Jornal cocamar outubro 2013

Page 10

Pá g . 1 0 - J orna l de Se rv i ç o Coc a m a r - O u t u b ro 2 0 1 3

Uma safra quase toda de soja transgênica

Região I Rogério Recco - Embora ainda seja questionada por importantes mercados compradores, a soja transgênica avança rapidamente para ser a totalidade da produção dessa oleaginosa no Brasil e no mundo. Segundo estimativas de especialistas, 92,4% das lavouras da safra 2013/14, que está sendo semeada no Brasil, serão geneticamente modificadas. Elas vão cobrir 26,9 milhões de hectares, registrando avanço de 7,3% em

comparação ao ciclo anterior e atingindo níveis semelhantes aos dos Estados Unidos e da Argentina. Os três países são os principais produtores mundiais do grão.

Já as lavouras convencionais estão restritas a espaços cada vez menores para atender a nichos específicos, em que os compradores, ainda desconfiados dos transgênicos, pagam um pouco mais pelo produto. O Paraná é o segundo Es-

92,4%

É difícil encontrar um produtor que ainda prefira cultivar sementes convencionais

das áreas com soja receberão sementes geneticamente modificadas

safra 2013/14

tado que mais emprega sementes geneticamente modificadas de soja, atrás de Mato Grosso. A previsão é que os produtores paranaenses cultivem 7,2 milhões de hectares, aumentando em 5,6% o emprego do insumo em relação à safra anterior.

MAIS FÁCIL - “Lidar com lavoura transgênica é muito mais fácil”, diz o agricultor Hélio Fonseca, de Maringá. Ele semeou todos os 100 alqueires da família – situados na comunidade Guerra -, com esse tipo de sementes.

De acordo com Fonseca,

que há anos optou por variedades geneticamente modificadas, a principal vantagem é a praticidade no controle de ervas daninhas, diferente do que acontecia quando usava sementes convencionais.

“A semente transgênica deixa o produtor em situação mais confortável”, comenta o agricultor, que observou nos últimos anos, entretanto, um aumento do número de ervas daninhas resistentes à tecnologia glifosato, fato que o preocupa. “Isto representa um aumento de custos e não sabemos onde vai parar.”

Quase 100%

Em pouco mais de uma década, desde que a tecnologia foi aprovada no Brasil, o percentual de sementes transgênicas de soja no Paraná saiu do zero para 97% na safra 2012/13, colhida no início deste ano e, pelas contas dos técnicos da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá, deve chegar agora a 99% ou 100% nas áreas cultivadas em sua região.

• No caso do milho geneticamente modificado, o índice deve chegar a no Brasil, o que significa 12,9 milhões de hectares plantados.

81,4%

• De acordo com relatório da consultoria especializada Céleres, a área total cultivada com variedades transgênicas no Brasil, somando milho e soja, deverá totalizar já nesta maior ante o plansafra 40,3 milhões de hectares, tio do ano anterior.

7,3%

p

Facilidade no manejo é um dos principais atrativos

• Além do Mato Grosso e do Paraná, a adoção da biotecnologia mostra crescimento expressivo no chamado Matopiba (sul do Maranhão e do Piauí, norte do Tocantins e oeste da Bahia) e também no Rio Grande do Sul.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.