3 minute read

Projeto da Creche do Idoso é apresentado para secretária de Estado da Assistência Social

A

Oprojeto da Creche do Idoso, da Prefeitura de Caçador, foi apresentado para a secretária de Estado da Assistência Social, Alice Kuerten.

Advertisement

Ela esteve em Caçador, em reunião com a equipe da Prefeitura, na tarde de quarta-feira, 10. Os investimentos na construção, que está em fase avançada, chegam a R$ 5,2 milhões e são de recursos próprios e de financiamento.

O pedido da Prefeitura é para que o Governo do Estado auxilie no custo da obra. “Teremos um espaço amplo e moderno, pensando no bem-estar e qualidade de vida dos nossos idosos”, afirmou a

A secretária elogiou o projeto e ressaltou a importância de se atender os idosos secretária interina de Assistência Social, de Caçador, Isolete Farias. “Todos os detalhes foram analisados quando fizemos o projeto, para proporcionar conforto e praticidade às pessoas que utilizarão o local”, acrescentou o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach.

Alice elogiou o projeto e ressaltou a importância de se trabalhar em políticas públicas para os idosos. “Vamos analisar a

Dia Das M Es

possibilidade de auxiliar a Prefeitura com os investimentos em uma obra tão importante”, finalizou.

A obra

A obra da Creche do Idoso, da Prefeitura de Caçador, terá 1.648,20m² de área construída e está localizada próximo à UPA, no bairro Berger.

O local contará com quartos com banheiros; sala de reunião e exposição; refeitório; ambiente para oficinas; cozinha; farmácia interna; academia de ginástica; salas de atividades; jogos de mesa; sala de atendimento e consulta ao médico; pátios e lavanderia.

Prefeitura realiza ação para mais de 300 mulheres

Solenidade para marcar o início das aulas ocorreu dia 10 de maio

Aula inaugural dos cursos exclusivos para mulheres

Dia 10 de maio, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Noções de Manejo Florestal e NR 31 - Segurança na Operação de Máquinas Florestais, exclusivo para mulheres. O curso é resultado de uma parceria de SESI e SENAI com a empresa Frameport.

O processo seletivo contou com 45 inscritas, e destas, 22 foram aprovadas e terão a oportunidade de fazer o curso gratuitamente, graças ao apoio da empresa Frameport. Ao final, algumas das mulheres poderão ser contratadas pela própria empresa, para atuar no manejo florestal.

Os cursos foram lançados no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2023. O projeto reflete a determinação da diretora da Frameport, Maria Fernanda Francio Parisotto. Ela acredita no fortalecimento do protagonismo feminino dentro das indústrias, quebrando paradigmas e promovendo a igualdade de gênero.

A solenidade teve a presença da diretora da Frameport, Maria Fernanda Francio Parisotto, Fabio Parisotto, diretor da Juliana Florestal (Grupo Frameport) e equipe de SESI e SENAI.

A Prefeitura de Caçador realizou, nesta quarta-feira, 10, uma ação alusiva ao Dia das Mães, para os Programas de Atenção à Mulher e Idoso, reunindo cerca de 300 mulheres, no salão das Bochas. O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais e da secretária de Estado de Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten.

O encontro reuniu apresentações musicais,

Um descaso! De janeiro de 2023 até o dia 25 de abril de 2023, 2.227 mil pessoas agendaram consultas no Ambulatório de Especialidades, localizado no Jonas Ramos, e não compareceram.

"Infelizmente, diariamente a lista de inadimplência só aumenta. Pedimos para que as pessoas tenham consciência que essa atitude atrasa a lista de espera”, afirma a coordenadora do Ambulatório, Adriana Bento Grobe.

Em muitos dos casos, as pessoas esquecem de atualizar os dados cadastrais nos postos de saúde. “Entramos em contato, avisando sobre o procedimento, através dos dados fornecidos no cadastro, ou indo até a residência, por meio dos agentes comunitários de saúde. Por isso, é muito importante que as pessoas mantenham esses dados atualizados”, complementa Adriana.

Ambulatório de Especialidades

O Ambulatório de

Especialidades de Caçador já realizou 10.318 mil atendimentos, de janeiro até o dia 25 de abril de 2023. No complexo, são realizadas as consultas especializadas e exames encaminhados pelos médicos dos postos de saúde, sendo um complemento ao atendimento prestado na Atenção Básica.

Os serviços de cardiologia; consultas em cirurgia geral; endocrinologia; fonoaudiologia; otorrinolaringologia; ortopedia; neurologia; nutrologia; nutricionista; psiquiatria; urologia e pequenas cirurgias, são disponibilizados no espaço.

Além destas, outras especialidades são ofertadas pela Secretaria de Saúde, através da contratação dos profissionais por credenciamento, que atendem em consultórios particulares, prestando serviço para o SUS, sendo: gastroenterologia; oftalmologia; cirurgião vascular e clínicas de fisioterapias.

Traumas: Acadêmicos de Medicina participam de aula de simulação realística

danças, brincadeiras, conscientização dos cuidados com a saúde, sorteio de brindes e troca de presentes. “Todos os anos buscamos realizar esses eventos, contemplando os nossos programas e proporcionando momentos de lazer e entretenimento. Por meio deste gesto, parabenizamos todas as mães, em especialmente da nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jonatas Maia.

Dia 28 de abril, acadêmicos do 7º período do curso de Medicina da UNIARP participaram de uma aula de simulação realística ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Caçador, sobre atendimento pré-hospitalar.

Na aula, foram simulados atendimentos a vítimas de traumas diversos: automobilístico, moto, ferimentos por arma de fogo e branca, tendo o mínimo possível de material disponível para o primeiro atendimento.

Para a atividade, quatro atores se dividiram em diversos cenários. Os bombeiros voluntários maquiaram os ferimentos nos atores e acompanharam a simulação de atendimento dos acadêmicos. Eles deram coordenadas básicas de sinais vitais e estado clínico durante o atendimento e após, fizeram o feedback dos aten-

Atividade foi ministrada pelos bombeiros voluntários de Caçador dimentos para pontuar onde poderiam melhorar. No total, sete bombeiros ajudaram na aula e na avaliação dos cenários.