Page 1

EXEMPLAR

GRÁTIS

2ª quinzena de fevereiro de 2019

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 12 – Edição Nº 211

CIRCULAÇÃO

www.jornaldocomerciohauer.com.br

Foto: Divulgação

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Boqueirão na avenida

Leões da Mocidade vai desfilar a obra de Waltel Branco, um dos mais importantes maestros, compositores e arranjadores brasileiro.

Pág.

07

Foto: Divulgação

Conferência Municipal de Saúde

14ª edição do evento convoca comunidade para debater pontos estratégicos do SUS.

Pág.

10

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Paraná Serviços

Estado lança aplicativo que facilita contratação de autônomos.

Pág.

15

NOVOS ÔNIBUS VÃO ATENDER BAIRROS DA REGIÃO SUL DE CURITIBA Prefeitura entrega 40 veículos e tem compromisso de totalizar 450 novos ônibus até 2020.

Pág.

09


2 Geral

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

ZELADORIA MUNICIPAL

ZOO EM FESTA Foto: Lucilia Guimarães / SMCS

SEGURANÇA

Equipes da Guarda Municipal (GM) da Regional Boqueirão durante abordagens a suspeitos em praças com grande índice de denúncias vindo do 156. As queixas mais frequentes são: má utilização de espaços públicos, vandalismo, uso de bebidas e drogas, situações combatidas com êxito pela GM.

CUIDADO ANIMAL

A hipopótamo Glória, que nasceu no Zoológico de Curitiba, completou seis anos de vida em fevereiro. E é claro que a equipe que a trata com tanto carinho e os visitantes que adoram passar pelo seu recinto não deixaram a data passar em branco. Diversas atividades foram promovidas para marcar o aniversário de uma das mais queridas e simpáticas moradoras do local.

SINALIZAÇÃO

A pedido do Prefeito Rafael Greca de Macedo mais uma “carcaça de carro” foi recolhida no Hauer. Assim seguem os trabalhos da Zeladoria Municipal na Regional Boqueirão, livrando-se do lixo, deixando a cidade mais limpa, além do cuidado com a saúde, já que materiais como este são ideais para procriação das larvas do mosquito da Dengue. Para solicitar recolhimentos e outros serviços ligue 156.

Reforma concluída no espaço de manejo e no recinto dos Babuínos-sagrados do zoológico. A manutenção contou com enriquecimento ambiental estrutural: instalação de pedras e troncos, itens que simulam seu habitat natural, fator que proporciona menos stress e mais conforto aos primatas. O zoo permanece aberto aos finais de semana das 9h às 17 horas na Rua João Miqueletto, s/n - Alto Boqueirão.

Segue o trabalho de sinalização horizontal e pintura termoplástica (mais durável) na Rua Bom Jesus do Iguape no Boqueirão. A importante via de ligação entre os bairros do Hauer e Boqueirão recebeu asfalto novo em quase três quilômetros.

jornaldocomerciohauer.com.br


4 Cidade

De folia a descanso, Curitiba terá programação de carnaval para todos os gostos Além dos eventos preparados para curtir a folia, os 27 parques estarão abertos para receber o público

Diversão assustadora Além disso, centenas de zumbis, caveiras, monstros e outros seres horripilantes vão “apavorar” as ruas do Centro de Curitiba no domingo de Carnaval (3/3). Com maquiagens assustadoras e muito sangue artificial, adultos e crianças se divertem na marcha Zombie Walk, que já se transformou em uma tradição carnavalesca da cidade.

Foto: Cido Marques/FCC

o Carnaval com muita animação e, é claro, segurança, um grande diferencial da cidade”, salienta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. Tatiana lembra que, este ano, serão dois dias de desfiles gratuitos das escolas de samba e blocos, ampliando ainda mais as opções de diversão. As apresentações ocorrem no sábado (2/3) e domingo (3/3).

Foto: Gabriel Rosa/SMCS

De Zombie Walk na Rua XV de Novembro ao tradicional desfile de escolas de samba na Marechal Deodoro, o que não vão faltar são programas para turistas e moradores de Curitiba aproveitarem o feriadão do Carnaval 2019. Entre os dias 1° e 5 de março, a cidade terá uma série de eventos musicais e culturais, tanto para quem gosta da folia de Momo como para quem prefere o chamado “carnaval alternativo” de Curitiba. Os dias de folga serão também um convite para relaxar e curtir as atrações que fazem a fama da capital, como seus parques, bosques, jardins, museus, igrejas, feiras, mercados e endereços gastronômicos. “Curitiba terá uma grande programação tanto para quem quer descansar e aproveitar os atrativos da capital, como para quem não abre mão de festejar

Zombie Walk na Rua XV de Novembro e ao tradicional desfile de escolas de samba na Avenida Marechal Deodoro, o que não vão faltar são programas para turistas e moradores de Curitiba aproveitarem o feriadão do Carnaval 2019.

Dr. Sergio Viapiana Médico veterinário CRMV/PR 2825

Fone

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonografia

Internamentos

(conveniado PET imagem)

Raio X

Pet shop

41 3275-8558

Celular

41 9974-5489

E-mail

viapiana@hotmail.com

Rua Waldemar L. de Campos, 4388 Xaxim - CEP 81.830-000 - Curitiba PR


Geral

5

Um pedacinho do paraíso para seu evento no Xaxim Fotos: Studio One Fotografias

Chácara Paineiras completa 14 anos celebrando a marca de mais de 1,3 mil casamentos realizados Natureza, canto dos pássaros e um bonito jardim. A lista dos sonhos para quem busca realizar um evento com o charme e o acolhimento do ar livre sem precisar se deslocar para outras cidades ou espaços longe do Centro de Curitiba. É o que oferece a Chácara Paineiras, localizada no Xaxim, pouco mais de oito quilômetros da área central da cidade. Mas não são só de facilidades e belezas naturais que se faz um evento inesquecível, é preciso contar com mão de obra qualificada em todas as frentes. “É aqui que destacamos outro diferencial do nosso espaço. Oferecemos ao cliente uma lista completa de fornecedores parceiros de primeira linha e caso ele não queira ter preocupação com nada fazemos tudo para ele”, explica Eduardo Ramos Ficker Assis, Gerente da Chácara Paineiras. O que começou como um espaço para receber a família se expandiu para um dos espaços mais charmosos de Curitiba. “Iniciamos nossas atividades comerciais em 2005 apenas servindo café colonial, até que por muita insistência de uma cliente realizamos o primeiro casamento na Chácara”, conta.

Eduardo é um dos membros da família Assis que há 14 anos realizaram o primeiro casamento. A família Assis (Marcos, Susane, Eduardo, Ricardo, Camila e Gustavo) cresceu com a chegada de noras e genro e se tornou a conhecida família Paineiras. De lá para cá o número de casamentos realizados já ultrapassa a marca de 1,3 mil. “Adquirimos muita experiência neste segmento, mas também atendemos empresas, festas infantis, 15 anos e demais eventos”, completa. Outra vantagem é não precisar pagar pela locação do salão. “Nosso cardápio é bem variado. Desde café colonial e churrasco até opções temáticas e exóticas”, destaca.

Workshop das noivas Visando oferecer mais comodidade aos casais que buscam espaços e fornecedores para o grande dia, a Chácara Paineiras realizou o primeiro Workshop de Noivas. “Pudemos convidar parceiros que confiamos para oferecer os mais diversos serviços. Além de auxiliar para que os casais encontrem aquilo que procuram para seu casamento, criamos uma sintonia para tornar o dia especial em um momento único e inesquecível”, reforça. A proposta é realizar um encontro semestral na Chácara para acolher os clientes. E para quem quer conhecer o local e saborear o cardápio, é

RESTAURANTE POR QUILO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. AOS DOMINGOS, CHURRASCO, PEIXES E PRATOS ÁRABES (LIVRE)

possível visitar a Chácara durante a semana, que está aberta ao público como restaurante de terça a sexta-feira das 11h30 às 14h e aos domingos das 12h às 15h.

Serviço Chácara Paineiras Endereço: Rua Vicente Nicolau Kopytowski, 139. Xaxim Telefone: (41) 33764-577

www.chacaradaspaineiras.com.br

(41) 3376-4577 contato@chacaradaspaineiras.com.br www.chacaradaspaineiras.com.br paineirasgastronomia R. Vicente Nicolau Kopytowski, 139 Xaxim


Bairro

7

Leões da Mocidade é a Regional Boqueirão no Carnaval de Curitiba Foto: Divulgação

Escola vai levar para a avenida a obra de Waltel Branco, um dos mais importantes maestros, compositores e arranjadores brasileiro O enredo “Preto e Branco, no Prelúdio Erudito e Popular de Waltel” vai ganhar vida na Avenida Marechal Deodoro no dia 2 de março, data em que a escola Leões da Mocidade, que abrange boa parte da Regional Boqueirão, se apresenta para contar a história de um dos mais célebres compositores da música brasileira, Waltel Branco. “Esse enredo há muito tem nos perseguido. A obra de Waltel Branco é vastíssima e está presente em boa parte dos discos que foram gravados no Brasil entre as décadas de 50 e 80. Talvez umas das obras mais conhecidas mundialmente é a música tema da “Pantera-cor-de rosa” em parceria com Henry Mancini”, conta animado o Diretor de Carnaval da Leões da Mocidade, Wiliam Ricardo Lenerneier. Para contar essa história a escola pretende desfilar com aproximadamente 500 integrantes divididos em 13 alas e quatro carros alegóricos. “Nós da Leões temos a necessidade de promover os artistas que nasceram no Paraná e ganharam notoriedade na cena nacional e internacional. Waltel Branco faleceu em 28 de novembro de 2018 aos 89 anos, já tínhamos feito o convite e ele viria para nosso desfile. Ficou muito emocionado em saber que uma agremiação (da terra dele) iria homenageá-lo em vida. Porém, fomos pegos de surpresa, sua morte, que nos entristeceu muito. Mas continuamos com o enredo e vamos cantar bem alto na avenida “Eu sou Leões e vou cantar, Waltel Branco em sinfonia, na trilha da pantera viajar, do erudito ao popular”, para que ele possa ouvir onde

Leões da Mocidade entra na avenida no dia 2 de março e quer representar os bairros Boqueirão, Hauer e Alto Boqueirão à altura.

quer que esteja o nosso tributo ao mestre”, diz William. Carnaval e Curitiba A festa carnavalesca e a capital paranaense ainda parecem não andar em compasso. Mas, para William a sintonia entre as duas coisas é uma questão de ponto de vista. “O Carnaval representa um símbolo no Brasil, tanto para os que amam como para os que odeiam. O evento impacta a vida de toda nossa nação. Em algumas cidades ele influencia setores como a economia, o turismo e a publicidade, etc. Em outras regiões o carnaval é mais marcado pelas festas e diversidade de interação entre

pessoas. Já os que não gostam aproveitam esses quatro dias para viajar, meditar, fazer retiro ou mesmo descansar. Não tem como dizer que alguém não “aproveita” o Carnaval”, reforça. E mesmo para os que insistem em dizer que Curitiba não tem Carnaval, o Diretor Carnavalesco mostra uma evolução com o apoio da administração municipal. “O maior obstáculo para se promover um espetáculo de qualidade é o investimento financeiro. Mesmo assim, a Prefeitura tem contemplado as agremiações com valores maiores (o dobro), com relação aos carnavais anteriores. A parte da estrutura de desfile melho-

rou bastante também, passando de um para dois dias de desfile. Mas temos muito que evoluir, e o prefeito Rafael Greca se mostrou bastante receptivo às propostas apresentadas pelas escolas nestes dois anos de gestão”, destaca. A escola e a comunidade “A cada carnaval as pessoas vêm e vão, e muitos ficam para compor nossa família. Já nos bairros do Boqueirão, Hauer e Alto Boqueirão (áreas de abrangência da Escola), alguns moradores nos veem com entusiasmo, outros com uma certa resistência, o que achamos perfeitamente natural”, explica William. Mas para romper o paradigma de que uma escola de samba pode representar uma região eles têm montado uma equipe forte e atuante para aproximar a população da Leões da Mocidade. “Possuímos uma coletividade que atingiu vários segmentos e hoje deixamos de ser uma mera escola de samba. Somos uma agremiação que representa a cultura popular, e porque não, o povo da região do Boqueirão, completa. William também reforça que a Leões da Mocidade é a única escola de samba que possui Ponto de Cultura. “Pontos de Cultura são projetos financiados e implementados por entidades que visam à realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura. No nosso projeto foram realizadas oficinas de costura, marcenaria, artes carnavalescas e música. Agora estamos traçando novas intervenções durante o ano de 2019 após o Carnaval”, complementa. Para os que desejam desfilar ainda em 2019 a escola informa que ainda possui vagas e destinou duas alas para a comunidade e as fantasias são totalmente gratuitas, incluindo as sapatilhas. Os ensaios acontecem às segundas e quartas-feiras, às 20h, na Associação Santo Inácio de Loyola (Rua Joaquim de Freitas, 386. Boqueirão). Mais informações www.facebook.com/leoesctba


Capa

9

Prefeitura entrega 40 novos ônibus para atender bairros do sul e norte de Curitiba Foto: Daniel Castellano / SMCS

Compromisso da Urbs é entregar 450 novos ônibus até 2020 A Prefeitura entregou na Rua da Cidadania do Cajuru mais 40 ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Os novos ônibus já começaram a circular em linhas que atendem bairros mais distantes do Centro. Com as outras entregas já feitas desde 2017, a cidade conta com 157 ônibus novos. “O processo de renovação da frota foi retomado e vai continuar nesta gestão. Nosso povo agora pode ir e vir com mais conforto”, disse o prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone no evento.Neste pacote de ônibus são 14 micros especiais, com capacidade para 70 passageiros, e 26 comuns, para 85 passageiros - nove deles equipados com portas nos dois lados para atender a nova linha Fagundes Varela/Fanny, que será ativada em março. A maioria dos novos ônibus vai circular em linhas que atendem bairros da Região Sul da cidade. São elas: Pinheirinho/

Prefeito Rafael Greca participa da entrega de 40 ônibus novos para o transporte coletivo de Curitiba. CIC, Portão, Formosa, Santa Rita/CIC, Santa Rita/Pinheirinho, Capão Raso/Caiuá, Campo Alegre, Parque Industrial, Pompeia/Janaína, Bairro Novo A, Umbará, Santa Joana, Futurama, Pirineus e Bairro Novo C. No norte da cidade, os novos ônibus serão destacados para as linhas Sagrado Coração, Alto Tarumã e Colina Verde e Hugo Lange. Estas duas últimas linhas farão embarque e desembarque na estação-tubo Fagundes Varela, que começa a funcionar em

Fazer Poupança Investimentos Crédito Cartões Seguros

março. Por isso uma das portas dos veículos é adaptada para o nível da estação-tubo. Modernização Todos os novos ônibus contam com câmeras de segurança, motor Euro 5, menos poluente, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante. Além

disso, os elevadores de acessibilidade são semiautomáticos. “São novidades que dão mais segurança para os passageiros e melhorias significativas em itens de acessibilidade”, destacou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. De acordo com o presidente da Urbs, mais ônibus serão entregues ao longo do ano. “Temos mais 43 já encomendados e outros que serão adquiridos para completar o compromisso de ter 450 novos ônibus até 2020”, disse Maia Neto.

Somos o Sicredi e fazemos juntos todos os produtos e serviços que você quer ou que sua empresa precisa, com taxas justas e de um jeito mais simples e próximo.

Previdência

Juntos

Rua Anne Frank, 3223 - Boqueirão Curitiba-PR – Telefone: 3075-4897

08007247220/

08006462519.

Abra uma conta com a primeira instituição financeira


10 Cidade

Conferência convoca comunidade para debater pontos estratégicos do SUS Participação popular garante que sejam criadas diretrizes que atendam as necessidades reais da população local Criada em 1991 para incluir os usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores das Unidades de Saúde nos debates acerca dos temas da área, a Conferência Municipal da Saúde chega em sua 14ª edição. “O encontro é realizado de quatro em quatro anos. Nestes 28 anos de história muito se foi debatido sobre como atuar para combater os principais problemas de saúde no município e também no Brasil”, explica Deisi Tortelli, Supervisora do Distrito Sanitário do Boqueirão. Entendendo que a comunidade envolvida é a maior conhecedora das dificuldades locais a Conferência vai além de abrir espaço para o diálogo e constrói com os participantes diretrizes que serão apresentadas para a Política Local de Saúde. “A participação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito garantido previsto na Constituição, por isso a importância de divulgarmos esses encontros”, destaca.

Como funciona na prática A cada quatro anos os mais variados segmentos da comunidade - Associação de Moradores, Conselho de Segurança, dentre outros - são convocados a participarem da Conferência da Saúde que acontece em cada um dos 111 postos da cidade. Para participar é necessário ir até a Unidade de Saúde da sua região e efetuar o cadastro para o evento. As pessoas credenciadas como delegados passam a ter direito a voz e a voto e os convidados e observadores direito apenas a se manifestar. O tema central deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Os eventos acontecem por níveis: distrital, municipal, estadual e federal. As propostas vão sendo apresentadas e as aprovados são encaminhadas para as fases seguintes. Confira no box as datas dos eventos da Regional Boqueirão. Outra forma de participação Também é possível participar mais ativamente por meio do Conselho Local de Saúde que funciona de forma permanente em cada Unidade de Saúde. O conselho é composto em 50% por usuários do posto (comunidade em geral); 25% profissionais da

A etapa distrital do Boqueirão acontecerá no dia 29 de junho (sábado), às 8h, na ESIC Business & Marketing School Internacional, no Hauer.

saúde/trabalhadores da Unidade de Saúde; 12,5% representantes do Governo e 12,5% prestadores de serviço na área da saúde. Cabe ao conselho tomar decisões que visem a melhoria dos serviços de saúde, criando estratégias, controlando os processos e fiscalizando os serviços ofertados. Ainda é possível apresentar problemas e soluções nos encontros semanais da Regional. As reuniões do Distrito Sanitário do Boqueirão acontecem toda última quinta-feira do mês, às 14h, na Rua da Cidadania.


SER AMIGO DOS RIOS É INVESTIR R$ 3,5 BILHÕES EM SANEAMENTO.

Lambari do Rabo Vermelho (Astyanax fasciatus) Rio Barigui

Ser Amigo dos Rios é cuidar para que a vida volte às nossas águas. Por isso, a Prefeitura de Curitiba e a Sanepar estão realizando o maior investimento em saneamento da nossa história. São 6 mil km em ligações de esgoto, limpeza das margens, programas de educação e muito mais. E você também pode fazer a sua parte. Não jogue lixo nos rios, descarte nos pontos de coleta. Faça a ligação correta na rede de esgoto. Quem avisa Amigo dos Rios é.


12 Geral

Protocolo Digital gera economia e agiliza tramitação de processos protocolar documentos sem necessidade de deslocamento até os órgãos públicos. Além de ganhar agilidade, esta medida gera economia, eficiência e desburocratização”, explica o diretor-geral da Secretaria, Bráulio Cesco Fleury.

Foto: Divulgação

Além da redução na burocracia, o sistema permite desafogar os arquivos do Estado que armazena, anualmente, 500 mil processos.

Benefícios Em três meses de funcionamento, o e-Protocolo Digital permitiu a redução do tempo médio de tramitação dos processos de 127 dias para 11 dias na Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Processos envolvendo assuntos de recursos humanos, como aposentadoria, abono de permanência e licença especial já estão integralmente implantados ao sistema e bem mais ágeis. O trâmite dos processos de aposentadorias – que da forma física chegava a levar 136 dias – passou para 70 dias com o sistema digital, segundo dados da ParanaPrevidência. O abono de permanência foi de 30 dias para cinco dias, e a licença especial passou de 10 dias para dois dias. Com a implantação integral na Secretaria e disponibilização do sistema para todas as secretarias, estamos recusando processos físicos vindos de outras pastas. Para o público externo, houve oferta de link para

O e-Protocolo Digital é utilizado por fornecedores licitantes; servidores ativos, inativos e seus dependentes; órgãos de controle; órgãos de outros Poderes; e conselhos estaduais. O sistema possui ferramentas intuitivas e de fácil manuseio. Para os usuários com dificuldades, são ofertados treinamentos presenciais e a distância, bem como disponibilizados manuais técnicos do sistema. Entre os benefícios da funcionalidade estão a transparência, eficiência, acessibilidade, sustentabilidade, desburocratização e redução do uso de materiais, mão de obra, serviços de malote e espaço para armazenamento dos cerca de 500 mil processos registrados por ano. Segundo o Departamento de Arquivo Público (Deap), onde são guardados os documentos permanentes de todos os órgãos

A economia com o armazenamento deve ser de R$ 2,4 milhões por ano, em média, e cerca de 10 mil árvores deixarão de ser abatidas.

do Estado, a economia com o armazenamento deve ser de R$ 2,4 milhões por ano, em média, e cerca de 10 mil árvores deixarão de ser abatidas. A próxima etapa no processo de implantação do e-Protocolo é estabelecer um grupo de trabalho para Gestão de Processos, onde os documentos sejam padronizados e o fluxo dos processos seja predefinido, evitando retrabalho e melhorando as atividades de cada setor administrativo.


Geral 13

Coberturas dos terminais de Curitiba passam por reformas

Foto: Divulgação

#Desconecta

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O investimento nos 22 locais será de R$ 300 mil

Telhados dos terminais de Curitiba passam por manutenção completa.

As coberturas dos terminais da cidade estão passando por uma manutenção completa. O trabalho para corrigir problemas de goteiras, infiltrações e ferrugem na estrutura faz parte de um pacote de recuperação da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) nas coberturas dos 22 terminais de ônibus da cidade. O investimento é de R$ 300 mil. A Urbs já realizou a manutenção completa nos telhados dos terminais do Boqueirão, Centenário, Guadalupe e agora do Capão Raso. Foi feito um

mapeamento completo de todos os terminais para identificar as urgências e resolver os principais problemas de cada um. “Esses terminais estavam com problemas acumulados há anos pela falta de reforma mais profunda e eram os casos mais urgentes, mas o trabalho seguirá pelo decorrer do ano em todos os outros”, disse a gestora de Projetos e Obras da Urbs, Astrid Sanches. Outro levantamento que está sendo feito pela Urbs nos 22 terminais são as condições hidráulicas, elétricas e estruturais de cada local.

O Colégio Bastos Maia preocupa-se com a metodologia de ensino que combina tecnologia e vivências práticas do conteúdo, por isso desenvolve projetos educacionais que são aplicados no dia a dia de nossos alunos. O mundo não para de evoluir e a educação precisa acompanhar o ritmo. Para acompanhar a tecnologia trabalhamos durante todo ano o uso consciente das redes sociais, um assunto totalmente viável e até mais eficaz do queo painel com informações montado apenas com recortes, cartazes feitos à mão e colagens de jornais e revistas. Aqui, utilizamos redes como Facebook e Instagram para abordar assuntos de interação entre escola, aluno, pais, professores e funcionários. Iniciamos o trabalho falando do surgimento das redes sociais, com dinâmicas em grupo. Escutamos e debatemos sobre a música “Desconecta” de Daniel Salles, para falar sobre a importância de priorizar o convívio com família e amigos. Assistimos vídeos da campanha intitulada “Internet sem Vacilo”uma iniciativa do UNICEF que conscientiza o uso adequadodas redes sociais. E incentivamos o aluno a expressar suas ideias com enquetes e produções áudio visuais postadas nas redes sociais da escola. De forma interdisciplinar e usando a multimodalidade textual, no Colégio Bastos Maia, alcançamos os parâmetros a serem trabalhados: os limites e os deveres de cada um devem ser claros. Isso porque na internet as possibilidades são infinitas – tanto para alcançar resultados positivos quanto para causar estragos. Por Tatiane Miqueta Professora de Português – Colégio Bastos Maia

• Farmácia Veterinária

• Acessórios

• Rações Medicamentosas

• Pet Shop

• Rações Super Premium e Premium

Rua Coronel Luiz José dos Santos, 891, lojas 01, 02 e 03 – Boqueirão ESTACIONAMENTO AO LADO


14 Geral

Falando em construção...

:: Por Dorothea Heinrichs V

ANTES E DEPOIS Adequação de sala comercial Algumas ideias de possibilidades da implantação seja de salas comerciais ou de ambientes residenciais. Quantas vezes vemos uma sala vazia e não conseguimos imaginar como poderia ser aproveitado o espaço, será que cabe tudo o que preciso ou será que poderia aproveitar de uma forma melhor. Vejamos a sala abaixo, o que poderia ser feito neste espaço comercial.

ITCMD: Hipóteses de isenção em caso de falecimento Por Daiana Costa | Advogada

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação corresponde a um tributo estadual, de pagamento obrigatório, devido quando da transferência de bens em decorrência do falecimento do respectivo proprietário (transmissão causa mortis) ou em caso de doação (ato inter vivos). A alíquota do ITCMD no Paraná é de 4% sobre o valor do bem, porém, em se tratando de falecimento, o inciso I do artigo 11 da Lei Estadual nº 18.573/2015 prevê algumas hipóteses de isenção do imposto, quais sejam: “a) de único imóvel, por beneficiário, destinado exclusivamente à moradia do cônjuge sobrevivente ou de herdeiro, que outro não possua; b) de objetos de uso doméstico, tais como aparelhos, móveis, utensílios e vestuário, exclusive joias;

Pode ser uma sala para dois ambientes ou para um grande ambiente, preciso atender a poucas pessoas ou preciso dar acesso a muitas pessoas, quanto desejo gastar ou qual a impressão que quero dar a outras pessoas do estilo do meu trabalho? Duas opções para esta sala comercial. Opção 1 Cores mais sóbrias e um contraste em preto e branco. Uma grande mesa de reuniões que também serve de mesa de trabalho e uma saleta que atenda ao cliente de maneira mais informal, teto mantido alto com pintura e tubulação de elétrica aparente.

Opção 2 Podemos trabalhar mesmo como um ambiente único, vejam só, o mesmo ambiente as mesmas medidas e um local de trabalho completamente diferente, cores claras para o melhor aproveitamento da luz, aqui rebaixado o teto com gesso e piso de porcelanato.

c) de valores não recebidos em vida pelo respectivo titular, correspondentes à remuneração oriunda de relação de trabalho ou a rendimentos de aposentadoria ou pensão devidos por Institutos de Seguro Social e Previdência Pública, verbas e representações de caráter alimentar decorrentes de decisão judicial em processo próprio, e o montante de contas individuais de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e do Fundo de Participações - PIS/ PASEP, limitado a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais); d) a aquisição, por transmissão causa mortis de imóvel rural com área não superior a 25 ha (vinte e cinco hectares), de cuja exploração do solo depende o sustento da família do herdeiro ou do cônjuge supérstite a que tenha cabido partilha desde que outro não possua”. Para realizar o pedido de isenção do ITCMD, o contribuinte deverá (1) imprimir o formulário disponível no site da Receita Estadual do Paraná - http://www.fazenda.pr.gov.br/ >> serviços >> formulários >> ITCMD Pedido de Isenção; (2) preencher o requerimento; (3) anexar os documentos necessários (indicados no próprio formulário); (4) protocolar o requerimento junto à Receita Estadual e (5) acompanhar o resultado. Concedido o pedido, o adquirente deverá prosseguir com os demais atos para a transferência de propriedade do bem. Não concedido o pedido, o adquirente deverá pagar o ITCMD ou, poderá, dependendo do caso, pleitear a isenção judicialmente, devendo, em situações como esta consultar o advogado de sua confiança.

SERVIÇO: Dorothea Heinrichs V – (Arquiteta e Urbanista) Grupo DH - Arquitetura e Engenharia Rua Emanuel Kant, 60. Sala 210. Edifício HA Oficce – Curitiba – PR Tel.: (41) 3027-7004 | 98803-5374 E-mail: comercial@grupodh.com.br | Site: www.grupodh.com.br Facebook: www.facebook.com/grupodharquiteturaengenharia Instagram: www.instagran.com/grupo_dh.arquitetura

jornaldocomerciohauer.com.br


Geral 15

Estado lança aplicativo que facilita contratação de autônomos Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Ferramenta permite contratar diarista, encanador ou garçom com apenas um clique

o Estado seja um grande instrumento de desenvolvimento da área de tecnologia e crie ferramentas que facilitem a vida das pessoas”, enfatizou. Cadastro e capacitação

Encontrar uma diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro ficará muito mais fácil no Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o aplicativo Paraná Serviços, uma solução inovadora que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Estado. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas. O aplicativo, que já está disponível para os sistemas Android e iOS, vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, além de aumentar a empregabilidade e tirar os trabalhadores da informalidade. “Esta ferramenta vai agilizar a vida de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, ligando de uma ponta a outra

Governador Carlos Massa Ratinho Junior lança o aplicativo Paraná Serviços. Uma solução inovadora do Governo do Paraná que facilitará a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços.

quem oferece e quem procura por um serviço específico”, destacou o governador. A ferramenta foi criada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio de sua Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho, e desenvolvida pela

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). “A plataforma demonstra como o poder público pode ser um instrumento de soluções para a população e um indutor de desenvolvimento de novos negócios”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos fazer com que

Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que eles se tornem Microempreendedor Individual (MEI). O cadastro dos profissionais no aplicativo será feito, preferencialmente, nas Agências do Trabalhador, que também ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais para manusear a ferramenta. Uma pesquisa realizada pela Celepar em 2017 indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas agências têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br

Profile for Jornal Comércio Hauer

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 211  

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 211  

Advertisement