4 minute read

Empresários pedem apoio para secretária de Estado da Saúde

Em busca de melhorias para a saúde dos catarinenses, os representantes empresariais do Sistema Facisc reuniram-se na terça-feira (09/05) com a secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto. No encontro, os empresários expuseram para a deputada e secretária estadual as demandas de saúde apontadas pelo setor empresarial como prioridades no documento Voz Única. “A saúde é um direito fundamental do ser humano e por isso nós empresários também nos preocupamos e queremos contribuir. Esperamos que as ações que vêm sendo realizadas se multipliquem e se consolidem”, destacou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. O evento teve a presença do diretor superintendente do Hospital Maicé, Sérgio Schmitz Júnior, que apresentou as demandas do Hospital de Caçador. Em um depoimento emocionante, Sérgio elencou as dificuldades enfrentadas e destacou o esforço diário de toda a equipe para salvar vidas. O Hospital Maicé busca a verba necessária para a reforma de 60 leitos. Entre as demandas estaduais foi ressaltada a atualização da Tabela SUS, solicitando o apoio do Governo do Estado para a aprovação da PL 468/2018, que estabelece que os valores para a remuneração de serviços prestados ao SUS deverão ser revistos anualmente, de modo a cobrir os custos e assegurar a qualidade dos procedimentos. Os empresários propõem a inclusão de um percentual de reajustes que sejam condizentes com os valores praticados pelo mercado.

Também foi solicitada a assistência aos Hospitais de Pequeno Porte instalados no Estado, que atendem média complexidade, para que esses atendimentos não sobrecarreguem os hospitais de referência nas regiões. Outra solicitação dos empresários foi o aumento no número de profissionais da saúde, especialmente de médicos especialistas para atender as unidades de saúde nos municípios, diminuindo assim, o fluxo diário de pacientes que se deslocam para receber atendimento nos grandes centros urbanos.

Advertisement

A deputada comparti- lhou com os empresários um resumo das condições estruturais dos hospitais e as melhorias que têm realizado em prol da saúde pública dos catarinenses.

Segundo a secretária, são prioridades a redução das filas de espera para cirurgias eletivas, consultas e exames; assegurar o atendimento prioritário aos pacientes com câncer, reduzir o tempo de espera e a distância geográfica para o atendimento do paciente e aumentar a resolutividade dos serviços prestados.

A secretária também relatou as ações que vêm sendo realizadas para combater o avanço da dengue.

O vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD) solicitou nesta semana ao Poder Executivo a inclusão de mais três geradores do Sistema Antigranizo no Município. O objetivo, segundo ele, é fechar algumas lacunas em divisas com cidades vizinhas, possibilitando maior segurança e tranquilidade aos agricultores locais.

“Um exemplo é a região das Linhas Cerro Azul e Bugre, que no final do ano passado acabaram atingidas por uma chuva de granizo devido ao sistema estar desligado na cidade de Calmon. Como estas comunidades fazem divisas com estes municípios, mesmo todos os geradores de Caçador ligados, não foi possível impedir que as propriedades fossem atingidas, gerando grandes prejuízos aos produtores rurais”, explica o vereador.

Durante manifestação em plenário, quando apresentou indicação relacionado a este assunto, Jean destacou que caso o Município não consiga custear estes três geradores destinará emenda impositiva do seu gabinete para efetivar o pagamento, restando apenas a sinalização positiva do prefeito.

“A minha luta com relação ao sistema antigranizo vem há anos, muito antes de eu ser vereador. Sei da importância destes geradores ligados e o quanto tem protegido não apenas o interior, mas também a área urbana. No estado, tenho lutado para que o projeto de nossa iniciativa que visa a estadualização do sistema antigranizo, o qual está tramitando na ALESC, seja aprovado. E por aqui, também temos feito a nossa parte para fortalecer cada vez mais à defesa pelos nossos agricultores e população em geral”, completou.

O ex-jogador Paulão, do vôlei, e atual presidente da FESPORTE, fará palestra, em Caçador, na próxima segunda-feira, 15.

O evento, que acontece no teatro da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) será o lançamento do programa “Educação do Futuro, Agora”, numa parceria entra a Prefeitura de Caçador e a FIESC.

“Somos parceiros desse grande programa, investindo mais de R$ 2,5 milhões, onde mais de 400 alunos, das escolas municipais, frequentam o contraturno no SESI e no SENAI. Investir em educação é nossa prioridade”, destacou o prefeito Alencar Mendes.

Mais detalhes sobre o programa serão divulgados no dia do evento.

O handebol feminino de Caçador conquistou na tabela o 3º lugar na 1ª etapa da Liga SC. A competição aconteceu em Lages, contando com a participação de 24 equipes, tornando-se o maior torneio da LIGA nesta temporada.

A equipe de Caçador teve três jogos, enfrentando Luzerna, Joaçaba e por fim, Lages, vencendo pelo placar de 15x12. “Teremos a 2ª fase para depois somar os pontos, no final das duas fases saberemos quais serão nossos adversários para a etapa final do estadual”,

Oficinas culturais em Taquara Verde

A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRÉ) realizou uma reunião, com o objetivo de estreitar laços com lideranças do Distrito de Taquara Verde, para a realização de oficinas culturais para as crianças e jovens do Distrito.

Obras P Blicas

“Foi uma conversa positiva, onde discutimos a possibilidade de realizar algumas oficinas no Distrito, oportunizando momentos culturais a população”, afirma o diretor de Cultura, Nelson Molinski.

A princípio, as oficinas irão acontecer durante as manhãs e tarde, na EEB Thomaz Padilha.

Furtos em obras e vias públicas

A Prefeitura de Caçador e as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, iniciaram uma discussão acerca de ações contra o aumento dos furtos que estão acontecendo em obras e vias públicas.

O objetivo é organizar o trabalho de forma conjunta para que seja possível coibir a prática, que tem causado grandes prejuízos para toda a comunidade. “São medidas importantes e ne -