Jornal Conexão 011

Page 1

Super Posto Cavalinho irá projetar Pantano grande para um novo futuro

Com 13 unidades estrategicamente distribuídas por todo o RS, o Super Posto impulsionará a economia, gerando oportunidades de trabalho e melhorando a infraestrutura de serviços disponíveis para a comunidade.

SMEC entrega kit de materiais escolares na Escola Machado de Assis

Estragos causados pela chuva são visíveis em todo o município

Prefeito participou de Reunião com o Vice-Governador

Foi tratar com o Comitê Regional de Crise as ações que estão sendo realizadas para auxiliar os municípios.

Deputada Laura Sito

Solidariedade dos Pantanense busca amenizar os estragos

Várias entidades e pessoas voluntárias não tem medido esforços para levar ajuda e mobilizar doações à população.

deseja um ótimo dia para todos os trabalhadores e trabalhadoras

Prefeitura inicia ação de recolhimento de móveis

A iniciativa visa amenizar os impactos causados pelos eventos climáticos que assolaram a região.

Os kits entregues pela Prefeitura Municipal, através da Smec, são compostos de acordo com a faixa etária dos estudantes, conforme o que é pedido em cada ano do ensino fundamental e da educação infantil.

PANTANO GRANDE, ANO I - EDIÇÃO Nº 11 03 e 04 DE MAIO DE 2024
GRANDE - PAG. 05
03
PANTANO
PAG.
07
04 AÇÕES - PAG. 05 SICOMTUR- PAG. 02 PAG. 04
PAG.
PAG.
Ao lado do Presidente Lula, luto para que aqueles que constroem o Rio Grande e o Brasil recebam valorização, emprego e salário digno

Prefeitura inicia ação de recolhimento de móveis danificados por enchentes

Após as recentes e intensas chuvas que castigaram o município, a Prefeitura através da SICOMTUR e Secretaria de Obras, iniciou a operação de recolhimento de móveis danificados pelas enchentes. A iniciativa visa amenizar os impactos causados pelos eventos climáticos que assolaram a região.

A ação coordenada entre os órgãos municipais demonstra a prontidão da administração em responder de forma ágil e eficaz diante de situações de emergência. Equi-

pes foram mobilizadas para percorrer as áreas afetadas, identificando e recolhendo os móveis danificados, proporcionando assim um ambiente mais seguro e limpo para a população.

Diante do desafio imposto pelas enchentes, a solidariedade e a união da comunidade se tornam fundamentais. A Prefeitura conta com a colaboração de todos os cidadãos para superar os obstáculos e trabalhar em prol da reconstrução e do desenvolvimento sustentável do município.

CAROS LEITORES

A edição do Jornal Conexão é especial referente ao dia 1º de maio que não pôde ser impressa devido às fortes chuvas que assolaram nossa região, causando transtornos significativos aos trabalhos da gráfica.

Agradecemos imensamente a compreensão e a paciência de todos os nossos leitores e anunciantes neste momento.

BASTIDORES?!

O Tucano já está voando alto!

Desaparecido do cenário municipal após o último pleito, o Tucano (PSDB) voltou para Pantano Grande voando muito mais alto. A explicação é lógica, pois o atual Prefeito da cidade, Mano Paganotto, confi rmou sua fi liação no partido, apadrinhada pelo próprio governador do RS Eduardo Leite. Desta forma, o PSDB já apresenta seu Pré-Candidato a prefeito para as eleições de 2024.

O que vem para 2024?

A pergunta que mais está rodando nos bastidores: Quem irá concorrer?

De acordo com fontes, os atuais chefes do executivo, Mano e Juninho, seguem firmes para o novo pleito. É notável a harmonia entre os dois, o que consolida a tese que irão continuar juntos e fortes para reeleição.

Do lado da atual oposição, nada novo, supostas possibilidades de políticos que já estiveram no governo, tentativas de acertos de alianças rompidas e muita resenha até chegar em uma conclusão final...

Legislativo novo ou nada de Novo?

Diversos Pré-Candidatos a vereadores já se apresentaram como proposta a ser definida em convenção de cada partido político, o que deve ocorrer ao final de julho e início de agosto, dentro do prazo estabelecido pela justiça eleitoral.

Dos nove atuais Vereadores de Pantano Grande, pelo menos oito deverão tentar novamente o pleito. A renovação dependerá da avaliação dos próprios pantanenses, com base no que foi feito ou nada feito...

Quem tem telhado de vidro?

Municípios vizinhos, como Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, sob investigações por supostos atos de corrupção, que até então envolve, no primeiro caso, o Prefeito, e no segundo o Vice-Prefeito, ambos de mesma sigla.

Diversos Prefeito de municípios de Santa Catarina sendo presos por corrupção ativa e passiva, organização criminosa e outros crimes.

A relação entre eles, além de siglas, é que eram defensores ferozes de bordões e acusações de corrupção, repetidas sem nenhum pudor. E agora, José? Vão falar de “presunção de inocência” e que tudo não passou de pó pelotense e que são cidadãos do bem? ...

Quem é pantanense Sabe!

É como se a cidade estivesse despertando de um longo sono, pronta para abraçar o futuro com entusiasmo renovado.

Com cada nova empresa que se estabelece aqui, mais olhos se voltam para Pantano Grande e seu potencial de oportunidades.

Quem é pantanense sabe que esta cidade tem muito a oferecer. E agora, finalmente, o resto do mundo está começando a descobrir isso também.

PANTANO GRANDE 03 e 04 DE MAIO DE 2024 2

Super Posto da Rede Cavalinho irá projetar Pantano para um novo futuro

Gerando oportunidades de trabalho e melhorando a infraestrutura de serviços para a comunidade

E m constante expansão, a Rede de Postos Cavalinho já se prepara para iniciar as obras da construção de sua nova filial, tornando o município de Pantano Grande uma referência neste setor de atendimento.

Com um investimento estimado em mais de 8 milhões de reais, o novo empreendimento contará, além dos serviços tradicionais de um posto, com restaurante, borracharia e uma infraestrutura completa para atender veículos de grande porte, disponibilizando estacionamento para mais de 300 caminhões e gerando

até 50 vagas de empregos.

No início deste mês de abril, estiveram no

O QUE É ISSO COMPANHEIRO?

município, em reunião com o prefeito Mano Paganotto, o proprietário da rede de postos Cavalinho, Douglas Sana, Diretor Comercial e de operações Marcelo Bolis e o Gerente de Área da rede RodOil Combustíveis Arami Junior, para apresentar e discutir detalhes sobre o projeto de construção do super posto de combustível no município.

A Rede de Postos Cavalinho é uma empresa em pleno crescimento, com 13 unidades estrategicamente distribuídas por todo o estado do Rio Grande do Sul e em breve também em Pantano Grande, impulsionando a economia, gerando oportunidades de trabalho e melhorando a infraestrutura de serviços disponíveis para a comunidade.

Na data em que comemoramos as conquistas da classe trabalhadora ao longo da história, marcamos o início da abertura desse espaço democrático de teorização e discussão sobre os aspectos que, entendo, devam ser priorizados, em qualquer esfera de nossas vidas, para o justo equilíbrio social.

Mas vamos às apresentações iniciais, sou funcionário público, Oficial Previdenciário e Coordenador de Recursos Humanos da Prefeitura de Pantano Grande, ou seja, cuidamos, minha equipe e eu, da vida previdenciária e funcional de centenas de colegas servidores, e o fizemos com garbo e disposição.

Sou casado com a Graciele, a qual carinhosamente trato por preta, minha companheira de vida há 14 anos, pai do Bolívar e do Martín, meus maiores tesouros, nomes esses que escolhi em homenagem histórica aos Libertadores da América do jugo colonizador espanhol.

Vim para Pantano Grande em 20 de março de 2015, com a nomeação para o concurso público, mas com ânimo defi nitivo em fi xar residência, em maio de 2017, que bela coincidência não é mesmo? Lá se vão sete anos como membro dessa linda, rica e querida comunidade. Moramos, minha família e eu, na Valderi e amamos este lugar. De lá para cá plantei a semente da empatia e do engajamento em busca de um desenvolvimento econômico e social sustentável para nossa comunidade e colhi frutos, creio que, tirando os meus defeitos, que são muitos, fica muita coisa boa. Atuei ativamente durante duas gestões como Secretário Geral do Sindicato dos Servidores e hoje, mesmo não fazendo parte da atual diretoria, estou junto, auxiliando, dentro daquilo que me é solicitado.

Também atuo, prestando assessoria, à diretoria da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Municipais – AGIP e à Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM.

Este é o Diego Bierhals, um cidadão comum, que prefere a convivência familiar, do que qualquer outra coisa, uma pessoa que busca o entendimento, sem imposições de ideias, no entanto não aceito que me imponham goela abaixo absolutamente nada, gosto de uma boa discussão política, mas prefiro o debate filosófico. O filho do Vanderlei Feijó Bierhals e bisneto do Enfermeiro Feijó, que muitas pessoas aqui em Pantano Grande conheceram, é um homem de ideias e que gosta de um bom churrasco e uma boa cerveja gelada.

Até a próxima Companheiros de caminhada!

ASSOCIAÇÃO CULTURAL

PANTANO GRANDE — ACPG (ASSEMBLEIA GERAL)

A Associação Cultural Pantano Grande — ACPG, inscrita no CNPJ sob nº 04.448.843/0001-06, representada pelo seu Presidente Laércio Oliveira Pereira, vem através deste, de acordo com seu estatuto social, convocar seus Associados para Assembleia Geral que se realizará no endereço localizado na Rua Olinto Pereira da Rosa, nº 405 em Pantano Grande, no dia 11 de maio de 2024, a partir das 10:00

horas. Ficará legalmente constituída a Assembleia Geral, em primeira chamada, na hora marcada, com a presença mínima de um terço dos sócios devidamente cadastrados, ou em segunda chamada às 10h30min, com qualquer número. Terá como pauta o seguinte: Convalidação período 2013 /2020; Entrada de novos Associados e projetos e ações para o Próximo Semestre. Pantano Grande / RS, 29 de abril de 2024. Laércio Oliveira Pereira Presidente ACPG

PANTANO GRANDE / GERAL 03 e 04 DE MAIO DE 2024 3
Diego Bierhals

Chuvas Causam devastação pela cidade e deixam famílias desabrigadas

Até sexta-feira, a previsão é que o município registre mais de 300mm de chuva

Aprefeitura de Pantano Grande está em estado de alerta e mobilização após as intensas chuvas que assolaram o município na última terça-feira, dia 30. Os estragos foram generalizados, afetando diversos bairros e deixando dezenas de famílias desabrigadas. De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Saul Bergenthal, em pouco mais de duas horas, o volume de chuva atingiu aproximadamente 160mm, resultando em alagamentos em várias áreas da cidade. “Segundo as previsões meteorológicas, até sexta-feira, espera-se que o município registre mais de 300mm de precipitação, o que deve agravar ainda mais a situação”, alertou Bergenthal. Desde as primeiras horas da madrugada de terça-feira, equipes da Prefeitura Municipal, sob coordenação do Prefeito Mano Paganotto e do Vice-prefeito Juninho Pires, estiveram em ação, realizando operações de monitoramento e prestando auxílio aos moradores afetados pelas inundações. O ginásio da Escola Pantano Grande, localizado no Bairro Unical, foi disponibilizado para abrigar os desabrigados, que posteriormente foram encaminhados para residências de familiares mais próximos.

“Presenciamos muitos estragos por toda a cidade. Estamos vivenciando um momento crítico, assim como diversos outros municípios em nossa região. Neste momento, é crucial nos mantermos unidos para enfrentar as dificuldades e ajudar aqueles que mais precisam”, ressaltou o

Prefeito Mano Paganotto. Em resposta imediata à situação, os serviços de urgência e emergência de saúde foram concentrados no Posto da Vila Nova, enquanto doações de alimentos e outros mantimentos estão sendo recebidas e distribuídas no quiosque localizado na

praça central Erico Raabe. A Prefeitura Municipal informou que ao longo da semana serão contabilizados os estragos, devendo ser decretada a situação de emergência e posto em prática um plano de ação para lidar com as consequências desse desastre natural.

Tragédia: Homem Perde a vida após descarga elétrica

Em meio aos esforços incansáveis da Prefeitura e da Defesa Civil para lidar com as consequências das intensas chuvas na madrugada do dia 30, uma tragédia abalou a comunidade. Onercio Giovane, de 60 anos, morador do Bairro Vila

Nova, perdeu a vida em circunstâncias trágicas.

Após sua residência ser alagada pelas águas das enchentes, o homem tentou manipular uma tomada de geladeira, mas acabou sofrendo uma descarga elétrica fatal.

Pontilhões foram Destruídos pela enxurrada

Entre os estragos, os pontilhões, vitais para o trânsito de veículos leves e o acesso de pedestres aos bairros do município, foram completamente destruídos, alguns até arrancados pela força da enxurrada. As localidades do interior também não escaparam das consequências devastadoras.

A Defesa Civil, através da Prefeitura Municipal de Pantano Grande, alerta que as ações de monitoramento seguem constantemente sendo realizadas. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato pelos números

de telefone (51) 3734-1659, (51) 98043-6049 e (51) 99631-2862.

Além disso, as linhas de emergência Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis para auxiliar em situações de risco.

PANTANO GRANDE/ NATAL 03 e 04 DE MAIO DE 2024 4
Entre os Bairros Virginia e Frantz, a força da água, além de ter invadido diversas residências, criou crateras próximo a residências, seguido de desmoronamento e queda de poste de luz.
Contato para emergências

Solidariedade dos Pantanense busca amenizar os estragos

Desde a terça-feira, dia 30, várias entidades e pessoas voluntárias não tem medido esforços para levar ajuda

Emum momento

onde todo o estado do Rio Grande do Sul está sendo afetado por fortes chuvas e inundações jamais vistas, Pantano Grande, cidade com 10.212 mil habitantes, se une em solidariedade para, de alguma forma, sanar um pouco dos estragos e ajudar as famílias atingidas pelos alagamentos.

Desde a terça-feira, dia 30, várias entidades e pessoas voluntárias não tem medido esforços para levar ajuda, mobilizar doações e alertar à população sobre os riscos das cheias. Toda essa solidariedade mostrou mais uma vez que os pantanenses têm a maior virtude que um povo pode ter: EMPATIA.

A Prefeitura Municipal, através de todas as Secretarias, está mobilizada, com equipes de prontidão para auxílio e buscando apoio junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal. Também está, no Quiosque da Praça, recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, alimentos, roupas, colchões e cobertores e, neste mesmo local, as pessoas atingidas pelos alagamentos podem retirar os itens que precisam. O ginásio da Escola Pantano Grande também foi

preparado para receber as famílias temporariamente desabrigadas.

Ainda há muito a ser feito, muita coisa a ser recuperada, mas com a

cooperação e empenho de todos os setores da sociedade, junto ao Poder Público, certamente o município superará esses dias cinzas e chuvosos.

Lula envia 100 integrantes da Força Nacional para ajudar no RS

A tropa federal, que chegou na tarde desta sexta-feira, dia 3, ajudará nas operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes no estado.

Dos 100 enviados para a região, 60 deles são bombeiros para auxiliar na resposta ao desastre causado pelos temporais no estado.

Também serão deslocados para o estado 25 caminhonetes, dois ônibus, um caminhão e três botes de resgate. São 36 policiais federais que estão envolvidos diretamente nos trabalhos. Três embarcações da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul atuam na região.

Prefeito participou de Reunião com o Vice-Governador

Na quinta-feira, dia 02, o Prefeito Mano Paganotto participou, através da AMVARP, de reunião, em Santa Cruz do Sul, com vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.

O Objetivo do encontro foi tratar com o Comitê Regional de Crise as ações que estão sendo realizadas para auxiliar os municípios que estão sendo prejudicados pelas recentes chuvas torrenciais que assolaram a região.

Conforme Gabriel Souza, o Governo do Estado está atuando em diversas medidas, mas a prioridade no momento é o resgate de pessoas. Falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelas equipes de resgate, pois há locais ainda que não são possíveis acessar. As aeronaves do Governo do Estado, não podem realizar voos à noite, enquanto os helicópteros da ae-

ronáutica, apesar de serem mais robustos, não podem voar em locais com descargas elétricas.

Ele alerta ainda para a possibilidade de deslizamentos de terra e inundações, mesmo em locais onde essas ocorrências nunca foram registradas

antes. “Os cidadãos que moram em locais próximos de rios, mesmo que acreditem que não serão atingidos, saiam de casa. Vá para a casa de amigos ou familiares ou locais disponibilizados pelas prefeituras para não ser surpreendido durante a noite”, pediu.

Escolas ofertaram merenda aos alunos durante suspensão

Um gesto aparentemente simples, porém, de impacto significativo, foi a preparação e distribuição de merendas para os estudantes. Em um momento em que muitas famílias enfrentam dificuldades extras, esse ato solidário tem sido crucial para garantir a alimentação adequada das crianças e jovens.

Para aqueles alunos que residem em áreas mais distantes e não teriam meios de buscar a merenda, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) não mediu esforços. Disponibilizou um veículo para a entrega direta na residência dos estudantes, assegurando que nenhum deles ficasse desassistido nesse período desafiador.

Além disso, a atenção vai além do aspecto ali-

mentar. Em um gesto de solidariedade, algumas escolas também promoveram a doação de roupas, reconhecendo que as necessidades das famílias afetadas vão além da nutrição básica. O apoio e reconhecimento às equipes envolvidas nessa iniciativa não passaram despercebidos. O nutricionista William e o Secretário de Educação, professor Ananias Matos de Freitas, percorreram

todas as escolas afetadas para expressar pessoalmente sua gratidão e admiração pelo belo trabalho desempenhado.

“Cooperação e solidariedade são fundamentais para superarmos este momento difícil”, ressaltou o secretário Ananias. Em um período de incertezas e desafios, é o espírito de união e colaboração que nos permite enfrentar as adversidades com esperança e resiliência.

PANTANO GRANDE / GERAL 03 e 04 DE MAIO DE 2024 5

Ouvidoria foca no desenvolvimento do governo digital em Pantano Grande

Tornando a cidade muito mais moderna e preparada para o futuro

Uma Administração Pública eficiente passa por ouvir e por atender os anseios da população. Neste contexto, foi aprovada a Lei 14.129, de 29 de março de 2021 (LGL\2021\3997), a Lei do Governo Digital, que atua com a presença de ouvidorias nos municípios. Em Pantano Grande, o trabalho da Ouvidoria iniciou de maneira gradual, com a implan-

tação do modelo de gestão SUS.

As ouvidorias são órgãos de interação entre a Administração e o cidadão. Por meio delas é possível identificar problemas enfrentados pelos moradores das cidades que podem passar despercebidos no plano de governo das administrações.

Para alcançar os seus objetivos, as ouvidorias recebem, analisam e respondem as manifestações encaminhadas por usuários de serviços públicos. Assim, o foco da atuação das ouvidorias é a fiscalização das atividades, buscando o

aperfeiçoamento da prestação do serviço público. É importante destacar que a Lei do Governo Digital não inova quanto à ouvidoria, mas reforça a sua importância como instrumento de democratização da Administração, com o uso das tecnologias de informação e comunicação, para facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Assim, a Ouvidoria é peça-chave para o desenvolvimento do governo digital em Pantano Grande, tornando a cidade muito mais moderna e preparada para o futuro.

PANTANO GRANDE 03 e 04 DE MAIO DE 2024 6
Ouvidoria é peça-chave para o desenvolvimento do governo digital em Pantano Grande, tornando a cidade muito mais moderna e preparada para o futuro

SMEC entrega de kit de materiais escolares na Escola Machado de Assis

APrefeitura

Municipal de Pantano Grande, através da Secretaria de Educação, deu início as entregas dos Kits de materiais escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola a receber os materiais foi a EMEF Machado de Assis, da localidade do Monte Castelo.

A ação contou com a presença do secretário de Educação Ananias Matos de Freitas, equipe da SMEC e equipe diretiva da escola, que foram nas salas de aula conversar com os alunos e entregar os kits. Nos próximos dias, as entregas ocorrerão também nas outras escolas do município.

Os kits são compostos de acordo com a faixa etária dos estu-

dantes, de acordo com o que é pedido em cada ano do ensino fundamental e da educação infantil:

> EDUCAÇÃO INFANTIL: apontador, borracha, cola, giz de cera, lápis, lápis de cor, massa de modelar e tesoura.

> 1º, 2º e 3º ANOS: apontador, borracha, caderno grande 1 matéria, cola, giz de cera, lápis,

lápis de cor, massa de modelar, tesoura e régua.

> 4º e 5º ANOS : apontador, borracha caderno grande 1 matéria, cola, giz de cera, lápis, lápis de cor, massa de modelar, tesoura e régua.

> ANOS FINAIS:

apontador, borracha, caderno grande 10 matérias, caneta azul, cola, lápis, lápis de cor, tesoura e régua.

“Neste ano, houve um atraso na entrega por conta dos nossos fornecedores, mas com muito empenho a SMEC trabalhou para adquirir os kits com materiais escolares de qualidade e que tanto facilitam a vida dos nossos estudantes. Façam um bom uso deles”, destacou o secretário Ananias Matos de Freitas.

PANTANO GRANDE 03 e 04 DE MAIO DE 2024 7
PANTANO GRANDE, ANO I - EDIÇÃO Nº 11 03 e 04 DE MAIO DE 2024

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Conexão 011 by conexao Jornal - Issuu