Issuu on Google+

ADOBE Mini-Guia

PHOTOSHOP PS ILLUSTRATOR AI INDESIGN ID 1


EDI

2


ITORIAL Esta revista foi criada por João Henrique nas aulas da Gracom para nota do estágio. E para não ficar vazio, vou encher com Placeholder Text. Obrigado. Aboruptatent et quias ulpa dem ea sim es eum facipsunt as vitia in net velligende que sam laut quam, aut qui tem nimagnim nis volupta quiduciuntem saectia saestia ssimaxima de volupta erro endam quam haritaq uatioreicia volupta cus autae laborem porpos et lacepud andeste mquate pro elignis nonsedi bererum quas alitati beatis moluptaspera dolorro expligenim consequidem repere, occus ea quia ipitati atius. Itatus, sam andus dios et, cum ressum et ma aut essim quam voluptas entorem as esti blandicium int omnis voluptas ipsam qui te rest, quibearit, simus que vidicatem velest, nonserum idunt alitis eaquo qui dolupta dolo volo omnihit aturia sanis qui volut et quia quatiatia dolestio. Ut alit ulligeni di derum re maiosam remquat iaerum, inctesequam de optaes ditis at fugiam fuga. Obis quae. Ut aut acidera ius es sit, nonestibus. Ecaepud itatur? Tur asimos et eos andicte landiciet od quatium faceaqu iberemp oriorunt. Os vit quid que cum audit et labo. Nequi ut quist estem a dolorecere cullab illuptiata consectem sincit lab illo quas ea earchilibust quisciaepuda doluptat maios excerum eos aut etur sequis maxime omnihic tem nullorerum idunto endita volenec aboribus dipient invent ut mintibus, samet Aspe molorum, omnim quia porporu menditatur sum fuga. Hari re cus re estiberum dit repelen ecaboria pore is mo ommodigent faccaecto quis maiorepta aperciet aboreperi beaque quiasime sam simolest faciam ium re, ventissitas voloresti aut as di to ipidusam que ea volore earcientore, sit, nos si nectiam ium quibuscime nost, invenie ndenimpor aut re con ea culparuptas venihicte volupitatis aut lam experat uribus experior ari cupta exero occuptas voluptatios que am as sequo consequam atemper ibusam hiliqui dolo quist laccus millab ipsusape laborercia volestiur, es ernatust ate coris ius simpere pudaectur as excepta tiorum aut as eicilis asperis aut volent, conemquia sundese nimustibus consectotam santur asped mo tor reptium earia voloraerchil ime nihil maximus dolorec totaquisi to cum deseditas dias et et velis nat qui quam et ipitatiam reperio dolliatem quaerum, con re dolupti bearchil im fugitam cus vella quaturis eos et, aut ad ut et ut aut aut face

3


SUMÁRIO 6 10 14

Introdução ao Photoshop

18 23 4

8 12 17

Top 3 recursos Photoshop Vantagens Photoshop

Intodução ao Illustrator Top 3 Recursos Illustrator Vantagens Illustrator

Introdução ao Indesign Top 3 recursos Indesign Vantagens Indesign

20


5


6

PHOTOSHOP


Adobe Photoshop é um software caracterizado

editor de imagens bidimensionais do

como

tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela

Adobe Systems.

É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digi-

trabalhos de pré-impressão.

tais e

PS

7


S

LEVELS A caixa de diálogo Levels (Image > Adjustments > Levels) permite corrigir a faixa tonal da imagem através do ajuste das tonalidades escuras (shadows), médias (midtones) e claras (highlights). O ajuste dessas tonalidades altera principalmente o contraste e o brilho da imagem.

8

3

TOP

BRUSH Brush Tool é uma ferramenta básica de pintura. Funciona como uma ferramenta de pintura tradicional, aplicando a cor base. Está localizada na Standart Tool Bar. Sua tecla de atalho é a letra B.


3

RECURSOS EYEDROPPER

Com o Eyedropper Tool você pode pegar cores de outra imagem já aberta. O atalho de teclado do Eyedroppe é a tecla I. Simplesmente clique com o Eyedropper na imagem para mudar a cor dela. Clique em Alt/ Option para mudar a cor de fundo.

9


10


vantagens

Apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado também para produzir imagens destinadas à World Wide Web. Até a versão 9.0 (CS2) o programa, o Adobe ImageReady, muito semelhante ao Photoshop, que era utilizado em conjunto para a edição e criação de imagens e animações para a internet. A partir da versão 10 (CS3), os recursos do Adobe ImageReady estão incluídos dentro do próprio Photoshop.

O Photoshop também suporta edição com outros tipos de programas da Adobe, especializados em determinadas áreas: o já referido Adobe ImageReady (edição de imagens para a web), Adobe InDesign (edição de texto) Adobe Illustrator (edição de gráficos vectoriais), Adobe Premiere (edição de vídeo não-linear), Adobe After Effects (edição de efeitos especiais em vídeo) e o Adobe Encore DVD (edição destinada a DVDs). Os formatos de arquivos nativos do Photoshop (PSD ou PDD) podem ser usados entre estes programas. A título de exemplo, o Photoshop CS permite fazer elementos da interface gráfica de DVDs (menus e botões), desde que dispostos separadamente no ficheiro original (PSD ou PDD) por camadas (layers) agrupadas por ordem específica, de forma que, ao ser importado pelo Adobe Encore DVD, este consiga criar a edição para DVD com esses elementos.

O uso das camadas não é um recurso novo inventado pelos desenvolvedores do Photoshop, ele foi desenvolvido há muito tempo pelos ilustradores. Segundo Richard Valliere em seu livro, Manipulator of Movement: “[…]em dezembro de 1914 é patenteada aquela que efectivamente foi a maior contribuição técnica para a animação tradicional até o advento da computação gráfica: o desenho sobre folhas de celulóide transparente – em português vulgarmente chamada de acetato”. Essa inovação coube ao animador norte-americano Earl Hurd.”1

Portanto, é mais um recurso existente no mundo real que foi aproveitado pela ferramenta Photoshop para facilitar o trabalho de seus usuários, assim como certos efeitos que reproduzem técnicas de pintura, máscaras, uma técnica muito utilizada em gráficas e impressão offset.

11


ILLUSTRATOR

12


Adobe Illustrator

ĂŠ

um software caracterizado

editor de imagens vetoriais,

como

desenvolvido e comercializa-

Adobe Systems. Foi criado inicialmente para o Apple Macintosh em 1985 como do pela

complemento comercial de software de fontes da

AI

be

Ado-

e da tecnologia PostScript desenvolvida pela empresa.

13


MESH Mesh Tool é uma ferramenta que tem como base o gradiente. É usada, normalmente, para criação de vetores ultra-realistas, com base na coloração de pontos da mesh.

3

TOP PEN

Pen Tool é a responsável pela criação de vetores, imprescindíveis para muitos trabalhos de Design. Facilita a criação de vetores com curvas.

14


3

RECURSOS PATHFINDER pathfinder é uma ferramenta do Illustrator que visa a combinação de objetos para a formação de novos. Usado para criação de vetores com formas básicas.

15


16


vantagens

Adobe Illustrator, aplicativo poderoso que possui interface muito semelhante a dos seus irmãos Photoshop e InDesign, flexível e cheio de recursos a ponto de ser “complicado” considerando usuários menos experientes. Um aplicativo muito poderoso que é capaz de entregar resultados com acabamento impecável para ilustrações e projetos publicitários. O aplicativo é muito estável, quesito que os aplicativos Adobe cumprem com louvor, possui uma gama de recursos invejável mas que podem parecer confusos para os iniciantes. Não é a melhor ferramenta para quem ainda está “começando” e não quer investir em treinamento, mas é o melhor sem dúvida nas aplicações de desenho, rastreio e finalização de ilustrações e criação de projetos complexos de vetor. O Illustrator é um dos aplicativos de ilustração vetorial mais usados no mundo todo, principalmente por ser uma ferramenta de alto desempenho e que oferece suporte para as principais plataformas do mercado (PC e MAC) sem contar que faz parte da Creative Suíte, que reúne os aplicativos de criação de projetos criativos mais completa da atualidade. PRINCIPAIS VANTAGENS: 1. Resultados muito bem acabados e profissionais 3. Flexibilidade da interface com o uso de painéis 4. Integração com os demais aplicativos da Creative Suíte, o que agiliza e aumenta o seu nível de produção 5. Recursos de fechamento de arquivos sólidos e confiáveis 6. Compatibilidade com muitos formatos de arquivo 7. Uma infinidade de recursos de efeitos e ferramentas de rastreio aprimoradas 8. Sofisticada automação com o uso de plugins 9. Estabilidade total, eu pelo menos nunca vi travar 10. Recursos 3D, Extrude & Bevel e a opção Revolve para vetores invejáveis

17


18

INDESIGN


Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvi-

do para diagramação e organização de páginas, criado para substituir o Adobe PageMaker, apresentando uma variedade de aprimoramentos, resultando em mais produtividade. O programa cria documentos em , editável, que posteriormente pode ser exportado para ou outros formatos específicos de impressão. O InDesign permite , diagramar, visualizar e editar materiais como: revistas, jornais, anúncios, embalagens etc.

formato próprio

PDF

ar

cri-

ID

19


FRAME Frame Tool é uma ferramenta usada para aplicação de imagens de uma pasta de fora do documento. importa as imagens em forma de link, diminuindo o tamanho do arquivo.

3

TOP

SWATCH

Armazene suas cores de projetos, nomeie-as e aplique-as de forma fácil e rápida.

20


3

RECURSOS MASTER PAGE

Ferramenta últil na criação de documentos, visa um padrão de páginas, com numeração automática, aplicação de objetos, entre outras utilidades.

21


22


vantagens

O Adobe InDesign com certeza continua entre os programas mais famosos para os designers que trabalham diariamente com diagramações, produção de revistas, capas para CD e muitos outros materiais diferentes. Nota-se claramente que os esforços da Adobe para melhorar o software são cada vez mais significativos para profissionais – e a integração entre aplicativos proposta pela Creative Cloud tem um futuro bastante promissor. Além disso, fica cada vez mais prática a criação e edição de documentos para os profissionais que utilizam o InDesign como ferramenta de trabalho diariamente. Os requisitos para utilizar o novo InDesign aumentaram, pois os recursos do programa estão mais pesados. Entretanto, também produzem resultados mais bonitos em muito menos tempo. Um ponto muito positivo para os usuários do Brasil é relativo aos idiomas disponíveis, pois agora o português está presente também. Quem já é familiarizado com programas da Adobe (principalmente Photoshop e Illustrator) não tem problema algum ao utilizar o InDesign, já que funciona de maneira muito semelhante. As mudanças na interface são meramente visuais e as adições são pontuais e bem feitas, como nas fontes. Quem é novato na área pode ter alguma dificuldade no começo, especialmente pela quantidade de ferramentas disponíveis, mas nada que um pouco de prática não resolva.

23


Edição 1 Guia Adobe

24


Revista adobe