Page 1

ANO 5 | NO 06 | ABRIL/2016 | DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

CRIA TIVI DADE e inovação 72ª Soea sustentabilidade e inovação tecnológica

Construção Civil

Cerbras dá dicas

2016 chega renovando o otimismo do setor

de como escolher o piso e revestimento ideal


SUMÁRIO 4 EDITORIAL 6 MERCADO

5

72a SOEA debate sobre sustentabilidade e inovação tecnológica

Novo fôlego para a Construção Civil

8 CERBRAS

Dá dicas de como escolher o piso e revestimento ideal

9 ECONOMIA

Financiar para crescer

14 PRÊMIO

O 1º Prêmio Acomac Ceará Melhores do Ano, reconheceu empresas e personalidades

12

EXPOCONSTRUIR com criatividade e inovação é possível superar a crise

15 EXPOSITORES

Confira as novidades e tendências apresentadas durante a Expoconstruir 2015.

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

3


EDITORIAL

Caros Leitores, Nos últimos anos, uma das palavras que mais ouvimos é crise. Todos os dias os noticiários mostram as dificuldades que o nosso país atravessa seja no campo econômico, político ou social. O cenário não é exclusivo do Brasil. A crise chegou em diversos países do mundo, mas junto com ela, uma série de oportunidades. Nada disso será possível, se nos abatermos diante da crise. Esse é o momento da inovação, da criatividade, do trabalho, da união. Nós que realizamos a ExpoConstruir, vitrine de um dos mais importantes setores da nossa economia, lançamos aos nossos parceiros, expositores e visitantes, um desafio, e vencemos. Ressignificamos a palavra CRISE: Criatividade, Crença, Combate, Comprometimento, Reação, Recomeço, Resistência, Inovação, Insistência, Inteligência, Irradiação, Superação, Solução, Estratégia, Energia, Esperança. E foi com esse conceito de crise, que a ExpoConstruir se mostrou mais uma vez uma grande oportunidade para todos que compõem a cadeia produtiva da construção civil. Afinal, foram R$ 68 milhões em negócios gerados e prospectados em apenas quatro dias de evento. Nas próximas páginas, nossos leitores poderão conferir o resultado desse trabalho em equipe. Ter o Sindicato das Construtoras - Sinduscon-CE, dirigido pelo presidente André Montenegro de Holanda, como promotor do evento nos enche de orgulho e dá a certeza de realizar um evento que responde aos interesses e eleva a imagem do setor ante à sociedade.

Produção Editorial: RS Comunicação www.rscomunica.net.br 85 98833-3217 Editora: Simplícia Vianna Jornalista - Reg. 1711 JP/CE plicia.rscom@gmail.com Reportagens: Cynthia Pinheiro Cardoso Jornalista - Reg. 1982 JP/CE cynthia.rscom@gmail.com Colaboradores: Bruna Morais (Acomac) Mozarly Almeida (Crea) Comercial: Thatia Pepino thatia@ikaeventos.com.br Fotografias: VN Produções Projeto Gráfico e Diagramação: GO! Branding + Design www.heyholetsgo.com.br Impressão: Expressão Gráfica Tiragem: 5.000 exemplares Distribuição Dirigida

Agradecemos aos nossos patrocinadores - Cerbras, Hipercor, Governo do Estado do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sesi, Senai, Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Compre do Pequeno Negócio, que apostaram no sucesso dessa iniciativa, e aos nossos colaboradores da Ika Eventos, que encararam as provas com a força e altivez característica do povo brasileiro. Realização:

Boa Leitura! Roberta, Thatia, Paulo e Micheline Ika Eventos

Organização:

Promoção:

Asbea/Ce, Crea/Ce, Cbic, Acomac/Ce, Iab/CE, Sindileq/Ce, PINI, Senge/CE Patrocínio: Cerbras, Hipercor, Governo do Estado do Ceará, Fiec, Sesi, Senai, BNB e Projeto Compre do Pequeno Negócio

4


ENCONTRO

72ª SOEA debate sobre sustentabilidade e inovação tecnológica Com a participação de milhares de profissionais e estudantes, Fortaleza recebeu a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia

A 72ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), aconteceu de 15 a 18 de setembro de 2015, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo cerca de 3,5 mil profissionais e estudantes das engenharias dos mais diversos estados do País e exterior. A semana apresentou o tema “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica” e foi marcada pela participação ativa dos presentes e pelo elevado nível das palestras e debates. O evento é uma promoção do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em parceria com o Crea-CE e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema (Mútua), com a organização da Ikone Eventos. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), engenheiro civil Victor Frota Pinto, acredita que uma grande união nacional e a garra do nordestino foram determinantes para o êxito alcançado na Soea. Para ele, a realização do II Congresso Técnico Científico (Contecc) e a premiação da Comissão do Mérito, que ocorreram em paralelo, “abrilhantaram a promoção da Soea”.  Já o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, no discurso de encerramento da 72ª Soea foi enérgico ao falar do posicionamento do sistema em defesa da moralidade do País. “Todos nós aqui estamos unidos nessa luta. O Sistema Confea/Crea e Mútua se soma às iniciativas de combate à corrupção que assola o país e vem se pautando no sentido de difundir as dez medidas de combate à corrupção definidas pelo Ministério Público Federal”, afirmou.

Durante o evento, o governador Camilo Santana, que é engenheiro-agrônomo recebeu uma homenagem do Sistema Confea/Crea e Mútua. Ao demonstrar sua gratidão com o reconhecimento, falou: “Vocês não imaginam o desafio que é ser governador de um Estado no semiárido nordestino. Gostaria de parabenizar o tema escolhido para essa 72ª Soea. Estamos no quarto ano consecutivo de seca, por isso precisamos inovar e apostar em tecnologias”, observou.

COOPERAÇÃO O presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), engenheiro civil Paulo Guimarães, observou uma participação ativa de todos inscritos na semana. “Foi efetiva a cooperação nas diversas palestras que tivemos. Que se repita o sucesso que alcançamos aqui em Fortaleza”, enalteceu. Outro momento marcante no encerramento da 72ª Soea foi a palestra sobre a obra de construção da Ferrovia Transnordestina, proferida pelo ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador e atual presidente da empresa responsável pela obra da ferrovia, Ciro Gomes. “A ferrovia integrará os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco aos portos do Pecém (CE) e de Suape (PE), possibilitando o escoamento da produção agrícola e de minério do sertão nordestino, passando por 81 municípios. Trata-se da maior obra linear e a maior obra ferroviária do mundo em andamento”, destacou Ciro Gomes.

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

5


MERCADO

NOVO FÔLEGO

para a Construção Civil Após um ano difícil, 2016 chega renovando o otimismo deste setor indispensável ao desenvolvimento do País

6


No Brasil, o último ano foi marcado pela instabilidade econômica em diversos setores, inclusive para a construção civil. Em 2016, a expectativa parece ser um pouco melhor, dizem os especialistas. Para o Presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, o otimismo chega com certa cautela. “O ano de 2016 será de muito trabalho. A junção das crises política e econômica paralisou o País. Estamos ansiosos em saber quais os rumos o Brasil vai tomar para que então possamos nos planejar e voltarmos a investir”. De acordo com o presidente da entidade, o mercado cearense de construção civil se precaveu para o período de crise e agora espera, aos poucos, este momento de retomada. “O Ceará é um ponto fora da curva. Em 2014, já vislumbrávamos a crise que se instalaria no País durante o todo o ano de 2015. Com isso, as construtoras associadas ao Sinduscon-CE tiveram a precaução de lançar menos unidades e assim não sobrecarregar o mercado com uma oferta muito grande de imóveis – fato que se observou em outros estados, que não adotaram essa mesma postura e assim criaram a chamada ‘bolha imobiliária’”, acrescenta André Montenegro.

MOMENTO IDEAL PARA COMPRA DE IMÓVEIS

Para o consumidor, o período é favorável à aquisição de imóveis com juros reduzidos. No intuito de atrair compradores, construtoras estão oferecendo descontos e reduzindo o valor da entrada e das parcelas. “O imóvel continua sendo um excelente investimento. Para quem ainda tem dúvidas, aconselho que o melhor momento de compra é agora. Temos os menores juros do mercado. Em média, são cerca de 10 a 14% ao ano, enquanto os do cartão de crédito estão próximos de 400% anuais, sem contar o financiamento imobiliário”, avalia o presidente do Sinduscon-CE.

INDÚSTRIA DE MATERIAIS SEGUE OTIMISTA

O ano de 2016 será de muito trabalho. A junção das crises política e econômica paralisou o País. Estamos ansiosos em saber quais os rumos o Brasil vai tomar para que então possamos nos planejar e voltarmos a investir”.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, a expectativa é de que o cenário de queda das vendas, visto em 2015, chegue com menor intensidade este ano. “O que poderá ajudar este ano é o crescimento da renda um pouco acima da inflação, a execução de reformas das moradias que vem sendo adiada há muito tempo, a queda nas importações e o aumento das exportações em função do câmbio, além da fase 3 do programa federal Minha Casa, Minha Vida e alguma retomada das obras da infraestrutura”, defende.

Na avaliação do secretário de Infraestrutura do Ceará, André Facó, programas governamentais movimentaram um pouco mais o setor no Estado. O segmento de vendas de materiais de constru“Depois de um momento de grande ção tem se movimentado para enfrentar as inpujança, os últimos dois anos foram tempéries e seguir com otimismo. “As empresas de cautela para a construção civil. O têm se adequado à nova realidade de mercado setor é muito suscetível às nuances André Montenegro com redução de custos, baixo estoque, melhoda economia e do mercado, por isso, Presidente do Sinduscon/CE rias de produtividade, abertura de mercados no a retração. No Ceará, o cenário não exterior e ações via associações como a Abrafoi diferente, mas uma peculiaridade mat para manutenção do crédito imobiliário e a aceleração das que podemos apontar na nossa região é a contribuição obras do MCMV e do Programa de Aceleração do Crescimende programas governamentais como o Minha Casa, Mito (PAC), e ainda aprovando acordos de leniência que perminha Vida para manter o setor minimamente aquecido”, tam a volta das atividades de grandes empreiteiras”. destaca Facó. “Esse ano começa com a expectativa de novos projetos em várias frentes, aumentando as possibilidades para o setor da construção civil, criando oportunidades de empreendimentos e vagas de emprego”, complementa o secretário.

O presidente dá dicas sobre quais caminhos as empresas de materiais poderão trilhar. “Este deverá ser um ano para incremento da construção industrializada, ou seja, da maior utilização de sistemas pré-moldados à base de concreto, de aço, de gesso e madeira”, finaliza.

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

7


DICAS

COMO ESCOLHER o piso e revestimento ideal? A CERBRAS dá dicas e oferece treinamentos para garantir a qualidade do material

Se você está pensando em construir ou reformar, já deve ter visto a variedade de pisos e revestimentos disponíveis. São diversas opções para todos os bolsos e gostos: vinílico, cerâmico, porcelanato, madeira e grês. Mas como saber qual tipo ideal para cada ambiente? Para ajudar consumidores e vendedores, a CERBRAS - Cerâmicas do Brasil, uma das maiores fábricas de revestimentos cerâmicos do País e única do Nordeste com os selos de qualidade CCB e ISO 9001, dá algumas dicas. Uma das principais características é a resistência a abrasão indicada pelo PEI. A abrasão caracteriza-se pelo desgaste superficial, ocasionado pelas sujeiras abrasivas presentes nos ambientes e que se arrastam através dos solados dos sapatos. “Em condições normais de uso, esta característica vai auxiliar a durabilidade do revestimento cerâmico. A escolha do PEI adequado pode proporcionar ao revestimento cerâmico para piso, vida e beleza por muito tempo. Ao contrário, quando se escolhe inadequadamente o PEI, pode-se condenar um produto de alta qualidade a uma vida muito curta”, explica a presidente da empresa, Ana Lúcia Mota. Também é fundamental proteger-se contra elementos abrasivos que possam riscar o piso, inclusive durante a execução do assentamento. Em ambientes que tem acesso direto à rua, sempre utilizar tapetes ou capacho. Cuidado também na hora de limpar. Nada de passar desinfetantes e outros produtos químicos, a limpeza diária deve ser feita somente com água e detergente neutro.

8

E se você ainda está em dúvida, a dica é checar a qualidade do produto no momento da compra. “Diferenciais como certificações e resistência a mancha d’água, são itens que requerem atenção”, destaca Ana Mota. A CERBRAS oferece treinamentos tanto para aplicadores quanto para equipe de vendas das lojas parceiras. O objetivo é apresentar as boas práticas de assentamento de acordo com as normas técnicas e os diferenciais dos produtos CERBRAS.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA PISO: VINÍLICO: Além de ser um isolante acústico, térmico e elétrico, é antialérgico e fácil de limpar, porém não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenha muito contato com água. CERÂMICA: É durável, resistente, antialérgica, anti-inflamável, fácil de limpar e adequada ao clima brasileiro. Tem mais opções de decoração dos ambientes. Cerâmicas brilhantes tem maior facilidade de riscar e as cerâmicas rústicas, rugosas ou granilhadas precisam de limpeza mais frequente, pois acumulam mais sujeiras. PORCELANATO: Tem as mesmas vantagens e desvantagens da cerâmica, porém é mais resistente e tem baixa absorção de água. MADEIRA: Oferece conforto térmico e durabilidade. A maior desvantagem é a possibilidade de infestação por cupins, sendo necessária uma dedetização preventiva. GRÊS: É um tipo de argila com grande conteúdo de sílica, grão fino, plástica e refratária que suporta altas temperaturas e muito resistente. Utilizado na fabricação do porcelanato.


ECONOMIA

Financiar para crescer Em busca por novas fontes de recursos para a construção civil, o empresário pode contar com opções de financiamento no mercado

O signicativo papel que a construção civil desempenha na economia do País tem demandado para o setor uma maior atenção no que se refere a opções de financiamento. Diversas instituições financeiras já dispõem de linhas de crédito para o desenvolvimento da construção civil, como é o caso do Banco do Nordeste. De acordo com o superintendente (em exercício) de Negócios de Atacado e Governo, Jeovah Lopes, o BNB atende os mais variados portes de clientes, desde micro a grandes empresas. “Temos como missão principal atuar na promoção do desenvolvimento regional sustentável como banco público competitivo e rentável. Dentro dessa diretriz macro, um dos objetivos é financiar o setor produtivo e isso inclui também o setor de construção civil, responsável pela geração de emprego e renda em nossa área de atuação”. A instituição disponibiliza linhas de crédito para o financiamento de itens destinados à estrutura operacional dos empreendimentos e necessários para o desenvolvimento das atividades da construção civil. “Maquinário, equipamentos e veículos são alguns exemplos de itens que podem ser financiados”, explica Jeovah Lopes.

VANTAGENS :

Maquinário, equipamentos e veículos são alguns exemplos de itens que podem ser financiados

Serviço:

Banco do Nordeste www.bnb.gov.br 0800 728 3030

Ainda de acordo com o superintendente, como as linhas de crédito do BNB contam com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), elas apresentam taxas competitivas. Outra vantagem é o desconto para os empresários que pagam no prazo. “Oferecemos, inclusive, bônus de 15% sobre os juros para os clientes que pagarem suas prestações em dia”, complementa Jeovah Lopes. Os encargos financeiros podem variar de 8,24% a 11,18% ao ano. O prazo total é de até 12 anos, incluindo quatro de carência, sendo definido de acordo com a finalidade do crédito e capacidade de pagamento do empreendimento.

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

9


EXPOCONSTRUIR

Feira mostra que com

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO É POSSÍVEL SUPERAR A CRISE

Com comprometimento e trabalho em equipe, provamos que podemos recomeçar, usar novas estratégias e assim definir novos caminhos para os negócios”.

Paulo Pepino Diretor da ExpoConstruir

10


Em sua quarta edição, a ExpoConstruir – Feira de Materiais e Sistemas Construtivos, realizada entre os dias 16 e 19 de setembro de 2015, no Centro de Eventos do Ceará mostrou que apesar da crise econômica, é possível crescer.

vPlan: Soluções para Pavimentos Planos; Esquadrias e Insumos Termo Acústicos; Fachadas Ventiladas; Sistemas Integrados e Gestão Estratégia para Alavancar os Negócios, dentre outros.

Outro destaque foi o “Dia do Operário”, que teve como A receita para o sucesso do evento é a mesma que mi- objetivo colocar os profissionais, mestres de obras e delhares de brasileiros utilizam para vencer as dificul- mais trabalhadores da construção civil em contato direto com os fornecedores, propiciando um indades: criatividade e trabalho. Para tercâmbio de informações e capacitação. o Diretor da ExpoConstruir, Paulo A EXPOCONSTRUIR Pepino, “com comprometimento e EM NÚMEROS Inovando mais uma vez, a ExpoConstruir trabalho em equipe, provamos que promoveu a Liquida Construção, com podemos recomeçar, usar novas estraofertas em pisos, revestimentos, tintas, tégias e assim definir novos caminhos vernizes, equipamentos, ferramentas, ilupara os negócios”. minação, cerâmicas e metais. Além dos descontos, os compradores encontraram Os números não mentem. Nos quaformas diferenciadas de pagamento. tro dias de realização, as cerca de 150 marcas expositoras de vários Estados do Brasil registraram R$ 68 milhões A ExpoConstruir 2015 contou com os paem negócios, gerados a partir da intetrocínios da Cerbras, Hipercor, Governo ração com os mais de 18 mil visitando Estado do Ceará, Federação das Intes, entre construtores, engenheiros, dústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sesi, arquitetos, decoradores, lojistas, estuSenai, Banco do Nordeste (BNB) e Prodantes e demais profissionais da área. jeto Compre do Pequeno Negócio. A realização é da Ika Eventos e organização da No total, a feira ocupou uma área de Artepiso e Ikone Eventos. 9 mil m² do Centro de Eventos, permitindo ao público tomar conheciA próxima edição do evento já tem data mento de tudo que envolve o procesmarcada: de 20 a 23 de setembro de 2017, so produtivo do setor de construção, no Centro de Eventos do Ceará. Os orgadesde máquinas e equipamentos de nizadores anunciam que a comercializadiversos portes até os variados mateção será iniciada em breve. riais de construção, pisos, revestimentos, tintas, vernizes, passando pelos processos de iluminação e sistemas CAMPANHA DE MÍDIA construtivos. Com mais de 250 mil reais investidos na divulgação do evento, a ExpoConstruir A programação contemplou ainda conquistou local de destaque nos princidiversas palestras – técnicas e comerpais veículos de comunicação do Estado, ciais - com informações e dicas reregistrando mais de 80 notícias espontâneas na imprensa. passadas por grandes players do setor. Entre os temas abordados, destaque para as Tecnologias de Aditivos e O plano de mídia contou ainda com anúncios em jornal, Adições para Concretos; Situação Atual e Perspectiva TV, rádio, busdoor e outdoor, banners em sites de revistas do Setor de Material de Construção no Varejo; Siste- especializadas e envio de newsletters. A produção da Rema Construtivo em Light Steel Frame; Uso da Energia vista ExpoConstruir, que chega a sua sexta edição é outro Solar, LED: Tecnologia e Oportunidade, Sistema Pa- diferencial do evento.

+ de 150

expositores

R$68mi

em negócios

18mil

visitantes

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

11


LADO SALINAS

POR REVE TÃO RS SAÍD ÍVEL EMER A DE GÊNC IA

DEP. M1

ANTE-CÂM

.

ESC. M1 COPA

01

DEP. M2

DEP. DIVISÓ RIAS

ESC. M2

PORTÃ REVER O SÍV SAÍDA EL EMERG DE ÊNCIA

COPA 02

3,00m

Sala de palestras 78m²

ESC. M3 APOIO

14 25m² 3,00m

08 40m²

19 25m²

20 25m²

21 80m²

16 40m²

3,00m

10 230m²

11 50m²

3,00m

WCM WCF

20,5m de

05 20m²

18 40m²

07 24m²

30 25m²

37 25m²

32 40m²

38 25m²

39 80m²

23 50m²

35 50m²

24 50m²

25 20m²

26 20m²

27 20m²

28 24m²

P

45 200m² 41 100m²

PD

ENTRADA

PD: 4,50m

m

ESC. SO CIAL

44 110m²

SAÍDA

Divisória

PD: 4,50

A G.

E

EM

43 50m²

42 54m²

ÂMAR

ESC. SE

APOIO

40 100m²

FOYER

ANTE-C

COPA 04

DEP. M5

SALÃO MUNDAÚ

3,00m

29 25m²

36 50m²

06 20m²

ESC. M4

3,00m

3,00m

04 24m²

DEP. DIVISÓRIAS

34 50m²

3,00m

17 40m²

12 50m²

PORTÃO REVERSÍVEL SAÍDA DE EMERGÊNCIA

33 50m²

22 100m²

3,00m

03 32m²

DEP. M4

COPA 03

31 40m²

3,00m

02 40m²

DEP. M3

3,00m

15 40m²

09 40m²

PORTÃO REVERSÍVE L SAÍDA DE EMERGÊNC IA

PD: 4,59 SALÃO TA ÍBA m 3,00m

13 25m²

3,00m

01 32m²

WCMWCF

DOCA M3 -M4

ESC. SEG

HALL ELEVAD ORES

HALL ESC. ROL.

F

ANTE-CÂM.

HALL ESC. ROL. ESC. SEG

EN 12


de 2017

20 23

CENTRO DE EVENTOS

RMA TAFO PLAN ARGA DESC

DEP. DIVISÓRIAS

COPA 06

49 50m²

52 25m²

53 25m²

C D

59 25m²

58 25m²

66 25m²

77 25m²

76 25m²

67 25m²

68 80m²

61 40m²

60 40m²

3,00m

79 40m²

Sala de s palestra 225m²

3,00m

62 50m² 55 100m²

3,00m

3,00m

PD: 4,59m

PD: 13,00m

80 100m²

69 100m²

63 50m²

56 100m²

3,00m

64 50m²

70 50m²

87 50m²

72 24m²

73 20m²

74 20m²

83 24m²

75 24m²

SAÍDA ENTRADA

RAMPA

B

L ANTE-CÂM.

HALL ESC. ROL.

ESC. SEG

NTRADA

HALL ESC. ROL.

ESC. SOCIA

ENTRADA

PD: 4,50m

FOYER

FOYER

91 40m²

88 50m²

82 40m²

71 50m²

65 50m²

57 54m²

90 40m²

89 100m²

81 40m²

51 200m²

D: 13,00m

A

COAR

ICOA

O JER

SALÃ

78 40m²

54 80m²

48 200m²

DEP. RIAS DIVISÓ

3,00m 3,00m

50 110m²

47 110m²

APOIO

IVA EXCLUS E SAÍDA D IA C ERGÊN COPA 07 EM

3,00m

PD: 13,00m

46 50m²

ESC. M8

ESC. M7

PORTÃO L REVERSÍVE SAÍDA DE IA NC GÊ ER EM

DEP. M9

HALL ELEVADORES

84 20m²

85 20m²

86 20m²

CF WCM W visória

11m de Di

EG

APOIO

PORTÃO REVERSÍVEL SAÍDA DE EMERGÊNCIA

DEP. M7

DEP. M6

ÃO PORT ÍVEL RS REVE A DE SAÍD NCIA Ê MERG COPA 08 E

ESC. M9

DEP. M8

ESC. S

COPA 05

ESC. SEG

DEP. LIXO

DOCA M9

ÂM. ANTE-C

EXCLUSIVA SAÍDA DE MERGÊNCIA

REFEITÓRIO

DOCA M7 -M8

ANTE-CÂM.

DOCA M5 -M6

CF WCMW

LADO UNIFOR

RMA PLANTAFO DESCARGA

PLANTAFORMA DESCARGA


PRÊMIO

O OSCAR do setor de material de construção O 1º Prêmio Acomac Ceará - Melhores do Ano, realizado durante a ExpoConstruir, reconheceu empresas e personalidades

Em uma noite de confraternização para o setor cearense de material de construção, o 1º Prêmio Acomac Ceará 2015 - Melhores do Ano homenageou e reconheceu empresas e personalidades que se destacaram por ajudar a fortalecer o segmento no Estado. Quase cinco mil revendas da capital e interior participaram do evento, que ocorreu durante a ExpoConstruir 2015, no dia 18 de setembro de 2015. Foram homenageados o empresário Raimundo de Araújo Cabral (in memoriam), fundador da Acal, e o governador do Ceará, Camilo Santana. O evento também premiou revendas do Estado em diversas categorias. Para o presidente da Associação Nacional de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, presente ao evento, o setor fica mais fortalecido com este tipo de iniciativa. “Toda vez que a gente reúne aquelas pessoas que fizeram por merecer, que estão preocupadas em desenvolver sua empresa, seja indústria, seja comércio, é sempre muito meritório”. A escolha dos premiados se deu por meio de pesquisa realizada pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE) junto às indústrias e revendas de todo o Brasil, que votaram, por meio de questionário disponibilizado via internet, nas melhores empresas.

14

“O 1º Prêmio Acomac Ceará 2015 foi sucesso absoluto. Aproveito para agradecer aos nossos patrocinadores, apoiadores, convidados, homenageados, aos Melhores do Ano e a todas as cinco mil revendas do nosso Estado, que contribuem diretamente para o engrandecimento do nosso setor e para o fortalecimento da nossa economia”, comenta o presidente da Acomac-CE, Carlito Lira.

PREMIADOS Comercial Rocha | Pequeno Empreendedor Walter Bastos Representação | Representação Comercial Comercial Maia | Distribuidora Aço Fortaleza | Varejo Especializado, Aço, Ferro e Alumínio SV Elétrica | Varejo Especializado Elétrico e Iluminação Madeireira Geovane | Varejo Especializado Madeireira Lafaiete Tintas | Varejo Especializado Tinteiro Construpiso | Loja Região Norte Atacon | Loja Região Sul Construtop | Loja Grande Fortaleza Normatel | Home Center


EXPOSITORES

PRODUTOS e sistemas sustentáveis Confira as novidades e tendências em diversas áreas da construção civil apresentadas pela mais de 150 marcas em exposição na ExpoConstruir 2015 AÇO FORTALEZA A novidade trazida pela Aço Fortaleza para a ExpoConstruir foi a esponja abrasiva Lineato, desenhada para proporcionar um uso flexível, se moldando facilmente às superfícies a serem lixadas. Desenvolvida para lixar a seco ou com água, a esponja pode ser lavada e reutilizada, ajudando a reduzir o desperdício e aumentando a vida útil do produto. É indicada para lixamento de madeira, metal, plásticos, massas finas, primers e acabamentos automotivos. A empresária Raiane Uchoa garante que o produto substitui três lixas do tipo convencional o que torna o produto ainda mais atrativo. Enquanto uma lixa comum custa em média 2,70, a esponja abrasiva é comercializada a R$ 3,00, ou seja, quase um terço do investimento. Saiba mais: www.acofortaleza.com.br | 85 3498-4534

ACEPRAG A Associação das Empresas de Controle de Pragas do Ceará - Aceprag apresentou seu produto para o controle ambiental do cupim. A solução - um tipo de barreira química - é injetada em todo o perímetro da edificação através de pequenos furos. A correta aplicação do produto é realizada pelas empresas associadas à Aceprag, o que garante ao consumidor um serviço preciso e eficaz no controle de pragas. Saiba mais: www.aceprag.com.br | 85 3062-9102

ACQUALIMP A empresa é especializada em soluções para captação, armazenamento e tratamento de água, possuindo uma diferenciada linha de reservatórios voltada para o varejo, construtoras, indústrias e governo. A Acqualimp aproveitou a ExpoConstruir para mostrar o seu Biodigestor. O produto é uma mini-estação de tratamento de esgoto com o exclusivo sistema de extração do lodo, que dispensa o uso do caminhão limpa fossa. Mais leve, é fácil de manusear e instalar, necessitando de menor volume de escavação. Outro destaque na feira foi o lançamento da caixa d’água Acqualimp com dupla proteção. Ela é a única com revestimento antibacteriano e sua camada branca e lisa facilita a limpeza, enquanto a camada externa conta com revestimento UV, resistente aos raios solares. A tampa oferece vedação total. A empresa oferece modelos com capacidade para 500 ou mil litros. Saiba mais: www.acqualimp.com | 0800 940 2482

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

15


EXPOSITORES

ALLUM A empresa oferece soluções em esquadrias em alumínio para obras residenciais, comerciais e industriais. Na feira foram mostrados os produtos mais procurados, entre eles opções de guarda-corpo, brises (que impedem a entrada do sol), portões, grades, janelas e as fachadas “pele de vidro”. A Allum trabalha com insumos de alta qualidade e realiza desde o corte, passando pela usinagem e montagem, além da instalação. Saiba mais: www.allumesquadrias.com.br 85 3037-0087

ARTEPISO A Artepiso é uma empresa de referência na comercialização de pisos, forros, divisórias, gesso, carpete, persianas e cortinas, brise, toldos, revestimentos acústicos e decorativos, isolamento termo acústico, steel frame, entre outros. A novidade inovadora mostrada pela empresa na ExpoConstruir foi o Light Steel Framing - sistema de construção composto por elementos industrializados que propiciam uma construção extremamente rápida, versátil e limpa, evitando a geração de resíduos e o elevado consumo de água, comum a construção civil convencional. Outra inovação trazida pela Artepiso para contribuir com a sustentabilidade da construção civil é a fachada ventilada NBK, que propicia eficiência térmica das edificações, reduzindo o uso de ar condicionado e a necessidade de manutenção da fachada. É produzida com material 100% reciclável. A alta durabilidade e o baixo grau de absorção das peças permitem a limpeza pela própria água da chuva, deixando a fachada sempre com aspecto de nova. Saiba mais: www.artepiso.com.br | 85 4012-9900

ASSA ABLOY O grupo Assa Abloy é lider mundial na fabricação de sistemas para abertura de portas, controles de acesso e portas de segurança. Na ExpoConstruir, apresentou várias novidades, como os lançamentos da marca Silvana: o sistema digital de entrada (linha econômica) e o cofre digital para residências. A empresa mostrou ainda as fechaduras com biometria da marca Yale e as portas corta-fogo da Metalika. O conjunto de fechaduras e maçanetas em aço inox em modelo econômico da marca La Fonte também foram destaque no estande do grupo Assa Abloy. Saiba mais: www.silvana.com.br | www.assaabloy.com.br

AURORENSE Empresa familiar e especializada na fabricação de equipamentos para construção civil, a Aurorense obedece as normas técnicas federais. Produz ainda carrinhos transportadores, ferragens e ferramentas, além de oferecer serviços de metalurgia. Entre os produtos expostos na ExpoConstruir, o diretor comercial da empresa, Diego Campos, destacou a betoneira elétrica 400 litros e a peneira elétrica PE 1500, ambas fabricadas pela Aurorense. “Os dois equipamentos possuem alta produtividade, garantia e o menor preço da praça”, frisou. O custo dos produtos durante o evento foi de R$ 1.995,00 e R$ 1.750.00, respectivamente. Saiba mais: www.aurorense.com.br | 85 3483-5272

16


EXPOSITORES

BAKOF TEC A Bakof Tec conta com uma linha completa em reservatórios, cisternas e sistemas de tratamento de efluentes em fibra de vidro e polietileno. A empresa, cuja matriz é no Rio Grande do Sul, já soma 29 anos no mercado e conta com unidades no Mato Grosso do Sul e no município de Tauá, no Ceará. A qualidade e segurança dos produtos são atestados pela certificação ABNT NBR 13.210 e 14.799. As caixas d’água em fibra de vidro variam a capacidade de 100 a 30 mil litros de água. Há ainda modelos retangulares, autolimpantes ou caixas e tanques com tampa rosqueável. A empresa oferece Sistema de Tratamento de Efluentes domésticos e industriais compactos, com ênfase na preservação ambiental, incluindo Estações de Tratamento de Água, decantadores, caixas de gradeamento, caixas de gordura e sistemas dosadores de cloro. Os produtos são garantidos contra defeitos de fabricação por um período de 24 meses. Saiba mais: www.bakof.com.br | 55 3744-9000

CARBOMIL A Cal Hidratada CH-I da Carbomil é fabricada a partir do mais puro calcário cretáceo em conformidade com a NBR 7175 da ABNT. O engenheiro químico da empresa, Crisanto Santiago, diz que é preciso tornar mais frequente o uso da cal nas argamassas. Pronta para uso, a Cal CH-I trazem uma série de vantagens para o revestimento e assentamento como maior aderência, resistência, plasticidade, durabilidade e beleza nas edificações. O resultado é uma maior economia e qualidade na obra. Outro produto apresentado no evento foi a Pedra Medieval Carbomil, feita a partir de rochas calcárias. Utilizada em grandes estruturas, em blocos ou como revestimento interno ou externo, as pedras de coloração creme-marfim proporcionam beleza e estilo à obra, além de funcionarem como isolante térmico e acústico naturais para os ambientes. Saiba mais: www.carbomil.com.br | 85 3198-9966

CHURRASQUEIRAS FORTAL A Churrasqueiras Fortal apresentou na ExpoConstruir o novo forno iglu refratário, ideal para assar pizzas, pães e carnes. Com acabamento em cimento, o forno é totalmente pré-moldado o que facilita a montagem. Basta encaixar as peças e rejuntar com argamassa C3. O acabamento pode ser feito em qualquer cor com tinta látex de parede à base de água. O produto dispõe ainda de uma linha completa de acessórios como a porta nas opções inox, preta ou galvanizada e chaminé. O preço final sugerido ao consumidor é de até R$ 1.300,00. Saiba mais: 85 3260-5566 www.churrasqueirasfortal.com.br

COLACERÂMICA Especialista em argamassas, rejuntes e massas especiais, a empresa se destaca pelo atendimento, possuindo frota própria de veículos e entrega ágil. Na feira, os visitantes puderam conferir, entre vários produtos, a Colacol, uma argamassa colante colorida, super aderente para assentamento e rejuntamento simultâneo de pastilhas e tijolos de vidros. O produto é indicado por arquitetos e outros profissionais da construção devido sua qualidade e versatilidade. Saiba mais: www.colaceramica.com.br 85 3250-2633

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

17


EXPOSITORES

COMERCIAL CARACAS A empresa é representante técnica de diversas marcas líderes voltadas à construção civil. Entre as soluções, destaque para os produtos da Betumat, que são referência no mercado de impermeabilizantes. Em sua linha de base asfáltica, a Betumat produz soluções asfálticas e elastoméricas, asfaltos oxidados e elastoméricos, além das mantas asfálticas Betumanta, estruturadas com geotêxtil de poliéster, polietileno, fibra de vidro, com acabamento em alumínio, geotêxtil ou liso. A marca possui ainda várias opções de impermeabilizantes de base cimentícia. A Comercial Caracas é representante exclusiva da Maccaferri, que oferece as fibras de polipropileno FibroMac, usadas em concretos e argamassas, reduzindo o índice de fissuras provocadas pela retração e assentamento. Os consumidores podem contar com suporte personalizado da Comercial Caracas e com o serviço de atendimento 24 horas. Saiba mais: www.comercialcaracas.com.br | 85 3298-2500

COMERCIAL MAIA A Comercial Maia é uma empresa de tradição, que vem atuando desde 1984 na comercialização de materiais para construção. Possui uma área total de aproximadamente 10.000 m² e disponibiliza mais de 4 mil itens das melhores marcas para todo o Ceará. A empresa conta ainda com uma logística ágil e entrega sempre no prazo, através de uma frota com diversos veículos. Na ExpoConstruir, a empresa deu ênfase à nova parceria com as tintas Coral: a distribuição autorizada da líder no mercado brasileiro em Tintas Imobiliárias Premium foi iniciada pela Comercial Maia em setembro de 2015. Também na feira, a empresa colocou mais de 100 itens em promoção e ainda realizou sorteios de um carro e uma moto. Saiba mais: www.comercialmaia.com.br | 85 3499-1061

CONMARFEL A indústria portuguesa Conmarfel é especialista em estruturas metálicas, fabricação de vidros e esquadrias de alumínio de alto padrão. A empresa chega ao mercado brasileiro com tecnologias inovadoras em produtos termoacústicos. Os vidros Climalit, por exemplo, reduzem o ruído exterior em até 100%, ideal para hospitais e locais que necessitam de silêncio. Outro produto é a prancha termoacústica para paredes e telhados que mantém a temperatura ambiente entre 22 e 24º. Trazida em primeira mão para o Brasil durante a ExpoConstruir as novas paredes e coberturas em betão leve prometem velocidade na execução da obra, diminuição do peso das estruturas – já que o peso das placas corresponde a 1/3 do peso do tijolo convencional. O objetivo é gerar mais conforto nos edifícios e economia de energia. A primeira fábrica da empresa no País será instalada até o início de 2016 no distrito industrial do Catú, em Horizonte/CE, em uma área de 10 mil m². Segundo o proprietário da empresa, Antônio Soares, para a instalação do equipamento estão sendo investidos cerca de R$ 30 milhões, com expectativa de gerar 120 empregos diretos. Saiba mais: www.conmarfel.com | 85 99684-1020

CPN METALÚRGICA O destaque da empresa na feira foram as opções de fachadas ventiladas, que aliam inovação, funcionalidade e beleza. As estruturas utilizam chapas de ACM (alumínio composto) ou outros metais, que garantem personalidade, conforto térmico e acústico. “Em nosso portfólio estão fachadas de shoppings, clínicas, edifícios comerciais e o próprio Centro de Eventos, local da ExpoConstruir”, frisa o arquiteto da CPN Tiago Borges.. Saiba mais: www.cpn.ind.br 85 3341-3373

18


EXPOSITORES

ECO ENGENHARIA Há 10 anos no mercado, a empresa é referência no Nordeste em geossintéticos e produtos correlatos. Está sempre em busca de soluções inovadoras para obras geotécnicas, com foco na comercialização e correta aplicação dos produtos, além de oferecer suporte técnico para estudos preliminares e de projeto, alternativas construtivas e acompanhamento executivo. Na ExpoConstruir, o engenheiro Renato Trentine deu destaque para duas marcas de ponta da qual a Eco Engenharia é representante: Viapol, de aditivos para concreto, argamassas e impermeabilizantes; e ACO, de soluções de canais para drenagem - esta última com peças medindo 1m, de fácil instalação, alta produtividade e excelente acabamento. Saiba mais: www.ecoengenharia.com.br | 85 3224-7663

EDITORA ABRIL A Editora Abril promoveu a venda de assinaturas das revistas Veja e Arquitetura e Construção, dentre outros títulos, através de seu representante em Fortaleza, Representações Fantástico. Especializada no setor, a Arquitetura e Construção é uma publicação mensal da editora que dá ideias de projetos, preços e opções de materiais. Mostra as etapas da obra, a experiência de quem já construiu, desde o tempo até os custos do projeto. Saiba mais: www.abril.com.br | 0800-775-2112

EDITORA PINI Líder na produção e disponibilização de informações e sistemas de apoio para a indústria da construção civil, a Pini é a maior editora técnica do segmento no País. A empresa é responsável pela edição das revistas Construção Mercado e Guia da Construção, AU, Téchne e Equipe de Obra, além da elaboração de manuais técnicos, sistemas e serviços de engenharia. Uma das novidades é o desenvolvimento de softwares como o Volare, para orçamento, planejamento e controle de obras e o Versato, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) desenvolvido especificamente para administração de empresas construtoras, incorporadoras e empreiteiras. Saiba mais: www.piniweb.com.br | 11 2173-2300

FASE PROJETOS A empresa é especializada na elaboração de projetos de instalação, consultoria, gerenciamento e acompanhamento de projetos em execução. Possui sedes em Fortaleza, Natal e São Luís e conta com uma equipe de engenheiros e técnicos que desenvolvem projetos nos diversos segmentos da construção civil. Na feira, a engenheira Heliane Leite, sócia da empresa, apresentou algumas das participações da Fase Projetos em empreendimentos de grande porte, tais como aeroportos, estádios, resorts, edifícios residenciais, supermercados e emissoras de TV. A empresa atua em projetos de engenharia hidrossanitária e elétrica, comunicação, proteção contra incêndio, automação e sistema de som. Saiba mais: www.faseprojetos.com.br | 85 3244-3500

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

19


EXPOSITORES

FOCO Reconhecida como uma das principais empresas do Ceará no segmento de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, a Foco esteve presente em mais uma edição da ExpoConstruir com o objetivo de fortalecer sua marca. Suely Sena, sócia-proprietária da empresa, destacou o compromisso da Foco com a oferta das melhores marcas e produtos de primeira linha. Há equipamentos para proteção auditiva, cabeça e face, pele, olhos, mãos e braços, pés e pernas, além de proteção respiratória e em altura e resgate, bem como equipamentos de sinalização e ferramentas. A empresa oferece entrega imediata e atendimento personalizado, o que garante a melhor experiência de compra. Saiba mais: www.focoepi.com.br | (85) 3284-6580

FORTES A Fortes Tecnologia em Sistemas, reconhecida por sua expertise na criação de soluções para diversas áreas, anunciou na ExpoConstruir a nova parceria com a Previx, empresa dedicada ao desenvolvimento de sistemas de gestão de obras. Com isso, o construtor poderá adquirir um sistema integrado que permitirá o planejamento, acompanhamento e a gestão de suas obras e projetos com segurança e agilidade. Saiba mais: www.fortestecnologia.com.br 85 4005-1111

FORTVIGAS Com uso da tecnologia de protensão, a Fortvigas oferece produtos inovadores de alta resistência, durabilidade e custo acessível. A novidade apresentada na ExpoConstruir foi a laje sem escoramento, que consegue vencer vãos livres de até 12 metros. De acordo com Felipe Frota, proprietário da Fortvigas, o produto faz com que a construção torne-se mais limpa, além de reduzir consideravelmente o tempo e o valor final da obra pela eliminação de qualquer custo com escora. Saiba mais: www.fortvigas.com.br 85 3273-1900

GESSO CHAVES Com a promessa de acelerar o processo de construção e reduzir o custo da obra, a Gesso Chaves apresentou durante a ExpoConstruir o carro-chefe da empresa: os blocos de gesso. O diretor comercial Germano Chaves, lembra que é importante verificar a adequação dos blocos às normas técnicas para evitar patologias na obra, como amarelamento das peças e trincas na portas. Aprovados nos testes de resistência a água e ao impacto, os blocos de Gesso Chaves tem dimensões padronizadas, proporcionando um encaixe perfeito, o que reduz o uso de massa de acabamento. Com as duas faces planas, os blocos também já estão prontos para receber a pintura, além de terem o peso reduzido e permitirem a execução de uma parede em um único dia. Saiba mais: www.gesso.com.br | 85 3499-3850

20


EXPOSITORES

HIDROFORTAL Entre o amplo portfólio de produtos, a Hidrofortal deu destaque na Expoconstruir à sua linha de itens voltados ao saneamento básico: PBA, coletor corrugado, defofo, esgoto pressurizado e Pead. A empresa está situada em Fortaleza e de acordo com seu gerente de vendas, Genivaldo de Santiago, a Hidrofortal se diferencia pela disponibilização de diversas marcas líderes e, principalmente, por sua entrega imediata. Saiba mais: www.hidrofortal.com.br 85 3535-0470

HYUNDAI AA marca divulgou opções de veículos voltados ao transporte de cargas, como caminhões leves e semi-leves, novos e semi-novos, além de peças, acessórios e serviços mecânicos. Na ExpoConstruir, os visitantes puderam conferir mais detalhes sobre a camioneta HR 2016. O veículo possui airbag duplo para três ocupantes e capacidade útil de carga de até 1.800kg. A condução da camioneta HR 2016 pode ser feita também com habilitação na categoria B (automóvel). Possui câmbio de seis marchas, motor 2.5 turbo diesel e freios ABS. Saiba mais: www.hyundai-motor.com.br 0800 770 3355

ILUMI Com mais de 17 anos de atuação, a Ilumi é referência no mercado elétrico e de iluminação: são mais de 1.500 itens produzidos pela empresa. Na ExpoConstruir, a Ilumi deu destaque à sua tomada USB da linha Slim, que possibilita o carregamento de celulares. Outro produto apresentado na feira foi o monobloco com opções de duas ou três tomadas interligadas, na qual a ligação de uma energiza as outras. A Ilumi possui uma carteira de produtos composta ainda por interruptores, adaptadores e plugues, extensões e filtros de linha, sensores de presença, quadros de distribuição, plafons, canaletas e muito mais. Saiba mais: www.ilumi.com.br | 19 3572-2299

IMPACTO PROTENSÃO A empresa atua com foco na inovação da construção civil, possuidora de cerca de 20 patentes – em análise ou concedidas. Na feira, uma máquina 3D executava protótipos, atraindo a atenção dos visitantes. Já um robô realizava trabalhos repetitivos, comumente feitos em uma obra por pessoas. A ideia da Impacto Protensão ao levar estes equipamentos foi mostrar que pode-se automatizar a produção. As vantagens vão desde o aumento da produtividade, velocidade na execução, menor custo e menor incidência de acidentes de trabalho. A empresa aproveitou também para divulgar seus produtos, tais como sistemas de protensão e de formas, além das casas de plástico e canteiros sustentáveis. Saiba mais: impactoprotensao.com.br 85 3273-7676

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

21


EXPOSITORES

INELSA Comemorando 50 anos, a Inelsa é uma indústria e comércio especialista na fabricação e venda de equipamentos eletromecânicos. Fundada em 1965, a empresa pioneira no setor está instalada em Maracanaú, em uma área de 29 mil², sendo 8 mil m² de área construída. Líder na fabricação de painéis e quadros elétricos, conta em seu portfólio com produtos como QGBTs, cubículos blindados classe 15 kv, centros de comandos de motores, painéis de distribuição e força, bancos de capacitores para correção de fator de potência, racks para rede de dados, esquadrias de PVC, entre outros. As soluções inovadoras da Inelsa, homologada pela Schineider Brasil, estão presentes nos principais equipamentos do Estado, como o Metrô de Fortaleza, Castelão e Centro de Eventos do Ceará. Saiba mais: www.inelsa.com.br | 85 3046-0402

ISOPLAST A empresa é líder de mercado na fabricação de produtos derivados do poliestireno expandido (EPS), conhecido popularmente como isopor. Oferece soluções para construção civil, refrigeração e utilitários de consumo. Na feira, a Isoplat lançou as Termotelhas, que prometem economia e conforto térmico. Por serem brancas, não precisam de forro. O m² tem preço médio de R$ 68. Outro destaque é o isopor para laje, que substitui o tijolo. “Para cada 200m² de laje, há a redução de sete toneladas de peso e economia de cerca de R$ 1.100”, explica o diretor comercial da Isoplast, Igor Carvalho. Saiba mais: www.isoplast.ind.br | 85 3215-2633

IVC ECO O Instituto Volta ao Caminho (IVC) trabalha com a recuperação de dependentes químicos através da confecção de tijolos ecológicos para a construção civil. O produto oferece economia de tempo e custo final da obra, por ser de encaixe e necessitar menor quantidade de cimento no assentamento. Possui belo acabamento e por conta de seus orifícios, há a possibilidade de se efetuar as instalações elétricas e hidráulicas sem a quebra de paredes, evitando assim o desperdício de material. Saiba mais: ivc.comunidadeterapeutica@gmail.com 85 98738-9802

JARDIM DA CIDADE Comandada pelo arquiteto paisagista Salomão Nogueira, que projetou o Jardim Japonês em Fortaleza, o Jardim da Cidade elabora projetos residenciais, comerciais e institucionais. A empresa desenvolve desde o estudo preliminar à execução do projeto paisagístico. O Jardim da Cidade oferece ainda uma grande variedade de artigos, acessórios e serviços como vasos vietnamitas e nacionais, plantas naturais e permanentes, móveis para jardim e varanda, adornos e luminárias. Saiba mais: 85 3267-3513 | 3044-0806

22


EXPOSITORES

KAPAZI A Kapazi apresentou sua nova linha de pisos, como o Piso Mix, elaborado a base de PVC. Em diversas cores e padronagens, o Piso Mix pode ser aplicado diretamente sobre o contrapiso e é fácil de limpar. Outro lançamento em parceria com a LG Hausys, o Piso Régua não arranha e pode ser aplicado também como revestimento. Mais prático que o porcelanato, o produto contém fibras que garantem resistência a carga, evitando que o piso fique marcado. A empresa conta com uma linha completa de tapetes para diversas aplicações – residencial, náuticos, tátil, comerciais, fitness, personalizados, decorativos, infantis, automotivos. O mix contém ainda toalhas, jogo americano e telas antiderrapantes. Saiba mais: kapazi.com.br | 41 2106-0900

LOCABOX A empresa trabalha na fabricação e locação e venda de cabines modulares para construção civil, canteiros de obras, companhias de petróleo, parques eólicos, eventos e indústria em geral. As cabines substituem os já conhecidos containers navais e podem ser personalizadas. O diretor comercial da Locabox, Marcelo Santiago, afirma que a estrutura é montada com rapidez e de acordo com a necessidade do cliente. “Construímos dentro da Companhia Siderúrgica do Pecém um restaurante provisório de 1.650m², entregue em apenas quatro meses”, comenta. Saiba mais: www.locabox.com.br | 85 3459-6020

MARFA LOCAÇÕES Com cinco anos no mercado, a Marfa Locações é especializada na locação e venda de máquinas e equipamentos para construção civil. São betoneiras, placas vibratórias, vibradores de concreto, serras mármore, lixadeiras, martelos, demolidores, guinchos de coluna, escoras metálicas, andaimes, pisos metálicos, rodízios, sapatas, forcados e esticadores, além de muitos outros itens, com destaque para os andaimes fachadeiro. Saiba mais: www.marfaloc.com.br 85 3224-8111

MATSUYAMA A Matsuyama é uma empresa que representa e comercializa grandes marcas de máquinas, produtos de força e jardinagem. São produtos para construção civil (como placas compactadoras e mangotes), geradores, motores, bombas, hidrolavadoras e equipamentos diversos para jardinagem. A empresa tem sede em Curitiba e atende todo o Brasil, oferecendo assistência técnica de qualidade e preços competitivos. Saiba mais: www.matsuyama.ind.br 41 2109-8146

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016 23


EXPOSITORES

MOVE MAIS A Move Mais é especializada na locação de máquinas e equipamentos nos segmentos da construção civil, infraestrutura, óleo e gás, mineração, parques eólicos, usinas termelétricas, indústrias, comércio e serviços. A empresa dispõe de uma equipe de profissionais especializados e uma frota variada de equipamentos para atender às necessidades dos clientes nas categorias de: Manipuladores Telescópicos, Mini Carregadeiras, Mini Retroescavadeiras, Caminhões Munck’s, Grupos Geradores e Torres de Iluminação. Oferece ainda infraestrutura de assistência técnica e manutenção, com frota própria de deslocamento em todo o Estado do Ceará, o que agiliza o atendimento. Saiba mais: movemais.com.br | 85 3459-6030

MULTIPERFIL Com mais de 20 anos de tradição e experiência, a Multiperfil Grasser é especializada no desenvolvimento e produção de peças perfiladas em aço para projetos de arquitetura e engenharia com soluções e inovações para o mercado. A empresa expôs na feira um modelo de construção seca, amplamente utilizada nos Estados Unidos e que deverá suceder a alvenaria tradicional. A parede seca, chamada de drywall, é formada por perfis de aço galvanizado e soluções químicas, ambos fabricados pela Multiperfil. A utilização da estrutura reduz prazos de entrega e de custos, possibilitando a reprodução em massa destas construções. Saiba mais: www.multiperfil.com.br | 11 4793-9300

NETHERLAND Representante nacional do Radcon Fórmula #7, a Netherland divulgou na feira os benefícios da solução, que age impermeabilizando e protegendo estruturas de concreto. O produto penetra no concreto formando uma barreira flexível sob a superfície, impedindo a entrada de água e elementos agressivos, sem modificar suas características. Com uma aplicação, veda fissuras existentes com até 2mm de largura e permanece reativo para vedar outras microfissuras. É o único com 15 anos de garantia. Saiba mais: www.netherland.com.br 41 3551-1493

NHJ DO BRASIL Com matriz no Rio de Janeiro e filiais e representações em São Paulo, Brasília, Fortaleza e Rio das Ostras, a NHJ do Brasil é uma das principais empresas de venda e locação de tecnologia modular (módulos habitáveis), containers marítimos e containers refrigerados. A tecnologia modular da NHJ permite a montagem de prédios de até três andares com escritórios, lojas, restaurantes, unidades de saúde, salas de aula, casas, camarins, agências bancárias e banheiros, em substituição aos banheiros químicos. No evento, a empresa apresentou um projeto de 80 m². Segundo o diretor Jorge Coelho, além das vantagens tradicionais dos módulos como facilidade de instalação, versatilidade e rapidez, o maior diferencial da empresa é a capacidade termoacústica. “Nossos módulos têm espessura de 40 mm, o que garante excelente climatização e isolamento”, afirma. Saiba mais: www.nhjdobrasil.com.br | 85 3274-4095

24


EXPOSITORES

NILO MAIA Há 25 anos no mercado, a Nilo Maia está consolidada dentro do comércio atacadista de distribuição de materiais elétrico, hidráulico, sanitário, fitas, colas, ferragens e ferramentas, entre outros. O diretor executivo, Nilo Maia, afirma que “a empresa é a que mais cresce no ramo, por meio de campanhas de incentivo para melhoramento da atividade, sistemas de metas e investimentos para o constante evolução do setor comercial”. Na ExpoConstruir, a empresa destacou produtos exclusivos como o biodigestor da Acqualimp, além das diversas opções de tintas da marca Eucatex, da qual são únicos distribuidores no Ceará. Ainda na feira, a Nilo Maia apresentou as portas e janelas da Aluvid, que já vêm na cor branca de fábrica. A Nilo Maia oferece atendimento diferenciado, mix competitivo e agilidade na entrega. Saiba mais: www.nilomaia.com.br | 85 3452-5212

PLATINUM METAIS A empresa é distribuidora autorizada da Gradil Morlan, que fabrica cercamentos conhecidos pela resistência, segurança, design e pela máxima proteção contra corrosão, inclusive nas áreas litorâneas. O produto é bastante utilizado em shoppings, residências e está presente no Centro de Eventos do Ceará. A Platinum também realiza a instalação do cercamento e dá cinco anos de garantia do fabricante. Revestido em PVC, o produto mais adquirido é o de 2,5m (largura) por 2,03m (altura), vendido por R$ 289,00 à vista. Os cercamentos estão disponíveis nas cores verde, azul e branca. Saiba mais: www.platinummetais.com.br | 85 3209-7550

PRECON Lançada na ExpoConstruir pela Figueiredo Representações, a Precon mostrou em seu estande diversos produtos, com destaque para os papéis de parede texturizados da Atlas, que podem ser pintados pelo consumidor nas cores de sua preferência. Outro produto exposto foi a linha de reservatórios de água Bakof, produzidos com plástico reforçado com fibra de vidro, sendo leves, resistentes, higiênicos e de fácil transporte e instalação. Saiba mais: www.precon.com.br 31 3235-8900

PREVILTECH A PrevilTech é uma empresa inovadora que busca novos materiais para melhorar a qualidade e a produtividade da construção. Utilizando uma tecnologia exclusiva e pioneira, transforma o cloreto de polivinila (PVC) em um material construtivo de qualidade. Uma das aplicações são as portas feitas em chapas de PVC, com enchimento em sarrafos também de PVC. Totalmente a prova d’água, resistentes a impactos e auto extinguíveis quando da ação do fogo, as portas não sofrem ação de cupins ou outras pragas, além de possibilitar acabamento com alta qualidade e baixa manutenção. Fabricadas nos padrões de mercado: 60/70/80/90/100 cm de largua por 210 de altura, com espessura de 32mm e 35mm, as portas pesam em média 21kg. Sob encomenda podem ser fabricadas com até 4 m de largura. Saiba mais: www.previltech.com.br | 85 3383-1410

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016 25


EXPOSITORES

PULSO ENGENHARIA A empresa é especializada na elaboração de projetos de instalações, prestação de serviços em instalações elétricas e consultoria na área de energia. Um diferencial é a consultoria em energia solar – uma oportunidade em meio à crise energética e à disponibilidade abundante deste recurso na região. Totalmente embasada na legislação que rege o setor, a Pulso Engenharia oferece um portfólio completo de soluções diferenciadas para os diversos segmentos de mercado. Saiba mais: www.pulsoengenharia.com.br 85 3032-4200

PUTZ FASTER Desde 1984 a Putz-Faster se dedica a fabricação e venda de máquinas para projetar gesso-argamassa. São ferramentas para profissionais como pedreiros, ladrilhadores, gunitadores e aplicadores de argamassa tradicionais, pré misturadas ou até mesmo monocamadas. Além disso, a empresa conta com uma grande variedade de acessórios tais como, estator-rotor, peças para reposição, ferramentas para gesseiros, cantoneiras, dentre outras. Saiba mais: www.putzfaster.com.br 84 3643-6788

RAMACON O estande da empresa chamou a atenção pelos serviços oferecidos e pelo telão de quase oito metros que mostrava a estrutura da empresa. Na feira, a Ramacon anunciou sua mudança para uma nova área, com cerca de 90 mil m² e que comportará o variado leque de produtos dos segmentos elétrico, hidráulico, sanitário, tintas e vernizes, etc. Entrega rápida, equipe motivada com o lema “união, comprometimento e ação” e a credibilidade de quem está há 13 anos no mercado são diferenciais que fazem da Ramacon uma empresa conceituada no ramo. Na ExpoConstruir, a Ramacon levou 16 parceiros para expor os produtos que são distribuídos pela empresa. Houve ainda um sorteio de R$ 13 mil para clientes que comprassem acima de mil reais. Saiba mais: www.ramacondistribuidora.com.br

REJUNTAMIX Consolidada no Norte e Nordeste no segmento de argamassas colantes, rejuntes e impermeabilizantes, a Rejuntamix apresentou sua linha de produtos na ExpoConstruir. O destaque foi para a Colamix Acrílica, pronta para uso em ambientes internos. Disponível em embalagem de 15kg e na cor branca, a Colamix é ideal para assentamentos de cerâmicas, porcelanatos, granitos, mármores, ardósias, stoneglass e limestones. Outra novidade foi o Rejunte Acrílico pronto pra uso com 40 opções de cores, disponível em baldes de 2kg e 5kg. O diretor Luciano Braga reforça a praticidade dos produtos prontos para uso que dispensam o uso de água no preparo. “Não gera poeira, evita perda e facilita a aplicação, já que não é preciso misturar manualmente, além de ser ecologicamente correto já que não utilizam água, areia e cimento, com economia de tempo e de mão de obra”, aponta. Saiba mais: www.rejuntamix.com.br | 85 3481-9380

26


EXPOSITORES

REVISTA CONSTRUA NEGÓCIOS Com publicação bimestral, a Revista Construa Negócios é dirigida a gestores, construtores, engenheiros, industriais, locadores de equipamentos e lideranças setoriais. Com versão impressa e online, a publicação traz informações e análises capazes de contribuir para o aumento da competitividade e da conscientização empresarial na indústria da construção civil. A Construa Negócios também tem revelado tendências do mercado imobiliário e traçado um panorama do setor de infraestrutura e construção pesada. É uma publicação da Editora Mais Negócios e possui circulação estadual. Saiba mais: www.construanegocios.com.br 85 3091-2328

REVISTA CONSTRUÇÃO CEARÁ A revista Construção Ceará - Imóveis & Arquitetura traz informações para construtoras, empresas do setor e para o consumidor interessado em investir no mercado cearense da construção. A linguagem simples, eficiente e completa permite que a revista fale a todos os públicos. Materiais de construção, segurança de obras, entrevistas, dicionário da construção, lançamentos imobiliários, novas tecnologias e arquitetura de interiores são algumas das seções da publicação. Saiba mais: www.construcaoceara.com.br 85 3023-3537

RL CONTAINER Os módulos habitáveis da RL Container são compostos por estrutura metálica em aço tratado e revestido com painéis termoacústicos. Com montagem rápida e adaptável a qualquer ambiente e várias opções de customização, as estruturas temporárias ou definitivas podem ser utilizadas como estandes, escritórios, canteiros de obras, refeitórios, showrooms, banheiros, alojamentos, postos de saúde, escolas, auditórios, dentre outros. A estrutura permite empilhamento de até dois módulos e conta com uma exclusiva porta dupla, ideal para entrada de maquetes e grandes equipamentos. Saiba mais: www. rlcontainer.com.br 85 3474-0144

ROMAZI Fundada em 1993 e atuando principalmente no segmento de produtos elétricos, a Romazi sempre buscou diferenciar-se pela qualidade de seus produtos. Está localizada no município cearense de Maracanaú, detém reconhecimento e credibilidade no mercado de produtos elétricos do Norte e Nordeste do Brasil. Na ExpoConstruir, o coordenador comercial da empresa, Crisanto Holanda, aproveitou para enfatizar o lançamento das novas linhas de canaletas e de luminárias - produtos que foram incorporados ao extenso leque de itens fabricados pela empresa. Com temas que remetem ao litoral, a Romazi possui opções de interruptores, placas e bastidores, produtos para telefonia, rede e TV, tomadas, caixas e fixadores, além de soquetes. Saiba mais: www.romazi.ind.br | 85 3383-1444

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016 27


EXPOSITORES

SINDILEQ O Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Estado do Ceará (Sindileq-CE), com sede em Fortaleza, reúne 24 empresas do setor. Estabelecido formalmente em abril 2015, o presidente Fábio Cavalcanti, diz que a meta é chegar aos 40 associados nos próximos seis meses. Segundo ele, hoje existem 100 empresas formais especializadas em locação de equipamentos leves e pesados no Ceará. O principal objetivo é “unir a classe e regulamentar o mercado, formando uma entidade forte, capaz de discutir e divulgar as normas e procedimentos técnicos que regem o setor”. Saiba mais: www.sindileqce.org.br | 85 3257-9988

SORTE LUZ Há 15 anos no Brasil, a importadora Sorte Luz conta com três centros de distribuição no Nordeste: no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, o que garante um diferencial logístico e agilidade na entrega. A empresa atende clientes de todo o Brasil e tem como principais produtos os de tecnologia LED, atualmente os mais procurados no mercado devido ao baixo consumo de energia. São lâmpadas eletrônicas, luminárias, projetores, tartarugas, arandelas totalizando mais de 600 itens para fornecer soluções em iluminação residencial, comercial, pública e industrial. Saiba mais: www.sorteluz.com.br 85 3262-6637

SPOT TELHAS E TECNOLOGIAS De alta resistência mecânica inicial e resistente a sulfatos, a telha de concreto Spot é ideal para ambientes com maresia. A qualidade é garantida desde o processo de fabricação a partir da escolha dos insumos. “Utilizamos areias selecionadas, classificadas e lavadas que passam por um processo de extrusão e prensagem, o que dá compactação ao material, além de realizarmos inspeções periódicas”, explica a empresária Elisabeth Coelho. A empresa também inova com a importação da Alemanha de acessórios para telhado, como o Premi-Alurrol, para ventilação e fixação de cumeeira e beiral; o Premi-Água, uma calha coletora de água, o Premi-Air, para proteção do beiral e o Premi-Fix, suporte para fixação para cumeeiras. Saiba mais: www.spotindustria.com.br 85 3463-1355

TELHAS FORTALEZA A empresa produz telhas de concreto, que entre as diversas vantagens estão a baixa absorção de água e o menor peso, sendo consideradas as telhas mais leve do mercado, o que elimina a necessidade de reforço no madeiramento. A Telhas Fortaleza precisou aumentar sua capacidade produtiva e reforçar o maquinário devido à sua grande aceitação no mercado. Hoje, são mais de mais de 500 mil telhas fabricadas por mês e 12 cores disponíveis no catálogo, além de uma linha completa de acessórios. Saiba mais: www.telhasepisosfortaleza.com.br 85 3345-1159

28


EXPOSITORES

TBR ADESIVOS E SECANTES A empresa com sede em Curitiba/PR desde 2007 atua no gerenciamento comercial e logístico de marcas líderes como Pó Xadrez, TF7, Remox, Poxipol, Penosil, Stripalene e H-7, com exclusividade a nível nacional e equipe de vendas especializada nos mais diversos segmentos da construção civil. A novidade mostrada pela TRB na feira foi o Stripalene Removedor Pastoso de Tintas. Trata-se de um removedor de tintas de múltipla ação, podendo ser utilizado para tintas automotivas, imobiliárias, industriais, texturas, grafiatos, vernizes, etc. O grande diferencial do produto é a limpeza após a remoção, pois o Stripalene é o único removedor de tintas do mercado lavável com água, dispensando o uso de solventes e tornando seu uso mais prático e econômico. Está disponível em embalagens de 500g, 1kg, 4kg e 20kg. Saiba mais: www.tbr.ind.br | 41 2109-8012

T&C Reconhecida por desenvolver produtos ecologicamente corretos para impermeabilização, isolamento térmico e revestimentos especiais para indústrias, a T&C mostrou no estande diversos de seus produtos. O destaque da empresa nesta edição da ExpoConstruir foi a sua manta líquida, que impermeabiliza e ainda oferece isolamento térmico. Pisos sintéticos e anticorrosivos, além das tintas epóxi, também são carros-chefe da T&C. Saiba mais: www.tecnordeste.com.br | 85 3250-2651

VASIDECOR Com design europeu e tijolos importados, as churrasqueiras Vasidecor estão disponíveis em diversos modelos. O acabamento refinado é o grande diferencial da marca. Todos os modelos são acompanhados de placas refratárias de cerâmica de alta temperatura e aceitam pintura ou textura. A empresa também dispõe de kit de acessórios em inox completo com gaveta para cinzas, grelha para carvão e grelha para carnes. O destaque é para o modelo C1 com mesa acoplada. Saiba mais: facebook.com/vasidecorchurrasqueiras | 85 3260-5139

VECO BR A empresa de berço europeu é especializada em produtos para parques infantis, academias ao ar livre e mobiliário urbano. Na ExpoConstruir, a Veco lançou seu piso em SBR, feito de pneu reciclado e ideal para playgrouds e academias, por absorver o impacto de quedas. Outro produto exposto na feira foi o banco ecológico, construído em plástico reciclado e fibra de madeira, que alia design e praticidade por não precisar de manutenção. Saiba mais: www.vecobr.com | 85 3274-9002

VIBROMAK A empresa de Marília/SP atende todo o território nacional, oferecendo diversos tipos de máquinas e equipamentos para as linhas de concretagem, corte em precisão e compactação de solos. Todos os produtos da Vibromak atendem às normas vigentes de segurança. Na ExpoConstruir, a Vibromak lançou a sua Placa Vibratória VK-120. “O equipamento conta com motor de dupla isolação, que evita o contato elétrico da máquina com o operador, reduzindo os riscos de acidentes”, explica Adaelcio Vasconcelos, representante da empresa para os estados do Ceará e Pernambuco. A placa VK-120 possui pintura eletrostática, alto rendimento e baixo custo de manutenção. O preço médio é de R$ 6 mil. Saiba mais: www.vibromak.com.br | 14 3415-4493

ano 5 - No 06 - ABRIL/2016 29


EXPOSITORES

WAGNER A Wagner é reconhecida a nível internacional pela excelência na fabricação de aparelhos e sistemas para o revestimento de superfícies com lacas líquidas e em pó, tintas e outros materiais líquidos. A empresa oferece produtos para profissionais da área, amadores e indústrias. Os produtos podem ser aplicados em móveis, paredes, cercas de jardim, máquinas para construção e outras superfícies diversas, contribuindo para sua beleza e durabilidade. Saiba mais: www.wagner-group.com

WD-40 Um dos carros-chefe da empresa, o WD-40 Produto Multiusos possui diversas aplicações que vão desde o uso doméstico até industrial. Funciona como antiferrugem, desengripante, lubrificante, além de expulsar a umidade, inclusive de equipamentos elétricos e eletrônicos sem conduzir energia elétrica. Não ataca nenhum tipo de material ou superfície. Vem em embalagens de 300ml, 100ml, 500ml (com a exclusiva válvula Flextop), 590ml (não aerosssol), 5L e 18L. A empresa americana tem mais de 60 anos e atua a mais de 20 no mercado brasileiro. Além do WD-40 Produto Multiusos, conta ainda com uma gama de produtos para construção, indústria, automotivo, ferragens e ferramentas, pesca, e ainda no segmento de Bike. Saiba mais: www.wd40.com.br | 41 2109-8025

WEBER A Weber, fabricante dos produtos quartzolit, apresentou durante a ExpoConstruir sua linha de produtos para impermeabilização, com destaque para os produtos para proteção de lajes, e as soluções para prevenção e correção dos problemas mais comuns nas construções. Na categoria de argamassas colantes, a empresa apresentou opções para cada tipo de uso. Já na linha de fachadas, a Weber levou produtos para reboco e lançou a Textura Acrílica Quartzolit, revestimento decorativo, hidrorrepelente, lavável e de alta resistência para aplicação direta sobre o reboco. Na parte de pisos, o foco foi o Nivela Rápido Quartzolit, produto autonivelante para nivelar pisos irregulares e preparar a instalação de revestimentos laminados, vinílicos, cerâmicos, carpetes, madeiras e pedras. Os visitantes puderam acompanhar demonstrações dos produtos e tiveram acesso ao Guia Weber 2015. No Ceará, a Weber tem fábrica em Pacatuba e segue investindo no esporte como plataforma de comunicação, patrocinando o lutador de MMA Rony Jason, vencedor do The Ultimate Fighter Brasil 1 (TUF) e integrante do UFC e, pelo 2º ano consecutivo, o Fortaleza Esporte Clube. Saiba mais: www.weber.com.br | 0800 709 6979

WORKER Presente em todo o País, a Worker desenvolve ferramentas que facilitam o trabalho dos profissionais da construção civil e de áreas especializadas. São instrumentos de medição, EPIs, equipamentos de jardinagem e agropecuário, ferramentas manuais, máquinas e equipamentos, ferragens e abrasivos, ferramentas para corte e movimentação. A Worker beneficia mecânicos, instaladores, marceneiros, serralheiros, jardineiros, agricultores, eletricistas, pintores, soldadores, entre outros trabalhadores. Com uma logística avançada, a empresa é reconhecida pela rapidez na entrega. Saiba mais: www.worker.com.br | 0800 701 8228

30


ano 5 - No 06 - ABRIL/2016

31


32

Revista ExpoConstruir #6  

Publicação anual do Evento Expoconstruir. Esta edição destaca os desafios e soluções do setor de Construção Civil.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you