Page 1

EXEMPLAR

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

GRÁTIS

2ª quinzena de maio de 2018

CIRCULAÇÃO

Ano 11 – Edição Nº 201

EDIÇÃO QUINZENAL

www.jornaldocomerciohauer.com.br

Foto: Hedeson Alves

Foto: Divulgação

Formação para detentos

Estado vai ofertar cursos para 409 presos de várias unidades.

Pág.

03

Foto: Divulgação

Obras por Curitiba

Serão investidos mais de R$ 830 milhões por toda cidade.

Pág.

11

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Incentivo

Curitiba volta a oferecer desconto Pág. no ISS a empresas que investem 13 em tecnologia e inovação.

GIGANTE DO TRIATHLON Com apenas oito anos de idade Leonardo Santos Espíndola Dias, morador do Alto Boqueirão, coleciona pódios e tem como sonho disputar a Olimpíada.

Pág.

09


2

Edição quinzenal snowdog.com.br SnowDogFilhotes

Banho e Tosa

Procurando banho e tosa em Curitiba? Damos banho e tosamos seu amiguinho com todo o cuidado.

LOJA 1 R. Morretes, 138 - Portão 41 3085-0037 | 41 99969-5705

Produtos e Acessórios

Linha completa de produtos e acessórios para seu animalzinho.

Veterinário Próprio

Contamos com profissional veterinário capacitado para o melhor atendimento.

LOJA 2 (Shopping Cidade) Av. Mal. Floriano Peixoto, 4984 - Hauer 41 3779-2233 | 41 98828-8319

*Aos domingos até as 20h.

LOJA 3 (Shopping Crystal) Rua Comendador Araújo, 731 - Batel 41 3044-2233 | 41 9233-5100

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

Feira de Filhotes

Temos feira de filhotes em Curitiba todos os dias. Aberto até as 22h.

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Edição quinzenal

Geral

3

Estado vai ofertar formação profissional para detentos Serão sete cursos de Formação Inicial Continuada para 409 presos de várias unidades. Os cursos serão promovidos por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) O Governo do Paraná, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), vai ofertar cursos e formação profissional para presos dos regimes fechado e semiaberto. A proposta é inédita no Estado e está em fase de homologação pelo Ministério da Educação. Serão sete cursos de Formação Inicial Continuada, com duração de 160 a 200 horas, por meio do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A previsão é de que as aulas iniciem no segundo semestre. Os presos receberão a formação em Assistente Administrativo, Operador de Computador, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, Organizador de Eventos, Assistente de Logística, Assistente de Construção Civil e Assistente de Costura. “Percebemos essa oferta como um resgate da cidadania do detento, uma maneira de inseri-lo novamente na sociedade com oportunidades e dignidade”, disse a secretária da Educação, Lucia Cortez. Os presos do semiaberto terão aulas no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Theodoro de Bona, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Já para os de-

Foto: Hedeson Alves

A proposta inédita no Estado vai ofertar cursos e formação profissional para presos dos regimes fechado e semiaberto.

tentos do regime fechado as aulas serão na própria unidade penal. São 409 vagas destinadas a detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara II, Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, Penitenciária Feminina do Paraná, Penitenciária Central do Estado, Casa de Custódia de

Piraquara e Penitenciária Federal de Catanduvas. “Precisamos preparar essas pessoas para que, ao saírem em liberdade, possam ter condições efetivas de reinserção no mercado de trabalho, de forma digna e qualificada”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati.

Catanduvas O Departamento de Educação e Trabalho (DET) da Secretaria da Educação está elaborando uma proposta pedagógica para oferta dos cursos para os presos da Penitenciária Federal em Catanduvas, no Centro-Sul do Estado.


4 Geral

Edição quinzenal

oop K d i v a stor D a eirão P a Boqu Ru

HISTÓRIA DA MINHA RUA

Plataforma do consumidor na internet: uma solução para as demandas consumeristas Por Gabrielle C. Toni Advogada. OAB/PR 86.550

David Koop nasceu na Orlov, cidade russa do distrito de Orlovsky Kirov Oblast, situada nas margens do Rio Vyatka, em 18 de agosto de 1900. Após estudar teologia, foi sagrado pastor aos 25 anos de idade na comunidade Menonita, em seu país. Com a corrente imigratória dos russos Menonitas, iniciada entre meados da década de 1920 e início da década de 1930, muito influenciado pela Revolução Bolchevique, fez com que David e sua comunidade aportassem no Brasil neste período e estabelecesse residência na região onde atualmente é o bairro Boqueirão, na capital paranaense. Esta comunidade exercia, em seu país de origem, a agricultura mecanizada, o trato de animais e atividades industriais. Como o Brasil da década de trinta a agricultura mecanização era algo incomum e a implantação de indústria dependia de altas somas financeiras que naquele momento não possuíam, dedicaram-se ao trato de gado leiteiro, que contou com a participação do próprio David. Com o desenvolvimento desta atividade houve a criação, em 1947, da Cooperativa do Boqueirão, e Koop foi um dos sócios fundadores do empreendimento. Em 1959 um novo desafio para Koop e sua comunidade, pois neste ano o governo do estado estabeleceu a proibição da venda de leite “in natura”, ou seja, decidiu tornar obrigatoriedade a pasteurização de todo o leite produzido nos bairros de Curitiba. Neste ambiente e ainda no ano de 1959 é fundada a Cooperativa de Laticínios Curitiba e novamente Koop é um dos sócios fundadores da CLAC. Além das suas atividades cooperadas na indústria do leite, Koop foi pastor em sua comunidade até próximo ao seu falecimento que ocorreu no dia 29 de janeiro de 1982, aos 81 anos de 05 meses.

A plataforma virtual consumidor.gov.br, criada pela Governo Federal em 2015, é um serviço de grande utilidade, mas que muitos ainda desconhecem. Criada para desafogar as demandas junto ao PROCON dos Estados, a plataforma consumidor.gov.br vem apresentando soluções rápidas e práticas e o que é melhor, sem precisar comparecer a uma unidade do PROCON e enfrentar filas, podendo fazer a reclamação diretamente no site. O serviço permite o acesso direto entre o consumidor e a empresa para solução de conflitos que, facilitando a resolução das reclamações. De acordo com as informações trazidas no próprio site, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, pelo prazo médio de 7 dias. Para começar a usar a plataforma, é necessário realizar o cadastro. De maneira simples e sem burocracia, o consumidor relata a sua reclamação contra a empresa que deseja e essa, por sua vez, tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta. Assim, a plataforma consumidor.gov.br se torna uma solução alternativa de conflitos de consumo via internet, todavia, se seu caso não for resolvido pelo site, os Órgãos de Defesa do Consumidor também continuam realizando atendimentos para solucionar os casos de maior complexidade.


CU R ITI BA TE M U M A DAS E X P E R I ÊN C I AS MAI S C R I ATI VAS D O PAÍ S . PAL AV RA D E QU E M MAI S E NTE N D E D O AS S U N TO NO M U N DO.

O projeto Farol do Saber e Inovação é uma das 8 experiências inovadoras selecionadas pelo Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab, que é uma das maiores autoridades em inovação e tecnologia no mundo.

PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS NO FUTURO, CURITIBA TRANSFORMA A EDUCAÇÃO AGORA.


DA PORTA PARA DENTRO,

transformamos vidas DA PORTA PARA FORA.

Conheça o Colégio Erasto Gaertner. Uma estrutura completa com salas de aula multimídia, laboratórios, ginásio poliesportivo, quadras, espaço teen, biblioteca, salas de estudo e muito mais.

Tudo para a experiência do seu filho na escola ser assim: transformadora.

MAT RÍ CULAS ABERTAS! Infantil • E ns ino Fund am e n t al E nsino M éd io • Ter ceirão

41 3376 4566 www.erasto.com.br • facebook.com/colegioerasto Rua Pastor David Koop, 189 - Boqueirão - Curitiba

af campanha matriculas jornal a03.indd 1

27/09/17 11:44


Educação

Edição quinzenal

Currículo digital Por Tatiana Weiler

Curriculum Vitae, Résumé, CV, Currículo... Estamos falando de um documento que reúne uma síntese das qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais de um trabalhador em busca de uma oportunidade profissional. O importante é o recrutador ter uma ideia do perfil da pessoa somente lendo os dados do currículo, que pode ser impresso ou digitado. O currículo digital, com a consolidação da internet, tem sido a opção mais desejada pelos candidatos. Existem várias opções digitais e também online para a criação e personalização do currículo, podendo ser através de processadores de texto (Word, Open Office), sites da internet, softwares, etc. Esse tipo de documento deve evitar fontes difíceis de ser lidas, e preferencialmente estarem no formato “PDF”.

Devem conter ainda as palavras-chave que os recrutadores podem procurar. Minha dica é adote um modelo de currículo digital que corresponda ao seu perfil profissional, para passar a sua melhor imagem. O LinkedIn, uma rede social bastante conhecida e utilizada, tem sido destaque entre os candidatos e recrutadores, promovendo relacionamentos profissionais sérios e sólidos. Faça seu currículo levando em consideração a sua lista de contatos, pessoas que podem fornecer boas referências de você, encontre oportunidades por meio de contatos das pessoas que você conhece e não se esqueça de tornar seu documento atrativo e visível para todos, escolhendo o modelo mais adequado para publicação online e que se diferencie dos outros candidatos.

Tatiane Weiler

Consultora de Tecnologia, Marketing e Negócios Professora Universitária (41) 99289-7847 | tatianekr@gmail.com

7


Capa

Edição quinzenal

9

Um atleta em construção Com apenas oito anos de idade morador do Alto Boqueirão desponta no triathlon Foto: Divulgação

Jogar bola, brincar de carrinho e até mesmo andar de skate costumam estar entre as distrações preferidas das crianças aos oito anos de idade. Mas não para Leonardo Santos Espíndola Dias, morador do Alto Boqueirão, que tem no triathlon mais que um passatempo predileto. O que começou como brincadeira tem se tornado sério e cada vez mais profissional. “Meu objetivo é poder disputar uma Olimpíada e ser campeão mundial”, conta ele animado. Não parece impossível para um menino que aos oito anos foi campeão brasileiro em 2017 com apenas três meses de prática no esporte e se tornou bicampeão neste ano na categoria nove anos após uma infecção no ouvido, competindo sob um sol de 42°, em Palmas, no Tocantins. “Superei meus obstáculos e venci”, destaca. O discurso e a atitude campeã do pequeno mostram que ele tem se preparado e encarado o esporte com dedicação. E o começo recente da nova paixão foi como quase sempre acontece, por acaso. “Primeiro comecei a praticar natação aos quatro anos de idade. Eu também pedalava com meu pai e nos treinos passei a correr também, então percebi que gostava de fazer os três”, lembra Leonardo. O “empurrãozinho” que faltava chegou por meio do técnico da equipe de triathlon da academia onde frequentava. “Ele me viu nadando e perguntou se eu queria treinar, eu adorei”, explica. A junção das três atividades foi a combinação perfeita para que ele se realizasse no triathlon. Mas o futuro promissor do atleta mirim esbarra nas dificuldades de todo atleta no Brasil: a falta de investimento. “Os custos para treinamento,

O pequeno Leonardo da Regional Boqueirão é destaque no triathlon brasileiro.

inscrição para provas, viagens, materiais e equipamentos de treino são caros”, quem explica é o pai do atleta Eduardo Dias. Porém Leonardo segue firme com seus sonhos e se preocupa apenas em treinar, deixa as preocupações burocráticas para os adultos. “Eu vou continuar sendo um bom atleta

e continuar dando o meu melhor”, finaliza. Alguém tem dúvida de onde esse talentoso atleta pode chegar? É possível acompanhar o trabalho do atleta pelo Instagram @leonardo_triatleta_kids. Para contato o telefone é (41) 9 9971-6020.

RESULTADOS DO ATLETA

1º Lugar - Categoria 8 anos na 2ª Etapa Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil - Matinhos 2017 3º Lugar - Cat. até 9 anos - Circuito Renault Triathlon Olímpico - Etapa Verão 2017 3º Lugar - Cat. até 9 anos - Circuito Renault Triathlon Olímpico - Etapa Primavera 2017 4º Lugar - Cat. até 10 anos - Circuito Infantil de Corridas Curitiba - 4ª Etapa 2017 3º Lugar - Cat. até 10 anos - Corrida de rua São José dos Pinhais - Etapa Juventude 2017 5º Lugar - Categoria até 10 anos - Corrida de rua São José dos Pinhais - Etapa dos Pais 2017 1º Lugar - Cat. 8 a 10 anos - Festival Infantil de Natação II Etapa - Academia H2O 1º Lugar - Cat. até 10 anos - Aquathlon de Verão Triativa 2018 3º Lugar - Categoria Infantil - Circuito Renault de Triathlon - Atleta Destaque 2017 4º Lugar - Cat. até 10 anos - Corrida de rua São José dos Pinhais - Etapa Mães 2017

O atleta mirim faz parte da equipe Kricky Performance e treina sob o comando do treinador Hélcio.

1º Lugar - Cat. até 9 anos - Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon - Etapa Florianópolis 2018 1º Lugar - Cat. até 9 anos - Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon - Etapa Palmas 2018


10

Edição quinzenal

Dr. Sergio Viapian Médico veterinário CRMV/PR 2825

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonogra

Internamentos

Raio X

Pet shop

(conveniado PET imagem)


Edição quinzenal

Cidade 11

Curitiba investe R$ 835,8 milhões em obras pela cidade Foto: Divulgação

Os recursos têm como fontes o próprio tesouro municipal, operações de crédito feitas pela administração e também transferências e convênios com os governos federal e estadual As obras concluídas desde 2017, em execução atualmente ou em vias de começar somam investimentos de R$ 835,8 milhões em 164 contratos desenvolvidos em Curitiba, aponta balanço do primeiro quadrimestre do ano feito pela secretaria municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento. As obras em execução representam a maior fatia: R$ 596,5 milhões, em 79 contratos. Outros R$ 169,3 milhões fazem parte de 39 contratos que estão em vias de serem iniciados, com a assinatura das ordens de serviço ou autorização de empenho e licitação. As obras concluídas em 2017 e 2018, por sua vez, somam R$ 69,9 milhões, relacionadas a 49 contratos. Os recursos têm como fontes o próprio tesouro municipal, operações de crédito feitas pela administração e também transferências e convênios com os governos federal e estadual. Segundo o secretário Vitor Puppi, a atual gestão teve sucesso em melhorar repasses graças à obtenção da Certidão Liberatória do Tribunal de Contas e à evolução de indicadores utilizados pelo governo federal para avalizar financiamentos. A Secretária Municipal de Obras Públicas é responsável pela maioria das obras executadas, mas outras secretarias também respondem pela função em alguns projetos, como as pastas de Meio Ambiente e Educação, por exemplo.

gestão Rafael Greca se incorporem à carteira do município, explica o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur. É o caso, por exemplo, do recente anúncio de repasses de R$ 174,6 milhões do Ministério das Cidades para a capital e Região Metropolitana investirem em obras de integração viária, transporte, drenagem e despoluição de rios. Outro exemplo são os R$ 116,6 milhões que serão utilizados para implantação de dois viadutos e duas trincheiras na Linha Verde, fruto de convênio assinado pelo prefeito Rafael Greca e pela governadora Cida Borghetti nesta semana.

Novos contratos

Desde o início da gestão, Greca tem atuado pessoalmente com agentes financiadores para atrair recursos. Ainda no início da gestão negociou em Brasília

Os investimentos vão aumentar na medida em que outras verbas já negociadas pela

Trabalho contínuo Jamur explica que convênios e repasses como esses normalmente envolvem vários contratos, que precisam cumprir as etapas legais até o início efetivo das obras. O secretário de Governo lembra que a busca de recursos para novos projetos está sendo feita de forma contínua. “É uma determinação do prefeito que o município seja ágil e competente na aprovação dos projetos e obtenção de recursos”, diz ele. “Outro ponto importante é que as contas colocadas em ordem com o ajuste fiscal permitem a obtenção de financiamentos diretos.” Corpo a corpo

As obras em execução representam a maior fatia: R$ 596,5 milhões.

a continuidade de projetos que haviam sido cancelados. Mais recentemente, em maio, o prefeito apresentou projetos de interesse do município a instituições como o Banco Mundial, o BID, o Novo Banco de Desenvolvimento e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que estiveram reunidos em encontro em Niterói (RJ). Com a AFD, que é parceira de várias ações na capital, a gestão procura atualmente

ampliar o número de projetos financiados pelo órgão de fomento francês. Representantes da agência no Brasil participaram em abril de um workshop na Prefeitura em que foram apresentados em detalhes novos projetos para serem desenvolvidos na capital. “Essas parcerias são fundamentais para implementarmos os projetos que Curitiba precisa para se desenvolver com qualidade”, diz Jamur.


12

Edição quinzenal


Saúde 13

Edição quinzenal

Michele Caputo se reúne com Greca e discute novos projetos para a saúde O ex-secretário também deve fazer um giro nos distritos sanitários e nas unidades de Saúde para conversar com lideranças comunitárias e ouvir as demandas dos profissionais da atenção primária Foto: Divulgação

O ex-secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, tem trabalhado forte para pavimentar sua pré-candidatura à deputado estadual. Ele se reuniu com o prefeito Rafael Greca para tratar sobre novos projetos para a saúde da capital. Mais cedo, já havia se reunido com a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. “Estamos levantando as principais demandas dos gestores e da comunidade. Nosso objetivo é propor ações que melhorem a assistência da população e garantam atendimento ágil e de qualidade para mais perto das pessoas”, explica Michele Caputo. Segundo ele, que também já foi secretário de Saúde de Curitiba por duas vezes, o sistema de saúde da capital tem tudo para voltar a ser modelo para o país. “A equipe de saúde da capital é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil. Com estrutura de trabalho adequada, eles podem desen-

Durante as visitas, Michele Caputo vai acompanhar o andamento de obras e investimentos realizados pelo Governo do Estado na saúde de Curitiba, no período em que foi secretário estadual.

volver um trabalho de excelência, com benefício direto à população”, enfatiza. Nas próximas semanas, Michele Caputo deve fazer um giro nos distritos sanitários e nas unidades de Saúde para conversar com lideranças comunitárias e ouvir as demandas dos profissionais da aten-

Informações: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br

ção primária. Durante as visitas, vai acompanhar também o andamento de obras e investimentos realizados pelo Governo do Estado na saúde de Curitiba, no período em que foi secretário estadual. Destaque para as reformas de 14 unidades de saúde e o conjunto

de equipamentos adquiridos para fortalecer o trabalho da atenção primária. Michele Caputo ressalta que a área hospitalar da capital também recebeu atenção especial na época em que foi secretário estadual da Saúde. Exemplo claro disso foi a construção do heliponto do Hospital Cajuru, os equipamentos para o Hospital Evangélico, a construção da oncopediatria do Hospital Erasto Gaertner, os recursos de custeio para o Hospital Pequeno Príncipe e o Anexo da Mulher do Hospital do Trabalhador, que é a maior expansão física da unidade desde sua fundação. “Estamos ampliando a oferta de leitos em Curitiba e também na região Metropolitana, com hospitais parceiros como o Hospital do Rocio e o Hospital Angelina Caron. É desta forma, com trabalho sério, que vamos melhorar o atendimento das pessoas”, detalha Michele Caputo.


Edição quinzenal

Tecnoparque será o grande laboratório para que a inovação chegue à população

ACONTECEU NA REGIONAL 16 de maio Câmbio Verde População da Vila Cidadania, no Boqueirão, está participando do Programa Câmbio Verde. A troca é pré-determinada: cada quatro Kg de materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, sucata ferrosa e não ferrosa) são trocados por um Kg de produtos hortifrutis de época. E a cada dois litros de óleo vegetal equivale a um kg de hortifruti. Assim é incentivado o escoamento da safra de pequenos produtores de Curitiba e da Região Metropolitana além de incentivar a separação adequada do lixo reciclável.

Curitiba). Com incentivo dos professores os alunos aprendem a plantar e cultivar. O resultado é a colheita colorida: escarola, rúcula, alface roxa, alface crespa, limão, berinjela, laranja e cebolinha, tudo orgânico.

24 de maio Curitiba sem Mosquito orienta moradores do Xaxim

17 de maio Segurança A equipe da Guarda Municipal prendeu em flagrante o ladrão de placas de identificação dos jazigos do Cemitério do Boqueirão. Foram apreendidas placas furtadas, crucifixo decorativo e outros ornamentos retirados dos túmulos.

18 de maio Zeladoria Municipal

A ação tem o objetivo conscientizar os moradores para a limpeza de seus terrenos e manter a cidade livre da dengue. Agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitaram os moradores do bairro, orientando que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento pode acumular água e atrair o mosquito Aedes aegypti – e explicaram que o entulho e lixo deve ser deixado em frente às casas para ser recolhido. Na segunda etapa, caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão passar pelo bairro para recolher os entulhos.

25 de maio Limpeza do Córrego da rua Coronel Luiz José dos Santos entre a rua Anne Frank e o Rio Belém, no Boqueirão. O serviço de manutenção preventiva aconteceu em um trecho de mil metros de extensão com apoio de retroescavadeira e equipe manual.

Bairro 15

Cultura

O prefeito Rafael Greca pediu a todas as empresas, universidades e entidades, que fazem parte do ecossistema de inovação de Curitiba, que ajudem o município a transformar a cidade em um grande laboratório de desenvolvimento de soluções e produtos que realmente cheguem à população. “A cultura da inovação só vale quando vem acompanhada de processo social, garantindo aos moradores maior acesso à educação, saúde e emprego”, disse ele, durante a cerimônia de relançamento do Tecnoparque, programa que reduz impostos para empresas de base tecnológica. Suspenso para novas adesões desde 2013, ainda na gestão anterior, o Tecnoparque volta a oferecer desconto de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação. “O programa representa o esforço do município para estimular a inovação em toda a cidade e estamos abertos a receber novas ideias”, observou Greca, ao lembrar que o Tecnoparque faz parte do Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país. Greca salientou ainda que a reabertura do Tecnoparque é apenas uma das ações que a Prefeitura vem fazendo para estimular a inovação na cidade. “Estamos espalhando essa cultura com o apoio ao Smart City Expo, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, que volta a acontecer em Curitiba em 2019; e também com iniciativas da cidade, como o aplicativo Saúde Já, o Worktiba Barigui e os Faróis de Inovação”, enumerou ele.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

22 de maio Asfalto Manutenção de pavimento na R. Antônio Schiebel, entre a Carlos de Laet e Carmelitas, no Boqueirão. Trecho com grande fluxo de veículos e passagem de linha de ônibus.

29 de maio Horta orgânica Produção da horta da Casa de Acantonamento no Zoológico (Educação Ambiental Zoo

Gosta de literatura alemã? Então venha até a Casa da Leitura Wilson Martins na Rua da Cidadania do Boqueirão e empreste o exemplar que mais lhe agrada. Está é a única Biblioteca da Áustria da cidade e soma 422 obras em alemão, maior parte doadas pela comunidade menonita da região.

Na imagem Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, Prefeito Rafael Greca e Frederico Lacerda, diretor jurídico e técnico da Agência Curitiba.


16

Edição quinzenal

A SERZEGRAF desde 1995, oferece o que há de melhor no mundo gráfico, focando na tecnologia, qualidade e atendimento ao cliente - Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br

Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 201  
Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 201  
Advertisement