suspenso. Todas as demandas continuarão a serem atendidas via WhatsApp, telefone ou e-mail, enquanto durar o contingenciamento. Estamos a postos para responder suas dúvidas por meio de nosso canais de atendimento.
RESUMO EDIÇÃO Nº 1.985 • R$ 1,50 • CAMPO GRANDE-MS, 22 DE MARÇO DE 2020 DIRETOR EXECUTIVO: JORNALISTA LUIZ CARLOS FEITOSA • EDITADO DESDE: 01 DE AGOSTO/1980 VEJA NA PÁGINA 3•B Veja na página 3•A
Aumentam
FOTO: DIVULGAÇÃO Veja na página 8•A Veja na página 8•A Veja na página 3•A
os casos de coronavírus em CG e prefeito decreta situação de emergência
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
O CACIFADO:
Antes, era o ministro Moro a figura maior do ministério . Com a explosão da pandemia do coronavirus, o ministro Mandetta (foto), discretamente –lembrando os mineiros – foi encarando os desafios e com postura e declarações didáticas e não agressivas caiu no gosto da população. Independentemente do final deste episódio, Mandetta sairá vitaminado politicamente a ponto de ser figura obrigatória no pleito de 2022. Já se fala: com André fora de combate e Nelsinho ainda com mandato, o atual ministro será uma nova opção para a sucessão de Reinaldo. Quem viver, verá!
‘OOUTRO’ ComAndréemplenaatividadepolítica, Giroto leva mais uma ‘cacetada’ na 2ª. sentença da ‘Lama Asfaltica: 7 anos e 6 meses de prisão. Em março de 2019 foi condenado a 9 anos e 10 meses de prisão. O total chega a 17 anos e 4 meses e Giroto perdeu os recursos, inclusive no STF. Sem os bens que surrupiou e com chance de novas condenações , pode ser equiparado a situação de Sergio Cabral. Plantou, colheu!
VALEU o ‘berro’ da população e das entidades produtivas contra o cavernoso projeto de se aumentar ainda mais as taxas cartorárias, no rol das mais altas do país. O Tribunal de Justiça desistiu percebendo o clima desfavorável na Assembleia. Mas pergunto: não irão os deputados propor um projeto para abaixar as atuais taxas que são oceânicas e que exploram a população? Essa Anoreg é sanguinolenta. Insaciável como o TJ.
JOAQUIMMURTINHO Amaioriasótemcomoreferências a cidade de Porto Murtinho e a rua que leva seu nome na capital e em outras cidades. Ele nasceu em Cuiabá em 1849 e foi para o Rio de Janeiro. Formou-se engenheiro e médico homeopata e apartirde1890seelegeusenador3vezesefoiministrodeObras e da Fazenda . Era o maior acionista da Cia Mate Laranjeira e da Cia de bondes do RJ. Mandou na política de MT de 1892 a 1911 elegendo todos os senadores e deputados federais.
E MAIS... Joaquim Murtinho era forte. Em 1890 conseguiu que Deodoro da Fonseca demitisse o governador Antonio M. Coelho e ganhou a concessão de duas ferrovias para seus dois irmãos. Seu irmão Antonio Murtinho também comandou o governo estadual no Império e fora presidente de MT de 1892 a 1895 e ministro do STF no Império. O irmão mais velho de Joaquim foi senador e seu outro irmão Francisco foi presidente do Banco Rio e Mato Grosso. Joaquim Murtinho morreu no RJ em 1911, aos 62 anos de idade. Detalhe: Sem jamais voltar à Cuiabá deu as cartas na política de Mato Grosso.
‘CURIOSIDADES’ O tal Banco Rio e Mato Grosso foi criado em 1891 e operou só até 1902 quando entrou em liquidação amigável . Com sede no RJ, sua finalidade era de operar em MT tendo J. Murtinho e os 2 sócios ganho gratuitamente 500 mil hectares de terras . O banco teve agencia em Cuiabá e filial em Corumbá. O banco era só fachada dos interesses da Cia Mate Laranjeira. Como se vê, a esperteza (500 mil has.) dos políticos brasileiros não é invenção recente.
CONFLITOS Eles não devem faltar nas relações sociais nestaépocadecoronavirus. Nosbancos, comércioenodiaadia, é comum a desobediência às normas . Imagine o que vai acontecer então nos condomínios residências com piscinas, local de recreação infantil e salão de festas. A função do síndico será dificultada por esse tipo de comportamento de condôminos . Se em época normal as relações nos condomínios andam difíceis,comdiscussõesebrigasinclusive,agoraficaráinsuportável. É guerra!
SACANAGENS A receita trata o contribuinte como inimigo. Na sua chefia a casta que vive em outra dimensão. Bolsonaroprometeudequeiriaelevarovalormínimodaisenção dopagamentodoIR.Nopoder,elenãofalamaisnisso. Também não cumprirá a promessa de descontar no IR o valor pago com o registro da empregada domestica. Os patrões acreditaram e agora dançarão sob o olhar conivente dos políticos.
REFLEXÃO: “As epidemias são uma categoria de doenças que, como um espelho, confrontam-nos com quem realmente somos. (...) Para enfrentá-las, é fundamental tomar consciência de que estamos todos juntos, fazemos parte da mesma espécie, oqueafetaumapessoaafetatodasasoutras,semdivisõesderaça ou status econômicos.” Frank M. Snowden, da Universidade Yale. Conclusão: estamos todos no mesmo barco, podemos ir para o mesmo buraco.
Governo e prefeitura da capital fazendo as lições que o caso inédito exige. Decretará estado de emergência, suspensão das aulas, redução do pessoal, a concessão de férias aos servidores, revezamento de turnos, diminuição do atendimento presencial ao público são algumas delas. Já o prefeito após decretar emergência na saúde pública recomendou o fechamento por 15 dias de shopping centers, academias de ginástica, parques de lazer e restrição em 30% no horário de atendimento de bares e restaurantes. Museus, igrejas, cinemas, teatros, bibliotecas e centros culturais só poderão contar com apenas 50 pessoas. Quanto aos eventos públicos foram cancelados.
A COVID-19 e seus reflexos nas relações jurídico-contratuais
Régis Santiago de Carvalho (*)
FOTO: DIVULGAÇÃO
Apandemia de COVID-19, como se sabe, é decorrente de uma doença respiratória aguda grave causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Sua capacidade de disseminação é espantosa (uma única pessoa contaminada pode infectar outras 20), o que levou os Governos Federal e Estadual a decretarem estado de calamidade pública e o Municipal situação de emergência, impondo severas restrições quanto ao funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, além do fechamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares; shopping centers e congêneres; dentre outras recomendações visando evitar a aglomeração de pessoas.
Como sói acontecer, os impactos na economia serão dantescos, com reflexos negativos sem precedentes na geração de emprego e renda e, em última análise, nas relações jurídicas, especialmente as contratuais.
Diante desse cenário, é fundamental que empresários, inclusive rurais; comerciantes, profissionais liberais e todos aqueles mais suscetíveis aos reflexos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil estejam preparados não só sob o ponto de vista da gestão de gastos e administração de caixa, no caso das empresas, como também em relação aos efeitos jurídicos de eventual inadimplemento contratual de suas obrigações.
Como se sabe, o inadimplemento contratual carrega consigo diversas consequências jurídicas que vão desde a cobrança de juros moratórios, multas etc à rescisão do contrato.
Mas como minimizar (legalmente) os efeitos dessa crise?
Umaprimeira“saída”seriaarenegociaçãoprivadaeconsensual das obrigações mediante ajustes com o credor da obrigação e, até, a realização de uma novação de dívida, que resume, basicamente, em contrair nova dívida com o credor para extinguir e substituir a anterior.
Nesseaspecto,opróprioConselhoMonetárioNacional(CMN) adotou, em caráter extraordinário, iniciativas para facilitar a renegociação de operações de crédito e ampliar a folga de capital dos bancos, de forma que eles possam conceder mais empréstimos e a Federação Brasileira de Bancos emitiu nota oficial reconhecendo o impacto da pandemia do coronavírus no emprego e na renda e se comprometeu, juntamente com seus associados, a atender pedidos de prorrogação, por 60 (sessenta) dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.
Da mesma forma, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, com base na Medida Provisória nº 899, de 2019, a suspensão de atos de cobrança contra contribuintes e informou que facilitará a renegociação das dívidas, permitindo o pagamento de entrada no valor de 1% da dívida e diferimento de pagamentos das demais parcelas por 90 (noventa) dias; enquanto o Governo Federal prorrogou os prazos para recolhimento do Simples Nacional para outubro, novembro e dezembro de 2020, além de outras medidas de mitigação.
Outra medida mais drástica, porém igualmente eficaz, consiste em utilizar-se dos regimes de recuperação judicial para viabilizar a reestruturação das dívidas. Grosso modo, a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
Existe ainda a possibilidade de se revisar contratos financeiros em geral com o intuito de alterar os termos e condições originalmente pactuados entre financiador e tomador, em razão do efeito adverso relevante. Trata-se do instituto jurídico da “lesão”, muito utilizado no início do ano de 1999 com o advento da crise cambial (onde houve uma maxidesvalorização da moeda nacional frente ao dólar norte-americano em, aproximadamente, 70%), notadamente naquelas relações negociais em que a variação cambial da moeda americana foi adotada como índice de correção monetária.
Jornal afiliado a
Fundado em 01/08/1980 Editado por:
EFC - Empresa Feitosa de Comunicação CNPJ-MF 00.586.945/0001-37
Jornalista profissional LUIZ CARLOS FEITOSA - DRT/MS 105/L.1/F.53
Diretor Executivo
ELIZETE CONCEIÇÃO RODRIGUES FEITOSA
Diretora Financeira
FONE: (67) 3317-7890 FAX: (67) 3317-7894
Redação, Administração, Departamento Comercial e Parque Gráfico:
Av. Júlio de Castilhos, 1747 • Sede própria - 79100-901 - C. Grande-MS
Representante: TÁBULA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
São Paulo - (0xx-11) 5507-5599 - Brasília - (0xx-61) 3242-7460
Whatsapp: (67) 99974-5440 Facebook: /acritica.jornal
Youtube: /wwwacriticanet Instagram: /acriticadecampogrande
Atualmente, vários são os dispositivos que asseguram a manutenção ou o restabelecimento do equilíbrio contratual, especialmente no âmbito das relações de consumo, aí incluídas as de natureza bancária, financeira e de crédito (art. 3º, §2º c/c artigos 6º, V e 51, IV do Código de Defesa do Consumidor). Diferentemente do Código Civil de 1916, que não incluiu o instituto da lesão entre as hipóteses de defeito do negócio jurídico; o atual, de
2002, prevê expressamente em seu artigo 171, inciso II, a anulabilidade do negócio jurídico por vício resultante de “lesão” Nesse sentido, aliás, o inciso V do artigo 6º do Estatuto do Consumidor (Lei nº 8.078/90) é ainda mais taxativo ao estabelecer que: “São direitos básicos do consumidor a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas”.
Referido dispositivo reconheceu, de forma expressa, a adoção da “teoria da imprevisão” no direito brasileiro. O mesmo foi repetido pelo inciso IV do artigo 51 que assevera: “São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade”.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Segundo destaca o ilustre doutrinador Anísio José de Oliveira, em sua obra A Teoria da Imprevisão nos Contratos, 2ª Edição, 1991, Editora Universitária de Direito: a moderna teoria da imprevisão acordou “de seu sono milenar um velho instituto que a desenvoltura individualista havia relegado ao abandono, elaborando então a tese da resolução do contrato em razão da onerosidade excessiva da prestação”
Com efeito, a partir desse instituto, serão inválidas as disposições que ponham em desequilíbrio a equivalência entre as partes. Melhor dizendo, se o contrato situa o consumidor em situação de inferioridade, com nítidas desvantagens, tal contrato poderá ter a sua validade judicialmente questionada ou, sendo possível, ter a exigibilidade da cláusula que fere o equilíbrio contratual judicialmente afastada ou revisada.
Alguém pode perguntar: Mas essa possibilidade de alteração do negócio jurídico em benefício do consumidor não fere o princípio constitucional da igualdade e da isonomia (artigo 5º, caput, da CF/88)? A resposta é negativa. Deveras, o princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (Nery Junior, Nelson, Princípios do Processo Civil na ConstituiçãoFederal,3ªed.,SãoPaulo,RevistadosTribunais,1996,p.42).
Não bastasse isso, o Código de Defesa do Consumidor estabelece como princípio informador da Política Nacional das Relações de Consumo, o “reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo” (artigo 4º, I, do CDC).
Portanto, sempre que fatos supervenientes tornem excessivamente onerosas condições contratuais pré-ajustadas, gerando desequilíbrio contratual nas condições gerais do negócio, tornase possível a revisão judicial do contrato para o restabelecimento da comutatividade ou relação de equivalência que deve estar presente em todas as relações negociais; possibilidade esta que se afigura ainda mais patente nos chamados contratos de adesão ou por adesão, onde o consumidor adere a uma situação contratual já definida em todos os seus termos, inexistindo liberdade de convenção.
Esperamos, verdadeiramente, com fé no Grande Arquiteto do Universo,queessapandemiaeacriseeconômicaporeladeflagrada passem rapidamente; porém, de forma a contribuir com o leitor procuramos, nesse breve texto, apresentar algumas sugestões de possíveis medidas mitigadoras que poderão ser adotadas de maneira legal e complementar às práticas de gestão já conhecidas por aqueles que exercem atividades empresariais e comerciais, bem como dos profissionais liberais, mais vulneráveis as situações de desequilíbrio econômico.
(*) O autor é advogado, Sócio Fundador do escritório Régis Carvalho Advogados Associados, Mestrando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal), Pós-graduado (lato sensu) em Direito Constitucional, Especialista em Direito Tributário, Administrativo e Processual Civil, Professor de Direito Processual Civil, Civil, Agrário e Eleitoral em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Presidente da Academia de Direito Processual de Mato Grosso do Sul, Conselheiro Estadual da OAB/MS, autor da obra “A Insujeição da Sentença Arbitral ao Precedente Judicial Previsto no Código de Processo Civil de 2015”, Editora Life e coautor das obras “Práticas Contemporâneas Trabalhis-
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 2•A OPINIÃO
Uma epidemia diz mais sobre nós mesmos do que sobre a própria doença.”
(Denise Pimenta, antropóloga da USP)
Aumentam os casos de coronavírus em CG e prefeito decreta situação de emergência
CONTINUAÇÃO DA CAPA
ASecretaria de Assistência
Social deverá desativar os serviçosquedemandem deslocamentodeidosos,aexceçãodosserviços de acolhimento e visitação domiciliar; suspender ou limitar as visitas assistenci ais; buscar alternativas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, no que diz respeito ao fornecimento de alimentação e agasalho, já que o inverno está se aproximando e é aestaçãodoanoemquehámaior propagação viral.
O decreto também traz recomendações para a iniciativa privada, com restrições, pelos próximos 15 dias, no funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Eles deverão reduzir a lotação neste período. Também recomenda o fechamento de academias, centros de ginástica
e estabelecimentos similares; shopping center e congêneres; dentre outras recomendações, visando evitar a aglomeração de pessoas.
Está autorizada a possibilidade de serem requisitados bens e serviços de particulares, com posteriorindenizaçãoedispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao combate da propagação do coronavírus.Comaemergência, também será criado um comitê de enfrentamento e prevenção ao COVID-19, com objetivo de monitorar, estabelecer e divulgar prevenção enfrentamento à transmissão do vírus.
O decreto autoriza a adoção de medidas para evitar ou reduzir a exposição dos servidores públicos e à população aos riscos de contágio. Uma delas é a instituição de teletrabalho, por sete dias, aos servidores que re- gressaram de viagens ao exterior, de área não endêmica e sem apresentaçãodossintomasdeinfecção do coronavírus; por catorze dias aos servidores que regressaram de viagens ao exterior, de área endêmica ou que tenham apresentado os sintomas de infecção do coronavírus; servidores incluídos no grupo de risco(gestantes,lactantes,maiores de sessenta anos, expostos a outras condições de risco de desenvolvimentodesintomasmais graves) pelo período que perdurar a situação de emergência; –autorizou o teletrabalho durante operíododaemergênciaaosservidores cuja atribuição permitam a realização de trabalho remoto, a ser instituído pelo titular doórgão,asseguradaamanutenção mínima de servidores para garantir o atendimento e desde quenãohajaprejuízoaoserviço; Estáautorizadaaantecipação e concessão de férias aos servidores, desde que não haja prejuízosaosserviçosrespectivos,excetuando-seosservidoresdaárea
da saúde, segurança, assistência social e serviço funerário, cujas férias deferidas ou programadas foram suspensas por 60 dias.
A decisão também veda a realização de provas de concursos públicos em âmbito municipal e afastamentos para viagem ao exterior; determina providencias para adiamento de reuniões presenciais,ousuarealizaçãopor meio remoto; cria meios de comunicação para evitar ou reduzir a necessidade de comparecimento pessoal nas unidades de atendimento; flexibiliza a jornada de trabalho dos servidores, a fim de evitar que horários de entrada e saída recaiam nos horários de pico do transporte público.
Os eventos, cursos e oficinas promovidospeloMunicípiotambém estão suspensos. Já as concessionárias de transporte público deverão adequar a frota de ônibus em relação à demanda, higienizar os ônibus periodicamente durante o dia, orientar a população e seus funcionários
sobre as medidas a serem tomadasparaproteção.Odecretosuspende todos os prazos da administração pública municipal e veda a expedição de alvará para eventos públicos e temporários, determinandoaindaarevogação daqueles já expedidos. Naúltimasexta-feira(20)em uma transmissão nas redes sociaisoprefeitoanunciouasuspensãodasatividadesdaRodoviária deCampoGrandeedotransporte coletivo da cidade.
A partir da próxima terçafeira (24) a rodoviária vai deixar defuncionaratéodia12deabril. Segundo o prefeito, esse decreto é devido a grande quantidade de desembarquevindodoestadode São Paulo que atualmente possui o maior número de casos de coronavírus. Já em relação aos transportes coletivos, o prefeito anunciou a paralisação do transporte coletivo em Campo Grande durante 15 dias. “São medidas de impacto, mas não tenho alternativa. Precisamos proteger a nossa população”, finaliza.
INTERIOR
Preço do pão francês no Estado tem reajuste de 7,4% puxado pela alta do dólar
n Aindanãoépossívelcalcular os impactos do novo coronavírus(Covid-19)naeconomia de Mato Grosso do Sul, masoaumentododólar,causado principalmente pela pandemia decretada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), já começa a ser repassado para os preços de alguns produtos de consumo diário. Esse éocasodotradicionalpãofrancês, que no Estado sofreu reajuste médio de 7,4%, saltando de R$ 13,50 o quilo para R$ 14,50 o quilo.
ÁGUAS: 100% de atendimento e o menor índice de perdas do Brasil
n Para o presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, o ranking representa o empenho da empresa em melhorar cada vez mais os serviços de saneamento básico para Campo Grande, buscando ampliar o acesso à água e tratamento de esgoto. “A Águas Guariroba tem realizado ações voltadas a redução de perdas para garantir maior segurança operacionalnaproduçãodeágua para Campo Grande. Para chegarmos a esses índices, foram aplicadas novas tecnologias de monitoramento,maiordinâmica para atendimento ” destacou.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 3•A Coronavírus
FOTO: DIVULGAÇÃO
O decreto suspende expedição de alvará para eventos. Na foto Marquinhos e procuradorAlexandre Ávalo Santana
Está autorizada a possibilidade de serem requisitados bens e serviços de particulares, com posterior indenização
Ampliada validade de carteira de condutor para táxi e mototáxi
n A Prefeitura de Campo Grande, após reavaliar reivindicação da categoria que atua nos segmentos de táxi e mototáxi, a partir da nova realidade em que os mesmos passaram a rodar menos quilometragem com a vinda e oferta do serviço de transporte por meio de aplicativos, publicou nesta sexta-feira (20), os decretos 14.196 e 14.197, que dispõem sobre a periodicidade para renovação da autorização de tráfego e da carteira de condutor auxiliar para o exercício da atividade de transporte individual de passageiros – mototáxi e também sobre a periodicidade para renovação de alvará, carteira e vistoria para o táxi convencional.
Conforme o Decreto n. 14.196,de19demarçode2020, de acordo com as atribuições que lhe confere o art. 67, da Lei Orgânica do Município, a Prefeitura amplia de um (01) ano para dois (02) anos o prazo de validade da Autorização de Tráfego e a Carteira de Condutor Auxiliar do Serviço de
Decretosuspendeatendimentopresencialem bancoselimitaestabelecimentoscomerciais
Transporte Individual de Passageiros, para exercício da atividade de Mototáxi. A medida entra em vigor na data de sua publicação. Já o Decreto n. 14.197, de 19 de março de 2020, dispõe sobre a periodicidade para renovação de alvará e da carteira de condutor auxiliar, e da realização das vistorias dos veículos para o exercício da atividade de transporte individual de passageiros – táxi convencional. A validade do Alvará de Estacionamento e a Carteira de Condutor Auxiliar do Serviço de Transporte Individual de Passageiros, para o exercício da atividade de Táxi Convencional, foi ampliada de um (01) ano para 02 (dois) anos. Já a Vistoria obrigatória dos veículos, a ser realizada na AGETRAN, para o exercício da atividade de transporte individual de passageiro – Táxi Convencional, passam a ter validade de 01 (um) ano e não mais de seis (06) meses. As medidas entram em vigor na data de sua publicação.
As publicações estão disponíveis na edição n. 5.866 do Diogrande, que pode ser acessada no endereço eletrônico http://portal.capital.ms.gov.br/diogrande
A Prefeitura , em decreto publicado no DO suspendeu o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais, bancos , bem como o funcionamento de casas noturnas e outros voltados à realização de festas, eventos
“Fica suspenso , no período de 21 de março a 5 de abril de 2020, o atendimento presen
cial ao público em estabelecimentos comerciais, agências bancárias e similares e de casas
Exceções - Os dispostos não se aplicam às atividades internas dos estabelecimentos comerciais, bem como à realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery).
A suspensão também não se aplica aos seguintes estabelecimentos:
n Farmácias
n Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos.
n Lojas de conveniência
n Lojas de venda de alimentação para animais
noturnas em funcionamento no Município de Campo Grande”, diz o decreto. Com a medida,
n Distribuidores de gás
os estabelecimentos deverão manter fechados os acessos ao público em seu interior.
n Lojas de venda de água mineral
n Padarias
n Restaurantes e lanchonetes
n Postos de combustível
n Outros que vierem a ser definidos em ato conjunto expedido pelo gabinete do prefeito e secretarias.
Os casos omissos serão dirimidos pelo Gabinete do Prefeito e pelas Secretarias Municipais de Governo, de Saúde, de Finanças e Planejamento e de Meio Ambiente e Gestão Urbana. Estes estabelecimentos que se enquadram em exceções deverão intensificar ações de limpeza e disponibilizar álcool em gel aos clientes.
NalutacontraCoronavírus,ACICG reforça que “fechar não é parar”
Entidade ampliou o atendimento online e telefônico, e vai continuar divulgando uma série de orientações por vídeos em seus canais de comunicação
O decreto municipal nº 14.200,publicadonaúltimaquinta-feira (19), determinou a suspensão do atendimento presencialaopúblicoemestabelecimentos comerciais, e o fechamento de casas noturnas ou lugares voltados à realização de festas, eventos ou recepções até 5 de abril, em Campo Grande. Está liberado o funcionamento defarmácias,hipermercados,supermercados,feiraslivres,açougues, peixarias, hortifruti granjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, além de lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral,padarias,restaurantes, lanchonetes e postos de combustível.
Para continuar orientando os empresários da Capital, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande ampliou o atendimento online e telefônico, e está divulgando uma série de orientações,emporvídeosetextos,emseuscanaisdecomunicação. “A ACICG, junto com seus associados, tem que somar esforços ao poder público para conteroavançodoCoronavírus, o mais rapidamente possível. Quanto menos tempo tivermos emumasituaçãoqueinspiracuidados, que provoca redução do faturamento das empresas, me-
lhor para a vida do comércio. É difícil não ter nenhum prejuízo nesse momento. O que estamos buscandoéumareduçãodosprejuízos aos nossos empresários de Campo Grande e de Mato
Recomendações -
Grosso do Sul. Precisamos somaresforços,apopulaçãoprecisa diminuir a circulação no âmbito de toda a cidade. Todos precisamos dar a nossa parcela de contribuição”, informa Roberto Oshiro.
O diretor ainda alerta que o problema do Covid-19 não é a taxa de mortalidade, mas a alta contaminação. “Quanto maior o número de pessoas em circulação, mais rápido esse contágio vaievoluir,provocandoanecessidade de medidas ainda mais drásticas. É isso que precisamos evitar. Estamos ao lado dos empresários para auxiliar e prestar esclarecimentos. Fechar não é parar.Precisamoscontinuarcom anossaatividadecomercial,precisamos continuar gerando empregoerendaparaapopulaçãoe atendendo a nossa clientela”, esclarece.
n Consulte os canais de comunicação da ACICG para se manter atualizado. Materiais sobre orientações tributárias, trabalhistas e funcionamento geral de empresas, além de esclarecimentos de dúvidas serão divulgados constantemente.
n Adote horários alternativos para o funcionamento interno de seu estabelecimento. Isso evitará que os colaboradores se desloquem em horários de pico para que a aglomeração de pessoas se torne menor nos transportes públicos.
n Implemente escalas alternadas de colaboradores. A concessão de férias pode ser uma alternativa viável.
n Dispense ou sugira o regime de home office (trabalho em casa) aos funcionários que estejam dentro do grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças crônicas, etc.
n Reforce a limpeza e higienização do local de trabalho. Água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido), detergente e sabão são produtos altamente eficazes. Lembre-se de manter os ambientes arejados.
n Disponibilize álcool em gel 70% para os funcionários.
n Estimule os colaboradores sobre a importância da higiene e da conscientização sobre o COVID-19;
n Monitore os colaboradores que viajaram recentemente;
n Oriente sobre o distanciamento pessoal. A distância recomendada é de pelo menos 1,5 metros.
Para mais informações consulte os canais de atendimento da Associação Comercial: Telefone (67) 3312-5000 e site: acicg.com.br.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 4•A Cidade
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
INTERIOR
DIVULGAÇÃO
A Prefeitura, em decreto o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais, bancos Roberto Oshiro
Camelódromo e feira paralisam os atendimentos; mercadão municipal está aberto com restrições
O Centro Comercial Popular Marcelo Barbosa da Fonseca, conhecido popularmente como Camelódromo, por meio da Associação dos Vendedores Ambulantes (AVA); a Feira Central, por meio da Associação da Feira Central Cultural e Turística de Campo Grande/ MS (Afecetur) vão paralisar suas atividades nas próximas semanas.
Já o Mercadão Municipal, por meio da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande (Associmec) mantém as atividades, mas implantou um Plano de Ação – Contingência e Monitoramento COVID-19 que estabelece normas e proce-
ENERGISA
dimentosaseremseguidoscom medidas de prevenção, controle e contenção da disseminação da doença. As medidas estão embasadas no Decreto n. 14.195, da Prefeitura de Campo Grande, que recomenda o fechamento de centros comerciais.
O Camelódromo permanecerá fechado por um período de 10 dias, entre 20 e 29 de março de 2020. No entanto, em atendimentoàsnecessidadesde seus clientes, alguns vendedores estarão atendendo via internet, WhatsApp ou telefone.Aassociaçãodisponibilizou o telefone (67) 3382-6714 para sanar dúvidas. Com relação à Feira Central, a Afecetur informa que as atividadesserãosuspensaspelo período de 15 dias, a contar do dia 19 de março de 2020.
Já o Mercadão Municipal continuará com suas atividades e atendimento aos seus clientes, uma vez que o local comercializa itens de primeira necessidade. Entretanto, o local implantou um Plano de
CPI da ENERGISA: Grupo suspende prazosapósparalisaçãotemporária
n Em reunião extraordinária, os integrantes da CPI da Energisa deliberaram a suspensão dos prazos para conclusão das investigações sobre eventuais irregularidades nas contas de energia elétrica no Estado. A decisão foi anunciada na terçafeira (17) após a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) determinarofechamentodaCasa de Leis por 15 dias, devido ao aumento dos casos de contágio pelo coronavírus em MS.
“Suspenso por 15 dias os trabalhos, consequentemente com toda a Assembleia fechada, suspendem-setambémosprazosda CPI e outras comissões”, justificou o presidente da Comissão, deputado Felipe Orro (PSDB). Oparlamentartambémexplicou que apesar de os prazos estarem suspensos por 15 dias, os trabalhosadministrativosdaCPIcontinuam. “Nosso relator já tinha uma programação apresentada e nós vamos seguir essa programação”, disse.
De acordo com o deputado CapitãoContar(PSL),relatorda Comissão, a empresa Energisa já começa a partir desta quartafeira (18) a retirada dos relógios nas casas dos consumidores sorteados. Os equipamentos passarão por perícia na Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos. Segundo o parlamentar,aEnergisatemumprazo
de sete dias úteis para retirar os 200 relógios. “A partir daí haverátransporteparaauniversidade que dará início à análise. Tudo issoenquantoaAssembleiacumpreadeterminaçãodehojesobre a suspensão de 15 dias. Então o fato de a Assembleia não funcionar, não afeta os trabalhos que acontecem externamente à Casa”, reforçou Contar.
Materiaisdesaúdepoderãoserisentosde ICMS e teletrabalho pode ser instituído
n O deputado João Henrique (PL) apresentou dois projetos de leis na terçafeira (17) tendo em vista a prevenção da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O primeiro quer isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)paratodososequipamentos e materiais ou produtoscorrelatosdosetordaSaúde. A proposição normatiza que equipamentos e materiais de saúde ou produtos correlatos são materiais ou acessórios cujo uso ou aplicação “estejam ligados à defesa e à proteção da saúde individualoucoletiva,àhigiene pessoal ou de ambien-
tes”. O objetivo do projeto, segundo justificativa do deputado, éemrazãodarápidapropagação do Coronavírus (Covid-19).
“Nesse sentido, o barateamento dosequipamentosfacilitaráefortalecerá a contenção do vírus, salvando vidas e evitando assim ocolapsodaeconomiasul-matogrossense”, justificou o deputado. A proposta ainda diz que o Poder Executivo é quem regulamentará a forma, o alcance a durabilidade da concessão da isençãodoICMS,casooprojeto seja aprovado e se torne lei.
Teletrabalho - O deputado
João Henrique ainda apresentou outro Projeto de Lei que institui o teletrabalho aos servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ação – Contingência e Monitoramento COVID-19 que estabelece normas e procedimentosaseremseguidoscom medidas de prevenção, controle e contenção da disseminação da doença. A associação também disponibilizou duas linhas telefônicas para atendimento aos clientes que desejam informações relacionadas aos boxes, são elas (67) 33833157 e (67) 3026-3977.
Ainda de acordo com o Mercadão Municipal, cerca de 70% a 80% dos comerciantes do local realizam entregas.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, é necessário oportunizar a ampla divulgação de informações relacionadas aos atendimentos à
população. “É importante o campograndense saber quais locais estãoemfuncionamentoequais não estão. Bem como, quais
locais estão disponibilizando os serviços de delivery, para assim evitar a circulação de pessoas nas ruas. Precisamos ter todo o cuidado necessário”.
OAB/MSdecretamoratóriapor3meses para o pagamento da anuidade 2020
n Considerando a instabilidade econômica prevista para os próximos meses em decorrência da paralisação das atividades da advocacia como medida de prevenção ao contágio do Coronavírus (COVID-19), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), determinou a prorrogação para o pagamentodaanuidade,referenteàsparcelas de março, abril e maio de 2020.
Resoluçãopublicadanasexta-feira (20) traz em seu texto que as respectivas prestações foram transferidas para outubro, novembro e dezembro de 2020, sem cobrança de correção monetária ou incidência de juros de mora.
Para o termo teletrabalho será entendido, segundo a proposta, como “as atividades e atribuições do servidor realizadas fora das dependências físicas da sua unidade de lotação”.
O teletrabalho deverá ser autorizado e regulamentado pelos Poderes competentes, segundo determina o projeto. “O objetivo é ter uma nova forma de trabalho flexível, decorrente das evoluções tecnológicas dos últimos tempos e como medida de proteção aos servidores e sociedade sul-matogrossense contra a transmissão do Coronavírus (Covid19)”, justificou.
Presidente da Seccional, Mansour Elias Karmouche cita que o momento é delicado e exige a soma de esforços em prol da solidariedade. “Honrando o compromisso que fez com a classe, a OAB/MS adota essa medida de caráter emergencial visando garantir que a advocacia se mantenha ativa nesse momento de dificuldade que todos nós estamos enfrentando. Espero que Deus nosajudeapassarporessasitu-
ação e que saiamos com grandesexperiênciasfuturamente”, destaca. Para o responsável pela pastafinanceira,Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, é certo que a situaçãoeconômicanopaísserá abaladaeaOAB/MStomaessa decisão cumprindo o seu papel institucional, de garantir as prerrogativas dos seus profissionais. “A medida é imperativa, uma vez que a necessária paralisaçãodasatividades,para contenção do Covid-19, impacta fortemente na econo-
mia, refletindo de forma direta e impiedosa na renda da advocacia.OsistemaOABestáatento e trabalhando intensamente para auxiliar a classe nesse momentodeterrívelcrisemundial”, frisa.
Na avaliação do Conselheiro Federal por Mato Grosso do Sul e Secretário-Geral Adjunto eCorregedorNacionaldaOAB, Ary Raghiant Neto, a resolução postergando o pagamento das parcelas da anuidade que vencememmarço,abrilemaio, demonstra preocupação da Diretoria com a crise de saúde pública que se instalou no planeta e trouxe reflexos financeiros a todos. “Notadamente a nós, advogados. A medida faz parte de um pacote de iniciativas do Sistema OAB para amenizaroimpactodocoronavírus. Precisamos pensar no coletivo e a OAB tem feito a sua parte”, defende.
O benefício da prorrogação será permitido a todos mediante solicitação que deverá ser disponibilizada nos próximos dias na página eletrônica da OAB/MS, identificando-se a queda ou a interrupção de renda decorrente do exercício profissional no período indicado.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 5•A Coronavírus
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
PRORROGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Presidente da Seccional, Mansour Elias Karmouche
Mercadao vai estar aberto com restrições
DIVULGAÇÃO
A decisão foi anunciada após a Mesa Diretora determinar o fechamento da Casa
Vereador Carlão fala em união de esforços contra a proliferação do Coronavírus
n O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande, afirmou durante a sessão ordináriadeterça-feira(17), a necessidade da união de esforços de toda população campo-grandense e das autoridades públicas na luta contra a propagação do coronavírus (COVID-19). O parlamentar elogiou as medidas emergenciais da Casa de Leis suspendendo a realização de audiências públicas e sessões solenes, assim como eventos externos,demodoaevitaraaglomeração de pessoas. Além da realização das sessões ordinárias sem a presença do público.
"A prevenção é sempre o melhor remédio! A Câmara está tomando essas medidas para que possamos contribuir na luta contra esse novo vírus que está assustando o mundo todo. Não é momento para pânico ou histeria, mas todas as ações preventivas ajudam para evitarmos o contágio. Não
PresidentedaCâmaraanunciadecretoem prol da prevenção contra o Coronavírus
podemos sobrecarregar nosso sistema de saúde e se afrouxarmos agora na prevenção, podemos sofrer depois. Estaremos aqui, trabalhando, mas evitando aglomeração de pessoas e o contato intenso. O grupo de risco que são os idosos e pessoascomdoençascrônicasmerecem nosso esforço para evitarmos a proliferação do Corona Vírus. Estamos pesando no bem da população em geral e nos funcionários da Casa, por isso essas restrições são tão necessárias". Carlão também falou sobre o combate a pessoas que tentam tirar vantagens nesse momento de crise. “Gente tentando vender o álcool gel mais caro, máscaras com preço exorbitante. Esse tipo de posicionamento precisa ser combatido. O momento é de união de esforços. Não podemos permitir abusos e espertalhões. Vamos cobrar incentivos fiscais para que não ocorram muitos prejuízos. Outra preocupação é a sobrecarga do sistema público de saúde”, disse.
P
O presidente vereador Prof João Rocha se reuniu com os vereadores para adotarem medidas emergenciais, prevendo o contágio a servidores, estagiários, terceirizados e a população em geral, para abrandar a disseminação do Coronavírus em Campo Grande.
ara o presidente da Casa, “Não podemos brincar, essa é uma doença grave e como agentes públicos temos que agir com seriedade e agilidade, para ajudar a proteger a população, para que os campo-grandenses não sofram. Não podemos ser irresponsáveis, nossa Casa sempre recebe muitos cidadãos, nosso trabalho não vai parar, só vamos reduzir a presença do público, que poderá acompanhar e fiscalizar nosso trabalho de forma digital,pormeiodaInternet,com as transmissões ao vivo das sessões”, afirmou.
AvotaçãodeProjetosnaCasa de Leis acontecerá normalmente, mas sem a presença do públicoedosveículosdeimprensa.O trabalho dos vereadores poderá ser acompanhado ao vivo pelo Facebook onde as sessões são transmitidas em tempo real, permitindo a interação da população para enviar perguntas, sugestões e reivindicações.
Mattogrosso destacou reivindicações para o Estrela Park na sessão desta quinta-feira
n Em busca de melhorias para Capital, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) destacou, nos encaminhamentos ao Executivo, solicitações de melhorias para o bairro Estrela Park. O parlamentar apresentou os pedidos durante a 13ª Sessão Ordinária.
Entre as indicações para o EstrelaPark,foisolicitadoquebra-molas na Rua Adolfino de Almeida. Além disso, em atenção às reivindicações da população, o vereador apresentou solicitação para construção de cobertura nos pontos de ônibus localizados nas Ruas Air Silva de Almeida e Manoel Alcova Filho.
Para buscar melhorias na qualidade de vida dos moradores, foi reivindicado um estudo de viabilidade pra instalação de uma academia ao ar livre na praça localizada entre as ruas Dalila Araújo Garcia e Aveni-
da João Garcia Carvalho Filho.
O autor das indicações salienta que o trabalho no legislativo está sendo realizadocomcautela.“Estamosatentos aos problemas que acontecem em escala mundial e man-
temos as atividades da Casa de Leis com restrições, de modo que não sejam paralisados os trabalhos e a população continue sendo assistida pelo parlamento municipal”, desataca João César Mattogrosso.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 6•A Legislativo
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Vereador João César Mattogrosso (PSDB)
O presidente vereador Prof. João Rocha se reuniu com os vereadores para adotarem medidas emergenciais
Consórcio Way assina contrato e prevê investimentos de R$ 1,7 bi na MS-306
Para garantir diversas melhorias na condição de tráfego, conforto aos motoristas e redução no número de acidentes, o governador Reinaldo Azambuja assinou com a concessionária Way 306 o contrato de concessão da rodovia MS-306, em uma extensão de 219 quilômetros.
Aáreadeabrangênciavai da divisa com Mato Grosso até a BR-158, em Cassilândia. O contrato envolve um valor de R$ 1,77 bilhão. “Os investimentos são de R$ 932 milhões, sendo R$ 600 milhões nos cinco primeiros anos. Já para o primeiro ano são R$ 110 milhõesentrepavimento,construção das edificações, a parte de tecnologia da fibra óptica, com Circuito Fechado de Televisão, nossas câmeras têm alcance de até 5 quilômetros para
atendimento ao usuário – existe uma carência muito grande de telefonia na região, se você quebra o carro hoje não tem como ser atendido – e isso vai nos facilitar na operação, que é a parte de atendimento ao usuário para dar esse conforto e essa segurança para eles”, explicou o diretor-presidente da concessionária, Paulo Nunes Lopes. Os investimentos devem começar em 30 dias, período para arrolamento e transferência, em que será feita uma
vistoria em toda a rodovia. A rodovia é de intenso tráfego de caminhões, necessitando de investimentos permanentes. “Quem conhece o trecho sabe que as melhorias esperadas são muito grandes. Temos a certeza de que todos os usuários, em breve, entenderão o que é uma concessãoquefuncionadefato. Se você andar hoje na rodovia, ela tem grandes problemas. Ela está quase que intrafegável, eu diria muito ruim. Então, as atitudes serão tomadas de imediato”, disse o acionista da Way 306, João Leopoldino Neto.
Serão beneficiados 66 mil habitantes. Além da melhoria das condições de tráfego e garantia de segurança, conforto e redução no número de acidentes, a concessão irá gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, diminuir o tempo de deslocamento e custo com a manutenção de veículos, gerar oportunidades de negócios na região e uma economia de R$ 4 milhões ao ano – que é o valor investido atualmente na manutenção da rodovia. Os municípios atendidos são Costa Rica, ChapadãodoSuleCassilândia.
Pedágio - Na prática, isso significa pista duplicada, acostamento, serviços como socorros médico e mecânico, inspeção de tráfego, combate à incêndio e retirada de animais da pista, entre outros. Já a cobrança de pedágio irá acontecer apenas após um ano. A estimativa é de 3 mil veículos circulando pela rodovia por dia. Ao todo, a MS-206 receberá três
praças de cobrança, com tarifa básica de R$ 8,72.
Veículo - A concessionária também fez a doação de um veículo Amarok à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) para ser usado nas ações de fiscalização. A concessionária é formada pelas empresas: Engenharia e Comércio Ltda (empresa líder), TCL Tecnologia e Construções, Torc Terraplanagem Obras Rodoviárias e Construções Ltda, Senpar Ltda e GLP O. Participações AS. Participaram também da assinatura: o secretário de Estado de GovernoeGestãoEstratégica,Eduardo Riedel, e o diretor-administrativo financeiro do grupo Way, Giovanni Mott.
INTERIOR
Além de novo acesso às Moreninhas e revitalização da Mato Grosso, Governo asfaltará ruas do Morumbi
n O Governo do Estado ampliou o projeto de drenagem e pavimentação das ruas do Jardim Morumbi em Campo Grande e com isso, vai levar mais qualidade de vida para os moradores do bairro que fica às margens da Avenida Interlagos, região urbana do córrego Bandeira.
A proposta inicial contemplava apenas as ruas Platina, Mario Carrato, Campo Belo e Dom Duarte da Costa. Com a ampliação do projeto, as ruas Avenca, Campo Belo, Dom Duarte da Costa, Platina, Mário Carrato e Luziania também receberão pavimentação asfáltica. Os recursos para execução da obra totalizam R$ 1,5 mi-
lhão. Sendo, $ 500 mil do Governo Federal, através do Sudeco, e R$ 1 milhão de contrapartida do Governo do Estado, afirmou o secretário especial de Gestão Política de Campo Grande, Carlos Alberto de Assis.
“Sabemos que há mais de 20 anos as famílias que moram na região sofrem, especialmente nos períodos de
chuvas. Essa é uma conquista desses moradores que esperaram por tanto tempo e agora terão praticamente todo bairro asfaltado”, pontuou Assis.
Governo Presente - Diversas obras em Campo Grande integram o Governo Presente, maior pacote de obras já lançado pela gestão estadual
de Mato Grosso do Sul. A Capital irá receber investimento superior a R$ 180 milhões em infraestrutura, além de centenas de milhões em saúde, esporte, cultura, infraestrutura, habitação e educação. Os principais investimentos do Governo Presente para a Capital foram anunciados pelo governador Reinaldo Azambuja. “Primei-
ro: toda a revitalização da avenida Mato Grosso, que é algo extremamente importante. O Estado vai fazer essa revitalização. E também pactuamos com a prefeitura que vamos dar novo acesso às Moreninhas. É um sonho antigo das Moreninhas ter uma nova rota, um novo acesso”, afirmou Reinaldo Azambuja.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 7•A Transporte
DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
João Leopoldino Neto - Quem conhece o trecho sabe que as melhorias esperadas são muito grandes
A área de abrangência vai da divisa com MT até a BR-158, em Cassilândia.
Serão beneficiados 66 mil habitantes. Além da melhoria das condições de tráfego
Projeto impede corte de energia e água durante período de pandemia
n O deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou, na sessão ordinária da última terça-feira (17), projeto de lei que dispõe sobre a garantia do acesso aos serviços públicos essenciais enquanto durar o Plano Estadual de Contingência contra o Coronavírus. As concessionárias que fornecem água, energia elétrica e gás ficam impedidas de suspender o fornecimento durante período de pandemia.
No último dia 11, a OrganizaçãoMundialdaSaúde(OMS) classificou o novo coronavírus (COVID-19) como pandemia, com alto risco de transmissão e taxa de mortalidade. “É impor-
tante salientar que diversas medidas preventivas estão sendo adotadas pelas autoridades, em todas as esferas governamentais, sendo a mais importante delas, o recolhimento domiciliar, de modo a evitar o contato e a propagação da doença”, destacou. “São medidas de prevenção de disseminação de doenças, especialmente o coronavírus e H1N1. Atos simples, como a desinfecção das mãos, podem salvar muitas vidas”, afirmou Câmara. A proposta segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes da primeira votação em plenário. n Mobilização - O deputado estadual Coronel David, juntamente com a presidência da Assembleia Legislativa, oficializou ao prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad , ao diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, Walter Benedito Carneiro Junior, diretor-presidente da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), para o presidente Themis Oliveira, da Águas Guariroba, Luiz Eduardo Lemos de Almeida, promotor titular da 43º Promotoria de Justiça e o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, para que as empresas fornecedoras de energia elétrica e água não realizem nenhuma suspensão do fornecimento durante o prazo mínimo de 90 dias. “Tendo em conta a crise econômica que se avizinha devido a pandemia referente ao coronavírus , portanto, solicitamos providências flexibilizando a negociação para que não aconteça a suspensãodefornecimento.Porisso,soliciteiquefossemoficiadas asconcessionáriasdeservicospúblicosparaquenesseperíodode coronavirus os cidadãos tenham asseguradas a não suspensão desses servicos essenciais”, afirmou durante a sessão ordinária.
Plenário decide pelo fechamento da Assembleia Legislativa por 15 dias
Os deputados estaduais definiram durante sessão plenária na última terçafeira (17) que as atividades da Assembleia Legislativa de MS serão restringidas internamente aos serviços essenciais por 15 dias.
O presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB) colocou a medida da Mesa Diretora para aprovação do plenário e anunciou que os deputados devem ficar “de prontidão”. “Consulto a possibilidade de encerrar as atividades da Assembleia Legislativa apartirdeamanhãatéodia2de abril, só funcionando internamente os serviços essenciais e que os deputados fiquem de
Os deputados estaduais definiram durante sessão que as atividades da Assembleia serão restringidas
prontidão, para que, se precisarmos, possamos acioná-los, isso em função do aumento muito grande do coronavírus [Covid-19] no Mato Grosso do Sul e assim para encerrarmos as atividades de aglomeração por 15 dias”, anunciou. Oparlamentarjustificouque a medida é o mais prudente. “A gente está estudando, a gente não tem a receita pronta, mas nessemomentocomoexisteum
deputado que está sendo testado pelo coronavírus e pessoas commaisde60anosaquinesse plenário, que são do grupo de risco, é o mais prudente a fazer”, afirmou. O deputado Capitão Contar (PSL) ressaltou a importância de alguns trabalhos técnicos serem mantidos, como os da CPI da Energisa. Paulo Corrêa concordou e confirmou que, se for necessário, o trabalho online e telefônico será mantido.
“Desde que os assessores não se aglomerem nos trabalhos externos, todos os funcionários poderão fazer homeoffice. A CCJR poderá votar à distância, mas como alertado por vários deputados, não podemos arriscar.AmanhãaCasadeLeis será fechada para que possamos cooperar e diminuir o fluxo de trabalho de 1.100 funci-
onários e em torno de 50 mil pessoas que circulam por aqui todo mês”, ponderou. Marçal Filho (PSDB) questionou quanto aos prazos de tramitação das propostas no Legislativo e o presidente disse que um ato será publicado o quanto antes no Diário Oficial do Legislativo para a regulamentação necessária nesse período. João Henrique (PL) sugeriu o uso de ferramentas como Hangout, Zoom ou Facetime para reuniões online, se necessário. Neno Razuk (PTB) parabenizou a iniciativa de isolamento seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde. “Agradeço as sugestões e apoio e em nome da saúde e do bem-estar da população, os servidores devem respeitar o isolamento”, finalizou o presidente Paulo Corrêa. n Ato da Mesa Diretora - As medidas de caráter temporário para a mitigação dos riscos decorrentes da doença causada pelo coronavírus (Covid-19), bem como a suspensão das atividades no âmbito da Assembleia Legislativa, estão detalhadas no Ato 005/2020 da Mesa Diretora, publicado em edição extra do Diário Oficial da Casa de Leis. Acesse o texto na íntegra
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 8•A Legislativo
FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa
SetorprodutivoconvocaComitêdeMonitoramentoda Criseparaalinharaçõesdeprevençãoaocoronavírus
O setor produtivo de MS, representado pela Fiems, Fecomércio-MS, Famasul, Sebrae/MS e outras entidades, convocou, na última segunda, o CMC para alinhar as ações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) e discutir os impactos da pandemia na economia do Estado.
Criado em 2008, o CMC busca municiar o setor produtivo sul-mato-grossense com informações sobre os efeitos de crises econômicas e tem como objetivo acompanhar os principais indicadores econômicos nacionais e estaduais, propondo uma agenda positiva de ações para minimizar os impactos na economia estadual e fortalecer a ação das instituições.
Além dos representantes do setor produtivo estadual, a reunião realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), contou com a presença dos secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa. Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, além da preocupação com a questão da saúde e a disponibilidade de leitos
hospitalares para todos os infectados, levantamento do Radar Industrial apontou uma perdadeR$23milhõesaR$70 milhões no PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul por dia útil de restrição, considerando desde o cenário mais moderado ao mais severo.
“Diante disso, decidimos convocar o CMC para organizarmos as ações em vários setores e também nos municípios. Essa reunião teve como objetivo organizar as ações e levar ao conhecimento do público o que está sendo feito”, afirmou Sérgio Longen. O secretário Eduardo Riedel destacou que o Governo do Estado tem feito um monitoramento por meio da Secretaria Estadual de Saúde de todos os exames realizados, casos suspeitos e confirmados, além da divulgaçãodiárioodeumboletimsempre às 16 horas. “É muito importante essa reunião do CMC porque essa é uma questão de todos nós. É do cidadão, é da
indústria, é do comércio, é da agropecuária, dos setores econômicos.Eagentetemdefazer uma grande mobilização em Mato Grosso do Sul com as medidas necessárias para que a gente tenha efetividade nas ações e consiga bloquear uma escalada de contaminação natural vendo os dados mundo a fora”, declarou.
Para ele, a convocação do CMC é importante para envolver diversos setores em busca de soluções junto ao Governo. “Foi também interessante que o Governo do Estado pudesse estar presente para ver as ações que as empresas já estão tomando e isso nos ajuda a acompanhar esse movimento e tomar atitudes, como campanhas de conscientização da população, ações da questão tributária. Penso que busquemos todas as ações para amenização de uma crise que é de saúde, é social e é econômica”, completou.
Já o presidente da Assembleia Legislativa ressaltou que o momento é de preocupação e de alerta. “A situação é séria, mas não podemos gerar pânico, porque além da questão de saúde, essa pandemia afeta toda a economia mundial, nacional e estadual. Mas acho importante frisarmos que a Assembleia Legislativa vai contribuir com o Governo do Estado para que possam ser feitas compras de itens de saúde em regime emergencial, ou seja, sem a necessidade de licitação para salvar vidas”, comentou.
O presidente da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Edmilson Jonas Veratti, destacou que o segmento está realizando protocolos de higienização. “Está em nossas mãos agora ensinar as pessoas, tanto nossos clientes, como a nossa equipe, de como se prevenir. Toda equipe estásendoorientadaaficaruma distância certa do consumidor, a ir com maior frequência ao banheiro para lavar mãos, olhos, nariz, boca. São campanhas de prevenção que nesse sentido de higiene e cuidados
para não transmitir o vírus”, reforçou.
Já o diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Resende Filho, pontuou a dificuldade de uma maior efetivação na higienização dos ônibus do transporte coletivo urbano em razão do grande fluxo de pessoas. “Não podemos dizer que é impossível, mas é inviável garantir que os corrimãos e todo o veículo estejam totalmente higienizado a cada passageiro que entra e a cada um que sai. É preciso conscientizar o cidadão para que ele faça a sua parte, lavando as mãos frequentemente,
levando o seu álcool em gel para garantir sua segurança e evitando aglomeração, sair quando for extremamente necessário”, finalizou.
Também participaram da reunião o presidente da Famasul,MaurícioSaito,opresidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), José Domingues, o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, o presidente da Abrasel/MS (Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes de MS), Juliano Wertheimer, o presidente da Asmad (Associação Sul-MatoGrossense de Atacadistas e Distribuidores),AureoFrancisco Akito Ikeda, o superintende da Caixa Econômica Federal, Moarcyr do Espírito Santo, o superintendente do Banco do Brasil, Sandro Jacobsen Grando,ogerente-comercialdo Shopping Campo Grande, Alcionei da Cunha, o gerente deoperaçõesdoShoppingNorte Sul Plaza, Arilson Arruda, e o gerente de operações do ShoppingBosquedosIpês,Jorge Sakamoto.
DIVULGAÇÃO
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 1•B Prevenção
FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
CMC busca municiar o setor produtivo sul-mato-grossense com informações sobre os efeitos de crises econômicas e tem como objetivo acompanhar os principais indicadores econômicos nacionais e estaduais
Riedel - A convocação do CMC é importante para buscar soluções
Já o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Corrêa ressaltou que o momento é de preocupação e de alerta
Governo Presente de R$ 4,2 bi foi feito por todos e é para todos, salienta o governador
O governador Reinaldo Azambuja foi o entrevistado da última segunda-feira (16) do Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação e detalhou os projetos para este ano
"Com ajuda de todos e para todos", assim pode ser definido o conjunto de investimentos do Governo do Estado chamado de "Governo Presente – Programa de obras" que vai aplicar R$ 4,2 bilhões em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública, entre outras áreas.
De norte a sul e de leste a oeste, os recursos prometem melhorar a vida das pessoas em todas as regiões: Bolsão, CampoGrande,Conesul,Dourados, Norte,Pantanal,Sudoeste,SulFronteira e Vale do Ivinhema.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja foi o entrevistadonasegunda-feira(16)
do Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação e detalhou estas medidas. Com ações confirmadas para os 79 municípios do Estado, é o maior pacote de obras em 43 de história do Estado.
Na infraestrutura, o novo pacote prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão para a implantação 1.000 km de novas rodovias; recapeamento de 950 km de rodovias já pavimentadas; execução de 250 km de revestimentoprimárioemestradasnas regiões de Paiaguás e Nhecolândia, no Pantanal; e para execução de obras de infraestruturaurbanadentrodas cidades – pavimentação, drenagem e recapeamento.
O programa já começou no passado por meio de reuniões em todos os municípios. Em Campo Grande, as Moreninhas vão ganhar um novo acesso, ligando bairros e centro. Já a Avenida Mato Grosso será totalmenterevitalizada. EmPonta Porã, um minianel rodoviário vai tirar o tráfego de veículos pesados da cidade. Também serão asfaltados os acessos do Distrito de Taunay, em Aquidauana; do Balneário Municipal de Anaurilândia; do campus do IFMS de Nova Andradina; e dos portos de Porto Murtinho.
Muitasrodoviasquehojesão de terra terão asfalto novo e
moderno. Entre elas a MS-386, entre Iguatemi e Japorã; a MS442, que liga o Distrito de Taunay com a BR-262, em Aquidauana; e a MS-223 em Coxim,entreaBR-359eJauru.
Dentro do programa ainda está confirmadaaconstruçãode142 pontes de concreto nas áreas ruraisdosmunicípios,emsubstituição às estruturas de madeira já existentes.
Saúde - Na área da saúde, o Governo contabiliza investimentos de R$ 500 milhões divididos na construção, reforma e modernização de hospitais; na aquisição de equipamentos; e na realização de nova etapa da Caravana da Saúde. Os investimentosresultarãonaaberturade495leitoshospitalarese 22 salas cirúrgicas em todo o Estado até 2022.
Novos hospitais regionais em Três Lagoas e Dourados vão melhorar o atendimento à saúde.Emoutrasregiões,como Bodoquena, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Jardim e Ponta Porã, reformas e ampliação de estruturas hospitalares vão modernizar ainda mais o ofertadeserviços.Equipamentos para ressonância magnética, mamografia, ultrassom e endoscopiavãoreforçarosprocedimentos médicos em todas as regiões.
Educação - Na área educacional o Governo relaciona R$ 340 milhões de investimentos na estruturação de escolas e naampliaçãodoensinoemtempo integral. Atualmente, em todo o Estado são 54 escolas em tempo integral. Até o final de 2022 serão 180. Haverá vídeo monitoramento em escolas da Grande Dourados; climatização em colégios do Pantanal; e novos ônibus escolares para os municípios da região Sul-Fronteira.
Segurança - Ainda serão investidos R$ 100 milhões na segurança pública em recursos destinados à aquisição de via-
turas para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, DepartamentodeOperaçõesde Fronteira (DOF) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além de armamentos e munições químicas, real e de treinamento. Computadores e mobiliários também fazem parte do pacote.
Coronavírus - Mato Grosso do Sul vem se preparando para enfrentar o coronavírus com ampliação da rede de atenção especializada, criação de comitê de gerenciamento de crise, com mais leitos sendo contratados nos hospitais e mais informações sobre precaução com a doença. De acordo com o governador do Estado, o coronavírus, é algo que preocupa o mundo todo. "Temos visto os países que enfrentam situações gravíssimas. Sabemos que o vírus circula, e temos que ter precauções. O Governo tem um comitê de gerenciamento de crise. Temos nos reunido diuturnamente” Azambuja lembrou que o primeiro passo foi ampliar a rede de atenção especializada. "Tivemos a contratação de novosleitos;leitosdesuportecaso tenha aumento da incidência de pessoas infectadas que necessitem internações. São leitos nas UTIS, nas semi intensivas, e isso já fizemos na semana passada. Além disso, alugamos leitos ali no Pênfigo Hospital, parceria do Governo e Prefeitura. Estamos ampliando leitos de UTI e semi no HospitalRegional.Vamospartirpara contratação de alguns leitos na rede privada para ficar como suporte", adiantou.
Ele torce para que a populaçãonãonecessite."Tomaraque não precisemos, mas se precisar você tem leitos disponíveis principalmente uma atenção especial a população mais idosa, acima de 60, aos 80 anos que é uma preocupação maior de risco", frisou. Além destas ações, o Governo, por meio da Secretaria de Saúde, recomenda seguir rigorosamente as medidas de precauções contra a doença. "Vamos evitar aglomerações, evitar ambiente fechado porque é como uma gripe. Ele circula principalmente no ambi-
ente fechado. Quanto menos pessoas estiverem no local, menor a circulação do vírus", orientou o governador.
Com relação às ações que serão tomadas daqui em diante, o governador destaca que serão tomadas algumas medidas, tudo acompanhando os procedimentoseorientaçõesdo pessoal da área médica. "Não dá pra tomar uma atitude isolada. Às vezes, as atitudes isoladas e extremas acabam criando pânico. Vamos ter os passos determinados e quem dá os passos ao Governo são as autoridades na área de vigilância sanitária. A gente tem que ouvir o que ele dizem e sabemos que o vírus vai aumentar a circulação. Como aconteceu na China hoje percorre todos os países do mundo, chegou no Brasil e em MS", avaliou Azambuja.
O governador frisou ainda que devem ser tomadas todas as precauções necessárias, como ampliar a rede de atenção especializada. "É o que o Estado tá fazendo, preparando os leitos se houver a necessidade para dar atendimento.
Até porque você vê pessoas que são infectadas e não tem nenhum sintoma", lembrou.
“Estamos ouvindo as pessoas, as universidades, conselho de reitores. Vamos debater as medidas e ações compartilhadas. Vamos ainda orientando a população e a sociedade sobre ter uma preocupação e principalmente na
questão de lavar as mãos, buscar principalmente locais mais arejados. Evitar ambientes fechados e aglomerações de pessoas que é algo importan-
te e que todos nós podemos fazer para evitar a propagação do vírus, como nós temos visto infelizmente em alguns países do mundo", finalizou.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 2•B Cidade
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
O governador Reinaldo Azambuja foi o entrevistado no Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação
"Governo Presente – Programa de obras" que vai aplicar R$ 4,2 bilhões em infraestrutura entre outras áreas
"Com ajuda de todos e para todos", assim pode ser definido o conjunto de investimentos do Governo do Estado chamado de "Governo Presente – Programa de obras"
Indústrias de alimentação do Estado não podem parar para evitar desabastecimento
Azambuja autoriza compra de 5 mil kits de testes para coronavírus
n O teste para diagnóstico da Covid-19 é realizado exclusivamente em casos de pacientesconsideradosgravesouprofissionais de saúde. Foi autorizada a compra emergencial de cinco mil kits de testes para o novo coronavírus (Covid-19).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, durante entrevista coletiva online, transmitida por meio das redes sociais do Governo de MS.
“Com a autorização do governador, nós abrimos processo emergencial para a compra. É um processo burocrático. A partir dessa determinação, estamosreunindoesforçospara queessematerialchegueomais rápido possível no Lacen (La-
boratório Central de Saúde Pública de MS) para que possamos continuar a entregar os resultados o mais cedo possível”, disse. Christineaindaadiantouque o Ministério da Saúde enviou para o Estado outros 120 testes, além dos 240 destinados anteriormente. Segundo ela, a cargadevechegaraMatoGrosso do Sul até a próxima sextafeira (20).
O teste para diagnóstico da Covid-19 é realizado exclusivamente em casos de pacientes considerados graves ou profissionais de saúde que mantém contato com pacientes confirmadosequeapresentemossintomas, seguindo o protocolo determinado pelo do Ministério da Saúde.
Medidas de prevenção n Duranteaentrevistacoletiva,osecretárioestadualEduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) reforçou as medidas adotadas pelo poder público para evitar a propagação do vírus.
“Em vez de pânico ou negação, estamos agindo com rapidez, transparência e organização”, destacou ele.
“Cancelamos as férias dos Bombeiros militares e servidores da área de saúde estadual, suspendemos as aulas presenciais da rede estadual de ensino nos 79 municípios de MS, iniciamos uma campanha de prevenção nas redes sociais e na internet e alinhamos ações com o setor produtivo para discutir o impacto da crise na economia do estado. Além disso, suspendemos qualquer evento ou atividades pelos órgãos do Governo que implique em aglomeração de pessoas e da participação de servidores em eventos oficiais fora do Estado”, pontuou.
Preocupadas com a saúde dos colaboradores e adotando as orientações do Ministério da Saúde devido ao quadro de pandemia do decretada pela OMC, as indústrias de alimentos de MS estão mantendo o ritmo de produção para evitar o desabastecimento
Acontinuidade da fabricação é para garantir que as pessoas encontrem os produtos nas gôndolas dos supermercados e atacadistas, podendo permanecersegurasemsuascasase,dessa forma, evitar a propagação da doença. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que também preside a Siams (SindicatodasIndústriasdeAlimentos de Mato Grosso do Sul), as indústrias de alimentação do Estado estão de portas abertas porque as pessoas precisam comer. “As empresas estão implantando os protocolos do Ministério da Saúde para manter a saúde dos colaboradores, pois estamos falandodevidashumanas.Além disso, a área de SST (Saúde e Segurança do Trablaho) do Sesi está orientando toda as indústrias do Estado a respeito dessa pandemia e entendemos que as empresas estão fazendo sua parte, mantendo a produção para abastecer a população”, refor-
Confira as principais medidas tomadas pelo Governo diante da pandemia do coronavírus
FORAM PUBLICADOS
DOIS DECRETOS
n Desde o início da semana, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou dois decretos estipulando uma série de medidas para combater a proliferação do coronavírus. Entenda cada uma delas:
– Bombeiros militares e servidores da área de saúde estadual, como médicos e enfermeiros, estão proibidos de tirar férias durante o período de pandemia. Isso por causa do aumento da demanda desses profissionais.
– Suspensão das aulas por 15 dias, de 23 de março a 6 de abril, sem prejuízo aos alunos que não comparecerem à escola na semana atual. Durante esse período sem aulas, os alunos terão atividades para realizar em casa.
– Servidor, empregado público, terceirizado, colaborador, trainee, estagiário ou aprendiz que apresente febre ou condições respiratórias estão obrigados a reportar o caso suspeito ao dirigente do órgão.
–Aquelescolaboradoresque regressaram ou tiveram contato direto com pessoas que regressaram de locais com transmissão comunitária, independentemente de apresentarem sintomas, deverão comunicar este fato à chefia imediata, sendo que os que apresentarem sintomas deverão procurar um serviço de saúde e ser afastados do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, pelo período mínimo de 14 dias ou conforme determinação médica.
-Servidores, empregados e colaboradoresqueregressaram desses locais e que não apresentem sintomas deverão desempenhar as atividades em domicílio, em regime excepcional de teletrabalho, pelo prazo de sete dias, a contar do
retorno ao Estado.
– Suspensão de qualquer evento ou atividades pelos órgãos do Governo que implique em aglomeração de pessoas e da participação de servidores em eventos oficiais fora de Mato Grosso do Sul.
– Está proibida a participação em reuniões presenciais, no âmbito de qualquer órgão ou entidade da Administração Estadual Direta ou Indireta, de
çou. ElecompletaqueMatoGrosso do Sul só vai conseguir superar essa crise com muita calma e tranquilidade.“Nãoéhoradecriar pavornapopulação,poisoEstado easprefeiturasestãotendoresponsabilidade em suas ações. Temos mantido um contato muito próximo com o Governo do Estado, acompanhando passo a passo todas as medidas tomadas pelo governador Reinaldo Azambuja no combate a essa crise. É um momento difícil para todos nós, mas entendemos que, se todos colaborarem e não tivermos momentos de sensacionalismo barato, nós vamos superar a crise”, afirmou.
ABIA - Sérgio Longen acrescente que a indústria de alimentação do Estado está seguindo as orientaçõesdaABIA(Associação BrasileiradaIndústriadeAlimentos), que, em parceria com a ABRAS(AssociaçãoBrasileirade Supermercados),criouumComitê de Crise para acompanhar diariamenteasituaçãodoabastecimento de alimentos no País. “O monitoramento vem sendo feito
diariamente por videoconferência entre representantes das ABIA e ABRAS para atualização sobre a situação nos pontos de vendas de alimentos (mercados, supermercados e hipermercados), com o objetivo de mapear possíveis problemas e dar maior agilidade no encaminhamentodesoluções.Nas reuniões do Comitê identificou-se anecessidadedeatençãoparaque as medidas restritivas necessárias nesse momento de crise não inviabilizemacontinuidadedaproduçãodealimentos,oquepoderia
agravar ainda mais a situação”, alertou o líder empresarial. O presidente da Fiems completa que é importantepontuaraindaagrande preocupação com a manutenção derestrições,jáexistentes,àcirculação de veículos de carga que transportem alimentos (especialmente em rodovias, portos e aeroportos) e às operações de carga e descarga nos diversos Estados, desafioessequeprecisasersuperadoparaquesemantenhaomínimo de normalidade no abastecimento da população.
qualquer pessoa que tenha regressado de locais com transmissão comunitária do vírus.
– Servidores que, cumulativamente, tenham mais de 60 anos e sejam portadores de doenças crônicas que compõem grupo de risco, deverão executar suas atividades por trabalho remoto. A condição de portador de doença crônica dependerá de comprovação por intermédio de relatório médico.
• Até a última terça-feira (17.3), Mato Grosso do Sul teve seis casos confirmados de coronavírus e nenhuma morte. Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar.
• Para se prevenir é preciso reforçar os hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o rosto ao tossir e evitar aglomerações, assim como o compartilhamento de objetos pessoais.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 3•B Coronavírus
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Longen - As empresas estão implantando os protocolos do da Saúde para manter a saúde dos colaboradores
TrabalhodesenvolvidopelaUnidadedeMonitoramento doMSvirareferênciaparaoutrosEstadosbrasileiros
O objetivo é compartilhar o conhecimento e as práticas adotadas em MS, consideradas por Bordignon como “referência nacional”
Aexperiênciaexitosade
Mato Grosso do Sul em monitoramento virtual de tornozeleiras eletrônicas servirá de modelo para os demais estados da Federação. Esta é a intenção do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), chefiado por Fábio Bordignon, que visitou pessoalmente as instalações da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (UMMVE) de MS.
Por sugestão da maior autoridade do sistema penitenciário do País, a equipe da UMMVE MS fará reuniões, através de vídeo conferência, com representantes dos Sistemas de monitoramento virtual de todo o Brasil. O objetivo é compartilhar o conhecimento e as práticas adotadas em
MS, consideradas por Bordignon como “referência nacional”.
À frente da instituição há dois anos, Ricardo Teixeira de Brito diz que o mérito deste reconhecimento é sobretudo da sua equipe de trabalho.
“O equipamento e o software de monitoramento são os mesmos usados nos demais estados brasileiros”, conta. O que difere e destaca a unidade de MS é o trabalho humano. “Temos uma estrutura que conta com um departamento jurídico, supervisão de monitoramento, comissão disciplinar e setor de trabalho”, explica Teixeira.
Cela virtual e vigilância permanente São 42 agentes trabalhando 24 horas (em turnos) na
DIVULGAÇÃO
vigilância dos apenados dos regimes aberto e semiaberto, além dos que cumprem medidas cautelares emitidas na Lei Maria da Penha. Nesta situação existe também o “Botão do Pânico”, aparelho que alerta quando o agressor se aproxima da mulher vítima de violência doméstica. Ou seja, tanto o agressor quanto a vítima são monitorados. “Nossos agentes são altamente capacitados e treinados para a função”, diz orgulhoso o diretor da Unidade.
Implantado no MS em 2017, o sistema de monitoramento da tornozeleira eletrônica faz parte da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e é integrado aos órgãos que envolvem a execução penal. A eficiência do sistema, segundo Teixeira, é justamente a credibilidade e a boa interlocução com o sistema Judiciário do Estado. “A tornozeleira é uma cela virtual onde há monitoramento 24 horas”, destaca Teixeira.
Atualmente 1.704 apenados estão usando tornozeleira eletrônica. Em breve este número vai aumentar para 1.829, em função do fechamento do regime aberto em Corumbá. Em algumas localidades como Jardim, Bataguassu, Ponta Porã, Cassilândia e Três Lagoas, houve fechamento de unidades prisionais onde a população carcerária era reduzida. Com o uso do equipamento torna-se desnecessária a unidade prisional física. Regras rígidas e economia
Neste sentido, de acordo com Teixeira, a tornozeleira representa maior eficiência e economia para o Estado. E que ninguém se engane com suposta liberdade ou facilidade para burlar regras. Elas são bastante rígidas no sistema de monitoramento. Caso alguém descumpra as regras há o risco de recolhimento imediato ao presídio, de acordo com a Lei de Execuções Penais.
Segundo ele, outros benefícios do equipamento, é o fato de evitar a contaminação com facções criminosas nos presídios, e desativar o envolvimento em novos crimes. A eficiência do monitoramento tem ajudado, inclusive, na resolução de crimes e localização de suspeitos. Se o usuário sair do perímetro permitido ou tentar violar a tornozeleira, imediatamente o sistema é acionado.
Os índices de descum primento das normas no uso do equipamento são baixos: apenas 3% dos usuários infringem a lei. Incluindo neste índice faltas como: não recarregar o aparelho (que é recarregado na tomada, como um celular), danificar ou retirar a tornozeleira, além de sair do perímetro designado pelo juiz. Só para entender, em geral, no semiaberto o preso pode sair para trabalhar, desde que devidamente comprovado, e volta para pernoitar no presídio; já no aberto é um regime mais brando, conforme as determinações judiciais feitas caso a caso, em algumas vezes, pode até cumprir a pena em casa (regime domiciliar), com exceção de Campo Grande que segue a mesma dinâmica do semiaberto; e na Maria da Penha ele não pode estar perto
da vítima.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, essa visibilidade nacional que o sistema prisional de Mato Grosso do Sul vem conquistando é muito positiva e demonstra a integração entre os diferentes órgãos ligados à execução penal e o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. “Importante ressaltar também que a instituição está sempre em busca de parcerias e convênios para o desenvolvimento de ações que evitem a reincidência criminal, impactando diretamente na segurança de toda a população. Além disso, nossos servidores estão sempre em busca de novas ideias e dedicação que fazem a diferença na atuação da agência penitenciária”, destacou o dirigente.
Hospital Regional coloca 48 leitos para coronavírus
n Essaéumadasmedi-
das emergenciais que o hospitalestáadotandoparaatender determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES)
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) está disponibili zando um andar inteiro – o sétimo –, com 48 leitos exclusivos para atendimento a eventuais pacientes da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Essa é uma das medidas emergenciais que o hospital está adotando para atender determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que desde o último dia 5 de março definiu a Unidade como referência para o tratamento da doença no Estado.
“Paratanto,oHospitalRegional passa por alterações estruturais, como a abertura do PAM 2, que a partir de segunda-feiravaiatender,em princípio, pacientes não relacionados ao coronavírus.
Este novo PAM, que é parte da estrutura do ambulatório, tem capacidadedeoitoventiladoresnaáreavermelha”, explica a diretora-presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo. A direção e equipe do Hospital Regional também instituíram uma equipe médica para atendimento exclusivo aos servidores da instituição. A distribuiçãocriteriosa de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s),comomáscaras e óculos dentro do estabelecimento, está na lista de procedimentos.
“Também estruturamos o hospital para, se preciso, abrigar 800 pacientes em ventilação mecânica num período de quatro meses, dentro de um provável cenário de emergência utilizando os leitos de enfermaria”, salienta a diretora. A unidade está adotando ou-
trasaçõesde“desospitalização”, entre elas: nos próximos quatro meses, o PAM será totalmente regulado,ouseja,nãoiráatender demanda espontânea. Essa medida se dá para evitar o fluxo de pessoas no local, que varia entre 80e100pacientes,foraosacompanhantes, que geralmente so-
mammaisde200pessoasemum espaço de 162 metros quadrados.Adiminuiçãodasvisitasea suspensão de cirurgias eletivas (exceto as oncológicas, e de urgência e emergência) também foramanunciadaspeloHospital.
Ambulatórios A suspensão do atendimento
em alguns ambulatórios é outra decisão que o HRMS está tomando para diminuir a aglomeração de pacientes na unidade. No entanto, de acordo com a diretoraRosanaLeite,algunsambulatórios e serviços continuarãoatendendo,sendoeles:Clínica da Dor Crônica; ICC (Insufi-
ciência Cardíaca Congestiva); TAP (TempodeAtividadedaProtrombina); egressosdecirurgia de cabeça e pescoço; egressos de cirurgia geral; egressos de cirurgia pediátrica; gestantes de alto risco; hematologia; oncologia clínica; egressos de oncologia cirúrgica; egressos de urologia;followup; paracentese; pulsoterapia; e serviços de imagem. Como medida emergencialnoperíodo, o Hospital Regional deixará temporariamente de realizar exames de imagem, exceto os de urgência e emergência. “Essas medidas serão mantidas durante a vigência da pandemia do coronavírus, comoobjetivoúnicodepreservar a saúde e a integridade da população”,
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 4•B Coronavírus
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO
conclui.
FOTO: DIVULGAÇÃO
São 42 agentes trabalhando 24 horas (em turnos) na vigilância dos apenados dos regimes aberto e semiaberto
A direção e equipe do Hospital Regional também instituíram uma equipe médica para atendimento exclusivo aos servidores da instituição
Governo de MS decreta emergência, vai liberar servidores e fechar parques
Reinaldo
SINPOSPETRO-MS pede máscaras a frentistas contra o coronavirus
n Preocupado com a possível contaminação de frentistas e demais empregados de postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul com o coronavirus, o COVID19, o Sinpospetro/MS está divulgando algumas recomendações aos profissionais, para evitar o contágio. Além disso, ele solicita também dos empresários o cumprimento das normas (NR-95) que determina a obrigatoriedade da empresa de fornecer, entre outras coisas, as máscaras adequadas para os empregados e que serviriam tanto contra o vírus como também para a inalação de gases tóxicos.
De acordo com informações do diretor Sinpospetro/MS, Gilson da Silva Sá, que esteve
reunido com a diretoria da Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio de MatoGrossodoSul),entreeles o sindicalista Estevão Rocha, Diretor Financeiro da federação, tratando da preocupação geral com o COVID-19, a entidade reforça as orientações de que os funcionários de postos e do comércio em geral, devem evitar cumprimentar clientes pegando na mão, inclusive nas mãos dos próprios colegas; Manter distância de um metro e meio das pessoas, inclusive clientes. Recomenda também que depois do contato com as chaves, cartões de crédito e dinheiro, que são fontes de transmissão do vírus, o empregado deve desinfetar as mãos com álcool em gel 70%.
O perito em proteção respiratória Albertoni Júnior faz outras recomendações específicas como:
n Tenham atenção com a proteção respiratória. PFF2 ou N95, ambas não usem com válvulas. As válvulas não controlam a saída de partículas e pode haver a contaminação de pessoa próxima. E proibido válvula em ambiente estéril.
n Máscara cirúrgica não foi testada para o fim de proteção relacionada com o nível médio aerodinâmico do agente biológico em questão, no caso a unidade de medida é µm. Considerando o tamanho das partículas e os testes de vedação, devem utilizar PFF2 ou N95. Também aprendam a moldar e testar a vedação no rosto de vocês e na família.
Azambuja disse também que vai encaminhar decreto de calamidade pública para aprovação na Assembleia
Decreto publicado nesta sexta-feira (20) declara situação de emergência em todo o território sul-mato-grossense por conta da pandemia de coronavírus e estipula uma série de medidas de prevenção, como o fechamento de parques e protocolos para evitar aglomerações na rede pública de saúde, além de recomendações paraqueaspessoasevitemcontato social e compartilhamento de itens pessoais como copos, bombas de tereré e narguilés.
O documento do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, autoriza as autoridades administrativas e
os servidores públicos diretamenteresponsáveispelasações de resposta à situação de emergência a convocar os servidores que não se enquadrem em grupo de risco, requisitar bens e serviços e a aquisição direta debenseacontrataçãodeobras e serviços imprescindíveis às ações de combate à pandemia.
DIVULGAÇÃO
A determinação é para o fechamento de todos os parques públicos e centros esportivos de titularidade do Estado de
Rede de saúde - Ainda de acordo com o decreto, consultas em ambulatórios de especialidades da Rede Pública Estadual e os contratualizados deverão adotar protocolos de agendamento e de triagem rápida para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações.
Todos os hospitais da rede pública, privada e contratualizados deverão informar diretamente à Secretaria de Estado de Saúde os dados sobre internações de casos suspeitos e confirmados de coronavírus.Hospitaisdaredepúblicaestadualecontratualizados deverão ainda adotar medidas para evitar o acesso de visitantes com sintomas respiratórios.
Expediente em turnos - A critério da chefia máxima do órgão ou da entidade, o expediente nos órgãos da administração pública estadual direta e indireta poderá ser realizado em dois turnos de revezamento, sendo que as horas necessárias para completar a carga semanal poderão ser cumpridas em regime excepcional de teletrabalho (home office).
No caso do revezamento em turnos, o matutino será das 7h30 às 12h30 e o vespertino das 12h30 às 17h30. Essa regra de revezamento não vale para os servidores da saúde e da segurança pública e nem para aqueles que sejam necessários ao enfrentamento do coronavírus.
O documento do governador e do secretário Geraldo Resende, autoriza requisitar bens e serviços e a aquisição direta de bens
As medidas não têm prazo de vigência, permanecendo até a publicação de outro ato em sentido contrário.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 5•B Coronavírus
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
MS. Estão proibidos ainda a expedição pelos órgãos estaduais de álvaras para eventos públicos e temporários.
Decreto publicado declara situação de emergência em todo o território sul-mato-grossense
CoronavírusjátirouR$90milhõesdaeconomiade CampoGrandejáeimpactourotinadapopulação
Pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) em parceria com o Sindivarejo de Campo Grande e Câmara dos Dirigentes Lojistas de CG aponta que entre 02 e 19 de março o COVID-19, Coronavírus, causou uma perda de R$ 90 milhões na economia da Capital e impactou a rotina das pessoas.
Considerandoumapersistência do atual cenário, o impacto em um mês é estimado em R$ 270 milhões para Cam-
po Grande e mais de R$ 300 milhões no Estado, já levando em conta medida adotada ontem 19/03, pela Prefeitura de
CG, que determina a suspensão de atendimento presencial em estabelecimentos comerciais até o dia 05/04, excetuando aqueles que exercem atividades consideradas essenciais, comosupermercados,postosde combustíveis, farmácias, entre outros - consulte aqui “É um cenário preocupante para a saúde de nossa economia, por isso estamos desde o início desta semana, no âmbito do Comitê de Monitor amento de Crise (CMC) postulando medidas de apoio às empresas como dilatação de prazo para recolhimento de impostos, redução de alíquotas e postergação de prazo para entrega de declaração”, diz o presidente do Sistema Fecomércio MS, IPFMS,SesceSenac,EdisonAraújo.
Dos empresários entrevistados, 88% informam queda nas vendas, estimando em 69,27% o declínio para os próximos dias. O reflexo direto está na redução do número de colaboradores, projetada em 24,58%. Como estratégia, as vendas à distância, que já aumentaram, assim como entregas em domicílio, devem ser intensificadas. A mudança na forma de cumprimento e disponibilização de álcool em gel são as principais
medidas preventivas adotadas pelos estabelecimentos.
População – De acordo com a pesquisa, aplicada pela internet, em Campo Grande 30,85% das pessoas deixaram de participar de reuniões de trabalho,16,42%desmarcaram viagens de férias, 36,32% deixaram de viajar a trabalho, 72,64% melhoraram a higiene pessoal, 57,21% reduziram os momentosdelazerforadecasa,
entre outras mudanças de comportamento, como deixar de ir à academia (24,38%) e compraram ou pretendem fazer compras em supermercados (32,34%).
“A pesquisa também traça uma relação com a renda dos entrevistados e revela que os impactos/medidas preventivas prevalecem entre os que estão na faixa acima de R$ 4 mil. A informaçãoéfundamentalpara que as pessoas estejam consci-
entes sobre as formas de prevenção. Em relação ao gênero, as mulheres são as mais cautelosas”, pontua a pesquisadora do IPF-MS, Daniela Dias. Osidosospertencemaogrupo mais vulnerável ao vírus, com índice de letalidade próximo a 15% entre os que têm mais de 60 anos, ainda assim, 18% dos entrevistados informam que com a suspensão das aulas as crianças ficarão com os avós.
Novo coronavírus já começa a afetar as indústrias frigoríficas de Mato Grosso do Sul, diz SICADEMS
FOTO: DIVULGAÇÃO
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já está afetando as plantas frigoríficas de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul). O presidente da entidade, Sérgio Capucci, explica que a doença colocou em alerta os frigorífi-
Novo coronavírus já começa a afetar indústria frigorífica de MS, informa Sicadems cos sul-mato-grossenses, provocando a redução das exportações para os grandes mercados mundiais e a diminuição no quadro de funcionários. Segundo o empresário, o segmento está tomado medidas para se prevenir contra a proliferação do novo coronavírus e algumas plantas já estudam a concessão de férias coletivas, como é o caso da
unidade do JBS em Nova Andradina (MS), enquanto outras reduziram o efetivo de colaboradores que se encaixam no grupo de risco da doença. “As medidas rotineiras de higienização foram redobradas para evitar a contaminação dos nossos funcionários, evitando uma redução ainda maior no quadro de trabalhadores”, reforçou
Na unidade do Frigorífico Naturafrig, localizada em Rochedo (MS), 100 dos 750 funcionários, ou seja, 14% estão afastados, incluindo os que es-
tão acima de 60 anos de idade e as mães que não têm onde deixar os filhos devido à suspensão das aulas nas redes públicas e privadas. “Outra medida adotada é a aferição de temperatura corporal dos funcionários na entrada do frigorífico. Aqueles que não estão em condições de trabalhar, já são liberados para ir para casa”, disse o presidente do Sicadems, que tambémésócio-proprietáriodo Naturafrig. Ainda de acordo com ele, a situação é preocupante para a indústria frigorífica sul-mato-
grossense. “A carne é perecível. Estamos apreensivos, adotando uma série de cuidados, maspodemosenfrentarproblemas com logística, se faltar embalagens ou etiquetas, por exemplo, vai comprometer o
funcionamento dos e teremosquepararasatividades”, alertou, lembrando que hoje o segmento conta com 110 plantas por 27.213 mil trabalhadores com carteira assinada no Estado.
Serviço - Coronavírus - Tudo o que você precisa saber para se proteger! Acesse agora no link http://bit.ly/33tVCzB Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/novo-coronavirus-ja-comecaa-afetar-industria-frigorifica-de-ms-informa-sicadems/31154
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 6•B Coronavírus
DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO
FOTO:
DIVULGAÇÃO
Presidente do Sistema Fecomércio MS, IPF-MS, Sesc e Senac, Edison Araújo.
Na unidade do Frigorífico Naturafrig, localizada em Rochedo (MS), 100 dos 750 funcionários, ou seja, 14% estão afastados, incluindo os que estão acima de 60 anos de idade
Dos empresários entrevistados, 88% informam queda nas vendas
Valor Bruto de Produção da agropecuária ultrapassa R$ 39 bi em Mato Grosso do Sul
O VBP previsto para 2020 é 13,6% superior aos R$ 34,5 bilhões registrados em 2019
O Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária, ou seja, a renda do setor somando tudo o que se arrecada com a produção,devechegaraR$39,1 bilhõesem2020.Éoqueprojeta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emrelatóriodivulgadonaúltima segunda-feira (16).
O VBP previsto para 2020 é 13,6% superior aos R$ 34,5 bilhões registrados em 2019. A agricultura se destaca, com alta de13,9%frente2019,totalizando R$24,9bilhões,amaiordasérie histórica divulgada pela instituição federal, que abrange o perí-
odo 2011/20. A pecuária, com R$ 14,3 bilhões estimados para este ano, apresenta o maior resultado histórico. Algumas atividades contabilizam VBP recorde, como o amendoim, o milho, o trigo, a bovinocultura, a suinocultura, a avicultura. A soja apesar de não ter apresentado o maior nível da história, registra ganho de 19,9% frente 2019. Na avaliação da SecretariadeEstadodeMeioAmbiente, Desenvolvimento Econômico, ProduçãoeAgriculturaFamiliar (Semagro), em linhas gerais, o incremento previsto está associ-
ado diretamente à dinâmica do mercado.Apesardisso,épreciso cautela e analisar o mercado internacionalacurtoprazo,principalmente, no que se refere a soja e o milho.
“A produção recorde de 10 milhões de toneladas para safradesojajárevelaoandamento do setor com relação às negociações tanto no mercado interno como externo. Porém, qualquer informação econômica é preciso ser analisada com cautela”, salienta o titular da Semagro, Jaime Verruck, ressaltando o futuro ainda incerto tanto em relação à demanda externacomoamanutençãodos estoques. “Estamos monitorandoumasériedevariáveis que podem influenciar nas exportações estaduais, como logística, estoques e de-
mandas dos nossos produtos”, afirma o secretário.
Especificamente na pecuária decorte,osaumentosdoVBPse explicamcomoquadrodeoferta e demanda do setor. “A alta do boi gordo diante da abertura dos novos mercados internacionais ao longo deste ano também foi o fatorquemotivouaelevaçãonas cotações do frango e do suíno diante do aquecimento do consumo interno, considerando a competitividade dos preços dessas proteínas, com isso, o crescimento da estimativa do Valor Bruto de Produção”.
O titular da Semagro ainda cita como fator de desenvolvimento no setor o fato de que o pecuarista sul-mato-grossense, aderindo a sistemas produtivos tecnológicos, tem aumentado a taxa de desfrute, reduzindo o
Verruck - A pecuária, com R$ 14,3 bilhões estimados para este ano, apresenta o maior resultado histórico
tempo de produção, abatendo bovinos mais pesados, em menos tempo. Sobre o amendoim, as notícias se justificam por três fatores, segundo a equipe técnica da Semagro: a primeira é a utiliza-
ção da cultura na renovação dos canaviais; na reforma de pastagem, com tecnologia sustentável e os polos industriais em Paranaíba e em Aparecida do Taboado, estimulando a produção local.
www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA A CRÍTICA CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 7•B Economia
DIVULGAÇÃO
Conselho de Ética virou epicentro do coronavírus
A maioria dos assessores do Conselho de Ética da Câmara está de molho, em casa, com atestado médico, após a conduta do seu primeiro vice-presidente, deputado Cezinha (PSD-SP), que compareceu à reunião da semana passada e presidiu o colegiado antes de receber o resultado do teste para o coronavírus: positivo. Oprincipalassessordacomissão já apresentou sintomas da Covid-19,incluindofebrealta.
Tudo parado
Presidente do conselho, Juscelino Filho (DEM-MA) decidiu suspender o trabalho por 15 dias e submeter assessores e parlamentares a testes.
Muito trabalho
Há pelo menos uma dezena de representações contra deputados que deveriam tramitar no conselho de ética, mas agora estão paralisadas.
Quebra de decoro
A leviandade levou colegasacogitaremaçãocontrao próprio deputado e que seja a primeira a ser analisada na volta ao trabalho.
Senado infectado
O caso lembra Nelsinho Trad (PSD-MS), que disse ter abraçado “meio Senado”. Incluindo Davi Alcolumbre (DEM-AP),onovoinfectado.
A ficha caiu
O resultado positivo para coronavírus do general Augusto Heleno e de Bento Albuquerque (Minas e Energia) representaram um baque para o presidente Bolsonaro. Agora se convenceu da gravidade da pandemia.
Pensando bem...
...difícil é encontrar alguma doença que matou menos pessoas que o coronavírus no Brasil, este ano.
Argentina dificulta retorno de turistas brasileiros
ao poder'
O coronavírus tem feito vítimas brasileiras lá fora, inclusive o respeito pelo Brasil. Há brasileiros que estão lá fora a negócios ou estudando, na maioria turistas, todos impedidos de retornar. Só no Peru são 3.770, mas, a exemplo de paraguaios e colombianos, por exemplo, peruanos têm facilitado o retorno. Na Argentina, não. Muitos sãotratadosmalsóporserembrasileiros.MasnoItamaraty. O princípio da reciprocidade na diplomacia parece sepultado definitivamente, e não se cogita reagir.
Confinados na feiúra -AArgentinaretémbrasileiros e os trata como bandidos. Caso de dez amigos confinados em Nunquén, cidade feia, sem graça, da Patagônia.
Caça a brasileiros - Brasileiros generosamente gastavam dinheiro em Nunquén quando a polícia os cercou como “suspeitos de Covid-19” sem qualquer exame.
Destino a evitar Na Argentina, parece clara uma política de hostilidade ao governo do Brasil e aos brasileiros que tiveram a má ideia de fazer turismo por lá.
Como ‘desocupar’ um ministro
Duranteummês,odeputadoSalatielCarvalho(PMDB-PE)tentouser recebido pelo então ministro de Minas e Energia de FHC, Rodolpho Tourinho.Cansado,SalatielrecorreuaSeverinoCavalcante,queeravice e estava no exercício da presidência da Câmara. Severino também não conseguia falar com o ministro, sempre “ocupado”. Resolveu blefar ao telefone,comasecretáriadeTourinho:“TemaquiumpedidodeCPIpara investigarcorrupçãonoministério...”EmtrintasegundosSeverinofalava com quem queria e em poucos minutos o deputado Salatiel seria procurado pelo solícito ministro.
Não é o que, mas quem disse
Não é o que, mas quem disseEduardo Bolsonaro não mentiu ao dizer que o coronavírus nasceu na China e quando lembrou tentativas da ditadura de esconderaepidemia.Qualquerpessoa sabe disso, mas o filho do presidente não pode chutar na canela domaiorclientedeprodutosbrasileiros.
Se preguiça matasse...
O panelaço surpreendeu mesmo pela preguiça dos manifestantes. As panelas foram batidas por alguns segundos, gravados no celular, e o som reproduzido em loop em caixas de som posicionadas nas janelas.
Massa de manobra
O especialista em Controlado ria e Finanças Fernando Cabral resumiucomo“pandemiapsicológica” o que ocorre nas bolsas de valores. “É o efeito manada, em que todos seguem investidores de peso”, explicou.
Censura na Infraero
Funcionários da Infraero reclamamaplenospulmõescontra a política da empresa de manter bloqueados sites de notícias durante essa crise, enquanto poucos felizardos têm Facebook liberado na hora do almoço.
Pensando bem...
... sucesso dos protestos serão medidos, em breve, não pelo número de apoiadores, mas pela potência das caixas de som.
Heleno vai bem
O “furo” do portal Diário do Poder, sobre o teste positivo de coronavírus do general Augusto Heleno, foi divulgado 1 hora e 18 minutos antes do tweet do próprio ministro confirmando. Ele não apresenta sintomas e não tem doenças pré-existentes. Segue em isolamento domiciliar.
Acolha um presidiário
Autoridades, ongueiros e políticos do Psol, que defendem o esvaziamento das penitenciárias a pretexto do coronavírus, deveriam acomodá-los em suas próprias casas. Os coitadinhos adorariam.
Kit miserê
Virou chacota o “kit miserê” semanal que prefeito no Recife, Geraldo Júlio (PSB), distribui nas escolas públicas: leite, quatro frutas e dois pacotinhos de biscoito. E fica sujeito a acusação de compra de votos.
DF já estima 16.279 casos dentro de duas semanas
n Na Sala de Situação ao lado do seu gabinete, no Palácio Buriti, Ibaneis Rocha monitora cada novo dado da expansão do coronavírus em Brasília e no mundo. Ele e sua equipe examinam as melhores opções de protocolo que permitem ao governador do Distrito Federal se antecipar aos demais e adotar, sem hesitações, todas as medidas. O “DataRocha”, como já chamam o sistema criado por Ibaneis, é uma usina notícias apavorantes, como a previsão de que o DF chegará a espantosos 16.279 infectados por Covid-19 daqui a duas semanas.
n Vírus sob lupa -Nototalsão21monitores,cadaum deles gerando cada detalhe do combate ao coronavírus, indicando casos suspeitos e confirmados.
n Seguindo passos - O “DataRocha” gera informações, dados estatísticos e gráficos mostrando onde a doença avança imparável e onde perde força.
n Suspeitos se multiplicam - No início da tarde de quinta (19), o “DataRocha” indicava quase 2.500 casos suspeitos de contaminação somente no DF.
n Hospital no estádio - Ibaneis já cogita instalar um hospital com 300 leitos no estádio Mané Garrincha, e até desapropriar e tornar públicos hospitais privados.
n Não é o coronavírus: a Inframerica derrete sozinha - O grupo argentino Corporacion America Airports, dono da Inframerica, vencedor da disputa bilionária para gerenciar os aeroportos de Brasília e Natal, fez o lançamento desuasaçõesnaBolsadeValoresdeNovaYorkemfevereiro de 2018 por US$ 16,6 cada. Em junho de 2019, o valor da ação já havia despencado quase 50%. Ontem fechou valendo apenas US$ 1,7. Ou seja, quem investiu US$ 100 na oferta inicial dessas ações em 2018, acabou ontem o dia com praticamente US$ 10.
n Outros fatores - A CAAP/Inframerica tenta culpar o coronavírus pela desvalorização da empresa. Mas a ação perdeu quase 80% do valor antes do surto.
n Se toda empresa fosse assim... - A Inframerica já havia decidido “devolver” a concessão do aeroporto de Natal ao governo federal. A desculpa: não faturaram como esperavam. n Parceria condenada - Entre 2014 e 2018, a Inframerica perdeu R$ 670 milhões em Natal. E a sua parceira no negócio era a Engevix, uma das estrelas da Lava Jato.
Salve a Escola de Chicago
O ex-deputado Flávio Bierenbach acha que o ministro Paulo Guedes “só usa a máscara para disfarçar o sorriso”. Para o ministro aposentado do STM, “dizimando pobres, velhos e vulneráveis, o Estado nunca mais haverá de intervir. Deixa tudo por conta do livre mercado.
Defesasolitária-EnquantodeputadosavançaramnopescoçodeEduardoBolsonaro(SP) por causa do incidente com a China, um atuava solitário em sua defesa: Marcos Feliciano, aquele dos dentes de porcelana chinesa.
Brazucas de volta - A embaixada do Brasil em Lisboa trabalhou com muita competência e obteve a ajuda da diplomacia local para que Portugal abrisse exceção e autorizasse a empresa aérea Azul a operar quatro voos Lisboa-Campinas, hoje e amanhã, para trazer de volta brasileiros retidos.
Mudaram o mapa - A CNN Brasil afirmou ontem categoricamente, e repetiu, que Chile e Equador “não fazem parte da AméricadoSul”.Nãoéoquemostramomapadocontinenteenem o que ensinam as aulas de Geografia.
ARQUIVO ARQUIVO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
SEM PUDOR www.acritica.net A CRÍTICA A CRÍTICA Campo Grande, 22 de março de 2020 8•B COLUNA
PODER
“São canalhas, não ligam para crise, tudo que fazem é populismo”
Vereador Fernando Holiday (Patri-SP), sobre o 'plano da extrema-esquerda de voltar
TVE Cultura MS e TV Cultura SP assinam acordo para ampliação de sinal e digitalização de acervo
O ex-banqueiro Lúdio Coelho em campanha na cidade de Corumbá na década de 1980; show de Délio e Delinha no restvaurante Mangueiral, esquina da avenida Mato Grosso com a Ceará, onde está hoje o Hipermercado Comper; Michel Teló “esgoelando” Galopeira quando tinha sete anos; e Luan Santana, desafinado, soltando a voz no Colégio Auxiliadora.
Essas e outras preciosidades do acervo de mais de 1000 horas de imagens da TVE Cultura MS, algumas gravações ainda em preto e branco, serão digitalizadas pela TV Cultura SP, dentro do Acordo de Cooperação assinado pelos dirigentes das duas emissoras, Bosco Martins e José
Roberto Maluf
José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, e Bosco Martins, assinaram o contrato
de renovação da afiliação da TVE de Mato Grosso do Sul à TV Cultura, por mais cinco anos e estabeleceram cooperação que proporcionará transmissão compartilhada para todo o País através do satélite “Star One”.
A contrapartida da TVE Cultura garante suporte da emissora paulista junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na execução dos projetos de canais digitais em 55 municípios de Mato Grosso
do Sul, completando o mapa de interiorização nos 79 municípios do Estado. Hoje 23 cidades já estão com os canais homologados. A cessão de uma banda no satélite, que vai levar o sinal da TV Cultura SP a 70 milhões de telespectadores em toda América Latina. São 15 milhões de antenas parabólicas apontadas para
o satélite satélite com potencial de alcance de 154 milhões de brasileiros.
“A digitalização do acervo é de uma importância imensurável, tanto no aspecto da memória da televisão em Mato Grosso do Sul quanto pelo significado histórico-cultural”, destacou Bosco Martins, lembrando que nas
mais de 100 horas de gravações que fazem parte do acervo da TVE Cultura, está preservada a memória da música regional, com imagens inéditas de Almir Sater tocando a viola do cocho e o grupo Comitiva Esperança, Paulo Simões e registros sobre o poeta Manoel de Barros. Bosco Martins destaca ainda o fato histórico do processo de interiorização da TVE Cultura, que vai cobrir 100% do Estado com o suporte da TV Cultura SP na homologação de canais digitais.
“A TVE, mais do que nunca, completa definitivamente um ciclo histórico, trazendo ao mundo digital todo o acervo da produção televisiva desde a era do chumbo quente, como se diz no jargão da antiga imprensa para se reportar à fase em que as gravações eram feitas em fitas Betacam, com reproduções UHF e edições manuais, transmissão por torres de repetição
de ondas eletromagnéticas, até a era do chip e transmissões por satélite”, diz Bosco Martins. O presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, lembrou que a cooperação entre as duas emissoras é antiga e manifestou que “gostaria que esse casamento fosse pra sempre”. Lembrou que a gestão de TV pública deve sempre buscar a qualidade na informação e defesa dos interesses coletivos. Maluf agradeceu o governo de MS pela cessão da banda no satélite Star One, que vai permitir à TV Cultura levar sua programação a um universo de 75 milhões de telespectadores. Desde década de 1980 o jornalista Bosco Martins dirige a Fundação Estadmual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), mantenedora da TV e Educativa FM 104,7 e se diz realizado em poder recuperar a história da Televisão em Mato Grosso do Sul e preservar a memória cultural do Estado.
Março Mês da Mullher PÁGINA 02 - LIGHT Edição 1985 • Campo Grande,MS 22 de março de 2020 Editor Enrico Feitosa (DRT MS 148/L2/F74) Liga das Nações de Volley prevista para junho é adiada.
Assinatura do convênio reuniu toda diretoria da TV Cultura em São Paulo.
Bosco TVE MS e Maluf TV Cultura SP assinam acordo histórico para os 2 estados. Imagens da história de MS, como as campanhas políticas, serão agora digitalizadas.
Vai trabalhar em casa? Confira dicas para manter a produtividade
Camelódromo e Feira Central fecham; Mercadão abre mas com restrições
As medidas estão embasadas no Decreto n. 14.195, da Prefeitura de Campo Grande que recomenda o fechamento de centros comerciais
Para ajudar os profissionais a manterem a produtividade em casa, o especialista separou nove dicas simples de serem postas em prática
O que antes era improvável, hoje é encarado como uma alternativa de trabalho
Com o surto de coronavírus em todo o País, várias empresas estão liberando funcionários para trabalhar em casa, o chamado “home office”. Com o avanço da internet e da tecnologia, foi deixado para trás os velhos padrões, e trabalhar em casa em situações como esta é uma das soluções mais adotadas pelas empresas.
1. Estabeleça horários
“A internet hoje é uma ferramenta que veio para facilitar o fluxo de trabalho e a qualidade dele. Já existem estudos que comprovam a eficácia do home office, quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe. Para o colaborador, pode significar menos estresse e maior disposição”, Celson Hupfer, CEO de uma empresa de plataforma inteligente de recrutamento digital.
Para ajudar os profissionais a manterem a produtividade em casa, o especialista separou nove dicas simples de serem postas em prática. Confira as dicas:
Crie um cronograma diário com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia. Isso vai ajudar seu corpo a funcionar de forma como se estivesse na empresa.
2. Crie uma rotina
Embora essa palavra não soe positiva, manter a rotina no home office é fundamental. Ao levantar, tire o pijama e se arrume como se estivesse em seu local de trabalho. prática ajuda a espantar a preguiça.
3. Defina um local de trabalho
Outra dica importante é sair da cama e preparar seu ambiente de trabalho. Fique atento a sua postura para não afetar a coluna, e ao espaço que escolherá para desempenhar as atividades, porque o local pode interferir diretamente na sua produtividade.
4. Atenção à qualidade de vida
Em casa, é comum que o colaborador fique imerso nas atividades, sem pausa. Mas é importante reservar momentos ao longo do dia para tomar água, levantar da mesa e caminhar pela casa para manter a saúde e a qualidade de vida.
5. Não se distraia
Desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso, como o horário do almoço. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações que podem tirar o seu foco.
6. Mantenha o calendário de reuniões
Continue realizando as reuniões agendadas na semana. Neste momento, as conferências e aplicativos como Skype e Hangout são ferramentas bastante úteis. “Normalmente, as reuniões presenciais podem ser mantidas mesmo em um regime de home office. Porém, com a recomendação de evitar aglomerações, a solução é importante para evitar a propagação do vírus”, recomenda Celson.
7. Foque no trabalho em equipe
Combine reuniões ou conversas sobre o andamento do trabalho entre os integrantes da equipe, seja com um colega que te auxilia ou com seu gestor. Isso permitirá que as atividades permaneçam alinhadas com as estratégias do período.
8. Faça uma lista de tarefas
Outra prática que pode ajudar neste momento é listar as tarefas do dia. Isso manterá sua determinação e foco em cumprir cada um dos itens.
O Camelódromo e a Feira Central vão paralisar suas atividades nas próximas semanas. Já o Mercadão Municipal, mantém as atividades, mas implantou um Plano de Ação –Contingência e Monitoramento COVID-19 que estabelece normas e procedimentos a serem seguidos com medidas de prevenção, controle e contenção da disseminação da doença.
O Camelódromo permanecerá fechado por um período de 10 dias, entre 20 e 29 de março de 2020. No entanto, em atendimento às necessidades de seus clientes, alguns vendedores estarão atendendo via internet, WhatsApp ou telefone.
ESPORTE
A associação disponibilizou o telefone (67) 3382-6714 para sanar dúvidas. Já o Mercadão Municipal continuará com suas atividades e atendimento aos seus clientes, uma vez que o local comercializa itens de primeira necessidade. Entretanto, o local implantou um Plano de Ação – Contingência e Monitoramento COVID-19 que estabelece normas e procedimentos a serem seguidos com medidas de prevenção,
controle e contenção da disseminação da doença. A associação também disponibilizou duas linhas telefônicas para atendimento aos clientes que desejam informações relacionadas aos boxes, são elas (67) 3383-3157 e (67) 3026-3977.
Ainda de acordo com o Mercadão Municipal, cerca de 70% a 80% dos comerciantes do local realizam entregas.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão
Urbana, Luís Eduardo Costa, é necessário oportunizar a ampla divulgação de informações relacionadas aos atendimentos à população.
“É importante o campograndense saber quais locais estão em funcionamento e quais não estão. Bem como, quais locais estão disponibilizando os serviços de delivery, para assim evitar a circulação de pessoas nas ruas. Precisamos ter todo o cuidado necessário”.
Eventos culturais são cancelados através de decreto municipal em virtude de Pandemia Mundial
9. Peça a colaboração das pessoas que moram com você
Para quem mora junto dos pais, amigos ou filhos, é importante falar sobre este período. É comum que algumas pessoas não entendam como o home office funciona, por isso é fundamental que converse sobre isso com as pessoas de casa para que evitem pedir favores ou simplesmente conversar em momentos indevidos.
O cancelamento é uma forma de prevenção ao coronavírus
Foi adiada a realização da fase de grupos masculina da Liga das Nações de Voleibol, que estava agendada para ocorrer em Campo Grande, no período de 19 a 21 de junho de 2020, com a participação das seleções do Brasil, da Rússia, da Alemanha e da Itália.
As medidas vão ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e visam evitar aglomerações, que facilitam o contágio do coronavírus
(Covid-19), em estágio de pandemia. A FIVB decidiu adiar o início da Liga das Nações de Voleibol, para depois das Olimpíadas de Tóquio-2020, previstas para acontecerem entre os dias 24 de julho e 9 de agosto deste ano. A nova data da competição ainda será confirmada pela entidade.
O torneio internacional também marcaria a reabertura do Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, interditado desde 2013, e que passa por reforma geral tanto na parte interna quando externa, e em meados de maio estará pronto para receber 6,2 mil torcedores, oportunizando ao sul-mato-grossense participar de um dos maiores eventos de voleibol do mundo.
Com a transmissão da Covid-19, a Prefeitura de Campo Grande cancelou diversos de eventos culturais
O município suspendeu ainda a emissão de alvarás para realização de eventos por terceiros.
Com isso, todos os eventos: Reviva, Mãos que Criam, Café com Arte, Atividades nos Centros de Convivência
de Idosos Cardápio Seresteiro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foram adiados com prazo indeterminado. As novas datas serão informadas à população por meio do site e redes sociais da Sectur, após oitiva do Comitê Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. A Sectur ainda suspendeu as licenças já concedidas, para eventos programados para ocorrerem a partir da data de hoje e informa oficialmente a todos os organizadores.
HOME OFFICE PARALISAÇÃO
2 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande, 22 de março de 2020 A CRÍTICA
CULTURA Reprodução
Feira Central, está com as atividades encerradas pelo período de 15 dias, desde o dia 19
Denilson Secreta/Prefeitura de Campo Grande
Prevista para acontecer em junho, Liga das Nações é adiada em Campo Grande
Divulgação/FIVB REPRODUÇÃO
A nova data da competição ainda será confirmada
Hidroxicloroquina só é eficiente no tratamento da Corona Vírus
A hidroxicloroquina é um medicamento antigo, usado há mais de 70 anos
Com a pandemia da Covid-19 em todo o mundo, a população nas redes sociais está em histeria com um medicamento que vem sendo apontado como a possível cura no combate do coronavírus. A hidroxicloroquina é um medicamento antigo, usado há mais de 70 anos na área de reumatologia com pacientes diagnosticados com malária e lúpus, por exemplo.
Ao jornal A Crítica, o reumatologista Dr. Izaías Pereira da Costa alega que diferente do que muitas pessoas estão pensando, o medicamento serve para auxiliar no tratamento de quem já está com a Covid-19 e não para prevenir. “Diferente do que muitos estão pensando, a hidroxicloroquina é um medicamento muito forte e é eficaz para auxiliar no tratamento de quem já está diagnosticado com o coronavírus e não para prevenir”, relata.
O médico complementa que há outras drogas que podem ter um resultado mais efetivo que a cloroquina. “É tudo muito experimental ainda, se eu não me engano este foi o primeiro medicamento que eles estão fazendo o teste, tenho certeza que existem outros retrovirais mais eficientes que este”, afirma.
Para o nefrologista Raphael
SAÚDE
A Unimed Campo Grande iniciou uma campanha, pedindo que a população tenha mais respeito e educação com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento de pacientes com suspeita ou mesmo confirmados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Com o aumento significativo da procura por atendimento, tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde, os ânimos de muitos acabam exaltados, resultando em desrespeito, agressões verbais e até mesmo físicas aos médicos, enfermeiros, técnicos,
Ortiz Bigatão, é preciso ter cuidado com as informações, pois neste momento de histeria as pessoas podem se medicar ainda mais sem uma prescrição médica. “Já temos o conhecimento de que metade de população se medica por contra própria. Então em momentos como este, as pessoas podem achar que a hidroxicloroquina pode ser a ‘salvadora da pátria’ e sair comprando clandestinamente, causando danos irreparáveis à saúde”, explica. Os efeitos colaterais mais
comuns que podem ocorrer são anorexia, dor de cabeça, distúrbios de visão, dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos, erupção cutânea e coceira. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump anunciou na quinta-feira (19) que o país vai investir no medicamento após os bons resultados em pacientes infectados pelo vírus e que em breve deve ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), a Anvisa norte-americana. Segundo Trump, ao encontrar
QUARENTENA
Dicas para economizar energia elétrica no período de quarentena
Você que está trabalhando em casa, Home Office, com a criançada de aula suspensa, o CONCEN – Conselho de Consumidores da Área de
Concessão da ENERGISA MS, tem algumas dicas para não se surpreender com o valor da fatura de energia elétrica nos próximos meses.
■ 1. AR CONDICIONADO: não dá para trabalhar sem ar nesse calorão que está fazendo. No período da manhã, o CONCEN recomenda utilizar ventilador até o limite em que o seu efeito não garante mais o conforto e a concentração necessária para a realização de seu trabalho. A partir daí, ligue o ar condicionado e regule a temperatura para manter o local de trabalho confortável, sem necessidade de gelar o ambiente. Na parte da tarde o processo é o inverso, ou seja: mantenha o ar ligado até o horário que você perceber que o conforto necessário para o ambiente possa garantido, mesmo que parcial, pelo ventilador.
um remédio que já foi testado e é conhecido, os riscos colaterais tendem a ser menores. O país pediu velocidade na aprovação do medicamento.
Até agora, as poucas publicações científicas que existem sobre o assunto vêm do primeiro país afetado pelo vírus: a China. Profissionais de saúde do Hospital Universitário de Campo Grande vão discutir sobre o medicamento, visto que é um estudo americano e que ainda não foi publicado no Brasil.
auxiliares e atendentes. Diante disso, a cooperativa reforça que os profissionais, que já colocam suas vidas em risco, diariamente, em prol da comunidade, estão agora numa verdadeira força-tarefa para atender a alta na demanda nesse momento difícil em que o mundo atravessa pela pandemia da doença. Vale lembrar que a recomendação dos especialistas é que só procurem atendimento médico os pacientes com suspeita da doença que manifestarem sintomas mais graves. “Apenas uma pequena parcela das pessoas infectadas terá o caso grave da doença, en-
tão é preciso observar sempre os sintomas. Se forem mais graves, como febre alta e falta de ar, aí sim é necessário procurar o pronto atendimento para avaliação de um especialista”, explica o médico infectologista da Unimed Campo Grande, Dr. Maurício Pompilio. Em casos de sintomas mais leves, que se assemelham a uma gripe, os sintomas podem ser febre, tosse, coriza, dor de garganta, mal estar, entre outros, e a orientação é que o paciente fique em casa, se cuidando, ingerindo muita água e, eventualmente, fazendo o uso de medicações para dor e febre, sob a prescrição médica. Desta forma, evita-se a aglo-
meração de pessoas e contatos nos prontos atendimentos e o risco de contaminação diminui.
O momento é de cautela, cuidado, prevenção, mas também de ter mais respeito e empatia pelos profissionais que têm deixado suas famílias em casa para cuidar dos pacientes.
Em apoio a esses profissionais da saúde, a Unimed Campo Grande convida toda a população a abraçarem um movimento que tem ganhado força nas redes sociais nos últimos dias, postando nesta sexta-feira (20/03), às 20h30 (horário de Brasília), vídeos ou fotos em suas redes sociais batendo palmas e usando a #aplausosnajanela
■ 2. ILUMINAÇÃO: embora a iluminação tenha baixa participação no consumo de energia elétrica, o CONCEN recomenda você maximizar a luz natural, com o cuidado de manter os vidros da janela fechado para não forçar o ar condicionado quando ele estiver em funcionamento. Outra dica é substituir as lâmpadas do ambiente do trabalho por lâmpadas de LED, que possui menor potência e maior iluminância.
■ 3. COMPUTADORES: programar a tela para entrar em estado de dormência, sempre que for ausentar-se por mais de 5 minutos. A programação é muito simples, e se você tiver dúvida o próprio Google poderá lhe fornecer um passo a passo.
■ 4. GELADEIRA: Fazer bastante gelo durante a noite e gelar água em garrafas térmicas para ser servida sempre a sede chegar. Essa dica é muito importante para evitar que as crianças fiquem abrindo e fechando a porta da geladeira a todo o instante, já que ociosas, a tendência e brincar e correr, estimulando a sede chegar.
■ 5. GAMBIARRAS: Evite ligar vários aparelhos em uma mesma tomada através dos tradicionais benjamin, porque além de apresentar risco de curto-circuito e até provocar incêndio, eleva as perdas de energia pelo efeito joule (aquecimento).
■ 6. ALÉM DO ACRÉSCIMO do consumo já apresentado, com impacto no valor da fatura, o CONCEN lembra que dia 08 de abril haverá o reajuste anual da tarifa de energia elétrica da ENERGISA, cujo índice ainda não foi definido pela ANEEL. Se houver dúvidas, CONCEN fica à disposição para esclarecimentos.
ALIMENTAÇÃO
Rede do
McDonald’s
operar
por delivery, drive-thru
É uma das medidas que a rede vem tomando para combater o coronavírus
A s lojas McDonald’s de Campo Grande vão parar o atendimento no salão de seus restaurantes a partir de segunda-feira (23) como forma de prevenção ao avanço da Covid-19. A medida está sendo tomada em todas as lojas do Brasil como medida de proteção de seus clientes e funcionários em um período de expansão da contaminação pelo novo coronavírus.
A rede informa que temporariamente seus mais de 1000 restaurantes no país atenderão aos clientes exclusivamente pelo Delivery, Drive-thru e, em algumas situações, pedidos para viagem. “Mesmo compreendendo que fornecemos
para viagem
um serviço essencial, afinal as pessoas precisam continuar se alimentando, esse é o momento de pensar na proteção dos nossos funcionários, clientes e comunidade, e ter uma visão de longo prazo para o nosso negócio”, explica Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados.
A empresa reitera ainda que está tomando todas as medidas de prevenção e proteção de seus funcionários, clientes e parceiros, inclusive reforçando seus protocolos de higiene e limpeza. A companhia segue acompanhando dia a dia a evolução da questão no país, seguindo todas as determinações das autoridades sanitárias e considerando todas as situações excepcionais. “Acreditamos que, juntos e com responsabilidade, o país será capaz de superar esse momento. Aproveito aqui para reconhecer publicamente o esforço que nossos times estão fazendo para continuar servindo ao nosso cliente”, ressalta.
COVID-19 3 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande, 22 de março de 2020 A CRÍTICA
Reprodução
O reumatologista Dr. Izaías Pereira da Costa alega que o medicamento serve para auxiliar no tratamento de quem já está com a Covid-19 e não para prevenir.
Em tempo de coronavírus, cooperativa lança campanha pedindo respeito e empatia aos profissionais da saúde
vai
exclusivamente
e pedidos
Durante a pandemia do novo coronavírus, Campo Grande (MS) e outras cidades brasileiras estão tomando medidas para restringir a aglomeração de pessoas. Cidadãos são recomendados a não sair de casa, enquanto lojas e restaurantes são proibidos de receber o público. Nessa hora, surge a dúvida: se necessário, é seguro se locomover de carro?
Nós damos algumas dicas abaixo.
1. Vá sozinho no carro
Em primeiro lugar, se você realmente tiver que sair de casa, prefira ir sozinho no carro. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contágio entre elas. Lembrando que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter demonstrado sintomas ainda.
2. Janelas abertas espantam o novo coronavírus
Prefira manter as janelas do carro abertas, ao invés de usar o ar-condicionado. Um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.
3. Não use o carro se não precisar
Não saia de carro apenas para passear pelas ruas. Apesar de você parecer seguro lá dentro, lembre-se de que terá que entrar com contato com ao menos um portão ou elevador até chegar nele. Especialmente no caso de prédios, pode ser uma boa ideia evitar as áreas comuns.
4. Desinfete o veículo
Também é importante manter seu carro limpo, mesmo que apenas você o utilize. O novo coronavírus pode se manter vivo
Mercedes para PCD custa menos que Corolla híbrido
A Mercedes-Benz tem condições especiais para compra de carros por PCD (Pessoas Com Deficiência). Como os preços sugeridos são acima do teto para isenção total de impostos, fixado em R$ 70 mil, os Mercedes são vendidos com desconto apenas de IPI. Ainda assim, os valores são bastante convidativos e partem de R$ 124.910, no caso do A200 Sedan Style, modelo mais barato da linha da marca alemã no Brasil. Com o desconto do IPI, o sedã de entrada da MercedesBenz fica mais barato até que um Corolla Altis Hybrid. A versão híbrida do Toyota tem tabela a partir de R$ 130.390. Na prática, todos os Mercedes são elegíveis para isenção do IPI por PCD. Até mesmo os esportivos da linha AMG.
Coronavírus: andar de carro pode ser perigoso?
Damos
O ideal é não rodar de vidros fechados. Mas troque o filtro do ar-condicionado
As áreas de contato devem ser tratadas com álcool 70° ou desinfetantes
fora do corpo humano por até três dias. Por isso, uma superfície pode estar contaminada e, através do toque, entrar no corpo. Nós ensinamos a fazer essa limpeza.
5. Evite aplicativos de transporte e táxis
Tente evitar o uso de aplicativos de transporte, como o Uber, e também táxis. O motorista pode estar contaminado, ou você pode contaminá-lo também, mesmo sem saber.
Além disso, o carro também pode estar carregando o novo coronavírus, deixado nele por outros passageiros. Se não tiver escolha, exija que o motorista mantenha as janelas abertas e não toque no próprio rosto enquanto estiver dentro do veículo. Quando desembarcar, higienize as mãos o quanto antes.
6. Carpool pode propagar novo coronavírus
Se realmente precisar de um aplicativo de transporte, não use a opção de carpool, que atende a mais passageiros. É extremamente arriscado dividir um ambiente tão pequeno com pessoas que podem estar doentes.
7. Novo coronavírus impede visita à oficina?
O ideal é também evitar levar o carro para reparos durante o surto do novo coronavírus. Contudo, essa pode não ser uma opção. Se realmente precisar levar o carro para consertar, tome todas as precauções possíveis. Evite contato físico com outras pessoas e objetos, desinfete as mãos com frequência, e evite levá-las ao rosto.
8. Evite tocar no exterior do veículo
Higienize as mãos antes e depois de fazer uso do carro. Imagine que você o deixou estacionado e uma pessoa contaminada com o novo coronavírus se apoiou nele?
VW reajusta preços do T-Cross e Tiguan
A Volkswagen reajustou os preços em alguns integrantes de sua linha. Os aumentos, que ficaram pouco abaixo de 2%, recaíram sobre os utilitários-esportivos T-Cross e Tiguan.
Os aumentos mais significativos recaíram sobre o Tiguan Allspace. Na versão mais simples, com motor 1.4 250 TSI e 150 cv de potência, ele foi de R$ 132.690 para R$ 135.290. Nesse caso, o aumento foi de quase 2%.
A versão R-Line do Tiguan, com motor 350 TSI e potência de 220 cv, teve o maior aumento em termos absolutos, um total de R$ 3.400. O carro tinha preço de R$ 192.290 e agora sai por R$ 195.690. A elevação também foi inferior a 2%.
Outro carro que também teve elevação nos preços foi o TCross. A versão manual do carro, com motor 200 TSI e 116 cv, agora tem preço de R$ 85.990 frente ao anterior (R$ 84.990). O aumento foi inferior a 1%. Já o T-Cross Highli-
ne, que tem motor 250 TSI e 150 cv de potência, teve reajuste de mil reais, menos de 1%, indo de R$ 113.990 para R$ 114.990.
DUSTER PCD
O preço do novo Renault Duster PCD “vazou” na internet. O modelo, que tem tabela de R$ 64.990 na versão Life, será oferecido por R$ 50.259,65 com todas as isenções. Ou seja, o preço do Duster PCD pode ter redução de até R$ 14.730.
O novo Duster PCD é baseado na versão Zen, de entrada na linha. Entre os equipamentos de série há ar-condicionado, direção assistida e vidros e travas com acionamento elétrico.
O modelo também traz controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Os retrovisores externos têm comando manual e a versão não traz sistema de som. As rodas são de liga leve de 16 polegadas.
4 CADERNO LIGHT www.acritica.net Campo Grande, 22 de março de 2020 A CRÍTICA
REPRODUÇÃO
Foto: BMW/DIVULGAÇÃO
oito dicas de como evitar o contágio se você realmente precisar sair de casa e se locomover com um carro