Page 1

臼 USUI 井 REIKI E ESTILOS DE VIDA

O2


46 A revista USUI, Reiki e Estilos de Vida, é uma revista online do CENIF, Centro Português de Infestigação e Formação em Terapias Complementares, com o propósito de informar e apoiar os seus alunos e amigos.

Editorial

USUI

ÍNDICE

Mãos diferentes… o mesmo Amor! Voluntariado - doação e responsabilidade O meu tio Manel Hospital de Reiki Itinerante - Pevidém Inspiração: Madre Teresa de Calcutá A responsabilidade de um praticante de Reiki para com o mundo Reiki terapia integrativa Enfermagem e Reiki: uma visão holística Só por hoje... Reiki, animais e alguns sustos reais!

28

CONTACTOS www.cenif.com | escola@cenif.com

NOTÍCIAS E PROJETOS 28 cenif a passo na Amadora viagem ao japão Reiki ao domicílio DIA Internacional do Reiki VAI DE FÉRIAS COM REIKI Cuidar do coração Desenvolver as técnicas Encontro de Alunos Calendário de Atividades

74 87

TERAPIAS NATURAIS 46 Meditação Constrói e mantém O silêncio Aromaterapia Um “cheirinho” de aromaterapia, a magia dos aromas O que é isto de Parentalidade Consciente? Leitura de Aura Cristais na prática - a Selenite Florais de Bach - Honeysuckle Constelações familiares Pranayama TESTEMUNHOS E PARTILHAS 74 Como O cancro me impulsionou a ser feliz! Depressão, viver a Vida e Reiki Revelação e a caminhada no Reiki ESTILOS DE VIDA 87 O Sagrado Feminino Numerologia da Mestre Takata Bicicleta elétrica nos percursos diários Porque comer é um ato político Uma Vida com a Natureza Budismo Livros Recomendados Revistas Recomendadas Associações Recomendadas


MUDAR DE VIDA OU VIVER A VIDA? Editorial A mudança está a tornar-se tão necessária quanto a consciência que cada vez mais temos sobre nós mesmos. Esta consciência faz-nos ver que a vida que temos, não é de todo a melhor e que há muito a mudar. Mas depois surge também outra reflexão, será que temos mesmo que mudar de vida, ou será que temos que saber viver a vida? Acredito que o grande desafio é mesmo saber viver a vida! Cada um de nós tem a sua própria condição e um caminho muito próprio a ser realizado nesta vida. Todos nós somos importantes para a existência e para todos os seres. Refletindo sobre isto, temos um pouco mais de paz e tal faz-nos também perceber que é importante saber viver com o que temos, da melhor forma possível, procurando melhorar as nossas condições, assim como melhorar as condições de todos os que nos rodeiam.

臼 井

Não é um processo fácil, mas também não é impossível. Como o poderemos fazer? Coloca as mãos em gassho, as mãos juntas ao peito e recita, de mente e coração:

EDITORIAL A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para

uma vida feliz e pacífica. Mikao Usui

4

USUI

Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso. Reiki tem para nós, a arte secreta de convidar a felicidade e um caminho de harmonia através do qual crescemos para sermos mais felizes. O caminho traz também dificuldades, mas sem dúvida que trará também muita alegria. Este número é também um enfoque ao voluntariado e à doação, através de Reiki podemos incluir, chegar a quem mais precisa, através de uma mente e um coração em equilíbrio. Esperamos que gostes de mais um número da Revista Usui, o nosso agradecimento a todos os alunos e formadores que contribuem.

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

5


MÃOS DIFERENTES… O MESMO AMOR! NO SEGUIMENTO DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO DE REIKI A CLIENTES DA CERCIGUI, FOI PROPOSTA UMA VISITA AO LAR DE MASCOTELOS PARA UMA MANHÃ DE PARTILHA DE REIKI AOS IDOSOS. OS “TERAPEUTAS” VOLUNTÁRIOS FORAM QUATRO CLIENTES DO CAO DA CERCIGUI ASSIM COMO UMA TÉCNICA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO E DOIS FORMADORES VOLUNTÁRIOS DO CENIF GUIMARÃES. Ao longo de uma hora, estiveram a transmitir energia de amor, cura e calma a seis idosos, que os receberam de braços e coração abertos, sem olhar às diferenças que os distinguem. Foram claros os sinais de satisfação por parte daqueles que apenas procuram receber atenção e carinho nessa sua fase mais avançada da vida! No final da sessão de partilha de reiki, os sorrisos de agradecimento foram muitos e o desejo para que voltassem em breve foi expresso nas palavras doces dos idosos do Lar de Mascotelos! E vamos voltar!

SÍLVIA OLIVEIRA CENIF GUIMARÃES 6

USUI

Terapias Naturais - CENIF

7


COMO SERES VOLUNTÁRIO

VOLUNTARIADO - DOAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Para seres voluntário, deves ter pelo menos o segundo nível de Reiki. Porque? Com o segundo nível, começas a trabalhar mais com os outros, a compreender o que está além dos sintomas e a procurar causas, começas a compreender a importância do envio de Reiki e a aprimorar o teu fluxo. A experiência começa-te a trazer sabedoria e a prática traz-te segurança. Lembra-te que vais cuidar de outros e que se não tiveres preparação para tal, algo pode correr mal. Fala com o teu Mestre sobre: • Se tens a prática suficiente para o fazer; • Que preparação específica deves fazer; • Se estás em equilíbrio o suficiente para aceitar a responsabilidade da doação. • No CENIF podes começar a partir do final do nível 2 de Reiki. Contacta a Associação Portuguesa de Reiki: • Podes fazê-lo pelo email info@montekurama.org; • Podes contactar diretamente num núcleo que esteja o mais perto de ti para receberes o curso de voluntariado.

O voluntariado é uma doação do tempo e saber de cada um. Muito naturalmente surge o voluntariado Reiki como a doação da terapia a quem mais esteja a necessitar.

O QUE É O VOLUNTARIADO REIKI É uma acção de apoio às comunidades ou instituições, através da prática de Reiki. Quando pensamos em doação, compreendemos o sentido o Amor Incondicional, algo que nos é tão despertado através da consciência dos cinco princípios e da prática de Reiki. Então, é muito natural que queiras ser voluntário e que sintas grande apelo para auxiliar os outros, essa é uma função muito humana e claro, algo de muito próprio para um praticante de Reiki. 8

USUI

A ATENÇÃO COM A RESPONSABILIDADE NO VOLUNTARIADO REIKI Quando te entregas à prática como voluntariado tens responsabilidade para com quem está a organizar o projecto, para com a instituição que acolhe, a pessoa que estás a tratar e ainda mais com Reiki por si. Está responsabilidade significa que deves estar sempre nas melhores condições possíveis ao nível mental, emocional e energético, para que possas dar o melhor de ti e deixares fluir a energia para aqueles que atendas.

JOÃO MAGALHÃES CENIF AMADORA

É por isso que voluntariado requer consciência e responsabilidade.

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

9


O MEU TIO MANEL

Muitas vezes sentimos que somos colocados à prova! Mas à prova de quê? À prova da nossa capacidade de gerir emoções. Fazer Reiki a um familiar que sabemos que vai partir, é muito difícil. Aqui conseguimos experimentar a verdadeira compaixão. Há alguns anos atrás, o meu tio Manel ficou gravemente doente! Mais uma vitima desta doença que chega e não tem piedade, o cancro! Já não me recordo onde começou, mas também não é importante! Um dia, quando cheguei a casa encontrei o meu pai, muito abatido porque o irmão estava com muito sofrimento. Tinha muitas dores e os médicos informaram que não havia mais nada a fazer. Perguntou-me se podia ajudar. Claro que no mesmo dia, lá fui eu visitar o meu tio. Conversei com os meus primos e tia e perguntei se podia fazer Reiki! “Reiki?? Não sabemos o que é, mas confiamos em ti!“ E assim passei a ir todos os dias fazer Reiki ao tio Manel! O primeiro dia foi muito difícil, porque eu tinha consciência que ele não tinha muito tempo de vida. E vinha a questão... Faço Reiki para quê?? Qual a intenção?

Conversávamos muito e riamos muito! Eu sei que fui realmente abençoada por ter conseguido estar com o meu tio até ao fim da sua vida. Tive o privilégio de rir com ele, de partilhar as suas dores e até uma das suas últimas frases que foi: “sabes, acho que afina sempre vou morrer!” E passado uns dias partiu em paz! O Reiki, trouxe uma qualidade de vida ao meu tio nos seus últimos dias de vida e para mim esse é mesmo o maior ato de compaixão que alguma vez poderia experimentar. E passados estes anos todos encontro a minha tia e ela diz-me: “Obrigada! Fizeste tão bem ao teu tio! Estamos sempre aqui para o que precisares! “ E isto é Reiki!

A resposta ás minhas questões não se fizeram esperar. No dia seguinte, a minha tia dizia: “Abençoada sejas, porque o teu tio dormiu toda a noite! “ E assim, todos os dias ia fazer Reiki ao tio Manel. A minha intenção era sempre que a dor dele fosse menor e que aceitasse a partida em paz! Sei que nos dias em que eu não conseguia ir, ele perguntava sempre... “a minha sobrinha não vem?” Como já estava no final, tinha um penso de nicotina. O meu tratamento começava sempre por fazer Reiki por cima do penso para potenciar o efeito da nicotina e diminuir a dor. Ia fazendo nos sítios onde ele me dizia que tinha dor.

SÍLVIA OLIVEIRA CENIF GUIMARÃES 10

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

11


HOSPITAL DE REIKI ITINERANTE - PEVIDÉM O Hospital de Reiki Itinerante é um projeto do CENIF que visa levar Reiki às comunidades que fizerem esse apelo, principalmente às que estejam no interior do país, ou em locais mais “isolados” da prática de Reiki e das terapias naturais.

HOSPITAL DE REIKI ITINERANTE EM PEVIDÉM A convite da Junta de Freguesia de Pevidém, estivemos a realizar 40 sessões de Reiki, no dia 11 de Junho à população local. Queremos agradecer à amabilidade da Junta de Freguesia por todas as condições que criou e proporcionou, assim como a todo o enorme empenho dos voluntários neste projeto. As localidades que pretendam convidar o Hospital de Reki Itinerante, podem fazê-lo enviando um email para cenifguimaraes@gmail.com

12

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

13


INSPIRAÇÃO: MADRE TERESA DE CALCUTÁ

“NÃO USEMOS BOMBAS NEM ARMAS PARA CONQUISTAR O MUNDO. USEMOS O AMOR E A COMPAIXÃO. A PAZ COMEÇA COM UM SORRISO.” “NÃO DEVEMOS PERMITIR QUE ALGUÉM SAIA DA NOSSA PRESENÇA SEM SE SENTIR MELHOR E MAIS FELIZ.”

14

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

15


A RESPONSABILIDADE DE UM PRATICANTE DE REIKI PARA COM O MUNDO

Se Reiki é a Energia Universal disponível para todos nós em qualquer lado, recebendo-a naturalmente todos os seres vivos, então nós, praticantes de Reiki, os praticantes da Energia Universal temos uma responsabilidade para com ela.

O PRATICANTE DE REIKI, A ENERGIA UNIVERSAL E A RESPONSABILIDADE PARA COM O MUNDO A Energia Universal, segundo indicava o Mestre Usui, constitui todas as coisas do grande Universo que nos rodeia e no qual vivemos, assim como nos constitui a nós mesmos. Somos parte dessa mesma energia que usamos para nos cuidar ou cuidar os outros e chegamos a ela através de cinco princípios - Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso. Aprendemos a praticar Reiki, ou seja, a trabalhar com a Energia Universal, libertamo-nos da energia densa que vamos acumulando, muitas vezes através do enraizamento, libertando esse excesso para a Terra. Mas chega uma altura em que o nosso equilíbrio já atingiu um momento tal em que é chegada a altura de assumirmos uma responsabilidade - a de cuidar da Terra, do mundo, de todos os seres vivos. Esta é uma grande responsabilidade e que faz mesmo parte da nossa prática. Observa as palavras do Mestre Usui:

O TREINO, DE ACORDO COM A LEI NATURAL DESTE MUNDO, DESENVOLVE A ESPIRITUALIDADE HUMANA. QUANDO TE CONVENCERES DE QUE ISTO É VERDADE, O TEU TREINO EMPENHADO TRARÁ A UNIFICAÇÃO COM O UNIVERSO. AS PALAVRAS QUE FALAS E AS AÇÕES QUE TOMAS TORNAM-SE UNAS COM O UNIVERSO E TRABALHAM SEM ESFORÇO COMO O ABSOLUTO ILIMITADO. ESTA É A VERDADEIRA NATUREZA DO SER HUMANO. MIKAO USUI 16

USUI

E lembra-te do poema 115 do Imperador Meiji - O mundo está seguro se tomares o caminho certo. Quanto mais praticares, mais compreenderás o que faz sentido na vida. Esse sentido será cada vez mais claro porque tu estás Uno com o Universo. Reiki é extraordinário, é bem mais do que apenas colocar as mãos e deixar fluir energia. É estar em harmonia e equilíbrio com a vida. Ser praticante de Reiki é ser responsável, é ter uma atitude de cuidado para com a vida. Podes compreender melhor o sentido da filosofia de vida e de todos estes conceitos no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

JOÃO MAGALHÃES CENIF AMADORA Reiki e Estilos de Vida - CENIF

17


REIKI TERAPIA INTEGRATIVA

O meu nome é Daniel Ribeiro, sou profissional de saúde acerca de 10 anos, especializado em Osteopatia. Pratico ainda, Naturopatia, Homeopatia, Acupunctura e Reiki. Assim sendo, acerca de três meses, após algumas entrevistas e esclarecimentos, fui convidado a integrar o corpo médico da AMI (Assistência Médica Integral), nomeadamente na Casa de Saúde de Guimarães e na Clinica Médica das Taipas, ficando á minha responsabilidade, uma área/departamento, que cada vez mais, se tem ouvido falar, e tem sido procurado, ou seja, as medicinas naturais (TNC). Das quais eu considero que fazem parte, todos os mecanismos, técnicas, terapias, filosofias e comportamentos, não evasivos ao ser humano, tanto a nível físico, psíquico, emocional, e espiritual. Como por exemplo, o exercício físico, os vários tipos de massagens, a musicoterapia, a correta utilização de plantas e ervas medicinais, a meditação, e claro está, o Reiki. Focando nos agora, na minha experiencia com o Reiki, numa das mais prestigiadas casas de saúde do nosso país (AMI), confesso, que sou um praticante de Reiki bastante recente (cerca de 2 anos), e apenas costumava fazer Reiki em mim, para o meu equilíbrio e saúde, e mais recentemente já a outras pessoas e animais, mas á distância, na minha bela caixinha de verde cura, pois ainda não me sentia completamente preparado, para o exercer de forma profissional e receber dinheiro por isso. Por outro lado, o universo deveria ter uma opinião distinta e mais acertada, sendo que os meus primeiros dois casos clínicos na AMI, foram cancros (um da mama, e outro do intestino), os quais intuitivamente a minha prescrição terapêutica só apontava e realçava a urgência, destes pacientes entrarem em contacto com a arte de convidar a felicidade a entrar, ou seja, a necessidade do contacto urgente com o Reiki, não apenas com a energia, mas também com a filosofia do Reiki, e os seus cinco princípios!

“ BOM DIA DR. DANIEL, GRATA POR ME ACEITAR NO FACEBOOK! PASSARAM APENAS DOIS DIAS DESDE A PRIMEIRA SESSÃO DE REIKI, E SINTO ME MARAVILHOSA, PARECE QUE PERDI 10KG NA CABEÇA PRINCIPALMENTE, NÃO SÓ EU ME TENHO SENTIDO MUITO MELHOR, COMO VEJO QUE A MINHA VIDA TEM FLUIDO MELHOR, SEM TANTOS OBSTÁCULOS, BARREIRAS E DISCUSSÕES CÁ EM CASA. ANSEIO POR QUINTA-FEIRA, GRATA POR TUDO, ATÉ LÁ!” Além deste feedback, desta paciente, a outra primeira paciente também se sentiu muito bem, ambas continuam com acompanhamento de Reiki, e trouxeram pessoas amigas que precisavam também de Reiki. Recomendei-lhes procurar, se instruírem mais aprofundadamente com o curso de Reiki, de forma a se poderem auto tratar sempre que necessitem, mas principalmente que se deixem levar por esta energia e estilo de vida equilibrado, em paz, harmonia e em alegria, que é, ser-se, praticante de Reiki.

Desta forma, passando uns dias após a primeira sessão de terapia, as pacientes nem esperaram pelo Dia/hora da consulta seguinte, tendo ambas entrado em contacto comigo pelas redes sociais, mostrando a sua gratidão para comigo, devido a um novo e surpreendente bem-estar, assim como de todos que as rodeiam. Passo a citar as palavras de uma paciente:

DANIEL RIBEIRO CENIF GUIMARÃES 18

USUI

Terapias Naturais - CENIF

19


ENFERMAGEM E REIKI: UMA VISÃO HOLÍSTICA

A ENFERMAGEM, PROFISSÃO COM UMA GRANDE HISTÓRIA E EVOLUÇÃO, SEMPRE LIGADA AO CUIDAR E TAMBÉM AO SOFRIMENTO, MAS ACIMA DE TUDO À NECESSIDADE DE AJUDAR A PESSOA EM PROCESSO DE DOENÇA/SAÚDE OU CONVALESCENÇA. O pensamento filosófico por detrás da enfermagem sempre levou a concluir que se tratava de um recurso logístico de apoio biomédico, contudo urge a necessidade de nos distanciarmos e suplementarmos este conceito. Gradualmente tem-se constatado a sua transformação para uma profissão autónoma, de base licenciada, com competências e capacidades para desenvolver um trabalho holístico baseado no conhecimento científico, mas na prática ainda há um longo caminho a percorrer. A enfermagem não é uma profissão matemática, não é um conjunto de procedimentos em check-list, são um conjunto de atos de saber ver, escutar o próximo e agir em consonância com as dimensões física, mental e espiritual da pessoa. É um conjunto de competências humanas, que devem ser desenvolvidas e ser enfermeiro deveria ser, idealmente, uma profissão vocacional uma vez que tem uma alta exigência em conhecimentos científicos, em competências pessoais, sociais e humanas. Hoje, este contexto de saúde está, cada vez mais, intimamente ligado às Terapias Holísticas, Complementares ou Alternativas, que são as técnicas que visam uma assistência à saúde da pessoa, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando-o como corpo/ mente/espírito e não um conjunto de partes independentes. O seu objetivo, portanto, afasta-se do modelo biomédico da medicina Ocidental em que a cura da doença deve acontecer apenas através da intervenção direta no órgão ou no sistema doente. Muitos de nós têm, por interesse próprio e vocação, explorado e adquirido conhecimentos nestas áreas numa tentativa de melhorar os cuidados de saúde e redirecionar o foco dos mesmos, no entanto, ainda, sem terem a oportunidade de terem uma prática geral aprovada nos hospitais. A procura de medicinas alternativa, integrativas e complementares surge cada vez mais em maior número quer com o intuito de melhorar os cuidados às pessoas bem como método de autocuidado dos próprios profissionais. O Reiki, como terapia mental e espiritual, constitui-se como uma terapia complementar holística cada vez mais procurado por enfermeiros, uma vez que, idealmente, pode ser aplicada em todos os campos da prática de enfermagem, quer seja na área hospitalar bem como na saúde da comunidade.

20

USUI

Os benefícios do Reiki vão desde a promoção da homeostase e relaxamento muscular e mental, aumento da resposta imunológica, melhoria da qualidade do repouso, controlo da dor e diminuição do stress orgânico, potencializado os tratamentos instituídos. Na realidade, a aplicação de Reiki vai ativar a própria capacidade de cura do indivíduo promovendo uma recuperação mais rápida, podendo mesmo reduzir tempos de internamento e custos associados. Posso complementar que o Reiki termina trazendo um beneficio de comportamento, por trabalhar em nível de campo energético, trazendo inclusive tranquilidade nas ações, para quem recebe e para quem aplica. E porque não estender a aplicação da prática de Reiki aos demais hospitais do país e aproveitar os recursos já existentes uma vez que tantos enfermeiros e outros profissionais de saúde são terapeutas de Reiki? Os enfermeiros, são sem qualquer dúvida a principal ligação humana a qualquer instituição de saúde que pode ser incrementada pela aplicação de Reiki.

INÊS CUPIDO CENIF AMADORA Terapias Naturais - CENIF

21


SÓ POR HOJE...

A FRASE INICIAL DOS CINCO PRINCÍPIOS LEVA-NOS A TER EM ATENÇÃO O MOMENTO PRESENTE, O AQUI E AGORA. ESTE É O MOMENTO MAIS IMPORTANTE, O ONTEM JÁ PASSOU E O AMANHÃ NUNCA SE SABE COMO SERÁ E SE CHEGARÁ… Tal como diz o Mestre Oogway no filme Kung-Fu Panda: “Ontem foi história, amanhã é um mistério, mas hoje, hoje é uma dádiva. Por isso é que chamamos de Presente!” Se decidirmos estar plenamente atentos ao que estamos a viver, conscientes do que vivenciamos, se estivermos presentes…somos e estamos simplesmente! E para isso acontecer temos apenas de respirar… escutar…observar…saborear…sentir…vivenciar! Parece simples, mas nem sempre é! É complicado dedicarmo-nos por completo a algo ou a alguém, pois este mundo está cheio de solicitações, há imensas formas de nos distrairmos e de nos desviarmos para outros assuntos. Mas o importante é conseguirmos estar conscientes do que estamos a viver, pois estar presente é sempre o melhor presente para nós e para quem está connosco. Ultimamente tenho-me esforçado por estar presente na maioria das situações! Não, ainda não o consigo fazer 24horas por dia…mas vou tentando! E é sentindo o que vivo, refletindo sobre a vida: o que vejo, o que ouço, o que saboreio, o que cheiro, o que toco, o que abraço, o que sinto (escutando o coração) que gosto de viver!! Esta frase também implica ter noção de que tudo é impermanente, de que o importante é aproveitar o momento que temos oportunidade de viver, sem o deixar passar…aproveitando-o da melhor forma!

Acho que o essencial é darmos valor e importância ao que o Universo e Deus nos permitem escolher para viver… Eu prefiro valorizar as coisas belas, o que me enche o coração e por isso vou vivendo intensamente a minha vida, adoro estar com quem amo e explorar o que me faz sentir feliz: são essas as minhas prioridades e é nestes momentos, com estas pessoas, que carrego baterias!! Mas também quero conhecer-me mais e mais para ter conhecimento do que tenho de menos bom e transformar isso em algo melhor… E porque “o essencial é invisível aos olhos”, o mais importante é o que vivemos por dentro e vamos partilhando em consciência. Se tivermos consciência das coisas boas que temos na vida, avançamos com mais força, com mais coragem, com mais Amor e Alegria. E eu penso que é este o caminho para a felicidade...querem avançar na nossa companhia?!

DIANA CRESPO CENIF AMADORA 22

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

23


REIKI, ANIMAIS E ALGUNS SUSTOS REAIS!

OS ANIMAIS SURPREENDEM-NOS E CREIO, HONESTAMENTE QUE TÊM UM PROPÓSITO NA VIDA DOS SERES HUMANOS - O DE OS AJUDAR NO SEU PROCESSO EVOLUTIVO. OS ENSINAMENTOS DOS ANIMAIS, TAL COMO REFERE MARTA SOFIA GUERREIRO NO SEU LIVRO “CONVERSAS COM ANIMAIS” (2014), SÃO COMPARÁVEIS AO SOL, SIMPLESMENTE BRILHAM SEM ESPERAR RECOMPENSAS OU ELOGIOS.

Como fiz o tratamento com REIKI? Enraizei-me, fiz o banho seco, chuva de Reiki e coloquei as mãos em Gassho. Foquei-me na intenção de cura desenhando os 3 símbolos (Honshazeshonen, Seiheki e Chokurei) e coloquei cada mão nas extremidades do aquário imaginando a energia a entrar na água e envolvendo o peixinho Rivera. Apliquei também Reiki à água para que lhe proporcionasse um ambiente confortável e seguro. No final agradeci. Um dia depois a mancha tinha desaparecido completamente! Não tenho dados científicos para comprovar que foi o Reiki que curou o meu peixe mas resultou, e alterou em pouco tempo o seu estado de saúde para melhor.

REIKI E OS ANIMAIS

Aprendizagem que o Rivera me trouxe:

E como o Reiki e os Animais se combinam trazendo-nos lições fantásticas de vida? Gostaria então de partilhar convosco três experiências vividas na 1ª pessoa que manifestam a importância que o Reiki teve na cura dos “meus” animais, o Rivera (um peixe que me acompanhou cerca de 4 anos) e o Pepe (o meu gato de 8 anos).

Só por hoje lembra-te de ser calma e cuidar dos teus com compaixão. Limpa o teu ambiente.

RIVERA, O PEIXE QUE GOSTAVA DE REIKI.

PEPE, O GATO E(M)PÁTICO.

janeiro, 2015

julho, 2015

O Rivera desenvolveu uma mancha roxa na zona da cabeça por ter estado exposto tempo demais a um ambiente aquático pouco oxigenado. Esta situação surgiu motivada pelo acumulado de sujidade na água do aquário. Recordo-me, com algum pesar, de que nessa altura o meu ritmo de trabalho era tão elevado que não prestei a devida atenção à higiene do aquário permitindo que o seu ambiente se tornasse tóxico. Em dada altura, assim que me apercebi que o meu peixinho estava em sofrimento mudei imediatamente a água do aquário, procedendo à sua devida limpeza e apliquei Reiki ao Rivera com a intenção de o curar e aliviar algum sofrimento que, pela minha negligência, lhe infligi.

No dia 24 de julho tive a notícia do diagnóstico da doença do meu gato Pepe - Lipidose Hepática. De grosso modo esta doença traduz-se na acumulação de gordura nas células do fígado. O animal deixa de ter vontade de comer e progressivamente conduz a outras complicações motivadas pela falta de apetite. Segundo a médica veterinária que na altura acompanhava o Pepe, a taxa média de mortalidade em gatos com esta doença era de 80%, contudo, os gatos que se salvavam quase sempre teriam de passar a viver com um catéter por onde seriam alimentados o resto da vida.

PS: Na altura não tinha como propósito partilhar esta experiência e por isso não tirei qualquer fotografia mas talvez possam imaginar e quem sabe, aplicar Reiki aos vossos peixes!

Disse-me, também, que era uma doença complicada e que a sua reversão dependeria muito do acompanhamento que os donos lhe fizessem em termos de cumprimento do tratamento médico e emocional. Os animais, tal como os seres humanos são seres emocionais e creio na abordagem que defende que as

24

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

25


doenças são resultado de emoções não atendidas ao nível do nosso inconsciente. Nos dias que se seguiram apliquei a medicação de forma rigorosa, mimei o meu gato e ainda lhe apliquei REIKI diariamente. A verdade é que, passados 14 dias desde a confirmação do diagnóstico, o Pepe fez análises e estava tudo bem! Os seus sinais clínicos estavam todos normais! Como fiz o tratamento com REIKI? Comecei por me enraizar, fiz o banho seco, chuva de Reiki e coloquei as mãos em Gassho. Por momentos foquei-me na intenção de cura e em seguida coloquei as mãos diretamente na zona do fígado, que era a zona afetada. Apliquei Reiki no chacra do Plexo Solar que está diretamente relacionado com alguns órgãos que processam a digestão, entre os quais, o fígado. O chacra cardíaco, relacionado com o amor incondicional, foi lembrado para criar uma maior conexão entre mim e o meu gatinho. No final fiz a harmonização dos chacras e agradeci. Aprendizagem que o Pepe me trouxe: Só por hoje confia. Tudo vai ficar bem. Cuida da tua alimentação e, se puderes não me deixes muito tempo só].

PEPE, E O ABCESSO. abril, 2016 Novamente o Pepe dava sinais de que alguma coisa não estava bem com ele. Desta vez foi-lhe diagnosticado um abcesso (infeção) no pâncreas (pancreatite).

Como fiz o tratamento com REIKI? Enraizei-me, fiz o banho seco, coloquei as mãos em Gassho focando na intenção de cura. Apliquei os símbolos (Honshazeshonen, Seiheki e Chokurei). Coloquei as mãos na zona do pâncreas e visualizei a remoção de toda a infeção do interior do abcesso, em seguida imaginei a energia Reiki a preencher o pâncreas curando totalmente esta glândula. No final fiz a harmonização dos chacras e agradeci. Simultaneamente procedi, mais uma vez, ao rigoroso tratamento médico administrando os comprimidos prescritos pela médica. [Aprendizagem que o Pepe me trouxe: Só por hoje sê grata. Lembra-te que os animais, por vezes, “amortecem” e “cristalizam” em si as energias densas do ambiente, resultantes de desarmonias e zangas entre os seres humanos]. Sou muito grata às mensagens que o Rivera e o Pepe me trouxeram, sou muito grata à medicina alopática/tradicional e por fim à energia REIKI. Acreditem, confiem e estejam atentos ao comportamento dos vossos animais. Se agirmos logo será possível controlar e até reverter algumas doenças lembrando que o Reiki atua como terapia complementar, acelerando os processos de recuperação da saúde de todos os seres vivos e harmonizando a sua energia.

O pâncreas é uma glândula que atua no processo digestivo e é responsável, entre outras funções, por segregar insulina que ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a produzir energia. A médica veterinária referiu que o problema maior emergia da possibilidade do abcesso rebentar e se tal acontecesse, nada se poderia fazer. Dada a localização do mesmo nem uma operação seria viável. Novamente recorri ao Reiki para me ajudar a ultrapassar o momento, e a retirar dele uma qualquer aprendizagem.

26

USUI

TERESA PERAL CENIF AMADORA

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

27


NOTÍCIAS E PROJETOS

28

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

29


Estivemos em Sintra, Arouca, Aroeira, Ericeira, Monsanto, Mafra, Castanheira do Ribatejo, Povoa de Stª Iria, Bombarral... Fizemos alguns percursos urbanos e culturais conhecendo as zonas onde habitamos e quem cá esteve antes de nós, há muito, muito tempo como na Necrópole de Carenque ou há relativamente menos tempo, como em Belém na época dos Descobrimentos ou da 2ª guerra mundial, ou no Palácio de Mafra onde assistimos ao concerto dos 5 órgãos. Somos gratos à Vida, que nos dá a oportunidade de aprender com os seus pequenos mistérios...folhas, musgos, cogumelos, líquenes, lagartas, aves, pequenos frutos da floresta...o mundo tem vidas, dentro da Vida que nós nem sonhamos.... e só é preciso estar atento...

CENIF A PASSO NA AMADORA No Cenif Amadora existe desde Março de 2016, uma atividade, denominada Percursos na Natureza, desde que decidimos caminhar pela nossa saúde, tanto física como mental.

Somos gratos por poder vivenciar estas maravilhas na companhia uns dos outros, pessoas atentas ao que as rodeia, Pessoas mesmo, capazes de mostrar, chamar a atenção para, explicar o que nos passa despercebido, respeitar toda esta Vida, por vezes microscópica e que tem o seu papel no ecossistema que é de todos nós. São dias mágicos, que ansiamos durante o mês, dias que nos deixam marcas, na mente e no coração. Dias que modificam o modo como olhamos o que é a Vida.

Somos Gratos ao Universo que se conjuga para nos reunir e agraciar com estes momentos de Ouro. Temos planos para o futuro e adoramos cada momento que passamos juntos nestes convívios cúmplices, refrescantes e salutares.

Em ambiente de ar livre, aproximamo-nos, criamos laços de amizade, convivemos, damo-nos a oportunidade de partilhar experiências e desfrutar de todo o esplendor e envolvência da Natureza.

Todos os Percursos são gratuitos – partilhamos transportes, se for o caso, e piqueniques sempre que o dia se torna mais longo.

Nos 14 percursos já realizados passamos por matas, rios, serras, parques, bosques, montanhas, mares, arribas....

Uma caminhada por mês, nem sabe o bem que lhe fez!

USUI

AUTOR DESCONHECIDO

Por sermos gratos partilhamos também as nossas energias em momentos de reflexão e reiki na Natureza. E só quem experiencia sabe o diferente que é uma corrente energética efetuada ao ar livre…

Efetuamos um Percurso por mês, tendo sempre presente a simbiose Natureza /Reiki.

30

“CAMINHA SUAVEMENTE SOBRE A TERRA. ELA É SAGRADA.”

Já pensou juntar-te a nós?!?

MARIA JOSÉ BARROS CENIF AMADORA

Notícias e Projetos - CENIF

31


VIAGEM AO JAPÃO OUTUBRO 2017 A TOPATLÂNTICO E O CENIF CONVIDAM-TE A PARTICIPARES NUMA VIAGEM DE SONHO, DEDICADA A PRATICANTES DE REIKI. Visitaremos o Memorial do Mestre Usui, em Tóquio, a aldeia Taniai, onde nasceu e o Monte Kurama, em Quioto. Assim como também visitaremos o templo onde está o Imperador Meiji e a Imperatriz Shoken. Iremos ainda a Kamakura, Nara, ao Monte Fuji, Monte Koya e terminaremos em Osaka. Irás receber Reiju no Monte Kurama, assim como serão feitas meditações especiais em alguns dos locais incríveis que visitaremos. Receberás também um manual próprio de Reiki. Todo os pagamentos e reservas são feitos diretamente com a TopAtlântico.

PARTIDA A 9 DE OUTUBRO REGRESSO A 22 DE OUTUBRO

32

USUI

Notícias e Projetos - CENIF

33


SENTES DIFICULDADES, OU QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE UM PROJETO AO DOMICILIO? Qualquer que seja o projeto ou a área de atuação existem sempre dificuldades no início, e este não foi exceção. O facto de este projeto ser realizado no domicílio, é logo uma dificuldade acrescida, uma vez que muitas pessoas ficam incomodadas por invadirmos as suas casas e a sua privacidade. Por outro lado, ainda há algumas dúvidas acerca do que é o Reiki e de como ele pode ser recebido pelo que ainda existem pessoas que não conhecem os benefícios da terapia. Contudo, ultrapassadas as dúvidas acerca do Reiki e de como o domicílio funciona, as pessoas ficam mais receptivas e entusiasmadas para experimentar.

PARTILHA CONNOSCO UM CASO QUE ACHES INTERESSANTE. O caso que vou partilhar é um dos muitos casos de sucesso da Terapia de Reiki. Este é particularmente referente a este projeto de Reiki ao Domicílio. A Vitória (nome fictício) é uma das minhas primeiras pacientes neste projeto e quando a conheci ela encontrava-se num estado de grande instabilidade física e emocional. A Vitória encontrava-se com uma grave crise de psoríase e estava grávida.

Projetos CENIF

REIKI AO DOMICÍLIO Dolores Novais é praticante de Gokukaiden, nível 3B, em Guimarães e abraçou o projeto de Reiki ao Domicílio. Partilhamos contigo uma pequena entrevista que lhe fizemos.

HÁ QUANTO TEMPO SURGIU O PROJETO DE REIKI AO DOMICÍLIO? O projeto surgiu em Março de 2017.

QUE BENEFÍCIO ACHAS QUE TRAZ ESTE TIPO DE AÇÃO? Reiki é energia positiva, nunca pode causar mal a nada nem a ninguém. A Energia do Reiki é amor no estado puro, todo 34

USUI

o Terapeuta ao aplicar Reiki ao próximo deverá estar num estado de Amor Incondicional e perfeita união com o Universo! O Reiki ao domicílio, para além de todos os benefícios inerentes à terapia, permite que a mesma chega a um maior número de pessoas, por exemplo, pessoas que estejam a recuperar de uma cirurgia e não se possam deslocar, idosos em situação de imobilidade ou isolamento, ou por outro lado, pessoas que apenas preferem receber Reiki no conforto do seu lar. O Reiki ao domicílio permite que a energia se desloque para ajudar os outros a encontrar a paz.

do no rosto. “Comecei a receber Reiki no domicílio semanalmente e as melhorias começaram a ser notórias. Neste momento encontro me a dias do nascimento da minha filhota e sinto me bem tanto fisicamente como emocionalmente”

COMO ESPERAS QUE ESTE PROJETO EVOLUA? Como referi anteriormente ainda existem algumas dúvidas acerca do que é a Terapia de Reiki e quais os seus benefícios. Por essa razão espero que o Reiki ao Domicílio permita que esta terapia chegue a um maior número de pessoas, principalmente àquelas que se encontram mais vulneráveis. Tenho esperança que o Reiki ajude cada vez mais pessoas a encontrar a sua felicidade. Este projeto faz-se caminhando com amor no coração e é com uma enorme alegria que me desloco até das pessoas, e que após algumas sessões vejo o estado de alívio e a paz interior que me transmitem. Portanto, o sucesso deles é o sucesso deste projeto. Reiki é a energia do amor, e como terapeuta, entrego-me de alma e coração e com todo o profissionalismo a este projeto. Como Mikao Usui refere, Reiki é “a arte secreta de convidar a felicidade”. Sejamos todos felizes!

“Corri vários médicos, fui internada e tanto estava melhor como piorava logo de seguida.” Ela decidiu procurar ajuda no Reiki quando alguém lhe falou dos benefícios da Terapia. “Numa altura em que a minha cabeça estava um verdadeiro turbilhão surgiu um anjo da guarda na minha vida que me aconselhou a fazer Reiki “faz não tens nada a perder” e assim foi...” Como se encontrava grávida e com algumas dificuldades de movimentação e de incompatibilidade de horários o Reiki ao Domicílio foi a melhor opção neste caso. “Inicialmente recebi Reiki no CENIF mas depois, por incompatibilidade de horário apresentaram-me o Reiki ao Domicílio.”

DOLORES NOVAIS CENIF GUIMARÃES

A partir do momento em que começou a terapia as melhorias são notórias, e tudo evoluiu para um processo de cura. Hoje a Vitória vive o seu dia-a-dia com um brilho no olhar e um sorriso estampa-

Notícias e Projetos - CENIF

35


DIA INTERNACIONAL DO REIKI A 15 de Agosto de 1865 nasceu o Mestre Mikao Usui e em Março de 1922 cria o Método Usui Reiki Ryoho, aquele que todos nós praticamos hoje em dia, mais conhecido como Reiki. Desde 2010 que a Associação Portuguesa de Reiki incentiva todos os praticantes, associações e mesmo associações internacionais a celebrar o 15 de Agosto como o “Dia Internacional do Reiki”. É um dia de celebração entre todos os praticantes, independentemente de níveis, sistemas, ou Mestres. É um tempo de partilha, convívio, alegria e uma vivência da “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”. Junta os teus amigos, celebra o Dia Internacional do Reiki.

36

USUI

Notícias e Projetos - CENIF

37


Vai de Férias com Reiki VAI DE FÉRIAS COM REIKI

CUIDAR DO CORAÇÃO

O nosso coração é o jardim da alma. Nele cresce a autoestima, o amor próprio, o amor incondicional, a compaixão e todas as coisas boas na humanidade. É por isso mesmo que devemos sempre refletir, que sementes plantamos no nosso coração e o que desejamos que ele dê de frutos. Vamos agora entrar num período de que será de férias para muitos e por isso mesmo um tempo bom para relaxar, divertir e finalmente descansar da loucura do dia-a-dia. De formas muito simples, podes também praticar Reiki nas férias de verão e tens muitos exercícios práticas no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz. Aqui fica um, com os cinco princípios.

EXERCÍCIO PARA A MENTE, COM REIKI A meditação Gassho auxilia-nos a serenar a mente, sabendo colocar os pensamentos em fila, sabendo escutá-los apenas na altura devida e assim resolvê-los depressa e bem. • Coloca-te numa posição confortável, com as costas bem direitas; • Põe as mãos em posição Gassho (mãos juntas); • Liga-te ao Reiki; • Sente a energia a preencher a cabeça e o coração fluindo para as mãos; • Centrado no coração, recita os Cinco Princípios de Reiki, deixando-os vibrar em cada célula, em cada órgão do teu corpo; • Permanece apenas no aqui e agora, não te apegues ao que fizeste nem ao que vais fazer; • Deixa os pensamentos fluírem sem os agarrares, sem construíres uma história; • Não emitas julgamento; • Deixa-te apenas estar em Reiki, ser em Reiki.

JOÃO MAGALHÃES CENIF AMADORA 38

USUI

Estilos de Vida - CENIF

39


VAI DE FÉRIAS COM REIKI

DESENVOLVER AS TÉCNICAS

QUANDO NÃO SABES O QUE HÁS DE FAZER MAIS COM A PRÁTICA DE REIKI, TENS UMA FERRAMENTA MUITO BOA PARA DESENVOLVERES TODOS OS ASPETOS DO USUI REIKI RYOHO: REIKI PARA O CORPO E A MENTE. Neste conjunto de cartas técnicas irás encontrar as cartas base, princípios, símbolos, técnicas e poemas do Imperador Meiji. Reiki para o Corpo e a Mente é um conjunto de trabalho técnico, não tem nada a ver com artes divinatórias nem é para ser usado nesse sentido, mas sim como ferramenta prática no desenvolvimento da filosofia de vida e técnicas, para uma melhor compreensão e vivência do Usui Reiki Ryoho. Podes seguir as várias indicações de tratamentos e práticas que estão no livrinho que acompanha as cartas, ou então podes inventar tu mesmo algumas formas.

No exemplo da fotografia ao lado, temos uma prática diária em que pretendemos refletir com: • Cinco princípios; • Reiki (o que significa a Energia Universal); • Poemas do Imperador Meiji. Depois, vamos ainda trabalhar o aspeto, ou até mesmo praticar as técnicas e desenho do Hon Sha Ze Sho Nen e ainda desenvolver a técnica que nos saiu - o REIJI-Ho.

40

USUI

Estilos de Vida - CENIF

41


Neste exemplo, podes ter o trabalho de cinco dias com os cinco princípios, incluindo na tua escolha aleatória o Só Por Hoje, que requer a atenção plena. Ao mesmo tempo, podes tirar uma carta com um poema do Imperador Meiji, para refletires sobre questões que tenhas, ou como reforço ao princípio que vais trabalhar nesse dia. Esta é uma forma muito interessante de se trabalhar a filosofia de vida no Reiki. Como vês, não tem nada de esquisito nem de futurologia, mas muito de trabalho interior.

Neste exemplo podes trabalhar durante quatro dias com técnicas para o teu desenvolvimento da prática. Por exemplo: 1. Alto tanden - tratamento e percepção; 2. Tratamento tradicional; 3. Hatsurei Ho; 4. Enkaku Chiryo.

Estas cartas servem mesmo para a tua progressão no Reiki, para teu autoconhecimento e até prática para poderes tratar os outros. Experimenta, vais ver como Reiki terá toda outra dimensão para ti.

JOÃO MAGALHÃES CENIF AMADORA

42

USUI

Estilos de Vida - CENIF

43


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES AMADORA

GUIMARÃES

Nível 1 de Reiki

Nível 1 de Reiki

João Magalhães - 12 de Agosto

Setembro

CURSOS

Nível 2 de Reiki

João Magalhães - 2 de Setembro

Nível 3 de Reiki

João Magalhães - 3 de Novembro

WORKSHOPS Workshop de Chakras e Anatomia energética (Amadora)

CURSOS

Curso Profissional de Terapeuta de Reiki Setembro

WORKSHOPS Workshop de Chakras e Anatomia Energética (Guimarães) João Magalhães - 13 e 14 de Julho, 19h30.

João Magalhães - 17 e 24 de Julho, 19h00.

Workshop de Cromoterapia João Magalhães - 31 de Julho e 2 de Agosto, 19h00.

ENCONTROS DE ALUNOS AMADORA

GUIMARÃES

23 de julho - Parque dos Alvados, em Porto de Mós, encontro de Karuna.

28 de Julho das 19h às 23h No parque da cidade de Guimarães

13 de agosto - Encontro de alunos, Amadora.

Workshop para Pais e Filhos Daniel Azevedo - 8 de Julho

Meditação para Crianças Daniel Azevedo: 15 de Julho

Oficina da Alegria para Crianças (Reiki Yoga e Meditação) Daniel Azevedo, Tânia Santos, Diana Mendes 29 de Julho

Workshop de Expressão Criativa Vera Pereira - 17 de Julho

Sessões individuais de Reiki com Mandalaterapia Maria Silva - 1 de Julho; 8 de Julho; 15 de Julho e 22 de Julho

ArtYoga Diana Mendes - Dia 2 e 23 de Julho

44

USUI

Notícias e Projetos - CENIF

45


TERAPIAS NATURAIS

46

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

47


MEDITAÇÃO CONSTRÓI E MANTÉM O SILÊNCIO

O silêncio conforta, apazigua, é pacífico, e restaura forças. Por vezes uma forma acessível para diminuirmos o ruido interior é mudarmos de rotina. E neste tradicional período de férias, para alguns, a dinâmica de vida predispõe-se a isso. Sair de casa, viajar para um lugar tranquilo, procurar uma praia pouco frequentada, ir para a montanha, relaxar num spa, ou simplesmente estar na casa de família, contribui para estarmos longe dos problemas e até, porque não se fizer sentido, das pessoas. Isto ajuda-nos a quebrar o padrão de agitação mental e verbal. Apenas quando a nossa mente serena é possível provar o verdadeiro e agradável sabor do silêncio. E pior do que os ruídos externos, são os ruídos internos originados por pensamentos inúteis e desordenados. Quando participei num retiro de meditação organizado pela Brahma Kumaris, uma Universidade Espiritual internacional, que reconhece a bondade intrínseca de todas as pessoas e ensina um método de meditação que ajuda a descobrir a nossa força interior e os nossos valores internos, num dos dias um dos exercícios foi não falarmos durante várias horas. Aí percebemos como as palavras podem ser desnecessárias e encobrir sentimentos profundos. É bonito comunicarmo-nos pelo olhar e apercebermo-nos das mensagens diferentes e calorosas que se trocam sem dizermos nada. Vivemos uma sensação gostosa de paz interna. O objetivo de optarmos por fazer um retiro é afastarmo-nos da rotina citadina dos engarrafamentos, da televisão, dos telefones, da Internet, ou seja, de toda a nossa rotina quotidiana. Em Portugal realizam-se desde há vários anos retiros de silêncio, ótimos para encontrar paz interior, bem-estar, alegria e amor. Por agora basta concentrar-se no que quer e pode fazer por si neste campo e nos próximos dias, independente da sua idade e percurso de vida.

48

USUI

Terapias Naturais - CENIF

49


COMPROMISSO

QUANDO MEDITAMOS;

Lembrando a célebre frase conhecida no Yoga, “mais vale uma grama de prática a uma tonelada de teoria”, no âmbito da meditação dizemos que se aprende a meditar, meditando.

• É muito natural acontecer divagação mental. Quando esta ocorre apenas devemos regressar ao momento onde estávamos.

Dentro de casa, num quarto ou sala tranquilos, na praia, no campo, ou em qualquer local sossegado e no qual se sinta confortável, pode meditar. Em muitas zonas e localidades do nosso país já existem centros com programas que incluem meditações coletivas, sendo uma hipótese a considerar. Uma outra alternativa é meditar em mosteiros, capelas, Igrejas, ou qualquer outro local de culto, desde que faça sentido para si.

• Uma parte do corpo ficar dormente, entorpecida ou dorida. Aceitamos essa sensação e adaptamos o corpo para uma posição confortável alcançando progressivamente a maior permanência que nos for possível. • Insegurança sobre se estamos a fazê-lo corretamente? A meditação é um processo simples e a melhor forma de evoluirmos e aperfeiçoarmo-nos é praticando.

Nestes longos dias de verão, o contemplar no final do dia o por sol em qualquer praia ou local no campo, sentir o cheiro e ouvir os sons do mar, da natureza, são momentos harmoniosos e de verdadeira simbiose com a energia universal.

• Aparecem recordações e imagens que há anos estavam esquecidas. Aceitamos e regressamos ao momento em que nos encontrávamos.

Nesta linha, desafio os leitores a comprometerem-se consigo próprios, e reservarem, pelo menos, entre 10 a 20 minutos para meditarem diariamente. O propósito passa sempre por vivermos de forma mais pacífica e positiva face às muitas tensões crescentes que vivenciamos neste nosso mundo moderno.

• Exercício de auto análise. Se ocorrer basta voltarmos ao momento em que nos encontrávamos. • Acontecerem revelações, visualizações. Normal. Novamente basta voltar ao momento em que nos encontrávamos.

MEDITAÇÃO Independente da crença religiosa ou da filosofia pessoal, Meditar é uma atividade que praticamos em prol de nós mesmos, ou seja, para o nosso equilíbrio e saúde. O início passa sempre por relaxar o corpo, deixar a respiração estabilizar, num ritmo natural e que a mente fique o mais silenciosa possível, liberta de pensamentos e da necessidade de reação a distrações externas. Evite tentar alcançar algum objetivo, pois esse facto converte-se num obstáculo ao relaxamento. O exigir demasiado de si ou cumprir estritamente quaisquer instruções rígidas, normalmente funciona como obstáculo, pois criará relatórios internos para si mesmo. Escolha uma posição, imóvel, com ou sem almofadas. Não castigue o seu corpo. Insisto sempre na importância de se sentir confortável com a posição escolhida e, no caso de ausência de limitações físicas que impeçam de se sentar, pode evoluir para a posição de sentado com a coluna vertical e a cabeça direitas. Em muitos locais, nomeadamente na India e Brasil, muitas pessoas adeptas da meditação usam aromas, nomeadamente os dos incensos. Não sendo minha prática, alguns sentem que o aroma do incenso acalma, perfuma e unifica. Após o relaxamento inicial, deixe-se ir, sentindo a sua respiração de forma intuitiva, desfaça as tensões no rosto, no seu corpo, atento a si mesmo, ampliando sempre a sua consciência. Veja se consegue sentir o movimento da respiração no seu corpo. Sinta a sensação de deixar as questões quotidianas para se concentrar exclusivamente no tempo presente. Sinta e experimente a estabilidade e o calor do seu corpo, a sua respiração serena, natural e pacífica. Com o tempo e experiência comprovará que este estado de paz é o seu estado natural.

“O SILÊNCIO PODE SER FÁCIL DE SE CONSTRUIR E É GRÁTIS. CONTUDO NOS DIAS DE HOJE POR VEZES PARECE SER UM LUXO. COM CONSCIÊNCIA, APROVEITE O VERÃO, AS SUAS FÉRIAS E A MUDANÇA DE ROTINA, PARA PRATICAR MEDITAÇÃO DIARIAMENTE, ENCONTRAR PAZ INTERIOR E EVOLUIR NA CONSTRUÇÃO DO SEU TEMPLO INTERNO.”

MEDITAÇÃO EM MOVIMENTO Também há várias formas de meditar em movimento, meditação ativa ou dinâmica, sendo importante que simultaneamente ao(s) movimento(s) que esteja a realizar, que também se concentre em si, a observar-se e a sentir-se. Caminhar ou correr em silêncio, dançar harmoniosamente, caminhar ou dançar em camara lenta, até à prática da jardinagem, ou das tarefas diárias, tudo que o leitor prefira e decida, se adequa. Muitas linhas e práticas medidativas também utilizam mantras. Digamos que a Meditação em movimento pode ser o que o leitor quiser. Pratique-a como expressão da sua criatividade interior. Respire bem, nutrindo o seu corpo e a sua mente e tendo sempre em atenção o objetivo que quer alcançar, a alegria, a paz, ou apenas energia.

Jorge Coelho Lopes

USUI

O importante é que crie o hábito da meditação, darmo-nos esse momento de estarmos connosco próprios. E se possível à mesma hora. Nas nossas vidas, as verdadeiras revoluções só são possíveis se mudarmos interiormente, se mudarmos a nossa maneira de sentir.

JORGE LOPES O que é normal acontecer

50

• Nem todos os dias a meditação nos corre bem. Perfeitamente normal. Nunca é igual. Uns dias sai-nos melhor, sentimo-nos muito bem enquanto noutros os minutos parecem-nos uma eternidade.

CENIF AMADORA Estilos de Vida - CENIF

51


AROMATERAPIA

PRATICA TERAPÊUTICA ONDE SE UTILIZAM ÓLEOS ESSENCIAIS PARA PREVENÇÃO E OU TRATAMENTO DE PROBLEMAS FÍSICOS, PSICOLÓGICOS E ENERGÉTICOS, PROPORCIONANDO O BEM ESTAR GERAL DO SER HUMANO. TAMBÉM TRABALHA NA CAUSA DA DOENÇA E NÃO NO SINTOMA DA MESMA, O QUE FAZ COM QUE O TRATAMENTO SEJA MAIS EFICAZ. Entre todos os sistemas no nosso corpo, o sistema límbico é o primeiro a ser formado no feto. É o sistema que faz a ligação entre o cérebro e o mundo exterior e é a sede do nosso sistema emocional. Os óleos essenciais ajudam no desbloqueio de memórias, assim sendo, na descoberta de situações que podem ser ou não dolorosas, e que condicionam o nosso dia a dia. Não sendo resolvidas, com o passar dos anos, podem provocar doença. Tem também a capacidade de entrar na corrente sanguínea atuando no local onde e necessário.

Estes têm características particulares: são solúveis em álcool, açucares, gorduras, tem diversos aromas, são voláteis, são líquidos ou algo viscosos, tem diferentes cores e não se dissolvem em água. Como é utilizada- pode ser utilizada por via interna ou externa: inalação, ingestão, uso tópico, clisteres, via energética, cosmética (champôs, cremes para corpo e rosto, esfoliantes, tónicos, entre outros),simpaticoterapia(aplicados em certas zonas do nariz que são cobertas por vários nervos e cobertas de ramificações do nervo grande simpático), difusores de ambiente.

PROPRIEDADES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS • Antibacterianos; • Antivíricos; • Antifúngicos; • Anti-septicos; • antinflamatorios, • Analgésicos; • Anestésicos; • Calmantes; • Indutores de sono; • Antiespasmódicos.

Desde os tempos da antiguidade se reconhecem capacidades curativas nas plantas. Inspirar, expirar... Despertar sentidos! Curar o corpo, a mente e a alma! É trabalhada a partir de óleos essenciais provenientes de plantas, raízes, flores, folhas e resinas.

MANUELA CRESPO CENIF GUIMARÃES

52

USUI

Estilos de Vida - CENIF

53


UM “CHEIRINHO” DE AROMATERAPIA A MAGIA DOS AROMAS O sentido do olfato está conetado diretamente com o sistema límbico no cérebro onde as emoções são controladas e relacionadas com a memória. Assim logo que sentimos um odor, este vai estimular os terminais nervosos que são responsáveis por o detetar. Estes terminais convertem este fluxo de odores em impulsos nervosos e enviam-nos ao sistema límbico. Dependendo do tipo de odor inspirado temos reações emotivas específicas e memorizamo-las. Por isso somos tão suscetíveis a determinados aromas e desencadeamos na nossa mente o prazer,a calma, o amor, a raiva, a repulsa,....sensações positivas ou negativas. Ai que rico cheiro...para que te que(i)ro? A História é feita de estórias .... do Oriente a Ocidente. Austrália, Índia, Mesopotâmia, Babilónia, China, Egito, Grécia, Império Romano, Pérsia, Arábia, Europa.... Não sabemos com exatidão a primeira extração dos óleos essenciais (OE) das plantas aromáticas. Há textos que referem que há 40000 anos já na Austrália os aborígenes usavam os aromas com fins terapêuticos. No início, as plantas eram apenas maceradas e faziam-se infusões.

“Os sentidos são uma importante fonte de prazer. Os seres humanos foram evoluindo acompanhados do som do mar e do vento, vendo as estrelas, o sol e a lua. Sentimos sobre a nossa pele a carícia dos outros seres humanos, deliciamo-nos com o sabor dos alimentos e sentimos o aroma das flores”. (in educagratis, curso da aromaterapia e psicoaromaterapia)

Antes de se isolarem os OE as plantas eram queimadas para se exalarem os aromas. Quando se introduziu a técnica da destilação foi um grande avanço pois foi possível obter estas substâncias voláteis e odoríferas, grande potencial terapêutico na época. Nos últimos dois séculos começaram a estudar-se os componentes desses óleos e as suas caraterísticas. Toda esta evolução de conhecimento ao longo de tantos anos, mostra bem a sua importância. Avós de avós , de avós, de avós.... antepassados longínquos, experimentaram, usaram, exploraram e desenvolveram conhecimento ao longo de milhares de anos. Pensar hoje, quando vamos a um museu e vemos uma múmia, que já nessa altura os óleos aromáticos eram usados na mumificação e no embalsamento!

54

USUI

Terapias Naturais - CENIF

55


Saber que os aborígenes da Austrália há 40000 anos já usavam a Melaleuca (Melaleuca alternifolia) como antisético e balsâmico! Que na Índia há mais de 7000 anos as “ águas aromáticas” eram usadas não só no decorrer de sacrifícios religiosos, mas também para tratar o corpo e o espírito. Há cerca de 3000 anos, já eram citadas mais de 700 substâncias aromáticas, o coentro, o cardamomo, o gengibre, a mirra, a canela... são exemplo dos muitos descritos e tão conhecidos no presente. As oficinas já tinham instalações para destilação. A Medicina ayurvédica codificou numerosas plantas aromáticas. Na China, há 3500 anos antes da nossa era, as madeiras aromáticas eram utilizadas como “incenso”. Os antigos egípcios isolaram vários perfumes e produziram o primeiro OE (terebentina). Queimavam o olíbano (verdadeiro incenso) ao nascer do sol para o oferecer ao Deus sol. Foram encontrados em túmulos de faraós, vasos de alabastro com mais de 6000 anos, que continham OE. Descobriram-se documentos de há 1500 AC que contêm receitas semelhantes às da aromaterapia moderna. Os hebreus frequentemente untavam todo o corpo com misturas aromáticas, quer para tratar doenças, quer para elevar as suas almas. Os árabes permitiram o desenvolvimento do estudo da química e da técnica da destilação. Foram eles o povo mais conhecedor da Alquimia, Medicina e Terapias Naturais. Há quem os considere os fundadores da aromaterapia. Em fins do século XV houve grande desenvolvimento no processo de destilação para obter OE, pois os alquimistas desejavam obter a tão almejada Quinta Essência. Para se perceber bem a importância de todas estas descobertas e utilizações das plantas aromáticas e dos seus óleos, ao Boticário chamava-se “Aromaterii” pois era ele que vendia na sua botica, essas substâncias preciosas, durante o século XV. No século seguinte, um médico inglês ( Nicholas Culpeper) publicou livros sobre estas matérias, passan-

56

USUI

do grande parte da sua vida escalando montanhas e florestas, para poder catalogar as plantas aromáticas medicinais. Os seus trabalhos têm ainda grande importância para a aromaterapia atual. Durante o século XIX e XX houve um grande desenvolvimento industrial e particularmente a produção de fragrâncias sintéticas. Embora só as obtidas a partir das plantas aromáticas tenham propriedades terapêuticas, eram mais baratas e permitiam fracionar, isolar e produzir por síntese química os diversos componentes aromáticos, especialmente usados em perfumaria. Assim o uso dos OE, talvez por informação concorrente e deturpada foi enfraquecendo como remédio; no entanto pelos anos 20 do século passado foram-lhe realçadas novamente as suas propriedades terapêuticas (Gattefossé). Introduziu-se o termo Aromaterapia para descrever a forma como as plantas aromáticas através dos seus OE, poderiam ter um contributo importante na saúde e bem estar dos seres humanos. Este investigador estava fascinado com o poder curativo dos OE. No seu laboratório sofreu graves queimaduras nos braços; a única coisa que tinha perto era uma tina com lavanda (alfazema) e sem pensar mergulhou os braços nela. A dor passou imediatamente, a cicatrização foi excelente, sem deixar nenhuma cicatriz. Embora já antes do século XX se estudassem os efeitos terapêuticos dos OE, foi Gatefossé o seu grande impulsionador. Entretanto Jean Velvet decidiu fazer uma abordagem mais clínica com a utilização oral dos OE, com propósitos medicamentosos. Criou a Escola Francesa de Aromaterapia. Baseando-se nestes propósitos, foram utilizados alguns OE como antibióticos durante a 2a Grande Guerra Mundial. Posteriormente Marguerite Maury, uma investigadora bioquímica australiana, publicou“Le capital jeunesse” (1961), seguindo-se em 1977 Robert Tisserand com “The art of aromatherapy”, onde propunham outras abordagens para os OE.

Terapias Naturais - CENIF

57


Na minha opinião, se o termo aromaterapia era muito lato, com todas estas terminologias também não se melhorou muito, pois pulverizaram-se os conceitos. Mas é importante reter que eles foram adotados, existem e ficamos a saber o que querem dizer.

A aromaterapia em Inglaterra assumia uma utilização diferente, mais simples, através da estética, inalações, cosmética, impedido por lei o uso oral. Cria-se assim a Escola Inglesa de Aromaterapia. Começou então a haver necessidade de ampliar as terminologias usadas de acordo com os objetivos, pois o termo aromaterapia era demasiado lato e restringia a vasta abordagem das aplicações dos variadíssimos OE. Além do termo aromaterapia, considerou-se importante associar-lhe outros que explicitassem outros conceitos.

Assim • Aromaterapia - a utilização dos OE como equilibradores do corpo, da mente e do espírito • Aromatologia - todo o estudo científico dos efeitos e propriedades dos OE desde a sua ação psíquica à clínica, gastronomia, estética e energética • Aromacologia - o estudo científico do efeito dos aromas sobre os sentimentos e emoções. Foi um termo criado e registado pela “The Fragrance Foundation” e o “Sense of the Smell Institute” em 1989 em Nova York. Pretenderam com este termo estabelecer as inter- relações entre a Psicologia e a Técnica das fragrâncias. Abrange todos os tipos de aromas, naturais, sintéticos, agradáveis ou desagradáveis • Osmologia - é o estudo dos cheiros, da sua deteção pelo olfato e do seu efeito no comportamento e nas emoções que provocam nos seres vivos • Psicoaromaterapia – visa a ação psicológica dos OE. Há uma diferença importante em relação à Aromacologia; neste conceito só se estudam os OE 100% puros • Terapia aromática integrada – um termo especialmente criado para os praticantes da Aromatologia

Cada um escolherá o que se apropriar melhor ao seu trabalho de estudo. Claro que o uso dos aromas não tem ou pode não ter como função principal uma cura. Ajudam-nos sim sobretudo, a sentir bem fisicamente, mental e psiquicamente. Restauram-nos e equilibram-nos emocionalmente. São uma espécie de bálsamo para viver bem cada momento, quer os utilizemos sob o ponto de vista medicinal, terapêutico, cosmético, psicológico ou filosófico/espiritual. A sua vivência permite-nos avaliar a sua eficácia. Os OE representam a alma das plantas. São etéreos, fortes ( porque são muito concentrados não podem ser usados puros, salvo raríssimas exceções). Hoje são fortemente valorizados os extraídos de plantas de cultivo bio e certificados, pois oferecem garantias de qualidade e são isentos de pesticidas. As plantas aromáticas no seu todo são uma fonte natural excelente oferecida pela Natureza, embora efémera. A necessidade de obter efeitos duradouros e controlados é que conduziu à criação de tecnologias de isolamento e concentração dos aromas. Assim podem ser diluídos para as concentrações adequadas ao efeito desejado.

É um mundo de fascínio e de magia. Quem não recorda o cheirinho do café da manhã, quantas vezes essa emoção nos conduz a momentos de prazer e nos dá força para começar o dia. Claro que a cafeína ajuda muito...mas o cheirinho..... Quem não se embriaga com o aroma dos pinheiros, da alfazema, do alecrim, do rosmaninho e com estes aromas não faz viagens por bosques de sonho. Quem não gosta de pôr um raminho de alfazema ou uns pinguinhos de OE de alfazema debaixo da almofada. Quem não gosta de queimar umas casquinhas de maçã. Quem não gosta de cheirar o chocolate e saborear um pedacinho lentamente na boca, criando o seu momento mindful e libertando endorfinas..... Uma mão cheia de hipóteses! Poderemos sonhar acordados, devemos viver e dormir descansados! Fica o repto..... Ai que rico cheiro...para que te que(i)ro?

CAROLINA MOTA CENIF AMADORA

58

USUI

Terapias Naturais - CENIF

59


O QUE É ISTO DE PARENTALIDADE CONSCIENTE? Não é desaprender é resignificar! Quantas vezes questionamos se estamos a ser “ bons pais “, se estamos a fazer tudo bem, se lhes estamos a passar os nossos valores, se lhes estamos verdadeiramente a mostrar o nosso Amor Incondicional ? Cada um de nós tem a sua história, cada um de nós tem a sua experiência, cada um de nós sente a Parentalidade de forma diferente, mas o que todos em comum é o Amor Incondicional pelos nossos filhos, e como Mães e Pais Conscientes estamos comprometidos na viagem mais fantástica e desafiante das nossas vidas e ela pode começar em qualquer dia, basta que para isso nós tenhamos bem definida essa Intenção! É uma viagem sem fim que realça o Crescimento, a Prosperidade Emocional, a Verdade, a Autenticidade, a Responsabilidade Pessoal, o Respeito pela integridade, a Presença e a Intenção! É um despir de tudo aquilo que não serve a nossa intenção como pais, um ressignificar de tudo o que não promove relações saudáveis baseadas no amor incondicional e tudo aquilo que não ajuda os nossos filhos a prosperar emocionalmente. Olhamos para a criança no seu todo, emoções, opiniões, necessidades e desejos, não quer corrigir comportamentos quer entendê-los e através deste olhar inteiro conseguir perceber a necessidade para que o comportamento se altere. Promove a Autoestima, como sistema imunitário da sociedade, Responsabilidade Pessoal, Integridade. Convido-vos a fazer esta viagem comigo e serem surpreendidos por uma nova e emocionante forma de exercermos a nossa Parentalidade. Grata

ALEXANDRA MOREIRA CENIF AMADORA 60

USUI

Notícias e Projetos - CENIF

61


LEITURA DE AURA

A Aura é a energia que nos envolve e nela está presente uma série de informações sobre a nossa vida, modo de pensar, sentir e agir. Ela apresenta a nossa essência e espelha a nossa vivencia. Reflete não só o nosso carácter e essência, mas também o nosso estado físico, mental, emocional, espiritual e energético. Com a leitura é possível perceber quais os bloqueios, medos e desejos da pessoa, bem como as suas valências, virtudes e potencialidades. Através da leitura de aura entendemos o momento pelo qual a pessoa atravessa e que situações ou desafios poderá a vida apresentar,

assim podemos compreender possíveis padrões, comportamentos, decisões, lições e limitações que possam estar a ser vivenciados. A leitura de aura serve para a pessoa tomar consciência de si mesma, do seu momento atual e das suas ações e resultados nas várias vertentes da sua vida para que possa realizar as mudanças necessárias à sua felicidade e harmonia. Revela aquilo que sentimos e por vezes não conseguimos transmitir ou exteriorizar pois é algo intimo e pessoal. Ajuda no nosso autoconhecimento e autodesenvolvimento. Na leitura são abordados vários temas desde estados de consciência, vidas passadas à leitura dos chakras, recebendo um conjunto de informações e tomadas de consciência que ajudarão a pessoa nas suas decisões, projetos e desejos. No final da sessão é realizada uma limpeza energética de modo a remover bloqueios e a harmonizar e equilibrar a sua energia. Durante a sessão a pessoa encontra-se sempre consciente e fazemos qualquer tipo de ligação ou comunicação a entidades, apenas lemos a energia da pessoa.

DANIEL AZEVEDO CENIF AMADORA

62

USUI

Reiki e Estilos de Vida - CENIF

63


OS CRISTAIS NA PRÁTICA A SELENITE

Há alturas em que nos sentimos mesmo pesados energeticamente. Pode ser por alguma atividade que estivemos a fazer, como por exemplo o tratamento a alguém com energia muito densa, pelo ambiente envolvente ou até pelos nossos próprios pensamentos e emoções. Podemos aliar Reiki e Cristais para fazer um simples processo de limpeza que nos auxiliará a sentir mais leves e limpos dessa energia densa. Vamos aliar as técnicas de limpeza do Reiki com a Selenite. Existem muitos cristais que podem ajudar nos processos de limpeza e até de uma forma específica mas, a selenite pode ter uma utilidade muito interessante para nós, praticantes de Reiki. A selenite ou pedra da lua (do grego Selene, lua) é um mineral natural encontrado como rocha, podendo ter várias cores mas sendo a mais facilmente reconhecida a branca translúcida. A selenite pode servir para limpar cristais, colocando-os em cima ou ao lado dela, servindo também para os energizar. Não é necessário lavar, devendo até ter-se algum cuidado com a humidade. Com a selenite podemos: • limpar a nossa aura e mesmo energia interior; • limpar cristais; • dissipar o nervosismo;

ALGUNS CUIDADOS A TER COM CRISTAIS TÓXICOS Apesar da maior parte dos cristais poderem ser manuseados e usados para o nosso desenvolvimento energético, ou apenas por mero apreço à sua beleza, no entanto, precisamos conhecer as propriedades minerais que têm, principalmente para a criação de elixires. Pessoalmente não faço nem uso elixires de cristais. Poderão usar um método indireto simples que será ter uma garrafa de água com o cristal ao lado ou então com uma ponta de cristal entre o cristal que queremos usar e a garrafa de água. Cristal

Contém substância:

Actinolite Asbesto

Lazurite

Adamite

Arsénico e cobre

Lepidolite Alumínio

Ulexite Bóron

Alumínio e cobre

Magnetite Ferro

Unakite Alumínio

Alexandrite Alumínio

Malachite Cobre

Vanadinite Vanadio

Amazonite Cobre

Marcasite Tóxico

Variscite Alumínio

Amblygonite Alumínio

Mica Alumínio

Vesuvianite Alumínio

Andaluscite Alumínio

Moonstone Alumínio

Wavellite Alumínio

Atacamite Cobre

Morganite Alumínio

Wulfenite Chumbo

Auricalcite

Muscovite Alumínio

Zircon Zirconio

Aventurine Alumínio

Orpiment Arsénico

Zoisite Alumínio

Axinite

Pargasite Alumínio

Ajoite

Zinco e cobre Alumínio e ferro

Azurite Cobre

Pietersite Asbesto

Berilos Alumínio

Prehnite Alumínio

Brazilianite Alumínio

Psilomelane Bário

Bronchantite Cobre

Pirite

Boji (pedras)

Enxofre

Quantum Quattro Cobre

Chalcopyrite

Cobre e enxofre

Realgar **

Rubi Alumínio

Chrysocolla Cobre

Safira Alumínio

Cinnabar Mercúrio

Scapolite Alumínio

Conichalcite Cobre

Turmalina Alumínio

Cobre Cobre

Selenite

Covellite Cobre

Serpentine Asbesto

Crocoite Crómio

Smithsonite Zinco

Parte-se na água

Cuprite Cobre

• auxilia nas insónias;

Jaspe Dálmata

Spinel Alumínio

• tranquilidade e clareza mental

Dioptase Cobre

Spodumene Alumínio

Dumortierite Alumínio

Staurolite

Esmeralda Alumínio

Stibnite Antimónio

Epidote Alumínio

Stilbite Alumínio

Feldspato Alumínio

Sugilite Alumínio

Galena Chumbo

Enxofre Enxofre

Granada Alumínio

Sunstone Alumínio

Sílica Cobre

Tanzanite Alumínio

Halite Dissolve-se

Olho de Tigre

Hematite Dissolve-se

Topázio Alumínio

• E a chuva de Reiki;

Hiddenite Alumínio

Torbenite Radioativo

• Sente como estás;

Idocrase Alumínio

Turmalina Alumínio

• Coloca uma Selenite em cada mão (de preferência se for redonda achatada ou em forma cilíndrica);

Jadeite

Se te sentires muito denso, pode experimentar fazer o seguinte: • Liga-te ao Reiki; • Faz o enraizamento; • Faz o banho seco;

• Esvazia todo esse peso, deixa-o sair pelas mãos para a selenite; • No final, agradece.

Rubi em Zoisite

Alumínio e ferro

Asbesto

Iolite Alumínio Alumínio e ferro

Kyanite (Cianite) Alumínio Labradorite Alumínio Lapis Lazuli

Enxofre e pirite

Lazulite Alumínio

USUI

Arsénico

Chrysoberyl Alumínio

Alumínio

Turquesa Cobre

Pode conter Marcasite

Sodalite Alumínio

COMO USAR REIKI E A SELENITE

64

Alumínio e enxofre

JOÃO MAGALHÃES CENIF AMADORA Terapias Naturais - CENIF

65


FLORAIS DE BACH HONEYSUCKLE O Honeysuckle, Lonicera Caprfolium, é um floral indicado para quem vive no passado. Pelas próprias palavras de Edward Bach é um floral “para aqueles que vivem mais no passado, talvez em um tempo mais feliz ou lembrando-se de um amigo perdido ou aspirações que não se realizaram.

de levarem ramos ou a flor para dentro de casa pois acreditava-se que provocavam sonhos demasiados fortes para a sua sensibilidade!

ca, ou qualquer inspiração magnífica de elevar nossas mentes e nos colocar mais próximos de nossas Almas.” - Edward Bach

O seu perfume é semelhante ao jasmim, que envolve Mount Vernon, Bach Centre em South Oxforshire. Ainda hoje, se mantém a árvore Honeysuckle plantada pelo próprio Edward Bach à entrada da porta da casa.

Florais de Bach são destinados a todas as faixas etárias, não têm contra-indicações, nem interacção medicamentosa e complementam-se com outras terapias.

Não esperam felicidade maior do que aquela que tiveram um dia”. Indicado para casos de amor mal resolvidos do passado e também em casos de perdas de alguém. Ajuda na libertação do passado, auxiliando na aceitação da situação ou da vivência aceitando assim o fluir da vida tratando o desapego. Este floral faz o regaste de toda a sabedoria do passado, transformando em vida para o presente. Vai ajudar a estar no aqui e no agora, pois só assim poderemos colocar em prática todas as nossas capacidades para seguirmos o nosso caminho. O Honeysuckle é conhecido pela sua fragrância. Durante o dia, as flores são praticamente sem odor mas libertam a sua fragrância à noite para atrair os insectos. Na era Victoriana, o Honeysuckle era um símbolo de fidelidade mas as jovens eram proibidas

“A acção dos florais é manter a nossa vibração e abrir os nossos canais para o nosso Ser espiritual inundar nossas individualidades com a virtude específica que necessitamos e retirar do nosso Ser os erros que causam danos. Eles são capazes, assim como uma linda músi-

ISABEL CARDOSO CENIF GUIMARÃES

66

USUI

Terapias Naturais - CENIF

67


CONSTELAÇÕES FA-

CONSTELAÇÕES FAMILIARES As constelações familiares são uma das formas de resolver problemas familiares, empresariais e outros. Com origem na Alemanha, foram criadas por Bert Hellinger. Como o seu nome indica as constelações familiares visam criar uma constelação (agrupamento ou conjunto - que pode ser a família ou outra situação) por forma a que se encontre a harmonia entre as pessoas ou situações. As constelações familiares são criadas por um conjunto de pessoas que representam e recriam uma situação a resolver de forma a encontrarem as respostas aos problemas com que a pessoa se debate. Numa constelação o cliente tem a oportunidade de conhecer a sua “imagem interior” de sua família de origem ou da família atual. Para isso escolhe-se para si e para a sua família pessoas do grupo de trabalho como representantes. Então o cliente posiciona essas pessoas umas em relação às outras como ele sente que elas estão ou estiveram. Desta forma o cliente recria uma constelação de acordo com a sua “imagem interior” para que consiga ver e sentir aquilo que está errado e dessa forma se encontre a melhor solução.

O MEU PERCURSO DEPOIS DE TER FEITO FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÕES FAMILIARES. Senti que renasci para um novo mundo. A consciência despertou para o meu desenvolvimento interior, trouxe-me muita Paz interior, Harmonia e Equilíbrio emocional. Num longo percurso onde admito ter tido muita coragem e persistência para querer estar bem comigo. Hoje sinto me muito grata pela vida.

ALBERTA FARIA CENIF GUIMARÃES

68

USUI

Terapias Naturais - CENIF

69


PRANAYAMA

MUITO SE FALA SOBRE PRÁTICAS YOGUICAS, DAS PRÁTICAS FÍSICAS , DO RELAXAMENTO FINAL , DA MEDITAÇÃO DE COMO O YOGA PODE MUDAR A NOSSA VIDA, YOGA COMO VISÃO! Yoga é tudo isso e mais .... Yoga traz na bagagem o controle da respiração (pranayama) , através dela alcançamos estados de profundo relaxamento e conexão com o Aqui e Agora. A prática do pranayama ajuda a libertar a ignorância da mente e outras experiências desagradáveis do corpo e da mente. Ansiedade, excitação demasiada, medo, fúria e desilusão podem ser atenuadas e corrigidas com a prática regular. É sobre 3 pranayamas iremos falar...

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL • Primeiro, detém a atenção na parte baixa, à região abdominal. • AR para dentro BARRIGA para fora, AR para fora BARRIGA para dentro. • Entretanto, não estufes a barriga; apenas relaxa-a

RESPIRAÇÃO TORÁXICA /MÉDIA Esse movimento está diretamente relacionado com as costelas As costelas estão fixadas por cartilagens que permitem uma distensão considerável; toda vez que inspiramos, elas movimentam-se para fora e para cima, aumentando o diâmetro corporal e conseguindo com isso um espaço precioso. • Coloca as mãos nas costelas flutuantes, ou seja, ao lado da caixa torácica. • Na inspiração, percebe o movimento das costelas a afastarem-se para os lados, ampliando o tórax, enchendo de ar a região média do tórax

70

USUI

Terapias Naturais - CENIF

71


RESPIRAÇÃO CLAVICULAR/ALTA Por último, temos a região alta; ela acontece quando permitimos o movimento dos ombros para cima; eles não são incentivados a movimentar, acontece quase que naturalmente; basta deixá-los fazer a tarefa para a qual foram projetados, ou seja, ganhar espaço para cima na região subclavicular”enchendo a parte superior dos pulmões”.

TESTEMUNHOS REAIS DE ALUNAS CENIF :

E agora sim , estás pronto/a para a respiração completa!

ANULOMA VILOMA PRANAYAMA Respiração alteranada pelas narinas Beneficios:

UJJAYI PRANAYAMA

Melhora oxigenação do sangue e tecidos. O dióxido carbono é expelido e o sangue purificado de toxinas.

Ujjayi significa “vitorioso”.

Equilibra sistema nervoso (balanceia a energia dos dois hemisférios cerebrais porque harmoniza os pranas balanceando as nadis Ida( lado esquerdo -calma) e Pingala (lado direito-ação). Indicado para: alergia nasal; sinusite, asma, renite. Cansaço físico e mental, baixa níveis de stress e ansiedade. Insónia, falta de memória e concentração. Se as narinas estiverem muito bloqueadas, fazer limpeza com àgua salgada (jala neti ou produto farmácia) Rácio : 3:6/4:8 / 5:10 / 6:12

BHRAMARI PARANAYAMA Zumbido da abelha • Senta-te confortavelmente de pernas cruzadas, atenção para não deixares as pernas em tensão. • Coluna direita , ombros e boca sem tensão. • Inspirar profundamente pelo nariz e durante a expiração produzir o som do zumbido da abelha de forma harmoniosa, continua e vibrante, costas e ombros podem vibrar com este som. • Repetir várias vezes e ganhar consciência do som a ecoar nas diferentes partes do corpo, lingua vais coloca-la no palato mole. Este pranayama activa os níveis de serotonina(bem estar) no organismo.

72

USUI

Senta-te confortavelmente de pernas cruzadas e costas direitas, fecha os olhos e tenta relaxar o corpo, não forçar a respiração nem fazer qualquer esforço. Aumentar a consciência na zona da garganta, contrair ligeiramente a glote produz um som ligeiro de ressoar suave , como o som do mar a bater na areia. Durante a inspiração e expiração concentrar nesse som. Variante : olhos e ouvidos tapados Benficios: Pranayama que acalma bastante o sistema nervoso e também aquece o Aumenta a oxigenação do sangue e tecidos. Transmuta a energia sexual na subida da energia kundalinica

“ (...) de há 3 meses para cá que tento fazer todas as manhãs um pranayama ( para me dar mais energia)...Percebi que através da minha respiração ( algo que está sempre disponível) consigo alterar meu estado emocional ( se me começo a stressar respiro fundo e acalmo um bocadinho) e tenho posto isso em prática com os meninos da minha sala e eles mesmo com 2 aninhos tentam e às vezes nota-se que acalmam mesmo!!!!! É espetacular o poder da respiração em nós, especialmente quando estamos conscientes dela” - Diana Crespo “ Normalmente acordo de manhã tomo meu copo de agua morna , como qualquer coisa muito leve e começo por fazer pranayama e sigo a minha prática. Sinto cada vez me faz mais sentido continuar , tenho usado as técnicas de pranayamna em várias situações do meu quotidiano e consigo atingir algumas vezes estudos de calma bastante satisfatórios ....” - Cláudia ( Clau)  “Aprender posturas, aprender a Meditar /Respirar ajuda-me no meu dia-a-dia a ter consciência da minhas capacidades e algo que posso melhor em mim e no aqui e agora a controlar certas atitudes e pensamentos.” - Margarida brito “A aprendizagem das tecnicas de respiração esta a ser para mim muito proveitosa , pois permite~me ficar no Agora , controlar a ansiedade .” - Ivone Frade Namastê

Indicações: doenças respiratórias e alergias do nariz Problemas cardiovasculares, constipações, stress, cansaço físico. Insónias, hipertensão (redução do ritmo cardíaco).

CARINA LOPES CENIF AMADORA

Terapias Naturais - CENIF

73


TESTEMUNHOS E PARTILHAS

74

USUI

Estilos de Vida - CENIF

75


COMO O CANCRO ME IMPULSIONOU A SER FELIZ! Foi-me diagnosticado cancro no estômago em Abril de 2015, na altura tinha 26 anos. Penso que o aparecimento da doença culminou numa fase de muito stresse pela qual estava a passar. Em meados de 2014 tinha as semanas preenchidas com várias atividades, desde tirar a carta de condução, estagiar numa empresa a full-time onde tinha de aprender várias ferramentas novas para desenvolver o meu trabalho. Tinha também terminado uma pós-graduação e comecei a desenvolver uma tese na faculdade que acabei por não avançar, com a frustração de continuar a pagar as propinas. Conclusão: fazia tudo e não fazia nada de forma calma e concentrada. Esforçava-me muito no trabalho, apesar de não atingir os objetivos. Mudaram-me as funções, cheguei a entrar numa outra empresa onde, novamente, não estava a conseguir atingir o que me era proposto no tempo certo e onde voltaram a mudar-me de departamento e obtive nova formação. Andava exausta e com uma mágoa muito grande por não ser bem-sucedida nos sucessivos empregos. Sentia-me cada vez mais cansada e com a autoestima em baixo. Tinha imensa vontade de chorar. Não terminei a carta de condução em que tive imensas aulas teóricas e práticas. Na verdade sentia uma grande ansiedade a conduzir na instrução e não respeitava o meu estado interno que me dizia que não queria verdadeiramente conduzir quando obtivesse a carta. Sentia que tinha um grande medo de me colocar em perigo, assim como colocar em perigo outras pessoas com a minha con-

76

USUI

dução. Tinha pavor a rotundas e cruzamentos e de não compreender bem algumas situações nas vias. Talvez um medo irracional. Sentia que os fins-de-semana não me chegavam para me recompor, muito menos para orientar a minha vida, para olhar para dentro de mim e perceber realmente quais as atividades que realmente me davam prazer. Tinha vontade de dormir semanas, pois sentia que me arrastava. Colocava-me constantemente em situações de stresse para tentar “sair da minha zona de conforto”, pois o que mais queria era mostrar a mim mesma que era capaz e que conseguia ultrapassar desafios. Comecei a sentir-me muito cansada, a emagrecer e a tossir bastante até que recebo uma chamada da médica do laboratório onde tinha feito análises numa manhã a dizer-me que tinha de ir urgentemente para o hospital, pois estava com uma anemia grave. Fiquei internada, levei muito ferro durante semanas e duas transfusões de sangue até que soube que tinha de ser operada para a remoção do estômago. Fiz tratamentos de quimioterapia em que obtive uma resposta muito fraca. Como o “bicho” era muito feio acabou por se alojar em outros órgãos. Entretanto, uma amiga e colega da escola de Swásthya Yôga que frequento, ofereceu-se para me fazer Reiki e aconselhou-me a tirar a formação. Num dia em que fui fazer um TAC no Hospital de São José, a minha mãe e eu demos conta da revista “Reiki e Yôga” no quiosque. Vi o anúncio da escola CENIF na Amadora onde resido e decidi ir conhecer a escola e informar-me do curso de Nível 1. Expliquei o meu problema. Já não tinha estômago e outras peças já me tinham sido retiradas numa outra cirurgia. A doença tinha-se metastizado para mais alguns órgãos na zona do abdómen. Prontamente os meus amigos João Magalhães e Ana Nascimento se

Testemunhos e Partilhas - CENIF

77


voluntariaram para me dar Reiki e convidaram-me para participar nas aulas de filosofia budista que tanto gosto.

incansáveis comigo e que, de coração, se voluntariaram para me ajudar. Estou grata do fundo do coração a toda a equipa do CENIF. Saliento aqui alguns amigos e colegas que contacto com mais frequência, tais como o João Magalhães, a Ana Nacimento, a Sandra Vilares, a Ana Rita Ferreira, a Diana Mendes Crespo, a Luísa Loureiro, o Daniel Azevedo, a Maria Carlos Barreto, a Paula Carvalho, a Mariana Castro, a Maria Liupo, a Maria Alfaro, a Cristina Amaral, a Isabel Couto, o Filipe Mendes, a Cristina Correia e a Eunice Costa.

Desde então, comecei a fazer o meu auto-tratamento regularmente e a aplicar os cinco princípios na minha vida. Segui o diário do auto-tratamento que o João me disponibilizou e procedi da seguinte forma: No “dia da sintonização” senti uma vontade muito grande de me querer sentir completamente saudável, de me curar e de obter uma renovação celular disciplinada e saudável. Para a questão “O que queria que o Reiki me ajudasse a mudar” decidi que queria sentir-me mais calma para enfrentar os desafios da vida e que o Reiki me ajudasse a estabelecer o meu equilíbrio, de modo a poder curar-me, sentir-me saudável e sem doença. Que o Reiki me ajudasse a confiar em mim, nos tratamentos e nos outros. Que me ajudasse a encarar as situações com calma, de modo a que eu conseguisse resolvê-las da melhor forma. Por fim, relativamente ao ponto “Os meus objetivos com o Reiki” defini gostar de mim, respeitar-me e manter-me sempre saudável. Obter uma grande longevidade, ter sempre alegria de viver e atingir os meus objetivos pessoais e profissionais. Confiar em mim e nos outros. Ao longo do tempo, enquanto fazia o meu auto-tratamento tentei estar mais atenta e concentrada na transmissão de energia e focada no meu bem supremo (revitalizar e curar todas as minhas células e torna-las 100% saudáveis). Assim, mentalizava uma cor verde-esmeralda muito brilhante (cor verde associada à cura, como o João me ensinou) entrar no meu chacra da coroa, passar pelo meu coração e percorrer todo o meu corpo, principalmente pelas mãos até cada parte do meu corpo que estava a tratar, preenchendo todas as minhas células de luz. Como o João Magalhães me ensinou, visualizava também tudo o que não queria a sair pelos pés e eu a ficar muito brilhante. E assim fui fazendo o meu auto-tratamento diariamente. Desde então e em paralelo tenho obtido sempre um excelente apoio e amizade da colega Ana Nascimento do CENIF Amadora que me tem dado Reiki de coração na Associação Portuguesa de Reiki semanalmente. Agradeço-lhe toda a dedicação, entrega e atenção para comigo. Começamos a sentir grandes melhorias

78

USUI

ao longo do tempo, a energia a fluir mais facilmente e um bem-estar recíproco. Frequento os workshops de Nível 1 e as partilhas de Reiki, onde aprendo bastante com colegas que possuem uma grande sabedoria e muito dedicados na evolução, saúde e bem-estar de todos. Frequento também as aulas de Filosofia Budista no CENIF Amadora onde encontro paz e uma sabedoria muito grande. Aprendi que os três venenos (a raiva, a ganância e a ignorância) são prejudiciais à nossa saúde e quando recebemos uma agressão, mesmo que seja de uma pessoa muito querida para nós, devemos entender como estando essa pessoa num sofrimento grande. Por vezes, quando estamos na ignorância também podemos magoar os outros sem nos apercebermos. Aprendi a relativizar os problemas, a estar melhor comigo mesma e com os outros e a levar a vida com mais leveza e a ter compaixão pelos outros. Felizmente, na minha última operação que fiz, tudo de mal foi retirado. Foi “remissão completa da doença” pelo que o médico disse aos meus pais que me encontrou melhor do que esperava. Tão feliz que fiquei e que estou! Tive a felicidade de poder contar com o apoio de todos à minha volta. Estou grata por me terem envia-

do Reiki à distância no dia da minha última operação e de terem contactado com o hospital a enviar-me energia e carinho. Desde o início, abri-me a todas as ajudas que me puderam dar. Familiares, amigos, amigos do Yôga, amigos que conheci no CENIF, apoio de amigos das Igrejas e tantos outros. Partilhei toda a minha dor e aceitei todas as ajudas. Na escola de Yôga, todos os meus colegas, amigos e o diretor fizeram muitas mentalizações para mim, obtive muita força e energia e fortaleceram-se ainda mais grandes amizades que já tinha. Mudei os meus hábitos alimentares. Passei para uma dieta maioritariamente vegetariana. Tenho evitado ao máximo laticínios. Eliminei as carnes vermelhas e vou eliminando as carnes brancas. Apostei muito em frutas como as framboesas, os mirtilos e as anonas. Tenho apostado muito em sopas com couves, brócolos e saladas. Procurei muito frutas e legumes biológicos e tenho seguido muito um livro de Ódile Fernandez – “Guia Completo anti-cancro”. O livro apresenta o testemunho de uma médica de família que venceu um câncro de ovários com metástases e que apresenta conselhos ao nível de alimentos anti-cancro, estilo de vida saudável, produtos de cosmética e ambientais adequados, entre outros assuntos importantes. Tenho contado com amigos fantásticos que têm sido

Posso afirmar que o cancro me impulsionou a ser uma pessoa feliz, pois obrigou-me a abrandar o ritmo, a olhar para dentro de mim mesma e perceber os meus estados e sinais e aprender a respeitá-los. Levou-me a refletir sobre o que gosto realmente de fazer e a começar novamente do zero, como se fosse uma criança e tivesse inúmeras possibilidades. Percebi que os meus gostos de infância se mantêm e estou mais focada em fazer atividades que me dão alegria e bem-estar. Estou a aprender a respeitar o meu ritmo, a tomar consciência que não somos de “ferro”, pois a nossa saúde é um bem precioso e não devemos “esticar a corda” até rebentarmos. Ganhei uma nova vida e a verdade é que me sinto muito mais saudável. Dedico-me ao Yôga e ao Reiki que tanto gosto e a atividades físicas. Tenho aprendido a ser mais assertiva e a saber dizer “não”. Respeito mais a minha intuição, os meus valores e personalidade. Tento cada vez mais estar no “aqui e agora”, pois aprecio cada momento com muito mais intensidade e a verdade é que o meu corpo me deu uma nova oportunidade, pois comecei a ser mais bondosa comigo. Estou muito feliz e quero continuar a caminhar e a ser feliz ao vosso lado! Grata por todo o vosso apoio!

INÊS COSTA CENIF AMADORA Testemunhos e Partilhas - CENIF

79


DEPRESSÃO, VIVER A VIDA E REIKI

Sinto que a minha depressão durou desde 23 de Julho de 1978 até ao ano passado. Foram várias as que identifiquei, mas fui continuando sempre em estado letárgico. A partir do verão de 2005 a situação piorou até atingir aquele ponto em que o próximo passo seria o suicídio e claro que pensava nisso. Cheguei a pensar, se não me suicidava por causas das minhas filhas, metia as miúdas no carro e íamos todas, escolheria a Malveira da Serra, parecia-me um sítio eficaz. Em 2007 comecei a medicação, 1º com o meu médico de família; um ano depois achei que devia procurar um psiquiatra; três anos depois continuava com a depressão e medicada; mudei de psiquiatra. Parei a medicação em Julho de 2014. Nunca mais me lembrei que existem antidepressivos! Na minha experiência, a medicação cura o episódio e há alturas em que isto é necessário, a depressão prolongada provoca alterações químicas no organismo, inclusive no cérebro, e os químicos podem repor esses valores em défice. Mas curam apenas o episódio. Quem tem mais do que uma depressão, quem se sente em depressão durante anos, deve procurar a origem. Ora, os químicos não chegam à origem. A depressão volta e podemos andar nisto a vida inteira. Temos a “depressão crónica” e medicam-se as pessoas durante 30 anos ou o resto da vida… Eu assustei-me, claro está! E, claramente, não queria isto para mim! Uma colega falou-me no Reiki, apresentou-mo como sendo bom para a depressão. Fiz o 1º nível em Outubro de 2009, só em 2016 percebi a eficácia do Reiki na cura da depressão. Pode ser Reiki (recomendo!), meditação, cristais, Yoga… Onde a pessoa se sentir bem e o que resultar melhor para si. É necessário mudar a nossa frequência para que possamos atrair coisas diferentes. Nós atraímos o tipo de pessoas que, inconscientemente, achamos que merecemos: é preciso mudar isto! Devo dizer que, entre 2013 e 2014, deixei de me relacionar com todas as pessoas que me rodeavam: marido, mãe, irmãos, amizades chegadas com mais 20 anos. Garantidamente, estou melhor agora, nenhuma destas pessoas voltou para a minha vida, nem eu quero. Não me fazem sentido neste momento. Por vezes, pessoas ficam pelo caminho. Custa bastante durante o processo, mas podemos focar-nos no objectivo final: harmonizar a nossa vida, ter à nossa volta, pelo menos uma pessoa que nos coloque a mão no ombro e diga:”não tenhas medo, vai correr bem”. Agora tenho alguém assim. E isto é muito importante. Precisamos de alguém com quem nos sintamos bem,

80

USUI

Estilos de Vida - CENIF

81


PARTE II

sem receio de ser o mais verdadeiro de nós, sem filtros. Sempre me senti com filtros, tinha que estar sempre no modo travão. Acho que precisamos de uma ajuda externa, sim, para curar esta doença. Acho que uma das causas da depressão é a baixa auto-estima, falta de amor-próprio, a baixa valorização. É aqui que precisamos de trabalhar. Podemos procurar ferramentas que nos ajudem a “curar” a auto-estima, o amor-próprio, aumentar o respeito por nós, gostar de nós, aceitarmo-nos, exatamente, como somos, com o nosso passado, com as nossas mágoas e perdoarmo-nos.

Estive em psicoterapia desde Fevereiro 2012 até Julho 2014 (foi, precisamente, nesta altura, julho 2014, que entrei num sofrimento atroz e fiz o 2º nível). Gostei bastante do acompanhamento psicológico, contudo, cheguei a um momento em que senti que o trabalho da psicóloga tinha chegado ao fim. A partir daqui era com o Reiki e ganhei esta aposta porque mudou a minha vida! A psicologia trabalha a mente de fora para dentro e o Reiki, de dentro (origem?) para fora. Acredito que a depressão é uma questão de (muito) “dentro”, sem esquecer que esta é a minha experiência. Haverá outras causas.

nossas emoções de modo a que não possamos fugir, o que sentimos e nos faz sofrer. Claro que, isto só se consegue com entrega, com determinação, sem receio de sentir todas as nossas dores. É um processo moroso e por vezes muito agressivo, precisamente, pelo que a nossa mente nos mostra. Precisamos de acreditar no nosso processo de cura emocional. Associo a depressão a questões emocionais em convulsão.

Acho o Reiki uma terapia muito eficaz porque nos mostra, exatamente, o que temos de tratar. Expõe-nos as

Acreditar nisto é fundamental!

Neste momento, a dor faz parte de mim, mas ela há-de passar.

Se mantivermos a convicção de que é para melhorar a nossa condição de vida, conseguiremos alcançar verdadeiros milagres. Neste momento, estou a sentir o poder da transformação que alcancei e é brutal! Os milagres acontecem! Entendo, hoje, a depressão como algo que faz parte de nós, não são as situações que provocam depressão, se assim fosse quase todos reagiríamos da mesma maneira aos mesmos acontecimentos. São as pessoas que são “depressivas”. É algo que nós temos de tratar. Na minha experiência, concluí que era “auto-ódio”. Como aumentar a autoestima, o amor próprio, o respeito por nós? Comecemos por nos tratar melhor. Façamos algo que nos faz feliz. Encontremos o nosso bálsamo. (p.e. voluntariado, ajudar os outros, dançar, comer chocolate (sem exagerar), começar um projeto novo, etc…) O que me faz feliz? O que me enche a vida?

Não tenho absoluta certeza, mas acredito que o caminho é por aqui: procurar uma ajuda externa para “curar” a origem. Só assim nos libertamos desta dor

ANA NASCIMENTO CENIF AMADORA

82

USUI

Estilos de Vida - CENIF

83


REVELAÇÃO EA CAMINHADA NO REIKI Descobri o reiki numa altura da minha vida muito complicada, em que questionava se estava a seguir o caminho certo. Através da minha filha mais velha fui fazer uma sessão de reiki, do qual foi muita emotiva para mim e para a terapeuta. A partir desse dia, as dúvidas iam dissipando-se, a vida que eu levava até ali, de stress, a viver para o trabalho, com o trabalho, tinham que acabar, sabia que alguma coisa teria que mudar. Tinha que ir ao meu encontro e ao encontro daqueles que me faziam feliz, tinha que ir encontrar a felicidade. Tinha que escolher como queria viver o resto da minha vida…sabia que a vida era feita de opções, e chegara a altura de eu fazer a minha, continuava num ritmo alucinado, sem sentir a verdadeira essência da vida, ou procurava a felicidade.

USUI

A partir desse dia comecei a ver e a viver, a vida com outros olhos, comecei a sentir algo que já não sentia á muitos anos, o bom sentimento da ajuda, e bastava ver um sorriso no rosto, que era o suficiente para eu ficar grato. Comecei a sentir com mais intensidade a energia e o amor da minha família, foi o início de uma primavera interior a nascer dentro de mim. Todos os ensinamentos que me foram passados pelo o João e nas partilhas, ensinaram-me muito no plano emocional , energético, sensorial como da minha percepção que ao longo do tempo foi aumentando. Encontrei no cenif, uma comunidade de pessoas sempre dispostas a ajudar o próximo, com um sorriso no rosto aceitando de braços abertos quem chega, um lugar que transmite paz interior .. Senti a necessidade de viver o presente, de amar, e auxiliar o próximo. Fui aprendendo que não estou à frente de ninguém nem a traz, não sou nem mais ou menos esclarecido.. Estou no sitio certo.. Estou vivendo a minha vida

Durante um período de tempo os meus pensamentos viveram numa autêntica tempestade, sem direção , e sem rumo.. Precisavam de uma definição..

Com esta nova vivência foi um novo renascer, um caminho que vou trilhar até deixar este corpo, á procura da felicidade, do contentamento.

Foi no reiki que consegui encontrar a direção certa , foi em fevereiro, numa sala no cenif, onde o João me iniciou no reiki. Nesse fim de semana foi intenso mas bom e agradável, descobri que tinha começado a caminhar na direção certa.

Serei um ser, disponível para amar, que acima de tudo irei amar-me, um ‘missionário ‘ do reiki. Agradeço a todos que tem estado ao meu lado nesta minha nova caminhada, á minha família, ao João Magalhães que me tem mostrado os trilhos, de forma a eu construir a minha própria estrada , a todos que frequentam o cenif de uma forma ou de outra me ajudaram no crescimento.

Sabia que seria doloroso, teria que fazer as pazes com o passado e deixá-lo lá para trás, começar a viver somente o presente, e não pensar no futuro com a ansiedade como era costume.

84

Tinha uma filosofia de vida a aprender caso quisesse ser feliz, e fazer os outros felizes.

Pois só por hoje : Sou calmo, em cada dia que nasce, em cada situação que surge, com a atitude das pessoas que me rodeiam com as minhas expectativas. Passei a confiar mais em mim próprio, e em todas as situações decorrentes do dia a dia, comecei a ver a coisas sempre pelo o lado positivo no sentido de atingir o objetivo. Sou grato por tudo que me acontece, bom ou mau, pois fui aprendendo que tudo é uma lição de vida, e é uma forma de adquirir conhecimento de passar às minhas filhas esse conhecimento. Ninguém nasce ensinado , e a nossa estrada por vezes tem ‘buracos’ que temos que aprender a superar, para ensinar aos outros, por isso estou grato.. Trabalho arduamente, e diariamente, para atingir o contentamento, a felicidade, e trazer a felicidade e o bem-estar aos outros. Neste novo caminho, a bondade, é algo que redescobri de uma forma muito especial, compreendi como uma repreensão pode ser um ato de bondade, com a bondade consegui perdoar e desapegar de todo o meu passado.

RUI FRADE CENIF AMADORA

Estilos de Vida - CENIF

85


ESTILOS DE VIDA

86

aurore

aurore

87


O SAGRADO FEMININO HOUVE UM TEMPO, EM QUE TODAS AS MULHERES ERAM SAGRADAS. EM QUE ERAM VISTAS COMO DEUSAS, COMO SENHORAS DE SEU PRÓPRIO DESTINO. HOUVE UM TEMPO, EM QUE O CORPO ERA SAGRADO, EM QUE O SEXO ERA UMA PRECE. EM QUE HOMENS E MULHERES RESPEITAVAM-SE E REVERENCIAVAM-SE. (…) AUTOR DESCONHECIDO As primeiras referências ao sagrado feminino têm a sua origem no paleolítico e neolítico. As sociedades eram matrifocais e as tarefas eram distribuídas de forma igualitária. As mulheres criavam e cuidavam das crianças e contribuíam também para alimentação do grupo através da colecta de raízes e frutos. Os homens tratavam da caça e da pesca. As mulheres estavam conectadas com os ciclos da natureza e detinham uma extrema sensibilidade e sabedoria que lhes permitia realizar partos (parteiras); terem conhecimentos de plantas e ervas que ajudavam na cura de doenças (curandeiras); e através do culto à deusa e da sua sabedoria ancestral, estavam conectadas com a sua essência interior (sacerdotisas).

88

USUI

Estilos de Vida - CENIF

89


Durante muito tempo foram reverenciadas por estas capacidades, que o homem considerava sagradas, no entanto este culto à mulher sábia e sagrada terminou com a nova era o patriarcado. A sociedade que até então assentava numa estrutura de igualdade passou a uma estrutura social em que o homem começou a ter um papel dominante sobre a mulher e a sociedade no geral. As sociedades tornaram-se essencialmente patriarcais e as práticas de culto à Deusa foram proibidas. A mulher desconectou-se dos seus ritos e perdeu a sua essência. Neste momento está a criar-se um movimento, lento, mas consciente de que é necessário um retorno às origens. É importante haver um resgate deste Sagrado feminino nos dias de hoje. A mulher começa a sentir necessidade de se reconectar com a sua essência e com os mistérios do sagrado feminino – é um regressar a casa, à sua origem de saber ancestral, que está gravado no seu ADN, e que apesar de estar esquecido, precisa ser reactivado. Desta forma surgem os Círculos de mulheres, que são um espaço onde podemos expressar as nossas vivências e emoções livremente e em segurança, onde somos aceites e ouvidas com respeito e podemos trabalhar o nosso poder criativo e curativo, quer seja através da dança, canto ou meditação.

A mulher moderna está cansada de lutar por um lugar de poder numa sociedade que dita que ela tem que ser bem-sucedida, boa esposa, boa mãe, boa filha… Ela quer escutar a sua voz interior, atender ao chamado e conectar-se de novo com a sua intuição, consigo mesma e com os ciclos da natureza. A compreensão e conhecimento do seu corpo são o caminho para voltar a resgatar o seu poder pessoal e desta forma formar-se uma mudança no inconsciente coletivo. A mulher deverá dizer adeus à sua guerreira ferida e abraçar a Deusa dentro de si. AHO!

“Os Círculos de Mulheres são formados um a um. Cada Círculo expande para mais mulheres a experiência de pertencer a um deles. Cada mulher, em cada círculo, que se transforma através de sua experiência nele, leva estas mudanças para outras relações. Até que, em um determinado dia, um novo Círculo se formará e ele será o Milionésimo Círculo – aquele que faz a diferença – e nos levará a uma era pós-patriarcal.” (Jean Shinoda Bolen)

É um local onde nos sentamos em roda e partilhamos histórias, em que cada uma reflecte a história da outra, e é através desta partilha que nos vamos curando umas às outras, uma a uma…Curamos as nossas feridas, a nossas dores, honrando-nos e respeitando-nos, e ao caminho que cada uma teve que trilhar até chegar este momento. E seguimos, umas vezes com medo, mas seguimos. Porque sabemos que a única forma de curar estas feridas é retornar a elas, abraçá-las e libertá-las.

CLÁUDIA GONÇALVES CENIF AMADORA

90

USUI

Estilos de Vida - CENIF

91


NUMEROLOGIA DA MESTRE TAKATA A Mestre Takata tinha como dom de ser responsável, de desenvolver laços afectivos, ser solidária, disponível e capaz de trabalhar para o bem-estar alheio. Tinha espírito prático e cautelosa. Poderia ter sido impaciente, pois gostava que tudo fosse feito rapidamente. Foi fundamental que equilibrasse o seu idealismo com a realidade. Tinha uma grande energia de serviço, generosa, disponível e maternal. Dado que tinha energias emocionais, tinha que ter mais cuidado com a sua saúde, inclusive com a sua alimentação. O seu propósito de vida - Número de Vida 19/1 – pedia-lhe que fosse corajosa, que arriscasse sem medos, fazendo o seu próprio caminho com criatividade, sabedoria e iniciativa individual ao serviço de um ideal, para um Bem Maior. Liderava pelo exemplo, canalizando a sua energia criativa para o Bem Comum. Tinha como objetivo kármico, aprender a ser tolerante, aberta aos outros, criando consensos nos relacionamentos com sabedoria. Tinha como heranças kármicas um padrão de comportamento de liberdade e alegria, tendo que desenvolver a sua autoestima e autoconfiança, resgatando a abertura mental a outras formas de estar, ser e viver a vida. O ano da sua “partida” corresponde à mesma energia do seu objetivo kármico, ou seja, sabedoria e tolerância nos relacionamentos e estava num ciclo de dedicação e serviço ao outro.

de Mestre, estava num dia pessoal cuja energia era de instrospeção, de crescimento e de revelação interior! A Mestre Takata tinha uma personalidade autónoma, independente, trabalhava melhor com iniciativa e autonomia pois dessa forma conseguia potenciar as suas capacidades. A sua personalidade coincide com a forma como a sua Alma vinha caminhar ao longo da vida, independente, pioneira e original. Era fundamental ter autoconfiança (a sua Alma vinha trabalhar isso) para rentabilizar as suas capacidades. Ela pretendia estabilidade afetiva. Tinha uma imagem de trabalho, sóbria, ativa, dinâmica, de confiança e de responsabilidade. O seu ponto forte era a capacidade ver mais à frente, ser intuitiva e antecipar os acontecimentos. Tinha muito bom senso, sabia arbitrar conflitos e desavenças, colaborava e conseguia promover bons relacionamentos. Houve sintonia no processo de integração da sua Alma com a sua Personalidade, por isso, ou não via problemas em nada, ou poderia ver problemas em situações que não eram problema. A partir dos 45 anos, período em que a ligação entre a sua Alma e a sua Personalidade acontecesse, era-lhe pedido, expansão de forma criativa e comunicação a vários níveis! Podemos concluir, que Mestre Takata deixou um legado através do seu exemplo e palavra!

A Mestre Takata levou consigo uma vida de missão, de transmitir aos outros o que sabia! No ano de 1935 em que ouviu uma voz (clariaudiência) corresponde mais uma vez à mesma energia do seu objetivo kármico e no ano de 1936 em que recebe o Okuden estava num ano de mudanças e novos inícios na sua vida, energia que corresponde ao seu propósito de vida (Número de Vida 19/1).

HELENA SOUSA CENIF GUIMARÃES

O dia em que Mestre Takata recebe o seu certificado 92

USUI

Estilos de Vida - CENIF

93


AIKIDO NA NATUREZA

BICICLETA ELÉTRICA NOS PERCURSOS DIÁRIOS Paula Cristina é aluna no CENIF Guimarães e cofundadora da empresa Get Green - Mobilidade Elétrica. Falamos com ela para compreender a importância da consciência ecológica e da solução que a bicicleta eléctrica pode trazer. 2012 foi o ano em que decidi começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte para os meus percursos diários: trabalho, compras, recadinhos e tudo o que fosse necessário e possível. Desde aí comprovei que a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente. Os litros de gasolina que teria de colocar num carro para realizar tais percursos, deixaram de ser necessários. As vantagens deste meio de transporte não param por aqui. A minha saúde agradece, pois é como um 2 em 1: enquanto me desloco, faço exercício físico. Ajudo o ambiente, reduzindo a libertação de gases poluentes e o ruído e é muito mais rápido. Acabaram-se os minutos intermináveis às voltas na cidade à procura de estacionamento, porque é tão fácil estacionar uma bicicleta… Num país como Portugal é normal as pessoas ficarem admiradas quando digo que vou de bicicleta para o trabalho. E aí começam as dúvidas de sempre: “e quando chove?”, “e as subidas acentuadas?”... À questão da meteorologia, respondo que é mais uma questão de mentalidade, pois vemos países como Holanda onde a pluviosidade é muito mais abundante e, segundo o estudo “Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro”, a taxa de utilização da bicicleta como meio de transporte é de 65.8%… Aos que argumentam, “mas lá é tudo plano”. Pois é, tenho de concordar que isso facilita imenso e por isso utilizo uma bicicleta elétrica: não me canso, não chego transpirada a uma reunião, faço exercício, pois o pedal tem de estar sempre em movimento e as subidas não me assustam nada! As pessoas aí começam a aceitar e até a ponderar fazer o mesmo, mas o momento alto é quando experimentam. Porque uma coisa é tentar explicar o quanto uma bicicleta elétrica

94

USUI

nos ajuda, outra é as pessoas experimentarem e perceberem que o apoio elétrico acaba com o constrangimento dos declives. A bicicleta elétrica é o ideal para pessoas que queiram utilizá-la para a sua mobilidade diária, mesmo que tenham algumas limitações de esforço físico. Segundo alguns estudos, 1.700€ é o número apontado para referir a poupança realizada por ano, quando trocamos o carro pela bicicleta, tendo em conta gastos em saúde, gasolina e manutenção. No caso da bicicleta elétrica, costumam perguntar-me se gasta muito eletricidade: 0.14€ por cada 100 Km não me parece muito! A Get Green, em Guimarães presta um conjunto de serviços em bicicleta, nomeadamente a transformação de bicicletas convencionais em elétricas, ou seja, se tivermos uma bicicleta normal em casa, podemos adaptá-la em elétrica. Recomendo vivamente a experimentação da bicicleta elétrica! Acreditem, andar em bicicleta traz sensações únicas, como a liberdade e alegria!

PAULA CRISTINA CENIF GUIMARÃES

Estilos de Vida - CENIF

95


UMA VIDA COM A NATUREZA Chamo-me Carina Martins e gostaria de partilhar convosco uma das minhas paixões, as Plantas. Cada vez mais nos tornamos conscientes da importância dos legumes e frutas na nossa vida. Temos na natureza, devido á sua grande diversidade de plantas, todos os ingredientes necessários para uma vida saudável e harmoniosa.

Com a expansão do comércio, tomamos conhecimento de várias plantas desconhecidas na nossa cultura que dão uma riqueza e força á mesma. Como adoro fruta e legumes, procurei ter no campo vários tipos fruta, legumes, vegetais e ervas aromáticas. Gostaria de apresentar-vos alguns deles.

A CURUBA A curuba possui umas folhas e polpa semelhantes ao maracujá e parece-se com uma banana quando está madura. É rica em Cálcio, Ferro, Fósforo, Vitamina C, A e B1, B2 e B3. A curuba é uma grande ajuda para reduzir o stress, eliminar o líquido acumulado no corpo, acalmar e induzir o sono e reduzir a pressão arterial e ansiedade. Se cozinharmos as suas folhas podemos usá-las em dores de cabeça e no tratamento de doenças hepáticas e renais.

O KIWANO O kiwano ou pepino selvagem desenvolve-se como o pepineiro normal mas o seu aspeto é espinhoso. É rico em Fibra, Zinco, Vitamina A, E e C. Este fruto é importante para a saúde dos olhos, do cérebro e ajuda a prevenir as manchas na pele através da intensa atividade antioxidante. Este fruto ajuda a combater o stress e alivia a mente contribuindo para um corpo calmo e relaxado. É uma ótima ajuda digestiva. A fibra dietética ajuda a limpar o trato gastrointestinal, mantendo os movimentos intestinais regulares.

96

USUI

Estilos de Vida - CENIF

97


A PITAYA A Pitaya, também conhecida como Fruta do dragão, é uma fruta exótica e deliciosa que cresce em várias espécies de cactos. É um fruto muito importante na ajuda do sistema imunológico devido aos seus altos níveis de vitamina C. É uma aliada na nossa dieta contendo propriedades termogénicas que ajudam a queimar calorias e contém substâncias que dão a sensação de saciedade e inibe o apetite. Este fruto possui uma grande quantidade de fibras que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a inibir os picos de açúcar que ocorrem depois de comer alimentos com alto índice glicémico. As sementes e a polpa da pitaya são uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis e proteínas.

O FIGO DA ÍNDIA O figo da Índia é uma planta conhecida como cato. É Rico em açúcar e com considerável quantidade de Potássio, Magnésio, Cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Esta planta é utilizada na fabricação de alguns produtos farmacêuticos devido ás suas propriedades medicinais. As folhas da figueira podem ser consumidas para reduzir o nível de triglicéridos. Este fruto ajuda a manter o coração e os olhos saudáveis, a pele hidratada, a fortalecer os ossos e a reduzir o colesterol.

Como podemos ver, a natureza tem tudo o que é essencial para o nosso equilíbrio. Por isso é muito importante que as frutas e legumes estejam sempre presentes na nossa alimentação, para a ajudar o corpo e a mente a combater as doenças e o stress do nosso dia-a-dia. Tornem as vossas sopas mais ricas, os vossos pratos e sobremesas mais saborosos e coloridos e o vosso corpo mais saudável. Acreditem, a Natureza agradece.

CARINA MARTINS CENIF GUIMARÃES

98

USUI

Estilos de Vida - CENIF

99


PORQUE COMER, É UM ATO POLITICO. Sou Lilia Trajano1, tenho 52 anos, sou praticante de Reiki e vegetariana há quase três décadas, mas mesmo sendo vegetariana há muito tempo, não tinha uma alimentação equilibrada, porque não sabia bem como dosar as proteínas, hidratos e gorduras, e isso faz toda a diferença. Ser vegetariana para mim, é mais que um estilo de vida, é a minha descoberta com o todo que nos cerca, o mundo em que habitamos, a natureza, e não só pela questão de não querer comer animais (seres sencientes e não humanos), mas por querer um estilo de vida natural, saudável, bio e que ajude na sustentação ecológica do planeta.

Hoje estou a fazer uma alimentação mais equilibrada, pois sou seguida por uma nutricionista. Recorri a uma nutricionista, porque ao longo de alguns anos vivendo em Portugal adquiri uma gastrite crónica, com a bactéria H-Pylori activa, e como nesses anos de tratamento médico com medicação diária, não obtive nenhuma melhora, optei por rever a minha alimentação (sem deixar de tomar meus medicamentos).

Ser vegetariana, nem sempre é sinonimo de alimentação equilibrada, pois simplesmente cortar dos nosso hábitos alimentares produtos de origem animal sem um acompanhamento e um equilíbrio correto, dos nutrientes necessário para o nosso organismo, podem nos levar a vários tipos de fraquezas, e insuficiências no nosso corpo e organismo. Por isso a boa alimentação, deve ser sempre equilibrada com doses diárias de frutos, cereais, vegetais, legumes, proteínas e água. A água é a fonte da vida e imprescindível para a saúde do nosso corpo. Observando a cor da nossa urina (que deve ser bem clara) sabemos se ingerimos ou não a quantidade correta de água. Digo-vos desde já, que o pequeno-almoço deve ser a refeição principal do seu dia, pois ele irá condicionar todas as tentações no decorrer do dia por maior ou menor ingestão de açúcares ou alimentos calóricos. Tente fazer as refeições de três em três horas, e evite saltar as refeições principais: pequeno-almoço, almoço, jantar. Tente, entre estas refeições comer uma peça de fruta (nas tais três horas), aconselho a conferir a medida das equivalências do que são peças de fruta. (Por exemplo: uma banana equivale a meia peça de fruta, 10 bagos de uva equivale há uma peça de fruta etc…), por dia o ideal seria consumir até 4 peças de frutas da época. Eu por exemplo tomo o meu pequeno-almoço as 8h da manhã (com cereais, bebida vegetal e frutas), as 11 como uma barra de cereal, almoço as 13:30 mais ou menos, as 16h como uma peça de fruta ou bebo um chã, as 21h janto, e por volta da 23h bebo um copo de água ou uma infusão de cidreira. Cortei o hábito de comer pão, açúcar e as tentações de comer guloseimas nos intervalos de refeições. Claro que está dieta foi feita para meu caso especifico, o que aconselho que façam é tentar equilibrar os alimentos no prato que devem conter: (almoço e jantar) 1/3 de vegetais, ¼ de proteína (no meu caso vegetal) e ¼ de hidratos de carbono. Sempre acompanhado de um copo de água, que preferencialmente, deve ser ingerido antes de começar a comer. Como sabemos, sempre que ingerirmos bebidas alcoólicas, devemos ingerir a mesma quantidade de água, isso irá manter o nosso corpo hidratado.

Confesso que me sinto mais leve, sem os acúmulos de gordura localizadas, sem aquela sensação de peso que tinha antes, quando me sentia inchada, que me cansava quando subia as escadas ou uma rua ingrime, emagreci de forma saudável, equilibrada e mantendo no meu organismo e corpo as proteínas, hidratos e vitaminas necessários. Eu hoje me sinto mais saudável, leve, alegre e com mais disposição para fazer as atividades diárias. O que mais gosto em ser vegetariana e que descobri o prazer de confeccionar os meus próprios pratos, sumos e sobremesas com sabor, sendo criativa e confeccionando algo novo todos os dias. Quando preparo um alimento, o faço com prazer e alegria, e agradecendo o alimento que irei ingerir, pois a comida que vamos comer tem que estar com as energias positivas desde a sua confecção, essa rotina despertou o Chef adormecido dentro de mim, pois a cada dia tenho novas ideias para elaborar pratos diversificados, coloridos e saudável. Criei também o hábito de produzir uma pequena horta em casa, em pequenos vasos, tendo sempre ervas aromáticas fresquinhas, e alguns vegetais e legumes. Para quem não gosta da arte de cozinhar, hoje em dia já existe uma variedades de restaurantes com comidas vegetarianas saudável e bio e com preços acessíveis. Posso afirmar como verdade absoluta, que nós vegetarianos, não comemos só alface.

LILIA TRAJANO CENIF GUIMARÃES

100

USUI

Terapias Naturais - CENIF

101


BUDISMO LIVRO “SER

SER BOM Ética Budista para o Dia a Dia Neste nosso tempo, temos cada vez mais acesso ao conhecimento, à comunicação, ao contacto com pessoas em cantos longínquos no mundo. Procuramos incessantemente por algo, mas parece que cada vez mais cresce uma insatisfação em nós, e essa semente traz-nos sofrimento, pela ansiedade, excesso de pensamentos, apego. Sabemos que precisamos de mudar algo em nós, mas como o fazer? Ser Bom: Ética Budista para o Dia a Dia ajuda-nos a compreender e a construir um bom caminho para uma boa vida. Quando Buda indicou as Quatro Nobres Verdades, falou de sofrimento. Na verdade, Dukkha significa também insatisfação. É ao encontro dessa insatisfação que este livro do Venerável Mestre Hsing Yun vai. Ele mostra-nos a moral e a ética, sem o peso da obrigação, mas sim com a leveza da consciência. Como ele indicou aos membros da BLIA: «O caminho humano é um caminho que guia ao estado de Buda.» Isto significa que, à medida que vamos despertando, vamos cada vez mais ao encontro do Buda (Desperto) em nós. Através destes escritos, vamos compreendendo a importância dos bons pensamentos, das boas palavras e das boas ações, para suplantarmos as sementes da ganância, raiva e ignorância que fomos inconscientemente cultivando.

102

USUI

Estilos de Vida - CENIF

103


DISCURSO As palavras duras magoam quem as profere e os outros, Lê este livro com tempo, saboreia os ensinamentos, duvida, coloca em prática e verifica a sua validade. Lembra-te que, como o Mestre Hsing Yun diz, «a verdadeira compaixão é fundamentada na igualdade», o que significa que o teu caminho para uma vida feliz e pacífica é construído com a libertação do sofrimento, o teu e o dos outros. Ser Bom não é apenas um livro para quem é budista ou pretende ser, mas sim como que um diálogo entre amigos que partilham a sabedoria de querer viver melhor e de querer construir um mundo melhor. É por isso mesmo que o Mestre Hsing Yun advoga o Budismo Humanista. Buda foi humano e ensinou humanos, no caminho para a compreensão, libertação do sofrimento e insatisfação. Desejo, em sinceridade, que estes ensinamentos te tragam paz.

ao passo que as palavras amáveis beneficiam todos. Sutra Sukhavativyuha

A importância do discurso Nunca é demais realçar a importância do discurso. A maioria das pessoas cria o seu mau karma através dele. O discurso é a forma mais poderosa através da qual interagimos com os outros. A nossa escolha de palavras, o nosso tom de voz e até a nossa escolha de temas podem influenciar profundamente os outros. O discurso desregrado ou impetuoso dá azo a mal-entendidos, desconfiança ou ira. ... O Tratado da Terra Pura Lungshu Zengguang salienta nove pontos importantes sobre a nossa forma de falar. Apresentados sob a forma de metáforas, estes pontos vão ajudar-nos a usar o discurso de modo a criar bom karma, visto que evitam a criação de mau karma. O tratado postula o seguinte: 1. Sempre que entoamos o nome de Buda, as nossas bocas são purificadas e as palavras que delas saem são como pérolas. 2. Sempre que pregamos o Dharma, é como se saísse luz das nossas bocas. 3. Sempre que falamos inutilmente ou de uma forma que não beneficia ninguém, é como se mastigássemos lascas de madeira. 4. Sempre que troçamos de alguém de forma maliciosa, é como se cortássemos essa pessoa com uma faca. 5. Sempre que usamos palavras indecorosas, é como se vermes ou insetos rastejassem para fora da nossa boca. 6. Sempre que dizemos coisas positivas, é como se as nossas bocas exalassem uma fragrância. 7. Sempre que falamos de forma verdadeira e sincera, é como se as nossas palavras fossem feitas de seda fina. 8. Sempre que enganamos os outros, é como se as nossas palavras ocultassem uma armadilha. 9. Sempre que falamos de forma agressiva ou cruel, é como se um odor pestilento saísse das nossas bocas.

BLIA www.ibps.pt

104

USUI

Estilos de Vida - CENIF

105


LIVROS RECOMENDADOS

ENGENHARIA INTERIOR: MANUAL PRÁTICO DA ALEGRIA E DO BEM-ESTAR SADHGURU «O meu objetivo com este livro é ajudar a fazer da alegria a sua eterna companheira. Para isso, ofereço-lhe uma ciência e não um sermão, uma tecnologia e não uma lição, um caminho em vez de uma receita.» Sadhguru é o conhecido fundador da Isha, organização que se dedica a iluminar o caminho de milhões através do yoga. Neste livro transformador, ele conta-nos a história do seu próprio despertar: do menino com uma afinidade incomum para o mundo natural, ao jovem aventureiro que atravessou a Índia de motorizada, até ao momento da sua iluminação, numa montanha, de onde saiu radicalmente transformado.

106

USUI

COZINHA 100% VEGETAL E SAUDÁVEL CARINA BARBOSA A cozinha 100% vegetal está cada vez mais presente no dia a dia dos portugueses, fazendo parte de um estilo de vida saudável e feliz. As mais de 100 receitas deste livro são saborosas, fáceis de preparar e totalmente isentas de ingredientes de origem animal. A alimentação vegan oferece imensos benefícios a quem a segue. Não é necessário ter muitos conhecimentos de culinária ou grande destreza na cozinha para preparar uma refeição unicamente com ingredientes vegetais. Apenas precisa de uma mente recetiva e vontade de experimentar novos sabores, cores e alimentos. O que pretendo com este livro é, sobretudo, divulgar a alimentação vegan e apoiar todos aqueles que desejam conhecer e iniciar-se no veganismo, pois existem ainda algumas dúvidas em relação ao que confecionar para o pequeno-almoço, almoço ou jantar, sobremesas ou mesmo lanches. Quero, contudo, que este livro seja também muito útil para quem já segue uma alimentação vegetariana ou vegan restrita.

HO’OPONOPONO UNIVERSAL: MÉTODO DE AUTOCURA HAVAIANO JULIANA DE’ CARLI Conheça uma das mais eficazes práticas de autocura, que nos ajuda a corrigir os erros que cometemos e a redescobrir a nossa essência espiritual. Neste livro simples mas inovador, Juliana De’ Carli apresenta o método de origem havaiana desenvolvido pelos Kahunas, antigos sacerdotes desta região do Pacífico. A técnica consiste em identificar os problemas e encontrar um caminho para a cura com base em compaixão, perdão, amor e gratidão - sinto muito, perdoa-me, amo-te, sou grato/a. A sua prática permite tomar consciência de que somos nós os responsáveis pela realidade em que vivemos e, como tal, pela nossa transformação. Com o Ho’oponopono vai conseguir a energia necessária para o equilíbrio, reestruturação e alinhamento dos padrões mentais que o tornarão mais consciente, saudável e feliz.

YOGA-ME: A ARTE DE ABRIR O CORAÇÃO FILIPA VEIGA Do Direito, ao Jornalismo, ao Yoga: um exemplo de como mudar de vida é possível. Conheça a arte de abrir o coração e sinta os benefícios de uma vida plena através da prática de yoga! A vida tem vários caminhos. Nem sempre os vislumbramos, enredados no ritmo frenético do quotidiano. Por vezes, acabamos mesmo por seguir um caminho que nos traz infelicidade. Sem a energia necessária para mudar, fechamo-nos ao mundo. Neste livro, Filipa Veiga conta-nos como descobriu, através do yoga, um novo objetivo para a sua vida. Ao longo de oito capítulos ilustrados por belas fotografias, explica-nos o que é o yoga e como a sua prática atua sobre o corpo e a alma. Partilha as histórias da sua infância vivida em Macau, o impacto do regresso a Portugal para estudar Direito, o choque de culturas e de como isso definiu o rumo na procura de equilíbrio, saúde e felicidade.

Estilos de Vida - CENIF

107


REVISTAS RECOMENDADAS

REVISTA HAPPY WOMAN A revista Happy Woman é uma revista mensal portuguesa, destinada ao público feminino. Mensalmente, a revista oferece vouchers e descontos em diversas categorias como beleza, saúde, restaurantes, hotéis, spas, moda, entre outros.

REIKI & YOGA Através dos vários artigos e secções, a nossa revista Zen Energy, disponibiliza aos leitores conselhos, tratamentos, terapias e ideias que funcionam como ferramentas úteis para melhorar a sua condição humana, ensinando-lhe o caminho para encontrar o equilíbrio e crescimento necessários para uma vida harmoniosa e feliz.

WOMAN’S WONDERLAND É uma publicação trimestral, digital, de subscrição gratuita, acessível na Internet. Pretende corresponder às motivações e interesses do público feminino e para além da responsabilidade de informar, pretende ser um auxiliar de consulta no dia-a-dia de todas as mulheres.

ASSOCIAÇÕES RECOMENDADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI A Associação Portuguesa de Reiki é uma associação sem fins lucrativos que visa o esclarecimento sobre Reiki e o apoio a praticantes, mestres e terapeutas de Reiki. Em paralelo, desenvolve uma forte acção social na forma de voluntariado em formação e terapia complementar Reiki em instituições oficiais e outras. www.associacaoportuguesadereiki.com

ASSOCIAÇÃO DE REIKI PARA CRIANÇAS E JOVENS A felicidade e bem-estar de uma criança agora, poderá marcar a sociedade no futuro. A nossa missão é auxiliar as crianças e os jovens, através da prática de Reiki e Meditação, a alcançar esse equilíbrio e bem-estar, para que todos possamos ter um futuro positivo e humano. www.arcj.pt

108

USUI

Estilos de Vida - CENIF

109


CENIF

CENTRO PORTUGUÊS DE INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO EM TERAPIAS COMPLEMENTARES

QUEM SOMOS O Centro Português de Investigação e Formação em Terapias Complementares, CENIF, é uma Escola de Reiki e um Centro de Terapias Integrativas, com a orientação de promover o bem-estar, equilíbrio e harmonia daqueles que participem nas suas formações ou consultas. CENIF foi a primeira escola a estabelecer o acompanhamento formal no ensino de Reiki, através de workshops teóricos e práticos, desenhados com conteúdos próprios, para a progressão dos alunos, no método Usui Reiki Ryoho.

PRINCÍPIOS O CENIF rege-se pelos preceitos criados pelo Mestre Mikao Usui. Interpretando os preceitos, em primeiro lugar, os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho são para a evolução pessoa; Em segundo lugar, através da filosofia de vida percorremos “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”; Em terceiro, a prática deve ser levada a qualquer condição de saúde, de forma complementar; Em quarto, o cumprimento dos cinco princípios – Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso; Em quinto a compreensão e divulgação que a prática é para a “melhoria do corpo e da mente”.

WWW.CENIF.COM

Revista usui 2 reiki e estilos de vida cenif  

Mudar de vida ou viver a vida? Estas, muitas outras reflexões e dicas práticas estão na Revista USUI de Julho/Agosto, com Reiki, alimentação...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you