Revista LerCiência #1

Page 25

como coleta sistemática de fósseis nas frentes de escavações do calcário laminado, nos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri. Esse programa é a principal ferramenta contra a exploração clandestina e o tráfico de fósseis na região. O Museu recebe, em média, 900 visitantes por mês, sendo um dos principais centros de visitação da região do Vale do Cariri. Seu atual acervo abriga vários grupos de fósseis, sendo que seus maiores representantes são: troncos petrificados (por silicificação), impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodos (crustáceos, aranhas, escorpiões e insetos); peixes (tubarões, raias e diversos peixes ósseos), anfíbios e répteis (tartarugas, lagartos, crocodilianos, pterossauros e dinossauros). Todo esse material fossilífero é proveniente, principalmente, das formações Missão Velha e Santana (membros Crato, Ipubi e Romualdo) da Bacia do Araripe.

Museu de Paleontologia

de Santana do cariri

cisão, o comitê europeu levou em conta o entusiasmo demonstrado por várias organizações parceiras e das comunidades locais para desenvolver o trabalho do Geopark em benefício da economia local. A Bacia do Araripe é uma unidade geológica que compreende uma área de 12.000km². É considerada a maior bacia sedimentar do interior do Nordeste brasileiro, inserida no sertão, e tem como principal destaque, em termos de relevo, a Chapada do Araripe, na confluência dos sertões do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Piauí. O registro geológico desta região revela capítulos importantes da evolução da história da Terra. Os depósitos sedimentares da Bacia do Araripe preservam grande diversidade de rochas, como os calcários, argilitos, arenitos e espessos depósitos de gipsita, registro dos ambientes geológicos que existiram nesta região. Além disso, esta Bacia preservou, de forma excepcional, abundantes registros fossíliferos da vida existente nesta época, como peixes, artrópodos, restos de pterossauros, tartarugas, crocodilomorfos, assim como folhas e outros fragmentos vegetais e troncos fossilizados. A preservação desta vasta riqueza de fósseis da região foi propiciada por condições singulares durante a evolução geológica da Bacia do Araripe.

Museu de Paleontologia O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, coordenado pela Urca, mantém projetos de escavações permanentes de fósseis em toda a Bacia do Araripe, bem

O que são os Geossítios? Geossítios são locais que apresentam elevado interesse geológico, pelo seu valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, econômico, cultural, estético, entre outros. Além do conteúdo geológico, os Geossítios também podem apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, histórico e cultural. Estas características complementares levam os geossítios a apresentarem maior identidade com a região onde se inserem. No Geopark Araripe existem, atualmente, nove Geossítios com estrutura para apoiar uma utilização turística e educativa. Estes geossítios caracterizam diferentes períodos do tempo geológico desta região, registrando a evolução histórica da Bacia Sedimentar do Araripe. 25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.