2 minute read

Aprovado projeto que aumenta número de vagas no quadro da Guarda Municipal

Matéria aprovada pela Câmara Municipal eleva de 30 para 45 vagas, garantindo 30% das vagas oferecidas nos concursos públicos sejam destinadas às mulheres

ACâmara Municipal aprovou na terça-feira (9), em segunda votação, o Projeto de Lei que altera dispositivos na Legislação que instituiu a Guarda Municipal de Caçador. A propositura visa sanar deficiências operacionais surgidas em virtudes das constantes mudanças na execução das atividades no dia a dia, e atender a Lei Federal n° 13.022, de 8 de agosto de 2014, que fixa normas de caráter geral a serem observadas pelos entes que instituírem suas Guardas Municipais. Dentre as alterações aprovadas com o novo projeto estão a criação e regulamentação da coordenadoria do Canil, a extinção do cargo de Guarda Patrimonial e estabelecimento de requisitos específicos para investiduras nos cargos do órgão, sem prejuízos daqueles gerais definidos pela legislação estatutária

Advertisement

Curso de Farmácia da UNIARP realiza ação no centro de Caçador

O curso de Farmácia da UNIARP realizou dia 06 de maio, uma grande ação no Largo Manoel Siqueira Bello, no centro de Caçador para conscientizar a população sobre o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (05 de maio). Também foram realizados atendimentos com medição de pressão arterial, glicemia e orientações sobre o descarte correto de medicamentos. Participaram da ação professores e acadêmicos do curso de Farmácia. Cerca de 60 atendimentos foram realizados. municipal. Neste dispositivo, uma emenda da Comissão de Finanças da Casa alterou a idade mínima para ingresso neste cargo, passando de 19 para 18 anos, e revogou idade máxima como estava prevista na redação anterior.

Outro ponto importante aprovado pelos vereadores foi a elevação das vagas ao cargo de Guarda Municipal, passando de 30 para 45. Uma emenda aditiva da Comissão de Saú- de garantiu que 30% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública sejam destinadas às mulheres.

Os vereadores destacaram na oportunidade que o aumento no número de vagas de Guardas Municipais irá auxiliar inclusive na segurança das escolas, que é uma reivindicação da comunidade em geral após ocorrências de violência registradas em educandários do país.

Escola Morada do Sol desenvolve Semana Literária

A Escola Morada do Sol desenvolveu a Semana Literária, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, através de atividades lúdicas. Na oportunidade, foram desenvolvidas contação de histórias e leitura de poesias.

“O nosso intuito foi gerar esse estímulo à leitura e escrita, levando cada criança a desenvolver a imaginação e emoções, através de atividades lúdicas. Foi um momento de muito conhecimento e aprendizado”, afirma a diretora da Escola Morada do Sol, Tatiane Pessole.

Na oportunidade, a atividade foi desenvolvida com todos os alunos da escola, contando com a participação das coordenadoras da educação infantil da Secretaria de Educação.

“Parabenizamos a iniciativa que é muito im-

Diretor da Defesa Civil conversa com acadêmicos do curso de Psicologia portante para o aprendizado de cada estudante, pois além de estimular a leitura e imaginação, desenvolve a autonomia e compreensão do assunto, proporcionando melhor qualidade de ensino aos alunos”, complementa a secretária de Educação, Lenira Carneiro.

Dia 26 de abril, acadêmicos da 5ª fase do curso de Psicologia da Uniarp, na disciplina: Psicologia na redução de riscos e desastres, ministrada pela professora Me. Mariléia Fertig, recebeu a participação especial do diretor da Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloy Bisotto. Na ocasião o Diretor falou sobre o papel da Defesa Civil nas situações de riscos, emergências e desastres e o desafio de ações voltadas à mitigação, na preparação para emergência e também na resposta aos desastres, na reconstrução e a recupe- ração frente aos danos. “A psicologia apresenta um papel fundamental frente de todo este processo, seja na orientação juntos aos profissionais das equipes multidisciplinares que atendem aos chamados, como na população atingida sendo uma área de grande possibilidade de trabalho”, salienta Sergio. Na conversa, foi possível aproximar os acadêmicos da realidade da Defesa Civil junto às demandas do município, as frentes de trabalhos, parcerias e demais entidades envolvidas que visam a segurança permanente dos cidadãos.