Os desfiles de Escolas de Samba são a grande atração do evento, 5 entidades carnavalescas com cerca de 30 anos de tradição, as agremiações participam e promovem eventos durante todo o ano, atuando nos bairros mais afastados e carentes da cidade cumprindo um papel social muito importante.
· ·
· · ·
SEM CALÇADA COM CALÇADA SEM PAVIMENTAÇÃO
Rua
Júlio
Osm
de C astilh o
ar M acha do
s
Filho a
eição
Rui B arbo s
da C onc
Rua
Maria
Rua
ssa
Sra
.d
aG ra ç a
Rua J oaqu im
ESCALA 1:5000
COM PAVIMENTAÇÃO VIA ARTERIAL VIA COLETORA
Levantamento Fotográfico
Planta de Situação
Mapa de Usos
Parque Guilhermínio Dutra Ginásio 06
Municipal Rua R ui Qu adrad
de Esportes
01
o Vit ória
03 04
05
Local no qual a zona urbana está se expadindo. Dos lotes ocupados e consolidados no entorno grande maioria possui o uso residencial com destaques para as áreas verdes ao leste do terreno e os parques. Legenda
02
Terreno
Sucessão de Sylvio Carlos Sallaberry
Sem Escala
Complexo contendo 5 barracões será destinado aos profissionais, funcionários e membros das Escolas de Samba com capacidade para 4 alegorias cada, com áreas de confecções, soldagem, marcenaria e gestão; espaço multiuso destinado a salas de ensaios dos membros das Escolas de Samba e espaço para realização de eventos com capacidade de 150 pessoas; espaço administrativo destinado aos membros da diretoria da LESAG; espaço de exposições do acervo do Memorial do Carnaval com capacidade para 20 pessoas e áreas externas de convivência e lazer.
RESIDENCIAL COMERCIAL Filho
ESCALA 1:5000 Postes de Iluminação
Área do Terreno
Escala 1:2500
ESCALA 1:5000
Terreno
TERRENO
ÁREA CONSTRUÍDA
CÓRREGO
VEGETAÇÃO
A orientação solar das fachadas do terreno é norte e leste, fazendo com que receba mais sol na parte da manhã, porém considerasse que não há edificações lindeiras que bloqueie a iluminação natural oeste. A rotina de trabalho nos barracões das escolas se estabelece geralmente no período da tarde e noite, sendo assim considerando que em Arroio Grande, o verão é morno e abafado, e é quando acontece o período pré-carnaval devesse evitar o sol da tarde que tende a superaquecer os ambientes, visando assim juntamente com a ventilação cruzada garantir um melhor conforto térmico. Na grande maioria de sua superfície o terreno possui forração rasa e vegetação de pequeno e médio porte. Ao leste próximo ao limite com a Avenida João Thomaz Muñoz existe vegetação arbórea de médio porte. Ao oeste o terreno está próximo de um fluxo natural de água, um córrego que deságua na rede pluvial pública na Rua Leonel Fagundes.
E
D 7.00 8.00 6.00
A B
5.00 4.00
c
C
3.00
f
ar M acha do
ESPORTE ÁREA VERDE PARQUE E LAZER
Cidade do Samba - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. Arquitetos Vitor Wanderley e João Uchôa, 2003.
Ventos Predominantes Trajeto do Sol
a b
INSTITUCIONAL
Projetos de Referência
Ambiente Natural
F
Osm
Júlio
Município de Arroio Grande
Rua
de C astilh o
s
eição
sa
da C onc
Rui B arbo
Maria
Rua
Rua J oaqu im
Levantamento Planialtimétrico - Escala 1:2500
Fornecer um espaço digno e adequado para os profissionais e membros das agremiações preparem seus desfiles; Estabelecer a sede da LESAG; Preservar a história do Carnaval arroio-grandesse disponibilizando um espaço físico para exposição do acervo do Memorial do Carnaval; Proporcionar espaço multiuso disposto a servir como sala de ensaios e também a receber eventos; Instigar a infra-estrutura urbana no entorno do complexo; Proporcionar áreas de convivência e abertas para comunidade.
ia
TERRENO
Rua M ário M aciel Costa
Sem Escala
Vitór
Legenda
No
as Pe lo t 11 6 BR
Ja
gu
ar ão
Acesso Principal
rado
Rua
As Escolas de Samba durante a preparação do desfile também geram empregos e renda, de forma direta e indireta, a muitas famílias. Costureiras, marceneiros, eletricistas, soldadores, artesãos, coreógrafos, músicos e dançarinos são alguns dos profissionais que aumentam suas rendas com a demanda das Agremiações Carnavalescas. As Escolas de Samba não possuem um espaço físico adequado para confeccionar as fantasias e alegorias para os desfiles e nem para armazenar o material que é reaproveitado para o próximo ano. Necessitam, na maioria das vezes, alugar galpões agrícolas desocupados, considerados impróprios para essa atividade. Assim como também um espaço físico para realizar ensaios e os eventos, como jantares e competições de samba e de samba-enredo. Membros das escolas realizam seus ensaios em espaços cedidos ou alugados, mas na maioria das vezes os ensaios são realizados em via pública. E para realizar seus jantares e competições de samba e de samba-enredo as escolas necessitam alugar salões de eventos, o que é um problema, pois esses eventos visam arrecadar fundos para promover os desfiles. Desta forma, se justifica o tema do projeto determinado a fomentar as Escolas de Samba de Arroio Grande, considerando sua importância para o carnaval e sua imponência cultural. O projeto visa atender suas necessidades em relação aos barracões e os espaços de ensaios e de eventos, e agregar a sede da LESAG, visto que, a instituição carnavalesca não possui um local próprio para realizar as reuniões, atividades e eventos em prol das agremiações. Além disso, o complexo intitulado Central do Samba, deve integrar o Memorial do Carnaval, iniciativa do Professor Elizandro Araújo. Entusiasta do carnaval que possui acervo que conta a história do carnaval arroio-grandesse, porém não possui um espaço físico adequado. O acervo que dispõe está armazenado em sua própria residência, e é apresentado ao público através de imagens em uma página de rede social e exposições temporárias.
Objetivos ·
Arroio Grande
Rua R ui Qu ad
Arroio Grande possui grande parte de vias pavimentadas e com calçadas, porém essa infra-estrutura é ausente no entorno do terreno que é delimitado por importantes vias de que dão acesso a zona rural no interior do município, sendo o principal fluxo de exportação dos produtos agropecuários produzidos no município.
TERRENO
O público do Carnaval Arroio-Grandense, 2012. Fonte: Acervo do Memorial do Carnaval de Arroio Grande, 2021.
Desfiles das Escolas de Samba de Arroio Grande. Fonte: Acervo do Memorial do Carnaval de Arroio Grande, 2021.
Passarela do Samba
Mapa de Vias e Pavimentação
ida
02 RS 6 al v Her
O trabalho desenvolvido refere-se ao Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera de Pelotas. Para definir o tema foi considerado a importância de fortalecer movimentos culturais, pois a cultura é uma herança social dos seres humanos, uma forma de identidade social. O Brasil possui uma das maiores diversidades culturais do mundo, cada região do país possui sua identidade que emerge através de sua cultura. O maior movimento cultural brasileiro é o Carnaval, festa que celebra a vida, a diversidade e a liberdade de expressão. Considerando a importância e a grande apreciação por esse movimento cultural, esse projeto será direcionado a fomentá-lo, especificamente no município de Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. Maior evento cultural do município, e um dos maiores da região sul do estado, o Carnaval de Arroio Grande promove grande movimento econômico além de gerar renda e empregos antes mesmo do evento começar. Durante os cinco dias do evento anual, cerca de 8 mil a 10 mil pessoas por noite apreciam a festa popular.
Terreno
O Projeto denominado Central do Samba, que compreende os barracões das escolas de samba, a sede da LESAG e o Museu do Carnaval é proposto para um terreno na zona norte do município de Arroio Grande, na Avenida João Thomaz Muñoz, esquina com o prolongamento da Avenida Perimetral João Carlos Saraiva, quarteirão 339. O terreno é propriedade do município, e é visado para receber a construção dos barracões das escolas de samba, sendo que se trata de uma antiga reivindicação das entidades carnavalescas, isto influenciou para que fosse escolhido para o desenvolvimento deste projeto. Estando localizado em uma área de expansão da zona urbana da cidade, o terreno ao norte é lindeiro com o prolongamento da Avenida Perimetral, importante rota de exportação dos produtos agrícolas do município. Carece de infra-estrutura urbana, como pavimentação, calçadas e iluminação pública, portanto, a instalação desse empreendimento neste local visa revitalizar essa zona e com isso impulsionar os investimentos em infra-estrutura.
Ave n
Terreno
e
A B C D E F
0m 2m
0m 2m
0m 2m
4m 6m
4m 6m
4m 6m
4m 6m 0m 2m
0m 2m
0m 2m
4m 6m
4m 6m
8m
8m
8m
8m
8m
8m
a b c d e f
d
Em sua superfície o terreno possui um grande declive, isto é, está baixo do nível da rua, tendo seus pontos mais altos nos limites com a Avenida João Thomaz Muñoz e com a Avenida Perimetral João Carlos Saraiva, aspectos importante considerado na concepção do projeto.
Legislação De acordo com o Art. 6º do Plano Diretor de Arroio Grande, estabelecido pela lei 933, de 10 de dezembro de 1975, o terreno de 18.694,74m² está situado na Zona Residencial II (ZRII), com uma taxa de ocupação máxima de 75%, e também classifica a instalação do Complexo Central do Samba como uso permissível de classificação Industrial II, estando sujeito a análise de viabilidade da seção competente da Prefeitura Municipal. O Código de Obras do Município de Arroio Grande criado pela lei 587 de 20 de janeiro de 1966 no Art 55 estabelece em relação ao uso proposto para o projeto que corredores de uso coletivo devem ter no mínimo 1,20m de largura e acessos de de uso coletivo devem ter no mínimo 1,50m de largura. A relação entre ocupação e porte configura cada um dos Barracões de Escola de Samba, o Salão de Eventos e o Museu do Carnaval como risco médio de incêndio e as Salas de Ensaios e a Sede da LESAG com baixo risco, estando sujeitas as exigências vigentes.
Construída a partir de uma parceria feita entre dirigentes das escolas de samba e o poder público local, a Cidade do Samba Joãosinho Trinta, também conhecida como apenas Cidade do Samba, é um sonho realizado das grandes agremiações do Carnaval Carioca, atendendo as demandas dos sambistas e dos profissionais do carnaval por mais espaço e segurança. São 14 barracões de 4 pavimentos cada que circundam formando uma praça central onde foi instalado coberturas em lona para realização de eventos, esse formato funciona como partido para um dos conceitos proposto pelos arquitetos, uma roda de samba que sempre foram importantes momentos na formação das redes de sociabilidade e de convivência nas escolas de samba. As fachadas contextualizam com o entorno do local que trata-se de uma zona portuária repleta de armazéns.
Museu do Carnaval de Barranquilla - Barranquilla/AT - Colômbia.
KGR Proyectos, 2019.
O Carnaval de Barranquilla, na Colômbia, é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e que tem sua história preservada através do Museu. Consiste em um edifício de 4 pavimentos, num total de 1.645m² de área construída. Cada sala foi projetada para seu uso definitivo, isto é, compreende e atende a necessidade de como o acervo deverá ser exposto. São espaços pensados na impressão do público, transmitindo a experiência de estar no Carnaval, para isso tira partido de cores vibrantes. O grande destaque de sua arquitetura se apresenta na fachada, feita com painéis paramétricos coloridos, inspira-se na arquitetura paramétrica e na cinética do mestre Carlos Cruz Diez.
PRANCHA:
FACULDADE ANHANGUERA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Anhanguera
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
CENTRAL DO SAMBA: A CONSOLIDAÇÃO DO CARNAVAL DE ARROIO GRANDE
Aluno | JOBIM PORTO Orientador | Fábio Daniel Mendes Caetano Data | 06/04/2022
01/07